TURBINA ELÉTRICA FUNCIONA? - Pergunte para o Rafa #33
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Fale com os nossos consultores - 📱 Whatsapp: linktr.ee/perf...
Playlist: PERGUNTE PARA O RAFA - www.youtube.co....
📱 Instagram: / performancebyrafa
📱 Facebook: / performancebyrafa
Site: www.performancebyrafa.com.br
🏭 Rua José Gaspari Sobrinho, 39 - Vila Vianelo - Jundiaí-SP
🚙 Waze: Performance by Rafa
📱 Whatsapp: (11) 93800-7674 / (11) 96636-5288
📞 Telefone: (11) 3964-4677
OUTRAS PLAYLISTS:
🏎️ PROJETOS ESPECIAIS DE PREPARAÇÃO: www.youtube.co...
🚘 COMO COMPRAR CARROS USADOS SEM CAIR EM CILADAS: www.youtube.co...
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
🔺 Inscreva-se no nosso canal no UA-cam e ative o "sininho". 👍🏻
Boa noite Rafa,
Devemos ser mais criteriosos quando fazemos uma análise do fluxo de massa no sistema de admissão de ar em um motor de combustão interna. Em linha gerais sempre que a pressão nos dutos de admissão aumentar na mesma rotação e solicitação do motor, seja em carga total ou parcial, teremos ganho de potência, em função do melhor rendimento volumétrico.
O simples posicionamento da tomada de ar interfere na potência e torque do motor, vento frontal e temperatura. Do mesmo modo a variação da geometria dos dutos de admissão podemos também alterar significativamente estas as curvas , em todas as faixas de rotação e solicitação.
Quanto as turbinas elétricas, no meu entender, inicialmente possuem duas claras desvantagens em relação ao turbo compressor, subtraem potência do motor e não acompanham facilmente as solicitações do motor.
Porém em um projeto integral de um motor com este tipo de sobrealimentação, poderíamos ter um ganho global, em função do maior rendimento térmico, e consequentemente um motor com menor deslocamento volumétrico e peso.
São simples conjecturas teóricas, mas perfeitamente exequível, principalmente com o desenvolvimento atual dos controladores computadorizados de motores elétricos. Neste caso as vantagens seriam inúmeras:
- Menor custo;
- Baixa manutenção;
- Menor emissões;
- Potência do compressor independente do deslocamento do motor;
- Possibilidade de configuração de modos de condução, econômica, esportiva, fora de estrada, etc
- Menor relação peso/potencia
- Curva de torque plana, menor consumo específico;
Com certeza muitas outras vantagens possuem, principalmente pela possibilidade do comportamento do motor ser independente do seu regime de rotação.
Grande abraço.
amigo, entendo o seu lado, mas eu entendi a proposta dos caras, na gringa os caras já conseguiram ganhar 50cv com turbina elétrica dessas, (tudo em fase experimental), sou engenheiro eletricista, e creio que esse é um nicho que pode ir pra frente. Suas críticas inclusive servem como melhorias para esse produto, estamos aqui falando de uma era em que motores elétricos pequenos em modalidade Brushless superam 30 mil RPM, imagina o fluxo de ar de um motorzinho desse, estamos na era em quem com um pouquinho de informação faz um comando eletrônico todo via "Arduíno" (espero que saiba o que é isso) para responder dinamicamente a qualquer circunstância que o carro reagir, já imaginou? vc cria um produto e a cada carro que vc instalar e ajusta-lo vc já tem a receita pronta pra modelos iguais, chegando inclusive a dar opções para o cliente como se fosse um STAGE 1, STAGE 2 e etc, mas tudo eletrônico.
o canal do cleetus macfarland acho que é esse o nome, sim tem uma turbina (a parte fria dela) que usa como propulsor do impaller um motor bldc de 48 volts, ja pesquisei onde achar esse motor e nao encontrei nada, mas encontrei o modelo que a audi usa no seus carros e a mercedez tbm tem carro com turbo elétrico. sim é carro caro mas o conceito funciona sim e é mais eficiente do que turbo convencional, pois a exaustão do motor é livre.
bem o certo seria usar um motor eletrico pmdc, e uma caixa de aumento do rpm, para se chegar a uns 60 mil rpm ,é dificil tem que usar um banco de bateria de litio de preferencia, porem se dinheiro e paulada nao resolveu é que foi pouco, so empresario ja pensei nisso mas dada as dificuldades do projeto, barreira de entrada pelo preconceito, e que motores hoje nao são projetados para receberem turbo e sim para serem mais econômicos e eficiente, o empreendedor que quiser avançar com a ideia vai fundo, nao é difícil tirar potencia de um carro com um turbo elétrico, difícil é pagarem pela ideia
Perfeito
Se não começar em 120 MIL RPM tá só restringindo fluxo. Quando tiverem os 120 mil aí dá para pensar em considerar qualquer coisa. Lembrando que para um eixo para girar tudo isso ele precisa estar flutuando em um filme de óleo com pressão considerável. Sem um circuito de lubrificação dedicado, materiais nobres e usinagem de primeira linha, você estará trabalhando no mundo das ilusões. Não há motorzinho com vetiladorzinho e carcaça de plástico que possa atingir tais requisitos.
A borgwarner esta desenvolvendo turbocompressores eletricos,mas utilizam o caracol frio que é o que vai comprimir o ar, voce necessita de um compressor,nao é só forçar o ar a entrar no motor mas ele deve estar comprimido por isso a turbina tem o impeller e compressor e nao um fan (ventuinha). Com essa compressao o ar chega se aquecer a 50°c daí vem os intercoolers. Será que um tubo desses com um fan acionado por brushed ou brusheless da conta de prensar o ar de modo que ele até aqueça a 50° ? Nao tem como. O compressor so turbo é bem complexo e muito bem estudado milimeteicamente. Nao tem como substituir apenas por um ar pressurizado. Nos sistemas da Audi. O turbo eletrico nao substitui os convensionais,eles sao colocados juntos para tirar o turbo lag. Quando esta em baixa rpm os eletriicos mandam potencia. Hora que os convensionais enchem e pressurizam , o eletrico para de funcionar e vira um gerador elétrico.
Eu tou querendo colocar no meu carro entao fucionar mesmo
Isto é modernidade. É o motor ta sempre evoluindo também. Antes era caburador. Já foi injeção eletrônica. Injeção direta. Aspirado. Turbo. Bi- turbo.
Achei interessante a proposta do turbo eletrônico, se não me engano o filtro de ar cônico era um tabu lascado e agora tá aí um monte usado.
Isso tudo que o Rafa disse a teoria. Agora saber se na prática daria tanto problema assim é um dilema.
Mas eu concordo 80% com o Rafa
Sim funciona bem dimensionada e forte funciona sim ela tem que ser boa muito bem forte e mande bem o ar para o coletor e ela tem que girar no tanto que o motor acelerar tambem agora funcionar funciona sim
Isso é preconceito. Assim como aconteceu com o início da injeção eletrônica. A turbina convencional também solta pedaço no coletor quando quebra. Se você se aprofundar na engenharia, realmente como falou, vai ver que a turbina elétrica funciona. Precisa sim melhorar a qualidade e eficiência, mas funciona sim.
@FMBCPS Exato
Também foi mencionado o sistema eletrônico (sensor MAF) como limitante... Mais em um turbo convencional não aconteceria o mesmo? Ou seja, os parâmetros e range teriam que ser alterados.
@@amaralalves1169 no caso, creio que os parametros de ar sejam alterados numa injeção programável
Verdade
No caso se botar uma tbi de 1.4 exemplo no 1.0 a entrada de ar pode ser melhor. Certo ?
A audi utiliza turbinas elétricas para repor o lag das turbinas normais
Boa tarde , curti o vídeo , seu ponto de vista como engenheiro nem todos tem acesso é interessante ouvir de um professional , eu comprei uma turbina dessa direto da China paguei 130,00 reias ( ML só tem ladrão ) , primeiro ponto negativo do vídeo é falar de um carro 6 cilindros , ninguém compra essa turbina pensando em colocar em um carro desse ( 1.0 máximo 1.4 ) , tenho um Punto 1.4 evo e achei ele muito fraco , vai orçar um chip de potência 800,00 , 900,00 reias p ganhar 7 cv .... só não fui a fundo no projeto pq não tive como instalar no meu pedal eletrônico e posso garantir q resposta ficou mais rápida ( coloquei tbm um filtro esportivo duplo fluxo ) mas até a media do carro melhorou chegando a 16km litro no etanol a 70km na marginal , por 130,00 acho q valeu a pena sim , e falando de material a turbina é de ferro não tem como quebrar fácil assim , pedi para um amigo instalar e ele queimou alguma coisa , mas p qm precisar ver como funciona eu passo o Whatsapp e mando informações .
Vindo através o vido com o ADG da High torque feito no dia 4, Abraços !Excelente video
Mas me diz na moto como exemplo, você usar na caixa de ar na moto, só pra aumentar o fluxo de de ar para o motor e aumentar o combustível, o que isso atrapalha?
Funcionar funciona tem é que ser bem montado e funciona melhor em carros de baixa celindrada. Uma dica tem que deixar o fluxo de ar origina e fazer uma entrada a parte para o turbo elétrico tenho um turbo elétrico que nem 0.3bar faz mas já faz toda a diferença num 1.4 16V vw
Vc diz fazer duas entradas de ar?
Deixas a entrada de ar original e levas um tubo direto do turbo elétrico até à entrada de admissão mas sem ligar direto apenas a apontar para a admissão tenho vídeo no meu canal a fazer esses testes
Como esse vídeo meio que generaliza, na verdade existem sim turbinas elétricas que funcionam, sozinhas eu até com conjunto com turbinas convencionais.... Falta conhecimento aí para o amigo... Até a AUDI já usa sistema elétrico+convencional, para eliminar o turbolag.
Exemplo: TorqAmp, pode ser turbo e biturbo.
Essa "turbina " made in Aliexpress, ok , mas a da Nakata utlizada pela Audi nao é bem assim, quanto a quebras a mecanica teria o msmo problema pois não tem filtro entre a rotor e motor...
E outra, quanto ao range de admissão, é a mesma coisa da quebra da turbina, esse problema se aplica a TODOS os sistemas de sobrealimentação, se foi solucionado em outros pode ser solucionado nesse, desde que seja feita uma instalação adequada. Este em questão ainda apresenta muitas vantagens em relação aos compressores tradicionais, muito menos massa pra ser instalada, muito menos modificações no escapamento e mais baixo custo.
Até que os custos caiam e justifique a alternativa, acho que o melhor seria um procharger, ou Paxton.
A parte fria da turbina ligado como supercharger.
Seria o melhor.
Qual é a rotação máxima de um turbo convencional? E a rotação de um elétrico? Compare os dois parâmetros, isso sim é considerável na análise. a questão de qualidade de fabricação já é outra variável
A turbina eletrica so tem funcionalidade a 100% quando ela opera em regime constsnte de operação, independentemente da rotacao do motor de combustao. Ou seja, a turbina vai mandar a pressao de reforco continua e constante sem variacao. Assim o motor teria ar comprimido de sobra em qualquer faixa de operacao. Essa turbina precisa ser melhorada e muito. E o preco vai ter q baixar muito pars ser competitiva com os tradicionais. Uma turbina eletrica perfeita elimina o down larg
A pergunta que fica...e nos carburados, por que não deve?? Por causa da leitura de ar?
Uma fueltec corrige todos as intervenções da injeção citadas no video. Sobre quebrar e ir pecas para dentro do motor, basta desenvolver um filtro fechado que não vaze pressão e colocar a turbina antes do filtro.
Então muita coisa dita no video é questionável.
A parte que concordo é a de conseguir desenvolver uma turbina elétrica que realmente de pelo menos 0.3 de pressão, e quando isso acontecer meu amigo.... quero ver só . Me aventuro a dizer que não vai demorar, temos inversores de frequência para aumentar bonito os 12v da bateria e os motores Brushless que são incríveis.
Qual é a frequência dos 12 volts?
@@livioparrini558 12v de bateria não possui frequencia é Corrente contínua, mas os motores Brushless trabalham ou em PWM ou em CA com frequência variável, por isso esses motores usam um Driver (inversor)
natanael eu concordo, tem um video na gringa que os caras conseguiram 0.5 de pressão e no dinamometro mais de 50cv, tá tudo em fase experimental, mas criticar é facil, posso dizer que agora no final do ano já tem gente na gringa correndo atrás dessa ideia, e aposto que vai dar certo.
@@livioparrini558 na verdade eu quis dizer inversor conversor, para usar motores elétricos comum
Eu peguei uma turbina normal tirei a parte quente e no eixo da parte fria soldei uma engrenagen de vira b... Para rodar com uma correis dentada. Funciona ?
Instalou no carro?? Passou em um dinamômetro para conferir os antes e depois??
Não fez os teste né ??
Faz o seguinte amigo, compra uma, testa, grava e mostra pra gte aqui, facinho.
Engracado, aqui tem um canal q os caras mexem com turbos, e eles testaram a turbina elétrica, um modelo q parece um turbina de carro, ele achavam q nao daria 5 cavalos, no final deu 30c, Testado no dina!!!
Qual canal?
Rafa bom dia me chamo george e queria tirar uma duvida com você, eu assisti dois videos no UA-cam de dois caras, que estao fazendo o seguinte projeto, eles estao pegando a turbina fria e na parte detrás da turbina eles estão adaptando uma pequena polia que gira junto com a hélice da turbina, e nessa polia eles colocam na correia do motor para quando o motor girar, tambem gira a turbina junto gerando ar para o motor pois a turbina esta ligada ao duto de induçao de ar frio (intake) que vai para o TBI . Apergunta é o seguinte isso gera potencia? Por favor Rafa faz um video explicando sobre isso .
No caso do turbo convencional se ele quebrar alguma peça tipo paleta da caixa fria vai direto pra onde? Acho que pra dentro do motor tbm ne
Olá Rafa tudo bem gostaria de tirar uma dúvida eu tenho uma ecosport 2009 motor zetec rocam 1.6 e estou usando velas de iridium à algum problema de prejudicar a câmera de explosão ou o pistao ou não , fiz essa pergunta porque eu testei uma vela comum junto com a de iridium na bancada e na de iridium a centelha é bem mais alta quase o dobro de uma vela comum .
Esses turbo elétrico xingling não vai criar a pressão necessária, queria saber dos turbos elétricos mais bem projetados que são parecidos com os convencionais. Acho que esses funcionam.
E no caso de um carro que tem turbina elétrica original de fábrica?
Nuca vi turbina elétrica original
Que carro é esse?
Eu tbm nunca vi...
Carrinho de controle remoto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk v e m de fábrica
@@alexandrooliveira8980 blog.nakata.com.br/turbocompressor-eletrico/
@@andersondiaslima5142 blog.nakata.com.br/turbocompressor-eletrico/
Fácil resolver a restrição amigo, pode colocar uma válvula com membrana após a turbina, se restringir ele alto giro, o ar entra pela válvula... Acredito que obviamente , não é o melhor projeto, mas é inegável que logo logo vão começar a aparecer alguns que realmente funcionem...
Concordo contigo amigo.
Só ta faltando integrar a injeção com a turbina, de forma que o giro dela oscile junto com a rotação do motor. Assim o motor trabalha sempre "cheio". Abraço
Realmente sua análise ta perfeita, tava com mais ou menos esse pensamento, tb sou técnico de manutenção, trabalho com equipamentos pesados.
Agradecemos seu comentário.
Rafa, existe a possibilidade de converter o ciclo de trabalho de um motor? Se é possível, é viável? O que seria preciso? Por exemplo, alterar o ciclo de trabalho do motor do novo Corolla de Atkinson para Otto.
Torqamp custa 2500 dólares, ou seja , tem porcaria e tem coisa boa o que determina é o bolso
Esse modelo em específico é um brinquedo praticamente, mas já existem turbos de vdd com força motora elétrica
É verdade o que vc está falando eu instalei o kit de potência no prisma joy 1.0e ficou melhor na largada mas deu problemas acendeu a luz da injeçãolevei num colega que trabalha nesse área e é de confiança ele arrumou mas com esse kit ele disse que não daria garantia Porque pode voltar e foi isso que aconteceu voltou a acender a luz da injeção aí eu tirei o kit é já tem um ano e não deu mais problemas
Agora.... E se a instalação for realizada para "dar mais ar" na aspiração de um motor turbo ? Se essa turbininha elétrica for instalada bem no filtro cônico, mandando mais ar pra dentro da turbina.... 🤔 Sem causar restrição nenhuma, pelo contrário....
O que me diz ?
Por favor tirem minha dúvida, o meu fiesta era turbosharger...aí tirei o sharger, mas carro ficou lento, se eu colocar esse aí elétrico direto no tbi do fiesta da certo ???
injeçao controlada full tec resolve.
O limite para picaretagem é o céu, o pior disse é que tem muita gente que cai facilmente no conto do vigário ou do famoso milagre. Parabéns pelo excelente conteúdo trazendo informações relevantes e hiper explicativo...
Boa noite tenho um Vectra 98 e qeria turbina ele mas bem fraquinho tendeu só aumenta a potência dele pouca coisa. Oq preciso e +ou -. Qanttos vou gastar
É possível turbinar carro no GNV?
Em Serta parte eu concordo com você num motor forte ele ia obstruir a entrada de ar mas si não funciona um pouco talvez em baixa rotação aí vem a pergunta o por que tirando o filtro de ar o carro ganha mais torque, eu trabalho com caminhão é sei que é dessa forma mesma coisa quebrar a mangueira da oast gat
Tenho uma pergunta, eu tenho um Fiat uno de 58 cavalos expecificado no documento, porém com injeção eletrônica essa turbina funcionária no meu carro dando algum resultado positivo sem riscos?
Conceitualmente tenho certeza que funciona, na prática também pois já existem alguns produtos sérios usando essa tecnologia. Quando generalizamos tendemos a fazer comentários que não são muito corretos. Pode até ser que o produto oferecido no ML por R$ 500 não tenha qualidade (não dá para sabermos pois não foi mostrado) e que talvez esse produto não consiga atingir os resultados esperados, mas isso não implica em concluir que a tecnologia não funciona. Só para terminar, respondendo aqui ao argumento sobre o que acontece se quebrar, acontece o mesmo que se um turbocompressor convencional quebrar, entram pedaços pela admissão que tem grande probabilidade de destruir o motor.
Boa Rafa... curto muito seus conteúdos um dia ainda vou juntar uma grana pra fazermos meu A3 ai... parabéns pelos vídeos esclarecedores canal top.
Amigo ..existe forma que a turbina eletrica forciona ..mais realmente concondo contigo uma turbina chingling que nao gera a diferenra de pressao nao vai fazer nada no motor ..so piorar parabens pelo video
Olá! Se você esta questionando a qualidade da peça, OK! Mas uma turbina convencional também pode quebrar, fazer ajustes nos medidores de volume de ar também é necessário nas turbinas comuns. Note que se pode forcar ar de varias maneiras, turbinas elétricas, compressores propelidas por carreia e tem até dispositivos que aumentam o fluxo captando ar direto na frete do carro, forçando a entrada por meio de um "funil".. Então você pode meter o pau no equipamento, mas o conceito é valido e funciona.. Mas não com a simplicidade que é anunciada!! Abração.
quanto que fica pra passar no dinamômetro ?
O conceito de turbina (na verdade compressor!) eletrico é interessante, mas como tudo na vida precisa ser bem desenhado, bem executado e bem testado. Essas xing-ling realmente não devem funcionar, elas usam motores brushless e controladores de aeromodelismo!
Engraçado e que começou no exemplo de um carro de 4 cilindros e depois disse que não supria a vazão de um carro de 6 cilindros 😒 então em uma moto de um cilindro deve funcionar né...
Cara curto mt seus videos! Mas só um dica construtiva pra salvar a Língua Portuguesa, mts pessoas falam isso errado. Vc falou e escreveu no quadro perDa potência e o correto seria perCa potência.
As duas frases estão corretas, depende da interpretação do contexto e em qual o contexto a frase se encaixa.
Entendo que quem cometeu um erro foi você: o correto é "perda de potencia".
"Perca" é verbo.
www.google.com/search?q=perda+ou+perca+de+potencia&sca_esv=820aaa15062e62d5&sxsrf=ADLYWIIeKCiq7zmJtrRfsOsDnnPQyhIj2w%3A1724254007162&ei=NwfGZuzECc2a1sQP_4broQ8&ved=0ahUKEwisvOXcsoaIAxVNjZUCHX_DOvQQ4dUDCA8&uact=5&oq=perda+ou+perca+de+potencia&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiGnBlcmRhIG91IHBlcmNhIGRlIHBvdGVuY2lhMgUQABiABDIIEAAYgAQYogQyCBAAGIAEGKIEMggQABiABBiiBEjDU1DVG1jDUXABeAGQAQCYAfEBoAH-C6oBBjAuMTEuMbgBA8gBAPgBAZgCDaACsgzCAgoQABiwAxjWBBhHwgINEAAYgAQYsAMYQxiKBcICDhAAGLADGOQCGNYE2AEBwgIWEC4YgAQYsAMYQxjUAhjIAxiKBdgBAsICBhAAGBYYHsICCBAAGKIEGIkFmAMAiAYBkAYRugYGCAEQARgJugYGCAIQARgIkgcGMS4xMS4xoAedMg&sclient=gws-wiz-serp
Não existe "perca disso ou daquilo" existe "perda disso ou daquilo".
Espero que consiga perder peso, um minímo de PERDA de peso seria saudável....
Ideal que não PERCA tempo com isso. A PERDA de tempo pode custar caro.
E por aí vai.
@@Diversificadoo NÃO. Só uma está correta: PERDA de potencia é a forma correta.
Turbo eletrico da pra espirrar ?
Talvez em uma cg funcione devido a vazão baixa, e se quebrar um motor de Titan...
Parabens conhecimento é tudo... mais um isncrito. abraços
não entendeu se se monta antes ou depois da TBI. Vc é mecânico?
Você conseguirá algum desempenho usando uma injeção programável tipo fulltech para neutralizar os sistemas eletrônicos e sensores do carro e corrigir a mistura pq está vindo muito ar com esse ventilador ligado kkk mais o custo de tudo pra ter praticamente nada de potência e pra rir deste anúncio
Tá de parabéns 🤞
Rafa, entendo o seu ponto de vista e claro que desconfio de soluções milagrosas e baratas.
Algumas dicas para o seu próximo vídeo .
Ao falar sobre deslocamento de ar, calcule e apresente em "cfm".
Faça o mesmo com as turbinas elétricas.
Existem motores BLDC que atingem 30 ou 40 mil rpm's facilmente.
Ja existem no mercado americano turbinas elétricas em funcionamento e testadas em dinamômetro, pesquise.
Eu poderia falar um pouco mais sobre fluídos e seu deslocamento mas não é a minha intenção agora.
Fica dica, mostre sua opinião com base em informação técnica.
Rafa o procharger centrífugo ligado na polia do vira do carro funciona ou nao
O cara que vende turbina convesional .nunca que vai falar que é top e vai recomendar ne? Kkk ele tenque defender o pão dele kkk
Para esclarecer qualquer dúvida, pergunte qual o fluxo de ar gerado pelo equipamento. Qualquer valor abaixo de 5 MIL litros de ar por POR MINUTO significa perda de rendimento máximo do motor. Eu tenho certeza que eles não terão nem este dado básico para te oferecer.
A matemática é tão simples de ser usada. E é de graça.
Então boa sorte...
@@acemrack verdade..
Onde é tua oficina? Vou levar o Fusca aí pra passar no dino de graça
Pensando no mesmo conceito de uma turbina elétrica, um modelo melhor desenvolvido que o apresentado no mercado até mesmo usando o compressor de um turbo compressor e com controle eletrônico de velocidade talvez poderia ser realmente eficaz ?
Pelo meu conhecimento eu sei que quando mais coisas você instala no motor pra ele rodar pode trazer uma pequena perda de potência que claro e compensado pelo ganho que o turbo compressor e até mesmo o turbo Challenger proporciona assim como o ar condicionado do carro e até mesmo o próprio alternador
Uma turbina elétrica poderia ser uma opção para só ter ganho em relação a isso
Existe turbina elétrica que funciona sim, essa aí não funciona, mas existem empresas seria investindo nessa tecnologia, fora do país já tem, são caríssimas, mas existem e funcionam, tem turbina elétrica que gera até 3 bar de pressão em motor 2.0 a 7000 rpm, que é um rendimento de um turbo compressor convencional de grande porte, o problema é o custo, que mais que dobra, na versão convencional.
Eu posso colocar so a turbina ou tenho que colocar o kit completo no corsa 2003 injeção
#PORFARMACEBYRAFA. Amigo o que você recomenda eu fazer para ganhar potência no Hyundai Azera 3.3 v6 265cv?.Parabens pelo canal!!.
Ahaha, o q dizer de aeromodelos com turbina elétrica , na minha ignorância , digo essa turbina , só pode melhorar o fluxo de ar, empurrando o ar , mas rápido, mas quem vai ditar , a regra e a tbi ,
No meu humilde intindimento... Isso a partir de certa rpm do motor faz é atrapalhar o fluxo de ar. Minha praia mesmo é motores a diesel.
Na gringa tem alguns vídeos muito bons mostrando que estas turbinas acabam até restringindo a admissão e perdendo potência, canal do Cleetus Mcfarland
Fiquei cuirioso e procurei o vídeo, presumo ser esse: (ua-cam.com/video/7a_J2X88fSE/v-deo.html). Só causou restrição quando desligado (perdeu 13HP). Porém quando ligaram deu um ganho de quase 30 HP! O bagulho funcionou!!!
Fake
Rafa, sugiro vc assistir ao canal curva 1...
EUA usa muito turbo elétrico porém tem mais pressão
Pela física sim ela funciona... Basta fazer uma que gire com um potenciômetro nas mesma condições da turbina convencional... É que tão de tempo para um maluco investir nisso e se dar bem
Rafa tem como turbinar o Accord 2006 2.0 lx e ficar bom?
Quero colocar um turbina numa fmil como posso proceder.
Pergunta: essa parte que liga no canal de fluxo de ar, ela leva o ar para um lado só ou pode transmitir ar para o lado do filtro de ar tbm?
Outra:
E se a vazão de ar for maior q o mapa do carro tem para uma boa combustão, a tbi eletrônica poderia fechar para restringir o O2 à mais?
Prefiro fazer no carburado isso menos complexidades elétricas.
A questão é preconceito. Um pouco de P&ID aí podem ser implementados para permitir o funcionamento de um turbo eletroeletrôniconico.
O problema de uma turbina elétrica e que não tem giro suficiente pra empurrar o motor como uma convencional que chega a dar 130 mil giros por minuto,e na minha modesta opinião não tem motor elétrico que gire tudo isso
Se eu pegar um duto na ponta colocar aeres puxando ar natural de fora levando até motor. Eu ganho potência. Se necessidade de ligar na elétrica. Tudo natural
Eles só não explicaram como aumenta a potência, simples, depois de entrar um detrito dessa peça no motor que possivelmente já estava cansado do desgaste você vai ter que refazer ele inteiro voltando com a potência original kkkk
mas pelo sei este troco não é elétrico são so 2 ventoinhas , se fosse elétrico mesmo teria mas velocidade do ar seria outra coisa , mas o modelo que vi não elétrico
eu to pensando por cooler elétrico no meu motor estacionário alem me da uma opiniao
É vc tá certo e a Honda com seu motor v3 com turbo elétrico tá errado. Aliás a Honda tem vídeo mostrando que funciona, mas vc diz não né?
Quem fala que turbo eletrico nao funciona ta vivendo no passado...nao digo esses do Ml , mas se tiver tecnologia embarcada pra isso eh capaz sim.....prova disso sao os motores eletricos em esportivos indo contra tudo que os "conhecedores" de motores a combustão pregavam
E para moto da para da alguma potência
Parabéns vc sabe explicar direitinho ✌️
e sobre o chip de potencia que vai plugando no obd2 do carro também é outra furada para arrancar dinheiros dos trouxas?
SÓ PORQUE VC MONTOU ERRADO O SENSOR MAP, A TURBINA ESTARÁ ERRADA?
ÓBVIO Q VAI MEDIR BAIXA PRESSÃO OU VÁCUO ANTES DO TURBO.
Um motor 2.5 a 5000 rpm desloca 12.500 litros por min.(2500x5000 cc) e a turbina elétrica propõe deslocar até 1200 pcm , cerca de 30.000 litros de ar/min.
Para alcançar 0.8 bar de pressão adicional não precisa mais do que 20.000 litros/min.
Estas turbinas vem com capacidade nominal de 1200pcm.
A GARRET JÁ ESTÁ COM LINHA DE PRODUÇÃO DE TURBINA ELÉTRICA PARA 2021 PRONTA .
F1-Z SUPERCHARGER funciona mesmo ??????
F1-Z e fraude já foi testado e não tem efeito algum
uhau Ele lê o manual .
Claramente o rapaz do vídeo não tem propriedade no que tá falando. Tá falando que não funciona se antes ter testado. Se realmente quer provar que não funciona, faz um teste no dinamômetro.
Quando a concorrência chega , tem que dar um jeito né kkkk
Perfeito parabéns as oficinas vai agradecer quando quebrar o motor
Simples turbina elétrica e o futuro aceita q dói menos
O vídeo é polêmico pq vc inventou uma pois não aceita mudanças no seu modo de trabalho pelas inovações do mercado. A peça só se tornaria um elemento resistivo se tivesse travada, com péssima rolagem, tivesse um limitador de rotação ou em sentido contrário ao fluxo, dizer que uma quantidade de energia adicionada ao fluido removeria energia viola a primeira lei da termodinâmica, no máximo ela acrescentaria potência irrisória ao escoamento, mas nunca removeria. Quanto ao fato de quebrar, TODAS AS FORMAS DE SOBREALIMENTACAO disponíveis no mercado hj, tanto para ciclo otto como para ciclo diesel estão a mercê deste mesmo problema, esse não é portanto um ponto negativo desse compressor especificamente. E dá sim pra ter uma sorealimentação mais uniforme se a rotação do rotor estiver ajustada a do motor por uma função de controle adequada, e até bem simples.
GOSTEI DO TEU " DESAFIO" CAMARADA!
Você faz no teu canal, uma coisa que... MUITA GENTE, que se diz " CRIADOR"de CONTEÚDO... NÃO FAZ!
DIZ A VERDADE!
" MATA A COBRA, E...MOSTRA O PORRETE"!
1 motor, digamos...2.0 ( fica mais fácil!). A cada 2 voltas do eixo, " puxa" 2Lts, de Ar Atmosférico.
Então, a cada 1.000 RPM....ele " queima" .. 1.000 Lts de AR!
( Calculei certo?.....sabe como é..."fugí da Escola". !)
Aquela " porqueira" com 1 ventilador de cada lado, NÃO DÁ NEM, PARA A "SAÍDA"!!
NUNCA VÍ, um motor ELÉTRICO,. " entregar". Mais de 12.000 RPM. ( assim mesmo..." Mexido" no Enrolamento!)!!!
Assim mesmo..tinha o perigo de, " abrir o bico"!
( Saudade dos meus carrinhos de Autorama!)!
Gostei da tua matéria. Mais ainda dá SINCERIDADE.
GANHOU, O MEU " LIKE".. COM LOUVOR!
Parabéns chará!
Obvio que o cara ai do vídeo generalizou e foi tendencioso. Até porque, ele trabalha com isso e um turbo elétrico moderno pode vir a ser uma concorrência pra ele no futuro
Parabéns Rafa
Achei sua explicação parcial. Pois sabendo da sonda e da sua função vc deveria ter instalado essa gambiarra de maneira certa.
O modelo que apresenta são da pior espécie e sua explicação generaliza isso como se fosse todo o segmento.
Se tratando de turbo eletrônico engenheiros profissionais já avaliaram modelos funcionais em Dina e foi provado o ganho e pressão de 0.50 bar... Pouco mas mostrou funcional em seu experimento se tratando de um projeto inicial.
Então o infelizmente sua informação do vídeo não está correta.
E faltou cálculos e uma melhor explicação do todo.
Talvez esta turbina de potência em um motor 150cc! KKkkkkkk
Mais também acho pouco provável que de conta de sustente até um motor desse pequeno em alta .
Fazendo as contas:
Motor 150cc, a cada 2 giros completos do motor aspira em condição ideal 0,150L
Então a 8000 rpm teria a condição de 0,150 x 4000 rpm = 600L/minuto só para não gerar restrição
Para ter 0,5 kg de pressão teria que bombear 900L/minuto
Achei nem razo a explicação ... basicamente o turbo normal so é melhor pois ja aprobeita a energia cinética do motor sem fazer tranferencia para energia eletrica porem o motor eletrico nao depende diretamente da rotação do motor mas da potencia eletrica " amperagem " que o carro consegue produzir,a limitação nisso é mais eletrica do.que mecânica ! Garanto que tem motor de 12 volts que gira muito mais que qualquer turbo porem a amperagem exigida seria enorme