Eu fui descobrir com 39, td mundo sabia menos eu 😢😢. Sofri muito bullying na escola, tive muita dificuldade pra namorar e no trabalho era tido como estranho, depois de alguns anos fui me adaptando, hj tenho uma família, mas consegui uma explicação pra bagunça que foi minha vida.
Sou casada há 20 anos com um portador de TEA. Ele ainda não conversa com as pessoas em uma festa, nem se for da minha família, que ele conhece há décadas. Se deixar ele quieto, sem conversar com ele, ele fica numa boa .rs. tem as singularidades com roupas e praticamente só usa preto. Não é muito dos contatos e tenta compensar de outra forma. Hoje eu o entendo e respeito estas diferenças. Nossa filha também tem TEA. Ambos são muito parecidos e extremamente inteligentes. Ele não percebe suas diferenças, então nunca sofreu com detalhes do cotidiano. Já a minha filha sofre mais, pq percebe que é evitada na escola, enfim ...a luta com ela é neste sentido. Quando há amor, os dois (marido e mulher) colaboram.
Sabe, traz um alivio para uma mãe que teve o filho diagnosticado aos 11 anos (e, mesmo não querendo, sentindo-se culpada) ver um profissional tão competente, um homem independente e, como diz o teu amor, "extraordinário". Dr. Lucelmo, vc me inspira a investir cada vez no meu filho e a ter fé nas capacidades do meu filhote.
Esse vídeo me acolheu. Assisti um dia depois de uma escola recusar uma bolsa de 50% pelo fato do meu filho ser autista leve (Asperger). Estava tudo certo, até fazermos a visita na escola e eu dizer para a coordenadora pedagógica que ele é autista. A vaga deixou de existir magicamente. No entanto, a escola vai fazer um evento no sábado seguinte ao ocorrido, para captar novos alunos oferecendo desconto nas mensalidades. Para o meu filho só aceitam a matrícula pagando o valor integral. Ele havia ficado encantado com a escola nova e teve uma crise quando falei que ele não estudaria mais lá. Meu filho tem 6 anos, está fazendo acompanhamento com psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga. Ele é tranqüilo, bem falante e com alguns ajustes, está indo muito bem na escola. Tem hiperfoco em matemática e o dinossauros. O tema que sugiro é inclusão escolar, em virtude dessa minha experiência.
@@ledademboscki4304 isso foi no ano passado, eu e minha família tínhamos acabado de perder um ente muito querido. Não tive cabeça pra levar a diante. E a escola em questão é de cunho religioso, e chama-se Caritas e localiza-se no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Mas à males que vem para o bem, meu filho foi para escola que estudei, foi super bem acolhido, teve uma professora que é um verdadeiro anjo na terra. Pra vc ter noção, hoje com 7 anos e meio ele está lendo e escrevendo, com desenvolvimento parelho ao de crianças da sua idade. A socialização dele também segue cada vez melhor. E se eu te contasse que ao longo desse ano, no horário que levava meu filho para escola, encontrava quase todos os dias a pessoa que negou a bolsa de estudos para ele. Tive muita vontade de agradece-la, pois na escola dela, meu filho não seria bem acolhido. Desculpa o texto longo, é um desabafo.
Que alívio que foi para mim esse vídeo. Sou psicóloga, 25 anos, e estou sendo diagnosticada com autismo também. Eu estava me martirizando porque eu não havia identificado isso antes, sendo profissional da área. Saber que o Lucelmo teve a mesma dificuldade, acalentou meu coração. Gratidão por isso ❤
Diagnóstico a 3 dias aos 38 anos faltando poucos dias para meu aniversário 01/12. Tratada como bipolar por 8 anos Eu falava que era autismo eles não entendiam. Após um filho autista eis que nasce a mãe autista ❤️🌻
Como meu filho está fazendo as avaliações neuropsicologicas para um possível diagnóstico, eu percebi muito nítido todas as minhas dificuldades, trato transtorno bipolar uns 8 anos tbm. Mas vou tô achando que não é só isso.
Também minha filha só a neupediatra viu que é autista leve será que o meu transtorno bipolar é autismo qual será a diferença? O que é pior autismo ou bipolaridade
@@elietelia3940acho que pior é o diagnóstico errado ou que gera dúvida pq ai você não sabe como se sente a respeito das percepção de suas emoções e o contato social.... boa sorte no processo...
O diagnóstico e o casamento te humanizou muito. Você saiu da postura do Doutor... Ficou muito mais empático e achei super agradável e divertido com a Aida! Amei!
Eu, médica ginecologista, suspeita aos 52 e diagnóstico formal recente, aos 54 anos… dificuldades sociais semelhantes a essas que Dr Lucelmo comentou e várias comorbidades associadas, bem como tentativas de vários tratamentos para tais comorbidades… muita vergonha de assumir, pois nas vezes em que tentei expor para colegas, amigos ou estranhos, houve muito deboche e discordâncias… povo humano é cruel pacas, hehe…ainda no status “se sentindo sozinha nessa”
pois é eu depois de assistir vários vídeos aqui com o Doutor percebi muitas coisas na minha vida e suspeito que eu tenha e preciso procurar saber, mas o medo de acharem que eu estou procurando desculpas para certos comportamentos, ou debocharem e rirem de mim me impedem de conversar sobre isso.
@@liliancordeirodemacedo1317 isso é um inferno, tenho encontrado alguma resistência também. Mas se aprofunde no assunto, monte um "dossiê" e apresenta pro seu médico. Se vc sente que o diagnóstico pode ser libertador, vai atrás. A minha impressão é que principalmente em diagnóstico tardio, como a gente precisou de muito mascaramento, somente alguém convivendo cotidianamente vai ser capaz de também perceber esses sinais. Até porque na maior parte do tempo a tendência é tentar se adaptar o máximo possível, e as vezes somos muito bons nisso.
@@liliancordeirodemacedo1317 não importa o motivo por você estar buscando seu diagnóstico, o importante é se aceitar! Estou buscando o meu justamente pra justificar pra mim mesmo o motivo de eu ser tão estranho nas interações sociais.
Estou nessa mesma busca… por enquanto, apenas uma busca pessoal, uma “autobusca”… Sou casada e alguns amigos/vizinhos há, no mínimo, uns 8 anos, me apelidaram de “autista”, algumas vezes tbm me chamavam de “Lombardi”, esses apelidos me incomodavam muitoooooo, mas depois passei a me sentir indiferente a eles… Hoje compreendo melhor o q eles queriam dizer com isso… passei a me observar com atenção depois q comecei a suspeitar de traços do espectro em meu filho… Ele acabou de fazer 3 anos, é autodidata, assim como eu sou… ele começou a ler com 1 ano e 10/11 meses, hoje com 3 lê e fala português, inglês e russo, escreve algumas coisas tbm, mas está numa fase de predileção pelo russo… Ele tem uma memória absurda, é muitooo inteligente, porém se comunica mal, a conversa não é compatível com a extensão de vocabulário que ele possui… no início achamos q era uma consequência da pandemia pq nos isolamos totalmente por cerca de 1 ano e 6 meses… ainda não sabemos o quanto isso influenciou de fato… porém a má comunicação dele foi o q mais me chamou atenção entre outras pequenas características do espectro… ele não tem o chamado “tripé” do espectro, pelo menos eu não consigo observar o “tripé” nele… o melhor de tudo é que estamos nos descobrindo juntos e graças a Deus ele já teve um avanço imenso na comunicação social… Na busca pelo diagnóstico dele (ele já iniciou as intervenções pertinentes), me vi com características compatíveis com traços do espectro, algumas muito sutis e outras mais marcantes do que as do meu filho… Quando eu tiver certeza voltarei para falar aqui… Gratidão imensa por todo material q é compartilhado neste canal, certamente ajuda muitas pessoas e eu sou uma delas!
Caro 11 11, conforme seu relato, seu filho é uma pessoa "INTELIGENTISSIMA", e pessoas inteligente "SOFRE" socialmente na questão comunicação. Eu "sofro restrição" na questão de comunicação e diálogo com outras pessoas, nos grupos de Whatsapp da família, a maioria das pessoas "NÃO GOSTAM DE PESSOAS INTELIGENTES", a minha esposa chegou a afirmar, "A SUA INTELIGÊNCIA ESTÁ À FRENTE DO SEU TEMPO", e isso é uma realidade. As pessoas "EVITAM DIALOGAR COMIGO", e a razão é, "VEJO UMA QUESTÃO POR MODO AMPLO, E AS OUTRAS PESSOAS POR UMA FORMA MUITO RESTRITA", chego a pensar "FALTA PESSOAS INTELIGENTES NO MUNDO, E SOBRAM AS QUE NÃO TEM E NÃO QUEREM INTELIGÊNCIA ALGUMA". Me recuso a "DIALOGO" de "FUTRICA DE CELEBRIDADES", enquanto de problemas que nos afeta, "NÃO SÃO TOCADOS NEM SUPERCIALMENTE". A essa altura de "DECISÃO" importantissima para nossoas vidas, dessa e das futuras gerações, vejo pessoas com "INTELECTO UNIVERSITÁRIO", afirmar que "NÃO ENTENDO DE POLÍTICA, ESTOU INDECISO EM QUEM VOTAR, OU NÃO VOTAR, E NÃO SEI A IDEOLOGIA DO PARTIDO A ESCOLHER", enfim, "NÃO SABE O QUE FAZ UM PARLAMENTAR", e olhe que essa pessoa, "TEM TODOS OS RECURSOS MODERNOS TECNOLÓGICOS SA INFORMÁTICA E DA COMUNICAÇÃO". O que é que "FALTA" nessa pessoa? A palavra é "INTELIGÊNCIA, E QUERER ESTAR INFORMADA, TER SENSO CRÍTICO E SER CONSCIENTIZADA", vi a pessoa como "UM ANIMAL QUE SE ALIMENTA PARA SOBREVIVER", tenho pena de pessoas assim, "QUE SE RECUSA A PENSAR E TER DIÁLOGOS INTELIGENTES". Esses dias, tive um breve diálogo com uma pessoa assim, e vi "A POBREZA" de inteligência, daí passei a "ENTENDER" melhor, "PORQUE SOFRO RESTRIÇÃO".
Eu descobri recentemente que meu filho de 15 anos está no TEA. Descobri isso foi libertador porque a sociedade exige certos padrões de comportamentos sociais que ele não vai conseguir entregar. Também tenho várias histórias dele
Muitos! Meu marido é autista leve e é o cara mais verdadeiro e fiel que já conheci. Autistas nunca mentem, são honestos. Mulheres, quando encontrem um, se joguem!
@@larissesilvaandrade5863 LENDA! Conheci um que é narcisista maligno. Pesquisei sobre e hoje em dia há vários casos de autistas depressivos, bipolares, psicopatas etc Autismo não é sinônimo de "ser angelical benigno etc" Abra os olhos! 👀
Eu acho que meu marido também é autista, como meu filho. Toda minha família sempre falou que ele era esquisito kkkk Mas acho que ele não vai atrás de diagnóstico, não vê necessidade. Adorei o vídeo, façam mais, por favor.
A mesma coisa acontece com meu esposo. Sempre foi “esquisito” hahaha Ele não foi atrás de diagnóstico, mas temos certeza. O irmão dele foi diagnosticado tardiamente e tem um sobrinho, de outro irmão, também autista. Além de agora, nossa filha, ou seja, está no gene 😅 ❤️
Comigo também, desde do namoro, minha família achava meu esposo esquisito, desconfiado, calado, pacato, ritualista, tudo isso ele é, casamos e nosso filho foi diagnosticado com Tea, então meu esposo foi se estudar e reconheceu muitos sinais de autistas
Minha filha está. Fazendo os testes, tem 21 anos , austimo nível 1 eu não tinha ideia do q era o autismo, tinha uma visão totalmente errado, agora estou compreendo muito do comportamento dela
Todo mundo sabia menos eu, na verdade chegava tava rolando esse assunto e o pessoal mudava de assunto, quando caiu a ficha fui atras do diagnóstico mas não é barato e tem outras prioridades. Mas vou atrás do diagnóstico porque enfim tenho esse direito.
A forma que você parece pensar e gesticula eu me identifico muito. Não sou diagnosticado mas as vezes me paro pensando que não devo ser normal.. eu tenho muita dificuldade de interagir naturalmente, tenho 24 anos e ate hoje me esforço pra interagir ... Já tive um tempo mais sociável, mas devido os traumas de bulyng e traumas com amizades, eu fui me fechando e hoje me sinto totalmente fechado e anti natural pra interagir ... Sla, não sei se tenho autismo, mas por um lado eu queria ter pra talvez assim eu entender porque sempre foi tão dificil certas coisas sociais ...É muito ruim se sentir estranho o tempo todo ...
Excellent video... Tenho 43 anos...Tive esse ano o diagnostico com uma piciquiatra. meu pai não aceitou ... já minha mãe , disse que já havia percebido desde criança.
Eu só fiquei sabendo que eu era pq fui trabalhar na área, mas em casa até o meu marido sabia menos eu, eu sou muito Tea e nunca ninguém me falou, o bom é que agora eu sei quem eu sou e bem mais fácil de me entender
Amei vídeo do casal! Sou mãe de um menino de 6 anos com TEA moderado, tem TOD e TDAH também...agradeço os vídeos do canal Luna ABA, pois vão me ajudar muito a lidar melhor com os comportamentos inadequados dele, a desregulação em locais públicos... Que o canal cresça ainda mais!!! A informação que vocês estão compartilhando dessa forma agradável, leve e bem humorada é muito boa, que vocês continuem assim, com essa união e cumplicidade💖💖💖
❤❤❤❤❤ vocês dois 👏👏👏👏👏👏👏 foi muito bom ver o vídeo fe vcs faz duas semanas que descobrimos que a minha netinha tem autismo 😢 estamos muito triste mas com os seus vídeos estamos aprendendo o ❤❤❤❤ que vcs nos passa ontem eu vi o seu filho no vídeo ele muito lindo e amado essa sua esposa e a mãe dele e muito linda e Deus abençoe sempre vocês todos 🙏🙏🙏🙏🙏
Gostaria de falassem sobre a convivência de casal com um Autismo leve e se há estudos com autistas leves e a vida sexual em casal: interação, dificuldades, facilidades e etc.
Não é fácil, se há amor é questão de ajustar alguns detalhes. Diferente de QQ outro relacionamento. Sou casada há 20 anos e nossa filha também com TEA.
KKKKK eu me identifiquei com vc, sou Aspeger tb e tive o diagnostico bem tardio 😂 pra mim o diagnostico ajudou a entender melhor quem eu sou e como explicar para as pessoas pq determinadas atitudes, principalmente para minha esposa 😉
2 роки тому+7
Um dos melhores vídeos do canal. Cara você não sabia 😱😱😱 e se mostrar assim abertamente foi muito bom. Nos aproxima mais de você. Te admiro ainda mais. Quero mais sobre Diagnóstico tardio.
Muito amor por esses dois❤️ Prof Lucelmo sabe que sou sua admiradora e aluna de carteirinha 🤣Sinceramente eu pensei que o senhor soubesse que era Asperger. Fale sobre seus hiperfocos, o que hj vc percebe que realmente eram comportamentos tidos como "incomuns" pois muitas pessoas não percebiam seus sinais sutis e isso é o que dificulta no diagnóstico. Tenho um colega com 35 anos que têm vários sinais sutis com deficits atencionais associados, orientei que procurasse uma avaliação com psiquiatra e o mesmo sem conhecimento na área disse que era só ansiedade 🤦🏻🤦🏻se puder me indique um profissional que faça avaliação online pois residimos no interior da Bahia. ❤️ Outra coisa na pós em ABA o senhor é o professor que tem maior número de aulas, detalhista ao extremo, quer transmitir da melhor forma todoooo o conteúdo, consegue falar de tudoooo de uma forma excepcional ❤️tudo isso é elogio viu❤️🤣🤣 Amo todos não fiquem com ciúmes. Deus te abençoe na sua nova jornada de descobertas🙌
Vi um vídeo recente dele, com todo cenário mudado e microfone grande, e senti saudades dele todo a vontade, girando a cadeira e falando da educação e análise do comportamento, como se respirasse, no ambiente dele, com os livros que ele pegou da Aída rs... Não sei qual deles eu admiro mais.
Amei o vídeo. O relacionamento amoroso com um TEA pra mim é bem difícil. Gostaria que vcs falassem mais sobre a rotina de casal, pois muitas vezes não sei lidar e fico com raiva e brava com alguns comportamentos, depois retomo. Mas não tem sido fácil esses 12 anos de casal. Venham conhecer a REINVENTAR.
É bem difícil o relacionamento amoroso entre uma pessoa dentro do especto (asperger) e a outra não, so quem vive sabe. Não podemos "romantizar" esse dia a dia. Eles não conseguem se colocar no lugar do outro e o que é pior, no meu caso a pessoa ainda se acha sensível e não discordo, só que a pessoa só é sensível com o sentimentos dela e não com os sentimentos do outro. Então, é bem complicado e nada fácil. 😅 Ja não é fácil quando o casal não está no espectro, imagina quando está... E é pior ainda quando quem está no espectro e não aceita fazer terapia. Façam mais vídeos pra casais que estão, assim como vocês, no espectro. Felicidades ao casal
Muito legal saber do diagnóstico tardio e quanto há tempo para. De fato, a forma descontraídas que abordam o assunto, nos desperta o interesse em continuar assistindo ao vídeo, ainda mais sabendo do potencial de ambos e dedicação em levar a ciência e o TEA ao conhecimento de muitos. Mais me causou um certo desconforto, a forma que abordaram a "esquisitice e a estranheza" dos sintomas e características. Fica um alerta a forma que soa "pejorativa" em falar sobre o assunto.
Adorei o vídeo de hoje! Por favor aborde Asperger na adolescência, com TOC e ansiedade, sendo excluído na escola e sofrendo bullying…isso é muito triste! Como falar com um adolescente sobre o diagnóstico dele. Muito obrigada!
Mana! Me ajuda por favor! Sou casada e meu esposo é bem estranho. Falo pra ele pra gente procurar um tratamento com neurologista, psiquiatra,piscicologa. piscicologa
Eu sou analista do comportamento, faço psicologia e trabalho exclusivamente com autismo, e eu sempre achei que tinha Asperger, mas mas não é e eu acho que se fechasse o TEA ficaria feliz, mas não é, continua aqui a busca.
Que interessante, a primeira vez que vi um vídeo seu, eu já percebi na hora, ele é Autista rsrsrs. Fiquei surpresa em saber que vc mesmo não sabia... Sou casada com autista e tenho um casal de filhos autistas❤ Adorei o vídeo com vcs dois!!!
Sugiro um vídeo para explicar aos familiares e namorado nossa dificuldade de participação em eventos festivos com muita gente, por muitas horas…tem um momento que travo e não consigo mais. Me ajudaria muito poder mostrar o vídeo para que compreendam e respeitem mais, pois o diagnóstico tardio não é bem aceito pela maioria. Grata!
Amei a descontração de vocês... tenho a impressão que depois desses depoimentos, muitos aqui irão se auto avaliar... e muitos irão descobrir que estão dentro do espectro... inclusive eu... kkkkkkkkk
😂gente não paro de rir. Na vdd tenho dois filhos um de 22 e um de 9 anos. O de nove tem diagnóstico de autismo nivel 2 de suporte diagnosticado desde os 3 anos e agora com todos estes anos conhecendo sobre o assunto gostaria de levar meu filho mais velho para invertigar um possível diagnóstico. Mas nao sei como abordar o assunto com ele.
Oh, top esse vídeo, ele edifica e reforça o entendimento do TEA para sustentar o AMOR a dois, quando um iu ambos tèm o Autismo, legal demais isso, caraca, simplesmente sumiu o corretor do meu teclado, e em toda palavra quase, troco as letras, demorei demais para eaceever isso aqui, 😮 oh...
kkkkkkk a Aída descrevendo como percebia que o Lucelmo era estranho me fez lembrar de uma ex minha falando o mesmo pra mim kkkkkkkk, estou procurando saber se tbm tenho autismo e seus videos estão me ajudando bastante.
Acho estranho você dizer que é autista pelo fato que você se fala e se esprime normalmente.O fato que eu acho após ler muito sobre autismo que meu marido também é ou asperger ou tda na realidade somos casados a 62 anos e ele sempre na dele .o que me irrita profundamente .apatia total ,ou ataque por qualquer motivo. Nunca temos um diálogo.a paciência acabou separei tô con 82 anos prefiro assim do que viver con esyranho
Meu marido é totalmente autista, não aceita e não tem diagnostico, estou acompanhando seus vídeos e esse foi muitooooo divertido 😂😂😂😂 tbm é super inteligente e não entende coisas muito claras. Me identifiquei demais com esse vídeo😂😂😂😂
Parabéns. É reconfortante saber q vc conseguiu proteger-se de todos os ataques q essa sociedade preconceituosa impõem. Sofri muito sem entender o q acontecia comigo. Hoje estou com 55 anos, cansado, cheio de lesões fisicas e com epilepsia. Não quero mais me adaptar. Tentei muito, mas não sabia o q fazer. Agora não vejo mais motivo para esse esforço. Vivi a maior parte do tempo isolado. Ainda não tenho diagnóstico. Minha atual companheira desconfiou q eu fosse autista. Até certo ponto foi maravilhoso, pois finalmente entendi o motivo para tudo q sofri, mas por outro lado, cai num outro mundo de dificuldades e frustrações, pois os médicos estão resistindo em me dar o diagnóstico. Não consigo entender o pq dessa dificuldade. A minha vida está parada. Não sei o q fazer.
Eu tenho uma ilusão com minha voz. Ao falar, penso q estou falando normalmente, porém, ao ouvir a gravação de minha voz, percebo q a entonação está estranha. Quando tento melhorar, fica pior.
Antes de aprender a falar, eu pensava sem idioma. Hoje, as vezes ainda penso assim, daí, para falar, antes tenho q traduzir para o português. As vezes penso direto em português.
Para relaxar, entro em auto-hipnose e começo a devanear. As pessoas me veem com o olhar perdido. Mas o levetiracetam (para epilepsia) tem dificultado entrar em auto-hipnose. E nos primeiros 10 dias causou um estado de êxtase. No 10° dia, sumiu repentinamente. O remédio me deixou mais tranquilo. Estou mais centrado.
Que delícia de vídeo! Edição fantástica, trouxe humor, mas sem tirar a seriedade do assunto! Casal nota 1000!!! Muito importante conhecermos mais sobre o autismo na vida adulta.
Boa tarde! Meu nome é Ivanilce, sou de Belém do Pará e tenho aprendido bastante com vcs sobre relacionamento com autistas, pois meu marido é autista. Obrigada pela contribuição meeesmo!!!
Mas gente... estou perplexa! Nunca imaginei, e assisto os vídeos há tempos! Recebi hoje o diagnóstico que meu filho de 3 anos é Asperger (TEA 1/Leve) e com altas habilidades também!
Meu marido quando me conheceu me definia como "excêntrico". Durante anos, antes do diagnóstico, eu já recorria a ele para saber o que dizer em algumas situações, ou para entender algumas situações sociais. E tem conceitos que até hoje não entram na minha cabeça, a ponto de eu dizer "ok amor, isso é convenção social, eu vou seguir". A minha psicóloga disse pra ele ter paciência comigo...
Eu tenho certeza que sou TEA, meu irmão teve diagnóstico tardio, de Asperger na época, e meu pai, meu avô todos tem características, e eu e meu filho também, e hoje mais velha e trabalhando na área tenho toda certeza que estou dentro do Espectro 💙
Seu relato me tocou muito. Fui diagnosticado no papel mesmo há menos de 1 década. Mas sofri muito, apesar de até contra o sentimento dos meus pais, pelos comportamentos de um Asperger... Obrigado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
Esse final de vcs aí foi top, demonstrou o autismo dele, ficou parecendo eu e com meu esposo, acredito q meu esposo seja autista, estamos indo atrás d descobrir. 😂
Nossa vocês são ótimos, muitas pessoas vão se identificar o espectro. Continue, tenho amigos, familiares, e que tem todos estes sintomas. Muito obrigada!
Eu tenho dificuldade de me comunicar não entendo o que sentido de que estão falando e fico muitas vezes pensando e olhando com cara de paisagem ! Me identifiquei contigo professor
Amei😍😍😍😍 Aspiando com Aida. Trocadilhos de um Asperger Aida e Lucelmo encontro a-típico Investiga-me Aida! Aída?. O que Lucelmo!.Esqueci🤔 Senta aqui querida... (o mulher difícil) Sou Tea... Como assim você não sabia? Explica de novo? Em que contexto você está falando? Há! Tá bom, entendi... VOCES SÃO SHOW QUALQUER NOME VAI FICAR LEGAL... MAS PODERIA DAR Muitas DICAS VOCÊ TEM ME AJUDADO DEMAIS A ME ENTENDER.... PARABÉNS 🥳🥳🥳🥳
A Profissional q te ajudou nesta investigaçao é assesivel. É que busco esta ajuda à muito temo mais os profissionais q encontrei cobram muito caro. Tenho 52 anos e sou do MA
Muito obrigada por compartilhar isto conosco. Por incrível que pareça, estou me descobrindo na investigação de TEA da minha filha de 2a e 3m. Comecei a perceber e compreender certos comportamentos na infância e agora na vida adulta. Comecei um curso técnico e ficou mais em evidência, pois os trabalhos em equipe eram obrigatórios e tive muita, muita dificuldade nisto. Sempre falei muito bem em público, mas não interagia com os mesmos, eu achava esto contraditório. Por pura coincidência meu o meu trabalho era de RH voltado para a introdução da psicologia comportamental no Recrutamento e Seleção para traçar perfis que se encaixe na necessidade daquela equipe de trabalho. Resolvi traçar o meu perfil e me choquei! Por eu me comunicar muito e falar bastante, sempre me considerei EXTROVERTIDA me espantei em o teste dar que eu era INTROVERTIDA com habilidade em criar e dar ideias, porém não tinha a mesma habilidade para coloca-las em prática exatamente por trabalhar sozinha. Tenho pavor de muvucas, muita gente falando, tenho vontade de sair correndo. Na infância, não sei ao certo a ligação, mas fiz Xixi na cama até os 8 anos de idade, vários exames e nada tinha. Às vezes me pego a balança o corpo, como se tivesse numa cadeira de balança. Quando percebo eu paro. Eu amo balançar a cabeça para ficar tonta, não gosto de girar o corpo, somente a cabeça, não sei explicar pq. Quando criança eu inventava doenças p não ir à escola, quando estava lá inventava quedas para ir embora, fingia dormir para não falarem comigo. Eu me sentia estranha. Após os 12 anos tudo foi mudando, não sei pq. Esses são alguns dos comportamentos que me chamam atenção para realidade do TEA.
O autista fica muito feliz quando é compreendido. Isso é muito perceptivo.
Lucelmo, sinceramente, as suas peculiaridades é que te tornam alguém interessante e único.
Eu fui descobrir com 39, td mundo sabia menos eu 😢😢.
Sofri muito bullying na escola, tive muita dificuldade pra namorar e no trabalho era tido como estranho, depois de alguns anos fui me adaptando, hj tenho uma família, mas consegui uma explicação pra bagunça que foi minha vida.
É, parece com a minha história. Exceto que ainda não tenho um diagnóstico.
No trabalho você revelou que tem autismo?
Eu decidi ainda não falar, pois o autismo ainda é muito estereotipado.
Acho difícil alguém que conheça você pessoalmente não achar que você é aspie, Lucelmo 😂
Eu juro que não imaginava, de verdade.
Eu tinha certeza so de ver os videos! Depois que soube que o filho dele esta no espectro eu tive certeza mesmo!
Willian chimura,
Lucelmo Lacerda e Thiago Lopes 👏🏽👏🏽👏🏽
Willian Chimura vc está sumido do UA-cam? Não estou mais recebendo vídeos seus.
Duas referências aqui pra mim, Willian e Lucelmo. Obrigado pelo trabalho meus queridos!
Sou casada há 20 anos com um portador de TEA. Ele ainda não conversa com as pessoas em uma festa, nem se for da minha família, que ele conhece há décadas. Se deixar ele quieto, sem conversar com ele, ele fica numa boa .rs. tem as singularidades com roupas e praticamente só usa preto. Não é muito dos contatos e tenta compensar de outra forma. Hoje eu o entendo e respeito estas diferenças. Nossa filha também tem TEA. Ambos são muito parecidos e extremamente inteligentes. Ele não percebe suas diferenças, então nunca sofreu com detalhes do cotidiano. Já a minha filha sofre mais, pq percebe que é evitada na escola, enfim ...a luta com ela é neste sentido. Quando há amor, os dois (marido e mulher) colaboram.
Sabe, traz um alivio para uma mãe que teve o filho diagnosticado aos 11 anos (e, mesmo não querendo, sentindo-se culpada) ver um profissional tão competente, um homem independente e, como diz o teu amor, "extraordinário". Dr. Lucelmo, vc me inspira a investir cada vez no meu filho e a ter fé nas capacidades do meu filhote.
Esse vídeo me acolheu. Assisti um dia depois de uma escola recusar uma bolsa de 50% pelo fato do meu filho ser autista leve (Asperger). Estava tudo certo, até fazermos a visita na escola e eu dizer para a coordenadora pedagógica que ele é autista. A vaga deixou de existir magicamente. No entanto, a escola vai fazer um evento no sábado seguinte ao ocorrido, para captar novos alunos oferecendo desconto nas mensalidades. Para o meu filho só aceitam a matrícula pagando o valor integral. Ele havia ficado encantado com a escola nova e teve uma crise quando falei que ele não estudaria mais lá. Meu filho tem 6 anos, está fazendo acompanhamento com psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga. Ele é tranqüilo, bem falante e com alguns ajustes, está indo muito bem na escola. Tem hiperfoco em matemática e o dinossauros. O tema que sugiro é inclusão escolar, em virtude dessa minha experiência.
Nossa, isso é discriminação- em uma escola, então, é chocante. Valeria uma denúncia ou pelo menos exposição pública da escola
@@ledademboscki4304 isso foi no ano passado, eu e minha família tínhamos acabado de perder um ente muito querido. Não tive cabeça pra levar a diante. E a escola em questão é de cunho religioso, e chama-se Caritas e localiza-se no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Mas à males que vem para o bem, meu filho foi para escola que estudei, foi super bem acolhido, teve uma professora que é um verdadeiro anjo na terra. Pra vc ter noção, hoje com 7 anos e meio ele está lendo e escrevendo, com desenvolvimento parelho ao de crianças da sua idade. A socialização dele também segue cada vez melhor. E se eu te contasse que ao longo desse ano, no horário que levava meu filho para escola, encontrava quase todos os dias a pessoa que negou a bolsa de estudos para ele. Tive muita vontade de agradece-la, pois na escola dela, meu filho não seria bem acolhido. Desculpa o texto longo, é um desabafo.
A vida ensina... Matricula, e depois de assinar o contrato na segunda semana, você solta: ah, me esqueci de avisar, meu filho é atípico ❤
A novela páginas da vida mostra isso
Que alívio que foi para mim esse vídeo. Sou psicóloga, 25 anos, e estou sendo diagnosticada com autismo também. Eu estava me martirizando porque eu não havia identificado isso antes, sendo profissional da área. Saber que o Lucelmo teve a mesma dificuldade, acalentou meu coração. Gratidão por isso ❤
Menina, eu também. Sou psicóloga há 10 anos e descobri minha condição no mês passado. É tão reconfortante entender minhas particularidades.
Diagnóstico a 3 dias aos 38 anos faltando poucos dias para meu aniversário 01/12.
Tratada como bipolar por 8 anos Eu falava que era autismo eles não entendiam.
Após um filho autista eis que nasce a mãe autista ❤️🌻
Como meu filho está fazendo as avaliações neuropsicologicas para um possível diagnóstico, eu percebi muito nítido todas as minhas dificuldades, trato transtorno bipolar uns 8 anos tbm. Mas vou tô achando que não é só isso.
Também minha filha só a neupediatra viu que é autista leve será que o meu transtorno bipolar é autismo qual será a diferença? O que é pior autismo ou bipolaridade
@@elietelia3940acho que pior é o diagnóstico errado ou que gera dúvida pq ai você não sabe como se sente a respeito das percepção de suas emoções e o contato social.... boa sorte no processo...
Eu começarei minha avaliação agora.... pra tdah... não autismo
@@elietelia3940 O ideal seria voce ter o diagnostico para se conhecer e fazer os ajustes necessários.
O diagnóstico e o casamento te humanizou muito. Você saiu da postura do Doutor... Ficou muito mais empático e achei super agradável e divertido com a Aida! Amei!
Eu, médica ginecologista, suspeita aos 52 e diagnóstico formal recente, aos 54 anos… dificuldades sociais semelhantes a essas que Dr Lucelmo comentou e várias comorbidades associadas, bem como tentativas de vários tratamentos para tais comorbidades… muita vergonha de assumir, pois nas vezes em que tentei expor para colegas, amigos ou estranhos, houve muito deboche e discordâncias… povo humano é cruel pacas, hehe…ainda no status “se sentindo sozinha nessa”
Olá ! Eu também, tenho 54 anos e um irmão gêmeo univitelino . Ele tem um filho Autista.
pois é eu depois de assistir vários vídeos aqui com o Doutor percebi muitas coisas na minha vida e suspeito que eu tenha e preciso procurar saber, mas o medo de acharem que eu estou procurando desculpas para certos comportamentos, ou debocharem e rirem de mim me impedem de conversar sobre isso.
@@liliancordeirodemacedo1317 isso é um inferno, tenho encontrado alguma resistência também. Mas se aprofunde no assunto, monte um "dossiê" e apresenta pro seu médico.
Se vc sente que o diagnóstico pode ser libertador, vai atrás. A minha impressão é que principalmente em diagnóstico tardio, como a gente precisou de muito mascaramento, somente alguém convivendo cotidianamente vai ser capaz de também perceber esses sinais. Até porque na maior parte do tempo a tendência é tentar se adaptar o máximo possível, e as vezes somos muito bons nisso.
@@liliancordeirodemacedo1317 não importa o motivo por você estar buscando seu diagnóstico, o importante é se aceitar! Estou buscando o meu justamente pra justificar pra mim mesmo o motivo de eu ser tão estranho nas interações sociais.
@@lucasbastos2550 obrigada, é bom escutar isso!!!
💙❤️FAÇAM NOVOS VÍDEOS SOBRE O DIAGNÓSTICO TARDIO!! Seria muito importante pra nós familiares e os próprios Autistas.💁🏻♀️🌷
Gente agora que eu vi esse vídeo, vocês são maravilhosossssss e esse finalzinho foi muito bom, dei muitas gargalhadas. Kkkkkkkkkkkk
Amei vocês família linda
Também estou a procura desses vídeos de diagnóstico tardio. Obrigada pelo apontamento.
E criem grupos para troca de experiencia
Por conta dele eu também acho que o meu de 20 tem autismo e E acho que sou também
Eu amei, continuem.....
Afinal TODO MUNDO É DIFERENTE! Isso é o máximo!
A gente precisa trabalhar a aceitação, tanto para quem somos quanto para o que o outro é.
Não é vergonha ser autista. Eu tenho um neto com TEA e tenho muito orgulho e amor por ele. Os autistas merecem todo o carinho e respeito. ❤❤❤❤
Estou nessa mesma busca… por enquanto, apenas uma busca pessoal, uma “autobusca”…
Sou casada e alguns amigos/vizinhos há, no mínimo, uns 8 anos, me apelidaram de “autista”, algumas vezes tbm me chamavam de “Lombardi”, esses apelidos me incomodavam muitoooooo, mas depois passei a me sentir indiferente a eles…
Hoje compreendo melhor o q eles queriam dizer com isso… passei a me observar com atenção depois q comecei a suspeitar de traços do espectro em meu filho… Ele acabou de fazer 3 anos, é autodidata, assim como eu sou… ele começou a ler com 1 ano e 10/11 meses, hoje com 3 lê e fala português, inglês e russo, escreve algumas coisas tbm, mas está numa fase de predileção pelo russo…
Ele tem uma memória absurda, é muitooo inteligente, porém se comunica mal, a conversa não é compatível com a extensão de vocabulário que ele possui… no início achamos q era uma consequência da pandemia pq nos isolamos totalmente por cerca de 1 ano e 6 meses… ainda não sabemos o quanto isso influenciou de fato… porém a má comunicação dele foi o q mais me chamou atenção entre outras pequenas características do espectro… ele não tem o chamado “tripé” do espectro, pelo menos eu não consigo observar o “tripé” nele… o melhor de tudo é que estamos nos descobrindo juntos e graças a Deus ele já teve um avanço imenso na comunicação social…
Na busca pelo diagnóstico dele (ele já iniciou as intervenções pertinentes), me vi com características compatíveis com traços do espectro, algumas muito sutis e outras mais marcantes do que as do meu filho…
Quando eu tiver certeza voltarei para falar aqui…
Gratidão imensa por todo material q é compartilhado neste canal, certamente ajuda muitas pessoas e eu sou uma delas!
Vc mora em São Paulo? Poderia procurar a Dra. Raquel Del Monde, ela é excelente. Ela atende em Jaguariúna, Clínica Conexão.Ela é muito experiente.
Caro 11 11, conforme seu relato, seu filho é uma pessoa "INTELIGENTISSIMA", e pessoas inteligente "SOFRE" socialmente na questão comunicação.
Eu "sofro restrição" na questão de comunicação e diálogo com outras pessoas, nos grupos de Whatsapp da família, a maioria das pessoas "NÃO GOSTAM DE PESSOAS INTELIGENTES", a minha esposa chegou a afirmar, "A SUA INTELIGÊNCIA ESTÁ À FRENTE DO SEU TEMPO", e isso é uma realidade.
As pessoas "EVITAM DIALOGAR COMIGO", e a razão é, "VEJO UMA QUESTÃO POR MODO AMPLO, E AS OUTRAS PESSOAS POR UMA FORMA MUITO RESTRITA", chego a pensar "FALTA PESSOAS INTELIGENTES NO MUNDO, E SOBRAM AS QUE NÃO TEM E NÃO QUEREM INTELIGÊNCIA ALGUMA".
Me recuso a "DIALOGO" de "FUTRICA DE CELEBRIDADES", enquanto de problemas que nos afeta, "NÃO SÃO TOCADOS NEM SUPERCIALMENTE".
A essa altura de "DECISÃO" importantissima para nossoas vidas, dessa e das futuras gerações, vejo pessoas com "INTELECTO UNIVERSITÁRIO", afirmar que "NÃO ENTENDO DE POLÍTICA, ESTOU INDECISO EM QUEM VOTAR, OU NÃO VOTAR, E NÃO SEI A IDEOLOGIA DO PARTIDO A ESCOLHER", enfim, "NÃO SABE O QUE FAZ UM PARLAMENTAR", e olhe que essa pessoa, "TEM TODOS OS RECURSOS MODERNOS TECNOLÓGICOS SA INFORMÁTICA E DA COMUNICAÇÃO".
O que é que "FALTA" nessa pessoa?
A palavra é "INTELIGÊNCIA, E QUERER ESTAR INFORMADA, TER SENSO CRÍTICO E SER CONSCIENTIZADA", vi a pessoa como "UM ANIMAL QUE SE ALIMENTA PARA SOBREVIVER", tenho pena de pessoas assim, "QUE SE RECUSA A PENSAR E TER DIÁLOGOS INTELIGENTES".
Esses dias, tive um breve diálogo com uma pessoa assim, e vi "A POBREZA" de inteligência, daí passei a "ENTENDER" melhor, "PORQUE SOFRO RESTRIÇÃO".
Eu amo a espontaneidade dele! Parece ser uma pureza de pessoa 🙌
Gostaria muito que você abordasse sobre a depressão em pessoas autistas.
Tem um vídeo sobre esse tema.
Sou professora universitária e leio muito sobre o assunto. Sempre reconheço alunos autistas e que se tornam profissionais fantásticos
Ninguém diz que eu sou normal 😜 Quando eu falo que sou autista, escuto coisas do tipo: "A gente sempre soube que você era especial".
Eu descobri recentemente que meu filho de 15 anos está no TEA. Descobri isso foi libertador porque a sociedade exige certos padrões de comportamentos sociais que ele não vai conseguir entregar. Também tenho várias histórias dele
Amei vocês! Kkkkkkkk
Sugestão: no próximo vídeo fale dos desafios e benefícios de se relacionar com um atípico?
Muitos! Meu marido é autista leve e é o cara mais verdadeiro e fiel que já conheci. Autistas nunca mentem, são honestos. Mulheres, quando encontrem um, se joguem!
@@larissesilvaandrade5863 LENDA! Conheci um que é narcisista maligno. Pesquisei sobre e hoje em dia há vários casos de autistas depressivos, bipolares, psicopatas etc Autismo não é sinônimo de "ser angelical benigno etc"
Abra os olhos! 👀
@@larissesilvaandrade5863 Feliz por ser reconhecido! Somos assim mesmo!
Que lindo Larisse! 💙
Eu acho que meu marido também é autista, como meu filho. Toda minha família sempre falou que ele era esquisito kkkk Mas acho que ele não vai atrás de diagnóstico, não vê necessidade. Adorei o vídeo, façam mais, por favor.
Farei mais com certeza, obrigado pelo feedback!! 😄
A mesma coisa acontece com meu esposo. Sempre foi “esquisito” hahaha
Ele não foi atrás de diagnóstico, mas temos certeza. O irmão dele foi diagnosticado tardiamente e tem um sobrinho, de outro irmão, também autista. Além de agora, nossa filha, ou seja, está no gene 😅 ❤️
Mas ele é “esquisito” como ?
Comigo também, desde do namoro, minha família achava meu esposo esquisito, desconfiado, calado, pacato, ritualista, tudo isso ele é, casamos e nosso filho foi diagnosticado com Tea, então meu esposo foi se estudar e reconheceu muitos sinais de autistas
Minha filha está. Fazendo os testes, tem 21 anos , austimo nível 1 eu
não tinha ideia do q era o autismo, tinha uma visão totalmente errado, agora estou compreendo muito do comportamento dela
Todo mundo sabia menos eu, na verdade chegava tava rolando esse assunto e o pessoal mudava de assunto, quando caiu a ficha fui atras do diagnóstico mas não é barato e tem outras prioridades. Mas vou atrás do diagnóstico porque enfim tenho esse direito.
A forma que você parece pensar e gesticula eu me identifico muito. Não sou diagnosticado mas as vezes me paro pensando que não devo ser normal.. eu tenho muita dificuldade de interagir naturalmente, tenho 24 anos e ate hoje me esforço pra interagir ... Já tive um tempo mais sociável, mas devido os traumas de bulyng e traumas com amizades, eu fui me fechando e hoje me sinto totalmente fechado e anti natural pra interagir ... Sla, não sei se tenho autismo, mas por um lado eu queria ter pra talvez assim eu entender porque sempre foi tão dificil certas coisas sociais ...É muito ruim se sentir estranho o tempo todo ...
Eu sei bem como é isso
Excellent video... Tenho 43 anos...Tive esse ano o diagnostico com uma piciquiatra. meu pai não aceitou ... já minha mãe , disse que já havia percebido desde criança.
Eu só fiquei sabendo que eu era pq fui trabalhar na área, mas em casa até o meu marido sabia menos eu, eu sou muito Tea e nunca ninguém me falou, o bom é que agora eu sei quem eu sou e bem mais fácil de me entender
A importância que isso teve pra mim e pra minha visão sobre o meu relacionamento, não tem explicação
Estou assistindo esse vídeo dos anos depois de ter sido divulgado. Gostei muito. Parabéns ao casal.
Amei vídeo do casal! Sou mãe de um menino de 6 anos com TEA moderado, tem TOD e TDAH também...agradeço os vídeos do canal Luna ABA, pois vão me ajudar muito a lidar melhor com os comportamentos inadequados dele, a desregulação em locais públicos...
Que o canal cresça ainda mais!!!
A informação que vocês estão compartilhando dessa forma agradável, leve e bem humorada é muito boa, que vocês continuem assim, com essa união e cumplicidade💖💖💖
Mto obrigada!!! 🙏🏽😁
O vídeo tem dois anos e eu estou vendo agora. Amo mais ainda vcs e os vídeos.
Obrigada por compartilhar as experiências de vocês ❤
Amei demais o vídeo! O nome poderia ser: " Aída e o Aspie".
hahahahahahahahahahah
Hahaha muito bom! 😂
Este vídeo é o maximo! A edição então kkkk... Vc se superou, Lucelmo!
A informação associada ao entretenimento foi ótimo! Arrasou!🤣🤣🤣🤣
E eu que achei que ele ja sabia desde de sempre ksksksk agora que estou vendo o video na integra.
gente que legal esse vídeo!pra mim um dos melhores do canal,
por favor façam mais vídeos nesse estilo, vocês são um lindo casal
❤❤❤❤❤ vocês dois 👏👏👏👏👏👏👏 foi muito bom ver o vídeo fe vcs faz duas semanas que descobrimos que a minha netinha tem autismo 😢 estamos muito triste mas com os seus vídeos estamos aprendendo o ❤❤❤❤ que vcs nos passa ontem eu vi o seu filho no vídeo ele muito lindo e amado essa sua esposa e a mãe dele e muito linda e Deus abençoe sempre vocês todos 🙏🙏🙏🙏🙏
Eu discordo, juro que para mim foi uma surpresa quando você falou em vídeo que era autista! Ótimo vídeo, amo seu canal! Desejo todo sucesso!!
Gostaria de falassem sobre a convivência de casal com um Autismo leve e se há estudos com autistas leves e a vida sexual em casal: interação, dificuldades, facilidades e etc.
Também gostaria muito de saber sobre isso.
Eu tb
Isso é o que eu mais procuro saber sobre o autismo.
Não é fácil, se há amor é questão de ajustar alguns detalhes. Diferente de QQ outro relacionamento. Sou casada há 20 anos e nossa filha também com TEA.
KKKKK eu me identifiquei com vc, sou Aspeger tb e tive o diagnostico bem tardio 😂 pra mim o diagnostico ajudou a entender melhor quem eu sou e como explicar para as pessoas pq determinadas atitudes, principalmente para minha esposa 😉
Um dos melhores vídeos do canal. Cara você não sabia 😱😱😱 e se mostrar assim abertamente foi muito bom. Nos aproxima mais de você. Te admiro ainda mais. Quero mais sobre Diagnóstico tardio.
Muito amor por esses dois❤️ Prof Lucelmo sabe que sou sua admiradora e aluna de carteirinha 🤣Sinceramente eu pensei que o senhor soubesse que era Asperger. Fale sobre seus hiperfocos, o que hj vc percebe que realmente eram comportamentos tidos como "incomuns" pois muitas pessoas não percebiam seus sinais sutis e isso é o que dificulta no diagnóstico. Tenho um colega com 35 anos que têm vários sinais sutis com deficits atencionais associados, orientei que procurasse uma avaliação com psiquiatra e o mesmo sem conhecimento na área disse que era só ansiedade 🤦🏻🤦🏻se puder me indique um profissional que faça avaliação online pois residimos no interior da Bahia. ❤️ Outra coisa na pós em ABA o senhor é o professor que tem maior número de aulas, detalhista ao extremo, quer transmitir da melhor forma todoooo o conteúdo, consegue falar de tudoooo de uma forma excepcional ❤️tudo isso é elogio viu❤️🤣🤣 Amo todos não fiquem com ciúmes. Deus te abençoe na sua nova jornada de descobertas🙌
Vi um vídeo recente dele, com todo cenário mudado e microfone grande, e senti saudades dele todo a vontade, girando a cadeira e falando da educação e análise do comportamento, como se respirasse, no ambiente dele, com os livros que ele pegou da Aída rs... Não sei qual deles eu admiro mais.
Qual é a pós dele em ABA?
Amei o vídeo. O relacionamento amoroso com um TEA pra mim é bem difícil. Gostaria que vcs falassem mais sobre a rotina de casal, pois muitas vezes não sei lidar e fico com raiva e brava com alguns comportamentos, depois retomo. Mas não tem sido fácil esses 12 anos de casal.
Venham conhecer a REINVENTAR.
Seria legal organizar este serie 👍🏼 para facilitar a audiência.
É bem difícil o relacionamento amoroso entre uma pessoa dentro do especto (asperger) e a outra não, so quem vive sabe. Não podemos "romantizar" esse dia a dia. Eles não conseguem se colocar no lugar do outro e o que é pior, no meu caso a pessoa ainda se acha sensível e não discordo, só que a pessoa só é sensível com o sentimentos dela e não com os sentimentos do outro. Então, é bem complicado e nada fácil. 😅 Ja não é fácil quando o casal não está no espectro, imagina quando está... E é pior ainda quando quem está no espectro e não aceita fazer terapia. Façam mais vídeos pra casais que estão, assim como vocês, no espectro. Felicidades ao casal
Adorei a iniciativs 😂. Tive diagnóstico tardio ano passado... Me reconheci muito nas falas!
Esse casamento e um desafio diário kkk amei vocês❤
Meu marido teve o diagnóstico agora, aos ,50 anos. A mudança nas atitudes dele e na minha tolerância são nítidas.
Ele faz terapia? O meu tbm foi diagnosticado aos 52 anos
Muito legal saber do diagnóstico tardio e quanto há tempo para.
De fato, a forma descontraídas que abordam o assunto, nos desperta o interesse em continuar assistindo ao vídeo, ainda mais sabendo do potencial de ambos e dedicação em levar a ciência e o TEA ao conhecimento de muitos.
Mais me causou um certo desconforto, a forma que abordaram a "esquisitice e a estranheza" dos sintomas e características. Fica um alerta a forma que soa "pejorativa" em falar sobre o assunto.
Adorei o vídeo de hoje! Por favor aborde Asperger na adolescência, com TOC e ansiedade, sendo excluído na escola e sofrendo bullying…isso é muito triste! Como falar com um adolescente sobre o diagnóstico dele. Muito obrigada!
😭
Quanta leveza, amo esse vídeo, amo a "tia Ai-n-da" (kkkkk). Quero encontrar meu "Aído" hahaha
Já assistiram a série “Amor no espectro”? Queremos mais vídeos de vocês. Foi excelente!
Excelente esse bate papo.vcs são 10!
Mana! Me ajuda por favor! Sou casada e meu esposo é bem estranho. Falo pra ele pra gente procurar um tratamento com neurologista, psiquiatra,piscicologa. piscicologa
Amei essa matéria! Publicam mais conteúdo juntos. Falando sobre como os homens autistas se comporta num namoro
Sugestão de tema: como foi o processo de diagnóstico? Profissionais especialistas em diagnóstico adulto e avaliação completa.
Boa ideia!!!
Também gostei da sugestão!
Eu sou analista do comportamento, faço psicologia e trabalho exclusivamente com autismo, e eu sempre achei que tinha Asperger, mas mas não é e eu acho que se fechasse o TEA ficaria feliz, mas não é, continua aqui a busca.
Quais são os teus problemas/dificuldades?
Preciso do Tema: " Como convencer um neto adolescente a fazer o diagnóstico do Autismo nível 1?" Ass.: Uma avó.
Que interessante, a primeira vez que vi um vídeo seu, eu já percebi na hora, ele é Autista rsrsrs. Fiquei surpresa em saber que vc mesmo não sabia... Sou casada com autista e tenho um casal de filhos autistas❤ Adorei o vídeo com vcs dois!!!
Lacerda sozinho é um sucesso agora com Aida segura esses dois,com Paulo Liberalesco quem segura esse trio AMO
Sugiro um vídeo para explicar aos familiares e namorado nossa dificuldade de participação em eventos festivos com muita gente, por muitas horas…tem um momento que travo e não consigo mais. Me ajudaria muito poder mostrar o vídeo para que compreendam e respeitem mais, pois o diagnóstico tardio não é bem aceito pela maioria. Grata!
Amei a descontração de vocês... tenho a impressão que depois desses depoimentos, muitos aqui irão se auto avaliar... e muitos irão descobrir que estão dentro do espectro... inclusive eu... kkkkkkkkk
Hahahaha, sem dúvidas!
😂gente não paro de rir. Na vdd tenho dois filhos um de 22 e um de 9 anos. O de nove tem diagnóstico de autismo nivel 2 de suporte diagnosticado desde os 3 anos e agora com todos estes anos conhecendo sobre o assunto gostaria de levar meu filho mais velho para invertigar um possível diagnóstico. Mas nao sei como abordar o assunto com ele.
Muito interessante. Meu filho teve diagnóstico precoce e após esse conhecimento vejo todos os traços no meu marido e ele mesmo não reconhece 😂
"Éramos amigos, agora somos íntimos!"
Adorei!!! Isso aconteceu comigo tmb. Rs.
Oh, top esse vídeo, ele edifica e reforça o entendimento do TEA para sustentar o AMOR a dois, quando um iu ambos tèm o Autismo, legal demais isso, caraca, simplesmente sumiu o corretor do meu teclado, e em toda palavra quase, troco as letras, demorei demais para eaceever isso aqui, 😮 oh...
kkkkkkk a Aída descrevendo como percebia que o Lucelmo era estranho me fez lembrar de uma ex minha falando o mesmo pra mim kkkkkkkk, estou procurando saber se tbm tenho autismo e seus videos estão me ajudando bastante.
Acho estranho você dizer que é autista pelo fato que você se fala e se esprime normalmente.O fato que eu acho após ler muito sobre autismo que meu marido também é ou asperger ou tda na realidade somos casados a 62 anos e ele sempre na dele .o que me irrita profundamente .apatia total ,ou ataque por qualquer motivo.
Nunca temos um diálogo.a paciência acabou separei tô con 82 anos prefiro assim do que viver con esyranho
Meu marido é totalmente autista, não aceita e não tem diagnostico, estou acompanhando seus vídeos e esse foi muitooooo divertido 😂😂😂😂 tbm é super inteligente e não entende coisas muito claras.
Me identifiquei demais com esse vídeo😂😂😂😂
Tenho adorado esse compartilhamento das experiências de vcs conosco! Todos os temas são maravilhosos! E a sugestão de nome é LUCELMO E AIDA!
Só pela sua forma de olhar, a que se pode perceber ao assistir aos seus vídeos, eu já me perguntava se não estarias também no espectro.
Ameeeeeeei ver vcs dois juntos, ao mesmo tempo que foi esclarecedor, foi muito engraçado, me diverti muito. Por favor, não parem, amei!
Parabéns. É reconfortante saber q vc conseguiu proteger-se de todos os ataques q essa sociedade preconceituosa impõem. Sofri muito sem entender o q acontecia comigo. Hoje estou com 55 anos, cansado, cheio de lesões fisicas e com epilepsia. Não quero mais me adaptar. Tentei muito, mas não sabia o q fazer. Agora não vejo mais motivo para esse esforço. Vivi a maior parte do tempo isolado. Ainda não tenho diagnóstico. Minha atual companheira desconfiou q eu fosse autista. Até certo ponto foi maravilhoso, pois finalmente entendi o motivo para tudo q sofri, mas por outro lado, cai num outro mundo de dificuldades e frustrações, pois os médicos estão resistindo em me dar o diagnóstico. Não consigo entender o pq dessa dificuldade. A minha vida está parada. Não sei o q fazer.
Minha companheira também pensou q eu fosse gay, pelo de fato de ser sensível, retraído e caseiro.
Eu tenho uma ilusão com minha voz. Ao falar, penso q estou falando normalmente, porém, ao ouvir a gravação de minha voz, percebo q a entonação está estranha. Quando tento melhorar, fica pior.
Não consigo aprender a ler partitura.
Antes de aprender a falar, eu pensava sem idioma. Hoje, as vezes ainda penso assim, daí, para falar, antes tenho q traduzir para o português. As vezes penso direto em português.
Para relaxar, entro em auto-hipnose e começo a devanear. As pessoas me veem com o olhar perdido. Mas o levetiracetam (para epilepsia) tem dificultado entrar em auto-hipnose. E nos primeiros 10 dias causou um estado de êxtase. No 10° dia, sumiu repentinamente. O remédio me deixou mais tranquilo. Estou mais centrado.
Eu tenho 61, aposentada doida pra continuar independente.
Vc e lindo muito obrigada comunidade autista
Que delícia de vídeo! Edição fantástica, trouxe humor, mas sem tirar a seriedade do assunto! Casal nota 1000!!! Muito importante conhecermos mais sobre o autismo na vida adulta.
Boa tarde! Meu nome é Ivanilce, sou de Belém do Pará e tenho aprendido bastante com vcs sobre relacionamento com autistas, pois meu marido é autista. Obrigada pela contribuição meeesmo!!!
Mas gente... estou perplexa! Nunca imaginei, e assisto os vídeos há tempos! Recebi hoje o diagnóstico que meu filho de 3 anos é Asperger (TEA 1/Leve) e com altas habilidades também!
Eu acho que tbem tenho um autismo leve pq os relatos do Lucelmo , aí eu vejo da mesma maneira
Meu marido quando me conheceu me definia como "excêntrico". Durante anos, antes do diagnóstico, eu já recorria a ele para saber o que dizer em algumas situações, ou para entender algumas situações sociais. E tem conceitos que até hoje não entram na minha cabeça, a ponto de eu dizer "ok amor, isso é convenção social, eu vou seguir". A minha psicóloga disse pra ele ter paciência comigo...
Eu tenho certeza que sou TEA, meu irmão teve diagnóstico tardio, de Asperger na época, e meu pai, meu avô todos tem características, e eu e meu filho também, e hoje mais velha e trabalhando na área tenho toda certeza que estou dentro do Espectro 💙
Contribuição valiosa e humana que vai além da teoria. Amei!
Exquisita é ela, não sabe o que dar like e o sininho! hahahahah! :D Obrigado por compartilhar!
Que delícia de vídeo gentekkk eu sou dislexa, minha vida foi uma novela. Hj faço psicologia e sou estudante de ABA com vcs!!!
Obrigado pelo feedback!!
Pra mim é novidade, nunca imaginei .
Seu relato me tocou muito.
Fui diagnosticado no papel mesmo há menos de 1 década.
Mas sofri muito, apesar de até contra o sentimento dos meus pais, pelos comportamentos de um Asperger...
Obrigado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
Esse final de vcs aí foi top, demonstrou
o autismo dele, ficou parecendo eu e com meu esposo, acredito q meu esposo seja autista, estamos indo atrás d descobrir. 😂
Nossa vocês são ótimos, muitas pessoas vão se identificar o espectro. Continue, tenho amigos, familiares, e que tem todos estes sintomas. Muito obrigada!
Que Deus abençoe vcs são lindos
Achar os profissionais gabaritados pra dar laudo e uma verdadeira via crucial,mas não desista até ter qualidade de vida 💪🏼
Eu tenho dificuldade de me comunicar não entendo o que sentido de que estão falando e fico muitas vezes pensando e olhando com cara de paisagem ! Me identifiquei contigo professor
O que muda quando se tem um diagnóstico?
Aconteceu o mesmo comigo qdo falei c meus pais, aos 47 anos, q achava que eu era Aspie pq me identifiquei com o diagnóstico do meu filho.
Amei😍😍😍😍
Aspiando com Aida.
Trocadilhos de um Asperger
Aida e Lucelmo encontro a-típico
Investiga-me Aida!
Aída?. O que Lucelmo!.Esqueci🤔
Senta aqui querida... (o mulher difícil)
Sou Tea... Como assim você não sabia?
Explica de novo?
Em que contexto você está falando?
Há! Tá bom, entendi...
VOCES SÃO SHOW QUALQUER NOME VAI FICAR LEGAL... MAS PODERIA DAR Muitas DICAS
VOCÊ TEM ME AJUDADO DEMAIS A ME ENTENDER.... PARABÉNS 🥳🥳🥳🥳
A Profissional q te ajudou nesta investigaçao é assesivel. É que busco esta ajuda à muito temo mais os profissionais q encontrei cobram muito caro.
Tenho 52 anos e sou do MA
Esse é seu vídeo que eu mais gosto
Muito obrigada por compartilhar isto conosco.
Por incrível que pareça, estou me descobrindo na investigação de TEA da minha filha de 2a e 3m.
Comecei a perceber e compreender certos comportamentos na infância e agora na vida adulta.
Comecei um curso técnico e ficou mais em evidência, pois os trabalhos em equipe eram obrigatórios e tive muita, muita dificuldade nisto.
Sempre falei muito bem em público, mas não interagia com os mesmos, eu achava esto contraditório.
Por pura coincidência meu o meu trabalho era de RH voltado para a introdução da psicologia comportamental no Recrutamento e Seleção para traçar perfis que se encaixe na necessidade daquela equipe de trabalho.
Resolvi traçar o meu perfil e me choquei!
Por eu me comunicar muito e falar bastante, sempre me considerei EXTROVERTIDA me espantei em o teste dar que eu era INTROVERTIDA com habilidade em criar e dar ideias, porém não tinha a mesma habilidade para coloca-las em prática exatamente por trabalhar sozinha.
Tenho pavor de muvucas, muita gente falando, tenho vontade de sair correndo.
Na infância, não sei ao certo a ligação, mas fiz Xixi na cama até os 8 anos de idade, vários exames e nada tinha.
Às vezes me pego a balança o corpo, como se tivesse numa cadeira de balança. Quando percebo eu paro.
Eu amo balançar a cabeça para ficar tonta, não gosto de girar o corpo, somente a cabeça, não sei explicar pq.
Quando criança eu inventava doenças p não ir à escola, quando estava lá inventava quedas para ir embora, fingia dormir para não falarem comigo. Eu me sentia estranha.
Após os 12 anos tudo foi mudando, não sei pq.
Esses são alguns dos comportamentos que me chamam atenção para realidade do TEA.
Asperger é um bom tema. Na adolescência e idade adulta.