É raro na TV brasileita nos depararmos com um programa de tão alto nível intelectual. Parabéns aos envolvidos! Sou fã! Sempre uma discussão interessante...❤
Muito importante poder estar assistindo Por que é um aprendizado constante Principalmente quando se fala na ciência muita gente não acredita na ciência a sociedade agradece
Gosto da clareza e verdades que o Pondé fala sem romantizar a vida. Obrigado TV Cultura pela responsabilidade em nos oferecer um programa de nível elevado.
Acho que o programa explorou bem o tema, apesar dele ser muito mais profundo. Seria interessante abordar temas que circunscrevam esse. Como a própria epistemologia, por exemplo. Como sempre, é um prazer acompanhar o Linhas Cruzadas.
A MIM Q TENHO 73 anos desde li assim q foi publicado o Livro sobre do Francês Morin ,Os sete saberes do Futuro no livro fala sobre as CEGUEIRAS D CIÊNCIA .Apartir daí abri meus olhos .
Estou lendo um livro do químico, Dário Bressanini : Faz bem ou faz mal? Caem quase todos os mitos da alimentação por terra! Aliás, coisa que Dr. Lancha e Dra. Lu Lancha fazem muito bem tb!
Boa noite Thaís e Pondé e todos os amigos que também Amam linhas ceuzadas como eu gosto. Obrigado Thaís e Pondé, pelo excelente trabalho nesse programa que nos trás tanto saber e conhecimento. Gosto muito do programa dessa Quinta-feira. Mas não pude deixar de reparar no azul do seu tênis Pondé. Por favor alguém sabe que cansado é esse. Me informem por favor pessoal. Gostei demais. Abraço a todos e uma vez mais, obrigado por esse programada de perguntas e respostas e tanto conhecimento do mesmo. Deus os abençoe, obrigado Amém! Att: Thiago Costa
A medicina científica tem que se aperfeiçoar em reações adversas do remédio ou seja, nem todos os médicos estão preocupados com a história de vida do paciente, então é fácil prescrever; Estudei linguística numa universidade Federal onde a maior preocupação de todos era acrescentar uma disciplina que ensine ao futuro formando conhecer o histórico de vida dos doentes, daí o problema que encontramos: os discentes então preocupados com o diploma e ponderada vão trabalhar depois da formatura: quanto mais doente mais pacientes daí melhor emprego.
Para se chegar a EVIDÊNCIAS sérias ,tbem há metododo ? É fundamental tbem ter gosto por um processos Falo de busca sérias . Entra aí grande potenciais de corretas intenções ,rs . , curiosidade, disciplina , intuiçao, potencial para ter insightt ,e para produzir conclusões . Ou colher ao acaso o q aparece seguindo as contigencias .
16:45 - Nem sempre! Há casos de descobertas científicas que nem sempre tem haver com financiamento de indústria, como, por exemplo, Heron de Alexandria, que determinou com um grau de acerto mais ou menos o tamanho da extensão da Terra, fez a eolípila, etc, coisas que não necessariamente tiveram uso comercial na época dele.
A ciência não produz descobertas diárias porque existe um tempo que é próprio do método científico, claro, mas a gente não pode se esquecer da dimensão ética em jogo para cada descoberta. Recentemente, por exemplo, temos as questões em torno de IA e suas implicações.
Enquanto eu tentava assistir o programa pelo UA-cam, uma das infindas interrupções publicitárias começava falando a respeito de um complexo vitamínico (cujo nome não tem a menor importância): "Está comprovado cientificamente..."
Na verdade, quando um cientista encontrar a resposta para verificar uma hipótese que norteou seu trabalho, seja a resposta negativa ou positiva, o cientista avança com uma nova pergunta. O trabalho científico nunca se esgota.
Pondé, estivemos juntos no evento de cartórios sábado. Tiramos uma foto juntos logo que você desceu do palco. A próxima a palestrar fui eu. Usei seu nome de modelo para o meu tema. Uma pena que você não pôde ficar.
Só uma correção: o prof. Helder Nakaya não é médico. É biólogo de formação e pesquisador do CRID-USP e do Albert Einstein. Trabalha com Biologia Computacional.
Agora entendo porque muita gente anda cometendo loucuras, tomam zopiden e ficam malucos ao ponto de não saber o que fizeram. Quer dizer que o médico prescreve um medicamento e nem aí para os efeitos colaterais.
6:40 - Não é bem assim! Só levantar um chute, ainda que plausível, não é necessariamente científico, sem dar um indício qualquer que mostre que essa possibilidade existia, pois alguém poderia, por exemplo, dizer que eleições foram fraudadas só no chute, e, após uma investigação, se averiguar que isso é verdade, mas a pessoa que fez o chute não apresentou indício, só disse o que achava baseado no viés dela.
A perda do controle sobre a criação científica remete a frase famosa de Freud, "o ego não é senhor nem mesmo em sua própria casa". A velha questão da 'castração'. E do 'rochedo da castração'. Quer dizer, a negação da 'castração', ou seja, negação de que esse 'controle' é uma fantasia neurótica.
Meu caro Pondé; existe , sim, carro popular e inclusive muitas pessoas dependem dele para se deslocar, como minha esposa, que tem mobilidade reduzida e minha sogra também. O preço do táxi é proibitivo e elas não conseguem subir em ònibus. Muitos carros simples, 1.0 e mais baratos, são, sim, muito úteis, inclusive para quem trabalha. Há ainda inúmeros feirantes que utilizam Kombis antigas e surradas para trabalharem. Não é para passear de carro. E duvido que o senhor vai sair daí e tomar um busão lotado. Estou errado?
9:24 - Pior do que levantar uma hipótese na qual se investiu nela e ver ela ir ao solo é ficar nos suspense sem saber se ela pode ser provada ou não A questão de perder patrocínio e renome faz parte, fazer o quê? Manter uma teoria já derrubada pra não queimar o próprio filme e atrasar estudos científicos?
A "ciência da astronáutica" e "da guerra" tem muito a ver. Que diga o von Braun e seus V2 e o outro alemão que foi pra URSS e que eu não lembro o nome agora.
Acredito que no Brasil a ciência é mais uma forma de religião, trabalho como professor de biologia mas aguentar esses fantásticos da ciência e tão insuportável quanto aguentar os fanáticos religiosos, quero distância desses tipos de pessoas.
A ciência é uma solução digna que o Homem encontrou de enfrentar o absurdo e a solidão da existência. Ele nos recompensa e nos une em torno de seus propósitos, nos dá "pertencimento" e isso nos faz sentir " melhores".
23:53 - Credibilidade é uma falácia! Credibilidade lembra crença! Mesmo que na prática a gente tenha que confiar em algo sem crer, senão se duvidaria de tudo.
24:00 - É caso do 'arqueólogo' Rodrigo Silva querendo usar arqueologia pra tentar dar cientificidade a bíblia como se tudo ali fosse verdade. Isso é um caso de viés confirmatório.
Quaaaase te cancelei Pondé ..faltou "isso aqui"..masssss dei um credito porque você falou q iria dar spoiler ante de falar sobre o final do filme. Fala para sua produção colocar uma " ....a " de um alerta logo que a Taís disser "vamos ver agora uma cena...". Vocês não se controlam e mostram mais do que o necessario baralho (usei o B hein). Muito Sucesso para todos do programa.
É raro na TV brasileita nos depararmos com um programa de tão alto nível intelectual. Parabéns aos envolvidos!
Sou fã! Sempre uma discussão interessante...❤
Mais uma vez alargando o nosso horizonte. Muito agradecido por compartilharem o vosso conhecimento connosco.
Adoro esse programa, tira a gente da nossa zona de conforto.
Para sabermos sobre a Ciência nada melhor que ouvirmos os cientistas.
Salve Thaís e Pondé.
Melhor programa para refletir sobre ideias de uma forma clara, espirituosa e muito inteligente! Raridade!
Que programa maravilhoso sempre traz bons temas para ampliar nosso senso de percepção.
Fico impressionada com a memória e a atenção que o ponde tem. Sou muito fã.
Funciona pra mim, queria que esse programa funcionasse também para mais pessoas, abre a mente para o mundo, filosofia pura!
E tudo de uma forma muito calma.
Ótimo programa, como sempre, a dupla casa muito bem com o propósito, discutir e aclarar nossas dúvidas. Este episódio foi um dos melhores.
Show.
Parabéns a dupla e toda a equipe
Excelente episodio.
Muito importante poder estar assistindo Por que é um aprendizado constante Principalmente quando se fala na ciência muita gente não acredita na ciência a sociedade agradece
Boa noite, um abraço de Rio Claro SP.
Excelente trabalho!
Sensacional!
Gosto da clareza e verdades que o Pondé fala sem romantizar a vida.
Obrigado TV Cultura pela responsabilidade em nos oferecer um programa de nível elevado.
Excelente!
Que maravilha esse programa!!
Muito bom programa.Parabéns
Parabéns! Excelente programa, tema muito pertinente, ainda mais nos dias de hj.
Vida longa aos apresentadores e ao programa!
Muito bom o programa de hj tbm...pura realidade falada....
Esse programa é muito bommmmmm!!!!!!
ótimo tema super relevante.
Ponde, faça um dia se puder falando sobre as experiência de quase morte, e as situações extracorpóreas
Parabéns, continuem assim
Programa interessante!
Amo essa dupla...
Adoro essa dupla. Um bate e o outro assopra!
Pondé maravilhoso e Thaís sempre belíssima! Beijos aos dois!
Melhor programa.
Acho que o programa explorou bem o tema, apesar dele ser muito mais profundo. Seria interessante abordar temas que circunscrevam esse. Como a própria epistemologia, por exemplo. Como sempre, é um prazer acompanhar o Linhas Cruzadas.
A MIM Q TENHO 73 anos desde li assim q foi publicado o Livro sobre do Francês Morin ,Os sete saberes do Futuro no livro fala sobre as CEGUEIRAS D CIÊNCIA .Apartir daí abri meus olhos .
Essa dupla é muito top ! Taís tem inteligência e charme naturais !!!
Muito bom o tema e a abordagem. Realmente penso que a humanidade vai colocar o pé na jaca geral. Só vai piorar. Nao tem como. Impossivel ter ilusões
Que pena que acaba! Muito bom como sempre nota 10 😁
Graças a ciência, estou vivo. E vocês, estão aqui no meu celular, graças a ciência.
Não perco um episódio!!!😅E quando perco assisto aqui no youtube!
Muito Claro a exposição dessa Dupla que muito explora o contraditório. 😁
Estou lendo um livro do químico, Dário Bressanini : Faz bem ou faz mal? Caem quase todos os mitos da alimentação por terra! Aliás, coisa que Dr. Lancha e Dra. Lu Lancha fazem muito bem tb!
De um exemplo pfv
Oi Pondé. Oi Thaís. Sempre.
"As vantagens práticas sempre vão sobrepujar as discussões éticas."
Valeu
Mais um programa 10!
Excelente ❤
❤
adoro esse programa
É uma maravilha
muito bom!!!
Boa noite Thaís e Pondé e todos os amigos que também Amam linhas ceuzadas como eu gosto. Obrigado Thaís e Pondé, pelo excelente trabalho nesse programa que nos trás tanto saber e conhecimento. Gosto muito do programa dessa Quinta-feira. Mas não pude deixar de reparar no azul do seu tênis Pondé. Por favor alguém sabe que cansado é esse. Me informem por favor pessoal. Gostei demais. Abraço a todos e uma vez mais, obrigado por esse programada de perguntas e respostas e tanto conhecimento do mesmo. Deus os abençoe, obrigado Amém! Att: Thiago Costa
Pondê arrasa.❤❤
Ótimo programa ❤❤❤
❤❤❤
Seria maravilhoso se encontrassemos o equilibrio, mas como sempre isso sera impossivel.
Programa excelente! Adorei!❤❤❤
A medicina científica tem que se aperfeiçoar em reações adversas do remédio ou seja, nem todos os médicos estão preocupados com a história de vida do paciente, então é fácil prescrever; Estudei linguística numa universidade Federal onde a maior preocupação de todos era acrescentar uma disciplina que ensine ao futuro formando conhecer o histórico de vida dos doentes, daí o problema que encontramos: os discentes então preocupados com o diploma e ponderada vão trabalhar depois da formatura: quanto mais doente mais pacientes daí melhor emprego.
Me ajudou na melatonina. Valeu.
Para se chegar a EVIDÊNCIAS sérias ,tbem há metododo ?
É fundamental tbem ter gosto por um processos
Falo de busca sérias .
Entra aí grande potenciais de corretas intenções ,rs . , curiosidade, disciplina , intuiçao, potencial para ter insightt ,e para produzir conclusões .
Ou colher ao acaso o q aparece seguindo as contigencias .
Não existe educação sem amor. essa é uma das frases mais bonitas q já vi na vida ❤
N sei si tem muito a ver com o vídeo mas kkkk✌️
Existe amor sem educação 🤔
16:45 - Nem sempre! Há casos de descobertas científicas que nem sempre tem haver com financiamento de indústria, como, por exemplo, Heron de Alexandria, que determinou com um grau de acerto mais ou menos o tamanho da extensão da Terra, fez a eolípila, etc, coisas que não necessariamente tiveram uso comercial na época dele.
A ciência não produz descobertas diárias porque existe um tempo que é próprio do método científico, claro, mas a gente não pode se esquecer da dimensão ética em jogo para cada descoberta. Recentemente, por exemplo, temos as questões em torno de IA e suas implicações.
Enquanto eu tentava assistir o programa pelo UA-cam, uma das infindas interrupções publicitárias começava falando a respeito de um complexo vitamínico (cujo nome não tem a menor importância): "Está comprovado cientificamente..."
A profissão do Pondé é estragar ilusões. CONTINUEM
Na verdade, quando um cientista encontrar a resposta para verificar uma hipótese que norteou seu trabalho, seja a resposta negativa ou positiva, o cientista avança com uma nova pergunta. O trabalho científico nunca se esgota.
Pondé, estivemos juntos no evento de cartórios sábado. Tiramos uma foto juntos logo que você desceu do palco. A próxima a palestrar fui eu. Usei seu nome de modelo para o meu tema. Uma pena que você não pôde ficar.
ele é muito simpático.
Vitamina para as sinapses.
Prefeito como sempre , mas o erro de edição no final me deixou curiosa 🥴
Pondé esquece que em ciências até provar que vc está errado é um avanço
Só uma correção: o prof. Helder Nakaya não é médico. É biólogo de formação e pesquisador do CRID-USP e do Albert Einstein. Trabalha com Biologia Computacional.
Houve um erro de edição no último bloco do vídeo, não concluí!
Agora entendo porque muita gente anda cometendo loucuras, tomam zopiden e ficam malucos ao ponto de não saber o que fizeram. Quer dizer que o médico prescreve um medicamento e nem aí para os efeitos colaterais.
A ciência da medicina foi um avanço segundo a opinião do Pondé.
6:40 - Não é bem assim! Só levantar um chute, ainda que plausível, não é necessariamente científico, sem dar um indício qualquer que mostre que essa possibilidade existia, pois alguém poderia, por exemplo, dizer que eleições foram fraudadas só no chute, e, após uma investigação, se averiguar que isso é verdade, mas a pessoa que fez o chute não apresentou indício, só disse o que achava baseado no viés dela.
Problemas de edição perto do minuto 50
O áudio mudou, né? Ficou um áudio de algum filme gringo com a imagem do Pondé e Thaís.
E a vacina do COVID ? Como foi falado do zolpiden… e os colaterais?
A perda do controle sobre a criação científica remete a frase famosa de Freud, "o ego não é senhor nem mesmo em sua própria casa". A velha questão da 'castração'. E do 'rochedo da castração'. Quer dizer, a negação da 'castração', ou seja, negação de que esse 'controle' é uma fantasia neurótica.
Meu caro Pondé; existe , sim, carro popular e inclusive muitas pessoas dependem dele para se deslocar, como minha esposa, que tem mobilidade reduzida e minha sogra também. O preço do táxi é proibitivo e elas não conseguem subir em ònibus. Muitos carros simples, 1.0 e mais baratos, são, sim, muito úteis, inclusive para quem trabalha. Há ainda inúmeros feirantes que utilizam Kombis antigas e surradas para trabalharem. Não é para passear de carro. E duvido que o senhor vai sair daí e tomar um busão lotado. Estou errado?
Por que esta discussão não foi feita durante a ditadura do bichinho lá em meados de 2020?
Assim como o avanço da tecnologia, a ciência tbm causa medo!
Oi, @paulonunes. A ciência não cria nada que não existe a priori. Diferente da tecnologia. Não há portanto razão pra temer a ciência.
o gd brr sendo entretido
C🧠NHECIMENTO É SÓ CIÊNCIA, EXISTE OUTROS CONHECIMENTOS, Sr. Pondé?
9:24 - Pior do que levantar uma hipótese na qual se investiu nela e ver ela ir ao solo é ficar nos suspense sem saber se ela pode ser provada ou não
A questão de perder patrocínio e renome faz parte, fazer o quê? Manter uma teoria já derrubada pra não queimar o próprio filme e atrasar estudos científicos?
Gosto pensamento de Tomas Kum
A "ciência da astronáutica" e "da guerra" tem muito a ver. Que diga o von Braun e seus V2 e o outro alemão que foi pra URSS e que eu não lembro o nome agora.
Nuh!
Acredito que no Brasil a ciência é mais uma forma de religião, trabalho como professor de biologia mas aguentar esses fantásticos da ciência e tão insuportável quanto aguentar os fanáticos religiosos, quero distância desses tipos de pessoas.
Tem que ter o equilíbrio entre ciência e religare.
Professor Pondé, e o 'momento' da pandemia, onde se encontrava a CIÊNCIA?
"Estragar ilusões" ahahahahaha
Existem cura para muitas doenças inclusive as piores, mas a ganância dos homens é muito grande.
O QUE SERIA A CIÊNCIA?
A ciência é uma solução digna que o Homem encontrou de enfrentar o absurdo e a solidão da existência. Ele nos recompensa e nos une em torno de seus propósitos, nos dá "pertencimento" e isso nos faz sentir " melhores".
SE NÃO FOSSE A CIÊNCIA PONDE ESTARIA ENXERGANDO MAL PORQUE NÃO EXISTIRIA OS ÓCULOS QUE ELE ESTA USANDO.
23:53 - Credibilidade é uma falácia! Credibilidade lembra crença! Mesmo que na prática a gente tenha que confiar em algo sem crer, senão se duvidaria de tudo.
24:00 - É caso do 'arqueólogo' Rodrigo Silva querendo usar arqueologia pra tentar dar cientificidade a bíblia como se tudo ali fosse verdade. Isso é um caso de viés confirmatório.
PONDE VOU DEIXAR MINHA BARBA FICAR IGUAL A SUA TA LEGAL E A THAIS QUE MULHER INTELIGENTE E LINDA MUITO BOM ASSISTIR VOCES TODAS A QUINTAS FEIRAS
Pondé de tênis novo? 🙂
Khj 😮😇🫣😌 Angola 🇦🇴 6:12
Quaaaase te cancelei Pondé ..faltou "isso aqui"..masssss dei um credito porque você falou q iria dar spoiler ante de falar sobre o final do filme. Fala para sua produção colocar uma " ....a " de um alerta logo que a Taís disser "vamos ver agora uma cena...". Vocês não se controlam e mostram mais do que o necessario baralho (usei o B hein). Muito Sucesso para todos do programa.
No tô certo se um filósofo pode discutir ciência??! É quase um padeiro discutindo medicina?!
Pondé o precário, aquele que opina sobre tudo sempre com o mesmo "argumento". Ao desconstruir tudo destrói o próprio discurso.