O Afeganistão na geopolítica mundial e regional - Geografando 27

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2024
  • Apenas refazendo o percurso histórico afegão podemos chegar numa conclusão válida para compreender os embates geopolíticos desse país.
    Neste livro, contamos os acontecimentos que se desenrolaram desde a invasão soviética de 1979 até a derrota dos EUA em 2021. Tanto URSS e EUA buscaram se apoderar do Afeganistão sem sucesso, será que se trata mesmo de um cemitério de impérios?
    Para além disso o livro conta com um grande balanço geopolítico, buscando compreender as formas de atuação dos EUA no mundo: seus principais teóricos e impactos para a geopolítica mundial. Dividido em três partes o livro percorre o caminho da discussão conceitual, da caracterização histórico-geográfica do país e de sua geopolítica recente, acabando com certos preconceitos interpretativos desta nação.
    Uma pergunta nos conduz ao longo do livro: o que é esta nova geopolítica que propomos? Quais seus limites teóricos e interpretativos? Qual a função da teoria crítica, psicanálise, epistemologia e geopolítica? Qual sua ligação com a filosofia? Para compreender um novo mundo que se desenvolve precisamos necessariamente de uma nova geopolítica!
    O livro está dividido em três partes. Na primeira parte investigamos e ampliamos alguns horizontes epistemológicos, necessários ao desenvolvimento da pesquisa, relacionando alguns conceitos como território, territorialidade, região, espaço, forma, processo, entre outros, em relação as novas dinâmicas do espaço mundial no século XXI.
    Na segunda parte introduzimos discussões preliminares, resgatando conceitos como o de formação-social-espacial, desenvolvido pelo geógrafo Milton Santos em 1977, para pensar a formação afegã. Nesta parte tratamos de levantar informações que contribuíssem com o nosso entendimento do país asiático: composição étnica, formação espacial, localização geográfica, domínios naturais, etc. Numa discussão que resgatou acontecimentos históricos com origem na expansão do império macedônico até a formação do Afeganistão Moderno, passando pelas guerras anglo-afegãs e o big game entre russos e britânicos. Além disso, ainda fizemos uma ampla discussão sobre a validade e contribuição de autores clássicos da geopolítica para compreender a realidade do jogo de poder mundial e regional, autores como: Halford Mackinder, Nicholas Spykman, Karl Haushofer, Samuel Huntington, entre outros…
    Na terceira e última parte do livro propomos uma periodização para pensar os acontecimento que vão desde a ocupação soviética de 1979 até a derrota estadunidense em 2021, compreendendo momentos que envolvem uma intensa disputa pelo poder e diversas crises humanitárias. Entender o Afeganistão, é condição fundamental para, além de compreender o modo como atua a geopolítica mundial, compreender o modo como os países do terceiro mundo estão sujeitos a esta.
    O Afeganistão contemporâneo é uma formação artificial, com fronteiras impostas pelo choque geopolítico de países como EUA, Rússia, China e Inglaterra. Daí que estudar o Afeganistão é, no fundo, se conectar com a realidade dos povos do terceiro mundo.
    Resultado de um trabalho exaustivo, buscando oferecer o melhor conteúdo para um público que o autor considera interessado nas questões que envolvem o nosso mundo, chega assim a publicação: A Nova Geopolítica, o Afeganistão na ordem mundial e regional (1979 - 2021).
    Compre já o seu exemplar:
    Site da editora - www.editoraviseu.com.br/a-nov...
    Amazon - www.amazon.com.br/Nova-Geopol...

КОМЕНТАРІ •