Olá, Gerson. Não é necessário o uso de corante porque o processo de produção (cozido a 40 graus) já dá um pouco de cor à massa. Alguns produtores acrescentam um pouco de urucum para acentuar a cor. Neste caso do vídeo, não. As prateleiras de madeira são ideais para maturação adequada dos queijos. Todos os queijos artesanais são maturados dessa forma. É um erro do Ministério da Agricultura insistir para os queijeiros utilizarem prateleiras em aço inox.
Foi justamente por causa deste motivo, senão como seria classificado como produto artesanal, se todo o processo for automatizado e com equipamentos de inox... Mas é obrigado usar prateleiras de aço ou fibra?
Qual a necessidade do sal diluido no leite junto com o coalho? E qual a quantidade de sal utilizado?
Cada produtor tem uma receita...O Colonial é um queijo que tem várias origens e não há uma única receita.
Excelente matéria, mas tenho algumas dúvidas...
é usado corante?
As prateleiras são de madeira, o queijo vai diretamente nelas?
Olá, Gerson.
Não é necessário o uso de corante porque o processo de produção (cozido a 40 graus) já dá um pouco de cor à massa. Alguns produtores acrescentam um pouco de urucum para acentuar a cor. Neste caso do vídeo, não.
As prateleiras de madeira são ideais para maturação adequada dos queijos. Todos os queijos artesanais são maturados dessa forma. É um erro do Ministério da Agricultura insistir para os queijeiros utilizarem prateleiras em aço inox.
Foi justamente por causa deste motivo, senão como seria classificado como produto artesanal, se todo o processo for automatizado e com equipamentos de inox...
Mas é obrigado usar prateleiras de aço ou fibra?
Gerson Roma Praticamente...um absurdo!
Também acho pois as de madeira da mais sabor ao queijo.