Olá, professor. Uma dúvida a respeito do cumprimento de sentença no caso de débito de uma parcela da pensão do mês de julho de 2023 seria pelo rito da prisão ou expropriação de bens? Agradeço desde já.
Veja, se você quer cobrar uma pensão que venceu em "julho de 2023", ou seja, há mais de um ano, só pode usar o rito da penhora (expropriação de bens). Tenho um curso na UDEMY sobre "execução de alimentos", você encontra o LINK para o curso, com preço especial, na bio do meu instagram (@GedielAraujo).
Quando um dos filhos tem algum tipo de transtorno de desenvolvimento, que envolve seletividade alimentar, com laudo e tudo. Isso é levado em consideração pra apressar esse processo?
E meu ex marido se recusa a pagar a pensão alimentícia da nossa filha de 7 anos e é aposentado por tempo de contribuição e, dei entrada na justiça, e como o juíz procede? Ainda somos casados no civil
Oi, Crisley, normalmente o juiz ao receber a sua petição fixa os "alimentos provisórios" e determina a expedição de ofício ao INSS; o fato de vocês serem casados não muda nada em relação a pensão da filha, desde que vocês não estejam morando juntos. Agora, esse é um assunto para você conversar com o seu advogado.
@@crisleycantinhodotarotmagico no geral a justiça é muito lenta, mas um bom advogado sempre faz "muita" diferença. Então, fique "em cima", acompanhe de perto; hoje você pode acompanhar o seu processo pelo celular, basta ter o número e a senha de acesso que você pega com o seu advogado ou no próprio fórum.
E como faço quando meu processo foi esquecido pela justiça? Entro na Justiça pra reclamar da "justiça"? (Endereço, telefone, telefone dos pais corretos e detalhados)
Oi, Verônica, se o problema for apenas "esquecimento" é bem fácil de resolver; veja, com os processos eletrônicos isso de fato ocorre, o escrevente responsável pelo feito as vezes comete algum erro e o processo sai de uma fila e acaba numa espécie de limbo (perdido, esquecido, fora de qualquer filha, ninguém se lembra dele). Na verdade, o advogado diligente não permite que isso ocorra e quando percebe que o processo não está tendo andamento, o advogado simplesmente peticiona nos autos, "reiterando" os pedidos anteriores, essa petição provoca o escrevente que precisa então procurar o processo e analisar o que está acontecendo, pondo ele na fila de novo. O Advogado pode ainda comparecer no fórum e falar pessoalmente com o escrevente ou com o juiz (isso também resolve). Agora, se a paralização do processo é proposital (ele, por alguma razão é deixado de lado), então a única saída é representar o juiz na Corregedoria do Tribunal de Justiça do seu Estado ou no CNJ - Conselho Nacional de Justiça. LEMBRE-SE, não obstante esteja representada por um Advogado ou Defensor Público, o processo É SEU (seu nome, seus interesses, seu destino); então acompanhe de perto. Não sei se você sabe, mas pode acompanhar o seu processo do celular, basta ter o número e uma senha que consegue no fórum ou com seu Advogado. Assim, você pode fiscalizar não só a justiça, mas o seu advogado ou defensor também, tipo: doutor, o senhor viu que o processo está parada, sem andamento, há mais de um mês? o que o senhor vai fazer?
Olá doutor. Fiz tudo ao meu alcance mostrei a justica aonde ele trabalha conseguir a carteira dele digital e mostra q ele trabalha . E o endereço do serviço. Eles me ligou falando q ia bloquea o salário dele mais nada q faco
Oi, Ana, tudo que podemos fazer é a "nossa parte" e ficar em cima do Advogado, do Defensor e da Justiça. Lembro que quando a culpa do atraso for do juiz, você pode também representá-lo na corregedoria e no Conselho Nacional de Justiça.
Estou há dois anos com processo ,o juiz já estabeleceu um valor que o meu ex marido não paga ,já faz 6 meses que pedi a execução e nada ,estive na defensoria e me falaram que eu não posso falar com o defensor ,o que faço?
Oi, Juliana, que péssimo atendimento (lamentável), entre em contato com a "ouvidoria" ou com a "corregedoria" da defensoria e faça uma reclamação formal (funciona).
Ingrid, já tive processos em que o executado "nunca" é encontrado; muitos executados até mudam de nome (somem). Quando o executado é mau caráter, tem pouco que a justiça pode fazer.
BOA TARDE DOUTOR REALMENTE DEMORA POIS A DEFENSORIA PÚBLICA DEVERIA JA ENTRAR DIREITO COM O PROCESSO. E EU JA ESTOU COM TODOS OS DOCUMENTOS CERTOS. TAMBÉM O ENDEREÇO ATUAL DELE MAS DEMORA E DAI A CRIANÇA NÃO PODE ESPERAR CRIANÇA TEM FOME MERECE RESPEITO MARA TAUBATÉ
Edna, se o juiz na decisão não fixou uma data, os alimentos provisórios são devidos a partir da citação/intimação. Alguns defende que a primeira só vence trinta dias após a intimação, mas na maioria dos casos não é assim que se interpreta; ou seja, foi intimado já deve.
@@GedielAraujo entendi professor obgda, o meu dilema é num caso em que o devedor mora em outro estado, não se sabia o endereço residencial, foi intimação por carta precatória p o endereço do trabalho, para a audiência de conciliação, março 2019, oficial não conseguiu informá-lo pq o empregador disse q ele trabalhava externo não tinha como como localizar, o empregador foi intimado p fornecer o endereço resid dele e não o fez, na audiência a juíza concedeu os alimentos provisórios, o empregador foi oficiado em março 2020, p efetuar os descontos em folha e não o fez até agora em seguida o adv dele se habilitou pedindo reabertura de prazo p contestar dizendo q ele só tomou conhecimento da audiência via terceiro através do empregador dele, o fato é que até agora ele não foi intimado dessa liminar não, Processo de 2018, uma luz professor please.....
@@ednagomes4730 entendi, veja tem limite do que podemos fazer; descumprir ordem judicial é CRIME; peça ao juiz que oficie ao juízo deprecado requerendo a abertura de inquérito policial contra o dono da empresa por "desobediência" (apenas isso pode ser feito); no mais, os alimentos são devidos a partir do momento que o réu se habilitou nos autos, mas para executar você vai precisar da ajuda do empregador (conhecer os rendimentos dele). Talvez seja melhor pedir para que os alimentos provisórios sejam fixados em salário mínimo (já que o empregador está dificultando - devem ser amigos), a fim de facilitar no futuro a execução.
@@GedielAraujo muito obrigada professor pela orientação, fico linsojeada por sua atenção, sou sua aprendiz, estou estudando pelos seus livros: Pratica no Proc Civil, Prática de Contestação, Prática de Locação e Prática no Dir. De Família, são excelentes, tem me ajudado muito, estou realmente aprendendo bastante, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, um dia tbm chego lá. Rsrs um grande abraço.
Oi, bom dia. Cobrar nunca é fácil; tenho um vídeo sobre como apressar a execução, mas, claro, cada caso é único e depende muito das circunstâncias e do executado. ua-cam.com/video/Mpyq1ZPsAv0/v-deo.html
Boa tarde. Minha mãe recebe a minha pensão, no cartão dela. Que é debitada, do salário do meu pai automaticamente. Porém, ela se mudou. E levou minha pensão. Meu pai acha certo, pelo fato de eu já ter 18 anos, há toma conta da minha pensão, para fazer minha faculdade. Fiz uma conta só minha, e entrei na defensoria, e mandei todos os dados, para eles. Eles enviaram ao juiz, na busca de uma confirmação, para realizar as trocas. Porém, até agora, já se passando 2 meses, nada ainda É normal?. O que poderia fazer para agilizar o processo?.
Olá, professor. Uma dúvida a respeito do cumprimento de sentença no caso de débito de uma parcela da pensão do mês de julho de 2023 seria pelo rito da prisão ou expropriação de bens? Agradeço desde já.
Veja, se você quer cobrar uma pensão que venceu em "julho de 2023", ou seja, há mais de um ano, só pode usar o rito da penhora (expropriação de bens).
Tenho um curso na UDEMY sobre "execução de alimentos", você encontra o LINK para o curso, com preço especial, na bio do meu instagram (@GedielAraujo).
Amei seus videos... Me ajudou bastante. .. Meu processo tem 4 meses e estou no pé deles... Obrigada pelos esclarecimentos
Oi, Fico feliz em ajudar. Obrigado pelo registro.
Poxa muito obg por explicar que deus abençoe vc muito obg
Oi Maria, foi um prazer. Abs. Gediel.
Quando um dos filhos tem algum tipo de transtorno de desenvolvimento, que envolve seletividade alimentar, com laudo e tudo. Isso é levado em consideração pra apressar esse processo?
Não, as condições pessoais das partes não é relevante para o andamento do processo.
E meu ex marido se recusa a pagar a pensão alimentícia da nossa filha de 7 anos e é aposentado por tempo de contribuição e, dei entrada na justiça, e como o juíz procede? Ainda somos casados no civil
Oi, Crisley, normalmente o juiz ao receber a sua petição fixa os "alimentos provisórios" e determina a expedição de ofício ao INSS; o fato de vocês serem casados não muda nada em relação a pensão da filha, desde que vocês não estejam morando juntos.
Agora, esse é um assunto para você conversar com o seu advogado.
@@GedielAraujo muito obrigada, agora é espera o juíz pegar o caso e mandar a intimação, o tempo que levar para o juíz analisar que é complicado.
@@crisleycantinhodotarotmagico no geral a justiça é muito lenta, mas um bom advogado sempre faz "muita" diferença. Então, fique "em cima", acompanhe de perto; hoje você pode acompanhar o seu processo pelo celular, basta ter o número e a senha de acesso que você pega com o seu advogado ou no próprio fórum.
@@GedielAraujo muito obrigada!
Ótimo vídeo, parabéns.
Obrigado.
Seus vídeos como sempre bem esclarecedores. obrigado!
Eu que agradeço.
Olá tudo bem? Gostaria de agradecer pela orientação, que o Dr deu com relação ao meu processo. obrigado. Paz e luz.
Amém.
Como apressar a exoneração de alimentos para filho maior e preguiçoso.
Oi, Arlete, contratar um bom advogado na hora certa; acompanhar de perto o processo e a atuação do advogado.
E como faço quando meu processo foi esquecido pela justiça? Entro na Justiça pra reclamar da "justiça"?
(Endereço, telefone, telefone dos pais corretos e detalhados)
Oi, Verônica, se o problema for apenas "esquecimento" é bem fácil de resolver; veja, com os processos eletrônicos isso de fato ocorre, o escrevente responsável pelo feito as vezes comete algum erro e o processo sai de uma fila e acaba numa espécie de limbo (perdido, esquecido, fora de qualquer filha, ninguém se lembra dele).
Na verdade, o advogado diligente não permite que isso ocorra e quando percebe que o processo não está tendo andamento, o advogado simplesmente peticiona nos autos, "reiterando" os pedidos anteriores, essa petição provoca o escrevente que precisa então procurar o processo e analisar o que está acontecendo, pondo ele na fila de novo.
O Advogado pode ainda comparecer no fórum e falar pessoalmente com o escrevente ou com o juiz (isso também resolve).
Agora, se a paralização do processo é proposital (ele, por alguma razão é deixado de lado), então a única saída é representar o juiz na Corregedoria do Tribunal de Justiça do seu Estado ou no CNJ - Conselho Nacional de Justiça.
LEMBRE-SE, não obstante esteja representada por um Advogado ou Defensor Público, o processo É SEU (seu nome, seus interesses, seu destino); então acompanhe de perto. Não sei se você sabe, mas pode acompanhar o seu processo do celular, basta ter o número e uma senha que consegue no fórum ou com seu Advogado.
Assim, você pode fiscalizar não só a justiça, mas o seu advogado ou defensor também, tipo: doutor, o senhor viu que o processo está parada, sem andamento, há mais de um mês? o que o senhor vai fazer?
Olá doutor. Fiz tudo ao meu alcance mostrei a justica aonde ele trabalha conseguir a carteira dele digital e mostra q ele trabalha . E o endereço do serviço. Eles me ligou falando q ia bloquea o salário dele mais nada q faco
Oi, Ana, tudo que podemos fazer é a "nossa parte" e ficar em cima do Advogado, do Defensor e da Justiça. Lembro que quando a culpa do atraso for do juiz, você pode também representá-lo na corregedoria e no Conselho Nacional de Justiça.
Estou há dois anos com processo ,o juiz já estabeleceu um valor que o meu ex marido não paga ,já faz 6 meses que pedi a execução e nada ,estive na defensoria e me falaram que eu não posso falar com o defensor ,o que faço?
Oi, Juliana, que péssimo atendimento (lamentável), entre em contato com a "ouvidoria" ou com a "corregedoria" da defensoria e faça uma reclamação formal (funciona).
O meu tem 4 anos em andamento e foi para os autos, até agora nada! 🤦♀️
Ingrid, já tive processos em que o executado "nunca" é encontrado; muitos executados até mudam de nome (somem). Quando o executado é mau caráter, tem pouco que a justiça pode fazer.
Pai que fica 30 dias com o menor pode não pagar pensão alimentícia nesse período?
Não, tem que pagar a pensão normalmente, sob pena de execução e até prisão.
Obrigada por responder
BOA TARDE DOUTOR REALMENTE DEMORA POIS A DEFENSORIA PÚBLICA DEVERIA JA ENTRAR DIREITO COM O PROCESSO. E EU JA ESTOU COM TODOS OS DOCUMENTOS CERTOS. TAMBÉM O ENDEREÇO ATUAL DELE MAS DEMORA E DAI A CRIANÇA NÃO PODE ESPERAR CRIANÇA TEM FOME MERECE RESPEITO MARA TAUBATÉ
Obrigado por registrar a sua opinião.
Professor no caso alimentos provisorios concedidido liminarmente, qdo passa a ser devido?
Edna, se o juiz na decisão não fixou uma data, os alimentos provisórios são devidos a partir da citação/intimação. Alguns defende que a primeira só vence trinta dias após a intimação, mas na maioria dos casos não é assim que se interpreta; ou seja, foi intimado já deve.
@@GedielAraujo entendi professor obgda, o meu dilema é num caso em que o devedor mora em outro estado, não se sabia o endereço residencial, foi intimação por carta precatória p o endereço do trabalho, para a audiência de conciliação, março 2019, oficial não conseguiu informá-lo pq o empregador disse q ele trabalhava externo não tinha como como localizar, o empregador foi intimado p fornecer o endereço resid dele e não o fez, na audiência a juíza concedeu os alimentos provisórios, o empregador foi oficiado em março 2020, p efetuar os descontos em folha e não o fez até agora em seguida o adv dele se habilitou pedindo reabertura de prazo p contestar dizendo q ele só tomou conhecimento da audiência via terceiro através do empregador dele, o fato é que até agora ele não foi intimado dessa liminar não, Processo de 2018, uma luz professor please.....
Professor empregador foi advertido das consequências caso não cumprisse e mesmo assim ignorou.
@@ednagomes4730 entendi, veja tem limite do que podemos fazer; descumprir ordem judicial é CRIME; peça ao juiz que oficie ao juízo deprecado requerendo a abertura de inquérito policial contra o dono da empresa por "desobediência" (apenas isso pode ser feito); no mais, os alimentos são devidos a partir do momento que o réu se habilitou nos autos, mas para executar você vai precisar da ajuda do empregador (conhecer os rendimentos dele). Talvez seja melhor pedir para que os alimentos provisórios sejam fixados em salário mínimo (já que o empregador está dificultando - devem ser amigos), a fim de facilitar no futuro a execução.
@@GedielAraujo muito obrigada professor pela orientação, fico linsojeada por sua atenção, sou sua aprendiz, estou estudando pelos seus livros: Pratica no Proc Civil, Prática de Contestação, Prática de Locação e Prática no Dir. De Família, são excelentes, tem me ajudado muito, estou realmente aprendendo bastante, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, um dia tbm chego lá. Rsrs um grande abraço.
Boa noite,Dr.no meu caso vai fazer 2 anos q estou na luta, só q o oficial já intimou a devedor e nada😕
Oi, bom dia. Cobrar nunca é fácil; tenho um vídeo sobre como apressar a execução, mas, claro, cada caso é único e depende muito das circunstâncias e do executado.
ua-cam.com/video/Mpyq1ZPsAv0/v-deo.html
Boa tarde.
Minha mãe recebe a minha pensão, no cartão dela. Que é debitada, do salário do meu pai automaticamente.
Porém, ela se mudou. E levou minha pensão.
Meu pai acha certo, pelo fato de eu já ter 18 anos, há toma conta da minha pensão, para fazer minha faculdade.
Fiz uma conta só minha, e entrei na defensoria, e mandei todos os dados, para eles.
Eles enviaram ao juiz, na busca de uma confirmação, para realizar as trocas.
Porém, até agora, já se passando 2 meses, nada ainda
É normal?.
O que poderia fazer para agilizar o processo?.
Já respondi em outro vídeo.
Estou com processo de execução com tudo mastigado para o oficial inclusive whatsapp, qual prazo que o oficial tem pra entregar a intimação.
Normalmente o Oficial de Justiça tem o prazo de 30 (trinta) dias para efetuar a diligência, mas este prazo pode variar (ser menor ou maior).
@@GedielAraujo Grata pela atenção.
E a busca por digital do título de eleitor???
Ingrid, a busca junto a Justiça Eleitora nem sempre é deferida pelo juiz; claro, o interessado pode requerer.