Como se isso só existisse em relacionamentos onde há sexo envolvido. O que explicaria a traição na relações entre amigos e familiares, então? Eu realmente acredito que boa parte das pessoas não sejam monogâmicas, mas querer botar a falta de caráter individual na conta da natureza é de lascar.
A cultura influencia. Veja o caso dos países menos corruptos e violentos: o comportamento não se dissemina, não "viraliza" (no sentido da rapidez). A monogamia, especificamente, tem a ver com biologia ou cultura? Entendo mais como uma influência sociocultural. Homens, por exemplo, expostos frequentemente a algum conteúdo sexu@lizado, sejam ensinamentos, orientações, mídias, experiências de vida. Flexibilizam comportamentos impróprios, como ter que "pegar" sempre, pra manter o status de homem. Isso pra não falar em crimes (@bus0s, assédios, est*pr*s). A "cultura do est*pr*" não é apenas sobre esse agravante, é sobre todo um modo de pensar que não é inato, a gente não nasce odiando mulheres ou achando que pode fazer o que quiser (tipo trair ou assediar, por ex.). A gente se adapta às regras, mas ao mesmo tempo somos bombardeados com outras coisas que vão na contramão dessas regras. O modo de pensar antecede o modo de agir. E isso vem de todos os lados: mais velhos, outros homens, mulheres, mídias (TV, cinema, séries). Não estou afirmando que isso determine quem não age de maneira monogâmica, são tantas variáveis, às vezes.
Eu tava precisando ver esse vídeo. Eu estou me sentindo ansioso por situações dentro de um relacionamento não monogâmico e tive exatamente a mesma atitude de tentar me desafiar. Eu preciso trabalhar isso com minha parceria para me preservar, e com isso preservar a relação também.
É muito difícil alinhar as perspectivas entre homens e mulheres dentro desse assunto. O paradigma do padrão tradicional de relacionamento ainda está muito enraizado no inconsciente coletivo e por mais que se externe os desejos, na prática tende a existir desilusões em ambas as partes envolvidas.
Surpreso porque de forma convergente a pesquisadora falou exatamente o mesmo termo que sempre usei para as relações que possuem a mesma estrutura da monogamia, com a diferença que existem mais envolvidos que dois: monogamia extendida. Aquele padrão de duas mulheres e um cara em que elas não podem se relacionar com outros homens.
Raquel soares do @poliamoremais, bom o que posso dizer que o poliamor tenta buscar viver mais na prática enquanto outras não monogamias , como a política, fica no campo filosófico, isso é bom também. Mas pensar em facilitar e não ficar parado no " só descontruir", mas praticar. Todas NM são importantes, mas a mais importante é que a gente consegue viver.
o melhor tipo de relacionamento é o monogâmico, porque no momento que um dos dois cônjuges resolver que não quer mais a monogâmia é só separar, e ir curtir a vida com outros parceiros sexuais.
Me parece que o problema maior (das relacoes historicamente nao serem bacanas) estar na estrutura social (patriarcal, capitalista, com homens tendo muitos privilegios, mulheres sendo objetificadas na industria da erotizaçao, , machismo por toda parte, "aos sete ventos", etc) do que nas relaçoes em si. Estas, talvez, se fosse livres das estruturas acima [machismos, falta de afeto (principalmente dentro do universo masculino), falta de autoconhecimento, etc] , seriam felizes, mesmo na monogamia. Porem estariamos tao livres dos cabrestos sociais atuais, que seria tranquilo quem nao quisesse monogamia, quem nao quisesse casamento ou filhos, etc. Um mundo mais livre, de fato
A parte difícil é dividir a relação da parte social. Como animais sociais que se relacionam através de contratos reconhecidos socialmente (namoro, casamento etc) como separar o contexto social da forma que vc se relaciona? A relação amorosa não é, em si, uma relação social também? No mais, entendi seu ponto de vista! Abraço.
A monogamia foi introduzida ao "patriarcado" através da religião; como uma forma conveniente de controle. Portanto pra mim o principal culpado é PRIMEIRAMENTE a religião.
todo modelo rigido é indigesto...acho bom que esteja havendo debates sobre o tema...porque as pessoas se relacionam nos seus ambientes e é natural, comum e frequente surgir atração, sexual ou não por outra pessoa...qdo um casal consegue verdadeiramente estabelecer uma relação onde se vive a não-monogamia em que todas as partes sintam-se bem é o paraiso. Mas é sabido, por todos os motivos colocados nestes debates, que é extremamente dificil se chegar neste nível. O primeiro passo entendo que é o casal admitir aberta e sinceramente que as vontades, desejos e assedios, acontecem...e não quer dizer, necessariamente, que o casal não tem mais a ver....
na não monogamia se a esposa ficar grávida o marido registra a criança, ou tem que fazer o teste de DNA? se o teste de DNA der negativo o marido vai registrar a criança mesmo assim?
Como eles disseram no vídeo: as regras são feitas por cada um em seus relacionamentos, negociações ao longo do tempo… mas eu acredito que a grande maioria das mulheres que estão em relacionamentos abertos usam pelo menos dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo (por exemplo: DIU e camisinhas ou pílulas anticoncepcionais e camisinhas)… eu sou uma mulher num relacionamento aberto e agora estou grávida, mas eu tenho certeza que meu bebê é do meu marido pq eu fui muito cuidadosa (incluindo passar uns meses sem fazer nada com mais ninguém)… não pode se descuidar pq ninguém quer ter filhos com um qualquer… o pai dos meus filhos vai ser meu familiar para sempre…
Como um casal monogâmico lida quando um deles sente atração física por outra pessoa? E vontade de concretizar um romance? Será que geralmente fazem o ideal? A maioria senta, expõem os desejos e dúvidas, conversam sobre isso? Investigam que necessidade pode estar mal atendida (afeto, elogios, toque, romantismo, parceria, amizade) e buscando em outro? Ou que pode ser que tudo esteja bem atendido no relacionamento e mesmo assim desperte a curiosidade ou outra coisa? Casais monogâmico fazem isso? Geralmente, jogam às claras, expõem seu íntimo? Ou casais monogâmico fingem que isso não existe? Que basta casar e não haverá mais despertar de desejo? Ou pior: traem, não assumem, não contam, possuem amantes e famílias paralelas e ainda vomitam julgamento moral em cima dos que são muito mais francos. Ou ainda: passam a achar que isso significa que seu relacionamento acabou ou precisa acabar. Seguem então com sucessivos relacionamentos monogâmico - que eventualmente chegam ao fim, algumas vezes por não saberem lidar francamente com seu íntimo e menos ainda conversar sobre isso com o outro. Fidelidade não deve ser vista como mera exclusividade sexual. É o respeito ao contrato proposto e ao diálogo. É possível um casal não-monogâmico mais ético e fiel do que um casal monogâmico.
@@venomvi4447 O texto não defendeu que poliamor seja mais ético, nem o oposto. É sobre o relacionamento, seja monogâmico ou não, não deixar criar tabus do que não se pode falar e esconder o que se faz. Você pode ser monogâmico e passar em todos os obstáculos levantados 👏
@@jefersongomes5542 Sim, é possível uma relação de cumplicidade na monogamia. O texto todo é inquisitivo. Qual será o comportamento mais adotado? Exposição, sinceridade? Ou criar tabus, não falar, ocultar? Será que existiriam tantas traições se conversassem abertamente sobre o que sentem? De forma alguma foi a intenção de dizer que essa relação cúmplice não é possível dentro de um acordo monogâmico.
Sim, é muito confuso nossos próprios sentimentos....muito mais fácil é culpar o outro ou ficar estacionário....não necessariamente acomodado, mas acreditando que não existe outra saída.... oque invariavelmente vai fazer o deslocamento da minha responsabilidade afetiva para culpabilizacao do.outro
Ouvi pra comentar de forma honesta. Noto que são teorias desprovidas de um conceito fundamental que é o cimento da sociedade: Valores e princípios morais. Pensadores que imergem em ideias sem lastro com a realidade ampla, acabam por criarem universos paralelos. Não somos animais. Temos valores morais que orientam nossas ações e nos mostram quando erramos o caminho. Como falam, faz parecer que a humanidade tivesse assumido este modelo de relaciomento, estariamos em outro patamar existencial. Sério?!
Vc está errado ao dizer que não há valores e princípios morais nisso, é óbvio que há. Primeiro pq eles fazem referências constantes a valores e princípios morais que lastreiam o pensamento deles. Segundo pq é impossível que não haja, já que qualquer modo de agir em sociedade carrega consigo valores e princípios morais. Falar de um modo de agir social é necessariamente falar de valores morais (inclusive está na etimologia da palavra). Acredito que vc comete esse equívoco pq faz parte do seu sistema de valores particular e pessoal enxergar certas coisas como sendo desprovidas de valores e princípios morais (mas aí só estou especulando). O mesmo vale para a acusação de não haver lastro na realidade; há constantes referências à realidade. Além disso um conjunto de valores morais só nos orienta sobre o caminho a se seguir dentro dele próprio. Ele é auto-referente. Ent é um papel cumprido por qualquer conjunto de valores e princípios. A questão realmente importante é: um conjunto de valores X ou Y permite a saúde e felicidade humanas? E bom, na realidade somos sim animais, mas imagino que vc quis dizer que não somos como outros animais. Justamente por não sermos como os outros, que temos a capacidade que nos adaptar a diferentes meios, e, mais importante, adaptar os meios a nós, e almejar viver num outro patamar de qualidade de vida. É somente tão humano sonhar.
@@doctorinternet8695 Sua opinião e a minha tem o mesmo valor em si: visão pessoal de algo. Fruto de um olhar carregado de percepções pessoais ao longo de anos (55 para mim). No entanto, acredito que o erro desta corrente de pensamento no vídeo, seja a tentativa de normalizar o comportamento como se ele fosse um passo evolutivo na linha humana. Não vejo assim. É um grupo minoritário que saturou sua forma de relacionar e está em busca de alternativas. Que talvez nem seja esta. Sinceramente, duvido que este meu comentário vá mudar isso. Pessoas seguem suas vidas como desejam. Isto é fato. O resto é opinião. Como a minha e a sua.
@@ricardoramos580 Bom realmente acaba sendo tudo em boa parte opinião, pq não está escrito em pedra qual é a melhor forma de viver pra cada um. Acho que todo mundo expõe sua opinião por um motivo, muitas vezes o de normalizar seu ponto de vista. É um dos jogos que a gente joga em sociedade...
Eu entendo teu ponto de vista e sou MONOGAMICO, mas tem uma falha na tua visao em dizer que nao há valor nisso, etc... Pq nada impede alguém de simplesmente ser nao monogamico e mentir que é. Na minha opiniao, tem bastante valor e princípio moral em admitir que NAO é monogamico e deixar claro isso, do que se dizer o guardiao dos bons costumes e trair a pessoa.
Relacionamento sério é ter responsabilidade sobre outra pessoa, num exemplo extremo se o companheiro(a) fica doente o Parceiro tem a responsabilidade de cuidar do outro. Não se pode devolver um ser humano para a locadora porque deu defeito. O simples fato de beijar um estranho já pode transmitir mononucleose ou herpes para o parceiro; É algo que os cirandeiros Não-Monogamicos nunca vão entender
Nossa, mas que absurdo! A monogamia não garante a fidelidade, essa é a primeira grande falácia que você tá falando. O cuidado com a outra pessoa numa relação monogâmica em geral está atrelado a mulher cuidar do homem - inúmeros são os relatos em que mulheres são abandonadas por seus parceiros quando precisam de cuidado. Então, não, você não acertou em cheio. Pelo contrário, errou feio, errou rude.
@@flaviocardosu Não adianta vc vir com papinhos de casos isolados, num relacionamento sério a vida do parceira é da sua responsabilidade, algo que adolescente transante não mono não curte!
É uma novidade e não pra todos, mas nossa cultura é hipócrita e gosta de se iludir com religião.Possesivos e ciumentos continuem sem evoluir ,vcs merecem.
1 Samuel 12: ²³ E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Quantas vezes já pedimos a Deus que ele nos ensine a orar,falar com ele? A fazer a sua vontade ,sendo que ela é boa, agradável e perfeita? E ensina-nos a contar, os nossos dias, as nossas bençãos,as nossas lições,as nossas experiências?
Na teoria é muito bonito! Na prática é confusão garantida! O que eu acho estranho é que geralmente é uma mulher que defende esse estilo de vida. Faz a gente pensar o que se passa na psicologia feminina!
Relacionamento sério é ter responsabilidade sobre outra pessoa, num exemplo extremo se o companheiro(a) fica doente o Parceiro tem a responsabilidade de cuidar do outro. Não se pode devolver um ser humano para a locadora porque deu defeito. O simples fato de beijar um estranho já pode transmitir mononucleose ou herpes para o parceiro; É algo que os cirandeiros Não-Monogamicos nunca vão entender, só funciona pra universitário despreocupado
E a organização que a gente acha que o que já está pré-organizado traz é uma confusão mil vezes pior, não somente uma confusão, mas fonte de dor, estresse, mágoas etc etc etc.
Na monogamia as taxas de traição, principalmente masculinas são altíssimas. Então a primeira pergunta que fica monogamia pra quem? As mulheres foram tapeadas demais, enfiaram na nossa goela histórias de príncipes e princesas, casamento, que mulher tem que se preservar pro marido, só que na realidade isso só serve pra homem ter a mulherzinha dele, sexo garantido, cuida da casa dos filhos e o homem? Sempre incentivado a ter amante, ser o garanhão, pegar todas. A verdade é que a monogamia real é mentirosa, quem quiser cair nesse Papinho que caia. A psicologia feminina tá querendo liberdade e a queda dessa hipocrisia
@@nathaliafaria1177 Concordo que a traição masculina é mais comum e deve ser criticada, e as mulheres não devem aceitar esse tipo de relacionamento. Agora, em relação ao vídeo, no ponto de vista masculino, um homem aceitar um relacionamento aberto seria uma péssima decisão que ele tomaria, pois para a mulher é fácil obter sexo sem compromisso. Basta ela demonstrar interesse, em público ou online, e aparecerão vários homens para o sexo casual. Enquanto para o homem médio não é assim que funciona; o homem tem que fazer algum esforço para conseguir sexo (isso é para o homem médio, é claro que se o homem for muito bonito ou tiver status/dinheiro também fica fácil, pois as mulheres se sentem atraídas por isso). Por essa razão, você raramente verá um homem defendendo este tipo de relacionamento, porque no fundo todo homem sabe que ele sempre estará em desvantagem em atrair o sexo oposto apenas para algo casual. É como a natureza funciona, não tem como mudar isso. Por fim, acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser, desde que não prejudique os outros. Sei que eu não aceitaria um relacionamento aberto e desaconselharia qualquer homem a considerar esse tipo de arranjo.
Casamento é monogamia, não existe o contrário. Casamento é pra quem é forte, mentalmente saudável, maduro e está preparado. Pra quem tem tempestades emocionais, desvios no caráter e má indole, casamento não é recomendável, pois a disciplina é muito pesada pra pessoas narcisistas e arrogantes. Pra este tipo de pessoa, já existe um termo antigo e específico: AMIZADE COLORIDA
@@Vinidoverdao então não é questão desvio de caráter ou má índole, uma vez que a maioria das pessoas monogâmicas quebram seus acordos com seus parceiros, antigamente as mulheres ficavam casadas obrigadas, claro que os casamentos durariam anos, não foi questão de transcender foi questão de influencia da igreja pra controle populacional político, projeto de poder etc enfim ta mais relacionado com história do que qualquer fator pessoal das pessoas!
É difícil mesmo aceitar que uma estrutura que te beneficia está em decadência. A monogamia só existe para mulher porque o homem sempre foi incentivado a ter amantes, a trair. É extremamente comum mulher pegar dst sem saber da onde e quando vai ver é o homem que trouxe para dentro de casa. Tenho duas colegas que os pais tiveram um filho fora do casamento. Então monogamia pra quem?
A verdade é pessoas forçando se adaptar a regras da sociedade..... Se fôssemos tão monogâmicos, não existiriam tantas traições e separações
Como se isso só existisse em relacionamentos onde há sexo envolvido. O que explicaria a traição na relações entre amigos e familiares, então?
Eu realmente acredito que boa parte das pessoas não sejam monogâmicas, mas querer botar a falta de caráter individual na conta da natureza é de lascar.
A cultura influencia. Veja o caso dos países menos corruptos e violentos: o comportamento não se dissemina, não "viraliza" (no sentido da rapidez).
A monogamia, especificamente, tem a ver com biologia ou cultura? Entendo mais como uma influência sociocultural.
Homens, por exemplo, expostos frequentemente a algum conteúdo sexu@lizado, sejam ensinamentos, orientações, mídias, experiências de vida.
Flexibilizam comportamentos impróprios, como ter que "pegar" sempre, pra manter o status de homem. Isso pra não falar em crimes (@bus0s, assédios, est*pr*s).
A "cultura do est*pr*" não é apenas sobre esse agravante, é sobre todo um modo de pensar que não é inato, a gente não nasce odiando mulheres ou achando que pode fazer o que quiser (tipo trair ou assediar, por ex.).
A gente se adapta às regras, mas ao mesmo tempo somos bombardeados com outras coisas que vão na contramão dessas regras.
O modo de pensar antecede o modo de agir.
E isso vem de todos os lados: mais velhos, outros homens, mulheres, mídias (TV, cinema, séries).
Não estou afirmando que isso determine quem não age de maneira monogâmica, são tantas variáveis, às vezes.
Não é só ficar solteiro pô?
@@TheDannabrito A dupla moral explica qualquer tipo de traição.
mas as separações acontecem porque um dos dois resolveu deixar de ser monogâmico.
Não Monogamia não é bagunça! A comunicação não violenta é primordial!
Muito interessante conhecer pontos de vistas novos, sobre possibilidades diferentes. Parabéns pelas reflexões colocadas!
Eu tava precisando ver esse vídeo. Eu estou me sentindo ansioso por situações dentro de um relacionamento não monogâmico e tive exatamente a mesma atitude de tentar me desafiar. Eu preciso trabalhar isso com minha parceria para me preservar, e com isso preservar a relação também.
É muito difícil alinhar as perspectivas entre homens e mulheres dentro desse assunto. O paradigma do padrão tradicional de relacionamento ainda está muito enraizado no inconsciente coletivo e por mais que se externe os desejos, na prática tende a existir desilusões em ambas as partes envolvidas.
Surpreso porque de forma convergente a pesquisadora falou exatamente o mesmo termo que sempre usei para as relações que possuem a mesma estrutura da monogamia, com a diferença que existem mais envolvidos que dois: monogamia extendida.
Aquele padrão de duas mulheres e um cara em que elas não podem se relacionar com outros homens.
Raquel soares do @poliamoremais, bom o que posso dizer que o poliamor tenta buscar viver mais na prática enquanto outras não monogamias , como a política, fica no campo filosófico, isso é bom também. Mas pensar em facilitar e não ficar parado no " só descontruir", mas praticar. Todas NM são importantes, mas a mais importante é que a gente consegue viver.
90% das pessoas já fizeram troca de casal e nem sabe rsrsr!
Conteúdo excelente e com muita qualidade, obrigado pelo papo e pelas reflexões.
o melhor tipo de relacionamento é o monogâmico, porque no momento que um dos dois cônjuges resolver que não quer mais a monogâmia é só separar, e ir curtir a vida com outros parceiros sexuais.
aham, é exatamente assim que acontece no mundo real 🐂 confia
Adorei o momento, muito obrigado pelo bate-papo 🙏
Me parece que o problema maior (das relacoes historicamente nao serem bacanas) estar na estrutura social (patriarcal, capitalista, com homens tendo muitos privilegios, mulheres sendo objetificadas na industria da erotizaçao, , machismo por toda parte, "aos sete ventos", etc) do que nas relaçoes em si. Estas, talvez, se fosse livres das estruturas acima [machismos, falta de afeto (principalmente dentro do universo masculino), falta de autoconhecimento, etc] , seriam felizes, mesmo na monogamia. Porem estariamos tao livres dos cabrestos sociais atuais, que seria tranquilo quem nao quisesse monogamia, quem nao quisesse casamento ou filhos, etc. Um mundo mais livre, de fato
A parte difícil é dividir a relação da parte social. Como animais sociais que se relacionam através de contratos reconhecidos socialmente (namoro, casamento etc) como separar o contexto social da forma que vc se relaciona? A relação amorosa não é, em si, uma relação social também? No mais, entendi seu ponto de vista! Abraço.
Ótimo papo! Parabéns
A monogamia foi introduzida ao "patriarcado" através da religião; como uma forma conveniente de controle.
Portanto pra mim o principal culpado é PRIMEIRAMENTE a religião.
todo modelo rigido é indigesto...acho bom que esteja havendo debates sobre o tema...porque as pessoas se relacionam nos seus ambientes e é natural, comum e frequente surgir atração, sexual ou não por outra pessoa...qdo um casal consegue verdadeiramente estabelecer uma relação onde se vive a não-monogamia em que todas as partes sintam-se bem é o paraiso. Mas é sabido, por todos os motivos colocados nestes debates, que é extremamente dificil se chegar neste nível. O primeiro passo entendo que é o casal admitir aberta e sinceramente que as vontades, desejos e assedios, acontecem...e não quer dizer, necessariamente, que o casal não tem mais a ver....
na não monogamia se a esposa ficar grávida o marido registra a criança, ou tem que fazer o teste de DNA? se o teste de DNA der negativo o marido vai registrar a criança mesmo assim?
Como eles disseram no vídeo: as regras são feitas por cada um em seus relacionamentos, negociações ao longo do tempo… mas eu acredito que a grande maioria das mulheres que estão em relacionamentos abertos usam pelo menos dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo (por exemplo: DIU e camisinhas ou pílulas anticoncepcionais e camisinhas)… eu sou uma mulher num relacionamento aberto e agora estou grávida, mas eu tenho certeza que meu bebê é do meu marido pq eu fui muito cuidadosa (incluindo passar uns meses sem fazer nada com mais ninguém)… não pode se descuidar pq ninguém quer ter filhos com um qualquer… o pai dos meus filhos vai ser meu familiar para sempre…
Outro ponto é que vc vcs debatem como se o casal andasse com ou outdoor escrito " estamos num relacionamento tal"... risos
Pior que eh isso mesmo
Tem gente que não da conta de um, imagine de três ou mais.
Eu me pergunto, por que me relacionaria de forma não-monogâmica? Ficaria curtindo solteiro. Helloooo!
29:15
Queria assistir... Mas só de pensar em pole já fico arrepiada ... Não tenho confiança o suficiente pra aceitar isso... Sou ciumenta ...
Como um casal monogâmico lida quando um deles sente atração física por outra pessoa? E vontade de concretizar um romance?
Será que geralmente fazem o ideal? A maioria senta, expõem os desejos e dúvidas, conversam sobre isso? Investigam que necessidade pode estar mal atendida (afeto, elogios, toque, romantismo, parceria, amizade) e buscando em outro?
Ou que pode ser que tudo esteja bem atendido no relacionamento e mesmo assim desperte a curiosidade ou outra coisa?
Casais monogâmico fazem isso?
Geralmente, jogam às claras, expõem seu íntimo?
Ou casais monogâmico fingem que isso não existe? Que basta casar e não haverá mais despertar de desejo?
Ou pior: traem, não assumem, não contam, possuem amantes e famílias paralelas e ainda vomitam julgamento moral em cima dos que são muito mais francos.
Ou ainda: passam a achar que isso significa que seu relacionamento acabou ou precisa acabar. Seguem então com sucessivos relacionamentos monogâmico - que eventualmente chegam ao fim, algumas vezes por não saberem lidar francamente com seu íntimo e menos ainda conversar sobre isso com o outro.
Fidelidade não deve ser vista como mera exclusividade sexual.
É o respeito ao contrato proposto e ao diálogo.
É possível um casal não-monogâmico mais ético e fiel do que um casal monogâmico.
Excelente fala
isso existe em relação monogamica mas vcs gostam da ditadura do poliamor kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@venomvi4447 O texto não defendeu que poliamor seja mais ético, nem o oposto. É sobre o relacionamento, seja monogâmico ou não, não deixar criar tabus do que não se pode falar e esconder o que se faz.
Você pode ser monogâmico e passar em todos os obstáculos levantados 👏
Isso tudo q vc falou existe na monogamia. Não entendi pq falou isso
@@jefersongomes5542 Sim, é possível uma relação de cumplicidade na monogamia. O texto todo é inquisitivo. Qual será o comportamento mais adotado? Exposição, sinceridade? Ou criar tabus, não falar, ocultar?
Será que existiriam tantas traições se conversassem abertamente sobre o que sentem?
De forma alguma foi a intenção de dizer que essa relação cúmplice não é possível dentro de um acordo monogâmico.
Muito confuso. Melhor comer sempre o mesmo lanche
Monogamia funciona para quem é monogâmico e não-monogamia funciona para quem é não-monogâmico.
Pra vc entender, não monagima e o ser solteiro
Sim, é muito confuso nossos próprios sentimentos....muito mais fácil é culpar o outro ou ficar estacionário....não necessariamente acomodado, mas acreditando que não existe outra saída.... oque invariavelmente vai fazer o deslocamento da minha responsabilidade afetiva para culpabilizacao do.outro
Existem sociedades poligâmicas e poliândricas, não é algo inédito necessariamente.
Ouvi pra comentar de forma honesta. Noto que são teorias desprovidas de um conceito fundamental que é o cimento da sociedade: Valores e princípios morais. Pensadores que imergem em ideias sem lastro com a realidade ampla, acabam por criarem universos paralelos. Não somos animais. Temos valores morais que orientam nossas ações e nos mostram quando erramos o caminho. Como falam, faz parecer que a humanidade tivesse assumido este modelo de relaciomento, estariamos em outro patamar existencial. Sério?!
Vc está errado ao dizer que não há valores e princípios morais nisso, é óbvio que há. Primeiro pq eles fazem referências constantes a valores e princípios morais que lastreiam o pensamento deles. Segundo pq é impossível que não haja, já que qualquer modo de agir em sociedade carrega consigo valores e princípios morais. Falar de um modo de agir social é necessariamente falar de valores morais (inclusive está na etimologia da palavra). Acredito que vc comete esse equívoco pq faz parte do seu sistema de valores particular e pessoal enxergar certas coisas como sendo desprovidas de valores e princípios morais (mas aí só estou especulando). O mesmo vale para a acusação de não haver lastro na realidade; há constantes referências à realidade.
Além disso um conjunto de valores morais só nos orienta sobre o caminho a se seguir dentro dele próprio. Ele é auto-referente. Ent é um papel cumprido por qualquer conjunto de valores e princípios. A questão realmente importante é: um conjunto de valores X ou Y permite a saúde e felicidade humanas? E bom, na realidade somos sim animais, mas imagino que vc quis dizer que não somos como outros animais. Justamente por não sermos como os outros, que temos a capacidade que nos adaptar a diferentes meios, e, mais importante, adaptar os meios a nós, e almejar viver num outro patamar de qualidade de vida. É somente tão humano sonhar.
Sim
@@doctorinternet8695 Sua opinião e a minha tem o mesmo valor em si: visão pessoal de algo. Fruto de um olhar carregado de percepções pessoais ao longo de anos (55 para mim). No entanto, acredito que o erro desta corrente de pensamento no vídeo, seja a tentativa de normalizar o comportamento como se ele fosse um passo evolutivo na linha humana. Não vejo assim. É um grupo minoritário que saturou sua forma de relacionar e está em busca de alternativas. Que talvez nem seja esta. Sinceramente, duvido que este meu comentário vá mudar isso. Pessoas seguem suas vidas como desejam. Isto é fato. O resto é opinião. Como a minha e a sua.
@@ricardoramos580 Bom realmente acaba sendo tudo em boa parte opinião, pq não está escrito em pedra qual é a melhor forma de viver pra cada um. Acho que todo mundo expõe sua opinião por um motivo, muitas vezes o de normalizar seu ponto de vista. É um dos jogos que a gente joga em sociedade...
Eu entendo teu ponto de vista e sou MONOGAMICO, mas tem uma falha na tua visao em dizer que nao há valor nisso, etc... Pq nada impede alguém de simplesmente ser nao monogamico e mentir que é. Na minha opiniao, tem bastante valor e princípio moral em admitir que NAO é monogamico e deixar claro isso, do que se dizer o guardiao dos bons costumes e trair a pessoa.
Engraçado que o debate esquece as relações no meio oriental... África... indígenas. Sempre o debate baseado no mundo europeu. Cruzes
mas esse não é o nosso modelo de sociedade, vivemos em uma sociedade eurocentrica, entendi que foi por isso que não falaram em outros lugares....
Relacionamento sério é ter responsabilidade sobre outra pessoa, num exemplo extremo se o companheiro(a) fica doente o Parceiro tem a responsabilidade de cuidar do outro. Não se pode devolver um ser humano para a locadora porque deu defeito. O simples fato de beijar um estranho já pode transmitir mononucleose ou herpes para o parceiro; É algo que os cirandeiros Não-Monogamicos nunca vão entender
calada, fake
Se perdeu argumento é porque acertei em cheio
@@_victorugo
Tudo que vc falou está em total concordância com o conceito de não-monogamia. Absolutamente nesse meio ngm discordaria de vc.
Nossa, mas que absurdo! A monogamia não garante a fidelidade, essa é a primeira grande falácia que você tá falando. O cuidado com a outra pessoa numa relação monogâmica em geral está atrelado a mulher cuidar do homem - inúmeros são os relatos em que mulheres são abandonadas por seus parceiros quando precisam de cuidado. Então, não, você não acertou em cheio. Pelo contrário, errou feio, errou rude.
@@flaviocardosu Não adianta vc vir com papinhos de casos isolados, num relacionamento sério a vida do parceira é da sua responsabilidade, algo que adolescente transante não mono não curte!
É uma novidade e não pra todos, mas nossa cultura é hipócrita e gosta de se iludir com religião.Possesivos e ciumentos continuem sem evoluir ,vcs merecem.
Ah sim, sair com tdo mundo é ser super evoluido.
Com herpes genital, porém evoluído.Isso que importa.😂
@@giseleesofiacosta kkkk
1 Samuel 12:
²³ E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
Quantas vezes já pedimos a Deus que ele nos ensine a orar,falar com ele? A fazer a sua vontade ,sendo que ela é boa, agradável e perfeita? E ensina-nos a contar, os nossos dias, as nossas bençãos,as nossas lições,as nossas experiências?
Muita crença limitante...
Na teoria é muito bonito! Na prática é confusão garantida! O que eu acho estranho é que geralmente é uma mulher que defende esse estilo de vida. Faz a gente pensar o que se passa na psicologia feminina!
Relacionamento sério é ter responsabilidade sobre outra pessoa, num exemplo extremo se o companheiro(a) fica doente o Parceiro tem a responsabilidade de cuidar do outro. Não se pode devolver um ser humano para a locadora porque deu defeito. O simples fato de beijar um estranho já pode transmitir mononucleose ou herpes para o parceiro; É algo que os cirandeiros Não-Monogamicos nunca vão entender, só funciona pra universitário despreocupado
E a organização que a gente acha que o que já está pré-organizado traz é uma confusão mil vezes pior, não somente uma confusão, mas fonte de dor, estresse, mágoas etc etc etc.
Literalmente tudo na prática é confusão...
Na monogamia as taxas de traição, principalmente masculinas são altíssimas. Então a primeira pergunta que fica monogamia pra quem? As mulheres foram tapeadas demais, enfiaram na nossa goela histórias de príncipes e princesas, casamento, que mulher tem que se preservar pro marido, só que na realidade isso só serve pra homem ter a mulherzinha dele, sexo garantido, cuida da casa dos filhos e o homem? Sempre incentivado a ter amante, ser o garanhão, pegar todas. A verdade é que a monogamia real é mentirosa, quem quiser cair nesse Papinho que caia. A psicologia feminina tá querendo liberdade e a queda dessa hipocrisia
@@nathaliafaria1177 Concordo que a traição masculina é mais comum e deve ser criticada, e as mulheres não devem aceitar esse tipo de relacionamento. Agora, em relação ao vídeo, no ponto de vista masculino, um homem aceitar um relacionamento aberto seria uma péssima decisão que ele tomaria, pois para a mulher é fácil obter sexo sem compromisso. Basta ela demonstrar interesse, em público ou online, e aparecerão vários homens para o sexo casual. Enquanto para o homem médio não é assim que funciona; o homem tem que fazer algum esforço para conseguir sexo (isso é para o homem médio, é claro que se o homem for muito bonito ou tiver status/dinheiro também fica fácil, pois as mulheres se sentem atraídas por isso). Por essa razão, você raramente verá um homem defendendo este tipo de relacionamento, porque no fundo todo homem sabe que ele sempre estará em desvantagem em atrair o sexo oposto apenas para algo casual. É como a natureza funciona, não tem como mudar isso. Por fim, acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser, desde que não prejudique os outros. Sei que eu não aceitaria um relacionamento aberto e desaconselharia qualquer homem a considerar esse tipo de arranjo.
Esse pessoal viaja demais. Não fazem um debate antropológico sério.
Casamento é monogamia, não existe o contrário. Casamento é pra quem é forte, mentalmente saudável, maduro e está preparado. Pra quem tem tempestades emocionais, desvios no caráter e má indole, casamento não é recomendável, pois a disciplina é muito pesada pra pessoas narcisistas e arrogantes. Pra este tipo de pessoa, já existe um termo antigo e específico: AMIZADE COLORIDA
Você é deus julgando os comportamentos alheios...
@@CarlosFigueroa-tn5yx ???
antes da monogamia ja existia o poli amor 😂 viramos monogâmicos por influência da religião
@@raymisonmaklouf6845 sim. Por uma questão que transcende a nossa animalidade.
@@Vinidoverdao então não é questão desvio de caráter ou má índole, uma vez que a maioria das pessoas monogâmicas quebram seus acordos com seus parceiros, antigamente as mulheres ficavam casadas obrigadas, claro que os casamentos durariam anos, não foi questão de transcender foi questão de influencia da igreja pra controle populacional político, projeto de poder etc enfim ta mais relacionado com história do que qualquer fator pessoal das pessoas!
Conversa bizarra. É a institucionalização do desrespeito, principalmente contra a figura masculina.
coitados dos machos, como se o casamento não fosse a institucionalização do feminicídio, da desigualdade, da infidelidade etc etc etc.
O que é a figura masculina e que tipo de desrespeito há a ela?
É difícil mesmo aceitar que uma estrutura que te beneficia está em decadência. A monogamia só existe para mulher porque o homem sempre foi incentivado a ter amantes, a trair. É extremamente comum mulher pegar dst sem saber da onde e quando vai ver é o homem que trouxe para dentro de casa. Tenho duas colegas que os pais tiveram um filho fora do casamento. Então monogamia pra quem?
@@nathaliafaria1177 Exato!
@@nathaliafaria1177Isso mesmo.