CVT é o melhor câmbio pra conforto e economia, principalmente na cidade. Eu tinha um preconceito enorme, mas quando dirigi minha opinião se inverteu na hora!
@@13MENEGHETTI Eu acho que no quesito diversão o manual reina absoluto, no conforto o CVT é o rei e o automático tradicional fica no meio termo. Mas realmente o CVT não tem graça nenhuma. Tu afunda o acelerador e parece que o motor tá fazendo uma coisa e o câmbio outra.
Teoricamente ele também seria o melhor pra performance porque o motor está sempre funcionando na faixa ideal, tanto que a Williams chegou a testar ele em 93, mas antes mesmo que fizessem qualquer corrida a FIA correu pra proibir. Infelizmente, por preconceito dos motoristas que querem ouvir barulho de giro variando, ele ganhou essas marchas virtuais, mas que na proposta do CVT não fazem nenhum sentido.
@@araujo_jeanUA-cam especializado q já trabalhou na Honda e hoje tem seu próprio negócio disse que sem dúvida o câmbio automático é bem melhor que o CVT!
Olha que aula! Já procurei por anos, mas nunca achei outro vídeo no youtube que explique o cvt com essa qualidade e clareza. Muita coisa sobre cvt eu finalmente entendi assistindo agora. Esse canal não pode morrer jamais.
Sem sombra de dúvida, para mim, uma explicação sensacional de como um câmbio CVT funciona. Sanou completamente todas as minhas dúvidas a respeito dessa maravilha da engenharia automotiva. Eu tenho um Honda City 2012 LX. É simplesmente incrível! Obrigado ALTARPM.
Tenho um kicks 2017 e quando você aprende a usar essa relação, o carro fica muito econômico e entrega um desempenho até agradável. Faço entre 15-17km/l na estrada.
Comprei um carro com câmbio CVT, antes só tinha dirigido câmbio automático com marchas. O CVT é muito melhor, muito mais suave e trabalha sempre em baixa rotação. A economia de combustível é incrivelmente maior e acredito que do motor também. Sua comparação com as marchas da bicicleta foi a melhor explicação.
Cara! Se todas as transmissões com CVT fossem assim não haveria mais "falta de graça" em dirigir carros equipados com esse câmbio! Super inteligente e eficiente!
Excelente trabalho Murta. colocando em vídeo assim com situações praticas como foi feito, enriquece e embasa a qualquer um, independente da experiência de pilotagem a respeito do funcionamento e tecnologias que temos hoje em dia que passariam desconhecidas pela grande maioria dos motoristas. PS: Se eu puder sugerir e enriquecer ainda mais essa bela aula que foi compartilhada neste episodio, poderia falar em uma próxima oportunidade citar explicar melhor a respeito do Lock Up nas transmissões CVTs e Automáticas. Que é um sistema também de grande importância tecnológica e riquíssimo de detalhes, porem pouco explicado e demostrado de maneira tão didática e próxima da realidade de tantos como feita pelo seu canal. Parabéns e sucesso sempre!
Fala, Murta! Duas coisas: Dá pra gente reparar que quando se pisa fundo com o câmbio no modo automático e ele simula as trocas de marcha, a velocidade da primeira "troca" é quase 80 km/h (bem mais alta do que seria de fato a troca de primeira pra segunda marcha) Vale dizer também que da mesma forma que o CVT é eficiente pra economia de combustivel ao segurar as rotações num patamar ideal, a eficiência para o desempenho também é notável. Houve um breve período em que a F1 testou o CVT e os tempos de volta melhoraram significativamente. Porém a ideia não foi pra frente por causa da falta de robustez do sistema para essa aplicação e também porque os motores não lidavam muito bem com a falta de regimes baixos de rotação para se resfriarem.
Muito bom o vídeo! Já pensei em comprar esse carro um dia mas tinha o pé atrás por causa dessa frescura de marchas simuladas. Mas ver ele funcionando me deixou mais tranquilo. É bacana de ver no vídeo que, mesmo quando ele simula trocas de marchas, o ponteiro da velocidade continua subindo.
Tive um Fit 2016 e agora temos um City desde 2022. Posso afirmar que o City é muito mais prazeroso de guiar com as 7 configurações do CVT. Agora na descida o sistema entende a necessidade do freio motor e segura a marcha aumentando o giro, no Fit era meio chato, e na aceleração ficava meio borrachudo. O City se comporta como manual apenas quando você pisa e exige dele, e continua com alta eficiencia energética, nivel A. No modo sport da pra usar as 7 marchas nas borboletas com controle total manual, e assim dá pra fazer as trocas no giro que quiser, 5000, 7000... nessa tocada ele se comporta como um tipico Honda girador e o Ivtec dele surpreende a partir de 4600 rpm. Enfim, quem ta reclamando da simulação de marcha é quem não tem e não conhece.
Esse cvt do New City ficou excelente! Tive o antigo cvt não gostava! Nesse novo achei show! O fato de “simular” freio motor no D foi o fato determinante para a compra, pois ao descer uma ladeira em velocidade esse novo cvt tirou quase que 100% essa sensação de “escorregar” e gritar!
Cara, recentemente eu andei em um carro com câmbio cvt pela primeira vez, achei a coisa mais louca do mundo q o carro acelerava ao infinito e só crescia a velocidade, acho q sim é uma experiência sensorial diferente mas é muito valida tbm
Em 2007( 16 anos atrás ) aluguei um carro no Japão , já tinha câmbio cvt , nunca tinha dirigido um , assim que sai da locadora, reparei no barulho do câmbio , na hora liguei pra locadora e falei do barulho, prontamente o atendente me explicou que esse barulho é normal!
Tenho um fit 2016 com o cambio cvt sem simulações é realmente irritante o fato de não ter marcha com pé embaixo porém o desempenho me pareceu ser melhor pelo fato de se manter em rotações altas de maior torque
Mas porque seria irritante saber que o motor está trabalhando 100% do tempo na rotação perfeita? Justamente por isso ele seria o melhor câmbio pra uso esportivo.
A gente tem que pensar o seguinte: qual o uso maior de um carro para a maioria das pessoas? Uso diário, trânsito, dentro dos limites permitidos, sempre buscando o menor consumo. Pra isso, CVT é o que há! Quem fala mal é aquele maluco que só anda chutado o tempo todo, ou tenta, é o cara que chama Up tsi de esportivo kkkkkk e cara, na estrada o cvt não decepciona. Tenho um Corolla 2017 e a Toyota fez um excelente trabalho no conjunto 2.0 + cvt.
Salve Murta, que animal ver vc dirigindo o carro que eu tenho, vc tirou varias duvidas que eu tinha e nunca tinha testado, animal. Só faltou desligar o ECON(botão que estraga tudo), faz mais videos com ele. Abraço!
Estou com um Honda City Hatch desta geração desde o lançamento. O carro é excelente, mas este câmbio deixa o carro bem solto. Se você não puxar marcha para parar o carro, o freio vai para o beleleu bem rápido. O consumo é surreal, não baixo de 17 mesmo em cidade de jeito nenhum.
Рік тому+2
meu pai tem um corolla cvt 2016, eu notei nele que se pisar tudo no acelerador ele faz essas "trocas", mas se você acelerar tipo 50 a 80% do pedal, ele se comporta como cvt mesmo, a rotação praticamente trava em 4000 rpm que é onde tem o torque máximo e a velocidade vem subindo, ou seja, somente o cambio variando.
As motinhos aquelas jogue web 100 aquelas e tipo isso também a correia e ela corre nas polia cônica quanto mais embala ela desliza bra baixo na frente e pra cima atras
Bom dia amigo,,,,QUE NOVIDADE HEM,,,,,, DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE EU CONHECIA ESSE SISTEMA CVT FOI UTIIZADO NAS MOBILETTES CALOI,,,,, É SÓ VC MOSTRAR O MOTOR DA MOBILETTE DA CALOI DO TEMPO DA ONÇA QUE TODOS VÃO SABER COMO FUNCIONA ,,,,,O MOTOR DE 3 CILINDROS TAMBÉM É ANTIGO USADOS NO DKV SÓ QUE COM MUITO MAIS PROBLEMAS PARA OS DONOS ATUALMENTE ,,,,POIS É MUITO CARO A MANUTENÇÃO E NA MAIORIA DOS CASOS QUANDO FUNDI NÃO DÁ RETIFICA ,,,,E O TURBO ENTÃO NOSSA QUE ENCRENCA PARA ARRUMAR,,,,A MAIORIA SOMENTE TROC TOTAL
O câmbio automático veio para educar os motoristas a dirigir, portanto considero uma fase de "mestrado". O CVT é o "doutorado", uma vez que a rotação do motor e velocidade são sincronizadas.
Murta, pelo q vi foram 2 segundos de diferença saindo 0 - 100 km/h entre o normal e sport. Mas, o controle de tração estava ligado? Muito bom como todos os outros vídeo! Só informação top!!!
Pode ser eficiente na mudança , mas ele requer mais manutenção até porq poucos sabem mas por traz dos cones existem engrenagens , solar ,satélite para q o prato se desloq , a corrente e borracha e metal , e outra coisa murta ,para força o atrito dele gera desgaste , isso foi só uma explanação raza q eu falei ,eu ainda sou do automático tradicional com embreagem a cada conjunto minha opinião
Excelente video...esclarecedor..... Só uma duvida!!! essa mudança de D para S ou vice-versa na condiçao de 2.000 giros a 70 km é legal para o cvt????? passei por orientaçoes numa concessionaria em sp e orientaram pra fazer isso numa condiçao bem inferior de rpm/velocidade ou ate se possivel nao fazer, acredito que pensando na vida util do cvt
o primeiro fit cvt, o geração 1 clássico, é um dos carros mais economicos até hoje. Comum ver ele fazendo mais de 23 km/L na estrada! Muito triste terem matado o CVT de verdade, podiam deixar um botao pra configurar a simulação de marcha ou só simular no modo sport!
Não mataram. Se vc não colar o pedal no assoalho ele não simula. Arrancando com uns 95% de curso do acelerador ele cola na rpm de torque máximo igual aos antigos.
Só teve uma coisa que o rapaz esqueceu nesse vídeo. Ele fez o vídeo todo com o carro no modo econômico e nesse caso ele trabalha com menos força. Outra coisa que ele não estava atento é que o modo manual no sport, não volta ao manual, somente no drive.
Nenhuma. Nenhum câmbio vai deixar você reduzir demais as marchas e possivelmente danificar alguma coisa. A única coisa que vai acontecer é aumentar o consumo.
Murta mas o motor ele não pode ficar eternamente na sua faixa de potência máxima, incluísive bem antigamente, tinha uns motores que aguentava mais tempo (se não me engano era até coisa de segundos essa medição), do que outros quando exposto a muito tempo na sua faixa de potência máxima! Então o povo que se incomoda, posso estar enganado mas muito provavelmente são os que andam no limite do carro por muito tempo, eu tenho um Nissan March, estou no segundo, o primeiro era o D4d 1.0 16v SV, a intenção era trocá-lo! por um HR16, SL CVT, porém não deu certo estou com outro SV porém HR16, fiz o teste em um CVT e achei simples maravilhoso, mesmo eu sendo dos que ando tirando tudo que o carro da, sempre que possível, mas a sensação de jogar 4 mil rpm onde e a faixa de torque e deixa o cvt trabalhar ate não conseguir mais velocidade com aquele torque e muito bom, ou o contrário jogar 1500, e deixar ir até onde der sem perder tempo com troca, e de quebra ter mais economia! Mas Cvt pra "Acelero" realmente da dó do motor, berrando eternamente, mas cvt não é pra acelerados não é mesmo! Fica aqui meu pedido novamente, murta fala sobre os motores HR, MR e os demais motores da Nissan!
Murta, sei que está difícil as coisas aí. Mas tenta trazer algum CVT da SUBARU, dizem ser os melhores CVT do mercado. Tem na Forester, Cross Trek e no WRX.
Tenho um civic G10 2021, eu acho que o CVT atrapalha o desempenho do motor! De 0 a 70 ele faz as trocas com giros não tão altos depois ele demora para trocar de novo e o giro vai muito alto. Assim aumenta muito o consumo! Ou eu estou errado?
Eu tenho um City Turing sedan, muito bom, só tem uma coisa que eu não gostei, a autonomia é muito baixa, se não me engano são só 45 litros no tanque. Eu tenho um fiat punto 1.6 também e eu consigo fazer uma viagem de Curitiba a gramado por exemplo com um tanque, sem precisar abastecer, claro chega lá na reserva, mas chega. Já o City tenho que abastecer bem antes, apesar se ser mais econômico.
Tenho um city touring tbm, qual a autonomia máxima do seu? No meu na estrada faz tranquilamente mais de 600km com um tanque andando suave com máxima de 115km/h e 3 ocupantes mesmo tendo pouca capacidade no tanque, outros carros mesmo tendo 50 e tantos litros no tanque próximo aos 550km ja pede um abastecimento pra não chegar tão vazio no destino até por conta de um eventual transito q possa aparecer no trajeto
Não precisa de reprogramação. Se você colocar no modo sport pode selecionar as marchas nas borboletas atrás do volante e andar no giro que quiser. Nesse modo S você tem controle total e dá manter o giro la em cima como um bom Honda, já no modo D você usa a borboleta pra uma redução, ai depois que tira o pé ele volta pro automático.
Mano, queria comprar um Honda City EXL 21 meu sonho acho lindo, porém escuto muito que o carro é manco e o câmbio que esquenta muito é uma bomba relógio.
O famoso câmbio de Mobilete, a idéia é boa, o funcionamento é ótimo, a resposta impressiona, só que se quebrar a correia metálica já era, é pt na câmbio
quero ver eles usar isso em carro elétrico uma duvida sobre o app OBD2, ar condicionado no 1 geladão puxa um valor de carga do motor, se eu colocar no meio ou no menos gelado a carga que puxa do motor e a mesma?
Carro elétrico não precisaria de câmbio pois ele não precisa atingir rotação pra ter maior eficiẽncia. o motor elétrico tem 100% do torque em qualquer rotação.
Boa Tarde Amigo, Gostaria de Tirar uma Duvida, Comprei um Honda City sedan EXL 2023 Sedan, Acontece que toda vez que Pego uma Decida com o Carro a 50 P/H o Giro sobe l em Cima Chegando a 3.000 Giro e o CVT Começa a Gritar, vc Poderia tirar minha Dúvida, Estou um pouco Preucupado ?
Apenas o motor agindo como freio motor. Na geração antiga o carro descia muito mais solto com giro baixo, tendo mais necessidade de freiar. Agora, se vice sentir que o giro tá muito alto pode usar a alavanca de trocas e subir uma marcha.
O simulador no CVT foi para agradar a uma galera que gosta de ouvir a mudança; uma coisa totalmente desnecessária. Prefiro não ouvir nada de mudança, mas tem muita gente fresca que gosta de ouvir a mudança da marcha. Por que não volta então para o manual?😒
Murta, boa tarde, eu tenho uma Mercedes B180, com CVT e um problema crônico no módulo eletrônico do câmbio, passei um período sem carro pois troquei o módulo e o carro só andava no manual, no automático dava trancos, o mecânico condenou o câmbio, mas pelo que já ouvi de CVT ele não estraga fácil, acabei levando na concessionária para passar o Star nele e acusou falha armazenada na memória, eles limparam e programaram o módulo e o carro voltou a funcionar novamente, mas o mecânico que mexeu nele continua afirmando que está com problema que eu não vejo nem sinto O que me fala? Obrigado
Eu acho que o CVT é um câmbio que os mecânicos ainda estão pouco acostumados. Se o mecânico não é seu amigo e você não necessariamente confia nele aí acho que tem outro motivo pra desconfiar.
É um ABSURDO precisar fazer essa simulação de marchas pro consumidor não achar que o carro tá "sofrendo". Não era mais fácil o motorista aprender que é exatamente assim que funciona? CVT puro é genial! Alguém conhece algum carro que permite desabilitar por completo a simulação de marchas? Edit: Sei que existem semi novos/usados que não tem simulação de marchas. Mas os 0km tão saindo tudo com simulação. É desses que eu tô perguntando...
Tive um fit 1.5 “cvt puro” bicho andador e econômico, aquele que tinha um pingo 🔵 mas a sensação de “patinação” era muito chata! Em ladeira era como se escorregasse e somente o giro subia e a velocidade não! No cvt que ele está testando (New City 22/22 para frente) já não tem essa sensação de “patinação” simula um freio motor” ou uma marcha virtual. Eu gostei e olha que não iria comprar mais cvt - mas esse mudou totalmente a minha percepção! Só trocar o lubrificante do câmbio aos 40.000 que não estraga! Hoje ele está com 200.000 km rodados.
@@alecxander70x7 Eu tenho justamente o fit 1.5. É excelente. Quanto à ele subir o giro nas subidas sem mudar a velocidade, essa é uma das partes que eu acho genial. O cambio está colocando o motor na faixa de rotação ótima para aquele regime de operação, te entregando mais potência pra subida tentando não comprometer tanto o consumo. A sensação que está patinando, ao meu ver, é somente isso: uma sensação.
@@matheussalaro o meu está com 200.000 km - zero broncas! Trocas normais de itens - por exemplo, amortecedor somente troquei com 100.000. Disco também! Pastilhas chegou 60.000 tranquilamente! Em relação ao Cvt a cada 40.000 troquei o óleo e dando 80.000 o filtro e óleo caixa de embreagem! Carro ainda todo funcionando. 🔵
Eu sei que se trata de um 2.0 16V, mas meu Mit Lancer CVT era extremamente beberrão!!! Em especial no trânsito urbano. Nesse aspecto a fabricante errou mto feio, passou longe de ser econômico.
Boa noite murta, beleza, verdade, houve uma mudança nos câmbios cvt, para agradar um maior público de consumidores, foi criado uma programação de falsa marcha, eu diria que hoje há uma programação de escala e não de marcha, por isso o motor cai ou corta a rotação do motor, antigamente os cvt's, o motor ficava quase o tempo todo fixo em uma rotação, que é chato pacaraio nos tempo atuais. Forte abraço.
Sobre essa parte da "troca de marchas" não são todos que fazem isso. Os da Mitsubishi que vem no Lancer e na ASX giram até o talo e ja era. O maximo que eu vi de "troca de marchas" nesse cambio foi de 1ª para 2ª marcha
Vão ficar: "Má eu era burro mesmo achando que ter tranco e solavanco nas marchas era algo bom! 🤦♂️" Fico Fuuu da cara com esses CVTs modernos terem simulador de marcha por conta desses trouxas! Tive um sem essa carniça e era uma maravilha, câmbio liso, tranco zero, não tem como ser mais confortável e ainda entregava o melhor torque possível em qq velocidade!
Galera cheia de frescura né querer que o carro simule marchas.... É a característica do Negócio, é pra não sentir as trocas mesmo, ser confortável, sentir uma pingola no bumbum não quer né?
CVT é o melhor câmbio pra conforto e economia, principalmente na cidade. Eu tinha um preconceito enorme, mas quando dirigi minha opinião se inverteu na hora!
Só não tem muita graça kkk mas vc tem total razão, experiência do kicks
@@13MENEGHETTI Eu acho que no quesito diversão o manual reina absoluto, no conforto o CVT é o rei e o automático tradicional fica no meio termo. Mas realmente o CVT não tem graça nenhuma. Tu afunda o acelerador e parece que o motor tá fazendo uma coisa e o câmbio outra.
Eu gosto muito do comportamento do meu city 2015 cit de 7 velocidades. Muito bom na ultrapassagem.
Teoricamente ele também seria o melhor pra performance porque o motor está sempre funcionando na faixa ideal, tanto que a Williams chegou a testar ele em 93, mas antes mesmo que fizessem qualquer corrida a FIA correu pra proibir.
Infelizmente, por preconceito dos motoristas que querem ouvir barulho de giro variando, ele ganhou essas marchas virtuais, mas que na proposta do CVT não fazem nenhum sentido.
@@araujo_jeanUA-cam especializado q já trabalhou na Honda e hoje tem seu próprio negócio disse que sem dúvida o câmbio automático é bem melhor que o CVT!
Olha que aula! Já procurei por anos, mas nunca achei outro vídeo no youtube que explique o cvt com essa qualidade e clareza. Muita coisa sobre cvt eu finalmente entendi assistindo agora. Esse canal não pode morrer jamais.
Isso é uma mensagem libertadora para os cabras que só enxergam tecnologia antiga!!
Parabéns pelo conteúdo 👏🏻
Sem sombra de dúvida, para mim, uma explicação sensacional de como um câmbio CVT funciona. Sanou completamente todas as minhas dúvidas a respeito dessa maravilha da engenharia automotiva. Eu tenho um Honda City 2012 LX. É simplesmente incrível! Obrigado ALTARPM.
Tenho um kicks 2017 e quando você aprende a usar essa relação, o carro fica muito econômico e entrega um desempenho até agradável. Faço entre 15-17km/l na estrada.
Comprei um carro com câmbio CVT, antes só tinha dirigido câmbio automático com marchas. O CVT é muito melhor, muito mais suave e trabalha sempre em baixa rotação.
A economia de combustível é incrivelmente maior e acredito que do motor também.
Sua comparação com as marchas da bicicleta foi a melhor explicação.
A galera fala mal do cvt, mas eu acho ele maravilhoso.
É um cambio com infinitas marchas. Não tem como ser melhor q isso.
murta o primeiro vídeo da plataforma que mais explicou o câmbio CVT eu sabia que era com correia mas não tinha noção o quanto ele é eficiente
Cara! Se todas as transmissões com CVT fossem assim não haveria mais "falta de graça" em dirigir carros equipados com esse câmbio! Super inteligente e eficiente!
Tenho esse carro e ja tive Honda com cvt antigo, um Fit 2016. Realmente evoluiu bastante e o City é muito mais prazeroso de guiar por isso.
Excelente trabalho Murta. colocando em vídeo assim com situações praticas como foi feito, enriquece e embasa a qualquer um, independente da experiência de pilotagem a respeito do funcionamento e tecnologias que temos hoje em dia que passariam desconhecidas pela grande maioria dos motoristas.
PS: Se eu puder sugerir e enriquecer ainda mais essa bela aula que foi compartilhada neste episodio, poderia falar em uma próxima oportunidade citar explicar melhor a respeito do Lock Up nas transmissões CVTs e Automáticas. Que é um sistema também de grande importância tecnológica e riquíssimo de detalhes, porem pouco explicado e demostrado de maneira tão didática e próxima da realidade de tantos como feita pelo seu canal. Parabéns e sucesso sempre!
Fala, Murta! Duas coisas:
Dá pra gente reparar que quando se pisa fundo com o câmbio no modo automático e ele simula as trocas de marcha, a velocidade da primeira "troca" é quase 80 km/h (bem mais alta do que seria de fato a troca de primeira pra segunda marcha)
Vale dizer também que da mesma forma que o CVT é eficiente pra economia de combustivel ao segurar as rotações num patamar ideal, a eficiência para o desempenho também é notável. Houve um breve período em que a F1 testou o CVT e os tempos de volta melhoraram significativamente. Porém a ideia não foi pra frente por causa da falta de robustez do sistema para essa aplicação e também porque os motores não lidavam muito bem com a falta de regimes baixos de rotação para se resfriarem.
Fantástico esse vídeo ! Muitíssimo bom esse comentário, esse carro é muito rápido, apaixonei, como ele deslancha rápido!
Muito bom o vídeo! Já pensei em comprar esse carro um dia mas tinha o pé atrás por causa dessa frescura de marchas simuladas. Mas ver ele funcionando me deixou mais tranquilo. É bacana de ver no vídeo que, mesmo quando ele simula trocas de marchas, o ponteiro da velocidade continua subindo.
Vc vai gostar muito do carro!
É exatamente como no vídeo. Em drive ele só simula se socar o pé. Andando rotineiramente é "modo CVT" o tempo todo, sempre puxando o giro pra baixo.
Depois que vc pega o tempo do cvt, no acelerador vc consegue extrair melhor o potência do veículo..
Tive um Fit 2016 e agora temos um City desde 2022. Posso afirmar que o City é muito mais prazeroso de guiar com as 7 configurações do CVT. Agora na descida o sistema entende a necessidade do freio motor e segura a marcha aumentando o giro, no Fit era meio chato, e na aceleração ficava meio borrachudo. O City se comporta como manual apenas quando você pisa e exige dele, e continua com alta eficiencia energética, nivel A. No modo sport da pra usar as 7 marchas nas borboletas com controle total manual, e assim dá pra fazer as trocas no giro que quiser, 5000, 7000... nessa tocada ele se comporta como um tipico Honda girador e o Ivtec dele surpreende a partir de 4600 rpm. Enfim, quem ta reclamando da simulação de marcha é quem não tem e não conhece.
Esse cvt do New City ficou excelente! Tive o antigo cvt não gostava! Nesse novo achei show!
O fato de “simular” freio motor no D foi o fato determinante para a compra, pois ao descer uma ladeira em velocidade esse novo cvt tirou quase que 100% essa sensação de “escorregar” e gritar!
Sentimos exatamente o mesmo aqui.
@@RaviLogan86 que ótimo!
Cara, recentemente eu andei em um carro com câmbio cvt pela primeira vez, achei a coisa mais louca do mundo q o carro acelerava ao infinito e só crescia a velocidade, acho q sim é uma experiência sensorial diferente mas é muito valida tbm
Tenho um desse modelo ano 2022 estou conseguindo fazer 21 km /l na estrada com gasolina .
Excelente explicação. Tenho um FIT CVT a 10 anos e não existe nada melhor que isso pra andar de boa.
nesses 10 anos, quantas vezes trocou o óleo do cambio?
@@majorwerlang seguindo o manual, a cada 40 mil KM ou 2 anos. troquei 5 vezes.
Em 2007( 16 anos atrás ) aluguei um carro no Japão , já tinha câmbio cvt , nunca tinha dirigido um , assim que sai da locadora, reparei no barulho do câmbio , na hora liguei pra locadora e falei do barulho, prontamente o atendente me explicou que esse barulho é normal!
Melhor canal automotivo ,grande aula parabéns murta
Tenho um fit 2016 com o cambio cvt sem simulações é realmente irritante o fato de não ter marcha com pé embaixo porém o desempenho me pareceu ser melhor pelo fato de se manter em rotações altas de maior torque
cual e a graca de ter un cambio automatico que simule marcha
@@paolocaceres7852 também penso assim, ou poderia tem a opção de ligar ou desligar a "simulação" de marchas.
Mas porque seria irritante saber que o motor está trabalhando 100% do tempo na rotação perfeita? Justamente por isso ele seria o melhor câmbio pra uso esportivo.
Maneiro o vídeo. Deu vontade de ter um, nunca tinha me intessado no CVT, mas esse eu teria.
Cara explica se contradizendo a todo tempo.
Se não me engano o "S" nos hondas significa SHIFT e não SPORT, ótimo vídeo gostei muitooo 👊🏻
A gente tem que pensar o seguinte: qual o uso maior de um carro para a maioria das pessoas? Uso diário, trânsito, dentro dos limites permitidos, sempre buscando o menor consumo. Pra isso, CVT é o que há! Quem fala mal é aquele maluco que só anda chutado o tempo todo, ou tenta, é o cara que chama Up tsi de esportivo kkkkkk e cara, na estrada o cvt não decepciona. Tenho um Corolla 2017 e a Toyota fez um excelente trabalho no conjunto 2.0 + cvt.
Salve Murta, que animal ver vc dirigindo o carro que eu tenho, vc tirou varias duvidas que eu tinha e nunca tinha testado, animal. Só faltou desligar o ECON(botão que estraga tudo), faz mais videos com ele. Abraço!
Eu chamo desligar o econ de "ligar o turbo"
@@marcelorangel5750Hauahauahaua eu tenho chamado agora de botão do freio de mão
Excelente explicação como sempre!👏🏼👏🏼
Estou com um Honda City Hatch desta geração desde o lançamento. O carro é excelente, mas este câmbio deixa o carro bem solto. Se você não puxar marcha para parar o carro, o freio vai para o beleleu bem rápido. O consumo é surreal, não baixo de 17 mesmo em cidade de jeito nenhum.
meu pai tem um corolla cvt 2016, eu notei nele que se pisar tudo no acelerador ele faz essas "trocas", mas se você acelerar tipo 50 a 80% do pedal, ele se comporta como cvt mesmo, a rotação praticamente trava em 4000 rpm que é onde tem o torque máximo e a velocidade vem subindo, ou seja, somente o cambio variando.
Que massa, isso sim é o ideal, o câmbio varia continuamente para que o motor se mantenha na rotação mais eficiente.
As motinhos aquelas jogue web 100 aquelas e tipo isso também a correia e ela corre nas polia cônica quanto mais embala ela desliza bra baixo na frente e pra cima atras
Eu tenho um Fit EX 2005 e não vejo nenhum problema ele não ter essa simulação de marcha.
Parabéns pelo vídeo!
Bom dia amigo,,,,QUE NOVIDADE HEM,,,,,, DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE EU CONHECIA ESSE SISTEMA CVT FOI UTIIZADO NAS MOBILETTES CALOI,,,,, É SÓ VC MOSTRAR O MOTOR DA MOBILETTE DA CALOI DO TEMPO DA ONÇA QUE TODOS VÃO SABER COMO FUNCIONA ,,,,,O MOTOR DE 3 CILINDROS TAMBÉM É ANTIGO USADOS NO DKV SÓ QUE COM MUITO MAIS PROBLEMAS PARA OS DONOS ATUALMENTE ,,,,POIS É MUITO CARO A MANUTENÇÃO E NA MAIORIA DOS CASOS QUANDO FUNDI NÃO DÁ RETIFICA ,,,,E O TURBO ENTÃO NOSSA QUE ENCRENCA PARA ARRUMAR,,,,A MAIORIA SOMENTE TROC TOTAL
Tenho um nissan versa e o comportamento do do cambio é bem suave
Nao da essa sensação de troca de marcha
CVT puro ok, quem gosta compra (na verdade acho que é pra quem não gosta mesmo). Agora marcha simulada é gostar de se sentir enganado.
O câmbio automático veio para educar os motoristas a dirigir, portanto considero uma fase de "mestrado". O CVT é o "doutorado", uma vez que a rotação do motor e velocidade são sincronizadas.
Murta, pelo q vi foram 2 segundos de diferença saindo 0 - 100 km/h entre o normal e sport. Mas, o controle de tração estava ligado? Muito bom como todos os outros vídeo! Só informação top!!!
Notei que estava com o Econ ligado, isso já dá uma segurada no carro, assim como o controle de tração que também estava.
Pode ser eficiente na mudança , mas ele requer mais manutenção até porq poucos sabem mas por traz dos cones existem engrenagens , solar ,satélite para q o prato se desloq , a corrente e borracha e metal , e outra coisa murta ,para força o atrito dele gera desgaste , isso foi só uma explanação raza q eu falei ,eu ainda sou do automático tradicional com embreagem a cada conjunto minha opinião
CVT tem durabilidade duas vezes maior q os automáticos tradicionais
Excelente video...esclarecedor.....
Só uma duvida!!!
essa mudança de D para S ou vice-versa na condiçao de 2.000 giros a 70 km é legal para o cvt?????
passei por orientaçoes numa concessionaria em sp e orientaram pra fazer isso numa condiçao bem inferior de rpm/velocidade ou ate se possivel nao fazer, acredito que pensando na vida util do cvt
o primeiro fit cvt, o geração 1 clássico, é um dos carros mais economicos até hoje. Comum ver ele fazendo mais de 23
km/L na estrada!
Muito triste terem matado o CVT de verdade, podiam deixar um botao pra configurar a simulação de marcha ou só simular no modo sport!
É o caso do Toyota Yaris! Se vc deixa no D, ele funciona no modo CVT normal sem essa simulação. Ele só simula se vc colocar no modo manual.
Não mataram. Se vc não colar o pedal no assoalho ele não simula. Arrancando com uns 95% de curso do acelerador ele cola na rpm de torque máximo igual aos antigos.
Parabéns pelo conteúdo Murta
Só teve uma coisa que o rapaz esqueceu nesse vídeo. Ele fez o vídeo todo com o carro no modo econômico e nesse caso ele trabalha com menos força. Outra coisa que ele não estava atento é que o modo manual no sport, não volta ao manual, somente no drive.
Adorava meu Lancer com CVT convencional. Só simulava marchas no modo manual.
Sempre uma grande aula
Murta, poderia nos explicar qual o "problema" de ficar fazendo reduções de marcha manualmente em câmbios automáticos?
Nenhuma. Nenhum câmbio vai deixar você reduzir demais as marchas e possivelmente danificar alguma coisa. A única coisa que vai acontecer é aumentar o consumo.
Murta mas o motor ele não pode ficar eternamente na sua faixa de potência máxima, incluísive bem antigamente, tinha uns motores que aguentava mais tempo (se não me engano era até coisa de segundos essa medição), do que outros quando exposto a muito tempo na sua faixa de potência máxima!
Então o povo que se incomoda, posso estar enganado mas muito provavelmente são os que andam no limite do carro por muito tempo, eu tenho um Nissan March, estou no segundo, o primeiro era o D4d 1.0 16v SV, a intenção era trocá-lo! por um HR16, SL CVT, porém não deu certo estou com outro SV porém HR16, fiz o teste em um CVT e achei simples maravilhoso, mesmo eu sendo dos que ando tirando tudo que o carro da, sempre que possível, mas a sensação de jogar 4 mil rpm onde e a faixa de torque e deixa o cvt trabalhar ate não conseguir mais velocidade com aquele torque e muito bom, ou o contrário jogar 1500, e deixar ir até onde der sem perder tempo com troca, e de quebra ter mais economia!
Mas Cvt pra "Acelero" realmente da dó do motor, berrando eternamente, mas cvt não é pra acelerados não é mesmo!
Fica aqui meu pedido novamente, murta fala sobre os motores HR, MR e os demais motores da Nissan!
Murta, sei que está difícil as coisas aí. Mas tenta trazer algum CVT da SUBARU, dizem ser os melhores CVT do mercado. Tem na Forester, Cross Trek e no WRX.
Obrigado pelo esclarecimento, tinha duvidas como funicona. kkkkk
Tenho um civic G10 2021, eu acho que o CVT atrapalha o desempenho do motor! De 0 a 70 ele faz as trocas com giros não tão altos depois ele demora para trocar de novo e o giro vai muito alto. Assim aumenta muito o consumo! Ou eu estou errado?
Eu tenho um City Turing sedan, muito bom, só tem uma coisa que eu não gostei, a autonomia é muito baixa, se não me engano são só 45 litros no tanque. Eu tenho um fiat punto 1.6 também e eu consigo fazer uma viagem de Curitiba a gramado por exemplo com um tanque, sem precisar abastecer, claro chega lá na reserva, mas chega. Já o City tenho que abastecer bem antes, apesar se ser mais econômico.
Tenho um city touring tbm, qual a autonomia máxima do seu? No meu na estrada faz tranquilamente mais de 600km com um tanque andando suave com máxima de 115km/h e 3 ocupantes mesmo tendo pouca capacidade no tanque, outros carros mesmo tendo 50 e tantos litros no tanque próximo aos 550km ja pede um abastecimento pra não chegar tão vazio no destino até por conta de um eventual transito q possa aparecer no trajeto
Excelente orientação
Faz outro falando do conversor de torque
A partir de que ano o City passou a fazer simulações de marchas no modo manual, porque os primeiros era simulação só nas borboletas e o HR-V também
2022
Ótima explicação 🙂. poderia comentar o local que está rodando 😊
TEm como fazer uma reprogramação pro cambio ficar no torque maximo ao inves de ficar "trocando de marcha", ou não?
tecnicamente sim, agora se já conseguem mexer na central desses carros é outra história
Não precisa de reprogramação. Se você colocar no modo sport pode selecionar as marchas nas borboletas atrás do volante e andar no giro que quiser. Nesse modo S você tem controle total e dá manter o giro la em cima como um bom Honda, já no modo D você usa a borboleta pra uma redução, ai depois que tira o pé ele volta pro automático.
Se eu fizer um remape eu poderia tirar essa parada de marcha fixa no cvt e tirar essa queda de giro?
Tem gente q diz q o acelerador fica "borrachudo" nas aceleraçoes.
Se eu sentir a troca de marchas entao no CVT é pq tem algo errado? Digo uns pequenos trancos..
Não é normal! É para você ter a sensação que está fazendo uma troca de marcha! É bem leve o “tranqimho” que dá!
Mano, queria comprar um Honda City EXL 21 meu sonho acho lindo, porém escuto muito que o carro é manco e o câmbio que esquenta muito é uma bomba relógio.
Ótimo vídeo!
Cara, se usassem esse câmbio na fórmula 1 pra classificação os carros serião muito rápidos
O famoso câmbio de Mobilete, a idéia é boa, o funcionamento é ótimo, a resposta impressiona, só que se quebrar a correia metálica já era, é pt na câmbio
Dizem que os hondas e Toyota tão quebrando...
Põe no dinamômetro por favor ❤
Cara meu city 23 nao passa dos 8km/l alcool na cidade. É isso mesmo??
vídeo top demais, perfeito
Gostaria de saber a respeito da durabilidade o cvt, se é a mesma de um automático normal
Câmbio CVT é feito para durar 300 mil km trocando corretamente o óleo no tempo certo já o automático 150 mil km
@@andersonsnturboisso mesmo amigo! Já pesquisei sobre o assunto!
Eu tinha uma mobilete CVT😂😂 tecnologia pura...
quero ver eles usar isso em carro elétrico
uma duvida sobre o app OBD2, ar condicionado no 1 geladão puxa um valor de carga do motor, se eu colocar no meio ou no menos gelado a carga que puxa do motor e a mesma?
Carro elétrico não precisaria de câmbio pois ele não precisa atingir rotação pra ter maior eficiẽncia. o motor elétrico tem 100% do torque em qualquer rotação.
Boa Tarde Amigo, Gostaria de Tirar uma Duvida, Comprei um Honda City sedan EXL 2023 Sedan, Acontece que toda vez que Pego uma Decida com o Carro a 50 P/H o Giro sobe l em Cima Chegando a 3.000 Giro e o CVT Começa a Gritar, vc Poderia tirar minha Dúvida, Estou um pouco Preucupado ?
Apenas o motor agindo como freio motor. Na geração antiga o carro descia muito mais solto com giro baixo, tendo mais necessidade de freiar. Agora, se vice sentir que o giro tá muito alto pode usar a alavanca de trocas e subir uma marcha.
O simulador no CVT foi para agradar a uma galera que gosta de ouvir a mudança; uma coisa totalmente desnecessária. Prefiro não ouvir nada de mudança, mas tem muita gente fresca que gosta de ouvir a mudança da marcha. Por que não volta então para o manual?😒
Sera que faz mais economia de combustivel esse cambia CVT ?
Telemurta 😂👏👏👏
Experiência própria. O cvt é o mais confortável e econômico dos automáticos.
Muito bom!
Os novos CVTs honda Civic e Toyota corola tão dando problemas prematuros ouvi relatos e vídeos no UA-cam....
Ultrapassam com cvt acho bem melhor, o automatico tem um delay e alguns são bem burros.
Murta, boa tarde, eu tenho uma Mercedes B180, com CVT e um problema crônico no módulo eletrônico do câmbio, passei um período sem carro pois troquei o módulo e o carro só andava no manual, no automático dava trancos, o mecânico condenou o câmbio, mas pelo que já ouvi de CVT ele não estraga fácil, acabei levando na concessionária para passar o Star nele e acusou falha armazenada na memória, eles limparam e programaram o módulo e o carro voltou a funcionar novamente, mas o mecânico que mexeu nele continua afirmando que está com problema que eu não vejo nem sinto
O que me fala? Obrigado
Eu acho que o CVT é um câmbio que os mecânicos ainda estão pouco acostumados. Se o mecânico não é seu amigo e você não necessariamente confia nele aí acho que tem outro motivo pra desconfiar.
É um ABSURDO precisar fazer essa simulação de marchas pro consumidor não achar que o carro tá "sofrendo".
Não era mais fácil o motorista aprender que é exatamente assim que funciona?
CVT puro é genial!
Alguém conhece algum carro que permite desabilitar por completo a simulação de marchas?
Edit: Sei que existem semi novos/usados que não tem simulação de marchas. Mas os 0km tão saindo tudo com simulação. É desses que eu tô perguntando...
É que o cvt dá uma impressão de embreagem patinando. O leigo iria ficar indo à concessionária pra reclamar disso kkk
Tive um fit 1.5 “cvt puro” bicho andador e econômico, aquele que tinha um pingo 🔵 mas a sensação de “patinação” era muito chata! Em ladeira era como se escorregasse e somente o giro subia e a velocidade não! No cvt que ele está testando (New City 22/22 para frente) já não tem essa sensação de “patinação” simula um freio motor” ou uma marcha virtual. Eu gostei e olha que não iria comprar mais cvt - mas esse mudou totalmente a minha percepção!
Só trocar o lubrificante do câmbio aos 40.000 que não estraga!
Hoje ele está com 200.000 km rodados.
@@alecxander70x7 Eu tenho justamente o fit 1.5. É excelente. Quanto à ele subir o giro nas subidas sem mudar a velocidade, essa é uma das partes que eu acho genial. O cambio está colocando o motor na faixa de rotação ótima para aquele regime de operação, te entregando mais potência pra subida tentando não comprometer tanto o consumo. A sensação que está patinando, ao meu ver, é somente isso: uma sensação.
@@matheussalaro a percebi isso também! Mas parabéns pelo veículo. É um ótimo carro! Confiável e bem construído!
@@matheussalaro o meu está com 200.000 km - zero broncas! Trocas normais de itens - por exemplo, amortecedor somente troquei com 100.000. Disco também! Pastilhas chegou 60.000 tranquilamente! Em relação ao Cvt a cada 40.000 troquei o óleo e dando 80.000 o filtro e óleo caixa de embreagem!
Carro ainda todo funcionando.
🔵
Será que é possível reprogramar a eletrônica tirando essa simulação de marchas?
Também gostaria de saber. Tenho um Kicks ano 22. Gostaria de desligar esse simulador.
Como fazer ele segurar o carro em ladeiras sem usar freio de mão
Pena que não dá reparo quando quebra, porque não há peças de reposição no mercado.
E como é esse carro na cidade é mais econômico do que carro manual
Devia simular só no modo sport !
Eu sei que se trata de um 2.0 16V, mas meu Mit Lancer CVT era extremamente beberrão!!! Em especial no trânsito urbano. Nesse aspecto a fabricante errou mto feio, passou longe de ser econômico.
Que vídeo top
Câmbio cvt, é muito bom......para as montadoras ( mais barato que o câmbio automático)! Além de ser manco.
tive o sentra (alias passou um no video) com o cvt puro é estranho mas muito melhor que esse cvt com simulador do marcha, isso é ridículo e bizarro
O melhor cambio, pena a manutenção ser carissima
Meu city 2010 nunca fez 9 nem na cidade nem na estrada
Quem tem uns 60 anos e teve "Mobilete Caloi" nos anos 70 sabe bem como funciona o câmbio CVT...
CVT é econômico só na rodovia esses mesmo 18 por litro que ele está fazendo se for para o trânsito vai cair pra 9 ou 8 e olhe lá .
Boa noite murta, beleza, verdade, houve uma mudança nos câmbios cvt, para agradar um maior público de consumidores, foi criado uma programação de falsa marcha, eu diria que hoje há uma programação de escala e não de marcha, por isso o motor cai ou corta a rotação do motor, antigamente os cvt's, o motor ficava quase o tempo todo fixo em uma rotação, que é chato pacaraio nos tempo atuais. Forte abraço.
Que pena. Será que não é possível voltar à característica original por software?
Primeiro 😂
Eu ainda não consegui gostar de cvt , adoro a troca de marcha dos vw dsg e tiptronic acostumei com trancos kkkk
Gostar é uma coisa
Mas logicamente o cvt é o câmbio mais melhor de todos
Pq tipo
É coisa mais simples e óbvia
A mais eficiente isso é fato
Sobre essa parte da "troca de marchas" não são todos que fazem isso. Os da Mitsubishi que vem no Lancer e na ASX giram até o talo e ja era.
O maximo que eu vi de "troca de marchas" nesse cambio foi de 1ª para 2ª marcha
O unico problema do cvt é não ter peças de reposição.
D+
Como vao ficar essas pessoas, q precisam sentir as marchas, quando pegarem um elétrico???!!!
Vão ficar: "Má eu era burro mesmo achando que ter tranco e solavanco nas marchas era algo bom! 🤦♂️"
Fico Fuuu da cara com esses CVTs modernos terem simulador de marcha por conta desses trouxas! Tive um sem essa carniça e era uma maravilha, câmbio liso, tranco zero, não tem como ser mais confortável e ainda entregava o melhor torque possível em qq velocidade!
@@luxtempestas sempre q me falam de CVT, me lembra aquele video de teste da Willians...RPM la no talo e só ficando mais distante
Deve ser porque o elétrico não faz "vrummmm", aí não encomoda.
Galera cheia de frescura né querer que o carro simule marchas.... É a característica do Negócio, é pra não sentir as trocas mesmo, ser confortável, sentir uma pingola no bumbum não quer né?