Não Monogamia para iniciantes (parte 1)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 жов 2020
  • Considere apoiar esse projeto!
    apoia.se/pessoasnaomono/
    -
    Live realizada pelo insta, dia 28/05/2020
    Convidada: Gabrielle Dal Molin
    / gabspaceoddity
    -
    Essa temporada de lives surgiu durante o período de isolamento social como um modo de trazer novos formatos de conteúdo e poder debater, aprofundar e complexificar certos assuntos.
    -
    Instagram: / pessoasnaomono
    Contato: pessoasnaomono@gmail.com
    -
    Música por Raphael Palmer: / ivpalmer

КОМЕНТАРІ • 63

  • @carinefonseca2043
    @carinefonseca2043 3 роки тому +63

    Eu ainda estou digerindo tudo isso. Nunca tive um relacionamento não mono, mas conheci uma pessoa que propôs isso, porém também nunca teve esse tipo de relação. Resolvi estudar e conhecer sobre isso para entender o que é da minha personalidade e o que é construção social. E eu estou chocada, pois sempre fui uma pessoa que questionou todas as estruturas que conhecia, porém nunca havia questionado a monogamia. Muito esclarecedor, muito obrigada.

    • @andrekk3938
      @andrekk3938 2 роки тому +3

      Oi Carine boa tarde, estou passando pelo mesmo e não sei o que fazer, não quero perder esta pessoa..
      Você poderia me contar um pouco como resolveu o seu relacionamento? Se deu certo passar a ser não monogâmico e como as coisas mudaram entre vocês?
      Obrigado e desculpe qualquer coisa.

    • @rafaelamarion3886
      @rafaelamarion3886 2 роки тому +3

      leiam o livro "ética do amor livre" esclarece muitas dúvidas

    •  Рік тому +2

      Boa indicação Rafaela, recomendo tb o "Desafio Poliamoroso" da Brigitte Vasallo.
      No mais, muita terapia, muita leitura, muito estudo e muita conversa com outras pessoas, trocar experiências...

  • @sofiavirgilio6055
    @sofiavirgilio6055 7 місяців тому +4

    Eu amooo não monogamia, o amor n fazia sentido pra mim pq eu n queria ser uma esposa, não fazia sentido formar uma familia tradicionalzinha, e agora eu to muito ansiosa pra amar, pra conhecer pessoas, isso é lindo demais, serio

  • @barabaloira
    @barabaloira Рік тому +9

    Estudo filosofia e aprendi q temos controle sim sobre sentimentos. Quem não desenvolve esse controle fica à mercê de seus instintos guiado apenas pelas sensações como uma bolinha de ping pong. Ter controle de seus instintos significa ser possível decidir não se apaixonar por qualquer pessoa pq existe um foco, regras geradas a partir de duas pessoas q se amam e decidem abrir espaço para explorarem outro universo desde q.respeitando limites e sim esse limite pode incluir não desenvolver sentimentos. Isso não significa de forma alguma usar um corpo para satisfação do casal pq procuramos pessoas q querem o mesmo. Nem todo mundo está querendo ser guiado pelo sabor das emoções. Parece q na visão de vcs satisfazer fisicamente o corpo é algo ruim, e por q seria se ngm é enganado e todos tem prazer, e é somente pelo prazer q procuram?
    Quem quer envolvimento a gente deixa claro a nossa não disponibilidade. E a pessoa fica livre pra aceitar ou não nossa condição.
    Não acho errado ter regras e tampouco acho errado dominar emoções. Acho certo conhecer a ti mesmo e saber do q está disposto a vivenciar, deixar claro para o parceiro e para terceiros q se envolvam nesse meio.
    Ser guiado por instintos acontece igual Helena de tróia q iniciou uma guerra por ser incapaz de ceder ao incêndio de uma paixão q na visão de mtos parece amor, mas garanto amor nunca acontece assim. Amor é respeito e respeito exige controle. Quem se deixa levar coloca em risco os sentimentos do parceiro em prol de seus próprios e isso nunca poderá ser amor!

    • @nilrocha443
      @nilrocha443 9 місяців тому +1

      Estudo filosofia tbm, passa a fórmula do controle dos sentimentos pq sou impulsiva kkk zoeras a parte kkk eu acho q não existe como catalogar as relações em moldes, devemos ser livres mesmo, sem medo de ser feliz ou infelizes

    • @barabaloira
      @barabaloira 9 місяців тому

      @@nilrocha443 professora Lucia Helena Galvão da escola Nova Acrópole! Pesquise algumas palestras ministradas por ela, garanto vc vai transformar sua percepção sobre como funcionamos enquanto seres humanos!
      Instintos são próprios de animais, sobreviver e procriar, ou seja, para humanos sem entendimento resume à ganhar dinheiro e fazer sexo! Essa busca acaba se chocando com as emoções tipicamente humanas, exemplo mais fácil de confundir é o amor. Diante dos instintos essas emoções se ampliam e pronto!
      Paixão vira amor rapidamente nessa visão pq consome, incendeia, e as pessoas fazem loucuras pensando ser amor! Paixão sem controle causa estragos, pode deixar um rastro de destruição. Basta observar qtos casais promissores acabam literalmente com a vida um do outro em nome do "amor".
      Amor constrói, nunca destrói! Sendo assim, amor não tem como ser incontrolável! É doce e gentil, respeitoso e bondoso. O amor desperta na gente a vontade de melhorar como seres humanos! O amor sempre busca o melhor do outro e em si!
      Leia "o profeta" de kalil gibran, perceba a complexidade do como ele descreve esse sentimento!
      Deus é amor! Imagina poder amar alguém a ponto de entender um pouco da mente de Deus simplesmente olhando através da luz do parceiro!
      Conexões profundas não ocorrem qdo ficamos na superficialidade das pessoas. E acredite ou não, concorde ou não, isso SEMPRE será uma escolha! Livre arbítrio! E ao negar isso é como negar a responsabilidade de uma decisão q pode machucar profundamente quem estiver envolvido nessa historia! Mesmo as parte sabendo, saber da verdade não te liberta da dor q ela causa!
      E olha, isso tudo não se trata de fontes da minha cabeça! São as leis q regem o universo.
      Mesmo q se recuse a tomar conhecimento seus atos serão cobrados! Não é castigo, mas é colher o q planta!
      E sobre controle de sentimentos, tbm sou super impulsiva! Controlo? Nem sempre! Ainda estou no caminho, buscando a sabedoria!
      É olhar sempre pra dentro de ti, buscando entender exatamente o q faz provocar as reações desagradáveis q sente! Qdo souber o gatilho, vc vai aprendendo a evitar o contato com esse gatilho e aos poucos tenta resignificar, pq não adianta negar suas sombras, nem varrer pra baixo do tapete tampouco funciona trancar numa gaiola. Na brecha da sua desatenção isso q vc tenta à tanto custo dominar te rende e te escraviza. Duro é a ressaca moral q vem por ter se deixado livre, sem medo! Como assim sem medo?
      Irresponsável esse pensamento! Vc tem um instinto de sobrevivência cujo gatilho eh o medo! E vc decide não ter medo e permite ser levado ao sabor das emoções? Percebe a inconsequência disso? Olha o risco de quebrar emocionalmente o outro e tbm a si mesmo!

    • @barabaloira
      @barabaloira 8 місяців тому

      @@donafaby2079 as mulheres q aceitam isso precisam cuidar do amor proprio e autoestima!
      E sobre eu ser uma estudante capenga, bom, pelo menos eu estudo, e vc? Fica aqui cuspindo palavras, soltando o q esta no seu coração sem saber o q está falando.
      "Conhece-te a ti mesmo!" 🙏🏻😉

  • @yaraalexsandra8053
    @yaraalexsandra8053 2 роки тому +16

    Estou em um relacionamento monogâmico faz cinco anos, desses, três moramos juntos. Infelizmente mesmo eu nunca tendo imposto monogamia, ele preferiu agir de trás das minhas costas e me trair. Estou muito chateada pois existem inúmeras formas de se relacionar, sinto que falhei em deixar esse espaço para diálogo aberto, que eu de certa forma não consegui transmitir que existia esse local pra conversa... não tenho conseguido chegar em uma conclusão do que fazer....mas sinto que não vou conseguir ficar com essa pessoa se esse relacionamento não se abrir, pq eu não quero chifre...e acho justo ambos podermos ficar com outras pessoas, e sermos sinceros um com o outro em relação a isso.

    • @amaterasu7558
      @amaterasu7558 Рік тому +5

      Também estou em relação monogâmica a 5 anos, no começo eu propus relação aberta, mas ela não aceitou, disse que é coisa de quem não ama e blá blá bla... enfim acabei aceitando o relacionamento careta monogâmico, mesmo sabendo que comigo nunca funcionou bem, ela dizia que tinha problema no útero e não podia engravidar, por essa razão nós não usávamos proteção, mas com 1 ano assim ela "milagrosamente" engravidou, agora temos um filho de quase 3 anos, eu amo muito eles dois e quero ficar junto deles até o fim da minha vida porém não quero abrir mais mão do meu desejo que sinto por outras mulheres, mas ela é muito ciumenta e controladora, hoje em dia bem menos, mas no começo ela proibiu minhas amizades de uma forma que hoje os únicos "amigos" que eu tenho são os amigos dela. Eu sempre deixei ela livre nunca fui abusivo e isso trouxe muita confiança e segurança pra ela, coisas que ela nunca teve em relacionamentos anteriores, ela disse que nunca se sentiu tão bem numa relação como se sente na nossa, já eu me sinto desconfortável em alguns momentos, tenho que me policiar bastante, ela odeia quando eu olho para outra mulher, mas no começo eu olhava como algo normal igual olho qualquer pessoa, mas de tanto ela reclamar e enxergar em mim um olhar que eu não tinha, acabei desenvolvendo esse impulso, com o tempo passei a me sentir preso e comecei a ansiar por coisas novas, despertando em mim uma safadeza que não era de minha natureza, comecei a compartilhar fotos íntimas com mulheres na internet escondido da minha esposa, um dia ela viu minhas conversas e teve "aquela DR", depois desse ocorrido nunca mais mandei foto pra ninguém, porém um certo dia eu estava fazendo umas entregas por aplicativo e teve uma cliente que me recebeu sem roupa e ficou me provocando, eu não consegui resistir e acabei traindo minha esposa, eu me senti muito culpado, porém amei o sexo casual sem afeto com essa pessoa, e ela me convidou para voltar lá mais vezes, porém não tive coragem, desde então fiquei preocupado com isso, não quero trair ela dnv, quero um relacionamento diferente, mais aberto, sem me sentir culpado. me vejo muito no modelo não monogâmico, quero mudar nossos contratos, já conversamos sobre, mas ela não aceita, tenho medo de trair dnv e ela terminar comigo, não quero que isso aconteça, mas se isso acontecer eu vou contar tudo pra ela mesmo com medo da consequência pois meu desejo em ser livre está cada dia maior

    • @yukiteruasmr
      @yukiteruasmr Рік тому +1

      ​@@amaterasu7558 oi mano, tudo bem ?
      Quer conversar sobre isso tbm estou nessa parte igual vc.

    • @bekalima8584
      @bekalima8584 9 місяців тому +2

      mulher acho q ele nao quer abrir pq so ele quer ficar com outras nao quer que vc fique tb é por isso q ele trai

  • @Paulolima2828
    @Paulolima2828 13 днів тому

    Estamos em 2024 e eu tenho 40 anos. Sempre evitei relacionamentos, pois nunca tive "sorte". No entanto, durante um processo terapêutico, conheci uma pessoa que vive a não monogamia e já tinha um namorado. Resolvi tentar algo diferente e estou gostando. Às vezes, sinto ciúmes, mas estou trabalhando nisso. Tem sido uma experiência excelente e leve, e não me sinto preso.

  • @belinhasoueu1
    @belinhasoueu1 2 роки тому +12

    Não mono iniciante aqui e tô amando cada segundo. Como eu tô aprendendo e é libertador demais

  • @VanabCarvalho
    @VanabCarvalho 2 роки тому +10

    Não mono iniciante aqui tb, gratidão pelos esclarecimentos, quero ver varias veses pr entrar td aqui na cachola 😍👏🌻

  • @djjnbass2051
    @djjnbass2051 Рік тому +4

    sou iniciante estou muito feliz em aprender ,esse conceito e a cada dia mais me sinto incentivado a aprender mais!

  • @neidmario8111
    @neidmario8111 Рік тому +8

    Eu estava preocupada comigo porque gostava de outros homens alem da minha relação e encontrei esse conceito. E não conseguia pensar em estar fechada so pra 1 homem. Me encontrei

    •  Рік тому +1

      Seja bem vinda! ::)

  • @K.ILLITCH
    @K.ILLITCH 2 роки тому +5

    Obrigada pelas informações e reflexões, aqueceu meu coraçãozinho no início dessa desconstrução. S2

  • @alysson7674
    @alysson7674 2 роки тому +9

    cada minuto desse vídeo fez eu odiar mais a monogamia. Maravilhoso mt informativo

    •  Рік тому +2

      Kkkkkk.... redistribuição da raiva e repúdio às estruturas de opressão são importantes nesse processo!

  • @Mainz06FJSP
    @Mainz06FJSP 3 роки тому +12

    Muito bom ver essa conversa. Esclareceu muita coisa na minha cabeça.

  • @rebeccapacheco60
    @rebeccapacheco60 2 роки тому +12

    Honestidade é tudo. Já omiti muita coisa pra não magoar quem eu amo mas depois de nós dois termos assistido a esse vídeo, fica mais fácil de começar a fluir a comunicação. Também sou bi.

    •  Рік тому +2

      Honestidade radical como horizonte ético de vida! Falas francas e cuidadosas pra que possamos construir, inclusive, a partir das diferenças e discordâncias.

  • @lindalvaguedes9816
    @lindalvaguedes9816 2 роки тому +4

    Amei a live de vocês. Vou seguir o canal 🥰💚

  • @gmlps73
    @gmlps73 Рік тому +1

    Muito boa a conversa. Obrigado!

  • @JonasSantos-jm4ty
    @JonasSantos-jm4ty 3 роки тому +7

    Muito esclarecedor. Obrigado!

    •  3 роки тому +1

      fico feliz que o vídeo tenha ajudado nos processos por aí

  • @damon6183
    @damon6183 2 роки тому +4

    Muito, mas muito obrigado pelo vídeo. No momento sou não-mono iniciante e esse vídeo foi muito importante e informativo. Obrigado.

    •  Рік тому

      Seja bem vindo! ::)

  • @barabaloira
    @barabaloira Рік тому +5

    Precisa ser sim mto evoluido pra aceitar ver seu parceiro se apaixonando por outra oessoa! Eu jamais vou lidar com isso, sou egoísta demais! Pode comer todas, mas se rolar afetividade ele me perde. Ngm tem tudo, eu tenho meus limites e não vou me machucar pq tenho de dar liverdade pro parceiro. Se isso for prova de amor então não amo rs

    • @sarasarusca3948
      @sarasarusca3948 Рік тому +1

      Eu achava que só eu pensava ASSIM

    • @elainerobles9410
      @elainerobles9410 11 місяців тому

      penso da mesma forma , talvez até aceitaria o.lance de sair casualmente mas afetividade nao dá p dividir nao p mim nao dá rs

    • @sofiavirgilio6055
      @sofiavirgilio6055 7 місяців тому

      Eu era assim tbem mas hj em dia to mais suave, foi um processo igual foi um processo não ficar mal quando meu parceiro tinha relações sexuais com outras pessoas

    • @barabaloira
      @barabaloira 7 місяців тому

      @@sofiavirgilio6055 relaçoes sexuais ele tem, isso não ligo! Amo ver ele sentindo prazer, mas espaço pra se emocionar não dou! Se ele quiser isso vai escolher ficar sem mim, simples assim

  • @tamirissales233
    @tamirissales233 3 роки тому +8

    Gente, sou uma não mono iniciante e adorei. Obg

    •  Рік тому

      Pois seja muito bem vinda! ::)

  • @celiacaetanoazevedo8095
    @celiacaetanoazevedo8095 Рік тому +2

    Excelente vídeo.

    •  Рік тому

      Obrigada! ::)

  • @cisielen8943
    @cisielen8943 2 роки тому +2

    tks

  • @CarlosSilva-in7di
    @CarlosSilva-in7di 2 роки тому +3

    Até gostaria de ver como é, mas se nao consigo nem 1 pessoa, quem dirá mais de uma...fora isso, muito esclarecedor

    •  Рік тому +2

      instagram.com/p/CmPPkajPbxq/
      Algumas reflexões sobre o cansaço relacional (que é gerado pela forma, pela estrutura e não pela quantidade)

  • @JanaahVasconcelos
    @JanaahVasconcelos 3 роки тому +3

    👏👏👏

    •  3 роки тому +1

      🤗😋💜

  • @ketlinbuscher
    @ketlinbuscher 3 роки тому +4

    Sensacional

    •  3 роки тому +1

      Que bom que vc gostou, obrigada pela mensagem! 💜

    • @PunkRock354
      @PunkRock354 2 роки тому +1

      Só casada 10 anos à 2 anos temos casamento aberto e fico com um amigo meu e samos muito feliz eu e meu marido

  • @barabaloira
    @barabaloira Рік тому

    E de boa, não quero mesmo nem tentar. Pq eu me conheço e só de pensar na possibilidade eu ja surto rsrs, e sim sinto um peso na consciência pq tenho noção q cerceio o parceiro. E entre frustrar ele ou me machucar escolho a primeira opção. Ele pode pular fora se quiser, mas se escolher ficar cmg vai ser desse jeito. Aceito ser a pessoa q corta as asas dele, mas jamais trairia sentimentos pra dar algo a ele q eu não sei lidar

  • @jamillesantos5991
    @jamillesantos5991 Рік тому +1

    Me culpa por ser monogamica... Me dói, me sinto sufocante com minha parceira... E isso me entristece...

  • @rebecadovale8351
    @rebecadovale8351 Рік тому

    . Anotações:
    - HIERARQUIA
    ( nenhuma relação, á priori, está acima das outras)
    círculos

  • @andressagmondadori
    @andressagmondadori Рік тому +1

    Oi gente! Tenho um filho e gostaria muito de ouvir a tua experiência não mono e maternidade ❤

    • @clarascotelari3465
      @clarascotelari3465 Рік тому

      Mana , não paro de pensar nisso. Quero dividir isso com outras mães.....pq se a não mono é centrada em liberdade pra ter dates, não é funcional pra mães.....mas enfim eu vou assistir a Live até o final e pode ser que me dê uma luz

    •  10 місяців тому +1

      Oier, obrigada pelos comentários.
      Temos duas lives no canal que abordam esse tema, vou deixá-las aqui:
      ua-cam.com/video/ywCWxdKf22Y/v-deo.html
      ua-cam.com/video/aT8Bpe0VrEM/v-deo.html
      Mas, de forma bem resumida, NM que é "centrada na liberdade pra ter dates" pra mim não é Não Monogamia. Eu acredito especialmente no poder político que a NM tem de tirar o foco da noção de liberdade individualista pra uma noção de autonomia, que só pode acontecer a partir da interdependência, da construção de redes afetivas capazes de dividir tempo, energia e recursos inclusive pros trabalhos de cuidado entre todes na rede (incluindo pessoas idosas, crianças e outras).

  • @rebecadovale8351
    @rebecadovale8351 Рік тому +1

    Gente, eu ainda tenho muita dificuldade de lidar com a questão da HIERARQUIA nas relações, como quebrar isso na nossa forma de agir e aceitar o outro deixar de lado essa hierarquia.
    Vcs podem me indicar alguma leitura ou vídeo em relação à isso?
    :0

    • @miamuniz17
      @miamuniz17 Рік тому

      Não sei indicar leitura mas pra mim tem sido um processo de refletir sobre as diferenças de amizadeX namoro... a partir dai entender mais minha relação com outro olhar

    •  Рік тому

      instagram.com/p/B2ServCHWhk/
      instagram.com/p/B2UHTZoHdp7/
      instagram.com/p/B2W0lFqHOCC/
      instagram.com/p/B2emdvQHChp/
      medium.com/@pigmeialice/sexo-casual-tamb%C3%A9m-%C3%A9-relacionamento-98863e23de94
      luizaluka.medium.com/5-reflex%C3%B5es-sobre-hierarquia-nas-rela%C3%A7%C3%B5es-n%C3%A3o-monog%C3%A2micas-73375ccd1a10
      medium.com/@pigmeialice/ser%C3%A1-mesmo-que-sa%C3%ADmos-da-norma-monog%C3%A2mica-cad26f238c27
      Com certeza tem outros textos, mais recentes inclusive, mas esses são os que eu tenho fácil aqui... mas saiba que essa questão é complexa mesmo e pra entender como essas dinâmicas tão operando nas nossas relações é sempre bom conversar com outras pessoas (da nossa rede e de espaços NM) mais do que tentar dissecar o conceito.

  • @ferAxe1991
    @ferAxe1991 Рік тому +1

    Faz mais vídeos sobre ciúmes

    •  10 місяців тому +2

      O dia que eu conseguir tempo pra produzir mais vídeos trarei esse tema novamente!

  • @felipetumati6779
    @felipetumati6779 10 місяців тому

    Respeito a opinião de vcs, mas acredito que a "não mono " é uma evolução de consciência sim, assim como alguém se descobre de esquerda no campo da política por exemplo ou o contrário, enfim só é possível escolher um lado, quando vc alcança consciência por meios próprios, tipo, não está vivendo seja o que for simplesmente porque foi ensinando pelos pais, mas saiu da sua zona de conforto foi, viveu e experienciou as coisas, é sim uma evolução de consciência.

    •  10 місяців тому +2

      Sim, é tudo uma questão de ponto de vista sobre o argumento. Eu tb acredito que se desprender das amarras das estruturas normativas da sociedade e da família pra viver a vida a partir dos seus próprios conceitos e suas próprias medidas é um processo que requer um auto conhecimento que pode ser entendido como um desenvolvimento da nossa consciência. A questão que a gente tava trazendo é que, dependendo do contexto, tratar isso como "evolução" de consciência pode afastar algumas pessoas desse processo pq "é muito difícil" ou "pq eu não sou tão evoluída assim"...

    • @felipetumati6779
      @felipetumati6779 10 місяців тому

      @ compreendo, até porque no ambiente virtual mesmo sendo o mais didático possível vc ainda é sujeito a ser mal interpretado, tem razão.