Domingo passado sofri uma queda na Estrada Velha (Rodovia Caminho do Mar) devido a uma ultrapassagem milimétrica de um ciclista de estrada pela minha esquerda, enquanto eu abria espaço à minha direita para passar por três crianças que caminhavam no acostamento. Resultado: duas costelas quebradas e 60 dias sem pedalar. PS: as crianças me ofereceram ajuda, mas o marmanjo que causou o acidente não parou, continou a pedalar e me deixou caído no chão gritando de dor.
Na cidade em que moro as ciclovias são recentes. Estamos aprendendo a usá-las. Ha muitos pedestres e corredores. No início fiquei bem contrariado com esses intrusos. Atualmente penso que é preciso ter tolerância.A população está sedenta por caminhar e correr em lugares nivelados e seguros, longe dos riscos que os veículos automotores representam. Essas máquinas de alta velocidade nos deixaram egoístas. As bicicletas e as caminhadas nos humanizam. Precisamos praticar o respeito e a tolerância.
A alguns domingos atrás levei minha namorada para conhecer a ciclofaixa, claro que ela ficou encantada com a estrutura que ela nem imaginava ter ali, porém, ela foi vítima da arrogância de um ciclista "PRO" por ela ter feito ele diminuir sua velocidade. Sendo que a velocidade é de 20k conforme mencionado no vídeo e que consta nas regras de conduta afixados nos acessos, nela tbm diz que são proibidos treinos aos domingos. Fico imaginando se um peba como eu invadisse um local exclusivo de treino como seria a reação dos atletas. Pode sim haver convivência mas não concordo com a atitude de alguns que possuem esse sentimento de dono da ciclovia. A Renata foi perfeita nos comentários!
Exatamente isso, passei pelo mesmo problema, algo precisa ser feito ali urgente, esses "profissionais" de ciclovia acabaram com um dos poucos lugares de diversão na cidade
Não concordo com convivência entre ambos por justamente isso, não se respeitarão. Ainda tem a arrogância dos pelotão que num caso como esse são como gangues. Nada diferente de um coletivo desse fazendo arrastão da tranquilidade de um momento de lazer.
Sempre pedalo em rodovia (Bandeirantes) Hortolândia - Piracicaba, e sempre passam por mim os pelotões de Speed eles aqui usam apitos para nós avisar e assim abrir caminho para eles , é um show a organização do pessoal!!! Valeu Renata,curto demais seus vídeos!!!
Como o nome diz é ciclovia e não é velódromo ou pista. Aqui na minha cidade tbm tem "spideiros" correndo e cortando as famílias com crianças e até com idosos como eu na ciclofaixa e ciclovias. Morei cinco anos no Japão em quatro cidades diferentes e só usava a bike, NUNCA vi pelotão treinando em ciclovias.
São um monte de idiotas, querem andar a 40 km/h desrespeitando a quem está ali passeando com a família, mas na rodovia se faz de coitados querendo ser respeitados pelos caminhões.
Como sempre, um excelente vídeo educativo. Só gostaria de acrescentar que ciclovia é via de trânsito regulada primeiro pelo Código de Trânsito. Portanto, independentemente do número de ciclistas do pelotão, quem estiver circulando acima da velocidade permitida para a ciclovia estará cometendo uma infração de trânsito, prevista no Código de Trânsito inclusive, e será o responsável por eventuais acidentes que causar a outros ciclistas que estiverem respeitando a velocidade.
@@EvandroLima6 normalmente a probabilidade de um pelotão que anda numa ciclovia acima da velocidade permitida para a ciclovia causar um acidente com ciclistas que andam em velocidade menor aumenta com a maior quantidade de ciclistas na ciclovia, então provavelmente não vão precisar do seu testemunho....
Fui com minha esposa e meu filho (7 anos) neste domingo (27/06/2021) e o passeio foi muito tranquilo e muito divertido. Pegamos o começo da ciclovia (em Interlagos, próximo das 15h) e pedalamos até a ponte transamérica. Fomos ultrapassados por todos... rss (somos muitoooo amadores nisso), mas sempre nos respeitaram. Em nenhum momento me senti inseguro, mesmo com alguns ciclistas passando em alta velocidade. Instruímos o filhote a andar sempre mais para o cantinho da faixa... De vez em quando ele obviamente saia da linha, mas os outros ciclistas simplesmente desviaram dele, sem nenhuma reclamação ou xingamento. Em um certo momento de parada para hidratação, havia um pelotão "pró" também parado. Eles ficaram conversando com meu filho e o incentivando a praticar esporte. Foi um momento bem legal... Não sei como é de dia de semana, mas finais de semana, podem ir sim com a família... Aproveitamos para tirar fotos das Capivaras, Patos, Gaviões e Gaivotas. Acho que com bom senso e respeito ao próximo (e as leis), é um lugar que pode ser curtido por todos.
3 роки тому+9
Só tenho uma coisa a dizer para este vídeo. “PERFEITO”
Muito bom!!!! Pedalo lá bastante!!!! Uso muito o retrovisor de capacete. Ajuda muito a acompanhar quem vem atrás sem ter que olhar pra baixo num retrovisor de guidão ou olhar ligeiramente pra trás.
Excelente vídeo, parabéns. Essa relação de velocidade é interessante, inclusive nas ciclovias onde não há treinos de speed.Eu uso bastante a ciclovia da Av. Jabaquara e Indianópolis e observo a necessidade de respeitar a velocidade do mais lento, pois, eles tem o direito de usar a ciclovia e não são obrigado a andar no meu ritmo. As vezes, qdo estou com muita pressa, eu ando na primeira faixa da via na velocidade parea dos carros (45~55km/h) Fico feliz pq cada vez mais vejo pessoas diversas usando a ciclovia (idosos, mulheres), enfim, há espaço pra todo mundo.
Sou ciclista, ando (de vez em qdo, qdo preciso) na ciclovia e o desrespeito dos "pelotes" com os próprios ciclistas está cada vez maior... Vide o aumento dos acidentes na ciclo da marginal.... Triste de ver.... Não são todos mas, a Impressão que dá é que cada vez mais os "treinos" dos pelotes estão refletindo a própria violência dos carros no trânsito de São Paulo. Irônico e trágico!
Perfeito! O ciclista de velocidade, por ser mais forte, se acha no direito de tomar à força o espaço que deveria ser compartilhado. O ciclista não passa de humano, no bom português, quer poder e faz cagada quando pode.
Fico realmente muito triste e chateado com essa situação ver ciclistas, desrespeitando ciclistas.... Sou de Campinas gostaria muito de ir pedalar ali. Mas vendo isso fico profundamente chateado.
O mesma pessoa que é idiota no carro, vai ser idiota na bicicleta. Na ciclovia tem um espirito de racha bem burro e perigoso, espero que isso não acabe levando para mais restrições como na USP. Final de semana deviam proibir mesmo por causa do número de crianças e o perfil mais de lazer, mas acho fundamental educar antes disso, conversar com quem organiza treinos.
Eu uso a ciclovia do rio Pinheiros para minha atividade física, não sou speedeiro. Acho que com bom senso dá pra todo mundo tirar proveito. Eu mesmo pedalo nos bordos da pista e não faço movimentação sem olhar quem vem atrás. Acho importante ter um espaço na cidade pra quem quer treinar ciclismo de estrada, nunca me senti desrespeitado lá, no entanto, realmente, pelotões grandes intimidam.
Usei nesse final de semana como já fiz outras oportunidades a ciclofaixa da marginal desse lado mais usado acho que a convivência está mais organizado ,ouvir esquerda é aviso que será ultrapassado . já vi acidente na saída/entrada na passarela ,choque de ciclotriatlo com 2 iniciante com bike dupla tandem,fora é show.
Não sabia essa informação sobre o tamanho do pelotão. Eu vou sempre lá e acho que na média as coisas funcionam bem. São mais alguns ciclistas sem noção e educação que geram alguns problemas, isso tanto da galera que está treinando como disse a Renata, como a galera recreativa que vezes ou outra ocupam a faixa toda porque priorizam conversar do que pedalar, as vezes em 3 pessoas em paralelo. Mas como disse, são coisas pontuais. O processo é de conscientização e baseado nessa informação, redução do tamanho dos pelotões. Parabéns pelo trabalho pessoal!
Renata, em momento algum você menciona o desrespeito ao limite de velocidade no local, infelizmente. Ciclovia não é local de speed, assim como velódromo não é lugar de passeio. Sei da falta de infraestrutura pra treino de velocidade, mas me parece que a segurança de todos se sobrepõe ao treino de alguns. Regras são regras e devem ser respeitadas. Qualquer velocidade acima de 20km/h (inclusive a 25 km/h, como a que você desenvolveu) está errada. Mais: quanto à USP, os ciclistas não foram "expulsos". A imprudência da turma do speed causou essa situação. Você acompanhou tudo e sabe disso.
Joel, tanto concordo com vc que vou estender mais um pouquinho, sobre respeitar os limites, inclusive o de velocidade .... Muitos que desenvolvem velocidades acima do permitido nas ciclovias, reclamam de excesso de velocidade nas estradas ( imagina uma moto "speed" ou um carro "fuçado" , andando a velocidades absurdas, enquanto os ciclistas ao lado, na marginal efetuando seus treinos ) ... ia dar choro essa conversa ... em suma, concordo com vc Joel, o respeito é para todos e todos podem se beneficiar dele.
Acho que a Renata "aliviou" um pouco nesse vídeo... São atitudes erradas, ponto. Não tem "mas isso", "mas aquilo"... Tá errado: - Acima de 20km/h: infração - pelotes acima de pessoas: infração - Desrespeitou o mais lento e mais vulnerável : infração! Não tem que passar pano... Sou ciclista, ando de Speed 3 a 4x por semana (90% das vezes na estrada) e acho que tá tudo errado nessa ciclovia!
Parabéns pela inteligência e saber o que falar,ter solução, triste mesmo e ainda ver comentário aqui expulsando quem anda de speed da ciclovia como se essa pessoa fosse dona do local,seja inteligente,tenha soluções e não apenas ficar julgando todo mundo.parabens Renata
Esses caras é chato demais e a Renato foi muito boazinha nas colocações, seria interessante liberar Interlagos (quando não tiver automobilismo) para treinamentos de velocidade, ou um acordo com a própria CPTM pro pessoal treinar de madrugada
O inconveniente do autódromo é ser privado ( ou quase isso ) já que tem pessoas cuidando e se responsabilizando pelos acontecimentos lá. Então, caso aconteça um acidente dentro o “autódromo” é diretamente responsável por isso. Ou seja, deixe que alguém treine na sua casa, se ele sofrer algo vc será responsabilizado por isso. Acho que da pra entender a ideia neh. Infelizmente
Minha filha largou a bicicletinha dela e não quer mais andar porque eu fiz a burrada de achar que nesse local minha família seria respeitada e defendida. Esses pelotões se acham no direito de dominar o local. Acredito que é uma questão de poder... o mesmo poder que o carro se sente quando está na rua. Ou seja, humanos são humanos e querem se posicionar sempre a frente do mais fraco... mesmo que esse fraco seja uma criança. Precisa colocar lombadas para tirar os "esportistas de desempenho"?
Ciclovia não é lugar de criança pequena, se tem 12 anos pra cima até consegue conviver pq desenvolve um pouco mais de velocidade, não sei se é o caso de sua filha. Pra mim é loucura levar crianças para a ciclovia, mesmo se não houvessem pelotões e todos andassem a 20km/h, ainda assim seria muita perigoso.
@@cadumgarcia O conceito não é tão absurdo, até porque eu já passei aperto por causa de criança na ciclovia, mesmo acompanhadas dos pais, crianças não tem a mínima noção, mudam de trajetória a todo momento o que de certo pode causar acidentes. Por isso acho que se a criança quer brincar de bicicleta, é melhor numa pracinha, rua sem saída ou até mesmo quintal de casa. Se já é um pouco maior, como disse, uns 12 anos, já não corre tanto risco
isso é balela. Ninguém vai pedalar preocupado em cuidar de ciclistas menos experientes, exceto no caso de estar acompanhado de um ciclista inexperiente. Agora, pedalar se preocupando com ciclistas menos experientes desconhecidos isso não existe na prática. Frase bonita porém nada realista.
@@mariocarmo9334 balela??? Balela porque não somos civilizados! Balela quando o motorista de carro/caminhão tem que se preocupar com o ciclista??? E muito ciclista se achando, quando na verdade é só mais um selvagem no trânsito.
Sou iniciante e já senti na pele muitas destas sensações, temos vários pelotões gigantes, passam te lambendo e salve-se quem puder.Não tinha ideia que a velocidade era limitada e ainda além de tudo que foi exposto ainda temos animais como as capivaras que entram na pista, gerando mais risco ainda.
Renata... mais uma vez perfeito o conteúdo do seu vídeo. Porém muito triste ver isso acontecer. Sou ciclista e treinava na USP por muitos anos até me mudar de São Paulo ano 2020. Treinei até enquanto pude na USP é triste de ver todos os relatos nos comentários sobre os abusos de muitos ciclistas dentro da Cidade Universitária e é a pura verdade. Muitos, para não dizer todos (e eu me incluo nisso) nunca davam preferência aos pedestres e sempre tinha confusão com os motoristas que por vezes também viriam a ser ciclista quando parasse o seu carro, sem contar os ônibus e os corredores de rua. Nunca passei um dia sequer sem ver uma confusão com qualquer um desses elementos que fazem parte do grupo mais frágil dessa cadeia(pedestre / Ciclista / esportista de corrida de rua). E aí por conta disso perdemos o direto de usar um local seguro por conta de nossas atitudes. Aí eu pergunto para todos aqui. Onde está a empatia? Porquê não se colocar no lugar do outro quando vão cometer esses absurdos... Hoje em dia nem consigo mais andar sem pensar no próximo e até mudei de modalidade. Migrei para MTB e fujo para as trilhas para não ser conivente com tudo isso. Coloco aqui minhas desculpas e vejo isso com olhos de que tristeza o momento que o ciclismo e a ciclo-mobilidade em São Paulo passa. Porém nada mais é do que um reflexo como sociedade que temos muito que aprender. Parabéns pela matéria Renata e Equipe.
Pedalo todo dia lá as 05:30 da manhã de MTB.....Eu sempre espero que eu seja ultrapassado, portanto vou no meu ritmo sempre na direita perto da faixa......Uns 3 segundos antes do pelotão te passar, você escuta aquele chiado coletivo chegando. O que faço? Nada, fico reto e firme na direita e deixo eles decidirem o que fazer pela minha esquerda. Tem que ter o bom senso tanto meu quanto de quem ultrapassa.
Ué? Se tem o regulamento de 20 km por hora como máxima e no máximo grupo de 6 pessoas... por que há excessões? Não deveria haver incentivo para se quebrar os regulamentos...
Frequento a ciclo ao menos 3 vezes por semana e em horários variados e existem ciclistas que treinam, ciclistas que passeiam e pelotões! se trata de uma questão de convivência e como a Renata bem colocou, o mais importante é o respeito entre os usuários e cabe a quem sabe mais, cuidar dos que sabem menos. estou bem no meio destes 2 grupos então sei bem oque é ser ultrapassado e ultrapassar o pessoal.uso com muito prazer este espaço.
Também estou pedalando 3 vezes por semana e uso do mesmo critério. Tem lugar pra todo mundo. Adoro ver alguém treino assim curto o ciclista que está passeando.
A Renata é uma ciclista experiente e fez um vídeo de quase nove minutos e meio que no final nos leva a concluir que usar essa ciclovia sendo uma ciclista inexperiente ou levar seu filho ou sua esposa para pedalar naquele local é simplesmente colocar em risco a vida dessas pessoas. É praticamente tão perigoso como tentar pedalar nas marginais, talvez até mais pois a quantidade de vezes que será ultrapassado por ciclistas velozes será muito grande. A hora que houver uma tragédia nessa ciclovia veremos quais providências serão tomadas. Isso vai acabar acontecendo. Detalhe, essa conversa de espelho retrovisor em bike por conta do código de trânsito é irrelevante. Quem criou essa lei foi algum deputado ou burocrata que seguramente nunca pedalou. Esse tipo de espelho simplesmente não funciona em bike. Nenhum modelo, posição, nada.
Interessante a sua observação, o vídeo dá a entender que crianças, mulher e ciclistas menos experientes convivem com pelotões em alta velocidade diariamente. Mas isso é uma meia verdade, pois os pelotões e pessoal que treina andam das 6:00 as 8:00 durante as semana e as pessoas que passeiam andam de final de semana a partir das 8:00 ( o grande volume) portanto a convivência nessa ciclovia é muito boa. Treino muito nela e também levo meus filhos e esposa e não vejo grandes problemas.
@@gabrielbastos5656 amigo, quem é ciclista de estrada, seja profissional ou amador, sabe perfeitamente que não se usa ciclovias para treino. Elas não são apropriadas para isso. Compartilhar uma ciclovia de mão dupla e estreita com pessoas que pedalam por lazer com pelotões de ciclistas andando em alta velocidade é pedir para que aconteça uma desgraça. Essas "finas" que a Renata mencionou ocorreram com ela que é muito experiente. Imagine isso com uma família com o pai, a mãe e uma criança de oito anos que mal se equilibra na bike.
Eu uso a Ciclovia para "Treinos" de lazer, com uma MTB 29. Sempre ando com um amigo e o nosso "Treino" é praticamente um passeio, onde podemos conversar e acumular km. Nossa responsabilidade é tomar cuidado com o mais lentos, crianças e a própria estrutura que limita a velocidade de forma segura. Os pelotões devem ter o mesmo pensamento, mas muitos andam aos Gritos, como se os mais lentos fossem um estorvo para eles. Cuidado é muito importante já quero bom senso não é algo comum.
Como educação é importante! Faz a pessoa adotar o bom senso em todas as situações. Toma decisões ponderadas, sem desespero. DIREÇÃO DEFENSIVA É O MAIS IMPORTANTE. É igual carro: Trafego sempre na direita deixando a esquerda livre. Há espaço para todos. Comprei um retrovisor e foi muito útil numa hora dessas. Uso a ciclo com frequência. Mas uma ideia boa poderia ser a de haver ciclovia nos dois lados do Rio. Ou aumentar a largura dessas vias onde for possível. Distribuiria melhor o volume de tráfego das bikes, não? Abraços, Renata. Obrigado pelo vídeo.
Sempre falo, quem está devagar mantém a linha, quem quer passar que espere e passe num lugar seguro. Muitos semi deuses não querem perder sua média no strava.
Respeito, consciência e bom senso, sempre foram boas alternativas!!! Renata, Parabéns pelo vídeo!!!
3 роки тому+41
Um ciclista que não respeita os mais lentos e inexperientes, não pode cobrar respeito dos motoristas nas ruas. Lamentável o que acontece na Marginal. Afinal, isso é uma Ciclovia ou um Velódromo !?!
No Rio de Janeiro temos as Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) onde treinamos entre 4 e 5:20 da manhã. São vias que ficam fechadas e restritas a quem de fato quer treinar. Não conheço São Paulo e não sei da estrutura mas seria interessante levar algo semelhante a frente. Salvo engano, temos essas áreas na Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo e Porto Maravilha (aos domingos).
Quem quer realmente treinar em pelotão deve ir para as estradas , pistas , não na ciclovia , já que são os galáticos deixem a ciclovia para os pebas kkkkk mas sério são muito sem noção rodar a 50km em uma ciclovia , aí cai e coloca a culpa no outro ...
O ciclista de estrada que treina de pelote em ciclovia está para o ciclismo como o jogador de airsoft está para o policial, essa que é a realidade. É só ver pelas barrigas e pelas pernas, todo mundo barrigudo e de perna fina. A pessoa se enfiar num pelotão estando com barriga eu já acho cúmulo, fazer pelotão de barrigudo em ciclovia não dá pra entender mesmo. Parem o video aos 2:57 e usem as setinhas "" pra ir passando frame a frame o pelote passando na esquerda, parece uma reunião dos vigilantes do peso. Ridículo.
@@CostaLara kkk ri demais. Mas é verdade, galera iniciante já quer começar com bike cara, e com isso se sente confiante para fazer manobras arriscadas. Não sei qual a saída pro pessoal do centro de SP que queira treinar, mas ciclovia não seria o caminho. O certo é fazer giro mesmo e evitar pelotões. É o que eu faço na ciclovia aqui no caminho para pegar estrada.
@@programadorBeta pra quem quer realmente treinar , tipo profissional , tem vários pelotões mano , os caras não tem é coragem para isso , tem pelotão do jokey , marginais na marginal , tem uma galera que treina diariamente e pesado aí , só acompanhar , o que não pode realmente é achar que ciclovia é pista de corrida ... Da pra dar umas forçadas da sim, mas você sozinho , não um pelotão vindo desenfreado kkkkk
O vídeo está excelente, como sempre, quase não cabe comentários! É o canal que mais gosto de seguir sobre o tema, porque justamente vai além das bicicletas, mas há pontos para se ressaltar: primeiramente, a própria legislação para o uso da ciclovia promove o seu descumprimento, pois como se autoriza o uso por pelotões se a velocidade máxima é de 20km/h? Segundo, como salientado no vídeo, à priori trata-se de uma via para transporte/locomoção e lazer, não para treinos desportivos de performance. Entretanto, todos nós sabemos da carência em estrutura de lazer e esporte que assola o país e quando há não é em número suficiente para atender o total da população, assim, compreendo a tentativa de se atender a todas as demandas por transporte, lazer e esporte por parte dos ciclistas, a meu ver, o que poderia contribuir para um uso seguro para todos é repensar e estipular mais pormenorizadamente horários e até mesmo alternância de dias para determinado uso e regras para que ciclistas possam usá-la independente da finalidade, seja para locomoção, lazer ou esporte, atentando-se, óbvio, pra finalidade primeira da ciclovia que é a locomoção urbana com segurança. E claro, dispor de fiscalização, infelizmente ainda somos uma sociedade que depende de fiscalização e sanções para que todos possam usufruir do bem público.
BOM dia, Renata verdade quase TD domingo vou lá,tem muito pelotão é um pouco perigoso com Ciclista que não tem malícia nem uma, tenho uma MTB,com coroinha passa mal, más é igual Vc fala precisamos ser Unidos,para TDS compartilhar a CICLOVIA com Respeito 😀🙏🙏👍🙌🙌💪🤝🚴🚴🚴🇧🇷
Os pelotões são bem conhecidos pelos alunos da USP. Todo mundo tem uma história de quase atropelamento. Tem que reformar o velódromo da USP e criar outros espaços para os ciclistas speed rodarem. Eles atrapalham os ciclistas e pedestres comuns.
Acredito que da para compartilhar havendo compreensão dos dois lados, e concordo com os horários de treinos, mas a turma que tiver passeando a lazer tentar sempre se manter a direita, e o pessoal de speed sempre ao ultrapassar diminuir a velocidade mesmo com a esquerda livre. Tbm sou a favor de todo ciclista utilizar retrovisores, pois ajuda muito ter uma visão mais ampla.
Eu entendo que a falta de locais seguros parar treino acaba levando a esse tipo de situação, mas se existem regras elas devem ser seguidas, se cobramos respeito devemos dar o exemplo
Excelente vídeo, eu costumo ir com minha esposa que não tem muita pericia, ela fica muito tensa, o pessoal do speed tem que respeitar as regras que não vem sendo respeitada.
Sou de Sorocaba e na minhas férias vou conhecer essa ciclovia, aqui na minha cidade Sorocaba tem mais de 100km de ciclovia mas não tem treino de pilotão de speed os espideiro curte mais asfalto pelo fato que as ciclovia cluzan cruzamento, mas pra mtb é show 🚴♂️💨🌪
Muito boa a matéria Renata. Muito válidas as informações . Estou morando a pouco tempo em são Paulo e estou me adaptando ao ritmo maluco das ciclovias. .......quando quiser fazer matérias pelos lados de campinas/Joaquim Egídio, será um prazer receber vcs......a estrutura para mountains bike aqui tá muito boa! E o speed tá crescendo muito por conta da popularidade que a avenida marque zoe vem ganhando !!!
Com certeza para passeio, já fui ciclista e tudo tem seu horário, que treinem num horário que não tenha o pessoal do passeio, ou não vai haver passeio nem treino, pois um atrapalha o outro
Boa noite Renata, sempre acompanho seus videos e parabéns!! Digo, penso e ajo como ciclista, pedestre e até mesmo motorista, penso que digo. "Em ter razão e evitar um acidente, evite!". Pois evitar é melhor que remediar... E novamente parabéns pelos videos e conteúdo compartilhado!
Passei o vídeo todo pensando... "Ainda bem que não moro em SP!" É uma cidade incrível. Incrível para o positivo e incrível para o negativo. Mas ainda bem que não moro lá!
A utilização da USP para treinos passou por este processo. Os pelotões foram ficando cada vez maiores, ocupando cada vez mais espaço. Daí para começarem a se sentir donos da via foi um pulo. Resultado: proibido ciclismo na USP. Não sou contra treinos. Mas acho que os grupos deveriam ser limitados, em numero, tamanho e horário. (Renata já explicou ai: 6 ciclistar no máximo. Acho bem razoavel)
Marcos pode vir pedalar ! !! Eu tenho 60 e estou pedalando sem problema algum ! Basta escolher um horário que a ciclovia esteja mais “tranquila “. Tem espaço para todos.
Também acho muito bonito uma ciclovia sendo intensamente usada. Sobre o título do vídeo, penso que as ciclovias são direcionadas para a todas as idades, mobilidade e lazer. Então, ciclistas que buscam altas velocidades, devem procurar as estradas.
Os pelotões se acham donos da ciclovia, e se acham profissionais tbm, kkkkkkkkkk.... Eles acabaram com a ciclovia, só falta colocar buzina de moto nas bikes e vir buzinando pra sair do corredor..... destruíram um dos poucos lugares de lazer na cidade
É muito mimimimi 🤣🚴 chorar demais 🤣 quer passear? Vai no parque do povo ou Ibiraquera ou vila lobos ...QUER PASSEAR NA CICLOVIA... me poupe nos poupe 🤣 SAIR DA FRENTE QUE BONDE TÁ PASSANDO 🚴👌🏻
Sou aspirante a "Spideiro" e pedalo solo pelo ABC, quase todo domingo eu pedalo com tudo que tenho até São Caetano, e pedalo tranquilo apreciando a grande area isolada para ciclistas e corredores. O mesmo respeito que queremos na rua precisamos dar para os iniciantes e mais lentos.
Eu pedalei domingo retrasado e tinham vários pelotões e muito rápidos ... eu pedalo devagar (iniciante), não tive medo, mas foi difícil conseguir passar para o outro lado para subir a pte do parque do povo ... honestamente, estou receosa de usar novamente esta ciclovia ...
A preferencia é de quem está mais lento ou devagar ! isso no mundo todo ! quem vem por trás tem como recomendaçao de segurança avisar que estará ultrapassando (em caso de acidente o de trás é o culpado). Aqui na alemanha por lei as bicicletas precisam um sinalizador sonoro posicionado no guidom . Todos tem o direito em transitar no centro da via ciclistica e na velocidade que queira, todavia, ao ouvir o sinal sonoro de quem vem por trás, é "recomendado" ao ciclista da frente ceder 20 cm para que o que vem atrás ultrapasse pela esquerda nunca menor que uma distancia de 50cm entre eles ao ultrapassar. Minha filha de sete anos agora está na segunda série da escola elementar e já está aprendendo nos exercícios na aula de leitura noçoes básicas de como pedestres e ciclistas devem se comportar no transito e seus direitos básicos entre eles e o transito de carros e etc ... ( aprendi que o pedestre só deve atravessar na faixa de pedestres qndo os carros primeiro pararem. Eu agia como estúpido, chegava e ja ia atravessando... hahaha ) Acho que no Brasil falta alguem que escreva uma cartilha esclarecedora sobre leis, preferencias, bom senso e recomendaçoes dentre ciclistas com cilcistas e pedestres. Porque também é um dever evitar acidentes mesmo que vc esteja na posiçao correta ! Quem quer usar a via para treinar tem esse direito sim, porém, deve arcar com as consequencias em caso de acidente. E näo tem o direito de reclamar caso cair por causa de alguém mais lento. Pelo menos é assim que funciona aqui na Europa . No caso de um pedestre invadir a ciclovia e houver acidente a culpa é do "pedestre que invadiu", que terá que pagar o prejuizo se haver com o ciclista algum dano físico ou material ( um óculos de grau muito caro ou se quebrar os dentes por exemplo ) Mesmo que hajam leis o bom senso e visao defenciva sempre é a melhor via para que todos fiquem bem. Infelizmente no transito o Brasileiro tem a mania de ser apressadinho que näo sabe esperar por nada e ninguém, näo quer perder nem um segundo para nada, näo gosta de usar os freios e quer sempre passar tirando finas ! ( Fato ) se acham os donos da estrada ! ( a maioria ) Mas se dúvida nesses últimos dez anos o Brasil (principalmente SP ) evoluiu muuuuuuito !!! Um abraço querida Renata )) boa matéria parabéns !
Show esse vídeo!! Aqui em Belo Horizonte - MG, acontece isso na Lagoa da Pampulha! Sempre há problemas por causa de compartilhamento da ciclo faixa e ciclovia. Já é difícil "dividir" espaço com os carros que transitam na região... precisamos aumentar a convivência sadia entre as bikes!! #BikeÉLegal
Comecei a pedalar a pouco tempo...sempre tive a visão que a ciclovia deve ser preferência a quem está usando apenas para deslocament, passeio...ou seja, quem não está preocupado com velocidade, então quando treino não uso ciclovia, sei que pode ser mais arriscado para mim, mas os lugares afastados do centro da cidade, uso pistas longas e BR,s
Eu sou road biker, atualmente moro no Canadá, mas vivi por 20 anos em São Paulo e sempre utilizei a infraestrutura da ciclopapivara, tanto para um treino quando para locomoção para o trabalho (morava ali perto, no Jaguaré e trabalhava na Av. Paulista). Pessoalmente, quando eu "treinava" pela ciclocapivara, eu sempre dava preferencia pra quem estava mais lento, mas eu já ia para lá com o objetivo de treinar "retomadas", então ficava mais fácil. Sinceramente eu sempre achei que ciclocapivara deveria ser mais para a família e menos para nós road bikers. Quando eu queria treinar fundamentos relacionados à road bike eu ia para o Rodovia dos Romeiros, a ciclocapivara nem nos dá o terreno adequado pois é praticamente plana e sem curvas. Enfim... já chega os motoristas odiando os ciclistas... não pode acontecer de ciclistas odiando ciclistas, não importa a modalidade.
Concordo em numero gênero e grau. Tem lugar para todos. Particularmente acho que quem quer passear tem mais opções. Não entendo pq estão reclamando tanto.
Gosto muito da ciclovia. Na minha opinião deveria liberar alguns horários pro pessoal treinar ( primeiros horários nos dias de semana ) e colocar as regras nas entradas da ciclovia. Quanto a limitação de velocidade, quem pedala na ciclovia a favor do vento sabe que 20km/h é difícil de manter, as regras tem que ter bom senso. A prefeitura poderia liberar o autódromo para o pessoal que treina quando este não tem evento, quem sabe até cobrando uma taxa para utilização ou com patrocinadores.
Renata seria muito legal também se o governo estadual e a prefeitura arrumasse a outra margem, hoje mesmo pedalei la e o espaço até a ponte estaiada está ótimo! Mas a outra margem é "abandonada".
3 роки тому+1
É a famosa Faixa de Gaza... quem pedala por aqui sabe... Seria muito bom mesmo ter esse espaço seguro e com a mesma estrutura do restante da CV.
Ciclismo, Cicloturismo e "Ciclopasseio" estão em evolução no Brasil. Em São Paulo, é maravilhoso ver o crescimento, mesmo que lento, da infraestrutura e o aumento significativo do número de pessoas praticando as "pedaladas". Natural que a evolução traga mudanças de comportamento e os problemas comecem a aparecer. Lendo os comentários percebo que é unânime a reclamação quanto a conduta dos ciclistas, em especial daqueles de Estrada, sendo que estes devem ficar atentos às mudanças e respeitar a 'massa' que está vindo por aí para não se tornarem alvos negativos, pois acho que esta ideia não é legal. A ciclovia continuará sendo usada para "treino" e para "passeio", em pelotão, em família, em bloco, em grupo, etc etc. Ninguém mudará, espero que apenas o comportamento. Respeito é a palavra. Não podemos perder a oportunidade de "EDUCAR" e melhorar a forma de pedalar, servindo isto para os "atletas" e "iniciantes". Eu pedalo há algum tempo, e não tenho categoria eletiva. Renata Falzoni é líder e forma opiniões, e tem meu respeito. Bora pedalar com segurança, respeito e bom comportamento!!
Sou muito fã do teu trabalho mas desta vez vc ficou em cima do muro. Claramente não quis se queimar com os ciclistas dos pelotões. Se o limite máximo estabelecido é de 20km h é obvio que não é destinado a treinamento de bikes speed.
Concordo. Tem que se posicionar. Esse pessoal de speed, com bikes que as vezes custam 80 mil reais, acham que possuem direitos máximos e deveres mínimos. Isso é sistêmico, eram (e ainda são) assim na USP e são na ciclovia do rio Pinheiros. Na verdade, eles só reproduzem em cima da bike o que são como seres humanos, egoista. Imagina como eles se comportam ao volante?
Voltei a pedalar MTB a três anos atrás depois de 22 anos longe do pedal, todo empolgado cumprimentava todos que encontrava pelo caminho, mas aí começei perceber que a 'elite' os speedeiros quase todos não respondem!!! afinal não querem se misturar, não podem perder tempo... estão 'treinando'!!! para o que é que não se sabe pois aqui não tem campeonatos nem nada!!! somente uma questão de educação... o cumprimento.
Tive a mesma sensação ao voltar pedalar depois de 26 anos. Me sentia muito feliz cumprimentando todos os ciclistas que encontrava..kkk. Ando de MTB e as vezes vou pra estrada com ela mesmo. Os ciclistas que estão de speed, e me cumprimentam, imagino que tem uma MTB em casa..rs, e só estão na estrada pra fazer um treino. Os demais, são os speedeiros, um bando de "marcriado".
@@raphaelmoitinhoQuando estou com meu jeep, cumprimento outros jipeiros. Quando estou com meu Fusca, cumprimento outros fusqueiros. Quando estou na minha moto de estrada, cumprimento outros estradeiros. Quando estou na minha moto de trilha, cumprimento outros trilheiros. Quando estou no meu cavalo, cumprimento outros cavaleiros. Quando estou na minha bike, cumprimento outros ciclistas. Quando estou no meu carro do dia a dia com pressa no trânsito da cidade grande, mesmo sendo incomum alguém me cumprimentar, devolvo a gentileza. Se você encontrar um irmão da sua religião, você cumprimenta? Eu cumprimento! Estou citando situação que não são do dia a dia, onde se encontram pessoas de mesma tribo, costumes, gostos, religiões, entenda como quiser. São situações esporádicas de encontros incomuns, aí vem você me perguntar de situações do dia a dia??? Cada um é um, e a gentileza não é pra qualquer um!
Aqui no RJ existe a área de proteção a ciclista competitivo no aterro as 4:00 h até as 5:30 da manhã. Também domingo existe uma área fechada para treinamento de ciclismo competitivo. Na volta para casa as vezes passo pelo aterro ou uso a ciclovia. Mas sempre que estou na ciclovia ou aterro a velocidade é sempre abaixo do limite da ciclovia. Talvez os ciclistas da Pinheiros devessem se unir para um horário matutino específico onde não existam os ciclistas regulares.
podemos falar um monte do Rio mas se tem uma coisa que eles dão surra de pau mole nos paulista é a vocação esportiva. Aqui em SP parece que se tú não produz grana num escritório tú é um vagabundo, esporte não é levado à sério (vide a última do complexo do Ibirapuera)
É bom cortar na própria carne, mas sinto que a Renata aliviou: queria que ela fosse tão incisiva com seus amiguinhos de bikes de 5k+ quanto é em relação aos motoristas de carros.
Amo a Renata mas... Concordo! Aliviaram MUITO! São infrações atrás de infrações... Não tem justificativa.. "ai... Mas não tem espaço pra eu treinar" Essa história do "meu treino" e "ego do Strava" envenenam as pessoas... 99,9999% das pessoas que ficam de fifi com "ai.... Meu treino", nunca participaram e nunca irão participar de uma prova de ciclismo... Quanto mais viver disso... Não justifica. Então, desçam dos seus pedestais, diminuam a velocidade, deixem as pessoas curtir... Vão para as estradas!
Só complementando...."5k+" Eram as bikes dessa galera 15 anos atrás... Hoje em dia facilmente estamos falando de 20k ou 30k+ para grande parte desse pessoal...Quem tem esse tipo de cash, pode pagar "escolta" e ir pra estrada (muitos já fazem isso. Passam por mim nas estradas de vez em quando)
Concordo. E na minha opiniao, quem quer treinar forte nao pode fazer isso na ciclovia. Tem muita gente que usa a ciclovia para ir ao trabalho, tem crianças pedalando, turistas... Os amiguinhos da Renata não tem bike de 5K, deve ter bike de 50K ou até mais aí nesse meio.
Quem anda a 45km/h numa ciclovia dessa apinhada de família num final de semana é tão criminoso quanto o motorista que dá a "fina educativa". Tá tendo uma série de incidentes com cada vez mais gravidade, vai ter que morrer alguém para algo ser feito?
Quando eu me locomovia dentro da USP pra ir até minhas aulas presenciei muita merda sendo feita por ciclistas (não querendo julgar, mas a maioria em pelotões de speed), atropelamentos, tretas com carros, etc. Por causa disso proibiram o fluxo de ciclistas treinando durante o dia, só podiam andar alguns dias da semana e até no máximo 6:30 da manhã, com identificação e tudo mais. Falta muito bom senso no brasileiro, seja ele motorista, ciclista ou pedestre
@@IgorFerro1 o desrespeito naquele espaço com os alunos, professores e pessoal que faz a USP funcionar era flagrante. É igual comprar uma Ferrari e querer andar a 200km/h porque tem uma competição, não pode. Falta respeito dos "atletas"
Eles andam há 70....80.....eu vi, e lá no final da pista eles param e ficam mostrando velocímetro um pro outro, aqui deu 78… aqui deu 80.....é horrível andar nessa ciclovia, e se vc parar pra tomar uma água, eles passam reclamando, " Ae parou aí ...aí não né"..... Kkkkkkkkkkkkkk.....cansei dessa ciclovia, me desculpa a expressão, mas virou um lixo de lugar, deveria efetivar ali um corredor de moto, ao menos sabíamos q o intuito que é correr.....
Olá Renata! Admiro muito tua pessoa e curto teus vídeos...mas não concordo com tuas colocações nesse particular...ciclovia é para deslocamento e passeio APENAS, com limite de velocidade estabelecido por LEI. Se faltam locais para treino, os profissionais devem solicitar ambiente próprio para isso! Essas tuas colocações estariam justificando quem faz racha de carros nas ruas... Um abraço!
Exatamente o que penso, ciclovia não é lugar para treino de velocidade e não tem que ter desculpa pra isso. Se não vai poder fazer racha na rua por que não tem lugar adequado também. Não ter segurança no trânsito por desrespeito dos motoristas não é desculpa para ir em uma ciclovia e fazer a mesma coisa com quem ta passeando ou indo pro trabalho.
Sou de Pernambuco 🌵 Onde eu moro recentemente fizeram algunha ciclo faixas muita das vezes, tenho que jogar na faixa da direita pra livras alguém que está caminhando na faixa,e é muito perigoso pra mim e a pessoa que está na faixa.
Eu fico pensando, porque o pelotões foram expulsos da Cidade Universitária? Muito provavelmente pela falta de respeito desses ciclistas e pela segurança dos mais fracos. Sabe o que vai acontecer quando um acidente grave for gerado por esses pelotões? O governo vai colocar uma lombada, vulgo quebra-roda, a cada 200m e acaba com a brincadeira desses pelotões que buscam velocidade, garantindo a segurança daquele que busca o lazer e se transportar.
@@alexandrepohlmann7490 a gente busca a ciclovia para ter mais segurança e fugir um pouco dos carros...é agora a ciclovia passa a não ser seguro tb por conta dos speedeiros...irônico pra não dizer trágico
@@alexandrepohlmann7490 tinha uma página de humor no facebook dos alunos da usp chamada "eu odeio os ciclistas de speed da usp" haha minha irma estuda la e detesta pq sofria pra atravessar as vias por onde eles treinavam, mesmo na faixa de pedestre os caras não respeitavam e até xingavam quem tentava
Eu estudei na USP até 2018 e posso afirmar que muitos deles colocavam a vida dos pedestres em risco. A relação era muito conflituosa, sendo a USP lotada de pedestre e os pelotões eram hostis aos demais transeuntes.
Pedalei ontem, um domingo por lá. Tinha bastante gente, alguns andando rápido mas nenhum pelotão de malucos pedalando à 50 km/h. Estava bom para pedalar porém é complicado aguentar o cheiro do rio Pinheiros. Fiz apenas uma ida e volta na ciclovia precisei sair. O cheiro já estava impregnando em mim e me fazendo até passar mal. O pior é que não tem muito o que fazer a respeito.
Sempre que acontece um acidente carro x bike vejo as pessoas "demonizando" os carros e eu Sempre digo "A culpa é do condutor, não do veículo" Aqui, tanto no vídeo quanto nos comentários vejo ciclistas que se portam exatamente como os tão odiados motoristas De um lado os que se acham donos do espaço, os fodões e estão se lixando para os outros De outro, aqueles que na rua exigem espaço mas na ciclovia não querem compartilhar Enquanto não houver educação e conciencia por parte de TODOS vamos viver essa "guerra"
Em minha humilde opinião a preferência é a utilização do dia-a-dia, de seu uso utilitário, como via de transporte para aqueles utilizam a bike para se locomover ao trabalho e para casa e também para o lazer. Pode ser usada para treino mas com parcimônia e RESPEITO aos demais, a via não foi construída com intuito para treino, temos famílias com crianças rodando por alí, tem aprendendo a andar de bike por alí. Temos que incentivar a prática e o uso da via. O respeito que os ciclistas exigem dos veículos motorizados e de maior porte, deve ser dado primeiro pelos próprios ciclistas com os pedestres e entre os próprios ciclistas, inclusive com os iniciantes, às crianças e às famílias que ali circulam.
Domingo passado sofri uma queda na Estrada Velha (Rodovia Caminho do Mar) devido a uma ultrapassagem milimétrica de um ciclista de estrada pela minha esquerda, enquanto eu abria espaço à minha direita para passar por três crianças que caminhavam no acostamento. Resultado: duas costelas quebradas e 60 dias sem pedalar.
PS: as crianças me ofereceram ajuda, mas o marmanjo que causou o acidente não parou, continou a pedalar e me deixou caído no chão gritando de dor.
Impressionante como tem gente maldosa e sem noção nesse mundo. Que absurdo essa história!
pois é, eles mesmos não respeitam e querem ser respeitados pelos motoristas
Na cidade em que moro as ciclovias são recentes. Estamos aprendendo a usá-las. Ha muitos pedestres e corredores. No início fiquei bem contrariado com esses intrusos. Atualmente penso que é preciso ter tolerância.A população está sedenta por caminhar e correr em lugares nivelados e seguros, longe dos riscos que os veículos automotores representam. Essas máquinas de alta velocidade nos deixaram egoístas. As bicicletas e as caminhadas nos humanizam. Precisamos praticar o respeito e a tolerância.
A alguns domingos atrás levei minha namorada para conhecer a ciclofaixa, claro que ela ficou encantada com a estrutura que ela nem imaginava ter ali, porém, ela foi vítima da arrogância de um ciclista "PRO" por ela ter feito ele diminuir sua velocidade. Sendo que a velocidade é de 20k conforme mencionado no vídeo e que consta nas regras de conduta afixados nos acessos, nela tbm diz que são proibidos treinos aos domingos. Fico imaginando se um peba como eu invadisse um local exclusivo de treino como seria a reação dos atletas. Pode sim haver convivência mas não concordo com a atitude de alguns que possuem esse sentimento de dono da ciclovia.
A Renata foi perfeita nos comentários!
Exatamente isso, passei pelo mesmo problema, algo precisa ser feito ali urgente, esses "profissionais" de ciclovia acabaram com um dos poucos lugares de diversão na cidade
Acho que sorvai acabar essa arrogância dos profissionais de ciclovia quando forem retrucamos a altura quando derem seus ataques de chiliques.
Mano, do jeito que sou jogava na cara desse otário as regras do local só pra lembrar ao desavisado. Nessas horas é necessário se impor.
Agora deu vontade de pedalar aí só pra dar um enquadrada nesses otarios. Eles que aluguem uma pista pra ir treinar
Não concordo com convivência entre ambos por justamente isso, não se respeitarão. Ainda tem a arrogância dos pelotão que num caso como esse são como gangues. Nada diferente de um coletivo desse fazendo arrastão da tranquilidade de um momento de lazer.
Sempre pedalo em rodovia (Bandeirantes) Hortolândia - Piracicaba, e sempre passam por mim os pelotões de Speed eles aqui usam apitos para nós avisar e assim abrir caminho para eles , é um show a organização do pessoal!!! Valeu Renata,curto demais seus vídeos!!!
Como o nome diz é ciclovia e não é velódromo ou pista. Aqui na minha cidade tbm tem "spideiros" correndo e cortando as famílias com crianças e até com idosos como eu na ciclofaixa e ciclovias. Morei cinco anos no Japão em quatro cidades diferentes e só usava a bike, NUNCA vi pelotão treinando em ciclovias.
Ridículo esses spidero, vontade que dá é de dar um totó pro lado ou encher as vias de obstáculos só ora ver a merda
Se houvesse no mínimo respeito por parte das pessoas, cada um andaria onde lhe é destinado.
A prioridade do Japão é a educação .
Ciclovia também não e parque.
São um monte de idiotas, querem andar a 40 km/h desrespeitando a quem está ali passeando com a família, mas na rodovia se faz de coitados querendo ser respeitados pelos caminhões.
Como sempre, um excelente vídeo educativo. Só gostaria de acrescentar que ciclovia é via de trânsito regulada primeiro pelo Código de Trânsito. Portanto, independentemente do número de ciclistas do pelotão, quem estiver circulando acima da velocidade permitida para a ciclovia estará cometendo uma infração de trânsito, prevista no Código de Trânsito inclusive, e será o responsável por eventuais acidentes que causar a outros ciclistas que estiverem respeitando a velocidade.
isso não funciona no transito, acha que vai funcionar na ciclo via?
@@EvandroLima6 sim, se houver testemunhas na ciclovia que tenham visto que quem causou o acidente estava correndo
@@Iam-mg9tn se alguém precisar de testemunha me chama.
@@EvandroLima6 normalmente a probabilidade de um pelotão que anda numa ciclovia acima da velocidade permitida para a ciclovia causar um acidente com ciclistas que andam em velocidade menor aumenta com a maior quantidade de ciclistas na ciclovia, então provavelmente não vão precisar do seu testemunho....
@@Iam-mg9tn seu usuário e resposta ja me fizeram imaginar você fantasiado na ciclovia.
Fui com minha esposa e meu filho (7 anos) neste domingo (27/06/2021) e o passeio foi muito tranquilo e muito divertido. Pegamos o começo da ciclovia (em Interlagos, próximo das 15h) e pedalamos até a ponte transamérica. Fomos ultrapassados por todos... rss (somos muitoooo amadores nisso), mas sempre nos respeitaram. Em nenhum momento me senti inseguro, mesmo com alguns ciclistas passando em alta velocidade. Instruímos o filhote a andar sempre mais para o cantinho da faixa... De vez em quando ele obviamente saia da linha, mas os outros ciclistas simplesmente desviaram dele, sem nenhuma reclamação ou xingamento. Em um certo momento de parada para hidratação, havia um pelotão "pró" também parado. Eles ficaram conversando com meu filho e o incentivando a praticar esporte. Foi um momento bem legal... Não sei como é de dia de semana, mas finais de semana, podem ir sim com a família... Aproveitamos para tirar fotos das Capivaras, Patos, Gaviões e Gaivotas. Acho que com bom senso e respeito ao próximo (e as leis), é um lugar que pode ser curtido por todos.
Só tenho uma coisa a dizer para este vídeo.
“PERFEITO”
PRUDÊNCIA E EDUCAÇÃO AO TRANSITAR NA CICLOVIA TAMBÉM CONTA MUUUUITO ....
No começo do vídeo foi falado a velocidade máxima permitida. Ponto. Fim do assunto. Depois querem falar dos carros.
quem tem a mentalidade de disputa ao invés de compartilhamento vai sempre agir igual, seja com um guidão ou com um volante na mão
Não quero tirar a razão do seu argumento principal, mas preciso lembrar que carros são muito mais perigosos pelo tamanho vs velocidade.
Todas eu passo na ponte Pinheiros manhã eu vejo pelotão passando nessa ciclovia linda fico admirando
Muito bom!!!!
Pedalo lá bastante!!!!
Uso muito o retrovisor de capacete. Ajuda muito a acompanhar quem vem atrás sem ter que olhar pra baixo num retrovisor de guidão ou olhar ligeiramente pra trás.
Excelente vídeo, parabéns. Essa relação de velocidade é interessante, inclusive nas ciclovias onde não há treinos de speed.Eu uso bastante a ciclovia da Av. Jabaquara e Indianópolis e observo a necessidade de respeitar a velocidade do mais lento, pois, eles tem o direito de usar a ciclovia e não são obrigado a andar no meu ritmo. As vezes, qdo estou com muita pressa, eu ando na primeira faixa da via na velocidade parea dos carros (45~55km/h) Fico feliz pq cada vez mais vejo pessoas diversas usando a ciclovia (idosos, mulheres), enfim, há espaço pra todo mundo.
Sou ciclista, ando (de vez em qdo, qdo preciso) na ciclovia e o desrespeito dos "pelotes" com os próprios ciclistas está cada vez maior... Vide o aumento dos acidentes na ciclo da marginal.... Triste de ver.... Não são todos mas, a Impressão que dá é que cada vez mais os "treinos" dos pelotes estão refletindo a própria violência dos carros no trânsito de São Paulo. Irônico e trágico!
Perfeito! O ciclista de velocidade, por ser mais forte, se acha no direito de tomar à força o espaço que deveria ser compartilhado. O ciclista não passa de humano, no bom português, quer poder e faz cagada quando pode.
Fico realmente muito triste e chateado com essa situação ver ciclistas, desrespeitando ciclistas.... Sou de Campinas gostaria muito de ir pedalar ali. Mas vendo isso fico profundamente chateado.
Depois ficam choramingando quando caem em uma rodovia e os carros agem da mesma forma que eles hehehehe
O mesma pessoa que é idiota no carro, vai ser idiota na bicicleta. Na ciclovia tem um espirito de racha bem burro e perigoso, espero que isso não acabe levando para mais restrições como na USP. Final de semana deviam proibir mesmo por causa do número de crianças e o perfil mais de lazer, mas acho fundamental educar antes disso, conversar com quem organiza treinos.
não eh a toa que esse pessoal foi expulso da USP, esperando só o dia que eles vão ser expulsos da marginal
Eu uso a ciclovia do rio Pinheiros para minha atividade física, não sou speedeiro. Acho que com bom senso dá pra todo mundo tirar proveito. Eu mesmo pedalo nos bordos da pista e não faço movimentação sem olhar quem vem atrás. Acho importante ter um espaço na cidade pra quem quer treinar ciclismo de estrada, nunca me senti desrespeitado lá, no entanto, realmente, pelotões grandes intimidam.
Bike é Legal é uma das maiores referência sobre a bicicleta no Brasil pra mim. Trabalho maravilhoso de registro desse movimento.
Usei nesse final de semana como já fiz outras oportunidades a ciclofaixa da marginal desse lado mais usado acho que a convivência está mais organizado ,ouvir esquerda é aviso que será ultrapassado . já vi acidente na saída/entrada na passarela ,choque de ciclotriatlo com 2 iniciante com bike dupla tandem,fora é show.
Com jeitinho e cidadania há espaço para todos
Não sabia essa informação sobre o tamanho do pelotão. Eu vou sempre lá e acho que na média as coisas funcionam bem. São mais alguns ciclistas sem noção e educação que geram alguns problemas, isso tanto da galera que está treinando como disse a Renata, como a galera recreativa que vezes ou outra ocupam a faixa toda porque priorizam conversar do que pedalar, as vezes em 3 pessoas em paralelo. Mas como disse, são coisas pontuais. O processo é de conscientização e baseado nessa informação, redução do tamanho dos pelotões. Parabéns pelo trabalho pessoal!
Renata, em momento algum você menciona o desrespeito ao limite de velocidade no local, infelizmente. Ciclovia não é local de speed, assim como velódromo não é lugar de passeio. Sei da falta de infraestrutura pra treino de velocidade, mas me parece que a segurança de todos se sobrepõe ao treino de alguns. Regras são regras e devem ser respeitadas. Qualquer velocidade acima de 20km/h (inclusive a 25 km/h, como a que você desenvolveu) está errada.
Mais: quanto à USP, os ciclistas não foram "expulsos". A imprudência da turma do speed causou essa situação. Você acompanhou tudo e sabe disso.
Andar acima de 20 clipado é pedir para se acidentar ou causar um.
Joel, tanto concordo com vc que vou estender mais um pouquinho, sobre respeitar os limites, inclusive o de velocidade .... Muitos que desenvolvem velocidades acima do permitido nas ciclovias, reclamam de excesso de velocidade nas estradas ( imagina uma moto "speed" ou um carro "fuçado" , andando a velocidades absurdas, enquanto os ciclistas ao lado, na marginal efetuando seus treinos ) ... ia dar choro essa conversa ... em suma, concordo com vc Joel, o respeito é para todos e todos podem se beneficiar dele.
Acho que a Renata "aliviou" um pouco nesse vídeo... São atitudes erradas, ponto. Não tem "mas isso", "mas aquilo"... Tá errado:
- Acima de 20km/h: infração
- pelotes acima de pessoas: infração
- Desrespeitou o mais lento e mais vulnerável : infração!
Não tem que passar pano...
Sou ciclista, ando de Speed 3 a 4x por semana (90% das vezes na estrada) e acho que tá tudo errado nessa ciclovia!
o único comentário de bom senso
Ótimo comentário.
Parabéns pela inteligência e saber o que falar,ter solução, triste mesmo e ainda ver comentário aqui expulsando quem anda de speed da ciclovia como se essa pessoa fosse dona do local,seja inteligente,tenha soluções e não apenas ficar julgando todo mundo.parabens Renata
Esses caras é chato demais e a Renato foi muito boazinha nas colocações, seria interessante liberar Interlagos (quando não tiver automobilismo) para treinamentos de velocidade, ou um acordo com a própria CPTM pro pessoal treinar de madrugada
O inconveniente do autódromo é ser privado ( ou quase isso ) já que tem pessoas cuidando e se responsabilizando pelos acontecimentos lá. Então, caso aconteça um acidente dentro o “autódromo” é diretamente responsável por isso. Ou seja, deixe que alguém treine na sua casa, se ele sofrer algo vc será responsabilizado por isso. Acho que da pra entender a ideia neh. Infelizmente
Minha filha largou a bicicletinha dela e não quer mais andar porque eu fiz a burrada de achar que nesse local minha família seria respeitada e defendida. Esses pelotões se acham no direito de dominar o local. Acredito que é uma questão de poder... o mesmo poder que o carro se sente quando está na rua. Ou seja, humanos são humanos e querem se posicionar sempre a frente do mais fraco... mesmo que esse fraco seja uma criança. Precisa colocar lombadas para tirar os "esportistas de desempenho"?
Na verdade, essa parece uma ótima ideia. Lombadas, valetas e umas tartarugas devem resolver essa galera. Hahahaha
Perfeita analogia com o carro
Ciclovia não é lugar de criança pequena, se tem 12 anos pra cima até consegue conviver pq desenvolve um pouco mais de velocidade, não sei se é o caso de sua filha.
Pra mim é loucura levar crianças para a ciclovia, mesmo se não houvessem pelotões e todos andassem a 20km/h, ainda assim seria muita perigoso.
@@gui_landi absurdo esse seu conceito, ciclovia existe pra ser segura, eu não levo minha filha com medo dos pelotoes mas não devia ser assim
@@cadumgarcia O conceito não é tão absurdo, até porque eu já passei aperto por causa de criança na ciclovia, mesmo acompanhadas dos pais, crianças não tem a mínima noção, mudam de trajetória a todo momento o que de certo pode causar acidentes.
Por isso acho que se a criança quer brincar de bicicleta, é melhor numa pracinha, rua sem saída ou até mesmo quintal de casa.
Se já é um pouco maior, como disse, uns 12 anos, já não corre tanto risco
vale lembrar q o mais experiente deve sempre cuidar do menos experiente!
isso é balela. Ninguém vai pedalar preocupado em cuidar de ciclistas menos experientes, exceto no caso de estar acompanhado de um ciclista inexperiente. Agora, pedalar se preocupando com ciclistas menos experientes desconhecidos isso não existe na prática. Frase bonita porém nada realista.
🚧Mas seria prudente treinar antes de entrar no meio da turma que roda mais rápido né fica a dica😉🚧
@@mariocarmo9334 balela??? Balela porque não somos civilizados!
Balela quando o motorista de carro/caminhão tem que se preocupar com o ciclista???
E muito ciclista se achando, quando na verdade é só mais um selvagem no trânsito.
@@mariocarmo9334 disse tudo
@@mariocarmo9334 Só mostra a realidade do brasileiro. Representou bem a ignorância, intolerância e egoísmo dessa turma dita "pró".
Sou iniciante e já senti na pele muitas destas sensações, temos vários pelotões gigantes, passam te lambendo e salve-se quem puder.Não tinha ideia que a velocidade era limitada e ainda além de tudo que foi exposto ainda temos animais como as capivaras que entram na pista, gerando mais risco ainda.
Renata... mais uma vez perfeito o conteúdo do seu vídeo. Porém muito triste ver isso acontecer. Sou ciclista e treinava na USP por muitos anos até me mudar de São Paulo ano 2020. Treinei até enquanto pude na USP é triste de ver todos os relatos nos comentários sobre os abusos de muitos ciclistas dentro da Cidade Universitária e é a pura verdade. Muitos, para não dizer todos (e eu me incluo nisso) nunca davam preferência aos pedestres e sempre tinha confusão com os motoristas que por vezes também viriam a ser ciclista quando parasse o seu carro, sem contar os ônibus e os corredores de rua. Nunca passei um dia sequer sem ver uma confusão com qualquer um desses elementos que fazem parte do grupo mais frágil dessa cadeia(pedestre / Ciclista / esportista de corrida de rua). E aí por conta disso perdemos o direto de usar um local seguro por conta de nossas atitudes. Aí eu pergunto para todos aqui. Onde está a empatia? Porquê não se colocar no lugar do outro quando vão cometer esses absurdos... Hoje em dia nem consigo mais andar sem pensar no próximo e até mudei de modalidade. Migrei para MTB e fujo para as trilhas para não ser conivente com tudo isso.
Coloco aqui minhas desculpas e vejo isso com olhos de que tristeza o momento que o ciclismo e a ciclo-mobilidade em São Paulo passa. Porém nada mais é do que um reflexo como sociedade que temos muito que aprender.
Parabéns pela matéria Renata e Equipe.
Importante mencionar também que os pelotes estavam emporcalhando as colmeias. Até caso de segurança de speeder bater em funcionário da USP teve.
Pedalo todo dia lá as 05:30 da manhã de MTB.....Eu sempre espero que eu seja ultrapassado, portanto vou no meu ritmo sempre na direita perto da faixa......Uns 3 segundos antes do pelotão te passar, você escuta aquele chiado coletivo chegando. O que faço? Nada, fico reto e firme na direita e deixo eles decidirem o que fazer pela minha esquerda. Tem que ter o bom senso tanto meu quanto de quem ultrapassa.
Ué? Se tem o regulamento de 20 km por hora como máxima e no máximo grupo de 6 pessoas... por que há excessões? Não deveria haver incentivo para se quebrar os regulamentos...
Frequento a ciclo ao menos 3 vezes por semana e em horários variados e existem ciclistas que treinam, ciclistas que passeiam e pelotões! se trata de uma questão de convivência e como a Renata bem colocou, o mais importante é o respeito entre os usuários e cabe a quem sabe mais, cuidar dos que sabem menos. estou bem no meio destes 2 grupos então sei bem oque é ser ultrapassado e ultrapassar o pessoal.uso com muito prazer este espaço.
Também estou pedalando 3 vezes por semana e uso do mesmo critério. Tem lugar pra todo mundo.
Adoro ver alguém treino assim curto o ciclista que está passeando.
Engraçado como as coisas podem inverter conforme a situação , né? Nesse caso o pelotão está fazendo o papel do carro em uma avenida.
Exatamente isso!!
Concordo plenamente o cuidado e responsabilidade tem que ser constante em todos os espaços. Já fui ultrapassada ciclovia várias vezes é um susto.
otima materia Renata , os rios Pinheiros e Tiete sim deveriam ser patrimonios e tratados como tal e serem limpos e cuidados !
A Renata é uma ciclista experiente e fez um vídeo de quase nove minutos e meio que no final nos leva a concluir que usar essa ciclovia sendo uma ciclista inexperiente ou levar seu filho ou sua esposa para pedalar naquele local é simplesmente colocar em risco a vida dessas pessoas. É praticamente tão perigoso como tentar pedalar nas marginais, talvez até mais pois a quantidade de vezes que será ultrapassado por ciclistas velozes será muito grande. A hora que houver uma tragédia nessa ciclovia veremos quais providências serão tomadas. Isso vai acabar acontecendo. Detalhe, essa conversa de espelho retrovisor em bike por conta do código de trânsito é irrelevante. Quem criou essa lei foi algum deputado ou burocrata que seguramente nunca pedalou. Esse tipo de espelho simplesmente não funciona em bike. Nenhum modelo, posição, nada.
A solucao e compartilhar. E nao proibir amigo.
Interessante a sua observação, o vídeo dá a entender que crianças, mulher e ciclistas menos experientes convivem com pelotões em alta velocidade diariamente. Mas isso é uma meia verdade, pois os pelotões e pessoal que treina andam das 6:00 as 8:00 durante as semana e as pessoas que passeiam andam de final de semana a partir das 8:00 ( o grande volume) portanto a convivência nessa ciclovia é muito boa. Treino muito nela e também levo meus filhos e esposa e não vejo grandes problemas.
Complementando, ao lado tem o parque do povo que possui uma ciclovia arborizada, perfeita para passeios com a família.
@@gabrielbastos5656 A solução é lombada (quebra-roda) e acabar com o "ciclismo de desempenho".
@@gabrielbastos5656 amigo, quem é ciclista de estrada, seja profissional ou amador, sabe perfeitamente que não se usa ciclovias para treino. Elas não são apropriadas para isso. Compartilhar uma ciclovia de mão dupla e estreita com pessoas que pedalam por lazer com pelotões de ciclistas andando em alta velocidade é pedir para que aconteça uma desgraça. Essas "finas" que a Renata mencionou ocorreram com ela que é muito experiente. Imagine isso com uma família com o pai, a mãe e uma criança de oito anos que mal se equilibra na bike.
Normalmente vou para treinar mas vou passear também nos dias de descanso, tem lugar pra todos.
Eu uso a Ciclovia para "Treinos" de lazer, com uma MTB 29. Sempre ando com um amigo e o nosso "Treino" é praticamente um passeio, onde podemos conversar e acumular km. Nossa responsabilidade é tomar cuidado com o mais lentos, crianças e a própria estrutura que limita a velocidade de forma segura. Os pelotões devem ter o mesmo pensamento, mas muitos andam aos Gritos, como se os mais lentos fossem um estorvo para eles. Cuidado é muito importante já quero bom senso não é algo comum.
Bom senso é tu nao treinar na ciclovia, votou no calça curta que tirou os treinos da usp. Agora faz arminha que passa.
@@ThePablitocarvalho me parece que os pelotões tinham na usp o mesmo comportamento agressivo visto na ciclovia
Como educação é importante! Faz a pessoa adotar o bom senso em todas as situações. Toma decisões ponderadas, sem desespero. DIREÇÃO DEFENSIVA É O MAIS IMPORTANTE. É igual carro: Trafego sempre na direita deixando a esquerda livre. Há espaço para todos. Comprei um retrovisor e foi muito útil numa hora dessas. Uso a ciclo com frequência.
Mas uma ideia boa poderia ser a de haver ciclovia nos dois lados do Rio. Ou aumentar a largura dessas vias onde for possível. Distribuiria melhor o volume de tráfego das bikes, não?
Abraços, Renata. Obrigado pelo vídeo.
Renata, eu também sou otimista com relação a evolução da mentalidade do brasileiro e acredito que isso vai acontecer em 2330.
Ri muito... Ironia no modo: ON. Mas, seria bom vermos isso ainda em nossa geração... Agora é a Utopia em modo: ON.
Brasileiro só vai ser humano o dia que a pandemia de covid acabar (e com sorte eliminar todos e todas).
Sempre falo, quem está devagar mantém a linha, quem quer passar que espere e passe num lugar seguro. Muitos semi deuses não querem perder sua média no strava.
Respeito, consciência e bom senso, sempre foram boas alternativas!!! Renata, Parabéns pelo vídeo!!!
Um ciclista que não respeita os mais lentos e inexperientes, não pode cobrar respeito dos motoristas nas ruas. Lamentável o que acontece na Marginal. Afinal, isso é uma Ciclovia ou um Velódromo !?!
Exato. Esses mesmos ciclistas quando estão em seus carros também só fazem merda.
Galera fiz uma prova no desafio toca da onça em formosa, convido a todos assistir ....foi bem radical e divertido!!!
No Rio de Janeiro temos as Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) onde treinamos entre 4 e 5:20 da manhã. São vias que ficam fechadas e restritas a quem de fato quer treinar. Não conheço São Paulo e não sei da estrutura mas seria interessante levar algo semelhante a frente. Salvo engano, temos essas áreas na Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo e Porto Maravilha (aos domingos).
bem lembrado, se não me engano a Estrada da Reserva (ligação Barra da Tijuca - Recreio dos Bandeirantes) é uma dessas
Mais uma vez , Uma aula de informação e orientação 👍😁.
Parabéns 👏👏 Renata .
Bonito ver a forma como Renata se expressa. Parabéns!
Quem quer realmente treinar em pelotão deve ir para as estradas , pistas , não na ciclovia , já que são os galáticos deixem a ciclovia para os pebas kkkkk mas sério são muito sem noção rodar a 50km em uma ciclovia , aí cai e coloca a culpa no outro ...
O ciclista de estrada que treina de pelote em ciclovia está para o ciclismo como o jogador de airsoft está para o policial, essa que é a realidade. É só ver pelas barrigas e pelas pernas, todo mundo barrigudo e de perna fina. A pessoa se enfiar num pelotão estando com barriga eu já acho cúmulo, fazer pelotão de barrigudo em ciclovia não dá pra entender mesmo.
Parem o video aos 2:57 e usem as setinhas "" pra ir passando frame a frame o pelote passando na esquerda, parece uma reunião dos vigilantes do peso.
Ridículo.
@@CostaLara kkk ri demais. Mas é verdade, galera iniciante já quer começar com bike cara, e com isso se sente confiante para fazer manobras arriscadas. Não sei qual a saída pro pessoal do centro de SP que queira treinar, mas ciclovia não seria o caminho. O certo é fazer giro mesmo e evitar pelotões. É o que eu faço na ciclovia aqui no caminho para pegar estrada.
É verdade, sou peba mas quando quero treinar subo a serra ou ando na pista. Se vou para ciclovia e passeio no máximo 20km/h. Tem ter consciência.
Concordo plenamente
@@programadorBeta pra quem quer realmente treinar , tipo profissional , tem vários pelotões mano , os caras não tem é coragem para isso , tem pelotão do jokey , marginais na marginal , tem uma galera que treina diariamente e pesado aí , só acompanhar , o que não pode realmente é achar que ciclovia é pista de corrida ... Da pra dar umas forçadas da sim, mas você sozinho , não um pelotão vindo desenfreado kkkkk
Parabéns pelo "lembrete"....muito bem colocado!!!! Pedalo lá mas sou Peba....já vi muita falta de educação por parte de alguns ciclistas.
Confesso q tive preconceito sobre esse video, mas vi e gostei. Otima fala... #compartilhar, eh disso q um mundo novo sera feito... Parabens
O vídeo está excelente, como sempre, quase não cabe comentários! É o canal que mais gosto de seguir sobre o tema, porque justamente vai além das bicicletas, mas há pontos para se ressaltar: primeiramente, a própria legislação para o uso da ciclovia promove o seu descumprimento, pois como se autoriza o uso por pelotões se a velocidade máxima é de 20km/h? Segundo, como salientado no vídeo, à priori trata-se de uma via para transporte/locomoção e lazer, não para treinos desportivos de performance. Entretanto, todos nós sabemos da carência em estrutura de lazer e esporte que assola o país e quando há não é em número suficiente para atender o total da população, assim, compreendo a tentativa de se atender a todas as demandas por transporte, lazer e esporte por parte dos ciclistas, a meu ver, o que poderia contribuir para um uso seguro para todos é repensar e estipular mais pormenorizadamente horários e até mesmo alternância de dias para determinado uso e regras para que ciclistas possam usá-la independente da finalidade, seja para locomoção, lazer ou esporte, atentando-se, óbvio, pra finalidade primeira da ciclovia que é a locomoção urbana com segurança. E claro, dispor de fiscalização, infelizmente ainda somos uma sociedade que depende de fiscalização e sanções para que todos possam usufruir do bem público.
BOM dia, Renata verdade quase TD domingo vou lá,tem muito pelotão é um pouco perigoso com Ciclista que não tem malícia nem uma, tenho uma MTB,com coroinha passa mal, más é igual Vc fala precisamos ser Unidos,para TDS compartilhar a CICLOVIA com Respeito 😀🙏🙏👍🙌🙌💪🤝🚴🚴🚴🇧🇷
Os pelotões são bem conhecidos pelos alunos da USP. Todo mundo tem uma história de quase atropelamento. Tem que reformar o velódromo da USP e criar outros espaços para os ciclistas speed rodarem. Eles atrapalham os ciclistas e pedestres comuns.
Vota no Bozo e no calça curta que os espaços voltam $sqn
Simplesmente respeitar para ser respeitado. Não adianta reclamar direitos e não cumprir deveres
O hipódromo, Jockey Club , de São Paulo poderia integrar uma pista . Boa matéria Renata . Bom senso nunca é descabido .
Ótimo vídeo. Mais uma prova que não são todos ciclistas que são anjos.... exceto a Falzoni ;o)
Vamos dar o exemplo galera!
Acredito que da para compartilhar havendo compreensão dos dois lados, e concordo com os horários de treinos, mas a turma que tiver passeando a lazer tentar sempre se manter a direita, e o pessoal de speed sempre ao ultrapassar diminuir a velocidade mesmo com a esquerda livre. Tbm sou a favor de todo ciclista utilizar retrovisores, pois ajuda muito ter uma visão mais ampla.
Eu entendo que a falta de locais seguros parar treino acaba levando a esse tipo de situação, mas se existem regras elas devem ser seguidas, se cobramos respeito devemos dar o exemplo
No Trânsito tem regras mais duras e os ciclistas não seguem, avalie na ciclovia
Excelente vídeo, eu costumo ir com minha esposa que não tem muita pericia, ela fica muito tensa, o pessoal do speed tem que respeitar as regras que não vem sendo respeitada.
Sou de Sorocaba e na minhas férias vou conhecer essa ciclovia, aqui na minha cidade Sorocaba tem mais de 100km de ciclovia mas não tem treino de pilotão de speed os espideiro curte mais asfalto pelo fato que as ciclovia cluzan cruzamento, mas pra mtb é show 🚴♂️💨🌪
Muito boa a matéria Renata. Muito válidas as informações . Estou morando a pouco tempo em são Paulo e estou me adaptando ao ritmo maluco das ciclovias. .......quando quiser fazer matérias pelos lados de campinas/Joaquim Egídio, será um prazer receber vcs......a estrutura para mountains bike aqui tá muito boa! E o speed tá crescendo muito por conta da popularidade que a avenida marque zoe vem ganhando !!!
Com certeza para passeio, já fui ciclista e tudo tem seu horário, que treinem num horário que não tenha o pessoal do passeio, ou não vai haver passeio nem treino, pois um atrapalha o outro
Boa noite Renata, sempre acompanho seus videos e parabéns!!
Digo, penso e ajo como ciclista, pedestre e até mesmo motorista, penso que digo. "Em ter razão e evitar um acidente, evite!".
Pois evitar é melhor que remediar...
E novamente parabéns pelos videos e conteúdo compartilhado!
Falou tudo parabéns ✌👏👏👏👏👏
Passei o vídeo todo pensando... "Ainda bem que não moro em SP!" É uma cidade incrível. Incrível para o positivo e incrível para o negativo. Mas ainda bem que não moro lá!
Só te digo uma coisa, ainda bem que vc não mora aqui. Eu não vejo a hora de um dia poder ir embora isto aqui é um inferno
A utilização da USP para treinos passou por este processo. Os pelotões foram ficando cada vez maiores, ocupando cada vez mais espaço. Daí para começarem a se sentir donos da via foi um pulo. Resultado: proibido ciclismo na USP.
Não sou contra treinos.
Mas acho que os grupos deveriam ser limitados, em numero, tamanho e horário. (Renata já explicou ai: 6 ciclistar no máximo. Acho bem razoavel)
Se eu morasse em SP, já teria derrubado alguns pelotões com minha inabilidade de andar em linha reta. 😂
Kkkkkkkk
Hahahahahah
Kkkkkkkkkkkk eu sou de SP e derrubo por vc, pq eu tbm não sei ficar reta 😅😅😅😅😅😅
😂😂😂😂
kkkkkk idem!
Tenho 73 anos e sonhava visitar meu filho em SP e dar uma pedalada na ciclovia da marginal mas após este "estímulo" vou tirar da cabeça este sonho.
Marcos pode vir pedalar ! !!
Eu tenho 60 e estou pedalando sem problema algum ! Basta escolher um horário que a ciclovia esteja mais “tranquila “. Tem espaço para todos.
Também acho muito bonito uma ciclovia sendo intensamente usada. Sobre o título do vídeo, penso que as ciclovias são direcionadas para a todas as idades, mobilidade e lazer. Então, ciclistas que buscam altas velocidades, devem procurar as estradas.
aaaahhhhh....mas aí se vão pra estrada eles reclamam da insegurança, do desrespeito do mais forte em relação ao mais fraco....
Muito ,muito legal
Gostaria que tivesse uma dessas aqui 💪🚴
Muito bom o conteúdo , parabéns 🚴♂️
Obrigado!
Aki em Belzont Belo Horizonte MG gostamos muito,assim que possível Renata a Sense fez uma pista na cidade de Nova Lima
Galera n pode diminuir a velocidade para não estragar o """treino""", treinando no plano e na ciclovia... Só os atletas de alto desempenho kkkk
Profissional de ciclovia, pior raça que existe.
Imagina, isso acaba com a média que vão postar nas redes sociais depois.
Os pelotões se acham donos da ciclovia, e se acham profissionais tbm, kkkkkkkkkk.... Eles acabaram com a ciclovia, só falta colocar buzina de moto nas bikes e vir buzinando pra sair do corredor..... destruíram um dos poucos lugares de lazer na cidade
É muito mimimimi 🤣🚴 chorar demais 🤣 quer passear? Vai no parque do povo ou Ibiraquera ou vila lobos ...QUER PASSEAR NA CICLOVIA... me poupe nos poupe 🤣 SAIR DA FRENTE QUE BONDE TÁ PASSANDO 🚴👌🏻
kkkkkkkk a bicicleta super leve e rápida e ficam com raiva se diminuir a velocidade.
Sou aspirante a "Spideiro" e pedalo solo pelo ABC, quase todo domingo eu pedalo com tudo que tenho até São Caetano, e pedalo tranquilo apreciando a grande area isolada para ciclistas e corredores. O mesmo respeito que queremos na rua precisamos dar para os iniciantes e mais lentos.
Eu pedalei domingo retrasado e tinham vários pelotões e muito rápidos ... eu pedalo devagar (iniciante), não tive medo, mas foi difícil conseguir passar para o outro lado para subir a pte do parque do povo ... honestamente, estou receosa de usar novamente esta ciclovia ...
A preferencia é de quem está mais lento ou devagar ! isso no mundo todo ! quem vem por trás tem como recomendaçao de segurança avisar que estará ultrapassando (em caso de acidente o de trás é o culpado). Aqui na alemanha por lei as bicicletas precisam um sinalizador sonoro posicionado no guidom . Todos tem o direito em transitar no centro da via ciclistica e na velocidade que queira, todavia, ao ouvir o sinal sonoro de quem vem por trás, é "recomendado" ao ciclista da frente ceder 20 cm para que o que vem atrás ultrapasse pela esquerda nunca menor que uma distancia de 50cm entre eles ao ultrapassar. Minha filha de sete anos agora está na segunda série da escola elementar e já está aprendendo nos exercícios na aula de leitura noçoes básicas de como pedestres e ciclistas devem se comportar no transito e seus direitos básicos entre eles e o transito de carros e etc ... ( aprendi que o pedestre só deve atravessar na faixa de pedestres qndo os carros primeiro pararem. Eu agia como estúpido, chegava e ja ia atravessando... hahaha ) Acho que no Brasil falta alguem que escreva uma cartilha esclarecedora sobre leis, preferencias, bom senso e recomendaçoes dentre ciclistas com cilcistas e pedestres. Porque também é um dever evitar acidentes mesmo que vc esteja na posiçao correta ! Quem quer usar a via para treinar tem esse direito sim, porém, deve arcar com as consequencias em caso de acidente. E näo tem o direito de reclamar caso cair por causa de alguém mais lento. Pelo menos é assim que funciona aqui na Europa . No caso de um pedestre invadir a ciclovia e houver acidente a culpa é do "pedestre que invadiu", que terá que pagar o prejuizo se haver com o ciclista algum dano físico ou material ( um óculos de grau muito caro ou se quebrar os dentes por exemplo ) Mesmo que hajam leis o bom senso e visao defenciva sempre é a melhor via para que todos fiquem bem. Infelizmente no transito o Brasileiro tem a mania de ser apressadinho que näo sabe esperar por nada e ninguém, näo quer perder nem um segundo para nada, näo gosta de usar os freios e quer sempre passar tirando finas ! ( Fato ) se acham os donos da estrada ! ( a maioria ) Mas se dúvida nesses últimos dez anos o Brasil (principalmente SP ) evoluiu muuuuuuito !!! Um abraço querida Renata )) boa matéria parabéns !
Show esse vídeo!! Aqui em Belo Horizonte - MG, acontece isso na Lagoa da Pampulha! Sempre há problemas por causa de compartilhamento da ciclo faixa e ciclovia. Já é difícil "dividir" espaço com os carros que transitam na região... precisamos aumentar a convivência sadia entre as bikes!! #BikeÉLegal
Comecei a pedalar a pouco tempo...sempre tive a visão que a ciclovia deve ser preferência a quem está usando apenas para deslocament, passeio...ou seja, quem não está preocupado com velocidade, então quando treino não uso ciclovia, sei que pode ser mais arriscado para mim, mas os lugares afastados do centro da cidade, uso pistas longas e BR,s
Suas dicas são Excelentes!
parabéns pela reportagem.....
Eu sou road biker, atualmente moro no Canadá, mas vivi por 20 anos em São Paulo e sempre utilizei a infraestrutura da ciclopapivara, tanto para um treino quando para locomoção para o trabalho (morava ali perto, no Jaguaré e trabalhava na Av. Paulista). Pessoalmente, quando eu "treinava" pela ciclocapivara, eu sempre dava preferencia pra quem estava mais lento, mas eu já ia para lá com o objetivo de treinar "retomadas", então ficava mais fácil. Sinceramente eu sempre achei que ciclocapivara deveria ser mais para a família e menos para nós road bikers. Quando eu queria treinar fundamentos relacionados à road bike eu ia para o Rodovia dos Romeiros, a ciclocapivara nem nos dá o terreno adequado pois é praticamente plana e sem curvas. Enfim... já chega os motoristas odiando os ciclistas... não pode acontecer de ciclistas odiando ciclistas, não importa a modalidade.
Concordo em numero gênero e grau. Tem lugar para todos.
Particularmente acho que quem quer passear tem mais opções.
Não entendo pq estão reclamando tanto.
Gosto muito da ciclovia. Na minha opinião deveria liberar alguns horários pro pessoal treinar ( primeiros horários nos dias de semana ) e colocar as regras nas entradas da ciclovia. Quanto a limitação de velocidade, quem pedala na ciclovia a favor do vento sabe que 20km/h é difícil de manter, as regras tem que ter bom senso. A prefeitura poderia liberar o autódromo para o pessoal que treina quando este não tem evento, quem sabe até cobrando uma taxa para utilização ou com patrocinadores.
Renata seria muito legal também se o governo estadual e a prefeitura arrumasse a outra margem, hoje mesmo pedalei la e o espaço até a ponte estaiada está ótimo! Mas a outra margem é "abandonada".
É a famosa Faixa de Gaza... quem pedala por aqui sabe... Seria muito bom mesmo ter esse espaço seguro e com a mesma estrutura do restante da CV.
Ciclismo, Cicloturismo e "Ciclopasseio" estão em evolução no Brasil. Em São Paulo, é maravilhoso ver o crescimento, mesmo que lento, da infraestrutura e o aumento significativo do número de pessoas praticando as "pedaladas". Natural que a evolução traga mudanças de comportamento e os problemas comecem a aparecer. Lendo os comentários percebo que é unânime a reclamação quanto a conduta dos ciclistas, em especial daqueles de Estrada, sendo que estes devem ficar atentos às mudanças e respeitar a 'massa' que está vindo por aí para não se tornarem alvos negativos, pois acho que esta ideia não é legal. A ciclovia continuará sendo usada para "treino" e para "passeio", em pelotão, em família, em bloco, em grupo, etc etc. Ninguém mudará, espero que apenas o comportamento. Respeito é a palavra. Não podemos perder a oportunidade de "EDUCAR" e melhorar a forma de pedalar, servindo isto para os "atletas" e "iniciantes". Eu pedalo há algum tempo, e não tenho categoria eletiva. Renata Falzoni é líder e forma opiniões, e tem meu respeito. Bora pedalar com segurança, respeito e bom comportamento!!
Lutamos tanto tempo para termos ciclovias…daí alguns ciclistas se acham donos do espaço só pq são mais “velozes”…
Sou muito fã do teu trabalho mas desta vez vc ficou em cima do muro. Claramente não quis se queimar com os ciclistas dos pelotões. Se o limite máximo estabelecido é de 20km h é obvio que não é destinado a treinamento de bikes speed.
Exato
Mano ela foi candidata a vereadora pelo PV, o que tu esperava de um partido que apoio o golpe.
@@ThePablitocarvalho olha, o golpe eu até achei uma boa, mas andar a 50 por hora na ciclovia não apóio não ✌
Concordo. Tem que se posicionar. Esse pessoal de speed, com bikes que as vezes custam 80 mil reais, acham que possuem direitos máximos e deveres mínimos. Isso é sistêmico, eram (e ainda são) assim na USP e são na ciclovia do rio Pinheiros. Na verdade, eles só reproduzem em cima da bike o que são como seres humanos, egoista. Imagina como eles se comportam ao volante?
Voltei a pedalar MTB a três anos atrás depois de 22 anos longe do pedal, todo empolgado cumprimentava todos que encontrava pelo caminho, mas aí começei perceber que a 'elite' os speedeiros quase todos não respondem!!! afinal não querem se misturar, não podem perder tempo... estão 'treinando'!!! para o que é que não se sabe pois aqui não tem campeonatos nem nada!!! somente uma questão de educação... o cumprimento.
Tive a mesma sensação ao voltar pedalar depois de 26 anos.
Me sentia muito feliz cumprimentando todos os ciclistas que encontrava..kkk.
Ando de MTB e as vezes vou pra estrada com ela mesmo.
Os ciclistas que estão de speed, e me cumprimentam, imagino que tem uma MTB em casa..rs, e só estão na estrada pra fazer um treino.
Os demais, são os speedeiros, um bando de "marcriado".
@@raphaelmoitinhoQuando estou com meu jeep, cumprimento outros jipeiros. Quando estou com meu Fusca, cumprimento outros fusqueiros. Quando estou na minha moto de estrada, cumprimento outros estradeiros. Quando estou na minha moto de trilha, cumprimento outros trilheiros. Quando estou no meu cavalo, cumprimento outros cavaleiros. Quando estou na minha bike, cumprimento outros ciclistas.
Quando estou no meu carro do dia a dia com pressa no trânsito da cidade grande, mesmo sendo incomum alguém me cumprimentar, devolvo a gentileza.
Se você encontrar um irmão da sua religião, você cumprimenta? Eu cumprimento!
Estou citando situação que não são do dia a dia, onde se encontram pessoas de mesma tribo, costumes, gostos, religiões, entenda como quiser. São situações esporádicas de encontros incomuns, aí vem você me perguntar de situações do dia a dia???
Cada um é um, e a gentileza não é pra qualquer um!
Aqui no RJ existe a área de proteção a ciclista competitivo no aterro as 4:00 h até as 5:30 da manhã.
Também domingo existe uma área fechada para treinamento de ciclismo competitivo.
Na volta para casa as vezes passo pelo aterro ou uso a ciclovia. Mas sempre que estou na ciclovia ou aterro a velocidade é sempre abaixo do limite da ciclovia.
Talvez os ciclistas da Pinheiros devessem se unir para um horário matutino específico onde não existam os ciclistas regulares.
podemos falar um monte do Rio mas se tem uma coisa que eles dão surra de pau mole nos paulista é a vocação esportiva. Aqui em SP parece que se tú não produz grana num escritório tú é um vagabundo, esporte não é levado à sério (vide a última do complexo do Ibirapuera)
Conteúdo muito bom parabéns Renata
Olá Renata, parabéns pelo canal... é espetacular...
E a bike elétrica, dá pra andar na ciclovia pinheiros?
É bom cortar na própria carne, mas sinto que a Renata aliviou: queria que ela fosse tão incisiva com seus amiguinhos de bikes de 5k+ quanto é em relação aos motoristas de carros.
Palestrou em.
Mas concordo.
Tive a mesma impresssão.
Amo a Renata mas... Concordo! Aliviaram MUITO!
São infrações atrás de infrações... Não tem justificativa..
"ai... Mas não tem espaço pra eu treinar"
Essa história do "meu treino" e "ego do Strava" envenenam as pessoas...
99,9999% das pessoas que ficam de fifi com "ai.... Meu treino", nunca participaram e nunca irão participar de uma prova de ciclismo... Quanto mais viver disso... Não justifica.
Então, desçam dos seus pedestais, diminuam a velocidade, deixem as pessoas curtir...
Vão para as estradas!
Só complementando...."5k+" Eram as bikes dessa galera 15 anos atrás... Hoje em dia facilmente estamos falando de 20k ou 30k+ para grande parte desse pessoal...Quem tem esse tipo de cash, pode pagar "escolta" e ir pra estrada (muitos já fazem isso. Passam por mim nas estradas de vez em quando)
Concordo. E na minha opiniao, quem quer treinar forte nao pode fazer isso na ciclovia. Tem muita gente que usa a ciclovia para ir ao trabalho, tem crianças pedalando, turistas... Os amiguinhos da Renata não tem bike de 5K, deve ter bike de 50K ou até mais aí nesse meio.
Quem anda a 45km/h numa ciclovia dessa apinhada de família num final de semana é tão criminoso quanto o motorista que dá a "fina educativa". Tá tendo uma série de incidentes com cada vez mais gravidade, vai ter que morrer alguém para algo ser feito?
Quando eu me locomovia dentro da USP pra ir até minhas aulas presenciei muita merda sendo feita por ciclistas (não querendo julgar, mas a maioria em pelotões de speed), atropelamentos, tretas com carros, etc. Por causa disso proibiram o fluxo de ciclistas treinando durante o dia, só podiam andar alguns dias da semana e até no máximo 6:30 da manhã, com identificação e tudo mais. Falta muito bom senso no brasileiro, seja ele motorista, ciclista ou pedestre
@@IgorFerro1 o desrespeito naquele espaço com os alunos, professores e pessoal que faz a USP funcionar era flagrante. É igual comprar uma Ferrari e querer andar a 200km/h porque tem uma competição, não pode. Falta respeito dos "atletas"
o que seria uma fina educativa?
Eles andam há 70....80.....eu vi, e lá no final da pista eles param e ficam mostrando velocímetro um pro outro, aqui deu 78… aqui deu 80.....é horrível andar nessa ciclovia, e se vc parar pra tomar uma água, eles passam reclamando, " Ae parou aí ...aí não né"..... Kkkkkkkkkkkkkk.....cansei dessa ciclovia, me desculpa a expressão, mas virou um lixo de lugar, deveria efetivar ali um corredor de moto, ao menos sabíamos q o intuito que é correr.....
@@detudoumpouco4357 criminoso isso! Mas é aquilo só vão fazer algo quando morrer um lá e é questão de tempo indo nesse ritmo
Olá Renata! Admiro muito tua pessoa e curto teus vídeos...mas não concordo com tuas colocações nesse particular...ciclovia é para deslocamento e passeio APENAS, com limite de velocidade estabelecido por LEI. Se faltam locais para treino, os profissionais devem solicitar ambiente próprio para isso! Essas tuas colocações estariam justificando quem faz racha de carros nas ruas...
Um abraço!
Exatamente o que penso, ciclovia não é lugar para treino de velocidade e não tem que ter desculpa pra isso.
Se não vai poder fazer racha na rua por que não tem lugar adequado também.
Não ter segurança no trânsito por desrespeito dos motoristas não é desculpa para ir em uma ciclovia e fazer a mesma coisa com quem ta passeando ou indo pro trabalho.
Sou de Pernambuco 🌵
Onde eu moro recentemente fizeram algunha ciclo faixas muita das vezes, tenho que jogar na faixa da direita pra livras alguém que está caminhando na faixa,e é muito perigoso pra mim e a pessoa que está na faixa.
Renata, sempre a responsabilidade é de quem está atrás e em maior velocidade.
Excelente matéria. Parabéns.
AS REGRAS NA TEORIA SÃO MARAVILHOSAS MAS NA PRÁTICA É BEM DIFERENTE....FALTA EDUCAÇÃO DOS PELOTÕES
Eu fico pensando, porque o pelotões foram expulsos da Cidade Universitária? Muito provavelmente pela falta de respeito desses ciclistas e pela segurança dos mais fracos. Sabe o que vai acontecer quando um acidente grave for gerado por esses pelotões? O governo vai colocar uma lombada, vulgo quebra-roda, a cada 200m e acaba com a brincadeira desses pelotões que buscam velocidade, garantindo a segurança daquele que busca o lazer e se transportar.
@@alexandrepohlmann7490 a gente busca a ciclovia para ter mais segurança e fugir um pouco dos carros...é agora a ciclovia passa a não ser seguro tb por conta dos speedeiros...irônico pra não dizer trágico
@@alexandrepohlmann7490 tinha uma página de humor no facebook dos alunos da usp chamada "eu odeio os ciclistas de speed da usp" haha minha irma estuda la e detesta pq sofria pra atravessar as vias por onde eles treinavam, mesmo na faixa de pedestre os caras não respeitavam e até xingavam quem tentava
Eu estudei na USP até 2018 e posso afirmar que muitos deles colocavam a vida dos pedestres em risco. A relação era muito conflituosa, sendo a USP lotada de pedestre e os pelotões eram hostis aos demais transeuntes.
O primeiro lugar foi a USP, logo serão expulsos de outros lugares.
ce ta doido, eu sentia na ciclo do rio pinheiros um alivio de fugir das aceleradas dos carros, mas hj em dia é melhor ir pelo asfalto mesmo
Você está totalmente certa
Pedalei ontem, um domingo por lá. Tinha bastante gente, alguns andando rápido mas nenhum pelotão de malucos pedalando à 50 km/h. Estava bom para pedalar porém é complicado aguentar o cheiro do rio Pinheiros. Fiz apenas uma ida e volta na ciclovia precisei sair. O cheiro já estava impregnando em mim e me fazendo até passar mal. O pior é que não tem muito o que fazer a respeito.
MARAVILHOSO o video
Sempre que acontece um acidente carro x bike vejo as pessoas "demonizando" os carros e eu Sempre digo "A culpa é do condutor, não do veículo"
Aqui, tanto no vídeo quanto nos comentários vejo ciclistas que se portam exatamente como os tão odiados motoristas
De um lado os que se acham donos do espaço, os fodões e estão se lixando para os outros
De outro, aqueles que na rua exigem espaço mas na ciclovia não querem compartilhar
Enquanto não houver educação e conciencia por parte de TODOS vamos viver essa "guerra"
Em minha humilde opinião a preferência é a utilização do dia-a-dia, de seu uso utilitário, como via de transporte para aqueles utilizam a bike para se locomover ao trabalho e para casa e também para o lazer. Pode ser usada para treino mas com parcimônia e RESPEITO aos demais, a via não foi construída com intuito para treino, temos famílias com crianças rodando por alí, tem aprendendo a andar de bike por alí. Temos que incentivar a prática e o uso da via. O respeito que os ciclistas exigem dos veículos motorizados e de maior porte, deve ser dado primeiro pelos próprios ciclistas com os pedestres e entre os próprios ciclistas, inclusive com os iniciantes, às crianças e às famílias que ali circulam.