LEITE ANTERIOR e POSTERIOR NÃO EXISTE! Entenda o porquê.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • Quando falamos de leite maduro, muitas mamães já devem ter ouvido falar em leite anterior e leite posterior.
    .
    Que o leite anterior seria aguado e o posterior seria um leite mais gordo, e que para o bebê atingir esse leite mais gordo durante a mamada precisaria ficar com o bebê ao menos 15 minutos no peito, a fim de que o bebê se desenvolva bem.
    .
    Esse conceito de leite anterior e posterior é um conceito antigo, da época em que se acreditava que as mamas possuíam seios lactíferos e que esses seriam responsáveis por armazenar leite, um leite mais "aguado" que viria a ser o anterior e, para que o bebê pudesse beber o leite mais gordo precisaria antes terminar com esse leite.
    .
    No entanto esse conceito antigo e ultrapassado veio a ser substituído por novos estudos realizados por volta dos anos 2000, com novas tecnologias a seu favor.
    .
    Esses novos estudos redesenharam a anatomia da mama e mostraram que a mama é capaz, sim, de armazenar leite, porém muito pouco, sendo a maior quantidade de leite produzida durante a mamada.
    .
    Dessa forma, verificou-se que essa pequena quantidade de leite não fica armazernada em seios lactíferos, pois estes não existem. Na verdade eles ficam armazenados nas glândulas e ductos.
    .
    Então, o bebê começa mamando esse leite menos gordo, que ainda está nas glândulas e ductos e, durante a mamada, a mamãe tem reflexos de ejeção e produz um leite mais gordo.
    .
    Isso mostra que não existe mágica por trás da gordura do leite e que na realidade o leite irá variar ao longo da mamada, não dependendo do tempo em que o bebê está mamando.
    .
    Tudo depende de cada bebê e cada mamãe! Alguns bebês mamam bem rápido outros mais devagar, algumas mães possuem reflexos de ejeção logo no início da mamada, outras levam um tempo a mais!
    .
    Por isso não se deve estimular tempo de mamada!
    .
    Em geral, o primeiro reflexo de ejeção pode levar em média 2 a 3 minutos para ocorrer. Não tem como saber exatamente!
    .
    Po esse motivo não se fala mais em leite anterior e posterior, já que o leite vai se misturando ao longo da mamada de acordo com os reflexos de ejeção.
    .
    Cabe destacar que a dieta da mamãe não irá influenciar na quantidade de gordura no leite. Então, não adianta ingerir alimentos com mais gordura para aumentar a gordura no leite. Isso é MITO! O que pode variar no leite é o tipo de gordura, já a quantidade irá variar no máximo 0,5% para mais ou para menos, além dos 4%, dependendo do horário do dia, reflexos de ejeção, momento da mamada, entre outros.
    ...
    Na Live # 18 do Mamá Sem Dor, a Dra Giovana ensina de uma forma direta e simplificada os "TIPOS de LEITE MATERNO: COLOSTRO, TRANSIÇÃO e MADURO e a IMPORTÂNCIA de CADA FASE". Confira!
    Live #18: • TIPOS de LEITE MATERNO...
    Siga o Mamá Sem Dor nas redes sociais e aprenda definitivamente TUDO sobre amamentação, sem mitos e crenças, de forma simples e descomplicada, baseada em informação de qualidade estudos científicos!
    Instagram: / mamasemdor
    Facebook: / mamasemdor
    #mamasemdor #amamentacao #leitematerno #aleitamentomaterno #mamaesdeprimeiraviagem #mamae #mae #gestante #gravidez #gravidas #tentantes #tentantesdobrasil #gravida #maternidadereal #maternidade #amamentação #consultoriaamamentacao #consultoriaamamentação #consultoriadeamamentacao #amamentar #vinculomaterno

КОМЕНТАРІ • 23

  • @madumatosvital1128
    @madumatosvital1128 3 роки тому

    Meu bebê passou 14 dias sem ganhar peso, ele passava o dia inteiro no meu peito. A pediatra passou fórmula para eu dar ao meu bebê e me orientou a tirar o leite anterior com a bombinha e dar ao bebê somente o posterior, mas não me conformei! Então procurei um centro de aleitamento materno, corrigi a pega e meu bebê instantaneamente começou a ganhar peso. ❤️

    •  3 роки тому

      Olá Madu! Perfeito!! Você fez o correto, corrigiu o problema com a amamentação! Essa orientação de leite anterior e posterior é muito ultrapassada. Parabéns pela sua coragem em buscar ajuda! E parabéns pelo seu sucesso! Mães informadas são mais fortes! Um beijo, Dra Gi!

  • @paulinabratio2466
    @paulinabratio2466 3 роки тому +1

    Ué, então existe um leite magro e um leite gordo de qlqr forma e esse vídeo deixou as mães mais desesperadas, não dano saber em qual momento que o bebê vai estar ingerindo um leite mais gordo. Um bebê pode ser em 1 min e outro ser em 30 minutos. Como essa mãe vai saber? É fogo. E deve existir isso pq eu vejo q meu bebê tá mamando e a pega dele tá correta e mesmo com horas na mama, ou mamando de hora em hora ele tá ganhando pouco peso, bem pouco mesmo. O que fazer?

    •  3 роки тому +1

      Olá Paulina. Vou tentar esclarecer para você, talvez não tenha ficado clara a minha explicação no vídeo. Não existe isso de um leite magro que precisa ser retirado da mama para que o bebê mame um leite gordo. Todo o leite maduro que uma mulher produz é praticamente igual nas proporções de carboidratos, proteínas e gordura. Assim que uma mulher tem reflexos de ejeção o leite começa a ser produzido naquela mamada para o bebê. A maior parte do leite que um bebê mama é produzido durante a mamada. Apesar de a mãe jurar que sua mama está muito cheia, essa quantidade é bem pouca perto do que um bebê mama em uma mamada completa. Por isso que a gente nunca estipula tempo numa mamada. O que importa é se o bebê está engolindo, mamando efetivamente. Se o seu bebê fica o dia todo no seio e não está ganhando peso, pode ter certeza que algum problema existe. Ou a mamada não está efetiva (seja por pega/posicionamento incorretos, seja por disfunções orais, entre outros) ou ele tem algum fator que justifique (por exemplo, alergia). Achar que seu bebê não está ganhando peso por "estar mamando só leite magro" NÃO EXISTE. Isso é justificativa de profissional que não entende de amamentação. Vejo pelos seus comentários que vocês com certeza precisam de ajuda para que a amamentação funcione. Espero que consiga encontrar antes de desistir de amamentar. Um beijo, Dra Gi!

    • @paulinabratio2466
      @paulinabratio2466 3 роки тому +1

      @ tenho mais uma dúvida se puder esclarecer. Logo que o meu bebê começa a mamar, meu leite sai bem claro e depois fica bem branco, mas já vi que de muitas a cor da gordurinha do leite é amarela e o leite acaba ficando amarelado. Meu bebê tem 1 mês e a uns 15 dias atrás o meu leite ficava amarelado no final e agora não mais. Será que tá faltando algo? Ou pode ser minha alimentação? Se puder responder obrigada.

    •  3 роки тому

      @@paulinabratio2466 Olá Paulina. A cor do leite se mais branco ou mais amarelo não tem a ver com a quantidade de gordura. Por volta de 6 semanas em diante (fase que você está) seu leite termina de modificar para ser um leite maduro, talvez por isso que você esteja percebendo essas mudanças na coloração dele. Mas como te falei na outra resposta, leite materno é SEMPRE nutritivo, mesmo que você se alimente mal. A natureza é sábia e sempre vai fornecer o melhor para o seu bebê. Um beijo, Dra Gi.

    • @paulinabratio2466
      @paulinabratio2466 3 роки тому +1

      @ de ontem p hj ele engordou 50 gramas🥰🥰 talvez de hj em diante ele começa a pegar peso, se Deus quiser🙏🙏👏👏

    • @paulinabratio2466
      @paulinabratio2466 3 роки тому +1

      @ Muito obrigada por esclarecer e desculpa qualquer coisa.👏👏🙏🙏 Vou indicar seu canal para muitas mamães. Estava muito nervosa esses dias com tanta desinformação.

  • @paulinabratio2466
    @paulinabratio2466 3 роки тому +1

    E outra coisa. Como q a mama não acumula leite? Ou como vc disse bem pouco. A minha so fslta explodir, e quando tá muito cheia preciso esvaziar, pq se não o bebê nem consegue pegar de tão cheia. Quero ver alguém v.minha mama e falar q tem um pouquinho só e o bebê vai produzindo na hora. Nada a ve! Não vai produzindo na hora pq se não meu bebê ia mamar e o leite não ia acabar. Ele vai mamando e vai acabando e a mama fica até flácida e nem sai mais leite, e tem q passar o outra mama, até w essa volta a encher e isso demora aí mais de uma hora no mínimo

    •  3 роки тому +1

      Olá Paulina. Pensa comigo: mesmo mamando tudo que você acumula de leite nas mamas, ele não está ganhando peso. Sinal que não está tudo ok. Concorda? E não, enquanto um bebê sugar bem, o leite não acaba. Pode acreditar. Se você sente que após seu bebê retirar o leite que você acumulou, você não tem outros reflexos de ejeção, então com certeza precisa procurar a raiz desse problema. Pelo seus comentários percebo que com certeza vocês precisam de ajuda para que a amamentação dê certo. Quando a gente está no olho do furacão a gente não consegue entender muita coisa e duvida de muita coisa, mas se a gente não tiver ajuda não consegue sair desse furacão. Espero que você encontre ajuda antes de desistir. Um beijo, Dra Gi!

    •  3 роки тому +1

      Outra coisa que lembrei. Existe um grande mito de que mamas flácidas não produzem leite. Então as mães acham que só tem leite quando os seios estão endurecidos. Isso é um mito. Mamas flácidas produzem muito leite. Tanto que após os 3 primeiros meses, quando o corpo da mulher se adapta ao bebê, são raras as mulheres que vão continuar sentindo as mamas cheias, a imensa maioria vai amamentar com mamas flácidas, produzindo leite SOMENTE a partir do momento que o bebê começa a sugar. Um beijo, Dra Gi!

    • @paulinabratio2466
      @paulinabratio2466 3 роки тому +1

      @ Obrigada! É complicado não duvidar das coisas, pq cada médico fala uma coisa. Aqui onde moro passo por isso. Começando na maternidade a cada plantão que ia trocando, tudo mudava. Um plantão ensinava algo, o outro chegava falando que tava errado e era assado etc.

    • @paulinabratio2466
      @paulinabratio2466 3 роки тому +1

      Já que o leite não acumula na mama pq existe a situação doleite empedrar? No caso o leite empedrado tbm não existe né. O que seria essa situação que as pessoas acham que é leite empedrado?

    •  3 роки тому

      @@paulinabratio2466 Sim, os profissionais da saúde em geral estão muito desatualizados em relação a amamentação. Eu fiz inúmeros cursos, tenho uma certificação internacional, por isso o que falo aqui é o que tem de mais atual no conhecimento da amamentação. Essa confusão que os profissionais da maternidade fazem nas mães é muito ruim, por causa disso muitas mães desmamam super cedo. Um beijo, Dra Gi.