Mundo quântico existe? (Interpretação de Copenhague e Decoerência)
Вставка
- Опубліковано 11 гру 2024
- O que é o Mundo Quântico? O Mundo quântico existe? Nesse vídeo falamos sobre o mundo quântico, interpretação de Copenhague e Decoerência. A oposição entre a interpretação do Bohr (interpretação de Copenhague ) e teoria da Decoerência é explicada no vídeo.
Roteiro e apresentação: Romeu Rossi Júnior
Edição e motion design: Nívea Freitas
Professor, eu gostaria de dizer que é uma satisfação imensa interagir com o senhor que é Doutor em Física. Eu gosto muito do conteúdo dos seus vídeos.
Estou aqui para debater e trocar idéias.
Um abraço!
Legal! Muito obrigado!
Muitooooo bommmm!!!! Canal maravilhoso!!!
Eu estudo Karl Popper e em alguns de seus escritos e artigos descobri que ele teceu duras críticas a interpretação de Copenhague sobre a física quântica e escreveu um pouquinho sobre a física quântica "sem observador". Vc já ouviu falar sobre, pode fazer um vídeo sobre a crítica de Popper a física quântica? Ou a crítica de posições realistas acerca da interpretação de Copenhague sobre a física quântica?
Muito obrigado!
Conheço essa crítica do K. Popper a interpretação instrumentalista da mecânica quântica. É um ótimo tema para um próximo vídeo! Vou gravar em breve. Muto obrigado pela ideia!
Existe um mundo só o qual podemos interpretar-lo de 2 (duas) formas:
1. *O mundo é macro,* logo é determinado, local, abaixo ou igual à velocidade da luz, objetivo, tudo existindo, independente do observador. _O preço a pagar é que _*_não há livre arbítrio,_*_ porque tudo é parte de uma mesma engrenagem uma coisa causa a outra simultaneamente, tudo recebe ao mesmo tempo influências, causas no entorno._
2. *O mundo é micro,* logo é indeterminado, não-local, acima da velocidade da luz, subjetivo, o que existe é apenas o que é observado (medido) pelo observador. _O preço a pagar é que, o observador tem que considerar que está dentro de um _*_àtomo,_*_ e o que está além do que o observador observa não existe. Existe livre-arbítrio, porque o entorno não existe, não há nada no entorno influenciando o observador. Ele é a própria causa das coisas, não recebe influência de nada porque não há nada entorno dele. Ele é livre, não segue um padrão._
O emaranhamento seria a conexão instantânea da perspectiva macro e micro dessa realidade.
Pois é, como eu mencionei no vídeo, essa questão sobre os 2 mundos anida não foi resolvida completamente. A teoria da decoerência, que defende a ideia de que a mecânica quântica é uma teoria universal, apresenta ótimos resultados.
Como leigo que sou, meu comentário é mais uma pergunta do que um comentário... Significaria dizer que, pela teoria da decorrência, se a física quântica mostra resultados que não podem ser explicados pela física clássica, o problema está na física clássica. Indo além, existe um momento na escala (tamanho) onde os fenômenos deixam de se comportar segundo as regras da física clássica e passam a se comportar dentro das teorias da física quântica, e vise versa. Mas as regras básicas viriam da física quântica, e por isso a física clássica é sempre regida por estas regras... É isso?
Sim, segundo a teoria da decoerência, as regras mais fundamentais são aquelas da física quântica. Assim, atarefa dessa teoria da decoerência é mostra como o comportamento dos objetos da física clássica emerge a partir da física quântica.