Melhor explicação que encontrei sobre o assunto! Ótima aula.
6 років тому+1
Olá Artur, tudo bem? Agradeço o retorno e o incentivo... é bom saber que estamos no caminho correto. Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida, é só perguntar. Valeu!
Tinha vindo no canal só pra ver a aula sobre metodo da secante mas as aulas estavam tão boas que eu to voltandono assunto kkk. Muito boas mesmo as videoaulas.
Muito obg... Descomplicou o CNUM em dois dias! Parabéns pelos ótimos vídeos!!!
5 років тому+1
Olá João Victor, como vai? Fez uma "maratona" nos vídeos hein"!! rsrs Obrigado pelo comentário e também por acompanhar o canal! Qualquer dúvida é só perguntar! Valeu!
Muito obrigado por esses vídeos. Gostei bastante do fato de vocês seguirem a ordem do Ruggiero, uso o livro em conjunto com as videoaulas. Em outras disciplinas sempre sofro procurando videoaulas que sigam uma sequência mais tradicional que dê para acompanhar e complementar com algum livro.
6 років тому+5
Olá George Pontes, tudo bem? O livro da Ruggiero é muito bom. O da Neide Bertoldi Franco também está entre meus favoritos. Campos Filho (algoritmos numéricos) e Burden e Faires (Análise Numérica) também são muito bons. Além da sequência dos conteúdos, tento separar por "playlists" agrupando o que pode servir de embasamento. Agradeço pelo seu retorno em forma de comentário, pois ajuda a perceber se o caminho que estou seguindo está correto. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!!
Faltou o teste da convergência no exemplo, de resto muito boa didática, ajudou baste ! Obg.
7 років тому+39
Olá Nathan Macedo. Bem observado. Segue o teste: i) fi(x) e fi'(x) são contínuas em I, pois (x^3+5)/9 e (x^2)/3 estão definidas em todos os pontos entre [0,5 ; 1] ii) |fi'(x)| vai variar entre (0,5^2)/3 = 0,083 e (1^2)/3 = 0,33, ou seja,
A sua explicação é muito boa!!! Seus vídeos estão me ajudando muito para estudar pra prova de CN. Muito obrigado por isso e continue com o excelente trabalho !!!
4 роки тому+1
Olá Jose, como vai? Agradeço o comentário positivo e também por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar. Valeu!
o que seria de mim sem essas aulas❤ melhor prof na sala tbm
6 років тому+3
Olá Renata Ádila. Que bom que a metodologia está sendo boa! Os vídeos acabam complementando o que vimos em sala de aula. Obrigado pelo incentivo. Valeu!
Acho que você poderia postar um vídeo CNUM-006-A ...explicando a questão da convergência(que achei em um vídeo oriundo da Índia)...no mais, o conteúdo é excelente!
Olá Kellyana, como vai? Obrigado pelo feedback. É importante saber que a didática está adequada. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar. Agradeço por acompanhar o canal. Valeu!
Excelentes aulas !! Está me salvando ...kkkkk Parabéns pela didática!
6 років тому
Olá Sérgio, tudo bem? Lembre que é o M^U e não o me salva hehehe. Fico contente em poder ajudar!! Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar! Valeu!
A pessoa tem que ser muito ingrata pra negativar esses videos... Então deixo meu muito obrigado ao canal!
6 років тому
Olá Carolus Martellus, como vai? Pois é... sei que é difícil agradar a todos, porém, o objetivo do canal é o de ser uma opção a mais de fundamentação matemática (ou seja, de ajudar). Se quem negativa o vídeo pelo menos deixasse uma sugestão do que poderia melhorar seria muito bom, afinal, as críticas nos ajudam a melhorar. Eu que agradeço o retorno positivo. Muito obrigado por acompanhar o canal! Qualquer dúvida, estamos aqui para tentar ajudar! Valeu!
Boa noite amigo, obrigado por todo o conteúdo que tem disponibilizado, é o que vem me salvando na disciplina de métodos numéricos, sua didática é muito boa. Aproveito para questionar se por acaso você possui algum material sobre interpolação cúbica com spline. Abraços e sucesso!
5 років тому
Olá Lucas, tudo bem? Estou elaborando novas video aulas para complementar o conteúdo de cálculo numérico, entre eles, a interpolação por spline (mas ainda vai demorar um pouco) Sempre gostei das referências da Neide Bertoldi Franco, Burden e Faires e do Campos Filho. Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar. Valeu!
É um excelente canal para estudantes de exatas, com explicações simples e objetivas. Seria interessante fazer um curso de integral e séries, você com certeza iria conseguir mais inscritos no seu canal. Parabéns pelo canal lhe desejo sucesso!
7 років тому
Olá Lucas. Agradeço pelo incentivo. Os vídeos sobre integrais e séries estão no planejamento. Obrigado pelas dicas. Valeu!!
6 років тому
Olá Lukas tudo bem? Obrigado pelo comentário. É importante saber que estamos no caminho certo. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar. Agradeço por acompanhar o canal. Valeu!
Opa Yuri, confesso que passei batido pela outra pergunta. Uma maneira fácil é analisar o domínio da função e verificar se a mesma está definida em todos os pontos. Na prática, pode-se fazer o gráfico de phi(x) e de phi'(x) no intervalo e verificar se não existem "buracos". Lembrando as condições de continuidade. Uma função é contínua se for contínua em todos os pontos do domínio. E é contínua em um ponto "c" se: a) f(c) existe (isto é, se "f" está definida no ponto "c"); b) lim x -> c f(x) = f(c) (os limites laterais coincidem com o valor da função no ponto) Valeu!
Então o ponto fixo,seria um valor do domínio que aplicado na função resultaria nele mesmo?
5 років тому
Olá Otávio. Quase isso. quando falamos que fi(x) = x, no processo iterativo (com os índices) x(k+1) = fi [x(k)] Ou seja, o próximo valor será resultado da aplicação do valor atual na função de iteração. Espero ter te ajudado com a dúvida. Qualquer coisa é só voltar a perguntar. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Muito bom. Além de ensinar o método você aprende a usar a calculadora de forma rápida.
6 років тому
Olá Iranildo, tudo bem? Em provas de cálculo numérico precisamos de agilidade... senão o tempo acaba e ficamos com as respostas pela metade hehehe. Vou sempre compartilhar o pouco que sei na esperança de conseguir ajudar alguém. Agradeço pelo comentário positivo. E obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Quando a questão não der um ponto inicial(x0), é possível encontrar na função ou é necessário dar um chute inicial para fazer as iterações?
Рік тому
Olá, tudo bem? Para o método do ponto fixo, a solução inicial deve pertencer ao intervalo que contém uma única raiz, conforme a análise da primeira etapa. Quando você não tiver um x0, uma boa prática é usar outro método, como a bissecção, para estimar esse valor inicial. Qualquer outra dúvida, só perguntar. Se eu puder ajudar. .. Valeu!!
Olá Victor, tudo bem? Na verdade, o método numérico vai buscar a raiz naquele intervalo específico. Se eu quiser encontrar todas as raízes, tenho que aplicar o método de refinamento em cada intervalo. A escolha, no caso específico, foi apenas para ilustrar a aplicação do método. Valeu!!
Olá Loren, tudo bem? Esse não e o método de pegaso. Na verdade, encontrei poucas referências na literatura sobre o método, mas vi que ele é baseado em aproximação linear, como o método da falsa posição (Regula falsi) e o método da secante. Vou pesquisar melhor e te respondo. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Boa noite; consigo resolver por esse método caso não tenha dado o intervalo ?
6 років тому
Olá Gabriel, tudo bem? A melhor resposta é: depende. Se você fizer o teste de convergência que o Nathan falou no comentário, então o método vai encontrar a raiz. Contudo, para fazer o teste, você precisa definir um intervalo de análise. Além disso, uma condição para que os métodos numéricos funcionem bem é isolar o intervalo que contém a raiz, de maneira que ela seja única. Nesse sentido, você acaba caindo na situação de ter que encontrar o intervalo para ter garantia de convergência. Sem essa análise, tudo pode acontecer... pode encontrar uma raiz ou não. Qualquer outra dúvida é so perguntar. Valeu!!
professor, e se a função não for polinomial? se for f(x) = sen(4*x)*exp(-3*x)?
Рік тому
Boa pergunta. Nem sempre é fácil encontrar uma função explícita para o método do ponto fixo . Você pode, por exemplo, tentar aplicar o LN na função para tentar isolar o EXP. Mas, para funções desse tipo, eu passaria direto do método do ponto fixo e ia direto para as outras metodologias de cálculo. Valeu!
Você falou sobre as três condições para a formula de iteração convergir para um valor de uma raiz, mas não explicou a aplicação dessas condições, as verificações.
Рік тому
Olá Kaio... é uma boa observação. Coloquei mais como informativo do método, mas realmente não fiz a verificação nos exemplos dados. Nos próximos exercícios vou levar isso em consideração. Obrigado!!
olá, estou tendo dificuldade com um exercicio onde a equação é: x^4 -3x^2 -3. Como eu encontro a equação de iteração? obrigado
4 роки тому+1
Olá SkyEx, tudo bem? Então... a função de iteração não é única. Dá para testar algumas aí. Assumindo que sua função é f(x) = x^4 -3x^2 -3 x^4 -3x^2 -3 = 0 Func Iter 1 (isolando o x^2 e calculando a raiz) -3x^2 = 3 - x^4 => x = - SQRT(x^4 - 3) / 3 Func Iter 2. (colocando x em evidência) x( x^3 -3x) -3 = 0 x = 3/(x^3 - 3x) Func Iter 3. (colocando x^2 em evidência) x^2( x^2 -3) -3 = 0 x = SQRT(3/(x^2 - 3x)) E por aí vai. A dica é isolar o valor de x como achar melhor. Daí é ó verificar se atende as condições de convergência. Espero ter te ajudado com a sua dúvida. Obrigado por se inscrever e acompanhar o canal. Qualquer outra dúvida é só perguntar. Valeu!
Eu queia saber como calcular o numero de interações estimadas em cada metodo.Só achei a da bissecção.
5 років тому
Olá Letícia, tudo bem? A literatura só relata a estimativa do número de iterações para o método da bissecção mesmo. E ainda mais, essa estimativa é válida apenas para o critério de parada |b-a| < precisão. Espero ter ajudado em sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar novamente. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Olá Rickson, tudo bem? Não é uma resposta tão simples. Para GARANTIR a convergência, temos as condições apresentadas em 08:00, ou seja, é uma condição suficiente, porém não é necessária. E o que isso quer dizer?? Bem, trocando em miúdos, temos: i) Se satisfaz as condições apresentadas em 08:00, então a convergência é garantida; ii) Se não satisfaz as condições apresentadas em 08:00, então a função PODE ou NÃO convergir, ou seja, não podemos garantir nada. Não tem uma condição específica que garanta que não vai convergir. Mas temos as condições apresentadas em 08:00 que se atendidas garantem que VAI convergir. Podemos ter uma função de iteração que não satisfaz as condições e mesmo assim converge. Para ser sincero, a ideia do método é mais interessante do que o método em si. O método de Newton usa como base as condições de convergência apresentadas em 08:00 para tentar ser mais eficiente.. Espero ter ajudado em sua dúvida. Qualquer coisa é só voltar a perguntar. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Você simplesmente escolhe de acordo com o que precisa. Mas quanto maior a precisão desejada, maior será o número de iterações necessárias.
2 роки тому
A resposta do Reinaldo foi perfeita. Se não for uma questão de prova, cujo valor geralmente é especificado, a precisão é o quão perto de zero você quer o resultado! Valeu!
Olá Ulisses, tudo bem? Acho que você leu um número a mais na calculadora. Revisa o cálculo que o do vídeo tá correto sim. Ah, e outra coisa, para te ajudar na terminologia correta. O termo é ITERAÇÃO e não interação!! Valeu!!
Acho que ta errado na 3 interação, você n coloco parênteses.
5 років тому+1
Olá Gabriel, tudo bem? Quando efetuamos a operação no formato de fração da calculadora (específico de alguns modelos), os parênteses não são necessários e a ordem correta das operações é respeitada. Nesse caso em particular a operação está correta: (0,5798 ^3 +5) / 9 = 0.5772 (se você copiar a operação e jogar na pesquisa do Google ela te retorna o resultado). Além disso, você deve observar que a nomenclatura técnica correta para o procedimento é iteração. Iteração é um ciclo de uma rotina maior (no caso o método). Interativo pode ser definido como algo que interage (entre seres ou objetos). pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o pt.wikipedia.org/wiki/Itera%C3%A7%C3%A3o Espero ter ajudado em sua dúvida. Aproveita para fazer a inscrição no canal =) Valeu!
Estas aulas estão me salvando nesta disciplina. Muito Obrigado! Não deixe de continuar postando vídeos como esses.
Valeu!!
Melhor explicação que encontrei sobre o assunto! Ótima aula.
Olá Artur, tudo bem?
Agradeço o retorno e o incentivo... é bom saber que estamos no caminho correto.
Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida, é só perguntar.
Valeu!
Tinha vindo no canal só pra ver a aula sobre metodo da secante mas as aulas estavam tão boas que eu to voltandono assunto kkk. Muito boas mesmo as videoaulas.
=)
Que incríve. Parabéns pela didática! Abraços de Moçambique.
Muito obg... Descomplicou o CNUM em dois dias! Parabéns pelos ótimos vídeos!!!
Olá João Victor, como vai?
Fez uma "maratona" nos vídeos hein"!! rsrs
Obrigado pelo comentário e também por acompanhar o canal!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Muito obrigado por esses vídeos. Gostei bastante do fato de vocês seguirem a ordem do Ruggiero, uso o livro em conjunto com as videoaulas. Em outras disciplinas sempre sofro procurando videoaulas que sigam uma sequência mais tradicional que dê para acompanhar e complementar com algum livro.
Olá George Pontes, tudo bem?
O livro da Ruggiero é muito bom. O da Neide Bertoldi Franco também está entre meus favoritos. Campos Filho (algoritmos numéricos) e Burden e Faires (Análise Numérica) também são muito bons.
Além da sequência dos conteúdos, tento separar por "playlists" agrupando o que pode servir de embasamento. Agradeço pelo seu retorno em forma de comentário, pois ajuda a perceber se o caminho que estou seguindo está correto.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!!
Show de bola, professor. Tava enganchado nesse método. Muito obrigado.
Que bom que ajudou
Excelente o conteúdo. É colocado de forma muito didática.
Bons estudos!
Ajudou bastante e ainda aprendi um truque com a calculadora. Muito obrigada!!
Fico muito feliz com este comentário!!
Valeu!!
Muito bom o vídeo. Explicou a teoria de modo simples e fácil. Obrigado!
Obrigado Vinicius. Vou gravar outros vídeos em breve! Continue nos acompanhando =) Valeu!!
Valeu cara, bastante pelo calculo, mas muito mais por mostrar a função histórico da calculadora, não lembrava que isso tinha na minha casio fx82ES.
Faltou o teste da convergência no exemplo, de resto muito boa didática, ajudou baste ! Obg.
Olá Nathan Macedo. Bem observado. Segue o teste:
i) fi(x) e fi'(x) são contínuas em I, pois (x^3+5)/9 e (x^2)/3 estão definidas em todos os pontos entre [0,5 ; 1]
ii) |fi'(x)| vai variar entre (0,5^2)/3 = 0,083 e (1^2)/3 = 0,33, ou seja,
O que é M?
é um vômito
@@AlaanPassoos uma constante
@ uma pergunta, entao no intevalo de 2,5 a 3,0 não convergeria?? pois se fizer o teste vai ser maior que 1
A sua explicação é muito boa!!!
Seus vídeos estão me ajudando muito para estudar pra prova de CN.
Muito obrigado por isso e continue com o excelente trabalho !!!
Olá Jose, como vai?
Agradeço o comentário positivo e também por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!
Valeu! Aula de grande ajuda e fácil compreensão após ter tentado estudar o conteúdo pelos livros nessa pandemia
Valeu!
Perfeito, vc é um anjo na terra
hahahahha
Valeu!!
melhor explicação que achei!
Olá Francine, como vai?
Agradeço o comentário. Obrigado por acompanhar o Canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
o que seria de mim sem essas aulas❤ melhor prof na sala tbm
Olá Renata Ádila.
Que bom que a metodologia está sendo boa! Os vídeos acabam complementando o que vimos em sala de aula. Obrigado pelo incentivo.
Valeu!
Obrigado professor! Sucesso garantido! Deus abençoe!!
Eu que agradeço
didática maravilhosa, obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Gostei muito!!! Parabéns pelo video. obg.
Que aulas fodas, pqp! Manda muito
Olá Henrique, tudo bem?
Obrigado pelo retorno positivo. =) Agradeço também por acompanhar o canal!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Obrigado pelo video, foi o melhor que achei do assunto!
Obrigado, TheRoot0!! Vamos continuar tentando fazer bons vídeos sobre o assunto! Valeu!
vídeo muito bom, bem fácil e prático de entender
Valeu!
Muito obrigado pela força, me tirou algumas dúvidas super importantes !
Olá Leonardo, tudo bem?
Obrigado pelo comentário positivo e por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!
Acho que você poderia postar um vídeo CNUM-006-A ...explicando a questão da convergência(que achei em um vídeo oriundo da Índia)...no mais, o conteúdo é excelente!
Ótima aula, como sempre! Parabéns e obrigado!
Olá Vagner,
Obrigado pelos comentários. É sempre bom receber esse tipo de retorno.
Qualquer dúvida e/ou sugestão é só falar.
Valeu!
te amo vc explica mto bem
Valeu!!!
Parabéns pelo teu trabalho! Está a me ajudar bastante na graduação.
Aula perfeita! Bem explicativa e direta
Obrigado 😃
explicacao muito boa
Muito obrigado, amigo!!
MARAVILHOSO! AMEI AS AULAS
Olá Bianca, como vai?
Obrigado pelo retorno. Continue acompanhando o Canal =) . Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Olá Bianca como vai?
Obrigado =]
Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Ótima aula, sucesso.
Aula sensacional!
Olá Kellyana, como vai?
Obrigado pelo feedback. É importante saber que a didática está adequada. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar.
Agradeço por acompanhar o canal.
Valeu!
Excelentes aulas !! Está me salvando ...kkkkk Parabéns pela didática!
Olá Sérgio, tudo bem?
Lembre que é o M^U e não o me salva hehehe. Fico contente em poder ajudar!!
Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Muito bom o vídeo ! e olha que eu nem comento vídeo no yt
Valeu por comentar!! Comentário raro assim vale mais :D
calculadora igual a minha, gostei 😄👍
Gostei muito me ajudou bastante;
Olá Clementina, tudo bem?
Agradeço o comentário e por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!!
A pessoa tem que ser muito ingrata pra negativar esses videos... Então deixo meu muito obrigado ao canal!
Olá Carolus Martellus, como vai?
Pois é... sei que é difícil agradar a todos, porém, o objetivo do canal é o de ser uma opção a mais de fundamentação matemática (ou seja, de ajudar). Se quem negativa o vídeo pelo menos deixasse uma sugestão do que poderia melhorar seria muito bom, afinal, as críticas nos ajudam a melhorar.
Eu que agradeço o retorno positivo. Muito obrigado por acompanhar o canal! Qualquer dúvida, estamos aqui para tentar ajudar!
Valeu!
Ótima aula :)
UM DEUS APENAS
excelente
Boa noite amigo, obrigado por todo o conteúdo que tem disponibilizado, é o que vem me salvando na disciplina de métodos numéricos, sua didática é muito boa. Aproveito para questionar se por acaso você possui algum material sobre interpolação cúbica com spline. Abraços e sucesso!
Olá Lucas, tudo bem?
Estou elaborando novas video aulas para complementar o conteúdo de cálculo numérico, entre eles, a interpolação por spline (mas ainda vai demorar um pouco) Sempre gostei das referências da Neide Bertoldi Franco, Burden e Faires e do Campos Filho.
Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!
É um excelente canal para estudantes de exatas, com explicações simples e objetivas. Seria interessante fazer um curso de integral e séries, você com certeza iria conseguir mais inscritos no seu canal. Parabéns pelo canal lhe desejo sucesso!
Olá Lucas. Agradeço pelo incentivo. Os vídeos sobre integrais e séries estão no planejamento. Obrigado pelas dicas. Valeu!!
Olá Lukas tudo bem?
Obrigado pelo comentário. É importante saber que estamos no caminho certo. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar.
Agradeço por acompanhar o canal.
Valeu!
Bem demais
Valeu pela força Lucca!!
Qual a diferença nos resultados em relação ao método de newton-raphson e o método de interação linear??
Excelente pergunta.. qual a sua opinião inicial?
Obrigado!
O que seria o M na "condição de convergência" ? E como verifico se uma função é contínua ou descontínua ?
Olá Yuri, tudo bem?
Como consideramos o módulo de "phi", 0
Obrigado. E sobre a outra pergunta ?
Opa Yuri, confesso que passei batido pela outra pergunta. Uma maneira fácil é analisar o domínio da função e verificar se a mesma está definida em todos os pontos. Na prática, pode-se fazer o gráfico de phi(x) e de phi'(x) no intervalo e verificar se não existem "buracos". Lembrando as condições de continuidade. Uma função é contínua se for contínua em todos os pontos do domínio. E é contínua em um ponto "c" se:
a) f(c) existe (isto é, se "f" está definida no ponto "c");
b) lim x -> c f(x) = f(c) (os limites laterais coincidem com o valor da função no ponto)
Valeu!
Valeu !!
Então o ponto fixo,seria um valor do domínio que aplicado na função resultaria nele mesmo?
Olá Otávio.
Quase isso. quando falamos que fi(x) = x, no processo iterativo (com os índices)
x(k+1) = fi [x(k)]
Ou seja, o próximo valor será resultado da aplicação do valor atual na função de iteração.
Espero ter te ajudado com a dúvida. Qualquer coisa é só voltar a perguntar.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
Você deveria ensinar meu professor da faculdade a ensinar essa matéria.
kkkkkkkkkkkk
Top top top
Olá Matheus (meu xará hehehe ), tudo bem?
Obrigado pelo comentário positivo e por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!
Muito bom. Além de ensinar o método você aprende a usar a calculadora de forma rápida.
Olá Iranildo, tudo bem?
Em provas de cálculo numérico precisamos de agilidade... senão o tempo acaba e ficamos com as respostas pela metade hehehe. Vou sempre compartilhar o pouco que sei na esperança de conseguir ajudar alguém.
Agradeço pelo comentário positivo. E obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
O que é esse M na segunda condição para convergência
show
Valeu pela força André!!
Quando a questão não der um ponto inicial(x0), é possível encontrar na função ou é necessário dar um chute inicial para fazer as iterações?
Olá, tudo bem?
Para o método do ponto fixo, a solução inicial deve pertencer ao intervalo que contém uma única raiz, conforme a análise da primeira etapa.
Quando você não tiver um x0, uma boa prática é usar outro método, como a bissecção, para estimar esse valor inicial.
Qualquer outra dúvida, só perguntar. Se eu puder ajudar. ..
Valeu!!
pq não usou o outro intervalo?
Olá Victor, tudo bem?
Na verdade, o método numérico vai buscar a raiz naquele intervalo específico. Se eu quiser encontrar todas as raízes, tenho que aplicar o método de refinamento em cada intervalo.
A escolha, no caso específico, foi apenas para ilustrar a aplicação do método.
Valeu!!
Esse é o método pegaso?
Olá Loren, tudo bem?
Esse não e o método de pegaso. Na verdade, encontrei poucas referências na literatura sobre o método, mas vi que ele é baseado em aproximação linear, como o método da falsa posição (Regula falsi) e o método da secante. Vou pesquisar melhor e te respondo.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
Boa noite; consigo resolver por esse método caso não tenha dado o intervalo ?
Olá Gabriel, tudo bem?
A melhor resposta é: depende. Se você fizer o teste de convergência que o Nathan falou no comentário, então o método vai encontrar a raiz. Contudo, para fazer o teste, você precisa definir um intervalo de análise. Além disso, uma condição para que os métodos numéricos funcionem bem é isolar o intervalo que contém a raiz, de maneira que ela seja única. Nesse sentido, você acaba caindo na situação de ter que encontrar o intervalo para ter garantia de convergência. Sem essa análise, tudo pode acontecer... pode encontrar uma raiz ou não.
Qualquer outra dúvida é so perguntar.
Valeu!!
professor, e se a função não for polinomial? se for f(x) = sen(4*x)*exp(-3*x)?
Boa pergunta. Nem sempre é fácil encontrar uma função explícita para o método do ponto fixo . Você pode, por exemplo, tentar aplicar o LN na função para tentar isolar o EXP. Mas, para funções desse tipo, eu passaria direto do método do ponto fixo e ia direto para as outras metodologias de cálculo.
Valeu!
Você falou sobre as três condições para a formula de iteração convergir para um valor de uma raiz, mas não explicou a aplicação dessas condições, as verificações.
Olá Kaio... é uma boa observação. Coloquei mais como informativo do método, mas realmente não fiz a verificação nos exemplos dados. Nos próximos exercícios vou levar isso em consideração. Obrigado!!
olá, estou tendo dificuldade com um exercicio onde a equação é: x^4 -3x^2 -3. Como eu encontro a equação de iteração? obrigado
Olá SkyEx, tudo bem?
Então... a função de iteração não é única. Dá para testar algumas aí. Assumindo que sua função é f(x) = x^4 -3x^2 -3
x^4 -3x^2 -3 = 0
Func Iter 1 (isolando o x^2 e calculando a raiz)
-3x^2 = 3 - x^4
=> x = - SQRT(x^4 - 3) / 3
Func Iter 2. (colocando x em evidência)
x( x^3 -3x) -3 = 0
x = 3/(x^3 - 3x)
Func Iter 3. (colocando x^2 em evidência)
x^2( x^2 -3) -3 = 0
x = SQRT(3/(x^2 - 3x))
E por aí vai. A dica é isolar o valor de x como achar melhor. Daí é ó verificar se atende as condições de convergência.
Espero ter te ajudado com a sua dúvida.
Obrigado por se inscrever e acompanhar o canal. Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Valeu!
@ consegui aqui, muito obrigado pela ajuda ! ^^
@@daesk Precisando, estou à disposição!!
Valeu \o/
Eu queia saber como calcular o numero de interações estimadas em cada metodo.Só achei a da bissecção.
Olá Letícia, tudo bem?
A literatura só relata a estimativa do número de iterações para o método da bissecção mesmo. E ainda mais, essa estimativa é válida apenas para o critério de parada |b-a| < precisão.
Espero ter ajudado em sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar novamente. Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
não entendi...quando converge e quando diverge?
Olá Rickson, tudo bem?
Não é uma resposta tão simples. Para GARANTIR a convergência, temos as condições apresentadas em 08:00, ou seja, é uma condição suficiente, porém não é necessária. E o que isso quer dizer?? Bem, trocando em miúdos, temos:
i) Se satisfaz as condições apresentadas em 08:00, então a convergência é garantida;
ii) Se não satisfaz as condições apresentadas em 08:00, então a função PODE ou NÃO convergir, ou seja, não podemos garantir nada.
Não tem uma condição específica que garanta que não vai convergir. Mas temos as condições apresentadas em 08:00 que se atendidas garantem que VAI convergir. Podemos ter uma função de iteração que não satisfaz as condições e mesmo assim converge.
Para ser sincero, a ideia do método é mais interessante do que o método em si. O método de Newton usa como base as condições de convergência apresentadas em 08:00 para tentar ser mais eficiente..
Espero ter ajudado em sua dúvida. Qualquer coisa é só voltar a perguntar. Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
o fato do sinal ser negativo n vai tornar os resultados menores que 0,01 desde o começo n ?
Olá Valmir, tudo bem?
Sua dúvida é pertinente. A resposta é simples: sempre analisamos o resultado em módulo!
Valeu!
Eu não entendi de onde saiu o £= 0.1
É a aproximação desejada. Você (ou o problema) definem o quão próximo de zero f(x) deve ser.
como eu defino a precisão?
Você simplesmente escolhe de acordo com o que precisa. Mas quanto maior a precisão desejada, maior será o número de iterações necessárias.
A resposta do Reinaldo foi perfeita. Se não for uma questão de prova, cujo valor geralmente é especificado, a precisão é o quão perto de zero você quer o resultado!
Valeu!
a interação 0 não da -1,328 e sim -11,328
Olá Ulisses, tudo bem?
Acho que você leu um número a mais na calculadora. Revisa o cálculo que o do vídeo tá correto sim.
Ah, e outra coisa, para te ajudar na terminologia correta. O termo é ITERAÇÃO e não interação!!
Valeu!!
@ tá certo
Acho que ta errado na 3 interação, você n coloco parênteses.
Olá Gabriel, tudo bem?
Quando efetuamos a operação no formato de fração da calculadora (específico de alguns modelos), os parênteses não são necessários e a ordem correta das operações é respeitada. Nesse caso em particular a operação está correta:
(0,5798 ^3 +5) / 9 = 0.5772 (se você copiar a operação e jogar na pesquisa do Google ela te retorna o resultado).
Além disso, você deve observar que a nomenclatura técnica correta para o procedimento é iteração. Iteração é um ciclo de uma rotina maior (no caso o método). Interativo pode ser definido como algo que interage (entre seres ou objetos).
pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o
pt.wikipedia.org/wiki/Itera%C3%A7%C3%A3o
Espero ter ajudado em sua dúvida. Aproveita para fazer a inscrição no canal =)
Valeu!
0,01*
É a precisão desejada. Você define o quão próximo de zero você quer f(x), ou seja, até onde o método irá refinar a raiz...