Obrigado Lito pelas informações. Tudo ainda é muito cedo pra chegar a uma conclusão. Eu trabalho na DHL da Alemanha em Stuttgart há 8 anos, e isso foi um grande impacto pra nós. Hoje, foi um dia bastante difícil pra nós. Esperamos que os sobreviventes desse desastre, possam se recuperar o mais rápido possível, pra que eles possam relatar alguma coisa sobre esse acidente. E infelizmente pela perda de 1 colega de trabalho por essa fatalidade, é que toda família tenha forças pra que de alguma forma possam superar essa perda dentro da família. Muito triste isso.😢😢😢😢
Boa Noite !!!! Eu também lamento pelo acidente, com a perda de um funcionário que faz parte do ama o que fazia, meus sentimentos a família e amigos, espero que todos estejam bem para continuar a vida........... e triste de mais.😥😥😥😥😥
Quando não tem música alta, o áudio é excelente. Estou assistindo gravado mas queria comentar sobre o alto volume das músicas que cobrem parte da sua voz. Obrigada e desculpa mas, necessário.
Olá !!!!!!! Lito mais um acidente ; que deixa todos que ama aviação triste, espero que todos que sobreviveram tenha uma recuperação, quanto a perda de um dos funcionários descanse em paz, meus pêsames a família e amigos se alguém... que habitava nas residência estejam bem, JESUS abençoe todos.
Aquela parte da fala "still left for ILS" deu a entender que ele ainda estava saindo do último fixo antes de chegar pra rampa ideal de descida, ou analisando a carta, que estavam a esquerda da interceptação ILS.
Pela fraseologia padrão, nesse caso ele diria que estava à esquerda do localizer (localizador), não do ILS. Mas em geral nestas empresas européias o inglês não é a lingua nativa dos tripulantes, ele bem pode ter querido dizer isso, mesmo, e pode ter acabado saindo "ILS". A investigação vai esclarecer isso, cruzando a conversa do interior do cockpit com essa transmissão.
Lito, ter 3 sobreviventes em 4 pessoas, com tamanha explosão, é uma comprovação da crescente segurança na aviação ou podemos considerar que foi aleatório/sorte?
Teoricamente toda a segurança intrínseca do avião proveniente da tecnologia de projeto e materiais empregados contribuiu para a sobrevivência dessas pessoas. Mas dado a pancada e a explosão eu diria que quem acredita em sorte tem todo direito de dizer que a sorte ajudou rs.
mano gostei deste comentario no chat André Lancha Foi CFIT = Colisão com o solo em vôo controlado. Dezenas de acidentes aéreos causados por interceptar a rampa de ILS abaixo do GLIDE SLOPE.
Para quem não entendeu o caso do ajuste barométrico, de fato isso não teria influência direta no acidente. Primeiro, por que uma diferença de 1 hPa representa muito pouco, algo da ordem de apenas 10 (dez) metros. Segundo, porque como se viu no vídeo, o piloto se confundiu e repetiu "1019" em vez de 1020, o que (caso ele tenha de fato ajustado incorretamente seu altímetro para 1019) resultaria num erro de INDICAÇÃO para menos, ou seja, o piloto voaria seu avião ACIMA, não abaixo da altitude correta.
Sou piloto com mais de 10.000 horas de vôo e vou apresentar uma possibilidade baseada na minha experiência: Essa abertura pra esquerda que ele deu ao tentar interceptar o ILS (LEFT ILS) obrigou ele a inclinar mais as asas para pegar o eixo do ILS (= LOC). Nessa curva ele perdeu altura. Aí ficou abaixo do glide. Ao subir para tentar recapturar a rampa de descida, ESTOLOU ! Tudo isso chama CFIT= VÔO CONTROLADO EM DIREÇÃO AO SOLO.
@@jairmourao7981 CFIT = vôo controlado em direção ao solo é quando os sistemas estão funcionando perfeitamente e os pilotos derrubam o avião. Nesse caso, o estol foi a fase final , ou seja, o avião já está derrubado, não há mais o que fazer naquela altura. Eu considero um CFIT até a fase de estol próximo do chão,, onde a situação ficou irreversível !
Provavelmente, na minha opinião, foi CFIT = Colisão com o solo em vôo controlado. Dezenas de acidentes aéreos causados por interceptar a rampa de ILS abaixo do GLIDE SLOPE.
Tem um NOTAM ativo la informando pra não usar uma frequência de ILS pois está em teste e dá informações falsas. A5324/24 NOTAMN Q) EYVL/QICCT/I /NBO/A /000/999/5439N02518E005 A) EYVI B) 2411261200 C) 2411261500 E) ILS (LOC, GP) AND ILS/DME IAV RWY01 OPR ON TEST. DO NOT USE, FALSE INDICATIONS POSS
Olá Lito, parabéns pela live. Como sempre muito responsável. Uma dúvida, um deslocamento de carga em uma altitude tão baixa pode justificar as imagens de inclinação da aeronave e o acidente? Considerando as ocorrências da companhia… algo a cogitar. Mas a investigação descobrirá fácil.
Lito bom dia; prazer em falar contigo, sempre nos trazendo detalhes importantes sobre aeronaútica: Lito uma pergunta, sendo este um avião cargueiro e fazendo uma curva a direita para pouso, não poderia ter, talvez, uma das cargas se soltou durante a curva e desastabilizou o avião para a direita, fazendo com que o mesmo caisse?
Salve Lito, blz? Obrigado por nos presentear com seus vídeos e análise. Vendo seu vídeo Lito, há um som de "estampido" nos segundos 10:56 e 11:06. No vídeo, parece haver um tipo de "jato de fumaça" logo atrás da aeronave nos segundos 11:06 e 11:11, não sou mecânico ou perito para ter certeza porém, pela aproximação ter uma decida constante e contínua até estes eventos citados, na segunda vez que ocorre o que parece ser um "jato de fumaça" logo após a aeronave, após o sendo "jato de fumaça", a aeronave começa a descer abruptamente pois, a velocidade de aproximação não permitia recuperar os motores em caso de falha de funcionamento, comprometendo drasticamente a sustentação sem a atuação dos motores em baixa altitude. O terceiro vídeo tem um áudio bom, se tiver este vídeo e poder comprovar os estampidos, se foi captado pela câmera 3, seria uma comprovação de pane de motor talvez?! Se bem que sairá nas caixas pretas os últimos segundos dos equipamentos. Se tivesse ocorrido em alta altitude, Os pilotos teriam tempo de recuperar os motores ou preparar para pouso de emergência. Agora uma conclusão particular... "Em caso de falha de motor, a redundância entre eles permitira manter a aeronave planando com apenas 1 motor certo?! O que leva a uma conclusão estranha... No primeiro jato de fumaça pode ser que tenha havido colisão com pássaros, inutilizando um motor que possivelmente estaria do lado que inclinou a aeronave. E por que o motor parado estaria do lado da inclinação?! Simples, o motor é a peça móvel com maior densidade e peso logo, estando em alta rotação, o peso do motor deixa de ser um fator decisivo no balanceamento de carga agora, se um motor parar por completo devido a uma pane ou travamento, um motor parado mudaria drasticamente o balanceamento de uma aeronave em baixa altitude, baixa velocidade, e sem a configuração (flaps, aileron) adequadas para uma parada de um dos motores em curso de pouso. E pior, se um motor parar por completo, o outro motor precisa ser acelerado para compensar o arrasto do motor parado, e o motor que for acelerado deixa de exercer influência ainda maior no balanceamento de carga, tornando o motor parado o fator de inclinação da aeronave, por não haver tempo de configuração dos flaps e aileron. O que podemos especular que após os 2 jatos de fumaça, sem potência e baixa altitude, seria impossível reverter uma pane de um dos motores que mudaria o centro de gravidade drasticamente."
Eu acho que é CFIT. Os pilotos erraram a frequência do rádio e não monitoraram o pouso. Não perceberam que estavam indo em direção ao chão, ao invés da pista. Quando viram, era tarde e tentaram fazer o go around, mas já era tarde.
Por que a gravação deste acidente foi liberada logo depois do ocorrido e a gravação do acidente da Voepass nunca foi divulgada? Lembro que o áudio do TAM em Congonhas também foi liberado em seguida.
Alô Lito. Só agora estou a ver a sua live. Já tinha visto estas e outras imagens em outros locais do UA-cam. Sem querer especular sobre o que possa ter acontecido (até que não sou investigador de acidentes) eu diria que o que as várias imagens disponíveis parecem "dizer" é que por alguma razão, na aproximação final (final curta), a aeronave deve ter desacelarado até um ponto crítico, ao que se seguiu uma tentativa de recuperação tardia, que não foi bem sucedida. A atitude da aeronave nos segundos antes do impacto (nariz mto levantado, faróis iluminando para cima), descida abrupta do nariz (o que é a manobra correcta para recuperar velocidade, e tentativa de subir novamente o nariz, aproveitando a (pouca) energia ganha para se afastar do solo, estolando a aeronave, e daí a entrada de uma asa em baixo imediatamente antes do impacto. Mas já tem gente especulando sobre acto deliberado, até ataque terrorista (relacionando com recentes actos contra o termina DHL na Alemanha). Enfim....
Salve Lito saudacoes aeronauticas desde a Lituania vi isso ai atraves do seu canal aqui os caras nao falam muito sobre estas situacoes estamos com muita neve e frio aqui nestes dias temperaturas abaixo de zero chegando poderia o piloto ter se equivocado na hora do pouso
Obrigado Lito pelas informações. Tudo ainda é muito cedo pra chegar a uma conclusão. Eu trabalho na DHL da Alemanha em Stuttgart há 8 anos, e isso foi um grande impacto pra nós. Hoje, foi um dia bastante difícil pra nós. Esperamos que os sobreviventes desse desastre, possam se recuperar o mais rápido possível, pra que eles possam relatar alguma coisa sobre esse acidente. E infelizmente pela perda de 1 colega de trabalho por essa fatalidade, é que toda família tenha forças pra que de alguma forma possam superar essa perda dentro da família. Muito triste isso.😢😢😢😢
Meus sentimentos pra VCs e pra toda família 😢
Boa Noite !!!! Eu também lamento pelo acidente, com a perda de um funcionário que faz parte do ama o que fazia, meus sentimentos a família e amigos, espero que todos estejam bem para continuar a vida........... e triste de mais.😥😥😥😥😥
A impressão que dá é que os pilotos estavam atrapalhados... Enfim, viel Spass bei der Arbeit!
Ta com cara de desvio abrupto de algo.
Obrigado Lito por nos deixar ciente desse tragico acidente.
Após assistir todas informações compartilhadas pelo Lito, meu medo de voar foi para o espaço, ou melhor, foi para as rodovias que são mais perigosas.
Quando não tem música alta, o áudio é excelente.
Estou assistindo gravado mas queria comentar sobre o alto volume das músicas que cobrem parte da sua voz.
Obrigada e desculpa mas, necessário.
Mais uma situação triste na aviação... Tomara que os esclarecimentos sejam rapidamente divulgados e que acidentes sejam evitados.
Parabéns pelo conteúdo Lito, parabéns a @insider pelo apoio 👍🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Olá !!!!!!! Lito mais um acidente ; que deixa todos que ama aviação triste, espero que todos que sobreviveram tenha uma recuperação, quanto a perda de um dos funcionários descanse em paz, meus pêsames a família e amigos se alguém... que habitava nas residência estejam bem, JESUS abençoe todos.
Podia falar mais um pouco do Brasil do helicóptero que caiu recentemente em Ouro Preto-MG e matou sete pessoas
Aquela parte da fala "still left for ILS" deu a entender que ele ainda estava saindo do último fixo antes de chegar pra rampa ideal de descida, ou analisando a carta, que estavam a esquerda da interceptação ILS.
Pela fraseologia padrão, nesse caso ele diria que estava à esquerda do localizer (localizador), não do ILS. Mas em geral nestas empresas européias o inglês não é a lingua nativa dos tripulantes, ele bem pode ter querido dizer isso, mesmo, e pode ter acabado saindo "ILS". A investigação vai esclarecer isso, cruzando a conversa do interior do cockpit com essa transmissão.
O áudio saiu perfeitamente bem😊
Boa noite Lito
Aquele abraço desde Lisboa que o oceano não interrompe.
Saúde
Lito boa noite nunca voei de aviao mas adoro vídeos sobre aeronaves
Quando o piloto fala " we are still left for ils"... Nó ainda estamos fora do ILS, vou reportar quando estabilizado.
Lito, ter 3 sobreviventes em 4 pessoas, com tamanha explosão, é uma comprovação da crescente segurança na aviação ou podemos considerar que foi aleatório/sorte?
Estava a pensar nisso mas creio que seja só sorte mesmo ……
Segurança em aviação são os procedimentos e cuidados em manutenção, já em queda é sorte mesmo, não há segurança que aguente uma paulada
Teoricamente toda a segurança intrínseca do avião proveniente da tecnologia de projeto e materiais empregados contribuiu para a sobrevivência dessas pessoas. Mas dado a pancada e a explosão eu diria que quem acredita em sorte tem todo direito de dizer que a sorte ajudou rs.
Som excelente
Grato pelos esclarecimentos 👏👏👏
Boa noite, Samuel Wicher. Rio Claro SP.
Boa noite Lito e participantes...abs
Boa noite a todos!
mano gostei deste comentario no chat
André Lancha
Foi CFIT = Colisão com o solo em vôo controlado. Dezenas de acidentes aéreos causados por interceptar a rampa de ILS abaixo do GLIDE SLOPE.
Que Deus conforte o coração dos familiares 😢
Nova Veneza SC Olivetti...boa noite..o som está excelente..ok..lito
Ótimo vídeo, espero um mais detalhado ainda no futuro
Aparentemente o GS estava operando com falha. Já passei por isso em GRU e arremeti.
Obrigado pelo video.
Thank you very much!
Para quem não entendeu o caso do ajuste barométrico, de fato isso não teria influência direta no acidente. Primeiro, por que uma diferença de 1 hPa representa muito pouco, algo da ordem de apenas 10 (dez) metros. Segundo, porque como se viu no vídeo, o piloto se confundiu e repetiu "1019" em vez de 1020, o que (caso ele tenha de fato ajustado incorretamente seu altímetro para 1019) resultaria num erro de INDICAÇÃO para menos, ou seja, o piloto voaria seu avião ACIMA, não abaixo da altitude correta.
Impossível alguém sair vivo de um acidente desses, eu vi as imagens!!!
Tudo bem por aqui!
Boa noite! Não estou sabendo do acidente. Estou escrevendo de Joinville - SC Brasil.
Sou piloto com mais de 10.000 horas de vôo e vou apresentar uma possibilidade baseada na minha experiência: Essa abertura pra esquerda que ele deu ao tentar interceptar o ILS (LEFT ILS) obrigou ele a inclinar mais as asas para pegar o eixo do ILS (= LOC). Nessa curva ele perdeu altura. Aí ficou abaixo do glide. Ao subir para tentar recapturar a rampa de descida, ESTOLOU !
Tudo isso chama CFIT= VÔO CONTROLADO EM DIREÇÃO AO SOLO.
A condição de stol não reconfigura para um vôo não controlado?
Faz sentido!
@@jairmourao7981 CFIT = vôo controlado em direção ao solo é quando os sistemas estão funcionando perfeitamente e os pilotos derrubam o avião. Nesse caso, o estol foi a fase final , ou seja, o avião já está derrubado, não há mais o que fazer naquela altura. Eu considero um CFIT até a fase de estol próximo do chão,, onde a situação ficou irreversível !
Temos o seu áudio, mas não da conversa do poloto
Ok agora
Lito sempre cirúrgico nas suas palavras
Tá meio chato
Provavelmente, na minha opinião, foi CFIT = Colisão com o solo em vôo controlado. Dezenas de acidentes aéreos causados por interceptar a rampa de ILS abaixo do GLIDE SLOPE.
Tem um NOTAM ativo la informando pra não usar uma frequência de ILS pois está em teste e dá informações falsas.
A5324/24 NOTAMN
Q) EYVL/QICCT/I /NBO/A /000/999/5439N02518E005
A) EYVI B) 2411261200 C) 2411261500
E) ILS (LOC, GP) AND ILS/DME IAV RWY01 OPR ON TEST. DO NOT USE,
FALSE INDICATIONS POSS
interessante, mas como o Lito observou o avição estava com o nariz muito pra cima e guinou pro lado, parece que ocorreu um STAL
@joaocosta4986 Foi isso mesmo.
Boa noite, mestre Lito!
Óptimo
Thanks!
Se é uma companhia ocidental é preciso ter calma, esperar a investigação... mas quando é um Sukhoi...
Boa noite.. aqui tá jóia o som
Passo Fundo RGS
Boa noite a todos.
áudio perfeiti..
Olá Lito, parabéns pela live. Como sempre muito responsável. Uma dúvida, um deslocamento de carga em uma altitude tão baixa pode justificar as imagens de inclinação da aeronave e o acidente? Considerando as ocorrências da companhia… algo a cogitar. Mas a investigação descobrirá fácil.
Boa noite Lito.
Excelente trabalho
Sim o som está ótimo boa noite
Oi Lito...Estou em Bauru...O Som esta Ótimo...
Está ótimo
Áudio perfeito
Lito bom dia; prazer em falar contigo, sempre nos trazendo detalhes importantes sobre aeronaútica: Lito uma pergunta, sendo este um avião cargueiro e fazendo uma curva a direita para pouso, não poderia ter, talvez, uma das cargas se soltou durante a curva e desastabilizou o avião para a direita, fazendo com que o mesmo caisse?
Áudio muito bom
Alô lito, um abraço de Moçambique
De Portugal boa noite Lito
B dia, obrigado.
Tá ótimo o áudio
Boa noite Lito áudio tranquilo, Rio das ostras ,RJ
Lembra aquele acidente do cargueiro ocorrido em Guarulhos anos atrás
Boa noite. Abraços. Aqui em Biguaçu/SC
Salve Lito, blz?
Obrigado por nos presentear com seus vídeos e análise.
Vendo seu vídeo Lito,
há um som de "estampido" nos segundos 10:56 e 11:06.
No vídeo,
parece haver um tipo de "jato de fumaça" logo atrás da aeronave nos segundos 11:06 e 11:11,
não sou mecânico ou perito para ter certeza porém,
pela aproximação ter uma decida constante e contínua até estes eventos citados,
na segunda vez que ocorre o que parece ser um "jato de fumaça" logo após a aeronave,
após o sendo "jato de fumaça",
a aeronave começa a descer abruptamente pois,
a velocidade de aproximação não permitia recuperar os motores em caso de falha de funcionamento,
comprometendo drasticamente a sustentação sem a atuação dos motores em baixa altitude.
O terceiro vídeo tem um áudio bom, se tiver este vídeo e poder comprovar os estampidos, se foi captado pela câmera 3, seria uma comprovação de pane de motor talvez?!
Se bem que sairá nas caixas pretas os últimos segundos dos equipamentos.
Se tivesse ocorrido em alta altitude,
Os pilotos teriam tempo de recuperar os motores ou preparar para pouso de emergência.
Agora uma conclusão particular...
"Em caso de falha de motor,
a redundância entre eles permitira manter a aeronave planando com apenas 1 motor certo?!
O que leva a uma conclusão estranha...
No primeiro jato de fumaça pode ser que tenha havido colisão com pássaros,
inutilizando um motor que possivelmente estaria do lado que inclinou a aeronave.
E por que o motor parado estaria do lado da inclinação?!
Simples,
o motor é a peça móvel com maior densidade e peso logo,
estando em alta rotação,
o peso do motor deixa de ser um fator decisivo no balanceamento de carga agora,
se um motor parar por completo devido a uma pane ou travamento,
um motor parado mudaria drasticamente o balanceamento de uma aeronave em baixa altitude,
baixa velocidade, e sem a configuração (flaps, aileron) adequadas para uma parada de um dos motores em curso de pouso.
E pior, se um motor parar por completo, o outro motor precisa ser acelerado para compensar o arrasto do motor parado, e o motor que for acelerado deixa de exercer influência ainda maior no balanceamento de carga, tornando o motor parado o fator de inclinação da aeronave, por não haver tempo de configuração dos flaps e aileron.
O que podemos especular que após os 2 jatos de fumaça, sem potência e baixa altitude,
seria impossível reverter uma pane de um dos motores que mudaria o centro de gravidade drasticamente."
Esse acidente me lembrou do 801 da Transbrasil. Caiu em circunstâncias parecidas
Gosto do programa
Boa noite lito esta ótimo 👍
Blz, Cuiabá ligado.
Boa Noite Lito
Boa noite.....excelente o áudio.....Rj
Áudio perfeito. Braga Portugal 1:03
A postos, esperando suas essenciais informações. Boa noite, from Uberlândia.
O áudio tá ótimo
Eu acho que é CFIT. Os pilotos erraram a frequência do rádio e não monitoraram o pouso. Não perceberam que estavam indo em direção ao chão, ao invés da pista. Quando viram, era tarde e tentaram fazer o go around, mas já era tarde.
Audio excelente.
16:44 Temos que meter o cnipay (centro nacional de investigação e prevenção de acidentes no youtube) a investigar as causas do vídeo não ter audio.😂
Aqui tudo certo tbm!
Tá ótimo sim o áudio
Áudio muito bom 🌇
Por que a gravação deste acidente foi liberada logo depois do ocorrido e a gravação do acidente da Voepass nunca foi divulgada? Lembro que o áudio do TAM em Congonhas também foi liberado em seguida.
Abs
Lucio Costa
Por aqui está tudo certo!
Estou assistindo o vídeo agora, mas estou curioso pra saber se o boeing é um 777 ou 737
Fernando de cordeiropolis sp sou seu fã
Alô Lito. Só agora estou a ver a sua live. Já tinha visto estas e outras imagens em outros locais do UA-cam. Sem querer especular sobre o que possa ter acontecido (até que não sou investigador de acidentes) eu diria que o que as várias imagens disponíveis parecem "dizer" é que por alguma razão, na aproximação final (final curta), a aeronave deve ter desacelarado até um ponto crítico, ao que se seguiu uma tentativa de recuperação tardia, que não foi bem sucedida. A atitude da aeronave nos segundos antes do impacto (nariz mto levantado, faróis iluminando para cima), descida abrupta do nariz (o que é a manobra correcta para recuperar velocidade, e tentativa de subir novamente o nariz, aproveitando a (pouca) energia ganha para se afastar do solo, estolando a aeronave, e daí a entrada de uma asa em baixo imediatamente antes do impacto.
Mas já tem gente especulando sobre acto deliberado, até ataque terrorista (relacionando com recentes actos contra o termina DHL na Alemanha). Enfim....
Som ótimo
Ótimo
Poxa que triste
Um.dia normal de trabalho
Palavras profissionais tudo certo e acontece isso.
Triste
Oi lito e o tigrao de s.b.campo curto muito seus vídeos top.
Realmente um pouco antes, ele inclina... Mas parece q também algo solta-se da aeronave, parecendo ser algo que se soltou
Som está bom
Ótimo litp👋
Salve Lito saudacoes aeronauticas desde a Lituania vi isso ai atraves do seu canal aqui os caras nao falam muito sobre estas situacoes estamos com muita neve e frio aqui nestes dias temperaturas abaixo de zero chegando poderia o piloto ter se equivocado na hora do pouso
Pra ama a aviação quando acontece um acidente a gente sofre com os familiares dos tripulantes 😢
Vai fazer vídeo sobre o avião que saiu de Guarulhos pra Miami e voltou por causa da turbulência?
Está bom oaudio
Esta otimo o audio
Olá está ótimo
Que tristeza…
Áudio ótimo
Boa noite de Casablanca
Boa Noite
Acidente foi muito triste 😢 😢 😢
Oi Lito ! E a turbulência com uma passageiros feridos do American , que retornou pra GRU ontem ?
Lito tudo joia
O áudio está bom....
Boa noite. Som OK.