Nos EUA a maioria dos caminhões nessa época fica ligado 48 horas direto sem desligar,os caras rodam 700 milhas por dia,param nos postos pra abastecer e dormir e não desligam(pra manter os aquecedores ou ar condicionado ligado),assistam qualquer canal de BR que trampa de caminhoneiro nos EUA e é muito louco ver isso,centenas de caminhões estacionados e ligados na alta nas madrugadas 😮
Pois é, no governo anterior tinha um projeto neste sentido, foi feito algumas melhorias na malha ferroviária, mas foi um pequeno passo, agora, esquece, o amor venceu.🤪
Os entrevistados são muito bons, o problema e que os entrevistadores, querendo mostrar-se interrompem a cada momento Falei com intenção de ajudar o programa
O hidrogênio é sim uma ótima saída, e o projeto da USP de regenerar etanol para obter hidrogênio é fantástico demais!! MAS..... aos 4:28, gasolina pega fogo, mas não explode (a não ser nos filmes de hollywood)... o que explode é gás (ou gasolina vaporizada), e neste quesito, o hidrogênio é muito, muito, muito, muitíssimo mais instável e volátil que a gasolina. Aos 6:18 algumas pessoas chamam hibridos de elétricos porque, em parte, há mais de um tipo de hibrido (o mais comum é o "em paralelo", onde o motor elétrico atua em conjunto com o de combustão para mover o veículo. Há, também, o híbrido em série, onde toda a tração do veículo vem de um motor elétrico, e o motor a combustão é apenas um gerador de energia, e há os "híbridos mistos", onde ambos os motores podem mover o carro, alternadamente ou simultaneamente.) muito provável que nos híbridos em série as pessoas chamem de veículo elétrico porque o veículo é movido exclusivamente por modores elétricos... se não me falha a memória, até algumas resoluções CONTRAN assim o classificam, pois essa classificação é em relação ao conjunto propulsor, e não ao arranjo para obter energia.
Embora existam alguns motores a combustão em testes com hidrogênio, em sua quase totalidade, veículos a hidrogênio são veículos elétricos. Eles só não tem aquela bateria enorme de lítio. Em vez disso, eles tem o tanque pressurizado de hidrogênio e uma célula de combustível, que converte o hidrogênio + oxigênio do ar em eletricidade, gerando apenas água como resíduo. E essa eletricidade move um motor elétrico. O problema com as células de combustível é que elas não são muito eficientes e elas exigem metais raros e caros para serem fabricadas. Então, você gasta uma quantidade X de energia para obter esse hidrogênio e apenas uma parte dessa energia acaba sendo efetivamente convertida em eletricidade pela célula de combustível.
5 anos atrás ele estaria certo, mas as coisas mudaram, bateria de Sódio começaram a ser produzidas a menos de 3 dias atrás. Nosso sistema de geração de energia é muito diferente da Europa.
Mas a atual geração já está no limite … Não está sobrando para carro elétrico ! Não existem mais novos grandes aproveitamentos hidrelétricos . Painéis solares e energia eólica exigem grandes investimentos .
Não é só a Alemanha que terá problemas na rede eletrica, e sim o mundo inteiro. O motivo é extremamente simples: Não existe armazenamento distribuído de energia elétrica em larga escala. É só refletir por um momento: Os postos de gasolina dariam certo recebendo a gasolina encanada sem tanques de armazenamento?
sua postagem tem oito meses e não há nenhuma bateria de sódio sendo comercializada para carros elétricos ou híbridos. Por hora apenas baterias de lítio. Veremos os próximos meses.
Fora que tu fica refém das petrolíferas do mesmo jeito, com o elétrico da pra gerar a própria energia com painéis solares e ter uma independência energética.
@@randomic_bearPreocupa não que o governo impõe que a gente pague mais caro para seja ecologicamente viável , assim como estão fazendo comas geladeiras.
Não adianta nada ter um carro a hidrogênio e depender do etanol que é caro, pro consumidor final só importa o valor do combustível, essa é a verdade. Ele usou exemplos da Europa que tem matriz energética nuclear e de carvão e depende totalmente da Rússia como foi dito. O Brasil é bem resolvido nessa questão,tem mais de 80% de energia limpa. As tecnologias vão conviver em união, pra centros urbanos o elétrico é a melhor opção, tira o CO2 das grandes cidades, melhora o ar pras pessoas respirarem e tira totalmente a poluição sonora. Pra rodovias tem o híbrido ou hidrogênio. Cada vez mais as tecnologias vão evoluindo e poluindo menos nas extrações dos componentes necessários pras baterias por exemplo que daqui a pouco vão ficar com autonomia bem maior e com carregamento mais eficiente.
A Honda tinha uma tecnologia hibrida que pra mim era a melhor solução pra reduzir emissões a curto prazo, era um pequeno motor elétrico de 9kW que era montado no volante do motor a combustão, esse motor servia como gerador pra carregar a bateria enquanto o carro estava parado no transito ou era usado como freio motor pra reduzir a velocidade do carro ao "tocar" no freio, a bateria era pequena e quando carregada rendia ate 15km no "anda para da cidade", com isso se eliminava parte do problema do desperdício de um carro parado no transito com uma solução de custo muito menor que um elétrico puro ou um híbrido plug in.
Amigo essa tecnologia é a mais comum nos carros híbridos. "full hyrid ou apenas hybrid"... Todos funcionam assim, com uma bateria para autonomia de 8 a 15km que se regenera sozinha, através dos freios e da energia desperdicada pelo proprio carro....... Essa tecnologia é usada em larga escala desde 1997 com o primeiro toyota prius.
A tração primária elétrica já está pronta há mais de 150 anos, o grande problema é o fato de que baterias não armazenam eletricidade, e sim energia química. Todos os problemas do carro eletrico a bateria tem suas raízes aí. Nesse aspecto, o hidrogênio é uma excelente ideia , até nos darmos conta de que o hidrogênio é extremamente difícil de armazenar/transportar, e todas as soluções que existem para resolver esse problema mordem uma parcela considerável da eficiência total do sistema. Não é só a Alemanha que terá problemas na rede eletrica, e sim o mundo inteiro. O motivo é extremamente simples: Não existe armazenamento distribuído de energia elétrica em larga escala, é só refletir por um momento, os postos de gasolina dariam certo recebendo a gasolina encanada sem tanques de armazenamento? O problema dos carros híbridos é que atingimos o ponto de "retornos minguantes" no projeto dos motores a combustão, o que os deixa muito caros e complexos para atender emissões e ao mesmo tempo entregarem boa dirigibilidade. Um carro híbrido precisa ter tudo isso mais um sistema elétrico completo.
O carro híbrido também polui, quando se usa o motor a combustão!!! Tem também a questão da manutenção, a qual não deve ser barata já que são dois motores. Questões a se pensar antes de adquirir um híbrido.
Fora que, hidrogênio verde? Sério mesmo que ele quer que usemos as áreas agricultáveis para produzir combustível? Ele tem ideia de quando se gasta com água e insumos agrícolas para produzir cana, milho e o raio que o parta? É só fazer as contas, o que esse cara acha que vai acontecer com os alimentos? Vão ficar cada vez mais caros e muita gente vai passar fome.
O motor elétrico no trânsito anda para, o motor precisa de refrigeração, motor elétrico é feito para funcionamento contínuo, e tem na sua maioria refrigeração própria mas em muito baixa rotação não tem ventilação. No calor a bateria perde rendimento, some-se a necessidade do ar condicionado ligado. Se tivermos frio intenso pronto a bateria cai de rendimento e conforme o caso pode parar.
Está aumento caminhões a GNV Não vi falar sobre o problema do carro elétrico. Vi q o diesel é q o mais polui e q a solução deveria priorizar o caminhão e existe o problema do peso das baterias necessárias pra movimentar as toneladas do dia a dia e horas a fio de estrada. E o carro elétrico, qual é o problema?
Por causa da minha bike eletrica eu aprendi e não compro carro eletrico. Comprei por 6 mil em 2019. Milagre andei pouco e a bateria durou até 2023. Hoje minha bike não vale 4 mil. E gastei 2 mil pra trocar a bateria. Se fosse vender sem trocar a bateria, teria que vender por 2 mil
Eu tenho bike elétrica e carro elétrico, se tivesse rodado teria economizado . Mas comprou pra ficar parada então é prejuízo. Eu vou ao trabalho de bike elétrica e na academia . É uma economia brutal em combustível e bem ao meio ambiente e pra minha saúde, vc comprou um bem pra não poluir o meio ambiente, não aproveitou os benefícios do bem e teve que investir em nova bateria pra que? Pra continuar parada?
@@Miguelfilho_ImagensComprei uma Citycoco X7 já faz 7 meses e não quero outra coisa, o único ponto negativo é que a manutenção é cara pois tem peças vendendo aqui mas elas vem da China ai chega aqui com imposto, ai cobram caro ora trocar as peças, mas isso se resolveria com as fabricantes montarem fábricas aqui, mas ai teria que abaixar os impostos e sabemos que isso não vai acontecer. Moto elétrica é muito gostosa de dirigir!
O problema do Brasil,é a roubalheira,com uma indústria defasada,nunca nunca esse país de fato,vai ser uma meia potência,triste mas a corrupção é terrível.😢😢😢😢😢
Amigo. O sistema financeiro internacional não permite que consigamos desenvolver. Olha o serviço que último presidente, "liberal", metido a honesto e patriota conseguiu com nosso desenvolvimento. Acabou de derrubar o que já era frágil.
"Hiperqualificado", questão de opinião, particularmente achei muito limitada as colorações, é fácil pegar um problema é definir o todo, mas as coisas são mais complexas que um ponto. Ele diz que o problema é o diesel (concordo), mas não é o único roblema, até porque diesel é gasolina menos refinada, vem do mesmo lugar, ele não vê outras vantagens além da ecológica, mas o motor elétrico converte energia em trabalho com eficiência de 90%, enquanto osnmotores a combustão, mal chegam a 50%, a eletricidade é mais barata, então o bolso a.l9ngo praxo pode sair ganhando. O carro elétrico tem menos manutenção e dura mais, a realidade é que as novas baterias de sódio alteram muito .a conta da duração das baterias é reciclagem, mas o mais importante daqui a 15 anos você terá um carro precisando de novonpacote de baterias, mas ainda totalmente funcional, as novas baterias deveram ser mais baratas e mais eficientes então seu carro melhora com o tempo, totalmente diferente dos carros a combustão que só pioram com o tempo. Minha opinião!
Pela primeira vez ouço uma coisa que faz sentido no youtube . Sobre ter prioridade os veiculos a diesel , concordo 100% , mas por ter motor potente , consome mais , entao é complicado .
Difícil equacionar com a quantidade de energia necessária para produzir o hidrogênio com o que se consegue produzir efetivamente. Além disso, o hidrogênio não é estático no tanque, ou seja, é armazenado com alta pressão, enquanto etanol e gasolina são considerados estáticos, sem cilindros de alta pressão.
Brasil tinha que investir em ferrovias para transportar tudo, investir em transporte urbano elétrico e na melhoria das estradas. Moramos no país que mais tem mortes nas estradas.
@@alexandrersst5633 realmente hj com certeza para te falar não acredito que exista carbono zero de forma alguma, sempre na ponta da produção tem alguma exploração ambiental.
Aqui na Suíça ja tem vários postos de Hidrogênio e ja vi até caminhões e se eu não estou enganado a Kia já teve um modelo a Hidrogênio e a BMW já tem um protótipo da série 5 rodando a mais de 20 anod
Então, ja que o entrevistador falou de acabar com mitos; iremos atacar os mitos: 1- Motor BLDC (Que é o caso) nao derrete em altas velocidas. Ele foi projetado para isso e nós egenheiros sabemos como projetar 2- Os meios alimentação de motores (Combustao ou elétricos) da a chance do ocupante de abandonar o carro na maioria das vezes. 3- Hidrogenio é sim perigoso como celula de combustivel pq ele literalmente explode, ele nao incendeia. Tanto é que os cilindros do mirai é envolto em uma linha de fibra de carbono para aumentar o tempo de fuga de quem está ocupando o carro. 4- Hibrido é um carro eletrificado, ninguem tem duvida sobre. Simples A unica coisa que esse cara acertivamente falou é que existe a necessidade de desafogar as matrizes elétricas. O carro a Hidrogenio atual (Mirai) é movido a motores eletricos diga-se de passagem
Maior problema do carro elétrico é que as montadoras responsáveis por eles ainda não os transformaram em paixão nacional. Quando isso acontecer esse discurso muda 😂
Quanto ao problema: Ele pega um ponto e define o todo, não é bem assim. Primeiro os caminhões sao mais poluentes, MAS o diesel nada.mais é que a gasolina menos processada, entao diminuir o consumo de gasolina ajuda no exedente para diminuir a dependencia de diesel. Os carros eletricos são mais eficientes, enquanto a gasolina converte 30-40% de energia em trabalho, os eletricos convertem 90%. Por ultimo a energia eletrica é mais barata, e a durabilidade dos componentes sai maiores, sso é indiscutivel, um carro elétrico bem cuidado, tera vida util superior, o motor é basicamente infinito, as baterias melhoram em velocidade absurda, as novas de sódio devem passar dos 15 anos e facilmente recicláveis. Então os carros elétricos seram realidade, não será de.uma hora para outra, mas seram realidade, resta saber se vamos estar na vanguarda, os os ultimos a nos adptarmos. Particularmwnte acredito que os citycar, carros pequenos para o dia a dia são os que trazem mais vantagem e deveriam receber incentivos, mas cada um sabe o que lhes serve melhor.
Um tanque de combustível de 50 litros de etanol num veículo a COMBUSTÃO é equivalente a 270 kWh e na prática são apenas 23% que será usado para energia mecânica e o restante é energia térmica. Bom, isso que dizer que se você gastou R$200,00 para completar o tanque, apenas os R$46,00 reais será usado efetivamente para movimentar o veículo e o restante dos R$154,00 será literalmente queimado para atmosfera. Fica a dica!😉😉
Tenho um Dolphin e energia fotovoltaica sobrando em casa. Vendi um kicks 2022 para Comprar o Dolphin. Resultado: Só alegria por aqui. 😊 Como uso para uso urbano e pequenas viagens o elétrico é tudo de bom. Conforto, tecnologia e economia sem igual.
@@cezarmeleiro3707Por enquanto são poucos elétricos que rodam muito pra uma longa viagem mas logo logo a as baterias vão ser substituídas por geradores elétricos movidos a rotor magnético!
As baterias estão evoluindo e de forma acelerada. A produção de hidrogênio, por outro lado, é energeticamente problemático, além de ser requerer um sistema de armazenamento muito mais complicado do que o diesel.
Sou eletricista, técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica, estudante de licenciatura em Física e ex aluno de engenharia elétrica (tive de trancar motivos econômicos/financeiros), trabalho na área, no ramo desde 1993 de maneira informal e com registro em CTPS desde 1995. Trabalhei com elétrica, eletricidade residencial, rural, predial, comercial, industrial, automovéis, bobinamento e enrolamento de motores elétricos, máquinas de lavar roupas, ar condicionado e refrigeração, grupo motores geradores diesel elétrico de emergência, trabalhei com tornos, plainas, fresas, furadeiras de bancadas, ponte rolantes, talhas rolantes, etc. Não conheço muito bem sobre motores a combustão interna (Otto e Diesel), mas acredito que os motores elétricos não têm o torque necessário para transporte de cargas brutas (locomotivas, navios, lanchas, barcos) nesse caso acredito que os motores a diesel e agora existem os de gás natural, inclusive na Petrobrás e na Traspetro alguns geradores foram convertidos para gás natural, talvez ônibus, BRTs, Vans, caminhonetes, pick up´s, onde não exija tanto esforço físico o motor elétrico irá ficar no lugar dos a diesel, como já acontece nos VLTs, metrôs, trens para transporte de passageiros.
Me admira que estudou e trabalhou com tanta coisa elétrica, mas parece não conhecer uma locomotiva de carga. A maioria delas são tracionadas à décadas por motores elétricos e a velocidade controlada por inversores de frequência eletrônico. O motor a diesel delas toca um gerador elétrico.
@@duff987654321 depende algumas são com caixas de óleo hidráulico para os vagões outras usam diesel elétrico com motores em vagões e outras totalmente elétricas, depende do projeto. Aqui no Rio de Janeiro teve uma vez que um trem de carga (quase 120 vagões) não conseguiu subir uma serra tiveram de engatar mais duas locomotivas, já ouvi relatos de caminhões que quando foram subir serras "patinaram", excesso de peso e caíram em ribanceiras inclusive o motorista morreu.
Tem que levar em conta que a produção de hidrogênio demanda muita energia e ê preciso saber de onde virá. Hoje em dia mais de 90% do hidrogênio produzido é com energia "suja"
No Brasil já tem um fabricante de carro elétrico, VOCES poderia chamar o dono(fabricante) para conversar com ele sobre isso . TMJ ( feliz ano novo 2024🎉🎉)
mano eu entendo que e um bate-papo, mais o bola e o carioca interrompe muito os cara, o ceara menos, mais agora o bola, trava todo o papo, o bola como comunicador antigo, deveria saber como funciona, respiracao e entrevista bate-bato e lugar de fala, falei com intencao de ajudar o programa.
Carro híbrido não te deixa na mão está é a verdade, hoje no Brasil carro cem por cento elétrico ainda é pouco viável, devido a falta de locais de recarga das baterias.
Existe mercado e espaço para todas as tecnologias, de forma a atender a todos os perfis e aplicações, uma não exclui a outra. O carro a combustão é melhor para algumas pessoas e o elétrico pode atender outros, assim como o futuro carro a hidrogênio, que ainda não é comercializado. O entrevistado repassou informações imprecisas, o motor elétrico não cai desempenho com o aumento da rotação, o que acontece é que em rodovia a regeneração é menor, mas isso é circunstancial e está em aperfeiçoamento. O motor elétrico é o motor padrão da indústria por ser muito eficiente e robusto, é o equipamento mais experimentado do mundo.
Detalhe importantíssimo é a concentração de poluentes nos grandes centros urbanos. É um problema de saúde pública. Carro elétrico é para cidades, hidrogênio seria a solução para o transporte de cargas. A célula de combustível que usa etanol e converte em eletiricidade seria perfeito para o Brasil. Quanto ao hidrogênio, o maior problema é o transporte. É um gás muito difícil de conter em um tanque. É necessário altissima pressão para uma quantidade relativamente pequena e vaza facilmente por atravessar sem dificuldade a maioria dos materiais.
@@ricardosilva5559 Não é tão fáciel assim, por exemplo países que já estão com problema de ter energia elétrica, ou outro exemplo se dobrar a frota de carros a combustão (demanda), não tem oferta suficiente de imediato para supri-los. Simples assim cabeção.
@@ricardosilva5559 Também o problema não é só geração, tem a transmissão e distribuição, o afeta as bitolas dos fios, postes, pontos de abastecimentos, etc. Realmente num médio tempo (anos) isto poderia ser contornado, mas os carros elétricos já estão ai, então o que fazer?
Hidrogênio é caríssimo, tem baixa disponibilidade, e é absurdamente perigoso. Tem décadasque se fala em hidrogênio e não vai. Conversa velha. Se o GNV já dá uns acidentes abssurdos, imagina com hidrogênio, que é muito leve. Se você vai tirar hidrogênio do combustível, é mais barato e eficiente queimar o combustível.
Tarcísio é aquele que quer extrair hidrogênio de etanol pra empurrar dinheiro em usineiro né? Já viu a borra de lixo que isso gera? Sendo que é mais barato e eficiente extrair da água.
Parabéns!!! Primeira vez que vejo alguém falar sobre a pressão sobre o sistema de geração de energia elétrica. É algo óbvio!! Imaginem se a frota do mundo virasse elétrica?? Que loucura. Como gerar energia para essa demanda toda? É ilógico. Já se tem dificuldade de gerar energia para o consumo normal, imaginem com essa pressão extra. Solução viável e na mão híbrido flex. O álcool é um combustível resolvido, porém é um combustível permanentemente sabotado. Pelo lobby do petróleo, pelos usineiros gananciosos e ineficientes e pelos governos do país.
Antes de falar do risco do hidrogênio e da gasolina, esse sujeito deveria estudar uma coisa chamada triângulo do fogo. O que realmente pega fogo é o gás e não o líquido gasolina, logo manter um tanque cheio de um gás altamente inflamável e em alta pressão é um risco exponencialmente maior do que um mero tanque de gasolina à pressão ambiente. Dê uma olhadinha na história do desastre do LZ 129 Hindenburg. Os EUA se negaram a vender hélio para os alemães e eles utilizaram hidrogênio. E só para complementar, motores elétricos tem rendimento acima de 90% enquanto carros a combustão tem rendimento entorno de 40%. O dia que criarem a bateria com alta capacidade de carga com um pequeno volume, os carros à combustão serão extintos.
Parece que esquecem a história, abandonamos o hidrogenio há um século devido ao alto risco desse combustivel. Devido ao alto custo do conversor alcool -> hidrogenio -> eletrons - > bateria que utiliza platina e o hidrogenio não é armazenado, elimina-se esse risco, mas só será viável para implementação na frota de carga, onde se exigiria mais baterias e tbém maior peso. Isso já destroí o argumento inicial do video. Se conseguirem utilizar um conversor mais barato, como já há pesquisas, talves a solução seja viável para veiculos de passeio po´rem sob o ponto de vista ambiental utilizar extensas áreas de cana para produzir combustivel ainda é menos vantajoso pois o conversor libera CO2 como na combustão
Hidrogênio não foi abandonado, é um combustível de alta liberação energética com rendimento muito superior a tudo que existe atualmente no mercado. O problema desse combustível e o que torna inviável sua difusão são os elevados custos de produção e a falta de tecnologia de materiais para armazenar. @@gteix74
@@GERAMOSParticipacoes Está equivocado, o hidrogênio líquido é aplicado no uso espacial, como no foguete new shepard da blue origin ou o neutrom da rocket lab. Para uso civil como em carros elétricos é usado hidrogênio gasoso, que é armazenado em cilindros de gás a 700 bar de pressão.
@@GERAMOSParticipacoes Acho melhor você voltar lá em cima e ler novamente... O problema era ser hidrogênio à alta pressão e o fato dele ser uma gás. Propor um tanque que armazene hidrogênio à -270 graus é algo infantil, para um mero veículo urbano. Para tornar um gás em líquido, liquefação, deve-se submetê-lo à uma enorme pressão e baixa temperatura, e para isso emprega-se muita energia. Enquanto um veículo espacial aguarda o lançamento ele se mantêm conectado à plataforma que lhe promove toda a "energia " necessária para manter as condições ideais. E isso tudo só é viável pois um voo orbital é algo extremante caro que compensa a energia gasta. Então a sua comparação é algo totalmente sem sentido, já que não vai fazer um cabo longo para manter seu carro ok, vai ?
O hidrogênio é gerado por eletrólise da água, logo, também consome bastante energia elétrica. E até mais porque existem perdas em conversões. Na verdade, a tecnologia ainda é muito recente para essa transição
Qm gosta de carro elétrico não gosta de carro. Simples assim. São os tiozinhos metidos a modernos que usam carro pra ir pro trabalho de segunda a sexta.
Essa é uma boa pergunta. Ninguém olha a conta da cadeia toda. O hidrogênio verde tem que consumir para ser produzido e tem que ser transportado até o ponto de consumo (posto de "gasolina") por caminhões a diesel. O transporte de energia elétrica é mais eficiente. Ainda tem chão para saber qual é a matriz de energia dos carros para o futuro.
Acho o carro elétrico bacana, porém isso vai causar problemas futuros em nosso sistema de fornecimento de energia elétrica senão for feito um planejamento estratégico para recarga destes veículos.
Nao vai não com 40m2 de painew solar voce tem 8000W de placa solar no teto de sua casa dá mais ou menos 35KW dia isso no mes de menor intensidade solar aqui em São Paulo, fora gerador heolico etc...
E descarte das.baterias,nao se toca,nem se fala,fora que as baterias sao quase o preco do carro,e ficou faltando os custos de.manutencao que o entrevistado nao falou,e a reportagem foi cortadada
Olha, hoje sistema solar residencial na sua grande maioria e projetado com baterias de Lítio, e duram muito bem se forem bem dimensionadas e carreagadas corretamente, acredito que os cartos elétricos são o futuro, assim como houve resistência com o sistema de geração solar tambem vai haver resistência com os carros eletricos, mas hoje os siatemas de geraçao solar são um grande sucesso e acredito que isso tambem vai acontecer com os carros elétricos.
O futuro dos carros é geradores movidos a rotor magnético alimentando motores elétricos que fazem o carro andar. Se um deles quebrar a manutenção é a mesma, o quê difere um gerador elétrico de um motor elétrico é o rotor, no gerador elétrico tem imãs no rotor e quando esse rotor gira o campo magnético passando pelo estator do gerador criasse então energia, já o motor elétrico não pode ter imas no rotor se não ele não gira!
Bicho, é inevitável o avanço do elétrico, não existe a conversa de bateria isso e aquilo, vai se tornar mais e mais eficiente, mais e mais reciclável, é inevitável, sempre é a mesma conversa de quando se tem algo no mercado e aparece algum produto inovador e ficam insistindo em criticar, e a respeito do ponto da pergunta que o cara fez da pressão do hidrogênio é algo a se pensar realmente, tanque de gasolina não incendeia imediatamente e bateria também não é uma bomba relógio igual um reservatório de pressão (seja o que for que esteja armazenado), um cilindro de compressor quando arrebenta é um estrago imediato e mata quem está perto na hora, verdadeira bomba relógio…
Mano relaxa. Esse Cesar é só mais um hater com um microfone nas mãos. Na análise dele, tudo que vc disse é ignorado. Além disso, o cara quer comparar mais de 100 anos de carro a combustão com 10 anos de elétrico. Ele prega que nenhum dos problemas atuais será superado. É só mais um hater negando a realidade.
porque o malefício de produzir a bateria e a durabilidade baixa, além do custo, não faz valer a pena. Fora isso, na Europa a energia elétrica vem do carvão, então o papo de meio ambiente simplesmente é mentira. Carro elétrico é legal pela potência.
QUEM DISSE QUE CARRO HÍBRIDO NÃO POLUI? SE TEM MOTOR A COMBUSTÃO È CLARO QUE VAI POLUIR, PODE SER QUE POLUA MENOS, MAIS VAI POLUIR NO MOMENTO QUE ELE PRECISAR SER ACIONADO
Legal a discussao, mas ficam outros questionamentos: - as motos (cada uma polui mais que 1 carro) - diesel hibrido na Europa vende muito ainda - nao existem arvores nos centors europeus. Sim, vc respira qq particula q se solta no ar. As arvores fazem td diferenca. - baterias serem feitas...baterias nos carros....despejos de baterias: mais poluente que qq carro a diesel! - carros totalmentes eletricos nao fazem sentido na Europa( engenheiros europeus falam sobre isso) - plantar arvore na Europa - A realidade brasileira eh completamente diferente da Europa. -hidrogenio , pq a demora? ( mercedes comecou os testes c uma van e terminou, ateh onde sei..., num classe A(akela 1 versao) de tao eficiente q ficava... Bem...por aih vao os questionamentos... Abs a todos!! Obs:(Tem q ter outro podcast c ele!! )
Acho uma viagem alguém se intitular "especialista em veículos elétricos"! É tudo um começo de um novo ciclo na indústria, teria de ter um bom tempo de mercado para ter um embasamento para poder afirmar alguma coisa.
Como vcs são atrasados no Brasil e querem atrasar o mundo. Carro elétrico funciona desde 2012 nos EUA e tem estação de carregamento em cada esquina que vc for e funciona super bem. O que ele falou, de carro elétrico explodindo é uma mentira! Quer falar que o Hidrogênio é melhor pro Brasil, por varios aspectos locais? Blz! Mas, não precisa mentir e desmerecer outros produtos.
Motores elétricos: conheça falhas mais comuns Desalinhamento. Overload/Sobrecarga. Pé suave. Desgastes do rolamento. Desbalanceamento de eixo. Folga do eixo. Transientes de tensão. Distorção de harmônicas. Corrente Sigma Fases desbalanceada
Os cara comparando carro com celular, lampada elétrica? Carro no brasil sempre foi investimento, como comprar carro elétrico se não tem preço de revenda, quanto dura um banco de bateria de lítio? Qual o valor pra trocar? Quantos horas dura um motor elétrico sem precisar enrolar a bobina de cobre de novo? Quanto isso custa? Qual a percentagem desse custo em redação ao preço do carro
Eu tenho uma raiva de quem fica interrompendo o convidado...
O bola não cala a boca
Também
Eu também, lembra o Faustão.
Querem mostrar conhecimento, mas no fundo são uns incompetentes.
O cara perde até o foco da que está falando. Dois mal educados
O entrevistado é espetacular. Mas foi interrompido várias vezes sem necessidade alguma, quebrando o raciocínio dele
Esplêndido!
Eletyco,prefiro,gás!
Deixa o cara falar!!!! Parem de interrompe-lo
Nos EUA a maioria dos caminhões nessa época fica ligado 48 horas direto sem desligar,os caras rodam 700 milhas por dia,param nos postos pra abastecer e dormir e não desligam(pra manter os aquecedores ou ar condicionado ligado),assistam qualquer canal de BR que trampa de caminhoneiro nos EUA e é muito louco ver isso,centenas de caminhões estacionados e ligados na alta nas madrugadas 😮
vi isso pelo canal Paulo Landim,eles tambem nao desligam pq o combustivel nao é/nao tao caro para eles
Mas ai é que no bananil que precisam salvar o mundo com agenda verde, enquanto EUA e China torram petróleo e carvão a rodo.
@@rodrigoeduardo9199 Agora é, restou o habito
Absurdo esta de não desligar o motor.
Motor Diesel tem que ser desligado quando possível para não poluir e não gastar diesel a toa. Também para não forçar para cima o preço do combustível.
Melhorar o transporte seria opção as Ferrovias, diminuindo o deslocamento de caminhões.
Pois é, no governo anterior tinha um projeto neste sentido, foi feito algumas melhorias na malha ferroviária, mas foi um pequeno passo, agora, esquece, o amor venceu.🤪
Você falou tudo. @@donoliver480
Ferroviário E fluvial.
Esse é o modal mais barato e não se olha pra isso.
Caminhões geram ipva, manutenção periódica e consomem Diesel e o governo ganha c isso tbm
Ferrovia e usar a ferrovia de autorama, colocar motor elétrico nos trems, ..
Se for pra fica interrompendo o convidado... não precisa de convidado.
kkk
Os entrevistados são muito bons, o problema e que os entrevistadores, querendo mostrar-se interrompem a cada momento
Falei com intenção de ajudar o programa
Verdade, isso estressa..
O hidrogênio é sim uma ótima saída, e o projeto da USP de regenerar etanol para obter hidrogênio é fantástico demais!! MAS..... aos 4:28, gasolina pega fogo, mas não explode (a não ser nos filmes de hollywood)... o que explode é gás (ou gasolina vaporizada), e neste quesito, o hidrogênio é muito, muito, muito, muitíssimo mais instável e volátil que a gasolina. Aos 6:18 algumas pessoas chamam hibridos de elétricos porque, em parte, há mais de um tipo de hibrido (o mais comum é o "em paralelo", onde o motor elétrico atua em conjunto com o de combustão para mover o veículo. Há, também, o híbrido em série, onde toda a tração do veículo vem de um motor elétrico, e o motor a combustão é apenas um gerador de energia, e há os "híbridos mistos", onde ambos os motores podem mover o carro, alternadamente ou simultaneamente.) muito provável que nos híbridos em série as pessoas chamem de veículo elétrico porque o veículo é movido exclusivamente por modores elétricos... se não me falha a memória, até algumas resoluções CONTRAN assim o classificam, pois essa classificação é em relação ao conjunto propulsor, e não ao arranjo para obter energia.
Embora existam alguns motores a combustão em testes com hidrogênio, em sua quase totalidade, veículos a hidrogênio são veículos elétricos. Eles só não tem aquela bateria enorme de lítio. Em vez disso, eles tem o tanque pressurizado de hidrogênio e uma célula de combustível, que converte o hidrogênio + oxigênio do ar em eletricidade, gerando apenas água como resíduo. E essa eletricidade move um motor elétrico.
O problema com as células de combustível é que elas não são muito eficientes e elas exigem metais raros e caros para serem fabricadas. Então, você gasta uma quantidade X de energia para obter esse hidrogênio e apenas uma parte dessa energia acaba sendo efetivamente convertida em eletricidade pela célula de combustível.
Exatamente
A estrela é o convidado, não os entrevistadores.
Os caras querem estar na evidência acima do entrevistado, dão pitacos o tempo todo,interrompem a descrição do entrevistado.
Quando finalmente vai falar o problema, acaba o video.
5 anos atrás ele estaria certo, mas as coisas mudaram, bateria de Sódio começaram a ser produzidas a menos de 3 dias atrás. Nosso sistema de geração de energia é muito diferente da Europa.
Invetam qualquer besteira... ja se fala em bateria de sal kkkk
@@PauloMaciel-x4o Inventam como se fosse a reinvenção da roda. Mas já li que as baterias de sódio também tem vários inconvenientes.
Mas a atual geração já está no limite …
Não está sobrando para carro elétrico !
Não existem mais novos grandes aproveitamentos hidrelétricos .
Painéis solares e energia eólica exigem grandes investimentos .
Não é só a Alemanha que terá problemas na rede eletrica, e sim o mundo inteiro. O motivo é extremamente simples: Não existe armazenamento distribuído de energia elétrica em larga escala. É só refletir por um momento: Os postos de gasolina dariam certo recebendo a gasolina encanada sem tanques de armazenamento?
sua postagem tem oito meses e não há nenhuma bateria de sódio sendo comercializada para carros elétricos ou híbridos. Por hora apenas baterias de lítio. Veremos os próximos meses.
Só lembrando outros países tem natureza cruel, e nós temos políticos pior que a natureza cruel.
E uma população ainda muito pior , analfabeta e quando muito na média , analfabeta funcional , sendo a única responsável pela eleição destas bestas …
Do jeito que essas guerras estão se expandindo pra todo canto , eu acho que o negócio é preparar pra andar a pé…
Bem vindo a terceira guerra mundial!
😂
Faltou dizer que o custo de um carro com célula de hidrogênio seria muito mais caro do que um carro elétrico movido a bateria
Os bilionários do petróleo tentando migrar e dominar o hidrogênio.
@@fabioluisplacido9089 ninguém vai querer pagar a mais só por ser "ecologicamente correto"
Fora que tu fica refém das petrolíferas do mesmo jeito, com o elétrico da pra gerar a própria energia com painéis solares e ter uma independência energética.
@@randomic_bearPreocupa não que o governo impõe que a gente pague mais caro para seja ecologicamente viável , assim como estão fazendo comas geladeiras.
Não adianta nada ter um carro a hidrogênio e depender do etanol que é caro, pro consumidor final só importa o valor do combustível, essa é a verdade.
Ele usou exemplos da Europa que tem matriz energética nuclear e de carvão e depende totalmente da Rússia como foi dito. O Brasil é bem resolvido nessa questão,tem mais de 80% de energia limpa.
As tecnologias vão conviver em união, pra centros urbanos o elétrico é a melhor opção, tira o CO2 das grandes cidades, melhora o ar pras pessoas respirarem e tira totalmente a poluição sonora. Pra rodovias tem o híbrido ou hidrogênio. Cada vez mais as tecnologias vão evoluindo e poluindo menos nas extrações dos componentes necessários pras baterias por exemplo que daqui a pouco vão ficar com autonomia bem maior e com carregamento mais eficiente.
A Honda tinha uma tecnologia hibrida que pra mim era a melhor solução pra reduzir emissões a curto prazo, era um pequeno motor elétrico de 9kW que era montado no volante do motor a combustão, esse motor servia como gerador pra carregar a bateria enquanto o carro estava parado no transito ou era usado como freio motor pra reduzir a velocidade do carro ao "tocar" no freio, a bateria era pequena e quando carregada rendia ate 15km no "anda para da cidade", com isso se eliminava parte do problema do desperdício de um carro parado no transito com uma solução de custo muito menor que um elétrico puro ou um híbrido plug in.
Maclaren usou um motor elétrico de fluxo axial pra isso, só que adicionando 80 cv a mais toda vez que vc pisava enquanto o turbo enchia.
Amigo essa tecnologia é a mais comum nos carros híbridos. "full hyrid ou apenas hybrid"... Todos funcionam assim, com uma bateria para autonomia de 8 a 15km que se regenera sozinha, através dos freios e da energia desperdicada pelo proprio carro....... Essa tecnologia é usada em larga escala desde 1997 com o primeiro toyota prius.
A tração primária elétrica já está pronta há mais de 150 anos, o grande problema é o fato de que baterias não armazenam eletricidade, e sim energia química. Todos os problemas do carro eletrico a bateria tem suas raízes aí.
Nesse aspecto, o hidrogênio é uma excelente ideia , até nos darmos conta de que o hidrogênio é extremamente difícil de armazenar/transportar, e todas as soluções que existem para resolver esse problema mordem uma parcela considerável da eficiência total do sistema.
Não é só a Alemanha que terá problemas na rede eletrica, e sim o mundo inteiro. O motivo é extremamente simples: Não existe armazenamento distribuído de energia elétrica em larga escala, é só refletir por um momento, os postos de gasolina dariam certo recebendo a gasolina encanada sem tanques de armazenamento?
O problema dos carros híbridos é que atingimos o ponto de "retornos minguantes" no projeto dos motores a combustão, o que os deixa muito caros e complexos para atender emissões e ao mesmo tempo entregarem boa dirigibilidade. Um carro híbrido precisa ter tudo isso mais um sistema elétrico completo.
O carro híbrido também polui, quando se usa o motor a combustão!!! Tem também a questão da manutenção, a qual não deve ser barata já que são dois motores. Questões a se pensar antes de adquirir um híbrido.
Carro a hidrogênio, um posto custaria 1 bilhão, ele esqueceu desse pequeno detalhe.
Fora que, hidrogênio verde? Sério mesmo que ele quer que usemos as áreas agricultáveis para produzir combustível? Ele tem ideia de quando se gasta com água e insumos agrícolas para produzir cana, milho e o raio que o parta? É só fazer as contas, o que esse cara acha que vai acontecer com os alimentos? Vão ficar cada vez mais caros e muita gente vai passar fome.
Assistam a entrevista do Sergio Habib no canal a Roda....inclusive o Carioca precisa ....muito esclarecedor
O motor elétrico no trânsito anda para, o motor precisa de refrigeração, motor elétrico é feito para funcionamento contínuo, e tem na sua maioria refrigeração própria mas em muito baixa rotação não tem ventilação. No calor a bateria perde rendimento, some-se a necessidade do ar condicionado ligado. Se tivermos frio intenso pronto a bateria cai de rendimento e conforme o caso pode parar.
Está aumento caminhões a GNV
Não vi falar sobre o problema do carro elétrico.
Vi q o diesel é q o mais polui e q a solução deveria priorizar o caminhão e existe o problema do peso das baterias necessárias pra movimentar as toneladas do dia a dia e horas a fio de estrada.
E o carro elétrico, qual é o problema?
Esse sujeito não merece credito, ele deve receber para defender essa opinião.
Entrevistado 10, haja paciência com entrevistadores atrapalhando o tempo todo, precisam de treinamento😂
A questão é a poluição localizada também. Aliviaria muito a poluição do ar nos centros urbanos, sem falar na poluição sonora.
Por causa da minha bike eletrica eu aprendi e não compro carro eletrico. Comprei por 6 mil em 2019. Milagre andei pouco e a bateria durou até 2023. Hoje minha bike não vale 4 mil. E gastei 2 mil pra trocar a bateria. Se fosse vender sem trocar a bateria, teria que vender por 2 mil
compre um land rover com motor v8 e venda ele depois com lucro. confia.
2 mil uma bateria ? Como se a do carro custa 300
Eu tenho bike elétrica e carro elétrico, se tivesse rodado teria economizado . Mas comprou pra ficar parada então é prejuízo. Eu vou ao trabalho de bike elétrica e na academia . É uma economia brutal em combustível e bem ao meio ambiente e pra minha saúde, vc comprou um bem pra não poluir o meio ambiente, não aproveitou os benefícios do bem e teve que investir em nova bateria pra que? Pra continuar parada?
@@Miguelfilho_ImagensComprei uma Citycoco X7 já faz 7 meses e não quero outra coisa, o único ponto negativo é que a manutenção é cara pois tem peças vendendo aqui mas elas vem da China ai chega aqui com imposto, ai cobram caro ora trocar as peças, mas isso se resolveria com as fabricantes montarem fábricas aqui, mas ai teria que abaixar os impostos e sabemos que isso não vai acontecer. Moto elétrica é muito gostosa de dirigir!
Os caras não deixam o entrevistado falar. Ficam interrompendo toda hora
Não é entrevista. É conversa.
O problema do Brasil,é a roubalheira,com uma indústria defasada,nunca nunca esse país de fato,vai ser uma meia potência,triste mas a corrupção é terrível.😢😢😢😢😢
Amigo. O sistema financeiro internacional não permite que consigamos desenvolver. Olha o serviço que último presidente, "liberal", metido a honesto e patriota conseguiu com nosso desenvolvimento. Acabou de derrubar o que já era frágil.
O ser humano é corrupto,a diferença das ditas grandes nações é que roubam dos outros ( de nós), também...
esse é o mesmo especialista que falou que o Veloster (1.6 aspirado do HB20) tem ronco de esportivo?
Esse cara Deu uma aula realmente um profissional hiperqulificado está dê parabéns 👏
"Hiperqualificado", questão de opinião, particularmente achei muito limitada as colorações, é fácil pegar um problema é definir o todo, mas as coisas são mais complexas que um ponto. Ele diz que o problema é o diesel (concordo), mas não é o único roblema, até porque diesel é gasolina menos refinada, vem do mesmo lugar, ele não vê outras vantagens além da ecológica, mas o motor elétrico converte energia em trabalho com eficiência de 90%, enquanto osnmotores a combustão, mal chegam a 50%, a eletricidade é mais barata, então o bolso a.l9ngo praxo pode sair ganhando. O carro elétrico tem menos manutenção e dura mais, a realidade é que as novas baterias de sódio alteram muito .a conta da duração das baterias é reciclagem, mas o mais importante daqui a 15 anos você terá um carro precisando de novonpacote de baterias, mas ainda totalmente funcional, as novas baterias deveram ser mais baratas e mais eficientes então seu carro melhora com o tempo, totalmente diferente dos carros a combustão que só pioram com o tempo. Minha opinião!
esses especialistas nao falam do motor a gasolina nao passa de 500 mil km @@0102MOA
Pela primeira vez ouço uma coisa que faz sentido no youtube . Sobre ter prioridade os veiculos a diesel , concordo 100% , mas por ter motor potente , consome mais , entao é complicado .
Que assunto interessante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Difícil equacionar com a quantidade de energia necessária para produzir o hidrogênio com o que se consegue produzir efetivamente.
Além disso, o hidrogênio não é estático no tanque, ou seja, é armazenado com alta pressão, enquanto etanol e gasolina são considerados estáticos, sem cilindros de alta pressão.
Deixa o entrevistado falar...
Interrupção sem sentido...
Se começar pagar bem a globo, de verdade a opinião vai mudar profundamente!!! Auto Esporte é 100% patrocinado ..... kkkkkk
Exatamente a questão.
Brasil tinha que investir em ferrovias para transportar tudo, investir em transporte urbano elétrico e na melhoria das estradas. Moramos no país que mais tem mortes nas estradas.
Tenho um BYD elétrico e estou apaixonado! Excelente carro!
O melhor carro carbono zero, tenho um uno 2011 viajei essa semana media 15 no eitanois kkkk
🤣🤣🤣🤣🫣
Mas para plantar , colher e transportar a cana /etanol,depende do diesel ...
@@alexandrersst5633 realmente hj com certeza para te falar não acredito que exista carbono zero de forma alguma, sempre na ponta da produção tem alguma exploração ambiental.
...😂😂😂...isso MESMO...FIAT UNO FIRE...VIVHE...
Aqui na Suíça ja tem vários postos de Hidrogênio e ja vi até caminhões e se eu não estou enganado a Kia já teve um modelo a Hidrogênio e a BMW já tem um protótipo da série 5 rodando a mais de 20 anod
Galera só vai abraçar de vez quando o BR facilitar o acesso, manutenção da bateria e o meio de abastecimento do carro elétrico mesmo !
Incentivo do governo de 35% existe e muito tempo. Vai é ser reduzido em breve...
Pensa assim que nunca pegará um elétrico...cai pra dentro e seja feliz não se $$$$ pra pertro ladrona já vale pena
Então, ja que o entrevistador falou de acabar com mitos; iremos atacar os mitos:
1- Motor BLDC (Que é o caso) nao derrete em altas velocidas. Ele foi projetado para isso e nós egenheiros sabemos como projetar
2- Os meios alimentação de motores (Combustao ou elétricos) da a chance do ocupante de abandonar o carro na maioria das vezes.
3- Hidrogenio é sim perigoso como celula de combustivel pq ele literalmente explode, ele nao incendeia. Tanto é que os cilindros do mirai é envolto em uma linha de fibra de carbono para aumentar o tempo de fuga de quem está ocupando o carro.
4- Hibrido é um carro eletrificado, ninguem tem duvida sobre. Simples
A unica coisa que esse cara acertivamente falou é que existe a necessidade de desafogar as matrizes elétricas. O carro a Hidrogenio atual (Mirai) é movido a motores eletricos diga-se de passagem
Essa teoria funcionará na prática apenas em países com um governo sério e comprometido com o contribuinte. Ou seja...
Porque as barras de um motor de indução tem as barras inclinadas?
Maior problema do carro elétrico é que as montadoras responsáveis por eles ainda não os transformaram em paixão nacional. Quando isso acontecer esse discurso muda 😂
Quanto ao problema: Ele pega um ponto e define o todo, não é bem assim. Primeiro os caminhões sao mais poluentes, MAS o diesel nada.mais é que a gasolina menos processada, entao diminuir o consumo de gasolina ajuda no exedente para diminuir a dependencia de diesel. Os carros eletricos são mais eficientes, enquanto a gasolina converte 30-40% de energia em trabalho, os eletricos convertem 90%. Por ultimo a energia eletrica é mais barata, e a durabilidade dos componentes sai maiores, sso é indiscutivel, um carro elétrico bem cuidado, tera vida util superior, o motor é basicamente infinito, as baterias melhoram em velocidade absurda, as novas de sódio devem passar dos 15 anos e facilmente recicláveis. Então os carros elétricos seram realidade, não será de.uma hora para outra, mas seram realidade, resta saber se vamos estar na vanguarda, os os ultimos a nos adptarmos. Particularmwnte acredito que os citycar, carros pequenos para o dia a dia são os que trazem mais vantagem e deveriam receber incentivos, mas cada um sabe o que lhes serve melhor.
Queridos, montadoras NUNCA se ferram qualquer que seja a escolha.
Ahammmmm acho que você nunca foi a Detroit
Um tanque de combustível de 50 litros de etanol num veículo a COMBUSTÃO é equivalente a 270 kWh e na prática são apenas 23% que será usado para energia mecânica e o restante é energia térmica.
Bom, isso que dizer que se você gastou R$200,00 para completar o tanque, apenas os R$46,00 reais será usado efetivamente para movimentar o veículo e o restante dos R$154,00 será literalmente queimado para atmosfera.
Fica a dica!😉😉
A pior poluição é a dos aviões. Faz um avião elétrico. 😂
Tenho um Dolphin e energia fotovoltaica sobrando em casa. Vendi um kicks 2022 para Comprar o Dolphin. Resultado: Só alegria por aqui. 😊 Como uso para uso urbano e pequenas viagens o elétrico é tudo de bom. Conforto, tecnologia e economia sem igual.
E para grandes viagens, avião, aluga um carro, vai de onibus?
@@cezarmeleiro3707Por enquanto são poucos elétricos que rodam muito pra uma longa viagem mas logo logo a as baterias vão ser substituídas por geradores elétricos movidos a rotor magnético!
O melhor motor na minha opinião é o motor movido a álcool porque a planta durante o crescimento compensa com sobras o mal da queima,,
As baterias estão evoluindo e de forma acelerada. A produção de hidrogênio, por outro lado, é energeticamente problemático, além de ser requerer um sistema de armazenamento muito mais complicado do que o diesel.
Absurdo não colocarem o nome do entrevistado no título do video
Deixa o entrevistado falar, CACETE!!!!! FICA DIFÍCIL ASSISTIR ASSIM!!!!! Só Jesus na causa.
Esses entrevistadores é igual o Faustão, não deixa é não dá tempo para os entrevistados responder! kkkkk
Muito boa entrevista
Há anos a indústria automobilística sabe disso tudo que se comenta, até mais. E sabe também o momento, quando deve começar a mudar
Sou eletricista, técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica, estudante de licenciatura em Física e ex aluno de engenharia elétrica (tive de trancar motivos econômicos/financeiros), trabalho na área, no ramo desde 1993 de maneira informal e com registro em CTPS desde 1995. Trabalhei com elétrica, eletricidade residencial, rural, predial, comercial, industrial, automovéis, bobinamento e enrolamento de motores elétricos, máquinas de lavar roupas, ar condicionado e refrigeração, grupo motores geradores diesel elétrico de emergência, trabalhei com tornos, plainas, fresas, furadeiras de bancadas, ponte rolantes, talhas rolantes, etc. Não conheço muito bem sobre motores a combustão interna (Otto e Diesel), mas acredito que os motores elétricos não têm o torque necessário para transporte de cargas brutas (locomotivas, navios, lanchas, barcos) nesse caso acredito que os motores a diesel e agora existem os de gás natural, inclusive na Petrobrás e na Traspetro alguns geradores foram convertidos para gás natural, talvez ônibus, BRTs, Vans, caminhonetes, pick up´s, onde não exija tanto esforço físico o motor elétrico irá ficar no lugar dos a diesel, como já acontece nos VLTs, metrôs, trens para transporte de passageiros.
Eu discordo a BYD tem onibus 100% eletrico que para na subida e depois arranca facilmente, faz isso com um onibus a diesel...
@@marcelomart1056 por isso que eu escrevi. Talvez nos ônibus usem elétricos.
Me admira que estudou e trabalhou com tanta coisa elétrica, mas parece não conhecer uma locomotiva de carga.
A maioria delas são tracionadas à décadas por motores elétricos e a velocidade controlada por inversores de frequência eletrônico.
O motor a diesel delas toca um gerador elétrico.
@@duff987654321 depende algumas são com caixas de óleo hidráulico para os vagões outras usam diesel elétrico com motores em vagões e outras totalmente elétricas, depende do projeto. Aqui no Rio de Janeiro teve uma vez que um trem de carga (quase 120 vagões) não conseguiu subir uma serra tiveram de engatar mais duas locomotivas, já ouvi relatos de caminhões que quando foram subir serras "patinaram", excesso de peso e caíram em ribanceiras inclusive o motorista morreu.
@@duff987654321 metade do textão só apresentando o currículo....
Tem que levar em conta que a produção de hidrogênio demanda muita energia e ê preciso saber de onde virá.
Hoje em dia mais de 90% do hidrogênio produzido é com energia "suja"
No Brasil já tem um fabricante de carro elétrico, VOCES poderia chamar o dono(fabricante) para conversar com ele sobre isso .
TMJ ( feliz ano novo 2024🎉🎉)
Boa ideia mesmo, propaganda gratuita pro cara fazer do próprio produto, genial kkkkkkkk
E já não há propaganda que chegue a favor das fábricas estrangeiras??? Sorry @@esawaHSR
@fvsoldador
Fato...
mano eu entendo que e um bate-papo, mais o bola e o carioca interrompe muito os cara, o ceara menos, mais agora o bola, trava todo o papo, o bola como comunicador antigo, deveria saber como funciona, respiracao e entrevista bate-bato e lugar de fala, falei com intencao de ajudar o programa.
Mano, baita assunto interessante e os dois insistindo em interromper o convidado!!!!
Carro híbrido não te deixa na mão está é a verdade, hoje no Brasil carro cem por cento elétrico ainda é pouco viável, devido a falta de locais de recarga das baterias.
Custava colocar um link para a entrevista inteira?
Quantos motores a gasolina 1.00 precisa para puxar uma locomotiva com 80 vagões de 80 toneladas ???
O entrevistador é um saco.
Corta e NÃO DEIXA CONCLUIR.
😂😂😂😂
O maior problema do motor elétrico são os jornalistas especializados que trabalham para a indústria dos veículos a combustão!!!!!!!!
Carioca tem bom gosto volvo e a montadora número 1 no mundo em segurança. Tem qualidade
Noooooooosssssaaaaa, todo mundo tem volvo, a realidade é outra.
volvo é top, agora será mais ainda depois que os Chineses compraram
Existe mercado e espaço para todas as tecnologias, de forma a atender a todos os perfis e aplicações, uma não exclui a outra. O carro a combustão é melhor para algumas pessoas e o elétrico pode atender outros, assim como o futuro carro a hidrogênio, que ainda não é comercializado. O entrevistado repassou informações imprecisas, o motor elétrico não cai desempenho com o aumento da rotação, o que acontece é que em rodovia a regeneração é menor, mas isso é circunstancial e está em aperfeiçoamento. O motor elétrico é o motor padrão da indústria por ser muito eficiente e robusto, é o equipamento mais experimentado do mundo.
Detalhe importantíssimo é a concentração de poluentes nos grandes centros urbanos. É um problema de saúde pública. Carro elétrico é para cidades, hidrogênio seria a solução para o transporte de cargas. A célula de combustível que usa etanol e converte em eletiricidade seria perfeito para o Brasil. Quanto ao hidrogênio, o maior problema é o transporte. É um gás muito difícil de conter em um tanque. É necessário altissima pressão para uma quantidade relativamente pequena e vaza facilmente por atravessar sem dificuldade a maioria dos materiais.
Eu sempre disse que os sistemas elétricos não tem altualmente estrutura para suprir se todos os veículos fossem elétricos. Seria um caos.
Oferta e demanda
Oque veio primeiro ? O carro ou o posto de gasolina ?
@@ricardosilva5559 O carro e dai?
@@gplgomes primeiro veioo carro elétrico (oferta) depois a energia necessária pra carregar ele (demanda) entendeu cabeção?
@@ricardosilva5559 Não é tão fáciel assim, por exemplo países que já estão com problema de ter energia elétrica, ou outro exemplo se dobrar a frota de carros a combustão (demanda), não tem oferta suficiente de imediato para supri-los. Simples assim cabeção.
@@ricardosilva5559 Também o problema não é só geração, tem a transmissão e distribuição, o afeta as bitolas dos fios, postes, pontos de abastecimentos, etc. Realmente num médio tempo (anos) isto poderia ser contornado, mas os carros elétricos já estão ai, então o que fazer?
Boa defesa do hidrogênio, a Toyota fez um teste drive com o governador de SP em um carro com esta motorização, tem vídeos na Internet
Hidrogênio é caríssimo, tem baixa disponibilidade, e é absurdamente perigoso. Tem décadasque se fala em hidrogênio e não vai. Conversa velha. Se o GNV já dá uns acidentes abssurdos, imagina com hidrogênio, que é muito leve. Se você vai tirar hidrogênio do combustível, é mais barato e eficiente queimar o combustível.
Tarcísio é aquele que quer extrair hidrogênio de etanol pra empurrar dinheiro em usineiro né?
Já viu a borra de lixo que isso gera?
Sendo que é mais barato e eficiente extrair da água.
Parabéns!!! Primeira vez que vejo alguém falar sobre a pressão sobre o sistema de geração de energia elétrica. É algo óbvio!! Imaginem se a frota do mundo virasse elétrica?? Que loucura. Como gerar energia para essa demanda toda? É ilógico. Já se tem dificuldade de gerar energia para o consumo normal, imaginem com essa pressão extra. Solução viável e na mão híbrido flex. O álcool é um combustível resolvido, porém é um combustível permanentemente sabotado. Pelo lobby do petróleo, pelos usineiros gananciosos e ineficientes e pelos governos do país.
Antes de falar do risco do hidrogênio e da gasolina, esse sujeito deveria estudar uma coisa chamada triângulo do fogo.
O que realmente pega fogo é o gás e não o líquido gasolina, logo manter um tanque cheio de um gás altamente inflamável e em alta pressão é um risco exponencialmente maior do que um mero tanque de gasolina à pressão ambiente. Dê uma olhadinha na história do desastre do LZ 129 Hindenburg. Os EUA se negaram a vender hélio para os alemães e eles utilizaram hidrogênio.
E só para complementar, motores elétricos tem rendimento acima de 90% enquanto carros a combustão tem rendimento entorno de 40%.
O dia que criarem a bateria com alta capacidade de carga com um pequeno volume, os carros à combustão serão extintos.
Parece que esquecem a história, abandonamos o hidrogenio há um século devido ao alto risco desse combustivel.
Devido ao alto custo do conversor alcool -> hidrogenio -> eletrons - > bateria que utiliza platina e o hidrogenio não é armazenado, elimina-se esse risco, mas só será viável para implementação na frota de carga, onde se exigiria mais baterias e tbém maior peso. Isso já destroí o argumento inicial do video.
Se conseguirem utilizar um conversor mais barato, como já há pesquisas, talves a solução seja viável para veiculos de passeio po´rem sob o ponto de vista ambiental utilizar extensas áreas de cana para produzir combustivel ainda é menos vantajoso pois o conversor libera CO2 como na combustão
Hidrogênio não foi abandonado, é um combustível de alta liberação energética com rendimento muito superior a tudo que existe atualmente no mercado.
O problema desse combustível e o que torna inviável sua difusão são os elevados custos de produção e a falta de tecnologia de materiais para armazenar. @@gteix74
@@GERAMOSParticipacoes Está equivocado, o hidrogênio líquido é aplicado no uso espacial, como no foguete new shepard da blue origin ou o neutrom da rocket lab.
Para uso civil como em carros elétricos é usado hidrogênio gasoso, que é armazenado em cilindros de gás a 700 bar de pressão.
@@GERAMOSParticipacoes Juro que não entendi ????? Alguém por acaso vai criar um tanque onde o hidrogênio seja armazenado à -270 graus ???
@@GERAMOSParticipacoes Acho melhor você voltar lá em cima e ler novamente...
O problema era ser hidrogênio à alta pressão e o fato dele ser uma gás. Propor um tanque que armazene hidrogênio à -270 graus é algo infantil, para um mero veículo urbano. Para tornar um gás em líquido, liquefação, deve-se submetê-lo à uma enorme pressão e baixa temperatura, e para isso emprega-se muita energia. Enquanto um veículo espacial aguarda o lançamento ele se mantêm conectado à plataforma que lhe promove toda a "energia " necessária para manter as condições ideais. E isso tudo só é viável pois um voo orbital é algo extremante caro que compensa a energia gasta. Então a sua comparação é algo totalmente sem sentido, já que não vai fazer um cabo longo para manter seu carro ok, vai ?
O hidrogênio é gerado por eletrólise da água, logo, também consome bastante energia elétrica. E até mais porque existem perdas em conversões. Na verdade, a tecnologia ainda é muito recente para essa transição
Pior é que não existe argumento para os fan boys que já abraçaram esses brinquedinhos elétricos
Não havia também quando surgiu os primeiros celulares.
Pior que tem vários argumentos em favor.
@@ezkampf Diz que carro elétrico é pra boizinho rico enquanto ele deve dirigir uma Ford Ranger a Diesel que gasta uns R$2000 por mês só de seguro kkk.
Qm gosta de carro elétrico não gosta de carro. Simples assim. São os tiozinhos metidos a modernos que usam carro pra ir pro trabalho de segunda a sexta.
@@arthurfranca2179 Eu gosto de carro e tenho um elétrico.
Hidrogênio Verde: considerando as perdas no processo de produção e consumo, qual o rendimento energético final?
Essa é uma boa pergunta. Ninguém olha a conta da cadeia toda. O hidrogênio verde tem que consumir para ser produzido e tem que ser transportado até o ponto de consumo (posto de "gasolina") por caminhões a diesel. O transporte de energia elétrica é mais eficiente. Ainda tem chão para saber qual é a matriz de energia dos carros para o futuro.
Acho o carro elétrico bacana, porém isso vai causar problemas futuros em nosso sistema de fornecimento de energia elétrica senão for feito um planejamento estratégico para recarga destes veículos.
Nao vai não com 40m2 de painew solar voce tem 8000W de placa solar no teto de sua casa dá mais ou menos 35KW dia isso no mes de menor intensidade solar aqui em São Paulo, fora gerador heolico etc...
@StrigoV_empiresim, mas o problema não é a recarga e sim os transformadores na rua que precisam esfriar.
Amigo , você falou sobre os caminhões , esqueceu, de mensionar as toneladas de c02 q uma turbina de avião joga na atmosfera por kilometro rodado
Deixem o entrevistado falar! Ficam interrompendo ele a toda hora!
E descarte das.baterias,nao se toca,nem se fala,fora que as baterias sao quase o preco do carro,e ficou faltando os custos de.manutencao que o entrevistado nao falou,e a reportagem foi cortadada
etanol biomassa zero é o ideal para o meio ambiente para carros populares
Olha, hoje sistema solar residencial na sua grande maioria e projetado com baterias de Lítio, e duram muito bem se forem bem dimensionadas e carreagadas corretamente, acredito que os cartos elétricos são o futuro, assim como houve resistência com o sistema de geração solar tambem vai haver resistência com os carros eletricos, mas hoje os siatemas de geraçao solar são um grande sucesso e acredito que isso tambem vai acontecer com os carros elétricos.
Concordo plenamente, chegou a hora da mudança , questão de tempo!!
Esse cara aí é pra mim o último a ser seguido no que diz respeito a qualquer coisa 😂😂😂😂
Ele é que disse que o Veloster era carro esportivo 😂😂😂
O visual é, o desempenho não
O real problema é que energia elétrica hoje em dia qualquer um consegue produzir, até em casa, e isso iria destruir os monopólios de combustível
O futuro dos carros é geradores movidos a rotor magnético alimentando motores elétricos que fazem o carro andar. Se um deles quebrar a manutenção é a mesma, o quê difere um gerador elétrico de um motor elétrico é o rotor, no gerador elétrico tem imãs no rotor e quando esse rotor gira o campo magnético passando pelo estator do gerador criasse então energia, já o motor elétrico não pode ter imas no rotor se não ele não gira!
Bicho, é inevitável o avanço do elétrico, não existe a conversa de bateria isso e aquilo, vai se tornar mais e mais eficiente, mais e mais reciclável, é inevitável, sempre é a mesma conversa de quando se tem algo no mercado e aparece algum produto inovador e ficam insistindo em criticar, e a respeito do ponto da pergunta que o cara fez da pressão do hidrogênio é algo a se pensar realmente, tanque de gasolina não incendeia imediatamente e bateria também não é uma bomba relógio igual um reservatório de pressão (seja o que for que esteja armazenado), um cilindro de compressor quando arrebenta é um estrago imediato e mata quem está perto na hora, verdadeira bomba relógio…
A Byd já está desenvolvendo bateria de sal, mas acho muito cedo para adquirir um veículo 100% elétrico.
Mano relaxa. Esse Cesar é só mais um hater com um microfone nas mãos. Na análise dele, tudo que vc disse é ignorado. Além disso, o cara quer comparar mais de 100 anos de carro a combustão com 10 anos de elétrico. Ele prega que nenhum dos problemas atuais será superado. É só mais um hater negando a realidade.
Rede ferramentas substituiria absurdamente o numero de caminhões
Não sei por quê de dois meses pra cá surgiram um monte de vídeos dizendo que o carro elétrico é problema!
porque o malefício de produzir a bateria e a durabilidade baixa, além do custo, não faz valer a pena. Fora isso, na Europa a energia elétrica vem do carvão, então o papo de meio ambiente simplesmente é mentira. Carro elétrico é legal pela potência.
QUEM DISSE QUE CARRO HÍBRIDO NÃO POLUI? SE TEM MOTOR A COMBUSTÃO È CLARO QUE VAI POLUIR, PODE SER QUE POLUA MENOS, MAIS VAI POLUIR NO MOMENTO QUE ELE PRECISAR SER ACIONADO
os carros convencionais vão ser tão populares quanto as maquinas de datilografia, daqui a uns 4 ou 5 anos...
5 anos atrás era igualzinho
Podes esquecer o hidrogênio não vai pegar nos veículos, pode pegar na indústria sim mas veículos esquece.
É uma pena não aproveitarem o entrevistado. Todo momento o interrompem.
É uma conversa e pessoas estão com dúvidas. Isso não é uma palestra onde somente um fala. Achei super normal o bate papo
@@vitorvicente7284Não faz sentido comparar a uma palestra. O entrevistado deveria ser o foco e ter mais tempo de fala. César é uma referência.
@@GaloGaloso eu consegui ouvir e entender 100%. Me pareceu uma conversa normal.
@@vitorvicente7284 É que você não concorda com a crítica sobre as interpelações. Por isso você avalia como "normal".
@@GaloGaloso ok
Legal a discussao, mas ficam outros questionamentos:
- as motos (cada uma polui mais que 1 carro)
- diesel hibrido na Europa vende muito ainda
- nao existem arvores nos centors europeus. Sim, vc respira qq particula q se solta no ar. As arvores fazem td diferenca.
- baterias serem feitas...baterias nos carros....despejos de baterias: mais poluente que qq carro a diesel!
- carros totalmentes eletricos nao fazem sentido na Europa( engenheiros europeus falam sobre isso)
- plantar arvore na Europa
- A realidade brasileira eh completamente diferente da Europa.
-hidrogenio , pq a demora? ( mercedes comecou os testes c uma van e terminou, ateh onde sei..., num classe A(akela 1 versao) de tao eficiente q ficava...
Bem...por aih vao os questionamentos...
Abs a todos!!
Obs:(Tem q ter outro podcast c ele!! )
As baterias são recicladas!
Acho uma viagem alguém se intitular "especialista em veículos elétricos"! É tudo um começo de um novo ciclo na indústria, teria de ter um bom tempo de mercado para ter um embasamento para poder afirmar alguma coisa.
Esse não é aquele mesmo cara que dizia do Lentoster "ronquinho esportivo ele tem"?
Como vcs são atrasados no Brasil e querem atrasar o mundo.
Carro elétrico funciona desde 2012 nos EUA e tem estação de carregamento em cada esquina que vc for e funciona super bem.
O que ele falou, de carro elétrico explodindo é uma mentira!
Quer falar que o Hidrogênio é melhor pro Brasil, por varios aspectos locais? Blz! Mas, não precisa mentir e desmerecer outros produtos.
Mas, para alguém que utiliza o carro de forma urbana e produz energia na sua residência por usina solar, é uma economia impactante.
Motores elétricos: conheça falhas mais comuns
Desalinhamento.
Overload/Sobrecarga.
Pé suave.
Desgastes do rolamento.
Desbalanceamento de eixo.
Folga do eixo.
Transientes de tensão.
Distorção de harmônicas.
Corrente Sigma
Fases desbalanceada
Agora me fala todas as falhs que um motor a combustão pode ter kk
As falhas mecânicas o carro a combustão tem todas ai e muito mais..
@@SharkStrikeAC vê o quanto custa pra arrumar problemas de motor a combustão e depois vê quanto custa pra arrumar elétrico. Kkkk
Nem se compara com a lista gigante do carro a combustão 😂
De onde vc tirou essa lista?
Teria algum link?
Os cara comparando carro com celular, lampada elétrica? Carro no brasil sempre foi investimento, como comprar carro elétrico se não tem preço de revenda, quanto dura um banco de bateria de lítio? Qual o valor pra trocar? Quantos horas dura um motor elétrico sem precisar enrolar a bobina de cobre de novo? Quanto isso custa? Qual a percentagem desse custo em redação ao preço do carro
Especialista ???? kkkkkk Essa é boa !!!!
*Ah tá…o especialista é vc né?*
Kkk
Nada, especialista mesmo é o Alexandre Souza do UA-cam. Fala aí pra nois mestre, quais são suas especialidades
Pela comparação dizendo a gasolina ser mais perigosa que o hidrogênio já matou a charada, só fazendo propaganda da sua idea
Sucesso tem vc!!! Em tempo, vc apresenta em qual canal de TV?