Autismo e Evitação - por que algumas pessoas autistas não toleram ordens

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 тра 2024
  • 🎬 Novo Vídeo: "Autismo e Evitação - Decifrando o Enigma da Intolerância a Ordens"
    Olá, Comunidade Espectral!
    Estou entusiasmada por compartilhar com vocês um dos meus capítulos no livro "Simplificando o Autismo", do Dr. Thiago Castro.
    Neste vídeo, vamos ler o capítulo intitulado "Momento Eureka - a Descoberta da Evitação Extrema de Demanda" e compreender melhor os desafios de quem sofre de uma ansiedade estrema frente às demandas da vida.
    Junte-se a mim nessa conversa sobre um perfil atípico do espectro autista conhecido como Evitação Patológica de Demanda (PDA), um conceito criado pela Dra. Elizabeth Newson para descrever uma apresentação "enigmática" do autismo em cerca de 4% das pessoas neurodivergentes.
    Você já se perguntou por que algumas pessoas autistas parecem ter dificuldade em tolerar ordens, comandos ou demandas simples? Este capítulo lança luz sobre essa questão, revelando insights pouco intuitivos e experiências pessoais que vão abrir seus horizontes.
    Se você deseja entender melhor o que está por trás da intolerância a ordens e deseja se aprofundar no curioso mundo da Evitação Extrema de Demanda, este vídeo é para você!
    Após assistir a leitura do capítulo, tenho certeza de que você terá mais tranquilidade para compreender que nem todo comportamento de desobediência é uma afronta. A Evitação Patológica de Demanda também não deve ser confundida com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
    Então temos muito a descobrir na conversa de hoje!
    Ah, e não se esqueça de se inscrever no meu canal para mais conteúdo sobre autismo e discussões sobre a vida atípica.
    Se gostar do vídeo, não esqueça de deixar seu like e compartilhar com amigos e familiares interessados no assunto. Juntos, estamos construindo uma comunidade espectral de compreensão e apoio. 🧠
    🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
    loja.literarebooks.com.br/aut...
    Lygia Pereira
    #autismofeminino #neurodiversidade #evitação
    -----
    🧠 Para participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva:
    lygiapereira.com.br/autismo-f...
    ♾️ Instagram: / lygiapereira.psi

КОМЕНТАРІ • 101

  • @angelblue2664
    @angelblue2664 9 місяців тому +111

    PARAAAAA, sempre achei (estranho) em mim esse sentimento ou relutância de não fazer algo só porque mandaram, as vezes eu até ia fazer mas quando MANDAM me sinto tão incomodada

    • @hcfps5243
      @hcfps5243 8 місяців тому +6

      Também sou assim mas so fico incomodado quando eu penso em fazer e a pessoa me fala ou me pedi kk

    • @thaiscavalcante6184
      @thaiscavalcante6184 8 місяців тому +1

      Eu também sentia a mesma coisa

    • @simonefialhodealmeida8708
      @simonefialhodealmeida8708 8 місяців тому +4

      Bem vinda ao grupo, sou descrita como desobediente e faço as coisas da forma que me convém.

    • @guid6836
      @guid6836 7 місяців тому +4

      Nossa eu me sinto super assim 😅 já fui chamado de “do contra” e teimoso, fico super desconfortável com ordens ou em fazer coisas que me pedem ou mandam, mesmo se eu mesmo já quisesse fazer. Por só ter sido diagnosticado recentemente e ter disfarçado muitas coisas, incluindo essa característica, me forço muito a cooperar, mas não sem mexer com meu humor no processo 😅

    • @aledantas7791
      @aledantas7791 7 місяців тому +1

      Nossa. Eu sou assim. Jesus. Aqui em casa brigo todos os dias com meu esposo.

  • @izabela.wilson
    @izabela.wilson 9 місяців тому +86

    O problema não é "tolerar ordens". O problema é como elas são dadas.
    É possível que nós compreendamos de forma diferente e, dependendo da reação da pessoa, não sentimos confiança nas ordens ou simpatia por quem as dá.
    Se a ordem não faz sentido, não faz sentido segui-las, e geralmente quem dá essas ordens não aceitam isso facilmente e se sentem desrespeitadas.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +16

      O tom faz muita diferença, né, Izabela?!
      Você está certíssima. 🌻

    • @izabela.wilson
      @izabela.wilson 9 місяців тому +8

      @@lygia.pereira sim, o tom faz toda a diferença. A própria definição de "dar ordens" já é algo arbitrário por natureza.

    • @moniquemayumikamada156
      @moniquemayumikamada156 9 місяців тому +11

      Exatamente, o tom faz a diferença quando somado ao uso do verbo no imperativo. Sou assim até hoje. Me calo diante de situações nas quais as pessoas exigem que eu fale algo, que eu dê uma resposta imediata a um questionamento ou a uma situação. Com isso, sempre pareço estar enfrentando, pois apenas "fico olhando" sem nada a declarar. Tem a ver com perder a autonomia. Não sou eu quem decide, mas querem me obrigar a fazer algo e daí, travo completamente.

    • @carolcalseverino
      @carolcalseverino 8 місяців тому +4

      Eu tbm preciso compreender o sentido de realizar uma ordem.
      Qdo eu não vejo sentido na ordem ou qdo sei que existe uma forma melhor de fazer algo, eu fico travada, pois não quero executar a ordem da maneira como me pediram, mas sei que ainda preciso executar a ordem.
      Dependendo de como recebo uma ordem, me sinto um burro de carga e não admito ser tratada assim. 😢

    • @selmacoelho7969
      @selmacoelho7969 8 місяців тому +3

      A grande sensibilidade e o tempo necessário para processar o solicitado, também poderia influenciar neste incomodo?

  • @elizangelabergamo3260
    @elizangelabergamo3260 8 місяців тому +13

    Acho que essa nova geração é muito privilegiada. Não é fácil pra mim, o diagnóstico do autismo após os 30 anos. Desde os 15 anos de idade, os médicos só pegavam a caneta: toma lá uma lista de medicamentos .

  • @carolcalseverino
    @carolcalseverino 8 місяців тому +10

    Nossa, o relato que vc leu aos 7min 30s é perfeito!!!
    Me sinto exatamente assim!
    Metade de mim quer mto fazer as coisas e a outra metade fica encontrando obstáculos. O resultado é que não saio do lugar!!!

  • @camilavieira5600
    @camilavieira5600 9 місяців тому +15

    Estou em avaliação neuropsicologica e me identifiquei com a oposição, eu até falo bastante na terapia que não gosto de ordens de quem não me passa segurança do que está fazendo e de quem não admiro também

    • @leticiasantos7984
      @leticiasantos7984 8 місяців тому +2

      Siiim! E eu achando que esse deveria ser um princípio universal, não? Nossa. Nossa. Nossa. Eu queria muito entender uma mente "normal".

  • @gabbe_yunno
    @gabbe_yunno 9 місяців тому +31

    Lygia eu estudo pelo seu canal há quase dois anos, você têm me ajudado tanto a me entender!
    Por seu canal tenho suspeita de que tenho Tea nível 2. Olha só como a informação sobre é importante :( se tivessem estas informações antes eu provavelmente não teria tido tantas experiências negativas, minha vida teria sido menos turbulenta.
    Futuramente eu vou atrás de um diagnóstico, tenho quase um caderno todo de sinais que tive na infância e agora na adolescência.
    Engraçado que estudar autismo é meu hiperfoco agora kkkkkkkkkkkkk

  • @user-kl3fh5bb2h
    @user-kl3fh5bb2h 9 місяців тому +22

    Lygia, agradeço demais pelo conteúdo, pois não conhecia o EED (PDA), inclusive a analogia do trem é ótima e para contribuir de alguma forma vou deixar meu comentário: Sou professor na Educação Infantil e tenho um aluninho autista com exatamente este perfil, e, intuitivamente, vinha trabalhando de acordo com as estratégias citadas e posso confirmar que são eficazes. Ocorre que, constantemente, este aluninho evita as demandas, inclusive as que ele pode realizar, então vou dar um exemplo: recentemente trabalhei uma atividade de troca de bilhetes entre as crianças onde eu era o carteiro e quando eu entreguei o bilhetinho para este aluno, após ter entregado para a maioria dos alunos, ele recusou, jogou no chão e se sentou no chão frustrado, quase chorando, porém, por ter percebido o padrão de comportamento, disse a ele que não tinha problema e que estava tudo bem, continuando a atividade com os outros. Em questão de poucos minutos, ele se levantou pegou o bilhete, colocou em sua mesa e contemplou como se nada tivesse acontecido. Ou seja, mais uma vez, a partir do momento em que ele se viu livre do peso da demanda correspondeu naturalmente, pois estava livre da ansiedade. EUREKA!

    • @leticiasantos7984
      @leticiasantos7984 8 місяців тому +1

      Sou autista PDA e mãe de uma criança de 3 anos com esse perfil. Somos autistas e eu nem sabia que havia outro modo de lidar com as pessoas. Você acha que alguns se beneficiam com expectativas? Acho repugnante...

    • @user-kl3fh5bb2h
      @user-kl3fh5bb2h 8 місяців тому

      Desculpa, não entendi. Alguns autistas ou alguns neurotípicos? e a quais expectativas vc se refere? @@leticiasantos7984

  • @rubiagabriela1013
    @rubiagabriela1013 3 місяці тому +3

    Me lembro perfeitamente quando eu era criança, não suportava receber ordens, então se eu já fosse fazer algo e alguém me mandasse fazer aquilo, eu não fazia mais! Isso gerou muitos conflitos, sempre soou como uma criança desobediente que só queria fazer a própria vontade!

    • @rodrigotessai8192
      @rodrigotessai8192 19 днів тому

      Tenho isso até na fase adulta. Obviamente hj venho me controlando.
      mas odeio quando já vou fazer alguma coisa e alguém já chega mandando. A vontade de deixar de fazer (é confesso que às vezes ainda cedo às vontades) é gigante. Haha

  • @ksk1460
    @ksk1460 8 місяців тому +4

    Isso é muito Eu ! Kkkk Eu até faço, mas as vezes eu acabo falando alguma coisa antes de ir fazer ou minha cara ja denuncia que me incomodei. A mesma coisa quando alguém me fala algo, ou me explica e muitas vezes eu digo. "Eu sei." "Ja sei." Certa vez um colega do trabalho veio querer me dar uma ideia de como eu deveria fazer uma tarefa. Eu relutei, ele insistiu e no fim eu disse. "Beleza, cara. Você pode até me falar, mas não quer dizer que eu vá fazer." Kkk Ele me explicou e eu não fiz do jeito dele. Kkk tem também a relutância de fazer as coisas na hora que a pessoa manda ou quando a pessoa vem querer se meter a falar como você deveria fazer. 🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 4 місяці тому +2

    Estou mais impactada com a questão do uso da fantasia, porque eu faço isso até hoje ( poucas vezes atualmente, só quando o bicho está pegando ), mas fiz muito quando os filhos eram pequenos e tinha que lidar com a casa, q era (e é) um grande desafio. Então eu migrava para o mundo paralelo e ficava lá, inventando histórias.

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 4 місяці тому +2

    Já ouvi de uma diretora “vc só faz o q quer”… e eu não soube interpretar se aquilo foi uma crítica ou constatação… aquilo me encucou um bom tempo 🤔

  • @hiperfoconoespectro
    @hiperfoconoespectro 3 місяці тому +1

    Eu não gosto de receber ordens quando eu já estou indo fazer a coisa solicitado; parece sempre que estava óbvio que eu já ia fazer. Tbm não gosto da forma como é feito o imperativo.

  • @MacDeusa
    @MacDeusa 9 місяців тому +4

    MDS!! Eu tava conversando sobre isso na minha última sessão de terapia! Estou em rastreio de TEA e estávamos falando de algumas questões da minha infância... EUREKA! (Até hj eu crio personagens pra concluir determinadas tarefas - mesmo de forma mais discreta, como simplesmente usando um óculos escuros quando me sinto desconfortável, por exemplo, em ambientes sociais.)

  • @siderealsea
    @siderealsea Місяць тому

    Sobre minha experiência:
    Não tolero ordens porque normalmente são imposições sem sentido. A maioria das vezes não tem lógica alguma. Nossos pais e outros tipos de figura de autoridade muitas vezes projetam em nós a maneira de viver que é correta para eles, faça isso ou aquilo, faça dessa forma, sem ter empatia alguma por nossas preferências ou natureza… nós, vemos que aquilo simplesmente não tem fundamento real e prático, não se encaixam, de alguma forma, na nossa realidade psicológica ou nas nossas rotinas… sempre senti um incômodo muito grande, uma agonia - para ser exata - quando recebi ordens partiram da necessidade de controle das situações, que no fundo eu sabia que o não cumprimento não faria diferença alguma nem apresentaria mal algum a ninguém…

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 4 місяці тому +1

    Mas eu não fui uma criança teimosa 🤔… ou pelo menos não me lembro… mas acabei de me lembrar de uma fala da minha mãe, que chamou de sonsa e disse que “debaixo do seu caladinho, vc faz o que vc quer”… 😳 Tô impactada.

  • @joicerodrigues7297
    @joicerodrigues7297 9 місяців тому +2

    Minha filha sempre entrava em personagens gato e heroina quando menor,hoje em dia ela inventou um lugar que é tudo da maneira que ela gosta!ela as vezes diz que parece real e que ela confundi a imaginação com a realidade.e ela não gosta de comandos.

  • @beatrizevan872
    @beatrizevan872 9 місяців тому +11

    Amando esses vídeos de leituras dos capítulos, como mencionei antes não tenho diagnostico, mas eu fingia ser um robozinho quando criança pra conseguir me comunicar melhor na escola, mas as vezes nem isso dava certo e eu ficava quieta a aula inteira.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +3

      Você era um robozinho introspectivo, Beatriz?!
      Muito obrigada pela presença! 💜

  • @liliancakeconfeitariaartesanal
    @liliancakeconfeitariaartesanal 9 місяців тому +4

    Dra Ligia meu momento eureka chegou e já chorei muito com o vídeo, de alívio pq achei que era um todo que eu não estava vendo direito. Ela é autista, descobrimos há 2 meses, ela faz exatamente td, td mesmo que vc descreveu e eu estava confusa demais e cheguei a estudar sobre tid mas não se encaixava muito. DEUS ABENÇOE VC SEMPRE E AGRADEÇO MUITO SEU TRABALHO AQUI❤

  • @anamirianoliveira4219
    @anamirianoliveira4219 9 місяців тому +8

    Como é bom saber que existe explicação para isso !!!!!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +2

      Também fiquei feliz com o meu "momento Eureka", Ana! 🧠

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 4 місяці тому +3

    Nossa… estou impactada… isso pode explicar a minha recusa permanente de querer me comunicar pelo WhatsApp 😮… algo q me traz prejuízos profissionais

    • @NathVelascko
      @NathVelascko Місяць тому +1

      E eu também só que não gosto de ligação tenho horror em atender a Ligação.

  • @evanisantos8250
    @evanisantos8250 9 місяців тому +5

    Gostaria de ver mais matéria de tea em adultos, tenho uma filha autista nível 1 de suporte que foi diagnosticada aos 22anos

  • @Spetojc
    @Spetojc 7 місяців тому +1

    Até hj sou assim é a forma como recebo se parecer que quer mandar eu não me movo meus pais falam que ele sempre emburrou pq tenta mandar eu parava e n fazia de forma alguma o que me pediam , na adolescência eu comecei a rebater e sou assim até hj se me pedem com educação eu faço de boa se me pedir parecendo que quer se impor ou mandar não vai , minha cabeça não aceita ......eu ainda não fui atrás de tratamento pq sempre achei que eu era estranho por todos me tratarem assim família escola e TDS em geral , eu aceitei e comecei a tentar ser diferente hj com 38 anos por mais que eu tente romper minhas barreiras , eu me pergunto diariamente pq não consigo ser igual aos outros , e as pessoas em volta não entendem além do mais eu não consigo me expressar corretamente , virei o campeão de desculpas e isso prejudica muito o andamento de uma vida normal pra pessoas com problemas assim eu nunca me imaginei ser autista até juntar os pauzinhos e ver que quando assisto um vídeo de 50 sintomas e cada sintoma toca dentro de vc acreditei que dos 50 tenho pelo menos 40 ....... E minha relutância em procurar ajuda é não confiar e receio de me tratarem como todo mundo me trata ao longo da minha vida ......m

  • @mericleygoncalves5129
    @mericleygoncalves5129 7 місяців тому +1

    Muito obrigada!! Nunca gostei de ordens, gosto de ter autonomia pra tomar minhas decisões, pois assim com base nas muitas variáveis que levo em consideração e com todos os cálculos situacionais que sempre faço, tomo a decisão que eu julgo mais adequada e mais possível de se concretizar. Quando me deixo levar pela demanda dos outros minha vida vira um caos e certamente em algum momento eu vou entrar em pane e parar. Até arrumei um artifício pra não ter que lidar nem com o caos de me deixar levar e nem com as insatisfações externas por eu não cumprir as expectativas: eu minto que fiz o que queriam e faço exatamente o que eu queria. Não é saudável mas é o melhor que consigo. O problema é reproduzir isso na faculdade, a medida que as demandas das matérias aumentam a minha produtividade só cai... Também me sentia culpada quando eu recebia um reforço positivo por algo, e a partir disso eu parava de fazer por entender a expectativa de que eu fizesse novamente e isso me causava uma ansiedade extrema e eu não conseguia repetir, causando decepções e ideias erradas a respeito do meu caráter. Sofri muito com isso principalmente no âmbito familiar, pq nunca desconfiaram que os muitos problemas que eu demonstrava ter poderia ser algum transtorno, sempre associaram a algum desvio de caráter, mesmo eu sendo super prestativa quando não colocada sob expectativa de ninguém. Nunca desconfiei também que isso fosse algum transtorno e só recentemente levantei essa hipótese. Espero ansiosa pelo diagnóstico pra tirar esse peso de anos.

  • @Elizaautista
    @Elizaautista 8 місяців тому +1

    Sou autista rescem laudada e sempre sofro muito na vida. Hj aconteceu uma grande briga com meu filho pq ele disse que TUDO que fosse orgânico seria em um balde e eu enchi o balde e não consegui fechar. Tentei explicar mas ele não entende que não consigo entender que está cheio e não pode colocar mais nada! Acho que estou surtando pq não consigo entender oq ele quer exatamente!

  • @ttadii
    @ttadii 4 місяці тому +1

    O livro cita exemplos de crianças e adolescentes. Porém, reconheci essa característica em mim, um pessoa já na meia idade. Sinto vontade de tomar iniciativas e sei que tenho as competências técnicas para determinadas tarefas/cargos. Mas, uma angústia toma conta de mim e me omito da responsabilidade/candidatura por prever o estresse que poderei vir a passar. Isso parece ser Evitação Patológica de Demanda (PDA)?

  • @renatamiron8095
    @renatamiron8095 4 місяці тому

    A parte da fantasia perdura ate hoje. Eu fui uma crianca que so comecou a amarrar os sapatos e tomar banho sozinha aos 9 anos de idade. E ate hoje eu morro de dificuldade de seguir ordens e e muito pior dependendo de quem da as ordens. Meus pais me batiam quase todos os dias porque eu era a "filha rebelde,problematica". E nunca foram capazes de perceber que quando nao me davam ordem eu era a menina mais bem comportada do mundo, nao dava o menor trabalho.

  • @pricasfontes
    @pricasfontes 9 місяців тому +1

    Tendo um momento Eureka assistindo este vídeo. 🤯

  • @fernandaartstudio
    @fernandaartstudio 8 місяців тому +3

    Dra Lygia queridissima!!!!! Estou amando o livro!!!! ❤❤❤❤❤❤ Você poderia falar mais em outro vídeo sobre as "abordagens colaborativas de aprendizagem"? Me emocionou muito o último relato do menino que agradece a mãe por ela ter sido criativa e colaborativa nas estratégias com ele!

  • @pulealto
    @pulealto 8 місяців тому +2

    Depende muito da ordem, se for trabalho eu não aceito se for funcionário, e se for o gerente, eu analiso a forma que foi dada, Depende muito o meu dia, se eu tiver de saco cheio, vou embora..
    Fiz isso a vida toda, ia embora na hora do almoço.

    • @palomaferreira1992
      @palomaferreira1992 8 місяців тому

      😂😂😂😂 desculpa rir, mas me identifiquei. na vdd enfrento até diretoria se achar que tô certa 😭

  • @mathornotmath
    @mathornotmath 9 місяців тому +2

    Desde que encontrei esse seu canal, tenho experimentado muitos momentos "eureka"! Obrigada por compartilhar esses conhecimentos de forma tão respeitosa, paciente e lúcida! ❤️💛💚💜🩷🩵
    #🙂🙃

  • @oespectrodavida_
    @oespectrodavida_ 2 місяці тому

    me explica muito como eu quero me arrumar financeiramente e evito a demanda

  • @samirablasius4484
    @samirablasius4484 9 місяців тому +1

    Amei, mais a descoberta.

  • @user-gu2hb1gz2q
    @user-gu2hb1gz2q 9 місяців тому +1

    Viciantes os videos da Lygia!

  • @MicheleMoisess
    @MicheleMoisess 9 місяців тому +2

    Amei, que trecho riquíssimo.

  • @user-st7qv9xo9m
    @user-st7qv9xo9m 6 місяців тому +1

    Maravilhosa! Eureka! Agora entendi muita coisa❤

  • @divinamaria6103
    @divinamaria6103 9 місяців тому +1

    Amei esse vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾 leitura maravilhosa Dra Lygia.

  • @paolalima3693
    @paolalima3693 9 місяців тому +2

    Finalmemte!!! Um material em.portugues sobre PDA ou EDA (extreme demand avoidance) !! So acho estudos e orientacoes em ingles!! As tecnicas e terapias tradicionalmente usadas para aitistas não funcionam com esse perfil. Meu filho foi diagnosticado no início do ano aqui na Africa do Sul (onde hamuitos profissionais formados em UK)

    • @leticiasantos7984
      @leticiasantos7984 8 місяців тому

      Qual a idade e quais comportamentos foram observados nele? Tenho esse perfil, e desconfio que minha filha também.

  • @Valentina-jh8yo
    @Valentina-jh8yo Місяць тому

    Obrigada por compartilhar

  • @carolcalseverino
    @carolcalseverino 8 місяців тому +1

    Adorei este vídeo e a discussão!
    Obrigada, mais uma vez, por nos trazer luz a respeito das características do autismo!

  • @flviagomes
    @flviagomes 9 місяців тому +9

    Oi! Eu sou autista. Me identifiquei muito com a descrição com a minha infância e muita coisa até hoje. Existem estudos para adultos?

    • @eujulianabelo
      @eujulianabelo 9 місяців тому +1

      Tb gostaria de referências sobre adultos.

    • @LarissaBarbara-ci6nt
      @LarissaBarbara-ci6nt 8 місяців тому +1

      Também gostaria de saber, também sou autista e me identifiquei com algumas coisas, vou procurar saber mais.

    • @carolcalseverino
      @carolcalseverino 8 місяців тому

      Tbm sou autista, nivel 1, e queria mais informaçoes ou referência sobre o comportamento EED em adultos.
      Passo mta dificuldade no meu trabalho por causa disso.

  • @welsonss1
    @welsonss1 2 місяці тому

    Caramba, sou exatamente assim e entro em meltdown

  • @elizangelabergamo3260
    @elizangelabergamo3260 8 місяців тому

    Dra acho que a história contada é minha. Super eu

  • @rachelmariacamposmenezesde3177
    @rachelmariacamposmenezesde3177 9 місяців тому +2

    Adoro o seus vídeos estou adorando esses de leitura dos capítulos! Excelente! Parabéns! Que como faço, por favor, para mim escrever no master classe sobre autismo feminino? Fico um pouco preocupada, pois sou cega e a plataforma não é acessível. Muito obrigada desde já! desculpe qualquer erro na mensagem

  • @Nicolas_PKXD
    @Nicolas_PKXD 6 місяців тому

    Tô passada!! É do meu filho que você esta falando😮

  • @tamsin1991
    @tamsin1991 8 місяців тому

    Praticamente me descreveu. =P

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 6 місяців тому

    Isso explica muito da minha história. Rs Inclusive de querer receber as respostas uma de cada vez com prejuízos. Não sei se expliquei bem. É bem assim.A mente tem tanta coisa para fazer que procuro nela mesma sair. Porque isso eu não sei.
    Será que tem mais?

  • @luizflh
    @luizflh 9 місяців тому +3

    Meu filho de 3 anos está sob avaliação de Tea nivel 1. Toda vez que desejo pedir algo a ele eu falo a palavra "duvido". Ele é movido a desafios, kk. Se eu pedir alguma coisa ele fala: Jamais/nunca farei isso ou fala que está muito cansado. Não sei se seria o caso descrito.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +4

      Já subi num pé de jatobá porque escutei um "duvido"! 😇
      Excelente estratégia, Luiz!
      E, sim, esse NÃO tão categórico pode ser sinal de ansiedade frente às demandas.

    • @luizflh
      @luizflh 9 місяців тому +1

      @@lygia.pereira Na verdade ele apresenta outras características relacionadas. Devemos refazer os testes no futuro (aos 7 anos). Também tenho diagnóstico de Asperger. Gosto muitos dos seus vídeos. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  • @k4d2D
    @k4d2D 8 місяців тому

    Uma dúvida sobre algo que vejo frequentemente vários profissionais reforçando.
    Sei que existem traços mais frequentes em mulheres e homens, porém sempre dizer sobre "autismo em mulheres" ou "autismo feminino" não pode gerar confusão nos homens autistas que possuem as mesma estereotipias, e outros pontos em comum? (o mesmo nos casos inversos)
    Já vi mais de um profissional dificultando o diagnostico, por ambos os sexos apresentarem características "opostas" ao padrão dito.

  • @irispereira3275
    @irispereira3275 9 місяців тому

    Como fazer parte da comunidade?

  • @dra.clairribeiro
    @dra.clairribeiro 8 місяців тому

    Por favor, eu não localizei o site dessa Sociedade. Poderias passar o link?

  • @anavieiracontacaodehistori1026
    @anavieiracontacaodehistori1026 8 місяців тому

    A criança....a criança...a criança.... isso passa com o tempo ou faz parte da condição da pessoa?

  • @mariafatimadecarvalhosampa2821
    @mariafatimadecarvalhosampa2821 8 місяців тому

    Como consigo este livro, onde comprar?

  • @marin9206
    @marin9206 7 місяців тому +1

    Meu filho é assim, pra tudo. Não sabia q tinha nome. Causa mto sofrimento pra mim, sendo honesta. A hora de dormir é a mais consistente nesse sentido: ele sempre "manipula" a situação para q se deite uma hora mais tarde do esperado. Ele estuda de manha (por escolha dele, claro 😂😂😂😂). O ideal seria estudar a tarde, então, já que não quer seguir um esquema mais estruturado de horário pra dormir?!difícil viver num mundo em que se precisa ficar dando voltas e mais voltas pelo que precisa ser feito.

    • @ttadii
      @ttadii 4 місяці тому +1

      Tem dois livros de psicoterapeutas que talvez possam ajudá-la: "O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido" por Philippa Perry e "Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar" por Adele Faber

    • @anymarques4732
      @anymarques4732 16 днів тому

      Como te entendo!

  • @plgisele
    @plgisele 3 місяці тому

    Até durante minha avaliação eu me senti assim 🤡

  • @normalissima9646
    @normalissima9646 9 місяців тому

    puts Lili ...me descreveste, nem sabia q tinha nome

  • @anamirianoliveira4219
    @anamirianoliveira4219 9 місяців тому +2

    Uma pergunta... esta evitação a instruções diretivas pode estar relacionada a não conseguir "decifrar" a intenção de quem está dando as direções?
    Quero dizer... no fundo, um sentimento de desconfiança em relação ao outro... E, com o tempo, isto vira um hábito, algo a ser repetido?
    Bem, não sei se fui clara... Mas, estou num processo árduo de auto-observação.
    Passei por uma situação desse tipo nesta semana com minha chefe, no trabalho...
    Fiquei tentando entender o que houve e cheguei a esta conclusão que mencionei acima

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +3

      Sim, quando a pessoa precisa de um tempo maior para processar os dados que escuta e também demora a elaborar uma resposta, ela pode acabar criando o hábito, por exemplo, de dizer "eu não sei", só para evitar o desconforto de ver alguém aguardando a sua resposta.
      Mas, aqui, não seria a evitação da demanda propriamente dita.

    • @anamirianoliveira4219
      @anamirianoliveira4219 9 місяців тому

      @@lygia.pereira Obrigada, Lygia! Preciso continuar aprendendo...

  • @danieladefigueiredo6893
    @danieladefigueiredo6893 9 місяців тому +1

    A esquiva pode ser confundida também com TAG?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  9 місяців тому +3

      Pode, sim, Daniela. Mas, ao observar atentamente, o comportamento aparece diante de pedidos, ordens, comandos ou simples expectativas. É bem específico.

  • @haroldomelo6096
    @haroldomelo6096 8 місяців тому

    Não mostra como fazer pra fazer a criança desbloquear.
    Deu o exemplo da criança que fica parada no meio da rua mas não deu uma solução pragmática pra resolver o problema.

    • @manddex3
      @manddex3 7 місяців тому

      é que não existe uma receita pra isso mesmo

  • @keniacamargodeminas
    @keniacamargodeminas 9 місяців тому

    O que diferenciaria EED da paralisia tao comum no TDAH? A descrição da garotinha pareceu bastante com o que dizem as pessoas com TDAH.

    • @luizamedinapsi
      @luizamedinapsi 9 місяців тому +1

      Eed é evitação por conta da ansiedade da demanda, já a paralisia do tdah é por conta da falta de dopamina: você quer muito fazer a tarefa, mas não consegue, fica paralisado por não conseguir “engatar” a tarefa que precisa.

  • @anavieiracontacaodehistori1026
    @anavieiracontacaodehistori1026 8 місяців тому

    Criança recebe comando? Um soldado no quartel

  • @carlisapeccin9767
    @carlisapeccin9767 8 місяців тому

    ❤Eureca😂❤