Estou estudando conhecimentos técnicos pra passar na prova do PP e fiquei com uma duvida, existe lubrificação por salpico em um carter seco? O tipo de lubrificação é independente do tipo de carter?
Uma outra grande vantagem do carter seco é que a bomba começa a lubrificação assim que vira " meia chave" assim o motor tem óleo circulando antes da partida.
Eu ficava puto quando ia mexer em um carter e tinha defletor, atrapalhava de limpar ele, mas nunca pensei por esse lado sendo bem sincero, faz muito sentido oq vc explicou do funcionamento dele, eu vou continuar xingando quando for limpar, mas agora vou saber o proposito dele kkk muito bom murta!, tmj
Fala Murta, beleeza? Parabéns pelo conteúdo, muito top!! Só uma observação.. as perdas mecânicas de uma bomba de óleo convencional são menores do que a somatória das perdas de uma bomba elétrica (pior ainda duas bombas elétricas). Qualquer consumidor elétrico consome energia do alternador enquanto o motor está em funcionamento (em função da tensão de operação), e não da bateria como muita gente pensa. A energia demandada da bomba elétrica tem como perdas adicionais em relação a bomba mecânica: O motor elétrico (normalmente em torno de 70% em 14V), a instalação elétrica (por volta dos 95%), o alternador (70% em média) e o conjunto de correias de acessórios (FEAD) (93%). A somatória destas eficiências refletem uma eficiência média de 43% para o acionamento de uma bomba. Em outras palavras, o motor deve produzir mais energia para acionar o sistema de lubrificação.
Só uma observação, a bomba elétrica também impõe uma perda mecânica para o motor. Só que não mais pelo seu eixo, é pelo alternador. Cada 745W (ou 53A) equivalem a 1cv, sem contar as perdas do próprio alternador. A bosch tem um modelo que declara 480W. No mercado, há tamanhos e preços pra todos os projetos.
Devia ser cárter semi-seco (ou semi-húmido), pois na verdade... ...auto-explicativo. 😁 Valeu a explicação... 😉 👏👏👏👏👏 ...sempre tive essa curiosidade (e preguiça de procurar 😁).
Excelente vídeo! Conteúdo top! Muitos carros de competição usam bomba mecânica de óleo com vários "estágios" ao invés de bombas elétricas! Também sei de um motor Diesel de ônibus que usa cárter seco 😁. Legal demais
Murta não vi aqui o pessoal comentar e vc o sob carter igual do fusca....e ou os feitos no zé...nos ap uma caixa de 5cm por 45 e por 15largura e passa pelo eixo dianteiro e escora pois sao baixo s 4cm do chão..., é uma dica pra quem não tem. $$$ pro carter seco...tudo de bom
O motor EA211 1.0 TSI usa esse defletor de oleo para segurar parte do oleo no carter em uma curva bem acentuada, apesar de os carros que são equipados com esse motor não serem esportivos é interessante ver que a Volkswagen pensou nisso para um carro de uso civil
Como sempre, ótima explicação Lembro que você teve esse problema com o Vader, e colocaram defletores no cárter, tem isso no vídeo que você invade a grana na frente do Subaru do Lucas da AS
Uma vez ouvi alguém dizer que um dos benefícios do Carter seco seria a temperatura, já que no reservatório não pegaria toda a temperatura do bloco do motor
Isso é uma verdade, mas tb q a bomba do cárter no cárter seco quase sempre manda o óleo pra um radiador antes do reservatório. Então sim, deixa mais frio, mas não é tão mais frio assim, pq se fosse não teria radiador
Murta. Tenho um Marea 5cc e a Bomba de óleo e muito cara, acredito que fazer o carter sexo ainda saia mas barato e melhor que o original. Fala em um video sobre o fic tec 2.4
E tem ainda a possibilidade de aumentar a pressão de óleo, quando é o caso, nas aplicações mais extremas tb, coisa que fica bem limitada na bomba de óleo original, com pescador.
Uma das vantagens legal tbm, é poder aumentar a quantidade de oleo do motor dessa forma. Porém tbm gera perdas, pois o consumo eletrico das bombas, fazem o alternador pesar mais.
Esse fato explica, quando o carro capota em minutos para de funcionar o motor. Motor sem lubrificação tende a fundir em funcionamento e fazendo motor travar e conseguenteme o motor para de funcionar por falta de lubrificação do motor.
É Murta, meu Fusca com uma carroceria alemã de 1957 tinha cárter seco, reservatório era de 9 litros de óleo, mas tinha radiador externo,filtro de óleo e girava fácil 9000 RPM. Mas não era de pista era de rua, na época muito proprietários de 6 boca, 8 e AP turbão duvidaram do potencial do meu fusquinha.. rsrsrsrsrs Que pena que foi roubado na faculdade e procurei ele por todo o Brasil mas sem sucesso.
Boa noite, Murta! Excelente vídeo! Eu tenho uma moto com esse sistema e a principal vantagem é a refrigeração e a possibilidade de manusear a moto em inúmeros ângulos em situações off road, principalmente. Mas existe uma informação bastante difundida sobre aumentar o nível de óleo, que pode ficar batendo no virabrequim. Esse óleo em excesso batendo no virabrequim pode causar algum problema como aquecimento ou perda de desempenho?
Tenho uma xre 300 que tá queimado muito óleo, então antes de sair para trinha eu coloco uns 500ml a mais depois do máximo da vareta, enquanto o nível tá muito alto chega a começar a brecar o motor em alta rotação, mais não estou junta, não sobre aquece, só tira potencia do motor, mais tem que tomar cuidado pq tem motor que se almentar o volume dá causo hidráulico e pode ate fundir o motor.
acho difícil colocarem o motor em linha muito mais baixo do que já é por causa do volante do motor: ali perto é onde fica a embreagem e o única maneira de abaixar mais seria diminuir os tamahos de volante, platô, consequentemente embreagem, o que traz outros problemas de constância no funcionamento e durabilidade. Nesse ponto os motores inclinados, em V, e principalmente flat, têm a vantagem de abaixar o centro de gravidade do motor sem precisar abaixar o virabrequim. Acredito que na parte do balanço do carro isso fazia ainda mais diferença antigamente quando os motores eram mais pesados, e as carrocerias mais leves. Mas hoje a posição do motor ainda é importante no desempenho por outro motivo: Aerodinâmica. Cofre mais baixo dar a possibilidade de um cx melhor.
Bem, duas polias, uma cinta ou correia no meio e ambas ficam alternando o diâmetro interno onde a cinta/correia pega (quase como o funcionamento do câmbio de uma bicicleta)
A grosso modo. Câmbio automático, é um câmbio por conversor de torque, onde o meu avô chamava de "hidromatico". Câmbio automatizado (I Motion, Easytronic, Power shift)é um câmbio manual com um robô que troca as marchas e pisa na embreagem para o condutor. Já o câmbio de dupla embreagem se assemelha ao automatizado com a diferença de de ter 2 embreagens uma para as marchas par e outra para as ímpares, trazendo uma troca mais confortável e rápida,
Não porque ele vai para o reservatório e la já tem muito óleo acumulado. E a bomba que lubrifica não puxa ar porque sempre vai ter óleo no reservatório.
A cavitação não atinge o óleo que está voltando para o motor e esse é também um dos motivos para usar o cárter seco. O cárter convencional pode proporcionar o contato do óleo depositado nele com o virabrequim em alta rotação e esse contato pode deixá-lo aerado/menos denso sendo sugado dessa forma pelo pescador direto para o motor, podendo assim prejudicar a pressão do óleo entre os componentes críticos. Já no sistema de cárter seco, como o murta explicou, a primeira bomba pode sugar ar, mas isso vai cair na parte superior do reservatório que é grande e tem maior espaço vertical, sendo sugado o óleo dele para o motor, pela parte inferior, ou seja, da parte onde o óleo já se adensou estando assim perfeito para voltar ao motor.
@@LuizHenrique-rr4wp o lance é que cavitação é o processo de desgaste do engrenamento da bomba. Isso que não ficou claro pra quem está comentando nesse questionamento.
@@McHumaty Opa. Cavitação não é o processo de desgaste nas engrenagens da bomba, mas sim a aeração do fluído. A palavra cavitação diz respeito à formação de cavidades no líquido que se fazem em forma de bolhas de vapor como por exemplo em sistemas de arrefecimento que não utilizam um bom aditivo e a água começa a passar para o estado gasoso, e há também o caso em que bolhas podem se formar com o ar misturado no sistema de lubrificação pelos motivos já explicados anteriormente. O desgaste nas peças móveis, inclusive engrenagens da bomba, pode decorrer da cavitacão. Um conceito pode decorrer do outro mas não se confundir com o outro. A confusão não foi do pessoal que leu o comentário principal. Já aproveitando para complementar, certamente o sistema de bombeamento primário que puxa o óleo do cárter para o reservatório já é dimensionado para funcionar sob essas condições de eventuais sucções de ar.
Aconteceu o seguinte, bateu meu carter e vazou todo óleo, respectivamente travou o motor do meu astra, com militec e tudo, se fosse seco iria travar ??
Murta, com todo respeito ao seu trabalho, mas bomba de óleo elétrica?? Os sistemas de cárter seco utilizados nas mais diversas categorias, seja arrancada, circuito, drift e demais utilizam bomba externa tocada pelo virabrequim através de sistema de polias e correia dentada, com bombas de 1, 3, 5 estágios, onde 1 estágio é responsável por pressurizar o sistema e os demais por fazer a captação do óleo no cárter e reposição dele no reservatório externo. De forma alguma estou afirmando que a sua informação está incorreta, apenas estou trazendo um ponto de vista daquilo que é comumente visto nos mais diversos tipos de carros de competição e esportivos que utilizam o sistema de lubrificação com bomba de óleo externa.
Depende da moto, mais praticamente todas o pescador fica do meio para parte traseira, então são raros os casos que dá falta de óleo a ponto de danificar alguma coisa
Na aviação nós ligamos a bomba de óleo antes de dar a partida no motor justamente para iniciar a lubrificação pre combustão
Estou estudando conhecimentos técnicos pra passar na prova do PP e fiquei com uma duvida, existe lubrificação por salpico em um carter seco? O tipo de lubrificação é independente do tipo de carter?
Se a gente tira o "parafuso" que segura o óleo do carter, em minutos temos um carter seco... #zueira
Explica por favor o câmbio DSG "seco" e o "molhado".
Exemplo clássico: Chevette turbo no drift sem defletor de óleo no cárter. Garantido casquilhos/bronzinas destruídos em pouquíssimo tempo.
Imaginei isso, saiu uma Ferrari com carter seco, tô imaginando a merda.
Uma outra grande vantagem do carter seco é que a bomba começa a lubrificação assim que vira " meia chave" assim o motor tem óleo circulando antes da partida.
Eu ficava puto quando ia mexer em um carter e tinha defletor, atrapalhava de limpar ele, mas nunca pensei por esse lado sendo bem sincero, faz muito sentido oq vc explicou do funcionamento dele, eu vou continuar xingando quando for limpar, mas agora vou saber o proposito dele kkk muito bom murta!, tmj
*IGNIÇÃO A LASER*
Fala desse tema por favor
Nem vi ainda, mas como tenho certeza de que é uma excelente explicação, toma aí meu like Murta!
Fala Murta, beleeza?
Parabéns pelo conteúdo, muito top!!
Só uma observação.. as perdas mecânicas de uma bomba de óleo convencional são menores do que a somatória das perdas de uma bomba elétrica (pior ainda duas bombas elétricas). Qualquer consumidor elétrico consome energia do alternador enquanto o motor está em funcionamento (em função da tensão de operação), e não da bateria como muita gente pensa. A energia demandada da bomba elétrica tem como perdas adicionais em relação a bomba mecânica: O motor elétrico (normalmente em torno de 70% em 14V), a instalação elétrica (por volta dos 95%), o alternador (70% em média) e o conjunto de correias de acessórios (FEAD) (93%).
A somatória destas eficiências refletem uma eficiência média de 43% para o acionamento de uma bomba.
Em outras palavras, o motor deve produzir mais energia para acionar o sistema de lubrificação.
Só uma observação, a bomba elétrica também impõe uma perda mecânica para o motor. Só que não mais pelo seu eixo, é pelo alternador. Cada 745W (ou 53A) equivalem a 1cv, sem contar as perdas do próprio alternador. A bosch tem um modelo que declara 480W. No mercado, há tamanhos e preços pra todos os projetos.
Devia ser cárter semi-seco (ou semi-húmido), pois na verdade...
...auto-explicativo. 😁
Valeu a explicação... 😉
👏👏👏👏👏
...sempre tive essa curiosidade (e preguiça de procurar 😁).
Salve murta, vc é top, te sigo desde o começo do canal
Queria saber como funciona a lubrificação do motor rotativo
Esse eh o calcanhar de Aquiles nesse motor, as pontas do rotor vai a seco, o que manda eh o material usado na ponta do "triângulo"...
@@ClevertonAirsoft R.I.P Apex seals
@@ClevertonAirsoft só usar militec kkjjkk
@@natannaelrodrigues9477 kkkkkkkkkk melhor comentário ehhehehee
Em alguns casos eles misturam um óleo próprio no combustível assim como no motor dois tempos, chamam de pré-mixing se não me engano...
12:01 bomba de combustível o tem própria para oleo ?
video top como sempre !
Estava vendo o video da nova Ferrari Roma a aprensatadora citou esse cárter, por conhecidencia você postou o video bem na hora. kkkk
Vi nesta mesma ordem... Murta dando aula pra gente
TB vim pensando nisso
Tinha muita curiosidade em saber como funcionava um cárter seco mas nunca pesquisei, obrigado Murta muito bom 👍👍👍
O nome dele deveria ser Carter só um pouquinho seco! KkKKkkKK. . .
#Zueira
Valeu pela explicação Murta!
Um vídeo melhor que o outro!
Grande Murta, esse quadro é sensacional! Parabéns pelo conteúdo, tamo junto!
Abraço!
Mais uma excelente aula. Obrigado!
5:20 Copo de água da cafeteira Nespresso kkkk
Use cápsulas Melitta!
Excelente vídeo! Conteúdo top! Muitos carros de competição usam bomba mecânica de óleo com vários "estágios" ao invés de bombas elétricas! Também sei de um motor Diesel de ônibus que usa cárter seco 😁. Legal demais
Essa de usar bomba eletrica no carter seco,eu nao sabia
Eu ja vi varios montatos com bomba mecanica externa de oleo
Eu também só vi com bomba mecânica.
Murta não vi aqui o pessoal comentar e vc o sob carter igual do fusca....e ou os feitos no zé...nos ap uma caixa de 5cm por 45 e por 15largura e passa pelo eixo dianteiro e escora pois sao baixo s 4cm do chão..., é uma dica pra quem não tem. $$$ pro carter seco...tudo de bom
Excelente! Em poucos minutos muito aprendizado!!
Top! bela aula, vlw ALTARPM!
Boa explicação , o porche 918 e seco com 3 bombas elétrica e nove litros de óleo
Cara que vídeo incrível muito obrigado
Boa Murta. Uma dúvida que sempre tive agora não tenho mais. Obrigado.
Murta fala sobre o swap de câmbio automático para o manual por favor, quero saber mais sobre esse assunto e como funciona........
O motor EA211 1.0 TSI usa esse defletor de oleo para segurar parte do oleo no carter em uma curva bem acentuada, apesar de os carros que são equipados com esse motor não serem esportivos é interessante ver que a Volkswagen pensou nisso para um carro de uso civil
Como sempre, ótima explicação
Lembro que você teve esse problema com o Vader, e colocaram defletores no cárter, tem isso no vídeo que você invade a grana na frente do Subaru do Lucas da AS
Uma vez ouvi alguém dizer que um dos benefícios do Carter seco seria a temperatura, já que no reservatório não pegaria toda a temperatura do bloco do motor
Isso é uma verdade, mas tb q a bomba do cárter no cárter seco quase sempre manda o óleo pra um radiador antes do reservatório. Então sim, deixa mais frio, mas não é tão mais frio assim, pq se fosse não teria radiador
Muito bom Murta! Parabéns mais uma vez!!!
Murta.
Tenho um Marea 5cc e a Bomba de óleo e muito cara, acredito que fazer o carter sexo ainda saia mas barato e melhor que o original.
Fala em um video sobre o fic tec 2.4
Curti muito a explicação. Esse canal é muito top...
Fais um vídeo sobre aumento de centelha no carro com capacitores de 30kv
Hum detalhes que Murta esqueceu de mencionar e que a bomba que seca o carte ele tem maior vazão que a que pega do reservatório
Em veiculos especificos Off-Road q inclinam muito seria recomendavel esse carter seco.
Vlw.
E tem ainda a possibilidade de aumentar a pressão de óleo, quando é o caso, nas aplicações mais extremas tb, coisa que fica bem limitada na bomba de óleo original, com pescador.
Aguardava a muito tempo esse vídeo!
Uma das vantagens legal tbm, é poder aumentar a quantidade de oleo do motor dessa forma. Porém tbm gera perdas, pois o consumo eletrico das bombas, fazem o alternador pesar mais.
Caramba tô gostando videos todos os dia aí sim
Dica top.
Mais uma aula...
Esse fato explica, quando o carro capota em minutos para de funcionar o motor.
Motor sem lubrificação tende a fundir em funcionamento e fazendo motor travar e conseguenteme o motor para de funcionar por falta de lubrificação do motor.
Legal.
Campinas -- SP
Interrssante, isso explica a quantidade de óleo que vai em um motor com cárter seco
É Murta, meu Fusca com uma carroceria alemã de 1957 tinha cárter seco, reservatório era de 9 litros de óleo, mas tinha radiador externo,filtro de óleo e girava fácil 9000 RPM.
Mas não era de pista era de rua, na época muito proprietários de 6 boca, 8 e AP turbão duvidaram do potencial do meu fusquinha.. rsrsrsrsrs
Que pena que foi roubado na faculdade e procurei ele por todo o Brasil mas sem sucesso.
Venho por meio deste solicitar a este distinto canal um vídeo sobre o hipercarro mais incrivel, o Koenigsegg Jesko.
Up
Boa noite, Murta! Excelente vídeo! Eu tenho uma moto com esse sistema e a principal vantagem é a refrigeração e a possibilidade de manusear a moto em inúmeros ângulos em situações off road, principalmente. Mas existe uma informação bastante difundida sobre aumentar o nível de óleo, que pode ficar batendo no virabrequim. Esse óleo em excesso batendo no virabrequim pode causar algum problema como aquecimento ou perda de desempenho?
Tenho uma xre 300 que tá queimado muito óleo, então antes de sair para trinha eu coloco uns 500ml a mais depois do máximo da vareta, enquanto o nível tá muito alto chega a começar a brecar o motor em alta rotação, mais não estou junta, não sobre aquece, só tira potencia do motor, mais tem que tomar cuidado pq tem motor que se almentar o volume dá causo hidráulico e pode ate fundir o motor.
Puta conteúdo @Murta, valeu!!!!!
acho difícil colocarem o motor em linha muito mais baixo do que já é por causa do volante do motor: ali perto é onde fica a embreagem e o única maneira de abaixar mais seria diminuir os tamahos de volante, platô, consequentemente embreagem, o que traz outros problemas de constância no funcionamento e durabilidade. Nesse ponto os motores inclinados, em V, e principalmente flat, têm a vantagem de abaixar o centro de gravidade do motor sem precisar abaixar o virabrequim.
Acredito que na parte do balanço do carro isso fazia ainda mais diferença antigamente quando os motores eram mais pesados, e as carrocerias mais leves. Mas hoje a posição do motor ainda é importante no desempenho por outro motivo: Aerodinâmica. Cofre mais baixo dar a possibilidade de um cx melhor.
Conteúdo sensacional
👏👏👏👏👏👏👏😀😀 Muito obrigadoooooooo!!!
Fala murta! Explica pra gente oque é e como funciona o cambio CVT
Bem, duas polias, uma cinta ou correia no meio e ambas ficam alternando o diâmetro interno onde a cinta/correia pega (quase como o funcionamento do câmbio de uma bicicleta)
Tem um vídeo no canal "manual do mundo" que ele explica usando as peças de um cvt aberto para ilustrar melhor.
Murta, explica pfv como funciona a embreagem banhada a óleo.
Tem umas Ducati com embreagem seca, inclusive umas abertas.
É a mesma premissa do surgetank ?
Basicamente sim
mas nos motores que não possuem jetoil como é lubrificado os pistoes e camisas
Murta, a relação de marchas do câmbio pode interferir na chance de quebra? Ou isso depende mais da qualidade das peças?
As bombas de óleo elétricas pressurizam o sistema antes de dar partida para evitar falta de lubrificação nos primeiros segundos?
Acho q ao girar a chave no 2o. estagio e apagar algumas luzes do painel dá um tempo para acionar a bomba de oleo.
Vlw.
@@vilsonyuri7696 Interessante. Obrigado amigo!👍
Será que rola de fazer um cárter seco no K20? Estou fazendo um swap e o cárter vai ficar muuuuito próximo do chão.
Como uma vez se não me engano o Vader deu corte na curva por ter faltado óleo no pescador do óleo, lembro do vídeo hahahaha
Hehheh fechei os 200 likes
Faz um falando das diferenças do câmbio automático e o dupla embreagem. Não manjo nada, pra mim é tudo automático kkkk
A grosso modo. Câmbio automático, é um câmbio por conversor de torque, onde o meu avô chamava de "hidromatico". Câmbio automatizado (I Motion, Easytronic, Power shift)é um câmbio manual com um robô que troca as marchas e pisa na embreagem para o condutor. Já o câmbio de dupla embreagem se assemelha ao automatizado com a diferença de de ter 2 embreagens uma para as marchas par e outra para as ímpares, trazendo uma troca mais confortável e rápida,
@@junio226 da hora mano! Valeu pela explicação.
Gostaria de colocar carter seco no meu carro,como posso fazer?
TEM COMO COLOCAR CARTER SECO EM MOTOR A DIESEL DE ALTA PERFORMANCE PARA TER MELHOR LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR
...se a bomba não sugar nada do cárter, ela vai sugar ar certo?! Esse ar não gera cavitação?
Não porque ele vai para o reservatório e la já tem muito óleo acumulado. E a bomba que lubrifica não puxa ar porque sempre vai ter óleo no reservatório.
8:52
A cavitação não atinge o óleo que está voltando para o motor e esse é também um dos motivos para usar o cárter seco. O cárter convencional pode proporcionar o contato do óleo depositado nele com o virabrequim em alta rotação e esse contato pode deixá-lo aerado/menos denso sendo sugado dessa forma pelo pescador direto para o motor, podendo assim prejudicar a pressão do óleo entre os componentes críticos. Já no sistema de cárter seco, como o murta explicou, a primeira bomba pode sugar ar, mas isso vai cair na parte superior do reservatório que é grande e tem maior espaço vertical, sendo sugado o óleo dele para o motor, pela parte inferior, ou seja, da parte onde o óleo já se adensou estando assim perfeito para voltar ao motor.
@@LuizHenrique-rr4wp o lance é que cavitação é o processo de desgaste do engrenamento da bomba. Isso que não ficou claro pra quem está comentando nesse questionamento.
@@McHumaty Opa. Cavitação não é o processo de desgaste nas engrenagens da bomba, mas sim a aeração do fluído. A palavra cavitação diz respeito à formação de cavidades no líquido que se fazem em forma de bolhas de vapor como por exemplo em sistemas de arrefecimento que não utilizam um bom aditivo e a água começa a passar para o estado gasoso, e há também o caso em que bolhas podem se formar com o ar misturado no sistema de lubrificação pelos motivos já explicados anteriormente. O desgaste nas peças móveis, inclusive engrenagens da bomba, pode decorrer da cavitacão. Um conceito pode decorrer do outro mas não se confundir com o outro. A confusão não foi do pessoal que leu o comentário principal. Já aproveitando para complementar, certamente o sistema de bombeamento primário que puxa o óleo do cárter para o reservatório já é dimensionado para funcionar sob essas condições de eventuais sucções de ar.
Murta, nesse caso o óleo fica sendo injetado diretamente nos mancais do virabrequim?
Não, o óleo é injetado no próprio carter
Se perguntarem ao ADG ele recomenda Militec e tudo resolvido sem cárter seco, hahaha
show
Meu prisma pega 4L de óleo em uma troca já sinto uma facada na troca. Agr imagina com esse daí
Aconteceu o seguinte, bateu meu carter e vazou todo óleo, respectivamente travou o motor do meu astra, com militec e tudo, se fosse seco iria travar ??
2:20 [fechando o mercado livre]
meu gol 1.0 turbo já apitava o alarme de óleo em rotatórias....
Showwwwww
Uma vez fui olha o óleo do Corolla do meu pai e vi que tava seco kkkk
Se militec funcionasse não existiria cárter seco kkkkkk
Murta, com todo respeito ao seu trabalho, mas bomba de óleo elétrica?? Os sistemas de cárter seco utilizados nas mais diversas categorias, seja arrancada, circuito, drift e demais utilizam bomba externa tocada pelo virabrequim através de sistema de polias e correia dentada, com bombas de 1, 3, 5 estágios, onde 1 estágio é responsável por pressurizar o sistema e os demais por fazer a captação do óleo no cárter e reposição dele no reservatório externo. De forma alguma estou afirmando que a sua informação está incorreta, apenas estou trazendo um ponto de vista daquilo que é comumente visto nos mais diversos tipos de carros de competição e esportivos que utilizam o sistema de lubrificação com bomba de óleo externa.
Eu tinha um monza que quando pisava no freio ele acendia a luz do oleo kkkkkk
Eeeitcha
Resumindo o carter seco ñ e realmente seco😅
E a turma que empina motos? O cárter fica sem óleo no pescador?🤔
Depende da moto, mais praticamente todas o pescador fica do meio para parte traseira, então são raros os casos que dá falta de óleo a ponto de danificar alguma coisa
Não deixem os choraboys saberem disso
quanta desinformação...