✈✈ REPOSIÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS DA LOJA DO AERO: bit.ly/loja_aero ✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero ✈ Se inscreva: bit.ly/inscritoaero ✈ Instagram: @programaaero😁😁😁
Trabalhei muitos anos em empresa que fazia exatamente isso, construção de aeroportos com as licitações no Ministério da Aeronáutica. Também instaladas as luzes da pista de Vasis e Balizamento. Também fazia manutenção dos equipamentos de manutenção de VOR e DME e eu era encarregada quando esses equipamentos ficavam fora do ar, de acionar os técnicos em eletrônica para manutenção. (VOR e DME equipamentos de comunicação) Maioria dos aeroportos Brasil foi a empresa que trabalhei que construiu. Trabalho surpreendente. Equipes de muitos engenheiros e técnicos de eletrônica. Sou apaixonada e fascinada por aviões. 🥰
Ta fazendo falta aqui em Santo Ângelo, quando reformaram aqui levaram 4 anos pra faze o asfalto, agora vem uma nova reforma que ja faz 4 anos que era pra ter iniciada, mas arrecem agora estão fazendo o projeto, inclusive os voos da Azul pra Porto Alegre estão suspensos ate dia 10 de julho, pra depois da reforma retomarmos os voos pra SP direto que faz mais de 15 anos que foram suspensos pela RIO SUL nos ERJ145 , que orgulho ter voo a jato pra SP.....
Esse traço do asfalto q ele fala é o da mistura de agregados, como brita, pó de pedra, BGS, CAP e outros. Essa coloração preta do asfalto é o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), que é um material ligante, o qual favorece a aglutinação dos agregados no momento do traço na usina de asfalto e também dá uma característica impermeabilizante para produto final que é o asfalto. O CAP é o resíduo da destilação do petróleo. No momento em que o petróleo é destilado nas refinarias para obtenção de seus componentes, como gasolina, o resíduo desse processo da origem ao CAP, material bastante utilizado para construção civil. A camada de sub-base serve de base para base. A base é o final do processo da pavimentação antes do revestimento.
Trabalhei na primeira reforma e duplicação da pista do Aeroporto Internacional de Boa Vista em 1998. Aprendi muito nesse processo de trabalho totalmente técnico. 23 anos após esse trabalho, a pista está operando 100%.
No ensino médio, tive uma disciplina de noções de construção, o projeto final foi uma pista de aeroporto. Eu não tinha noção de nada, mas aprendi muito. No ano passado vi um projeto em que a pista do aeroporto tinha estacas de concreto como em edifícios, era novidade pra mim, pois só sabia que tinha que se construir com várias camadas de mateiais e não estacas de concreto. O seu vídeo está perfeito.
Em Dourados MS, é o exército que está fazendo a ampliação da pista, parece que eles estão fazendo um canal de tanta terra que tiraram, mas agora com esse vídeo já sei pq de cavarem tão fundo
@@RafaelBernardo há um pouco de verdade nisso pois o traço da mistura do pavimento segue critérios semelhantes aos de uma pista de formula 1, onde o pavimento pode sofrer forção extremas sem danificar. a questao de suporte para aeronaves mais pesadas está como foi explicado no video, basicamente a espessura da base define a capacidade.
O material do sub leito deve ter sido classificado como de segunda categoria pelo laboratório de ensaio tecnológico, sendo obrigatório a retirada desse material pra ser substituido por outro onde seja possivel uma melhor estabilização tornando mais adequado para lançamento da base.
Que bacana! Você está pertinho da Colônia Witmarsum (distrito de Palmeira-PR), dos menonitas. Um lugar bonito, com lugares curiosos como as estrias glaciais, gado leiteiro e queijos, e restaurantes com comida típica da Alemanha.
Apenas uma correção, seu vídeo está bastante completo, a camada asfáltica também vai definir a resistência do pavimento. O uso de camadas de base maiores estão ligadas mais a redução de custo pois a terraplanagem com materiais britados é mais barata que camadas asfálticas ou do concreto.
Na expansão da pista principal de GRU o leito da pista foi aprofundado em + de 3 metros, trocando a camada arenosa por uma terra mais consistente. Do lado esquerdo do Aeroporto (usando como referencia a 09R) tinha um morro de onde foi extraído a terra pra ser colocada no leito, era um morro bem alto e hoje virou um terreno plano. Lembro que esse trabalho levou mais de um ano, e era feito 24 X 7.
Gostei dessa matéria, Além de eu gostar de aviões, minha profissão é projeto viário, mas nunca trabalhei em projeto de pista de aeronaves, por falta de oportunidade, trabalho nesta àrea desde 1973, mas tenho saudades, sou aposentado.
Minha mãe conta, que no inicio dos anos 70 ela foi no aeroporto de viracopos ver o Concorde, e ela conta que o pessoal que estava no loal comentava que a pista nao aguentaria, mas deu tudo certo ....... ai fica a dica, falar sobre o concorde no Aeroporto de Viracopos.....
O critério mais importante para saber se um pavimento pode ou não receber a operação continuada de determinado avião é o peso de decolagem da aeronave, nesse sentido um Concorde é mais tranquilo de se operar do que um Airbus A380. Há também que se atentar para o fato de que a classificação ACN/PCN é feita pensando na operação continuada de cada aeronave, contabilizando a quantidade de pousos e decolagens previstos para a vida útil da pista, ou seja, se for um episódio isolado e em condições controladas (decolagem com peso reduzido, por exemplo) é possível que um avião pesado pouse numa pista em teoria não preparada para receber seu peso sem nenhum dano imediatamente aparente
FERNANDO, FAZ UM VÍDEO SOBRE O QUE PRECISA PRA CONSTRUIR UM AEROPORTO PARTICULAR NO BRASIL? E as pistas particulares em fazendas que muitos jatinhos executivos pousam? Quais as regras? É só construir? Que permissões precisa? Qual a diferença entre uma pista particular e um aeroporto particular? No vídeo aqui não ficou claro se aviões com ACN = ao PCN do aeroporto podem pousar nele também ou só em emergências?
Na verdade as cabeceiras não são a região mais crítica de um pavimento em aeroportos. Embora exista a sensação de impacto quando ocorre o contato das rodas com o pavimento neste momento a aeronave apresenta uma elevada velocidade e nesta situação as asas ainda sustentam a aeronave fazendo com que a solicitação do pavimento no toque seja mínima. Se fosse para eleger uma região de maior solicitação eu diria que a pista de táxi seja a pior situação, pois neste local a velocidade e baixa e as rodas sempre estão atuando no mesmo local por inúmeras vezes.
Super top essa sua explicação.Já trabalhei em algumas reformas do aeroporto de Manaus,mas como você disse,o engenheiro era especialista nessa área,e ele fazia os cálculos do tipo de asfalto que deveria ser usado.Infelizmente ele faleceu esse ano ,vítima do covid.Ele era chileno e seu nome JORGE AUGUSTO VILALON URBINA.Foi uma enorme perda para nós.Grande abraço para toda a equipe do AERO.Ass:Ricardo A S Vilela.
Sou fã do canal! Temas sempre muito interessantes, com abordagem bem técnica, porém de forma didática, simples e acessível. Parabéns e muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
@@aeroportrasdaaviacao FERNANDO, FAZ UM VÍDEO SOBRE O QUE PRECISA PRA CONSTRUIR UM AEROPORTO PARTICULAR NO BRASIL? E as pistas particulares em fazendas que muitos jatinhos executivos pousam? Quais as regras? É só construir? Que permissões precisa? Qual a diferença entre uma pista particular e um aeroporto particular? No vídeo aqui não ficou claro se aviões com ACN = ao PCN do aeroporto podem pousar nele também ou só em emergências? Tentando pegar carona no post dos outros pra minha sugestão de pauta ser visualizada... rs
Como engenheiro civil, especialista em engenharia de tráfego e mestrando em materiais de construção na área de pavimentos permeáveis gostei muito de ver o trabalho da equipe do aero. Parabéns por ter trazido um conteúdo tecnico de forma simples, para o público geral.
faz um video sobre a iluminação das pistas, como é o sistema elétrico, qual tensão e como essas luzes são acionadas , muitas vezes usando o radio do avião.
No aeroporto de Manaus, por exemplo a pista de pouso foi escavada 4m de profundidade, e reposto com bom solo, solo-cimento, pedras, britas , concreto e somente no final, recebeu asfalto . Teavalhei na obra de início ao fim. No local era um banco de areia, provavelmente à séculos, o rio Negro banhasse toda aquela área da Am 10.
8:10 Fernando, sou muito fã do canal, parabéns! Acredito que seja bacana complementar que realizamos um ensaio (teste) no pavimento onde une os cálculos à pratica. Normalmente feito por um teste chamado de viga benkelman, onde mede quanto o pavimento cede de acordo com um determinado peso. Outro método também muito utilizado é o rompimento de corpo de prova, onde um "pedaço " cilíndrico do pavimento é retirado e submetido a prensa, para ver quantas unidades de pressão (MPa) ele suporta. Mais uma vez parabéns pelo canal!! Abraço.
Trabalho do engenheiro civil. Dimensionamento executado da msm maneira que uma rodovia. Asfalto (pavimento flexivel), concreto (pavimento rigido). Ambos podem resistir aos mesmos esforcos, porem com sistemas estruturais e dimensionamentos diferentes. Asfalto é apenas uma camada, como se fosse um verniz, qm suporta os esforcos sao as camadas inferiores de solo (base, sub base, reforço), essa resistencia é obtida por meio de compactacao de solo com maquinas e adicao de britas de diversas granulometrias e resistencias dependendo das camadas. O pavimento rigido é uma grande laje em concreto armado, funcionando como um radier gigante, assim como em residencias ou ate msm alguns predios.
Impressionante a qualidade desse canal, cada vídeo com muita informação, edição impecável e linguagem clara e direta. Sem dúvida o melhor canal brasileiro sobre aviação
Olá Fernando! Sou engenheiro civil, o vídeo ficou muito bom! Realmente quando dimensionamos um pavimento é levado uma série de fatores em consideração. Nas cabeceiras, onde recebe o toque, é estipulado ainda um fator de carga diferente do restante da pista, uma vez que nelas ocorre a maior solicitação dos esforços. A pintura de ligação, para a fixação da camada de asfalto na base também é de suma importância, uma vez que ela é responsável por "colar" o asfalto na base, para transmitir os carregamentos, como se fosse uma membrana. É uma área que gosto muito, obrigado por lembrar da Engenharia Civil!
Canal que está sempre aumentando a qualidade (se é que isso é possível), a cada dia. Conteúdo, apresentação, tudo nota 1000!!! Fernando e sua Equipe, vocês estão de Parabéns!!!!
Fernando qdo vc chegou neste planeta trouxe pelo menos a metade dos conhecimentos que vc tem sobre aviação cara sério vc sabe tudo como assim vc é tão jovem te desejo muito sucesso é muito estudo claro
Sou grande fã do canal, trabalho na construção civil e atualmente na área de aeroportos e hoje estamos em Porto Alegre (POA) finalizando Ampliação do Terminal de Passageiros (TPS) e Pista de Pouso e Decolagem (PPD), aqui fizemos 17 mil estacas para começar a assentar a base, base esta com alturas que chegam a 6m de profundidade. As estacas utilizamos um sistema chamado Deep Soil Mixed (DSM), que mistura escavado ao cimento criando uma coluna com resistência especifica para aquele local em que se encontra, isto somente na área de ampliação em torno 900 metros. Só de curiosidade utilizamos 12 mil toneladas de cimento nesta fase, sem contar o pano de concreto onde o asfalto esta depositado. Segue um link de vídeo com mais algumas curiosidades e estas que cito acima. Abraço ua-cam.com/video/hBUzes9V0DU/v-deo.html
Parabéns, ótimo vídeo, sou engenheiro civil e trabalho com pavimentação. Como curiosidade o antigo 737-200 da Varig, ás vezes descia em Uberlândia mas só com pouco combustível pois a taxa de suporte da pista não aguentava, aconteceu de afundar o nariz no solo
Seria muito interessante visitar e falar sobre o ITA em São José dos Campos. Eles formam engenheiros para a infraestrutura/aeroportos e para os aviões. Acho que seria interessante.
Fernando como sempre explicando as nossas dúvidas com explicações simples e ainda após cima mostrando assuntos que não fazíamos a menor ideia Fernando sou seu fã....abraços ✌🏻✈✈✈🤩🤩🤩
Lembrando que não quer dizer que um avião de grande porte não possa pousar. Exemplo em um pouso de emergência ele pode sim pousar nessas pistas, a questão é que não pode ser constante, pois é que nem caminhão e carro, com os caminhões as ruas podem aparecer buracos a um prazo bem menor do que se só fosse com carros, mas não quer dizer que se um caminhão passar uma vez vá fazer o buracos ou estragar a rua.
Sim Fernando, mais uma vez, como sempre aliás, gostei do vídeo!! Realmente é incrível as coisas que tenho aprendido consigo e com o Lito, que também conheci através do Aero.
A ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre, há uns 7 ou 8 anos, tinha uma previsão de custos de mais de um bi para mil metros. Ano passado, depois da privatização, a empresa dona do aeroporto concluiu essa mesma ampliação com menos de 200 milhões. Acho que existe muito mais coisa sob as pistas de aeroporto no Brasil do que pedra ou asfalto, sem dúvida!
Mais um excelente vídeo ! Fernando como disse nos Estados Unidos as maiorias das pistas são de concreto ok. Aqui geralmente são de asfalto, será que dependendo do material do piso pode influênciar no desgaste dos pneus❓Obrigado .👏
A classificação ACN/PCN serve para determinar que aeronaves poderão operar naquele aeródromo. Em princípio um ACN maior que o PCN não deveria ter permissão p pousar (no plano de voo o piloto deve prever o pouso de emergência em um aeródromo mais próximo, com comprimento de pista e resistência adequada a recebê-lo).
Fernando, nos anos 90 um Antonov AN-22 Antei pousou no aeroporto do Recife é todos falaram na imprensa da época que a pista não tinha suportado o peso. Mas aqui em Recife pousa AN- 124, você poderia fazer um vídeo sobre esse incidente...
Bom dia que legal que esse vidio foi gravado num aeroporto do PR estado que eu moro parabéns pelo conteúdo do vidio muito curioso grande abraço amigo ❤❤❤
3:43, Se eu estou lembrado, essa foto está faltando uma coisa. Debaixo para cima temos, Subleito, reforço do subleito, Sub base, Base e Revestimento (Asfáltico) e Sub leito, reforço do subleito, Sub base e Revestimento (Concreto). Revestir de Concreto ou de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente... Famoso Asfalto), depende da região onde vai ser feito a obra. Sem tem pedreiras, areia, usinas de cimento ou CAP(Cimento Asfáltico de Petróleo). Essa pista tem 70cm espessura total, isso inclui; Subleito, reforço do subleito, Sub base, Base e Revestimento (Asfáltico). Adorei os comentários do pessoal do canal: -Nossa 70cm de Base (Espessura total). Mas eles não devem saber que algumas rodovias que vocês trafegam por elas tem também 70cm ou mais. A BR-101 tem trechos que tem 70cm e que suportam até 22 Toneladas. São várias variáveis, para se fazer essas pistas, estradas e etc. Eu como engenheiro de estradas, vejo isso todo o santo dia... kkkkkkkk
Fernando, Parabéns pelo canal, videos e informações maravilhosas. Sugiro como uma pauta, fazer um programa sobre os bastidores de um aeroporto, o que tem por trás daquelas portas que os passageiros não tem acesso? Maia uma vez, parabéns pelo seu trabalho.
✈✈ REPOSIÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS DA LOJA DO AERO: bit.ly/loja_aero
✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero
✈ Se inscreva: bit.ly/inscritoaero
✈ Instagram: @programaaero😁😁😁
o Fernando tem a impressionante capacidade de sanar dúvidas que eu não sabia que eu tinha.
Eu também KK
Confesso, isso eu não esperava.
Kkkkkkninguem liga
@@luizgustavorocha5583 do nada
3:15
Infelizmente, muitas prefeituras faz exatamente isso em nossas ruas.🤦🏽♂️
3:16 Por favor, venha explicar isso para a prefeitura de minha cidade! kkkkkk
A cada 2 semanas é um buraco novo na rodovia da minha cidade
Rsrsr
Kkkkkkk
Gente , o asfalto brasileiro é horrível. Vem pro Rio de janeiro para vcs verem o que é rali.
KKK
Trabalhei muitos anos em empresa que fazia exatamente isso, construção de aeroportos com as licitações no Ministério da Aeronáutica. Também instaladas as luzes da pista de Vasis e Balizamento. Também fazia manutenção dos equipamentos de manutenção de VOR e DME e eu era encarregada quando esses equipamentos ficavam fora do ar, de acionar os técnicos em eletrônica para manutenção. (VOR e DME equipamentos de comunicação) Maioria dos aeroportos Brasil foi a empresa que trabalhei que construiu. Trabalho surpreendente. Equipes de muitos engenheiros e técnicos de eletrônica. Sou apaixonada e fascinada por aviões. 🥰
Ta fazendo falta aqui em Santo Ângelo, quando reformaram aqui levaram 4 anos pra faze o asfalto, agora vem uma nova reforma que ja faz 4 anos que era pra ter iniciada, mas arrecem agora estão fazendo o projeto, inclusive os voos da Azul pra Porto Alegre estão suspensos ate dia 10 de julho, pra depois da reforma retomarmos os voos pra SP direto que faz mais de 15 anos que foram suspensos pela RIO SUL nos ERJ145 , que orgulho ter voo a jato pra SP.....
Esse traço do asfalto q ele fala é o da mistura de agregados, como brita, pó de pedra, BGS, CAP e outros. Essa coloração preta do asfalto é o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), que é um material ligante, o qual favorece a aglutinação dos agregados no momento do traço na usina de asfalto e também dá uma característica impermeabilizante para produto final que é o asfalto. O CAP é o resíduo da destilação do petróleo. No momento em que o petróleo é destilado nas refinarias para obtenção de seus componentes, como gasolina, o resíduo desse processo da origem ao CAP, material bastante utilizado para construção civil.
A camada de sub-base serve de base para base. A base é o final do processo da pavimentação antes do revestimento.
Melhores takes e melhores imagens. Pqp, eu amo esse canal!
Obrigado Fernando!! 😄👍
Explicaçao maravilhosa
S2
Né
Eles fazem take Incríveis
Eu tbm
Sinto-me honrado de fazer parte deste canal.
Meu canal Favorito
Obrigado Lorenzo!!
@@aeroportrasdaaviacao Muito obrigado
Sou Eng civil e curti muito o conteúdo.
Foi um refresco nas memórias da disciplina de aeroportos. Óbvio que tem mais coisas envolvidas mas ele fez um resumo muito interessante.
Trabalhei na primeira reforma e duplicação da pista do Aeroporto Internacional de Boa Vista em 1998.
Aprendi muito nesse processo de trabalho totalmente técnico.
23 anos após esse trabalho, a pista está operando 100%.
No ensino médio, tive uma disciplina de noções de construção, o projeto final foi uma pista de aeroporto. Eu não tinha noção de nada, mas aprendi muito.
No ano passado vi um projeto em que a pista do aeroporto tinha estacas de concreto como em edifícios, era novidade pra mim, pois só sabia que tinha que se construir com várias camadas de mateiais e não estacas de concreto.
O seu vídeo está perfeito.
Em Dourados MS, é o exército que está fazendo a ampliação da pista, parece que eles estão fazendo um canal de tanta terra que tiraram, mas agora com esse vídeo já sei pq de cavarem tão fundo
Com certeza o Brasil tá pagando padrão de pistas aeroporto pra carros haha
@@RafaelBernardo há um pouco de verdade nisso pois o traço da mistura do pavimento segue critérios semelhantes aos de uma pista de formula 1, onde o pavimento pode sofrer forção extremas sem danificar. a questao de suporte para aeronaves mais pesadas está como foi explicado no video, basicamente a espessura da base define a capacidade.
O material do sub leito deve ter sido classificado como de segunda categoria pelo laboratório de ensaio tecnológico, sendo obrigatório a retirada desse material pra ser substituido por outro onde seja possivel uma melhor estabilização tornando mais adequado para lançamento da base.
Jefferson, também sou de Dourados e pensei a mesma coisa que você. KKKKK!
@@VELEIRO_ARU é vdd, nem sempre o material q está no local da obra vai ser adequado pra usar nas camadas aterro… Você trabalha com laboratório?
Sem dúvida o melhor canal de aviação no país, você explica os detalhes de forma simplificada para que todos entendam.
Obrigado Gabriel 😄 👍
Uma verdadeira aula
Que bacana! Você está pertinho da Colônia Witmarsum (distrito de Palmeira-PR), dos menonitas. Um lugar bonito, com lugares curiosos como as estrias glaciais, gado leiteiro e queijos, e restaurantes com comida típica da Alemanha.
Apenas uma correção, seu vídeo está bastante completo, a camada asfáltica também vai definir a resistência do pavimento. O uso de camadas de base maiores estão ligadas mais a redução de custo pois a terraplanagem com materiais britados é mais barata que camadas asfálticas ou do concreto.
Antonio Cruz Recife. Fernando mais aula sua sobre aviação. Agora sua camisa e o boné são lindos. Você tem um bom gosto.
Na expansão da pista principal de GRU o leito da pista foi aprofundado em + de 3 metros, trocando a camada arenosa por uma terra mais consistente. Do lado esquerdo do Aeroporto (usando como referencia a 09R) tinha um morro de onde foi extraído a terra pra ser colocada no leito, era um morro bem alto e hoje virou um terreno plano.
Lembro que esse trabalho levou mais de um ano, e era feito 24 X 7.
Gostei dessa matéria, Além de eu gostar de aviões, minha profissão é projeto viário, mas nunca trabalhei em projeto de pista de aeronaves, por falta de oportunidade, trabalho nesta àrea desde 1973, mas tenho saudades, sou aposentado.
Minha mãe conta, que no inicio dos anos 70 ela foi no aeroporto de viracopos ver o Concorde, e ela conta que o pessoal que estava no loal comentava que a pista nao aguentaria, mas deu tudo certo ....... ai fica a dica, falar sobre o concorde no Aeroporto de Viracopos.....
O critério mais importante para saber se um pavimento pode ou não receber a operação continuada de determinado avião é o peso de decolagem da aeronave, nesse sentido um Concorde é mais tranquilo de se operar do que um Airbus A380. Há também que se atentar para o fato de que a classificação ACN/PCN é feita pensando na operação continuada de cada aeronave, contabilizando a quantidade de pousos e decolagens previstos para a vida útil da pista, ou seja, se for um episódio isolado e em condições controladas (decolagem com peso reduzido, por exemplo) é possível que um avião pesado pouse numa pista em teoria não preparada para receber seu peso sem nenhum dano imediatamente aparente
FERNANDO, FAZ UM VÍDEO SOBRE O QUE PRECISA PRA CONSTRUIR UM AEROPORTO PARTICULAR NO BRASIL?
E as pistas particulares em fazendas que muitos jatinhos executivos pousam? Quais as regras? É só construir? Que permissões precisa? Qual a diferença entre uma pista particular e um aeroporto particular?
No vídeo aqui não ficou claro se aviões com ACN = ao PCN do aeroporto podem pousar nele também ou só em emergências?
Fernando: lembrando que as cabeceiras da pista, que são áreas "de toque" no pouso, possuem tratamento ainda mais diferenciado. Parabéns pelo canal !
BOA! BEM LEMBRADO!
Na verdade as cabeceiras não são a região mais crítica de um pavimento em aeroportos. Embora exista a sensação de impacto quando ocorre o contato das rodas com o pavimento neste momento a aeronave apresenta uma elevada velocidade e nesta situação as asas ainda sustentam a aeronave fazendo com que a solicitação do pavimento no toque seja mínima. Se fosse para eleger uma região de maior solicitação eu diria que a pista de táxi seja a pior situação, pois neste local a velocidade e baixa e as rodas sempre estão atuando no mesmo local por inúmeras vezes.
Super top essa sua explicação.Já trabalhei em algumas reformas do aeroporto de Manaus,mas como você disse,o engenheiro era especialista nessa área,e ele fazia os cálculos do tipo de asfalto que deveria ser usado.Infelizmente ele faleceu esse ano ,vítima do covid.Ele era chileno e seu nome JORGE AUGUSTO VILALON URBINA.Foi uma enorme perda para nós.Grande abraço para toda a equipe do AERO.Ass:Ricardo A S Vilela.
Eu trabalhei fazendo está pista.
🤔
Qual o custo por m² ou m3? Qual o custo total da pista? Quais as medidas de largura X comprimento? Curiosidade mesmo e talvez tenha a resposta!
Muito bom. Parabéns pelo trabalho!!! 👍👍👍
Sou fã do canal! Temas sempre muito interessantes, com abordagem bem técnica, porém de forma didática, simples e acessível. Parabéns e muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
Obrigado Rodrigo!!
@@aeroportrasdaaviacao FERNANDO, FAZ UM VÍDEO SOBRE O QUE PRECISA PRA CONSTRUIR UM AEROPORTO PARTICULAR NO BRASIL?
E as pistas particulares em fazendas que muitos jatinhos executivos pousam? Quais as regras? É só construir? Que permissões precisa? Qual a diferença entre uma pista particular e um aeroporto particular?
No vídeo aqui não ficou claro se aviões com ACN = ao PCN do aeroporto podem pousar nele também ou só em emergências?
Tentando pegar carona no post dos outros pra minha sugestão de pauta ser visualizada... rs
Isso eu sei exatamente, estou participando da obra de ampliação e restauração da pista do aeroporto regional de Dourados/MS
Valeu o nome do canal! O legal é tudo o que cerca o mundo da aviação. O avião (que é o que mais admiramos) é apenas uma parte disso.
Muito interessante a forma de como são feitas as pistas de aeroportos
Me fez desenterrar da minha memoria minhas aulas de Aeroportos na faculdade!!! Bons tempos!!!
Como engenheiro civil, especialista em engenharia de tráfego e mestrando em materiais de construção na área de pavimentos permeáveis gostei muito de ver o trabalho da equipe do aero. Parabéns por ter trazido um conteúdo tecnico de forma simples, para o público geral.
Em Estradas e, aterro ,subleito Reforço,Base , e pavimentação que e o Acabamento ...
Tem que ser muito bem construída e formatada pra aguentar tanto peso. Parabéns pelo vídeo Fernando... 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️
faz um video sobre a iluminação das pistas, como é o sistema elétrico, qual tensão e como essas luzes são acionadas , muitas vezes usando o radio do avião.
No aeroporto de Manaus, por exemplo a pista de pouso foi escavada 4m de profundidade, e reposto com bom solo, solo-cimento, pedras, britas , concreto e somente no final, recebeu asfalto . Teavalhei na obra de início ao fim. No local era um banco de areia, provavelmente à séculos, o rio Negro banhasse toda aquela área da Am 10.
8:10 Fernando, sou muito fã do canal, parabéns!
Acredito que seja bacana complementar que realizamos um ensaio (teste) no pavimento onde une os cálculos à pratica. Normalmente feito por um teste chamado de viga benkelman, onde mede quanto o pavimento cede de acordo com um determinado peso.
Outro método também muito utilizado é o rompimento de corpo de prova, onde um "pedaço " cilíndrico do pavimento é retirado e submetido a prensa, para ver quantas unidades de pressão (MPa) ele suporta.
Mais uma vez parabéns pelo canal!! Abraço.
Trabalho do engenheiro civil. Dimensionamento executado da msm maneira que uma rodovia. Asfalto (pavimento flexivel), concreto (pavimento rigido). Ambos podem resistir aos mesmos esforcos, porem com sistemas estruturais e dimensionamentos diferentes.
Asfalto é apenas uma camada, como se fosse um verniz, qm suporta os esforcos sao as camadas inferiores de solo (base, sub base, reforço), essa resistencia é obtida por meio de compactacao de solo com maquinas e adicao de britas de diversas granulometrias e resistencias dependendo das camadas.
O pavimento rigido é uma grande laje em concreto armado, funcionando como um radier gigante, assim como em residencias ou ate msm alguns predios.
Foi só eu comprar minha primeira passagem aérea que não paro de ver vídeos sobre a aviação. E esse canal é demais. Assisto sempre
A edição ficou top
os takes do vídeo ficaram lindos. A paisagem da pista com as árvores ao fundo também. Muito bom
Valeu Serandre 👍
Eu vejo o vídeos do aero em todo lugar a qual quer hora e em qualquer estado de humor simplesmente muito bom
Impressionante a qualidade desse canal, cada vídeo com muita informação, edição impecável e linguagem clara e direta. Sem dúvida o melhor canal brasileiro sobre aviação
Olá Fernando!
Sou engenheiro civil, o vídeo ficou muito bom!
Realmente quando dimensionamos um pavimento é levado uma série de fatores em consideração.
Nas cabeceiras, onde recebe o toque, é estipulado ainda um fator de carga diferente do restante da pista, uma vez que nelas ocorre a maior solicitação dos esforços.
A pintura de ligação, para a fixação da camada de asfalto na base também é de suma importância, uma vez que ela é responsável por "colar" o asfalto na base, para transmitir os carregamentos, como se fosse uma membrana.
É uma área que gosto muito, obrigado por lembrar da Engenharia Civil!
Canal que está sempre aumentando a qualidade (se é que isso é possível), a cada dia. Conteúdo, apresentação, tudo nota 1000!!! Fernando e sua Equipe, vocês estão de Parabéns!!!!
Fernando qdo vc chegou neste planeta trouxe pelo menos a metade dos conhecimentos que vc tem sobre aviação cara sério vc sabe tudo como assim vc é tão jovem te desejo muito sucesso é muito estudo claro
Chegando no Aeroporto de Porto Seguro BA, me falaram que seria uma das melhores pistas do Brasil, pista macia, confortável para o piloto.
Só vídeo de qualidade....cada dia mais profissional...😉
Se nem a pista é plana, imagine se a Terra vai ser 🙌🤣
A terra é quadrada
@@leonardokuznetsov6610 Kakakakakakak certinho 👌
@@leonardokuznetsov6610 e nada E TRIANGULAR, EU JA VI !!
DO ALTO QUANDO VOEI ENCIMA DE UMA PIPA(PAPAGAIO) GIGANTE
Meu pinto é plano
A terra é um anel parecendo uma rosquinha 🍩 😎💨
Sempre muito boas as informações, tornando seus vídeos bons e interessantes!!! Parabéns
Melhor canal
Sou grande fã do canal, trabalho na construção civil e atualmente na área de aeroportos e hoje estamos em Porto Alegre (POA) finalizando Ampliação do Terminal de Passageiros (TPS) e Pista de Pouso e Decolagem (PPD), aqui fizemos 17 mil estacas para começar a assentar a base, base esta com alturas que chegam a 6m de profundidade. As estacas utilizamos um sistema chamado Deep Soil Mixed (DSM), que mistura escavado ao cimento criando uma coluna com resistência especifica para aquele local em que se encontra, isto somente na área de ampliação em torno 900 metros. Só de curiosidade utilizamos 12 mil toneladas de cimento nesta fase, sem contar o pano de concreto onde o asfalto esta depositado. Segue um link de vídeo com mais algumas curiosidades e estas que cito acima. Abraço
ua-cam.com/video/hBUzes9V0DU/v-deo.html
Maravilha esse vídeo.
Eu queria saber mesmo parabéns pela a matéria 👊💥👏👏👏👏👏
Boa grande Fernando mesmo estudando muito aviação essa eu nao sabia!! excelente conteúdo
Eu sou Escrito no seu canal com muito orgulho parabéns pelo seu trabalho Fernando 👏👏👏👏
Parabéns, ótimo vídeo, sou engenheiro civil e trabalho com pavimentação. Como curiosidade o antigo 737-200 da Varig, ás vezes descia em Uberlândia mas só com pouco combustível pois a taxa de suporte da pista não aguentava, aconteceu de afundar o nariz no solo
Faz um vídeo de interceptações da força aerea como são feitas, oque o piloto deve fazer etc.
Seria muito interessante visitar e falar sobre o ITA em São José dos Campos. Eles formam engenheiros para a infraestrutura/aeroportos e para os aviões. Acho que seria interessante.
Adorei saber dessas informações Fernando!
Sucesso amigo e Tmj sempre tá ✅👍
Muito fera , fico horas assistindo parabéns pelo trabalho 😎👏🏽👏🏽
Podia falar sobre a pista de GRU
Fala Fernando! Parabéns pelo vídeo! Agradeço a filmagem, a gente passou nos 04:02 hahah forte abraço!
Imagina nosso pavimento rodoviario assim , e utopia eu sei mas imagina ai que maravilha seria
Ia ser 50 reais os pedágio.
Fernando como sempre explicando as nossas dúvidas com explicações simples e ainda após cima mostrando assuntos que não fazíamos a menor ideia
Fernando sou seu fã....abraços
✌🏻✈✈✈🤩🤩🤩
Seu canal tá sensacional Fernando! Parabéns e obrigado pelo conhecimento passado a nós. 👏🏻
Eu que agradeço Filipe!
Lembrando que não quer dizer que um avião de grande porte não possa pousar. Exemplo em um pouso de emergência ele pode sim pousar nessas pistas, a questão é que não pode ser constante, pois é que nem caminhão e carro, com os caminhões as ruas podem aparecer buracos a um prazo bem menor do que se só fosse com carros, mas não quer dizer que se um caminhão passar uma vez vá fazer o buracos ou estragar a rua.
legal explicacao
Cada vídeo é uma coisa nova que a gente aprende. 😃
Sim Fernando, mais uma vez, como sempre aliás, gostei do vídeo!! Realmente é incrível as coisas que tenho aprendido consigo e com o Lito, que também conheci através do Aero.
FAZ VÍDEO SOBRE O AVIÃO NARIGUDO! E PARABÉNS POR CONTINUAR POSTANDO VÍDEOS DE QUALIDADE!
3:14 e nao é exatamente assim q fazem nas ruas da minha cidade. agora eu sei pq o asfalto daqui nao segura nem uma bicicleta em cima e ja se deforma
A ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre, há uns 7 ou 8 anos, tinha uma previsão de custos de mais de um bi para mil metros. Ano passado, depois da privatização, a empresa dona do aeroporto concluiu essa mesma ampliação com menos de 200 milhões. Acho que existe muito mais coisa sob as pistas de aeroporto no Brasil do que pedra ou asfalto, sem dúvida!
Ahhh esse é aquele aeroporto perto da Colônia Witmarsum! Vcs estavam por perto! Ótimo vídeo.
Mais um excelente vídeo ! Fernando como disse nos Estados Unidos as maiorias das pistas são de concreto ok. Aqui geralmente são de asfalto, será que dependendo do material do piso pode influênciar no desgaste dos pneus❓Obrigado .👏
Ótimo
Melhor canal!!!!
Não pode afundar como sao feitas as pistas de um aeroporto gostei Fernando show
Parabéns Fernando.
Venha em Carajás parauapebas Pará fazer uma visita e demonstração no aeroporto amigo.
Sera uma onra..
Super didático! Parabéns!
Um tema de regulamentos de tráfego aéreo!
A classificação ACN/PCN serve para determinar que aeronaves poderão operar naquele aeródromo. Em princípio um ACN maior que o PCN não deveria ter permissão p pousar (no plano de voo o piloto deve prever o pouso de emergência em um aeródromo mais próximo, com comprimento de pista e resistência adequada a recebê-lo).
Embora tendo o conhecimento do assunto abordado! PARABÉNS irmão pois é muito importante.
Fernando, nos anos 90 um Antonov AN-22 Antei pousou no aeroporto do Recife é todos falaram na imprensa da época que a pista não tinha suportado o peso. Mas aqui em Recife pousa AN- 124, você poderia fazer um vídeo sobre esse incidente...
Boa Fernando!!!! Dúvida de certa forma tirada! Ótimo vídeo. 👏🏻👏🏻👏🏻
Como sempre você trazendo assuntos relevantes parabéns
No aeroporto de caruaru-pe um pouso de um boing em 2004 a pista afundou com o peso dele o trem de pouso dianteiro
Um vídeo muito esclarecedor. Muito obrigado pelo vídeo.
Fernando daria pra ser professor... Ótima explicação e mais um vídeo top desse canal 🔥
Bom dia que legal que esse vidio foi gravado num aeroporto do PR estado que eu moro parabéns pelo conteúdo do vidio muito curioso grande abraço amigo ❤❤❤
Obrigado você Sonia!! 👍
Não existe "vidio"
É "Vídeo"
Faixa de pedestre num aeroporto..
Segurança é tudo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Top o vídeo em Fernando Parabéns 👏🏻BomDia.
Valeu Ronan 😄
Bela aula, parabéns pelo vídeo!
Sempre tive curiosidade de como são feitas as pavimentações das pistas.
Faça mais videos a respeito, por favor.
Eu amo demais sabe de tudo isso 🤩✈️✈️
A pista do aeroporto da minha cidade (SNPD) tem 1800m, mas o maior avião que já pousou aqui foi um atr42 da azul. A espessura da pista é muito pequena
Muito bem colocado, seria bom depois falar do pavimento rigido.
3:43, Se eu estou lembrado, essa foto está faltando uma coisa. Debaixo para cima temos, Subleito, reforço do subleito, Sub base, Base e Revestimento (Asfáltico) e Sub leito, reforço do subleito, Sub base e Revestimento (Concreto). Revestir de Concreto ou de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente... Famoso Asfalto), depende da região onde vai ser feito a obra. Sem tem pedreiras, areia, usinas de cimento ou CAP(Cimento Asfáltico de Petróleo).
Essa pista tem 70cm espessura total, isso inclui; Subleito, reforço do subleito, Sub base, Base e Revestimento (Asfáltico). Adorei os comentários do pessoal do canal: -Nossa 70cm de Base (Espessura total). Mas eles não devem saber que algumas rodovias que vocês trafegam por elas tem também 70cm ou mais. A BR-101 tem trechos que tem 70cm e que suportam até 22 Toneladas. São várias variáveis, para se fazer essas pistas, estradas e etc. Eu como engenheiro de estradas, vejo isso todo o santo dia... kkkkkkkk
Fernando,
Parabéns pelo canal, videos e informações maravilhosas.
Sugiro como uma pauta, fazer um programa sobre os bastidores de um aeroporto, o que tem por trás daquelas portas que os passageiros não tem acesso?
Maia uma vez, parabéns pelo seu trabalho.