Nunca vou me esquecer de quando minha mãe me disse que a felicidade é uma borboleta que está sempre à vista, mas nunca ao nosso alcance plenamente. Uma bela forma de explicar o sofrimento para uma criança de 8 anos. Esse conselho serve pra mim até hoje.
É muito dificil, mas a gente tenta tocar a vida. Não existe vida sem dor, sem decepções, sem sofrimento, sem perdas, as tais tragédias das vidas humanas. Não é o que temos pra hoje, é o que temos pra sempre, a vida é assim, um teatro de tragédias e comédias. Às vezes demora um pouco pra tristeza e a dor passar, mas ela passa , ela tem que passar. Quanto a alegria, é a nossa eterna busca, chorar alivia mas sorrir deveria ser sempre uma meta. E essa coisa do aprendizado, pode ser um clichê para muitos, mas é pura verdade. As tragédias ensinam mais profundamente que as alegrias, mas tudo na vida deve valer a pena, tudo tem seu propósito.
As pessoas estão de tal forma encharcadas por ideias de "pensamento positivo", "buscar a felicidade" e outras decorrências da autoajuda e do coaching, que se espantam quando surge o Sofrimento. Anestesiaram-se para a compreensão de que viver é, basicamente, sofrer.
Discordo completamente de você, o ser humano, e acredito que qualquer outro animal sempre buscou alguma forma de felicidade ou de prazer, independente de coaches ou material de autoajuda. É ridículo viver procurando se machucar, procurando ser triste, sofrer e sentir. A não ser que você seja um masoquista que sinta prazer nisso.
@@vilas3960 , sem problema quanto à discordância. Apenas não encontrei no meu comentário a referência a uma busca ativa do ser humano por, nas suas palavras, "se machucar, procurando ser triste, sofrer e sentir".
Já passei por 4 tragédias...estou na quinta...agora com 50 anos já estou anestesiada de tanta desgraça que já tive que enfrentar. Entendi que "é assim"...
A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20)
Meu Deus professor. Como queria passar pelo menos uma hora na sua frente pra assistir sobre esses assuntos top. Tirar proveito de situações adversas eu acho que sempre nos engrandecera como ser Humano em Todos os aspectos de nossa existência. Um abraço daqui de Belém do Pará, obrigado
E se dizem cristãos, cristãos que acreditam em crenças pagãs! O Brasil tá cheio de cristão de enfeite ou pq tem medo de Deus, sendo que o certo seria por amor a Deus e pela verdade e pelo próximo, de coração puro e sincero!
@@flipflopflap1262 Realmente! E muitos líderes cristãos,por vaidade se colocam no lugar de Deus.Eu não acredito no ateísmo,mas sim,em pessoas que literalmente se afastaram das religiões.
Grande sabedoria, Obrigado por existir Pondé sei que Nietzsche não era sentimental neste mundo de sofrimento, concordo plenamente com os dois grandes filósofos Nietzsche e você devemos aproveitar a vida o máximo possível mesmo sabendo que existe milhões de pessoas passando necessidades e sofrendo saindo um pouco da física e indo para a metafísica algo que Nietzsche e você não acreditam, eu apenas faço orações pelos os que sofrem ou passam por alguma necessidade que encontrem de algum modo a Felicidade. Por favor não deixe nunca de ensinar!
Eu acho bonita a ideia, de que se eu for pequeno o suficiente, poderei ver algo maior e com mais significado e que não existe em mim, está além de mim, do meu controle, mas posso apreciar, estou falando da beleza de Deus, e depois que eu percebi que eu morri de infelicidade só para saber que felicidade é quando a tristeza te faz bem, não poderia ser mais feliz num mundo tão triste, sabendo que não é possível ser feliz num paraíso material por que lá, não terei direito de chorar.
Viver implica em sofrimento, é a essência da vida. O ser humano faz de tudo para fingir que não é mortal, que as coisas sempre vão dar certo, que será feliz o tempo todo. Isso tudo é medo, covardia, mascarada por um otimismo ridículo e infantil. A coragem implica em aceitar a realidade objetiva e, fazendo uso do humor, rir com os deuses e até dos deuses, numa saudável loucura diante do absurdo existencial
Humanamente falando Pondé!!! Todo desejo vem acompanhado de frustração.. e como temos de escolher kkkk. Daí a cobra fuma k quando a coisa degringola a culpa vai pra quem kk!!!!!deus o diabo 😈 ou o próximo kkkk. E segue o jogo k
Do ponto de vista utilitário, não há quantidade possível de alegria que possa compensar a existência do sofrimento, do infortúnio. Assim, essa alegria "descoberta" entre a tal tragédia será decerto inútil e vã.
Creio que por mais difícil que seja, tudo depende de como vemos a situação, devemos olhar para a realidade e tirar o máximo de proveito nela, mesmo se o pior estiver acontecendo. Sou psicólogo e tenho um canal de saúde mental e terapia cognitiva comportamental aqui no UA-cam, de uma passada lá.
Na empresa que eu trabalhava era quase que um "mantra" para vários preguiçoso que se negava. a ir atrás de outras soluções para os problemas que surgiam.
A vida é um pêndulo que oscila entre a ansiedade de querer ,e o tédio de possuir!o desejo e o marasmo! O desejo não realizado e advém a frustração ,a vida é um inferno constante , só aplacada pela doce morte.
Acho muito interessante o arcabouço de Nitzche. Dos autores que estudei até agora de filosofia (não foram muitos), ele é o que tem o olhar mais espiritualizado. Existem 4 aspectos de nossa existência que devem ser observados: 1. O pensamento; 2. O Sentimento; 3. O Dhama; 4. A Ação; O terceiro é o resultado da observação sábia dos 3 anteriores que leva a esse amadurecimento comentado por Nietzsche. Sem esse exercício não tem como chegar ao estado de libertação da Mente.
Quando Pondé em uma entrevista disse sobre os adultos fãs de Marvel estariam fugindo da maturidade eu deixei um comentário naquele vídeo, quem diria que hj ele citaria algo parecido kkkkk " O acumulo de pequenos desesperos é o que transforma uma pessoa em um adulto"
@@sidneycardoso00 sim, compreendo de onde vem o pensamento de sofrimento = aprendizado, mas ao meu ver errado,na minha opinião a adversidade é como uma equação, porém não resolvida, quando enfim aprendemos aí sim o cálculo é solucionado e seguimos em frente.
@@Marcvitoria não concordo, pessoas repetem os mesmos erros todos os dias mesmo sendo cada vez mais castigadas, como exemplo basta olhar para os relacionamentos abusivos a nossa volta, mesmo com separações por conta de situações críticas, as pessoas ainda sim escolhem novas pessoas com índole igual ou pior a anterior apesar de todos os indícios evidentes. Mantenho minha posição, sofrimento não ensina.
@@lucasreivax88 Independente de cometer os mesmos erros, depois que passamos por uma desilusão, por exemplo, já estaremos mais preparados para passar pela próxima... Independente da ação que cometeremos diante da situação.
Um outro ponto difícil de suportar é aceitar nosso paradigma maior kk o animal que somos !! E a carga imposta pela racionalidade kk o animal aprendeu comparar e concientizar as diferenças kk. Dançou kkl
Acho que mais da metade da população brasileira é pobre. O gás tá muito caro, gasolina também, comida no mercado também, contas de água e luz também. Plano de saúde, nem pensar! Quem paga aluguel tá mais ferrado ainda! Mas o brasileiro não pára de fazer memes de si mesmo.
Aí que entra o estoicismo, mas no sentido prático, filosófico, não como andam deturpando a filosofia ao seu “MODO DE PENSAR”. É saber separar o “joio do trigo “, saber separar o que pode e o que não pode controlar; Entender e compreender que as coisas são assim, a vida é assim, é saber aceitar a situação. Tudo é um ciclo; Tudo se esvai; tudo se renova.
A mesma condição pra gostar do Nietzsche é aquela que se aplica pra gostar do Pondé: não ser inteligentinho, nem mimado e nem simplista - não ser ovelha, nem gado e nem bode, permanecer bem longe de todos os rebanhos kasher 😂
Me surgiu uma pergunta agora no final... Viver é sobreviver, ou sobreviver é o ato de viver?! Sei que parece ambíguo, porém se sobrevivo, tenho a possibilidade de viver uma vida "plena" diante da tragédia, logo a aceitação? Ou é o viver as experiências que fazem sobreviver melhor?! Sinto que hoje existe uma distinção romantizada de duas coisas muito próximas e que acaba sendo vistas como antagônicas.
Mas sobreviver não é viver! Ou é?! Ou pode se considerar, “tocar a vida” e “é o que tem pra hoje”, como regras de um cotidiano que nos pressiona casa vez mais a ser o que não somos de verdade pelo simples fato de sermos aceitos por outros que somente sobrevivem e fazem disso uma razão de plena felicidade?
Agorinha mesmo eu estava passeando pela Rússia em seus tempos idos e, a personagem de Dostoievski em seu romance os demônios diziam que: a vida é dor, a vida é medo, e o homem é infeliz. Agora tudo são dor e medo. Quem vencer a dor e o medo, aquele será um deus. Ou seja, para encontrar a felicidade é necessário enfrentar a si mesmo, sem esse possível enfrentamento o homem se sentirá trancado em seu próprio mundo interno.
Não gosto e nunca gostei dessa frase: 'E o que temos pra hoje" Ditado de gente preguiçosa que não quer fazer mais esforço para conseguir, o a mais do "É o que temos pra hoje"
Nunca vou me esquecer de quando minha mãe me disse que a felicidade é uma borboleta que está sempre à vista, mas nunca ao nosso alcance plenamente. Uma bela forma de explicar o sofrimento para uma criança de 8 anos. Esse conselho serve pra mim até hoje.
É muito dificil, mas a gente tenta tocar a vida. Não existe vida sem dor, sem decepções, sem sofrimento, sem perdas, as tais tragédias das vidas humanas. Não é o que temos pra hoje, é o que temos pra sempre, a vida é assim, um teatro de tragédias e comédias. Às vezes demora um pouco pra tristeza e a dor passar, mas ela passa , ela tem que passar. Quanto a alegria, é a nossa eterna busca, chorar alivia mas sorrir deveria ser sempre uma meta. E essa coisa do aprendizado, pode ser um clichê para muitos, mas é pura verdade. As tragédias ensinam mais profundamente que as alegrias, mas tudo na vida deve valer a pena, tudo tem seu propósito.
" As vezes a dor traz aprendizado ,outras porra nenhuma" Pondé
O sofrimento é o tempero dos bons momentos futuros. Pensem nisso. Grande Pondé 👐👐
Gosto muito desse filósofo.
As pessoas estão de tal forma encharcadas por ideias de "pensamento positivo", "buscar a felicidade" e outras decorrências da autoajuda e do coaching, que se espantam quando surge o Sofrimento. Anestesiaram-se para a compreensão de que viver é, basicamente, sofrer.
Recomendo muito positividade tóxica do Greg News, mostra isso muito bem com fatos.
Alguns buscam beber cada vez mais 🤣🤣🤣
Discordo completamente de você, o ser humano, e acredito que qualquer outro animal sempre buscou alguma forma de felicidade ou de prazer, independente de coaches ou material de autoajuda. É ridículo viver procurando se machucar, procurando ser triste, sofrer e sentir. A não ser que você seja um masoquista que sinta prazer nisso.
@@vilas3960 , sem problema quanto à discordância. Apenas não encontrei no meu comentário a referência a uma busca ativa do ser humano por, nas suas palavras, "se machucar, procurando ser triste, sofrer e sentir".
Já passei por 4 tragédias...estou na quinta...agora com 50 anos já estou anestesiada de tanta desgraça que já tive que enfrentar. Entendi que "é assim"...
Entendo perfeitamente. Eu com 35 ja passei por 2. Simplesmente aceitei que a vida é assim e que algumas pessoas simplesmente nao irao ser felizes.
Logo pela manhã, recebo o vídeo de PONDÉ...mesmo no trabalho, não consigo não assistir...o óbvio!
OBRIGADA POR EXISTIR, PROFESSOR, O SENHOR É MAGNÍFICO!
A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10.
“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”
(Mt 28,20)
Meu Deus professor. Como queria passar pelo menos uma hora na sua frente pra assistir sobre esses assuntos top. Tirar proveito de situações adversas eu acho que sempre nos engrandecera como ser Humano em Todos os aspectos de nossa existência. Um abraço daqui de Belém do Pará, obrigado
Excelente 👏
Se você não viver postando felicidade o tempo todo,as pessoas se afastam, porque acreditam na energia positiva.Gratidão!
E se dizem cristãos, cristãos que acreditam em crenças pagãs! O Brasil tá cheio de cristão de enfeite ou pq tem medo de Deus, sendo que o certo seria por amor a Deus e pela verdade e pelo próximo, de coração puro e sincero!
@@flipflopflap1262 Realmente! E muitos líderes cristãos,por vaidade se colocam no lugar de Deus.Eu não acredito no ateísmo,mas sim,em pessoas que literalmente se afastaram das religiões.
Grande sabedoria, Obrigado por existir Pondé sei que Nietzsche não era sentimental neste mundo de sofrimento, concordo plenamente com os dois grandes filósofos Nietzsche e você devemos aproveitar a vida o máximo possível mesmo sabendo que existe milhões de pessoas passando necessidades e sofrendo saindo um pouco da física e indo para a metafísica algo que Nietzsche e você não acreditam, eu apenas faço orações pelos os que sofrem ou passam por alguma necessidade que encontrem de algum modo a Felicidade.
Por favor não deixe nunca de ensinar!
Eu acho bonita a ideia, de que se eu for pequeno o suficiente, poderei ver algo maior e com mais significado e que não existe em mim, está além de mim, do meu controle, mas posso apreciar, estou falando da beleza de Deus, e depois que eu percebi que eu morri de infelicidade só para saber que felicidade é quando a tristeza te faz bem, não poderia ser mais feliz num mundo tão triste, sabendo que não é possível ser feliz num paraíso material por que lá, não terei direito de chorar.
Alegria é ver esse vídeo Pondé
Viver implica em sofrimento, é a essência da vida. O ser humano faz de tudo para fingir que não é mortal, que as coisas sempre vão dar certo, que será feliz o tempo todo. Isso tudo é medo, covardia, mascarada por um otimismo ridículo e infantil. A coragem implica em aceitar a realidade objetiva e, fazendo uso do humor, rir com os deuses e até dos deuses, numa saudável loucura diante do absurdo existencial
👏
"é isso que é" 👏👏👏
a segunda forma não me atrai
Estava precisando desse vídeo! Sem querer, você leu meus pensamentos, querido Mestre ⚘
Vídeo certo, na hora certa.
A falta de medo tem me matado
Humanamente falando Pondé!!! Todo desejo vem acompanhado de frustração.. e como temos de escolher kkkk. Daí a cobra fuma k quando a coisa degringola a culpa vai pra quem kk!!!!!deus o diabo 😈 ou o próximo kkkk. E segue o jogo k
Qualquer sentimento é melhor do que andar vazio.
Do ponto de vista utilitário, não há quantidade possível de alegria que possa compensar a existência do sofrimento, do infortúnio. Assim, essa alegria "descoberta" entre a tal tragédia será decerto inútil e vã.
Dose manital de reflexão
Creio que por mais difícil que seja, tudo depende de como vemos a situação, devemos olhar para a realidade e tirar o máximo de proveito nela, mesmo se o pior estiver acontecendo.
Sou psicólogo e tenho um canal de saúde mental e terapia cognitiva comportamental aqui no UA-cam, de uma passada lá.
Uma pergunta: a filosofia pode axuliar no tratamento de um paciente?
@@Jun-mr4wr sim, e muito, a própria TCC tem base filosófica no estoicismo
Ponde, faz um vídeo falando sobre a música, acorda Pedrinho
Boa tarde 🍝
Na empresa que eu trabalhava era quase que um "mantra" para vários preguiçoso que se negava. a ir atrás de outras soluções para os problemas que surgiam.
Só a morte traz a paz.
ih pronto .... viajou
@@succkerface talvez ele esteja certo, nao da pra se ter certeza
@@jvv003-p9q Óbvio que nao, afirmação assim só morrendo e "voltando" pra contar. Por isso disse que viajou
A vida é um pêndulo que oscila entre a ansiedade de querer ,e o tédio de possuir!o desejo e o marasmo! O desejo não realizado e advém a frustração ,a vida é um inferno constante , só aplacada pela doce morte.
Por enquanto não quero morrer pra saber!
Acho muito interessante o arcabouço de Nitzche. Dos autores que estudei até agora de filosofia (não foram muitos), ele é o que tem o olhar mais espiritualizado. Existem 4 aspectos de nossa existência que devem ser observados:
1. O pensamento;
2. O Sentimento;
3. O Dhama;
4. A Ação;
O terceiro é o resultado da observação sábia dos 3 anteriores que leva a esse amadurecimento comentado por Nietzsche. Sem esse exercício não tem como chegar ao estado de libertação da Mente.
👏👏❤
A felicidade é no momento que a alma fica livre da prisão; o corpo.
Autor desconhecido.
O cristianismo consola a tragédia, e fala pra agradecer o sofrimento..
c/ ❤️VC♥️ vou me entendendo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💋💋
Como a ideia romantizada de um viking cantando no meio do campo de batalha....
Quando Pondé em uma entrevista disse sobre os adultos fãs de Marvel estariam fugindo da maturidade eu deixei um comentário naquele vídeo, quem diria que hj ele citaria algo parecido kkkkk
" O acumulo de pequenos desesperos é o que transforma uma pessoa em um adulto"
Perfeito. Só não concordo com aprendizado por sofrimento, acredito que a dor em si não ensina nada, mas que paramos de sofrer quando aprendemos.
A ideia de que o sofrimento traz consigo um aprendizado, é a ideia de que ele gera uma reflexão e a partir disso, uma mudança
Aprendemos sim, inclusive a sermos mais resilientes e que a vida não é um conto de fadas.
@@sidneycardoso00 sim, compreendo de onde vem o pensamento de sofrimento = aprendizado, mas ao meu ver errado,na minha opinião a adversidade é como uma equação, porém não resolvida, quando enfim aprendemos aí sim o cálculo é solucionado e seguimos em frente.
@@Marcvitoria não concordo, pessoas repetem os mesmos erros todos os dias mesmo sendo cada vez mais castigadas, como exemplo basta olhar para os relacionamentos abusivos a nossa volta, mesmo com separações por conta de situações críticas, as pessoas ainda sim escolhem novas pessoas com índole igual ou pior a anterior apesar de todos os indícios evidentes. Mantenho minha posição, sofrimento não ensina.
@@lucasreivax88 Independente de cometer os mesmos erros, depois que passamos por uma desilusão, por exemplo, já estaremos mais preparados para passar pela próxima... Independente da ação que cometeremos diante da situação.
Um outro ponto difícil de suportar é aceitar nosso paradigma maior kk o animal que somos !! E a carga imposta pela racionalidade kk o animal aprendeu comparar e concientizar as diferenças kk. Dançou kkl
👊👍
PERGUNTA: Monteiro Lobato em "Urupês", especialmente no conto "Mata-pau", tem influência ou paralelos com Dostoiévski?
Só a
arte torna a vida suportável
Acho que mais da metade da população brasileira é pobre. O gás tá muito caro, gasolina também, comida no mercado também, contas de água e luz também. Plano de saúde, nem pensar! Quem paga aluguel tá mais ferrado ainda! Mas o brasileiro não pára de fazer memes de si mesmo.
É uma hábito terrível que eu Acho do brasileiro é achar graça de coisas que ele deveria chorar!
Aí que entra o estoicismo, mas no sentido prático, filosófico, não como andam deturpando a filosofia ao seu “MODO DE PENSAR”. É saber separar o “joio do trigo “, saber separar o que pode e o que não pode controlar; Entender e compreender que as coisas são assim, a vida é assim, é saber aceitar a situação. Tudo é um ciclo; Tudo se esvai; tudo se renova.
A mesma condição pra gostar do Nietzsche é aquela que se aplica pra gostar do Pondé: não ser inteligentinho, nem mimado e nem simplista - não ser ovelha, nem gado e nem bode, permanecer bem longe de todos os rebanhos kasher 😂
Me surgiu uma pergunta agora no final... Viver é sobreviver, ou sobreviver é o ato de viver?! Sei que parece ambíguo, porém se sobrevivo, tenho a possibilidade de viver uma vida "plena" diante da tragédia, logo a aceitação? Ou é o viver as experiências que fazem sobreviver melhor?!
Sinto que hoje existe uma distinção romantizada de duas coisas muito próximas e que acaba sendo vistas como antagônicas.
Mas sobreviver não é viver! Ou é?! Ou pode se considerar, “tocar a vida” e “é o que tem pra hoje”, como regras de um cotidiano que nos pressiona casa vez mais a ser o que não somos de verdade pelo simples fato de sermos aceitos por outros que somente sobrevivem e fazem disso uma razão de plena felicidade?
Pondé, volta a gravar no escritório. Charutos e baianas caem bem com filosofia…
Olá Pondé, tudo bem? Viver um sonho é tediante as vezes?
Vou xingar as pessoas porque elas me desrespeitam.
Agorinha mesmo eu estava passeando pela Rússia em seus tempos idos e, a personagem de Dostoievski em seu romance os demônios diziam que: a vida é dor, a vida é medo, e o homem é infeliz. Agora tudo são dor e medo. Quem vencer a dor e o medo, aquele será um deus. Ou seja, para encontrar a felicidade é necessário enfrentar a si mesmo, sem esse possível enfrentamento o homem se sentirá trancado em seu próprio mundo interno.
vendo tudo pequeno e com medo. eu
É melhor morrer como homem ou viver como covarde?
O melhor é você deixar de ouvir textinho motivacional e virar gente
Não gosto e nunca gostei dessa frase: 'E o que temos pra hoje"
Ditado de gente preguiçosa que não quer fazer mais esforço para conseguir, o a mais do "É o que temos pra hoje"
S2S2
Eu sempre acho alegria na tragédia.... dos outros. HAHHAHAH
C. O. R. I. N. G. A. !!! AHAHAHAH...😆😆😆
Pondé, por que você sempre fica inclinado?