É simples. Basta se perguntar: Eu quero? Eu posso? Eu preciso? Se 1 das respostas for Não, então não compre. Se for sim, então compre e seja feliz. As coisas mais importantes para nossa vida são caras e requer esforço. Se ficar guardando dinheiro, esperando juntar para comprar algo que vai mudar a sua vida. Seus filhos vão crescer, vc vai envelhecer e vai se arrepender no futuro. A felicidade não tem preço. Mas é claro que tem que ser planejado e organizado.
Interessante seu comentário. De fato é um dilema ter responsabilidade financeira e realizar sonhos. Quem é mais "racional" pode sucumbir ao arrependimento no futuro.. de fato é um grande risco, que mesmo para esse tipo de pessoa (meu caso), é difícil estimar!!! Grande abraço!
Estou no mercado de renda variável há 5 anos e no de renda fixa há quase 10. E percebi que nem todos os brasileiros possuem disciplina para poupar mensalmente. Esse também é um fator que deve ser levado em consideração. Se alg não possui tal disciplina, às vezes é mais vantajoso ter um boleto para pagar de um imóvel que irá lhe garantir um patrimônio futuro.
excelente ponto. os gurus de investimento falam que não se deve comprar na planta, que nao se deve financiar uma parte, que não se deve fazer consórcio, que tudo é ruim, e que se deve juntar dinheiro para comprar a vista. porem sabemos que a realidade de mais de 90% dos brasileiros é essa e que a valorização dos imóveis muitas vezes supera a inflação
Ótimas dicas ! Eu e meu marido compramos na planta o primeiro imóvel pois ele teve a oportunidade de ser transferido pela empresa para outro Estado e a empresa bancava todos os custos. Pagamos tranquilamente o primeiro e depois o alugamos por um tempo, após o vendemos para quitar o 2 imóvel , tambem comprado na planta um pouco maior com mais itens de lazer onde moramos hoje ! O planejamento e o tempo que ficamos fora ajudou e muito na quitação da dívida e hoje em dia podemos aproveitar melhor a vida sem dívida do imóvel!
Vcs (que comentaram) não estão entendendo o sentido do vídeo: responder à pergunta inicial. Nao tem a ver com pagar ou nao aluguel, ser vantajoso ou nao com relação a viver no imovel, mas sim a ter como objetivo valorização de patrimônio
Sr Gustavo, com todo respeito sou corretor de imóveis e penso que o sim, a compra de imóveis pode sim ser uma otima opcao para multiplicar património, que foi a pergunta do se internauta, e nao o melhor investimento. Sobre precisar ser um especialistas em imoveis para fazer um bom negócio, discordo, para isso existe p corretor de imoveis afinal ele e o especialista. Mas infelizmente no Brasil nao recebemos o devido valor, as pessoas so procuram o corretor quando querem vender. Parabens pelo trabalho, sou seu fã. Abraço
Moro em Camboriú cidade vizinha a Balneário Camboriú , cidade qui está desenvolvendo bem , comprei um apartamento por 180 mil na planta , hoje o mesmo está avaliado em 475 mil , sendo assim já é hora de parti para o próximo na planta né , realidade sua e só vc qui sabe , seus objetivos tbm , toque nas suas prenas e va para a frente .
Estar avaliado em 475 mil é uma coisa,achar algum trouxa para pagar isso é outra. Podem avaliar seu apartamento em 10 milhões,mas isso é apenas algo ilusório e abstrato.
atualmente não vale a pena, não valoriza e vc perde grana com a taxa de obra a minha chegou a 1600 ou correção do incc, juros altos tb. Fora a obra ...o apê geralmente vem pelado
Pelo menos aqui em SP, o tempo de obra comum é de 2 anos e meio sim, mais seis meses de período de lançamento, totalizando 3 anos, da data do lançamento até a entrega. Quanto ao risco, é muito importante analisar a construtora e incorporadora que está fazendo acontecer e também quem está por trás dando apoio financeiro, geralmente em SPE.
Excelente vídeo. É preciso muito cuidado quando se compra imóvel na planta. Conhecer muito bem o imóvel, a sua localização e o potencial de valorização.
Isso sem falar dos impostos na compra e depois na venda. Quando se compra e vende um imóvel rapidamente (menos de 5 anos de uso) pela 2ª vez é obrigado a pagar 15% de imposto do "lucro" que teve entre o valor da compra e o valor da venda.
mercado financeiro também... o imposto se chama "ganho ou lucro de capital" não é apenas sobre imóvel... está inerente a qualquer tipo de bem, papel... tudo que possa acarretar lucro.
Concordo com quase tudo, mais falar do esforço de ir ao stand.. Tudo na vida requer esforço a final de contas, a preguiça é inimiga da vitória. Investir tbm requer esforço, requer estudos, planejamentos e acompanhamento no que vc está investindo, seja em renda fixa ou variável Ótimo vídeo
Investir em rendimentos vale a pena mesmo? Tem que se pensar também, pois com a inflação que estamos eu acho que é conversa pra boi dormir. Tu investe hoje em renda fixa e daqui a dois anos se a inflação continuar assim, aquele dinheiro valerá a mesma coisa ou até menos do início do investimento. Apartamento na planta pra se investir tem que ter muito conhecimento da região que está se fazendo esse investimento. Hoje a inflação está alta e as coisas estão muito valorizadas porém amanhã se se acontece uma reviravolta e os imóveis caírem de preço a pessoa se ferra. Tem que ter muito conhecimento.
Ainda bem que vc está respondendo e esclarecendo dúvidas a respeito de imóveis. Cerbasi é o único grande canal de investimentos que conhece esse mercado.
lembrado que o Gustavo esta falando sobre investimento! e não sobre potencial de compra, concodo que se a pessoa vai pagar o imóvel na planta avista! a de se analisar com certeza o tempo que leva para a conclusão desse empreendimento, acredito que se o comprador conseguir fazer uma boa compra, conceguir descontos com a construtora, ja que pagará avista a possibilidade de ter grande retorno sera maior! agora se a pessoa vai comprar um imóvel na planta, da uma pequena entrada e parcela o saldo com ceteza esse não terá grandes rendimentos devido a juros e correções. sou corretor de Imóveis, quando atendo investidores preciso estar bem amparado a rentabilidade e ganhos das aplicações do mercado para que eu possa comparar com o rendimento que meu cliente tera no imóvel que comprará comigo. investidor sempre esta bem informado!!!!!
Claro que comprar na Planta é vantagem... principalmente numa região especulativa e de muita demanda! Sem dizer a possibilidade de financiamento direto com a construtora!
Muito bom.... objetivo e claro .... Sou corretor e oriento os novos corretores em todo o processo de compra e venda!!! Por isso muito me acrescentou...
Priscila, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Grande amigo Gustavo! Se puder me ajudar ficarei extremamente agradecido: Com muito esforço consegui juntar meus cem mil reais de forma conservadora. Completo 30 anos em setembro e estou analisando a possibilidade de passar para um perfil entre moderado e agressivo para conseguir meu primeiro milhão antes dos 40. Minha maior duvida surge quando me questiono sobre quais porcentagens do meu capital eu poderia destinar para o investimento agressivo, e qual para o moderado. Obs.: nao estou com trabalho fixo e minha renda (independente do patrimonio) está suprindo apenas os meus custos. Abs!!
Está escrito no contrato que se você atrasar um mês da parcela do imóvel na planta seu nome vai para o Serasa Procure ler o contrato antecipadamente com calma Não deixe par ler na hora de assinar
Conteúdo top demais, muito esclarecedor. Permita-me um pequeno apontamento! Você está comprando uma fração de um imóvel e tem uma promessa que só irá se transformar em imóvel quando pronto!
Ele falou em sorte “até certo ponto”. E mencionou diversos outros fatores, entre eles o conhecimento. Em momento anterior, ele disse tratar-se de investimento de risco. E se for pra sua própria moradia, nem investimento é
Olá Gustavo, tudo bem? Eu e minha esposa tínhamos uma empresa durante 13 anos, as coisas não foram bem no ano passado e acabamos encerrando as atividades. O problema é que ficaram dividas para acertar (impostos e banco)! Tenho 39 anos, minha esposa 36 e um filho de 5 anos. Durante nossa vida construímos uma casa que ainda falta pagar uns 60.000 (parcelas de aproximadamente 630,00 mensais). Então me surgiu a ideia de vender a casa. E com essa venda fiz umas contas que daria pra saudar as dividas (financiamento casa, impostos e banco) e sobraria um bom valor ainda razoável em torno de 200.000,00 para comprar um apartamento ou viver de aluguel e começar a investir! O que vc acha?#CerbasiResponde.
Gostei muito do vídeo. Nessa linha, gostaria de saber qual investimento de renda fixa por exemplo eu aplicaria mensalmente o valor que iria pagar todos os meses do imóvel na planta? Qual seria ou quais seriam os indicados? Forte Abraço
5 років тому
Pelo meu conhecimento de maneira bem conservadora eu sugiro um CDB ou um tesouro SELIC. Eles são altamente recomendados para "fundos de emergência" ou para esse seu objetivo. Abraços.
A melhor coisa é pegar os valores que você iria pagar antes da obra e aplicar , ou no tesouro direto , ou em renda fixa , e No final pegar esse dinheiro que rendeu , e comprar à vista
Gustavo, meu filho... você é um excelente economista! Também estudei economia e lhe admiro muito, mas esta seara do mercado imobiliário é muito abrangente. Sugiro que nas próximas vezes você converse com alguém do ramo antes de gravar o vídeo, me coloco inclusive à disposição. Acontece que comprar imóvel na planta não é bem assim como você descreve. Essa atividade é extremamente lucrativa e segura (quando seguidos todos os requisitos pela construtora, como a adequação do empreendimento à lei de patrimônio de afetação e aos tipos de seguros inerentes ao negócio)f. Quando se compra um imóvel na planta, você passa a ser um parceiro ou investidor do empreendimento, pagando até o final da obra a correção baseada no índice de indexação (quer seja, INCC da FGV ou o CUB, que é levantando pelo Sinduscon de cada região). Através desse índice é possível aferir a variação do custo do material no decorrer da obra. Pois bem, acontece que durante o período da obra, além da correção que é repassada na tabela, a construtora agrega também o valor de mercado baseado nos imóveis semelhantes. Portanto, enquanto a correção evolui em PA (progressão aritmética), o valor do imóvel evolui em PG (progressão geométrica). Vamos a um caso prático que ocorreu com um cliente meu: Valor de compra: 630 mil Taxa de correção média nos últimos 24 meses: 10,33 a.a. (pandemia, geralmente é 7% a.a.) Valor pago até o momento: (parcelas de 3 mil e entrada de 50): 129.438,00 Saldo para a quitação atual: 660 mil Valor pago mais saldo (total do investimento para quitar hoje): 790 mil aproximadamente Valor de tabela atualizado: 1.100.000,00 quase 20% de rentabilidade ao ano... Me explica onde está o erro!!!
A questão não é valorizar, caro corretor. A questão é conseguir pagar tudo isso, ter observado o custo de oportunidade (outros tipos de investimento) e o fato de que NÃO HÁ GARANTIA ALGUMA (conforme mencionado no começo do vídeo) que essa valorização (você dobrou o preço do imóvel em 2 anos, certo) vá ocorrer. O caso do seu cliente, como bem mencionado pelo Cerbasi, foi sorte.
Antes de fechar acordo com imobiliárias, tome cuidado. Estou enfrentando um problema e fiz um vídeo a respeito. O problema no meu caso é sobre um terreno mas pode acontecer com casas e apartamentos.
Esse é um item que eu não consigo entender. Quando eu casei, compramos um apartamento na planta. Os primeiros anos foram difíceis, porque tínhamos que pagar o aluguel e os custos da obra. Mas depois que fomos morar no imóvel, pagávamos menos na parcela do financiamento do que pagaríamos em aluguel. Quando nos separamos, 8 anos depois da compra, vendemos o apartamento e cada um ficou com um valor - ou seja, mesmo tendo qur pagar pelo valor que ainda tínhamos financiado, conseguimos ter dinheiro no bolso. Se pagassemos aluguel, não teríamos nada e ainda estaríamos pagando um valor maior no aluguel. E agora, como saber se vale mais a pena financiar ou pagar aluguel?
Neila Gregorio Simule o valor do imóvel aplicado em algum tipo de renda fixa. Se o rendimento for maior que o aluguel de um imovel semelhante, então vale mais a pena alugar.
Como qualquer investimento tem a questão do prazo do retorno. Se após receber o imóvel vocês já procurasse vendê-lo, não teriam lucro. em relação ao aluguel, sem dúvida, a depender da taxa de juros contratada, o financiamento é melhor.
Neila Gregorio Financiar com certeza é o melhor! Porem Cerbasi vai te responder o contrário. Imagine uma pesdoa q vive de aluguel e nunca se planeja p ter a casa propria... fica desempregado e nem aluguel pode pagar ... vai morar debaixo da ponte
Não acredito que tenhamos somente que levar o prazo da obra como um inconveniente mas sim todas as taxas que pagamos na comora de um imóvel além do seu valor. Se juntarmos todo este capital e investirmos, vamos ver que na venda teremos que vender num valor muito superior para obter um lucro razoável. Ótimo vídeo!
Concordo parcialmente: Investir em um imóvel na planta envolve certamente seus riscos. Ao considerar a valorização de 30%, ponderando o panorama de outros investimentos, pode-se argumentar que a rentabilidade talvez não justifique plenamente o empreendimento, a menos que a valorização do imóvel vendido alcance uma margem superior a 50%. Na cidade da Praia Grande, por exemplo, testemunhamos uma valorização expressiva de 100% ao longo de três anos. Como prática, costumo oferecer imóveis aos meus clientes durante a fase final da construção, com preços abaixo do mercado. Essas ofertas incluem uma entrada variando de 35% a 40% do valor total, e o restante é parcelado ao longo de 120 meses, com a aplicação de taxas baseadas na poupança e na Taxa Referencial (TR). É interessante notar que muitas construtoras atualmente estão adotando uma abordagem de 0,7% mais poupança acumulativa, que, de fato, representa uma taxa considerável.
Eu estou comprando um imovel na planta ! E sim no final gastamos mais do q ganhamos ! Porém vc investiu é melhor do q gastar em coisas q não trarão retorno
@@flaviasantos5259 sua resposta deixa evidente a consciência do erro cometido. Se precisar, posso te ajudar a reequilibrar essa situação, com planejamento e sem necessidade de contar com a sorte.
Apos quebrar a cara na compra do apartamento na planta, aprendi e entendi que e muito mais vantagoso comprar depois de a construtora ter entregue os apartamentos pois vc economiza e sai ganhando muito.
E.L.L Vc poderia falar um pouco mais de sua experiência? Tenho família. Esposa e duas filhas pequenas. Estou quase comprando um apartamento na planta mas dá um receio enorme.
@@Ricardo-ot2pc sim, no meu caso comprei apartamento por 205,800.00 dei entrada de 32 mil parcelado 11.500 de comissao pra empresa que vendeu sem juros e o restante pra construtora esse atualiza todo mes pelo INCC em cima do seu saldo devedor tem tabela terminei de pagar as parcelas em março 2020 fiquei saldo devedor 182 mil, a construtora como esta no contrato finalizou a obra em agosto 2020 mas ainda ela pode adiar a entrega dos apartamentos por 180 dias (6 meses), depois que ela obtem o habite-se muda o calculo para IGP-N mais 1% e o juros do mes soma mais 1 % por exemplo o juro do igp-n de de setembro foi 4,34% mais 1% = 5,34% so ai que veio a pancada por mes eu tava pagando quase 9 mil so de juros enfim estou neste mes devendo 214 mil ainda de perder dinheiro estou devendo mais do quando comprei, isso esta no contrato mas o corretor nao te fala e antes de vc assinar leve o contrato pra casa leia porque eles geralmente te entrega o contrato depois de 7 dias pra evitar que vc cancele devido a lei do arrependimento que sao 7 dias, espero ter ajudado mas se tiver alguma duvida ainda mande que te ajudo na medida do possivel.
Precisa levar em conta tmb a despesa que ele teve no período. Muitas vezes a pessoa olha só o valor de face. E não leva em consideração juros pagos, taxas extras e etc.
Ola! Precisso muito saber se vale a pena eu vender o meu imovel que comprei pelo minha casa minha vida, a venda seria contrato de gaveta para comporar uma casa menor em rua pública e não ficar devendo nada ao banco?
Cada pessoa pensa diferente de quer pagar aluguel numca vai set seu Porquer não comerssar pagar um apartamento ainda na planta com certeza é bem melhor está pagando um imóvel que vai ser seu .
Fala Cerbasi! Sou um grande fã! Dúvida real: Tenho 60k juntamente com um amigo e juntos temos a capacidade de pagar parcelas mensais de até 4K. Estamos pretendendo comprar um imóvel na planta sendo vendido no lançamento por 300k dando 60k de entrada e parcelando o resto sem juros com a incorporadora (com ajuste anual atrelado ao IPCA) em parcelas de até 4K/mes. Pelo fato de não termos o valor completo do imóvel para outro tipos de investimento você acha viável a ideia de comprar nessas condições e vender próximo a entrega com um “ganho” aproximado de 30/40% em cima dos 300k como forma de multiplicar nosso patrimônio?
Cerbasi... Sou casado e tínhamos 1 filha e nossa renda mensal era de 2500, e agora temos 2 filhas e minha esposa esta desempregada e eu ganhando 1500 mensais.... Com isso estou endividado... Cerbasi como faço? Gosto muito do seus vídeos, me ajuda por favor.... Desde já muito obrigado.... te admiro muito.
#cerbasi responde.Vale a pena vender 2 imóveis com sua valorização já no augeno valor aproximado de 550 mil e comprar um ap dos sohos na planta no valor de 400 mil?Obs:Eu já tenho outro imóvel pra morar.Obrigado
Vale! Aluga um, mora no outro. Com o dinheiro do aluguel paga a parcela do imóvel que você está comprando. Quando faltar um ano ou até seis meses para o imóvel da planta ser entregue, coloque à venda os imóveis que você tem. Com o dinheiro quite o máximo que puder, se faltar financie! Você está comprando o imóvel do seus sonhos, um apartamento novo, sem demanda para consertos e chamadas de capital, que vai ter muito menos custo, garantia... enfim, são muito mais pontos positivos do que negativos!
Ótimo vídeo. Assinei com a construtora a compra de. Apartamento na planta, mas tenho várias dúvidas e por isso peço encarecidamente a ajuda de quem entende do assunto. Assinei vários e vários papéis e sai do stand sem o contrato para ler com calma e assim ter tempo de desistir no prazo de 7 dias. Está certo esse procedimento da construtora? Na simulação que fizeram na caixa colocaram o valor do imóvel em 218.000,00 mas no contrato está o preço correto que teoricamente combinei de pagar, no caso 214.000,00 Está correto? Não estarei pagando 4 mil a mais no financiamento? As primeiras parcelas a serem pagas serão em contas do corretor e outras pessoas que nunca nem vi, entregaram promissórias com os dados bancários dessas pessoas para efetuar o depósito. Está correto? Como provarei que paguei a construtora esses valores? A última dúvida diz respeito a aprovação no financiamento na Caixa. Em 2007 e 2008 fiz empréstimos no Santander e BB, mas como era jovem em época de quartel, acabei não conseguindo pagar totalmente e então fiquei com dividas nesses bancos, só que essas dividas prescreveram no SCPC e Serasa e hoje tenho inclusive score alto e créditos nos bancos inter e Itaú, mas fiquei sabendo da tal lista Negra chamada SCR ou REGISTRATO do BACEN e então tive acesso e vi que constam esses débitos lá, por esse motivo voltei pela segunda vez no Stand e deixei Claro para o corretor e o coordenador esse detalhe e preferi não tentar financiamento neste momento, mas ambos insistiram demais alegando que eu estava com crédito aprovado e que a representante da caixa havia puxado tudo e se constasse algo ela mesmo aconselharia a não dar continuidade no processo e depois de 6 horas no Stand e muita insistência resolvi arriscar mas agora estou arrependido por ter medo da caixa não aprovar e eu perder dinheiro que estava juntando. Alguém pode me ajudar com essas dúvidas? Moro de favor e por isso tenho o sonho de ter uma moradia própria para minha família e vejo que talvez o corretor e o coordenador não estão nem aí e querem somente ganhar a comissão deles não importando se isso talvez se tornará um pesadelo fazendo com que se torne ainda meus difícil de eu conseguir um financiamento de imóvel. Desde já agradeço pela ajuda.
@@AdrianaAlves-ov2zc Na minha cidade Patos de Minas todos os contratos que precisamos fechar negócios rápidos, para que ambos não percam oportunidades e nesse caso se o cliente não está com crédito aprovado, eu costumo propor duas cláusulas no contrato onde eu determino um tempo(geralmente de 20 a 30 dias) e verificar se o crédito vai ser aprovado, pois caso não seja, não acho justo o comprador perder grana por isso!
Boa tarde no meu caso gostaria de saber se compensa eu comprar um apartamento na planta porém não tenho nem um valor pra da entrada em um imóvel imóvel
Se não tem o valor da entrada, financeiramente vale um financiamento com subsídio para imóveis populares. Mas, estrategicamente pode ser uma má escolha, pois imóveis financiados limitam suas escolhas na vida.
Eu vejo de uma forma diferente. Se a pessoa compra um imóvel na planta pq visa morar nele daqui a 2 anos ou depois alugar é ok. Até pq o valor que vc vai gastar com as parcelas do imóvel não geram tanto lucros se vc for aplicar ele em qualquer lugar, pois são valores pequenos. Portanto, eu não acho um negócio de tanto risco assim. Até pq as construtoras, pelo menos no meu Estado, entregam os AP's bem rápido.
Ai é que você se engana, os pequenos aportes, não tem tração no inicio, mas com o tempo o poder exponencial dos juros compostos, são podersosos demais.. Mas vc só tira a prova disso quando faz por conta pra conhecer, eu era uma pessoa totalmente a favor de comprar imovel e repudiava o aluguel como qualquer pessoa comum.. Até que eu comecei a investir, e me lembro do meu primeiro investimento foi 80 reais, o que mais muda nesse processo é sua mentalidade, e é uma mudança que não retrocede mais, é como cair o tampão dos olhos.. Sua mentalidade muda completamente, vc passa a querer gerar mais rendas extras, enxugar gastos, estudar para crescer mais profissonalmente, pois percebe que e enxerga o quao proximo vc fica de garantir uma independencia financeira se vc dedicar-se por alguns anos investindo...
Uma duvida, comprei um imóvel na planta depois de uma ano ele sendo construído, ele perdeu valor de mercado ( estão vendendo as outras unidades por 20 mil a menos que paguei no meu posso pedir essa diferença de volta?)
Desculpa me intrometer, mas tem sim. Existem o desconto por antecipação, vai depender do valor e tempo que você está antecipando e também dá pra chorar mais um pouquinho. Isso você resolve ligando no setor financeiro da incorporadora do qual comprou o apartamento.
Isso está melhor hoje em dia pois rodam a análise bancária antes de assinatura do contrato com a construtora, porém caso o comprador resolva assinar o contrato e logo em seguida comprar um veículo ou mesmo gastar com o cartão de crédito irá diminuir consideravelmente o potencial de financiamento e aí sim ele perderá até mais de 50% com o distrato, melhor mesmo é ter uma reserva de emergência ou ter alguém que ajude nesse momento difícil.
Óbvio que financiar imóvel na planta não vai te render lucro. O objetivo, na maioria, é apenas sair do aluguel e ter um bem próprio, ou seja, amenizar os gastos
Imóvel na planta só vale se comprar à vista. Se ficar saldo devedor sua dor de cabeça vai ser grande, o tal índice (INCC ou CUB) de correção acaba com qualquer possibilidade de ganho futuro,
#cerbasiresponde Gustavo, já tenho uma Reserva de emergência no TD e alguns cdb e lc com vencimento em 2020, quando pretendo sacar para construir mais uma casa para alugar, já possuo casas assim e a rentabilidade me atende. Compensa adquirir fundos de investimento apenas por esse período, 2 anos, ou devo ficar na renda fixa? Muito obrigado e lhe desejo sucesso.
Gabriel, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Construir casas é uma boa, pq se vc comprar o lote com valor baixo, e tiver uma boa equipe de obra, consegue só na incorporação imobiliária de 30 a 50% de rentabilidade....O aluguel passa a ser um bônus extra....rss
Eu comprei um apartamento na planta e estou roendo o osso. Pagando taxa de obras que está quase o valor que vou pagar na parcela. A parte boa é que paguei 16 mil reais a menos do que ele custa hoje. Só não me arrependo,porque é minha primeira casa própria.
Você adquiriu próximo da entrega do imóvel? Porque 16 mil a menos apesar de ser algo um ganho, é pouco em relação ao tempo (talvez). Estou em busca do conhecimento, mas pelo que vi a rentabilidade é em cima do dinheiro que foi dado na entrada e que você adianta.
@@robsonmarcelino5930 por quê? compensaria comprar na planta mas só que já perto de receber? pretendo comprar para morar, me tira essa dúvida pfv. Obg desde já.
Gente pior é pagar aluguel numa coisa que nunca vai ser sua , hoje em dia quem consegue guardar dinheiro ? E outra a pessoa que vai comprar seu primeiro imovel e não tem muita entrada compra na planta pela facilidade , eu conheço muita gente que comprou na planta e entregaram tudo certinho , não tem que generalizar ! tudo bem tem muita taxa mais Se for levar em conta as taxas , vc nem come , tudo que vc vai fazer tem taxa e juros pior é pagar aluguel a vida toda
"hoje em dia quem consegue guardar dinheiro ? " "é pior pagar aluguel numa coisa que nunca vai ser sua" Minha cara amiga suas duas frases são reflexo da falta de educação financeira do Brasileiro. Se você ficar desempregada o "seu apartamento" não vai ser leiloado?
#cerbasiresponde Infelismente comete erros ano passado em um ramo de vendas de comesticos, que gerou desavensas no meu casamento. Resultado final... Comecei o ano devendo 12mil em cartão de credito e tenho que pagar aluguel, agua, luz, alimentação e sustentar meu marido que estar desemprega e temos uma filha de 2 anos.... Horrivel! O pior é pq eu tenho renda variavel, sai dos cosmeticos mas continuo no ramo de vendas. As dividas do mea chegam a 3mil ou mais e eu ganho em media de 1mil e algumas vezes ate menos.... Ja cortei tudo o que podia aqui em casa, mas continuo endividada e os juros so aumenta cada vez mais... SOCORRO, NÃO SEI O QUE FAZER
Nathalia, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
#CerbasiResponde Cerbasi, tenho um terreno de esquina em uma avenida que foi avaliado em 100 mil, já faz 2 anos que tento vender, mas nada até agora, está sendo construído um condomínio de luxo na esquina de baixo, mas acredito que não vai se valorizar mais que isso por ser afastado do centro da cidade. O que fazer? Colocar um valor menor para venda e investir o dinheiro? Esperar o condomínio ficar pronto para depois tentar vender? Ou construir algo para alugar? (Tenho a metade do valor para construir).
Flávia por conhecimento de causa. Construiria sim, porém, farei exatamente o que vídeo sugere. "Venderia" algumas unidades ainda na planta. Buscaria investidores que pudessem comprar de 20% a 30% abaixo do valor de mercado. Ou seja, eles injetaram capital, isso somado ao seu montante inicial vc poderia construir, agregar valor ao seu terreno. E vender depois.
Flávia, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Adriano R “um amigo meu” ficou rico fazendo daytrade. Outro está ficando rico em uma pirâmide de trading... cuidado com as armadilhas da desinformação. Leia meu livro Investimentos Inteligentes.
Renda fixa é a melhor forma de investir, ta de brincadeira né meu amigo ? Investe em imóveis quem pode pois não é qualquer pessoa que pode investir em imóveis, e outra, é possível fazer ótimos investimentos em imóveis na planta porém assim como qualquer outro investimento existe riscos, mas se pesquisar e analisar tudo certinho com certeza terá retorno.
Conforme bem explanado, o imóvel na planta sempre envolve risco. Faltou esclarecer que esses riscos podem ser mensurados ao se contratar um advogado que entenda do assunto. Trabalho exatamente com isso, poucas pessoas sequer tem conhecimento que há 2 formas de incorporar...com patrimônio de afetação ou não...e não sabem as implicações jurídicas sobre isso. Fundamental ter um advogado capacitado para fazer bons negocios
Boa noite. Se a construtora quebrar (como na minha experiência) não tem patrimônio de afetação que segure o tombo. Ninguém recebe de dinheiro de quem não tem.
@@salomaogomes6926 no teu caso tinha patrimônio de afetação? Não havia comissão de representantes fazendo o papel que deveria para evitar o que ocorreu? Os compradores não retomaram a obra? A grande questão é que se tem patrimônio de afetação mas os compradores não sabem utilizar os meios de que dispõem para evitar o prejuízo maior, realmente fica difícil. Por isso mesmo, a importância de uma orientação jurídica....
@@lisandramoraescaieron5559 Boa noite. Em relação ao patrimônio de afetação, depois da parada da obra eu fiquei sabendo que tem,mas nem tenho certeza. Para as outras perguntas a resposta é não. Vale salientar que a obra era financiada pela CEF e no folder de divulgação consta a informação padrão do "SEGURO DE TÉRMINO DE OBRA" COM GARANTIA DA CEF. O engraçado é que eu tenho a dívida com a instituição, mas o bem que deveria servir de garantia não existe. Diante do que eu disse, já deve estar imaginando onde foi parar a confusão, na justiça, lógico. E a instituição financiadora foi arrastada no imbróglio, por sorte, senão não teria esperança nenhuma. É um empreendimento pequeno de 15 andares e 30 apartamentos. Muito complicada a situação, mas agora vamos esperar que a justiça resolva.
Somos ensinados desde crianças a ser escravos, seja escravo das contas, do apartamento financiado, daquele trabalho q vc odeia. E no final chame tudo isso de "Felicidade"! As pessoas não olham pra dentro de si, não procuram aumentar sua renda por meio do estudo ou emprendendorismo. Essa sociedade está completamente errada!
É simples. Basta se perguntar: Eu quero? Eu posso? Eu preciso? Se 1 das respostas for Não, então não compre. Se for sim, então compre e seja feliz. As coisas mais importantes para nossa vida são caras e requer esforço. Se ficar guardando dinheiro, esperando juntar para comprar algo que vai mudar a sua vida. Seus filhos vão crescer, vc vai envelhecer e vai se arrepender no futuro. A felicidade não tem preço. Mas é claro que tem que ser planejado e organizado.
Interessante seu comentário. De fato é um dilema ter responsabilidade financeira e realizar sonhos. Quem é mais "racional" pode sucumbir ao arrependimento no futuro.. de fato é um grande risco, que mesmo para esse tipo de pessoa (meu caso), é difícil estimar!!! Grande abraço!
Bela resposta, aprendizado.
Tirou minha dúvida 😅, Obrigada 😊
Excelente.
Cariani kkkkj
Estou no mercado de renda variável há 5 anos e no de renda fixa há quase 10. E percebi que nem todos os brasileiros possuem disciplina para poupar mensalmente. Esse também é um fator que deve ser levado em consideração. Se alg não possui tal disciplina, às vezes é mais vantajoso ter um boleto para pagar de um imóvel que irá lhe garantir um patrimônio futuro.
muito bom
excelente ponto. os gurus de investimento falam que não se deve comprar na planta, que nao se deve financiar uma parte, que não se deve fazer consórcio, que tudo é ruim, e que se deve juntar dinheiro para comprar a vista. porem sabemos que a realidade de mais de 90% dos brasileiros é essa e que a valorização dos imóveis muitas vezes supera a inflação
Foi por isso que eu peguei o meu apê, me arrependo pq eu sempre quis casa, felizmente posso alugar e comprar outro lugar futuramente.
Ótimas dicas ! Eu e meu marido compramos na planta o primeiro imóvel pois ele teve a oportunidade de ser transferido pela empresa para outro Estado e a empresa bancava todos os custos. Pagamos tranquilamente o primeiro e depois o alugamos por um tempo, após o vendemos para quitar o 2 imóvel , tambem comprado na planta um pouco maior com mais itens de lazer onde moramos hoje ! O planejamento e o tempo que ficamos fora ajudou e muito na quitação da dívida e hoje em dia podemos aproveitar melhor a vida sem dívida do imóvel!
O maior investimento é aplicado no conhecimento. Conhecimento trás grandes retornos.
Vcs (que comentaram) não estão entendendo o sentido do vídeo: responder à pergunta inicial. Nao tem a ver com pagar ou nao aluguel, ser vantajoso ou nao com relação a viver no imovel, mas sim a ter como objetivo valorização de patrimônio
Exatamente, entre os tipos de investimento.
Verdade
Sr Gustavo, com todo respeito sou corretor de imóveis e penso que o sim, a compra de imóveis pode sim ser uma otima opcao para multiplicar património, que foi a pergunta do se internauta, e nao o melhor investimento. Sobre precisar ser um especialistas em imoveis para fazer um bom negócio, discordo, para isso existe p corretor de imoveis afinal ele e o especialista. Mas infelizmente no Brasil nao recebemos o devido valor, as pessoas so procuram o corretor quando querem vender. Parabens pelo trabalho, sou seu fã. Abraço
Moro em Camboriú cidade vizinha a Balneário Camboriú , cidade qui está desenvolvendo bem , comprei um apartamento por 180 mil na planta , hoje o mesmo está avaliado em 475 mil , sendo assim já é hora de parti para o próximo na planta né , realidade sua e só vc qui sabe , seus objetivos tbm , toque nas suas prenas e va para a frente .
Estar avaliado em 475 mil é uma coisa,achar algum trouxa para pagar isso é outra. Podem avaliar seu apartamento em 10 milhões,mas isso é apenas algo ilusório e abstrato.
Esse povo não conhece essa região de Balneário Camboriú kkkkk Penha, Itapema, Praia Brava de Itajaí... etc...
atualmente não vale a pena, não valoriza e vc perde grana com a taxa de obra a minha chegou a 1600 ou correção do incc, juros altos tb. Fora a obra ...o apê geralmente vem pelado
Sensacional! Excelente vídeo! O Gustavo Cerbasi foi gentil com as construtoras em considerar 2 anos, 2 e meio de tempo de obra!
Sergio Gravello Jr. Fui mesmo.
O tp de entrega é relativo, depende do projeto e/ou da construtora, não existe um padrão.
Pelo menos aqui em SP, o tempo de obra comum é de 2 anos e meio sim, mais seis meses de período de lançamento, totalizando 3 anos, da data do lançamento até a entrega.
Quanto ao risco, é muito importante analisar a construtora e incorporadora que está fazendo acontecer e também quem está por trás dando apoio financeiro, geralmente em SPE.
Excelente vídeo. É preciso muito cuidado quando se compra imóvel na planta.
Conhecer muito bem o imóvel, a sua localização e o potencial de valorização.
Isso sem falar dos impostos na compra e depois na venda. Quando se compra e vende um imóvel rapidamente (menos de 5 anos de uso) pela 2ª vez é obrigado a pagar 15% de imposto do "lucro" que teve entre o valor da compra e o valor da venda.
mercado financeiro também... o imposto se chama "ganho ou lucro de capital" não é apenas sobre imóvel... está inerente a qualquer tipo de bem, papel... tudo que possa acarretar lucro.
Concordo com quase tudo, mais falar do esforço de ir ao stand.. Tudo na vida requer esforço a final de contas, a preguiça é inimiga da vitória. Investir tbm requer esforço, requer estudos, planejamentos e acompanhamento no que vc está investindo, seja em renda fixa ou variável
Ótimo vídeo
Investir em rendimentos vale a pena mesmo? Tem que se pensar também, pois com a inflação que estamos eu acho que é conversa pra boi dormir. Tu investe hoje em renda fixa e daqui a dois anos se a inflação continuar assim, aquele dinheiro valerá a mesma coisa ou até menos do início do investimento. Apartamento na planta pra se investir tem que ter muito conhecimento da região que está se fazendo esse investimento. Hoje a inflação está alta e as coisas estão muito valorizadas porém amanhã se se acontece uma reviravolta e os imóveis caírem de preço a pessoa se ferra. Tem que ter muito conhecimento.
Eu ainda acho que depende do local tem muitas cidades crescendo muito e nelas sim vale a pena
Ainda bem que vc está respondendo e esclarecendo dúvidas a respeito de imóveis. Cerbasi é o único grande canal de investimentos que conhece esse mercado.
lembrado que o Gustavo esta falando sobre investimento! e não sobre potencial de compra, concodo que se a pessoa vai pagar o imóvel na planta avista! a de se analisar com certeza o tempo que leva para a conclusão desse empreendimento, acredito que se o comprador conseguir fazer uma boa compra, conceguir descontos com a construtora, ja que pagará avista a possibilidade de ter grande retorno sera maior! agora se a pessoa vai comprar um imóvel na planta, da uma pequena entrada e parcela o saldo com ceteza esse não terá grandes rendimentos devido a juros e correções.
sou corretor de Imóveis, quando atendo investidores preciso estar bem amparado a rentabilidade e ganhos das aplicações do mercado para que eu possa comparar com o rendimento que meu cliente tera no imóvel que comprará comigo. investidor sempre esta bem informado!!!!!
Parabens eh isto ai.
Boa explicação, preciso decidir o que é melhor...
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Claro que comprar na Planta é vantagem... principalmente numa região especulativa e de muita demanda! Sem dizer a possibilidade de financiamento direto com a construtora!
Muito obrigada por esse video imensamente esclaredor!!
Muito bom.... objetivo e claro .... Sou corretor e oriento os novos corretores em todo o processo de compra e venda!!! Por isso muito me acrescentou...
Sempre com respostas inteligentes que fogem do senso comum. Parabéns.
Verônica, muito bom receber sua mensagem! Obrigado pelo retorno. Sucesso! #EquipeGustavoCerbasi
#CerbasiResponde Vale a pena abater o financiamento do imóvel com o FGTS ou vale mais a pena usar o FGTS para comprar um segundo imóvel?
Priscila, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Valeu muito este vídeo, vou comprar um usado. Obrigado
Cara, estou super convencido com suas palavras. Parabéns 👏🏿
Fiz um vídeo análogo no meu canal sobre o assunto!
Temos que sempre colocar na balança o que vale mais a pena.
Nada vale nossa tranquilidade!
Grande amigo Gustavo!
Se puder me ajudar ficarei extremamente agradecido: Com muito esforço consegui juntar meus cem mil reais de forma conservadora. Completo 30 anos em setembro e estou analisando a possibilidade de passar para um perfil entre moderado e agressivo para conseguir meu primeiro milhão antes dos 40. Minha maior duvida surge quando me questiono sobre quais porcentagens do meu capital eu poderia destinar para o investimento agressivo, e qual para o moderado. Obs.: nao estou com trabalho fixo e minha renda (independente do patrimonio) está suprindo apenas os meus custos. Abs!!
Obrigado pelo esclarecimento da pergunta Cerbasi.
Oiiiiiiiii>iiiiiiiiiiooiiiii>iiiiiiiiiiiiiiii>ioiiiiiiiiioiiiiiiiioiiiiiiiii>oiiioiiiiiioiioiiiiiiiii>ii>iiiiiiiiiiiioiiiiiiiiii>iiiiiioiiiiiiioiooioo>iiiiiioi>oi>iiiiiii>iiiiiiiiiiiiii>iioioiio>iiioooiiiiiiiiii>iiiiiiiiiiiiiioiiioii>oiiiiiiiiiiiiiiioiii>iiiiiiiiiii>oiiiiioiiiiiiiiiiiiiiioiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioiiiiiiioiiii>oiii>iiiiii>iiiiiiioiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii>iiiii>ioiiiiiiiiiiiiiiiiioi>iiiii>>ii>iiiioiiiiiii>iiiiiiiiiiiioiiiiiiii>iiioiiiioiiiiiiioii>iiiiioiiiiiiiiiiii>i>iiiiii>iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii>iiioii>iiiioiiiiiiiiiiii>iiiiiiiiiiii>oiiiiiiioi>iiiioiiiiiioiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioiiiiiiiiii>iioiiiiiiiiioiiiiiiiiii>ioiiiiiiiii>iiiioiiiiiiiiiiiiiii[>iiiiiiiiiiiiiiiiiiiio>ioiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioioiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii>iiii>iiiiiiiioi>i>oiioiiiio>i>iiiiiiiiiiiiii>iiiii>oi>ioiiiiii>iiiii>iiiii>ioo>i>iiioiiiiiiiiiiiiiiiiooiiiiiiiiiiiiiioioiiioiiiiiiiiiiiiiiiiioiiiioiiioiiiiiiioiiiioii[iiioiiioiiiioioiiiiiioiiiioooiiii>iiiiiiioiiiiioiiiiioiiiiiiiiiiiioiiiiiiiiioi>iiiiiooiiii>iiiiiiiiiiiiio>iiiiiiii>iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioio>iiiiii>>oiiiiiioiiiiioiiioooiiiiiiiiiiioiiiiiiiiiioiiioiiiioioiioiiiiiiiiiiiiiiioiiiioiiii>ii>iooioiiiiiiiiiiioiiioiioiii>ii>iioiiiiioi>iiiiioiiiiiiioi>oiiiioiiiiiiii>iiooiiiiiiiiiiioiioioiiiiiiiiiiiiiiiiiiii>oiiioiiiiiiiiioioiiiiiiioioiiiiiiio>iioiiiiiiiiii>oiooiooioioioiiioiiiiiioióo[óiiiiioioiiiiii>iioiiiiiiiioiioiiiooiiiioi[ioiioiiii>o>oiiiiiiiiioioiiioiiiooio>iiiiiiiioiiiiiiiiiiiiioiiiii>ioii
Está escrito no contrato que se você atrasar um mês da parcela do imóvel na planta seu nome vai para o Serasa
Procure ler o contrato antecipadamente com calma
Não deixe par ler na hora de assinar
Conteúdo top demais, muito esclarecedor. Permita-me um pequeno apontamento! Você está comprando uma fração de um imóvel e tem uma promessa que só irá se transformar em imóvel quando pronto!
4:28 da pra contar com a sorte quando se trata de investimento?
Daniel Meneses Acredito q exista aleatoriedade mas sorte não.
Ele falou em sorte “até certo ponto”. E mencionou diversos outros fatores, entre eles o conhecimento.
Em momento anterior, ele disse tratar-se de investimento de risco.
E se for pra sua própria moradia, nem investimento é
A sorte é proporcional a sua dedicação ao que espera obter resultados.
Olá Gustavo, tudo bem? Eu e minha esposa tínhamos uma empresa durante 13 anos, as coisas não foram bem no ano passado e acabamos encerrando as atividades. O problema é que ficaram dividas para acertar (impostos e banco)! Tenho 39 anos, minha esposa 36 e um filho de 5 anos. Durante nossa vida construímos uma casa que ainda falta pagar uns 60.000 (parcelas de aproximadamente 630,00 mensais). Então me surgiu a ideia de vender a casa. E com essa venda fiz umas contas que daria pra saudar as dividas (financiamento casa, impostos e banco) e sobraria um bom valor ainda razoável em torno de 200.000,00 para comprar um apartamento ou viver de aluguel e começar a investir! O que vc acha?#CerbasiResponde.
Como resolveu? Feliz natal
Gostei muito do vídeo. Nessa linha, gostaria de saber qual investimento de renda fixa por exemplo eu aplicaria mensalmente o valor que iria pagar todos os meses do imóvel na planta? Qual seria ou quais seriam os indicados? Forte Abraço
Pelo meu conhecimento de maneira bem conservadora eu sugiro um CDB ou um tesouro SELIC. Eles são altamente recomendados para "fundos de emergência" ou para esse seu objetivo. Abraços.
Muito bom! É isso mesmo, arrasou mais uma vez.
muito bom cada dia aprendo mais obrigado
A melhor coisa é pegar os valores que você iria pagar antes da obra e aplicar , ou no tesouro direto , ou em renda fixa , e
No final pegar esse dinheiro que rendeu , e comprar à vista
É melhor pegar os rendimentos e pagar as parcelas. Já pensou nisso? Não precisa se descapitalizar.
Bom dia! O imóvel na planta não é o investimento mais rentável, porém é o mais seguro.
qual seria então, o mais rentável?
Gustavo, meu filho... você é um excelente economista! Também estudei economia e lhe admiro muito, mas esta seara do mercado imobiliário é muito abrangente. Sugiro que nas próximas vezes você converse com alguém do ramo antes de gravar o vídeo, me coloco inclusive à disposição.
Acontece que comprar imóvel na planta não é bem assim como você descreve. Essa atividade é extremamente lucrativa e segura (quando seguidos todos os requisitos pela construtora, como a adequação do empreendimento à lei de patrimônio de afetação e aos tipos de seguros inerentes ao negócio)f.
Quando se compra um imóvel na planta, você passa a ser um parceiro ou investidor do empreendimento, pagando até o final da obra a correção baseada no índice de indexação (quer seja, INCC da FGV ou o CUB, que é levantando pelo Sinduscon de cada região). Através desse índice é possível aferir a variação do custo do material no decorrer da obra.
Pois bem, acontece que durante o período da obra, além da correção que é repassada na tabela, a construtora agrega também o valor de mercado baseado nos imóveis semelhantes. Portanto, enquanto a correção evolui em PA (progressão aritmética), o valor do imóvel evolui em PG (progressão geométrica).
Vamos a um caso prático que ocorreu com um cliente meu:
Valor de compra: 630 mil
Taxa de correção média nos últimos 24 meses: 10,33 a.a. (pandemia, geralmente é 7% a.a.)
Valor pago até o momento: (parcelas de 3 mil e entrada de 50): 129.438,00
Saldo para a quitação atual: 660 mil
Valor pago mais saldo (total do investimento para quitar hoje): 790 mil aproximadamente
Valor de tabela atualizado: 1.100.000,00
quase 20% de rentabilidade ao ano...
Me explica onde está o erro!!!
Que aula, obrigado.
Muito obrigada pela explicação!
A questão não é valorizar, caro corretor. A questão é conseguir pagar tudo isso, ter observado o custo de oportunidade (outros tipos de investimento) e o fato de que NÃO HÁ GARANTIA ALGUMA (conforme mencionado no começo do vídeo) que essa valorização (você dobrou o preço do imóvel em 2 anos, certo) vá ocorrer. O caso do seu cliente, como bem mencionado pelo Cerbasi, foi sorte.
Você consegue escolher o andar ...
Tenho seu livro e já o acompanho, parabéns pelo vídeo. Queria saber se vc considera um bom negócio financiar na planta para alugar? #CerbasiResponde
Ótima explicação
Quais advogados trabalham nesta área, quando a construtora atrasa na entrega de um imovel na planta ?
Grato video esclarecedor
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Antes de fechar acordo com imobiliárias, tome cuidado. Estou enfrentando um problema e fiz um vídeo a respeito. O problema no meu caso é sobre um terreno mas pode acontecer com casas e apartamentos.
Muito bom!! Parabéns Cerbasi
Esse é um item que eu não consigo entender. Quando eu casei, compramos um apartamento na planta. Os primeiros anos foram difíceis, porque tínhamos que pagar o aluguel e os custos da obra. Mas depois que fomos morar no imóvel, pagávamos menos na parcela do financiamento do que pagaríamos em aluguel. Quando nos separamos, 8 anos depois da compra, vendemos o apartamento e cada um ficou com um valor - ou seja, mesmo tendo qur pagar pelo valor que ainda tínhamos financiado, conseguimos ter dinheiro no bolso. Se pagassemos aluguel, não teríamos nada e ainda estaríamos pagando um valor maior no aluguel. E agora, como saber se vale mais a pena financiar ou pagar aluguel?
Neila Gregorio Simule o valor do imóvel aplicado em algum tipo de renda fixa. Se o rendimento for maior que o aluguel de um imovel semelhante, então vale mais a pena alugar.
Como qualquer investimento tem a questão do prazo do retorno. Se após receber o imóvel vocês já procurasse vendê-lo, não teriam lucro.
em relação ao aluguel, sem dúvida, a depender da taxa de juros contratada, o financiamento é melhor.
Fábio Depaula Obrigada!
Samuel Ferreira Ahhh entendi! Obrigada!
Neila Gregorio Financiar com certeza é o melhor! Porem Cerbasi vai te responder o contrário. Imagine uma pesdoa q vive de aluguel e nunca se planeja p ter a casa propria... fica desempregado e nem aluguel pode pagar ... vai morar debaixo da ponte
Ótimo vídeo. Obrigada 🙏
Muiot bom Cerbasi. Ótimas dicas!
VEM PRA RECIFE CERBASI!
Não acredito que tenhamos somente que levar o prazo da obra como um inconveniente mas sim todas as taxas que pagamos na comora de um imóvel além do seu valor. Se juntarmos todo este capital e investirmos, vamos ver que na venda teremos que vender num valor muito superior para obter um lucro razoável. Ótimo vídeo!
Ganhou meu like e 1 inscrito!
Concordo parcialmente: Investir em um imóvel na planta envolve certamente seus riscos. Ao considerar a valorização de 30%, ponderando o panorama de outros investimentos, pode-se argumentar que a rentabilidade talvez não justifique plenamente o empreendimento, a menos que a valorização do imóvel vendido alcance uma margem superior a 50%. Na cidade da Praia Grande, por exemplo, testemunhamos uma valorização expressiva de 100% ao longo de três anos.
Como prática, costumo oferecer imóveis aos meus clientes durante a fase final da construção, com preços abaixo do mercado. Essas ofertas incluem uma entrada variando de 35% a 40% do valor total, e o restante é parcelado ao longo de 120 meses, com a aplicação de taxas baseadas na poupança e na Taxa Referencial (TR). É interessante notar que muitas construtoras atualmente estão adotando uma abordagem de 0,7% mais poupança acumulativa, que, de fato, representa uma taxa considerável.
Eu estou comprando um imovel na planta ! E sim no final gastamos mais do q ganhamos ! Porém vc investiu é melhor do q gastar em coisas q não trarão retorno
Desde que você não quebre, certo?
@@GustavocerbasiBrnão vou quebrar até porq a compra já vai mim deixar quebrada
@@GustavocerbasiBr ou seja não tenho mais o q quebrar! Agora é rezar q tudo der certo
@@flaviasantos5259 sua resposta deixa evidente a consciência do erro cometido. Se precisar, posso te ajudar a reequilibrar essa situação, com planejamento e sem necessidade de contar com a sorte.
@@GustavocerbasiBr como faço pra entrar em contato com vc
Comentários considerando que o negócio foi feito no âmbito normal das coisas. E se a construtora falir no meio do caminho ?
A maioria das obras existe um seguro no qual fica responsável em finalizar a mesma!
Apos quebrar a cara na compra do apartamento na planta, aprendi e entendi que e muito mais vantagoso comprar depois de a construtora ter entregue os apartamentos pois vc economiza e sai ganhando muito.
E.L.L Vc poderia falar um pouco mais de sua experiência? Tenho família. Esposa e duas filhas pequenas. Estou quase comprando um apartamento na planta mas dá um receio enorme.
@@Ricardo-ot2pc sim, no meu caso comprei apartamento por 205,800.00 dei entrada de 32 mil parcelado 11.500 de comissao pra empresa que vendeu sem juros e o restante pra construtora esse atualiza todo mes pelo INCC em cima do seu saldo devedor tem tabela terminei de pagar as parcelas em março 2020 fiquei saldo devedor 182 mil, a construtora como esta no contrato finalizou a obra em agosto 2020 mas ainda ela pode adiar a entrega dos apartamentos por 180 dias (6 meses), depois que ela obtem o habite-se muda o calculo para IGP-N mais 1% e o juros do mes soma mais 1 % por exemplo o juro do igp-n de de setembro foi 4,34% mais 1% = 5,34% so ai que veio a pancada por mes eu tava pagando quase 9 mil so de juros enfim estou neste mes devendo 214 mil ainda de perder dinheiro estou devendo mais do quando comprei, isso esta no contrato mas o corretor nao te fala e antes de vc assinar leve o contrato pra casa leia porque eles geralmente te entrega o contrato depois de 7 dias pra evitar que vc cancele devido a lei do arrependimento que sao 7 dias, espero ter ajudado mas se tiver alguma duvida ainda mande que te ajudo na medida do possivel.
@@Ricardo-ot2pc esqueci de te dizer se informe se tem taxa de evoluçao da obra por pra mim nao teve ok.
@@evandrolangaro1983 muito obrigado pelas dicas.
Ótimo vídeo!!!
Um amigo comprou um AP na planta por 200 mil, 10 anos depois vendeu por 1.500.000, como não valorizou?
Qual foi a inflação do período? :D
Precisa levar em conta tmb a despesa que ele teve no período. Muitas vezes a pessoa olha só o valor de face. E não leva em consideração juros pagos, taxas extras e etc.
Receba a inteligência!
Ola! Precisso muito saber se vale a pena eu vender o meu imovel que comprei pelo minha casa minha vida, a venda seria contrato de gaveta para comporar uma casa menor em rua pública e não ficar devendo nada ao banco?
Muito arriscado, melhor ficar em seu imóvel e fazer um esforço para pagar as prestações
Cada pessoa pensa diferente de quer pagar aluguel numca vai set seu Porquer não comerssar pagar um apartamento ainda na planta com certeza é bem melhor está pagando um imóvel que vai ser seu .
Eu fiz as contas antes de argumentar.
Acabou de me convencer que é um negócio ruim.. muito obrigado!
Fala Cerbasi! Sou um grande fã!
Dúvida real: Tenho 60k juntamente com um amigo e juntos temos a capacidade de pagar parcelas mensais de até 4K. Estamos pretendendo comprar um imóvel na planta sendo vendido no lançamento por 300k dando 60k de entrada e parcelando o resto sem juros com a incorporadora (com ajuste anual atrelado ao IPCA) em parcelas de até 4K/mes.
Pelo fato de não termos o valor completo do imóvel para outro tipos de investimento você acha viável a ideia de comprar nessas condições e vender próximo a entrega com um “ganho” aproximado de 30/40% em cima dos 300k como forma de multiplicar nosso patrimônio?
Será que vc poderia dizer algo sobre locação e compra de impressoras? O que veais a pena?
Cerbasi... Sou casado e tínhamos 1 filha e nossa renda mensal era de 2500, e agora temos 2 filhas e minha esposa esta desempregada e eu ganhando 1500 mensais.... Com isso estou endividado... Cerbasi como faço? Gosto muito do seus vídeos, me ajuda por favor.... Desde já muito obrigado.... te admiro muito.
Espero que as coisas tenham melhorado por aí 🙏🏼
Espero que tenha melhorado as coisas, mais o jeito é você focar em subi de cargo se possível arrumar um emprego melhor ou focar em fazer renda extra
Nossa, eu entrei nessa fria aí :( e estou até o pescoço até hj. Ainda perdi o apartamento. Só Deus sabe como vou resolver isso hj
Falta de planejamento, aprende com este erro e supera esta dor.
Porq vc chegou nesse situação ? O q deu errado?
#cerbasi responde.Vale a pena vender 2 imóveis com sua valorização já no augeno valor aproximado de 550 mil e comprar um ap dos sohos na planta no valor de 400 mil?Obs:Eu já tenho outro imóvel pra morar.Obrigado
Vale! Aluga um, mora no outro. Com o dinheiro do aluguel paga a parcela do imóvel que você está comprando. Quando faltar um ano ou até seis meses para o imóvel da planta ser entregue, coloque à venda os imóveis que você tem. Com o dinheiro quite o máximo que puder, se faltar financie! Você está comprando o imóvel do seus sonhos, um apartamento novo, sem demanda para consertos e chamadas de capital, que vai ter muito menos custo, garantia... enfim, são muito mais pontos positivos do que negativos!
Ótimo vídeo.
Assinei com a construtora a compra de. Apartamento na planta, mas tenho várias dúvidas e por isso peço encarecidamente a ajuda de quem entende do assunto.
Assinei vários e vários papéis e sai do stand sem o contrato para ler com calma e assim ter tempo de desistir no prazo de 7 dias.
Está certo esse procedimento da construtora?
Na simulação que fizeram na caixa colocaram o valor do imóvel em 218.000,00 mas no contrato está o preço correto que teoricamente combinei de pagar, no caso 214.000,00
Está correto? Não estarei pagando 4 mil a mais no financiamento?
As primeiras parcelas a serem pagas serão em contas do corretor e outras pessoas que nunca nem vi, entregaram promissórias com os dados bancários dessas pessoas para efetuar o depósito.
Está correto? Como provarei que paguei a construtora esses valores?
A última dúvida diz respeito a aprovação no financiamento na Caixa.
Em 2007 e 2008 fiz empréstimos no Santander e BB, mas como era jovem em época de quartel, acabei não conseguindo pagar totalmente e então fiquei com dividas nesses bancos, só que essas dividas prescreveram no SCPC e Serasa e hoje tenho inclusive score alto e créditos nos bancos inter e Itaú, mas fiquei sabendo da tal lista Negra chamada SCR ou REGISTRATO do BACEN e então tive acesso e vi que constam esses débitos lá, por esse motivo voltei pela segunda vez no Stand e deixei Claro para o corretor e o coordenador esse detalhe e preferi não tentar financiamento neste momento, mas ambos insistiram demais alegando que eu estava com crédito aprovado e que a representante da caixa havia puxado tudo e se constasse algo ela mesmo aconselharia a não dar continuidade no processo e depois de 6 horas no Stand e muita insistência resolvi arriscar mas agora estou arrependido por ter medo da caixa não aprovar e eu perder dinheiro que estava juntando.
Alguém pode me ajudar com essas dúvidas?
Moro de favor e por isso tenho o sonho de ter uma moradia própria para minha família e vejo que talvez o corretor e o coordenador não estão nem aí e querem somente ganhar a comissão deles não importando se isso talvez se tornará um pesadelo fazendo com que se torne ainda meus difícil de eu conseguir um financiamento de imóvel.
Desde já agradeço pela ajuda.
Poxa. Comentário feito há um ano com uma dúvida super pertinente e até hj nenhuma resposta.
Vc conseguiu o financiamento?
Estou na mesma situação 😔
@@AdrianaAlves-ov2zc Na minha cidade Patos de Minas todos os contratos que precisamos fechar negócios rápidos, para que ambos não percam oportunidades e nesse caso se o cliente não está com crédito aprovado, eu costumo propor duas cláusulas no contrato onde eu determino um tempo(geralmente de 20 a 30 dias) e verificar se o crédito vai ser aprovado, pois caso não seja, não acho justo o comprador perder grana por isso!
Conseguiu resolver?
VAleu Cerbasi!!
Boa tarde no meu caso gostaria de saber se compensa eu comprar um apartamento na planta porém não tenho nem um valor pra da entrada em um imóvel imóvel
Se não tem o valor da entrada, financeiramente vale um financiamento com subsídio para imóveis populares. Mas, estrategicamente pode ser uma má escolha, pois imóveis financiados limitam suas escolhas na vida.
Excelente!
Eu vejo de uma forma diferente. Se a pessoa compra um imóvel na planta pq visa morar nele daqui a 2 anos ou depois alugar é ok. Até pq o valor que vc vai gastar com as parcelas do imóvel não geram tanto lucros se vc for aplicar ele em qualquer lugar, pois são valores pequenos. Portanto, eu não acho um negócio de tanto risco assim. Até pq as construtoras, pelo menos no meu Estado, entregam os AP's bem rápido.
Ai é que você se engana, os pequenos aportes, não tem tração no inicio, mas com o tempo o poder exponencial dos juros compostos, são podersosos demais..
Mas vc só tira a prova disso quando faz por conta pra conhecer, eu era uma pessoa totalmente a favor de comprar imovel e repudiava o aluguel como qualquer pessoa comum.. Até que eu comecei a investir, e me lembro do meu primeiro investimento foi 80 reais, o que mais muda nesse processo é sua mentalidade, e é uma mudança que não retrocede mais, é como cair o tampão dos olhos.. Sua mentalidade muda completamente, vc passa a querer gerar mais rendas extras, enxugar gastos, estudar para crescer mais profissonalmente, pois percebe que e enxerga o quao proximo vc fica de garantir uma independencia financeira se vc dedicar-se por alguns anos investindo...
Uma duvida, comprei um imóvel na planta depois de uma ano ele sendo construído, ele perdeu valor de mercado ( estão vendendo as outras unidades por 20 mil a menos que paguei no meu posso pedir essa diferença de volta?)
Resumo do vídeo: seg.34~48 . ✌
Pra quem não sabe juntar 1 real, vale a pena sim, melhor que torrar seu dinheiro com besteira, coisas supérfluas!!!
O Gustavo tudo bem com vc eu comprei um imovel na planta.vou quitar tem desconto me falou que não procede isso
Desculpa me intrometer, mas tem sim.
Existem o desconto por antecipação, vai depender do valor e tempo que você está antecipando e também dá pra chorar mais um pouquinho. Isso você resolve ligando no setor financeiro da incorporadora do qual comprou o apartamento.
Não tem desconto! Você paga o valor do saldo devedor atualizado.
Isso se for financiamento Caixa.
Estou pensando em entrar por causa da entrega
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Fora que se você compra na planta e depois que sair às chaves você não conseguir financiamento, a construtora te devolve apenas 50% do valor dado.
Isso está melhor hoje em dia pois rodam a análise bancária antes de assinatura do contrato com a construtora, porém caso o comprador resolva assinar o contrato e logo em seguida comprar um veículo ou mesmo gastar com o cartão de crédito irá diminuir consideravelmente o potencial de financiamento e aí sim ele perderá até mais de 50% com o distrato, melhor mesmo é ter uma reserva de emergência ou ter alguém que ajude nesse momento difícil.
n compensa na planta.. só se for valor baixo, 100 mil ou 200 mil.. valores acima disso fica inviável.
Óbvio que financiar imóvel na planta não vai te render lucro. O objetivo, na maioria, é apenas sair do aluguel e ter um bem próprio, ou seja, amenizar os gastos
Depende do lugar tem lucro sim... dobra o valor...
Nao vai comprar em um lugar de pobre esperando valorizar que nada muda, agora compra dolado do Beto Carrero pra vc ver... kkkk
Imóvel na planta só vale se comprar à vista. Se ficar saldo devedor sua dor de cabeça vai ser grande, o tal índice (INCC ou CUB) de correção acaba com qualquer possibilidade de ganho futuro,
Tem como investir em ações pelo BTG pactual?
Sim
#cerbasiresponde Gustavo, já tenho uma Reserva de emergência no TD e alguns cdb e lc com vencimento em 2020, quando pretendo sacar para construir mais uma casa para alugar, já possuo casas assim e a rentabilidade me atende. Compensa adquirir fundos de investimento apenas por esse período, 2 anos, ou devo ficar na renda fixa?
Muito obrigado e lhe desejo sucesso.
Gabriel, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Construir casas é uma boa, pq se vc comprar o lote com valor baixo, e tiver uma boa equipe de obra, consegue só na incorporação imobiliária de 30 a 50% de rentabilidade....O aluguel passa a ser um bônus extra....rss
Atualmente 2018 não vale a pena. O risco é muito grande para praticamente empatar o suposto "investimento".
Para Investir em imóveis, na bolsa de valores, leilão… tem que ser especialista. O problema das pessoas é achar que existe dinheiro fácil.
Aqui em Santa Catarina, isso não se aplica! 😂
Já ouvimos essa história antes, pequeno gafanhoto.
explica melhor! @@GustavocerbasiBr
Acho mais vantajoso quem tem o dinheiro pra comprar a vista.
Eu comprei um apartamento na planta e estou roendo o osso. Pagando taxa de obras que está quase o valor que vou pagar na parcela. A parte boa é que paguei 16 mil reais a menos do que ele custa hoje. Só não me arrependo,porque é minha primeira casa própria.
Você adquiriu próximo da entrega do imóvel? Porque 16 mil a menos apesar de ser algo um ganho, é pouco em relação ao tempo (talvez).
Estou em busca do conhecimento, mas pelo que vi a rentabilidade é em cima do dinheiro que foi dado na entrada e que você adianta.
@@robsonmarcelino5930 por quê? compensaria comprar na planta mas só que já perto de receber? pretendo comprar para morar, me tira essa dúvida pfv. Obg desde já.
@@mariobros9332 queria saber tb
cerbasiresponde
Gente pior é pagar aluguel numa coisa que nunca vai ser sua , hoje em dia quem consegue guardar dinheiro ? E outra a pessoa que vai comprar seu primeiro imovel e não tem muita entrada compra na planta pela facilidade , eu conheço muita gente que comprou na planta e entregaram tudo certinho , não tem que generalizar !
tudo bem tem muita taxa mais
Se for levar em conta as taxas , vc nem come , tudo que vc vai fazer tem taxa e juros
pior é pagar aluguel a vida toda
"hoje em dia quem consegue guardar dinheiro ? "
"é pior pagar aluguel numa coisa que nunca vai ser sua"
Minha cara amiga suas duas frases são reflexo da falta de educação financeira do Brasileiro.
Se você ficar desempregada o "seu apartamento" não vai ser leiloado?
@@ivansalesbarbosa2852 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
#cerbasiresponde Infelismente comete erros ano passado em um ramo de vendas de comesticos, que gerou desavensas no meu casamento. Resultado final... Comecei o ano devendo 12mil em cartão de credito e tenho que pagar aluguel, agua, luz, alimentação e sustentar meu marido que estar desemprega e temos uma filha de 2 anos.... Horrivel!
O pior é pq eu tenho renda variavel, sai dos cosmeticos mas continuo no ramo de vendas. As dividas do mea chegam a 3mil ou mais e eu ganho em media de 1mil e algumas vezes ate menos....
Ja cortei tudo o que podia aqui em casa, mas continuo endividada e os juros so aumenta cada vez mais...
SOCORRO, NÃO SEI O QUE FAZER
Nathalia, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
#CerbasiResponde Cerbasi, tenho um terreno de esquina em uma avenida que foi avaliado em 100 mil, já faz 2 anos que tento vender, mas nada até agora, está sendo construído um condomínio de luxo na esquina de baixo, mas acredito que não vai se valorizar mais que isso por ser afastado do centro da cidade. O que fazer? Colocar um valor menor para venda e investir o dinheiro? Esperar o condomínio ficar pronto para depois tentar vender? Ou construir algo para alugar? (Tenho a metade do valor para construir).
Flávia por conhecimento de causa. Construiria sim, porém, farei exatamente o que vídeo sugere. "Venderia" algumas unidades ainda na planta. Buscaria investidores que pudessem comprar de 20% a 30% abaixo do valor de mercado. Ou seja, eles injetaram capital, isso somado ao seu montante inicial vc poderia construir, agregar valor ao seu terreno. E vender depois.
Flávia, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Como eu avalio se um imóvel na planta é uma boa oportunidade?
Tenho imóveis na planta
Tenho tanta convicção nas palavras do Cerbase que mesmo antes do vidio comerçar ja estou dando laike
O imóvel não valoriza? Um amigo pagou 200 mil na planta e após a entrega estava avaliado em 380mil
Adriano R “um amigo meu” ficou rico fazendo daytrade. Outro está ficando rico em uma pirâmide de trading... cuidado com as armadilhas da desinformação. Leia meu livro Investimentos Inteligentes.
Gustavo:Pq ñ te conheci ha 3 anos atras......
Renda fixa é a melhor forma de investir, ta de brincadeira né meu amigo ? Investe em imóveis quem pode pois não é qualquer pessoa que pode investir em imóveis, e outra, é possível fazer ótimos investimentos em imóveis na planta porém assim como qualquer outro investimento existe riscos, mas se pesquisar e analisar tudo certinho com certeza terá retorno.
Conforme bem explanado, o imóvel na planta sempre envolve risco. Faltou esclarecer que esses riscos podem ser mensurados ao se contratar um advogado que entenda do assunto. Trabalho exatamente com isso, poucas pessoas sequer tem conhecimento que há 2 formas de incorporar...com patrimônio de afetação ou não...e não sabem as implicações jurídicas sobre isso. Fundamental ter um advogado capacitado para fazer bons negocios
Boa noite. Se a construtora quebrar (como na minha experiência) não tem patrimônio de afetação que segure o tombo. Ninguém recebe de dinheiro de quem não tem.
@@salomaogomes6926 no teu caso tinha patrimônio de afetação? Não havia comissão de representantes fazendo o papel que deveria para evitar o que ocorreu? Os compradores não retomaram a obra? A grande questão é que se tem patrimônio de afetação mas os compradores não sabem utilizar os meios de que dispõem para evitar o prejuízo maior, realmente fica difícil. Por isso mesmo, a importância de uma orientação jurídica....
@@lisandramoraescaieron5559 Boa noite. Em relação ao patrimônio de afetação, depois da parada da obra eu fiquei sabendo que tem,mas nem tenho certeza. Para as outras perguntas a resposta é não. Vale salientar que a obra era financiada pela CEF e no folder de divulgação consta a informação padrão do "SEGURO DE TÉRMINO DE OBRA" COM GARANTIA DA CEF. O engraçado é que eu tenho a dívida com a instituição, mas o bem que deveria servir de garantia não existe. Diante do que eu disse, já deve estar imaginando onde foi parar a confusão, na justiça, lógico. E a instituição financiadora foi arrastada no imbróglio, por sorte, senão não teria esperança nenhuma. É um empreendimento pequeno de 15 andares e 30 apartamentos. Muito complicada a situação, mas agora vamos esperar que a justiça resolva.
Imóvel na planta só é bom negócio para o corretor que ganha os 6% de comissão! Pra quem compra só se lasca!
fato kkkkkkkkk
Por isso é bom ter um corretor que vale o preço que se paga.
👏👏👏
Somos ensinados desde crianças a ser escravos, seja escravo das contas, do apartamento financiado, daquele trabalho q vc odeia.
E no final chame tudo isso de "Felicidade"!
As pessoas não olham pra dentro de si, não procuram aumentar sua renda por meio do estudo ou emprendendorismo.
Essa sociedade está completamente errada!
Descordo...empreendedorismo não ė p todos .
@@brincandocompi6478 não é mesmo não, mas vc nunca vai saber se não tentar, o problema é que somos educados a ser empregado e nunca empregador.
@@davicourage1809 Na vdd hj é o contrário, todo mundo é ensinado a ser empregador...
Sas