Na cabeça dessa gente, pagar pelos direitos daqueles que trabalham na casa é um dinheiro mal gasto, ao contrário de comprar uma Chanel, que é um investimento.
Especismo.... O que faz vc ter que ser considerado moralmente é o fato de vc ser alguém capaz de sofrer ou ter experiência possítivas... A espécie é totalmente inrelevante, considerar ela como oq diz quem é merece considieração moral é um prenconceito como sexismo, racismo etc.
Essa mulher falando exala escravagismo, a questão dela levar empregados da casa dos pais pra casa dela mostra muito a ideia de propriedade sobre outros seres humanos. É surreal como a burguesia enxerga a classe trabalhadora
Vídeos que falam do trabalho doméstico tocam na minha alma porque minha mãe foi empregada doméstica, antes da PEC das domésticas, antes dela ser contratada como merendeira ela trabalhou dos 11 aos 36 anos como babá e faxineira na mesma casa, quando descubriram que ela e meu pai estavam se relacionando demitiram ela, enxotaram, como uma mão na frente e outra atrás, meu pai era vigilante concursado da prefeitura e ajudou ela a arrumar um trabalho em uma escola. Todos esses anos que ela trabalhou nessa casa foram perdidos, não contaram para aposentadoria pois não tinha registro em carteira, ela conseguiu se aposentar recebendo um salário minimo, com vários problemas de saúde e sem concluir o primário. Não tem como não ficar com ódio de quem desmerece o trabalho doméstico.
Sei lá, depois que eu comecei a me aprofundar realmente no comunismo/socialismo, comecei a estudar a fundo a função social de cada classe na sociedade, meus olhos abriram e agora eu fico indignado com quem não sente nenhum ódio ou revolta com uma história dessa ou tantas outras tão piores quanto.
Até uns tempos atrás tinha muita gente que era atrasada no tempo, pagava uma mixaria pra limpar, lavar e passar. E saíam com nariz empinado! Já saí fora de 2 clientes assim, saí sem olhar pra trás! Mas infelizmente tem quem por não saber se impor ou desespero aceita este tipo d gente!
@@Adbangshanknão entendi seu ponto de vista, mas eu sei q depois q me tornei autônoma descobri q sou capitalista! Eu dou o preço e o cliente paga se puder/quiser! Sou livre e tenho direito de escolher profissão, marcas, até salário. Coisas q não existem no socialismo/comunismo! Quem o diga os países socialistas (sem livre mercado)... Horrível ser obrigada a receber no máximo 1,5 salário mínimo, isso pra quem tem graduação! E fora os impostos no socialismo q são exorbitantes!
@@jojosilveira3631 moça, onde está escrito que o comunismo/ socialismo ditará o valor que a pessoa irá pagar/receber? Aliás, toda empresa, seja no regime capitalista ou socialista, tem plano de cargos e salários. Por vc ser autônoma, pode fazer seu preço. No entanto, se fosse contratada, iria receber o salário que a empresa impõe. No caso do trabalho doméstico, geralmente, é um salário mínimo.
Como o Tiago Santineli disse "A PEC das domésticas foi o verdadeiro dedo no %$ da classe média". Isso também deu força ao anti-petismo dos anos seguintes.
A patroa da minha mãe se revoltava ao ver filho de pobre no ensino superior. Segundo ela, não teria emprego pra "essa gente toda". O pânico que essa senhora do vídeo citou, na verdade, é o medo de ver pobres saindo de empregos de servidão e conseguindo realizar os próprios sonhos. A patroa da minha mãe faleceu de falência renal de tanto tomar Cloroquina e Azitromicina.
Eu nem acho que apenas "deu força", mas acredito q seja a base de toda essa revolta. Pq a classe média do br não gosta apenas de ser rica, gosta de manter as classes e manter a subalternidade beirando a escravidão... com certeza é o maior motivo do ódio contra esquerda.
Trabalho doméstico, pra essas pessoas, não é trabalho tem que ser servidão. E eles sempre exigem gratidão, como se estivessem fazendo um favor. Minha mãe foi doméstica por quase dez anos na mansão de uma ricassa da serra gaúcha, e só depois de mais velho eu fiquei sabendo por tudo o que ela passou. Desse tratamento de posse, de como ela foi destratada quando pediu demissão. Além da servidão ela queria manter controle sobre a vida da minha mãe fora do trabalho, era bizarro.
REPARE:A mlr é velha e qdo casou levou OS empregadoS com ela. Eu tenho ctz absoluta que rolou o típico "veio do interior e foi morar na casa do patrão..de noite ela até podia estudar!!é da família!..salário? Hora extra? Féeeeerias????ela não é empregada, a família acolheu ela. Ela tem é que agradecer
Esse terrorismo que os patrões fazem é muito real, "vocês não tem que querer mais direitos, isso só vai gerar demissão em massa". Oq a classe trabalhadora tem que perceber é que isso é mentira, eles não conseguem viver sem o nosso trabalho. Eu não daria nem 2 semanas para a Srta. Regina surtar se tivesse demitido os funcionários dela. Obrigada por mais uma pauta super relevante, Carol 💜
Essa mulher nasceu e viveu toda sua vida em um berço de ouro Aposto que ela não sabe nem lavar uma louça, talvez tenha empregados até pra dar banho e limpar a bunda dela
@@erikafrk Ricos como a Regina não, ela nunca deve ter entrado na cozinha da própria casa. Agora a classe média desesperada com certeza vai demitir em massa.
Minha mãe é trabalhadora doméstica. Cresci ouvindo e vendo histórias de arrepiar: patrão que não pagou FGTS e fez a empregada assinar um documento informando que pagou, patroa que acusa filho de empregada até de trazer sarna pra casa, patroa que não paga diária com a justificativa de que a empregada faltou então compensa, patrão colocando o terror no funcionário pra votar em quem ele quer. Filha da patroa mandando a empregada lavar cueca suja do marido dela, empregada sendo chamada de "pior que as putas da central" pelo filho da patroa que pede dinheiro a ela. Empregada que trabalha sem carteira assinada, mas acha que o patrão é justo. Patroa que fazia bolinha de papel e jogava nos cantos pra "testar" a limpeza. Patroa que até inventou que a empregada tava tendo caso com pedreiro, empregada que começou a ter crise pânico indo pro trabalho. Além de uma série de humilhações MT pesadas. A PEC das domésticas é uma conquista, mas é necessário ser vigilante pq é comum os direitos não serem respeitados (carteira assinada, hora extra, adicional noturno, folga, descanso a cada dois dias) se o ministério público do trabalho bater pelos lados da Avenida Viera Souto vai achar muito trabalho análogo a escravidão, vai por mim
Fiz terceirão em 2013 no curso Positivo (quem é de Curitiba sabe o elitismo) bem na época que aprovaram essa PEC. Na aula de redação, um dos temas foi essa PEC - aula direcionada a prováveis temas do ENEM - e juro pela ciência, meu professor tirou uma aula pra ler todas as redações classistas dos alunos ricos em anonimato como repúdio
Na minha época de faculdade houve um debate caloroso sobre essa PEC, alguns professores e alunos contra. Aliás, tudo o que o PT fazia, desde pronatec, mais médicos, bolsa familia, virava debate na facul.
Tenho uma prima, advogada tbm,que tinha uma funcionária (com todos os direitos garantidos )com a qual ela podia contar p tudo. Após 30 anos de trabalho, a empregada se aposentou. O que foi que a minha prima fez???deu uma casa p ela. Uma casa no bairro de jacarepagua,no rj. E ela deixou bem claro:vx foi mãe, avó, tia,irmã dos meus filhos quando eu e meu marido estávamos nos tribunais, ou fazendo pós .vc merece. Orgulho da minha prima .
Eu fui empregada doméstica em Porto Alegre dos dezessete aos trinta anos, hoje sou professora de história graças aos programas para ingresso e permanência dos mais pobres no ensino superior... ainda penso em escrever minhas vivencias nas cozinhas de classe média.
Acredito que seja uma barreira psicológica pra proteger eles da realidade cruel, pq se enxergassem o quão nocivos eles são, ficariam horrorizados consigo mesmos...
@@alokastrologica2727 Exatamente. Boa e velha dissonancia cognitiva agindo pra acalmar a mente, facilitar nossa vida e deixar tudo mais simples- o outro está ótimo, é tudo justo ... 🤡
A naturalidade não é distorção cognitiva, eles não acham sequer que tenha problema nisso , existe algo que pra eles é natural , é natural ter pessoas como posse
Algumas pessoas achavam que a lei causaria demissões em massa mas pelo contrário. Tenho muito orgulho dessa classe de trabalhadoras que hoje sim trabalham com dignidade.
Não causa porque os trabalhadores movem o mundo. Patrão se sustenta do trabalho dos outros. Demitir um, requer contratar outro. São ameaças para que a sociedade se revolve a favor desses vermes.
E ouve. Essa moça é muito rica, pequena porcentagem da população. A classe média toda q tinha um trabalhador doméstico não tem mais. E viraram diaristas, ou seja, tem q pagar seus próprios impostos.
e exatamente por isso que um dos meus filmes nacionais favoritos é "que horas ela volta?", é uma aula bem fácil de se entender sobre a vida das domésticas
Educadíssima, acostumada a dar ordens, consciência do seu lugar social, ela é a patroa perfeita no novo modelo que vivemos. Os colaboradores dela, se sentem valorizados por estar com uma senhora tão educada, tão incrível, que os "esbofeteia" com sua linguagem sutil. É a casa grande mantendo seu poder, como sempre e consolidando seu papel no mundo e na sociedade brasileira. O que eu sinto? Tristeza e raiva.
Assisti esse vídeo do começo ao fim. Chorei com muita raiva, raiva mesmo. Minha mãe era empregada doméstica e me levava para ajudá-la. Naquela época éramos tratados como escravos. Não podia usar o banheiro da patroa, não entrava pela porta da frente. A patroa mandava eu lavar as paredes dos banheiros com uma escova de dente. Éramos tratados pior que animais. Que tempos sombrios.
Рік тому+2
Nossa Márcia, sinto muito que você tenha passado por isso! 😞
Eu trabalho em vários condomínios de luxo todos os dias vendo essas coisas e até pior, que se fosse contar aqui teria que tirar um bom tempo ,o pior de tudo isso é saber que maioria das vezes as meninas que trabalham pra esse pessoal aí se sente sendo ajudado mesmo, tirando algumas excessões de que tem consciência de classe e isso me deixa muito triste só um vídeo desse pra me animar e diminuir um pouco essa minha tristeza
Minha mãe aos 11 anos já era empregada doméstica, aos 15 já tinha casado, com 18 virou mãe. Apanhou do meu pai, sofreu 2 tentativas de feminicídio. Hoje aos 42 se formou no ensino médio e trabalha como gerente num super mercado. É impossível eu olhar pra trás, sendo a única da família que tem graduação, e fingir que não sei de onde vim. Me corrói ver o restante da família sem consciência de classe, mas ao mesmo tempo abri os olhos que essa consciência também é parte dos meus privilégios, mínimos, mas ainda privilégios. É quase como uma missão, ter paciência e educar minha família pra que parem de ser explorados e venerar gente rica.
Meu pai foi empregado doméstico e motorista particular de um bilionário por 14 anos. Isso foi antes da PEC e ele saiu do emprego por livre e espontânea pressão, pois simplesmente não receberia nada quando fosse demitido ou tivesse algum problema de saúde. Resultado: após se livrar desse estigma, conseguiu abrir a própria empresa e garantir os próprios direitos trabalhistas.
Você é muito necessária nas redes Carol eu como homem já apoiava o feminismo a uns meses atrás mas só agora parei pra ler e estudar autoras e me adentrar mais no assunto, obrigado por me abrir ainda mais os olhos e me ajudar a me radicalizar
39:20 mesma historia da minha mãe, só que foi aos 11 anos e ficou trabalhando lá até os 14, nos finais de semana ficava sem almoçar pq os patrões comiam fora e não deixavam ela cozinhar, ela tinha que voltar pra casa pra almoçar
"Como se o patrão teve culpa de ser patrão" Imagina o fardo pesadíssimo nas costas dessa senhora, um dia alguém apontou uma arma pra ela e disse "TU VAI CONTRATAR UMA EMPREGADA MAL REMUNERADA PRA SE SERVIR TODOS OS DIAS!!", e ela, a pobre vítima desse infortúnio, teve que aceitar. Coitada, sofre tanto.
Lembrei da minha tia que trabalha a mais de 20 anos de doméstica na casa de um delegado federal e a patroa apesar de não trabalhar é herdeira, e mesmo assim eles nunca assinaram a carteira de trabalho dela. Minha tia fala que pelo menos eles são bons pra ela, usam o poder de influência deles pra arrumar consulta médica mais rápido pra ela (na rede pública) mas daqui uns anos, minha tia tem 50 anos, ela falou ter medo, pois não sabe como vai provar que trabalhou todos esses anos. Eu fiquei muito pensativo, pois é pesado, cara! E muitas amigas da minha tia vivem a mesma situação. A gente mora aqui no Acre, na região norte, fico imaginando como é aí no sudeste, se é igual ou o povo aí é mais cabeça e procura os direitos
Cara... Eu tive que parar esse vídeo umas 3 vezes de tão forte que foi pra mim. Comecei a ter noção de consciência de classe a muito pouco tempo, então acaba sendo revoltante demais. Todavia, agradeço pelo conteúdo, tenho aprendido muito com seus vídeos e de outros criadores de esquerda. Me arrependo por não ter aberto os olhos antes, mas agradeço por cada um de vocês a me ajudarem nessa jornada progressista. Seu trabalho tem sido muito importante e necessário pra todos nós que acompanhamos. Valeu demais, Carol!!!
@Rescruta nunca é tarde para aprender. Mente aberta, inteligência, e mudar conceitos é sinal de inteligência e muita humildade, além de empatia. Que bom que veio pro nosso lado, pq o feminismo consciente, ético, é acolhedor.
Meu Deus, como eu queria que a querida pra quem trabalho colocasse mesmo câmeras dentro da casa e comprasse um livro de ponto. Simplesmente trabalho 14h por dia aqui.
O Dia das Empregadas Domésticas é 27 de abril, dia de santa Izildinha, menina que trabalhava como doméstica e foi canonizada e virou padroeira da classe 😇
A " babá " da minha mãe que tbm era doméstica na casa da minha vó tinha oito anos de idade, morava lá e dormia lá, minha vó pagava pra mãe dela, uma vez segundo minha vó a menina pegou um cofrinho de moedas, minha vó deu uma surra na menina, tanto a menina tanto a minha mãe tinham oito anos, minha vó fala disso como se fosse algo "normal", minha mãe não fala sobre pq tem vergonha disso q minha vó fazia... Diferente da minha vó sempre tratou as doméstica que trabalhou aqui em casa muito bem, tipo pagou a faculdade de engenharia pra funcionária pra ajudar ela a subir de vida... Teve uma que nunca vou esquecer, ela tava limpando e deu HR do lanche eu comprei duas pamonhas um suco de laranja e chamei ela pra comer comigo na mesa, coloquei a mesa pra gente come, ela ficou emocionada com a minha educação só pq tratei ela como um ser humano...
Morro quando ela fala da multa por demissão, mas LITERALMENTE existe a Justa Causa na CLT exatamente pra essas situações kkkkkkkkkkkkkk inclusive usada de forma errada muitas vezes pra intimidar o funcionário.
Olha, eu não sou rica, precisei de ajuda em casa e contratei uma doméstica. Falei que era o direito dela, fazer uma hora de almoço e ela não queria ficar um tempo sem fazer nada e preferiria sair mais cedo. Várias vezes ela levou o filho pra casa porque ele estava doente ou porque não tinha aula, eu nunca me importei e obviamente ele também ganhava almoço e almoçava com a gente. Quando chovia eu a levava pra casa, que era mais ou menos perto da minha casa. Dava presentes de Natal, aniversário, chocolates pra ela e o filho na Páscoa. Tivemos uma ótima convivência. Ela resolveu trabalhar numa padaria e me colocou na justiça por causa do horário de almoço que ela não fez, porque preferiu sair mais cedo. Eu nunca mais na minha vida vou querer empregada doméstica.
Mas aí vc achar que todas empregadas são desonestas ? Mas aí você também errou ,numa empresa eu não posso virar pro patrão e falar eu não quero horário de almoço eu quero sair mais cedo . Se tem uma hora de almoço é pra cumprir e ponto. Era o q vc deveria ter falado , vc vai cumprir e pronto.
Essa mulher parece a madame do filme "Que horas ela volta?" kkkkkkk Fala que é como se fosse família, mas nem almoça junto. Vídeo necessário como sempre Carol!
a cara, a voz, e o jeito dessa mulher mostram o quão decrépita é a moral e o interior desse ser inescrupuloso tem uma aura malditona nessa mulher sim fui jovem mistico agora
Minha mãe é diariata e foi dificil assistir esse vídeo, ela teve que abrir mão dessa lei pra não ficar sem trabalho pq todos os patrões disseram que ou era como antes ou nao dava pra ficar, e isso dói pq é como se ela fosse nada. E é sempre o mesmo discurso, nao posso te pagar mais mas vou viajar de 6 em 6 meses pro exterior, não posso te pagar mais, mas estou trocando de carro todo ano. É simplesmente revoltante
Mano aqui em casa meus pais trabalham e eu fico em casa cuidando do meu irmao, enfim faço as coisas de casa, lavo, passo, varro, passo pano, faço comida, tds essas coisas e tenho sempre que ouvir que eu fico em casa fazendo nada, que eu sou uma folgada, esses dias meu pai tava me esculachando que eu nao "trabalho" enquando ele tava comendo a comida que eu fiz enquando eu lavava a roupa dele e colocava a marmita dele, é cansativo demais, parece que cuidar de casa é facil, simples.
Arranja um emprego que rapidinho eles arranjam uma creche para o seu irmão. Esse tempo que você está trabalhando de graça não está sendo contado para o seu tempo de serviço para aposentar. Isso acontece muito com mulheres, para eles tá ótimo que você fique aí. Arranje um emprego, vá fazer cursos pois essa vida que você tá levando não tem futuro não.....
vou ver todo comuna reagir a essa véia sim, ja perdi as contas de quantos foram mas nao me canso. e sempre me surpreendo junto 🚶🏻♀️ suas pausas pra rir são impagáveisss
Quando rico diz que o empregado é da familia, não ta falando como membro da familia, mas como propriedade dela. É DA familia igual os outros patrimonios DA familia, tanto que são até herdados. Nojento demais.
Apesar de ser filho de doméstica e já tá ligado nesse rolê todo, ver a pessoa metendo essa com esse ar de naturalidade ainda faz o odiômetro de classe dar uma subidinha a mais... E é massa como ela não consegue disfarçar o ar de desprezo pelos empregados mesmo querendo pagar de patroa benevolente...
Seu trabalho é muito necessário! Você estar ativa no youtube como contraponto é de uma necessidade enorme. Traga mais esses pontos por favor, é importante. Estamos num momento onde novas gerações estão alheias a tudo isso, e vivem em bolhas de rede social, que pouco leem, logo os vídeos se tornam uma forma de transpor essa realidade para eles. É fundamental.
No submundo de apartamentos de luxo do TikTok, tinha um que custava coisa de 3 milhões e era uma cobertura inteira. Pra ter uma noção, era um apartamento gigante que tinha uma CASA DE SERVIÇO. Tinha uma área separada para empregados morarem. Não era "quarto da empregada", era uma CASA. E detalhe que era segregada da casa "da família". Imagina o universo paralelo que essas pessoas vivem.
Eu sou empregada doméstica, amo minha profissão , e já trabalhei pra muita gente, e Já vi e ouvi cada absurdo que dá pra escrever um livro 😢 é triste! E o incrível é que elas precisam de nós, mas nos trata como um lixo na maioria das vezes, são poucos os que veem o nosso valor
A minha mãe ouviu da patroa dela que se vocês são empregadas é porquê vocês querem , que vocês que não gostam de estudar 🤦🏾♀️ . O meu avô obrigou minha mãe sair da escola.
Nada além de ódio me vem ai assistir essa mulher falar, essa postura dela me causa repulsa. Como alguém que cresceu sendo filho de uma doméstica, fico ainda mais revoltado de pensar que durante a vida minha mãe precisou lidar com Seres humanos repulsivos e nojentos como essa mulher.
Carol, muito obrigado por nos informar tão bem sobre essas pautas que por séculos quem opinava apenas eram as altas classes, suas fontes e referências são inspiradoras, apenas agradeço pelo conteúdo informativo e coerente com a realidade, a qual você aborda tão bem e com diversas informações necessárias. A jornada das empregadas domesticas sempre foi apagada e diminuida, alem de sempre justificada por medos imaginarios que afetariam apenas os patrões, se essas pessoas são tao "especiais" assim como eles dizem ser, por que nao fazem questão de pagar pelos direitos trabalhistas deles? Claro, vai doer no bolso cheio deles e eles não dão a mínima para o que é taxado por eles como sua propriedade. Espero que continue com essa abordagem e agradeço mais uma vez por abrir meus olhos para a verdade dura e cruel, porém, com esperança num amanha melhor!! OBRIGADOOU
Eu amei seu vídeo!! Sou estudante de serviço social e com certeza vou compartilhar esse video com outros colegas...arrasou muito no conteúdo!!!! Temos que trazer mesmo cada vez mais essas informações pras plataformas de comunicação e alastrar como a classe média alta e pensa e reivindicar os direitos da classe trabalhadora caralhoooooo
A sinhazinha ganhou um funcionário de presente da mãe dela . Super natural...ganhou junto um conjunto de copos de cristal da avó...tudo no mesmo pacote. E a tranquilidade de hj " vc descansa um pouquinho". Vc só serve, espera meu marido chegar. Depois retira tudo ..e pode descansar lá pelas 21:00
Surreal 😑 E pior, sabe o que consegue ser pior... Esses funcionários desconhecem seus direitos e são extremamente subalternos com 'orgulho'. E se entrar alguém que enxergue isso, entre eles, um novo funcionário revolucionário eles não aceitam e acabam fazendo complô para esse ser mandado embora. Já vivi e vi muito disso.
É real. Eu já me deparei com essas situações, pois trabalhei em casa de rico (dono de um mega shopping de Niterói) dando aula particular. É cruel o modo de tratamento que eles dão com verniz de solidariedade e bondade.
@@docdelta imagina só kk tem patroa que não deixa nem consumir café ou leite dela (caso real, minha tia não podia beber nem a água dela, tinha que trazer a garrafinha de casa).
Eu trabalhei dos 8 aos 19 anos para uma familia cada dia estava numa casa pois eram 3 casas ,eu com 8 anos dormia em um quartinho fora da casa e nunca tive falga nem aos domingos so saia depois que arrumava a cozinha no domingo .Estudei e me formei pedagoga ,hoje sou aposentada como professora.😐
Carol tu entendeu errado é pior ainda, A rica se aposentou, a senhora (que na minha cabeça é negra) trabalhou até os 80 anos quandoa morreu, ganhando um salariozinho. pra mim esse vídeo é o retrato do pq falar: morte a burguesia, não é um absurdo.
Precisas as suas colocações! São vídeos como esse (o da socialite) que fizeram eu querer me especializar em direito do trabalho. Excelente vídeo (o seu, no caso hehehe)!
Trabalhei para uma advogada trabalhista,que comprou uma casa começou arrumar a mudança e não me avisou questionei vão se mudar, sim não precisa mas vir.
Esse vídeo é bizarro, me marcou quando foi postado a primeira vez. Eu no primeiro momento achei que era alguma encenação pela quantidade de absurdos que saiu da boca dessa senhora.
Essas tirinhas são um shot de realidade absurdo, só que tem uma galera que mesmo desenhando não entende... Queria muito que todos acordassem para o que rola conosco
Terceira vez que assisto esse vídeo em um react diferente. Nunca me canso, é como ver um unicórnio trotando indiferente no deserto colorido do realismo capitalista.
Imagina vc ser doméstica e deixar de viver a sua vida pra viver a vida do seu empregador, pra no final ouvir que vc não é trabalhador, quanta gente deixa de ver os filhos crescerem?deixam de estar em momentos especiais da família? Pra servir a alguém que nem reconhece vc como trabalhador...
13:35 e trabalhando na casa dela pra que ela possa trabalhar fora e fazer dinheiro 💵 a empregada não está dando lucro, dona Santinha ? A sra não ganha muito mais (MUUUITO MAIS) saindo e trabalhando fora do que ficando em casa e fazendo o que as dona Irene fazem ? 🤷🏻♀️🤷🏻♀️🤷🏻♀️
15:45 Quee? Querida, eu tenho 22 anos e, até hoje, dentro da periferia que é de onde a maioria das empregadas domésticas vem eu NUNCA OUVI FALAR de empregada doméstica que tem dinheiro suficiente pra pagar alguém pra olhar a criança. Geralmente, quando a criança não está na creche porque a mesma já está LOTADA e não tem mais vagas, essas mesmas crianças ficam em casa SOZINHAS ou com um parente ou vizinhos (se tiverem sorte, hein?!), pra q a mãe/pai possa ir trabalhar com a dor no coração de deixar suas crianças sozinhas, pra chegar na casa de gente como essa mulher e ouvir uma merda dessas. Tem que pagar os direitos sim! Ela sai todos os dias de casa pra ir cuidar dos teus filhos, deixar os próprios filhos em casa sozinhos e você vem me dizer que não tem que pagar por isso??? Por diversas vezes minha mãe deixou meu irmão sozinho em casa porque não tinha com quem deixar. Ela colocava MADEIRA na porta pra ele não ir pra rua, com medo de alguém fazer mal pra ele, hoje com 31 anos ele sabe que esse foi o melhor que ela podia fazer. E o mesmo acontecia comigo, pois quando o meu irmão começou a trabalhar, aos 15 anos vendendo água na praia, eu, com 8 ia pra escola sozinho! Com um velho que me perseguia no caminho da escola. Minha mãe ia me buscar 19h da noite porque a patroa não permitia que ela saísse mais cedo. Eu sempre era o último a sair da escola, por vezes saía depois das professoras e só ficava a coordenadora por pena! Não venha me dizer que isso é vitimismo. Isso é somente a pura verdade que, se eu sentar agora numa roda de conversa na favela, muitas pessoas vão se identificar com a minha história e dizer que passou por coisas parecidas. Minha mãe merece respeito, todas as empregadas domésticas merecem respeito. E o respeito não é deixar a empregada comer um pedacinho de torta que sobrou, mas sim se responsabilizar pelo certo.
Que vídeo incrível!! só acho que deixou de pontuar o quão escravista o pensamento da socialite é, uma herança dos tempos de escravidão. Herdar empregados, ter empregados dormindo na casa dos patrões, achar que não devem receber e etc.
Minha cara Carolline,eu te admiro muito por suporta ouvir essa mulher,meu ouvido pede socorro quando escuta uma frase dela e meu cérebro derrete,quero ser igual você quando crescer 😂
É um discurso de ódio às trabalhadoras domésticas sem tamanho. Discurso ultrapassado, colonialista,chega dar nojo. Vou ali vomitar e já volto . Carol, vc é demais.
Minha mãe sempre me aconselhou a ser funcionária pública, uma dos motivos era esse de querer ter filhos. Diversas vezes minha mãe fez entrevistas de emprego e quando contava que tinha filha o tom da conversa mudava. Além de que ele sempre me falou: “Como funcionária pública você pode até não ganhar como um dono de empresa ou herdeiro, mas também não vai ser explorada para deixar mais rico alguém que nunca vai se importar com você.”
Ela está certa, sou professora concursada, ganho pouco mas tenho alguns direitos trabalhistas garantidos e temos que lutar para garantir que não iremos perder esses direitos.
Quando falam que a empregada doméstica "é da família" é sobre propriedade, não afeto. Por isso ela não tem vergonha em falar que herdou gente.
Comentário direto no ponto, Matheus. 🎯
Duro 😢 porém real.
Discordo totalmente
@@pedrobraga913 qual seu ponto?
Perfeito!!!
A mulher paga 100mil numa bolsa mas não tem como pagar uma meia dúzia de direitos trabalhistas? Entendi kk
Na cabeça dessa gente, pagar pelos direitos daqueles que trabalham na casa é um dinheiro mal gasto, ao contrário de comprar uma Chanel, que é um investimento.
Investimento no dono da fábrica da Channel né? 😂😂🤣🤣
Na cabeça deles é impensável pagar por trabalho. A elite brasileira ainda é escravocrata
Esse povo é doido pra voltar a escravidão
Estão antes de 1888... na verdade, antes de 1850...
A mulher tem uma vaibe; "pra mim pobre e ser humano são a mesma coisa 🥰"
Tenho até amigos que são
😂😂😂😂😂
"Não tenho preconceito, trato negros e gays como se fossem gente normal"
Especismo.... O que faz vc ter que ser considerado moralmente é o fato de vc ser alguém capaz de sofrer ou ter experiência possítivas...
A espécie é totalmente inrelevante, considerar ela como oq diz quem é merece considieração moral é um prenconceito como sexismo, racismo etc.
Pobre é gente igual a gente não é mesmo
Essa mulher falando exala escravagismo, a questão dela levar empregados da casa dos pais pra casa dela mostra muito a ideia de propriedade sobre outros seres humanos. É surreal como a burguesia enxerga a classe trabalhadora
Vídeos que falam do trabalho doméstico tocam na minha alma porque minha mãe foi empregada doméstica, antes da PEC das domésticas, antes dela ser contratada como merendeira ela trabalhou dos 11 aos 36 anos como babá e faxineira na mesma casa, quando descubriram que ela e meu pai estavam se relacionando demitiram ela, enxotaram, como uma mão na frente e outra atrás, meu pai era vigilante concursado da prefeitura e ajudou ela a arrumar um trabalho em uma escola. Todos esses anos que ela trabalhou nessa casa foram perdidos, não contaram para aposentadoria pois não tinha registro em carteira, ela conseguiu se aposentar recebendo um salário minimo, com vários problemas de saúde e sem concluir o primário. Não tem como não ficar com ódio de quem desmerece o trabalho doméstico.
Sei lá, depois que eu comecei a me aprofundar realmente no comunismo/socialismo, comecei a estudar a fundo a função social de cada classe na sociedade, meus olhos abriram e agora eu fico indignado com quem não sente nenhum ódio ou revolta com uma história dessa ou tantas outras tão piores quanto.
Até uns tempos atrás tinha muita gente que era atrasada no tempo, pagava uma mixaria pra limpar, lavar e passar. E saíam com nariz empinado! Já saí fora de 2 clientes assim, saí sem olhar pra trás! Mas infelizmente tem quem por não saber se impor ou desespero aceita este tipo d gente!
@@Adbangshanknão entendi seu ponto de vista, mas eu sei q depois q me tornei autônoma descobri q sou capitalista! Eu dou o preço e o cliente paga se puder/quiser! Sou livre e tenho direito de escolher profissão, marcas, até salário. Coisas q não existem no socialismo/comunismo!
Quem o diga os países socialistas (sem livre mercado)...
Horrível ser obrigada a receber no máximo 1,5 salário mínimo, isso pra quem tem graduação!
E fora os impostos no socialismo q são exorbitantes!
@@jojosilveira3631 moça, onde está escrito que o comunismo/ socialismo ditará o valor que a pessoa irá pagar/receber? Aliás, toda empresa, seja no regime capitalista ou socialista, tem plano de cargos e salários. Por vc ser autônoma, pode fazer seu preço. No entanto, se fosse contratada, iria receber o salário que a empresa impõe. No caso do trabalho doméstico, geralmente, é um salário mínimo.
@@jojosilveira3631 Moça, uma pessoa só é de fato capitalista (no real sentido da palavra) quando possui um grande meio de produção.
Como o Tiago Santineli disse "A PEC das domésticas foi o verdadeiro dedo no %$ da classe média". Isso também deu força ao anti-petismo dos anos seguintes.
A patroa da minha mãe se revoltava ao ver filho de pobre no ensino superior. Segundo ela, não teria emprego pra "essa gente toda". O pânico que essa senhora do vídeo citou, na verdade, é o medo de ver pobres saindo de empregos de servidão e conseguindo realizar os próprios sonhos. A patroa da minha mãe faleceu de falência renal de tanto tomar Cloroquina e Azitromicina.
@@AlineOliveira-nw8yd como diria o mestre Tiago Santineli, +1 ponto pra seleção natural
@@AlineOliveira-nw8yd bem feito, que o capeta a receba muito bem e a todos os ricos
Eu nem acho que apenas "deu força", mas acredito q seja a base de toda essa revolta. Pq a classe média do br não gosta apenas de ser rica, gosta de manter as classes e manter a subalternidade beirando a escravidão... com certeza é o maior motivo do ódio contra esquerda.
Verdade, o anti petismo começou com essa PEC e com o Pró Uni
Ela herdou pessoas! Mano, esse sistema é surreal...
A gente entende o filme Parasita e as motivações, quando a gente escuta o que os "patrões" pensam.
Essa consegue ser mil vezes pior que os patrões daquele filme...
Nossa, Parasita é uma obra de arte em todos os sentidos
Que Horas Ela Volta também vai por essa vibe.
Trabalho doméstico, pra essas pessoas, não é trabalho tem que ser servidão. E eles sempre exigem gratidão, como se estivessem fazendo um favor. Minha mãe foi doméstica por quase dez anos na mansão de uma ricassa da serra gaúcha, e só depois de mais velho eu fiquei sabendo por tudo o que ela passou. Desse tratamento de posse, de como ela foi destratada quando pediu demissão. Além da servidão ela queria manter controle sobre a vida da minha mãe fora do trabalho, era bizarro.
REPARE:A mlr é velha e qdo casou levou OS empregadoS com ela. Eu tenho ctz absoluta que rolou o típico "veio do interior e foi morar na casa do patrão..de noite ela até podia estudar!!é da família!..salário? Hora extra? Féeeeerias????ela não é empregada, a família acolheu ela. Ela tem é que agradecer
Essa gente nojenta se aproveitam na vulnerabilidade das pessoas😢
Filha de criação, quase da família, come o mesmo que a gente... Dá nojo...
Kkkkkk as opressões metafóricas
Esse terrorismo que os patrões fazem é muito real, "vocês não tem que querer mais direitos, isso só vai gerar demissão em massa". Oq a classe trabalhadora tem que perceber é que isso é mentira, eles não conseguem viver sem o nosso trabalho. Eu não daria nem 2 semanas para a Srta. Regina surtar se tivesse demitido os funcionários dela. Obrigada por mais uma pauta super relevante, Carol 💜
Ela não pega nem o próprio copo d'água e vai ficar sem empregados por eles terem mais direitos? Nunca que vai.
E isto não é só com as empregadas. O Assalto à Previdência que o diga.
Essa mulher nasceu e viveu toda sua vida em um berço de ouro
Aposto que ela não sabe nem lavar uma louça, talvez tenha empregados até pra dar banho e limpar a bunda dela
Até parece, conseguem sim.
@@erikafrk Ricos como a Regina não, ela nunca deve ter entrado na cozinha da própria casa. Agora a classe média desesperada com certeza vai demitir em massa.
Minha mãe é trabalhadora doméstica. Cresci ouvindo e vendo histórias de arrepiar: patrão que não pagou FGTS e fez a empregada assinar um documento informando que pagou, patroa que acusa filho de empregada até de trazer sarna pra casa, patroa que não paga diária com a justificativa de que a empregada faltou então compensa, patrão colocando o terror no funcionário pra votar em quem ele quer. Filha da patroa mandando a empregada lavar cueca suja do marido dela, empregada sendo chamada de "pior que as putas da central" pelo filho da patroa que pede dinheiro a ela. Empregada que trabalha sem carteira assinada, mas acha que o patrão é justo. Patroa que fazia bolinha de papel e jogava nos cantos pra "testar" a limpeza. Patroa que até inventou que a empregada tava tendo caso com pedreiro, empregada que começou a ter crise pânico indo pro trabalho. Além de uma série de humilhações MT pesadas. A PEC das domésticas é uma conquista, mas é necessário ser vigilante pq é comum os direitos não serem respeitados (carteira assinada, hora extra, adicional noturno, folga, descanso a cada dois dias) se o ministério público do trabalho bater pelos lados da Avenida Viera Souto vai achar muito trabalho análogo a escravidão, vai por mim
o golpe foi por isso
Fiz terceirão em 2013 no curso Positivo (quem é de Curitiba sabe o elitismo) bem na época que aprovaram essa PEC. Na aula de redação, um dos temas foi essa PEC - aula direcionada a prováveis temas do ENEM - e juro pela ciência, meu professor
tirou uma aula pra ler todas as redações classistas dos alunos ricos em anonimato como repúdio
Se o pobre qnd jovem não tem consciência imagina o rico que gasta 1 salário mínimo num jantar. É até intuitivo que eles são dessa forma.
senador daqui do PR é dono da Positivo
Na minha época de faculdade houve um debate caloroso sobre essa PEC, alguns professores e alunos contra. Aliás, tudo o que o PT fazia, desde pronatec, mais médicos, bolsa familia, virava debate na facul.
Ainda bem que foi como repúdio
@@aurelioxl sim, o professor Paris era super gente boa, ele é um budista que faz (fazia?) trabalho social em presídios femininos
Tenho uma prima, advogada tbm,que tinha uma funcionária (com todos os direitos garantidos )com a qual ela podia contar p tudo. Após 30 anos de trabalho, a empregada se aposentou. O que foi que a minha prima fez???deu uma casa p ela. Uma casa no bairro de jacarepagua,no rj. E ela deixou bem claro:vx foi mãe, avó, tia,irmã dos meus filhos quando eu e meu marido estávamos nos tribunais, ou fazendo pós .vc merece. Orgulho da minha prima .
Eu fui empregada doméstica em Porto Alegre dos dezessete aos trinta anos, hoje sou professora de história graças aos programas para ingresso e permanência dos mais pobres no ensino superior... ainda penso em escrever minhas vivencias nas cozinhas de classe média.
Pois seria de muita valia! Precisamos ouvir/ler você e tantas outras.
Seria muito interessante de ler
Faça ao menos um blog… mas torne seu relato ser público.
A direita tem pavor
Adoraria ler. É muito necessário seu relato!
O que mais assusta é a naturalidade de alguém que demonstra ter a menor noção do quanto ela tá explorando a outra pessoa.
Acredito que seja uma barreira psicológica pra proteger eles da realidade cruel, pq se enxergassem o quão nocivos eles são, ficariam horrorizados consigo mesmos...
@@alokastrologica2727 Exatamente. Boa e velha dissonancia cognitiva agindo pra acalmar a mente, facilitar nossa vida e deixar tudo mais simples- o outro está ótimo, é tudo justo ... 🤡
A naturalidade não é distorção cognitiva, eles não acham sequer que tenha problema nisso , existe algo que pra eles é natural , é natural ter pessoas como posse
Foi criada nesse ambiente, com esse pensamento, para ela é "normal".
Algumas pessoas achavam que a lei causaria demissões em massa mas pelo contrário. Tenho muito orgulho dessa classe de trabalhadoras que hoje sim trabalham com dignidade.
Não causa porque os trabalhadores movem o mundo. Patrão se sustenta do trabalho dos outros. Demitir um, requer contratar outro. São ameaças para que a sociedade se revolve a favor desses vermes.
E ouve. Essa moça é muito rica, pequena porcentagem da população. A classe média toda q tinha um trabalhador doméstico não tem mais. E viraram diaristas, ou seja, tem q pagar seus próprios impostos.
Essa mulher é terrível, ela fala tanta barbaridade a cada respiração.
Ela me remete à Senhora dos Absurdos, aquela personagem interpretada pelo saudoso Paulo Gustavo.
e exatamente por isso que um dos meus filmes nacionais favoritos é "que horas ela volta?", é uma aula bem fácil de se entender sobre a vida das domésticas
Educadíssima, acostumada a dar ordens, consciência do seu lugar social, ela é a patroa perfeita no novo modelo que vivemos. Os colaboradores dela, se sentem valorizados por estar com uma senhora tão educada, tão incrível, que os "esbofeteia" com sua linguagem sutil. É a casa grande mantendo seu poder, como sempre e consolidando seu papel no mundo e na sociedade brasileira. O que eu sinto? Tristeza e raiva.
Assisti esse vídeo do começo ao fim. Chorei com muita raiva, raiva mesmo. Minha mãe era empregada doméstica e me levava para ajudá-la.
Naquela época éramos tratados como escravos. Não podia usar o banheiro da patroa, não entrava pela porta da frente. A patroa mandava eu lavar as paredes dos banheiros com uma escova de dente. Éramos tratados pior que animais. Que tempos sombrios.
Nossa Márcia, sinto muito que você tenha passado por isso! 😞
Desculpe por perguntar, mas a quanto tempo ocorreram essas situações?
Eu trabalho em vários condomínios de luxo todos os dias vendo essas coisas e até pior, que se fosse contar aqui teria que tirar um bom tempo ,o pior de tudo isso é saber que maioria das vezes as meninas que trabalham pra esse pessoal aí se sente sendo ajudado mesmo, tirando algumas excessões de que tem consciência de classe e isso me deixa muito triste só um vídeo desse pra me animar e diminuir um pouco essa minha tristeza
Minha mãe aos 11 anos já era empregada doméstica, aos 15 já tinha casado, com 18 virou mãe. Apanhou do meu pai, sofreu 2 tentativas de feminicídio. Hoje aos 42 se formou no ensino médio e trabalha como gerente num super mercado.
É impossível eu olhar pra trás, sendo a única da família que tem graduação, e fingir que não sei de onde vim. Me corrói ver o restante da família sem consciência de classe, mas ao mesmo tempo abri os olhos que essa consciência também é parte dos meus privilégios, mínimos, mas ainda privilégios.
É quase como uma missão, ter paciência e educar minha família pra que parem de ser explorados e venerar gente rica.
A mulher brinca de Casa-Grande & Senzala todos os dias kkkkkkkk
Meu pai foi empregado doméstico e motorista particular de um bilionário por 14 anos. Isso foi antes da PEC e ele saiu do emprego por livre e espontânea pressão, pois simplesmente não receberia nada quando fosse demitido ou tivesse algum problema de saúde. Resultado: após se livrar desse estigma, conseguiu abrir a própria empresa e garantir os próprios direitos trabalhistas.
Ele não recebeu nada pelos anos trabalhado?
@@claramourasantos6645Muito provavelmente não amiga...
Você é muito necessária nas redes Carol eu como homem já apoiava o feminismo a uns meses atrás mas só agora parei pra ler e estudar autoras e me adentrar mais no assunto, obrigado por me abrir ainda mais os olhos e me ajudar a me radicalizar
39:20 mesma historia da minha mãe, só que foi aos 11 anos e ficou trabalhando lá até os 14, nos finais de semana ficava sem almoçar pq os patrões comiam fora e não deixavam ela cozinhar, ela tinha que voltar pra casa pra almoçar
"Como se o patrão teve culpa de ser patrão"
Imagina o fardo pesadíssimo nas costas dessa senhora, um dia alguém apontou uma arma pra ela e disse "TU VAI CONTRATAR UMA EMPREGADA MAL REMUNERADA PRA SE SERVIR TODOS OS DIAS!!", e ela, a pobre vítima desse infortúnio, teve que aceitar. Coitada, sofre tanto.
" A gente não pode ter os mesmos ônus que uma empresa tem. "
Então não tenha o mesmo BONUS, não tenha funcionário na casa.
Lembrei da minha tia que trabalha a mais de 20 anos de doméstica na casa de um delegado federal e a patroa apesar de não trabalhar é herdeira, e mesmo assim eles nunca assinaram a carteira de trabalho dela. Minha tia fala que pelo menos eles são bons pra ela, usam o poder de influência deles pra arrumar consulta médica mais rápido pra ela (na rede pública) mas daqui uns anos, minha tia tem 50 anos, ela falou ter medo, pois não sabe como vai provar que trabalhou todos esses anos. Eu fiquei muito pensativo, pois é pesado, cara! E muitas amigas da minha tia vivem a mesma situação. A gente mora aqui no Acre, na região norte, fico imaginando como é aí no sudeste, se é igual ou o povo aí é mais cabeça e procura os direitos
o genero cinematografico brasileiro de ligar a câmera e deixar o rico falar é algo a se aplaudir pq causa tanta raiva
Cara... Eu tive que parar esse vídeo umas 3 vezes de tão forte que foi pra mim. Comecei a ter noção de consciência de classe a muito pouco tempo, então acaba sendo revoltante demais. Todavia, agradeço pelo conteúdo, tenho aprendido muito com seus vídeos e de outros criadores de esquerda. Me arrependo por não ter aberto os olhos antes, mas agradeço por cada um de vocês a me ajudarem nessa jornada progressista. Seu trabalho tem sido muito importante e necessário pra todos nós que acompanhamos. Valeu demais, Carol!!!
@Rescruta nunca é tarde para aprender. Mente aberta, inteligência, e mudar conceitos é sinal de inteligência e muita humildade, além de empatia. Que bom que veio pro nosso lado, pq o feminismo consciente, ético, é acolhedor.
Aponte a câmera para um rico burguês e deixe ele falar
É o maior mecanismo de tomada de consciência de classe que existe.
Ela falando "a gente dormia abraçada na cama." parece muito quando a gente fala com nossos gatos ou cães.
Agora pensa você abraçado com a patroa kkkkkkkkk eu não conseguiria tankar não
@@carollinesarda KKKKKKKK Deus me livre dormir abraçado com essa mocreia, Sardá. Para filme de terror.
Meu Deus, como eu queria que a querida pra quem trabalho colocasse mesmo câmeras dentro da casa e comprasse um livro de ponto.
Simplesmente trabalho 14h por dia aqui.
Esses vídeos são essenciais pra que a revolução aconteça. Se isso não te revolta você está morto por dentro.
Feliz Dia do Trabalhador a todas as domésticas.
O Dia das Empregadas Domésticas é 27 de abril, dia de santa Izildinha, menina que trabalhava como doméstica e foi canonizada e virou padroeira da classe 😇
Fenomenal menina!!! Você tão jovem dando aulas de vida as pessoas mais velhas. Te conheci hoje e já sou fã. ❤
Eu lembro que a única pessoa que votou contra a PEC das trabalhadoras domésticas foi o Mijair Biroliro.
A " babá " da minha mãe que tbm era doméstica na casa da minha vó tinha oito anos de idade, morava lá e dormia lá, minha vó pagava pra mãe dela, uma vez segundo minha vó a menina pegou um cofrinho de moedas, minha vó deu uma surra na menina, tanto a menina tanto a minha mãe tinham oito anos, minha vó fala disso como se fosse algo "normal", minha mãe não fala sobre pq tem vergonha disso q minha vó fazia... Diferente da minha vó sempre tratou as doméstica que trabalhou aqui em casa muito bem, tipo pagou a faculdade de engenharia pra funcionária pra ajudar ela a subir de vida... Teve uma que nunca vou esquecer, ela tava limpando e deu HR do lanche eu comprei duas pamonhas um suco de laranja e chamei ela pra comer comigo na mesa, coloquei a mesa pra gente come, ela ficou emocionada com a minha educação só pq tratei ela como um ser humano...
Quando ela falou que levou os empregados, me passou uma energia meio “Corra”. Socorro 🤡🤡
Citando minha série favorita: "isso é escravidão com umas coisinhas a mais"
Qual série?
Escravo com benefícios.
@@kahsouza1244 rick and morty
Morro quando ela fala da multa por demissão, mas LITERALMENTE existe a Justa Causa na CLT exatamente pra essas situações kkkkkkkkkkkkkk inclusive usada de forma errada muitas vezes pra intimidar o funcionário.
Olha, eu não sou rica, precisei de ajuda em casa e contratei uma doméstica. Falei que era o direito dela, fazer uma hora de almoço e ela não queria ficar um tempo sem fazer nada e preferiria sair mais cedo. Várias vezes ela levou o filho pra casa porque ele estava doente ou porque não tinha aula, eu nunca me importei e obviamente ele também ganhava almoço e almoçava com a gente.
Quando chovia eu a levava pra casa, que era mais ou menos perto da minha casa.
Dava presentes de Natal, aniversário, chocolates pra ela e o filho na Páscoa.
Tivemos uma ótima convivência. Ela resolveu trabalhar numa padaria e me colocou na justiça por causa do horário de almoço que ela não fez, porque preferiu sair mais cedo. Eu nunca mais na minha vida vou querer empregada doméstica.
Mas aí vc achar que todas empregadas são desonestas ? Mas aí você também errou ,numa empresa eu não posso virar pro patrão e falar eu não quero horário de almoço eu quero sair mais cedo . Se tem uma hora de almoço é pra cumprir e ponto. Era o q vc deveria ter falado , vc vai cumprir e pronto.
Essa mulher parece a madame do filme "Que horas ela volta?" kkkkkkk Fala que é como se fosse família, mas nem almoça junto.
Vídeo necessário como sempre Carol!
a cara, a voz, e o jeito dessa mulher mostram o quão decrépita é a moral e o interior desse ser inescrupuloso
tem uma aura malditona nessa mulher
sim fui jovem mistico agora
Esse vídeo rende os melhores reacts de todos os tempos. Old, but gold.
Venceremos!
O react do Ian Neves em colab como Gustavo Gaiofato a esse vídeo TB foi ótima. Eu ri demais!😂
@@polly9429 Sim, eu chorei de rir.
O pior é que é mesmo. Esse vídeo é o terror de qualquer comunista.
Minha mãe é diariata e foi dificil assistir esse vídeo, ela teve que abrir mão dessa lei pra não ficar sem trabalho pq todos os patrões disseram que ou era como antes ou nao dava pra ficar, e isso dói pq é como se ela fosse nada. E é sempre o mesmo discurso, nao posso te pagar mais mas vou viajar de 6 em 6 meses pro exterior, não posso te pagar mais, mas estou trocando de carro todo ano. É simplesmente revoltante
Mano aqui em casa meus pais trabalham e eu fico em casa cuidando do meu irmao, enfim faço as coisas de casa, lavo, passo, varro, passo pano, faço comida, tds essas coisas e tenho sempre que ouvir que eu fico em casa fazendo nada, que eu sou uma folgada, esses dias meu pai tava me esculachando que eu nao "trabalho" enquando ele tava comendo a comida que eu fiz enquando eu lavava a roupa dele e colocava a marmita dele, é cansativo demais, parece que cuidar de casa é facil, simples.
Sinto muito você passar por isso tão nova e ainda morando com os pais.
Arranja um emprego que rapidinho eles arranjam uma creche para o seu irmão. Esse tempo que você está trabalhando de graça não está sendo contado para o seu tempo de serviço para aposentar. Isso acontece muito com mulheres, para eles tá ótimo que você fique aí. Arranje um emprego, vá fazer cursos pois essa vida que você tá levando não tem futuro não.....
vou ver todo comuna reagir a essa véia sim, ja perdi as contas de quantos foram mas nao me canso. e sempre me surpreendo junto 🚶🏻♀️ suas pausas pra rir são impagáveisss
7:39 a funcionária morreu com 80 anos trabalhando, não acho que aposentou. Quem aposentou foi a madame.
Gente do céu, essa mulher é uma caricatura de problemas sociais 😂😂😂
No início achei que era piada, mas é sério! Gente, não creio 😢
Quando rico diz que o empregado é da familia, não ta falando como membro da familia, mas como propriedade dela. É DA familia igual os outros patrimonios DA familia, tanto que são até herdados. Nojento demais.
Engraçado que quando vão repartir os bens de herança eles não são mais "da família"...
Só não herda os bens e propriedades.
Assistir o video dessa Sra foi o que me radicalizou
Apesar de ser filho de doméstica e já tá ligado nesse rolê todo, ver a pessoa metendo essa com esse ar de naturalidade ainda faz o odiômetro de classe dar uma subidinha a mais... E é massa como ela não consegue disfarçar o ar de desprezo pelos empregados mesmo querendo pagar de patroa benevolente...
O Gaiofato e o Ian tbm fizeram um react icônico desse vídeo. Impossível não se indignar com essa mulherzinha fútil.
Seu trabalho é muito necessário! Você estar ativa no youtube como contraponto é de uma necessidade enorme. Traga mais esses pontos por favor, é importante.
Estamos num momento onde novas gerações estão alheias a tudo isso, e vivem em bolhas de rede social, que pouco leem, logo os vídeos se tornam uma forma de transpor essa realidade para eles. É fundamental.
O que mais chocou a minha pessoa foi saber que esse vídeo não é de comédia ou coisa do tipo. É REAL!!!
Fui empregada doméstica com 13 anos da minha tia, e ela me tratava como empregada mesmo foi horrível!
No submundo de apartamentos de luxo do TikTok, tinha um que custava coisa de 3 milhões e era uma cobertura inteira. Pra ter uma noção, era um apartamento gigante que tinha uma CASA DE SERVIÇO. Tinha uma área separada para empregados morarem. Não era "quarto da empregada", era uma CASA. E detalhe que era segregada da casa "da família". Imagina o universo paralelo que essas pessoas vivem.
Obrigada pelas reflexões, vídeo muito necessário! É revoltante que pessoas que pensam como essa mulher existam, absurdo.
"EU pago hora-extra!!! E sem me pedirem 😇😇😇😇🫰🏻🥰". Olha só que queridah a dona do império.
Eu sou empregada doméstica, amo minha profissão , e já trabalhei pra muita gente, e Já vi e ouvi cada absurdo que dá pra escrever um livro 😢 é triste! E o incrível é que elas precisam de nós, mas nos trata como um lixo na maioria das vezes, são poucos os que veem o nosso valor
A minha mãe ouviu da patroa dela que se vocês são empregadas é porquê vocês querem , que vocês que não gostam de estudar 🤦🏾♀️ . O meu avô obrigou minha mãe sair da escola.
Nada além de ódio me vem ai assistir essa mulher falar, essa postura dela me causa repulsa. Como alguém que cresceu sendo filho de uma doméstica, fico ainda mais revoltado de pensar que durante a vida minha mãe precisou lidar com Seres humanos repulsivos e nojentos como essa mulher.
O mais engraçado é o malabarismo que a dona faz pra dizer o seguinte: eu não quero pagar nada pros meus empregados além do salario deles.
Carol, muito obrigado por nos informar tão bem sobre essas pautas que por séculos quem opinava apenas eram as altas classes, suas fontes e referências são inspiradoras, apenas agradeço pelo conteúdo informativo e coerente com a realidade, a qual você aborda tão bem e com diversas informações necessárias. A jornada das empregadas domesticas sempre foi apagada e diminuida, alem de sempre justificada por medos imaginarios que afetariam apenas os patrões, se essas pessoas são tao "especiais" assim como eles dizem ser, por que nao fazem questão de pagar pelos direitos trabalhistas deles? Claro, vai doer no bolso cheio deles e eles não dão a mínima para o que é taxado por eles como sua propriedade. Espero que continue com essa abordagem e agradeço mais uma vez por abrir meus olhos para a verdade dura e cruel, porém, com esperança num amanha melhor!! OBRIGADOOU
as referências no final foram absolutamente incríveis. muito obrigada, caroline, por me apresentar mais sobre Conceição Evaristo ❤
Conceição muda vidas. Recomendo que comece por Olhos D'Água!
Eu amei seu vídeo!! Sou estudante de serviço social e com certeza vou compartilhar esse video com outros colegas...arrasou muito no conteúdo!!!! Temos que trazer mesmo cada vez mais essas informações pras plataformas de comunicação e alastrar como a classe média alta e pensa e reivindicar os direitos da classe trabalhadora caralhoooooo
Amei. Minha mãe foi empregada doméstica desde pequena, ela falava de muita coisa triste que vivia, muita exploração
A sinhazinha ganhou um funcionário de presente da mãe dela . Super natural...ganhou junto um conjunto de copos de cristal da avó...tudo no mesmo pacote. E a tranquilidade de hj " vc descansa um pouquinho". Vc só serve, espera meu marido chegar. Depois retira tudo ..e pode descansar lá pelas 21:00
Surreal 😑
E pior, sabe o que consegue ser pior...
Esses funcionários desconhecem seus direitos e são extremamente subalternos com 'orgulho'. E se entrar alguém que enxergue isso, entre eles, um novo funcionário revolucionário eles não aceitam e acabam fazendo complô para esse ser mandado embora. Já vivi e vi muito disso.
É real. Eu já me deparei com essas situações, pois trabalhei em casa de rico (dono de um mega shopping de Niterói) dando aula particular. É cruel o modo de tratamento que eles dão com verniz de solidariedade e bondade.
Meu Deus saiu cada absurdo da boca dessa mulher, sério! Adoro seus vídeos Carolline, parabéns!!!! ❤
Tenho nojo dessa gente que acha que dinheiro é colocar o outro no baixo dos pés.
"-Doméstica não é empregada, ela é quase da família. "
Aposto que a doméstica não está no Testamento quando essa patroa morrer.
Será então que de vez em quando a patroa faz a comida pra doméstica ao invés?
@@docdelta imagina só kk tem patroa que não deixa nem consumir café ou leite dela (caso real, minha tia não podia beber nem a água dela, tinha que trazer a garrafinha de casa).
Eu trabalhei dos 8 aos 19 anos para uma familia cada dia estava numa casa pois eram 3 casas ,eu com 8 anos dormia em um quartinho fora da casa e nunca tive falga nem aos domingos so saia depois que arrumava a cozinha no domingo .Estudei e me formei pedagoga ,hoje sou aposentada como professora.😐
caramba, que vídeo bom! é ótimo te ver crescendo, carol :)
vai com tudo que é tudo nosso
O trabalho doméstico é nobre, digno, deve ser valorizado e honrado, ter direitos e deveres também!
Vamo so atentar que ela fala “EU TENHO” e o nome das pessoas! Que ooodio
Desumaniza né? Parece que ela “coisificou” seus empregados.
Totalmente! Infelizmente não é de surpreender já q é alguém que até “herdou” a babá.
Carol tu entendeu errado é pior ainda, A rica se aposentou, a senhora (que na minha cabeça é negra) trabalhou até os 80 anos quandoa morreu, ganhando um salariozinho. pra mim esse vídeo é o retrato do pq falar: morte a burguesia, não é um absurdo.
Sim moça, como sempre falo, infelizmente o colonialismo não acabou 💔
Meu Deus 🫠 eu entendi que ela aposentou com 80 anos, eu tô chocada que é PIOR AINDA
@@carollinesarda exato 😂😂, já tava indignada que se aposentou com 80 e nem foi isso 🤷 o ódio cresce
Isso, a Socialite se aposentou e a empregada morreu trabalhando com 80 anos
meu deus eu tb entendi errado então misericórdia. Robespierre venha aqui imediatamente
Precisas as suas colocações! São vídeos como esse (o da socialite) que fizeram eu querer me especializar em direito do trabalho. Excelente vídeo (o seu, no caso hehehe)!
Trabalhei para uma advogada trabalhista,que comprou uma casa começou arrumar a mudança e não me avisou questionei vão se mudar, sim não precisa mas vir.
Esse discurso é para tentar justificar a mixaria que pagam pelo trabalho pesado, sujo, cansativo....
pior q ela tenta fazer parecer que não é cansativo, são meros atos de cuidado 🥴
Esse vídeo é bizarro, me marcou quando foi postado a primeira vez. Eu no primeiro momento achei que era alguma encenação pela quantidade de absurdos que saiu da boca dessa senhora.
Mulher Guerreira Nunca Foge A Luta 💪♀️
Essas tirinhas são um shot de realidade absurdo, só que tem uma galera que mesmo desenhando não entende... Queria muito que todos acordassem para o que rola conosco
Terceira vez que assisto esse vídeo em um react diferente. Nunca me canso, é como ver um unicórnio trotando indiferente no deserto colorido do realismo capitalista.
Parabéns pra quem fez a edição dessa entrevista, deixou claro a discrepância entre o que ela diz e o que é na prática.
Imagina vc ser doméstica e deixar de viver a sua vida pra viver a vida do seu empregador, pra no final ouvir que vc não é trabalhador, quanta gente deixa de ver os filhos crescerem?deixam de estar em momentos especiais da família? Pra servir a alguém que nem reconhece vc como trabalhador...
13:35 e trabalhando na casa dela pra que ela possa trabalhar fora e fazer dinheiro 💵 a empregada não está dando lucro, dona Santinha ?
A sra não ganha muito mais (MUUUITO MAIS) saindo e trabalhando fora do que ficando em casa e fazendo o que as dona Irene fazem ? 🤷🏻♀️🤷🏻♀️🤷🏻♀️
Parabéns por abordar esse video!!!!!! Adoro seu canal!
15:45 Quee? Querida, eu tenho 22 anos e, até hoje, dentro da periferia que é de onde a maioria das empregadas domésticas vem eu NUNCA OUVI FALAR de empregada doméstica que tem dinheiro suficiente pra pagar alguém pra olhar a criança. Geralmente, quando a criança não está na creche porque a mesma já está LOTADA e não tem mais vagas, essas mesmas crianças ficam em casa SOZINHAS ou com um parente ou vizinhos (se tiverem sorte, hein?!), pra q a mãe/pai possa ir trabalhar com a dor no coração de deixar suas crianças sozinhas, pra chegar na casa de gente como essa mulher e ouvir uma merda dessas. Tem que pagar os direitos sim! Ela sai todos os dias de casa pra ir cuidar dos teus filhos, deixar os próprios filhos em casa sozinhos e você vem me dizer que não tem que pagar por isso??? Por diversas vezes minha mãe deixou meu irmão sozinho em casa porque não tinha com quem deixar. Ela colocava MADEIRA na porta pra ele não ir pra rua, com medo de alguém fazer mal pra ele, hoje com 31 anos ele sabe que esse foi o melhor que ela podia fazer. E o mesmo acontecia comigo, pois quando o meu irmão começou a trabalhar, aos 15 anos vendendo água na praia, eu, com 8 ia pra escola sozinho! Com um velho que me perseguia no caminho da escola. Minha mãe ia me buscar 19h da noite porque a patroa não permitia que ela saísse mais cedo. Eu sempre era o último a sair da escola, por vezes saía depois das professoras e só ficava a coordenadora por pena! Não venha me dizer que isso é vitimismo. Isso é somente a pura verdade que, se eu sentar agora numa roda de conversa na favela, muitas pessoas vão se identificar com a minha história e dizer que passou por coisas parecidas. Minha mãe merece respeito, todas as empregadas domésticas merecem respeito. E o respeito não é deixar a empregada comer um pedacinho de torta que sobrou, mas sim se responsabilizar pelo certo.
Sou filho de uma empregada doméstica/Babá de uma criança com autismo. Achei seu comentário muito foda, e me identifiquei. Obrigado.
Estou amando escutar você. Obrigada Ian Neves por ter me apresentado a Sardá!
Ian também me apresentou "História Cabeluda", Gustavo Gaiofato.
"iphone configurando na mercedes" até agr pensando nessa frase
Que vídeo incrível!! só acho que deixou de pontuar o quão escravista o pensamento da socialite é, uma herança dos tempos de escravidão. Herdar empregados, ter empregados dormindo na casa dos patrões, achar que não devem receber e etc.
Amando te conhecer. Nunca é tarde para acordar.❤
Quando a pessoa fala um "era como da família" eu vejo igual uma pessoa q se considera pai de pet. "é como se fosse uma pessoa"
Com a diferença de que o pet não produz nenhum lucro, mas recebe todas as mordomias
@@giovannasilva8823 a comparação então seria mais como um cavalo de carga. Um animal de serviço que vive pro dono.
Melhor parte do video e ela mostrando a benevolencia dela com a empregada
Minha cara Carolline,eu te admiro muito por suporta ouvir essa mulher,meu ouvido pede socorro quando escuta uma frase dela e meu cérebro derrete,quero ser igual você quando crescer 😂
É um discurso de ódio às trabalhadoras domésticas sem tamanho. Discurso ultrapassado, colonialista,chega dar nojo. Vou ali vomitar e já volto .
Carol, vc é demais.
Minha mãe sempre me aconselhou a ser funcionária pública, uma dos motivos era esse de querer ter filhos. Diversas vezes minha mãe fez entrevistas de emprego e quando contava que tinha filha o tom da conversa mudava.
Além de que ele sempre me falou: “Como funcionária pública você pode até não ganhar como um dono de empresa ou herdeiro, mas também não vai ser explorada para deixar mais rico alguém que nunca vai se importar com você.”
Ela está certa, sou professora concursada, ganho pouco mas tenho alguns direitos trabalhistas garantidos e temos que lutar para garantir que não iremos perder esses direitos.