Por que o parto normal é tão raro no Brasil?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 сер 2024
  • / @atilaiamarino
    Conheça o Ciência Suja
    www.cienciasuj...
    Apoio:
    Instagram @institutoserrapilheira
    Twitter @iserrapilheira
    Facebook @InstitutoSerrapilheira
    UA-cam @InstitutoSerrapilheiraSera
    Linkedin @instituto-serrapilheira
    Será que precisamos de tantos partos por cesárea no Brasil? Enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda cesáreas para menos de 15% dos partos, em algumas situações no Brasil essa taxa pode ser maior do que 80%. Enquanto as próprias mães declaram em sua maioria que preferiam ter parto natural. E isso tem consequências para a saúde das mães e para os gastos que temos. No vídeo de hoje, Atila Iamarino em parceria com o podcast Ciência Suja explicam o que leva esses números a serem tão altos no país, quais as consequências disso e como parturientes e mães podem buscar um atendimento que reflete mais as suas vontades.
    Roteiro e apresentação:
    Atila Iamarino - Twitter @oatila
    - Instagram @oatila
    Direção e Produção:
    Paloma Sato
    Apoio de Produção de Conteúdo:
    Marcelo K. Sato Caramelo: Instagram: @marceloksato
    Composição de Imagens, Animação e Thumb:
    Giulia Donadio: Instagram: @giulia_donadio
    Edição:
    Dener Yukio: Instagram: @dyukio
    Parto normal ou cesárea?: O que toda mulher deve saber (e todo homem também), por Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte - amzn.to/3S6rcOi
    Referências:
    World Health Organization. (1985). Appropriate technology for birth. Lancet, 2, 436-437.
    WHO, H. (2015). WHO statement on caesarean section rates. Geneva, Switzerland.
    Taxas de cesarianas continuam aumentando em meio a crescentes desigualdades no acesso, afirma OMS - www.paho.org/p...
    ANS - Taxas de partos cesáreos por operadora de plano de saúde
    - www.ans.gov.br...
    Médicos de convênio em SP cobram de gestantes taxa para estarem disponíveis na hora do parto - g1.globo.com/s...
    CFM aprova “Disponibilidade Obstétrica” e esclarece principais polêmicas -
    www.amg.org.br...
    Sheila Kitzinger - The Good Birth Guide - wellcomecollec...
    Violência Obstétrica: conceitos e evidências
    - portaldeboaspr...
    Saiba o que é e como montar o seu plano de parto - www1.folha.uol...

КОМЕНТАРІ • 2,3 тис.

  • @taisa8776
    @taisa8776 Місяць тому +2334

    É absurdo pensar que uma mulher precisa criar um documento com valor legal para se proteger de práticas abusivas na hora do parto. É muito triste ver que tantos serviços de saúde não tem o objetivo de trazer saúde e sim de lucrar e lucrar e lucrar em cima de vidas humanas. Que sociedade é essa?

    • @mitchsz
      @mitchsz Місяць тому +116

      É aquela coisa né, farmácias e médicos não lucram sem gente doente hehe

    • @brendaramos1861
      @brendaramos1861 Місяць тому +82

      Pois é, infelizmente não é difícil de acreditar nisso. Tem gente que nem assistiu o vídeo explicativo e veio defender o parto cesariano. A nossa sociedade tá retrocedendo cada vez mais...

    • @ueslleiguedes
      @ueslleiguedes Місяць тому +121

      O pior é que o hospital ainda tenta ignorar. No parto da minha esposa, o hospital me chamou pra assinar uma série de documentos, entre eles tentou me fazer assinar um documento abrindo mão do trabalho do parto assinado pela minha esposa. Se eu não paro pra ler o documento, eu estaria abrindo mão da vontade dela sem nem saber. Um absurdo

    • @brendaramos1861
      @brendaramos1861 Місяць тому +34

      ​@@ueslleiguedescaramba, é sério? Que absurdo isso! Lamentável demais esse despreparo

    • @benvindateixeira8412
      @benvindateixeira8412 Місяць тому +16

      A que serve aí deus Mercado!

  • @matheusfontenelee
    @matheusfontenelee Місяць тому +169

    Sou enfermeiro obstetra há 10 anos, e posso afirmar que um dos principais fatores para que as taxas de cesariana sejam absurdas como sao no Brasil se dá pela forma como nosso sistema que é EXTREMAMENTE medicalocentrico.
    Já cheguei a ver pacientes que tinha tudo para evoluir com saúde para parto vaginal, e o médico indicar cesariana pois “não vou poder ficar até tarde esperando”, “já está tarde e quero descansar”, ou demais fatores como esses. A paciente, pelo peso da confiança que deposita no médico (muitas vezes descredibilizando as demais profissões como os enf. obstetras e obstetrizes) acredita cegamente e aceita o procedimento. É um tema complicadíssimo, pois envolve privilégios de certos profissionais que com certeza não abrirão mão.

    • @heloisaandre14
      @heloisaandre14 Місяць тому +15

      Aqui em Portugal a paciente faz o parto com o médico que está disponível no plantão, e não com "o seu médico". Aliás, o médico só intervém se for necessário. Os partos são feitos por enfermeiros "parteiros" e o médico de plantão dá assistência, autoriza procedimentos ou não, e entra em ação se houver complicações.

    • @boldcursoparaescritores2979
      @boldcursoparaescritores2979 Місяць тому +8

      Comentário necessário e sensato!

    • @thainacosta2672
      @thainacosta2672 Місяць тому +2

      @@matheusfontenelee resumiu todo o nosso sistema 👏👏

    • @Misaki_Chan6
      @Misaki_Chan6 Місяць тому +9

      A maioria das pessoas que conheci que realizou cesariana foi por opção, muitas amigas próximas não queriam passar por um processo longo e cansativo... Ficar dizendo que fazer cesariana por que não tem conhecimento que parto normal é melhor ou porque foi forçado a isso é meio tosco... Em vez de ficar nessa de ai profissional A e B, foca em fazer a sua parte e não ficar de mimimi competindo com outra categoria profissional ou faz crm e toma suas próprias condutas.

    • @Misaki_Chan6
      @Misaki_Chan6 Місяць тому +9

      @@renatamarques8786 errado... "é mil vezes melhor pra quem quer" se alguém não quer ter que passar por isso não deve passar, a pessoa tem que escolher o que ela acha mais vantajoso pra ela mesma... O que não deveria ser opção é seu ponto de vista querendo achar algo na escolha do outro.... Quer sofrer horas com esse processo boa sorte, agora não obrigue os outros só porque vc acha que tem ser. :)

  • @julianacastro9655
    @julianacastro9655 Місяць тому +88

    Em 2019 paguei 8 mil pra ter parto normal. 15 médicos do plano de saúde em 3 cidades diferentes tinham taxa de 100% de cesárea no último ano. Tive que trocar de obstetra porque a primeira disse q ia doer muito e eu era louca de fazer normal. Paguei particular não pra forçar normal, como algumas pessoas me questionaram, mas pra ter certeza que faria cesárea apenas em caso de necessidade real. Pari meu filho de parto vaginal aos 40 anos, nós dois saudáveis e felizes. As enfermeiras do hospital particular ficavam surpresas com minha agilidade e boa recuperação, então eu falava que era parto normal e ouvia um "ah, tá, entendi". Ou seja, o comum lá era cesáreas com mulheres andando com dificuldade.
    Agradeço a Deus por ter condições financeiras de fazer o melhor pra mim e meu filho.

    • @GrazielaFerranteAlvesColtro
      @GrazielaFerranteAlvesColtro 20 днів тому

      @@julianacastro9655 o andar é um cuidado pós operatório. Não pode fazer uma cesariana e sair correndo pelo hospital.

    • @user-xo2le6tf6c
      @user-xo2le6tf6c 12 днів тому +1

      Engraçado que eu fiz justamente o inverso. Paguei para ter cesárea pois no público do meu estado só incentivavam o paro normal até as últimas consequências, ouvi vários relatos de mães que tiveram filhos com sequelas absurdas devido a hipóxia (falta de oxigenação no cérebro), por conta da demora e forçando o parto normal a todo custo em hospitais públicos. Uma pessoa próxima perdeu o filho por isso, pedia cesárea e não liberavam, forçaram até o último instante até que o bebê faleceu.
      Então fui e paguei e fiz a cesárea, foi a melhor escolha da minha vida, não ter deixado na mão de terceiros decidirem quando eu poderia ou não ter o meu filho, eu decidi e ele está aqui alegando minha vida há 3 anos.

    • @taynadenzer
      @taynadenzer 9 днів тому

      @@julianacastro9655 tbm paguei pra conseguir parto normal 😂 não é fácil

  • @raninhagabi
    @raninhagabi 28 днів тому +68

    A verdade é que a saúde da mulher é marcada por muita violência física e psicológica. A quantidade de histórias de terror que ouvimos sobre parto é provavelmente o que leva a preferencia de muitas mulheres pela cesariana, isso quando elas tem a opção de escolha, porque muitos médicos forçam a escolha da cesariana.
    Vivemos em um país em que somos obrigadas a gestar, mesmo em casos absurdos de violência, e ainda corremos o risco de cair nas mão de profissionais arrogantes e sofrer maus tratos.
    E se você quiser ligar as trompas para garantir que não vai engravidar, muitos medicos ainda vão se negar a fazer o procedimento (mesmo que a lei diga que você tem direito ao procedimento), por que vai que você se casa e seu marido quer filhos.
    São apenas reflexos de uma sociedade que nega a mulher o direito de escolher o que acontece com seu próprio corpo

    • @FFena-dj4jv
      @FFena-dj4jv 28 днів тому +22

      Ouvir tantas histórias de violência obstetrícia e/ou negligência médica, algumas que até culminaram em m0rt3, seja da mãe ou da criança, contribuíram para a minha decisão de não ter filhos. Sou mulher, não tenho filhos e liguei as minhas trompas. E levei 3 anos indo de médico em médico até achar um que me operasse, mesmo sendo direito meu. Fora isso, ainda tenho que aguentar o julgamento das pessoas pela minha escolha, que não se cansam de dizer que eu vou me arrepender quando o relógio biológico bater. Pois bem... Tenho 40 anos e não me arrependi.
      Além do julgamento, tenho que ouvir coisas como "mas a laqueadura pode se reverter naturalmente". E eu sei disso, por isso também uso um implante hormonal como segunda barreira. Também para ouvir "laqueadura + implante? você é paranoica!". No fim, todo mundo pode escolher o que fazer com o corpo e a vida da mulher, menos a mulher. Fora que eu tenho noção do quanto privilegiada eu fui só por ter tido acesso à escolha, ainda mais em um país como o Brasil.

    • @lucas.emerson22
      @lucas.emerson22 28 днів тому +2

      muita verdade!

  • @luizaluz718
    @luizaluz718 Місяць тому +29

    Como mulher e médica obstetra, te agradeço por compartilhar essas informações! Obrigada!

  • @gabrielabarreto2324
    @gabrielabarreto2324 Місяць тому +38

    Li muitos comentarios sobre dor e queria dar meus dois dedinhos de prosa sobre isso.
    Tive um parto domiciliar em que fiquei 4h em trabalho de parto ativo (contrações efetivas e ritmadas). Doeu muito, mas eu não sofri, porque a dor é um elemento multifatorial. Eu estava na minha casa, com meu marido do lado me encorajando, me acariciando, me cuidando. A obstetriz e a doula que me acompanharam me deram toda segurança do mundo (desde a parte tecnica de checar os sinais vitais do bebê e me assegurar que ele estava bem, assim como da avaliação do colo do útero e de toda fisiologia envolvida no processo), me orientaram por todo processo ajudando a encontrar posicoes mais confortaveis, oferecendo massagem para aliviar a dor das contrações.... E eu pari em posição litotomica por opção (estava muito cansada, tinha andado muito no dia e nao tinha forças para segurar meu corpo em cima das minhas pernas), mas ao pegar meu bebê no colo, a primeira coisa que eu disse foi: "até que nao foi tão difícil!".
    É claro que dói, mas a gente percebe a dor de uma maneira totalmente diferente estando seguras e acolhidas. O mesmo nível de dor fisica seria sentida de maneira muito pior em um hospital em que fossem feitas intervenções no meu corpo sem me avisar e sem meu consentimento, sem ninguém conhecido por perto, com pouco caso da equipe médica, dentre tantas outras realidades de violencia obstetrica.
    E, por fim, cada corpo é um corpo. Cada pessoa vai sentir a dor de uma maneira diferente. Saber o que é o trabalho de parto, as suas fases e o que acontrce com o corpo ajuda muito, ate mesmo quando a opção da parturiente for a cesariana.
    Se eu pudesse, reviveria cada segundo do dia do meu parto; cada contracao, cada dor.

  • @lucasvogt1027
    @lucasvogt1027 Місяць тому +89

    Minha esposa sempre sonhou em ter PN. Quando conheci ela, ela ja estudava bastante sobre o assunto, antes mesmo de pensar que um dia realmente engravidaria. Quando descobrimos a gestação, com aprox 10sem, começamos a planejar tudo, local, acompanhante (ela sempre deixou claro que queria eu junto), as intervenções que poderiam e as que nao poderiam ser feitas, fizemos o plano de parto, pensamos em contratar uma doula, mas infelizmente não deu por questão financeira. Com 33 semanas a bolsa estourou em casa, e corremos pro hospital, chamaram a obstetra dela, que sabia do desejo de ter parto normal, e então ela aplicou o protocolo de antibiótico para bolsa rota prematura. Durante essa semana de internação, minha esposa e a obstetra conversaram bastante e então decidiram que quando fechasse 34s começariam a indução. Ela estava internada na unimed, e pasmem, de todas as funcionarias que atenderam ela, todas mesmo, falavam que ela nao ia conseguir ter parto normal, porque "nao iam deixar ela ter um bb prematuro por parto normal", mas graças a Deus, a obstetra nao pensava assim, a dra. é muito atualizada! Com 33s5d começou a indução, e na madrugada que fecharia 34s, nossa pequena nasceu! Minha esposa realizou o maior sonho dela, de parir, e parir sendo respeitada, e apesar da prematuridade, nossa filha nasceu perfeita, sem nenhuma alteração fisiológica! Apenas teve icterícia e ficou 3 dias fazendo fototerapia, após isso teve alta, e mamou em livre demanda exclusivamente até o oitavo mes, que foi quando ela finalmente sentou e pode inciar a introdução alimentar. Acredito que o que tenha possibilitado isso tudo, foi o desejo da minha esposa, um desejo que ela tinha ha muitos anos; o conhecimento dela sobre o que aconteceria, consciência corporal, saber o limiar de dor; ter confiança na profissional que ela entregou a si e a filha; e principalmente, ter eu junto dela desde o primeiro segundo!

  • @oliviaveronese
    @oliviaveronese 29 днів тому +63

    Lendo os comentários é incrível perceber como as pessoas não viram todo o vídeo antes de comentar e fica evidente que um dos maiores problemas educacionais do Brasil atualmente é a falta de interpretação de texto. As pessoas hoje tem muito mais acesso à educação e conhecimento, porém viraram analfabetas funcionais, não conseguem interpretar, contextualizar, fora o egocentrismo que as deixam cegas e não conseguem tirar a própria experiência como um evento particular, colocam como se a experiência delas devesse ditar a regra e fosse a resposta para o problema.

  • @LuisaBortolatoElias
    @LuisaBortolatoElias 19 днів тому +30

    Ser cientista é mesmo sofrido nesse país né... é cada comentário aqui, que terror. Parabéns, Atila.

  • @renatabrpe
    @renatabrpe 27 днів тому +41

    Pari naturalmente duas vezes aos 37 e aos 40, mas foi na Alemanha. Tenho certeza que se estivesse no Brasil iam querer me empurrar pra cesárea, pelo menos por causa da minha idade. Meus partos correrram super bem e foram tão rápidos que não deu tempo de tomar medicação. Das duas vezes, levantei, entreguei o bebê pro pai e fui tomar banho! Coisa que jamais faria em uma cesárea. A criança saiu e seu corpo está normal e sem dor nenhuma, não tem preço. Lembro de gente que não conseguia amamentar com dor nos pontos da cesárea. E uma curiosidade, minha ginecologiste estava grávida também durante a minha primeira gestação e também pariu naturalmente duas semanas depois de mim.

  • @heydiby
    @heydiby Місяць тому +38

    Em uma conversa com umas amigas de trabalho que são mães, TODAS elas disseram que queriam parto normal, das 6 amigas apenas 2 conseguiram de fato, as demais relataram que foram muito pressionadas, já na sala de parto, a optar pela cesárea e que foram muito mal atendidas quando insistiam no parto normal e que "pra não gerar mais conflito e não gerar estresse, escolheram a cesárea pra acabar logo com aquilo"...

  • @mariacarla9583
    @mariacarla9583 Місяць тому +41

    Na verdade oq eu vejo acontecer muito aqui onde eu moro, é: no sus eles insistem no parto normal, mas muito dificilmente tem médico suficiente no plantão, isso quando tem... o medo da dor, de passar da hora, do atendimento, essas coisas fazem as mulheres escolherem uma cesarea no particular

  • @pedrojunior2060
    @pedrojunior2060 7 днів тому +19

    Minha filha esta com 15 dias de vida, minha esposa optou por parto normal, ela sofreu um pouco, mas assim que deu a dilatação, levou uns 10 minutos para a bebê nascer. Nasceu no hospital Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, com excelentes profissionais, tudo que queriam fazer primeiro perguntavam pra minha esposa se ela aprovava, furar a bolsa, aplicar anestesia, cortar o perinio, esse ultimo ela não permitiu. Antes disso, nós dois ficamos em um sala feita só para relaxar e aguardar dilatação, ela se movimentou, tomou banho, fez exercício na bola, no final tudo correu bem, a decisão do parto deve ser toda da mãe.

  • @aryannasilva7006
    @aryannasilva7006 Місяць тому +95

    Eu lutei muito pra ter um parto vaginal pelo plano e consegui. Estudei muito, paguei para ter o acompanhamento de uma enfermeira obstétrica de minha confiança no hospital. Ainda assim, a médica plantonista tentou me dissuadir dizendo que a bebê estava demorando a descer (estava há apenas 10 horas em trabalho de parto), mas a enfermeira mostrou que não, que a descida estava boa e que a bebê estava indo no ritmo dela. Em um dado momento, a médica entra na sala destinada ao parto vaginal (onde eu estava) e diz pra uma enfermeira: "Olha, fulana, fiz mais uma cesária agora, já foram 3 enquanto ela está aí, mães e bebês passam muito bem". Fiquei estarrecida com aquilo! Na hora do expulsivo, ela tentou intervir, mas a minha enfermeira disse que estava tudo bem, que ela só precisava segurar mesmo. E foi o que aconteceu, ela não fez nada além de segurar, coisa que qualquer um alí poderia, mas que só permitem que o médico o faça (pelo menos, em ambiente hospitalar). Resumindo: O médico NÃO faz o parto vaginal, a mãe e o filho é que fazem. O médico está lá apenas para agir em casos de complicações. Não é necessário intervir, a natureza é muito sábia.

    • @robertalorena4321
      @robertalorena4321 Місяць тому +9

      minha médica dormiu enquanto eu estava em trabalho de parto kkkkkk
      ela ajudou pq precisei fazer spinning babies pra minha filha encaixar novamente.
      ale´m disso, a placenta nao nasceu e tivemos q tirar, fora isso, a medica realmente só acompanhou, conversou comigo... fez mais nada, uma deusa

    • @aryannasilva7006
      @aryannasilva7006 Місяць тому +3

      @@robertalorena4321 Que maravilha! É assim que tem que ser. Eu precisei fazer spinning tbm, mas quem me ajudou foi a enfermeira. Deu tudo certo, mas poderia ser melhor sem essa pressão toda da médica.

    • @antoniohenrique9481
      @antoniohenrique9481 Місяць тому +2

      Quais dicas vc da para que minha esposa consiga ter esse tipo de atendimento igual o seu? O que devemos nos atentar? Desde já agradeço 🙏

    • @anaclaudialucas9748
      @anaclaudialucas9748 Місяць тому

      @@antoniohenrique9481 estudar muito! Procure por hospitais que atendam seu convênio ou mesmo pelo SUS e visite. Tem uns canais muito bons aqui no UA-cam sobre Parto Normal. Saber os processos é importante. E você esteja com ela o tempo todo. Eu só consegui pq meu marido foi minha fortaleza durante as 10h de TP

    • @lorraynelouback4181
      @lorraynelouback4181 Місяць тому

      ​@@antoniohenrique9481, estudem bastante, para que não sejam enganados no pré-natal e no parto. Não tive condições de contratar doula ou enfermeira obstetra, se tiver condições contrate pois elas fazem muita diferença no parto. Meu marido estudou muito como me ajudar na hora, sabia o que eu queria e o que eu não queria, e foi minha voz pq na hora do parto a gente se perde e não tem condições de raciocinar direito. Meu marido também estudou as massagens e posições que me ajudaram com a dor e no trabalho de parto. E a todo momento fez massagem em mim. Mas essas coisas só deram certo pq pesquisamos um hospital que tivesse uma boa taxa de partos normais. Meu parto foi no Neocenter em BH, e lá os profissionais já tem a prática de apoio ao parto normal.

  • @tenhociencia9466
    @tenhociencia9466 Місяць тому +29

    É engraçado o quanto o Átila mudou depois do filho e isso fica nítido até nos temas kkkkkkkk agora ele fala muito mais de temas sociais e de saúde

  • @Texugodeesquerda
    @Texugodeesquerda Місяць тому +41

    Átila, sou enfermeiro da área obstétrica, quando aprendi a fazer parto normal há 28 anos a episiotomia era incluída como um procedimento naturalmente realizado neste tipo de parto. Li um documento certa vez que falava sobre a utilização indiscriminada da episiotomia no parto normal, nesse documento citava que na época do INAMPS o parto normal não era considerado como um procedimento que necessitasse de intervenção médica e por isso os médicos não eram remunerados, então eles inseriram a episiotomia, anestesia local e consequente episiorrafia como intervenções para justificar o pagamento do parto, e passaram a receber pelo procedimento.

    • @Jordana-kg9me
      @Jordana-kg9me 27 днів тому +1

      Mutilação genital. São uns bando de desgraçados...

  • @reciellyribeiro3121
    @reciellyribeiro3121 Місяць тому +65

    Tive meus dois filhos de parto normal, sem nenhum tipo de intervenção médica antes do parto, não teve anestesia, no segundo não precisou nem costurar, não teve sequer laceração. O parto normal não é esse bicho de sete cabeças que pregam por aí, eu li e assisti muitos documentários pra decidir pelo parto totalmente natural e foi a melhor escolha da minha vida, os dois foram experiências lindas, emocionantes, de superação, força. É indescritível a sensação de bem estar que senti depois de ter meus dois filhos. Se eu tiver outro filho vou rezar para que Deus me permita viver o parto normal de novo, se isso for o melhor para o meu bebê.

    • @julimacca
      @julimacca Місяць тому +12

      Concordo contigo. Tive meus dois filhos de parto normal aqui na Inglaterra; aqui parto cesárea só em caso de necessidade médica mesmo. Meu segundo filho nasceu tão rápido que não deu nem tempo pra anestesia. Em dois dias já tava andando de bicicleta.😊

    • @anacaroline8730
      @anacaroline8730 Місяць тому +6

      Isso é a sua realidade. Nem todas as mulheres vão ter um parto normal tranquilo assim.

    • @leslliecoelho
      @leslliecoelho Місяць тому +6

      @@anacaroline8730isso porque os médicos assustam as pacientes, não dão autonomia, internam nos prodomos e dizem que “nao evoluiu”… ai fica nesse jogo de violência obstétrica forçando um corpo que ainda não está pronto para parir! Por isso que as mulheres precisam estudar, porque os médicos tratam como açougue. Decidi ter parto domiciliar para ter o mínimo de intervenção possível. Quem estuda sabe que intervenção desnecessária atrapalha o trabalho de parto, mas no SUS vem 10 médicos fazendo toque excesssivo para depois falar “não evoluiu”… óbvio né. Pq será q não evoluiu? Pq será que no sus precisa tanto de induções??? Não é culpa do parto normal! É culpa dos profissionais que não são humanizados, que negam alimentação e até água para parturiente.

  • @kittenthekat
    @kittenthekat Місяць тому +50

    Acho que algumas pessoas nos comentários precisam entender que induzir a uma cesária sem necessidade é tão violento quanto forçar um parto normal quando não tem como. Uma violência não apaga a outra, tudo se resume ao fato de que mesmo na ginecologia e obstetrícia o dinheiro vale mais que a dignidade de uma pessoa.

  • @JessicaNevesLago
    @JessicaNevesLago Місяць тому +35

    E de fato gente, o problema aqui não é o que a mãe quer para seu parto, isso é pessoal seja cesária ou normal, e NINGUÉM tem o direito de dizer e impor o que a pessoa quer para ela.
    Mas sim o problema é que muitos hospitais forçam cesária ou normal mesmo a mãe não querendo!
    Isso é um problema sério, hoje em dia Medicina é um mercado lucrativo e não um local de ajuda ou conceder uma benção, essa escolha deveria ser simples e APENAS da mãe e não de outros como médicos, enfermeiros, muito menos os pais ou familiares, quem vai passar por isso é a mãe!
    Cesária ou parto normal são bençãos que foram concedidas a nós e nós apenas deveriamos escolher o que queremos!
    Mas estamos muito longe dessa realidade né... Infelizmente parece que sempre a mulher é tratada como um objeto que não tem opinião própria....

  • @paolanunes5841
    @paolanunes5841 24 дні тому +22

    No hospital público priorizam o parto normal, o médico só aparece no final e só encaminham para cesariana quando a situação é emergencial.
    Já na rede particular, a cesariana está incentivada desde o inicio do pré-natal pois é mais lucrativa, leva no maximo 1h30 e o médico faz várias em um só dia.
    Tive 2 bebês de parto normal, o primeiro levou 4 DIAS, humilhações, ruptura da bolsa, episiotomia, manobras perigosas... Sendo que a equipe de parto ficou comigo apenas 4 horas. E disseram que com um parto dificil como aquele, eles ja poderiam ir pra casa.
    No segundo o meu maior medo era passar por tudo isso, negarem cesarea e sair sem o bebê nos braços.
    Mas, tive um parto extremamente rápido, sem intervenções porque não deu tempo. No final A MESMA EQUIPE do parto anterior disse "tem mais alguma ai pra parir rápido assim?". Me trataram bem porque não deu trabalho nenhum pra eles.

  • @renatatoledo9021
    @renatatoledo9021 15 днів тому +23

    Eu tive 2 partos normais, o primeiro no sus, em casa de parto, menos de 3 horas de trabalho de parto, e o segundo foi no particular, e por pouco nao cai no conto da cesariana desnecessária, pois a medica que me acompanhava bateu o pe de que minha gestacao era de risco dizendo q o grau da placenta estava 3, sai do consultório chorando de raiva, pois ela se valeu de um unico ultra para me forçar a fazer a cesaria, mas eu não fui na onda dela, e ainda bem que meu marido sempre esteve presente em todas as consultas e sempre me apoiou em absolutamente tudo, entao decidimos esperar e iniciar o acompanhamente no plantão mesmo pois ja estava de 38s, entao com 40s5d comecei a sentir contrações e fiquei em casa fazendo exercícios por 1h, dps entrei no chuveiro super hiper quente e fiquei por mais 1h, entao avisei o marido para irmos ao hospital avaliar, pois ja estava mto ritimada e intensa, cheguei no hospital fiz o cardiotoco, o toque, me vesti e a bolsa estorou, sairam correndo cmg para sala de parto humanizado, cheguei no quarto tirei a roupa foi dois puxões para o bb nascer. Foi super rápido! Nao deu nem tempo do médico plantonista sugerir absolutamente nada, nem precisei apresentar o plano de parto srsrs
    Mas tudo isso, pq eu me preparei, e não cedi a nenhuma conversa fiada dos medicos que me acompanharam durante as gestações, pois em ambas foi pre natal pelo convênio.
    Tenho 2 experiências otimas!
    O primeiro eu recebi alta 24h, e eu pari de pé, o segundo eu fiquei 3 dias, pois em hospital tem que ficar por causa do exame do pezinho, e eu pari na banqueta. Fui respeitada em ambos!

  • @paulaelis
    @paulaelis Місяць тому +140

    Moro na Irlanda e trabalho como tradutora para brasileiros em um hospital. Tenho que explicar tudo o que foi dito nesse vídeo sempre para as pacientes grávidas que já querem marcar o parto cesárea na primeira consulta e os médicos daqui não aceitam. Tem que ser feita toda uma desconstrução para elas entenderem que o Brasil está na direção oposta do que é preconizado.

    • @onlym8618
      @onlym8618 Місяць тому +14

      Não aceitam pq não são eles que serão submetidos ao sofrimeno cruel e inimaginável do parto normal. Nenhum ser humano deveria ser obrigado a se submeter a tamanho sofrimento dessa forma.

    • @lumer2b
      @lumer2b Місяць тому +4

      ​@@onlym8618Você teve quantos filhos?

    • @anakarinne3691
      @anakarinne3691 Місяць тому +4

      @@paulaelis aqui no Brasil, no público a cesárea é só em casos de emergência… no meu caso foi no público, e tive que fazer cesárea. Agora nos hospitais particulares eles realmente empurram logo a cesárea para ter mais dinheiro e também não demora tanto como no parto normal

    • @elaine5979
      @elaine5979 Місяць тому +5

      No Japão também, só fazem cesária em último caso. No Brasil não se fala em parto normal mas inconsciente as mulheres brasileiras estão mais preocupadas com a estética. Há muita desinformação e nem procuram se informar porque não querem fazer parto normal e nem amamentar.

    • @luanaluz2323
      @luanaluz2323 Місяць тому +1

      Na verdade, de acordo com relatos de brs na Irlanda, é só em último caso mesmo, até se o bebê estiver quase sem ar, eles não fazer. Inclusive, conheço uma mãe que o bebê quase teve sequelas irreparáveis por isso. Ela está processando o hospital

  • @AnyLynn
    @AnyLynn Місяць тому +35

    Minha irmã passou a gravidez toda querendo ter normal, ela tinha plano e optou pelo SUS pq tds os obstetras do plano nem olhavam na cara dela direito e no SUS o médico q acompanhou ela era super atencioso, a favor do normal, infelizmente ela começou a perder liquido e teve q fazer uma cesarea d emergência, ou a bebe morreria, ela ficou super debilitada, passou 5 dias internada, semanas andando toda torta e dolorida, precisando d ajuda pra tudo. enquanto a moça q tava na enfermaria ao lado teve normal e ja no primeiro dia andava normal, e foi liberada no dia seguinte... eh meio louco ver comentarios aqui de pessoas que claramente não assistiram o vídeo direito e vieram julgar, o Atila não condenou a cesárea, ele deixou claro que tem casos que ela eh necessaria, a critica vai ao sistema de saúde que só que fazer assim por ser mais cômodo, ficam botando medo em mulheres e quando elas batem o pé por um parto normal sofrem violência justamente de quem devia cuidar delas x.x

  • @sabrinapkm
    @sabrinapkm Місяць тому +28

    Sofri muita violência obstétrica no meu primeiro parto, na rede privada. Só não virou cesárea, pq a ocitocina sintética para induzir meu parto funcionou rápido, inclusive a indução era desnecessária tbm, me fizeram episio e até hj tenho problemas por isso. Meus outros dois partos foram naturais, em casa (domiciliares planejados) e com equipe do SUS com todo respeito, cuidado e tranquilidade. Infelizmente, no Brasil, a gente tem quase que fazer doutorado em obstetrícia e medicina baseada em evidências para conseguir parir com respeito!

    • @heidypsi2921
      @heidypsi2921 Місяць тому

      @@sabrinapkm domiciliar pelo SUS? Como isso funciona ? Poderia explicar um pouco mais?

  • @vivimartins7943
    @vivimartins7943 Місяць тому +18

    Minha filha é contemporânea da Jacarezinho, provavelmente do mesmo mês. Durante a pandemia tive que ir ao pronto socorro e o atendimento estava restrito, meu companheiro não podia entrar junto, tudo horrível. Só não mais horrível que ouvir a conversa de um médico com as recepcionistas sobre tomar kit Covid. Naquele momento entendi que o jeito mais seguro de ter um filho não seria no Hospital. Troquei de obstetra e comecei a procurar sobre parto em casa. Acabei descobrindo mais sobre medicina baseada em evidências e que a cesárea é para casos complicados, assim como você explicou aqui. Tivemos que estudar bastante, nem tanto por nós, mas para convencer a família que não estavamos malucos.
    Por aqui deu tudo certo: parto com 40 semanas exatas, na nossa casa com uma dupla de parteiras. Tudo perfeito e sem complicações.
    Quis deixar meu relato para demosntrar que é possível, mesmo sendo a primeira gravidez e após os 40 anos. E fiquei alarmada com os preços que você comentou: além de tudo nosso atendimento custou bem menos.

  • @BrunaNascimento
    @BrunaNascimento 24 дні тому +28

    Tive dois partos normais. No primeiro tive muita violência obstétrica. No segundo me informei muito bem, e mesmo informada me ofereçam “sorinho” sem necessidade alguma pois cheguei no hospital com 8 de dilatação. Tive os dois pelo SUS.
    O negócio é ter pulso firme sobre nossas escolhas! O triste é não poder relaxar nem nesse momento.
    Mulheres que estão comentando “Ain tive cesária e não me arrependo” o vídeo não é sobre isso.

  • @admdiegosampaio
    @admdiegosampaio Місяць тому +40

    Meu filho teve o parto cesáreo AGENDADO na única consulta pré-natal que eu não pude ir, ainda no terceiro mês de gestação. Já havia sido tomada a decisão de parto normal pela mãe, mas a 'médica' apresentou uma bíblia de riscos e disse inclusive que meu filho correria risco de vida, pq no momento do nascimento normal poderia não ter uti (em uma maternidade particular) disponível, caso ele precisasse. Ela foi no dia agendado sem sangramento, sem contração, sem perda de líquido e o meu filho foi retirado do ventre dela de forma prematura. Os 5 primeiros anos do meu filho foram uma saga de hospital. Ele era alérgico a quase tudo e mesmo fazendo acompanhamento com nutróloga desde os 6 meses de vida, não conseguíamos manter o sistema imunológico dele forte só com alimentação, tínhamos que usar o recurso medicamentoso sempre. Eu queria é que a mesma 'consciência' que eles alegam ter pra negar atendimento à adolescentes grávidas vítimas de estupro, fosse aplicada ao parto, no Brasil.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Місяць тому +2

      Pior que impor a Cesária é a cesariana agendada. Primeiro que geralmente a data está vinculada ao calendário do médico.
      Segundo que mesmo quem tiver que passar pela Cesária deve esperar o bebê estar pronto. Ou seja, entrar em trabalho de parto.

    • @gtritany
      @gtritany Місяць тому +1

      A consciência é a mesma: criminosa e gananciosa

  • @tiburcio43
    @tiburcio43 Місяць тому +38

    Sobre a "disponibilidade" do médico. Na Holanda os partos são feitos por parteiras, e fica um médico de plantão pra acompanhar vários partos, intervindo só quando necessário. 85% dos partos são em casa. Os 15% vão pro hospital por precaução, e nem todos esses acabam em cesárea.

  • @marcellasouza4341
    @marcellasouza4341 Місяць тому +26

    Quando eu entendi que o parto não é um procedimento médico e sim um processo fisiológico, mudou tudo...
    É assustador o tanto que o sistema de saude atual tenta de toda forma, tirar isso da gnt. Eu costumo brincar que ngm chama medico pra fazer cocô, certo? Só se der ruim alguma coisa. Deveriamos pensar assim tbm pro parto. Mas não é ainda i que acontece...
    Por isso, apesar de ter plano de saude, não contratei médico. Pude contratar uma equipe de parteiras (enfermeiras obstétricas) e o bebê veio no plantao do hospital. As enfermeiras foram maravilhosas! Qdo meu bebê nasceu, eu estava cercada de mulheres que me deram muito apoio, respeitaram meu processo e me ampararam com o melhor que eu e minha familia poderíamos receber naquele momento: calma, paciência, liberdade!

  • @raquelbonfin9134
    @raquelbonfin9134 Місяць тому +15

    Esse vídeo é tão necessário, de formas que nem consigo explicar. Infelizmente passei por essa episiotomia e hoje depois de 9 anos descobri que sofri uma violência, é triste. Mas estou compartilhando essa informação para que outras mulheres tenham ciência e possam se resguardar com conhecimento.

    • @gabrielecoelho2866
      @gabrielecoelho2866 Місяць тому +4

      Se foi com indicação, não é uma violência obstétrica. Mas antigamente se fazia em todas as mulheres, aí é absurdo...

  • @QUEAULA
    @QUEAULA Місяць тому +16

    Eu não sabia que era raro, aqui onde moro, sempre que possível o parto é normal pelo SUS, cesária custa mais de 15K em hospitais privados e nem se quiséssemos teríamos condições de pagar.

    • @Bezerra-in7ir
      @Bezerra-in7ir Місяць тому +10

      como ele disse no video pelo sus o parto normal ainda é predominante, só no privado que mais de 80% dos partos são cesarias, QUE AULA!

    • @sweetblade4426
      @sweetblade4426 Місяць тому +2

      Que aula por aq? Que surpresa eim

    • @QUEAULA
      @QUEAULA Місяць тому +1

      @@sweetblade4426 Por que surpresa? Adoro o Atila ✌🏿

  • @marianacart
    @marianacart Місяць тому +401

    Tem gente gastando 20 mil pra fazer parto humanizado, com banheira, doula, etc. e fica julgando a mulher que fez cesária por falta de opção, informação ou recursos. Uma inversão de valores. Quem precisa de criticas severas é o sistema, não a mulher.

    • @beatriznascimento8137
      @beatriznascimento8137 Місяць тому +47

      Só um adendo, a mulher que não tem recursos realiza parto pelo SUS, que tem alta taxa de parto vaginal

    • @liviafurtado6542
      @liviafurtado6542 Місяць тому +18

      Existe um preconceito mto grande com o SUS. Mesmo aqui em BH, que tem maternidade pública de referência em parto natural, com casa de parto, as pessoas preferem pagar o médico por fora e ter em um hospital que atenda pelo plano. Tem um medo do médico plantonista e tbm de serem empurradas a fazer uma cesárea e tomar anestesia (sim, eles ficam empurrando esses procedimentos em hospital particular). Então, até o parto normal ou natural tbm cria um mercado pra atender quem pode ou quer gastar.

    • @marianacart
      @marianacart Місяць тому +9

      @@beatriznascimento8137 Eu sei disso, até porque trabalho no SUS. No entanto, a realidade não é homogênea, tem maternidades que são referência em humanização, outras que são conhecidas pelos casos de violência obstétrica. Existem boas equipes e más equipes, bons médicos e maus médicos. Diante da incerteza, muitas mulheres que têm planos de saúde com preços mais acessíveis e cobertura mínima preferem seguir a orientação do "médico do plano". Enfim, nossos dedos devem ser apontados para os serviços e profissionais do SUS que prestam atendimento ruim e comprometem a imagem de todo o Sistema. Não faz sentido julgar a mulher por ter feito uma cesária sem entender o contexto que levou a isso. Principalmente se o julgamento vem de mulheres que puderam pagar pequenas fortunas pelo parto vaginal.

    • @isadorareismarin2001
      @isadorareismarin2001 Місяць тому +2

      @@marianacart mimimimi da porra 😂😂😂😂

    • @isadorareismarin2001
      @isadorareismarin2001 Місяць тому +3

      @@liviafurtado6542 as pessoas tem preconceito com o SUS porquê na maioria das vezes são atendidas com cara cú do médico e além dessa cara de cú ele te trata com super ignorância parece que nem queria ser médico,por isso que eu falei no meu comentário principal para você rezar por uma equipe boa e humanizada no SUS principalmente na hora do seu parto que é aí que os demônios entram no corpo do médico e fazem as maiores atrocidades com a mulher e há de você reclamar, é por isso que as pessoas odeiam o SUS

  • @valeriaecosta745
    @valeriaecosta745 16 днів тому +22

    É óbvio que parto normal dói, mas cesárea também dói o pós é muito pior. Tive parto normal (vaginal) em um hospital publico, fiz um plano de parto que foi muito respeitado eu e meu bebe eramos monitorados sempre, tive uma laceração mas em menos de 24h depois eu ja tinha banhado e estava andando com meu bebe. Minha colega de quarto no hospital não teve a mesma sorte, optou pela cesariana pois queria a laqueadura (outro assunto que deveria ser abordado aqui, ja que a vasectomia é muito mais simples) ela ficou muito mal, não podia comer nem beber água, não fazia nada sozinha, não andava, dependia da acompanhante pra tudo...
    Eu estudei muito para o meu parto pois queria ter normal, a médica que fez meu pré-natal disse várias vezes que eu precisava de uma cesária pois tive anemia Meu bebê estava "passando da hora de nascer" mas insisti e no parto normal após 6h meu bebê nasceu bem, deu tudo certo.

  • @renatafelix7769
    @renatafelix7769 26 днів тому +48

    Os médicos atuais não têm paciência de esperar o beber nascer, inventam desculpas de que é melhor fazer cesária". Ainda mais no setor privado que visa o lucro imediato, não a qualidade de vida, minha amiga teve parto normal em hospital público, achei isso um privilégio.

    • @vitoriahenrique5063
      @vitoriahenrique5063 25 днів тому +12

      Também tive parto normal em hospital público, fui muito bem tratada e auxiliada o tempo inteiro. Uma enfermeira de nome Vânia se ofereceu para que se eu quisesse morde a mão dela pra me aliviar da dor, nunca vou me esquecer da empatia e respeito que tiveram comigo. 😊

  • @anacposso
    @anacposso Місяць тому +21

    Na minha primeira gestação queria muito o parto normal, porém, com uma sequência de violências e 20hrs de trabalho de parto, me encaminharam para uma cesariana de emergência. A experiência traumática me fez optar pela cesariana na segunda gravidez e não me arrependo. Foi mais rápido e menos traumático. Já amigas ricas que contrataram uma equipe para parir em casa tiveram a melhor experiência possível com o parto normal. Enfim, privilégios que o dinheiro proporciona.

  • @FabiMellofabiana
    @FabiMellofabiana Місяць тому +26

    Tive parto normal e se um dia engravidar novamente terei normal de novo, a recuperação é maravilhosa

  • @carmemcostacanta
    @carmemcostacanta Місяць тому +16

    Que maravilha ouvir vc falando disso. Para conquistar meu parto natural hospitalar em 2018, pesquisamos muuuuito, fizemos nosso plano de parto, nos empoderamos e meu marido precisou recusar intervenções desnecessárias várias vezes... Pra nossa sorte, nossa menina nasceu logo após a troca do plantão e o médico que chegou, olhou rapidamente o plano e sentou no chão pra receber a bebê, mostrando ali claramente que não ia me causar nenhum mal. Relaxei finalmente e ela nasceu, maravilhosa. Não tive analgesia nenhuma, me movimentei bastante e só tenho lembranças boas...
    Que mais e mais pessoas entendam realmente tudo o que há por trás da indústria da cesária, e assim mais mulheres possam ter partos tranquilos e naturais.❤

  • @anaraciscoto5679
    @anaraciscoto5679 Місяць тому +18

    Parabéns!! Eu sou pesquisadora na área do Direito e fiz minha dissertação sobre violência obstétrica no parto. Excelente vídeo, muito didático!

  • @cristianamenezes6197
    @cristianamenezes6197 Місяць тому +71

    Atila, sou enfermeira obstétrica há uns 8 anos e você, como sempre, foi impecável ao tratar de assunto que é tão importante mas ainda ignorado pela divulgação científica brasileira. Esse assunto também é muito espinhoso, toca em questões emocionais profundas. Não se espante se aparecer gente desdizendo a sua fala, o meio da maternidade/parto e amamentação tem muita gente frustrada com a própria história e com dificuldade de bancar as próprias decisões. Mas fico feliz com uma abordagem tão completa do assunto

  • @sakimoreira
    @sakimoreira 29 днів тому +29

    Sou estrangeira, de um país de taxa de cesariana é 20 a 25%. Simplesmente eu tinha medo de cortar minha barriga e por canta de recuperação depois do parto, então, queria que meu parto fosse normal. Fazia massagem na períneo, yoga e exercícios. Meus dois partos foram normais pelo SUS um com anestesia e outro sem anestesia porque não deu tempo para subir a sala de parto. Doeu muito sim, mas foram os melhores experiências da vida.

  • @lenicegomes8255
    @lenicegomes8255 Місяць тому +18

    Eu passei por isso. Não quis anestesia, não pude escolher a posição. Fiquei deitada mesmo. Extremamente desconfortável. Fiquei dias com dor nas pernas e braços. De tanta força que tinha que fazer. Cheguei no hospital com dilatação total, contrações ritmadas. Tudo certo. Mas o expulsivo nessas condições não me favoreceu. E depois de várias tentativas e o bebê não nascer, ofereceram a ocitocina pra me "ajudar". Mas isso aumentou Extremamente a frequência das contrações. Não tinha tempo de descansar e perdi as forças. Resultado? Episiotomia. Felizmente, não tive problemas e me recuperei bem. Mas aqui na minha cidade não se pode falar em violência obstétrica. Quase fui processada por causa disso. 😥 Meu primeiro filho foi parto normal pq os médicos. Nenhum médico recomendava parto normal. Faziam medo nas gestantes. "Ah, vai para o sus e vão fazer o pique.. Gente, vcs não tem noção da máquina de dinheiro e interesses pessoais que envolvem um parto. E sim. Prefiro outro parto normal a uma cesariana. A recuperação da cesariana é muito mais complexa. E a dor do parto normal, se bem trabalhada, é super isso mesmo. Normal. Fisiológica. Humana. Mas se a mulher não quiser, tudo bem também. Dor não pode ser o mesmo que sofrimento. Sou a favor da liberdade de escolha da via de parto. Mas com consciência e não medo e alienação, como ainda fazem muito.

  • @DanPaivaa
    @DanPaivaa 11 днів тому +15

    Eu tive uma gravidez saudável e sem nenhum tipo de intercorrências, conversei muito com a minha médica que queria tentar o parto normal, e o que recebi foi ela sempre me jogando pra cesária (e olha que eu tinha um excelente plano de saúde e iria parir em hospital particular), resumo da ópera: entrei em trabalho de parto com 37 semanas de gestação, ouvi da médica plantonista que meu parto estava EVOLUINDO SUPER BEM PRA SER NORMAL, mas acabei tendo uma cesária, que deve ter durado 10 ou 15 minutos no máximo, já que quando dei entrada no hospital entraram em contato com minha médica e ela foi ao hospital. Graças a Deus deu tudo certo, mas até hj, 3 anos depois, eu lamento não ter tido minha vontade respeitada e não ter tido um parto natural como eu queria.

  • @juh795
    @juh795 Місяць тому +13

    Trabalho como Doula, tive a oportunidade de prestar assistencia fisica, psicológica e emocional para pessoas gestantes, muitos partos vaginais e pouquíssimas cesáreas. Partindo da premissa que informar estimula fazer escolhas amparadas em evidências científicas. Como Doula tenho a missão de garantir o protagonismo da pessoa gestante. Uma mudança de paradigma ... um.caminho a ser trilhado... parabéns Atila, palavras cirúrgicas e necessárias!

  • @kari__malina
    @kari__malina Місяць тому +17

    Tô gestante, minha primeira gestação foi com parto normal e humanizado, sem episiotomia (nem tentaram, mas eu já não aceitava e não pretendo aceitar nesse parto novamente). Espero conseguir ter um parto normal novamente, foi muito benéfico para mim, no segundo dia já estava indo registrar a bebê. O parto normal é muito bom no sentido da recuperação, pois temos um bebê para cuidar e as dores basicamente ocorrem ali naquela hora, mas depois do nascimento isso passa. Eu fui descobrir esses dias que a ocitocina sem necessidade é violência obstétrica, e foi o que aconteceu comigo, não esperaram que eu começasse a ter contração, simplesmente me deram a ocitocina e eu sempre disse que a pior parte pra mim foram as contrações, hoje entendo que foi por causa da ocitocina. Muito bom o seu vídeo, Átila

  • @queziaalvim9517
    @queziaalvim9517 Місяць тому +19

    Minha escolha pela cesárea, foi o medo da violência obstétrica, q infelizmente ainda é muito comum no Brasil. São milhares os relatos de mulheres que sofreram violência durante o parto, traumatizadas 😢. Tive medo de passar por isso também.

  • @patriciaduarte4204
    @patriciaduarte4204 23 дні тому +50

    Tive 2 partos normais, sou a favor do parto normal, porem desde que a mãe tenha condições psicológicas para isso. O Brasil é um país onde mulher não é respeitada nem no ato de dar a luz, onde a violência obstétrica é uma realidade, mães e bebês morrem enquanto o médico tenta forçar o parto.

    • @brendapompeo
      @brendapompeo 22 дні тому +1

      Exatamente! Eu jamais faria parto normal, até porque minha família tem histórico de não ter dilatação. Cesária salva vidas, porque ele não coloca a taxa de mães que morriam no parto antes de existir cesária?

  • @janaina.serafim
    @janaina.serafim Місяць тому +27

    Muito necessário falar desse assunto, meu parto foi normal e a todo momento os médicos tentaram "acelerar" causando ainda mais sofrimento.

  • @marizavasconcelos6216
    @marizavasconcelos6216 14 днів тому +28

    Acho que a opção pela cesária também advém de um medo das mulheres da violência obstétrica. Parto humanizado é relativamente novo no Brasil e ainda reverbera o trauma de passar por uma experiência de parto vaginal violento. Quem tem um dinheiro guardado opta por pagar o parto no sistema privado do que ficar na agonia da roleta russa no sistema público.

    • @Lenne_alves
      @Lenne_alves 12 днів тому +1

      Exatamente, meu primeiro filho de 8 anos eu queria muito o parto normal, fiquei dois dias esperando e com dor, me colocaram no soro e toda hora fazendo o toque ( que na época eu não sabia que podia recusar) foi terrível e depois de muita dor e ansiedade, me falaram que não estava evoluindo o parto e me mandaram pra cesária, o dia que era pra ser o mais feliz da minha vida, me dava horror de lembrar, então na minha segunda filha, eu já pedi desde o início ao médico a cesária, não queria sofrer tudo novamente. A recuperação de uma cirurgia não é fácil, mas não me arrependo.

  • @BelliF
    @BelliF 21 день тому +20

    Salvo em casos de urgência, quem deveria decidir isso é a pessoa que vai parir (inclusive se quiser cesária).
    Por que é tão difícil deixar as mulheres tomarem decisões sobre o próprio corpo?

  • @luchafonseca2653
    @luchafonseca2653 Місяць тому +33

    Eu tive meus 2 filhos com parto normal de cócoras, parto humanizado no hospital. O parto dito normal com a mãe deitada na cama, a enfermeira empurrando o bebê e a força da gravidade não ajudando em nada, acho um crime. Foi tranquilo, recuperação rápida, recomendo para todas as mães que querem um parto normal humanizado.

    • @lucasarvelos
      @lucasarvelos Місяць тому

      Isso é violência obstétrica sim, a mulher deve ter liberdade de movimentação e empurrar a barriga chama manobra de kristeller, que pode gerar lesão no bebê

  • @iranisilvafelix
    @iranisilvafelix Місяць тому +16

    Meu Deus...tive minha filha aos 19 ano,por parto normal porém,após Ela nascer,fizeram em mim o tal do "perinio" e algumas horas após tive hemorragia.Isso foi a 32 anos atrás 😮
    Estou passada como passei por isso,sem saber que isso era uma violência contra mim😪
    Até hoje me recordo do tanto que ardia o tal do "pontinho"
    Tomara mesmo que no futuro,esses procedimento aconteça só com a autorização das mulheres 🙏
    Ótimo vídeo, muito esclarecedor

  • @lucianaafonso8191
    @lucianaafonso8191 Місяць тому +39

    O parto é algo muito particular,na minha opinião. A mulher tem que ter o direito de escolher o que é mais confortável para ela. Tive Normal não por escolha minha e sofri violências obstétricas. A experiência não foi boa.

    • @biancakoffke1313
      @biancakoffke1313 Місяць тому +2

      A mulher tem que ter direito sim, com toda certeza. Porém o problema hoje é que essa escolha é totalmente tendenciosa e muitas vezes forçado. Então a mulher acha que está escolhendo uma cesárea, quando na verdade o obstetra não fez o mínimo que era explicar as duas vias de parto e deixar a mulher no mínimo a tentar entrar em trabalho de parto. Acho que essa é a grande discussão: durante a gestação, os médicos não fazem o dever deles que é informar a mulher sobre tudo que diz respeito ao seu corpo

    • @lucianaafonso8191
      @lucianaafonso8191 Місяць тому +4

      O esclarecimento é a chave da situação e para isso, é necessário estudar, pesquisar. No meu caso,eu sabia sobre as duas vias e conheço mulheres que também,e mesmo assim,escolhem a cesária pois passar por dores é considerado algo desnecessário nos dias atuais. Novamente, são escolhas. Acredito que ficar tendenciando, com as velhas palavras de que o Normal é mais rápido,o Normal não deixa cicatrizes, que pode fazer logo as coisas etc etc, não convém muito. Eu sendo da área da saúde quando me perguntam, explico os dois e a escolha é livre,sem julgamentos.❤

    • @biancakoffke1313
      @biancakoffke1313 Місяць тому +1

      @@lucianaafonso8191 perfeito!! Mas saiba que infelizmente você é a minoria que explica 🥺
      Sou fisioterapeuta, passei por 3 obstetras durante minha gestação até achar um "menos pior", nenhum deles me explicava nada, os três torceram nariz quando eu falei da minha doula e enfim. Sorte a minha já ter conhecimento prévio e ter escolhido com clareza o que eu queria e fazia sentido pra mim

  • @anacarolinavieira3903
    @anacarolinavieira3903 Місяць тому +14

    Parto natural, induzido (com ocitocina) e analgesia. Tive bolsa rota com 37+3, e depois de 9 horas sem dilatar, iniciaram a indução. Mesmo elevando os níveis de ocitocina, 18 horas após a bolsa romper eu tinha dilatado apenas 3cm, mas tinha contrações a cada 150 segundos. Nesse momento, resolvemos fazer analgesia, pois eu já não aguentava de dor. A partir daí, eu comecei a dilatar (a analgesia foi fundamental pra isso, pois meu corpo pode relaxar), e em menos de 5 horas nasceu a minha filha. Foram 23 horas no total, extremamente exaustivo, mas a equipe da emergência (foi pelo plano) não me ofereceram ou indicaram cesariana em nenhum momento, respeitando meu dssejo pelo parto vaginal.

  • @ronioliveira3398
    @ronioliveira3398 Місяць тому +17

    Minha esta esposa na semana 38, tô aqui sábado a noite lavando as vasilhas e escutando esse vídeo e imaginando as várias conversas q tive com a minha esposa. Essa questão do médico e os custos são uma triste realidade, no nosso caso tenos convênio, contratanos uma equipe de enfermeiras obstetras para "vigiar" a equipe e o médico na hora do nascimento que vai ser com plantonistas. Não é só na hora, elas dão uma super assistência durante a gravidez e vai fazer valer o Plano de Parto que fizemos, e na hora q a bolsa romper elas virão na nossa casa para monitorar e escolher o melhor horário para ir ao médico. Existem muitos e muitos casos que o índice de cesarea é mais alta antes da virada do turno, o médico enche a paciente de hormônio para nascerem no turno deles, cesarea eles ganham mais e forçam para ir desse jeito. Existem muitos casos tristes e infelizmente escutamos vários casos reais que vc explica no vídeo. Força aí mulherada, e maridos bora apoiar a mulher nesse período que é muito mas muito especial para elas.

    • @titadelagarza
      @titadelagarza Місяць тому

      Que ela tenha uma boa hora ❤ Ter parto com plantonista é a melhor opção pois o médico está de plantão e não pode ir embora, então não acelera o parto com procedimentos. Eu tive com plantonista e enfermeira e deu tudo certo. Tomara que dê tudo certo para vocês também.

    • @abner_brito
      @abner_brito Місяць тому +1

      Muito importante a participação do marido nesse momento! Estamos aqui com nossa bebê de 1 mês e meio.
      Só um comentário: não é o rompimento da bolsa que define a hora em que vocês devem chamar as enfermeiras! A bolsa pode romper antes do trabalho de parto começar, mas pode acontecer também quando o bebê estiver quase nascendo.
      Sugiro que vejam vídeos sobre as fases de parto e que, se possível, avisem a equipe já no início da fase latente

  • @Nimsayy178
    @Nimsayy178 Місяць тому +37

    Deveria ser direito da mulher escolher o tipo de parto que preferem. Nem toda mulher tem físico ou psicológico pra arcar com um parto natural. Tentei induzir meu parto pelo SUS e foi traumático para não dizer o mínimo, sem um pingo de humanidade, não tive dilatação em horas de trabalho de parto ativo e o que me salvou foi a cesariana. Nosso sistema de saúde tem uma carência absurda de profissionais realmente capacitados pra prestar esse tipo de atendimento, olha o tanto de casos de violência obstétrica em partos naturais...

  • @arianatrajano9412
    @arianatrajano9412 Місяць тому +18

    Tenho dois filhos e os dois de PN, feliz demais com essa conquista ❤ (infelizmente entendo como conquista, pq somos desencorajadas o tempo todo).

  • @polianasouza7981
    @polianasouza7981 Місяць тому +18

    Meu bebê nasceu em 2023 de parto natural. Eu troquei de médico em meados da gravidez, porque na segunda consulta já queria marcar a data da cesariana. Eu me preparei para essa parto, confesso que doeu muito, mas meu bebê nasceu super bem. Me sinto bem com essa escolha.

  • @rayssaars
    @rayssaars 29 днів тому +50

    Fiquei grávida e para marcar a primeira consulta com a médica ela ja perguntava "Cesária ou normal? Ja aviso que para normal tem fila de espera". Oush! A pessoa não me explica nada, n vê nada e com um mês ja tenho que escolher sendo fortemente direcionada pra cesária? Achei absurdo.

    • @lucas.emerson22
      @lucas.emerson22 28 днів тому

      eu também acabo de achar! só de pensar na minha mami nessa situação, nossa...

  • @eugeniamarquesdecastro9835
    @eugeniamarquesdecastro9835 20 днів тому +14

    Um dos primeiros passos pra esse assunto (e podermos PARIR com escolha consciente) é: informação! Obrigada Atila!

    • @FelipeOliveir4
      @FelipeOliveir4 20 днів тому +1

      Graças ao parto normal eu não tive uma irmã então... Falta bom senso nos médicos. Parece que tudo é 8 ou 80.

  • @julianabp840
    @julianabp840 Місяць тому +51

    Tive parto natural, e apesar de ter doído DEMAIS, eu não trocaria por nenhum outro. Pra mim funcionou demais. Não tive laceração, não tive complicação, nada. Tive minha filha e poucos minutos depois, levantei e tomei um banho como se NADA tivesse acontecido. Sinceramente, foi vida. 😂❤

    • @julianacastro9655
      @julianacastro9655 Місяць тому +7

      Sim! Tive aos 40 anos e foi maravilhoso. Na hora q a criança sai a dor desliga, é incrível. Recuperação maravilhosa!

    • @titadelagarza
      @titadelagarza Місяць тому +6

      Pra mim tb. E olha que meu médico queria marcar a cesárea com antecedência porque ele ia viajar de férias. Arrumei outra medica com 8 meses de gravidez, graças a deus, porque meu parto foi super rápido, cheguei no hospital ganhando ja. Depois que nasceu, parecia que nunca nem estive gravida, estava otima. E pensar que podia ter ido pra uma cesarea, com pós operatório, sonda, pontos pra cuidar... Tudo sem necessidade

  • @rafaelnedel7344
    @rafaelnedel7344 Місяць тому +16

    Minha mãe, depois de 5 partos relata que cesáreas são muito menos sofridas durante e depois do parto e que ela nas duas últimas gravidezes exigiu cesárea. É evidência anedótica, mas até aqui era o que moldava minha visão do assunto.

    • @ThaisSLino
      @ThaisSLino Місяць тому +5

      @@rafaelnedel7344 todas as mulheres da minha familia (por parte de pai e mae) fizeram cesarea. Só relatos positivos q me ajudaram a escolher cesarea para mim tbm. Não senti dor nem durante nem depois. O famoso "caminhar" do dia seguinte não teve dor. Mas tem q ter alguém pra ajudar com p bebê pq tem os cuidados pós operatórios como não pode levantar peso, fazer exercícios ou levantar rápido. Mas depois de 2 meses, estava nova em folha.

    • @leticiamv
      @leticiamv Місяць тому

      ​@@ThaisSLino minha mãe tbm

  • @giovannacarolinealvessilva6295
    @giovannacarolinealvessilva6295 Місяць тому +38

    De todas as mulheres que eu conheço que tiveram uma cesariana nenhuma foi por necessidade. E algumas que queriam o normal ao chegar no hospital foram persuadidas a realizar a cesariana pelos médicos

    • @larissasantos4417
      @larissasantos4417 Місяць тому +2

      ​@@PessoaAleatoria01eu morria de medo de sofrer violência obstétrica. Sabia dos relatos mto antes de ser mãe. Fui pra uma maternidade referência e minha única queixa foi que não me deixaram chorar. Eu estava tremendo mto dps do parto e todo mundo dizia que era normal. Eu quase mordi minha língua de tanto tremer. As técnicas estavam sem paciência e eu achei "melhor" engoli o choro e tentar dormir. Só queria ver meu marido ou minha mãe... mas fiquei em observação.

  • @RaisaIlena
    @RaisaIlena Місяць тому +26

    Tive 3 partos normais. Sou médica e nunca quis fazer cesárea. Sou uma exceção entre várias colegas. Os 2 primeiros sem analgesia em hospital privado no Brasil e o último em hospital privado de Portugal com anestesia do parto normal, melhor parto dos três sem sombra de dúvida. Aconselho a quem me perguntar: se puder, tenha parto normal com anestesia!

  • @drika.valerio
    @drika.valerio Місяць тому +49

    Moro na Austrália e aqui eles abominam cesarea. Tive diabetes gestacional e perguntei pro médico se isso seria motivo pra eu fazer uma cesarea (eu queria normal, nem cogitei cesarea como opção pra mim) e o médico disse "esquece, cesarea não é uma opção pra você". Fiquei aliviada rs. No dia no meu parto, foram 8h de trabalho de parto, minha bebê nasceu com 4,100kg enorme, sem anestesia e de parto normal. Coloquei no meu plano de parto que não autorizava cesarea, apenas com justificativa médica em caso de risco de vida, mas não foi nem cogitado. Também coloquei que não autorizava de jeito nenhum episiotomia, a equipe leu todos os meus desejos e cumpriu a risca. Porém como trocou o plantão médico, a médica q assumiu acho que não leu e veio com a tesoura depois de cerca de 1h na fase expulsiva. Eu surtei e falei pro meu marido não deixar de jeito nenhum, e a médica respeitou. Vimos que ela fez cada de "aff ia ser muito mais rápido" mas eu não permiti e minha filha nasceu perfeita, de parto normal, sem episiotomia, enorme e eu tive laceraçao de 1o grau só, levei 3 pontos apenas, assim q ela nasceu eu fui tomar um banho sozinha e em menos de 24h já estávamos em casa. Os pontos cicatrizaram super bem e eu acho cesarea sem motivo um procedimento desumano, pra quem precisa cuidar de um bebê estando ainda em recuperação.

    • @anaclaudialucas9748
      @anaclaudialucas9748 Місяць тому +1

      @@drika.valerio que lindo!!! Também tive laceração grau 1 e 3 pontinhos que cicatrizaram muito bem

  • @paulapedron
    @paulapedron Місяць тому +18

    vídeo incrível! vale ressaltar que não é só a escolha e sim os benefícios que um parto vaginal pode trazer para a mãe e o bebê. tirar esse direito dela por questões financeiras é muito triste!
    conhecimento liberta!

  • @raissasilveiraaa
    @raissasilveiraaa Місяць тому +23

    Tive 2 partos normais, e vi de perto o quanto é praticamente impossível conseguir isso com médicos que aceitam plano de saúde. No fim Tive q pagar a disponibilidade nas 2x, pra ter certeza de q teria um médico que me respeitaria nesse momento, que não praticaram violências obstétricas ou que não me levaria pra cesarea na hora H em q eu estivesse com dor. Valeu cada centavo, pois meus partos foram momentos super importantes da minha vida e ocorreram conforme minha vontade, mas gostaria que isso fosse acessível para todas as mulheres, pois deveria ser um direito nosso.

    • @isadorareismarin2001
      @isadorareismarin2001 Місяць тому

      Parto humanizado para todas as mulheres? 😂😂😂😂😂😂 , vai sonhando que isso vai acontecer no Brasil

    • @anaclaudialucas9748
      @anaclaudialucas9748 Місяць тому

      @@raissasilveiraaa eu tive numa maternidade próxima à minha cidade, pelo plano, mas com a equipe de plantão. Pode ter sido sorte, mas foi incrível

  • @IngridLemosdeCarvalho96
    @IngridLemosdeCarvalho96 Місяць тому +21

    Sou médica recém formada. Atualmente a episiotomia é evitada, e o parto normal é incentivado, pelo menos nos hospitais os quais fiz internato, porém as próprias gestantes não querem parto normal ( isso é outro lado), porque é mais doloroso e elas têm muito medo, inclusive em aguns casos era possível o parto normal e elas ficavam " bravas" com o médico por não querer fazer parto cesária. Eu como interna acompanhava os partos normais e também entrava a quirófano, também fazia a evolução pós-parto ou pós-cirúrgica e certamente a recuperação das que faziam parto normal era melhor, mais rápida e logo tinham alta.

    • @historiaestudo
      @historiaestudo Місяць тому +6

      Interessante suas experiências, isso mostra como o parto cesariana têm suas raízes culturais já bem estabelecidos, o que é preciso desconstruir! Mas temos bastante problemas com o que está se chamando parto "humanizado" que por outras linhas acabam tentando induzir de todas as formas e muitas vezes desrespeitando as vontades das gestantes nesse processo. O que você acha que pode ser feito para mudar isso?

    • @isadorareismarin2001
      @isadorareismarin2001 Місяць тому +1

      Tem mulher que faz parto normal e sai no mesmo dia da maternidade 😂😂😂😂😂

    • @deboraduarte6214
      @deboraduarte6214 Місяць тому +5

      @@isadorareismarin2001no mesmo dia não pode, mas a média é em 24h pós parto

    • @isadorareismarin2001
      @isadorareismarin2001 Місяць тому

      @@deboraduarte6214 há sim, eu pensei que podia, desculpa aí 😂😂😂😂😂

    • @evelinegomes
      @evelinegomes Місяць тому +2

      @@isadorareismarin2001 até pode. minha amiga teve o parto em casa inclusive. é questão de equipe e de acompanhamento. e todas que eu conheço que passaram pelo parto normal tiveram um pós parto sem dor. irmã da minha amiga pariu num dia e no outro estava com a gente na festa de aniversário dessa amiga. obviamente com cuidado mas se movimentando tranquilamente, sem dor e o mais importante: podendo cuidar do bebê de forma tranquila.

  • @nielsenkuchar2153
    @nielsenkuchar2153 Місяць тому +10

    Muito bom! Eu sou uma defensora do parto natural, pois passei por um. Se estudarmos sobre, entendendo cada fase, mesmo que difícil fica muito menos assustador. Foi assim comigo durante meu trabalho de parto do início ao fim, tive um parto lindo, sem laceração e fui respeitada (tive doula e tive a sorte de cair com uma enfermeira obstetríca no meu parto que foi obviamente pelo SUS) os benefícios são muitos!

  • @niiamaro9150
    @niiamaro9150 19 днів тому +26

    Vou falar meu ponto de vista:
    Estou grávida de 7 meses, meu pré natal está sendo pelo sus, assim como meu parto também será. Até agora não tenho preferência de via de parto, porém, com minhas pesquisas vi que o sus (hoje em dia) tenta até o ultimo momento o parto normal. Vi muitas mulheres sofrerem as contratações do parto e no final ainda ter que passar pela cesárea. Vi bebês morrendo ou nascendo deficientes por esperarem demais na barriga, pelo parto normal. Vi mulheres sofrendo violência obstétrica...acredito que esse seja o maior medo das mulheres em relação ao parto normal, sofrerem violência obstétrica e também ver seu bebê prejudicado. A maioria das mulheres da minha familia optaram por cesarea(tinham convênio). As que passaram pelo parto normal contam que a experiência foi horrível. Então acredito que as mulheres que "romantizam" o parto normal são aquelas que podem pagar por um parto humanizado de verdade, com doula, banheira, etc. Já eu não vou mentir, tenho medo de passar pelo parto normal e surgir alguma complicação e ver meu bebê sofrer, além da violência obstétrica. Esse é o medo de muitas mulheres. Mas cada caso é diferente, as mulheres deveriam mesmo ter o poder de escolha, de verdade! Cabendo ao médico escolher somente se fosse melhor pra mãe e pra criança. Mas os hospitais seguem um sistema que tratam as grávidas como um bicho, que deve sofrer pois na hora de fazer o bebê, só pensou no prazer. Poucas são as equipes que entendem que o parto é um momento muito especial para as mulheres, e uma vida está a caminho, deve se tratar esse momento com profissionalismo e amor. Enfim....é dessa forma que eu enxergo.

    • @camilaines2
      @camilaines2 18 днів тому +2

      Eu sou defensora com unhas e dentes do parto normal. E o meu parto foi um parto normal normal, minha bebê tinha 4 kg, sem doula, nem parto humanizado, nem banheira e tal, foi normal mesmo, foi difícil e eu passaria por tudo de novo.
      Eu não romantizo, mas recomendo fortemente.

    • @Raphinha395
      @Raphinha395 16 днів тому

      ​​​@@camilaines2Recomenda porque para VOCÊ foi bom. Eu sofri violência obstétrica, tive uma laceracao muito grande, tive que levar 17 pontos, e não pude ficar de pé por mais de 10 minutos por 2 meses porque sentia uma dor terrível!
      Tive muito sangramento após o parto e por conta disso, desmaiei diversas vezes, inclusive enquanto estava sendo costurada, desmaiei e acordei durante todo o procedimento. Fiquei 4 dias no hospital porque fiquei muito mal. Meu bebê estava passando da hora e exatamente na hora que colocaram ele na minha barriga, ele fez cocô. E depois do parto, sangrei por 49 dias. Se eu pudesse pagar, com certeza teria feito uma cesariana.

    • @camilaines2
      @camilaines2 16 днів тому +1

      @@Raphinha395 sinto muito por tudo que passou. Mas eu tbm tive laceração e tomei 19 pontos, também não tive uma recuperação fácil. Ainda assim eu teria outro parto normal. Pq na próxima eu me planejaria melhor, faria plano de parto, me informaría melhor. Eu não vou deixar uma experiência ruim mudar o fato de que o parto normal é melhor. Cesária é ótima pra quando HÁ necessidade.

    • @camilaines2
      @camilaines2 16 днів тому

      E normal seu trauma te fazer pensar diferente, entendo. Porém acho que deveria repensar.

  • @brunarossini1988
    @brunarossini1988 15 днів тому +16

    Passei por 4 partos normais, 1 pela rede particular, e 3 pelo SUS, e posso dizer que, no meu caso, o atendimento particular foi ruim, justamente pela minha escolha de parto normal; já pelo SUS foi tudo excelente, desde o pré-natal até o pós parto! ❤

    • @poly_valente
      @poly_valente 13 днів тому +3

      O parto humanizado chegou no SUS muito antes e eles fazem muito melhor com essa visão, já a cultura de partos normais cheios de intervenções no particular continua.

  • @adrianefreire7614
    @adrianefreire7614 Місяць тому +36

    Transformaram os partos em um comércio gigantesco.

  • @jackelinevictor1785
    @jackelinevictor1785 5 днів тому +11

    Nunca esqueci o que uma médica disse para uma amiga grávida: "Não posso parar minha agenda pra esperar seu filho nascer."

    • @isamunizx
      @isamunizx 4 дні тому

      Não só a agenda dela como de todas as pacientes. Parto normal não tem hora para ocorrer e nem para terminar, você precisa estar totalmente a disposição e desmarcar consultas de pessoas que também precisam de parecer médico. Sou total contra médico, só pensam em dinheiro, mas nisso estão certos

  • @sabrinagraff8529
    @sabrinagraff8529 Місяць тому +29

    acho muito engraçado quando as obstetras falam "se estiver tudo certo podemos tentar parto normal" e nao "se necessario, vamos para a cesárea". demonstra o que elas enxergam como regra e o que elas enxergam como exceção

  • @isauwuu
    @isauwuu Місяць тому +21

    Recomendo a todos assistirem o documentario "Renascimento do Parto". E outra, pesquisem sobre os pontos positivos e negativos da cesariana e do parto normal, tenham conhecimento antes de escolher um procedimento. Se todos de fato buscarem conhecimento sobre os dois procedimentos, principalmente mulheres, tenho certeza que as escolhas seriam muito diferentes.

  • @etthysilva8015
    @etthysilva8015 Місяць тому +17

    Meu parto foi bem complicado e fizeram a episiotomia. Mesmo tendo com uma boa dilatação, pois tive bastante complicações, o que foi dito na hora do parto foi que meu bebê iria sufocar se não conseguisse sair rápido, fizeram também a manobra de Kristeller, pra tentar fazer o bebê sair, sentir muitas dores, meu bebê saiu e não chorou, mas felizmente era apenas por causa do líquido engolido. Isso tudo ocorreu em 5h de trabalho de parto, eu por ser mãe de primeira viagem não sabia que esses procedimentos eram arriscados, e não denunciei.Fiquei traumatizada. 😢

    • @cintiabarbosa31
      @cintiabarbosa31 Місяць тому +5

      Vc sofreu violência obstétrica , infelizmente … Sinto muito!! 🌷

  • @janemelo2667
    @janemelo2667 Місяць тому +15

    Pela primeira vez um vídeo seu não me trouxe quase nenhuma informação nova. Mas isso não é uma crítica não, pelo contrário. Estou escrevendo pra agradecer. Que bom que alguém com o seu profissionalismo e com o alcance que tem resolveu tocar nesse assunto, que a muito tempo já vem sendo chamado de epidemia de cesária. Não sou da area da saúde, sou apenas uma mulher que estudou muito sobre o assunto quando ficou grávida do primeiro filho a 18 anos atrás. Quando, na primira consulta pré natal o obstetra me disse coisas como "parto normal é coisa do tempo da sua avó. Agora fazemos um cortesinho e pronto. Não se preocupe com isso." Isso na primeira consulta - motivo de cesária??? Aff, nunca mais voltei nesse médico. Passei por mais uns 4 até encontrar um que me enganou melhor...rs... Por que no fundo 90% dos médicos pensam igual...triste. Na minha segunda gravidez encontrei uma médica melhor, mais honesta e que realmente acreditava nos benefícios e vantagens do parto normal, a Dra Mariana Simoes. Enfim, aprendi muito e hoje milito em favor do parto normal, mas principalmente defendo o conhecimento. Incentivo toda grávida a se informar. Estudar e não ficar tão dependente da opião médica. Infelizmente, nem toda conduta médica previligia o bem estar do paciente... mas sim o lucro. E eu posso falar tranquilamente sobre o assunto como vc e sua esposa. Aqui também a cesariana salvou a vida dos meus dois filhos. Não somos contra a cesária. Apenas contra o uso dela sem necessidade. Meu primeiro filho estava pelvico e meu segundo filho não queria sair do conforto da barriga mesmo depois de 30 horas de trabalho de parto...rs.. Não tive o parto desejado, mas meus filhos nasceram bem, com apgar alto, e eu sei que fiz o melhor pra eles e pra mim. Enfim, muito obrigada por esse vídeo. Simplesmente AMEI. Completo, direto, claro e essencial. Parabéns:)

  • @Kwas305
    @Kwas305 Місяць тому +12

    Como homem, assisti o vídeo completo, e só vem a minha mente as falas da minha mãe e das minhas tias sobre como foi o parto delas... É muito importante um vídeo sobre violência obstétrica

  • @luluvmk
    @luluvmk Місяць тому +40

    Só um adendo: violência obstétrica não se restringe ao momento do parto. Diz respeito a todas as violências relacionadas aos processos reprodutivos.

  • @gioamboni7728
    @gioamboni7728 Місяць тому +10

    Eu estudei muito o parto natural quando gestava. Em 2013, em Maringá - PR, o acesso a essa informação era seletivo e eu conheci um grupo de doulas que me ajudou bastante. Na rede pública era sabido que passaria por uma série de intervenções violentas, como não escolha de acompanhante, episiotomia e parto em posição deitada. Estava tudo certo para o parto em casa mas minha pressão arterial subiu algumas semanas antes do parto. Me joguei e fui parir meu filho no Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis-SC, referência em parto humanizado, na época. Hahaha muita disposição, mesmo sem grana, pra poder ter um parto decente, que acabou acontecendo, sem grandes contratempos. Sempre recomendo o parto natural pra quem pergunta por que não tem comparação. A dor do parto é o de menos.

  • @palomaalvesfigueiredo9264
    @palomaalvesfigueiredo9264 Місяць тому +83

    Ele está falando de ciência e as pessoas ofendidas, brasileiro como sempre não sabendo interpretar texto..kk

  • @carolinesauner9290
    @carolinesauner9290 Місяць тому +12

    Vídeo ESPETACULAR!!! A cada dia nasce um novo “profissional” que ama dinheiro e coloca a ciência no bolso. Minha cidade tem tanto profissional que joga no colo da gestante a suposta “escolha” da cesárea, criando indicações com fontes da vozes da cabeça dele, mina a confiança da gestante e no fim volta pra casa com o dinheiro no bolso e a gestante lá, lidando com o pós da cirurgia. Mas ainda sssim vai vir gente aqui dizer que cesárea é melhor pra saúde. Mas ok, todo dia uma luta diferente pra garantir o direito da mulher como um todo, inclusive saber o que acontece!!!!

  • @mariludallanora4040
    @mariludallanora4040 12 днів тому +19

    Além disso tudo, algumas mulheres optam pela cesárea por conta do histórico de violência obstétrica praticado por anos institucionalmente desde a formação até anos de experiência de médicos e enfermagem em hospitais.

    • @user-xo2le6tf6c
      @user-xo2le6tf6c 12 днів тому

      Eu optei por isso e por medo de passar do ponto e sufocar meu filho, deixar a decisão sobre a vida dele nas mãos de estranhos.

    • @mariludallanora4040
      @mariludallanora4040 11 днів тому +1

      @@user-xo2le6tf6c esse medo que colocam em nós desde a primeira consulta é também um instrumento de violência para nos convencer de que a cesárea é a melhor escolha. Mas na verdade a maioria das mulheres nem pode escolher… eu só consegui escolher depois de passar por três médicos. E optei pelo parto normal, mas enfrentando muitos medos. Inclusive o medo de precisar de uma cesárea e o corpo médico não realizar porque eu optei pelo parto normal.

  • @annamarcia1
    @annamarcia1 Місяць тому +8

    Há 15 anos eu descobri tudo isso e mergulhei em evidências científicas do cenário obstétrico. Como mulher mãe e doula, adorei que você trouxe o tema!! Muita felicidades e saúde pra família e jacarezinho ❤️

  • @silviaferreira6619
    @silviaferreira6619 Місяць тому +39

    Primeiro tem que tratar a violência obstetríca . As mulheres são diminuídas, infantilizadas , xingadas e o CRM ignora completamente o problema , diz inclusive que não existe

  • @brunasousa2111
    @brunasousa2111 Місяць тому +17

    Conheço muitos depoimentos de violência obstétrica, meu maior medo foi perder meu bebê por causa de negligência médica e tantos casos negativos, então mesmo com riscos optei por cesaria no particular e foi um sucesso, o médico colocou cola e assim visualmente nem aparece a cicatriz e a reputação foi maravilhosa, realmente é muito cômodo... Não me arrependo de ter escolhido !!!

    • @vitoriabeckerd
      @vitoriabeckerd Місяць тому +2

      Também existe violência na cesariana. Uma pena que as mulheres não saibam

  • @DylanBelo
    @DylanBelo Місяць тому +12

    Minha obstetra tinha uma taxa alta de cesaria, na última consulta ela me convidou pro hospital q ela trabalhava pra fazer toque, disse que ia mais minha mente so gritava que essa mulher iria me tentar convencer a uma cesaria do nada, uma semana depois pari normal com médicos do plantão que estavam com meu plano de parto na mão tentando me convencer a não ir pra cesaria (eu gritava por uma no momento da dor), e tive um parto normal LINDOOO, tomei analgesia no final mas ainda conseguir andar, pari sentado sem nenhum médico me tocando, apenas assistindo, aquela equipe da sexta feira de manhã foi incrível

  • @andreolidayane
    @andreolidayane Місяць тому +9

    Tive pre eclampsia e tive parto normal, quando falo isso para as minha amigas elas acham estranho, mas controlaram a minha pressão dias antes para que o quadro não evoluice e consegui ter um parto normal tranquilo ❤

  • @jussararoedel3804
    @jussararoedel3804 Місяць тому +10

    Átila! Muito importante vc levantar esse assunto! Em nome das mulheres: agradeço! 👏👏👏👏

  • @jonnaalmeida
    @jonnaalmeida Місяць тому +23

    Pessoal assistindo o video de tras pra frente, so pode kkkk as experiencias pessoais não ultrapassa estudos científico. É válido destacar que entres as todas mazelas da cesária, uma das piores é a quebra de autonomia da mulher sob seu parto.
    Se voce teve cesária e achou otimo, quer dizer que no minimo foi um processo de autonomia sua e teve uma assistencia adequada, o que não é a realidade da maioria das outras mulheres.

    • @cristianamenezes6197
      @cristianamenezes6197 Місяць тому +3

      O povo é muito mal resolvido com esse assunto

    • @boldcursoparaescritores2979
      @boldcursoparaescritores2979 Місяць тому +4

      @@cristianamenezes6197 É mais fácil enganar uma pessoa do que convencê-la de que foi enganada. Esse é o problema.

  • @rebecas1073
    @rebecas1073 2 дні тому +15

    Passei 18hrs de trabalho de parto sem a criança encaixar. Induziram e estouraram minha bolsa com um ferro. Não me deixavam tentar posições que eu conseguisse fazer força e disseram “se você ficar em pé e a criança cair ninguém vai poder fazer nada” entre várias outras situações…. Resumindo: não quero parir nunca mais (no final foi cesariana e minha filha não morreu por pouco”

    • @emanuellahigino3702
      @emanuellahigino3702 День тому +1

      Foi particular ou pelo SUS? Sinto muito pela sua experiência:/

  • @fontelessousa
    @fontelessousa Місяць тому +8

    Como fisioterapeuta pélvica, agradeço você por trazer esse tema para o seu canal ❤🎉

  • @angelicammartins6468
    @angelicammartins6468 3 дні тому +8

    Como sempre, ótimo conteúdo! Só faltou falar do atendimento que uma Doula pode dar para essa gestante, evitando todas as violências obstétricas citadas e explicando o processo do Trabalho de Parto com evidências científicas. Nós, doulas, podemos fazer a diferença no desfecho de um parto.

  • @enfprismac
    @enfprismac Місяць тому +54

    Eu tive parto normal e sou enfermeira obstetra do SUS, há mais de 20 anos lutando para que mulheres tenham uma assistência baseada na ciência e no afeto.

  • @crisregisherpeto
    @crisregisherpeto Місяць тому +32

    Tive minha filha de parto normal. Ela nasceu à termo, 38 semanas. Sofri todo tipo de pressão para marcar a cesariana. O parto normal é tão incomum que as enfermeiras do hospital foram me visitar como se eu fosse uma anomalia. Elas diziam: "nossa, faz muito tempo que não víamos um parto normal por aqui".

    • @matheusbritto9607
      @matheusbritto9607 Місяць тому +4

      Já sei que foi em um lugar elitizado, na maternidade pública aqui da minha cidade quase tds os partos são normais, quem tem condições já marca uma cesárea em um hp privado

    • @crisregisherpeto
      @crisregisherpeto Місяць тому

      @@matheusbritto9607 Sim. Foi num hospital particular da Zona Sul do Rio de Janeiro. Não vou dizer o nome aqui, mas é numa maternidade de um hospital católico que fica entre Botafogo e Humaitá.

    • @heidypsi2921
      @heidypsi2921 Місяць тому +3

      Nossa! Parece que você está falando de mim! Rsrsrs! Eu virei atração do hospital. E nem era um hospital de elite. Era pelo convênio. E ainda tive que aturar o médico dizer que meu parto não foi normal, por causa de "intercorrências" que ele mesmo provocou. 😒

    • @crisregisherpeto
      @crisregisherpeto Місяць тому +1

      @@heidypsi2921 Eu escutei um dos médicos debochar, quando eu estava sentindo as dores das contrações, dizendo que a realidade do parto normal não era bonita. Era essa coisa horrível que eu estava passando.

    • @heidypsi2921
      @heidypsi2921 Місяць тому +6

      @@crisregisherpeto bem isso... Muita falta de respeito e deboche, sem mencionar as agressões. Aí as pessoas não sabem o porquê dos altos índices de cesárea...

  • @vanessamiller2251
    @vanessamiller2251 7 днів тому +18

    Estou gestante e tenho medo do parto normal exatamente por conta de toda violência que a mulher sofre durante o trabalho de parto. O que deveria ser um momento lindo acabado sendo um momento que a mulher quer esquecer. É muito difícil ser mulher aqui no Brasil

    • @mansurmachado9217
      @mansurmachado9217 7 днів тому +3

      Geralmente, quando se discute cesaria x parto normal, pouco se fala das questões envolvendo a violência obstétrica!

    • @alinegoks3118
      @alinegoks3118 7 днів тому +3

      E quem quer ter um parto normal digno e bom é quem pode pagar um hospital, médicos, doulas e etc. Os planos de saúde abusa dessa parte cobrando fortunas pra se usar um quarto. já vi hospital cobrar 20 mil pra ter um parto normal, tirando outros custos. É bem difícil mesmo ser mulher e pobre.

    • @tainaalves9519
      @tainaalves9519 7 днів тому +3

      Mas a violência obstétrica acontece muito no mundo todo, viu

    • @RaquelVieira-ie7yj
      @RaquelVieira-ie7yj 5 днів тому

      Qual é a violência que mulher sofre, a dor de contrações é normal depois passa... Dão injeção para facilitar a expulsão do bebê... Dói algumas horas e depois passa, mulher já foi preparada para isso é nossa natureza

    • @juzinhabr90
      @juzinhabr90 4 дні тому +1

      ​@@RaquelVieira-ie7yjxingamentos, a moça do meu trabalho no sus ficou "cagad@" e as enfermeiras falando que era problema dela, que o bb ia nascer daquele jeito q ng ia limpar. Mandando parar de gritar. Dizer q na hora q fez não achou ruim..e etc. São milhares de violências. Coloca no Google violência obstretica e verá.

  • @julianagomes8379
    @julianagomes8379 8 днів тому +9

    Muito obrigada por abordar esse tema, Átila. Sonho com o dia em que as mulheres farão escolhas, estando com as informações certas em mãos; talvez também possa sonhar com o fim dos partos em hospitais sem janelas, escuros e nada acolhedores; e os profissionais serão éticos e empáticos.
    Vou (e já estou) fazendo parte da enfermagem que não apenas sonha com isso, mas planeja.

  • @lotraquelu
    @lotraquelu Місяць тому +22

    É de chorar de raiva!!!!! Ser mulher nesse mundo é uma luta diária, puta merda!

  • @dikacancelier
    @dikacancelier Місяць тому +71

    Para as grávidas que estão chegando por aqui e lendo relatos negativos sobre o parto. A minha filha nasceu de 38 semanas por via natural (parto normal sem analgesia) na rede particular. Eu paguei a disponibilidade de uma médica que tem o histórico de fazer pouquíssimas cesáreas. É possível sim ter o seu parto normal na rede privada, mas pesquise bem as taxas de cesárea do seu obstetra, porque muitos se dizem a favor do parto normal, mas lá nas 38 semanas dizem qualquer coisa para fazer uma cesárea "de emergência" e é claro que a essa altura você não irá discutir com o médico.

    • @priscilaackerman7349
      @priscilaackerman7349 Місяць тому +2

      Gostaria de saber o nome da médica. Poderia me passar?

    • @josiaswando9561
      @josiaswando9561 Місяць тому

      Sou homen mais estu curioso. Você pariu na posição obstrétrica(Deitada com as pernas abertas) ou de outra forma?

    • @brendaramos1861
      @brendaramos1861 Місяць тому +1

      Obrigada pelo seu relato, é um alento! Esse é um tema muito complexo, não conseguimos sintetizar todo o debate num vídeo de 20 minutos. Infelizmente, muitas mulheres tiveram péssimas experiências com partos normais que ajudaram a maximizar a dor e sofrimento do momento.

    • @MarianaAlves-ly1lr
      @MarianaAlves-ly1lr Місяць тому

      @@josiaswando9561?

    • @Major.Nero.Vulpi.001
      @Major.Nero.Vulpi.001 Місяць тому +1

      Tá, mas quanto que ficou no total o seu parto pelo particular ? Muitas mães não tem condições de pagar um parto particular. Incluindo tudo no seu parto, desde as consultas, procedimento, quarto, equipamentos, e materiais, taxa de disponibilidade do médico.... Deu quanto no total?

  • @helonak
    @helonak Місяць тому +10

    Parabéns pelo vídeo, Atila! Nós mulheres merecemos acesso ao parto humanizado, com informação correta e ser protagonista ❤

  • @lhuaninskiskibinski
    @lhuaninskiskibinski Місяць тому +22

    Violência obstetrícia.... Aqui no amapa quando as mulheres no hospital publico estao gritando de dor as enfermeiras e tecnicas ficam rindo dizendo "ai? Na hora que tava em cima mao tava doendo ne? Kkk"
    "Ah mana para... ano que vem tu ta aqui de novo"
    "Aii kkk se tivesse dado o 👌 nao tava passando por isso"
    Bem humano o atendimento aqui 😊