Neurodivergente - o trabalho e seus desafios para autistas, TDAH e disléxicos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 114

  • @lygia.pereira
    @lygia.pereira  2 роки тому +10

    Se você também quiser sugerir um tema de vídeo, deixe aqui abaixo o seu comentário!
    🧠✨♾✨🌈

  • @naramarques2298
    @naramarques2298 Рік тому +15

    Sou TEA 1, tdha, introvertido. Trabalho no sus, sou obrigada a ver campanhas em prol ao autista, e ao mesmo tempo: obrigada a camuflar a minha neuridivergencia.
    Sou obrigada a exercer funções abaixo de minha capacidade, pois pedir para adaptar ao hiperfoco dá na mesma que pedir pela exoneração.
    " saúde publica municipal", totalmente contrária a inclusão do autista!

    • @nalimmartins
      @nalimmartins 9 місяців тому +1

      EXATAMENTE!!! To no 5 ano de medicina, minha faculdade tem foco no sus e o discurso social e empático e lindo, mas na prática eu sou excluída pela instituição desde sempre.

  • @SuzanReis
    @SuzanReis 2 роки тому +56

    As três vezes que consegui vaga foi porque tive que mentir que eu era comunicativa e gostava de trabalhar em equipe....a primeira pedi as contas e o outro fui afastada por depressão e o último deu os 3 meses já me mandaram embora e eu já estava depressiva. Esse ano faço 40 anos e fui laudada , descobri que sou autista e hipersensível ( mas vou no psiquiatra desde os 16).

    • @ellenbalbinodepaula369
      @ellenbalbinodepaula369 2 роки тому +4

      nossa, somos duas...

    • @vanessamach5365
      @vanessamach5365 Рік тому

      Qual profissional que te deu o laudo, fez testes

    • @SuzanReis
      @SuzanReis Рік тому +2

      Eu fiz a avaliação no instituto Talentos aqui em Curitiba com uma psicóloga e uma psicopedagoga e o laudo foi a Psiquiatra Michele Polzin que atende a minha filha e o meu irmão também.

    • @nubiagrando
      @nubiagrando Рік тому +1

      Eu também fiquei com problemas seríssimos por causa do trabalho tive que me afastar

    • @SuzanReis
      @SuzanReis Рік тому +4

      É complicado pois as pessoas acham que a gente é preguiça ou má vontade 😕

  • @wacheleskit.j5112
    @wacheleskit.j5112 Рік тому +14

    Eu aprendi a mentir muito bem depois de tantas negativas, estudei mt de como agir e como me portar. O ruim é sustentar esse personagem todos os dias, da dor física de simplesmente olhar nos olhos.
    É comum que em 3 meses depois de iniciar a depressão venha e me sinta incapaz. Os olhares e a descriminação por ser diferente é o que mais dói.

  • @carollcher
    @carollcher 2 роки тому +16

    Consegui um emprego no meu jogo favorito, meu hiper foco. Não tenho diagnóstico mas comecei a pesquisar sobre o assunto pq já tive duas situações em que senti "mini burn out" por conta de me dedicar num nível anormal com o trabalho. Minhas avaliações de performance são sempre focadas em "desacelerar", work-life balance e aprender a fazer mais pausas...um dos motivos é pq minha performance é outstanding, impecável e isso prejudica a moral da equipe. É incrível como minha memória para o trabalho é perfeita mas para a vida "real" é horrível. Me sinto uma pessoa diferente super capaz no trabalho mas choro e me sinto burra na fila do banco ou fazendo qualquer atividade que envolva burocracia. Estou a procura de um neuropsiquiatra que atenda online para conseguir um diagnóstico. Tudo que vc fala no seu canal me faz sentir vista. Quero um diagnóstico para aprender mais e a lidar melhor com a vida (minha terapeuta acha que tenho altas habilidades) Obrigada pelos seus vídeos tão calmos e informativos! Gosto muito da forma que vc explica ♥

  • @Julilocato
    @Julilocato Рік тому +5

    Fui diagnosticada com autismo recentemente. Informei à universidade onde eu estudo e apresentei as indicações do meu psiquiatra. A responsável pela unidade de atendimento ao autista e aos deficientes me disse que seria melhor se eu nem tivesse me matriculado e ido fazer o curso online

  • @Rob0_t
    @Rob0_t Рік тому +4

    Gostei bastante dos pontos do vídeo. Eu provavelmente sou neurodivergente em "descoberta". Eu sempre soube que eu era diferente mas não sabia o que era. Já desconfiei de Asperger antes e pessoalmente descartei, mas me identifico bastante com TDAH, e agora finalmente fazendo uma avaliação neuropsicológica pra conseguir meu diagnóstico, minha neuropsicóloga já acha bastante provável que eu seja autista com tdah de comorbidade.
    E essa questão de trabalho é realmente terrível. Já fui rejeitado em várias entrevistas de emprego, e enquanto não entendi de imediato o motivo, esses tempos tenho certeza que foi minha personalidade estranha, o fato de eu olhar pouco nos olhos e etc. E o único trabalho que já consegui antes não tinha absolutamente nada a ver comigo e eu só aceitei porque fui pressionado pela família.
    Agora eu tô cansado de tentar me adaptar em um mundo que me rejeita. Eu vou fazer as coisas do meu jeito e calar a todos que entraram no meu caminho. Vou falar como eu quiser, me sentar como eu quiser, e nunca deixar de ver o mundo com todas as nuances que eu vejo e a maioria das pessoas não vê. Obrigado pelo vídeo, me deixou inspirado!

  • @Comunautista
    @Comunautista 5 місяців тому +1

    Bem vinda camarada Lygia 7:55

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante7278 Рік тому +5

    Não gosto mas às vezes precisamos vestir uma capa mas no final seremos descobertos mesmos.

  • @ldsararuna7160
    @ldsararuna7160 2 роки тому +7

    Autistas - Bora arrebentar, temos hiperfoco, ache o seu, vc vai detonar, somos muito bom e transparente. Sucesso a todos.

  • @maristelaf.s.f.delimalima5861
    @maristelaf.s.f.delimalima5861 Рік тому +2

    Depois assisti seus vídeos passei a ter foco nesse assunto sobre o autismo leve em mulheres adultas.Minha fificuldade é a fala,tenho hiperlexia.. leio muito assuntos divergentes. Sempre acreditei que nao era deste mundo,até encontrar vc Lygia.Obrigada por seus ensinamentos,agora estou me conhencdo melhor e tb minha característica neurodivergente.Continue😊😊 sendo essa luz que no fim do túnel.Agora tenho um foco,aprender e conhecer,mais e mais...

  • @Starr.3078
    @Starr.3078 Рік тому +1

    Eu sempre tive um HIPERFOCO IMENSOOOOO em psiquiatra e neurologia já tenho laudo tdah e agora investigando TEA).Há mais de 10 anos a única certeza que eu tenho é que se fizer medicina, eu vou para essas áreas. Começar a entender o TEA foi uma salvação porque eu finalmente entendi porque falo muito sobre esses dois temas. Eu sempre li muito sobre isso, estudava essas áreas e isso acalmava muito meu cérebro. Isso pode incomodar muito psicólogos, médicos e profissionais da saúde em geral??? Porque minha neuropsico e os médicos davam a entender que sou arrogante 😢

  • @arnaldomoura7074
    @arnaldomoura7074 2 роки тому +3

    Sou TDAH (desatento e impulsivo) e adorei este conteúdo.
    Minha profissão exige bastante atenção, o que me causa grande desconforto. Como gosto muito dela, crio diversas estratégias para controlar minha tensão e força procratisnatória, entre elas é não assumir compromisso que vai me demandar um tempo curto, pois sei que o risco de não cumprir a demanda no prazo é muito considerável.
    Conhecer nossos "demônios" é fundamental.
    "Vencer a si mesmo é nosso maior desafios." (Sidarta Ghaltama).

  • @dr.djalmabambirra
    @dr.djalmabambirra 2 роки тому +10

    Olá, Lygia! :)
    Neste vídeo, e em outros anteriores, você citou algumas pessoas que a despeito de serem neurodivergentes sāo muito bem-sucedidas profissionalmente e prestam um enorme serviço à sociedade.
    Para mim, você é o melhor exemplo de quem está constantemente buscando e criando ambientes onde você possa expressar melhor toda a sua genialidade.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +8

      Esta é uma declaração de amor, Dr. Djalma?!
      Lov u 2 💗

    • @dr.djalmabambirra
      @dr.djalmabambirra 2 роки тому +6

      @@lygia.pereira - É uma declaraçāo de admiraçāo que há 19 anos faz aumentar, a cada dia, o meu amor.

    • @maristelaf.s.f.delimalima5861
      @maristelaf.s.f.delimalima5861 Рік тому

      Adoro seus vídeos Lygia😊

  • @oquintaldalili91
    @oquintaldalili91 2 роки тому +2

    Concordo com você. Mas são circunstâncias raríssimas e privilegiadas onde optar pela natureza do trabalho é possível. Mas é isso aí, vamos sentar e chorar só um pouquinho. 💪🏼🙌🏼

  • @priscillatorres1313
    @priscillatorres1313 Рік тому +1

    Nunca entendi pq nao passo em entrevistas de emprego. Tenho agora três cursos superiores, acho que vou é estudar pra sempre.

  • @rossanapantuzza6911
    @rossanapantuzza6911 2 роки тому +1

    O maior de todos os meus problemas como neurodivergente foi a dificuldade de me socializar. Tenho a mania clássica dos autistas de ficar balançando pra frente e pra trás e os seus vídeos tem me feito bem enorme, Lygia! O conhecimento realmente eh a chave para um maior entendimento, autoconhecimento e desmistificacao provocada pela ignorância e preconceito. Eu gosto de ler desde os 10 anos de idade, amo ciência, línguas e artes!

  • @williamtavaresfardin
    @williamtavaresfardin 2 роки тому +4

    Uau! Que conteúdo útil! Gratidão! O mnemônico ficou ótimo. Tando os neurotipicos quanto os neuroatípicos precisam saber se comunicar, colaborar, ter pensamento crítico e criatividade para entrar e se manter no mercado e trabalho atual.
    Quebrado ou inteiro, a vida é um presente que faz bem para quem é alguém que se trata bem. TrateSeBem!

  • @noemilha
    @noemilha 2 роки тому +3

    Faz pouco tempo que estou assistindo seus vídeos e estou amando pois são bem dinâmicos e diretos (muitos canais demoram para chegar no objetivo do vídeo e isso me irrita). Tenho 19 anos e nunca pensei que poderia ser neurodivergente, até sair do ensino médio e perceber o quão estranha eu era e que minhas ações não eram nada normais. Estou passando por um momento bastante difícil pelo fato de não conseguir me socializar como os demais, isso tira o meu sono e quando penso em trabalho eu acabo por entrar em crise ao imaginar o fracasso da minha entrevista. Lembro da minha única entrevista de emprego que fiz, era para menor aprendiz, eu não consegui falar uma palavra mesmo tendo amplo conhecimento em informática e espanhol: fracassei. E o pior foi levar um esporro dos meus pais por conta disso. :(

  • @42218251
    @42218251 Рік тому

    Toda vez que venho aqui, aprendo tanto

  • @portrasdainventividade9241
    @portrasdainventividade9241 Рік тому +1

    Nunca consegui passar numa entrevista de emprego. Atualmente, só estou empregada porque passei em concurso público. Felizmente, dei sorte de cair em um bom ambiente, apesar de às vezes haver bastante barulho. Mas as habilidades valorizadas hoje em dia pelos empregadores são justamente aquelas que os autistas não têm. Já tentei o empreendedorismo também (que prefiro chamar de trabalho autônomo), mas é muito incerto. Só pegava trabalhos muito de vez em quando, então basicamente não tinha renda. Saber marketing digital ajuda, mas muito depende mesmo de sorte. Não é uma boa ideia para quem gosta de previsibilidade.

  • @maxwelloliveira6945
    @maxwelloliveira6945 2 роки тому +10

    Obrigado Lygia! O vídeo ficou muito esclarecedor. Só quem possui de fato a neurodiversidade sabe os desafios que já teve que enfrentar no trabalho e em outros aspectos da vida🙋‍♂️🙋‍♂️🙋‍♂️

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому

      Hey, Maxwell!
      Fico feliz de saber que gostou do vídeo!
      🧠✨♾✨🎧
      Qual foi o maior desafio que você já enfrentou no trabalho?!

  • @mirasanarteeescrita
    @mirasanarteeescrita 2 роки тому +1

    Seu vídeo é muito necessário. Acabei saindo do emprego pois estava tendo muitas crises sensoriais e os clientes reclamavam que eu utilizava o abafador

  • @lauryquaseescritora
    @lauryquaseescritora 2 роки тому +1

    É tão difícil fazer coisas como estudar e trabalhar, eu consegui terminar o ensino médio só com 25 anos, larguei a escola diversos motivos. E quando se trata de emprego, não preciso falar. Voltei a estudar agora e arrumei um emprego temporário com venda direta. Meu Deus! 🥲

  • @gilmarasantana8650
    @gilmarasantana8650 Рік тому

    Sou nutricionista e amo essa profissão e sou bastante dedicada, procuro dar o melhor, mas não consigo exercer o trabalho, porque em meus estágio estava sempre atrasada e estressada, nunca conseguia dar conta, perdi a coragem, cheguei rir quando vc falou dos seus momento, me vi igualzinha. Preparava materiais maravilhosos para facilitar os atendimentos e acelerar o trabalho, mas nunca dava conta e nunca soube o porquê. Tenho assistido esses vídeos e me vejo com todos os detalhes em tudo isso, mas sem diagnóstico nenhum, só sei que sempre me senti esquisita e sempre fantasiei o momento em que iria ser diferente e bem aceita. Nunca aconteceu. Não acredito que vá acontecer nunca.

  • @alessandranovais5871
    @alessandranovais5871 Рік тому +1

    Tenho 43, Só trabalhei registrada duas vezes. Sempre trabalhei, mas não registrada. A vantagem é que se eu tenho algum problema de adaptação, é só ir embora. Mas os registrados, eu percebi que até adoeci. Esse último trabalho é numa área que eu não gosto. Então, estou de férias, aproveitei pra me cuidar. E apavorada, pois, tenho que voltar na semana que vem.

  • @biaramosmusic
    @biaramosmusic 2 роки тому +5

    Nossa, Lygia! Eu nunca tinha parado pra pensar sobre essa questão da escolha de trabalhos e as dificuldades maiores. Meus trabalhos são justamente professora de crianças em escola regular (não fui adiante), e instrumentista em um grupo. Nos dois casos, a sobrecarga sensorial e a carga social, que são grandes dificuldades minhas, são extremas.
    As aulas online têm me ajudado muito a me manter!
    Obrigada por esse vídeo!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +1

      Hey, Bia!!!
      Muitíssimo obrigada por compartilhar as suas experiências, querida!
      Fico muito feliz de saber que está encontrando o seu espaço de segurança! Realmente, o ambiente virtual acaba nos protegendo das luzes e barulhos da rua!
      Amo!
      💗✨♾✨🧠

  • @RENATASOLE
    @RENATASOLE 2 роки тому +2

    Bom dia ... tenho 48 anos e diagnosticada autista o mês passado. Minha vida no trabalho foi muito problemática. Não consigo " fazer de mentira" , sem paixão. Fui um problema por onde passei. Sempre fazendo questionamentos e me dedicando muito. Esse comportamento sempre me criou problemas. Se o trabalho superava 3 meses , era demitida. Decidi , em 2019 , trabalhar dando aula particular. Sou pedagoga com especialização em neuropedagogia. Não consigo me adequar ao ambiente excludente escolar. Eu tinha uma sala com 35 alunos. A aprendizagem é negligenciada em função das cobranças institucionais. Eu sofria demais. Não dá pra mim.

  • @julianajustino9112
    @julianajustino9112 Рік тому +1

    Estou trabalhando em uma escola nova, enorme. Estou ficando doente. Ainda estou em busca do laudo, tenho a ilusão de que vai ajudar.

  • @biancadoern9394
    @biancadoern9394 2 роки тому +2

    Eu trabalhei um ano em uma loja de departamento, onde que precisava oferecer condições de pagamento aos clientes que não eram nada vantajosas. Eu odiava enganar as pessoas, me tornei uma pessoa irritada, respondia de forma grosseira os clientes, e colegas. Só descobri a depressão anos depois, mas creio que tudo começou naquele ano que trabalhei lá.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому

      Fiquei feliz de ver a sua descrição do trabalho já no passado, Bianca.
      Espero que esteja melhor! 🌻

  • @Starr.3078
    @Starr.3078 Рік тому

    Minha mãe sempre falava pra eu fazer administração ou outras profissões que essencialmente trabalham em escritório. E eu sempre tive repulsa de pensar em trabalhar em um escritório e agora que estou investigando o TEA descobri o porquê: odeio lugar cheio, barulho e gente conversando e tb fofocando muito. Ai me acham preguiçosa por isso. Tenho 30 anos e só trabalhei com massagem ou vender alguns produtos.

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 Рік тому +1

    Me dói um pouco ver esse vídeo, porque traz à tona algo que não está ainda solucionado dentro e fora de mim... sou uma pessoa muito inteligente, com muitas competências e habilidades (principalmente artísticas), mas aos 60 anos ainda preciso de ajuda financeira dos meus pais, pois não consegui construir essa autonomia. O meu diagnóstico é TAB, mas tenho certeza que estou no espectro, que essa é a base. Resolvi que vou atrás do diagnóstico, embora não saiba bem ainda o que isso pode modificar na minha vida nessa altura do campeonado, a não ser me trazer alívio e explicar as minhas eternas dificuldades que tanto me angustiam. Estou exausta! Isso não é bom para o TAB.

  • @desbernini
    @desbernini Рік тому

    Me identifico. Além de informar muito bem, você é adoravel. Sua hipersensibilidade se expressa em carisma

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk

    Bom dia!A Sra,disse tudo,eu mesmo trabalhei em lugares que não tinham nada haver comigo.
    Eu pretendo fazer ilustração digital,se Deus quiser vou conseguir.
    Obrigado,pelo vídeo!

  • @mariagateira7173
    @mariagateira7173 2 роки тому +12

    Nossaaaa, abandonei minha profissão de enfermagem por isso. Acabei adoecendo!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому

      Espero que tenha se encontrado em outra carreira, Maria Gateira! 😻

    • @nalimmartins
      @nalimmartins 9 місяців тому

      Sou autista e TDAH (fora depressão refratária, transtorno de ansiedade generalizada, sequelas físicas de um choque séptico e síndrome desabsortiva, sempre fraca, anêmica, dispneia, memória e concentração não existem…) To no 5 ano de medicina, perdi ano passado inteiro por um shutdown intenso e burnout, minha ansiedade social tá pior que nunca e não consigo sair de casa. Tá complicado demais e to desesperada. Eu AMO medicina, quero muito ser médica e sei que posso fazer MUITO bem o meu trabalho, mas não consigo acompanhar o processo como todos, principalmente no internato 😢

  • @beatriznascimento4332
    @beatriznascimento4332 2 роки тому +2

    Eu ouvi de uma pessoa este ano que eu nao sabia Conversar, falar rs. Que ela tinha dificuldade de entender o que eu falava. Assim, nao querendo ser soberba eu era melhor no trabalho. E o público alvo me amava. Eu tô com depressão. Tô lutando, fazendo à vida circular. " Vc tem muita rigidez por horário, pelas coisas"
    Eu agradeço a Deus por nao ta sentindo dor por não tá em sofrimento que sei que muitas irmãos meus passam e estam passando mas vou te falar...Ô vontade de morrer rs.
    " Perfomar melhor " Vê se não da vontade de cortar os pulsos? Eu já perdir emprego ppr isso. Eu nao quero ser melhot que NINGUÉM.
    Eu amo o público que atendo. Alimentam minha alma. Me acham linda, perfeita rs. E gosto da minha lojinha virtual rs. Ai alguém de fora pode pensar" Vou superara-la. Ta se achando" E eu aqui com.vontade de dormir e nao acordar rs

    • @maristelaf.s.f.delimalima5861
      @maristelaf.s.f.delimalima5861 Рік тому

      Para com isso menina...vc vai conseguir superar isso.Fiz um curso de ética...que me tirou da minha depressão e consegui entender melhor e me colocar no lugar do próximo.Tb estou a procura do meu laudo devido a muitos caracteres de Autismo leve e tb de pânico e ansiedade.. mas com fé e as orientações da Lygia eu estou me entendendo melhor😊

  • @HBKinky
    @HBKinky 2 роки тому +2

    Que pena que esses pacientes não têm mais seu trabalho maravilhoso, mas sorte a nossa que você virou essa profissional e comunicadora incrível!
    Obs: acho maravilhoso o cuidado que vc tem com a qualidade do áudio. Obrigada pelo cuidado!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +2

      Muito obrigada pelo suporte e carinho, H.B. Kinky!
      Feliz por tê-la na comunidade!
      Seja bem-vinda!
      🧠✨♾️✨🌈

  • @isaltinapereiradesouza2594
    @isaltinapereiradesouza2594 Рік тому +1

    Deve ser humanizado e isso é empatia

  • @mcristinasantos5072
    @mcristinasantos5072 2 роки тому

    Obrigada por seus esclarecimentos, ajudaram muito no meo auto conhecimento e auto estima. Considerar-se parte de um todo e conhecer nossas fraquezas é enriquecedor!

  • @eduardodias5009
    @eduardodias5009 9 місяців тому

    Estou em processo de diagnostico, porém meu Hiper foco é na minha profissão (tecnologia) e trabalho home office, tudo está a favor da minha vida, longe de pessoas, faço o que amo, e em casa. quando eu iniciei neste emprego minha vida melhorou 90%, mais ainda tenho muitos desafios com pessoas que não me conhece e me acham estranho.

  • @evelinalmeida1606
    @evelinalmeida1606 2 роки тому +15

    Tenho assistido seus vídeos para poder ajudar minha filha, e uma questão me chamou MT a atenção, que vc falou sobre o capacitismo. MTS das vezes fico na dúvida se ela deve dizer que é autista, ou num processo seletivo se declarar PCD. Acha que isso dificulta as conquistas dela? Pode me orientar. Agradeço 😊 bjs 😘

    • @Ray-hq4hb
      @Ray-hq4hb 2 роки тому +4

      Por experiência própria dificulta sim. Infelizmente...

    • @jeffrodrigues5390
      @jeffrodrigues5390 2 роки тому +1

      Ela não deve se declarar pcd

  • @martasilvasantos727
    @martasilvasantos727 2 роки тому +1

    Suas dicas de inclusão ao mercado de trabalho são excelentes

  • @marianirenesilva8720
    @marianirenesilva8720 2 роки тому +1

    Bom dia. Poderia fazer um vídeo sobre discalculia?

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante7278 Рік тому

    Um vídeo sempre melhor que o outro e muito aprendizado.

  • @crazydayne
    @crazydayne 2 роки тому

    Lygia, adoro seus vídeos!
    Eu não tenho nenhum diagnóstico ainda, vou começar a investigar este ano. Mas já sofri capacitismo no trabalho por ter hiperfoco e não conseguir fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. No meu primeiro emprego entrei por indicação, mas fui demitida depois de 3 anos. Atualmente sou concursada como assistente em administração e trabalho numa biblioteca universitária, mas estou estudando para mudar de carreira para a área de tecnologia, onde sempre me identifiquei mais.

  • @flavia.de.castro
    @flavia.de.castro 2 роки тому +1

    Estou gostando dos seus vídeos. Obrigada por seus ensinamentos. Se for pra dar uma sugestão de vídeo, gostaria que se falasse onde procurar atendimento e diagnóstico quando não se tem renda para tal.

  • @karenmelo2337
    @karenmelo2337 Рік тому +1

    Faltou falar sobre concursos públicos

  • @yasmimorelli
    @yasmimorelli Рік тому

    Perfeita

  • @21pilotos
    @21pilotos 2 роки тому +3

    Por que as pessoas sempre esquecem de nós (TOC) quando falam de neurodivergencias?😫😫Me identifico com tudo! Adoro seus videos

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +3

      Hello there!!!
      Aqui somos inclusivos!
      Vamos falar sobre TOC em breve!
      Obrigada pela sugestão!
      E seja bem-vinda à comunidade!
      🧠✨♾✨🌈

  • @renatogfelix26
    @renatogfelix26 Рік тому

    Excelente vídeo.

  • @jhemersoncruz7880
    @jhemersoncruz7880 2 роки тому

    Amei de mais. Já me inscrevi e estou indo maratonar os vídeos aqui do canal.

  • @aurorabeatriztonini5805
    @aurorabeatriztonini5805 2 роки тому

    Adorando seu conteúdo. Comecei a entender o q acontece comigo... Obrigada!!!!

  • @santos090782
    @santos090782 3 місяці тому

    Não sou diagnosticada porém, sofro muito no estágio que faço. Trabalho na educação infantil e fico muito estressada devido a correria. Vejo que não maioria das vezes as pessoas não tem muita paciência.

  • @ThaciLa-xz2nv
    @ThaciLa-xz2nv Рік тому

    Eu tenho TEA e TDAH, e quero seguir a área de neuropsicologia, simplesmente amo formulários e testes da avaliação neuropsicologica, durante a minha eu simplesmente fiquei encantada, mas tenho medo de não conseguir me adequar a faculdade e praticar a profissão, já que ela exige um grande contato social. Pelo momento tenho a fé de pelo menos tentar.

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 2 роки тому +3

    Muito bom vídeo, ótimas reflexões! Existe muita semelhança entre a pessoa neurodivergente e o introvertido mais sensível, que também passa por problemas de trabalho. Realmente, o preconceito tende a ser alto no mercado de trabalho, envolvendo muitos detalhes. Hoje prefiro o home office do que as atividades presenciais.

  • @elianasilva7290
    @elianasilva7290 2 роки тому

    Parabéns 👏 você é uma excelente profissional.

  • @camila8219
    @camila8219 2 роки тому +1

    Muito bom o vídeo!!! Será que você também pode fazer um vídeo sobre como navegar o LinkedIn enquanto autista? Ou dicas para autistas e outros neurodivergentes mesmo... É uma rede bem confusa 🥺

  • @acamilaraposo
    @acamilaraposo 2 роки тому

    Vc é de Belo Horizonte?? Que legal!!!

  • @leonkennedy2241
    @leonkennedy2241 2 роки тому

    Exatamente, pessoas neurodivergentes precisa encontrar seu perfil de trabalho, assim irão sofrer menos

  • @ldsararuna7160
    @ldsararuna7160 2 роки тому

    Eu sou autista e tenho altas habilidades em lidar com pessoas, sou diagnosticado.... Acho que sou os poucos com essa habilidade.
    Tenho TDAH e sou imperativo. Ocupo cargo executivo.

  • @AtipicoDan
    @AtipicoDan Рік тому

    Eu desisti de empregos regulares. Com 43 anos minha última tentativa são concursos públicos. Se não der certo desisto.

  • @orlaserena4513
    @orlaserena4513 Рік тому

    Nossa, passei por isso... nunca entendi esse tempo limitado de atendimento. Desisti de ser fisioterapeuta. :/
    Quer dizer... entendi, né? O objetivo não é curar, é capitar!

  • @milenamorais3784
    @milenamorais3784 Рік тому

    meu irmão criou uma modalidade de raiva de mim porque eu pedia silêncio quando ia estudar (talvez eu exigisse)

  • @claraformattiterapia
    @claraformattiterapia Рік тому

    Eu tive que sair do meu emprego por ser muito sensível aos sons. Infelizmente

  • @marciapp5302
    @marciapp5302 5 місяців тому

    Fiz um neuropsicólogico há alguns anos, porém, na devolutiva algumas coisas foram deixadas de lado e eu não entendi. Tenho dificuldades com organização, organização do tempo, me perco com meus pensamentos, enfim. Gostaria de entender o resultado do neuropsicólogico mas não sei o que fazer. Não tenho vontade de procurar a pessoa que me avaliou.

  • @thalesbr
    @thalesbr 11 місяців тому

    Sou TEA 1, tenho 43 anos e rigorosamente NUNCA FUI APROVADO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. Os empregos que consegui ou foram por meio de recomendação (QI) ou por ter sido aprovado em concurso.

  • @martasilvasantos727
    @martasilvasantos727 2 роки тому

    Boa tarde

  • @laviniadesa1883
    @laviniadesa1883 2 роки тому +1

    Eu fui aposentada .

  • @Middleforce
    @Middleforce Рік тому

    Quais remédios e como amenizar essa porcaria?😢

  • @deathyeux
    @deathyeux 10 місяців тому

    4:42

  • @katherinenogueira5199
    @katherinenogueira5199 2 роки тому +2

    Olá, Lygia! Recentemente passei por alguns testes com uma neuropsicóloga, sempre me senti diferente, porém o resultado foi "transtorno de personalidade não específicado", apesar do laudo apresentar "comportamentos próximo ao autismo", no que ela descartou, por me achar uma pessoa muito bem articulada.
    Mas vendo os seus videos me identifico muito e, quando comentei sobre o masking com a neuropsicóloga, ela questionou o termo. Você acredita que valha a pena repetir? Já tenho 40 anos e me sinto um pouco frustrada em ter que passar por esses testes novamente.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +3

      Olá, Katherine!
      Seja bem-vinda à comunidade!
      🧠✨♾✨🌈
      Essa jornada realmente costuma ser cansativa… Mas, sim, considero importante repetir a avaliação. Principalmente depois de ler que a profissional não conhecia o termo masking ou camuflagem, que inclusive aparece no DSM.
      De qualquer forma, sugiro que não tenha o diagnóstico como condição para cultivar bem-estar!
      Divirta-se!!!
      😘

    • @katherinenogueira5199
      @katherinenogueira5199 2 роки тому +1

      @@lygia.pereira Ah! Você realmente é uma querida! E tem toda a razão com; "cultivar bem-estar". De qualquer forma, os primeiros testes, já foram um grande passo para me conhecer melhor e buscar essa tão sonhada qualidade de vida e bem-estar! Muito obrigada pelo retorno!! ❤🥰😘

  • @gabrielaaires99
    @gabrielaaires99 2 роки тому +1

    Boa noite Lygia! Excelente vídeo!Estou aprendendo muito com vc! Qual é o seu instagram?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому

      Que ótimo ter você aqui, Gabriela!
      Fico muito feliz de saber que está gostando do conteúdo!
      O meu Instagram é:
      @lygiapereira.psi

  • @bumerdog9333
    @bumerdog9333 2 роки тому

    Dia 14 desse mês aos 32 anos descobri que tenho dislexia e tdah

  • @leticiaribeiro7414
    @leticiaribeiro7414 2 роки тому +1

    Estou em busca de um diagnóstico. Vc acha que eu devo contar no trabalho do meu processo de avaliação neuropsicologia?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +1

      Olá, Letícia!
      Cada caso precisa ser avaliação particularmente. Mas… talvez nem o processo de avaliação nem o diagnóstico precisem ser compartilhados em todos os seus ambientes.
      Converse com o seu psicológico sobre este tema, Ok?!
      Depois volte para nos atualizar!
      🧠✨♾✨🌻

  • @deathyeux
    @deathyeux 10 місяців тому

    2:42

  • @deathyeux
    @deathyeux 10 місяців тому

    8:13

  • @Buscadeconhecimento
    @Buscadeconhecimento Рік тому

    Isso também vale para Dupla Excepcionalidade?

  • @marileiadenisecardosoribei8830
    @marileiadenisecardosoribei8830 2 роки тому

    🙏👏👏👏👏👏💗

  • @Lisaquel
    @Lisaquel Рік тому

    Não sei se já foi comentado mas Jamie Oliver é dislexico e "escreveu" esse livro infantil gravando a história que contava aos filhos.
    ua-cam.com/video/Ov6qBfu39uA/v-deo.htmlsi=gl7APmijJb6gDsz2

  • @TelmaConceicao-s6m
    @TelmaConceicao-s6m Рік тому

    Perde porque conversa demais. Vai logo ao assunto oq nem todo mundo tem paciência pra ouvir então seja direta benção.

  • @antoniocarlos1273
    @antoniocarlos1273 2 роки тому

    você atende onlaine?

  • @MrDudatoledo
    @MrDudatoledo 2 роки тому +2

    Tô lascada!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 роки тому +4

      Cuidado com os pensamentos catastróficos, Eduarda!🫣
      Você gostou pelo menos um pouquinho de alguma das sugestões de trabalho para os neurodivergentes?!
      🧠✨♾✨🌈