Vou dizer uma coisa: podem não ser as melhores caixinhas do mercado, nem o subwoofer é o mais caro, mas o conjunto ficou muito bom. Os graves mais altos do subwoofer estão abaixo dos mais baixos das caixinhas, sem se sobrepor, o woofer só entra quando há graves que as caixinhas não têm capacidade de tocar, diferente do que se vê por aí, muita batida e pouca definição. Excelente!
Ficou mesmo um conjunto de respeito. Aliás, todos os que escutaram aqui ao vivo ficaram surpresos como aquelas caixas minúsculas podiam ter um som com tanta qualidade. Mas a explicação é simples, eu fui experimentando várias combinações de subwoofers e amplificadores até encontrar o ponto correto. Abração e muito agradecido pelo comentário.
Qualidade de áudio desse Aiko era e é extraordinário. Eu me lembro que e um vizinho tinha um desse, e eu ficava imprecionado do bicho ser tão pequeno com um som incrível.
Na época, a grande surpresa era justamente como eles conseguiram tirar tanto som de um equipamento tão pequeno. O interessante é que hoje em dia, tanto tempo depois, a gente continua com a mesma sensação...
Parabéns pelo trabalho, você é um excelente professor,domina a técnica,digo isso pois também sou professor e percebo quando estou assistindo sua didática. Inspirado em você e nas minhas memórias de adolescente, comprei meu Aiko, e novamente inspirado comprei também um subwofer, porém passivo pois faz mais jus ao sistema vintage. Hoje estou muito feliz ouvindo meu som , volume baixo,luz apagada e um bom jazz para me fazer viajar. Obrigado pelos vídeos e dicas importantes aprendi muito principalmente sobre alto falantes, agora entendi sobre a complexidade da engenharia do som,um bom trabalho e que Deus te abençoe!
Agradeço muito suas palavras tão gentis e pela percepção aguçada de quem também é professor. Sua percepção está correta, afinal, venho de uma família de professores e eu mesmo ministro cursos desde os anos 80. Atualmente estou meio parado nesta área, mas se Deus ajudar vou começar a oferecer meus cursos e treinamentos assim que possível. Acho que posso contribuir com muita gente. Também fiquei contente por estar mexendo com suas lembranças. Acho que somos de uma geração privilegiada, que viveu tempos que eram tão bons que nos deixa perceber como o mundo tomou rumos estranhos, não necessariamente para melhor... Gostei de saber que as dicas sobre caixas e falantes estão sendo úteis. Me parece ser uma das áreas da alta-fidelidade onde existe mais desinformação e falta de produtos adequados. A gente vai aqui fazendo esse trabalho de formiguinha. Espero de coração que encontremos mais pessoas assim, como você, que entendem e apreciam o que estamos tentando lembrar e explicar. Forte abraço e muito obrigado por tudo.
Estas caixas eram bem legais mesmo! Gosto bastante da inteligibilidade de caixas tipo Bookshelf, elas quando bem construídas dão uma audição muito boa, detalham melhor do que muitas caixas maiores. Ligando um Subwoofer então, completa a deficiência delas nos graves, muito bacana!
São caixas simples, mas foram bem dimensionadas e os falantes eram bons. O som é bacana mesmo, mas falta um pouco de graves, que o subwoofer supre com folga. Abs.
Essas caixas eram boas na época, dentro do conjunto da Aiko. Mas devemos lembrar que estas caixas do vídeo foram refeitas, sendo que algumas deficiências das caixas originais foram melhoradas. Abs.
Sensacional. Muito boa a restauração do conjunto. Parabéns pela qualidade de seu trabalho, carinho e esmero. Possuo um conjunto desse que foi adquirido em 1980 e até hoje está em estado original. Forte abraço 🎉
Puxa vida, que raridade! Um conjunto destes adquiridos há tanto tempo e que ainda continua na ativa. Prova de que a Aiko (que era uma marca da CCE) sabia fazer coisas boas, mesmo com todas as limitações que tínhamos no país naquela época no tocando à importação de máquinas e de componentes. Obrigado pelas palavras gentis!
Este sistema da Aiko marcou época. Acho que ficou uns 10 anos em produção e fez parte da vida de muitas pessoas, com um som decente e digno para o pequeno tamanho que tinha. Grande abraço.
Realmente, era um aparelho avançado para sua época. Surpreendente o que a Aiko (i.e., CCE) entregava para seu público num equipamento tão pequeno. Marcou a vida de muita gente. Abs.
gostei muito dessa caixas, o bom é que conheço uma loja aqui da minha cidade onde tem vários desses Aiko S-3000 então vou ver para colocar pro meu receiver Obrigado pelo vídeo 👍
Que bom que gostou do som! Mas note que estas caixas do vídeo são diferentes das originais. Os falantes foram refeitos e o divisor de frequencia tambem. Fora isto, a grande maioria destas caixas que vemos por aí estão em más condições, assim como estavam estas duas mostradas neste vídeo. Precisa escolher com cuidado. Abs.
Que trabalho lindo, muito capricho e profissionalismo ! E uso sob minhas caixas spikes e nas mais simples gotas de silicone, que além de não deixar ter contato com sujeira, evita vibrações do gabinete e ressonânca nos móveis ou chão. Parabéns abraço.
Que vídeo lindo, fiquei impressionado com o aux do Sub, pois estou vendo esse vídeo com um fone akg 414, e o grave do Sub, aparece rapidinho...eu tenho um Aiko completo, com as caixas originais+outro pa3000 !
Para apreciar o som do sub é preciso realmente ter fones de ouvido ou então um sistema de som também com sub... Nas caixas normais a diferença é pequena, e no celular não existe diferença com e sem o sub. Aliás, se adicionar um sub no seu Aiko 3000 vai dar um belo upgrade no som dele.
Tenho um conjunto deste. Posso afirmar que foi o melhor que já tive. Todos já foram embora, mais o Ayko ficou pois toca muito bem. Vou ver os capacitores.
Essas caixas foram reconstruídas totalmente. Cada pequeno detalhe precisou ser mudado ou consertado. Deu trabalho, mas no final ficaram boas. Como eu ajustei para o meu gosto musical, gostei mais do som delas do que das caixas originais, que possuem um som meio estridente para meus ouvidos. Abração.
É incrível como esses microsystems Aiko foram bem projetados e construídos. Eles demonstraram na prática que, se a pessoa os tratasse com um mínimo de cuidado, podem durar uma eternidade. Parabéns pelo seu conjunto, acho que deve estar com um som bem gostoso. Abs.
Lembro de ver um par da Quasar QC-404 bem bonito numa loja da Casas André Luis do Itaim Paulista em 2010, não peguei por ter comprado um par de surround aiwa. Hoje me lembro que estavam baratas 30 reais o par na época.
Pois então, os equipamentos vintage em bom estado vão ficando cada vez mais e difíceis de conseguir em bom estado... Quando a gente se depara com uma oportunidade, acho que devemos fazer negócio, nem que seja só para investir. Sinceramente, não acho que as 404 valhem o preço que se pede nelas, mas é a velha história, se alguém deseja uma coisa, precisa pagar o preço. Abs.
Tive um som desse era massa quando deu problema nas caixas eu comecei a usar 1 par de caixas sansui de 220 watts e mais um par de caixas Lando de 150wats ficou show no final deu tudo porque era muito grandes as caixas
Muito boa sua restauração, meu irmão comprou na loja um micro systen desse Aiko 3000 na época nós anos 80, era muito bom o aparelho e o som era muito agradável mesmo, tinha os agudos bem definidos, o s médios também eram bons, e até os graves eram satisfatórios, pois em ambientes pequenos fica excelente, a gente adorava esse som do Aiko, ele também tinha um toca discos da aiwa Px850e, e ligava na entrada fhono, era só alegria nas gravações, muito bom seu trabalho.. abraço, sou de São José dos Campos SP
Agradeço muito suas palavras tão gentis. Pois então, esse microsystem fez parte da vida de muita gente. Conforme disse no vídeo, acho que a maioria dos usuários eram jovens na época, e hoje em dia são senhores que olham para esse equipamento e sentem saudades daqueles tempos que foram tão bons. Um abraço e obrigado pela participação.
Que bom ter gostado! Estava com receio de ter feito um vídeo detalhista e chato de assistir, mas no final das contas acho que acabou sendo interessante por mostrar o processo de análise e solução dos problemas que a gente pode encontrar numa restauração deste tipo. Forte abraço e obrigado pela participação.
Parabéns pelo vídeo, já virei teu fã... muito bem explicado. gostaria de saber se é possível eu encontrar um par de caixas dessas e se houver que lugar? alguma loja em SP que eu possa encontrar? desde de já obrigado.
Volta e meia se vê essas caixas à venda nos sites de usados. Mas não se iluda, a esmagadora maioria do que se encontra por aí está em más condições, principalmente os falantes que são a parte mais difícil de restaurar. Talvez seja melhor ampliar a busca por outros modelos também, como as caixas da Gradiente e Polyvox. Abs.
🌟Olá! Muito Legais seus vídeos.. Asissti uns 4 só hj pela manhã. rs - E tive algumas dúvidas. (Algumas vou fazer nos devidos vídeos). Nesse aqui, em 15:35 (Teste de Resposta de Frequência) como faz essa aquisição de sinal? Parece q vc conectou o som ao PC. Como faz essa conexão? Como conecta oq ao que? Valeu! Parabéns pelo trabalho! 🙂
Que bom estar gostando dos vídeos, fico feliz pois a intenção é justamente compartilhar conhecimentos e experiências. O teste de resposta de frequencia com ruído branco mostrado no vídeo é feito da seguinte forma: uso um PC onde rodo o software Audacity para gerar um sinal de ruído branco. O sinal de áudio do PC é ligado num amplificador e este é ligado nas caixas. Daí eu capturo o som gerado nas caixas usando um celular com um APP de analise de espectro, de onde gero o gráfico mostrado (nas lojas de aplicativos existem vários deles). Pretendo fazer um vídeo mostrando este processo, assim que der a gente publica. Um abraço e muito obrigado pela participação.
Estou restaurando duas caixas de uma vitrolinha Phillips Gf723. Tive que restaurar os auto falantes e foram trocadas as bobinas e cones. Os auto falantes tem a marcação de que seriam de 25 Ohms. Nunca tinha visto peças com essa impedância. Será que tinham mesmo essa impedância?
Full range significa "faixa completa", isto é, um alto-falante ou caixa que reproduz todas as faixas dos sons audiveis pelo ouvido humano (20 Hertz a 20000 Hertz). Existem falantes e caixas que reproduzem só uma faixa, o caso mais famoso é o tweeter, que toca apenas os sons agudos (acima dos 4 ou 5 Kilohertz). Já o termo "bass reflex" identifica um tipo de construção de caixa de som. Essas caixas também são chamadas de "duto sintonizado" ou "dutadas". Existem outros tipos de caixa como, por exemplo, suspensão acústica (também chamada de "selada", duto infinito e tantas outras. Mas o mais comum mesmo são as bass relfex, facilmente reconhecíveis por ter uma abertura por onde sai o ar de dentro da caixa quando está tocando.
Na realidade, as caixas não são mais as originais. Elas foram reconstruídas e provavelmente deve ter ficado melhor que as originais, pois foram sintonizadas individualmente e o alto-falante foi recriado, com materiais mais modernos. Mas no final o som ficou mesmo surpreendentemente bom, acima do que era esperado. Grande abraço.
ah sim c novos alto falantes novo gabinete acustico deu outra dimensao , vai melhorar maisainda pos 200 horas de audiçao , amaciamento mecanico dos alto falantes,,,
Sim, isso realmente aconteceu. Deixei as caixas ligadas a noite toda tocando um tom com a frequencia de ressonancia, fazendo os cones excursionar bastante. No dia seguinte os graves aumentaram sensivelmente.
Olá, Amigo. Tenho uma dúvida, gostaria de fazer testes de sintonia e principalmente ver os níveis nos testes de ruído branco. A dúvida que tenho é, qual os valores ideiais na equalização, sendo aparelhos com apenas ajuste de graves e agudos. Flat(50%) ou tudo no máximo? Loudness pelo que entendo provavelmente desligado.
O amplificador deve estar o mais flat possível, isto é, sua resposta deve ser o mais plana possível. Ele não pode interferir na equalização, senão o resultado da medição feita nas caixas vai ser irreal. Então, os controles de graves e agudos devem estar no centro, e o loudness desligado.
Estamos em São Paulo. Mas estamos sobrecarregados de trabalho e impossibilitados de aceitar novos trabalhos para este ano de 2024. A este respeito, por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br
Bom dia amigo eu curto muito som antigo eu recentemente ganhei um conjunto do Aiho pa3000 eu já tinha o equalizador dá tarkus vou correr atrás do deck e dás caixas pôr favor se você puder me manda às medidas das caixas desse conjunto eu te agradeço muito caso eu demore a encontrar vou fabricar às caixas
As medidas da caixa original são estas: Medidas externas: 28,1 (A) x 17,8 (L) x 17,5 (P) Medidas internas: 26,5 (A) x 16,1 (L) x 14 (P) = 5,9 Litros Medidas do duto: 2,5 (diametro) x 6,8 (P) (sintonia em 55 Hertz)
Boa noite, tem 2 caixas de som cce cl660 e gostaria de trocar os capacitorres , um é de 3.3uf 25 volts , esse encontrei com facilidade. O outro é de 6.6.6uf 25 volts e não consigo comprar, posso substituir por outro , gostaria de uma ajuda, se possível . Grato
Pode usar dois capacitores de 3,3 ligados em paralelo (positivo com positivo, negativo com negativo). O valor final será o de 6,6 que você está precisando.
Bom dia, gostei da restauração do par de cxs da Aiko, eu tenho um conjunto desse mas está fuçado e sem funcionar, será que se eu colocar um divisor passivo nas cxs ficaria com boa qualidade?
Desculpe mas não entendi a situação. Se o conjunto não está funcionando, para que então mexer nas caixas? Outra coisa, as caixas originais já usam divisor passivo...Me parece que o correto seria restaurar os aparelhos primeiro, e depois ver o que precisa ser feito nas caixas. Um abraço.
Boa tarde, eu estava usando em um microsystem, só que compramos uma cx ativa pulse e guardamos o par. Neste caso o Sr. aceita eu enviá-lo (o PA 3000) para avaliar se pode fazer a manutenção adequada? Como se fosse um upgrade? Abraços!
Deixe-me ver se entendi... Estava usando as caixas do microsystem Aiko S-3000 em um outro microsystem... Daí comprou uma caixa ativa Pulse e ligou no microsystem. Agora está perguntando se vale a pena fazer a manutenção nas caixas originais do Aiko-3000, seria isso mesmo?
Não, a manutenção ou upgrade seria no PA. Pois o mesmo ficou sem sinal nas saídas, guardei todo o conjunto PA, Tuner e Tape deck. Então aproveitei o par de cxs e usei em um microsystem Philips. Aí sim após comprar a cx ativa pulse é a que estamos usando no momento, e o Aiko continua guardado.
Meu achei um no mercado livre nossa o pessoal nem tava dando muita bola pra ele o aparelho tinha jeito que tava guardado por r muito tempo mas as caixas deram problema o dono pós pra vender ninguém tava com coragem de comprar o bichinho fui comprei paguei 800 nele aparelho funcionando tudo só as caixas tive que recondicionar
Boa tarde áudio clássico, eu tenho um par de caixa de som da Bravox e modelo é sonofletor BSA 10 e os meus twitter estão muito ruim e eu gostaria de trocar pô uma marca de twitter compatível com da caixa de marca boa a sua pessoa poderia me indicar eu ficaria muito agradecido a sua pessoa .
Quando se fala de caixas vintage, a melhor opção sempre é restaurar o falante original. Quando se coloca falantes novos, de outra marca e modelo, dificilmente vai ter a mesma resposta de frequencia e o mesmo rendimento que os originais, sendo necessário fazer medições para depois ajustar o divisor de frequencias. Mas fica a dúvida... Será que são os tweeters mesmo? Ás vezes pode ser defeito no divisor de frequencias ou no amplificador, dando a impressão de que o defeito é no tweeter. Abs.
@@audioclassico e que ele queimaram e vc para entrar uma pessoa para fazer determinado serviço bom é muito difícil as pessoas fazem serviço só para canhar dinheiro e por isso que eu tava querendo comprar novo, mais divisor de frequência tá bom e coloquei um outro twitter no lugar e o divisor funcionou muito bem. Mais mesmo assim fico muito agradecido
Este tipo de conserto sempre é uma loteria. Se a pessoa que restaurar o tweeter não fizer um bom serviço, daí então o resultado vai ficar ruim. Mas também, se comprar um tweeter novo, também pode ser que fique ruim... O jeito é ir tentando até achar uma solução que lhe agrade. Infelizmente não estou a par dos tweeters novos que estão à venda, por isso prefiro não opinar a respeito. Abs.
Numa restauração de aparelhos antigos como este, a gente procura deixar o mais próximo possível do original. Neste caso, o jeito foi partir para a pintura pois o revestimento original estava muito ruim. Abs.
@@audioclassico professor me tire uma dúvida. Antigamente todos cálculos eram feitos na mão. Querendo projetar caixa acustica, e gostaria saber como acho litrahem caixa e altura, largura, e comprimento??
Pois é, antigamente era tudo feito na mão mesmo. Com o surgimento dos computadores pessoais, apareceram inúmeros softwares que permitem prever com precisão o comportamento de um conjunto de falantes e caixa. Mas, na prática, depois de um tempo a gente começa a perceber que tudo segue mais ou menos o mesmo caminho, e pela experiência a gente já sabe aproximadamente qual litragem e tipo de caixa fica melhor com cada falante. Os dados mais importantes são o volume da caixa, e desde que não utilize medidas muito pequenas não faz muita diferença com quais altura, largura e profundidade chegou em determinado volume. Outro parametro fundamental é a frequencia de ressonancia. Com estes dois parametros (litragem e FR) a gente projeta uma caixa que tem grande chance de ficar boa. Mas, se quiser saber exatamente qual será o comportamento em cada frequencia, dai então precisa lançar mão dos cálculos mais específicos. Esses cálculos podem ser feitos na mão, como era antigamente, ou então com o auxilio de um software.
Precisa trabalhar com as medidas internas em centímetros. Digamos que a caixa tenha por dentro as medidas de 25 x 30 x 60 centímetros. Multiplica tudo e divide por mil, ficaria 25 x 30 x 60 = 45000 / 1000 = 45 litros.
Esse conjunto da Aiko é mesmo uma obra-prima da indústria nacional! Conseguiram fazer um aparelho compacto, porém bem feito, funcional e que tinha um som legal. Parabéns pelo seu Aiko-3000, faço votos que consiga a caixa original em bom estado para complementar o conjunto. Grande abraço.
Eu tive um aparelho desse mas eu acredito que não podia usar em 4 homs só em 8 se eu não em engane especificava como 20w eu até tive que comprar esse integrado porque no meu tava queimado.
A especificação da Aiko utilizou o velho esquema das "meias verdades!" O integrado em si é especificado como sendo de 20 Watts, mas do jeito que foi implementado no S3000 não chegaria nesta potência. Mas a Aiko "esqueceu" deste detalhe e especificava o conjunto como sendo de 20 Watts... Na prática, nunca medi mas acho que a potência devia chegar no máximo a uns 10 ou 12 Watts por canal, o que estaria muito bom para o alto-falante utilizado nas caixas. O lado comercial da empresa passou pro cima dos aspectos técnicos. Deixando de lado esses detalhes, o importante é que o aparelho era bom, tinha um preço acessível e atendia às necessidades dos compradores. Abs.
O som das caixas, gravado pelo celular, não está bom para ouvir com fones de ouvido. É melhor usar um microfone bom para gravar os testes das caixas de som.
Vou dizer uma coisa: podem não ser as melhores caixinhas do mercado, nem o subwoofer é o mais caro, mas o conjunto ficou muito bom. Os graves mais altos do subwoofer estão abaixo dos mais baixos das caixinhas, sem se sobrepor, o woofer só entra quando há graves que as caixinhas não têm capacidade de tocar, diferente do que se vê por aí, muita batida e pouca definição. Excelente!
Ficou mesmo um conjunto de respeito.
Aliás, todos os que escutaram aqui ao vivo ficaram surpresos como aquelas caixas minúsculas podiam ter um som com tanta qualidade. Mas a explicação é simples, eu fui experimentando várias combinações de subwoofers e amplificadores até encontrar o ponto correto.
Abração e muito agradecido pelo comentário.
Qualidade de áudio desse Aiko era e é extraordinário. Eu me lembro que e um vizinho tinha um desse, e eu ficava imprecionado do bicho ser tão pequeno com um som incrível.
Na época, a grande surpresa era justamente como eles conseguiram tirar tanto som de um equipamento tão pequeno. O interessante é que hoje em dia, tanto tempo depois, a gente continua com a mesma sensação...
Na minha época de faculdade em Taubaté 1986 esse mini system éra a coqueluxe das repúblicas e tocava muitas festinhas ❤
Sim! Esse microsystem foi muito popular, principalmente entre a moçada que gostava de gravar fitas. Um abraço.
Parabéns pelo trabalho, você é um excelente professor,domina a técnica,digo isso pois também sou professor e percebo quando estou assistindo sua didática.
Inspirado em você e nas minhas memórias de adolescente, comprei meu Aiko, e novamente inspirado comprei também um subwofer, porém passivo pois faz mais jus ao sistema vintage.
Hoje estou muito feliz ouvindo meu som , volume baixo,luz apagada e um bom jazz para me fazer viajar.
Obrigado pelos vídeos e dicas importantes aprendi muito principalmente sobre alto falantes, agora entendi sobre a complexidade da engenharia do som,um bom trabalho e que Deus te abençoe!
Agradeço muito suas palavras tão gentis e pela percepção aguçada de quem também é professor. Sua percepção está correta, afinal, venho de uma família de professores e eu mesmo ministro cursos desde os anos 80. Atualmente estou meio parado nesta área, mas se Deus ajudar vou começar a oferecer meus cursos e treinamentos assim que possível. Acho que posso contribuir com muita gente.
Também fiquei contente por estar mexendo com suas lembranças. Acho que somos de uma geração privilegiada, que viveu tempos que eram tão bons que nos deixa perceber como o mundo tomou rumos estranhos, não necessariamente para melhor...
Gostei de saber que as dicas sobre caixas e falantes estão sendo úteis. Me parece ser uma das áreas da alta-fidelidade onde existe mais desinformação e falta de produtos adequados.
A gente vai aqui fazendo esse trabalho de formiguinha. Espero de coração que encontremos mais pessoas assim, como você, que entendem e apreciam o que estamos tentando lembrar e explicar.
Forte abraço e muito obrigado por tudo.
Estas caixas eram bem legais mesmo! Gosto bastante da inteligibilidade de caixas tipo Bookshelf, elas quando bem construídas dão uma audição muito boa, detalham melhor do que muitas caixas maiores. Ligando um Subwoofer então, completa a deficiência delas nos graves, muito bacana!
São caixas simples, mas foram bem dimensionadas e os falantes eram bons. O som é bacana mesmo, mas falta um pouco de graves, que o subwoofer supre com folga. Abs.
Em 1975 tinha um 3×1 da AIKO VINDO DE MANAUS , TOCOU POR ANOS EM UM BAR , DANCEI MUITO JIMME CLIFF AU SOM DELE ,
São esses momentos que trazem a alegria para a vida, não é mesmo? Grande abraço!
Eu gostava muito do agudo cristalino desse som 👏🔊
Essas caixas eram boas na época, dentro do conjunto da Aiko. Mas devemos lembrar que estas caixas do vídeo foram refeitas, sendo que algumas deficiências das caixas originais foram melhoradas. Abs.
Sensacional. Muito boa a restauração do conjunto. Parabéns pela qualidade de seu trabalho, carinho e esmero. Possuo um conjunto desse que foi adquirido em 1980 e até hoje está em estado original. Forte abraço 🎉
Puxa vida, que raridade! Um conjunto destes adquiridos há tanto tempo e que ainda continua na ativa. Prova de que a Aiko (que era uma marca da CCE) sabia fazer coisas boas, mesmo com todas as limitações que tínhamos no país naquela época no tocando à importação de máquinas e de componentes.
Obrigado pelas palavras gentis!
Já tive 2 comprados novos. Gravei muita TDK, MAXUEl, PIONER, SONY, BASF HOT TAPE, CROMO 90 minha preferida entre tantas outras.
Este sistema da Aiko marcou época. Acho que ficou uns 10 anos em produção e fez parte da vida de muitas pessoas, com um som decente e digno para o pequeno tamanho que tinha. Grande abraço.
Sistema de audio 2.1 e realmete bom para musica , bem lembrado comentar sobre quem mora em apartamentos /vizinhos , seus vídeos são ótimos.
Obrigado pelas palavras gentis. Fico alegre por suas palavras gentis e mando aqui um grande abraço.
Bom dia amigos donos de Aiko esse aparelho e sensacional
Realmente, era um aparelho avançado para sua época. Surpreendente o que a Aiko (i.e., CCE) entregava para seu público num equipamento tão pequeno. Marcou a vida de muita gente. Abs.
gostei muito dessa caixas, o bom é que conheço uma loja aqui da minha cidade onde tem vários desses Aiko S-3000 então vou ver para colocar pro meu receiver
Obrigado pelo vídeo 👍
Que bom que gostou do som! Mas note que estas caixas do vídeo são diferentes das originais. Os falantes foram refeitos e o divisor de frequencia tambem. Fora isto, a grande maioria destas caixas que vemos por aí estão em más condições, assim como estavam estas duas mostradas neste vídeo. Precisa escolher com cuidado. Abs.
Que trabalho lindo, muito capricho e profissionalismo ! E uso sob minhas caixas spikes e nas mais simples gotas de silicone, que além de não deixar ter contato com sujeira, evita vibrações do gabinete e ressonânca nos móveis ou chão. Parabéns abraço.
É uma boa idéia usar as gotinhas de silicone! Obrigado pelas palavras gentis e pela participação. Abs.
Que vídeo lindo, fiquei impressionado com o aux do Sub, pois estou vendo esse vídeo com um fone akg 414, e o grave do Sub, aparece rapidinho...eu tenho um Aiko completo, com as caixas originais+outro pa3000 !
Para apreciar o som do sub é preciso realmente ter fones de ouvido ou então um sistema de som também com sub... Nas caixas normais a diferença é pequena, e no celular não existe diferença com e sem o sub. Aliás, se adicionar um sub no seu Aiko 3000 vai dar um belo upgrade no som dele.
Serviço espetacular, caixa ficou ótima
Pois então, ficou acima da expectativa. Confesso que não esperava que ficasse tão bom. Um abraço e obrigado pela participação.
Tenho um conjunto deste. Posso afirmar que foi o melhor que já tive. Todos já foram embora, mais o Ayko ficou pois toca muito bem. Vou ver os capacitores.
Este conjunto da Aiwa é realmente interessante. Bem projetado e bem construído, se tiver um pouco de atenção vai durar décadas. Abs.
Ótimo vídeo!! Essas caixas foram bem restauradas!! A qualidade do áudio estar excelente!!!!
Essas caixas foram reconstruídas totalmente. Cada pequeno detalhe precisou ser mudado ou consertado. Deu trabalho, mas no final ficaram boas. Como eu ajustei para o meu gosto musical, gostei mais do som delas do que das caixas originais, que possuem um som meio estridente para meus ouvidos. Abração.
Só não tenho as caixas de som,uso em meu homestudio com caixas de um microsystem sony.recentemente fiz o conserto do tapedeck.parabéns pelo reparo.
É incrível como esses microsystems Aiko foram bem projetados e construídos. Eles demonstraram na prática que, se a pessoa os tratasse com um mínimo de cuidado, podem durar uma eternidade. Parabéns pelo seu conjunto, acho que deve estar com um som bem gostoso. Abs.
Lembro de ver um par da Quasar QC-404 bem bonito numa loja da Casas André Luis do Itaim Paulista em 2010, não peguei por ter comprado um par de surround aiwa. Hoje me lembro que estavam baratas 30 reais o par na época.
Pois então, os equipamentos vintage em bom estado vão ficando cada vez mais e difíceis de conseguir em bom estado... Quando a gente se depara com uma oportunidade, acho que devemos fazer negócio, nem que seja só para investir. Sinceramente, não acho que as 404 valhem o preço que se pede nelas, mas é a velha história, se alguém deseja uma coisa, precisa pagar o preço. Abs.
Tive um som desse era massa quando deu problema nas caixas eu comecei a usar 1 par de caixas sansui de 220 watts e mais um par de caixas Lando de 150wats ficou show no final deu tudo porque era muito grandes as caixas
As caixas substitutas parecem ser bem melhores que as originais... Mas devem mesmo ser bem maiores também.
Muito boa sua restauração, meu irmão comprou na loja um micro systen desse Aiko 3000 na época nós anos 80, era muito bom o aparelho e o som era muito agradável mesmo, tinha os agudos bem definidos, o s médios também eram bons, e até os graves eram satisfatórios, pois em ambientes pequenos fica excelente, a gente adorava esse som do Aiko, ele também tinha um toca discos da aiwa Px850e, e ligava na entrada fhono, era só alegria nas gravações, muito bom seu trabalho.. abraço, sou de São José dos Campos SP
Agradeço muito suas palavras tão gentis.
Pois então, esse microsystem fez parte da vida de muita gente. Conforme disse no vídeo, acho que a maioria dos usuários eram jovens na época, e hoje em dia são senhores que olham para esse equipamento e sentem saudades daqueles tempos que foram tão bons. Um abraço e obrigado pela participação.
Eu admiro seu belo trabalho,mas o que me chama a atenção,são os detalhes do belo trabalho!
Que bom ter gostado, fico feliz e agradeço muito suas palavras gentis. Um abraço.
@@audioclassico outro.
Excelente vídeo, gostei da explicação, teste e análises.Tenho um Aiko a versão Stk 4793
Que bom ter gostado! Estava com receio de ter feito um vídeo detalhista e chato de assistir, mas no final das contas acho que acabou sendo interessante por mostrar o processo de análise e solução dos problemas que a gente pode encontrar numa restauração deste tipo. Forte abraço e obrigado pela participação.
Que aula.
Que bom que gostou! Fico feliz e agradeço a participação no canal. Um abraço.
Muito bonito, ficou muito bom o som ouvindo pelos fones
Ficou bom mesmo. Para meus ouvidos, a caixa restaurada ficou melhor que a original, que tem som muito estridente para o meu gosto. Abs.
Parabens pelo trabalho.
Obrigado! Um abraço
Parabéns pelo vídeo, já virei teu fã... muito bem explicado. gostaria de saber se é possível eu encontrar um par de caixas dessas e se houver que lugar? alguma loja em SP que eu possa encontrar? desde de já obrigado.
Volta e meia se vê essas caixas à venda nos sites de usados. Mas não se iluda, a esmagadora maioria do que se encontra por aí está em más condições, principalmente os falantes que são a parte mais difícil de restaurar. Talvez seja melhor ampliar a busca por outros modelos também, como as caixas da Gradiente e Polyvox. Abs.
Eu já possui muitos aparelhos dos anos 80
Existiam bons aparelhos nesta época, mas também tinha muita coisa ruim...
Felizmente, os que eram ruins foram sucateados ao longo dos anos.
Abs.
🌟Olá! Muito Legais seus vídeos.. Asissti uns 4 só hj pela manhã. rs - E tive algumas dúvidas.
(Algumas vou fazer nos devidos vídeos).
Nesse aqui, em 15:35 (Teste de Resposta de Frequência) como faz essa aquisição de sinal? Parece q vc conectou o som ao PC.
Como faz essa conexão? Como conecta oq ao que?
Valeu!
Parabéns pelo trabalho! 🙂
Que bom estar gostando dos vídeos, fico feliz pois a intenção é justamente compartilhar conhecimentos e experiências.
O teste de resposta de frequencia com ruído branco mostrado no vídeo é feito da seguinte forma: uso um PC onde rodo o software Audacity para gerar um sinal de ruído branco. O sinal de áudio do PC é ligado num amplificador e este é ligado nas caixas. Daí eu capturo o som gerado nas caixas usando um celular com um APP de analise de espectro, de onde gero o gráfico mostrado (nas lojas de aplicativos existem vários deles). Pretendo fazer um vídeo mostrando este processo, assim que der a gente publica. Um abraço e muito obrigado pela participação.
Excelente
Valeu! Muito obrigado.
Estou restaurando duas caixas de uma vitrolinha Phillips Gf723. Tive que restaurar os auto falantes e foram trocadas as bobinas e cones. Os auto falantes tem a marcação de que seriam de 25 Ohms. Nunca tinha visto peças com essa impedância. Será que tinham mesmo essa impedância?
Não conheço este modelo, mas é possível sim. Na época, a Philips volta e meia usava componentes fora de padrão.
Boa noite! Tem um system 3000, como entro em contato para fazer manutenção nele? Obrigado!
E parabéns pelo canal!
Por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br.
Ola meu amigo
Qual é a diferença entre full range e bass reflex
Grato
Abraços
Full range significa "faixa completa", isto é, um alto-falante ou caixa que reproduz todas as faixas dos sons audiveis pelo ouvido humano (20 Hertz a 20000 Hertz). Existem falantes e caixas que reproduzem só uma faixa, o caso mais famoso é o tweeter, que toca apenas os sons agudos (acima dos 4 ou 5 Kilohertz).
Já o termo "bass reflex" identifica um tipo de construção de caixa de som. Essas caixas também são chamadas de "duto sintonizado" ou "dutadas". Existem outros tipos de caixa como, por exemplo, suspensão acústica (também chamada de "selada", duto infinito e tantas outras. Mas o mais comum mesmo são as bass relfex, facilmente reconhecíveis por ter uma abertura por onde sai o ar de dentro da caixa quando está tocando.
caixa boa essa tem um grave bem gostoso, pior q parece a assinatura sonica com as do Sharp VZ 3000 japan ou SG5000 Brasil
Na realidade, as caixas não são mais as originais. Elas foram reconstruídas e provavelmente deve ter ficado melhor que as originais, pois foram sintonizadas individualmente e o alto-falante foi recriado, com materiais mais modernos. Mas no final o som ficou mesmo surpreendentemente bom, acima do que era esperado. Grande abraço.
ah sim c novos alto falantes novo gabinete acustico deu outra dimensao , vai melhorar maisainda pos 200 horas de audiçao , amaciamento mecanico dos alto falantes,,,
Sim, isso realmente aconteceu. Deixei as caixas ligadas a noite toda tocando um tom com a frequencia de ressonancia, fazendo os cones excursionar bastante. No dia seguinte os graves aumentaram sensivelmente.
Olá, Amigo. Tenho uma dúvida, gostaria de fazer testes de sintonia e principalmente ver os níveis nos testes de ruído branco. A dúvida que tenho é, qual os valores ideiais na equalização, sendo aparelhos com apenas ajuste de graves e agudos. Flat(50%) ou tudo no máximo? Loudness pelo que entendo provavelmente desligado.
O amplificador deve estar o mais flat possível, isto é, sua resposta deve ser o mais plana possível. Ele não pode interferir na equalização, senão o resultado da medição feita nas caixas vai ser irreal. Então, os controles de graves e agudos devem estar no centro, e o loudness desligado.
Bom dia você faz manutenção tape deck e como eu faço pra entrar em contato contigo
Fazemos sim, favor entrar em contato pelo email info@audioclassico.com.br
Boa Tarde. Continua lidando com as restaurações dos Aiko. Pode me enviar endereço. Obrigado.
Estamos em São Paulo. Mas estamos sobrecarregados de trabalho e impossibilitados de aceitar novos trabalhos para este ano de 2024. A este respeito, por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br
Bom dia amigo eu curto muito som antigo eu recentemente ganhei um conjunto do Aiho pa3000 eu já tinha o equalizador dá tarkus vou correr atrás do deck e dás caixas pôr favor se você puder me manda às medidas das caixas desse conjunto eu te agradeço muito caso eu demore a encontrar vou fabricar às caixas
As medidas da caixa original são estas:
Medidas externas: 28,1 (A) x 17,8 (L) x 17,5 (P)
Medidas internas: 26,5 (A) x 16,1 (L) x 14 (P) = 5,9 Litros
Medidas do duto: 2,5 (diametro) x 6,8 (P) (sintonia em 55 Hertz)
Boa noite, tem 2 caixas de som cce cl660 e gostaria de trocar os capacitorres , um é de 3.3uf 25 volts , esse encontrei com facilidade. O outro é de 6.6.6uf 25 volts e não consigo comprar, posso substituir por outro , gostaria de uma ajuda, se possível . Grato
Pode usar dois capacitores de 3,3 ligados em paralelo (positivo com positivo, negativo com negativo). O valor final será o de 6,6 que você está precisando.
@@audioclassico muito obrigado, assisto seus vídeos sempre ,e estou aprendendo muito.
Obrigado pela atenção. Depois da reforma, medindo a resistência da bobina, parece que viraram 8 ohms...
O importante é que no final deu tudo certo. Grande abraço.
Bom dia, gostei da restauração do par de cxs da Aiko, eu tenho um conjunto desse mas está fuçado e sem funcionar, será que se eu colocar um divisor passivo nas cxs ficaria com boa qualidade?
Desculpe mas não entendi a situação. Se o conjunto não está funcionando, para que então mexer nas caixas? Outra coisa, as caixas originais já usam divisor passivo...Me parece que o correto seria restaurar os aparelhos primeiro, e depois ver o que precisa ser feito nas caixas. Um abraço.
Boa tarde, eu estava usando em um microsystem, só que compramos uma cx ativa pulse e guardamos o par. Neste caso o Sr. aceita eu enviá-lo (o PA 3000) para avaliar se pode fazer a manutenção adequada? Como se fosse um upgrade? Abraços!
Deixe-me ver se entendi... Estava usando as caixas do microsystem Aiko S-3000 em um outro microsystem... Daí comprou uma caixa ativa Pulse e ligou no microsystem. Agora está perguntando se vale a pena fazer a manutenção nas caixas originais do Aiko-3000, seria isso mesmo?
Não, a manutenção ou upgrade seria no PA. Pois o mesmo ficou sem sinal nas saídas, guardei todo o conjunto PA, Tuner e Tape deck. Então aproveitei o par de cxs e usei em um microsystem Philips. Aí sim após comprar a cx ativa pulse é a que estamos usando no momento, e o Aiko continua guardado.
Desculpa por não ter sido bastante explícito inicialmente para que me fizesse entender.
Meu achei um no mercado livre nossa o pessoal nem tava dando muita bola pra ele o aparelho tinha jeito que tava guardado por r muito tempo mas as caixas deram problema o dono pós pra vender ninguém tava com coragem de comprar o bichinho fui comprei paguei 800 nele aparelho funcionando tudo só as caixas tive que recondicionar
Puxa vida, que achado! Obrigado por compartilhar conosco a história desta raridade que encontrou. Abração.
Boa tarde áudio clássico, eu tenho um par de caixa de som da Bravox e modelo é sonofletor BSA 10 e os meus twitter estão muito ruim e eu gostaria de trocar pô uma marca de twitter compatível com da caixa de marca boa a sua pessoa poderia me indicar eu ficaria muito agradecido a sua pessoa .
Quando se fala de caixas vintage, a melhor opção sempre é restaurar o falante original. Quando se coloca falantes novos, de outra marca e modelo, dificilmente vai ter a mesma resposta de frequencia e o mesmo rendimento que os originais, sendo necessário fazer medições para depois ajustar o divisor de frequencias.
Mas fica a dúvida... Será que são os tweeters mesmo? Ás vezes pode ser defeito no divisor de frequencias ou no amplificador, dando a impressão de que o defeito é no tweeter. Abs.
@@audioclassico e que ele queimaram e vc para entrar uma pessoa para fazer determinado serviço bom é muito difícil as pessoas fazem serviço só para canhar dinheiro e por isso que eu tava querendo comprar novo, mais divisor de frequência tá bom e coloquei um outro twitter no lugar e o divisor funcionou muito bem. Mais mesmo assim fico muito agradecido
Este tipo de conserto sempre é uma loteria. Se a pessoa que restaurar o tweeter não fizer um bom serviço, daí então o resultado vai ficar ruim. Mas também, se comprar um tweeter novo, também pode ser que fique ruim... O jeito é ir tentando até achar uma solução que lhe agrade. Infelizmente não estou a par dos tweeters novos que estão à venda, por isso prefiro não opinar a respeito. Abs.
Tenho alguns equipamentos e gostaria de alguém competente para reformar ou dar uma manutenção geral… como faço para entrar em contato?
Por favor use o email info@audioclassico.com.br ou então pelo sistema de contato do site audioclassico.com.br. Obrigado!
Desculpe-me mas gostei do acabamento brilhoso, além do original ser fosco, o brilho para mim só em pianos.
Numa restauração de aparelhos antigos como este, a gente procura deixar o mais próximo possível do original. Neste caso, o jeito foi partir para a pintura pois o revestimento original estava muito ruim. Abs.
Pq vc coloca esse material, manta dentro dessa caixa?
E uma manta de material absorvente de som. É original da caixa, foi colocado pelo fabricante mesmo.
@@audioclassico professor me tire uma dúvida. Antigamente todos cálculos eram feitos na mão. Querendo projetar caixa acustica, e gostaria saber como acho litrahem caixa e altura, largura, e comprimento??
Pois é, antigamente era tudo feito na mão mesmo. Com o surgimento dos computadores pessoais, apareceram inúmeros softwares que permitem prever com precisão o comportamento de um conjunto de falantes e caixa. Mas, na prática, depois de um tempo a gente começa a perceber que tudo segue mais ou menos o mesmo caminho, e pela experiência a gente já sabe aproximadamente qual litragem e tipo de caixa fica melhor com cada falante. Os dados mais importantes são o volume da caixa, e desde que não utilize medidas muito pequenas não faz muita diferença com quais altura, largura e profundidade chegou em determinado volume. Outro parametro fundamental é a frequencia de ressonancia. Com estes dois parametros (litragem e FR) a gente projeta uma caixa que tem grande chance de ficar boa. Mas, se quiser saber exatamente qual será o comportamento em cada frequencia, dai então precisa lançar mão dos cálculos mais específicos. Esses cálculos podem ser feitos na mão, como era antigamente, ou então com o auxilio de um software.
@@audioclassico exemplo litragem 50 litros como acho altura, largura, e profundidade
Precisa trabalhar com as medidas internas em centímetros.
Digamos que a caixa tenha por dentro as medidas de 25 x 30 x 60 centímetros.
Multiplica tudo e divide por mil, ficaria 25 x 30 x 60 = 45000 / 1000 = 45 litros.
Boa noite eu tenho a 32 anos um aiko 3000 so não tenho as csixas o resto todo original
Esse conjunto da Aiko é mesmo uma obra-prima da indústria nacional!
Conseguiram fazer um aparelho compacto, porém bem feito, funcional e que tinha um som legal.
Parabéns pelo seu Aiko-3000, faço votos que consiga a caixa original em bom estado para complementar o conjunto.
Grande abraço.
Eu tive um aparelho desse mas eu acredito que não podia usar em 4 homs só em 8 se eu não em engane especificava como 20w eu até tive que comprar esse integrado porque no meu tava queimado.
A especificação da Aiko utilizou o velho esquema das "meias verdades!" O integrado em si é especificado como sendo de 20 Watts, mas do jeito que foi implementado no S3000 não chegaria nesta potência. Mas a Aiko "esqueceu" deste detalhe e especificava o conjunto como sendo de 20 Watts... Na prática, nunca medi mas acho que a potência devia chegar no máximo a uns 10 ou 12 Watts por canal, o que estaria muito bom para o alto-falante utilizado nas caixas. O lado comercial da empresa passou pro cima dos aspectos técnicos. Deixando de lado esses detalhes, o importante é que o aparelho era bom, tinha um preço acessível e atendia às necessidades dos compradores. Abs.
@@audioclassico correto, realmente era o integrado que falava não era o aparelho.
O som das caixas, gravado pelo celular, não está bom para ouvir com fones de ouvido. É melhor usar um microfone bom para gravar os testes das caixas de som.
Obrigado pelo retorno. Vamos tentar melhorar. Um abraço.
Eu vi um tocando ainda hj
Ainda tem muitos destes aparelhos tocando por aí. Acho que venderam bastante. Abs.