Muito boa abordagem sobre ´ONDAS´ . Gosto muito desse canal acho um dos melhores do seguimento pois o apresentador expõe o conteúdo sempre usando uma linguagem simples porem, muito objetiva_ está de parabéns...
Material excelente. Já tinha visto outros vídeos seus e havia esquecido de inscrever-me. Esse vídeo me fez lembrar na hora. Matérias sempre excelentes. Teoria pra quem gosta de teoria, explicação prática pra que gosta de prática. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo,,, acompanho e sou assinante do canal e desejaria que sempre continuasse assim com execenlentes conteudos para nos ajudar na nossa caminhada. Fico muito agtadecido. E que Deus nos abençoe.
Maravilha de aula. Estou querendo um osciloscópio com especificações iguais a esse aí. Vou comprar. Assim como um gerador de sinais. Ambos sairão dos reviews aqui do site. Vlw
Muito bom este video. Adorei. Se você não é professor devia ser. Se já é professor de eletrónica, devo felicitá-lo. Aos seus alunos deve dizer que são uns sortudos. Abraço.
bom dia !!! estou iniciando, esses osciloscópio virtual ( usando PC ), serviria para eu verificar forma de onda na saída de inversor de tensão , e alguns testes no circuito de inversores. vi um na net.
Olá Larissa, boa tarde! Sim seria possível, já que a forma de onda na saída de inversores é de 60Hz e essa frequência é facilmente medida por osciloscópios com base em PCs. O que normalmente não daria para ver seriam as frequências harmônicas e outros ruídos que podem acompanhar a saída do inversor! Boa sorte!!
Comprei um Osciloscópio MINIPA MVB DSO 50 MHz que é um UNI-T UTD2152CEX. Ainda possuo mais dois analógicos. Um Kenwood CS4125 de 20 MHz e um MINIPA MO1230 G de 30 MHz... Ferramentas essenciais numa boa bancada...
Excelente vídeo, assim como os outros. É bem didático e bem explicado. Já sou inscrito e obviamente ganhou um like tbm, mas tenho uma ressalva: Em um vídeo de mais de 21 min, a música fica muito repetitiva o q as vezes desvia a atenção do assunto. Eu particularmente acho q a música é dispensável (na minha opinião) ou pelo menos o volume da musica deveria ser bem baixo. Quero deixar claro q isso não diminui a qualidade e a excelência do vídeo. Está de parabéns.
Olá Egeu! Obrigado pela sugestão, em alguns vídeo o volume realmente fica um pouco alto. Nos vídeos mais atuais creio que o nível da música é bem baixo e apenas para dar ambiência, sem distrair. Mas vou ficar atento!
Obrigado Rodrigo! O analógico é excelente, eu também gosto muito, a questão é que o digital veio com funções que geralmnete não têm no modelo antigo (salvo por alguns modelos híbridos), por exemplo FFT, cursores, exportação de dados e telas, algumas funções matemáticas, cálculo imediato de múltiplos parâmetros simultaneamente, etc. Por isso hoje em dia faz bastante diferença!
A minha dúvida é a seguinte: Exemplo: Comprei um osciloscópio, peguei uma Tv ou qualquer outro equipamento, quais pontos do circuito é que parâmetro ou tipo de onda para ser analisado no circuito, o esquema técnico do aparelho é quem vem informando??? O que falta da galera é um curso prático de como utilizar no equipamento. Não estou reclamando nada, até porque você já nos ajuda com os seus vídeos sem fim lucrativo . Entenda é só uma ajuda que preciso
Alex, muitos esquemas de TV vêm com os chamados oscilogramas, que são as formas de ondas em pontos chaves dos circuito. Não havendo isso, já que nem todos têm e também pode variar de modelo para modelo, somente um profundo conhecimento dos circuitos e do seu funcionamento, daria condições de usar o osciloscópio em todo seu potencial no diagnóstico de defeitos. Esse tema daria um curso completo e mesmo assim não esgotaríamos as possibilidades, por isso que não há vídeos detalhando esse tipo de pesquisa, salvo em casos pontuais, que só valem para determinado modelo, ou medidas muito básicas, como fontes, ripples, entradas e saídas.
Olá. Ótima explicação. Já tinha pesquisado sobre esse osciloscópio na Bangood (link informado abaixo na descrição do vídeo). Você adquiriu nesse site mesmo? Sabe informar se é confiável?
Obrigado Mauro! Sim, a Banggood é confiável, a maior parte dos instrumentos que faço review aqui no canal é pedida neles e sempre chega sem problemas (confira nos vídeos). No caso desse monitor da UNI-T, ele não veio da Banggood, pois foi pedido antes de eu conhecer essa loja.
gostaria de tirar uma duvida se por exemplo eu for medir uma tensão de 100 voltes e o osciloscópio estiver em 1 voltes por divisão corre risco de queimar o osciloscópio ?
Rubens Rocha Rubens, dependendo da proteção interna não é recomendável injetar uma tensão muito maior que o fundo de escala. Equipamentos modernos, geralmente suportam bem o erro de escala, mas modelos mais simples e antigos podem sofrer danos!
Professor, ao fazer o calculo pra ver o comprimento da onda de 27mhz, utilizando a fórmula demostrada, encontre 0,011. Com isso, percebi que na fórmula o comprimento da onda é dado em Kilometro, por isso, multipliquei por mil pra dá os 11mts.
Professor, numa medida fase/fase na saída de um inversor de frequência, lógico que com a utilização de um transformador de isolação, eu posso utilizar os dois canais simultâneamente ou só posso utilizar este recurso para medidas terra/fase???
Olá Placatec, não sei se entendi bem sua questão, mas você pode medir fase-fase, sem problemas em cada canal. Caso queira ver a forma de onda de cada fase em separado, use os dois canais, com referência ao terra. Se for um osciloscópio digital, você poderá usar as funções matemáticas e fazer a diferença dos dois sinais, ver a defasagem, etc!
+Electrolab Então, nas fases U, V e W, ponta de prova em U, terra em V no canal 1. No canal 2, terra em V e ponta de prova em W... É assim??? Usando pontas de prova X1 X 100, para alta tensão!!!
+Electrolab Então, nas fases U, V e W, ponta de prova em U, terra em V no canal 1. No canal 2, terra em V e ponta de prova em W... É assim??? Usando pontas de prova X1 X 100, para alta tensão!!!
Olá Placatec, com o transformador de isolamento instalado, essa seria uma possível ligação, mas mesmo assim pouco recomendável, pois o terminal de terra do osciloscópio que está ligado ao comum da entrada do sinal passa a ter o potencial do inversor, e caso algum ponto aterrado encoste no osciloscópio, teremos um curto, além de risco de choques. Há no mercado pontas de prova com opto isoladores para esses tipos de medidas, mas geralmente são para alguns modelos de osciloscópios. Se essa medida não for essencial, creio que não vale o risco!!
+Electrolab Perfeito, professor! Realmente não é essencial esta medida!!! Um pouco de preciosudmo tslvez, mas conhecimento nunca é demais. Abraço e obrigado...
Bom dia. Uma pergunta, já em se tratando de forma de onda. Sr eu utilizar um transformador, a forma de onda do primário, independente do núcleo, será sempre igual a do secundário? Ex: Senoidal, dente de sera, quadrada, wtc.
Bom dia Marcos, sim será teoricamente igual, desde que dentro das frequências admitidas pelo transformador usado, do contrário algumas distorções podem ocorrer no sinal de saída.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado. Estava com essa dúvida. Mas, seria isso mesmo; Uma forma de onda de 60 Hz, com formas de ondas distintas trabalhando em um transformador de 60 Hz. Tudo na mesma freqüência; transformador de 60 Hz, com formas de onda na frequência 60 Hz.
Sim, funcionaria, lembrando por exemplo que ondas quadradas podem deformar, por conta das altas frequência embutidas nas rápidas subidas e descidas do traço e com isso gerando alguma distorção na saída, mesmo que a frequência base seja baixa.
Olá meu amigo boa noite tudo bem eu tô querendo fazer um curso de osciloscópio como eu faço para entrar em contato com você tem como você passar o contato para mim eu já tenho osciloscópio da marca okateki de 100 merga
Boa noite! Eu não tenho curso de osciloscópio, o que há na descrição dos vídeos são alguns cursos de terceiros, que após uma pesquisa do que havia disponível no mercado, indico. Isso foi devido a pedidos de vários inscritos. Uma deles é sobre como usar osciloscópio em reparos de notebooks, mas há outros de eletrônica geral. Dê uma olhada na descrição acima.
professor me ajude numa dúvida! é possível com esse osciloscópio medir a frequência em hz de um solo? improvisando uma haste e/ou um fio de cobre de um ponto a outro do solo( em um espaço linear, por exemplo de um metro) é possível essa medição em hz?
Esse tipo de medida não faz sentido, pois o solo não emite sinais periódicos que possam ter suas frequências medidas. No solo mede-se muitas grandezas, mas frequência, de forma isolada, não seria uma delas.
GOSTEI GOSTARIA DE um CURSO EM vídeo COMO USAR osciloscopio. Não TENHO conhecimento nenhum SOB osciloscopio VOU adquirir um Gostaria de UM curso QUE ensina utilizar osciloscopio
Existe um curso recomendado na descrição do vídeo, mas é para reparos em notebooks usando osciloscópio. Não há um curso que cubra todas as aplicações, pois seria impossível devido à infinidade de possibilidades. Para usar bem, precisa de dois pontos, conhecer o uso geral do instrumento (como mostrado neste vídeo) e seus recursos e conhecer bem o circuito a ser analisado e suas formas de onda.
Bom dia. show de bola seu vídeo. eu gostaria de que vc me ajudasse com uma dúvida. Com osciloscópio em escala de 200v eu poderia medir uma RF de 800W sobre uma carga de 50R? pois 200v * 200v / 50R = 800w na verdade, eu quero entender os limites do osciloscópio. claro que não irei jogar nem 50W no osciloscópio. mas se fosse necessário, seria possível? meu Osc é um Minipa MO-2061 60Mhz obrigado. abraço e muita paz.
Olá Wander, o sinal de RF sobre a carga de 50 Ohms irá produzir uma tensão e essa é que será medida pelo osciloscópio. Quem dissipará toda a potência será a carga, já que a entrada do osciloscópio é de alta impedância. Portanto a medida é possível, desde que a carga esteja conectada. Obrigado!
Olá João, os ajustes dependem do nível de tensão e frequência do que vai ser medido e nada mais. O uso doesse modelo é similar a qualquer outro osciloscópio.
professor quero dizer os conectores do osciloscopio DSO 5102P comprei um osciloscopio da OHIMINI esta com este problemas pergunto p eles mais nao resposta
Olá Riolando. Nas pontas de prova dos osciloscópios as corrente são baixas, portanto não esquentariam por conta do sinal medido, porém o conjunto de conectores BNC podem estas fixado no chassis no osciloscópio e aquecer por condução térmica por conta do calor de outras partes que aquecem internamente no instrumento (dissipadores, transformadores, etc) e isso pode não ser um problema. O que não pode é estar muito quente, um leve aquecimento é normal em alguns modelos.
@@Electrolab-Eletronica eu comprei um Hantek DSO5202P de 200mhz, e este é um modelo que está sendo mais vendido por ser um preço menor, mas no UA-cam tem poucos vídeo ensinando as condições dele. Vc poderia ministrar um curso online de teoria e prática de como fazer diagnóstico com osciloscopio.
bom dia gostaria de ver uma aula do osciloscopio UNIT UTD 2102 manuseio regulagem para quem adquiriu um osciloscopio digital agora em fim como operalo obrigado
Electrolab Parabéns pelo video, eu estou pensando em iniciar a estudar mais sobre áudio usando osciloscópio. Eu estava querendo comprar um mini osciloscópio que vende no mercado livre por uns 260 reais, mas o vendedor disse que ele só consegue ler corrente alternada de até 50 volts. essa tensão é o suficiente para verificar se a onda do sinal de áudio dos amplificadores enquadrou. para usar em módulos automotivos 12 volts. Se vc puder me ajudar agradeço.
Luan Mikael Olá Luan, mais importante que a tensão máxima, que pode ser multiplicada por uma ponta de prova com divisor 10X por exemplo, é a resposta em frequência, que para áudio deve ser no mínimo 2 vezes a máxima do som, ou seja, pelo menos 40kHz, quanto maior melhor. Certamente deve funcionar, não sei confirmar se a qualidade será suficiente para seus testes, pois nunca testei esse modelo.
Electrolab muito obrigado amigo, então ele mede até 200khz os dados dele são esses taxa de amostragem em tempo real maximo: 1msps precisao: 12bits profundidade tampão de amostragem: 1024 bits largura de banda analógica: 0-20000khz sensibilidade vertical: 10 MV/ div - 5v/ div (1-2-5 forma progressiva) deslocamento vertical ajustável, e com instruções de impedância de entrada: 1m tensão máxima de entrada: 50vpp 1.1 sonda, 4000 vpp sonda 10.1 pode congelar a qualquer formato de onda do tempo (função hold) vem 1hz/ 3.3v fonte de sinal de teste de onda quadrada Esses são alguns dados. Se puder dar uma olhadinha e me falar o que acha sobre esses dados, fico muito agradecido. Se puder dar uma
ola amigo ja recebi o meu osciloscopio UNI T UTD2102CEX porem ele estå no idioma chino vc pode me ajudar a mudar o idioma eu ja li o manual dele e esta escrito que ele e multilinguagem (em ingles) mas nao tem o paso a paso de como mudar. Agradeço sua Atençao
Olá Fernando, faça o seguinte, pressione o botão "Utility" que irá aparecer um menu lateral na tela, selecione a tecla F4. Dessa forma aparece outro menu com a relação de línguas disponíveis, entre eleas o Português. Boa sorte!
Olá Creomar, tanto no caso dos sinais diferenciais de LVDS ou qualquer outro, a chave de acoplamento só deve estar em AC, se o sinal for muito baixo e com uma componente DC muito maior, assim você verá só o sinal alternado. Do contrário, use sempre DC.
Mais uma excelente aula. Tenho uma dúvida companheiro. É sobre a ponta de prova. Comprei um Tektronix que veio com duas ponteiras x10. Tenho visto alguns vídeos de osciloscópio com uso de ponteira x1. Pergunto se a X1 é mais precisa e quando devo usar uma x1 e quando usar uma x10 e, também, uma x100.
Olá João, geralmente as ponteiras têm uma chave X1 -X10 e em alguns casos X100. Pois é fundamental ter uma ponteira X1, para sinais de pequena amplitudo, do contrário você já ateuna na entrada. Dê uma confirmada se essas não têm a chave, se não tiverem mesmo, recomendo ter mais uma X1. A X1 se usa para pequenos sinais e as demais vão atenuando o sinal e mudando a escala do osciloscópio, então se você medir 500V numa ponteira X10, na verdade só 50V chegam na entrada do aparelho, aumentando assim o fundo de escala.
Boa noite Amigo do Canal Eletrolab. Relativo a Ondas no Osciloscopio: Funciona esses aplicativos de Osciloscopio para Celular??? Vi uns vídeos mas não sei se faço um...faz Falta. Gostaria de sua Opinião. Seria para medir POUCA COISA...PEQUENOS PROJETOS... Para celular aconselham a usar resistores como filtro entre os Provadores e o Celular :1ohm para 2V, 1K para 4V, 2K para 6V, e assim vai, sendo 1K para cada 2 volts. Seria isso mesmo??? Obrigado pela Atenção e Paciência. Abraço.
Olá Lucas, esses apps de celular são muito limitados, nunca vi essas adaptações com resistores. Se quer começar com um osciloscópio experimental, tente ver os que exitem para PC, ou até mesmo uns bem pequenos que são montados, com display e tudo. Apesar de também serem limitados, ajudam a entender o funcionamento e têm uma faixa de atuação melhor. Depois, se não quiser gastar muito, tente um usado, mesmo que analógico.
Em que formato de arquivo este osciloscópio da UNIT-T salva a forma de onda? A dúvida seria quanto a possibilidade de registro/gravação de dados da forma de onda, em que o da Tektronix possibilita que salve 2500 pontos de amostra no formato (CSV). Você poderia me dizer se ele também possibilita que a forma de onda salva no USB possa ser manipulada posteriormente em um software de processamento de sinais (MatLab, por exemplo)? Ou somente lida pelo próprio osciloscópio, para se reproduzir na opção de referência (RefA, RefB) do mesmo?
Olá amigo, o formato é o CSV, como a maioria desse porte. Uma vez capturada a forma de onda, o formato é padrão e pode ser analisado por qualquer SW. Ele tem também um SW DSO, que permitiria a visualização e captura em tempo real na tela do PC, mas não acompanhou o aparelho e não testei essa funcionalidade ainda.
Ah, beleza! E quanto o comprimento de gravação, sabe me dizer quantos pontos de amostra de uma onda (vetores) esse seu da Minipa captura por canal? Os TBS da Tektronix salva 2500 pontos/vetores por canal.
Não tem essa info nem no manual! Creio que os da Tektronix são superiores. Um recurso de storage que não comentei é que ele salva imagem em .bmp também.
Na verdade, ele gera uma arquivo .dat, que precisa ser convertido com SW próprio. Nunca converti para CSV e o manual omite essa parte, teria que pesquisar para ter certeza.
Grande amigo. trabalho com osciloscópio a pouco tempo e já estou me familiarizando com ele gradativamente.Tenho um problema, não sei quando escolher a base/tempo, isto é, não sei se escolho milissegundo, nanossegundo ou microssegundo, me tire essa dúvida. muito obrigado!
Olá Geraldo, essa base dependerá da frequência que você quer medir. A fórmula f=1/T, irá indicar a melhor faixa para uso, lembre-se que ms é 1 x 10E-3, us é 1 x10E-6 e ns é 1 x 10E-9, portanto frequências na faixa de poucos Hz vão pedir a escala de ms, enquanto as frequências mais altas vão solicitar us ou até ns quando medirmos na faixa de Mhz.
boa tarde amigo professor.eu estou gostando muito de suas aulas,mas até agora não tive coragem de testar tensões nem frequência com o meu MVBDSO de 50Mhz.desculpe aproveitar de sua boa vontade.eu comprei esse aparelho e nem quitei ainda,estou com medo de queimá-lo.Por um acaso você não teria um resumo de qual seria as posições das chaves VOLTS DIV, SEC-DIV para medir determinadas tensões na placa de uma TV,e também quais as posições das chaves para medir frequencia,se possível eu até compro um cursinho assim.mas o vídeo está nota 10 é que eu já estou um pouco velho e ,não consegui captar a teoria.
Boa tarde Jonas, não tenho curso para osciloscópio, mas dê uma olhada neste vídeo do canal, ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html , que é um resumo geral sobre Osciloscópios. Você precisa entender essa parte, pois não existe uma tabela padrão com a posição das chaves, tudo dependerá sempre da amplitude e frequência a serem medidas, e essas variam o tempo todo nos diversos pontos das placas em teste.Tendo dúvidas, poste nos comentários! Boa sorte! Obrigado.
Olá Mafiado, comprei via e-bay e paguei os impostos de importação. Na época foi US$270,00 + 60% de impostos. Comprando um similar no Brasil saia uns R$1000,00 a mais.
que curioso. meu osciloscópio é um minipa mo-2061 mas ele é exatamente igual ao desse vídeo. mas quando digita mo-2061 vc vai ver um modelo minipa que não é igual ao meu, pois o meu é exatamente igual ao seu em todos os detalhes externos. inclusive o visual do software.
Olá Wander, esses osciloscópios da Minipa certamente são O&M dos UNI-T ou dos Rigol, só mudam a etiqueta com a marca!! Esse que aparece nos videos é de 100MHz.
Tenho.duvidas em que situação deve se utilizar o trigger externo,existe osciloscópio com canais x,y,e z ,o que se percebe na exibição das formas de ondas nos osciloscópios de phosfor é muito melhor?. Obrigado.
Olá Warley, vamos lá o external trigger funciona como o trigger interno do osciloscópio, ou seja, ele deve sincronizar com a onda a ser medida para que ele apareça estável na tela. Quando isso não é possível ser feito com a base de tempo do osciloscópio, você pode injetar outro sinal de sincronismo, pelo external trigger, para fazer esse papel, certamente um sinal que melhor aponte o início da onda periódica mais complexa. A questão dos osciloscópios analógicos e o mais atuais digitais, com relação á qualidade de imagem, é uma ilusão. O CRT dos analógicos têm uma persistência maior, o que acaba por formar linhas mais precisas, por outro lado o digital aparenta responder mais às pequenas variações, mostrando um traço mais ruidoso. Veja que em modelos mais simples, de baixa resolução, o traço pode estar comprometido pela tecnologia antiga do produto, mas os mais atuais não têm esse problema. Portanto, o que vemos não é de fato um problema nos digitais.
Amigo por favor gostaria da sua opinião. O Osciloscopio Marca Minipa Mod.MO2050 é bom tem muitos recursos,pra quem vai começar mexer com manutençao. Obrigado aguardo um retorno seu.
Olá Nsn, certamente é um ótimo osciloscópio para uso geral, já que a banda passante é de 50MHz. Tem todos os recursos práticos para medidas e certamente vai atender bem. Vale a pena só verificar se um osciloscópio semi novo analógico, dependendo do equipamento a receber manutenção, poderia ter uma boa relação custo benefício também! Muitas vezes encontramos bons instrumentos. Mas se a questão não envolver custo, esse Minipa, ou outro similar com banda de 100Mhz, fará muito bem serviço!
Olá Mário! A distância depende de muitas variáveis, não é possível determinar com um cálculo simples. Por exemplo, se for onda de rádio, dependerá da frequência, potência, sistema irradiante, propagação, obstáculos, entre outros. Obrigado!
Olá Mario, não conheço um programa específico para isso, já que algumas variáveis são muito complexas de se obter. O que você deve fazer é um cáculo empírico e aproximado, com base em experiências.
Sim, são o mesmo equipamento com nomes diferentes. Gerador de funções tem esse nome pois gera diferentes formas de onda, que são na verdade funções matemáticas.
Olá Eder. Há similares em lojas pela internet, como a Proesi. Mas você pode tentar importar um da China e pagar 60% de impostos, as vezes ainda sai mais em conta!
Olá Dan, Dê uma olhada no vídeo sobre inversores, lá eu comento sobre essas formas de onda: ua-cam.com/video/P98FA3FeN_4/v-deo.html. A aproximada é uma onda retangular que se aproxima do formato da senoidal, usando o PWM.
Thiago, a resolução em bits do conversor A/D do osciloscópio, indica a qualidade com que os sinais analógicos são convertidos para digitais. Esse valor influencia na precisão na medida de tensão. Normalmente entre 8-11 bits.
Olá Wander, há que se ter muito cuidado com isso! O que ocorre é que o osciloscópio mostra o sinal, porém atenuado, pois acima da banda passante há uma atenuação crescente . Ou seja, quanto maior a frequência, um erro maior na amplitude medida irá aparecer, por isso não é confiável. Se for um sinal digital então é muito pior, pois para termos a imagem real da onda, vamos precisar de uma banda passante pelo menos cinco vezes maior que a frequência fundamental do sinal, para que os primeiros 5 harmônicos possam aparecer, mostrando assim a imagem corretamente, ou seja, um osciloscópio de 60Mhz, mostra perfeitamente os sinais com subida rápida (digitais) de até 12Mhz, acima disso a forma de onda não estará completa!! Para senóides puras isso não ocorre, desde que se trabalhe até o limite. Ou seja, para medidas precisas, não use frequências acima do especificado!
Boa tarde, professor! O vídeo é excelente, como sempre! Sua forma de explicar é perfeita! Mas infelizmente aprender via UA-cam é como montar um quebra cabeças. Tem que juntar várias peças de muitos vídeos pra conseguir aprender como um todo. Lá no canal do WR Kits o professor Rambo falou em seu vídeo sobre as harmônicas e sua importância para a composição da onda. Falou da 5ª harmônica, da 3ª e da primeira, que eu creio que seja a "fundamental". Não entendi NADA. Heheheheheheh... Como a experiência que eu tenho é que não adianta perguntar lá que ele raramente responde (ele tem mil coisas pra cuidar) resolvi pedir explicação por aqui mesmo, pra ver se eu tenho a sorte da minha pergunta ser sorteada por você, mas não sem antes ter tentado sanar a minha dúvida em outros vídeos do YT, mas que eu não obtive a resposta que eu preciso. Desisti nesse vídeo seu. Bem, a parte que eu não entendi já está no ponto desse link: ua-cam.com/video/OpVTzyxgxiM/v-deo.html e dura apenas 1m30s. Se você ou alguém puder assistir e me dar uma explicação ou quem sabe fazer um vídeo sobre o assunto, se for necessário, ficaria imensamente agradecido. Obrigado!
Olá Fabiano, creio que a sua dúvida sobre a formação de uma onda quadrada possa ser esclarecida neste outro vídeo do canal, que mostra com detalhes esse ponto: ua-cam.com/video/Q2RGU_1VFgo/v-deo.html Veja que a onda senoidal pura só tem a frequência fundamental, a composição com senoides harmônicas acontece nas ondas quadradas.
Professor, acabei de assistir ao vídeo e deu uma clareada melhor. Porém eu continuei sem entender muito, pois levei pau em cálculo II, kkkkkkkk (na verdade eu abandonei a faculdade de engenharia de telecomunicações, porque pesou no bolso). De qualquer maneira o principal é que eu notei que isso não é (por hora) pra mim e que eu devo seguir com os estudos básicos até que eu sinta a real necessidade de aprender profundamente sobre esse assunto. Mesmo assim obrigado pela dica e pela atenção, foi muito proveitosa!
Não desista Fabiano, logo terá completo entendimento. Muitas vezes os pontos são um pouco abstratos mesmo, mas com uma base mais forte, os assunto ficarão cada vez mais claros!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, professor! Não vou desistir não. Adoro eletrônica! Tô pensando até em fazer faculdade de engenharia eletrônica só por hobby mesmo!
Link direto para o osciloscópio usado neste vídeo: s.click.aliexpress.com/e/_DFe2xGL
Muito boa abordagem sobre ´ONDAS´ . Gosto muito desse canal acho um dos melhores do seguimento pois o apresentador expõe o conteúdo sempre usando uma linguagem simples porem, muito objetiva_ está de parabéns...
Obrigado Francisco!
Material excelente. Já tinha visto outros vídeos seus e havia esquecido de inscrever-me. Esse vídeo me fez lembrar na hora. Matérias sempre excelentes. Teoria pra quem gosta de teoria, explicação prática pra que gosta de prática. Parabéns.
Obrigado Edilson! Seja sempre bem vindo!
Ótima explicação eficaz e bem compreensível
Obrigado Israel!
Olá amigo gostei da aula gostaria que fizesse mais vídeos de osciloscópio muito obrigado
jose jesus da silva Obrigado José. Sugestão anotada!
Tremenda aula sobre o assunto. Muitíssimo obrigado professor.
Obrigado Marc!
Muito legal seu canal eu acompanho sempre que posso. continue colcoando mais conteudos conecituais e com experimentos.
Obrigado Guilherme, seja sempre bem vindo!
Parabéns pelo vídeo,,, acompanho e sou assinante do canal e desejaria que sempre continuasse assim com execenlentes conteudos para nos ajudar na nossa caminhada. Fico muito agtadecido.
E que Deus nos abençoe.
Muito obrigado Roberto! Seja sempre bem vindo ao canal!
Bom dia parabéns vc tem ajudado muito nós que somos iniciantes obrigado de coração
Obrigado Alex! Fico feliz em ajudar!
Muito obrigado pela aula , cara você só cara que domínio! Valeu !
Obrigado Zeka!!
Exelente explicação parabéns professor
Obrigado Oliveira!
Vamos prestigiar o Luiz vBlog ele tem conteúdo de nosso interesse e precisa de incentivo.
Maravilha de aula. Estou querendo um osciloscópio com especificações iguais a esse aí. Vou comprar. Assim como um gerador de sinais. Ambos sairão dos reviews aqui do site. Vlw
Boas compras Evandro!
Fera, fera. Parabéns
Obrigado Gilmar!
Muito bom este video. Adorei. Se você não é professor devia ser. Se já é professor de eletrónica, devo felicitá-lo. Aos seus alunos deve dizer que são uns sortudos. Abraço.
+Turbinex Rodrigues Obrigado pelo incentivo!
Ola Amigo muito obrigado pela a ajuda ok.
Obrigado Fernando! Boa sorte com o osciloscópio!
bom dia !!! estou iniciando, esses osciloscópio virtual ( usando PC ), serviria para eu verificar forma de onda na saída de inversor de tensão , e alguns testes no circuito de inversores. vi um na net.
Olá Larissa, boa tarde! Sim seria possível, já que a forma de onda na saída de inversores é de 60Hz e essa frequência é facilmente medida por osciloscópios com base em PCs. O que normalmente não daria para ver seriam as frequências harmônicas e outros ruídos que podem acompanhar a saída do inversor! Boa sorte!!
Mais um vídeo muito bom, com excelentes explicações. Sua forma de explicar é ótima. Estou aprendendo. Obrigado.
Obrigado Reginaldo! Que bom que esteja ajudando!
ELECTROLEB, canal top !
Obrigado Roberto!
Ola amigo alem deste video sobre osciloscopio vc tem video do frequencimetro victor como usa-lo.
obridado por sua Atenção
Olá Fernando. Ainda não tenho ,mas é uma boa sugestão. Obrigado!
muito bom , parabens
Jefferson Oro Obrigado Jefferson! Em breve novos vídeos no canal!
Comprei um Osciloscópio MINIPA MVB DSO 50 MHz que é um UNI-T UTD2152CEX. Ainda possuo mais dois analógicos. Um Kenwood CS4125 de 20 MHz e um MINIPA MO1230 G de 30 MHz... Ferramentas essenciais numa boa bancada...
Sem dúvida amigo! Ótimas aquisições!
Excelente vídeo, assim como os outros. É bem didático e bem explicado. Já sou inscrito e obviamente ganhou um like tbm, mas tenho uma ressalva:
Em um vídeo de mais de 21 min, a música fica muito repetitiva o q as vezes desvia a atenção do assunto. Eu particularmente acho q a música é dispensável (na minha opinião) ou pelo menos o volume da musica deveria ser bem baixo. Quero deixar claro q isso não diminui a qualidade e a excelência do vídeo. Está de parabéns.
Olá Egeu! Obrigado pela sugestão, em alguns vídeo o volume realmente fica um pouco alto. Nos vídeos mais atuais creio que o nível da música é bem baixo e apenas para dar ambiência, sem distrair. Mas vou ficar atento!
Gostei muito bom vamos sempre prestigiar Ok!
Muito obrigado Michel!
Será que somente eu que prefere o analógico?
Ótima aula!
Obrigado Rodrigo! O analógico é excelente, eu também gosto muito, a questão é que o digital veio com funções que geralmnete não têm no modelo antigo (salvo por alguns modelos híbridos), por exemplo FFT, cursores, exportação de dados e telas, algumas funções matemáticas, cálculo imediato de múltiplos parâmetros simultaneamente, etc. Por isso hoje em dia faz bastante diferença!
vc è bom, maxplanck
obrigado!!!!!
tem mais videos de osciloscopio tenho um no mesmo modelo estou meio perdido para trabalhar estou acostumado com o analogico
Olá João, sim , tem uma playlist com vários vídeos sobre osciloscópios, dê uma olhada: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Valeu!
A minha dúvida é a seguinte:
Exemplo:
Comprei um osciloscópio, peguei uma Tv ou qualquer outro equipamento, quais pontos do circuito é que parâmetro ou tipo de onda para ser analisado no circuito, o esquema técnico do aparelho é quem vem informando??? O que falta da galera é um curso prático de como utilizar no equipamento. Não estou reclamando nada, até porque você já nos ajuda com os seus vídeos sem fim lucrativo . Entenda é só uma ajuda que preciso
Alex, muitos esquemas de TV vêm com os chamados oscilogramas, que são as formas de ondas em pontos chaves dos circuito. Não havendo isso, já que nem todos têm e também pode variar de modelo para modelo, somente um profundo conhecimento dos circuitos e do seu funcionamento, daria condições de usar o osciloscópio em todo seu potencial no diagnóstico de defeitos. Esse tema daria um curso completo e mesmo assim não esgotaríamos as possibilidades, por isso que não há vídeos detalhando esse tipo de pesquisa, salvo em casos pontuais, que só valem para determinado modelo, ou medidas muito básicas, como fontes, ripples, entradas e saídas.
Olá. Ótima explicação. Já tinha pesquisado sobre esse osciloscópio na Bangood (link informado abaixo na descrição do vídeo). Você adquiriu nesse site mesmo? Sabe informar se é confiável?
Obrigado Mauro! Sim, a Banggood é confiável, a maior parte dos instrumentos que faço review aqui no canal é pedida neles e sempre chega sem problemas (confira nos vídeos). No caso desse monitor da UNI-T, ele não veio da Banggood, pois foi pedido antes de eu conhecer essa loja.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela atenção. Abraço e sucesso
Beleza, muito bom!
Obrigado Fabio!
gostaria que fizesse mais aulas de medições com osciloscopio
Olá Paulo, sugestão anotada na lista, obrigado!
Valeu!
gostaria de tirar uma duvida se por exemplo eu for medir uma tensão de 100 voltes e o osciloscópio estiver em 1 voltes por divisão corre risco de queimar o osciloscópio ?
Rubens Rocha Rubens, dependendo da proteção interna não é recomendável injetar uma tensão muito maior que o fundo de escala. Equipamentos modernos, geralmente suportam bem o erro de escala, mas modelos mais simples e antigos podem sofrer danos!
Muito bom :)
Obrigado Luíz!
Professor, ao fazer o calculo pra ver o comprimento da onda de 27mhz, utilizando a fórmula demostrada, encontre 0,011. Com isso, percebi que na fórmula o comprimento da onda é dado em Kilometro, por isso, multipliquei por mil pra dá os 11mts.
Perfeito!
Professor, numa medida fase/fase na saída de um inversor de frequência, lógico que com a utilização de um transformador de isolação, eu posso utilizar os dois canais simultâneamente ou só posso utilizar
este recurso para medidas terra/fase???
Olá Placatec, não sei se entendi bem sua questão, mas você pode medir fase-fase, sem problemas em cada canal. Caso queira ver a forma de onda de cada fase em separado, use os dois canais, com referência ao terra. Se for um osciloscópio digital, você poderá usar as funções matemáticas e fazer a diferença dos dois sinais, ver a defasagem, etc!
+Electrolab Então, nas fases U, V e W, ponta de prova em U, terra em V no canal 1. No canal 2, terra em V e ponta de prova em W... É assim??? Usando pontas de prova X1 X 100, para alta tensão!!!
+Electrolab Então, nas fases U, V e W, ponta de prova em U, terra em V no canal 1. No canal 2, terra em V e ponta de prova em W... É assim??? Usando pontas de prova X1 X 100, para alta tensão!!!
Olá Placatec, com o transformador de isolamento instalado, essa seria uma possível ligação, mas mesmo assim pouco recomendável, pois o terminal de terra do osciloscópio que está ligado ao comum da entrada do sinal passa a ter o potencial do inversor, e caso algum ponto aterrado encoste no osciloscópio, teremos um curto, além de risco de choques. Há no mercado pontas de prova com opto isoladores para esses tipos de medidas, mas geralmente são para alguns modelos de osciloscópios. Se essa medida não for essencial, creio que não vale o risco!!
+Electrolab Perfeito, professor! Realmente não é essencial esta medida!!! Um pouco de preciosudmo tslvez, mas conhecimento nunca é demais. Abraço e obrigado...
Bom dia.
Uma pergunta, já em se tratando de forma de onda.
Sr eu utilizar um transformador, a forma de onda do primário, independente do núcleo, será sempre igual a do secundário? Ex: Senoidal, dente de sera, quadrada, wtc.
Bom dia Marcos, sim será teoricamente igual, desde que dentro das frequências admitidas pelo transformador usado, do contrário algumas distorções podem ocorrer no sinal de saída.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado. Estava com essa dúvida. Mas, seria isso mesmo; Uma forma de onda de 60 Hz, com formas de ondas distintas trabalhando em um transformador de 60 Hz.
Tudo na mesma freqüência; transformador de 60 Hz, com formas de onda na frequência 60 Hz.
Sim, funcionaria, lembrando por exemplo que ondas quadradas podem deformar, por conta das altas frequência embutidas nas rápidas subidas e descidas do traço e com isso gerando alguma distorção na saída, mesmo que a frequência base seja baixa.
Olá meu amigo boa noite tudo bem eu tô querendo fazer um curso de osciloscópio como eu faço para entrar em contato com você tem como você passar o contato para mim eu já tenho osciloscópio da marca okateki de 100 merga
Boa noite! Eu não tenho curso de osciloscópio, o que há na descrição dos vídeos são alguns cursos de terceiros, que após uma pesquisa do que havia disponível no mercado, indico. Isso foi devido a pedidos de vários inscritos. Uma deles é sobre como usar osciloscópio em reparos de notebooks, mas há outros de eletrônica geral. Dê uma olhada na descrição acima.
você o cara
Obrigado Jailton!
professor me ajude numa dúvida! é possível com esse osciloscópio medir a frequência em hz de um solo? improvisando uma haste e/ou um fio de cobre de um ponto a outro do solo( em um espaço linear, por exemplo de um metro) é possível essa medição em hz?
Esse tipo de medida não faz sentido, pois o solo não emite sinais periódicos que possam ter suas frequências medidas. No solo mede-se muitas grandezas, mas frequência, de forma isolada, não seria uma delas.
GOSTEI
GOSTARIA DE um CURSO EM vídeo COMO USAR osciloscopio.
Não TENHO conhecimento nenhum SOB osciloscopio
VOU adquirir um
Gostaria de UM curso QUE ensina utilizar osciloscopio
Existe um curso recomendado na descrição do vídeo, mas é para reparos em notebooks usando osciloscópio. Não há um curso que cubra todas as aplicações, pois seria impossível devido à infinidade de possibilidades. Para usar bem, precisa de dois pontos, conhecer o uso geral do instrumento (como mostrado neste vídeo) e seus recursos e conhecer bem o circuito a ser analisado e suas formas de onda.
Bom dia. show de bola seu vídeo. eu gostaria de que vc me ajudasse com uma dúvida. Com osciloscópio em escala de 200v eu poderia medir uma RF de 800W sobre uma carga de 50R? pois 200v * 200v / 50R = 800w na verdade, eu quero entender os limites do osciloscópio. claro que não irei jogar nem 50W no osciloscópio. mas se fosse necessário, seria possível? meu Osc é um Minipa MO-2061 60Mhz obrigado. abraço e muita paz.
Olá Wander, o sinal de RF sobre a carga de 50 Ohms irá produzir uma tensão e essa é que será medida pelo osciloscópio. Quem dissipará toda a potência será a carga, já que a entrada do osciloscópio é de alta impedância. Portanto a medida é possível, desde que a carga esteja conectada. Obrigado!
trabalho com tvs como ajustar o osciloscopio para medir o cristal tençoes da fonte e formas de ondas nas tvs ld e lcd e um osciloscopio unit utd 2102
Olá João, os ajustes dependem do nível de tensão e frequência do que vai ser medido e nada mais. O uso doesse modelo é similar a qualquer outro osciloscópio.
professor quero dizer os conectores do osciloscopio DSO 5102P comprei um osciloscopio da OHIMINI esta com este problemas pergunto p eles mais nao resposta
Olá Riolando. Nas pontas de prova dos osciloscópios as corrente são baixas, portanto não esquentariam por conta do sinal medido, porém o conjunto de conectores BNC podem estas fixado no chassis no osciloscópio e aquecer por condução térmica por conta do calor de outras partes que aquecem internamente no instrumento (dissipadores, transformadores, etc) e isso pode não ser um problema. O que não pode é estar muito quente, um leve aquecimento é normal em alguns modelos.
Faz uma aula usando o osciloscopio Hantek DSO5202P e desvenda as funções dele pra nós. Obrigado
Em breve teremos Ronaldo!
@@Electrolab-Eletronica assisto todos seus vídeos, pra me vc é o melhor no UA-cam nesta área da eletrônica
Obrigado Ronaldo, por participar e assistir aos vídeos!!
@@Electrolab-Eletronica eu comprei um Hantek DSO5202P de 200mhz, e este é um modelo que está sendo mais vendido por ser um preço menor, mas no UA-cam tem poucos vídeo ensinando as condições dele. Vc poderia ministrar um curso online de teoria e prática de como fazer diagnóstico com osciloscopio.
Em breve teremos mais vídeos com osciloscópios! Não teria espaço para um curso focado no canal, mas sempre teremos vídeos sobre eles.
bom dia gostaria de ver uma aula do osciloscopio UNIT UTD 2102 manuseio regulagem para quem adquiriu um osciloscopio digital agora em fim como operalo obrigado
joao mendes Sugestão anotada! Obrigado João.
Electrolab
Parabéns pelo video, eu estou pensando em iniciar a estudar mais sobre áudio usando osciloscópio. Eu estava querendo comprar um mini osciloscópio que vende no mercado livre por uns 260 reais, mas o vendedor disse que ele só consegue ler corrente alternada de até 50 volts.
essa tensão é o suficiente para verificar se a onda do sinal de áudio dos amplificadores enquadrou.
para usar em módulos automotivos 12 volts.
Se vc puder me ajudar agradeço.
Luan Mikael Olá Luan, mais importante que a tensão máxima, que pode ser multiplicada por uma ponta de prova com divisor 10X por exemplo, é a resposta em frequência, que para áudio deve ser no mínimo 2 vezes a máxima do som, ou seja, pelo menos 40kHz, quanto maior melhor. Certamente deve funcionar, não sei confirmar se a qualidade será suficiente para seus testes, pois nunca testei esse modelo.
Electrolab muito obrigado amigo, então ele mede até 200khz
os dados dele são esses
taxa de amostragem em tempo real maximo: 1msps
precisao: 12bits
profundidade tampão de amostragem: 1024 bits
largura de banda analógica: 0-20000khz
sensibilidade vertical: 10 MV/ div - 5v/ div (1-2-5 forma progressiva)
deslocamento vertical ajustável, e com instruções de impedância de entrada: 1m
tensão máxima de entrada: 50vpp 1.1 sonda, 4000 vpp sonda 10.1
pode congelar a qualquer formato de onda do tempo (função hold) vem 1hz/ 3.3v fonte de sinal de teste de onda quadrada
Esses são alguns dados.
Se puder dar uma olhadinha e me falar o que acha sobre esses dados, fico muito agradecido.
Se puder dar uma
Luan, os dados parecem suficientes para a sua aplicação em áudio. Inclusive ele suporta 50V com a ponta normal.
Muito bacana
Obrigado Eduardo!
ola amigo ja recebi o meu osciloscopio UNI T UTD2102CEX porem ele estå no idioma chino vc pode me ajudar a mudar o idioma eu ja li o manual dele e esta escrito que ele e multilinguagem (em ingles) mas nao tem o paso a paso de como mudar. Agradeço sua Atençao
Olá Fernando, faça o seguinte, pressione o botão "Utility" que irá aparecer um menu lateral na tela, selecione a tecla F4. Dessa forma aparece outro menu com a relação de línguas disponíveis, entre eleas o Português. Boa sorte!
muito bom amigo vc esta medindo a tensão da rede e
boa noite professor, para medir sinal LVDS O outros sinais uso AC ou DC. o meu iciloscopio é gostar de 60M, obrigado???
Olá Creomar, tanto no caso dos sinais diferenciais de LVDS ou qualquer outro, a chave de acoplamento só deve estar em AC, se o sinal for muito baixo e com uma componente DC muito maior, assim você verá só o sinal alternado. Do contrário, use sempre DC.
Sabe me informar ce Neste osciloscopio tem aquela função de quando pega o sinal ele congela a imagem ?
Sim tem, é o controle start/stop, que você congela a imagem.
Faça um vídeo explicando sobre a função fourier desta cat. de osc.
+ S SOUZA Ótima sugestão. Vou colocar na lista de temas o assunto da transformada de Fourier! Obrigado.
Mais uma excelente aula. Tenho uma dúvida companheiro. É sobre a ponta de prova. Comprei um Tektronix que veio com duas ponteiras x10. Tenho visto alguns vídeos de osciloscópio com uso de ponteira x1. Pergunto se a X1 é mais precisa e quando devo usar uma x1 e quando usar uma x10 e, também, uma x100.
Olá João, geralmente as ponteiras têm uma chave X1 -X10 e em alguns casos X100. Pois é fundamental ter uma ponteira X1, para sinais de pequena amplitudo, do contrário você já ateuna na entrada. Dê uma confirmada se essas não têm a chave, se não tiverem mesmo, recomendo ter mais uma X1. A X1 se usa para pequenos sinais e as demais vão atenuando o sinal e mudando a escala do osciloscópio, então se você medir 500V numa ponteira X10, na verdade só 50V chegam na entrada do aparelho, aumentando assim o fundo de escala.
Boa noite Amigo do Canal Eletrolab. Relativo a Ondas no Osciloscopio: Funciona esses aplicativos de Osciloscopio para Celular??? Vi uns vídeos mas não sei se faço um...faz Falta. Gostaria de sua Opinião. Seria para medir POUCA COISA...PEQUENOS PROJETOS... Para celular aconselham a usar resistores como filtro entre os Provadores e o Celular :1ohm para 2V, 1K para 4V, 2K para 6V, e assim vai, sendo 1K para cada 2 volts. Seria isso mesmo??? Obrigado pela Atenção e Paciência. Abraço.
Olá Lucas, esses apps de celular são muito limitados, nunca vi essas adaptações com resistores. Se quer começar com um osciloscópio experimental, tente ver os que exitem para PC, ou até mesmo uns bem pequenos que são montados, com display e tudo. Apesar de também serem limitados, ajudam a entender o funcionamento e têm uma faixa de atuação melhor. Depois, se não quiser gastar muito, tente um usado, mesmo que analógico.
Em que formato de arquivo este osciloscópio da UNIT-T salva a forma de onda? A dúvida seria quanto a possibilidade de registro/gravação de dados da forma de onda, em que o da Tektronix possibilita que salve 2500 pontos de amostra no formato (CSV). Você poderia me dizer se ele também possibilita que a forma de onda salva no USB possa ser manipulada posteriormente em um software de processamento de sinais (MatLab, por exemplo)? Ou somente lida pelo próprio osciloscópio, para se reproduzir na opção de referência (RefA, RefB) do mesmo?
Olá amigo, o formato é o CSV, como a maioria desse porte. Uma vez capturada a forma de onda, o formato é padrão e pode ser analisado por qualquer SW. Ele tem também um SW DSO, que permitiria a visualização e captura em tempo real na tela do PC, mas não acompanhou o aparelho e não testei essa funcionalidade ainda.
Ah, beleza! E quanto o comprimento de gravação, sabe me dizer quantos pontos de amostra de uma onda (vetores) esse seu da Minipa captura por canal? Os TBS da Tektronix salva 2500 pontos/vetores por canal.
Não tem essa info nem no manual! Creio que os da Tektronix são superiores. Um recurso de storage que não comentei é que ele salva imagem em .bmp também.
Ok, mas você confirma que fora o formato BITMAP do recurso de storage dele, ele também salva a forma de onda em formato CSV, correto?
Na verdade, ele gera uma arquivo .dat, que precisa ser convertido com SW próprio. Nunca converti para CSV e o manual omite essa parte, teria que pesquisar para ter certeza.
Grande amigo. trabalho com osciloscópio a pouco tempo e já estou me familiarizando com ele gradativamente.Tenho um problema, não sei quando escolher a base/tempo, isto é, não sei se escolho milissegundo, nanossegundo ou microssegundo, me tire essa dúvida. muito obrigado!
Olá Geraldo, essa base dependerá da frequência que você quer medir. A fórmula f=1/T, irá indicar a melhor faixa para uso, lembre-se que ms é 1 x 10E-3, us é 1 x10E-6 e ns é 1 x 10E-9, portanto frequências na faixa de poucos Hz vão pedir a escala de ms, enquanto as frequências mais altas vão solicitar us ou até ns quando medirmos na faixa de Mhz.
Obrigado parceiro. Grande abraço!
boa tarde amigo professor.eu estou gostando muito de suas aulas,mas até agora não tive coragem de testar tensões nem frequência com o meu MVBDSO de 50Mhz.desculpe aproveitar de sua boa vontade.eu comprei esse aparelho e nem quitei ainda,estou com medo de queimá-lo.Por um acaso você não teria um resumo de qual seria as posições das chaves VOLTS DIV, SEC-DIV para medir determinadas tensões na placa de uma TV,e também quais as posições das chaves para medir frequencia,se possível eu até compro um cursinho assim.mas o vídeo está nota 10 é que eu já estou um pouco velho e ,não consegui captar a teoria.
Boa tarde Jonas, não tenho curso para osciloscópio, mas dê uma olhada neste vídeo do canal, ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html , que é um resumo geral sobre Osciloscópios. Você precisa entender essa parte, pois não existe uma tabela padrão com a posição das chaves, tudo dependerá sempre da amplitude e frequência a serem medidas, e essas variam o tempo todo nos diversos pontos das placas em teste.Tendo dúvidas, poste nos comentários! Boa sorte! Obrigado.
obrigado amigo.
colega eu gostaria de saber onde voce comprou esse osciloscopio e quanto custou
Olá Mafiado, comprei via e-bay e paguei os impostos de importação. Na época foi US$270,00 + 60% de impostos. Comprando um similar no Brasil saia uns R$1000,00 a mais.
que curioso. meu osciloscópio é um minipa mo-2061 mas ele é exatamente igual ao desse vídeo. mas quando digita mo-2061 vc vai ver um modelo minipa que não é igual ao meu, pois o meu é exatamente igual ao seu em todos os detalhes externos. inclusive o visual do software.
Olá Wander, esses osciloscópios da Minipa certamente são O&M dos UNI-T ou dos Rigol, só mudam a etiqueta com a marca!! Esse que aparece nos videos é de 100MHz.
Tenho.duvidas em que situação deve se utilizar o trigger externo,existe osciloscópio com canais x,y,e z ,o que se percebe na exibição das formas de ondas nos osciloscópios de phosfor é muito melhor?. Obrigado.
Olá Warley, vamos lá o external trigger funciona como o trigger interno do osciloscópio, ou seja, ele deve sincronizar com a onda a ser medida para que ele apareça estável na tela. Quando isso não é possível ser feito com a base de tempo do osciloscópio, você pode injetar outro sinal de sincronismo, pelo external trigger, para fazer esse papel, certamente um sinal que melhor aponte o início da onda periódica mais complexa. A questão dos osciloscópios analógicos e o mais atuais digitais, com relação á qualidade de imagem, é uma ilusão. O CRT dos analógicos têm uma persistência maior, o que acaba por formar linhas mais precisas, por outro lado o digital aparenta responder mais às pequenas variações, mostrando um traço mais ruidoso. Veja que em modelos mais simples, de baixa resolução, o traço pode estar comprometido pela tecnologia antiga do produto, mas os mais atuais não têm esse problema. Portanto, o que vemos não é de fato um problema nos digitais.
Amigo por favor gostaria da sua opinião. O Osciloscopio Marca Minipa Mod.MO2050 é bom tem muitos recursos,pra quem vai começar mexer com manutençao.
Obrigado aguardo um retorno seu.
Olá Nsn, certamente é um ótimo osciloscópio para uso geral, já que a banda passante é de 50MHz. Tem todos os recursos práticos para medidas e certamente vai atender bem. Vale a pena só verificar se um osciloscópio semi novo analógico, dependendo do equipamento a receber manutenção, poderia ter uma boa relação custo benefício também! Muitas vezes encontramos bons instrumentos. Mas se a questão não envolver custo, esse Minipa, ou outro similar com banda de 100Mhz, fará muito bem serviço!
Olá.
Será que me pode ajudar a calcular qual é a distância que uma onda alcança.
Muito obrigado pelos seus vídeos.
Olá Mário! A distância depende de muitas variáveis, não é possível determinar com um cálculo simples. Por exemplo, se for onda de rádio, dependerá da frequência, potência, sistema irradiante, propagação, obstáculos, entre outros. Obrigado!
Olá. Muito obrigado pela informação.Será que pode indicar algum programa que eu possa usar para fazer esses cálculos.
Olá Mario, não conheço um programa específico para isso, já que algumas variáveis são muito complexas de se obter. O que você deve fazer é um cáculo empírico e aproximado, com base em experiências.
Como voce achou esta forma de onda?
Com um gerador de funções!
Otimo video
Qual sua formação academica?
Pq vc explica muito bem.
Sou eletrotécnico,e vc explica melhor que meus professores.
Obrigado Adriano! Sou engenheiro eletrônico.
Electrolab
Vc e bom!
Parabéns
professor os conectores que vai as ponta de prova pode esquentar meu nome e RIOLANDO moro em londrina PARANA
Depende da situação.
O gerador de funções tambem é gerador de ondas correto?
Sim, são o mesmo equipamento com nomes diferentes. Gerador de funções tem esse nome pois gera diferentes formas de onda, que são na verdade funções matemáticas.
amigo onde posso comprar um osciloscópio deste com preço bom saberia me dizer
Olá Eder. Há similares em lojas pela internet, como a Proesi. Mas você pode tentar importar um da China e pagar 60% de impostos, as vezes ainda sai mais em conta!
www.gearbest.com/other-instruments/pp_729966.html?vip=2714290&gclid=CjwKCAiA9MTQBRAREiwAzmytw5fTAr-oZgBxg5K6PDQtlj_f_YjJDINixZ3_GHLZqov4LOo7Px9lkxoCM-UQAvD_BwE
Bom dia vc mostra a senóide por aproximação vou comprar um inversor ele fala que é senoidal por aproximação
Olá Dan, Dê uma olhada no vídeo sobre inversores, lá eu comento sobre essas formas de onda: ua-cam.com/video/P98FA3FeN_4/v-deo.html. A aproximada é uma onda retangular que se aproxima do formato da senoidal, usando o PWM.
o que é resolução do ociloscopio ?
Thiago, a resolução em bits do conversor A/D do osciloscópio, indica a qualidade com que os sinais analógicos são convertidos para digitais. Esse valor influencia na precisão na medida de tensão. Normalmente entre 8-11 bits.
É possivél medir essas ondas com um multimetro ?
Não é possível, a maioria dos multímetros podem apresentar apenas a amplitude de ondas senoidas de 60Hz.
quando aperto a tecla prtsc aparece em baixo habilitar funçao o que faço
Olá João, você precisa conectar antes um pendrive no osciloscópio. Ele irá gravar uma cópia da tela no drive.
outra dúvida. Meu osc diz ser de 60Mhz, mas consigo jogar 150Mhz e ter uma senoide perfeita. Oque isso quer dizer?
Olá Wander, há que se ter muito cuidado com isso! O que ocorre é que o osciloscópio mostra o sinal, porém atenuado, pois acima da banda passante há uma atenuação crescente . Ou seja, quanto maior a frequência, um erro maior na amplitude medida irá aparecer, por isso não é confiável. Se for um sinal digital então é muito pior, pois para termos a imagem real da onda, vamos precisar de uma banda passante pelo menos cinco vezes maior que a frequência fundamental do sinal, para que os primeiros 5 harmônicos possam aparecer, mostrando assim a imagem corretamente, ou seja, um osciloscópio de 60Mhz, mostra perfeitamente os sinais com subida rápida (digitais) de até 12Mhz, acima disso a forma de onda não estará completa!! Para senóides puras isso não ocorre, desde que se trabalhe até o limite. Ou seja, para medidas precisas, não use frequências acima do especificado!
Electrolab x
Me desculpem os defensores ferrenhos do osciloscópio analógico,o digital é fantástico ele disponibiliza tudo na tela .
É verdade Warley. Tivemos também uns modelos híbridos, que embora analógicos, tinham linhas e caracteres com valores apresentados na tela!
Boa tarde, professor!
O vídeo é excelente, como sempre! Sua forma de explicar é perfeita!
Mas infelizmente aprender via UA-cam é como montar um quebra cabeças. Tem que juntar várias peças de muitos vídeos pra conseguir aprender como um todo.
Lá no canal do WR Kits o professor Rambo falou em seu vídeo sobre as harmônicas e sua importância para a composição da onda. Falou da 5ª harmônica, da 3ª e da primeira, que eu creio que seja a "fundamental". Não entendi NADA. Heheheheheheh...
Como a experiência que eu tenho é que não adianta perguntar lá que ele raramente responde (ele tem mil coisas pra cuidar) resolvi pedir explicação por aqui mesmo, pra ver se eu tenho a sorte da minha pergunta ser sorteada por você, mas não sem antes ter tentado sanar a minha dúvida em outros vídeos do YT, mas que eu não obtive a resposta que eu preciso. Desisti nesse vídeo seu.
Bem, a parte que eu não entendi já está no ponto desse link: ua-cam.com/video/OpVTzyxgxiM/v-deo.html e dura apenas 1m30s. Se você ou alguém puder assistir e me dar uma explicação ou quem sabe fazer um vídeo sobre o assunto, se for necessário, ficaria imensamente agradecido.
Obrigado!
Olá Fabiano, creio que a sua dúvida sobre a formação de uma onda quadrada possa ser esclarecida neste outro vídeo do canal, que mostra com detalhes esse ponto: ua-cam.com/video/Q2RGU_1VFgo/v-deo.html
Veja que a onda senoidal pura só tem a frequência fundamental, a composição com senoides harmônicas acontece nas ondas quadradas.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado, professor! Vou dar uma olhada no vídeo AGORA! Seu trabalho é fenomenal!
Professor, acabei de assistir ao vídeo e deu uma clareada melhor. Porém eu continuei sem entender muito, pois levei pau em cálculo II, kkkkkkkk (na verdade eu abandonei a faculdade de engenharia de telecomunicações, porque pesou no bolso).
De qualquer maneira o principal é que eu notei que isso não é (por hora) pra mim e que eu devo seguir com os estudos básicos até que eu sinta a real necessidade de aprender profundamente sobre esse assunto. Mesmo assim obrigado pela dica e pela atenção, foi muito proveitosa!
Não desista Fabiano, logo terá completo entendimento. Muitas vezes os pontos são um pouco abstratos mesmo, mas com uma base mais forte, os assunto ficarão cada vez mais claros!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, professor! Não vou desistir não. Adoro eletrônica! Tô pensando até em fazer faculdade de engenharia eletrônica só por hobby mesmo!
O amigo adquiriu o equipamento onde, importou, pois já pesquisei e ainda não consegui encontrar um osciloscópio U-NIT.por aqui?
+Technical Lab Olá amigo, esse importei há dois anos. Foi uma boa relação custo benefício. Inclusive pagando os devidos impostos.
você è um físico nuclear?
Negativo, sou engenheiro eletrônico.
Gostei! Apenas o fundo musical que é chato.
Obrigado Jonathan! O volume de fundo foi acertado nos vídeos mais recentes.
faltou os tipos de ondas
Há outro vídeo no canal, onde falo sobre ondas! É um assunto longo e não caberia neste vídeo. Dê uma conferida!
Essa música acabou com o vídeo
Nessa ocasião (há mais de 4 anos) houve problema com o volume de fundo! Mas foi corrigido nos vídeos seguintes.