Isso me lembra essas notícias que tão saindo agora de resgate de senhoras escravizadas que trabalham em """casas de família""" há tipo cinquenta anos e quando a família é interrogada eles dizem que ela é um membro da família. Repugnante...
@@carolinarosadesouza925, vou mais além. Há um pessoal que adora falar de trabalho escravo na Índia e China, mas se olhar pro interior do Brasil é cheio disso e quando pegam a pessoa que escraviza não dá em nada e ainda falam que é "trabalho análogo a escravidão" meio que pra suavizar, como um eufemismo.
O que mais me revolta é que é a mesma mulher que paga R$ 30.000,00 (trinta mil) em uma bolsa de marca, mas acha um absurdo pagar uma creche para a empregada que ela se beneficia do trabalho. Depois essa mesma galera é que reclama da falta de instrução e qualificação da mão de obra no Brasil, sendo que eles fariam de tudo que pudessem pra prejudicar a educação e desenvolvimento dos filhos dos empregados deles.
Há uns anos, eu pagava uma moça pra faxinar aqui em casa. A gnt praticamente só se falava por telefone. Ela tinha a chave e eu deixava o pagamento separado. Ela fazia o serviço dela e ia embora antes q eu chegasse. Um dia eu cheguei e ela estava na sala me esperando, nervosa, pra me dizer que um prato DURALEX DE 5 REAIS tinha quebrado no armário. Quebrou sozinho, a pilha de pratos era grande, pesou demais e o último quebrou. E na hora achei uma besteira ela estar nervosa por isso. Mas aí caiu a ficha q ela certamente foi maltratada em outras casas por coisas assim. Em tempo, ela parou de pegar faxina pq abriu uma lanchonete junto com o filho ❤️
Aqui em casa a moça que faz limpeza 2x por mês se recusa a sentar conosco na mesa para almoçar, mesmo com a gente insistindo. Eu também fico imaginando o que ela já passou por aí… 😢
@@SchettinoRafael é que esse tipo de gente que contrata e considera "da família", separa não só a mesa, mas a comida e até os utensílios. Já pensou utilizar o mesmo garfo e pegar uma doença "de pobre". É perigoso! (Contém ironia!)
Nos EUA, ricos teem house manager, Que é um empregado, bem remunerado, que tem a responsabilidade de todo o funcionamento da casa. Esse manager contrata e despede os funcionários da casa, e também é responsável pelo orçamento da casa. Ou seja, o patrão não trata com os empregados e prestadores de serviço.
Aí como é humana meu Deus do céu, viva o cumun1smo. Comun1stas que pregam 0dio a qualquer um que não concord3 com eles, a essenc1a c0muna é a m0rte, v1olencia e f0me. Holodom0r mandou abraç0s Quando part1cipar da rev0lução armad4 vai mat4r quant0s pra imp0r aos outr0s forçadament3 suas ide1as?
Essas pessoas ricas pagam caro por coisas, por objetos, carros, mansões... Mas acham que o trabalho tem pouco valor. Isso é reflexo da escravidão que o trabalho era de graça.
sim!!! eu gosto sempre de lembrar meus colegas de trabalho quando a gente tá conversando entre nós sobre o pagamento e tal que o nosso patrão só paga o nosso salário porque ele é obrigado, e todos eles concordam. é o que o ian diz as vezes no canal dele: pra tu entender sobre socialismo e comunismo basta tu ter trabalho um dia na vida.
Para cara, isso é uma hipocrisia enorme. Todos nós fazemos isso. Qual o pobre que não pede desconto? Qual pobre que tá sempre procurando ótimos serviços por preços cada vez mais baratos?
Minha mãe foi empregada doméstica desde a adolescência até poucos anos atrás quando adoeceu. E ela já levou sermão de morador do prédio onde trabalhava, por usar o elevador social. Isso pra dizer o mínimo do que já aconteceu. A trajetória dela é cheia de histórias completamente horríveis, de pessoas tratando ela feito lixo. Tenho horror de rico/ classe média desde de criança
a família do meu pai é rica, são proprietários de gado e plantação de cacau no Pará. Porém, meu pai na adolescência teve uma breve ''iluminação'' e entrou para a ordem dos franciscanos, fez voto de pobreza e etc... estava tudo bem até aparecer a ''demônia'' da minha mãe na frente dele, aí foi tiro, porrada e bomba. Ele largou o mosteiro e foi morar num kit net com a minha mãe em Florianópolis. Meus avós ficaram contentes, pois o Deus deles é o dinheiro, achavam que ele iria voltar para os negócios da família, oq não aconteceu, ele foi pra universidade e até hoje leva uma vida de classe média. Deixaram só uma mixaria de herança p ele. Quando eu era criança ia passar férias na mansão deles em SP e na fazenda, eu odiava, passava o dia brincando com os filhos dos funcionários e na adolescência ficava tomando pinga com eles e paquerando as minas. Cresci com aversão a gente rica e autoridade de classe. Minha avó na época colocava 50 reais no bolso da minha bermuda quando eu saia p brincar, várias vezes eu com 11 anos pegava esse dinheiro e dava pra mãe ou pai de um amigo que eu via que só usava roupas velhas e não tinha tênis e etc, quando matavam algum boi pra fazer festa, eu roubava a carne, enchia uma mochila de bife e levava pra molecada dar para os pais.... se eu não gostasse tanto de mulher e outras coisitas mais, teria entrado para ordem franciscana tbm.
A minha mãe foi empregada domestica quase a vida inteira desde os 9 anos de idade. Várias situações horríveis que ela e eu passamos com "patroes". Uma dessas ela trabalhou 20 anos na mesma casa e quando foi se aposentar descobriu que faltavam 10 anos pois não tinham assinado neste local por metade do tempo que ela esteve lá. Um dia tudo mudou quando chamei ela pra assistir Que horas ela volta com a Regina Casé. Nunca mais aceitou certos abusos. Na pandemia chegou a morar 3 meses na casa de uma família sem sair de lá, quase perdi minha mãe pra depressão e um infarto. Foi difícil para ela aceitar que não podia mais trabalhar nessas condições. Hoje ela participa de um grupo de idosas e se diverte bastante, fez uma baita economia e pode viajar as vezes. Sempre me fez estudar para que não passasse por isso! Fico Feliz por ela estar estar viva e livre.
Valquíria, ainda bem que sua mãe está livre deste trabalho escravo. A minha mãe tbm teve a história dela parecida com a da sua, e ela sempre nos incentivou à estudar para não sermos submetidas à este tipo de trabalho.
Gente, a pessoa não é culpada por pensar assim, muitas são analfabetas,muitas vezes a pessoa ouviu isso a vida toda, ela vai achar que é assim, fazem lavagem cerebral
O mais triste é que já escutei trabalhador dizendo que a gente depende dos ricos e temos que ser gratos porque eles nos dão emprego. Muuuuita gente pensa assim.
Isso é igual quem é fã de bilionário e que acha que ter muitos ricos é coisa boa, não percebe que concentração de renda é um problema pois afinal de contas a riqueza não é ilimitada. Essa pessoa é bilionária a custa de exploração isso sim.
Cresci em casa de família com a minha mãe,ela foi cozinheira da casa por 20 anos,os patrões pagaram escola particular e curso de inglês pra mim,quando minha mãe se aposentou deram uma casa pra ela.Foram pessoas muito boas que fizeram diferença nas nossas vidas! Quem dera que as pessoas que são privilegiadas ,tivessem um olhar mais humanizado com os menos favorecidos!
JURO, a primeira vez que eu vi esse vídeo foi numa aula de sociologia no ensino médio, o professor simplesmente chegou e colocou pra gente ver, sem introdução nenhuma, e durante os 3/4 primeiros minutos eu JURAVA que isso era uma esquete do porta dos fundos, eu não acreditava que era real de tão absurdo e caricato que é!
@@pedroaugustocalixtonascime2516 sim?? Mas poderia ser na de história, de filosofia, geografia, artes etc.. questões trabalhistas permeiam todas as áreas.
O ruim do Brasil é que maioria das pessoas veem pessoas como essa mulher do vídeo e pensam "quero ganhar muito dinheiro pra um dia ser que nem ela" ao invés de pensar "esse sistema elitista precisa acabar", e isso não é culpa da população, precisamos investir em educação para construir esse pensamento crítico de não abaixar a cabeça para as elites
não é no Brasil. Complexo de vira lata ai camarada. Isso é no mundo inteiro, pois é do sistema capitalista. O sistema dá esses modelos e vende como modelos de sucesso, todo mundo quer ser rico. Alem disso, o sistema dita as normas comportamentais do que é ser rico. Dita o que rico usa, fala... Nao a toa que diversos pensadores desde 1940 ja propunham o problema do trabalhador sonhar em ser o capitalista, ou oprimido querer se tornar o opressor.
Tava trabalhando em uma empresa como recepcionista, ai eu tinha que fazer trabalho de secretária executiva também, com 4 diretores. A minha chefe falava coisas do tipo "pegue sempre as xícaras sem nenhum arranhão porque os lábios deles são sensíveis" "Sirva uma água lá pq ele esquece de beber" "Você tem que tá sempre levando um café ou um chá porque eles gostam de serem mimados". Além disso, ela usava a desculpa de me achar inteligente para me dar serviços de auxiliar financeiro e eu tinha que fazer limpezas também, sempre que faltava a moça que realizava a limpeza. Como eu fiquei sobrecarregada, adoeci e tava indo trabalhar doente, com febre e outros sintomas, mas nunca faltei. Daí ela ficava dizendo que eu tinha que ir ao médico, falou isso vários dias e eu marquei uma consulta. Aí quando eu falei pra ela que tinha marcado a consulta, ela falou que eu tinha que ter perguntado pra ela qual era o melhor dia para eu ir ao médico (sendo que eu não tinha a possibilidade de escolher o dia, mas tinha uma distancia de 20 DIAS ATÉ A CONSULTA) e me deu um esporro daqueles. Nisso, eu desmarquei minha consulta. Ela fazia piadas com a moça da limpeza, que ria desconfortavelmente, e teve a cara de pau de vim me falar que eu não me encaixava muito na equipe porque eu não ria com os outros. Parecia a 5ª série, quando um grupo de crianças se juntavam pra zoar uma única criança e ela ficou chateada pq eu não fiz igual. Enfim, fui demitida sem justa causa e ela ainda falou assim "se vc quiser eu falo com a moça do rh pra deixar o plano liberado por mais uma semana pra vc poder ir ao médico". Enfim, não tem nada haver com o trabalho doméstico, mas a forma dessa mulher pensar me fez lembrar dessa minha ex chefe
labios sensiveis na hora de tomar café na xicara, é mole? essas pragas vao no pooteiro, enfiam a boca em td quanto é lugar e tem labios sensiveis?? te lascar, desculpa a expressao mto revoltante, é assim mesmo nas empresas quando se trata em recepcionista ou auxiliar adm, e afins, e aí escolhem mulher p vaga p sobra ´p gente serviço de limpeza e outras funçoes, inclusive de babá e se vc reclama é rua, arrumam outra q tb adoece em pouco tempo, quando eu sai do meu 1 emprego eu treinei uma menina (inclusive avisei sobre td o meu chefe fazia, e o q era p ela fazer p evitar atritos) e ela nao aguentou 3 semanas lá, eu pq eu precisava aguentei quase 10 anos e já sai adoecida, perdi td minha juventude lá tb, nao podia ter ferias e nao tinha beneficio nenhuma, so salario. Arrumei um outro emprego q mesmo tendo mto trabalho eu posso ter uma vida.
minha mãe era diarista. trabalhou com um casal de idosos por 15 anos, achava que era da família, mas ela nao podia comer na mesa com eles. teve um dia que os dois almoçaram e ficaram na mesa papeando, e minha mãe na cozinha morrendo de fome tendo que esperar eles saírem pra limpar tudo e DEPOIS ir comer.
@@professorphillipe3552 eu conheço um caso similar. Mas acho que é muito mais aquela questão de internalização da escrotice ao ponto de se sentir meio fora do lugar se fossem sentar com os patrões. Desconfortável mesmo.
Minha mãe foi "doméstica" desde os 11 anos. Morreu de covid pelo atraso na vacinação com 63 anos , sem conseguir se aposentar. Os patrões roubaram o FGTS dela, e aí teve que pagar como autônoma para poder ter direito a aposentaria, mas isso nunca vai acontecer.
E o pior que pra quem é autônoma não tem acesso a carteira assinada, então não conta como trabalho formal , então pra quem é autônomo tem mas dificuldade pra ser aposentar ,pois as regras pra se aposentar tem que ter trabalho no mínimo uns anos com carteira assinada para assim pode receber o dinheiro da aposentadoria,mas pra quem é autônomo normalmente receber no mínimo um salário mínimo.Assim ficando impossível pra essa galera pra se aposentar ,pois mal dá pra se sustentar com salário mínimo.
Luiz, muito provavelmente se trata do período antes da pec 72 (das domésticas, acho q a Marina vai concordar que é um nome bem bosta), a pessoa trabalhava a vida inteira sem ter direito a contribuição. Após a PEC, muitos patrões mantinham a empregada tempo integral durante a semana inteira(ou seja, vínculo de trabalho), mas contratava irregular, como se fosse diarista para não pagar os valores devidos(falo no passado, mas acontece hoje tmb).
Sinto muito... Eu me simpatizo muito com famílias que não apoiam esse governo nefasto mas pagam com a vida por uma escolha que não fizeram. Fica com meu abraço. 😞💔
Eu trabalhava numa empresa que os empregados eram proibidos de tomar chimarrão, contudo os donos da empresa podiam e tomavam chimarrão na nossa frente. Um dia, o dono me ofereceu chimarrão e eu educadamente aceitei, quando eu fui tomar ele disse "tu é empregado, não pode" e riu. Eu olhei pra térmica e pensei, cara, será que gasto meu réu primário tacando aquelatérmica nele? Não gastei, só fiz um sorriso falso e finji que rí da piada, uma semana depois pedi demissão da empresa e não precisei cumprir aviso (Porque pela regra sindical se eu tenho outra proposta firme de trabalho posso sair imediatamente sem aviso). Quando perguntaram na entrevista de demissão o que me fez sair eu falei "Eu curto demais tomar um mate".
O pior de tudo é que é uma regra completamente sem fundamentos e absurda, como se eles fizessem isso tão simplesmente por gostar de "torturar" os trabalhadores.
@@lilit7_4 nem sei se isso não é crime, não sou nenhum jurista, mas proibir o funcionário de tomar congonha? isso é a coisa mais idiota e criminosa que eu já ouvi
Talvez essas pessoas sejam selecionadas para as entrevistas e documentários porque não chamaria tanta atenção pessoas com comportamento menos caricato.
Talvez porque os atores do Porta dos Fundos são burgueses também? Pesquisa aí quem são os pais do Porchat e do Duvivier e as faculdades particulares onde eles estudaram.
Esse negócio de não levantar nem pra pegar água é muito bizarro… Nunca vou esquecer que, uma vez quando fui visitar uns parentes que são bem ricos, as empregadas ficaram chocadas (isso mesmo, chocadas) quando eu entrei na cozinha pra pegar um copo de água. Elas ficaram me olhando como se aquela cena fosse algo surreal e daí falaram coisas tipo “deixa que eu pego pra você”, ou “não quer que eu te sirva?”. Agradeci e falei que não precisava, mas fiquei achando super estranha a reação delas… Pensei que eu tinha atrapalhado o trabalho delas ou algo do tipo. Mas depois reparei que esses meus parentes quase nunca iam a cozinha e, menos ainda, pegavam o próprio copo de água. Simplesmente absurdo.
Sou filho de nordestinos, pais semi-analfabetos, morador de favela, trabalhei desde a infância para ajudar em casa, fui camelô, comerciante e hoje estudo Artes. Como é importante cada um se conscientizar que EXISTE A LUTA DE CLASSES e estudar esses conceitos sociais. Estou nessa caminhada e confesso que preciso ser forte emocionalmente. Quando a gente desperta para essa consciência, a gente para de ficar rindo de exploração, buylling, piadas preconceituosas, e se posiciona. Já passei por muita exploração sem nem entender o que tava acontecendo direito. Esse vídeo me deu vários gatilhos e a certeza de que estou evoluindo.
Qdo eu tava na faculdade, eu fiz medicina, tive contato com pessoas iguais a essa mulher, o puro elitismo reinava. E eu me lembro bem de um diálogo estarrecedor q eu presenciei num estágio no hospital. Uma colega de grupo estava indo buscar o almoço, q a empregada doméstica q trabalhava pra ela preparou e teve q levar logo após ser feito pra ela poder comer uma comida "fresca". E aí o colega ao lado perguntou pq ela fazia tanta questão disso, e ela simplesmente disse o seguinte: "Eu pago mto bem ela, tenho q aproveitar né." E aí esse colega perguntou quanto era o salário dela, e ela respondeu R$1500. Aí a resposta q ouvi foi absurda. "Nossa, é mto. Pq vc não demite ela e contrata 2 por R$750 cada uma?" Fiquei sem falar com os 2 até o final do dia e me isolei, pra não brigar feio, pq essa era minha vontade, mas pensei nos pacientes, pra cuidar bem deles pelo menos o ambiente precisava estar bom pra atendê-los bem. Dps em outras conversas mostrei meu descontentamento, mas não me deram ouvidos.
@@giovannavernini5110 Querem diminuir cada vez mais, pagar cada vez menos seus funcionários aumentando cada vez mais a carga horária, e claro, s pagar impostos
pelo amor de deus 1200 eh salario minimo a mulher recebendo um pouco mais que isso e o cara falo pra menina paga menos q o salario minimo mano 💀💀💀 eu admiro sua paciencia se fosse eu, eu teria perdido a cabeça na hora
@@hlnolvrgo_c Infelizmente como tem mta gnt assim no meio a gnt aprende a engolir os sapos pra não deixar o clima do trabalho ruim, e não prejudicar os pacientes.
O mundo esta desse jeito porque " as pessoas boas se silenciam diante de uma injustiça". Acho que temos obrigação moral de nos posicionar, de forma clara e educada. Mesmo que não haja mudanças imediatas. Também sei como funciona ambiente hospitar e há um código velado de não se indispor com o colega médico de trabalho pois vc pode precisar dele em algum momento. A sociedade é bem hipócrita e nós somos parte dela.
Quando o desemprego no Brasil estava em baixa, batia média de 6% e não havia mais muitas mulheres dispostas a aceitar esse tipo de trabalho por pouco e a classe média passou a não conseguir mais pagar domésticas pra dormir(escravizar) e passou a limpar a própria bagunça ou chamar uma diarista vez ou outra, mudou totalmente até a arquitetura das novas residências, as casas que antes eram cheias de cristaleiras e enfeites sem fim, virou o estilo "minimalista" o mínimo de móveis, cacarecos e até roupas, quem não lembra daqueles armários embutidos que davam a volta no quarto todo e chegavam até o teto mesmo quando o quarto era enorme? as casas ficaram menores, a cozinhas dos apartamentos virou só um corredor apertado, o design das casas mudou completamente desde de que foram obrigados a arrumar a própria bagunça, pimenta nos olhos dos outros é refresco pra esses malditos. Obs(eu sei que essa mulher é de classe alta, não média só comentei sobre).
Exato,e agora como eles nao conseguem mais ter uma escrava 24/7 em casa eles lançam o odio deles em outros trabalhadores sempre gritando "eu pago seu salario" para trabalhadores em aeroportos, restaurantes e etc.
nossa, é exatamente isso. eu sou estudante de arquitetura, tô no começo do curso ainda e tive que fazer o projeto de uma casa de praia e o professor encheu o saco pra que tivesse quarto de empregada. mas na minha cabeça não fazia sentido já que era só uma casa de praia de uma família classe média de 6,5×11 em dois pavimentos.
"A gente dormia abraçadinho!"... daí ela levantava da cama às 7h pra preparar o nosso café, fazer faxina, fazer almoço, lavar as roupas da família até o final do dia... e a gente poder dormir abraçadinho novamente!🤡
é da família para as obrigações, não para os direitos (embora eu conheça uma pessoa que matém a ex- empregada idosa no apartamento em que ela trabalhava para os pais, - que morreram - paga todas as contas, dá aposentadoria e paga uma cuidadora para ela. Esse é o único que pode dizer "ela é da família")
Sugiro a quem ainda não viu, que veja o filme "Que horas ela volta", com Regina Casé. Um filme que retrata bem essa relação entre empregada doméstica e patrão. Eu costumo falar q esse filme é 200% brasileiro, por causa das bizarrices que acontecem no filme que são muito fiéis a nossa realidade brasileira. Tipo empregada que dorme no quarto minúsculo e no calor; patrão q ñ consegue pegar um refrigerante na geladeira, a empregada doméstica que não pode comer na mesma mesa que o patrão, etc.
O que eu acho mais triste nessa história é a afeição da empregada pelo filho da patroa que ela criou e a estranheza dela com a filha que ela não pôde criar. Tudo natural, tudo muito real e muito triste também.
A sujeita fala que o "doméstico" não gera lucro, pois casa "de família" não é empresa. Se não fosse pelos empregados, ela teria que se desdobrar para fazer todo o trabalho ou teria que se aborrecer com marido e filhos para dividir as tarefas... e provavelmente ela acabaria fazendo quase tudo sozinha, se vendo em situação semelhante a da "empregada com filhos". O lucro está no tempo e no esforço que a patroazinha aí economiza. E digo mais, ter empregados permite uma relação familiar com menos conflitos... pois se ninguém ali tem que levantar pra pegar um copo d'água, fica muito mais fácil pra todos se suportarem e posarem de família feliz e cuca fresca.
Esse argumento de não gerar lucro é realmente idiota, é como dizer que o profissional da limpeza de uma empresa não gera lucro, muitos empregos não dão lucro direto, mas facilitam para que os outros o gerarem.
Você ainda esqueceu de um detalhe: Pra ela uma emprega doméstica pode até ser considerado luxo porque ela não faz os serviços domésticos porque ela NÃO quer. Aqui na minha casa por exemplo todos trabalham o dia todo e apenas os meus pais voltam para casa para almoçar, mas nem tempo para isso e já tem que voltar rápido para o trabalho. Ficamos sem tempo para cuidar da casa então houve a necessidade de uma diarista, chamamos a namorada de um primo que estava desempregada para fazer o serviço para nós. Todos da casa dão uma parte do salário dela. Para nós elas nos dá lucro, porque ela nos poupa tempo de limpar a casa para empenhar no trabalho, se não tivéssemos ela a casa ficaria imunda ou alguém teria que trabalhar menos, o que aí sim seria um prejuízo.
Eu tenho 16 anos, trabalhei por um mês com uma moça pra pagar a internet de casa pois meu pai atrasou a minha pensão,no segundo mês ela disse que eu era da "família",com isso ela disse tbm que ia atrasar o meu salário ,ela nem sabia meu nome
Lembro que era adolescente quando vi essa senhora falando as mesmas barbaridades na Sônia Abrão. Nem sabia o que era marxismo e já fiquei p da vida com essa mulher! Ela vivia na mídia mostrando o quanto era rica, gastando vinte mil em uma carteira de couro de jacaré e depois chorando miséria para não pagar decentemente as empregadas.
Uma vez eu estava no ponto do onibus, e chegou uma senhora de aproximadamente uns 55 anos e me perguntou se tal onibus ja tinha passado. Eu disse que era o que eu estava esperando também, e que ele ja devia passar. Então ela me contou que trabalhava na casa de uma família e que naquela noite eles tinham recebido 2 casais de amigos para jantar. Como eles não saiam da mesa, ela disse para a patroa que precisava ir logo, pois era o ultimo onibus. E que deixaria para lavar a louça na manha seguinte quando chegasse. E que a patroa respondeu pra ela: "olha, desse jeito fica difícil! Tá cheio de gente por ai desempregada, e que gostaria de estar no seu lugar. E eu so mantenho a senhora aqui porque é uma pessoa de confiança". E pra eles isso é normal. A empregada que dorme na casa e é acordada no meio da noite pra pegar um copo dágua para a patroa, a que acumula funções de cozinheira, faxineira e babá...
Sou filha de empregada doméstica e pedreiro. Trabalhei de garçonete e no comércio! O comércio acabou cm meus nervos. De dia eu tomava 6 mg de rivotril pra aguentar o assédio e o ambiente tóxico da empresa. Acabei por fim trabalhar de diarista. Por poder "fazer" meu horário. Eu passo muita raiva, e o pior é trabalhar pra pobre que pode pagar. Tem um ditado aqui no interior: trabalhar pra pobre, é pedir esmola pra 2! São os piores. A vida girou e eu fiquei doente, um dia precisei de alguém pra fazer faxina na minha kit net. Resumindo: levantei da cama capengando pra ajudar a faxinar, pq pra mim é um absurdo uma pessoa cm idade pra ser minha mãe cuidar da minha casa. Msm que eu esteja impossibilitada, minha cara queimava de vergonha!
Ta estudando?minha mae foi empregada doméstica, minha irma trabalhava no comércio e inclusive era subgerente, mas preferiu ser diarista pr ganhar mais e comprar a sua casa, enquanto fazia faculdade. Hoje depois d formada conseguiu passar em um concurso na area d formação. Então ñ desista, siga em frente.
Tudo me assustou, mas o mais chocante foi quando ela disse que os empregados já passaram por gerações na família dela e senhora de 80 anos que ficou com ela (essa senhora deve ter nascido como empregada na casa dela, ela só faltou dizer isso!) Eu me lembrei do filme Histórias Cruzadas, que tem uma cena parecida, mas era em Mississippi 1954
@@arthurdeavilabotelhomachad2520 ela tem condição de ter 3 empregadas pagando direitos trabalhistas o fora e a classe 💩que ficou putinh@ por que não tem como pagar
" Ainda bem que surgiu essa profissão abençoada de passador de cachorro" . Tradução: "Ainda bem q existe o desemprego e gente desesperada por qualquer tostão".
E vamos analisar a forma e valor que ela dá ao próprio animal de estimação: Ela o enxerga somente como mais uma posse dentre tantas que ela possui, e cujo cuidado ela terceiriza. Não estou dizendo que ela não ame o animal, mas ela claramente não se envolve com o bem estar dele, visto que um cuidado mínimo - o passeio diário - ela relega a outra pessoa. Já cansei de ver gente assim; estão no mesmo espaço que o animal e não fazem ideia de como o animal vive, seus hábitos e comportamentos. É o tipo de gente que quando o animalzinho desenvolve uma doença eles só notam muito depois, quando o animal já está bem debilitado. Já cansei de lidar com gente assim.
@@sg_dan tem pior! Conheço muita gente que a babá conhece os filhos (cores, brinquedos, comidas favoritas) e os pais, não. Simplesmente não se interessam. Não precisa nem passar tempo com a criança, pergunta pra babá. Mas não há interesse. Desde que a criança esteja na melhor escola da cidade, indo pra Disney (com a babá junto, "ela tá pegando o boi de viajar") e tendo festas de arromba (com animadores, "imagina, correr atrás de criança..."), está bom.
Aqui na Alemanha, se vc fica doente nas férias, vc tem direito a recuperar esses dias de volta, só precisa do atestado médico. Eu peguei covid nas férias, fiquei 8 dias de repouso e recuperei 8 dias de volta das férias.
é simples, os habitantes das tundras da europa, depois de roubarem por séculos os habitantes da mata atlântica, amazônia, dos pampas e de todo o trópico, podem se dar a esses luxos
Me lembrou uma vez que eu estava almoçando no trabalho e uma mulher da minha gerência começou a falar, indignada, que a antiga empregada se demitiu pq teve outro filho e só o dinheiro do bolsa família já era mais do que ela recebia trabalhando. O teto do bolsa família era R$205. Nem consegui terminar o almoço, de tanta raiva.
@Canal da quase certo eu acredito que ela nem sabia o valor do bolsa família. Assim como muita gente ainda não sabe, apesar do bolsa família não existir mais. Todo mundo sabe o valor do auxílio Brasil porque estamos em período eleitoral, então é um ótimo jeito de comprar a população, falando que vai liberar auxílio maior que o governo anterior.
mas se ela saiu pq o bolsa familia não compensava ela trabalho, de fato isso é prejudicial para o mercado de trabalho, pq aí vc começa a ter pessoas que não possuem especialização a se demitirem já que o auxilio do governo já se equipara ao salário mínimo, daí vc tem um problema de falta de mão de obra provocado pelo próprio governo, então a tendência é o salário aumentar pra atrair essas pessoas, só que com o aumento do salário vem o aumento dos preços dos produtos, pq se o patrão precisa de te pagar a mais, ele precisa de receber a mais pra cobrir esses aumento de custo. Eu conheço uma moça que recebe o aux de 600,00 e uma pensão alimentícia de 400,00 , daí ela não quer trabalhar pq os valores somados bate quase 1 salário mínimo, só que ela não tem nenhuma especialização pro mercado de trabalho, os cargos que ela poderia ocupar seria de aux de serviços gerais, caixa de super mercado, caixa de padaria, recepcionista e etc . Daí ela não trabalha, isso é terrível pq se ela não trabalha, ela não gera dinheiro e não paga impostos, pelo contrário, ela está sendo sustentada pelos impostos que outra pessoa está pagando, ela está sendo um peso pro povo e se a quantidade de pessoas assim aumentam, daí todos se prejudicam. Por isso não adianta dar 1 milhão de dólares pra todo mundo, pq no dia seguinte o padeiro não iria querer mais fazer pão, já que a grana que ele recebeu, não compensaria o sacrifício dele manter o négocio, pois agora ele pode viver da renda dos 1 milhão de dólares, o caixa da padaria tbm, a recepcionista, o caixa do super mercado e etc .
Minha mãe já foi empregada (atualmente é diarista), o pior é que as empregadas desenvolvem empatia quando trabalham por anos, algumas acabam comprando as idéias dos patrões :(
@@rodrigoappendino As empregadas as vezes moram na casa do patrão, fazem tudo para eles, desde cuidar dos filhos a arrumar tudo na casa, a diarista vai alguns dias da semana na casa de pessoas e apenas faz a limpeza
@@rodrigoappendino por lei a diferenciação é que empregada presta serviço de natureza contínua, ou seja, mais de 2 dias por semana. diarista é quando é 1 a 2 dias por semana
Morei um tempo na Europa e eu conversava sobre isso as diferenças do mercado de trabalho aqui e lá. E uma das coisas que deixavam eles em choque era quando falava das entrevistas que perguntam se sou casada, se tenho filhos. Lá além de ilegal, é pessoal e respeitam muito isso. Além disso não aceitam vc fazer hora extra. Essa mulher é o retrato de uma sociedade extremamente com graves problemas sociais.
Não é coragem não. Ela realmente acha que tá sendo razoável e que não tem problema nenhum no que ela tá dizendo. A bolha desse pessoal é tão densa que, mesmo com pessoas de uma classe mais baixa vivendo embaixo do mesmo teto, não dá pra consciência de classe e de privilégios entrar na cabeça deles por terem sido criados achando que isso é normal. Algumas pessoas trabalham pra outras e é assim que é..
Tenho uma tia que trabalha como empregada doméstica de carteira assinada MAS nenhum dos direitos da CLT ela recebe, não tem férias por exemplo e a patroa é ADVOGADA a qual atrasa salário mas faz cirurgia plásticas ...
A maior humilhação da minha vida, trabalhei de babá pra um casal, num belo fim de semna eles fizeram um almoço pra família da patroa que vinham de longe, eu cuidando da criança e a moça da cozinha fazendo o almoço um cheiro maravilhoso, peixe no forno e lombo no molho madeira, lembro como hj eu com uma fome, esperamos o povo almoçar a pedido da patroa so comer depois dos convidados, pos bem sobrou o molho e a cabeça do peixe, ai a mulher chegou na cozinha e disse pra gente fazer um "OVO"pras duas que ela não se importava da gente comer, UM OVO com a fome que eu tava eu comia até os 30, até hj eu lembro não sei se fiquei com pena de mim ou da moça da cozinha que fez comida e não pode comer, ela saiu no domingo e eu na segunda. Trabalhei 8 dias nesse lugar s eo começo foi assim o fim era o tronco kkkkk
Por iss qdo eu morava no Brasil e Conversas dessas mulheres no cabeleireiro, história que a empregada comia a comida antes do patrão eu pensava, vai assim: ver que ela não da comida a elas, as empregadas, e esse o jeito delas comer o que cozinha, . Sai do cabeleireiro com um nojo dessas cumade
O problema é que os cara que é analista de tribunal ou gerente de firma pica , que ganha seus 15 mil, acham são os Bourbons. Quando os caras se tocarem que mesmo ganhando 15 mil eles estão mais pertos de um morador de rua do q da Mansur, a revolução vem. Até lá é trabalhar pra isso. o história e o Ian fazem um excelente trabalho.
Eu não acho que você esteja certo sobre a revolução vir quando eles perceberem isso. Porque a propaganda anticomunista é forte demais, a vida deles é boa o suficiente para eles terem medo de uma revolução e preferirem ficar acomodados, e o padrão de vida deles provavelmente cairia no comunismo. Mesmo essas pessoas sendo trabalhadores, acho difícil elas apoiarem o comunismo, mesmo se ele viesse de forma pacífica.
Pois é, e não conseguem perceber isso de forma alguma..., mas também no Brasil existe aquele muito conceito de "vida arrumada/encaminhada": trabalha, tem seu carrinho, seu apê, dá umas viajadinhas por aí, e "já tá bão já, melhor que muita gente", por isso que se sentem membros de alguma família real 🤣🤣
@@yasminbaroni ne eu veio família militar tudinho aqui onde eu moro e metido a rico mais ganhar apenas entre 4 a 6 mil reais. Os tenentes 8 mil mais eles tão tudo metido a burguês
@@antonioluiz9409 eu trabalhei com pessoas que ganham 2 mil e enxergam quem ganha 8 mil como burguês. até viam como hipocrisia ser socialista e prestar concurso pra cargo que paga 8 mil
nada. quem ganha 15 pau está na elite ja, estre os 10% mais ricos, ele esta no topo da cadeia alimentar, nunca que vai se tocar, o sistema funciona para ele, os privilegios é no que ele nada
O Brasil tem uma cultura escravocrata enorme que só acabou muito recentemente em termos históricos por isso a burguesia brasileira tem um problema enorme com essas noções de "salários justo" "direito trabalhista" "férias" para quem estava acostumado a ter escravos limpando a bunda dos seus filhos cuidando da sua lavoura e limpando sua casa é muito difícil hoje para essa burguesia aceitar que você tem que pagar as pessoas para que elas exerçam algum serviço para você
@King Soccer Sim infelizmente a ideologia escravocrata existe em maiores e menores níveis por isso ainda existe muito trabalho análogo à escravidão no Brasil, a verdade é que se o burguês brasileiro detentor dos meios de produção pudesse pagar o seu funcionário com uma cesta básica só para ele não morrer de fome ele faria isso
chegar em R$ 200 mil por ano é incrível, como você fez isso, por favor sou novo em investir em criptomoedas e ações, você pode me orientar como fazer isso?
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses
Você falou "ela fala baixo pq se ela pudesse pagaria alguém para falar por ela". Então, eu tive um chefe podre de rico que corriqueiramente soltou a seguinte frase: "Eu quero pagar uma pessoa para falar por mim". Na presença do chefe eu apenas ri, como se fosse uma piada, mas ele me encarou e mandou: "Eu tô falando sério, eu não tenho tempo mais pra isso. Eu sou um líder criativo, eu preciso criar, não falar". Eu só fiquei chocado. Uma sema depois saí da empresa ksksksksk
Ele disse isso por uma questão egocêntrica dele de se achar superior, não pq ele tem dinheiro, tudo para os progressistas é uma questão de classe, o que tem de pobre arrogante, isso vai da pessoa e não classe social
Meus pais sao de classe media no Brasil, assalariados, e nem um pouco ricos. Eles pagavam na decada de 90 uma empregada, e eu praticamente fui criado por essa moca durante o dia. Ela cuidou de mim desde que eu nasci, e me ajudava ate nas tarefas escolares sem ter nenhuma escolaridade. Alem disso me ensinou tarefas domesticas, que eu sou grato ate hoje. Em 2008 ela foi demitida pois meus pais nao podiam pagar mais, por causa do aumento de direitos, que obviamente encareceu o servico (de maneira justa). Eu tinha ja uns 17 anos, meu irmao uns 5, eu lembro que choramos muito quando ela foi demitida. Um tempo depois ela foi contratada de novo como faxineira/diarista e ficou por mais um tempo em casa, depois não me lembro mais. Mas eu advogo completamente pela causa. Alem de que empregado domestico NAO EXISTE, o certo sao profissoes diferentes, como faxineiro, cozinheiro, cuidador, e por ai vai, com salarios dignos. "Empregado domestico" eh escravidao. Quando eu conto essas historias para meus amigos aqui na Belgica, eles acham que eh um recorte da epoca da escravidao, de 150 anos atras, de tao absurdo que eh...
@@ManelRuivo meus pais não são escravagistas, eles mesmo apoiaram o aumento de direitos para faxineiras, e a regulamentação do emprego de empregada doméstica, e inclusive assinavam carteira de trabalho e dava sempre o máximo que conseguiam para dar bom salario. O ponto é que é um recorte de uma época e tem um contexto histórico. Se existisse uma creche acessível na época(década de 90) para os meus pais, eles teriam me colocado lá, já que empregada era basicamente para cuidar de mim. Somado isso vem alguém na sua porta pedindo emprego. Eu não julgo pelo recorte temporal, julgaria se eles quisessem ter uma empregada e vissem como um serviço indispensável até nos dias de hoje.
Sou bióloga e portanto, nunca gostei de história (ou humanas), erro crasso meu, admito! Tenho um filho autista que AMA história, de tudo! Foi ele que me deu base para entender grande parte das referências q vcs falaram. Enfim, na ornitologia existe umas espécies de aves que são parasitas de ninhos, filhote parasita nasce antes, mata os filhotes originais, é alimentado pela mãe parasitada e depois procura os seus, o papel do hospedeiro foi cumprido, o ciclo continua. Esse senhora me lembrou esta interação
@@eduardomello1780 Cuco, eles empurram os ovos de seus "concorrentes"(filhos da parasitada) para fora do ninho.É bizarro, às vezes vc vê uns vídeos de um filhote de cuco sendo alimentado por uma "mãe" 2 ou 3 vezes menor.
Isso me lembrou a mulher da casa abandonada. Muita família rica pegava criança e adolescente em situação de necessidade e "adotava" e a função desse filho adotivo seria ser empregado NAO REMUNERADO e com a pressão de "te tirei da rua".
uma pratica mto comum, q ainda existe ate nos países desenvolvidos, q é dar o teto e a familia recebe uma empregada q tb aguenta td tipo de humilhacao pq senao a familia joga as malas no meio da rua, nao precisa nem ser filho adotivo, parentes fazem mto isto, a minha tia foi empregada da tia rica dela, aguentava td tipo de humilhacao e ainda pagou tratamento medico da tia quando a veia adoeceu, as primas a obrigaram a pagar.
Eu trabalhei 23 anos em uma casa de família ,dormia no trabalho trabalhava de 6hs até hora que eles iam dormir , quando veio a lei dos empregados domésticos ela teve que diminuir minha carga horária porque mesmo usando todo a hora extra era muito inferior o tempo que eu trabalhava antes ela ficou p kkk Fez livro pra eu assinar horas de entrada de almoço de saída , sim porque só então passei ir pra casa todos os dias , antes dormia no trabalho . Quando tiver que sair pra cuidar da minha mãe depois de 23anos de trabalho ela não quis nem me ouvir direito,a primeira coisa que falou foi vc não tem nenhum direito porque vc está pedindo pra saí , da pra fazer acordo sabe , eu saí na pandemia . mais ela não quis não recebi seguro desemprego meu FGTS está retido 🙏🏻 Deus é mais 🙏🏻🙏🏻🥰
Sobre os quartos de empregada é um bagulho nojento no bostil, vc tem apartamento que tem cozinhas minúsculas pq eles tiram parte da cozinha pra colocar um "quarto" de empregada, tipo a pessoa abre mão de ter uma boa cozinha/área de serviço pra ter a senzala dela, pq normalmente são quartos sem janela ou só com um basculante
Eu tava procurando uns aptos em São Paulo e tava vendo uns dos anos 60/70 e um deles tinha tipo uma porta de serviço, pros empregados não entrarem pela mesma porta que os moradores da casa. Tinha um também que o banheiro tinha duas portas, uma delas dando na área de serviço.
Se não é quarto de empregada, é o banheiro, tipo, um cubículo minúsculo com saída de água pra chuveiro, vaso e bidet. No apartamento da minha família é assim, a área de serviço não deu pra colocar nem um varal direito por causa desse negócio. A gente fez de dispensa, pq, 1- não dá pra chamar aquilo de banheiro, não tem como fazer uma pessoa usar aquilo sendo que tem outros 2 banheiros bons; 2- a gente não tem condições de contratar empregada, então quem cuida da casa são as mulheres da família, pq os homens não levantam um dedo, não importa o quanto a gente peça e 3- não tem ventilação nenhuma nesse negócio, nem basculante, nem janela, nem nada. Se fosse usar aquilo de banheiro, ia viver dando fungo
Minha família alugou uma casa que é exatamente assim: a área de serviço disputa espaço com o quarto e banheiro de empregado (imaginem o cubículo que era aquele quarto). Transformamos em o cômodo em despensa
No YT mesmo tem um video de um empreendimento onde a mansão parece um shopping center, com no minimo 5 suites gigantescas e o estreitissimo quarto da empregada com 2 beliches no lado da sala de maquinas num local escuro que parecia um sotão. Uma completa vergonha!!!
Eu comecei a trabalhar com 9 anos de idade. Trabalhei 1 mês em troca de uma bermuda e camiseta. Cuidava de uma criança. Trabalhar de empregada doméstica no Brasil, na maioria das vezes é humilhante!
Fiz direito no Mackenzie e assisti esse vídeo em uma aula de sociologia, se não me engano! Eu como bolsista passei a perceber o medo dos alunos ricos em falar nerds depois que vimos esse vídeo em aula
Se você quer um exemplo indiscutível sobre a veracidade desses fatos, basta assistir aos vídeos da Jade Picon no Big Brother: 1- Ela não sabia usar um espremedor. 2- Ela não sabia usar uma vassoura. Sim, uma VASSOURA!
@@marisebatt8869 a Angélica apresentadora? A Angélica não tem mais programa por isso ela parecia não saber nem o que era uma cebola kkkkkkk. Quando a Ana furtado a substituía, e olha que a Ana furtado é rica e mulher do Bobinho, ela dava um show perto da Angélica. Por isso que a Ana furtado mesmo sendo esposa do chefe é tão querida pelo público
Gosto da parte que ela fala que o ESTADO tem que arcar também com os custos (tipo ela pagar menos impostos sobre o trabalho) do trabalho doméstico. Sim, minha senhora, o Estado Brasileiro tem q custear a pessoa que lava suas calcinhas...valha-me Deus!
@@thebeheadedprisoner8905 Meu bem, saiba que isso tudo foi o mínimo. Nossa situação tá tão precária que até mesmo a educação da "alta classe" é vista como diferencial...
O maior absurdo é pensar q essas pessoas tem dinheiro pra pagar salarios dignos pras empregas, mas mesmo assim elas não pagam e tratam trabalhadoras como lixo
Lembro muito bem desse debate sobre a PEC das Domésticas. As opiniões que eu ouvia no trabalho e na faculdade me davam vontade de jogar um copo d'água na cara das pessoas. Nessa época, minha mãe era doméstica na mesma casa ha mais de 5 anos. Ficamos na expectativa de finalmente ela conseguir FGTS e seguro-desemorego. Resultado: foi demitida sem aviso prévio, no fim do expediente, num domingo de Páscoa, porque os patrões estavam morrendo de medo do que iria acontecer se a lei fosse aprovada. Covardia e falta de empatia são a cara da classe média/alta brasileira.
Na fase final do processo seletivo do primeiro estágio que eu estava me candidatando o entrevistador/futuro chefe do setor notou um anel na minha mão. Ele pausou a pergunta que estava fazendo previamente (sobre as minhas efetivas qualificações) e disse "Hm, então e sobre relacionamentos? Você está namorando? Pretende casar logo? Algum compromisso SÉRIO? * olha para o anel denovo * ". Eu fiquei tão desconfortável e na época, por ser muito nova (por volta de 18 anos), eu não sabia que isso era completamente ilegal. Acabei mentindo e dizendo que era apenas um anel e não uma aliança (era apenas de namoro mas não que isso importe) e aí o cara soltou aliviado "Ah tudo bem então, que bom. Não queremos ninguém com chance de ter filhos em um futuro próximo. Aqui é dedicação total". Alguns anos depois percebi o surto que foi isso, passei a gravar entrevistas dessas fases finais de processo seletivo para ter evidências caso eu precise denunciar a conduta do empregador.
nesse caso a pessoa escolhida é aquela q dá a vida pela empresa (nao casa, nao tem filhos, nao tem a propria familia, nao estuda, nao tem lazer) é um ser q vive para uma M de empresa q dá um pe na bunda quando adoecer, quando quiser...
Fizeram essa pergunta pra mim na entrevista de emprego. Eu sou técnica de eletrônica. Me perguntaram que eu tenho filhos ou pretendia ter filhos num futuro próximo. Eu nem namorava na época. Pro azar deles conheci meu marido lá e alguns meses depois acabei engravidando. Pelo menos não me despediram assim que voltei da licença, como acontece com muitas mulheres, mas perto do aniversário de 1 ano do meu filho fui mandada embora. Sinceramente, foi o melhor pra mim. Seria um inferno continuar no emprego, sendo desvalorizada como profissional, não me dando oportunidade de crescer e desenvolver.
Dois pontos: 1. Esse povo gasta 2000 reais em uma peça única de roupa mas acha ruim pagar o mesmo valor pra um profissional; 2. Bora lá.... What a fuck é uma merda de uma socialite? Não é um título de nobreza, não é uma profissão, que porra é essa?
No Brasil por raízes da escravidão, existe essa noção e percepção conturbada que a mão de obra humana não tem "valor" existiam escravos que eram apenas coisas... parece que é algo louco ou irreal mas não. Infelzimente essas raízes históricas perpetuam até hoje. Aqui no Brasil infelzimente a mão de obra humana é desvalorizada.
Descobri isso agora e fui pesquisar, o pior de tudo foi que o vídeo do Ismeiow comentando sobre o pai dele que fazia entrega delivery e morreu dessa forma, chorei junto dele, que disse: "ele trabalhou até o último dia dele para entregar comida na boca de gente como você [...] não é seu pai que é a mão de obra barata"
Cara pior que a gente zoa com as coisas que a Dona Irene poderia fazer, mas no fundo só quem ja trabalhou ou dividiu o espaço com essas pessoas extremamente ricas sabe o medo que da de fazer qualquer coisa e estar sendo filmado, monitorado ou do que os advogados dela podem fazer com voce, é foda mano!
Eu trabalhei pra um cara, q olhava na camera pra ver se tinhamos jogado a comida fora pra nos nao comermos algo que sobre! Podia ser metade de uma pizza, tem que jogar fora pq empregado nao come a mesma comida que ele!
@@10pancada Cê tá zuando né? Pior que ouvi algo semelhante de um vizinho (marido da minha madrinha) que até hoje me pergunto se é mesmo verdade ou aumentaram a fofoca, eles não são nem classe média, e ele falava que era pra jogar as latinhas de cerveja, coca cola no lixo porque não era pra nenhum catador pegar...
@@dorca9489 Por incrivel que pareça, o cara ficava ate as 4 da manha olhando na camera pra conferir se nao tinhamos pego uma coxinha que sobre. tinha q ir pro lixo e o lixo ficava de frente pra 2 cameras!
Minha avó e minha mãe já fizeram trabalhos domésticos. Mas, conforme alguns dos meus tios e tias conseguiram se formar, a família começou a ter mais condições, e contrataram uma diarista que ia mais ou menos uma vez por mês na minha avó fazer limpeza. Depois de uns anos, esses mesmos tios começaram a também chamar essa moça pra trabalhar na casa deles, esporadicamente, minha mãe (que se formou em direito depois dos 50) também. Hoje, um desses meus tios é gerente em um setor da Sabesp, e se mudou pra um ap, e chama essa moça, que era diarista, umas 3 a 4 vezes por semana, pra passar roupa, pra cuidar das filhas adotivas dele, e até chamou ela quando tava com Covid. Olhando isso eu só consigo concluir que a ascenção social também traz junto dela a herança triste que é impregnada na cultura brasileira. Você ter condições de viver melhor é você ter condições de explorar os que tem condições piores, dentro dessa lógica. A situação daqui é complicada.
Eu me pergunto como não encontrei esse canal antes? sou só gratidão... amei a forma como vcs trazem clareza de uma forma leve sobre assuntos que são sérios... gratidão infinita... gostaria de ressaltar que já fui empregada herdada tbm rsrs
14:12 "veio comigo quando eu casei" "babá" "salariozinho dela" "80 anos" "da família"... que NOJO desse gente. Aqui fica muito claro a desumanização da figura da empregada.
Pra quem não tem mãe, tias, etc que são empregadas domésticas, elas ach incrível quando pode sentar a mesa pra comer com os patrões, acham eles bonzinhos. Pra vocês verem que o MÍNIMO, elas acham super incrível.
Cara sim! Minha vó era empregada doméstica e a "patroa" dela n deixava ela sentar nas cadeiras, sofás, etc. Ela tinha um banquinho de madeira mt baixo pra alguém da idade dela e era só lá q ela podia descansar.
Minha família é classe média… e meus pais sempre trataram as mulheres que trabalharam em casa com muita dignidade. Marlene adora minha mãe, uma vez falou pra gente que no último lugar que ela trabalhou, ela não podia comer na casa, não podia usar talheres e etc… Minha mãe falou pra ela: o que eu faço por ti é o mínimo! Te dar condições boas de trabalho, você comer a nossa comida, descansar depois do almoço, é direito de vocês! … sei que é difícil quando estamos precisando de dinheiro, mas não aceite nada menos que isso. Meus pais até estavam passando por uma crise financeira, mas não queriam demitir a Marlene, porque não queriam deixar ela na mão. Não é que eles mereçam receber biscoito, mas é raro ver pessoas que realmente se preocupam.
A madrinha da minha mãe trabalhou até uns anos atrás, uma senhora de quase 70 anos de idade, com família inteira em casa pra ajudar ela a pagar as contas, e ela não queria largar o emprego porque não ia se acostumar a ficar sem fazer nada, e pq só ela saberia cuidar da casa daquela família. Eu fico horrorizada toda vez que penso nisso
Uma vez, quanda dava aula em um curso de inglês X, e comentei com a dona o quanto era diferente as crianças da cidade na maioria das vezes saírem da escola a tarde e fazerem curso a noite. Em 10 anos dando aula sempre vi adultos estudando mais a noite, e crianças de manhã ou a tarde, de acordo com a hora da escola. Ela culpou a pec, pois antes as empregadas levavam e buscavam as crianças da escola - curso etc... mas agora os pais não podiam mais pagar, com todos esses direitos. Então os pais faziam as crianças irem direto da escola. Ela quis culpar as empregadas, pq os pais não se organizavam pra dividir melhor o horário das crianças. Isso pq estavámos em uma cidade pequena que nem tinha engarrafamento. 😒
Não é fácil ser empregada doméstica,Deus me livre ter essa mulher como patroa,pois trabalho em um lugar há 6 anos sei o meu lugar ,cada um no seu cantinho lá somos uma via de 2 mãos .Graças a Deus eles me ajudam muito e eu faço por onde pagar eles.Chego cedo não gosto de abusar da boa vontade de ninguém.Só tenho q agradecer Deus e eles q me ajudam a por o alimento em minha casa.
Quando dona Irene fala da rabada é porque na maioria das empregadas domésticas, não comem a mesma comida que o patrão come. Tive uma babá( para minha filha) que quando falei para pegar comida para ela, a coitada se assustou! Porque onde trabalhava não podia comer a comida do patrão! Fiquei assustada! Não imaginava que existia gente assim! E só falando, trabalhava pra burro para poder sustentar meus filhos, por isto sempre tive babá.
Nossa, essa parte da rabada me deu muita raiva. O desprezo com que ela fala: "Cê não vai fazer rabada pra mim, não, né? Olha lá." E o constrangimento que a Dona Irene responde, "Não, Dona Regina. Rabada é só pra mim, só"... Putz... Até eu que já tenho o "couro grosso" na luta de classes senti muito forte essa...
uma vez meu antigo patrao me deu advertência pq eu tava dando comida pros garçons( sou cozineheiro) e a gente tinha q pagar pelo almoço, no dia seguinte ele pediu pra eu preparar o almoço dele, esfreguei tanto aquele bife no meu saco
Uma mulher tão chique não pode se dar ao desprazer de levantar para pegar a água que beberá ... Ela tem que ser servida - bem servida - por uma serviçal. Isso mantém sua nobreza ... Há papéis sociais muito bem definidos na cena.
ja perdi uma vaga de emprego por falar q meu ex patrão era um filho d aputa pq queria que eu trabalhasse 10hrs por dia pra receber 700 reais, ai a pessoa disse que não contrata quem fala mal de ex patrão. Obs: a pessoa era uma conhecida minha que andava em todos os rolês comigo e meus amigos, mudei meu circulo de amigos kkkkk Patrão é uma desgraça
Controlada pelo sistema As vezes um chefe reduz a autoestima de alguém a farelos. E a pessoa que passa por isso, as vezes acha que "era para sua disciplina" ganha uma promoção, e se torna um chefe igual ou pior. O ciclo se repete
Tem um filme bom agora sobre isso, "O anjo exterminador". Basicamente os burgueses ficam em casa sem empregados e eles não conseguem nem tomar um copo d'água, pq não sabem onde estão os copos
Lendo vários relatos de terríveis situações corriqueira que as empregadas doméstica passam, me incentivou a retornar a facul ano q vem e estudar para concursos ainda mais 😅
Essa semana uma colega disse que o bolsa família é uma merda pq ninguém mais quer trabalhar. Ela não conseguiu achar mais alguém pra ser doméstica e jardineiro na casa dela. O pior é que nós ganhamos três mil reais, e eu não consigo imaginar quanto ela quer pagar pra essa pessoa trabalhar pra ela.
Esse vídeo me fez lembrar da minha bisavó,da minha avó e das irmãs dela. Fico imaginando o que devem ter passado como empregadas numa época ainda pior que a nossa.
O pior é que eu conheço empregado doméstico que se sente lisonjeado de ser tratado “com carinho” pelo patrão. Eu não duvido que talvez a dona Irene não se incomode com essa situação (o que é uma pena se for o caso)
pois é. aqui em casa trabalhamos muito e a casa suja muito pq é aberta, contratamos uma moça pra ajudar com a faxina 2 dias pela semana que podemos estar em casa por mais tempo e ajudar, ela chorou pq minha mãe fez cafe da manha pra ela e chamou pra tomar com a gente, triste demais
Cara, ela basicamente falou que o Estado deve alguma coisa pros ricos que "contratam pessoas", como se não existisse a opção de NÃO CONTRATAR. Pelo amor de Deus, ela nem finge...
Eu assistir esse vídeo na época da postagem, e agora assistindo novamente percebo que eu já tive vários alunos pedindo para eu fazer o laço do cadarço justamente por não saber fazer isso e/ou por ter pessoas para tais. Essa semana comemorando o dia das crianças houve alunos que só foi se autorizassem a babá ir. Ser professora de rede privada é sobre isso, vê eles com “trocados” que eu batalho tanto para conseguir mensalmente e comportamentos bizarros de tão ridículos.
Parabéns pelo trabalho de vocês dois na orientação e na divulgação para o combate (incluindo essa senhora) contra uma vida tão sem substância. A “Revolução Francesa” foi exatamente o resultado da crise que a França vivia no final do século XVIII. O povo insatisfeito com a economia e política que o país vivia lutaram por implantar as novas ideias do Igualitarismo como forma de combater os privilégios da aristocracia francesa. Foi acima de tudo, a conscientização vinda através do sofrimento do povo, que originou a constatação de que não se poderia mais continuar vivendo sob tais condições. Essa senhora não imagina o que faz, nem tão pouco existe em sua mente a menor noção do significado da palavra empatia e nem de fraternidade. O orgulho e o egoísmo andam com ela de braços dados, mas a vida segue, e mostra caminho, pois o alto e o baixo se alternam, e hoje o que está em cima, amanhã poderá estar em baixo. E essa teia que ela usa na cabeça para segurar os cabelos é nada mais, nada menos para segurar o resto do cérebro que ela ainda possui.
Minha mãe engravidou com 17 anos (ou 16, não sei, mas minha irmã nasceu com minha mãe tendo 17). O machão pai da minha irmã - o qual minha mãe odeia até hoje - deixou ela grávida e ficou com outra. Minha mãe deixava minha irmã com menos de 1 ano de idade ia pra Presidente Prudente trabalhar de empregada pra uma senhora japonesa; tinha um dia de folga na semana e, quando voltava pra casa dessa senhora, tinha que pegar moto-taxi. Acordava às 5, servia o café da manhã, limpava casa e tudo o mais. Até hoje, depois dos 40, minha mãe trabalha de diarista. Limpa a casa de uma aqui, outra clínica aqui. Essa semana, trabalhou os 7 dias, de segunda até o domingo (sei que a semana começa no domingo mas fds). Tenho muita admiração por ela.
Minha família sempre morou em chácara e é escancarado lá o como não segue os direitos trabalhistas, eles sempre querem que a gente faça mais do que devia fazer. Eu não moro mais lá por isso, eu sempre ajudei meu pai na chácara em tudo, cortava grama fazia ração pras vacas e um dia o dono me demitiu, mas como eu não sou independente aínda continuei morando com meu pai na chácara até que meu pai falou que era melhor eu vir mora na cidade por que os donos da chácara tava reclamando de eu não fazer nada, mas eu falei pro meu pai como eles querem que eu faça alguma coisa se não me pagam??? Meu pai só bufou pq sempre que ele defende o patrão eu retrucava ele dizendo que isso não tava certo. Eles eram muito racistas TMB eu sou o mais preto de casa eu sempre sofri alguns tipos de racismo que só hj eu consigo ve que era racistas
kkk oxe, mas né foda parece a relação da patroa da mãe da Jéssica em Que Horas Ela Volta, que queria que a filha da empregada, que não era funcionário deles, trabalhasse de graça na casa.
Quando ouço esse tipo de pessoa falar, automaticamente traduzo para: " poh antigamente que era bom!! eu so queria ter alguém para explorar 24h por dia, sem direitos ou salário (mais conhecido como escravizado)"
Isso me lembra da época que eu era garçonete no Ministério do Esporte, uma senhora de meia idade que não era nem servidora (era cargo de confiança) quebrou o próprio copo (da coca cola de 11 reais) e ligou pra empresa pedindo minha cabeça, me levaram pra uma salinha pra me interrogar, como se eu fosse uma criminosa, eu neguei e pedi as imagens da câmera, ela ficou com medo e assumiu que ela tinha quebrado, chorou mas não pediu desculpas. Foi demitida um pouco depois. :)
Fui doméstica desde os meus 14 anos, trabalhava de babá, os patrões me adoravam. Um vez me levaram em um almoço festivo pra pajear a criança. Todos os convidados foram pra comilança e esqueceram de me dar um prato de comida. Se contar tudo que passei em casa de patrão dá pra escrever um livro.
Adorei o recorte de gênero que o Ian fez em relação ao trabalho doméstico aqui no Brasil, porque tbm tem muita família que o homem é realmente o rei da casa que nem a dona Manssur aí.. não levanta pra pegar uma água, se pisar na cozinha, parece que o pé vai cair, vê a mulher (ou as mulheres) da família não conseguindo ficar parada um segundo pq sempre tem uma coisinha ou outra pra arrumar e o cara fica lá.. se sentindo o bonitão sentado no sofá, e quando faz alguma coisa, vem contar pra todo mundo achando que merece um prêmio. Aqui em casa é assim.
Exatamente! Essa senhora do vídeo aí é uma representação fidedigna da imensa maioria dos homens brasileiros. Aqui em casa, não só o meu pai explora cotidianamente minha mãe, como meus irmãos também (tudo marmanjo, mas não tem coragem de lavar um copo porque a mão cai). Eles nem tentam pedir coisa pra mim pq sabem que levarão não, mas minha mãe foi socializada dentro da idealização mulher-do-lar e mãe-super-heroína (ela tem 62 anos). Eles sugam cada gotinha de energia do dia dela. Mas me pergunto quantos homens marxistas que na rua são exemplos da luta radical, também não se aproveitam do trabalho "feminino" quando chegam em casa 😢. Eu já conheci vários. A simples ideia de que trabalho doméstico não é trabalho, por si só, já é misógina pra caralho.
@@professorphillipe3552 nossa, que legal! Quer um biscoito? Sinceramente, isso é o mínimo do mínimo. Isso não é diferencial para fazer uma pessoa se interessar em você. Se você faz isso só pra poder falar que é diferente da maioria, você ainda tem um bom caminho pra percorrer. E esse argumento que você usou de "nem todo homem é assim, olha eu aqui" é raso e demonstra falta de conhecimento.
@@enceladus2310 exatamente. Isso tá tão incrustado na nossa cultura que até a gente acaba reproduzindo isso sem perceber. A autocrítica quanto à divisão sexual do trabalho doméstico deve ser uma provocação da luta feminista pra todos os que têm contato com as suas bases e acarretar mudanças de comportamento.
Vídeo necessário demais. O mais foda é que mais explícito que a fala dela impossível, ela expõe nitidamente quais os interesses dela e como eles se opõem aos nossos. Paz entre nós, guerra aos nossos senhores. Beijo pros prof!💕
Minha colega trabalha como doméstica e recebe cerca de 2 mil mensais. Apenas para um happy hour a patroa comprou um queijo enorme por 3.500 reais. E ela.foi buscar indignada 🤣🤣🤣
A gente fica até se perguntando se não é encenação, assim como no documentário Alphaville, que chega a dar essa impressão, de tão surreal que é. Gente esquisita. Cruzes!
Quando um rico diz que um empregado é da família, ele não está falando de parentesco. Ele tá falando de propriedade. É sempre assim.
Isso me lembra essas notícias que tão saindo agora de resgate de senhoras escravizadas que trabalham em """casas de família""" há tipo cinquenta anos e quando a família é interrogada eles dizem que ela é um membro da família. Repugnante...
puts que comentário preciso
No mesmo tom que se fala de um cachorro, até menos.
@@carolinarosadesouza925, vou mais além. Há um pessoal que adora falar de trabalho escravo na Índia e China, mas se olhar pro interior do Brasil é cheio disso e quando pegam a pessoa que escraviza não dá em nada e ainda falam que é "trabalho análogo a escravidão" meio que pra suavizar, como um eufemismo.
Exatamente.
O que mais me revolta é que é a mesma mulher que paga R$ 30.000,00 (trinta mil) em uma bolsa de marca, mas acha um absurdo pagar uma creche para a empregada que ela se beneficia do trabalho. Depois essa mesma galera é que reclama da falta de instrução e qualificação da mão de obra no Brasil, sendo que eles fariam de tudo que pudessem pra prejudicar a educação e desenvolvimento dos filhos dos empregados deles.
E ainda falam que "esses pobres querem só mamar na teta do governo"...
Exatamente. A roupa brega dela é o valor de 10 meses de salário…
Com certeza
Se a pessoa tiver 5 filhos o empregador precisaria pagar 5 creches? Não faz o menor sentido.
@@eduardol2344 esse empregado é genial mesmo. Vai ter 5 filhos pra poder ganhar creche de graça kkkkk
Meu Deus esse pessoal não lê o que escreve.
Há uns anos, eu pagava uma moça pra faxinar aqui em casa. A gnt praticamente só se falava por telefone. Ela tinha a chave e eu deixava o pagamento separado. Ela fazia o serviço dela e ia embora antes q eu chegasse.
Um dia eu cheguei e ela estava na sala me esperando, nervosa, pra me dizer que um prato DURALEX DE 5 REAIS tinha quebrado no armário. Quebrou sozinho, a pilha de pratos era grande, pesou demais e o último quebrou.
E na hora achei uma besteira ela estar nervosa por isso. Mas aí caiu a ficha q ela certamente foi maltratada em outras casas por coisas assim.
Em tempo, ela parou de pegar faxina pq abriu uma lanchonete junto com o filho ❤️
Aqui em casa a moça que faz limpeza 2x por mês se recusa a sentar conosco na mesa para almoçar, mesmo com a gente insistindo. Eu também fico imaginando o que ela já passou por aí… 😢
@@SchettinoRafael é que esse tipo de gente que contrata e considera "da família", separa não só a mesa, mas a comida e até os utensílios. Já pensou utilizar o mesmo garfo e pegar uma doença "de pobre". É perigoso! (Contém ironia!)
@@MimiBreve
Nos EUA, ricos teem house manager, Que é um empregado, bem remunerado, que tem a responsabilidade de todo o funcionamento da casa. Esse manager contrata e despede os funcionários da casa, e também é responsável pelo orçamento da casa. Ou seja, o patrão não trata com os empregados e prestadores de serviço.
Aí como é humana meu Deus do céu, viva o cumun1smo.
Comun1stas que pregam 0dio a qualquer um que não concord3 com eles, a essenc1a c0muna é a m0rte, v1olencia e f0me.
Holodom0r mandou abraç0s
Quando part1cipar da rev0lução armad4 vai mat4r quant0s pra imp0r aos outr0s forçadament3 suas ide1as?
Essas pessoas ricas pagam caro por coisas, por objetos, carros, mansões... Mas acham que o trabalho tem pouco valor. Isso é reflexo da escravidão que o trabalho era de graça.
linda síntese
sim!!! eu gosto sempre de lembrar meus colegas de trabalho quando a gente tá conversando entre nós sobre o pagamento e tal que o nosso patrão só paga o nosso salário porque ele é obrigado, e todos eles concordam. é o que o ian diz as vezes no canal dele: pra tu entender sobre socialismo e comunismo basta tu ter trabalho um dia na vida.
Para cara, isso é uma hipocrisia enorme. Todos nós fazemos isso. Qual o pobre que não pede desconto? Qual pobre que tá sempre procurando ótimos serviços por preços cada vez mais baratos?
@@Bruno-mm3bk e reclamam de quem ganha bem, ao invés de lutar pelo seu!
Objetos são feitos para acumular, já as pessoas para descartar.
Minha mãe foi empregada doméstica desde a adolescência até poucos anos atrás quando adoeceu. E ela já levou sermão de morador do prédio onde trabalhava, por usar o elevador social. Isso pra dizer o mínimo do que já aconteceu. A trajetória dela é cheia de histórias completamente horríveis, de pessoas tratando ela feito lixo. Tenho horror de rico/ classe média desde de criança
Tbem tenho nojo dessa elite ja fui mal tratado quando estudei em escolas de burguês
a família do meu pai é rica, são proprietários de gado e plantação de cacau no Pará. Porém, meu pai na adolescência teve uma breve ''iluminação'' e entrou para a ordem dos franciscanos, fez voto de pobreza e etc... estava tudo bem até aparecer a ''demônia'' da minha mãe na frente dele, aí foi tiro, porrada e bomba. Ele largou o mosteiro e foi morar num kit net com a minha mãe em Florianópolis. Meus avós ficaram contentes, pois o Deus deles é o dinheiro, achavam que ele iria voltar para os negócios da família, oq não aconteceu, ele foi pra universidade e até hoje leva uma vida de classe média. Deixaram só uma mixaria de herança p ele. Quando eu era criança ia passar férias na mansão deles em SP e na fazenda, eu odiava, passava o dia brincando com os filhos dos funcionários e na adolescência ficava tomando pinga com eles e paquerando as minas. Cresci com aversão a gente rica e autoridade de classe. Minha avó na época colocava 50 reais no bolso da minha bermuda quando eu saia p brincar, várias vezes eu com 11 anos pegava esse dinheiro e dava pra mãe ou pai de um amigo que eu via que só usava roupas velhas e não tinha tênis e etc, quando matavam algum boi pra fazer festa, eu roubava a carne, enchia uma mochila de bife e levava pra molecada dar para os pais.... se eu não gostasse tanto de mulher e outras coisitas mais, teria entrado para ordem franciscana tbm.
@@adrianocesar3980 Primeira vez que eu vejo alguém admitir na internet que possui uma familia rica rs
Ainda mais em um canal de esquerda
@@adrianocesar3980 máximo respeito
Sua mãe é mais honrada que todos esses canalhas
A minha mãe foi empregada domestica quase a vida inteira desde os 9 anos de idade. Várias situações horríveis que ela e eu passamos com "patroes". Uma dessas ela trabalhou 20 anos na mesma casa e quando foi se aposentar descobriu que faltavam 10 anos pois não tinham assinado neste local por metade do tempo que ela esteve lá. Um dia tudo mudou quando chamei ela pra assistir Que horas ela volta com a Regina Casé. Nunca mais aceitou certos abusos. Na pandemia chegou a morar 3 meses na casa de uma família sem sair de lá, quase perdi minha mãe pra depressão e um infarto. Foi difícil para ela aceitar que não podia mais trabalhar nessas condições. Hoje ela participa de um grupo de idosas e se diverte bastante, fez uma baita economia e pode viajar as vezes. Sempre me fez estudar para que não passasse por isso! Fico Feliz por ela estar estar viva e livre.
Mas e os dez anos da previdência... que ficaram devendo acertaram ,e ela conseguiu se aposentar?
Mas ela conseguiu acertar os 10 anos ? Fico feliz por ela estar mais tranquila agora....
Esse filme dói na alma quando se percebe que pessoas bem próximas pensavam igual a personagem da Regina case e nem se davam conta
Valquíria, ainda bem que sua mãe está livre deste trabalho escravo. A minha mãe tbm teve a história dela parecida com a da sua, e ela sempre nos incentivou à estudar para não sermos submetidas à este tipo de trabalho.
Pior é pessoas da classe trabalhadora assistirem isso e acharem normal alguém HERDAR uma PESSOA e dizerem que “é assim porque é assim”.
É doído.
O pobre de direita.
É MUITO louco, não da para entender velho
Com a vítima da mulher da casa abandonada foi a mesma coisa
Gente, a pessoa não é culpada por pensar assim, muitas são analfabetas,muitas vezes a pessoa ouviu isso a vida toda, ela vai achar que é assim, fazem lavagem cerebral
Sim e às vezes ainda chamam quem critica de invejosos...
O mais triste é que já escutei trabalhador dizendo que a gente depende dos ricos e temos que ser gratos porque eles nos dão emprego. Muuuuita gente pensa assim.
Só puxa saco iludido pensa assim.
@@llucas_siq É lavagem cerebral liberal mesmo
Isso é igual quem é fã de bilionário e que acha que ter muitos ricos é coisa boa, não percebe que concentração de renda é um problema pois afinal de contas a riqueza não é ilimitada. Essa pessoa é bilionária a custa de exploração isso sim.
Verdade, como se fosse um favor .
Infelizmente.
Cresci em casa de família com a minha mãe,ela foi cozinheira da casa por 20 anos,os patrões pagaram escola particular e curso de inglês pra mim,quando minha mãe se aposentou deram uma casa pra ela.Foram pessoas muito boas que fizeram diferença nas nossas vidas!
Quem dera que as pessoas que são privilegiadas ,tivessem um olhar mais humanizado com os menos favorecidos!
JURO, a primeira vez que eu vi esse vídeo foi numa aula de sociologia no ensino médio, o professor simplesmente chegou e colocou pra gente ver, sem introdução nenhuma, e durante os 3/4 primeiros minutos eu JURAVA que isso era uma esquete do porta dos fundos, eu não acreditava que era real de tão absurdo e caricato que é!
Ah, sociologia... Está explicado.
@@pedroaugustocalixtonascime2516 sim?? Mas poderia ser na de história, de filosofia, geografia, artes etc.. questões trabalhistas permeiam todas as áreas.
@@LuizGustavo-dl6sf Sim, na área de humanas, achei interessante. Uma coincidência interessante...
@@pedroaugustocalixtonascime2516 ?
@@pedroaugustocalixtonascime2516 Sinceramente, não vejo o que define mais "estudo da sociedade" do que esse vídeo.
O ruim do Brasil é que maioria das pessoas veem pessoas como essa mulher do vídeo e pensam "quero ganhar muito dinheiro pra um dia ser que nem ela" ao invés de pensar "esse sistema elitista precisa acabar", e isso não é culpa da população, precisamos investir em educação para construir esse pensamento crítico de não abaixar a cabeça para as elites
Exato. A lógica do brasileiro é subir na vida para pisar em quem está ou ficou embaixo. O pensamento do "agora é minha vez".
Quando a educação não é libertadora...
“o sonho do oprimido é se tornar o opressor”
não é no Brasil. Complexo de vira lata ai camarada. Isso é no mundo inteiro, pois é do sistema capitalista. O sistema dá esses modelos e vende como modelos de sucesso, todo mundo quer ser rico. Alem disso, o sistema dita as normas comportamentais do que é ser rico. Dita o que rico usa, fala... Nao a toa que diversos pensadores desde 1940 ja propunham o problema do trabalhador sonhar em ser o capitalista, ou oprimido querer se tornar o opressor.
@@francohsg É como no filme " O poço "
Tava trabalhando em uma empresa como recepcionista, ai eu tinha que fazer trabalho de secretária executiva também, com 4 diretores. A minha chefe falava coisas do tipo "pegue sempre as xícaras sem nenhum arranhão porque os lábios deles são sensíveis" "Sirva uma água lá pq ele esquece de beber" "Você tem que tá sempre levando um café ou um chá porque eles gostam de serem mimados". Além disso, ela usava a desculpa de me achar inteligente para me dar serviços de auxiliar financeiro e eu tinha que fazer limpezas também, sempre que faltava a moça que realizava a limpeza. Como eu fiquei sobrecarregada, adoeci e tava indo trabalhar doente, com febre e outros sintomas, mas nunca faltei. Daí ela ficava dizendo que eu tinha que ir ao médico, falou isso vários dias e eu marquei uma consulta. Aí quando eu falei pra ela que tinha marcado a consulta, ela falou que eu tinha que ter perguntado pra ela qual era o melhor dia para eu ir ao médico (sendo que eu não tinha a possibilidade de escolher o dia, mas tinha uma distancia de 20 DIAS ATÉ A CONSULTA) e me deu um esporro daqueles. Nisso, eu desmarquei minha consulta. Ela fazia piadas com a moça da limpeza, que ria desconfortavelmente, e teve a cara de pau de vim me falar que eu não me encaixava muito na equipe porque eu não ria com os outros. Parecia a 5ª série, quando um grupo de crianças se juntavam pra zoar uma única criança e ela ficou chateada pq eu não fiz igual. Enfim, fui demitida sem justa causa e ela ainda falou assim "se vc quiser eu falo com a moça do rh pra deixar o plano liberado por mais uma semana pra vc poder ir ao médico". Enfim, não tem nada haver com o trabalho doméstico, mas a forma dessa mulher pensar me fez lembrar dessa minha ex chefe
Sinto muito por ter passado por isso. Espero que esteja feliz.
Misericórdia! Me fala que processou a empresa por assédio moral, por favor.
labios sensiveis na hora de tomar café na xicara, é mole? essas pragas vao no pooteiro, enfiam a boca em td quanto é lugar e tem labios sensiveis?? te lascar, desculpa a expressao mto revoltante, é assim mesmo nas empresas quando se trata em recepcionista ou auxiliar adm, e afins, e aí escolhem mulher p vaga p sobra ´p gente serviço de limpeza e outras funçoes, inclusive de babá e se vc reclama é rua, arrumam outra q tb adoece em pouco tempo, quando eu sai do meu 1 emprego eu treinei uma menina (inclusive avisei sobre td o meu chefe fazia, e o q era p ela fazer p evitar atritos) e ela nao aguentou 3 semanas lá, eu pq eu precisava aguentei quase 10 anos e já sai adoecida, perdi td minha juventude lá tb, nao podia ter ferias e nao tinha beneficio nenhuma, so salario. Arrumei um outro emprego q mesmo tendo mto trabalho eu posso ter uma vida.
Tem muita gente ruim no mundo. Sua patroa é uma delas.
Sem palavras
minha mãe era diarista. trabalhou com um casal de idosos por 15 anos, achava que era da família, mas ela nao podia comer na mesa com eles. teve um dia que os dois almoçaram e ficaram na mesa papeando, e minha mãe na cozinha morrendo de fome tendo que esperar eles saírem pra limpar tudo e DEPOIS ir comer.
@@professorphillipe3552 e quem te perguntou do seu caso?
@@biancacascalhop4112 Dispenso curiosos. Grato.😊
@@professorphillipe3552 eu conheço um caso similar. Mas acho que é muito mais aquela questão de internalização da escrotice ao ponto de se sentir meio fora do lugar se fossem sentar com os patrões. Desconfortável mesmo.
@@rubiademoraes Sim. A pessoa se sente desconfortável.
@@biancacascalhop4112 Ta putinha pq? se quiser tem emprego aqui em casa.
Minha mãe foi "doméstica" desde os 11 anos. Morreu de covid pelo atraso na vacinação com 63 anos , sem conseguir se aposentar. Os patrões roubaram o FGTS dela, e aí teve que pagar como autônoma para poder ter direito a aposentaria, mas isso nunca vai acontecer.
Desgraçados
Roubar FGTS,como assim?
E o pior que pra quem é autônoma não tem acesso a carteira assinada, então não conta como trabalho formal , então pra quem é autônomo tem mas dificuldade pra ser aposentar ,pois as regras pra se aposentar tem que ter trabalho no mínimo uns anos com carteira assinada para assim pode receber o dinheiro da aposentadoria,mas pra quem é autônomo normalmente receber no mínimo um salário mínimo.Assim ficando impossível pra essa galera pra se aposentar ,pois mal dá pra se sustentar com salário mínimo.
Luiz, muito provavelmente se trata do período antes da pec 72 (das domésticas, acho q a Marina vai concordar que é um nome bem bosta), a pessoa trabalhava a vida inteira sem ter direito a contribuição. Após a PEC, muitos patrões mantinham a empregada tempo integral durante a semana inteira(ou seja, vínculo de trabalho), mas contratava irregular, como se fosse diarista para não pagar os valores devidos(falo no passado, mas acontece hoje tmb).
Sinto muito... Eu me simpatizo muito com famílias que não apoiam esse governo nefasto mas pagam com a vida por uma escolha que não fizeram. Fica com meu abraço. 😞💔
Eu trabalhava numa empresa que os empregados eram proibidos de tomar chimarrão, contudo os donos da empresa podiam e tomavam chimarrão na nossa frente. Um dia, o dono me ofereceu chimarrão e eu educadamente aceitei, quando eu fui tomar ele disse "tu é empregado, não pode" e riu. Eu olhei pra térmica e pensei, cara, será que gasto meu réu primário tacando aquelatérmica nele? Não gastei, só fiz um sorriso falso e finji que rí da piada, uma semana depois pedi demissão da empresa e não precisei cumprir aviso (Porque pela regra sindical se eu tenho outra proposta firme de trabalho posso sair imediatamente sem aviso). Quando perguntaram na entrevista de demissão o que me fez sair eu falei "Eu curto demais tomar um mate".
Isso faz parte da cultura de vcs daí me desculpe, se vc soubesse o seu lugar não teria aceitado ,mas tem a síndrome do pobre de direita
O pior de tudo é que é uma regra completamente sem fundamentos e absurda, como se eles fizessem isso tão simplesmente por gostar de "torturar" os trabalhadores.
@@lilit7_4 nem sei se isso não é crime, não sou nenhum jurista, mas proibir o funcionário de tomar congonha? isso é a coisa mais idiota e criminosa que eu já ouvi
@@pedrosaraiva5303 a empresa alegava que tomar chimarrao durante expediente distraia demais os funcionários
brabo! 🚩
Porque todo burguês se comporta como personagem do Porta dos Fundos?
Tem literalmente um video do porta dos fundos que eles zoam isso, é um com o Batman.
O Porta dos Fundos que imitam muito bem os burgueses
Talvez essas pessoas sejam selecionadas para as entrevistas e documentários porque não chamaria tanta atenção pessoas com comportamento menos caricato.
Talvez porque os atores do Porta dos Fundos são burgueses também? Pesquisa aí quem são os pais do Porchat e do Duvivier e as faculdades particulares onde eles estudaram.
@@andyisdead Só se for pequena burguesia.
E o Rafael Portugal não veio da burguesia e é ator do Porta.
Esse negócio de não levantar nem pra pegar água é muito bizarro…
Nunca vou esquecer que, uma vez quando fui visitar uns parentes que são bem ricos, as empregadas ficaram chocadas (isso mesmo, chocadas) quando eu entrei na cozinha pra pegar um copo de água. Elas ficaram me olhando como se aquela cena fosse algo surreal e daí falaram coisas tipo “deixa que eu pego pra você”, ou “não quer que eu te sirva?”. Agradeci e falei que não precisava, mas fiquei achando super estranha a reação delas… Pensei que eu tinha atrapalhado o trabalho delas ou algo do tipo. Mas depois reparei que esses meus parentes quase nunca iam a cozinha e, menos ainda, pegavam o próprio copo de água.
Simplesmente absurdo.
Jái gente não tão rica, na verdade de classe média média, comportando-se assim com sua empregada doméstica.
Sou filho de nordestinos, pais semi-analfabetos, morador de favela, trabalhei desde a infância para ajudar em casa, fui camelô, comerciante e hoje estudo Artes. Como é importante cada um se conscientizar que EXISTE A LUTA DE CLASSES e estudar esses conceitos sociais. Estou nessa caminhada e confesso que preciso ser forte emocionalmente. Quando a gente desperta para essa consciência, a gente para de ficar rindo de exploração, buylling, piadas preconceituosas, e se posiciona. Já passei por muita exploração sem nem entender o que tava acontecendo direito. Esse vídeo me deu vários gatilhos e a certeza de que estou evoluindo.
Relato lindíssimo! Parabéns.
Qdo eu tava na faculdade, eu fiz medicina, tive contato com pessoas iguais a essa mulher, o puro elitismo reinava. E eu me lembro bem de um diálogo estarrecedor q eu presenciei num estágio no hospital. Uma colega de grupo estava indo buscar o almoço, q a empregada doméstica q trabalhava pra ela preparou e teve q levar logo após ser feito pra ela poder comer uma comida "fresca". E aí o colega ao lado perguntou pq ela fazia tanta questão disso, e ela simplesmente disse o seguinte: "Eu pago mto bem ela, tenho q aproveitar né."
E aí esse colega perguntou quanto era o salário dela, e ela respondeu R$1500. Aí a resposta q ouvi foi absurda. "Nossa, é mto. Pq vc não demite ela e contrata 2 por R$750 cada uma?"
Fiquei sem falar com os 2 até o final do dia e me isolei, pra não brigar feio, pq essa era minha vontade, mas pensei nos pacientes, pra cuidar bem deles pelo menos o ambiente precisava estar bom pra atendê-los bem. Dps em outras conversas mostrei meu descontentamento, mas não me deram ouvidos.
rico sempre acha que o salário que ele da pro empregado é muito, por isso eles querem tirar proveito de tudo
@@giovannavernini5110 Querem diminuir cada vez mais, pagar cada vez menos seus funcionários aumentando cada vez mais a carga horária, e claro, s pagar impostos
pelo amor de deus 1200 eh salario minimo a mulher recebendo um pouco mais que isso e o cara falo pra menina paga menos q o salario minimo mano 💀💀💀 eu admiro sua paciencia se fosse eu, eu teria perdido a cabeça na hora
@@hlnolvrgo_c Infelizmente como tem mta gnt assim no meio a gnt aprende a engolir os sapos pra não deixar o clima do trabalho ruim, e não prejudicar os pacientes.
O mundo esta desse jeito porque " as pessoas boas se silenciam diante de uma injustiça". Acho que temos obrigação moral de nos posicionar, de forma clara e educada. Mesmo que não haja mudanças imediatas. Também sei como funciona ambiente hospitar e há um código velado de não se indispor com o colega médico de trabalho pois vc pode precisar dele em algum momento. A sociedade é bem hipócrita e nós somos parte dela.
Quando o desemprego no Brasil estava em baixa, batia média de 6% e não havia mais muitas mulheres dispostas a aceitar esse tipo de trabalho por pouco e a classe média passou a não conseguir mais pagar domésticas pra dormir(escravizar) e passou a limpar a própria bagunça ou chamar uma diarista vez ou outra, mudou totalmente até a arquitetura das novas residências, as casas que antes eram cheias de cristaleiras e enfeites sem fim, virou o estilo "minimalista" o mínimo de móveis, cacarecos e até roupas, quem não lembra daqueles armários embutidos que davam a volta no quarto todo e chegavam até o teto mesmo quando o quarto era enorme?
as casas ficaram menores, a cozinhas dos apartamentos virou só um corredor apertado, o design das casas mudou completamente desde de que foram obrigados a arrumar a própria bagunça, pimenta nos olhos dos outros é refresco pra esses malditos. Obs(eu sei que essa mulher é de classe alta, não média só comentei sobre).
siiiiim, aí os arquitetos meteram o "minimalismo está na moda" kkkkkkkkkk
tenho que o aumento do "custo" da mão de obra doméstica foi um dos motivos do "ódio ao PT"
Exato,e agora como eles nao conseguem mais ter uma escrava 24/7 em casa eles lançam o odio deles em outros trabalhadores sempre gritando "eu pago seu salario" para trabalhadores em aeroportos, restaurantes e etc.
nossa, é exatamente isso. eu sou estudante de arquitetura, tô no começo do curso ainda e tive que fazer o projeto de uma casa de praia e o professor encheu o saco pra que tivesse quarto de empregada. mas na minha cabeça não fazia sentido já que era só uma casa de praia de uma família classe média de 6,5×11 em dois pavimentos.
@@LydiaTF96 "eu pago seu salário" é um clássico na vida do TMKT, de todos os segmentos, diariamente.
"A gente dormia abraçadinho!"... daí ela levantava da cama às 7h pra preparar o nosso café, fazer faxina, fazer almoço, lavar as roupas da família até o final do dia... e a gente poder dormir abraçadinho novamente!🤡
🤡
🤡
🤡
🤡
🤡
Eu adoro quando a patroa diz: é como se fosse da família! Mas na hora da herança não entra na partilha!
Todo mundo da família entra no testamento?
@@cecillyana5508 Isso não é argumento não mor
@@matheusmomolli330 Na verdade é kkkkkkk
Eu sempre falo isso. É da família? Então entra na partilha? Se não.. só problema.
Na verdade entra, né? Mas como bem partilhado, assim como a babá que essa senhora do vídeo aí "herdou"
O empregado é "da família", mas nunca entra no testamento né?
Essas pessoas querem escravos
é da família para as obrigações, não para os direitos (embora eu conheça uma pessoa que matém a ex- empregada idosa no apartamento em que ela trabalhava para os pais, - que morreram - paga todas as contas, dá aposentadoria e paga uma cuidadora para ela. Esse é o único que pode dizer "ela é da família")
Olha as fotos de quando vão para à praia... só uma pessoa da família de uniforme.
Ou "quase da família"
Ela disse que é da família, não membro da familia, ou seja: é propriedade da família
@@atoademenos bem observado
Durante muitos anos fui trabalhadora doméstica é desgastante cuidar da família dos outros enquanto a minha estava carente da minha presença.
Sugiro a quem ainda não viu, que veja o filme "Que horas ela volta", com Regina Casé. Um filme que retrata bem essa relação entre empregada doméstica e patrão. Eu costumo falar q esse filme é 200% brasileiro, por causa das bizarrices que acontecem no filme que são muito fiéis a nossa realidade brasileira. Tipo empregada que dorme no quarto minúsculo e no calor; patrão q ñ consegue pegar um refrigerante na geladeira, a empregada doméstica que não pode comer na mesma mesa que o patrão, etc.
Tem um filme que vi na escola, chama Doméstica, eu acho. Mas não lembro nada sobre. Só lembro que era com o Robson.
Isso é MUITO real
O que eu acho mais triste nessa história é a afeição da empregada pelo filho da patroa que ela criou e a estranheza dela com a filha que ela não pôde criar. Tudo natural, tudo muito real e muito triste também.
@@tamarabelizario falou tudo agora
Marcos vc poderia citar mais filmes brasileiros assim críticos? Eu estou nessa de assistir filmes brasileiros abraço
A sujeita fala que o "doméstico" não gera lucro, pois casa "de família" não é empresa. Se não fosse pelos empregados, ela teria que se desdobrar para fazer todo o trabalho ou teria que se aborrecer com marido e filhos para dividir as tarefas... e provavelmente ela acabaria fazendo quase tudo sozinha, se vendo em situação semelhante a da "empregada com filhos". O lucro está no tempo e no esforço que a patroazinha aí economiza. E digo mais, ter empregados permite uma relação familiar com menos conflitos... pois se ninguém ali tem que levantar pra pegar um copo d'água, fica muito mais fácil pra todos se suportarem e posarem de família feliz e cuca fresca.
Exato!
Sim, é isso mesmo
Esse argumento de não gerar lucro é realmente idiota, é como dizer que o profissional da limpeza de uma empresa não gera lucro, muitos empregos não dão lucro direto, mas facilitam para que os outros o gerarem.
Você ainda esqueceu de um detalhe: Pra ela uma emprega doméstica pode até ser considerado luxo porque ela não faz os serviços domésticos porque ela NÃO quer. Aqui na minha casa por exemplo todos trabalham o dia todo e apenas os meus pais voltam para casa para almoçar, mas nem tempo para isso e já tem que voltar rápido para o trabalho. Ficamos sem tempo para cuidar da casa então houve a necessidade de uma diarista, chamamos a namorada de um primo que estava desempregada para fazer o serviço para nós. Todos da casa dão uma parte do salário dela. Para nós elas nos dá lucro, porque ela nos poupa tempo de limpar a casa para empenhar no trabalho, se não tivéssemos ela a casa ficaria imunda ou alguém teria que trabalhar menos, o que aí sim seria um prejuízo.
Eu tenho 16 anos, trabalhei por um mês com uma moça pra pagar a internet de casa pois meu pai atrasou a minha pensão,no segundo mês ela disse que eu era da "família",com isso ela disse tbm que ia atrasar o meu salário ,ela nem sabia meu nome
Lembro que era adolescente quando vi essa senhora falando as mesmas barbaridades na Sônia Abrão. Nem sabia o que era marxismo e já fiquei p da vida com essa mulher! Ela vivia na mídia mostrando o quanto era rica, gastando vinte mil em uma carteira de couro de jacaré e depois chorando miséria para não pagar decentemente as empregadas.
Uma vez eu estava no ponto do onibus, e chegou uma senhora de aproximadamente uns 55 anos e me perguntou se tal onibus ja tinha passado. Eu disse que era o que eu estava esperando também, e que ele ja devia passar. Então ela me contou que trabalhava na casa de uma família e que naquela noite eles tinham recebido 2 casais de amigos para jantar. Como eles não saiam da mesa, ela disse para a patroa que precisava ir logo, pois era o ultimo onibus. E que deixaria para lavar a louça na manha seguinte quando chegasse. E que a patroa respondeu pra ela: "olha, desse jeito fica difícil! Tá cheio de gente por ai desempregada, e que gostaria de estar no seu lugar. E eu so mantenho a senhora aqui porque é uma pessoa de confiança".
E pra eles isso é normal. A empregada que dorme na casa e é acordada no meio da noite pra pegar um copo dágua para a patroa, a que acumula funções de cozinheira, faxineira e babá...
só uma câmera e um processo
Sou filha de empregada doméstica e pedreiro. Trabalhei de garçonete e no comércio! O comércio acabou cm meus nervos. De dia eu tomava 6 mg de rivotril pra aguentar o assédio e o ambiente tóxico da empresa. Acabei por fim trabalhar de diarista. Por poder "fazer" meu horário. Eu passo muita raiva, e o pior é trabalhar pra pobre que pode pagar. Tem um ditado aqui no interior: trabalhar pra pobre, é pedir esmola pra 2! São os piores. A vida girou e eu fiquei doente, um dia precisei de alguém pra fazer faxina na minha kit net. Resumindo: levantei da cama capengando pra ajudar a faxinar, pq pra mim é um absurdo uma pessoa cm idade pra ser minha mãe cuidar da minha casa. Msm que eu esteja impossibilitada, minha cara queimava de vergonha!
Ta estudando?minha mae foi empregada doméstica, minha irma trabalhava no comércio e inclusive era subgerente, mas preferiu ser diarista pr ganhar mais e comprar a sua casa, enquanto fazia faculdade. Hoje depois d formada conseguiu passar em um concurso na area d formação. Então ñ desista, siga em frente.
Tudo me assustou, mas o mais chocante foi quando ela disse que os empregados já passaram por gerações na família dela e senhora de 80 anos que ficou com ela (essa senhora deve ter nascido como empregada na casa dela, ela só faltou dizer isso!) Eu me lembrei do filme Histórias Cruzadas, que tem uma cena parecida, mas era em Mississippi 1954
Recomendo o livro a cor púrpura
Deveria agradecer a ela por ter emprego kkk drama do caralho ta na merda pq merece foda-se.
@@arthurdeavilabotelhomachad2520 igual tu então q tá nessa merda moral ai por merecer =)
@@arthurdeavilabotelhomachad2520 bela "trolagi" se n tivesse visto o avatar quase tinha caido.
@@arthurdeavilabotelhomachad2520 ela tem condição de ter 3 empregadas pagando direitos trabalhistas o fora e a classe 💩que ficou putinh@ por que não tem como pagar
" Ainda bem que surgiu essa profissão abençoada de passador de cachorro" . Tradução: "Ainda bem q existe o desemprego e gente desesperada por qualquer tostão".
E vamos analisar a forma e valor que ela dá ao próprio animal de estimação:
Ela o enxerga somente como mais uma posse dentre tantas que ela possui, e cujo cuidado ela terceiriza. Não estou dizendo que ela não ame o animal, mas ela claramente não se envolve com o bem estar dele, visto que um cuidado mínimo - o passeio diário - ela relega a outra pessoa. Já cansei de ver gente assim; estão no mesmo espaço que o animal e não fazem ideia de como o animal vive, seus hábitos e comportamentos. É o tipo de gente que quando o animalzinho desenvolve uma doença eles só notam muito depois, quando o animal já está bem debilitado. Já cansei de lidar com gente assim.
@@sg_dan tem pior! Conheço muita gente que a babá conhece os filhos (cores, brinquedos, comidas favoritas) e os pais, não. Simplesmente não se interessam. Não precisa nem passar tempo com a criança, pergunta pra babá. Mas não há interesse. Desde que a criança esteja na melhor escola da cidade, indo pra Disney (com a babá junto, "ela tá pegando o boi de viajar") e tendo festas de arromba (com animadores, "imagina, correr atrás de criança..."), está bom.
@@TatiJBC Descreveu meus vizinhos 🤣🤣🤣
@@TatiJBC Dois filmes: O Diário da Babá e Que Horas Ela Volta
Aqui na Alemanha, se vc fica doente nas férias, vc tem direito a recuperar esses dias de volta, só precisa do atestado médico. Eu peguei covid nas férias, fiquei 8 dias de repouso e recuperei 8 dias de volta das férias.
No Brasil, também. Bom, pelo menos no que sei tem isso, o atestado anula as férias. (Eu acho)
@@MateusDePaula97 somente a partir de 15 dias de atestado. Abaixo disso não anula.
depois veja o video do ian sobre social democracia, vc tem privilegio pq explora aqyu
@@0Havianas numa nação socialista não seria igual em relação as férias?
é simples, os habitantes das tundras da europa, depois de roubarem por séculos os habitantes da mata atlântica, amazônia, dos pampas e de todo o trópico, podem se dar a esses luxos
Me lembrou uma vez que eu estava almoçando no trabalho e uma mulher da minha gerência começou a falar, indignada, que a antiga empregada se demitiu pq teve outro filho e só o dinheiro do bolsa família já era mais do que ela recebia trabalhando. O teto do bolsa família era R$205. Nem consegui terminar o almoço, de tanta raiva.
isso foi um dos motivos do "ódio ao PT". Sendo o PT sinônimo de "esquerda".
😡
Leva ela pra casa
@Canal da quase certo eu acredito que ela nem sabia o valor do bolsa família. Assim como muita gente ainda não sabe, apesar do bolsa família não existir mais. Todo mundo sabe o valor do auxílio Brasil porque estamos em período eleitoral, então é um ótimo jeito de comprar a população, falando que vai liberar auxílio maior que o governo anterior.
mas se ela saiu pq o bolsa familia não compensava ela trabalho, de fato isso é prejudicial para o mercado de trabalho, pq aí vc começa a ter pessoas que não possuem especialização a se demitirem já que o auxilio do governo já se equipara ao salário mínimo, daí vc tem um problema de falta de mão de obra provocado pelo próprio governo, então a tendência é o salário aumentar pra atrair essas pessoas, só que com o aumento do salário vem o aumento dos preços dos produtos, pq se o patrão precisa de te pagar a mais, ele precisa de receber a mais pra cobrir esses aumento de custo.
Eu conheço uma moça que recebe o aux de 600,00 e uma pensão alimentícia de 400,00 , daí ela não quer trabalhar pq os valores somados bate quase 1 salário mínimo, só que ela não tem nenhuma especialização pro mercado de trabalho, os cargos que ela poderia ocupar seria de aux de serviços gerais, caixa de super mercado, caixa de padaria, recepcionista e etc . Daí ela não trabalha, isso é terrível pq se ela não trabalha, ela não gera dinheiro e não paga impostos, pelo contrário, ela está sendo sustentada pelos impostos que outra pessoa está pagando, ela está sendo um peso pro povo e se a quantidade de pessoas assim aumentam, daí todos se prejudicam.
Por isso não adianta dar 1 milhão de dólares pra todo mundo, pq no dia seguinte o padeiro não iria querer mais fazer pão, já que a grana que ele recebeu, não compensaria o sacrifício dele manter o négocio, pois agora ele pode viver da renda dos 1 milhão de dólares, o caixa da padaria tbm, a recepcionista, o caixa do super mercado e etc .
Minha mãe já foi empregada (atualmente é diarista), o pior é que as empregadas desenvolvem empatia quando trabalham por anos, algumas acabam comprando as idéias dos patrões :(
Qual é a diferença entre empregada e diarista?
@@rodrigoappendino As empregadas as vezes moram na casa do patrão, fazem tudo para eles, desde cuidar dos filhos a arrumar tudo na casa, a diarista vai alguns dias da semana na casa de pessoas e apenas faz a limpeza
@@rodrigoappendino por lei a diferenciação é que empregada presta serviço de natureza contínua, ou seja, mais de 2 dias por semana. diarista é quando é 1 a 2 dias por semana
@@EricaDLucas Eu achei que chamasse diarista justamente por trabalhar diariamente.
@@rodrigoappendino ela faz diarias em várias casas.
Morei um tempo na Europa e eu conversava sobre isso as diferenças do mercado de trabalho aqui e lá. E uma das coisas que deixavam eles em choque era quando falava das entrevistas que perguntam se sou casada, se tenho filhos. Lá além de ilegal, é pessoal e respeitam muito isso. Além disso não aceitam vc fazer hora extra. Essa mulher é o retrato de uma sociedade extremamente com graves problemas sociais.
Todo chefe pensa assim. Ela só teve coragem de falar
Não é coragem não. Ela realmente acha que tá sendo razoável e que não tem problema nenhum no que ela tá dizendo. A bolha desse pessoal é tão densa que, mesmo com pessoas de uma classe mais baixa vivendo embaixo do mesmo teto, não dá pra consciência de classe e de privilégios entrar na cabeça deles por terem sido criados achando que isso é normal. Algumas pessoas trabalham pra outras e é assim que é..
Tenho uma tia que trabalha como empregada doméstica de carteira assinada MAS nenhum dos direitos da CLT ela recebe, não tem férias por exemplo e a patroa é ADVOGADA a qual atrasa salário mas faz cirurgia plásticas ...
Pqp!!
e depois alguém vem me perguntar de onde eu tiro tanto ódio
Manda ela furar a silicone da patroa com uma agulha
@@silence957 o material do silicone nao vaza mesmo furado, ele não espalha. Ela poderia tentar outra coisa kk
Os cidadãos de bem 🙄
A maior humilhação da minha vida, trabalhei de babá pra um casal, num belo fim de semna eles fizeram um almoço pra família da patroa que vinham de longe, eu cuidando da criança e a moça da cozinha fazendo o almoço um cheiro maravilhoso, peixe no forno e lombo no molho madeira, lembro como hj eu com uma fome, esperamos o povo almoçar a pedido da patroa so comer depois dos convidados, pos bem sobrou o molho e a cabeça do peixe, ai a mulher chegou na cozinha e disse pra gente fazer um "OVO"pras duas que ela não se importava da gente comer, UM OVO com a fome que eu tava eu comia até os 30, até hj eu lembro não sei se fiquei com pena de mim ou da moça da cozinha que fez comida e não pode comer, ela saiu no domingo e eu na segunda. Trabalhei 8 dias nesse lugar s eo começo foi assim o fim era o tronco kkkkk
Por iss qdo eu morava no Brasil e Conversas dessas mulheres no cabeleireiro, história que a empregada comia a comida antes do patrão eu pensava, vai assim: ver que ela não da comida a elas, as empregadas, e esse o jeito delas comer o que cozinha, . Sai do cabeleireiro com um nojo dessas cumade
O problema é que os cara que é analista de tribunal ou gerente de firma pica , que ganha seus 15 mil, acham são os Bourbons. Quando os caras se tocarem que mesmo ganhando 15 mil eles estão mais pertos de um morador de rua do q da Mansur, a revolução vem. Até lá é trabalhar pra isso. o história e o Ian fazem um excelente trabalho.
Eu não acho que você esteja certo sobre a revolução vir quando eles perceberem isso. Porque a propaganda anticomunista é forte demais, a vida deles é boa o suficiente para eles terem medo de uma revolução e preferirem ficar acomodados, e o padrão de vida deles provavelmente cairia no comunismo.
Mesmo essas pessoas sendo trabalhadores, acho difícil elas apoiarem o comunismo, mesmo se ele viesse de forma pacífica.
Pois é, e não conseguem perceber isso de forma alguma..., mas também no Brasil existe aquele muito conceito de "vida arrumada/encaminhada": trabalha, tem seu carrinho, seu apê, dá umas viajadinhas por aí, e "já tá bão já, melhor que muita gente", por isso que se sentem membros de alguma família real 🤣🤣
@@yasminbaroni ne eu veio família militar tudinho aqui onde eu moro e metido a rico mais ganhar apenas entre 4 a 6 mil reais. Os tenentes 8 mil mais eles tão tudo metido a burguês
@@antonioluiz9409 eu trabalhei com pessoas que ganham 2 mil e enxergam quem ganha 8 mil como burguês. até viam como hipocrisia ser socialista e prestar concurso pra cargo que paga 8 mil
nada. quem ganha 15 pau está na elite ja, estre os 10% mais ricos, ele esta no topo da cadeia alimentar, nunca que vai se tocar, o sistema funciona para ele, os privilegios é no que ele nada
O Brasil tem uma cultura escravocrata enorme que só acabou muito recentemente em termos históricos por isso a burguesia brasileira tem um problema enorme com essas noções de "salários justo" "direito trabalhista" "férias" para quem estava acostumado a ter escravos limpando a bunda dos seus filhos cuidando da sua lavoura e limpando sua casa é muito difícil hoje para essa burguesia aceitar que você tem que pagar as pessoas para que elas exerçam algum serviço para você
@King Soccer Sim infelizmente a ideologia escravocrata existe em maiores e menores níveis por isso ainda existe muito trabalho análogo à escravidão no Brasil, a verdade é que se o burguês brasileiro detentor dos meios de produção pudesse pagar o seu funcionário com uma cesta básica só para ele não morrer de fome ele faria isso
A burguesia brasileira nasceu da aristocracia escravocrata.
Acabou?
Cheguei aos 200 mil, estou rumo aos 1 milhão sou empregada doméstica estou migrando para renda variável aos poucos, não é fácil mais é possível* 🎉🎉🎉
chegar em R$ 200 mil por ano é incrível, como você fez isso, por favor sou novo em investir em criptomoedas e ações, você pode me orientar como fazer isso?
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses
Como você fez isso, por favor? Sou novo no investimento em criptomoedas, você pode me orientar sobre como fazer isso?
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
SRA. DAMIANA SILVER* é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias
Você falou "ela fala baixo pq se ela pudesse pagaria alguém para falar por ela". Então, eu tive um chefe podre de rico que corriqueiramente soltou a seguinte frase: "Eu quero pagar uma pessoa para falar por mim". Na presença do chefe eu apenas ri, como se fosse uma piada, mas ele me encarou e mandou: "Eu tô falando sério, eu não tenho tempo mais pra isso. Eu sou um líder criativo, eu preciso criar, não falar". Eu só fiquei chocado. Uma sema depois saí da empresa ksksksksk
Meu Deus do céu
Ele disse isso por uma questão egocêntrica dele de se achar superior, não pq ele tem dinheiro, tudo para os progressistas é uma questão de classe, o que tem de pobre arrogante, isso vai da pessoa e não classe social
Líder criativo= herdeiro
Meus pais sao de classe media no Brasil, assalariados, e nem um pouco ricos. Eles pagavam na decada de 90 uma empregada, e eu praticamente fui criado por essa moca durante o dia. Ela cuidou de mim desde que eu nasci, e me ajudava ate nas tarefas escolares sem ter nenhuma escolaridade. Alem disso me ensinou tarefas domesticas, que eu sou grato ate hoje.
Em 2008 ela foi demitida pois meus pais nao podiam pagar mais, por causa do aumento de direitos, que obviamente encareceu o servico (de maneira justa). Eu tinha ja uns 17 anos, meu irmao uns 5, eu lembro que choramos muito quando ela foi demitida.
Um tempo depois ela foi contratada de novo como faxineira/diarista e ficou por mais um tempo em casa, depois não me lembro mais.
Mas eu advogo completamente pela causa. Alem de que empregado domestico NAO EXISTE, o certo sao profissoes diferentes, como faxineiro, cozinheiro, cuidador, e por ai vai, com salarios dignos. "Empregado domestico" eh escravidao.
Quando eu conto essas historias para meus amigos aqui na Belgica, eles acham que eh um recorte da epoca da escravidao, de 150 anos atras, de tao absurdo que eh...
e como voce se sente sendo herdeiro de pais escravagistas?
@@ManelRuivo meus pais não são escravagistas, eles mesmo apoiaram o aumento de direitos para faxineiras, e a regulamentação do emprego de empregada doméstica, e inclusive assinavam carteira de trabalho e dava sempre o máximo que conseguiam para dar bom salario. O ponto é que é um recorte de uma época e tem um contexto histórico. Se existisse uma creche acessível na época(década de 90) para os meus pais, eles teriam me colocado lá, já que empregada era basicamente para cuidar de mim. Somado isso vem alguém na sua porta pedindo emprego. Eu não julgo pelo recorte temporal, julgaria se eles quisessem ter uma empregada e vissem como um serviço indispensável até nos dias de hoje.
@@ManelRuivo chegou o bilíngue… fala português e merd4
Lembre-se, vc não está fazendo um favor. Vc usufrui de privilégios enquanto tem gente com fome. Sempre lembre disso.
Eu já vivi algo parecido, a diferença é que a empregada era minha mãe. Te garanto, não é uma boa perspectiva
Dona Regina não compreende o trabalhador doméstico como trabalhador porque Dona Regina entende o trabalhador doméstico como propriedade
Sou bióloga e portanto, nunca gostei de história (ou humanas), erro crasso meu, admito! Tenho um filho autista que AMA história, de tudo! Foi ele que me deu base para entender grande parte das referências q vcs falaram. Enfim, na ornitologia existe umas espécies de aves que são parasitas de ninhos, filhote parasita nasce antes, mata os filhotes originais, é alimentado pela mãe parasitada e depois procura os seus, o papel do hospedeiro foi cumprido, o ciclo continua. Esse senhora me lembrou esta interação
Chupim?
@@eduardomello1780 esse mesmo
meu vô me mostrou um quando era pequena e explicou esse ciclo... nunca mais esqueci
@@eduardomello1780 Cuco, eles empurram os ovos de seus "concorrentes"(filhos da parasitada) para fora do ninho.É bizarro, às vezes vc vê uns vídeos de um filhote de cuco sendo alimentado por uma "mãe" 2 ou 3 vezes menor.
Isso me lembrou a mulher da casa abandonada. Muita família rica pegava criança e adolescente em situação de necessidade e "adotava" e a função desse filho adotivo seria ser empregado NAO REMUNERADO e com a pressão de "te tirei da rua".
uma pratica mto comum, q ainda existe ate nos países desenvolvidos, q é dar o teto e a familia recebe uma empregada q tb aguenta td tipo de humilhacao pq senao a familia joga as malas no meio da rua, nao precisa nem ser filho adotivo, parentes fazem mto isto, a minha tia foi empregada da tia rica dela, aguentava td tipo de humilhacao e ainda pagou tratamento medico da tia quando a veia adoeceu, as primas a obrigaram a pagar.
Eu trabalhei 23 anos em uma casa de família ,dormia no trabalho trabalhava de 6hs até hora que eles iam dormir , quando veio a lei dos empregados domésticos ela teve que diminuir minha carga horária porque mesmo usando todo a hora extra era muito inferior o tempo que eu trabalhava antes ela ficou p kkk
Fez livro pra eu assinar horas de entrada de almoço de saída , sim porque só então passei ir pra casa todos os dias , antes dormia no trabalho . Quando tiver que sair pra cuidar da minha mãe depois de 23anos de trabalho ela não quis nem me ouvir direito,a primeira coisa que falou foi vc não tem nenhum direito porque vc está pedindo pra saí , da pra fazer acordo sabe , eu saí na pandemia . mais ela não quis não recebi seguro desemprego meu FGTS está retido 🙏🏻 Deus é mais 🙏🏻🙏🏻🥰
Coloca na justiça e você pode ganhar uma boa grana
Sobre os quartos de empregada é um bagulho nojento no bostil, vc tem apartamento que tem cozinhas minúsculas pq eles tiram parte da cozinha pra colocar um "quarto" de empregada, tipo a pessoa abre mão de ter uma boa cozinha/área de serviço pra ter a senzala dela, pq normalmente são quartos sem janela ou só com um basculante
Cozinha grande pra quê? Essa gente nem entra lá. É a coitada da empregada que fica apertada na cozinha
Eu tava procurando uns aptos em São Paulo e tava vendo uns dos anos 60/70 e um deles tinha tipo uma porta de serviço, pros empregados não entrarem pela mesma porta que os moradores da casa. Tinha um também que o banheiro tinha duas portas, uma delas dando na área de serviço.
Se não é quarto de empregada, é o banheiro, tipo, um cubículo minúsculo com saída de água pra chuveiro, vaso e bidet. No apartamento da minha família é assim, a área de serviço não deu pra colocar nem um varal direito por causa desse negócio. A gente fez de dispensa, pq, 1- não dá pra chamar aquilo de banheiro, não tem como fazer uma pessoa usar aquilo sendo que tem outros 2 banheiros bons; 2- a gente não tem condições de contratar empregada, então quem cuida da casa são as mulheres da família, pq os homens não levantam um dedo, não importa o quanto a gente peça e 3- não tem ventilação nenhuma nesse negócio, nem basculante, nem janela, nem nada. Se fosse usar aquilo de banheiro, ia viver dando fungo
Minha família alugou uma casa que é exatamente assim: a área de serviço disputa espaço com o quarto e banheiro de empregado (imaginem o cubículo que era aquele quarto). Transformamos em o cômodo em despensa
No YT mesmo tem um video de um empreendimento onde a mansão parece um shopping center, com no minimo 5 suites gigantescas e o estreitissimo quarto da empregada com 2 beliches no lado da sala de maquinas num local escuro que parecia um sotão. Uma completa vergonha!!!
Eu comecei a trabalhar com 9 anos de idade. Trabalhei 1 mês em troca de uma bermuda e camiseta. Cuidava de uma criança.
Trabalhar de empregada doméstica no Brasil, na maioria das vezes é humilhante!
Fiz direito no Mackenzie e assisti esse vídeo em uma aula de sociologia, se não me engano! Eu como bolsista passei a perceber o medo dos alunos ricos em falar nerds depois que vimos esse vídeo em aula
Tenho um amigo que se formou em direito e ele disse que depois que se formou ficou meio paranoico achando que tudo pode levar a processo
Se você quer um exemplo indiscutível sobre a veracidade desses fatos, basta assistir aos vídeos da Jade Picon no Big Brother: 1- Ela não sabia usar um espremedor. 2- Ela não sabia usar uma vassoura. Sim, uma VASSOURA!
Angelica não sabia abrir um ovo, ela achava que era um tipo de encaixe pra rosquear....😬
O 👌 da galinha é um tipo de torno que faz rosca.
E aqui Brasil é .. isso doméstica y pra quem pode!
E ele levou calcinhas descartáveis!!!!! Para nao lavar
Sabia sim..voava a muito tempo.
@@marisebatt8869 a Angélica apresentadora? A Angélica não tem mais programa por isso ela parecia não saber nem o que era uma cebola kkkkkkk. Quando a Ana furtado a substituía, e olha que a Ana furtado é rica e mulher do Bobinho, ela dava um show perto da Angélica. Por isso que a Ana furtado mesmo sendo esposa do chefe é tão querida pelo público
Gosto da parte que ela fala que o ESTADO tem que arcar também com os custos (tipo ela pagar menos impostos sobre o trabalho) do trabalho doméstico. Sim, minha senhora, o Estado Brasileiro tem q custear a pessoa que lava suas calcinhas...valha-me Deus!
Nem todas são como ela, trabalhei 25 anos em uma casa, mas sempre fui respeitada e mes direitos garantidos, há alguns anos me aposentei.
@@thebeheadedprisoner8905
Meu bem, saiba que isso tudo foi o mínimo. Nossa situação tá tão precária que até mesmo a educação da "alta classe" é vista como diferencial...
14:21 esse momento realmente me fez ficar abismada. O pior é ela falando que a babá dela se parou de trabalhar com 81 ANOS. Rico tem que sumir msm pqp
O maior absurdo é pensar q essas pessoas tem dinheiro pra pagar salarios dignos pras empregas, mas mesmo assim elas não pagam e tratam trabalhadoras como lixo
O triste e revoltante é que o auxílio-creche custa menos do que 1 almoço dos patrões no restaurante.
Lembro muito bem desse debate sobre a PEC das Domésticas. As opiniões que eu ouvia no trabalho e na faculdade me davam vontade de jogar um copo d'água na cara das pessoas. Nessa época, minha mãe era doméstica na mesma casa ha mais de 5 anos. Ficamos na expectativa de finalmente ela conseguir FGTS e seguro-desemorego. Resultado: foi demitida sem aviso prévio, no fim do expediente, num domingo de Páscoa, porque os patrões estavam morrendo de medo do que iria acontecer se a lei fosse aprovada. Covardia e falta de empatia são a cara da classe média/alta brasileira.
Na fase final do processo seletivo do primeiro estágio que eu estava me candidatando o entrevistador/futuro chefe do setor notou um anel na minha mão. Ele pausou a pergunta que estava fazendo previamente (sobre as minhas efetivas qualificações) e disse "Hm, então e sobre relacionamentos? Você está namorando? Pretende casar logo? Algum compromisso SÉRIO? * olha para o anel denovo * ". Eu fiquei tão desconfortável e na época, por ser muito nova (por volta de 18 anos), eu não sabia que isso era completamente ilegal. Acabei mentindo e dizendo que era apenas um anel e não uma aliança (era apenas de namoro mas não que isso importe) e aí o cara soltou aliviado "Ah tudo bem então, que bom. Não queremos ninguém com chance de ter filhos em um futuro próximo. Aqui é dedicação total". Alguns anos depois percebi o surto que foi isso, passei a gravar entrevistas dessas fases finais de processo seletivo para ter evidências caso eu precise denunciar a conduta do empregador.
Que absurdo
nesse caso a pessoa escolhida é aquela q dá a vida pela empresa (nao casa, nao tem filhos, nao tem a propria familia, nao estuda, nao tem lazer) é um ser q vive para uma M de empresa q dá um pe na bunda quando adoecer, quando quiser...
Fizeram essa pergunta pra mim na entrevista de emprego. Eu sou técnica de eletrônica. Me perguntaram que eu tenho filhos ou pretendia ter filhos num futuro próximo. Eu nem namorava na época. Pro azar deles conheci meu marido lá e alguns meses depois acabei engravidando. Pelo menos não me despediram assim que voltei da licença, como acontece com muitas mulheres, mas perto do aniversário de 1 ano do meu filho fui mandada embora. Sinceramente, foi o melhor pra mim. Seria um inferno continuar no emprego, sendo desvalorizada como profissional, não me dando oportunidade de crescer e desenvolver.
Pra burguesia nojenta e o patrão nós proletariados pobres não temos direito nem a formar família, é privilégio ter um núcleo familiar
Eu tinha muita vontade de gravar as entrevistas q a minha antiga superior do recrutamento fazia, mds, porque é cada coisa ilegal q eu ouvia
Dois pontos:
1. Esse povo gasta 2000 reais em uma peça única de roupa mas acha ruim pagar o mesmo valor pra um profissional;
2. Bora lá.... What a fuck é uma merda de uma socialite? Não é um título de nobreza, não é uma profissão, que porra é essa?
socialite
[ˈsoʊʃəlaɪt]
sm
Pessoa de destaque nas rodas da alta sociedade.
No Brasil por raízes da escravidão, existe essa noção e percepção conturbada que a mão de obra humana não tem "valor" existiam escravos que eram apenas coisas... parece que é algo louco ou irreal mas não. Infelzimente essas raízes históricas perpetuam até hoje. Aqui no Brasil infelzimente a mão de obra humana é desvalorizada.
2000 se gasta num chaveiro, essas pessoas pagam 100.000 numa bolsa e acham CARO pagar um salário digno pra um ser humano
Lembrei da Karen Bachini dizendo em podcast que ela só mora no Brasil porque aqui é onde tem mais mão de obra barata.
Nossa 😦 eu já não ia com a cara dela …. Agora então …
Eu penso que ter funcionário é luxo . Não acho justo ficar escravizando as pessoas .
Descobri isso agora e fui pesquisar, o pior de tudo foi que o vídeo do Ismeiow comentando sobre o pai dele que fazia entrega delivery e morreu dessa forma, chorei junto dele, que disse: "ele trabalhou até o último dia dele para entregar comida na boca de gente como você [...] não é seu pai que é a mão de obra barata"
E pensar q o povo esqueceu as falas dela rapidinho
Lembro disso, parei de acompanhar ela aí
@@lilit7_4 Ismeow, não?
Cara pior que a gente zoa com as coisas que a Dona Irene poderia fazer, mas no fundo só quem ja trabalhou ou dividiu o espaço com essas pessoas extremamente ricas sabe o medo que da de fazer qualquer coisa e estar sendo filmado, monitorado ou do que os advogados dela podem fazer com voce, é foda mano!
Por isso que eu adoro que toda câmera tem ponto cego pra fuder os ricos
Eu trabalhei pra um cara, q olhava na camera pra ver se tinhamos jogado a comida fora pra nos nao comermos algo que sobre!
Podia ser metade de uma pizza, tem que jogar fora pq empregado nao come a mesma comida que ele!
Puutzz tu falou tudo agora
@@10pancada Cê tá zuando né? Pior que ouvi algo semelhante de um vizinho (marido da minha madrinha) que até hoje me pergunto se é mesmo verdade ou aumentaram a fofoca, eles não são nem classe média, e ele falava que era pra jogar as latinhas de cerveja, coca cola no lixo porque não era pra nenhum catador pegar...
@@dorca9489 Por incrivel que pareça, o cara ficava ate as 4 da manha olhando na camera pra conferir se nao tinhamos pego uma coxinha que sobre. tinha q ir pro lixo e o lixo ficava de frente pra 2 cameras!
Minha avó e minha mãe já fizeram trabalhos domésticos. Mas, conforme alguns dos meus tios e tias conseguiram se formar, a família começou a ter mais condições, e contrataram uma diarista que ia mais ou menos uma vez por mês na minha avó fazer limpeza. Depois de uns anos, esses mesmos tios começaram a também chamar essa moça pra trabalhar na casa deles, esporadicamente, minha mãe (que se formou em direito depois dos 50) também. Hoje, um desses meus tios é gerente em um setor da Sabesp, e se mudou pra um ap, e chama essa moça, que era diarista, umas 3 a 4 vezes por semana, pra passar roupa, pra cuidar das filhas adotivas dele, e até chamou ela quando tava com Covid.
Olhando isso eu só consigo concluir que a ascenção social também traz junto dela a herança triste que é impregnada na cultura brasileira. Você ter condições de viver melhor é você ter condições de explorar os que tem condições piores, dentro dessa lógica. A situação daqui é complicada.
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor."
Paulo Freire
Contratar a moça para mais serviços é um problema? Ou, a moça foi chamada pra mais serviços sem receber a mais pelos serviços extras? Não entendi.
@@marciamaggiori985 a exploração da força de trabalho é o PROBLEMA.
@@marciamaggiori985 leia o comentário dele até você entender
E sempre será assim.
Eu me pergunto como não encontrei esse canal antes? sou só gratidão... amei a forma como vcs trazem clareza de uma forma leve sobre assuntos que são sérios... gratidão infinita... gostaria de ressaltar que já fui empregada herdada tbm rsrs
14:12 "veio comigo quando eu casei" "babá" "salariozinho dela" "80 anos" "da família"... que NOJO desse gente. Aqui fica muito claro a desumanização da figura da empregada.
Preciso receber insalubridade por assistir o react, imagina vocês, força camaradas
😂
Vários gatilhos 😂
Pra quem não tem mãe, tias, etc que são empregadas domésticas, elas ach incrível quando pode sentar a mesa pra comer com os patrões, acham eles bonzinhos. Pra vocês verem que o MÍNIMO, elas acham super incrível.
Cara sim! Minha vó era empregada doméstica e a "patroa" dela n deixava ela sentar nas cadeiras, sofás, etc. Ela tinha um banquinho de madeira mt baixo pra alguém da idade dela e era só lá q ela podia descansar.
Minha família é classe média… e meus pais sempre trataram as mulheres que trabalharam em casa com muita dignidade.
Marlene adora minha mãe, uma vez falou pra gente que no último lugar que ela trabalhou, ela não podia comer na casa, não podia usar talheres e etc…
Minha mãe falou pra ela: o que eu faço por ti é o mínimo! Te dar condições boas de trabalho, você comer a nossa comida, descansar depois do almoço, é direito de vocês! … sei que é difícil quando estamos precisando de dinheiro, mas não aceite nada menos que isso.
Meus pais até estavam passando por uma crise financeira, mas não queriam demitir a Marlene, porque não queriam deixar ela na mão.
Não é que eles mereçam receber biscoito, mas é raro ver pessoas que realmente se preocupam.
A madrinha da minha mãe trabalhou até uns anos atrás, uma senhora de quase 70 anos de idade, com família inteira em casa pra ajudar ela a pagar as contas, e ela não queria largar o emprego porque não ia se acostumar a ficar sem fazer nada, e pq só ela saberia cuidar da casa daquela família. Eu fico horrorizada toda vez que penso nisso
Uma vez, quanda dava aula em um curso de inglês X, e comentei com a dona o quanto era diferente as crianças da cidade na maioria das vezes saírem da escola a tarde e fazerem curso a noite. Em 10 anos dando aula sempre vi adultos estudando mais a noite, e crianças de manhã ou a tarde, de acordo com a hora da escola. Ela culpou a pec, pois antes as empregadas levavam e buscavam as crianças da escola - curso etc... mas agora os pais não podiam mais pagar, com todos esses direitos. Então os pais faziam as crianças irem direto da escola. Ela quis culpar as empregadas, pq os pais não se organizavam pra dividir melhor o horário das crianças. Isso pq estavámos em uma cidade pequena que nem tinha engarrafamento. 😒
Não é fácil ser empregada doméstica,Deus me livre ter essa mulher como patroa,pois trabalho em um lugar há 6 anos sei o meu lugar ,cada um no seu cantinho lá somos uma via de 2 mãos .Graças a Deus eles me ajudam muito e eu faço por onde pagar eles.Chego cedo não gosto de abusar da boa vontade de ninguém.Só tenho q agradecer Deus e eles q me ajudam a por o alimento em minha casa.
Quando dona Irene fala da rabada é porque na maioria das empregadas domésticas, não comem a mesma comida que o patrão come. Tive uma babá( para minha filha) que quando falei para pegar comida para ela, a coitada se assustou! Porque onde trabalhava não podia comer a comida do patrão! Fiquei assustada! Não imaginava que existia gente assim! E só falando, trabalhava pra burro para poder sustentar meus filhos, por isto sempre tive babá.
Nossa, essa parte da rabada me deu muita raiva. O desprezo com que ela fala: "Cê não vai fazer rabada pra mim, não, né? Olha lá." E o constrangimento que a Dona Irene responde, "Não, Dona Regina. Rabada é só pra mim, só"... Putz... Até eu que já tenho o "couro grosso" na luta de classes senti muito forte essa...
Sim e esta questão da rabada é porque é carne mais barata. Provavelmente a única que ela disponibiliza para os seus funcionários.
@@del4222 a rabada é barata? Onde isto?
A moça que limpa minha casa comia no chão da cozinha durante os primeiros dias.
Cara infelizmente a questão das domésticas realmente parece e é uma continuação da escravidão só que agora é moderna.
uma vez meu antigo patrao me deu advertência pq eu tava dando comida pros garçons( sou cozineheiro) e a gente tinha q pagar pelo almoço, no dia seguinte ele pediu pra eu preparar o almoço dele, esfreguei tanto aquele bife no meu saco
Kkkkk
KKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkk
CARACA!!! KKKKKKKKKKKKKK
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Uma mulher tão chique não pode se dar ao desprazer de levantar para pegar a água que beberá ... Ela tem que ser servida - bem servida - por uma serviçal. Isso mantém sua nobreza ... Há papéis sociais muito bem definidos na cena.
ja perdi uma vaga de emprego por falar q meu ex patrão era um filho d aputa pq queria que eu trabalhasse 10hrs por dia pra receber 700 reais, ai a pessoa disse que não contrata quem fala mal de ex patrão.
Obs: a pessoa era uma conhecida minha que andava em todos os rolês comigo e meus amigos, mudei meu circulo de amigos kkkkk
Patrão é uma desgraça
Vacilão dms tu tbm kkkkkk
Controlada pelo sistema
As vezes um chefe reduz a autoestima de alguém a farelos. E a pessoa que passa por isso, as vezes acha que "era para sua disciplina" ganha uma promoção, e se torna um chefe igual ou pior. O ciclo se repete
Tem um filme bom agora sobre isso, "O anjo exterminador". Basicamente os burgueses ficam em casa sem empregados e eles não conseguem nem tomar um copo d'água, pq não sabem onde estão os copos
Não sabem nem pra que lado devem girar pra abrir a torneira
Lendo vários relatos de terríveis situações corriqueira que as empregadas doméstica passam, me incentivou a retornar a facul ano q vem e estudar para concursos ainda mais 😅
Eu aí, me motivou para me esforçar a estudar ainda mais para o Enem 🙌🏻
Essa semana uma colega disse que o bolsa família é uma merda pq ninguém mais quer trabalhar. Ela não conseguiu achar mais alguém pra ser doméstica e jardineiro na casa dela. O pior é que nós ganhamos três mil reais, e eu não consigo imaginar quanto ela quer pagar pra essa pessoa trabalhar pra ela.
... e isso foi culpa da Esquerda, logo... ódio ao PT
Aposto que 400 reais
Doméstica: Jardineira+ Cozinheira + delivery+ faxineira etc.
Coitada, se achando a dondoca ganhando "3 pau" por mês kkkkkk que palhaça de circo
Ela vai pagar quanto? 100 conto?
Esse react é simplesmente o entretenimento que a família brasileira precisa!
Esse vídeo me fez lembrar da minha bisavó,da minha avó e das irmãs dela.
Fico imaginando o que devem ter passado como empregadas numa época ainda pior que a nossa.
O pior é que eu conheço empregado doméstico que se sente lisonjeado de ser tratado “com carinho” pelo patrão. Eu não duvido que talvez a dona Irene não se incomode com essa situação (o que é uma pena se for o caso)
pois é. aqui em casa trabalhamos muito e a casa suja muito pq é aberta, contratamos uma moça pra ajudar com a faxina 2 dias pela semana que podemos estar em casa por mais tempo e ajudar, ela chorou pq minha mãe fez cafe da manha pra ela e chamou pra tomar com a gente, triste demais
Esse negócio de a empregada chegar na cozinha e falar mal da bruxa com as colegas é super verdade... experiência própria!!! 😅
😂😂😂😂😂😂vdd,se o patrão é sacana,o empregado fala mal
Esse canal tá fazendo minha psicóloga cada vez mais rica pq depois que descobri esse canal, minhas sessões aumentaram pra 5x por semana
Pra ser idiota
Cara, ela basicamente falou que o Estado deve alguma coisa pros ricos que "contratam pessoas", como se não existisse a opção de NÃO CONTRATAR. Pelo amor de Deus, ela nem finge...
Eu assistir esse vídeo na época da postagem, e agora assistindo novamente percebo que eu já tive vários alunos pedindo para eu fazer o laço do cadarço justamente por não saber fazer isso e/ou por ter pessoas para tais. Essa semana comemorando o dia das crianças houve alunos que só foi se autorizassem a babá ir. Ser professora de rede privada é sobre isso, vê eles com “trocados” que eu batalho tanto para conseguir mensalmente e comportamentos bizarros de tão ridículos.
Parabéns pelo trabalho de vocês dois na orientação e na divulgação para o combate (incluindo essa senhora) contra uma vida tão sem substância.
A “Revolução Francesa” foi exatamente o resultado da crise que a França vivia no final do século XVIII. O povo insatisfeito com a economia e política que o país vivia lutaram por implantar as novas ideias do Igualitarismo como forma de combater os privilégios da aristocracia francesa.
Foi acima de tudo, a conscientização vinda através do sofrimento do povo, que originou a constatação de que não se poderia mais continuar vivendo sob tais condições.
Essa senhora não imagina o que faz, nem tão pouco existe em sua mente a menor noção do significado da palavra empatia e nem de fraternidade. O orgulho e o egoísmo andam com ela de braços dados, mas a vida segue, e mostra caminho, pois o alto e o baixo se alternam, e hoje o que está em cima, amanhã poderá estar em baixo. E essa teia que ela usa na cabeça para segurar os cabelos é nada mais, nada menos para segurar o resto do cérebro que ela ainda possui.
Minha mãe engravidou com 17 anos (ou 16, não sei, mas minha irmã nasceu com minha mãe tendo 17). O machão pai da minha irmã - o qual minha mãe odeia até hoje - deixou ela grávida e ficou com outra. Minha mãe deixava minha irmã com menos de 1 ano de idade ia pra Presidente Prudente trabalhar de empregada pra uma senhora japonesa; tinha um dia de folga na semana e, quando voltava pra casa dessa senhora, tinha que pegar moto-taxi. Acordava às 5, servia o café da manhã, limpava casa e tudo o mais. Até hoje, depois dos 40, minha mãe trabalha de diarista. Limpa a casa de uma aqui, outra clínica aqui. Essa semana, trabalhou os 7 dias, de segunda até o domingo (sei que a semana começa no domingo mas fds). Tenho muita admiração por ela.
"Como se o patrão tivesse culpa de ser patrão" foi demais pra mim
Esfregar a escova de dentes do chefe na privada é equivalente a cuspir na comida?
Isso é libertador!
"Já é da família" é o termo contemporâneo pra trabalho análogo a escravidão.
Minha família sempre morou em chácara e é escancarado lá o como não segue os direitos trabalhistas, eles sempre querem que a gente faça mais do que devia fazer. Eu não moro mais lá por isso, eu sempre ajudei meu pai na chácara em tudo, cortava grama fazia ração pras vacas e um dia o dono me demitiu, mas como eu não sou independente aínda continuei morando com meu pai na chácara até que meu pai falou que era melhor eu vir mora na cidade por que os donos da chácara tava reclamando de eu não fazer nada, mas eu falei pro meu pai como eles querem que eu faça alguma coisa se não me pagam??? Meu pai só bufou pq sempre que ele defende o patrão eu retrucava ele dizendo que isso não tava certo. Eles eram muito racistas TMB eu sou o mais preto de casa eu sempre sofri alguns tipos de racismo que só hj eu consigo ve que era racistas
kkk oxe, mas né foda
parece a relação da patroa da mãe da Jéssica em Que Horas Ela Volta, que queria que a filha da empregada, que não era funcionário deles, trabalhasse de graça na casa.
Quando ouço esse tipo de pessoa falar, automaticamente traduzo para: " poh antigamente que era bom!! eu so queria ter alguém para explorar 24h por dia, sem direitos ou salário (mais conhecido como escravizado)"
Isso me lembra da época que eu era garçonete no Ministério do Esporte, uma senhora de meia idade que não era nem servidora (era cargo de confiança) quebrou o próprio copo (da coca cola de 11 reais) e ligou pra empresa pedindo minha cabeça, me levaram pra uma salinha pra me interrogar, como se eu fosse uma criminosa, eu neguei e pedi as imagens da câmera, ela ficou com medo e assumiu que ela tinha quebrado, chorou mas não pediu desculpas. Foi demitida um pouco depois. :)
Fui doméstica desde os meus 14 anos, trabalhava de babá, os patrões me adoravam. Um vez me levaram em um almoço festivo pra pajear a criança. Todos os convidados foram pra comilança e esqueceram de me dar um prato de comida. Se contar tudo que passei em casa de patrão dá pra escrever um livro.
Amo quando mencionam meu pais campo limpo/capão redondo nos vídeos, me sinto tão representada ❤
Adorei o recorte de gênero que o Ian fez em relação ao trabalho doméstico aqui no Brasil, porque tbm tem muita família que o homem é realmente o rei da casa que nem a dona Manssur aí.. não levanta pra pegar uma água, se pisar na cozinha, parece que o pé vai cair, vê a mulher (ou as mulheres) da família não conseguindo ficar parada um segundo pq sempre tem uma coisinha ou outra pra arrumar e o cara fica lá.. se sentindo o bonitão sentado no sofá, e quando faz alguma coisa, vem contar pra todo mundo achando que merece um prêmio. Aqui em casa é assim.
Exatamente! Essa senhora do vídeo aí é uma representação fidedigna da imensa maioria dos homens brasileiros. Aqui em casa, não só o meu pai explora cotidianamente minha mãe, como meus irmãos também (tudo marmanjo, mas não tem coragem de lavar um copo porque a mão cai). Eles nem tentam pedir coisa pra mim pq sabem que levarão não, mas minha mãe foi socializada dentro da idealização mulher-do-lar e mãe-super-heroína (ela tem 62 anos). Eles sugam cada gotinha de energia do dia dela. Mas me pergunto quantos homens marxistas que na rua são exemplos da luta radical, também não se aproveitam do trabalho "feminino" quando chegam em casa 😢. Eu já conheci vários. A simples ideia de que trabalho doméstico não é trabalho, por si só, já é misógina pra caralho.
@@professorphillipe3552 uau, você faz sua própria comida pra poder sobreviver? Incrível!
@@professorphillipe3552 nossa, que legal! Quer um biscoito? Sinceramente, isso é o mínimo do mínimo. Isso não é diferencial para fazer uma pessoa se interessar em você. Se você faz isso só pra poder falar que é diferente da maioria, você ainda tem um bom caminho pra percorrer. E esse argumento que você usou de "nem todo homem é assim, olha eu aqui" é raso e demonstra falta de conhecimento.
@@enceladus2310 exatamente. Isso tá tão incrustado na nossa cultura que até a gente acaba reproduzindo isso sem perceber. A autocrítica quanto à divisão sexual do trabalho doméstico deve ser uma provocação da luta feminista pra todos os que têm contato com as suas bases e acarretar mudanças de comportamento.
@@professorphillipe3552 não, obrigada.
É tão triste quando a gente vê pessoas muito próximas sendo exatamente como esta criatura não humana....
A grande obra do audiovisual brasileiro, a novela "Sinha Boça" retrata muito bem a realidade das empregadas domesticas no Brasil. HAUIShdiuAHSD
Vídeo necessário demais. O mais foda é que mais explícito que a fala dela impossível, ela expõe nitidamente quais os interesses dela e como eles se opõem aos nossos. Paz entre nós, guerra aos nossos senhores. Beijo pros prof!💕
Necessário msm, esse vídeo desperta consciência de classe mt facilmente, espero que ganhe mt view
Minha colega trabalha como doméstica e recebe cerca de 2 mil mensais. Apenas para um happy hour a patroa comprou um queijo enorme por 3.500 reais. E ela.foi buscar indignada 🤣🤣🤣
E sua colega já está ganhando mais que a média das empregadas domésticas, pois a maioria recebe um salário mínimo.
"Eu ñ ganho nem um queijo por mês..."
Kkkkkkkkkk, bom ela merece ganhar mais dinheiro, mas não tira o direito do patrão de comprar com o dinheiro dele com o que quiser
“Ela é quase da familia” disse a patroa, que esqueceu de completar “… o que nos separa é o banheiro da empregada.”
A gente fica até se perguntando se não é encenação, assim como no documentário Alphaville, que chega a dar essa impressão, de tão surreal que é. Gente esquisita. Cruzes!
Onde tem esse documentário sobre Alohaville?
@@heggendorn UA-cam, bota do outro lado dos muros e Alphavile