Muito bacana o diálogo! Acredito que o estado baseado no direito moderno modere em muito uma certa tendência primitiva do ser humano para a violência. Ao ver os milhares de mortos no trânsito, os crimes nos programas policiais da tv brasileira, tenho tendência a perceber que de alguma forma temos essa motivação nata para a violência. Edson Tritiack - SP
Na minha opinião, a violência no seu grosso modo, como costuma referir o professor Pondé, ela faz parte da natureza humana. É claro que tem muitas variantes que contribuí no seu desenvolvimento. Relativamente à questão de, se a violência pode um dia acabar no mundo, acho isso pouco provável, visto que o mundo está numa era de “escassez” e isso trará mais competitividade, mais choques e onde tem choques a violência acaba sempre por ser revelada. Mais uma vez, muito obrigado pelo conteúdo. Parabéns aos dois grandes pensadores.
Algumas crianças e adolescentes também tem um lado mal, sádico, mesmo sem se dar conta disso. Aquela criança que quebra o brinquedo da outra, ou bate. A criança que maltrata um gatinho, ou joga pedra em um sapo. Eu mesmo tenho recordações disso da minha infância. Graças a minha mãe, que me corrigia, mostrava meus erros, hoje sou uma boa pessoa, mesmo que com defeitos. Amo os animais e procuro não fazer mal a ninguém, muito menos me envolver em brigas.
L ord of the Flies é um romance de William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. O livro enfoca um grupo de meninos britânicos presos em uma ilha desabitada e sua tentativa desastrosa de se autogovernar.
Mais um excelente tema e programa. Aqui na Bélgica o programa passa às 3h da manhã. Se acordo a essa hora, nao resisto e vejo... 😅 Acho no entanto, que se poderia ter referido, mais claramente, as diversas formas de violência. Violência verbal... e, também concordo mais com o Hobbes. Saramago na sua obra O ensaio sobre a cegueira defende precisamente essa tese. O ser humano é naturalmente violento. Abraço para o Pondé e para Thaís.
Acho que as pessoas podem ser de três tipos: Aqueles que serão intrinsecamente violentos, os que serão pacíficos e os que se moldarão conforme o ambiente que lhes forem proporcionados em vida. Tem gente que nasce com tudo favorável (berço e experiências de vida) para não ser e ainda assim se torna violento. O mesmo vale pro inverso, tem gente que é exposto a tudo quanto é tipo de violência e oportunidade pra se tornar assim e por uma questão própria não vai por essa via. E os meio termos, que se inseridos em contextos violentos se tornam igualmente agressivos e quando tirados dessa situação se adaptam e vivem normalmente sem ficar aquela pulsão interna de voltar para a violência.
Pode ser outra coisa: Ser humano nasce naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha.
Como alguém comentou, um momento de lucidez na semana. Excelente programa! E gostei da justificativa dos spoilers como "obrigação" do filósofo, segundo Pondé, de "desfazer ilusões". 😁
12:38 - Mais um tiro no mito do nativo-americano 'bom selvagem' . 28:38 - Nem todo mundo tem necessariamente sentimento ou curiosidade mórbida, as vezes alguém fica curioso pois pensa que talvez aquilo possa acontecer a ele ou alguém da família e conhecidos. E tem gente que vira a cara pra não ver. 37:08 - Sim! Filme do Marighella (com mais melanina que o original) é panfletagem ideológica ainda mais com escurecimento pra direcionar a militância afro.
Fora da caixinha em q sentido? Só se for do senso-comum do povão! Quem ja pensa fora dessa caixa (seja qual for), análises como essas não são inéditas.
Gostaria muitíssimo que este programa fosse discutido HOJE, depois da crueldade dos terroristas aos judeus, crianças, mulheres, idosos...e a defesa do nosso governante aos Terroristas
Acho que ser bom ou vilão depende também de nosso caráter, da forma como somos criados. Influencia dos pais, família, amigos, e do ambiente onde crescemos. E claro que crescer em um lugar violento não significa que você vai ser mal, mas na maioria das vezes é o que acontece.
Excelente programa, só faltou analisar a violência de pais contra filhos, especialmente crianças indefesas. Aliás, esse poderia até ser um tema para outro programa, apesar de a violência contra menores ter sido oficialmente extinta no Brasil.
Infelizmente - hoje eu sinto que as pessoas estão com uma tensão interna , prestes a explodir a qualquer momento- e na maioria das vezes por coisas fúteis e insignificantes … acho que perdemos a elegância por qualquer bobagem… acho que é preciso um produto estudo psicológico e sociológico na nossa sociedade brasileira
É pode ser! Em muitos casos é pura frescura, noutros casos é muito tempo sendo humilhado, ameaçado (violência geral, criminalidade), fazendo com que alguém possa explodir.
PONDÉ!!! Você está sugerindo que mais brasileiros fiquem SEM trabalhar?????? rsrsrsrsrsrs Brincadeiras a parte,, foi excelente, como sempre, o Linhas Cruzadas ... grata 🙏
A vida só se mantém devorando outra vida. Violência faz parte da natureza. Queria muito que Pondé desse uma olhada em obras da cultura pop, coisas como Shingeki no Kyojin, por exemplo, que tratam justamente desse tema. Pena que por ser da cultura pop não vai ter tanto reconhecimento, embora seja uma das melhores discussões entorno desse assunto.
@lumo Mas ele já falou sobre isso algumas vezes em outros programas (de q a natureza se caracteriza pela violência: q os animais precisam comer outros animais etc). Infelizmente não vou saber exatamente qual era o tema/título do programa porque já assisti quase todos (e são muitos) mas provavelmente se vc procurar algum falando sobre Natureza ou sobre Veganos vai achar
O homem é um animal como qualquer outro, a diferença é apenas a razão. É capaz de fazer qualquer coisa pela sobrevivência, até matar. A moral veio levemente para regular o comportamento social mas ainda sim, há muita violência, de todo tipo!
O ser humano contemporâneo deixou de fazer as "atrocidades" do passado não por ter ficado bom, mas sim porque a sociedade (ou Estado) a proíbe, estabelecendo freios em todas as suas ações. Dentro do ser humano o desejo ainda é latente, mas não é externalizado. Em uma suposta deterioração da sociedade contemporânea e do Estado atual, os "terrores" da Antiguidade voltariam rapidinho.
Qdo Ponde comentou a cena do filme de Mariguela, lembrei de uma pessoa q trabalhou comigo q tinha um déficit cognitivo ,q na época tinha outra definição .Eu mal começava a combinar o serviço q faríamos naquele dia ,interrompia varias vezes a orientaçao e dizia : Seje clara ,seje clara . Tive vontade de falar como a Zê , com o Pondé 😊 .Seje clalo, seje claro. 😊
Sobre o contexto da violência revolucionária, citando o caso do Mariguela, fiquei aguardando falar sobre a violência do estado, tanto durante o golpe de 64, quanto dos dias atuais, as operações em favelas do RJ, a câmara de gás da PRF, ou porque não, Canudos?
Operações em favelas contra traficantes (muitas vezes heroificados por um pessoal q se diz anti-violência e do blablabla social). E as balas perdidas contra pessoal da própria favela são contabilizadas? E mães que usam filhos crianças como escudos pra fazer manifestação de traficantes é noticiado pelos meios de esquerda? E os casos da Cracolandia, de pessoas trabalhadoras (entregadores, etc) atacados violentamente por cracudos, etc, a mídia do amor left noticia sem distorcer ou justificar?
Os psicopatas já nascem assim, a maioria não mata, mas...muitos se tornam serial killer ou matadores, a Suzane é comprovadamente psicopata, manipuladora e narcisista.
Em parte. Mas tem parte metafísica, subjetiva. Tem quem, por exemplo, não seja estimulado por adrenalina e faz violência só pra se testar se é capaz de ser violento (sem uma razão).
Essas pessoas que responderam que a agressividade não faz parte do ser humano são bem hipócritas kkk Devem ter gritado, xingado ou discutido com familiares naquele mesmo dia da entrevista 😅 A violência é inerente ao ser humano! Onde existe vida, existe violência. É só observar o mundo animal, quando estamos em situação extrema onde agimos por instinto, somos exatamente como eles.
Claro q tem as hipócritas. Vai q tenha exceções. Nesse caso seriam pessoas ingênuas. Pois pode ser q tenha pessoas q são receosas pra agir e agir de forma violenta e acha q todos sejam assim. Pode ser outra coisa: Ser humano nasce naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha.
O ser humano é naturalmente ruim, egoísta e mal. Precisamos ser educados a não agir com violência. Uma das primeiras coisas que as crianças aprendem a falar é "é meu"... e a violência futuramente se dará como fruto desse egoísmo.
Pode ser outra coisa: Pode ser que o ser humano nasça naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha no decorrer da vida.
O programa linha direta reprisou o episódio do linchamento de uma mulher inocente no Guarujá, acusada de bruxaria. Cenas animalescas, primitivas, extremamente brutais com uma pessoa inocente. O ser humano nessas horas liberta seus demônios ocultos. Brigas de torcida, brigas de trânsito etc. Acredito que todos tem, em maior ou menor proporção uma dose de maldade dentro de si. Mas também acredito que a sociedade também tem uma parcela de culpa.
boa tarde, como não perco um programa. gostaria de perguntar por que a Thais incluiu o comentário sobre o bolsonaro ao apresentar a sra. dos povos originários. nâo esquecemos as promessas e as perdas dos ministério no governo lula. acredito que como jornalista e participando de um programa incrível, ela deve ater-se ao tema e que as opiniões devem ficar para si ou para um editorial. ou ainda para o programa que tenha bolsonaro ou lula como tema. como sempre um ótimo episódio.
Eu postei um comentário respondendo outros aqui, e esqueci de postar na via principal: Pode ser que ser humano não seja nem rousseauniano ou hobesiano mas uma tabula rasa, neutro ou fleumático, tendo uma capacidade de ser violento dependendo de que estímulo (prazer e/ou dor) receba.
De modo geral, n se pode ter respostas simples p uma questão tão complexa , porém ter dúvidas qt ao fim da violência mundial é no mínimo infantil né ? A violência é inerente ao ser humano , se mata em nome de Deus , do homem , da pátria . Faço faculdade num curso mt concorrido , somos humilhados e desafiados por alguns professores q incita o odio e a competição entre os estudantes a todo momento . É uma violência psicológica q por várias vezes já ví tornar-se física . É preciso ter equilíbrio emocional ? sim , porém diante de uma sociedade q respeita apenas os "pseudos fortes" fica difícil seguir sem reagir .
Na minha opinião tem q proibir os índios sim! Se for assim não podemos nem questionar a pedofilia em países árabes, ou o homicídio de homossexuais... NÃO FAZ SENTIDO.
Então... mas a luta armada nesse caso foi necessária. Eu acredito que no caso do Marighella é totalmente justificável. Bom viemos de 2013 até 2022 vendo o que pode acontecer, de um filme (Marighella) que foi sim um fato real. Então eu acredito que é totalmente justificável esse ponto de Violência. Discordo da cena da Bomba no filme Marighella, mas nesse caso não tinha outra saída para o Brasil a não ser a luta armada. Infelizmente esse retrato do Brasil ainda não foi superado e acompanhamos isso de 2013 a 2022 (é inegável isso). Mas Parabéns Pondé e ao Linhas Cruzadas, eu assisto todos os vídeos. Precisaríamos que mais pessoas alçassem esses vídeos, mesmo que elas concordassem com Hobbes/Militarismo seria necessário um filho de policial e um policial saber interpretar tropa de elite 1 e 2 não como policia e ladrão).
O Pondé acha que no futuro as pessoas vão achar que ter filhos através do ato sexo uma violência. Eu já acho isso agora, quando uma pessoa decide ter um filho, não é só um ato de violência, como é é maior ato de egoísmo que um ser humano pode ter. Primeiro, e "se" essa criança não vem com saúde? Segundo, olha o mundo em que vivemos, cheio de violência, doenças etc e tal. Eu mesma desde de adolescente decidir nunca ter filhos, e agradeço pelo namorado também pensar assim. E sobre filme que falar sobre o amor mata, eu concordo, porque muitas atrocidades já foram cometidas em nome do amor. Acho tão fascinante que amor uma força tão poderoso, que ele gera uma outra força poderosa. Quando o amor não correspondido, falta ou dado em excesso, ele gera o ódio.
Esse lance de matar a mulher porque ela o ameaça de crime fiscal já foi encenada na novela Insensato Coração, de 2011, escrita por Gilberto Braga, onde a personagem Clarice (Ana Beatriz Nogueira) dedura o marido infiel Cortez (Herson Capri), pra Polícia Federal, e acaba sendo assassinada. Tem gringo copiando novela brasileira 😅
@@ramonazevedo7783 Você já esteve em uma escola primária alguma vez na vida depois de adulto? Thomas Hobbes estava certo, o homem nasce mau, é a sociedade que o torna uma pessoa menos pior.
@@okdysi Aham, me mostra ciência nas palavras de "Thomas Robbes"? Filosofia é um tipo de conhecimento, mas não quer nunca construir uma teoria científica, e sim uma base epistemológica. Indiferentemente do que você pensa, a ciência continua sendo ciência. Me dê um único artigo que fale sobre a característica maldosa como parte inerente da espécie. Falar de filosofia é fácil e contrito, até eu falaria. Inclusive, me atendo ao conhecimento filosófico, eu digo que sim, que a maldade existe eu sei, agora que a bondade existe, eu tenho minhas dúvidas.... Mas meu pensamento não reflete nada da realidade do ponto de vista científico, logo, é só um modo de enxergar o mundo e o animal humano. Nada além disso.
A inteligencia do Ponde me inspira a estudar sempre mais. O Brasil precisava de mais filosofos assim.
O q vc deve fazer urgente é se internar no hospício mais proximo. Vc tem serios problemas cognitivos 😂😂😂😂 pondeca filosofo? Kkkkk dodoi, vc!!!
Pondé contou o filme todo, adorooooo
Sim vc tbm e dodoi 😂😂😂😂
Nos poupou 😂
Muito bacana o diálogo! Acredito que o estado baseado no direito moderno modere em muito uma certa tendência primitiva do ser humano para a violência. Ao ver os milhares de mortos no trânsito, os crimes nos programas policiais da tv brasileira, tenho tendência a perceber que de alguma forma temos essa motivação nata para a violência.
Edson Tritiack - SP
Perfeito!!!!
Maravilhosos. Faz parte da profissão
"O ser humano é meio zoado, e isso explica quase tudo".
Melhor frase.
Simplesmente perfeito, como todos os programas que essa dupla incrível e inteligente faz! 👏🏼👏🏼👏🏼
Minha pílula de conhecimento semanal.❤
Bravo!!
Rapaz, Pondé é demais!
Obrigado Pondé!
Vc diz verdades certeiras sem rodeios.
Preciso escutar vocês quando estou no metrô lotado, meu "podcast" favorito.
Indo p hospício descansar... só pode
Na minha opinião, a violência no seu grosso modo, como costuma referir o professor Pondé, ela faz parte da natureza humana. É claro que tem muitas variantes que contribuí no seu desenvolvimento. Relativamente à questão de, se a violência pode um dia acabar no mundo, acho isso pouco provável, visto que o mundo está numa era de “escassez” e isso trará mais competitividade, mais choques e onde tem choques a violência acaba sempre por ser revelada.
Mais uma vez, muito obrigado pelo conteúdo. Parabéns aos dois grandes pensadores.
Amo o Pondé ❤
Excelente como sempre.
"O ser humano é meio zuado" 😅
Adoro as verdades diretas do Pondé. Excelente programa!
Gente obg por existir 👏👏👏👏
Sem palavras para este programa, Linhas Cruzadas
E o tanto que eu adoro essa dupla Taís e Pondè!
Mais uma vez um excelente programa! Parabéns TV Cultura! Parabéns a Pondé e Thaís!
Meus queridos! Adoro este momento, para mim, sexta-feira de manhã. Que maravilha! 👏🏽👏🏽👏🏽🤩
melhor dia! Acordar e começar o dia de trabalho com Linhas Cruzadas!!
❤
Adoro a trilha sonora e as imagens da introdução dos vídeos do programa!
Algumas crianças e adolescentes também tem um lado mal, sádico, mesmo sem se dar conta disso.
Aquela criança que quebra o brinquedo da outra, ou bate. A criança que maltrata um gatinho, ou joga pedra em um sapo. Eu mesmo tenho recordações disso da minha infância.
Graças a minha mãe, que me corrigia, mostrava meus erros, hoje sou uma boa pessoa, mesmo que com defeitos.
Amo os animais e procuro não fazer mal a ninguém, muito menos me envolver em brigas.
Segundo a catequese católica
O pecado já está dentro de nós desde o ventre da mãe.
L ord of the Flies é um romance de William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. O livro enfoca um grupo de meninos britânicos presos em uma ilha desabitada e sua tentativa desastrosa de se autogovernar.
@@MundoGamesDo sim, assisti o filme. Muito bom.
@@carcarasilvestre8526 sim. A Bíblia sagrada fala que nós nascemos sob pecado. Só Jesus pode libertar o homem disso. Não religião
Esse dois eu adoro os comentários são feras
Linhas Cruzadas é a melhor coisa da minha semana, os 2 se completam
sem dúvida, esse é um dos melhores programas que acompanho.
Penso que a violência no mundo jamais acabará. Ela só muda de forma realmente. E também sou mais hobbesiana.
Parabéns para essa grande dupla, tenho aprendido muito com esses temas super importante que vcs abordam ❤
Excelente...🙌🙌🙌🙌
Boa noite Pondé e Thais! RJ🌻
Mais um excelente tema e programa. Aqui na Bélgica o programa passa às 3h da manhã. Se acordo a essa hora, nao resisto e vejo... 😅 Acho no entanto, que se poderia ter referido, mais claramente, as diversas formas de violência. Violência verbal... e, também concordo mais com o Hobbes. Saramago na sua obra O ensaio sobre a cegueira defende precisamente essa tese. O ser humano é naturalmente violento. Abraço para o Pondé e para Thaís.
Acho que as pessoas podem ser de três tipos:
Aqueles que serão intrinsecamente violentos, os que serão pacíficos e os que se moldarão conforme o ambiente que lhes forem proporcionados em vida.
Tem gente que nasce com tudo favorável (berço e experiências de vida) para não ser e ainda assim se torna violento. O mesmo vale pro inverso, tem gente que é exposto a tudo quanto é tipo de violência e oportunidade pra se tornar assim e por uma questão própria não vai por essa via. E os meio termos, que se inseridos em contextos violentos se tornam igualmente agressivos e quando tirados dessa situação se adaptam e vivem normalmente sem ficar aquela pulsão interna de voltar para a violência.
Pode ser outra coisa: Ser humano nasce naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha.
Assistindo aqui da Australia!
Ótimo programa.
Como alguém comentou, um momento de lucidez na semana. Excelente programa! E gostei da justificativa dos spoilers como "obrigação" do filósofo, segundo Pondé, de "desfazer ilusões". 😁
Ótimo programa para nos trazer à lucidez
Excelente discussão 👏👏👏
Salve Thaís e Pondé.
Muito bem esse programa ,aluas é i melhor programa da tv aberta parabens a vcs bjs.
profissão: desfazer ilusões! CONTINUEM
Acho que eu ficaria violenta se esse programa acabasse 😂
😹😹😹😹
Eu tbm! 😂
E eu acho q violentaram teu cerebro na infancia. Faz regressao, descobre a causa e te interna o qto antes. E começa a estudar urgente 😂😂23
A violência está p o ser humano assim como a história está p humanidade!
Outros animais também são violentos, não só humanos. A história está pra humanidade até descobrirem se há aliens racionais que tiveram histórico.
12:38 - Mais um tiro no mito do nativo-americano 'bom selvagem' .
28:38 - Nem todo mundo tem necessariamente sentimento ou curiosidade mórbida, as vezes alguém fica curioso pois pensa que talvez aquilo possa acontecer a ele ou alguém da família e conhecidos. E tem gente que vira a cara pra não ver.
37:08 - Sim! Filme do Marighella (com mais melanina que o original) é panfletagem ideológica ainda mais com escurecimento pra direcionar a militância afro.
Foi muito bom, gostei ❤
Muito legal esse tema, bastante fora da caixinha, as análises em si...
Fora da caixinha em q sentido? Só se for do senso-comum do povão! Quem ja pensa fora dessa caixa (seja qual for), análises como essas não são inéditas.
Gostaria muitíssimo que este programa fosse discutido HOJE, depois da crueldade dos terroristas aos judeus, crianças, mulheres, idosos...e a defesa do nosso governante aos Terroristas
Qual é a linha q não podemos passar para não nos tornarmos vilões? Depende muito do contexto? Eu amei esse episódio ❤
Acho que ser bom ou vilão depende também de nosso caráter, da forma como somos criados. Influencia dos pais, família, amigos, e do ambiente onde crescemos. E claro que crescer em um lugar violento não significa que você vai ser mal, mas na maioria das vezes é o que acontece.
Excelente programa, só faltou analisar a violência de pais contra filhos, especialmente crianças indefesas. Aliás, esse poderia até ser um tema para outro programa, apesar de a violência contra menores ter sido oficialmente extinta no Brasil.
'oficialmente'.
Infelizmente - hoje eu sinto que as pessoas estão com uma tensão interna , prestes a explodir a qualquer momento- e na maioria das vezes por coisas fúteis e insignificantes … acho que perdemos a elegância por qualquer bobagem… acho que é preciso um produto estudo psicológico e sociológico na nossa sociedade brasileira
Desculpe- quis dizer um profundo estudo psico- sociologico na sociedade brasileira
É pode ser! Em muitos casos é pura frescura, noutros casos é muito tempo sendo humilhado, ameaçado (violência geral, criminalidade), fazendo com que alguém possa explodir.
Nao gosto do Pondé( ou do seu conservadorismo) mas sou obrigado a concordar com ele em muita coisa. Parabéns. Otimas ideias. Excelente reflexão.
Extrama direita em achar que não pode haver revolução ou insatisfação com o poder do momento.Aceitar extremismos com resignação?
👍🏼🌹
PONDÉ!!!
Você está sugerindo que mais brasileiros fiquem SEM trabalhar?????? rsrsrsrsrsrs
Brincadeiras a parte,, foi excelente, como sempre, o Linhas Cruzadas ... grata 🙏
Concordo em tudo com o Pondé!
A vida só se mantém devorando outra vida. Violência faz parte da natureza. Queria muito que Pondé desse uma olhada em obras da cultura pop, coisas como Shingeki no Kyojin, por exemplo, que tratam justamente desse tema. Pena que por ser da cultura pop não vai ter tanto reconhecimento, embora seja uma das melhores discussões entorno desse assunto.
@lumo Mas ele já falou sobre isso algumas vezes em outros programas (de q a natureza se caracteriza pela violência: q os animais precisam comer outros animais etc). Infelizmente não vou saber exatamente qual era o tema/título do programa porque já assisti quase todos (e são muitos) mas provavelmente se vc procurar algum falando sobre Natureza ou sobre Veganos vai achar
Violência é esse programa deixar de existir!!! Rsrsrs... Parabéns Thaís e Pondé!!!
O homem é um animal como qualquer outro, a diferença é apenas a razão. É capaz de fazer qualquer coisa pela sobrevivência, até matar. A moral veio levemente para regular o comportamento social mas ainda sim, há muita violência, de todo tipo!
não perco nenhum programa
Adoro o humor do Pondé... "violento" hahaha
Esse programa é muito booom😃
O ser humano contemporâneo deixou de fazer as "atrocidades" do passado não por ter ficado bom, mas sim porque a sociedade (ou Estado) a proíbe, estabelecendo freios em todas as suas ações. Dentro do ser humano o desejo ainda é latente, mas não é externalizado. Em uma suposta deterioração da sociedade contemporânea e do Estado atual, os "terrores" da Antiguidade voltariam rapidinho.
Qdo Ponde comentou a cena do filme de Mariguela, lembrei de uma pessoa q trabalhou comigo q tinha um déficit cognitivo ,q na época tinha outra definição .Eu mal começava a combinar o serviço q faríamos naquele dia ,interrompia varias vezes a orientaçao e dizia : Seje clara ,seje clara .
Tive vontade de falar como a Zê , com o Pondé 😊 .Seje clalo, seje claro. 😊
Por favor adicionar os novos episódios no podcast, sempre escuto fazendo e exercícios e não esta sendo alimentado ;....
Eu acredito sim, que quem comete crime grave deve ser punido com a morte. É a forma pedagógica de se fazer JUSTIÇA.
O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe! (Rousseau)
Sobre o contexto da violência revolucionária, citando o caso do Mariguela, fiquei aguardando falar sobre a violência do estado, tanto durante o golpe de 64, quanto dos dias atuais, as operações em favelas do RJ, a câmara de gás da PRF, ou porque não, Canudos?
Operações em favelas contra traficantes (muitas vezes heroificados por um pessoal q se diz anti-violência e do blablabla social). E as balas perdidas contra pessoal da própria favela são contabilizadas? E mães que usam filhos crianças como escudos pra fazer manifestação de traficantes é noticiado pelos meios de esquerda? E os casos da Cracolandia, de pessoas trabalhadoras (entregadores, etc) atacados violentamente por cracudos, etc, a mídia do amor left noticia sem distorcer ou justificar?
O ser humano eh muito loko .. vi uma vez um documentário de psiquiatria forense sobre crianças más.
Os psicopatas já nascem assim, a maioria não mata, mas...muitos se tornam serial killer ou matadores, a Suzane é comprovadamente psicopata, manipuladora e narcisista.
Eu fiquei com medo dessa indígena!!! 😮 Achei que eles eram anjos que protegiam as florestas...😮
Pra mim é fator biológico. Tem situações que a violência é necessária e a adrenalina força você a agir.
Mas na maioria das vezes ela é feita de forma consciente
Em parte. Mas tem parte metafísica, subjetiva. Tem quem, por exemplo, não seja estimulado por adrenalina e faz violência só pra se testar se é capaz de ser violento (sem uma razão).
Essas pessoas que responderam que a agressividade não faz parte do ser humano são bem hipócritas kkk Devem ter gritado, xingado ou discutido com familiares naquele mesmo dia da entrevista 😅
A violência é inerente ao ser humano! Onde existe vida, existe violência. É só observar o mundo animal, quando estamos em situação extrema onde agimos por instinto, somos exatamente como eles.
Claro q tem as hipócritas. Vai q tenha exceções. Nesse caso seriam pessoas ingênuas. Pois pode ser q tenha pessoas q são receosas pra agir e agir de forma violenta e acha q todos sejam assim.
Pode ser outra coisa: Ser humano nasce naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha.
@@advogadododiabo4002 Mas você não acha que em determinadas situações, até essas pessoas possam ser violentas?
@@lucasaniceto8439 Mas não foi o que expus quando eu disse "se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha" ?
Seria interessante se o programa tive-se uma analise dos filmes do diretor e autor Clint Eastwood.
Pra mim ser violento já é do ser humano mesmo
Inevitável não, NECESSÁRIA enquanto todos não tiverem as mesmas oportunidades perante a sociedade e a lei. 👊✊
Esse filme fala dos perigos da corrida noturna..
É uma pulsão de vida.
Como remédios e venenos.
O que os definem e a dose é o local da aplicação.
O ser humano é naturalmente ruim, egoísta e mal. Precisamos ser educados a não agir com violência. Uma das primeiras coisas que as crianças aprendem a falar é "é meu"... e a violência futuramente se dará como fruto desse egoísmo.
Pode ser outra coisa: Pode ser que o ser humano nasça naturalmente fleumático e tabula rasa, se tornando violento ou não dependendo de que estímulo (prazer ou dor) ele tenha no decorrer da vida.
O programa linha direta reprisou o episódio do linchamento de uma mulher inocente no Guarujá, acusada de bruxaria. Cenas animalescas, primitivas, extremamente brutais com uma pessoa inocente. O ser humano nessas horas liberta seus demônios ocultos. Brigas de torcida, brigas de trânsito etc. Acredito que todos tem, em maior ou menor proporção uma dose de maldade dentro de si.
Mas também acredito que a sociedade também tem uma parcela de culpa.
Essa é uma das melhores apresentações do Pondé. Esse é um monstro na filosofia.
boa tarde, como não perco um programa. gostaria de perguntar por que a Thais incluiu o comentário sobre o bolsonaro ao apresentar a sra. dos povos originários. nâo esquecemos as promessas e as perdas dos ministério no governo lula. acredito que como jornalista e participando de um programa incrível, ela deve ater-se ao tema e que as opiniões devem ficar para si ou para um editorial. ou ainda para o programa que tenha bolsonaro ou lula como tema. como sempre um ótimo episódio.
Acho que os seres vivos em geral são violentos...
Mas o homem sobressaiu exponencialmente nessa "causa" pela sobrevivência...
a Natureza é
Poxa, essa do gêmeo eu não sabia. Enterram vivo, sério?! Nossa, que coisa!!!
Sim !
Na época de Sócrates. Esparta jogava no penhasco.
Que medo da minha violência reprimida. Se eu fosse menos covarde ... rsrsrs
Cadê no Spotify os episódios???
Eu postei um comentário respondendo outros aqui, e esqueci de postar na via principal: Pode ser que ser humano não seja nem rousseauniano ou hobesiano mas uma tabula rasa, neutro ou fleumático, tendo uma capacidade de ser violento dependendo de que estímulo (prazer e/ou dor) receba.
De modo geral, n se pode ter respostas simples p uma questão tão complexa , porém ter dúvidas qt ao fim da violência mundial é no mínimo infantil né ? A violência é inerente ao ser humano , se mata em nome de Deus , do homem , da pátria . Faço faculdade num curso mt concorrido , somos humilhados e desafiados por alguns professores q incita o odio e a competição entre os estudantes a todo momento . É uma violência psicológica q por várias vezes já ví tornar-se física . É preciso ter equilíbrio emocional ? sim , porém diante de uma sociedade q respeita apenas os "pseudos fortes" fica difícil seguir sem reagir .
Na minha opinião tem q proibir os índios sim! Se for assim não podemos nem questionar a pedofilia em países árabes, ou o homicídio de homossexuais... NÃO FAZ SENTIDO.
Qual o nome do filme de guerra da abertura??
Faço medicina é tivemos essa discussão também kkkkk😮
O QUE SERIA A VIOLÊNCIA?
EU ACHO TODA FORMA DE VIOLÊNCIA UMA ABERRAÇÃO, SÓ SOU A FAVOR DE VIOLÊNCIA CONTRA QUEM É VIOLENTO.
"love is war"
Luis Felipe Spoiler Pondé
Então... mas a luta armada nesse caso foi necessária. Eu acredito que no caso do Marighella é totalmente justificável. Bom viemos de 2013 até 2022 vendo o que pode acontecer, de um filme (Marighella) que foi sim um fato real. Então eu acredito que é totalmente justificável esse ponto de Violência. Discordo da cena da Bomba no filme Marighella, mas nesse caso não tinha outra saída para o Brasil a não ser a luta armada. Infelizmente esse retrato do Brasil ainda não foi superado e acompanhamos isso de 2013 a 2022 (é inegável isso). Mas Parabéns Pondé e ao Linhas Cruzadas, eu assisto todos os vídeos. Precisaríamos que mais pessoas alçassem esses vídeos, mesmo que elas concordassem com Hobbes/Militarismo seria necessário um filho de policial e um policial saber interpretar tropa de elite 1 e 2 não como policia e ladrão).
Já não bastavam as imagens. Agora tem um som de BAIXO que atrapalha MUITO! kkkkkk Vou parar por aqui
O Pondé acha que no futuro as pessoas vão achar que ter filhos através do ato sexo uma violência. Eu já acho isso agora, quando uma pessoa decide ter um filho, não é só um ato de violência, como é é maior ato de egoísmo que um ser humano pode ter. Primeiro, e "se" essa criança não vem com saúde? Segundo, olha o mundo em que vivemos, cheio de violência, doenças etc e tal.
Eu mesma desde de adolescente decidir nunca ter filhos, e agradeço pelo namorado também pensar assim. E sobre filme que falar sobre o amor mata, eu concordo, porque muitas atrocidades já foram cometidas em nome do amor. Acho tão fascinante que amor uma força tão poderoso, que ele gera uma outra força poderosa. Quando o amor não correspondido, falta ou dado em excesso, ele gera o ódio.
Sou de esquerda e Hobbesiano..
Esse lance de matar a mulher porque ela o ameaça de crime fiscal já foi encenada na novela Insensato Coração, de 2011, escrita por Gilberto Braga, onde a personagem Clarice (Ana Beatriz Nogueira) dedura o marido infiel Cortez (Herson Capri), pra Polícia Federal, e acaba sendo assassinada. Tem gringo copiando novela brasileira 😅
Quando tem dois bebês e um brinquedo e um bebê mete a porrada no outro para pegar o brinquedo é o que?
assim como a thais também percebi que o pondé inventou que dar spoilers faz parte da profissão dele. ate meses atrás ele não fazia isso. kkkkk
O filme do Beringhella é o pior. Ops, Marighella
Tem gente que nasce violenta e tem gente que não. Algumas dessas pessoas a sociedade muda, outras nao.
Gente que "nasce" violenta? você utiliza qual artigo científico pra impor isso?
@@ramonazevedo7783 Você já esteve em uma escola primária alguma vez na vida depois de adulto? Thomas Hobbes estava certo, o homem nasce mau, é a sociedade que o torna uma pessoa menos pior.
@@okdysi Aham, me mostra ciência nas palavras de "Thomas Robbes"? Filosofia é um tipo de conhecimento, mas não quer nunca construir uma teoria científica, e sim uma base epistemológica. Indiferentemente do que você pensa, a ciência continua sendo ciência. Me dê um único artigo que fale sobre a característica maldosa como parte inerente da espécie.
Falar de filosofia é fácil e contrito, até eu falaria. Inclusive, me atendo ao conhecimento filosófico, eu digo que sim, que a maldade existe eu sei, agora que a bondade existe, eu tenho minhas dúvidas....
Mas meu pensamento não reflete nada da realidade do ponto de vista científico, logo, é só um modo de enxergar o mundo e o animal humano. Nada além disso.
Oi
muito gata a jornalista