Não se tocava funk..Axé e forrós maliciosos ...e não tinha tanta baixaria na mídia! Embora em certa região do país os cabras machos reprodutores inconsequentes e certas musicas maliciosas já existiam...Não é preconceito não...Mas é uma realidade que já existia e que Estados como São Paulo , Rio de Janeiro sucumbiram a essa subcultura e estão pagando o preço!
João Neto, já que é pra falar de erros de português, o correto nesta frase é "havia" e não "haviam". O verbo haver, quando utilizado com o sentido de "existir", é impessoal, por isso deve ser conjugado sempre na terceira pessoa do singular.
Como eu amo o tom de voz , a dicção, e o vocabulário dessas pessoas de antigamente. Tanto homens como mulheres. Mesmo sem terem tanto estudo , e alguns até mesmo analfabetos, mas o português e a capacidade cognitiva dessas pessoas superam em muito a educação nos dias atuais.
No regime militar e violência era muito menor,vale lembrar aos esquerdistas que o Comando Vermelho que foi a primeira facção a existir é produto da esquerda.Ela surgiu da relação entre presos políticos (guerrilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979.Vale lembrar que em 1979 o Brasil já estava caminhando para o fim do regime militar pt.m.wikipedia.org/wiki/Comando_Vermelho Não é a tôa que a esquerda defende bandido..No Brasil sempre teve pobreza desde a sua existência em 1500.Vale lembrar aos esquerdistas que nessa época o pobre fazia mais filho.Quanto mais filho, despesa,quanto mais despesa,pobreza.Sem contar que tivemos a crise mundial do petróleo em 1973 que foi a principal causa que prejudicou a economia do nosso país diferente do PT que teve como principal causa a corrupção pura o fato da economia ter sido prejudicada.Sem contar que a tecnologia evoluiu.
Cara, alguém comentou abaixo que as pessoas se expressam bem. Eu já havia reparado nisso e é uma característica da época mesmo. Aqui no sul em reportagem de época parece que as pessoas falavam mais claramente sem rodeios. Tinham um vocabulário mais apurado.
O detento que alega ser analfabeto e viver nas ruas desde a infância, se expressa muito melhor do que muitas pessoas que tem curso superior nos dias atuais. Apesar de ter alguns erros consegue prender a atenção dos ouvintes. É inteligente.
@@k.wollstonecraftxviii8710 Ou seja, não mudou muita coisa de lá para cá, na verdade creio que hoje as pessoas (as que lêem, claro) lêem um pouco mais que no passado.
No regime militar e violência era muito menor,vale lembrar aos esquerdistas que o Comando Vermelho que foi a primeira facção a existir é produto da esquerda.Ela surgiu da relação entre presos políticos (guerrilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979.Vale lembrar que em 1979 o Brasil já estava caminhando para o fim do regime militar pt.m.wikipedia.org/wiki/Comando_Vermelho Não é a tôa que a esquerda defende bandido..No Brasil sempre teve pobreza desde a sua existência em 1500.Vale lembrar aos esquerdistas que nessa época o pobre fazia mais filho.Quanto mais filho, despesa,quanto mais despesa,pobreza.Sem contar que tivemos a crise mundial do petróleo em 1973 que foi a principal causa que prejudicou a economia do nosso país diferente do PT que teve como principal causa a corrupção pura o fato da economia ter sido prejudicada.Sem contar que a tecnologia evoluiu.
.Hoje se o Brasil é violento se deve a esquerda que produziu a primeira facção criminosa,o Comando Vermelho que nasceu da relação entre presos políticos(guerilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979,em 1979 não tinha mais praticamente regime "opressor" como a esquerda gosta de falar daí em diante a esquerda só fez criar leis só para favorecer o bandido.Por que a esquerda defende tanto bandido?Preciso dizer mais alguma coisa?.Se esqueceu que o socialista Leonel Brizola é amado pelos bandidos.Ele proibia a polícia de subir o morro não é a tô que a maconha era chamada de Brizola.
A direita criou a narrativa de que o crime surgiu com a redemocratização e quem é mais novo acredita nesse conto de fadas. Basta ler os jornais e noticiários da época.
Claro! Tinha censura, televisão encantando o povo com novela e todo tipo de programa popularesco. O cenário ideal pra todo mundo achar que tava tudo mil maravilhas. Fora a memória afetiva de muita gente, que impede de perceber as mazelas dos seus tempos de infância, adolescência e juventude. Por mais que eu não tenha vivido esses tempos sempre ouço relatos de pessoas mais antigas que demonstram que já existia criminalidade
É isso mostra que no passado não era tão diferente de hoje em dia. Porém você podia se defender de bandidos. Muitas pessoas falam que o Capão Redondo é perigoso ainda, mas eu não acho, pois vivi os anos 90 lá e era bem pior.
@Edmilson Couto coloca culpa no PT quando o PT nem existia. Ignorância venceu. O vídeo fala que a criminalidade dobrou nos anos da ditadura na década de 70, anos do milagre econômico na ditadura e onde a ditadura deixou a periferia à mingua. O PT não existia, Psol muito menos. Brizola estava fora do país. Olha como era o Rio Grande na época do Brizola. Lava a boca.
@@jonh2533 pelo Rio Grande do Sul não sei o que Brizola fez, mas pelo Rio de Janeiro sejamos honestos, o cara deixou a situação do Rio ainda pior em seu governo.
Isso mesmo. Trabalho com app de passageiros e parei em um posto da PM pra pedir pra 3 passageiras lixo descerem do carro pq eu não queria levar elas em um ponto de drogas e elas queriam que eu as levasse de volta com drogas. O PM disse pra eu me virar mas fiquei lá buzinando até que 2 PM' S foram lá devagar e dando risada da situação. Delegacia e Polícia militar só trabalham empurrando com a barriga até aparecer a mídia.
Ausência do poder público,corrupção,investimentos nas áreas sociais ,falta de reforma nas leis que já estavam decadentes explicavam e explicam hoje país que estamos vivendo !
Eu tenho 38 anos, eu não era nascida nos anos 70, mas é, sim, em meados dos anos 80(1985, eu nasci), adoro sempre ver as reportagens da época. Sempre gosto de discutir com as pessoas, fazer perguntas sobre os fatos que aconteceram do passado até atualmente com meus alunos.
Isso acontece depois que Eva e Adão comeram do fruto proibido. Violência sempre existiu, porém nos anos 60 70 e 80 a tecnologia e canais de comunicação eram muito limitados.
Nasci em 73 , bela matéria e não esperava que já estávamos vivendo crimes como as pessoas tiveram que passar.Hoje sou vigilante é sabemos que a criminalidade está bem armada.
Para você perceber que a ditadura foi frouxa com os bandidos e perdeu o controle da violência. A violência de hoje é consequência da epidemia de crimes que começou na ditadura.
@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 mostra que a ditadura só estava se importando com ela mesma e contra opositores politicos o resto do país que explodisse em miseria e violencia
O filho da Maria e Mauro Taiacolo se formou em Direito pela Unip e tem dois filhos; Danilo Pedro de Lima hoje é Prof. de Educação Física e Pedagogo, atuante no Município de Embu das Artes; Nehemias Domingos de Mello, virou professor de Direito na Unip, Membro da Comissão de Defesa do Consumidor e Assessor da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB e autor de diversos livros sobre o tema; João Sebastião Ferreira ainda trabalha na Associação Amigos da Estrada de Itapecerica
Olá. Lucas Só corrigindo. Sou o Danilo que também aparece no vídeo. Sou Prof. de Educação Física e Pedagogo, atuo ainda no Municipio de Embu das Artes. Agradeço pelas palavras e a todos que citaram que as pessoas falam bem que tem boa dicção. Graças a Deus sempre procurei os livros. Conheci várias pessoas que aparecem no video. Muitas saudades daquela época.
@@danilopedro2494 Obrigado pela correção, Danilo, editei o comentário. Fiz uma breve "stalkeada" nas redes então algumas informações podem ter ficado superficiais. Fico muito feliz que atua na área da educação, também trabalho no setor, mas na iniciativa privada. UA-cam é o que existe de mais próximo a uma máquina do tempo, eu assisto algum desses vídeos com minha mãe que tem mais de 60 anos e ela também fica nostálgica. Abraços!
Escolas muito mais exigentes, professores q ensinavam mesmo e tinham autonomia....hoje os "manos" mandam em sala de aula...e passam de "ano" mesmo sendo analfabetos...essa é a conta.
No ano de 1970, 760 paulistanos foram mortos numa população de quase 6 milhões. Em 1977, foram 1.780 homicídios em uma população de quase 8 milhões. Já em 2006, 8.377 pessoas foram mortas numa população de 11 milhões e em 2016, o número foi de 4870 assassinatos.
Notaram como qdo alguém quer acobertar a incompetência do estado/governo antigamente muda de assunto pra jeito de falar da época q nem era lá essas coisas?
"Um povo, entre o qual a riqueza é mal distribuída e o trabalho mal recompensado, tem quase por certa a constante repetição dos delitos contra a propriedade." Tobias Barreto - Estudos de Direito 1892.
Esse argumento passa a mão na cabeça dos delinquentes.Se a riqueza está mal distribuída deve-se se esforçar mais para ter a sua parcela de riqueza através do esforço e não da violência!!!!!
@@laercioaraujo880 Isso é estatística. Os países pobres com maiores desigualdades evidenciam maiores índices de violência. Uma coisa está diretamente relacionada a outra! Não há como negar isso.
Vivi essa época em São Paulo era adolescente ia para escola saia com os amigos jogava bola na rua nunca fui assaltado. Só uma vez que um vagabundo me tentou assaltar no centro na praça Ramos em 1983 eu era office-boy mas não conseguiu me assaltar. As pessoas falavam bem o vocabulário na época apesar da baixa escolaridade na época. A moça diz mulato fazia tempo que não ouvia dizer .hoje sei lá se diz pardo.
Que maldição!!! foi justamente em 1979 no alge de meus 25 anos que sofri meu primeiro assalto, o medo foi tanto que fiquei uns três meses sem sair de casa durante a noite, depois vieram o segundo, terceiro,quarto, foram tantos que até perdi a conta e também aquele medo avassalador.
@@storieschannel5803 Local perigoso? fica aqui a incógnita, ano 1979 local são Miguel paulista SP, horário 22:30, rua deserta e sem iluminação, ano 2016 local bairro do Jabaquara SP, horário 12:00 com dezena de transeuntes circulando no local, 2017 aeroporto de congonhas SP, horário 15:30, várias pessoas circulando também, levando em conta as condições do primeiro assalto, acho que local não era tão perigoso assim! 😁
O TEXTO NO FINAL DO VÍDEO, DO ANO DE 1892 JÁ DIZ TUDO: *"Um povo entre o qual a riqueza é mal distribuída e o trabalho mal recompensado, tem quase por certa a constante repetição dos delitos contra a propriedade." (Tobias Barreto, Estudo de Direito - 1892)*
Riqueza não tem que ser distribuida, tem que ser conquistada. E para conquistar precisamos ter uma educação que preste, formar empreendedores, pessoas pro-ativas que queiram gerer seu proprio emprego e emprego para os outros. Pessoas que saibam diferenciar pauta social de pauta economica. Hoje mal conseguimos ensinar a lingua natal em nossas escolas. Concordo com a frase mas discordo da abordagem pois quando se diz distribuir, coloca-se a idéia de que o cidadão é passivo., alguém incapaz que precisa que alguém lhe divida as coisas e lhe entregue. ESSSA condição só é boa para os politicos pois Podem, a partir dessa vontade do cidadão em receber algo, prometer mundos e fundos. Em outras palavras, quem espera receber algo é alguém que peder para ser enganado ou iludido por promessas de politicos de quaisquer ideologia.
Se fosse assim países como India, Bangladesh, Tanzânia e Bolívia teriam altos níveis de criminalidade. E pelo contrário, são menores que de países ricos como EUA. O problema é cultural.
As pessoas do povo, dando seus depoimentos, mais parecem atores de filmes: falam pausadamente e com fluência absoluta. Apesar da época, não usaram gírias populares. Parece até que decoraram um texto editado, de tão bom. Um fato muito curioso.
Uma desinformaçao que vejo hoje em dia eh que o pessoal da Direita falar que no tempo da Ditadura nao havia alta criminalidade. A criminalidade era bem alta. Os documentarios, reportagens e jornais da epoca comprovam. Era criança naquela epoca e me lembro da violencia diaria que passava nos jornais.
Estamos hoje vivendo os mesmos índices do início dos anos 1980 (proporcionalmente). A diferença é que os crimes ficavam restritos às periferias e raramente chegavam aos estratos sociais ditos "superiores".
*E não havia mesmo caro usuário. Devemos lembrar também que essa matéria está falando de uma parte da região metropolitana e não de um país como um todo. Mesmo nesses tempos, não era todas as regiões da area metropolitana que havia esses grandes ataques de assaltos. Além domais, o video já é de 1979, época então da abertura política já basicamente falando do fim do regime que só se tornou oficial em 1985.*
Minha mãe nasceu em 65 e disse que os anos 70 aqui em Fortaleza foram os melhores. Até essa época a capital se parecia mais uma cidade do interior de tão pacata que era, e só começou a piorar no final dos anos 90. Mas pelo visto a mesma coisa não acontecia em outras cidades pelo Brasil.
Belo Horizonte foi a mesma coisa, meu avô ( Tem 73 anos )podia ir até a praça sete e outros lugares do centro nos anos 60 as três horas da manhã sem problema nenhum, hoje dá medo até de andar na Pampulha/Belvedere
Belo documentário. Nossas autoridades continua a msm para com a população no ano de 2020..Sobre os tratamento dado a população nas delegacia continua do msm jeito. Somos mal atendidos la dentro até hoje.
Olhando esse vídeo fico imaginando...1979 trabalhava na Philips do Brasil na Paulista e morava na consolação! vivia em um.mundo considerado feliz .....
Tanta gente elogiando a forma de falar de antigamente mas o mais importante o povo não percebe: o Brasil é um país ruim desde sempre! Os mesmos problemas persistem. O passado não era melhor em nada.
Aos 9:59 Esse cara, o Nehemias, hoje é advogado, palestrante e conferencista, Professor de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direitos Difusos nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito na Universidade Paulista (UNIP). É Professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA/SP), das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); da Escola Paulista de Direito (EPD) e de outros cursos de pós graduação. Tem Doutorado da UBA (Direito Civil); Mestre em Direitos Difusos e Coletivos; Pós Graduado em Direito Civil; e também, especialista em Direitos do Consumidor (fato do produto ou do serviço). Foi candidato em 2018 à Deputado Estadual.
Alguém tem dúvida porque existiam os "justiceiros"...Morei em S Miguel PTa, sei bem como era...a polícia era raridade, então os moradores faziam justiça com as próprias mãos.
"Justiça"? E qtos casos de inocentes confundidos cim culpados já ocorreram? Se até com polícia investigando é possível cometer erros ainda mais com amadores (exceto casos de flagrante).
Juliano Varela: O termo que eram utilizados para descrever uma narrativa falsa era com uma palavra mais certa *MENTIRA* . Hoje deveríamos utilizar o vocabulário em português em vez de outro idioma.
Época de MPB boa, sem funk e sem sertanejo universitário. Naquela época falávamos bem, ouvíamos boas coisas, andávamos em carros feitos de aço e não de plástico (para o Collor eram carroças) e com personalidade e em vez de vídeo game (apesar de já existirem os pré históricos) vivíamos mais nas ruas jogando bola e andando de bicicleta e até padre usava um 38 na cintura ao celebrar missa, isso eu vi.
Notaram como qdo alguém quer acobertar a incompetência do estado/governo antigamente muda de assunto pra jeito de falar da época q nem era lá essas coisas?
Impressionante como ninguém aqui nos comentários cita o texto de Tobias Barreto que aparece aos 27:08. O texto é de 1892(!!), ou seja, a nossa desigualdade sempre existiu!
.Sobre a violência vale lembrar que o Comando Vermelho foi produzido pela esquerda no final do regime militar que já estava num processo de transição para "democracia".O Comando Vermelho nasceu da relação entre presos políticos(esquerdistas) e presos comum.daí em diante não precisa falar mais nada.
@@erickgrazina5779 É esse o seu argumento.?kkk.Está de parabéns.Se tu quiser eu te mando Fonte valeu.Tem umas que não precisam de fonte é questão de raciocínio.
Realmente impressionante a facilidade e clareza de comunicação das pessoas da época, apesar da falta de dinheiro tinham uma cultura muito mais apurada. E naquela época já havia a percepção de que diminuída a repreensão aumentava a marginalidade, e ainda hoje é assim veja que quando em grupos estes marginais são monstros violentos, quando sozinhos e desarmados falam ate fino, como dizia a melodia de Bezerra da Silva...vc com uma aranha na mão é um bicho feroz,feroz, sem ela anda até rebolando e até muda a voz...fato
@@marceloberto2522 nunca, antigamente a violência era bem menor, as casas sequer tinham portão.. tudo piorou a partir de 1985, com a esquerda no poder.
Meu avô disse que São Paulo começou a piorar com a imigração em massa, nas décadas de 1950 e 1960, mas que São Paulo deixou de ser uma cidade agradável só no início da década de 1970. A violência explodiu entre o final dos anos 1980 e começo de 1990.
imigração em massa na época de um boom de industrialização na cidade de SP, violência explodiu quando a cidade começou a ser desindustrializada, será que tem relação? ou é paranóia minha?
Esse eh o "antigamente q era bom", "q a polícia era respeitada" q o povo d hj fala. Msm eles daquela época diziam isso tb. E engraçado como certas coisas não mudam
Não se trata disso. Naqueles tempos o consumou de açúcar era bem menor. Não existia hambúrgueres como hoje. Hot Dog era uma comida que ouvíamos falar só nos filmes americanos.
Época dos trombadinhas e dos trombadões, levava disquetes para processamento na Proconsult na Barão de Limeira, ficava ligado e ligeiro, pois via muitos roubos no centro.
Agentes da lei se associaram aos criminosos nessa época. Mas denunciar isso era coisa de "comunista antipatriota," aí a milicada deixou rolar solto. O "heroi" Fleury era um policial traficante, por exemplo.
Alguns conhecidos dizem que educação era melhor, porém é notável a existência da violência, Brasil teve um crescimento populacional na casa de 2 dígitos, desde 60,70,80 e 90, realmente não existe emprego e moradia para todos.
16:39 Porque sempre serei contra a liberdade de venda e uso de TODA E QUALQUER DROGA recreativa! Fazem ideia do quanto a violência urbana tem a ver só com gente que rouba e mata pra manter um vício?!
No ano passado, foram notificados 3.521 assassinatos no Estado, uma queda de 6,31% em relação ao ano anterior. O número de vítimas também foi o menor em 18 anos e caiu 7,29% entre o ano passado e 2015. Em 2016, foram 3.674 pessoas.
Por este motivo, nesta época surgiram os JUSTICEIROS. Muitos pais de família fizeram justiça com as próprias mãos, motivados pela violência e descanso por parte da polícia.
Contingente da polícia em 1979=80.000 Contingente da polícia em 2020= 80.000 Ainda estamos em 1979 Como as pessoas falavam bem nessa época! Parecem ter melhor educação do que de hoje!! Qualquer pessoa de hj,rica ou pobre, escutando esses brasileiros dessa época diriam q todos tem doutorado! Tos falam certinho, muito bem...pq será?
Pq essa geração frequentava a escola pra estudar e se não estudasse a professora deixava de castigo ou dava reguada na mão. Então está aí, hj molecada não sabe o que é trigonometria, escola só pra dizer que frequentou, pois se o professor cobrar ele é ameaçado, hj o jogo inverteu o professor tem medo do aluno.
Escolas eram melhores, tinham vacinação, boa merenda escolar e disciplina rigorosa com os alunos rebeldes e professores bem pagos e motivados ! Estudei de 1980 a 1994 ! Concluindo o segundo grau , depois iniciei a faculdade de Direito e hoje tenho 3 pós graduações em Direito !
Caramba cara Vila Prel, Fim de Semana, Jd germânia moro perto , só mato na época, morei próximo Vila Prel na Av. Carlos Caldeiro Filho, na época nem existia a avenida, era só mato e o córrego... Como o tempo voa , 42 anos ja...
Ouvir dizer que a educação na época do regime militar era muito boa. De 89 até os dias atuais se encontra em frangalhos, bem como outros serviços públicos essenciais.
A escalada da violência urbana foi ao longo do período militar. Lá em 85, quando eles saíram, o crime organizado já estava instalado no Rio e em São Paulo e só seguiu crescendo.
É, mas tem gente que prefere acreditar que o Brasil era a Suíça dos trópicos durante o governo militar. O comando vermelho, primeira facção criminosa, surgiu em 1979.
.Hoje se o Brasil é violento se deve a esquerda que produziu a primeira facção o Comando Vermelho que nasceu da relação entre presos políticos(guerilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979,em 1979 não tinha mais praricamente regime "opressor" como a esquerda gosta de falar daí em diante a esquerda só fez criar leis só para favorecer o bandido.Por que a esquerda defende tanto bandido?Preciso dizer mais alguma coisa?.Se esqueceu que o socialista Leonel Brizola é amado pelos bandidos.Ele proibia a polícia de subir o morro não é a tô que a maconha era chamada de Brizola.
Importante documentário que deve ser visto por essa geração que aí está, com seus projetos desesperados de um mundo livre de contrastes; seus sonhos coloridos que rejeitam a permanência da natureza ruim de determinadas pessoas, independentemente da classe a que pertencem, e da época. As contradições das sociedades podem ser administradas, e com dificuldade, mas não admitem uma solução. Isso é imanente à vida social.
Hoje estamos melhor, existem mais mecanismos para se ascender socialmente, mas ainda existe muita desigualdade social que é a origem de toda a violência urbana que nos assombra.
Voces notaram como as pessoas, mesmo que simples, se expressavam bem naquela época?
Nigel Guliver Sim, quase não haviam erros de português. Essa é a educacao do tal "Regime militar"
Nigel Guliver Até o ladrão fala bem.
Não se tocava funk..Axé e forrós maliciosos ...e não tinha tanta baixaria na mídia! Embora em certa região do país os cabras machos reprodutores inconsequentes e certas musicas maliciosas já existiam...Não é preconceito não...Mas é uma realidade que já existia e que Estados como São Paulo , Rio de Janeiro sucumbiram a essa subcultura e estão pagando o preço!
João Neto, o analfabetismo era muito grande.
João Neto, já que é pra falar de erros de português, o correto nesta frase é "havia" e não "haviam". O verbo haver, quando utilizado com o sentido de "existir", é impessoal, por isso deve ser conjugado sempre na terceira pessoa do singular.
Como eu amo o tom de voz , a dicção, e o vocabulário dessas pessoas de antigamente. Tanto homens como mulheres.
Mesmo sem terem tanto estudo , e alguns até mesmo analfabetos, mas o português e a capacidade cognitiva dessas pessoas superam em muito a educação nos dias atuais.
Pelo contrário a maioria fazia muita leitura não tinha internete nem celular
Sim hj em dia ninguem nem sabe mais escrever.
@@nycsp e ainda o cara no comentário fala que as pessoas não tinha informação ele deve tá por fora de tudo
Passados tantos anos e ainda senti a dor dessa mãe que relatou as agressões.
Naquela época já se relatava o corpo mole e mau atendimento nas delegacias de polícia. Por isso, que surgiram os justiceiros das quebradas.
e no final dos 80 a policia acabou com os justiceiros num pulo. mas não acaba com o narcotrafico
Em São Paulo deram por um tempo o nome de pé de pato
@@canalvariedades_2007 isso só foi possivel porque a policia os meteu na cadeia
Apoio👏👏👏 no meu bairro tinha um que se foi
No regime militar e violência era muito menor,vale lembrar aos esquerdistas que o Comando Vermelho que foi a primeira facção a existir é produto da esquerda.Ela surgiu da relação entre presos políticos (guerrilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979.Vale lembrar que em 1979 o Brasil já estava caminhando para o fim do regime militar pt.m.wikipedia.org/wiki/Comando_Vermelho Não é a tôa que a esquerda defende bandido..No Brasil sempre teve pobreza desde a sua existência em 1500.Vale lembrar aos esquerdistas que nessa época o pobre fazia mais filho.Quanto mais filho, despesa,quanto mais despesa,pobreza.Sem contar que tivemos a crise mundial do petróleo em 1973 que foi a principal causa que prejudicou a economia do nosso país diferente do PT que teve como principal causa a corrupção pura o fato da economia ter sido prejudicada.Sem contar que a tecnologia evoluiu.
Cara, alguém comentou abaixo que as pessoas se expressam bem. Eu já havia reparado nisso e é uma característica da época mesmo. Aqui no sul em reportagem de época parece que as pessoas falavam mais claramente sem rodeios. Tinham um vocabulário mais apurado.
Hj estupram a gramática, falam coisas sem nexo tbm.
Os políticos destruíram a educação no Brasil.
é porque gíria e tatuagem eram coisas para malandro. E quem chegasse em casa falando gíria, já apanhava do pai ou da mãe.
o mundo em vez de andar para frente, andou para tras !
@@canalvariedades_2007 verdade..era dos militares
O detento que alega ser analfabeto e viver nas ruas desde a infância, se expressa muito melhor do que muitas pessoas que tem curso superior nos dias atuais. Apesar de ter alguns erros consegue prender a atenção dos ouvintes. É inteligente.
Com certeza!!!;hoje é só GÍRIA DE BOSTA E UMA LUNGUAGEM DE MERDA!!!!!!!.
É o Gil Gomes ???
Verdade, achei ate q ele era algum delegado , a principio. Kkk
As ruas exige boa articulação
O português de antigamente põe a linguagem de hoje no chão, de formados e tudo.
Essa matéria tem um quê de montagem, os entrevistados eram instruídos antes de falarem.
Não é por burrice, é por pura ignorancia, hoje a população brasileira lê muito pouco ou quase não lê nada.
@@k.wollstonecraftxviii8710 Ou seja, não mudou muita coisa de lá para cá, na verdade creio que hoje as pessoas (as que lêem, claro) lêem um pouco mais que no passado.
No regime militar e violência era muito menor,vale lembrar aos esquerdistas que o Comando Vermelho que foi a primeira facção a existir é produto da esquerda.Ela surgiu da relação entre presos políticos (guerrilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979.Vale lembrar que em 1979 o Brasil já estava caminhando para o fim do regime militar pt.m.wikipedia.org/wiki/Comando_Vermelho Não é a tôa que a esquerda defende bandido..No Brasil sempre teve pobreza desde a sua existência em 1500.Vale lembrar aos esquerdistas que nessa época o pobre fazia mais filho.Quanto mais filho, despesa,quanto mais despesa,pobreza.Sem contar que tivemos a crise mundial do petróleo em 1973 que foi a principal causa que prejudicou a economia do nosso país diferente do PT que teve como principal causa a corrupção pura o fato da economia ter sido prejudicada.Sem contar que a tecnologia evoluiu.
.Hoje se o Brasil é violento se deve a esquerda que produziu a primeira facção criminosa,o Comando Vermelho que nasceu da relação entre presos políticos(guerilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979,em 1979 não tinha mais praticamente regime "opressor" como a esquerda gosta de falar daí em diante a esquerda só fez criar leis só para favorecer o bandido.Por que a esquerda defende tanto bandido?Preciso dizer mais alguma coisa?.Se esqueceu que o socialista Leonel Brizola é amado pelos bandidos.Ele proibia a polícia de subir o morro não é a tô que a maconha era chamada de Brizola.
*Quem vivia nessa época não tinha a percepção que tudo estava tão horrível assim.*
Concordo😢
Não tinha redes sócias
A direita criou a narrativa de que o crime surgiu com a redemocratização e quem é mais novo acredita nesse conto de fadas. Basta ler os jornais e noticiários da época.
Claro! Tinha censura, televisão encantando o povo com novela e todo tipo de programa popularesco. O cenário ideal pra todo mundo achar que tava tudo mil maravilhas. Fora a memória afetiva de muita gente, que impede de perceber as mazelas dos seus tempos de infância, adolescência e juventude. Por mais que eu não tenha vivido esses tempos sempre ouço relatos de pessoas mais antigas que demonstram que já existia criminalidade
talvez não tivessem acesso a essas informações
Impressionante como as pessoas falavam bem na época.
É isso mostra que no passado não era tão diferente de hoje em dia. Porém você podia se defender de bandidos. Muitas pessoas falam que o Capão Redondo é perigoso ainda, mas eu não acho, pois vivi os anos 90 lá e era bem pior.
Perigosos são os vizinhos que bisbilhotam a vida alheia.
@Edmilson Couto E quem elegeu PT, PSOL? Os mesmos pobres que vc citou.
Ainda é fhoda.
@Edmilson Couto coloca culpa no PT quando o PT nem existia. Ignorância venceu. O vídeo fala que a criminalidade dobrou nos anos da ditadura na década de 70, anos do milagre econômico na ditadura e onde a ditadura deixou a periferia à mingua. O PT não existia, Psol muito menos. Brizola estava fora do país. Olha como era o Rio Grande na época do Brizola. Lava a boca.
@@jonh2533 pelo Rio Grande do Sul não sei o que Brizola fez, mas pelo Rio de Janeiro sejamos honestos, o cara deixou a situação do Rio ainda pior em seu governo.
O vendedor de arma, foi de uma sinceridade monstruosa.
Como sempre na história... Delegacia só serve pra tratar de assuntos midiáticos, se não passa na TV os policiais não dão a mínima.
Isso mesmo. Trabalho com app de passageiros e parei em um posto da PM pra pedir pra 3 passageiras lixo descerem do carro pq eu não queria levar elas em um ponto de drogas e elas queriam que eu as levasse de volta com drogas. O PM disse pra eu me virar mas fiquei lá buzinando até que 2 PM' S foram lá devagar e dando risada da situação. Delegacia e Polícia militar só trabalham empurrando com a barriga até aparecer a mídia.
@@andrelimadeandrade4590 bandidos e policiais pra mim são tudo farinha do mesmo saco
@@juanbravo6504
Tbm acho
@@andrelimadeandrade4590 não dá pra confiar em ninguém
A polícia daqui só resolve alguma coisa se cair nas graças da opinião pública.
Ausência do poder público,corrupção,investimentos nas áreas sociais ,falta de reforma nas leis que já estavam decadentes explicavam e explicam hoje país que estamos vivendo !
Eu tenho 38 anos, eu não era nascida nos anos 70, mas é, sim, em meados dos anos 80(1985, eu nasci), adoro sempre ver as reportagens da época. Sempre gosto de discutir com as pessoas, fazer perguntas sobre os fatos que aconteceram do passado até atualmente com meus alunos.
Incrivel!! o ser humano só evoluiu em tecnologia, quase nada mudou, a violência é algo muito antigo.
Observação essencial
É Ricardo, desculpa te falar, mas já existe mundo muito antes de vc nascer e vivemos em sociedade (do jeito que vc conhece hj) há milênios...
Isso acontece depois que Eva e Adão comeram do fruto proibido. Violência sempre existiu, porém nos anos 60 70 e 80 a tecnologia e canais de comunicação eram muito limitados.
@@andrelimadeandrade4590 Adão e Eva é coisa infantil
@@juanbravo6504 é pq vc não sabe nada de história e tampouco sabe da história
Nasci em 73 , bela matéria e não esperava que já estávamos vivendo crimes como as pessoas tiveram que passar.Hoje sou vigilante é sabemos que a criminalidade está bem armada.
Para você perceber que a ditadura foi frouxa com os bandidos e perdeu o controle da violência. A violência de hoje é consequência da epidemia de crimes que começou na ditadura.
@@partidodobem-estarsocialbr6482 isso mostra que não houve essa tal ditadura que falam
@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 , na Venezuela também não há ditadura.
@@partidodobem-estarsocialbr6482 nos moldes do capitalismo, não mesmo
@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 mostra que a ditadura só estava se importando com ela mesma e contra opositores politicos o resto do país que explodisse em miseria e violencia
O filho da Maria e Mauro Taiacolo se formou em Direito pela Unip e tem dois filhos;
Danilo Pedro de Lima hoje é Prof. de Educação Física e Pedagogo, atuante no Município de Embu das Artes;
Nehemias Domingos de Mello, virou professor de Direito na Unip, Membro da Comissão de Defesa do Consumidor e Assessor da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB e autor de diversos livros sobre o tema;
João Sebastião Ferreira ainda trabalha na Associação Amigos da Estrada de Itapecerica
Olá. Lucas Só corrigindo.
Sou o Danilo que também aparece no vídeo. Sou Prof. de Educação Física e Pedagogo, atuo ainda no Municipio de Embu das Artes.
Agradeço pelas palavras e a todos que citaram que as pessoas falam bem que tem boa dicção. Graças a Deus sempre procurei os livros.
Conheci várias pessoas que aparecem no video.
Muitas saudades daquela época.
@@danilopedro2494 Obrigado pela correção, Danilo, editei o comentário. Fiz uma breve "stalkeada" nas redes então algumas informações podem ter ficado superficiais. Fico muito feliz que atua na área da educação, também trabalho no setor, mas na iniciativa privada.
UA-cam é o que existe de mais próximo a uma máquina do tempo, eu assisto algum desses vídeos com minha mãe que tem mais de 60 anos e ela também fica nostálgica.
Abraços!
@@bobby37038 De nada.
@@danilopedro2494você não mudou nada, amigo! Feliz 2025!
@@Nathan-q1c Obrigado.
Desejo o mesmo para todos.
O repórter pra mulher: Como acabou a história ksksksksks sem paciência kk
O tom da voz das pessoas era mais agradável.. se expressavam bem, mesmo os delinquentes 😢
o vendedor da loja de armas, bastante lucido
Poisé,a ditadura de hj proibe que cidadão de bem a ter armas..
Pq naquela época as pessoas tinham uma voz diferente? Parece que todos são muito bem articulados, com dicção de profissional
Escolas muito mais exigentes, professores q ensinavam mesmo e tinham autonomia....hoje os "manos" mandam em sala de aula...e passam de "ano" mesmo sendo analfabetos...essa é a conta.
é o sotaque da época
O nível cultural do brasileiro caiu muito
Falavam bem porque estudavam de verdade, não como hoje , muita informação e pouca formação
A educação pública saiu em frangalhos da ditadura.
Gil Gomes: O bandido na realidade é covarde, quando ele sente que diminuiu a repressão, quando ele sente que não existe punição ele vai.
No ano de 1970, 760 paulistanos foram mortos numa população de quase 6 milhões.
Em 1977, foram 1.780 homicídios em uma população de quase 8 milhões.
Já em 2006, 8.377 pessoas foram mortas numa população de 11 milhões e em 2016, o número foi de 4870 assassinatos.
Que português legal dessas pessoas simples .
Notaram como qdo alguém quer acobertar a incompetência do estado/governo antigamente muda de assunto pra jeito de falar da época q nem era lá essas coisas?
Notaram que você usa o mesmo comentário??? 😅😅😅
@@isentaoi9332 O português era sim melhor sem sombra de dúvida
"Um povo, entre o qual a riqueza é mal distribuída e o trabalho mal recompensado, tem quase por certa a constante repetição dos delitos contra a propriedade." Tobias Barreto - Estudos de Direito 1892.
Esse argumento passa a mão na cabeça dos delinquentes.Se a riqueza está mal distribuída deve-se se esforçar mais para ter a sua parcela de riqueza através do esforço e não da violência!!!!!
a bandidolatria já bombava...
@@laercioaraujo880 Isso é estatística. Os países pobres com maiores desigualdades evidenciam maiores índices de violência. Uma coisa está diretamente relacionada a outra! Não há como negar isso.
@@laercioaraujo880 Você votou no “mito” Bolsonaro. Acertei? Kkk
@@laercioaraujo880 Cara ? Tu é meio sem juízo ?
ESSE DOCUMENTÁRIO VALE OURO
Vivi essa época em São Paulo era adolescente ia para escola saia com os amigos jogava bola na rua nunca fui assaltado. Só uma vez que um vagabundo me tentou assaltar no centro na praça Ramos em 1983 eu era office-boy mas não conseguiu me assaltar. As pessoas falavam bem o vocabulário na época apesar da baixa escolaridade na época. A moça diz mulato fazia tempo que não ouvia dizer .hoje sei lá se diz pardo.
O mundo era mais civilizado ,sem os recursos TECnologicos de hoje,mais era melhor!(Eu era adolescente ,na época)
Que maldição!!! foi justamente em 1979 no alge de meus 25 anos que sofri meu primeiro assalto, o medo foi tanto que fiquei uns três meses sem sair de casa durante a noite, depois vieram o segundo, terceiro,quarto, foram tantos que até perdi a conta e também aquele medo avassalador.
Onde vc morava? Deveria ser pririgoso
@@storieschannel5803 Local perigoso? fica aqui a incógnita, ano 1979 local são Miguel paulista SP, horário 22:30, rua deserta e sem iluminação, ano 2016 local bairro do Jabaquara SP, horário 12:00 com dezena de transeuntes circulando no local, 2017 aeroporto de congonhas SP, horário 15:30, várias pessoas circulando também, levando em conta as condições do primeiro assalto, acho que local não era tão perigoso assim! 😁
@@edvaldosantana9353 São Miguel Paulista sempre foi um dos piores bairros da cidade....
O TEXTO NO FINAL DO VÍDEO, DO ANO DE 1892 JÁ DIZ TUDO:
*"Um povo entre o qual a riqueza é mal distribuída e o trabalho mal recompensado, tem quase por certa a constante repetição dos delitos contra a propriedade." (Tobias Barreto, Estudo de Direito - 1892)*
Riqueza não tem que ser distribuida, tem que ser conquistada.
E para conquistar precisamos ter uma educação que preste, formar empreendedores, pessoas pro-ativas que queiram gerer seu proprio emprego e emprego para os outros.
Pessoas que saibam diferenciar pauta social de pauta economica.
Hoje mal conseguimos ensinar a lingua natal em nossas escolas.
Concordo com a frase mas discordo da abordagem pois quando se diz distribuir, coloca-se a idéia de que o cidadão é passivo., alguém incapaz que precisa que alguém lhe divida as coisas e lhe entregue.
ESSSA condição só é boa para os politicos pois Podem, a partir dessa vontade do cidadão em receber algo, prometer mundos e fundos.
Em outras palavras, quem espera receber algo é alguém que peder para ser enganado ou iludido por promessas de politicos de quaisquer ideologia.
@@evilzinabyssranger5695 Ele não quis dizer pra pegarem a riqueza de um pessoa e saírem distribuindo pra todo mundo não.
Se fosse assim países como India, Bangladesh, Tanzânia e Bolívia teriam altos níveis de criminalidade. E pelo contrário, são menores que de países ricos como EUA. O problema é cultural.
GADOOOO@@evilzinabyssranger5695
Bolsonaro o maior bandido: liberou armas
As pessoas do povo, dando seus depoimentos, mais parecem atores de filmes: falam pausadamente e com fluência absoluta. Apesar da época, não usaram gírias populares. Parece até que decoraram um texto editado, de tão bom. Um fato muito curioso.
As vezes decoraram msm, não duvido. Naquela época ainda tinham influências da repressão
Um dos entrevistados o Nehemias Melo é professor de direito na UNIP
Ele tem a voz igual à do Pelé.
locução de gil gomes muito marcante,um ícone da época.
É com o terno do BARRERITO do TRIO PARADA DURA!!!!!!;DO LP CRUZ PESADA!!!!!!!!,"😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂!!!!!!!";PROCURE PRA VER!!!!!.
O português dessa época era admirável! Mesmo dos menos favorecidos!
As escolas primárias eram boas
e hoje querem forçarem as pessoas a usarem o pronome neutro
Incrível como as pessoas mantinham um linguajar bemmm diferente. Mais correto e polido. Até mesmo os personagens do documentário mais humildes.
A criminalidade violência no Brasil é uma coisa antiga
A pobreza e violência andam de mãos dadas .
Que oratória perfeita!
Trilha com a cantora Fátima Guedes completa a qualidade da matéria.
Qual o nome da música?
Uma desinformaçao que vejo hoje em dia eh que o pessoal da Direita falar que no tempo da Ditadura nao havia alta criminalidade. A criminalidade era bem alta. Os documentarios, reportagens e jornais da epoca comprovam. Era criança naquela epoca e me lembro da violencia diaria que passava nos jornais.
Estamos hoje vivendo os mesmos índices do início dos anos 1980 (proporcionalmente). A diferença é que os crimes ficavam restritos às periferias e raramente chegavam aos estratos sociais ditos "superiores".
*E não havia mesmo caro usuário. Devemos lembrar também que essa matéria está falando de uma parte da região metropolitana e não de um país como um todo. Mesmo nesses tempos, não era todas as regiões da area metropolitana que havia esses grandes ataques de assaltos. Além domais, o video já é de 1979, época então da abertura política já basicamente falando do fim do regime que só se tornou oficial em 1985.*
Captain Gay mas quando o ladrão era pego tomava bala e não era protegido
Não era ditadura, era regime militar.
Mr. Smith alienadinho, os números podem ser maiores hoje em dia, mas a população também é muito maior.
Minha mãe nasceu em 65 e disse que os anos 70 aqui em Fortaleza foram os melhores. Até essa época a capital se parecia mais uma cidade do interior de tão pacata que era, e só começou a piorar no final dos anos 90. Mas pelo visto a mesma coisa não acontecia em outras cidades pelo Brasil.
A violência explodiu primeiro no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco na década de 1970. Nos outros estados, somente na década de 1990.
Belo Horizonte foi a mesma coisa, meu avô ( Tem 73 anos )podia ir até a praça sete e outros lugares do centro nos anos 60 as três horas da manhã sem problema nenhum, hoje dá medo até de andar na Pampulha/Belvedere
@@italodalmasneto1701Você sabe por que isso aconteceu? Quero muito saber
Belo documentário. Nossas autoridades continua a msm para com a população no ano de 2020..Sobre os tratamento dado a população nas delegacia continua do msm jeito. Somos mal atendidos la dentro até hoje.
Exatamente !!!!
Olhando esse vídeo fico imaginando...1979 trabalhava na Philips do Brasil na Paulista e morava na consolação! vivia em um.mundo considerado feliz .....
A senhora é o senhor Mauro Taiacolo, os conheço, pessoas boas, na epoca eram dois filhos hoje são três...ja com netos.
Tenho 21 e muita curiosidade sobre o passado...sempre esbarro nessas velharias aqui no yt kkk
Eu tenho 23, e faço o msm, a filmagem Rústica me fascina, hj tá tdo em HD, essa moda tem q voltar
Eu também bacana ,adoro coisas antigas tenho 27 anos mais os cara me chamam de tiozinho
Max tenho 29 tenho muita vontade de meletrasportar pra época antiga imagina se isso fosse capaz que delícia seria
Tenho 32 e tb gosto
Vidas passadas...pesquise.
Eu moro próximo ao Jd. Fim de Semana, citado no começo do video.
Tanta gente elogiando a forma de falar de antigamente mas o mais importante o povo não percebe: o Brasil é um país ruim desde sempre! Os mesmos problemas persistem. O passado não era melhor em nada.
Meu Deus quanta crueldade desses monstros!Imagino o desespero dessa mãe.
Aos 9:59 Esse cara, o Nehemias, hoje é advogado, palestrante e conferencista, Professor de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direitos Difusos nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito na Universidade Paulista (UNIP). É Professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA/SP), das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); da Escola Paulista de Direito (EPD) e de outros cursos de pós graduação. Tem Doutorado da UBA (Direito Civil); Mestre em Direitos Difusos e Coletivos; Pós Graduado em Direito Civil; e também, especialista em Direitos do Consumidor (fato do produto ou do serviço). Foi candidato em 2018 à Deputado Estadual.
Ele tem Instagram?
MISTURA DE PELE E ENEAS
Alguém tem dúvida porque existiam os "justiceiros"...Morei em S Miguel PTa, sei bem como era...a polícia era raridade, então os moradores faziam justiça com as próprias mãos.
Falou e disse.
ua-cam.com/video/QUgSp1hCwvg/v-deo.html
Ô bagulho era louco!!!😎😎😎😎
"Justiça"? E qtos casos de inocentes confundidos cim culpados já ocorreram? Se até com polícia investigando é possível cometer erros ainda mais com amadores (exceto casos de flagrante).
Regiao do chico pé de pato rsrs
Chico Pé de Pato era muito considerado em São Miguel Paulista , cheguei a conhece lo uma pessoa simples e bem carismatico
2:44 "Porca deu cria a um elefante e um rinoceronte" fake news nao é um fenomeno tao atual assim kk
Juliano Varela: O termo que eram utilizados para descrever uma narrativa falsa era com uma palavra mais certa *MENTIRA* .
Hoje deveríamos utilizar o vocabulário em português em vez de outro idioma.
@@rafaelelorriaga2386
vdd, não foi o mesmo caso. Mas a forma como é contada é quase a mesma.
Notícias Populares, o mesmo criador do "Bebê Diabo nasce em São Paulo".
Que baita Doc! Fátima Guedes na trilha de abertura🎉11 Fitas! Outro nipe anos 70/80❤Mas, o tema segue atualíssimo! Esse canal da Emplasa é Fantástico!
Olha o Português do pessoal, refinado, pausado e quase nenhum erro de pronúncia.
Adorei a música de início amooo música antiga!💟
Aos 10 min o cara tem a voz do Pelé!! 😅😅
Época de MPB boa, sem funk e sem sertanejo universitário. Naquela época falávamos bem, ouvíamos boas coisas, andávamos em carros feitos de aço e não de plástico (para o Collor eram carroças) e com personalidade e em vez de vídeo game (apesar de já existirem os pré históricos) vivíamos mais nas ruas jogando bola e andando de bicicleta e até padre usava um 38 na cintura ao celebrar missa, isso eu vi.
Notaram como qdo alguém quer acobertar a incompetência do estado/governo antigamente muda de assunto pra jeito de falar da época q nem era lá essas coisas?
Ksksksksks padre justiceiro , seloko ksksks
@@isentaoi9332 Mas você não é Lula, nem Bolsonaro, quer falar o que
Em 20:58 circuto fechado de tv em cores em 1979, na minha casa so foi ter vídeo cassete em 1997 e tv em cores em 1992
Impressionante como ninguém aqui nos comentários cita o texto de Tobias Barreto que aparece aos 27:08. O texto é de 1892(!!), ou seja, a nossa desigualdade sempre existiu!
Vdd
.Sobre a violência vale lembrar que o Comando Vermelho foi produzido pela esquerda no final do regime militar que já estava num processo de transição para "democracia".O Comando Vermelho nasceu da relação entre presos políticos(esquerdistas) e presos comum.daí em diante não precisa falar mais nada.
@@thima1984 Fonte: cavidade retal...
@@erickgrazina5779 É esse o seu argumento.?kkk.Está de parabéns.Se tu quiser eu te mando Fonte valeu.Tem umas que não precisam de fonte é questão de raciocínio.
@@erickgrazina5779 pt.m.wikipedia.org/wiki/Comando_Vermelho Se tu quiser te mando mais fonte valeu.
Falta de ensino de qualidade, emprego, qualificação, criminalidade aumenta cada vez mais mudou-se alguma coisa não.
Excelente documentário!
Realmente impressionante a facilidade e clareza de comunicação das pessoas da época, apesar da falta de dinheiro tinham uma cultura muito mais apurada.
E naquela época já havia a percepção de que diminuída a repreensão aumentava a marginalidade, e ainda hoje é assim veja que quando em grupos estes marginais são monstros violentos, quando sozinhos e desarmados falam ate fino, como dizia a melodia de Bezerra da Silva...vc com uma aranha na mão é um bicho feroz,feroz, sem ela anda até rebolando e até muda a voz...fato
7:39 Mas existem pessoas que acham que esse problema é recente!!!
Imagina hoje, como está Sampa e Rio? Só Deus na causa!
São Paulo está melhor agora.
@@marceloberto2522 nunca, antigamente a violência era bem menor, as casas sequer tinham portão.. tudo piorou a partir de 1985, com a esquerda no poder.
@@Giluke00 de que pais vc está falando kkkk
Hj tá um paraíso em comparação daquela época
@@marceloberto2522 Graças ao PCC né?
Agora tudo isso acontece em um dia só
Meu avô disse que São Paulo começou a piorar com a imigração em massa, nas décadas de 1950 e 1960, mas que São Paulo deixou de ser uma cidade agradável só no início da década de 1970. A violência explodiu entre o final dos anos 1980 e começo de 1990.
imigração em massa na época de um boom de industrialização na cidade de SP, violência explodiu quando a cidade começou a ser desindustrializada, será que tem relação? ou é paranóia minha?
Esse eh o "antigamente q era bom", "q a polícia era respeitada" q o povo d hj fala. Msm eles daquela época diziam isso tb.
E engraçado como certas coisas não mudam
Pessoal q fala isso tira essas conclusões do cú
Anos 80 era foda a violência era maior que hoje morria gente para caramba nos fundões de São Paulo
Tbm acho estupros é tudo mais .. pedófila era normal ninguém reclamava como pode ..
Concordo plenamente cansei de ver corpo pelas ruas às vezes ficava o dia todo hoje vc não vê mais corpos pelas ruas
Nessa época morava na Parada 15, em Itaquera, e era bem assim mesmo, lembro-me que em um único final de semana em 1988 mataram 18 de uma vez só.
@@efaria2009 sim é verdade,fui criado na COHAB 2 e sei como era
A diferença era que naquela época o narcotráfico não era o motor da criminalidade, eram os assaltos à mão armada.
Nova Iorque sofria o mesmo problema nessa época.
Tinham até justiceiros na rua.
Ser assaltado era coisa de outro mundo hoje dia é igual a beber água
_Acho que todos eram magros, modelo padrão da época até os anos 90 kk_ .
Não se trata disso.
Naqueles tempos o consumou de açúcar era bem menor. Não existia hambúrgueres como hoje. Hot Dog era uma comida que ouvíamos falar só nos filmes americanos.
Sim, menos industrializados. Eu lembro que havia umas duas marcas de biscoito recheado e era coisa de rico.
Se comia melhor, legumes, arroz feijão e carne e muito menos açúcar
Sim eu compreendo.
@@TheAnder3119 simmm. Bolacha recheada era coisa rara.
A polícia já trabalhava mal, desde essa época!
Muito mal !!!
Sempre trabalhou
É difícil achar quando ela trabalhou bem, rsrsrs
Serve pra nada
A policia de hoje só melhorou na questão salarial e carreira, pq a eficiência...
Época dos trombadinhas e dos trombadões, levava disquetes para processamento na Proconsult na Barão de Limeira, ficava ligado e ligeiro, pois via muitos roubos no centro.
'a policia parou em 68' Gil Gomes explicando a origem do crime organizado no Brasil
Policial agora so quer saber de fazer maromba e buscar a grana na boca,nas bancas de jogo de bicho e nas casas das primas.
@@emersoncordeiro4665 e fica postando na internet que nem aquele Gabriel Monteiro
@@Thi199 É amigão...tempos mudaram pra pior.
Agentes da lei se associaram aos criminosos nessa época. Mas denunciar isso era coisa de "comunista antipatriota," aí a milicada deixou rolar solto. O "heroi" Fleury era um policial traficante, por exemplo.
O repórter ( da primeira reportagem) é impaciente. Kkkkk
kkkkkkkkkkkkkk
"E como acaba a história?"kkkkk.
Ksksksksks e aí senhora, como acabou a história?
A tragédia existe desde muito tempo no Brasil
Alguns conhecidos dizem que educação era melhor, porém é notável a existência da violência, Brasil teve um crescimento populacional na casa de 2 dígitos, desde 60,70,80 e 90, realmente não existe emprego e moradia para todos.
Caraio mano o Pelé 09:49, voz muito parecida.
Pelé dublou.
Verdade voz do Pelé kkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣 verdade.
Voz do Pelé velho porque a dele novo é diferente
Mais de 40 anos se passaram e a morosidade da justiça é a mesma!
Justiça não muda, a violência continua...não acho que nada mais muda nesse país
Onde o estado é ausente, o crime se organiza!
16:39 Porque sempre serei contra a liberdade de venda e uso de TODA E QUALQUER DROGA recreativa! Fazem ideia do quanto a violência urbana tem a ver só com gente que rouba e mata pra manter um vício?!
Onze Fitas - Fátima Guedes. Gostei muito da música, não a conhecia. Documentário muito bom, histórico.
Um verdadeiro lixo sonoro.
Igual funk e Axé.
Um verdadeiro lixo sonoro.
Igual funk e Axé.
Escute também cheiro de mato.
como as pessoas dessa epoca se expressavam,modos,educação,,,hj geração que não frequentou a cultura o portugues
No ano passado, foram notificados 3.521 assassinatos no Estado, uma queda de 6,31% em relação ao ano anterior. O número de vítimas também foi o menor em 18 anos e caiu 7,29% entre o ano passado e 2015. Em 2016, foram 3.674 pessoas.
E voce acreditou nisso ?
Tem fontes?
Eterno gil Gomes o melhor repórter policial de todos os tempos
Por este motivo, nesta época surgiram os JUSTICEIROS.
Muitos pais de família fizeram justiça com as próprias mãos, motivados pela violência e descanso por parte da polícia.
O depoimento do "ladrao" o rapaz eh o passado presente hoje, Deu uma aula pra muita gente que se diz cidadao de bem.
14:00 essa história que o camarada conta ainda continua na mesma situação, polícia e suas burocracias.
Nossa, mas eu nunca tinha ouvido falar desse bairro Jardim Fim de Semana!
😧🤌
Jd sao luiz
Fica no Jd. São Luiz, Zona Sul , próximo cemitério São Luiz...
Contingente da polícia em 1979=80.000
Contingente da polícia em 2020= 80.000
Ainda estamos em 1979
Como as pessoas falavam bem nessa época! Parecem ter melhor educação do que de hoje!!
Qualquer pessoa de hj,rica ou pobre, escutando esses brasileiros dessa época diriam q todos tem doutorado! Tos falam certinho, muito bem...pq será?
Pq essa geração frequentava a escola pra estudar e se não estudasse a professora deixava de castigo ou dava reguada na mão. Então está aí, hj molecada não sabe o que é trigonometria, escola só pra dizer que frequentou, pois se o professor cobrar ele é ameaçado, hj o jogo inverteu o professor tem medo do aluno.
@@birojohn hj com. Progressão continuada do PSDB nas escolas públicas,mulekada só vai no escola p comer e dançar funk
@@brunodavidferreira5781 PSDB e PT que ficou nos últimos anos
@@birojohn Estudava porra nenhuma, boa parte das crianças sequer iam a escola.
Escolas eram melhores, tinham vacinação, boa merenda escolar e disciplina rigorosa com os alunos rebeldes e professores bem pagos e motivados ! Estudei de 1980 a 1994 ! Concluindo o segundo grau , depois iniciei a faculdade de Direito e hoje tenho 3 pós graduações em Direito !
Caramba cara Vila Prel, Fim de Semana, Jd germânia moro perto , só mato na época, morei próximo Vila Prel na Av. Carlos Caldeiro Filho, na época nem existia a avenida, era só mato e o córrego...
Como o tempo voa , 42 anos ja...
Gloriosa Rota já trabalhava bem naquela época !
Ouvir dizer que a educação na época do regime militar era muito boa. De 89 até os dias atuais se encontra em frangalhos, bem como outros serviços públicos essenciais.
Brasil nunca vai encontrar um rumo desde o tempo antigo foi sempre assim
2021 aki, mais alguém??
11:01. É sério que o cara mostrou sua arma sem ser importunado pela mídia?? Se fosse hoje, seria o fim kk
Teixeirinha uma vez foi cantar na tv com o 38 na cinta.
@@srSADOL sério? Vou dar uma olhada. Valeu!
11:01
@@claudiaarmelin6706 opa! Inverti a ordem... rs gracias!!
@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 Tranquilo! Está tudo certo!
Tenha um bom dia!
Hoje o número da população da cidade de são paulo é igual ao da capital mais grande são paulo de 1979. 2023 tivemos em sp 3615 homicídios...
Isso prova que São Paulo sempre foi violenta, esse papo de antigamente era melhor, sempre foi dito, e sempre será.
Gostei da trilha de abertura, bem anos 70 mesmo
A escalada da violência urbana foi ao longo do período militar. Lá em 85, quando eles saíram, o crime organizado já estava instalado no Rio e em São Paulo e só seguiu crescendo.
É, mas tem gente que prefere acreditar que o Brasil era a Suíça dos trópicos durante o governo militar.
O comando vermelho, primeira facção criminosa, surgiu em 1979.
@@cecilianovais212 claro que não era Suíça, mas era bem melhor do que hj.
Sim claro ajuntaram bandidos c terroristas socialistas nas cadeias por isso o crime organizado nasceu.
.Hoje se o Brasil é violento se deve a esquerda que produziu a primeira facção o Comando Vermelho que nasceu da relação entre presos políticos(guerilheiros esquerdistas) e presos comum em 1979,em 1979 não tinha mais praricamente regime "opressor" como a esquerda gosta de falar daí em diante a esquerda só fez criar leis só para favorecer o bandido.Por que a esquerda defende tanto bandido?Preciso dizer mais alguma coisa?.Se esqueceu que o socialista Leonel Brizola é amado pelos bandidos.Ele proibia a polícia de subir o morro não é a tô que a maconha era chamada de Brizola.
Importante documentário que deve ser visto por essa geração que aí está, com seus projetos desesperados de um mundo livre de contrastes; seus sonhos coloridos que rejeitam a permanência da natureza ruim de determinadas pessoas, independentemente da classe a que pertencem, e da época. As contradições das sociedades podem ser administradas, e com dificuldade, mas não admitem uma solução. Isso é imanente à vida social.
Hoje estamos melhor, existem mais mecanismos para se ascender socialmente, mas ainda existe muita desigualdade social que é a origem de toda a violência urbana que nos assombra.
A origem da violência é a vagabundagem mesmo.
Essa mania de classificar as pessoas pelas suas profissões é antiga. Não há classificação mais medíocre e inútil...