Sou dono de um apequena retífica e te garanto são frequentes na retífica, desgaste prematuro, válvulas rachadas devido a alta compressão, folga nos guias de válvulas. Principalmente nos kwid, hb20 e ford ka.
Porque será que quando se fala do Ka, todo mundo fala o nome da FODE, como se Ford fosse o nome e Ka fosse o sobrenome? É só na FODE que esse fenômeno existe. Alta compressão tinha o motor do Classic apelidado de VHC com seus quase 13:1. Aquilo batia pino com força quando usava gasolina. Tanto que eu ou usava álcool ou usava Podium. Só assim pra não bater pino.
Sou proprietário de oficina há mais de 30 anos, e estou sempre estudando e me atualizando. Não se trata do número de cilindros, e sim da sua fragilidade e até mesmo da sua irreparabilidade, ou seja segundo manual técnico, não dá retifica. Caso da linha TSI 200. Então trata se de motores muito frágeis comparados aos bons, resistentes e duráveis CHT, AP, e FIASA.
Ainda tenho comigo que na categoria popular o melhor motor nos últimos 20 anos foi o Fire, ali atingiram o ápice do que é um motor bom/barato(pro povo)/durável não precisava fazer motor novo, só corrigir os pequenos detalhes como o vazamento comum de ocorrer no carter dos fire (mas que é simples e barato de resolver). Ter tirado o Fire de linha só se fosse pra algo tecnologicamente MUITO superior, coisa q não vi até hj "na categoria q ele atendia".
Exatamente amigo. Em todos os lugares clientes e mecânicos falando do 3cc, não pode ser coincidência. Estou de olho num Sandero gtline 2019, mas acho que vou reconsiderar a compra.
Vai nessa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... O problema maior é que tem uns zé roela que são fãboy de marca , ai mano já era a credibilidade do comentario... ta cheio de fãboy
@@Pedro-t5o eu tenho um Sandero gt line 1.0, já rodei 50 mil km e faço Uber, só colocar o óleo certo, nunca me deu problema, se vc ver a maioria dos problemas em relação ao 3 cilindros é com óleo, vc pode até colocar a viscosidade certa, porém, ele precisa ter as especificações certas para correia banhada a óleo, o óleo é a coisa mais sensivel desse tipo de motor, vai por mim, eu comprei esse carro e me surpreendi, ótimo custo beneficio, muito barato de manter, tipo muito mesmo ! consumo excelente, e olha que eu nem gostava de Renault, eu comprei ele pois pelo valor e KM que eu peguei a condição de fincanciamento ficou melhor, mas eu ia pegar um HB20 bem mais rodado... é só Usar o óleo 5w40 da ELF e fazer a troca da correia dentada com 130 mil km, tem o pai de um amigo meu que trrabalha de Uber com um Sandero com esse mesmo motor e já está com 280 mil rodados.
Motores 3 cilindros sempre existiu desde os primeiros tratores se bem que a diesel mas os primeiros Massey Ferguson 50 x eram 3 cilindros e tem muitos com 60 anos e ainda trabalhando
Sou técnico e tecnologo mecânico formado no Senai, ja trabalhei em três marcas e a última foi justamente a Volkswagen o problema não e ele ser 3 cilindros, e sim não ter margem nenhuma de medidas para retífica, oque automaticamente o torna descartável
@@franciscopaulopereira1501 então na minha opinião técnica sim, porém os engenheiros de campo sempre questionam a questão da manutenção correta a ser realizada nesses motores, dessa forma eles conseguem passar a culpa para o consumidor final e se resguardar da responsabilidade de qualidade do produto
Ok concordo que o motor 3 cilindros é "tendência", mas isso não é motivo para significar que seja "bom" ou "melhor" em relação aos motores mais "antigos". Outra coisa é que não foi abordado questões como durabilidade desses novos motores, difícil manutenção (requer mais cuidado) e o fato de trabalharem "no limite", todos esses fatores são importantes para se considerar, não apenas a "modernidade".
De aproximadamente 20 Ford Ka seminovos que vendi nos últimos 3 anos, todos em garantia de fábrica e com menos de 60 mil km, uns 9 voltaram pra garantia por conta de motor. Na maioria das vezes vibração excessiva que gera problemas de lubrificação e pouca durabilidade. Lembro de um com 20 mil km que parou na rodovia com um cliente, quando colocaram o motor novo deu pau no primeiro mês. Kwid em segundo lugar na minha lista de frequência de problemas. Onix, Gol e Hb20 nunca tive problema. 3 cilindros só pego com menos de 80 mil Km e revisões comprovadas. É um motor que exige muito comprometimento com as revisões e só aceita o óleo específico. O problema é que o brasileiro nem sempre quer seguir essas especificações e faz do jeito dele. Prefiro evitar.
@@thomas7726 com certeza não. Tenho vídeo no meu canal onde falo sobre o Ka Zetec Rocam também, é um ótimo carro. No comentário me refiro ao 3 cilindros.
Meu caro Boris, eu acompanho os seus vídeos quase todos e em mais de 90% estou de acordo consigo e digo que tenho aprendido muito, parabéns. Neste caso , lamento dizer-lhe que não estou assim tanto na sua razão e porquê ?!?! Já trabalhei para o grupo Stellantis e vi com estes olhos que a terra há-de comer um dia, quantos motores de 3 cilindros, tinham que ser substituídos mensalmente dentro da garantia. Em média 50 motores iam para o "lixo" , literalmente. E outro assunto, era as correias banhadas a óleo, que se desfaziam dentro dos mesmos. Estes carros , estavam dentro da garantia e assistidos na marca de origem e com os respectivos livros de revisões carimbados pelas mesmas. Em conversa com os mecânicos, experientes há vários e largos anos, alguns com mais de 20 , os comentários eram quase sempre os mesmos, cuidem bem dos motores de 4 ou mais cilindros e de correia de distribuição fora do motor ou de corrente ⛓️ no óleo. Os motores podem ser mais leves , terem emissões de gases menos poluentes, terem menos pecas de desgaste, etc,etc.......mas não tem retificação, partem e embrulham com o desgaste prematuro das correias banhadas a óleo, muito antes das indicadas nos manuais. A única coisa que eles garantiam era a troca do motor e outras peças envolventes ao mesmo (se necessário), mas o cliente paga a mão de obra. Meu caro Boris, com todo o respeito que merece e merece , como disse inicialmente, estes motores só servem para atingir um objetivo, baixar as emissões de gases , para os limites que a UE determinou, no resto são lixo , gostem ou não. Não quero nenhum e algumas pessoas que me abordam para pedir uma opinião, o meu conselho é sempre o mesmo , com este tipo de motores, com a mesma teoria de concepção/construção(não interessa a marca) , é não. Mais, não está em causa o motor tremer um pouco mais , a especificidade dos óleos,etc,etc....., mesmo seguido à risca os dados fornecidos pelo construtor, será quase sempre para breve a troca do motor. Como dizia a minha avó, "meu filho , o que já nasce torto , tarde ou nunca se endireita" e eu digo lixo é no lixo. Antigamente, copiava-se a QUALIDADE, hoje copia-se o que é MAU , em quase tudo , infelizmente. Bem haja meu caro Boris, estarei sempre aqui para o ouvir e aprender, abraço e muita sorte na vida🍀.
@@patriciapatricia9934É mesma coisa de tirar 1 PÉ DA SUA MESA, E FICAR SÓ COM 3 PÉS.....AUMENTA A TENSÃO, PRESSÃO, E PRINCIPALMENTE A FORÇA QUÊ TEM QUÊ FAZER.
Meu amigo, vou te falar uma cousa, ja tive um desses carros com 3 cilindros, e te garanto, eles tem uma coisa de boa, fiz amizade com muitos mecânicos e conheci muitas oficinas. A bem da verdade, tenho que confessar, ele me deu 2 alegrias, a primeira quando comprei, a segunda foi quando me livrei daquela desgraça.
Concordo plenamente, muito econômico, porém um motor frágil e quando quebra, nem toda retifica faz o serviço, tive um Sandero 1.0, vendi , perdi muito na venda, mas me livrei🙏🏽
Tenho um Fire 04 cilindros que um dia também empenou o cabeçote. Tive de trocar... E era 04 cilindros... E aí? O que vocês não estão entendendo é que há Projetos e projetos. Quando o projeto é de um motor descartável, não há mesmo o que fazer. E projeto ruim pode ser de motor desde 02 até 16 cilindros. Se o projeto não presta, qualquer um será uma droga. Não é regra geral... Não dá pra se confundir as coisas...
@@sltr6511 "Mas a retífica pode falar bem do motor 3 cilindros para garantir seu negócio." Ou o contrário, pode falar mal pq em boa parte dos casos sai mais em conta/vale mais a pena trocar o motor de 3 cilindros que retificar.
Ele foi assertivo sobre pessoas que falam sem conhecer sobre o assunto. Deu até um exemplo porque não conhece, na prática, o maldito três cilindros. Nem retifica gosta. Falo com expertise porque tenho Kwid - alegria quando compra e alívio quando vende.
O motor não é ruim. Muito potente por sinal. O 1.0 me deixou no chinelo com o meu 1.4 antigo. O problema é que não tem manutenção, ele trabalha no limite e se estragar não vai dar retifica. Ou seja : é descartável
E um carro não compete no brasil quem consome este tipo de produto e classe média, classe baixa.estao com a corda no pescoço Brasil falido muito imposto. Comparar Brasil com outros países. E chutou o saco
Um dos problemas é justamente esse amigo. Turbinar um motor muito pequeno. Não é normal um motor 1.0 com 150 cavalos. A durabilidade vai toda pro lixo. Eles exigem de mais do motor. Esse é um dos fatores que promovem a fragilidade desses motores.
Lembro bem que no passado, dificilmente um motor chegava a 100 mil km sem retificar. Grande parte em razão do mau uso, falta de manutenção, etc. Fluido de arrefecimento, por exemplo, ninguém utilizava. Água ia direto da torneira, da bica ou do açude para o sistema de arrefecimento. Hábito ainda hoje guardado por muito dono de carro que pensa na hora: "Que mal faz?"
Tenho um uno 2018 3 cilindro e nunca deu defeito, sempre faço as revisões no tempo certo, faço trocas de óleo dentro da quilometragem certa. Nunca me deu problemas
Pois é, já vamos aqui em casa no 4º veículo com motor 3 cilindros e nunca tivemos problemas. O meu Ford KA rodou os 70 mil quilometros com as 3 revisões da garantia, troca com o óleo certo e filtro de ar e vendi direitinho para comprar um Citroen Basalt de novo 3 cilindros. Todos os carros de familiares próximos que conheço também são 3 cilindros e nenhum, que eu saiba, bateu motor ou teve problemas sérios com ele. Tem pessoas que não sabem nem o tipo de óleo adequado para o motor e depois reclamam de problemas. Lógico que sempre tem casos e casos, mas do jeito que falam parece que é uma certeza que o motor não vai aguentar 50 mil km.
aah fora que esses dia o menino la levou o carro pra fazer revisao dos 30 mil km, ele avisou o mecanico que o carro estava comm um barulho o mecanico falou que é normal kkkk
Vc sabia que as locadoras quando trocam o óleo dos motores...colocam o mais barato e principalmente o galão de 200l...independente da marca do carro ou especificação do óleo...eles não se preocupam com isso pois logo venderam o veículo
O Único três cilindros que deixou saudades foi o do DKW! Esses motores três cilindros modernos que estão sendo produzidos hoje, trabalham no limite! Foram projetados com o objetivo de render o máximo de potência, com um mínimo de consumo de combustível ! Não toleram "Abusos" e a sua manutenção tem que ser feita rigorosamente dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante! São muito "Delicadinhos" e traz consigo a tendência de ser um produto descartável, que não permite uma restauração segura e duradora!
O único comentário relevante. Dkv era top demais, meu sonho ter um (tenho fusca e variant, trocaria os dois por um dkv, o negocio é que estão em extinção). Grande carro!
@@mrfishsticks266, Você não entendeu nada, Cara! Ninguém aqui está falando em Performance e Desempenho! Você percebeu? O que está sendo discutindo aqui, é a Resistência e a Durabilidade das Máquinas de Três Cilindros que se fabricam hoje, comparadas com as Máquinas Três Cilindros dos DKW! É Isso!
Mas como vc disse. Tem que andar no limite do motor e manter a manutenção em dia. Fazendo isso, vc terá carro pra vida toda. O problema do brasileiro é querer usar o carro como carro de corrida, colocar peça de terceira linha. Aí acaba com o carro mesmo
É realmente, confesso q sou dessa turma q não confia nesse motorzinhos 3 cilindros Mas vindo de vc Boris já começo a ter uma leve confiança neles vc é fera sua palavra tem valor Vamos aguardar o tempo diz tudo
A questão não é joga fora o motor e sim vc é obrigado a jogar fora pois muitos não tem retifica. E não para por aí correia dentada no oleo do motor, correia dentada só para bomba de óleo,soluções de engenharia que mais atrapalham do que ajudam. 3 cilindros tem consumo passando dos 15km por litro, quando vai fazer manutenção gasta tudo que ecomizou com combustível.
Soma mais coisas. Óleo 0/30, evapora igual óleo de soja. Turbina fazendo o motor suar carregando muito peso para um 1.0. esse papo de tecnologia é conversa. O esticador de corrente do firefly é piada...
Falou tudo e mais um pouco, o problema, e q esse povo nao faz calculos, e tudo q e novidade eles compram, sem mesmo conhecer o produto, achando terem feito melhor negócio, devido a econômica de combustível, mas como vc mencionou, de nada adianta economisar no combustível, se depois ira se gastar +++ com a manutençao do motor, mas e tenta colocar na cabeça desse povo, eles nao aceitam, querem o novo.
A garantia do carro nem acaba o motor já fundi . Aí sim borris tenho que concordar motor três cilindros e bao mesmo acho até que ele é até melhor que um V8.
A vibração do motor de 3 cilindros incomoda alguns motoristas, o que não ocorre no 4 cilindros. Mas Boris, o que vc poderia dizer sobre o que falam que esses motores trabalham muito no limite, assim sendo mais sensíveis e que também não aceitam retífica quando necessário sendo obrigatório trocar o motor inteiro? Abraços.
Se tiver paredes grossas com certeza é bom , se tiver corrente dentada é bom , se tiver qualidade nas peças do motor é bom mesmo . Se for um moderno três cilindros dois tempos que usa óleo no cárter para fazer a lubrificação das peças e uma boa injeção eletrônica ou uma boa injeção direta com turbo elétrico é melhor ainda .
Tem mais coisa envolvida, ele ñ aceita manutenção displicente com óleo de viscosidade diferentes e nesse ponto ele quebra bem antes dos antigos 4 cilindros, pois suas folgas para lubricação são menores é um motor com mais tecnologia normalmente bloco de alumínio que ñ aceita bem e deforma com calor excessivo, então bem cuida tem a mesma duração mas se vacilar o prejuízo é grande e bem mais rápido.
Meu líder, tenho um Sandero/18 há 3 anos, só dá preventiva, e que faço sempre programada! Sigo tudo que vejo de senhor aqui no Vruum, pelo UA-cam. Muito grato por todas as explanações.👍👍👍👏👏👏👏👏
gostei do conceito, eu trabalho com modelagem 3D e utilizo blender para meus modelos 3D e me veio a vontade de modelar a mecanica de um motor de 3 cilindros, e seus conhecimentos me serviram e motivaram no meu projeto
Concordo! Tudo depende do cuidado. Em relação a vida útil o de 4 cilindros acho quê dura mais. O motor 3 cilindros é um projeto antigo desde os anos 50 mas só vingou de 2011 pra cá. Só faço uma pergunta: o motor 3 cilindros é menos peças, mas o preço é igual ou se não mais caro do que um de 4. Porquê?
Perfeito! Ótimo vídeo, tenho um Voyage 2016/17 3 cilindros 12 válvulas, anda bem, faz 9.3/7 kms/litro etanol na cidade de São Paulo (trabalho a noite por isso economia é maior) o carro anda tão bem quanto o de 4 cilindros 1.6 /1.8 e tem uma bela força na segunda marcha
Concordo com você, estão enganando os motores, essa tem que ser feito uma anlise, eu lembro dos motores do DKW tinha muitos táxis, agora que vibra ele vibra. Forte abraço
@@edmilsonfelds7119O que mais tem na Internet é artigo científico sobre o assunto, só precisa saber pesquisar. E quando se fala em limite, é limite da eficiência energética, não em "potência".
@@matheusestevan15 a forma como o rapaz escreveu o texto, é nitido e claro que se refere a potência, duração e "manutenção crítica" Aliás manutenção crítica é o ápice da contradição. A manutenção é para evitar que a situação fique crítica. Aliás, interpretação de texto e redação é o mal desse país.
Eu tinha preconceito com 3 cilindros até dirigir um, a resposta e retomada é muito boa , além de economia de combustível. O negocio que exige uma maior atenção no óleo e no sistema de arrefecimento, coisa que a maioria dos donos de carro não tem.
Tenho um UP MPI e posso dizer q o carro é top, eu msm dou a manutenção preventiva nele, recentemente eu msm troquei a correia dentada, comprei o kit original + o kit de ferramentas para fazer a troca (torquímetro eu já tinha) e ficou 100%, serviço de primeira e com muito capricho.
Motor 03 cilindros é uma merda Mal balanceado,...tripida muito... E na mecânica,...tudo que vibra muito.....quebra... Tem uma bucha coxim enorme pra eliminar a vibração,...mas ela por si só é um tremendo problema... Como engenheiro mecânico que sou a 39 anos não recomendo.... Essa coisa que é o motor do futuro é papo furado... Pulem fora....
Sou do tempo do DKW, o dois tempos mais simples e perfeito que conheci com um bloco que pesava 36kg. tudo o que é bom é atualizado e volta ainda melhor.
O DKW tinha 3 cilindros e funcionava bem, ideia dos alemães mas tinha um detalhe, dava retífica porque sobrava material pra desgartar se necessário. Esses de hoje não dá retífica
Meu primo está ficando rico só fazendo manutenção desses motores 3cc, nunca houve tanta prosperidade na oficina como agora. Se perguntar pra ele se é bom ele vai dizer que é ótimo😅
Antigamente as pessoas consertavam as TVs, qualquer que fosse o defeito, mas hoje quando dá defeito muita gente prefere comprar uma nova. Acho que em breve acontecerá o mesmo com motor de carro.
Com eu disse... essa historia de ajudar a ecologia, quem paga a conta (cara, por sinal) é a gente... quando deveria ter um incentivo, com mesmo imposto para ficar barato a troca....
Minha entrada nesta discussão se dá porque depois de 11 anos vou comprar um carro (atual é um Spacefox 2012, aspirado, naturalmente). O meu mecânico, que é uma pessoa bem informada, foi quem me trouxe à luz a limitação de vida dos novos motores 1.0 Turbo que também exigem ferramentas e treinamento mais especializado, restringindo, muitas vezes, a manutenção às autorizadas. Recentemente usei por quase 1500 km um T-Cross da Localiza e fiquei impressionado com o baixo consumo na estrada (14 km/l etanol e 18 km/l gasolina). Sobre a vibração na marcha lenta eu não percebi. Tive moto 1 cilindro e não me incomodava com vibração (também era 50 anos mais novo).
Continuo sim mestre!!!! As condições brasileiras de trafego estressam demais estes motores que so funcionando no limite vao requerer mais manutenção pesada a medio e longo prazo.Duvido rodarem 300.000 a 400.000km como um bom 4 cilindros.
Condições de tráfego brasileiro estressar motor? What? O Brasil é ruim de asfalto, mas não te obriga a rodar com arrefecimento em falta rotação incorreta troca de marchar erradas.
Estou no meu segundo carro com motor 3 CC. No 1° rodei 90.000 Km em dois anos e no atual ja se vão 69.000 e em quase tres. Nunca tive problemas. Manutenção sempre em dia e óleo conforme recomendo no Manual.
na minha opinião penso que primeiro temos que analisar para que queremos o veiculo economia ou potência depois condições de operação pois não adianta querer economia com um 3cl em meio a serras onde por natureza vc esige mais torque acaba sem ambas as coisas. a e não conte com o vendedor que deveria esplicar pois entre vender ou não vender venderá o veiculo errado para sua aplicação.
Tenho um Kwid há 4 anos. Apesar de rodar pouco com ele até agora, nunca tive qualquer problema. Mas cuido do motor muito bem, como fiz com um Idea 1.4 que foi meu por quase 17 anos. O comprador fez questão de ouvir o motor por alguns minutos. Fechou negócio sem mesmo dar uma volta. Na maioria das vezes o problema é com a tecnologia do motorista.
O Classico 4 cilindros da honda, caso não seja mais confiável que um Toyota, logo será. A Toyota resolveu se tornar “moderninha” e produzir carros inferiores no BR em relacao ao resto do mundo. Estou vendo que só vai sobrar Honda para salvar
@@junior6775 3 cilindros de baixa cilindrada e turbo em carro compacto, acho que ele se refere. Bem antes já existiam 3 cilindros, mas equipavam mais tratores e caminhões como os Agrale, e com relação a carros de passeio lembro do DKW Vemag que tinha 1.0 3 cilindros mas aspirado. Moda mesmo, virou recentemente.
Aquilo lá foi cagada das grossas, se por ventura vc errar o óleo a correria derrete e adeus as válvulas empena tudo, pra mim o melhor motor foi o de corrente também não via problema com as correia dentada, mais óleo na borracha e pedir pra dar problema, mesmo vc se preocupando com o óleo mais se der um vacilo ou o cara da oficina colocar um óleo errado vc se ferra em milhares de Reais. Espero que esse motor de muito recall pras fabricantes pra eles aprender.
Tenho uma Tracker 2021 já com 375 mil km. Troquei a correia aos 200 mil na concessionária e me orientaram a troca lá apenas aos 440 mil. O detalhe importante. Nunca troquei o óleo fora da concessionária. Sempre com eles.
Hb20 2017 aqui com 95 mil km rodados e lindão. Carro tem é dono! Manutenções sempre em dia, cuidados. Já os novos Onix e Kwid não posso dizer o mesmo...
Com a palavra os proprietários. Outra coisa...precisamos de mais tempo para formar opinião... principalmente em se tratando de durabilidade. Pode ser até que as primeiras gerações desses motores sirvam de laboratório para amadurecimento do projeto.
O problema que os três cilindros quando repenta uma mangueira sofre um aquecimento o bloco e cabeço sofre empenamento se não tem retifica o cabeçote não tem como tira matéria!Já os quatro cilindros o bloco e ferro fundido o cabeçote tem material pra retificar.
Tudo que vc falou na parte técnica e engenharia tá certo, agora eu quero ver pergunta e resposta na prática de quem já usou e de quem já trabalhou com motor desse de três cilindros
Tenho um Ford Ka 2018 que está com 183 mil km, nunca me deu dor de cabeça em nada, melhor carro que já possui, uso ele no GNV desde os 60 mil km, faço Uber, porém sempre faço as trocas de óleo na quilometragem correta e uso o óleo original 5w20 que é o que pede no manual, por esse óleo ser bem mais caro os donos dos carros preferem não colocar o óleo especificado pelo manual e colocam o 5w30 que é mais barato, aí é que tá o problema, sempre faço as revisões na parte de arrefecimento, só coloco água destilada no reservatório, e por aí vai, se não for um motorista cuidadoso, o famoso "cumpim de carro" vai ter dor de cabeça com esses carros, mas se você fizer as manutenções certinho, não vai ter dor de cabeça
Tenho um gol MPI 1.0 3 cilindros, 113 mil rodado, vim trocar correia dentada agora, troca de óleo em dia, só fazer a manutenção básica q vc terá carro pra toda vida, seja lá quantos cilindros tenha o carro! E só uso álcool!!!
Esse motor é perfeito em quase todos os lugares do mundo, pois os preços das peças ou até mesmo o preço do motor novo é bem reduzido, visto que não aceitam retifica, se ele bater o prazo de validade vc compra outro. Porém a realidade do Brasil é outra! Aqui o kwid custa 70 mil reais!!!!
Rio Grande do Sul, Olha prá mim o melhor motor foi o AP 1.8 o tempo que eu tive sempre seguindo o manual do fabricante nunca tive problemas por ano e anos, só alegria 😂
O problema não são os três cilindros mas sim a engenharia empregada nesses motores, Correia dentada banhada no óleo, Correia dentada para acionamento da bomba de óleo é o principal é que esses motores não aceitam retífica, se der problema de super aquecimento e empenar o cabeçote só se resolve comprando um novo cabeçote e fora muitos outros problemas, motores frágeis e de difícil manutenção
Era mecânico, virei Uber, comprei um 3 cilindros e tive que voltar a ser os dois ... A grande verdade é que é um motor super taxado e sensível, principalmente os que são apenas de alumínio que além de sensíveis ainda não marcam temperatura...
A questão não é a quantidade de cilindros e sim a construção dos motores, foram desenvolvidas tecnologias nas resistência dos materiais e os motores deveriam durar muito mais, ja vi matérias em que taxis ( santana quantum) rodaram mais de 500.000 km.
@César Lopes, me lembro do início dessa onda de motores 3 cilindros o pessoal falou bastante de aprimoramentos técnicos redução do atrito interno, compararam até com os antigos motores da DKW-VEMAG que eram sim resistentes mas ultrapassados por serem de 2 tempos. Agora, depois de alguns anos, os motores de 3 cilindros de algumas marcas dão problemas precoce, qualquer falha de manutenção eles quebram, e o pior é que os projetos mais novos que deveriam ser mais aperfeiçoados é que são os mais frágeis.
@@jacksonsantos745 ué, mas manutenção básica não deve ter falha mesmo. Troca de óleo no tempo correto ou até antes, especificação correta, cuidado com sistema de arrefecimento. Se o cara erra isso, não deveria ter um carro.
Onix 1.0 aspirado 3 cil. Excelente carro. Está fazendo 15 km/l na cidade. Anda bem e na estrada tb tem excelente desempenho. Atualmente com 30 mil km. Por enquanto só alegria.
No álcool não sei dizer pq não uso. Mas em um Onix Turbo minha média na cidade costuma ser 12 km/L e na estrada fica entre 17 e 20 dependendo das condições. Números na gasolina. O estilo de direção influencia muito o consumo também (aí em qualquer carro e qualquer motor, não tem a ver com ser o Onix ou ser 3 cilindros).
Tenho um HB20S 1.0 kappaano 2020 130 mil rodados e está 100% até agora o de um amigo meu tinha 280 mil rodados e estava em excelente estado de Mecanica o negócio é fazer as manutenções em dias e cuidar bem motor 3 cilindros não é pra dar pau e para andar até os seus 120 km/H sem esforçar e guiar com concientes que só se tem 80cv e não é uma Ferrari.
Verdade, também tenho um HB20 1.0 … os maluco querem andar com eles como se fosse um V8.. com certeza o carro não vai aguentar o esforço e depois dizem que o carro que é ruim
Perfeita a sua colocação pois sou proprietário de um Fox 3 cilindros que adquirir com 25.000 km e hoje ela está com 191.600 km e funcionado perfeitamente. Pois faço as manutenções periodicamente dentro do manual e não tenho problema algum com o carro pelo contrário estou muito satisfeito com ele abç.
Minha filha tem um HB 20 mil e fiz duas viagens com ele e sozinho. Este carro surpreendeu em tudo, desde o baixíssimo consumo ao ótimo folego do motor. Quanto aos demais tres cilindros, nao tenho opinião formada.
A única forma desses motores durarem bastante é utilizar o óleo na especificação correta e abastecer sempre em posto se confiança (o que é raro), além disso os cuidados e manutenções periódicas devem ser redobradas. Aqui em casa tem um Honda City 2010 com 300mil km e um HB20 2013 com 180mil km e parecem carros novos! Será que o 3 cilindros chega assim também?
Acredito que seja pela questão de tirar bem o limite para se conseguir uma potência igual a de um 4 cilindros com apenas 3 e ainda ser mais econômicos.. isso que acredito que faça com que tenham detalhes a mais a serem cuidados
Assim como meu amigo Boris, não falo mal de 3 cilindros, pois são eficientes, econômicos e modernos....mas nunca trocaria um v6 3.6 CC nessas britadeira portáteis, questão de perfeição automotiva e de engenharia.
Motores de 4, 6, 8 e 12 cilindros tem algo em comum que o 3 cilindros não tem. Eles trabalham em pares, portanto, creio que o balanceamento do motor seja melhor. Por isso, é muito frequente as reclamações desses motores.
Tenho um Onix turbo, o motor dele é silencioso, econômico e bem potente para um 1.0. Comprei ele zero a quase 3 anos e ate hoje não tive qualquer problema. Minha esposa usa ele todos os dias para trabalhar e viajamos bastante. Faço todas as manutenções em dia e nas revisões só uso o que é recomendado no manual. Ah, faço todas as manutenções na autorizada.
É isso aí. O pessoal que reclama são aqueles acostumados a negligenciar toda e qualquer manutenção preventiva, a maioria sequer lê o manual do próprio carro. Como são motores de alta compressão focados na eficiência energética e menor emissão de poluentes as peças internas trabalham com menor tolerância à falta de cuidados. E aí quando eventualmente ocorre um problema a culpa é sempre da montadora que removeu um cilindro e não deixou margem para retífica, e não do dono que não trocou nem o óleo corretamente.
O carro tá novo porra, quando começar a dar problema é provável que vai passar a bomba pra outro. Por isso são motores descartáveis, bons só para o 1 dono.
@@felipemarianoo Um motor desses dura muito se for bem cuidado, inclusive a maioria que roda por aqui também roda na Europa há mais de 10 anos e não sofrem dessas reclamações em massa a respeito da durabilidade. A questão é que o brasileiro médio não consegue conceber a ideia de que um carro precisa de cuidados. Para uma população que consegue errar até na troca do óleo, é esperado que um motor desses dure bem menos, alguns inclusive estragam na mão do primeiro dono.
Até que em fim uma voz sensatas . . . ufa! Só tem gente que não entende nada e opinina tudo sem o conhecimento de causa (possuir o veículo) e muito menos conhecimento técnico. Obrigado! Ótimo video!!
Ufa ???? Vc ficou aliviado prq deve ter um motor 3 cilindro na garagem né... Kk... Não adianta cara o filme desses motores já estão queimados e vc vai ter certeza disso na HR da revenda do seu carro 😅
Na verdade eu vejo e um monte de sem noção que se brincar até oleo de comida coloca no motor e nem um carro de mão tem em casa, conheço vários amigos rodando aplicativo vom carros com motores 3 cilindros e até agora nada de dar defeito, na verdade o povo gosta e de falar sem ter nenhuma conhecimento técnico...
É justamente como o senhor falou ele pode ser até um bom motor mas esses probleminhas de equilíbrio até que se ajuste isso pela engenharia automotiva vai continuar sendo o motor critica mesmo tendo um consumo menor de combustível
Tenho um uno 2017 3 cilindros firefly, 200.000 rodados e motor esta um aço, nunca foi necessário abrir, pessoal tem que entender que tudo é cuidado, principalmente em trocas de óleo e filtros, e também não esquecendo do liquido de arrefecimento que tem que ser bom, agora que vibra bastante em marcha lenta isso é incontestável.
@@andersonjaponeis gasolina, ja está difícil de achar gasolina boa, o álcool então é raridade, também faço a limpeza de bico e TBI a cada 30k rodado pra ficar um aço
Tenho um argo e um uno 3 cilindros com mais de 100.000 km. O único problema que tive é o vazamento de óleo no retentor do virabrequim que parece ser crônico nos 3 cilindros Fiat
Moro na Europa e tenho um Opel com motor 1.5 turbo diesel de 3 cilindros. São apenas 122cv, mas com 300 nm de torque. Não é um motor de alto desempenho, mas é extremamente econômico. Faço de 18 à 19 km/l na cidade e até 22 km/l na estrada.
A obsolescência programada (ou planejada) é um conceito da economia que nasceu como um estratégia na hora de produzir os bens. Com essa opção de negócio, as empresas programam o tempo de vida útil dos produtos para que seja mais curta do que a tecnologia permite.assim é os carros de 3 cilindros
Companheiro, com todo o respeito, eu particularmente fico com a Física e a Matemática. Motor com número par de cilindros não provoca TREPIDAÇÃO na marcha lenta e tb pode atingir 2.0 que nunca será igual ou inferior a um 1.x Turbo e ponto final.
É só fazer manutenção como manda o fabricante, usando óleo e aditivo de radiador recomendados. Tive um FORD KA sedan, fiz UBER com ele lir algum tempo, troquei ele com 312.000km rodados, perfeito! Pelo uso ser extremo trocava o óleo/filtro a cada 8000km sempre com óleo original. GALERA não existe carro ruim....o que existe é "dono ruim"
É lamentável , mas existem muitos usuários que não segue a orientação do fabricante, aí diz que o carro e ruim. Todos carros e bom desde que siga a orientação do fabricante. Caso contrário tdx são ruim. Ou melhor tem e muitos motoristas ruim que só põe combustível e nada mais.
Acabei de ver no UA-cam. Acredito que uma coisa ruim dos motores de três cilindros, foi a invenção da correia ficar dentro do motor, banhada a óleo. Estou certo?
Já vi vários relatos, realmente é descartável, não dá retifica, substitui das peças por nova sempre, manutenção cara, pra quem pensa que tem "carro popular" ainda, na hora a revisão, vai se lascar, se pegar uma oficina meia boca, toma prejuízo...
Sempre gostei das dicas do Boris, mas dessa vez ele deu uma bola fora. 😅 Basta acompanhar diversos outros canais de oficinas e retíficas e ver os inúmeros problemas que ocorrem devido a fragilidade desses motorzinhos.
Gosto do Boris, maissss desta vez ele estrapolou é uma tremenda porcaria pra falar claro., pois os carros e seus motores de hoje poluen y agridem mais o meio anbiente do que os carros Antigos..... O problema esta nos combustíveis de agora principalmente no Brasil onde a gasolina é a pior do mundo não sei se o Bóris observou esse pequeno detalhe ou problema, enfim todo mundo sabe do q estou falando né, nota pro motor Zéro, motor manco, motor descartável, se algus de vcs tiver dúvida olha o Onix 1.4 turbo 3 cilindros uma Piada de mau gosto é só perguntar nas retificas olhar as redes sociais ta tudo ai na internete contra fatos não há argumentos Boris, pessoal da uma espiada no canal do Julio das retíficas perguntem pra ele o q ele acha destes 3 cilindros... Espero ter sido cláro.
Boris adoro seu canal , sou fá do seu jornalismo, mas acho que vc poderia perguntar nas retificas de motores sobre estes 3 cilindros , e qual carro principalmente tem mais frequência mas retificas , principalmente Ford K 3 cilindros !!!!
Se o 3 cilindros é "descartável" por não permitir retífica na maioria das vezes, por que as retíficas estão cheias? O trabalho não seria apenas dizer para o cliente que não é possível retificar? Assim o ferro velho iria estar mais cheio de motores 3cc di que as retíficas
E sou meio abusado ou imaturo fica a critério, tenho um UP track 2017 e Andrei 123,107 sem trocar correia dentada, vou até fazer um vídeo agradecendo a VW!!! Levei pra trocar hoje.
Estou no meu terceiro carro turbo 3 cilindros e até foram ótimos em termos de motor, HB20 turbo, Onix turbo e agora polo TSI turbo! Agora só coloco óleo original na concessionária.
Amigo... comprei um carro com 3 Cilindros 200 TSI... ainda não estou com ele.. mas realmente posso ficar tranquilo quanto à isso ? Fazendo as manutenções de fábrica e tendo uma dirigibilidade adequada... a segurança é conveniente e boa ?
@@violadivina3020 com certeza, é só ter cuidado na primeira partida do dia não sair acelerando e trocar o óleo correto de preferência na concessionária. Pois um amigo meu bateu o motor do polo tsi dele com 36mil km, mas ele saiu com carro frio e foi acelerar tudo subindo uma serra e detalhe e carro foi comprado de segunda mão e passaram mais de um ano para trocar o óleo porque ficou lá parado. E meu amigo trocou o oléo numa oficina pé de chinelo colocando o óleo errado aí já viu né? Já vi UP tsi com mais de 300mil km e forte🙌
Sou dono de um apequena retífica e te garanto são frequentes na retífica, desgaste prematuro, válvulas rachadas devido a alta compressão, folga nos guias de válvulas. Principalmente nos kwid, hb20 e ford ka.
Porque será que quando se fala do Ka, todo mundo fala o nome da FODE, como se Ford fosse o nome e Ka fosse o sobrenome? É só na FODE que esse fenômeno existe. Alta compressão tinha o motor do Classic apelidado de VHC com seus quase 13:1. Aquilo batia pino com força quando usava gasolina. Tanto que eu ou usava álcool ou usava Podium. Só assim pra não bater pino.
Compara a espessura da válvula do “Ka” kkk com a do corsa.
Não é por ter 3 cilindros e sim não é um motor durável é fraco é fino não aguenta retifica não dura 200mil km , em suma motor de plástico
É bucha
O motor da wosivagem presta?? Qual vc indica
Estamos na época do descartável, montadoras estão preocupadas em fazer reserva de mercado, reduzir custos e aumentar a lucratividade
Isso se chama obsolescência programada.
@@ODeflator Que as montadoras juram de pé junto que é "teoria da conspiração"
O nome disso seria capitalismo selvagem, é a realidade predominante em países em desenvolvimento
Percebo isso facilmente, antigamente os carros tinham lataria forte de metal, hoje são umas latas bem finas e acabamentos em plastico
Estão correndo para lançar carro elétrico
Para acabar com os funcionários nas fábricas trocar por robôs e aumentar o lucro mais ainda
Sou proprietário de oficina há mais de 30 anos, e estou sempre estudando e me atualizando. Não se trata do número de cilindros, e sim da sua fragilidade e até mesmo da sua irreparabilidade, ou seja segundo manual técnico, não dá retifica. Caso da linha TSI 200. Então trata se de motores muito frágeis comparados aos bons, resistentes e duráveis CHT, AP, e FIASA.
Ai sim, entende de bons motores !
Conclusão: são motores descartáveis 😢
Ainda tenho comigo que na categoria popular o melhor motor nos últimos 20 anos foi o Fire, ali atingiram o ápice do que é um motor bom/barato(pro povo)/durável não precisava fazer motor novo, só corrigir os pequenos detalhes como o vazamento comum de ocorrer no carter dos fire (mas que é simples e barato de resolver).
Ter tirado o Fire de linha só se fosse pra algo tecnologicamente MUITO superior, coisa q não vi até hj "na categoria q ele atendia".
Faltou o Fire da Fiat e o VHC-E DA GM .
@@romuloaranda9479 Foram somente alguns exemplos, mas você tem razão, motores muito confiáveis de bom desempenho e baixa manutenção.
Se muitas pessoas crítica é porque alguma coisa está bem errada
Exatamente amigo. Em todos os lugares clientes e mecânicos falando do 3cc, não pode ser coincidência. Estou de olho num Sandero gtline 2019, mas acho que vou reconsiderar a compra.
Vai nessa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... O problema maior é que tem uns zé roela que são fãboy de marca , ai mano já era a credibilidade do comentario... ta cheio de fãboy
@@Pedro-t5o eu tenho um Sandero gt line 1.0, já rodei 50 mil km e faço Uber, só colocar o óleo certo, nunca me deu problema, se vc ver a maioria dos problemas em relação ao 3 cilindros é com óleo, vc pode até colocar a viscosidade certa, porém, ele precisa ter as especificações certas para correia banhada a óleo, o óleo é a coisa mais sensivel desse tipo de motor, vai por mim, eu comprei esse carro e me surpreendi, ótimo custo beneficio, muito barato de manter, tipo muito mesmo ! consumo excelente, e olha que eu nem gostava de Renault, eu comprei ele pois pelo valor e KM que eu peguei a condição de fincanciamento ficou melhor, mas eu ia pegar um HB20 bem mais rodado... é só Usar o óleo 5w40 da ELF e fazer a troca da correia dentada com 130 mil km, tem o pai de um amigo meu que trrabalha de Uber com um Sandero com esse mesmo motor e já está com 280 mil rodados.
Motores 3 cilindros sempre existiu desde os primeiros tratores se bem que a diesel mas os primeiros Massey Ferguson 50 x eram 3 cilindros e tem muitos com 60 anos e ainda trabalhando
Sou técnico e tecnologo mecânico formado no Senai, ja trabalhei em três marcas e a última foi justamente a Volkswagen o problema não e ele ser 3 cilindros, e sim não ter margem nenhuma de medidas para retífica, oque automaticamente o torna descartável
Perfecto!!!
exatamente isso.....
Falou tudo
Será que não foi projetado propositalmente para não fazer retifica e sim colocar um motor novo.
@@franciscopaulopereira1501 então na minha opinião técnica sim, porém os engenheiros de campo sempre questionam a questão da manutenção correta a ser realizada nesses motores, dessa forma eles conseguem passar a culpa para o consumidor final e se resguardar da responsabilidade de qualidade do produto
Ok concordo que o motor 3 cilindros é "tendência", mas isso não é motivo para significar que seja "bom" ou "melhor" em relação aos motores mais "antigos". Outra coisa é que não foi abordado questões como durabilidade desses novos motores, difícil manutenção (requer mais cuidado) e o fato de trabalharem "no limite", todos esses fatores são importantes para se considerar, não apenas a "modernidade".
Sem contar que os fabricantes não fazem nada pra melhorar a vida do consumidor.
O motor é bem mais caro de reparo quando quebra.
Bom, meu TSI 3 cilindros tá rodando há 6 anos só com preventiva e as reclamações são 0.
É tendência no bolso das montadoras
Tendência é quando o consumidor tem opções e a maioria escolhe pelo 3 cilindros. O que estão fazendo se chama "guela abaixo e cala a boca"
Minha tia teve um carro 3 cilindros por cinco anos e nunca deu problema algum. Esse negócio de motor 3 cilindros ser menos durável é mito.
De aproximadamente 20 Ford Ka seminovos que vendi nos últimos 3 anos, todos em garantia de fábrica e com menos de 60 mil km, uns 9 voltaram pra garantia por conta de motor. Na maioria das vezes vibração excessiva que gera problemas de lubrificação e pouca durabilidade. Lembro de um com 20 mil km que parou na rodovia com um cliente, quando colocaram o motor novo deu pau no primeiro mês. Kwid em segundo lugar na minha lista de frequência de problemas. Onix, Gol e Hb20 nunca tive problema. 3 cilindros só pego com menos de 80 mil Km e revisões comprovadas. É um motor que exige muito comprometimento com as revisões e só aceita o óleo específico. O problema é que o brasileiro nem sempre quer seguir essas especificações e faz do jeito dele. Prefiro evitar.
Só a troca de óleo do novo Onix de 3 cilindros o proprietário tem que desembolsar mais de R$ 600,00.
Deus é mais!😱😱
Os blocos de motor do ka tiveram problemas na primeiras levas...
o Ka que vc fala com certeza não é o Rocan!
rsrsrs
@@thomas7726 com certeza não. Tenho vídeo no meu canal onde falo sobre o Ka Zetec Rocam também, é um ótimo carro. No comentário me refiro ao 3 cilindros.
Meu caro Boris, eu acompanho os seus vídeos quase todos e em mais de 90% estou de acordo consigo e digo que tenho aprendido muito, parabéns.
Neste caso , lamento dizer-lhe que não estou assim tanto na sua razão e porquê ?!?!
Já trabalhei para o grupo Stellantis e vi com estes olhos que a terra há-de comer um dia, quantos motores de 3 cilindros, tinham que ser substituídos mensalmente dentro da garantia. Em média 50 motores iam para o "lixo" , literalmente.
E outro assunto, era as correias banhadas a óleo, que se desfaziam dentro dos mesmos.
Estes carros , estavam dentro da garantia e assistidos na marca de origem e com os respectivos livros de revisões carimbados pelas mesmas.
Em conversa com os mecânicos, experientes há vários e largos anos, alguns com mais de 20 , os comentários eram quase sempre os mesmos, cuidem bem dos motores de 4 ou mais cilindros e de correia de distribuição fora do motor ou de corrente ⛓️ no óleo.
Os motores podem ser mais leves , terem emissões de gases menos poluentes, terem menos pecas de desgaste, etc,etc.......mas não tem retificação, partem e embrulham com o desgaste prematuro das correias banhadas a óleo, muito antes das indicadas nos manuais.
A única coisa que eles garantiam era a troca do motor e outras peças envolventes ao mesmo (se necessário), mas o cliente paga a mão de obra.
Meu caro Boris, com todo o respeito que merece e merece , como disse inicialmente, estes motores só servem para atingir um objetivo, baixar as emissões de gases , para os limites que a UE determinou, no resto são lixo , gostem ou não.
Não quero nenhum e algumas pessoas que me abordam para pedir uma opinião, o meu conselho é sempre o mesmo , com este tipo de motores, com a mesma teoria de concepção/construção(não interessa a marca) , é não.
Mais, não está em causa o motor tremer um pouco mais , a especificidade dos óleos,etc,etc....., mesmo seguido à risca os dados fornecidos pelo construtor, será quase sempre para breve a troca do motor.
Como dizia a minha avó,
"meu filho , o que já nasce torto , tarde ou nunca se endireita" e eu digo lixo é no lixo.
Antigamente, copiava-se a QUALIDADE, hoje copia-se o que é MAU , em quase tudo , infelizmente.
Bem haja meu caro Boris, estarei sempre aqui para o ouvir e aprender, abraço e muita sorte na vida🍀.
Up
Up
Na ficha técnica aparece duas vezes cilindros. Qual delas não é bom ter três? Obrigada. Vc tem razão. Toyota e Honda só tem de 4 cilindros. Valeu!
QUÊM CANSA MAIS RÁPIDO E MACHUCA?????
UM CARRO COM 3 OU 4 PESSOAS EMPURRANDO???
COMPARAR CARROS EUROPEUS RODANDO NA EUROPA, COM BRASILEIROS????
@@patriciapatricia9934É mesma coisa de tirar 1 PÉ DA SUA MESA, E FICAR SÓ COM 3 PÉS.....AUMENTA A TENSÃO, PRESSÃO, E PRINCIPALMENTE A FORÇA QUÊ TEM QUÊ FAZER.
Meu amigo, vou te falar uma cousa, ja tive um desses carros com 3 cilindros, e te garanto, eles tem uma coisa de boa, fiz amizade com muitos mecânicos e conheci muitas oficinas.
A bem da verdade, tenho que confessar, ele me deu 2 alegrias, a primeira quando comprei, a segunda foi quando me livrei daquela desgraça.
Concordo plenamente, muito econômico, porém um motor frágil e quando quebra, nem toda retifica faz o serviço, tive um Sandero 1.0, vendi , perdi muito na venda, mas me livrei🙏🏽
Rindo até 2050. Juntamente com a minha esposa!
😂😂😂😂 provavelmente é um cupim de ferro.
Ajuda aí diz qual foi o carro p eu passar por longe e não acontecer comigo por favor
Kkkkkk boa
O comando de válvulas não saí do cabeçote, e o cabeçote não dá retifica, empenou só trocando por outro, querem mais?😎
Daqui para frente, mecânico só vai servir pra trocar motor, infelizmente.
Kkk nosso amigo aí pelo visto foi comprado pelas montadoras, motor 3 cilindros é feito pra dar merda e sim da muita merda...kkk estragou joga fora 😊
Tenho um Fire 04 cilindros que um dia também empenou o cabeçote. Tive de trocar... E era 04 cilindros... E aí? O que vocês não estão entendendo é que há Projetos e projetos. Quando o projeto é de um motor descartável, não há mesmo o que fazer. E projeto ruim pode ser de motor desde 02 até 16 cilindros. Se o projeto não presta, qualquer um será uma droga. Não é regra geral... Não dá pra se confundir as coisas...
@@quemquerserummilionario3241 os vw vem dando bons resultados, os que nao tem corrente banhada a oleo e claro kkkkkkkkkkkkkkkk
@@MultiReydner correia banhada no óleo você quis dizer, né?
Vai em uma retifica e pergunta qual a frequencia de retifica desses motores, eles sim vão te dar uma noção se presta ou não.
Resposta sensata a sua... parabens !😊
Mas a retífica pode falar bem do motor 3 cilindros para garantir seu negócio.
Muitos dos problema dos três cilindros é aquela peça que vai atrás do volante e o banco.
@@ALCIDESPC1 Esse é o único problema!
@@sltr6511 "Mas a retífica pode falar bem do motor 3 cilindros para garantir seu negócio."
Ou o contrário, pode falar mal pq em boa parte dos casos sai mais em conta/vale mais a pena trocar o motor de 3 cilindros que retificar.
Ele foi assertivo sobre pessoas que falam sem conhecer sobre o assunto. Deu até um exemplo porque não conhece, na prática, o maldito três cilindros. Nem retifica gosta. Falo com expertise porque tenho Kwid - alegria quando compra e alívio quando vende.
O motor não é ruim. Muito potente por sinal. O 1.0 me deixou no chinelo com o meu 1.4 antigo.
O problema é que não tem manutenção, ele trabalha no limite e se estragar não vai dar retifica. Ou seja : é descartável
E um carro não compete no brasil quem consome este tipo de produto e classe média, classe baixa.estao com a corda no pescoço Brasil falido muito imposto. Comparar Brasil com outros países. E chutou o saco
Motor 3 cilindros da problema direto, quem tem não quer mais, principalmente aqueles que fica com o carro mais de 3 anos
Não e ruim pra quem tem. Só é ruim na hora de arrumar, de vender, de gastar........e uma hora você vai encostar ou troca tudo ou compra um carro novo
Essa vantagem toda que você está falando é QUANDO o motor é novo é vai durar por 2 anos depois começa apresentar defeitos, na PARTE INTERNA DO MOTOR,
Um dos problemas é justamente esse amigo. Turbinar um motor muito pequeno. Não é normal um motor 1.0 com 150 cavalos. A durabilidade vai toda pro lixo. Eles exigem de mais do motor. Esse é um dos fatores que promovem a fragilidade desses motores.
Vendi meu Ka com 260 mil km rodados e nunca tive problema. Manutenção em dia e troca de óleo correta é o segredo de tudo.
Meu está com 310 mil rodados
Parabéns para o próximo dono
Lembro bem que no passado, dificilmente um motor chegava a 100 mil km sem retificar. Grande parte em razão do mau uso, falta de manutenção, etc. Fluido de arrefecimento, por exemplo, ninguém utilizava. Água ia direto da torneira, da bica ou do açude para o sistema de arrefecimento. Hábito ainda hoje guardado por muito dono de carro que pensa na hora: "Que mal faz?"
@@Jhonnyeng só tem doença quem vai no médico, se nunca passar na porta do mecânico, não terá defeito o carro. kkkkkkkkk
Tô com meu Logan 3 cilindros com 130.000 ,nunca abriu motor. (Obs: no GNV) . O segredo é fazer as manutenções corretas, não deixo passar nada.
Particularmente eu sou + motor 4 cilindros e de preferência 8 válvulas e correia dentada bem longe do óleo do motor! 👍
Tenho um uno 2018 3 cilindro e nunca deu defeito, sempre faço as revisões no tempo certo, faço trocas de óleo dentro da quilometragem certa. Nunca me deu problemas
Pois é, já vamos aqui em casa no 4º veículo com motor 3 cilindros e nunca tivemos problemas. O meu Ford KA rodou os 70 mil quilometros com as 3 revisões da garantia, troca com o óleo certo e filtro de ar e vendi direitinho para comprar um Citroen Basalt de novo 3 cilindros. Todos os carros de familiares próximos que conheço também são 3 cilindros e nenhum, que eu saiba, bateu motor ou teve problemas sérios com ele. Tem pessoas que não sabem nem o tipo de óleo adequado para o motor e depois reclamam de problemas. Lógico que sempre tem casos e casos, mas do jeito que falam parece que é uma certeza que o motor não vai aguentar 50 mil km.
Pode ter quantos cilindros tiver... se foi mal projetado...não presta mesmo.
SOU TRASPORTADOR ( CEGONHEIRO) De LOCADORAS, SAO VÁRIOS CARROS COM 20, 30 MIL KM COM MOTOR BATIDO. EU NAO OUVI FALAR....EU VEJO.
Fato.. testemunho o mesmo! Donos de ferro velho que estao comprando lotes de 3c com motor "bom", estão ganhando dinheiro a rodo.
trabalho em uma empresa que aluga os carro de locadoras, tem varios carros com 40, 50... ja tiveram que abrir o motor ...
aah fora que esses dia o menino la levou o carro pra fazer revisao dos 30 mil km, ele avisou o mecanico que o carro estava comm um barulho o mecanico falou que é normal kkkk
Não pode falar mau senão a kbça vai a prêmio...
Vc sabia que as locadoras quando trocam o óleo dos motores...colocam o mais barato e principalmente o galão de 200l...independente da marca do carro ou especificação do óleo...eles não se preocupam com isso pois logo venderam o veículo
O Único três cilindros que deixou saudades foi o do DKW! Esses motores três cilindros modernos que estão sendo produzidos hoje, trabalham no limite! Foram projetados com o objetivo de render o máximo de potência, com um mínimo de consumo de combustível ! Não toleram "Abusos" e a sua manutenção tem que ser feita rigorosamente dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante! São muito "Delicadinhos" e traz consigo a tendência de ser um produto descartável, que não permite uma restauração segura e duradora!
O único comentário relevante. Dkv era top demais, meu sonho ter um (tenho fusca e variant, trocaria os dois por um dkv, o negocio é que estão em extinção). Grande carro!
Sim. Tenho uma dkw esses 3 cilindros são bons.
Dkw corre nada cara mil anos para chegar a 100
@@mrfishsticks266, Você não entendeu nada, Cara! Ninguém aqui está falando em Performance e Desempenho! Você percebeu? O que está sendo discutindo aqui, é a Resistência e a Durabilidade das Máquinas de Três Cilindros que se fabricam hoje, comparadas com as Máquinas Três Cilindros dos DKW! É Isso!
Mas como vc disse. Tem que andar no limite do motor e manter a manutenção em dia. Fazendo isso, vc terá carro pra vida toda. O problema do brasileiro é querer usar o carro como carro de corrida, colocar peça de terceira linha. Aí acaba com o carro mesmo
É realmente, confesso q sou dessa turma q não confia nesse motorzinhos 3 cilindros
Mas vindo de vc Boris já começo a ter uma leve confiança neles vc é fera sua palavra tem valor
Vamos aguardar o tempo diz tudo
Vendí meu gol AP 1.6 MI 96/97, gasolina/GNV, com 550000kM, sem tá rajando ou fumando. Motor altamente resistente, com peças e manutenção barata.
Esse sim é muito motor, e o melhor!!!
Amo 3 cilindros. Sou mecanico, acabei de compra minha 2 chácara ❤
entendedores entenderão
Kkkkkkkkkkkkkk
😂🤣😂🤣😂🤣😂
kkkkk
Kkkkkkk
Sempre fico impressionado com sua sabedoria e o senhor sempre vai direto ao ponto sem enrolação
Três cilindros aqui em Portugal tem faz tempo, meu Seat Ibiza 2005 é um tri cilíndrico 1.2 68cv, ja tem 237mil km rodados e esta novo.
é que não é turbo né? Esse é o problema
A questão não é joga fora o motor e sim vc é obrigado a jogar fora pois muitos não tem retifica.
E não para por aí correia dentada no oleo do motor, correia dentada só para bomba de óleo,soluções de engenharia que mais atrapalham do que ajudam. 3 cilindros tem consumo passando dos 15km por litro, quando vai fazer manutenção gasta tudo que ecomizou com combustível.
E isso aí meu amigo, e Ford Ka quebrando válvula com 60 mil , isso ninguém fala
Soma mais coisas. Óleo 0/30, evapora igual óleo de soja. Turbina fazendo o motor suar carregando muito peso para um 1.0. esse papo de tecnologia é conversa. O esticador de corrente do firefly é piada...
Pura verdade.
Falou tudo e mais um pouco, o problema, e q esse povo nao faz calculos, e tudo q e novidade eles compram, sem mesmo conhecer o produto, achando terem feito melhor negócio, devido a econômica de combustível, mas como vc mencionou, de nada adianta economisar no combustível, se depois ira se gastar +++ com a manutençao do motor, mas e tenta colocar na cabeça desse povo, eles nao aceitam, querem o novo.
A garantia do carro nem acaba o motor já fundi . Aí sim borris tenho que concordar motor três cilindros e bao mesmo acho até que ele é até melhor que um V8.
A vibração do motor de 3 cilindros incomoda alguns motoristas, o que não ocorre no 4 cilindros. Mas Boris, o que vc poderia dizer sobre o que falam que esses motores trabalham muito no limite, assim sendo mais sensíveis e que também não aceitam retífica quando necessário sendo obrigatório trocar o motor inteiro? Abraços.
Retífica é só para motor que já foi pro beleléu, n faz sentido retífica em um motor que foi bem usado na sua vida útil.
Se tiver paredes grossas com certeza é bom , se tiver corrente dentada é bom , se tiver qualidade nas peças do motor é bom mesmo . Se for um moderno três cilindros dois tempos que usa óleo no cárter para fazer a lubrificação das peças e uma boa injeção eletrônica ou uma boa injeção direta com turbo elétrico é melhor ainda .
Sou mecânico e pra mim o problema é a correia dentada. Borracha com óleo não combina.
Tem mais coisa envolvida, ele ñ aceita manutenção displicente com óleo de viscosidade diferentes e nesse ponto ele quebra bem antes dos antigos 4 cilindros, pois suas folgas para lubricação são menores é um motor com mais tecnologia normalmente bloco de alumínio que ñ aceita bem e deforma com calor excessivo, então bem cuida tem a mesma duração mas se vacilar o prejuízo é grande e bem mais rápido.
Meu líder, tenho um Sandero/18 há 3 anos, só dá preventiva, e que faço sempre programada!
Sigo tudo que vejo de senhor aqui no Vruum, pelo UA-cam.
Muito grato por todas as explanações.👍👍👍👏👏👏👏👏
*
gostei do conceito, eu trabalho com modelagem 3D e utilizo blender para meus modelos 3D e me veio a vontade de modelar a mecanica de um motor de 3 cilindros, e seus conhecimentos me serviram e motivaram no meu projeto
Concordo! Tudo depende do cuidado. Em relação a vida útil o de 4 cilindros acho quê dura mais.
O motor 3 cilindros é um projeto antigo desde os anos 50 mas só vingou de 2011 pra cá. Só faço uma pergunta: o motor 3 cilindros é menos peças, mas o preço é igual ou se não mais caro do que um de 4. Porquê?
Tecnologia embarcada, "novidade" e alto lucro em tudo q montadora faz
Questionamento muito inteligente... A tal diferença serviu para aumentar o lucro.
Perfeito! Ótimo vídeo, tenho um Voyage 2016/17 3 cilindros 12 válvulas, anda bem, faz 9.3/7 kms/litro etanol na cidade de São Paulo (trabalho a noite por isso economia é maior) o carro anda tão bem quanto o de 4 cilindros 1.6 /1.8 e tem uma bela força na segunda marcha
Já tive, motores 3 cilindros, na manutenção certa e usando de forma normal, é excelente
Concordo com você, estão enganando os motores, essa tem que ser feito uma anlise, eu lembro dos motores do DKW tinha muitos táxis, agora que vibra ele vibra.
Forte abraço
São motores que rendem muito e prezam muito a eficiência
Como trabalham mais próximos do limite, normalmente turbinados, a manutenção é mais crítica
Quem te contou que trabalham próximo do limite ??😂😂😂
A intenção é emissão de gases, só isso
@@edmilsonfelds7119O que mais tem na Internet é artigo científico sobre o assunto, só precisa saber pesquisar. E quando se fala em limite, é limite da eficiência energética, não em "potência".
@@matheusestevan15 a forma como o rapaz escreveu o texto, é nitido e claro que se refere a potência, duração e "manutenção crítica"
Aliás manutenção crítica é o ápice da contradição.
A manutenção é para evitar que a situação fique crítica.
Aliás, interpretação de texto e redação é o mal desse país.
Eu tinha preconceito com 3 cilindros até dirigir um, a resposta e retomada é muito boa , além de economia de combustível. O negocio que exige uma maior atenção no óleo e no sistema de arrefecimento, coisa que a maioria dos donos de carro não tem.
Amigo. Vc fez um teste. A questão é a vida útil desse motor dando conta do recado com a péssima qualidade de combustível que temos acesso.
Eu tinha preconceito, hoje tenho ódio 😅
A minha maior preocupação é com a durabilidade do motor, não com consumo. Sou mais 4 cilindros..
Correto pessoas relaxam demais
E a vibração resolve como?
Tenho um UP MPI e posso dizer q o carro é top, eu msm dou a manutenção preventiva nele, recentemente eu msm troquei a correia dentada, comprei o kit original + o kit de ferramentas para fazer a troca (torquímetro eu já tinha) e ficou 100%, serviço de primeira e com muito capricho.
Isso não tem nada a ver com o carro ser “top” ou não ser “top”… tem a ver com a durabilidade das peças.
Motor 03 cilindros é uma merda
Mal balanceado,...tripida muito...
E na mecânica,...tudo que vibra muito.....quebra...
Tem uma bucha coxim enorme pra eliminar a vibração,...mas ela por si só é um tremendo problema...
Como engenheiro mecânico que sou a 39 anos não recomendo....
Essa coisa que é o motor do futuro é papo furado...
Pulem fora....
Há
Parabéns.
Tenho uma dúvida esse mpi tem vela Iridium ?
Sou do tempo do DKW, o dois tempos mais simples e perfeito que conheci com um bloco que pesava 36kg. tudo o que é bom é atualizado e volta ainda melhor.
O DKW tinha 3 cilindros e funcionava bem, ideia dos alemães mas tinha um detalhe, dava retífica porque sobrava material pra desgartar se necessário. Esses de hoje não dá retífica
Dkw 3 cilindros e 2 tempos
O caminhão pequeno da AGRALE também tinha 3 cilindros a diesel era o (AGRALE 1600) que era um ótimo caminhão
Meu primo está ficando rico só fazendo manutenção desses motores 3cc, nunca houve tanta prosperidade na oficina como agora. Se perguntar pra ele se é bom ele vai dizer que é ótimo😅
Motor três cilindros requer mais cuidado por parte do dono, mas brasileiro é tudo cupim e não segue o manual.
@@arthurbrasil4879 É comum mesmo no mercado brasileiro colocar no cliente a culpa de um produto ser ruim.
Seu primo deve entender muito bem sobre os motores 3 cilindros,avisa ele que logo mais não terá esses tipos de clientes
Melhor que Bitcoin
Kkk😂
Antigamente as pessoas consertavam as TVs, qualquer que fosse o defeito, mas hoje quando dá defeito muita gente prefere comprar uma nova. Acho que em breve acontecerá o mesmo com motor de carro.
Com a diferença que o motor é algo muito mais caro.
Problema e o valor 3 cilindro já foi na VW Ford Fiat carro vale 35usado motor novo 26 mil
@@LucasVieira-m1o
É verdade, o preço ainda é muito alto, mas acredito que no futuro o motor à combustão fique mais descartável e mais barato.
Com eu disse... essa historia de ajudar a ecologia, quem paga a conta (cara, por sinal) é a gente... quando deveria ter um incentivo, com mesmo imposto para ficar barato a troca....
Exatamente amigo, Obsolescência programada
Minha entrada nesta discussão se dá porque depois de 11 anos vou comprar um carro (atual é um Spacefox 2012, aspirado, naturalmente). O meu mecânico, que é uma pessoa bem informada, foi quem me trouxe à luz a limitação de vida dos novos motores 1.0 Turbo que também exigem ferramentas e treinamento mais especializado, restringindo, muitas vezes, a manutenção às autorizadas. Recentemente usei por quase 1500 km um T-Cross da Localiza e fiquei impressionado com o baixo consumo na estrada (14 km/l etanol e 18 km/l gasolina). Sobre a vibração na marcha lenta eu não percebi. Tive moto 1 cilindro e não me incomodava com vibração (também era 50 anos mais novo).
Continuo sim mestre!!!! As condições brasileiras de trafego estressam demais estes motores que so funcionando no limite vao requerer mais manutenção pesada a medio e longo prazo.Duvido rodarem 300.000 a 400.000km como um bom 4 cilindros.
Condições de tráfego brasileiro estressar motor? What? O Brasil é ruim de asfalto, mas não te obriga a rodar com arrefecimento em falta rotação incorreta troca de marchar erradas.
O meu chegou a 190 km fumando. Motor já era..rsrs manutenção sempre em dia. Tem q fugir desse motor..
Rapaz..tem um gol que é taxi lotação aqui na cidade já fez 450 mil rodados e nunca fez motor.
Conheço um dono de Mobi com 150 mil já quebrou vareta de óleo e vela
@@wrinventosrodrigues703 até que esse mobi é Bomzim, mais no mal uso quebra mesmo.
Estou no meu segundo carro com motor 3 CC. No 1° rodei 90.000 Km em dois anos e no atual ja se vão 69.000 e em quase tres. Nunca tive problemas. Manutenção sempre em dia e óleo conforme recomendo no Manual.
Estou no quarto veículo 3 cilindros, nunca tive problemas com nenhum deles, todos Volkswagen
Fez o certinho. Rodou pouco e já trocou num novo pra bomba explodir no colo de outro😂
Se um motor não aguentar rodar 69 ou 90 mil, é melhor a gente voltar a andar de charrete.
Com 90 mil km o problema ainda não chegou
na minha opinião penso que primeiro temos que analisar para que queremos o veiculo economia ou potência depois condições de operação pois não adianta querer economia com um 3cl em meio a serras onde por natureza vc esige mais torque acaba sem ambas as coisas.
a e não conte com o vendedor que deveria esplicar pois entre vender ou não vender venderá o veiculo errado para sua aplicação.
Tenho um Kwid há 4 anos. Apesar de rodar pouco com ele até agora, nunca tive qualquer problema. Mas cuido do motor muito bem, como fiz com um Idea 1.4 que foi meu por quase 17 anos. O comprador fez questão de ouvir o motor por alguns minutos. Fechou negócio sem mesmo dar uma volta. Na maioria das vezes o problema é com a tecnologia do motorista.
O Idea era motor fire amigo, o melhor motor que a Fiat já teve.
Vc usa Etanol ou gasolina ?
Quantos km está o carro?
Na lata!
@@Brugiro1 27 mil, mas se vc não cuidar bem, dá problema de cara.
Então fica a dúvida...
O motor do Onix, mesmo revisões feitas em autorizada, dá tanto problema??
Tenho um forde Ka 2018 3 cilindros nunca me deu poblema algum ,ótimo carro !!!! Acho que tudo e como vc cuida do seu motor isso sim !
Os caras querem que o carro se desempenhe como um V8, aí não tem como mesmo
Teve sorte.
Os cara trata o carro como lixo aí depois fica ainnn mais o 3 cilindros
Tenho um 2015 o comprei em 2018.
Precisou dar problema apenas uma vez pra gastar um terço do valor dele.
Tenho o mesmo carro, do mesmo ano, mas com 52.000 km, nunca deu problema, faço todas as revisões na concessionária.
São MOTORES que ainda estão em observação.
Mas eu optei por um autêntico 4 C da Honda com mais de 15 anos no mercado.
Fez o certo! 👏👏
3c é fria
O Classico 4 cilindros da honda, caso não seja mais confiável que um Toyota, logo será. A Toyota resolveu se tornar “moderninha” e produzir carros inferiores no BR em relacao ao resto do mundo.
Estou vendo que só vai sobrar Honda para salvar
Motores que estão em observação? 🤔 kkkkkk😅😅😅😅 esses motores tem 70 anos no mercado. Não fala o que não sabe
@@junior6775 3 cilindros de baixa cilindrada e turbo em carro compacto, acho que ele se refere. Bem antes já existiam 3 cilindros, mas equipavam mais tratores e caminhões como os Agrale, e com relação a carros de passeio lembro do DKW Vemag que tinha 1.0 3 cilindros mas aspirado. Moda mesmo, virou recentemente.
Comenta sobre a correia dentada banhada à óleo em alguns desses 3 cilindros. Pra mim juntaram a desvantagem da correia e da corrente no mesmo motor...
Aquilo lá foi cagada das grossas, se por ventura vc errar o óleo a correria derrete e adeus as válvulas empena tudo, pra mim o melhor motor foi o de corrente também não via problema com as correia dentada, mais óleo na borracha e pedir pra dar problema, mesmo vc se preocupando com o óleo mais se der um vacilo ou o cara da oficina colocar um óleo errado vc se ferra em milhares de Reais. Espero que esse motor de muito recall pras fabricantes pra eles aprender.
Se vai banhar uma correia no óleo, porquê não por uma corrente.? Que burrice
A correia dura "uma vida", mas cumpra a tabela de manutenção.
Realmente os motores que trabalham com corrente de comando são melhores.
Tenho uma Tracker 2021 já com 375 mil km. Troquei a correia aos 200 mil na concessionária e me orientaram a troca lá apenas aos 440 mil. O detalhe importante. Nunca troquei o óleo fora da concessionária. Sempre com eles.
Hb20 2017 aqui com 95 mil km rodados e lindão. Carro tem é dono! Manutenções sempre em dia, cuidados. Já os novos Onix e Kwid não posso dizer o mesmo...
No UA-cam mesmo tem proprietários de hb20 com motor kappa com 400 mil rodados sem nunca ser aberto.
Dois amigo, tenho um hb20 3 cilindros do ano do seu e tudo show, já chegando nos 90k....não são os carros que não prestam, mas sim os donos.
Com o passar do tempo veremos se o projeto é duradouro. 👍
Já estamos vendo que não é, alguns não aceitam retifica, apenas a troca
Vc já tem noção disso.
Ver um carro dos anos 70,80,90, e meados de 2000. E os de hoje
Só dura para esperto os burros que não fazem manutenção na autorizada que se lasquem
@@renatoAMG1 se usar óleo errado já era eu uso original na concessionária ok o barato sai caro
@@eugeniobazzo2806 não tem nada a ver com o uso do óleo, alguns 3 cilindros simplesmente não aceitam retifica, apenas troca, um motor descartável
Com a palavra os proprietários. Outra coisa...precisamos de mais tempo para formar opinião... principalmente em se tratando de durabilidade. Pode ser até que as primeiras gerações desses motores sirvam de laboratório para amadurecimento do projeto.
Isso é verdade. Ainda Tenque amadurecer muito
O problema que os três cilindros quando repenta uma mangueira sofre um aquecimento o bloco e cabeço sofre empenamento se não tem retifica o cabeçote não tem como tira matéria!Já os quatro cilindros o bloco e ferro fundido o cabeçote tem material pra retificar.
Tá a voz da sabedoria 😀 parabéns meu carro é um Fiat Argo 1.0 3 cilindros cara tá com 230 mil sou Uber o carro é top
Tenho um Uno Way Evo 2016 1.0 3 cilindros, uma vez fiquei com Argon 1.0 3 cilindros tbm da um show no meu! vou pegar um pra mim.
Tudo que vc falou na parte técnica e engenharia tá certo, agora eu quero ver pergunta e resposta na prática de quem já usou e de quem já trabalhou com motor desse de três cilindros
Tenho um Ford Ka 2018 que está com 183 mil km, nunca me deu dor de cabeça em nada, melhor carro que já possui, uso ele no GNV desde os 60 mil km, faço Uber, porém sempre faço as trocas de óleo na quilometragem correta e uso o óleo original 5w20 que é o que pede no manual, por esse óleo ser bem mais caro os donos dos carros preferem não colocar o óleo especificado pelo manual e colocam o 5w30 que é mais barato, aí é que tá o problema, sempre faço as revisões na parte de arrefecimento, só coloco água destilada no reservatório, e por aí vai, se não for um motorista cuidadoso, o famoso "cumpim de carro" vai ter dor de cabeça com esses carros, mas se você fizer as manutenções certinho, não vai ter dor de cabeça
Tenho um gol MPI 1.0 3 cilindros, 113 mil rodado, vim trocar correia dentada agora, troca de óleo em dia, só fazer a manutenção básica q vc terá carro pra toda vida, seja lá quantos cilindros tenha o carro! E só uso álcool!!!
Esse motor é perfeito em quase todos os lugares do mundo, pois os preços das peças ou até mesmo o preço do motor novo é bem reduzido, visto que não aceitam retifica, se ele bater o prazo de validade vc compra outro. Porém a realidade do Brasil é outra! Aqui o kwid custa 70 mil reais!!!!
...e olha que kwid nem é carro...(aliás, Renault nenhum...de Renault, só vejo/ouço reclamação)
Verdade, O quê existem mesmo é mecânica, desenformado desatualizado, e péssimo motoristas. Vc fala porque sabe, e entende do assunto.
Bom, talvez esse turbinados dêem problemas devido sua potência, Já os aspirados estão aí desde 2012 nos HB20 e já provaram sua robustez.
HB20 é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Leonamsky1980 HB20 1.0 é três cilindros.....kkkkkkkkkkkkkkkkk
O melhor carro que possui até hoje foi um 08 cilindros. Nunca tive problemas com ele.
Hoje tenho 88 anos e já não dirijo mais!.
o senhor lembra muito das F100 motor v8 maverik v8 ?
Nostalgia pura
O Sr. viveu a época dos motores sem obsolescência programada.
@@robsoncampos1135época que uma pisada no acelerador te levava nas alturas KKKK
Esse é 8 cilindros até na idade ksks💯
O problema não é ter 3 cilindros, o problema é ser descartável. Conheço trator 1964 com 3 cilindros funcionando bem até hoje.
Boris, o único que fala com embasamento. Parabéns.
Rio Grande do Sul, Olha prá mim o melhor motor foi o AP 1.8 o tempo que eu tive sempre seguindo o manual do fabricante nunca tive problemas por ano e anos, só alegria 😂
ap é outra história, camarada vem falar de motor 3 cilindros kkkkkk lixo
Deviam fazer até hoje o AP 800
O problema não são os três cilindros mas sim a engenharia empregada nesses motores, Correia dentada banhada no óleo, Correia dentada para acionamento da bomba de óleo é o principal é que esses motores não aceitam retífica, se der problema de super aquecimento e empenar o cabeçote só se resolve comprando um novo cabeçote e fora muitos outros problemas, motores frágeis e de difícil manutenção
Era mecânico, virei Uber, comprei um 3 cilindros e tive que voltar a ser os dois ... A grande verdade é que é um motor super taxado e sensível, principalmente os que são apenas de alumínio que além de sensíveis ainda não marcam temperatura...
PARABÉNS MEU AMIGO FALOU TUDO EU TENHO G8 2023 ESTOU MUITO SATISFEITO O CARRO EH ÓTIMO
Bóris, vi no UA-cam. Tive 2 Ups TSI... na marcha lenta parece uma lambreta...mas como anda e é confiável! Mas muito! ❤
A questão não é a quantidade de cilindros e sim a construção dos motores, foram desenvolvidas tecnologias nas resistência dos materiais e os motores deveriam durar muito mais, ja vi matérias em que taxis ( santana quantum) rodaram mais de 500.000 km.
Ap e cht chegam aos 500000 já os motores recentes não
Tive um HB20 3 cilindros aspirado, rodei mais de 200mil km, zero problema no motor.
O problema não é 03 ou 04 cilindros, mas como sempre, QUALIDADE.
Meu pai teve um DKW 1960 e um Fissori 1966, com motores de 3 cilindros, 3 bobinas. Se não me engano eram de 1000 cilindradas.
Até concordo ,andam bem, acho q o maior problema e a qualidade que está caindo cada vez mais.
@César Lopes, me lembro do início dessa onda de motores 3 cilindros o pessoal falou bastante de aprimoramentos técnicos redução do atrito interno, compararam até com os antigos motores da DKW-VEMAG que eram sim resistentes mas ultrapassados por serem de 2 tempos. Agora, depois de alguns anos, os motores de 3 cilindros de algumas marcas dão problemas precoce, qualquer falha de manutenção eles quebram, e o pior é que os projetos mais novos que deveriam ser mais aperfeiçoados é que são os mais frágeis.
@@jacksonsantos745 Se não me engano um carro da Gurgel tinha motor 2 cilindros
@@jacksonsantos745 ué, mas manutenção básica não deve ter falha mesmo. Troca de óleo no tempo correto ou até antes, especificação correta, cuidado com sistema de arrefecimento. Se o cara erra isso, não deveria ter um carro.
Onix 1.0 aspirado 3 cil. Excelente carro. Está fazendo 15 km/l na cidade. Anda bem e na estrada tb tem excelente desempenho. Atualmente com 30 mil km. Por enquanto só alegria.
n é possivel. eu luto pra fazer o Onix chegar a 9km/l, na cidade rodando no etanol. fICA EM 7KM/L GERALMENTE.
No álcool não sei dizer pq não uso. Mas em um Onix Turbo minha média na cidade costuma ser 12 km/L e na estrada fica entre 17 e 20 dependendo das condições. Números na gasolina. O estilo de direção influencia muito o consumo também (aí em qualquer carro e qualquer motor, não tem a ver com ser o Onix ou ser 3 cilindros).
Kkkkk esses caras só fazem média errada.. liga o ar no 1 e bota só etanol... não passa de 9,5 t garanto
ta explicado a trepidação na marcha lenta, obg meu amigo, vc é um amigo
Aí eu me pergunto.... A quem favorece esse comentário do admirável Bóris....
Adivinha 😂
Tenho um HB20S 1.0 kappaano 2020 130 mil rodados e está 100% até agora o de um amigo meu tinha 280 mil rodados e estava em excelente estado de Mecanica o negócio é fazer as manutenções em dias e cuidar bem motor 3 cilindros não é pra dar pau e para andar até os seus 120 km/H sem esforçar e guiar com concientes que só se tem 80cv e não é uma Ferrari.
Verdade, também tenho um HB20 1.0 … os maluco querem andar com eles como se fosse um V8.. com certeza o carro não vai aguentar o esforço e depois dizem que o carro que é ruim
O Segredo da durabilidade é a manutenção conforme manda o manual.
Perfeita a sua colocação pois sou proprietário de um Fox 3 cilindros que adquirir com 25.000 km e hoje ela está com 191.600 km e funcionado perfeitamente. Pois faço as manutenções periodicamente dentro do manual e não tenho problema algum com o carro pelo contrário estou muito satisfeito com ele abç.
80% dos motoristas não devem revisar conforme manda o manual. Um carro bem revisado está sempre novo. Simples assim.
Dizem que não presta mais tenho um a nove anos e duzentos mil rodados sem nenhum problema fazendo sempre a manutenção em dia muito satisfeito qq 2014
Minha filha tem um HB 20 mil e fiz duas viagens com ele e sozinho. Este carro surpreendeu em tudo, desde o baixíssimo consumo ao ótimo folego do motor. Quanto aos demais tres cilindros, nao tenho opinião formada.
Assunto aqui é 3 cilindros não o carro da tua filha
Tenho um polo 200 tsi, ja esta com 190.000 km, show de carro.
Top. Tenho um up, tá c 180..
Olá, tu já teve quais problemas no Polo, eu tenho um 2019 turbo e o câmbio da tranco, ele tá com 110k
A única forma desses motores durarem bastante é utilizar o óleo na especificação correta e abastecer sempre em posto se confiança (o que é raro), além disso os cuidados e manutenções periódicas devem ser redobradas. Aqui em casa tem um Honda City 2010 com 300mil km e um HB20 2013 com 180mil km e parecem carros novos! Será que o 3 cilindros chega assim também?
duvido ,não chega nunca .
Claro que chega, chega mais no mecânico do que em casa. Peças fracas, descartáveis.
Chega sim eu sou Uber estou com HB20 2017 já está com 212 mil rodados nunca mexi no motor, mas faço as manutenções no tempo correto
Acredito que seja pela questão de tirar bem o limite para se conseguir uma potência igual a de um 4 cilindros com apenas 3 e ainda ser mais econômicos.. isso que acredito que faça com que tenham detalhes a mais a serem cuidados
Assim como meu amigo Boris, não falo mal de 3 cilindros, pois são eficientes, econômicos e modernos....mas nunca trocaria um v6 3.6 CC nessas britadeira portáteis, questão de perfeição automotiva e de engenharia.
Motores de 4, 6, 8 e 12 cilindros tem algo em comum que o 3 cilindros não tem. Eles trabalham em pares, portanto, creio que o balanceamento do motor seja melhor. Por isso, é muito frequente as reclamações desses motores.
Tenho um Onix turbo, o motor dele é silencioso, econômico e bem potente para um 1.0. Comprei ele zero a quase 3 anos e ate hoje não tive qualquer problema. Minha esposa usa ele todos os dias para trabalhar e viajamos bastante. Faço todas as manutenções em dia e nas revisões só uso o que é recomendado no manual. Ah, faço todas as manutenções na autorizada.
É isso aí. O pessoal que reclama são aqueles acostumados a negligenciar toda e qualquer manutenção preventiva, a maioria sequer lê o manual do próprio carro. Como são motores de alta compressão focados na eficiência energética e menor emissão de poluentes as peças internas trabalham com menor tolerância à falta de cuidados. E aí quando eventualmente ocorre um problema a culpa é sempre da montadora que removeu um cilindro e não deixou margem para retífica, e não do dono que não trocou nem o óleo corretamente.
@@matheusestevan15pois é, fazem merda com o carro, e depois falam mal... típico de brasileiro covarde e mal caráter...
O carro tá novo porra, quando começar a dar problema é provável que vai passar a bomba pra outro. Por isso são motores descartáveis, bons só para o 1 dono.
@@felipemarianoo Um motor desses dura muito se for bem cuidado, inclusive a maioria que roda por aqui também roda na Europa há mais de 10 anos e não sofrem dessas reclamações em massa a respeito da durabilidade. A questão é que o brasileiro médio não consegue conceber a ideia de que um carro precisa de cuidados. Para uma população que consegue errar até na troca do óleo, é esperado que um motor desses dure bem menos, alguns inclusive estragam na mão do primeiro dono.
Tenta vender um carro desse , fora que vai ter uma tal redução de quilometragem haja odômetro violado kkkk
Até que em fim uma voz sensatas . . . ufa! Só tem gente que não entende nada e opinina tudo sem o conhecimento de causa (possuir o veículo) e muito menos conhecimento técnico. Obrigado! Ótimo video!!
Ufa ???? Vc ficou aliviado prq deve ter um motor 3 cilindro na garagem né...
Kk... Não adianta cara o filme desses motores já estão queimados e vc vai ter certeza disso na HR da revenda do seu carro 😅
Na verdade eu vejo e um monte de sem noção que se brincar até oleo de comida coloca no motor e nem um carro de mão tem em casa, conheço vários amigos rodando aplicativo vom carros com motores 3 cilindros e até agora nada de dar defeito, na verdade o povo gosta e de falar sem ter nenhuma conhecimento técnico...
É justamente como o senhor falou ele pode ser até um bom motor mas esses probleminhas de equilíbrio até que se ajuste isso pela engenharia automotiva vai continuar sendo o motor critica mesmo tendo um consumo menor de combustível
Tenho um uno 2017 3 cilindros firefly, 200.000 rodados e motor esta um aço, nunca foi necessário abrir, pessoal tem que entender que tudo é cuidado, principalmente em trocas de óleo e filtros, e também não esquecendo do liquido de arrefecimento que tem que ser bom, agora que vibra bastante em marcha lenta isso é incontestável.
Vc usa Etanol ou gasolina ?
Acho que montaram errado o seu motor 😂
@@andersonjaponeis gasolina, ja está difícil de achar gasolina boa, o álcool então é raridade, também faço a limpeza de bico e TBI a cada 30k rodado pra ficar um aço
@@drikojam6096 se montaram ou não eu nao sei, mas que não vou reclamar por isso, eu não vou kkk
@@jonas007no kkkk ta certo!!
Tenho um argo e um uno 3 cilindros com mais de 100.000 km. O único problema que tive é o vazamento de óleo no retentor do virabrequim que parece ser crônico nos 3 cilindros Fiat
Moro na Europa e tenho um Opel com motor 1.5 turbo diesel de 3 cilindros. São apenas 122cv, mas com 300 nm de torque. Não é um motor de alto desempenho, mas é extremamente econômico. Faço de 18 à 19 km/l na cidade e até 22 km/l na estrada.
Diesel tem 11 mil calorias por litro, gasolina 8 mil.
E o nosso mesmo motor do onix.
Boto seu carro no chinelo com o meu celtinha
@@brutalys "Diesel tem 11 mil calorias por litro, gasolina 8 mil."
Vai estragar a dieta então.
Diesel né, amigo. Aqui no Bostil está bem mais caro que a gasosa por sinal
A obsolescência programada (ou planejada) é um conceito da economia que nasceu como um estratégia na hora de produzir os bens. Com essa opção de negócio, as empresas programam o tempo de vida útil dos produtos para que seja mais curta do que a tecnologia permite.assim é os carros de 3 cilindros
Companheiro, com todo o respeito, eu particularmente fico com a Física e a Matemática. Motor com número par de cilindros não provoca TREPIDAÇÃO na marcha lenta e tb pode atingir 2.0 que nunca será igual ou inferior a um 1.x Turbo e ponto final.
É só fazer manutenção como manda o fabricante, usando óleo e aditivo de radiador recomendados. Tive um FORD KA sedan, fiz UBER com ele lir algum tempo, troquei ele com 312.000km rodados, perfeito!
Pelo uso ser extremo trocava o óleo/filtro a cada 8000km sempre com óleo original.
GALERA não existe carro ruim....o que existe é "dono ruim"
É lamentável , mas existem muitos usuários que não segue a orientação do fabricante, aí diz que o carro e ruim.
Todos carros e bom desde que siga a orientação do fabricante.
Caso contrário tdx são ruim.
Ou melhor tem e muitos motoristas ruim que só põe combustível e nada mais.
Olá meu amigo, estou no meu segundo Ford Ka e falo sobre isso no meu canal.
Concordo com vc, tem tratar com carinho esses motores 3 cilindros.
Na lata, amigo!
Rodava no álcool ou gasolina?
Teve muita sorte, que bom amigo
Seremos obrigados a partir para o eletrico ou optar pelo uber. O Sr é uma referencia no mercado, me admira aceitar esse jabaculé.
Acabei de ver no UA-cam. Acredito que uma coisa ruim dos motores de três cilindros, foi a invenção da correia ficar dentro do motor, banhada a óleo. Estou certo?
Já vi vários relatos, realmente é descartável, não dá retifica, substitui das peças por nova sempre, manutenção cara, pra quem pensa que tem "carro popular" ainda, na hora a revisão, vai se lascar, se pegar uma oficina meia boca, toma prejuízo...
Sempre gostei das dicas do Boris, mas dessa vez ele deu uma bola fora. 😅
Basta acompanhar diversos outros canais de oficinas e retíficas e ver os inúmeros problemas que ocorrem devido a fragilidade desses motorzinhos.
Gosto do Boris, maissss desta vez ele estrapolou é uma tremenda porcaria pra falar claro., pois os carros e seus motores de hoje poluen y agridem mais o meio anbiente do que os carros Antigos.....
O problema esta nos combustíveis de agora principalmente no Brasil onde a gasolina é a pior do mundo não sei se o Bóris observou esse pequeno detalhe ou problema, enfim todo mundo sabe do q estou falando né, nota pro motor Zéro, motor manco, motor descartável, se algus de vcs tiver dúvida olha o Onix 1.4 turbo 3 cilindros uma Piada de mau gosto é só perguntar nas retificas olhar as redes sociais ta tudo ai na internete contra fatos não há argumentos Boris, pessoal da uma espiada no canal do Julio das retíficas perguntem pra ele o q ele acha destes 3 cilindros...
Espero ter sido cláro.
Molharam pesado a mão do velho $$$$ para falar bem dessa porcaria.
@@elisandrohermes7568todos os cortes que vejo dele são furadas total!
o velho foi vendido nessa asneira que falou
O sistema comprou o Boris, infelizmente.
Boris adoro seu canal , sou fá do seu jornalismo, mas acho que vc poderia perguntar nas retificas de motores sobre estes 3 cilindros , e qual carro principalmente tem mais frequência mas retificas , principalmente Ford K 3 cilindros !!!!
Se o 3 cilindros é "descartável" por não permitir retífica na maioria das vezes, por que as retíficas estão cheias? O trabalho não seria apenas dizer para o cliente que não é possível retificar? Assim o ferro velho iria estar mais cheio de motores 3cc di que as retíficas
E sou meio abusado ou imaturo fica a critério, tenho um UP track 2017 e Andrei 123,107 sem trocar correia dentada, vou até fazer um vídeo agradecendo a VW!!! Levei pra trocar hoje.
Estou no meu terceiro carro turbo 3 cilindros e até foram ótimos em termos de motor, HB20 turbo, Onix turbo e agora polo TSI turbo! Agora só coloco óleo original na concessionária.
Amigo... comprei um carro com 3 Cilindros 200 TSI... ainda não estou com ele.. mas realmente posso ficar tranquilo quanto à isso ? Fazendo as manutenções de fábrica e tendo uma dirigibilidade adequada... a segurança é conveniente e boa ?
@@violadivina3020 com certeza, é só ter cuidado na primeira partida do dia não sair acelerando e trocar o óleo correto de preferência na concessionária. Pois um amigo meu bateu o motor do polo tsi dele com 36mil km, mas ele saiu com carro frio e foi acelerar tudo subindo uma serra e detalhe e carro foi comprado de segunda mão e passaram mais de um ano para trocar o óleo porque ficou lá parado. E meu amigo trocou o oléo numa oficina pé de chinelo colocando o óleo errado aí já viu né? Já vi UP tsi com mais de 300mil km e forte🙌