Sou Angolano e confirmo tudo o que o saudoso Mestre Nino disse à respeito da origem do Samba. O SEMBA é um estilo originário de Angola, e o estilo predominante aqui. Tal como a Capoeira, o SEMBA foi utilizado no período colonial como uma forma de passagem de informação e fortalecimento da Resistência na altura, provando que e é algo que proveio dos mesmos ancestrais escravizados. Posso mais uma vez confirmar que tudo o que Mestre Nino afirmou é a mais pura verdade. Mais do que dizer, foi ver, ouvir e confirmar (apartir do minuto 3:48) o nosso estilo SEMBA, que é tocado todos os anos durante o Carnaval de Luanda, sendo tocado de forma original aí no Brasil na pessoa do Mestre Nino. O Mestre Nino pode possívelmente desconhecer, mas é exactamente tocado desta forma. Fiquei estupefacto! É incrívelperceber como os nossos ancestrais foram os mesmos, e mais, perceber que muitos de vocês podem realmente ser, como dizemos usualmente, "angolanos de raízes" mesmo sem saberem. E é poderoso saber disso. Espero que este comentário possa ter a devida atenção. Obrigado e muitos parabéns, Mestre Nino.
Eu descobri a uns tempos que minha família tem origem angolana, meu bisavô era de Angola, e minha avó era cigana aqui da Serra de Maranguape (Ceará). As aparências parecem mesmo, como todos da minha família tem o cabelo crespo e pele escura.
TIVE O PRAZER E O PRIVILÉGIO DE TOCAR MUITOS ANOS COM UM BATERISTA TÃO COMPETENTE QUANTO O SENHOR, QUANDO ESCUTEI O SENHOR TOCAR, VOLTEI NO TEMPO E RECORDEI DO AMIGO E BATERISTA ((( LUIZ ))) A SEMELHANÇA É ABSURDA, ELE JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS . PARABÉNS, OBRIGADO PELA MARAVILHOSA LEMBRANÇA DO MEU SEGUNDO PAI. OBRIGADO.......................................
Cara, na moral... sou do Rock, mas até chorei de emoção vendo esse homem tocar e dar essa aula... Nunca vou esquecer esse vídeo. Obrigado por compartilhar essa maravilha com a gente. Queria que o youtube fosse usado para trazer essa alegria para nós músicos! Parabéns!!!
depois de alguns anos tocando rock na batera, eu pensei que era pelo menos um baterista de porte médio. Mas depois de ver isto, fiquei convicto que eu não sei é nada. parabens a velha guarda. SHOW DE BOLA.
Muito obrigado prezado Hilton; mas eu não mereço tanto. Se você quiser, eu posso e gostaria de ajudá-lo. Eu terei muito prazer em passar o pouco que eu aprendi para você, pois os meus professores não me cobraram nada. Eu tenho obrigação de ajudar você e quem quiser. será um prazer. Nino, seu criado!
Numa palavra: Nino é o maior baterista do Mundo. Por um motivo: é capaz de executar o que qualquer outro baterista executa musicalmente e percorre caminhos que nenhum baterista ainda desbravou. Dito de um ponto de vista: o deste maestro, seu maior fã, seu sobrinho que aqui escreve. Longa vida ao Rei!!!
Fui baterista muito tempo tocando em varios conjuntos de baile e na minha época tinha que saber todas as batidas. Esse mestre realmente é muito bom, mais não podemos esquecer o grande mestre baterista do conjunto fundo de quintal também. Parabéns pelo vedeo.
Também sou guitarrista e por muito tempo não foquei no ouro que temos no Brasil, mas hoje em dia sou apaixonado por um bom samba. Esse vídeo deve ser guardado às 7 chaves! Que aula, meus amigos, que aula!!!
Esse coroa sozinho, faz tudo que é instrumento percussivo, parece que tem 10 braços e 10 pernas. Muito bom. Nunca tinha visto alguém tocar samba desse jeito. 👏👏👏👏👏
Tive a oportunidade de ter aulas de bateria com o mestre Nino, e de conhecêlo pessoalmente e nos tornamos amigos. O Nino é um desses músicos exepcionais, com um swing incrível. Tudo o que ele faz é de bom gosto, o toque, o discurso, tudo soa como música para os ouvidos. Já tentei tocar essa condução de samba muitas vezes, mas esse swing é só dele! Nino, ta muito lindo esse video! Grande abraço querido!
Dois grandes metres da musica que tive o imenso prazer de ter aula aprendi muito ..hoje levo para vida toda cada palavra .....é referencia.... como lelo falou fazer que mestre nino faz com mesmo swing só ele mesmo fora aula sobre de onde veio samba!!! grande abraço !!!
boa tarde amigo, tudo bem? você teria como nos ajudar a entrar em contato com o mestre? Queremos desenvolver uma Masterclass com ele, porém ainda não consegui seu contato.
Musicalidade incrivel!!!! Em uma epoca onde gospel chops é 'top', vejo um video desse é sinto q devemos estudar ainda mais a musicalidade cultural brasileira!!!!
fico feliz por ver um musico perto de mim, sou batera a 12 anos, vivo do ROCK, SAMBA, Sertanejo,etc, mais minha banda propria é ROCK, toco com varias bandas tbm, so q esse cara me mostro uma coisa, as pessoas mais de idade por ver esse cara tocando, me chamou muita atençao fico feliz por ter visto isso. Na bahia começou o samba de roda, hj é pouco visto, pela cultura nossa, hj é mais o Samba classico neh e o Samba Gafieira, legal q ele nos mostro uma coisa bem legal. Parabens
Fico feliz por você ter gostado. Isso prova que você além de educado, é muito humilde. Essa é uma qualidade rara, hoje em dia. continue fazendo seu som e seja feliz. Eu estou às suas ordens, aqui em Jaú. Um abraço. Nino.
Maravilhosa aula, samba raiz, técnica, leveza , precisão e intensidade em cada movimento, me fez lembrar a famosa frase do Muhammad Ali..."voe como uma borboleta e pique como uma abelha". Parabéns professor!
Céus??? EMOCIONADO ----- baita AULA de Ritmo! agradecido Mestre Nino de Jaú pra mim um ORÁCULO enciclopédia viva mostrando aspectos Históricos / Culturais do SEMBA AFRO ORIGINAL ------
Muito obrigado amigo Tulio Fuzato! Mas eu tornei-me seu fã também, meu caro! Que história rica essa que retrata a sua vida de grande Baterista e o seu amor pelo instrumento, seu swing maravilhoso e sua extraordinária força de vontade! Parabéns amigo Túlio! Em relação à falta de educação dos que estavam "assistindo" ao meu Workshopping, você disse tudo o que eu gostaria de dizer. Mas, como nós não podemos generalizar, eu preferi levar um pouco de conhecimento a eles do que responder ao pouco caso que deram ao meu trabalho. Quem sabe um dia, depois do que você colocou muito bém, eles melhorem o nível cultural que, hoje, ainda não alcançaram. Venha me visitar, meu amigo. Profnino1@hot mail.com.br - FACE BOOK: Nino, linha do Tempo.
Karakas...que felicidade encontrar aqui um grande mestre da Bateria e um excelente professor de Português/Língua Portuguesa Prof. Nino !!! Fui aluno desse grandioso mestre em 1985. Obrigado professor Nino por mais essa magnífica aula. Uma pena eu encontrar somente agora esse vídeo. Um grande abraço mestre dos mestres...!!! "Ao mestre com carinho..."
Veio do SEMBA, pega e larga Mais uma coisa que aprendi em 2019! 🔥
5 років тому+1
fora a aula de história ainda é um monstro na bateria ! um abraço ! mestre nino , depois de assistir esse video vou parar um pouco de tocar rock e aprender a tocar samba !!! um abraço !
Gosto mais de Reggae e Rock, mas todos os estilos musicais quando bem executados e junto com uma aula de história são mais do que apreciáveis =D, parabéns
magníficoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww, parabéns , que honra poder ouvir um músico dessa categoria, um gênio !!!
Muito simples... pra quem está dizendo "que sabe fazer igual com as mãos invertidas" e mimi mimimi e blá blá blá ... Faz igual e coloca o link aqui nos comentários pra gente ver!!!
O Patrão ai simplesmente é fantastico... show... nem tenho o que falar... o cara é muito bom... sem falar q sabe a história tbem... meus parabéns... sem comentarios.. o cara é bom mesmo.... um exemplo... parabéns irmão !!!!! Eu toco bateria, e me espelho em artistas como vc... parabéns... !!!!
Tenho certeza que o mestre Jurim Moreira ,Teo Lima ,Kiko Freitas ,Carlos Balla e Rafael barata tem carinho e respeito por esses Bateras das antigas fica minha admiração !!!
Maioria toca o basico, e umas viradas basicas Isso ai requer mta pratica. Eh igual guitarrista de quarto falando mal do mestre Ximbinha, mas soh sabe tocar com cifra/tablatura ou video aula
Fantástico!... Um Baterista e seus comentários Divinais!.... O Semba (leva e trás) levaram os escravos para o brasil que o Brasileiro posteriormente alterou e fez o SAMBA!.... E por incrível que pareça a CAPOEIRA nasceu de Angola numa Terra Chamada de Sá da Bandeira... e sem dúvida que os brasileiros mais tarde dinamizaram a capoeira como ao Samba!... Um Abraço a todos!...
Meu amigo, Luiz Santos, com todo o respeito, posso fazer uma Correção como Mestre de Capoeira e Dr. em letras pela UNESP de São José do Rio Preto e, portanto, um pesquisador, vamos consertar esses conceitos. Em primeiro lugar, a Capoeira não poderia ter nascido em Angola ou em qualquer outro país africano porque o nome Capoeira é Tupy-Guarany e não me consta que haja ou que já teve alguma tribo Tupy- Guarany na África. Por outro lado, meu amigo, a etimologia do nome Capoeira significa : Caa = mato + pueira - Pretérito Perfeito que indica mato que nasceu depois que uma roça foi abandonada. Nesse mato vivia um pássaro que briga sempre só com os pés. Esse pássaro ainda existe não só no Brasil como na américa do sul. Ele briga, em defesa da fêmea só com os pés e fintando o adversário. Todo animal, de qualquer lugar do planeta recebe o nome de seu habitat natural para ser estudado e classificado. Logo, seu nome científico é Odontóphorus capoeira spix. Vulgarmente, ele é conhecido como Uru. Se você liga na Tv Globo você vai conhecer uma cidade daqui, do Estado de São Paulo que se chama Uru porque antes do cultivo da Cana e do café, esse pássaro era abundante na região. Porque seu habitat estava intacto. Mas o que tem tudo isso com a Luta Capoeira? Acontece que durante as Invasões Holandesas no Nordeste do Brasil, desde Alagoas até no Estado de Pernambuco nos séculos XVI e XVII, havia, aqui, no Brasil, quatro raças que não se davam entre si: os brancos portugueses, os índios, os mestiços e o escravos africanos. Essas quatro raças e/ou etnias se uniram pela primeira vez para expulsarem um inimigo comum: os Holandeses. Mas nem todos os habitantes aderiram a essa empreitadas, principalmente os negros da raça Bantus de Angola que, aproveitando a confusão da guerra, fugiram para esses matos que sobraram dos desmatamentos da floresta virgem. Daí o nascimento do mato chamado, pelos índios, de Caapueira ou simplesmente, Capoeira. Expulsos os Holandeses, com ajuda dos índios liderados por Poty que recebeu o nome Cristão de Felipe Camarão, já que liderava a famosa Tribo Potyguar (comedores de camarão por viverem á beira do mar do Ceará), dos negros liderados por Henrique Dias e pelo mestiço de branco (portugués) com índio, Fernandes Vieira , os donos os portugueses proprietários das terras de cuja exploração viviam (cana de acúcar, pau - brasil, pedras preciosas etc, )ram se dar conta do número de escravos que fugiram durante a guerra. Ficaram assutados: mais de 20 mil escravos (por dividas) brancos, negros e índios para quem a guerra não tinha nenhum sentido. Grupos de Capitães de mato foram organizados para buscarem os cativos, mas foram com vida.E quando os "patrões" lhes perguntavam o que é que havia acontecido já que foram bem armados, eles respondiam: os Negros e os demais têm um estranho modo de se defender que é impossível chegar-se perto deles". Aí os "patrões lhes perguntavam: mas quem são eles? E eles respondiam: são os guerreiros dos Capões de Mato, os CAPOEIRAS. Mas quem os ensinou a brigar com tamanha agilidade? É claro que só os capoeiras sabiam: um pássaro chamado Uru ou segundo os estudiosos: Odontophorus Capueira Spix. Meu amigo, Luz Santos agradeço a você a gentileza de trazer essas informações que poerão ser valiosas para muita gente falar só "abobrinhas" sobre a arte de jogar Capoeira que é, na verdade, a primeira manifestação de busca de liberdade, no Brasil . Baterista, cantor, Mestre de Capoeira formado pelos Grandes Mestres Reinaldo Ramos Suassuna e Mestre Brasília. No mundo Acadêmico: Mestre em letras pela Universidade Sagrado Coração de Jesus, e pela Unesp, Campus de Araraquara e Doutor em Letras pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto; Área; Teoria da Literatura. Prof. Dr. Antônio Galdino Grillo, Mestre Nino para os meus alunos de Capoeira. Detalhe :Grillo se escreve com dois LL por que é sobre nome do meu avô que era italiano e assim, a pedido dele e porque o escrivão era espanhol fiquei com o sobrenome do meu avô materno, pai da minha mãe. Todos já estão com Deus. Fique com Deus você também, amigo Luiz, mas com muita saúde. Meu telefone é i4- 3622 4813.Abraços, Nino.
Eu já sabia que nun tocava porra nenhuma... agora eu tenho a certeza de que nunca tocarei mesmo, nem sonhando !!! O dom de certas habilidades Deus não deu a todos.
Ele é mestrado em bateria tipo é o instrumento principal dele então acaba que ele toca de maneira fodidamente incrível já viu quem é mestrado em violão ?
Na virada dos 4:05 em fiquei vesgo. Além de uma aula de historia que vc não acha em qualquer livro, tem que casar muito, tivemos uma obra de arte registrada na plataforma do youtube.
Ele disse uma coisa interessante no inicio do vídeo, que aquele ritmo que os alunos iriam ver naquele momento não iriam ver mais nem no rio de janeiro, infelizmente isso pode ser verdade , pq tanta técnica assim não pode ser esquecida
Maninho, infelizmente o evento não foi filmado... não tenho registro... só quem esteve lá... O Manhas apresentou antes dele e ainda "zuou" que gringo não manja de samba e tals, mas o Aaron quebrou tudo! hahaha
Luiz Velho eu moro nos EUA e tenho professor americano que toca muito melhor o samba que isso em qualquer velocidade.... qualquer coisa manda o número que envio o vídeo 😉
Sou Angolano e confirmo tudo o que o saudoso Mestre Nino disse à respeito da origem do Samba. O SEMBA é um estilo originário de Angola, e o estilo predominante aqui. Tal como a Capoeira, o SEMBA foi utilizado no período colonial como uma forma de passagem de informação e fortalecimento da Resistência na altura, provando que e é algo que proveio dos mesmos ancestrais escravizados.
Posso mais uma vez confirmar que tudo o que Mestre Nino afirmou é a mais pura verdade. Mais do que dizer, foi ver, ouvir e confirmar (apartir do minuto 3:48) o nosso estilo SEMBA, que é tocado todos os anos durante o Carnaval de Luanda, sendo tocado de forma original aí no Brasil na pessoa do Mestre Nino. O Mestre Nino pode possívelmente desconhecer, mas é exactamente tocado desta forma. Fiquei estupefacto!
É incrívelperceber como os nossos ancestrais foram os mesmos, e mais, perceber que muitos de vocês podem realmente ser, como dizemos usualmente, "angolanos de raízes" mesmo sem saberem. E é poderoso saber disso.
Espero que este comentário possa ter a devida atenção.
Obrigado e muitos parabéns, Mestre Nino.
Obrigado meu amigo, em nome do Mestre Nino, nos sentimos lisonjeados pelas suas palavras!!
Eu descobri a uns tempos que minha família tem origem angolana, meu bisavô era de Angola, e minha avó era cigana aqui da Serra de Maranguape (Ceará). As aparências parecem mesmo, como todos da minha família tem o cabelo crespo e pele escura.
Ótima explicação!
👏
Grande abraço ao povo irmão angolano!
Vocês fazem parte de nós e nós fazemos parte de vocês! Muito lindo meu rapaz. Ubuntu pra todos!
Somos todos Familia, fomos escravizados pela mesma colonia (Portuguesa) e muitos dos escravos angolanos eram transportados tambem para o brasil
TIVE O PRAZER E O PRIVILÉGIO DE TOCAR MUITOS ANOS COM UM BATERISTA TÃO COMPETENTE QUANTO O SENHOR,
QUANDO ESCUTEI O SENHOR TOCAR, VOLTEI NO TEMPO E RECORDEI DO AMIGO E BATERISTA ((( LUIZ )))
A SEMELHANÇA É ABSURDA, ELE JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS .
PARABÉNS, OBRIGADO PELA MARAVILHOSA LEMBRANÇA DO MEU SEGUNDO PAI.
OBRIGADO.......................................
Cara, na moral... sou do Rock, mas até chorei de emoção vendo esse homem tocar e dar essa aula... Nunca vou esquecer esse vídeo. Obrigado por compartilhar essa maravilha com a gente. Queria que o youtube fosse usado para trazer essa alegria para nós músicos! Parabéns!!!
Sempre que posso dou uma estudada nesses ritmos, verdadeira aula.
compartilho do mesmo sentimento! muito foda!
verdade amiga, eu também me emocionei, esse homem é um mito parabéns.
Nem o Neil Peart acompanha o tio.
Demais👏👏👏👏👏👍👍👍👍
Esse senhor que aparece no final é o mestre Suassuna?
ele sozinho faz o trabalho de uma escola de samba inteira, parabéns lenda
❤ parabéns o cara é fera
depois de alguns anos tocando rock na batera, eu pensei que era pelo menos um baterista de porte médio. Mas depois de ver isto, fiquei convicto que eu não sei é nada. parabens a velha guarda. SHOW DE BOLA.
Vc deve tocar muito também pela humildade.
Mano, parabéns, certamente você toca muito. Reconhecer o mestre, não ter preconceito musical, é marca de grandes músicos.
Muito obrigado prezado Hilton; mas eu não mereço tanto. Se você quiser, eu posso e gostaria de ajudá-lo. Eu terei muito prazer em passar o pouco que eu aprendi para você, pois os meus professores não me cobraram nada. Eu tenho obrigação de ajudar você e quem quiser. será um prazer. Nino, seu criado!
Eu toquei bateria por 10 anos...e estudar tds os ritimos faz vc aflorar uma identidade unica de tocar.
Samba é um dos ritmos mais complexos na bateria. Não se culpe HAHAHAH
Aula de música, aula de dança, aula de história, aula de geografia, o cara é um monstro .
Filho do Marcello. veja, ent
Já é a décima vez q assisto sem palavras!!! Uma aula d história e música!!!!
Numa palavra: Nino é o maior baterista do Mundo.
Por um motivo: é capaz de executar o que qualquer outro baterista executa musicalmente e percorre caminhos que nenhum baterista ainda desbravou.
Dito de um ponto de vista: o deste maestro, seu maior fã, seu sobrinho que aqui escreve.
Longa vida ao Rei!!!
Quando ele começa a tocar, parece um conjunto de 20 ritmistas tocando juntos!!!
Fui baterista muito tempo tocando em varios conjuntos de baile e na minha época tinha que saber todas as batidas. Esse mestre realmente é muito bom, mais não podemos esquecer o grande mestre baterista do conjunto fundo de quintal também. Parabéns pelo vedeo.
Ademir Batera
Sou guitarrista, metaleiro, mas cara... Que vídeo riquíssimo. Isso sim deveria ter um conteúdo super completo pra eternidade.
Raphael Giannotti todo mundo se rende a um bom samba
Nino de Jaú! Tu és uma Escola de Samba! E não apenas um baterista! Parabéns!
Põe na velocidade 1,5x. Parece que tô ouvindo a bateria da Portela, Mangueira ou Salgueiro... Cê tá loko, o tio é bom.
kkkkkkk... Top...
👌🤣
Show...!!!
Kkkkkkkkkkkkkkķkkkk
Parabéns...estou em 2019.....e só ví agora e amei!
Também sou guitarrista e por muito tempo não foquei no ouro que temos no Brasil, mas hoje em dia sou apaixonado por um bom samba. Esse vídeo deve ser guardado às 7 chaves! Que aula, meus amigos, que aula!!!
Cara, tô emocionado! Obrigado por gravar esse material tão rico e compartilhar conosco.
O povo brasileiro é puro talento. Parabéns ao mestre Nino por essa belíssima aula!!
Excelente iniciativa. O Professor Nino é um mito. Por isso devemos chamá-lo de MESTRE❣️💯
Nossa quanta cultura! Maravilha! Talento, humildade e transparência. Sou baterista e fiquei emocionado! Parabéns Mestre aprendir muito hoje!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Esse coroa sozinho, faz tudo que é instrumento percussivo, parece que tem 10 braços e 10 pernas. Muito bom. Nunca tinha visto alguém tocar samba desse jeito. 👏👏👏👏👏
Caramba... isso nao é um video.. e sim uma aula de samba..como nasceu e como se toca!!!
como aula sobre a evolução do Samba, esta sim, é uma aula:
ua-cam.com/video/Tyj0_SMg8CY/v-deo.html&list=PLE3rJRrt2ERUfi6pUlUhl4uhCmCJgr206
Tive o prazer de ser aluna do Nino, realmente um Mestre! Quanta vivência e sabedoria em uma só pessoa!
Tive a oportunidade de ter aulas de bateria com o mestre Nino, e de conhecêlo pessoalmente e nos tornamos amigos. O Nino é um desses músicos exepcionais, com um swing incrível. Tudo o que ele faz é de bom gosto, o toque, o discurso, tudo soa como música para os ouvidos. Já tentei tocar essa condução de samba muitas vezes, mas esse swing é só dele! Nino, ta muito lindo esse video! Grande abraço querido!
Dois grandes metres da musica que tive o imenso prazer de ter aula aprendi muito ..hoje levo para vida toda cada palavra .....é referencia.... como lelo falou fazer que mestre nino faz com mesmo swing só ele mesmo fora aula sobre de onde veio samba!!! grande abraço !!!
boa tarde amigo, tudo bem? você teria como nos ajudar a entrar em contato com o mestre? Queremos desenvolver uma Masterclass com ele, porém ainda não consegui seu contato.
Qual o nome daquele apito q ele toca
Lol ok:-)
Tony stark é vc?
A felicidade em falar do samba e em tocá-lo é de aquecer a alma. Parabéns a esse moço! Essa é nossa maior riqueza. Alegria! Alegria!
dedicação é isso.... muito bom...sou fã de pessoas alegres e talentosas... parabéns...
Nossa! Que maravilha! Isto sim é uma mistura entusiasmo, alegria e competência! Parabéns mestre Nino de Jaú!
Velho, na moral, que riqueza! Que domínio do conhecimento da história do samba! Que aula!
Fantastico...que aula...emocionado aqui...obrigado por dividir essa riqueza.
Bateras, mesmo que sejam de heavy metal. Não deixem isso morrer.
conte comigo pra isso.
Quem ensina o samba de verdade não pode deixar de dar também uma aula de história das suar origens. Parabéns, mestre!
Musicalidade incrivel!!!! Em uma epoca onde gospel chops é 'top', vejo um video desse é sinto q devemos estudar ainda mais a musicalidade cultural brasileira!!!!
mill vezes esse swing e balanço do que a chatice e a mesmice do gospel chopps
Muito top, cai por acaso nesse vídeo melhor aula que já tive, parabéns a velha guarda!! O Cara é um MESTRE!!
Se juntar com o mestre Nino já dá uma Bateria de Escola de Samba completa! Wow! Incrível!
Tive o prazer de aprender esse ritmo ... Sou grato a minha coordenação , e grato tbm a qem me ensinou... hj ele não está entre nós... Obrigado Zé....
Esse é o músico raiz,raiz literalmente.
Até às origens.
O conhecimento desse homem tem que ser escrito em um livro
Aprendi muito mais sobre o samba com esse mestre em um minuto do que tudo que eu sabia até hoje em toda minha vida! Mestre é mestre!!
fico feliz por ver um musico perto de mim, sou batera a 12 anos, vivo do ROCK, SAMBA, Sertanejo,etc, mais minha banda propria é ROCK, toco com varias bandas tbm, so q esse cara me mostro uma coisa, as pessoas mais de idade por ver esse cara tocando, me chamou muita atençao fico feliz por ter visto isso. Na bahia começou o samba de roda, hj é pouco visto, pela cultura nossa, hj é mais o Samba classico neh e o Samba Gafieira, legal q ele nos mostro uma coisa bem legal. Parabens
Fico feliz por você ter gostado. Isso prova que você além de educado, é muito humilde. Essa é uma qualidade rara, hoje em dia. continue fazendo seu som e seja feliz. Eu estou às suas ordens, aqui em Jaú. Um abraço. Nino.
Que gostoso... a trajetória deste homem no mundo musical deve ser inimaginável; muitos histórias que contar. Parabens!
Também sou do rock,esse é mestre e merece todo respeito do mundo, talento divino..
😍🤩👊🏿🙏🏿Salve...salve mestre Nino de Jaú...🙏🏿gratidäo total ...abç
Muito Bom. Aula de História e Samba na batera.
Que aula!!! E que emoção!!! Muito obrigado por compartilhar!!!
Maravilhosa aula, samba raiz, técnica, leveza , precisão e intensidade em cada movimento, me fez lembrar a famosa frase do Muhammad Ali..."voe como uma borboleta e pique como uma abelha". Parabéns professor!
Céus??? EMOCIONADO ----- baita AULA de Ritmo! agradecido Mestre Nino de Jaú pra mim um ORÁCULO enciclopédia viva mostrando aspectos Históricos / Culturais do SEMBA AFRO ORIGINAL ------
Muito obrigado amigo Tulio Fuzato! Mas eu tornei-me seu fã também, meu caro! Que história rica essa que retrata a sua vida de grande Baterista e o seu amor pelo instrumento, seu swing maravilhoso e sua extraordinária força de vontade! Parabéns amigo Túlio! Em relação à falta de educação dos que estavam "assistindo" ao meu Workshopping, você disse tudo o que eu gostaria de dizer. Mas, como nós não podemos generalizar, eu preferi levar um pouco de conhecimento a eles do que responder ao pouco caso que deram ao meu trabalho. Quem sabe um dia, depois do que você colocou muito bém, eles melhorem o nível cultural que, hoje, ainda não alcançaram. Venha me visitar, meu amigo. Profnino1@hot mail.com.br - FACE BOOK: Nino, linha do Tempo.
Céus???? eu adoraria conhecer NINO pessoalmente!!!
Já assisti esse vídeo umas mil vezes e não canso de ver
Como se diz MESTRE sempre MESTRE passe o tempo que for. Parabéns Professor...
Mestre Nino não só tocou, mas deu uma brilhante aula e humilhou nós bateristas rs. Parabens Mestre !!
Velhinho toca que só a porra. Velocidade da luz meu amigo kkkkkk quero ver segurar kkkk. Muito loko. Show.
Realmente muito emocionante esse Sr e inacreditável parabéns e obrigado por essa aula
Já assisti este vídeo inúmeras vezes. Toca demais!!!!!
Karakas...que felicidade encontrar aqui um grande mestre da Bateria e um excelente professor de Português/Língua Portuguesa Prof. Nino !!! Fui aluno desse grandioso mestre em 1985. Obrigado professor Nino por mais essa magnífica aula. Uma pena eu encontrar somente agora esse vídeo. Um grande abraço mestre dos mestres...!!! "Ao mestre com carinho..."
Veio do SEMBA, pega e larga
Mais uma coisa que aprendi em 2019! 🔥
fora a aula de história ainda é um monstro na bateria ! um abraço ! mestre nino , depois de assistir esse video vou parar um pouco de tocar rock e aprender a tocar samba !!! um abraço !
Gosto mais de Reggae e Rock, mas todos os estilos musicais quando bem executados e junto com uma aula de história são mais do que apreciáveis =D, parabéns
magníficoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww, parabéns , que honra poder ouvir um músico dessa categoria, um gênio !!!
Bem legal...
..a velha guarda merece respeito...balanço brasuca ...👏👏👏👏👏
Hahaha… que maravilha! Isso é o que tem de lindo, no nosso país, e em nenhum outro país ! Olha sóóó!!!!
Senti inveja dessa coordenação motora... Tá de parabéns.. Muito bom
Sensacional!!! Em 03:58 me lembrou a introdução de "Territory" do Sepultura, criada por Igor Cavalera.
pensei exatamente a mesma coisa, sensacional !!!!!
@@nathangabriel3675 🤘🏻
que isso, outro nivel
Muito simples... pra quem está dizendo "que sabe fazer igual com as mãos invertidas" e mimi mimimi e blá blá blá ... Faz igual e coloca o link aqui nos comentários pra gente ver!!!
Maurilio Mazzilio cadê o link do pessoal esqueceram de postar kkkkk!! Falar e fácil fazer que é difícil!! !
Igual eu ñ sei mas o cleverson silva toca muito com as mãos invertidas!
aee Cade?
1 Ano atras e Nada ate Agora, e Todos sao Bons, Facil Vomitar pelo Teclado do PC!
Ainda Esperando os Videos da Galera que Toca Pacaraleo
@@onluckoff
Já fez 1 ano e a galera ainda não aprendeu a tocar assim...!!! KKK.....
@@andersonvideomaker estão treinando ainda😂😂😂😂
O Patrão ai simplesmente é fantastico... show... nem tenho o que falar... o cara é muito bom... sem falar q sabe a história tbem... meus parabéns... sem comentarios.. o cara é bom mesmo.... um exemplo... parabéns irmão !!!!! Eu toco bateria, e me espelho em artistas como vc... parabéns... !!!!
Tenho certeza que o mestre Jurim Moreira ,Teo Lima ,Kiko Freitas ,Carlos Balla e Rafael barata tem carinho e respeito por esses Bateras das antigas fica minha admiração !!!
Thiago Batera Silva Lima faltou o pascoal Meireles!
Eu também sou fã deles e gostaria muito de tocar tanto quanto eles.Nino, um eterno aprendiz. Abraços!
@@metanoiaify sim grande Pascoal Meirelles !!!
Gostei muito dessa maneira de tocar o samba e vou trazer para meu repertório.
A minha continência ao mestre batera sambista!
Espetacular! Que aula. Que paixão no sangue. Parabéns.
finalmente assisti a lenda tocar rsrs
gostei...😄👍
Parabéns pelo belo video, foi uma boa aula de música além de uma bela aula de história do samba! Viva os bambas
3:05 Maracatu, é vc?
Tiro o chapéu para esse mestre do Samba!! Gostoso ouvir esses ritmos.
Toca Deeemais, acho que nem os vizinhos acham ruim a sonzeira 😊😊😊
Esse cara é um fenómeno. Que video excelente.
Maioria toca o basico, e umas viradas basicas
Isso ai requer mta pratica.
Eh igual guitarrista de quarto falando mal do mestre Ximbinha, mas soh sabe tocar com cifra/tablatura ou video aula
Se esse video tivesse 1h direto, eu assistiria e ouviria com a maior atenção do mundo... que vídeo
Eu só vi um erro nesse vídeo: Na descrição, eles não deveriam escrever "Mestre" e sim "MESTRE"!! Toca demais!!
Parabéns, simplesmente maravilhoso todo o conteúdo desse vídeo, parabéns toca muito, sem contar com a riqueza histórica. Parabéns
Amigo, tem problema em eu republicar esse vídeo no meu canal??? Achei de uma riqueza histórica sem precedentes!
João Bemol pode publicar!!!
Fique á vontade. Que bom que você gostou! Nino. Obrigado.
@@antoniogrillo825 toca demais
Bom demais
Mestre é mestre... parabéns!!!!
Que maravilha..Muito bom e esclarecedor...Nota 10 Mestre Nino...Parabéns esse é BRASIL.
Esse cara é fera na batera!!! ........... ele é irmão do Marcelo Rezende kkkkk
Verdade parece pra caramba
Nossa parece pra caramba
Fantástico!... Um Baterista e seus comentários Divinais!.... O Semba (leva e trás) levaram os escravos para o brasil que o Brasileiro posteriormente alterou e fez o SAMBA!.... E por incrível que pareça a CAPOEIRA nasceu de Angola numa Terra Chamada de Sá da Bandeira... e sem dúvida que os brasileiros mais tarde dinamizaram a capoeira como ao Samba!... Um Abraço a todos!...
Meu amigo, Luiz Santos, com todo o respeito, posso fazer uma Correção como Mestre de Capoeira e Dr. em letras pela UNESP de São José do Rio Preto e, portanto, um pesquisador, vamos consertar esses conceitos. Em primeiro lugar, a Capoeira não poderia ter nascido em Angola ou em qualquer outro país africano porque o nome Capoeira é Tupy-Guarany e não me consta que haja ou que já teve alguma tribo Tupy- Guarany na África. Por outro lado, meu amigo, a etimologia do nome Capoeira significa : Caa = mato + pueira - Pretérito Perfeito que indica mato que nasceu depois que uma roça foi abandonada. Nesse mato vivia um pássaro que briga sempre só com os pés. Esse pássaro ainda existe não só no Brasil como na américa do sul. Ele briga, em defesa da fêmea só com os pés e fintando o adversário. Todo animal, de qualquer lugar do planeta recebe o nome de seu habitat natural para ser estudado e classificado. Logo, seu nome científico é Odontóphorus capoeira spix. Vulgarmente, ele é conhecido como Uru. Se você liga na Tv Globo você vai conhecer uma cidade daqui, do Estado de São Paulo que se chama Uru porque antes do cultivo da Cana e do café, esse pássaro era abundante na região. Porque seu habitat estava intacto. Mas o que tem tudo isso com a Luta Capoeira? Acontece que durante as Invasões Holandesas no Nordeste do Brasil, desde
Alagoas até no Estado de Pernambuco nos séculos XVI e XVII, havia, aqui, no Brasil, quatro raças que não se davam entre si: os brancos portugueses, os índios, os mestiços e o escravos africanos. Essas quatro raças e/ou etnias se uniram pela primeira vez para expulsarem um inimigo comum: os Holandeses. Mas nem todos os habitantes aderiram a essa empreitadas, principalmente os negros da raça Bantus de Angola que, aproveitando a confusão da guerra, fugiram para esses matos que sobraram dos desmatamentos da floresta virgem. Daí o nascimento do mato chamado, pelos índios, de Caapueira ou simplesmente, Capoeira. Expulsos os Holandeses, com ajuda dos índios liderados por Poty que recebeu o nome Cristão de Felipe Camarão, já que liderava a famosa Tribo Potyguar (comedores de camarão por viverem á beira do mar do Ceará), dos negros liderados por Henrique Dias e pelo mestiço de branco (portugués) com índio, Fernandes Vieira , os donos os portugueses proprietários das terras de cuja exploração viviam (cana de acúcar, pau - brasil, pedras preciosas etc, )ram se dar conta do número de escravos que fugiram durante a guerra. Ficaram assutados: mais de 20 mil escravos (por dividas) brancos, negros e índios para quem a guerra não tinha nenhum sentido. Grupos de Capitães de mato foram organizados para buscarem os cativos, mas foram com vida.E quando os "patrões" lhes perguntavam o que é que havia acontecido já que foram bem armados, eles respondiam: os Negros e os demais têm um estranho modo de se defender que é impossível chegar-se perto deles". Aí os "patrões lhes perguntavam: mas quem são eles? E eles respondiam: são os guerreiros dos Capões de Mato, os CAPOEIRAS. Mas quem os ensinou a brigar com tamanha agilidade? É claro que só os capoeiras sabiam: um pássaro chamado Uru ou segundo os estudiosos: Odontophorus Capueira Spix.
Meu amigo, Luz Santos agradeço a você a gentileza de trazer essas informações que poerão ser valiosas para muita gente falar só "abobrinhas" sobre a arte de jogar Capoeira que é, na verdade, a primeira manifestação de busca de liberdade, no Brasil . Baterista, cantor, Mestre de Capoeira formado pelos Grandes Mestres Reinaldo Ramos Suassuna e Mestre Brasília. No mundo Acadêmico: Mestre em letras pela Universidade Sagrado Coração de Jesus, e pela Unesp, Campus de Araraquara e Doutor em Letras pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto; Área; Teoria da Literatura. Prof. Dr. Antônio Galdino Grillo, Mestre Nino para os meus alunos de Capoeira. Detalhe :Grillo se escreve com dois LL por que é sobre nome do meu avô que era italiano e assim, a pedido dele e porque o escrivão era espanhol fiquei com o sobrenome do meu avô materno, pai da minha mãe. Todos já estão com Deus. Fique com Deus
você também, amigo Luiz, mas com muita saúde. Meu telefone é i4- 3622 4813.Abraços, Nino.
Eu já sabia que nun tocava porra nenhuma... agora eu tenho a certeza de que nunca tocarei mesmo, nem sonhando !!! O dom de certas habilidades Deus não deu a todos.
Jose Lins Se treina vc vai conseguir cara
Não é impossível de se aprender
Treino meu amigo
Ele é mestrado em bateria tipo é o instrumento principal dele então acaba que ele toca de maneira fodidamente incrível já viu quem é mestrado em violão ?
Chama-se treino e dedicação
Dica de Atleta pra ti meu amigo
Treino e dedicação supera talento!!
que aulaaa!!!! muito obrigado por compartilhar esse conhecimento
Que maravilha.... Me emocionei....
Nossa, que show! Esse foi o melhor samba que eu ouvi. Tem que fazer continência pra esse mestre.
Reduzi o vídeo para 0.75x para pegar os movimentos Hauahauahauaha
Muito bom
O coroa é fera, quem dera eu um dia chegar a esse nível. Obrigado pela aula de história e pelo show de batera
Não precisa gostar do ritmo para se ver quando tem qualidade
Na virada dos 4:05 em fiquei vesgo.
Além de uma aula de historia que vc não acha em qualquer livro, tem que casar muito, tivemos uma obra de arte registrada na plataforma do youtube.
Simplesmente sensacional...sem palavras...vc é 10 eu o reverencio....
Toca muito. Q blz
Sensacional, nunca vi nada igual. Pessoas com esse talento e esse conhecimento deveriam durar para sempre.
Ele disse uma coisa interessante no inicio do vídeo, que aquele ritmo que os alunos iriam ver naquele momento não iriam ver mais nem no rio de janeiro, infelizmente isso pode ser verdade , pq tanta técnica assim não pode ser esquecida
Ahhh, como é lindo entender história e com ela entender a origem do que tocamos na bateria amada. Espetacular!!!
Toca muito e mais um pouco
Impressionado com esse mestre da bateria. Ele deveria ter seu devido reconhecimento. Cadê as emissoras pra mostrar isso?
Quero ver um gringo fazer isso...brasileiro toca qualquer ritmo.
Jefferson Santos teu cu
Betto, passa o link dele Aaron Spears tocando samba? Obrigado.
Maninho, infelizmente o evento não foi filmado... não tenho registro... só quem esteve lá... O Manhas apresentou antes dele e ainda "zuou" que gringo não manja de samba e tals, mas o Aaron quebrou tudo! hahaha
Luiz Velho eu moro nos EUA e tenho professor americano que toca muito melhor o samba que isso em qualquer velocidade.... qualquer coisa manda o número que envio o vídeo 😉
Tinha transcrevido os ritos em partitura mas
Showzaço! Muito conhecimento, parabéns.
Monstro!
Incrível!!!!! Que facilidade, que intimidade de músico e instrumento!!!👏👏👏
Meu professor de redação! Kkkkkkkkkk sério