POSSO INSTALAR DISJUNTOR FORA DO QDC?
Вставка
- Опубліковано 7 лис 2024
- Se o meu quadro de distribuição não tem mais espaço e eu preciso ligar mais um circuito, será que posso derivar cabos direto do barramento e usar uma caixa de proteção? O que a NBR5410 fala sobre isso? O canal Eletricity responde, na teoria e na prática.
_________________________________________________
Clique abaixo para acessar o catálogo Tramontina:
🔗 bit.ly/catalog...
_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:
🔗 bit.ly/cadastr...
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇
🔌 linktr.ee/Elet...
__________________________________________________
Segundo a NBR5410 um dispositivo de proteção sempre deve ser instalado em todos os pontos onde uma mudança na seção, maneira de instalar, natureza ou a constituição física resulte em redução da capacidade de condução de corrente de condutores.
Um exemplo claro disso é um QDC com barramento de derivação que suporta 63A e um circuito que será derivado dele com um condutor de 2,5mm². Neste ponto temos uma mudança de seção, constituição física e redução da capacidade de condução de corrente, então precisamos de um dispositivo de proteção, como um disjuntor, por exemplo.
Acontece que a mesma NBR5410 informa em 5.3.4.2.2 e 5.3.5.2.2 que este dispositivo não precisa ser posicionado exatamente neste ponto, mas ao longo do percurso da linha entre o ponto de derivação e a carga desde que não seja instalada nenhuma tomada de corrente neste trecho ou que sejam atendidas pelo menos uma das condições propostas.
Vamos então imaginar que nosso quadro não tem mais espaço e eu queira utilizar uma caixa de proteção da TRAMONTINA perto da carga:
Basicamente a Norma diz que você pode usar o disjuntor que protege o circuito fora do QDC, mais próximo da carga e derivar a alimentação do barramento, desde não ultrapasse 3 m de comprimento e a instalação seja realizada de modo a reduzir ao máximo o risco de um curto-circuito (por exemplo, com uma proteção reforçada) e não estiver situada nas proximidades de materiais combustíveis.
Apesar de parecer simples, nem sempre é possível atender, pois 3m é uma distância muito curta e pode ser que não seja possível uma proteção reforçada. Eu posso, por exemplo, realizar a infraestrutura com canaletas que também não atendem a esta condição.
A outra opção seria garantir a proteção contra curto circuito neste trecho, ou seja, caso ocorra um curto circuito na alimentação do disjuntor dentro da caixa, o disjuntor geral deve interromper a alimentação antes que o trecho de cabo seja prejudicado. Se isso não for respeitado, o cabo será danificado antes que o disjuntor atue.
Se a proteção contra curto circuito do trecho é garantida, temos a atuação do disjuntor e os cabos permanecem com suas características preservadas.
Porém se o disjuntor geral demorar muito para atuar, ele não consegue proteger este trecho do circuito, ou seja, o disjuntor deixa passar muito mais energia do que os cabos suportam.
A melhor opção de uso para as caixas TRAMONTINA seria refinar a proteção de equipamentos. Por exemplo, tenho um circuito com cabos 2,5mm² e disjuntor de 16A que alimenta um ar condicionado de 7500BTU 950W com corrente de 7,5A. Posso usar uma caixa como essa com tomada e colocar um disjuntor de 10A, assim meu disjuntor de 16A protege o cabo e meu disjuntor de 10A protege a carga, possibilitando inclusive o desligamento do ar condicionado ou qualquer outro equipamento através do disjuntor.
Na caixa é possível utilizar um disjuntor monopolar e retirando o pré-corte, um modelo bipolar ou dois unipolares.
Outra aplicação interessante seria para o uso de transformadores, muito comum também em instalações de ar condicionado. Ter um disjuntor em uma caixa perto da tomada me dá a opção de desligar o transformador quando o equipamento não estiver sendo utilizado. Podemos inclusive proteger melhor o próprio transformador.
A TRAMONTINA conta com modelos de caixas de proteção com tomada 2P+T 20A branca ou vermelha, ou ainda sem tomadas. Em todas elas é possível utilizar eletroduto de ½”, canaleta ou prensa cabos para o cabeamento, podendo a caixa ficar fixa na parede ou apenas no cabo, como neste caso em que usamos para proteger nossas maletas de teste.
A tampa se encaixa com um clique e podem ser utilizados lacres de segurança.
Para saber mais sobre os produtos TRAMONTINA apresentados neste vídeo, basta acessar um link que eu deixei no início desta descrição.
Até a próxima!
💡 Se liga na #tramontina 💡
#publipost
#materialeletrico
#iluminacao
#tramontinaenergia
Parabéns, excelente. Esse limite de 3m das normas eu não sabia e nem ouvi falar em nenhum outro canal. Por isso estou sempre acompanhado a Electricity. Obrigado pelo conteúdo sempre de excelência.
Eu fico surpreso com a qualidade das estruturas montadas com o objetivo de mostrar o funcionamento dos equipamentos.
Excelente fera ! A NBR 5410 é a " bíblia " do eletricista e de quem trabalha com eletricidade em geral
Jjrnnlk😮j😊g 😢f😂k 😢😢m😮mm😮😮g😢😮🎉lr😮e l😅❤😅😮dje 😢😢j
Jjrnnlk😮j😊g 😢f😂k 😢😢m😮mm😮😮g😢😮🎉lr😮e l😅❤😅😮dje 😢😢j
Muito boa explicação, fiz isso essa semana. Usei circuito de 4mm para cozinha disjuntor de 25A dps eles aumentaram a lavanderia com 2 tomada e lampada ai usei um caixa dessa tramontina e pos disjuntor de 16A com cabo 2.5mm assim esta protegido e de acordo ja que nao tinha como puxar mais do quadro..
Achei bem interessante essa "brecha" da norma. Se a distância for maior que 3m é só colocar um disjuntor nos 3m (ou menos; pode ser logo ao sair do qdc) e depois colocar outro disjuntor com uma corrente menor que o que o primeiro no final do circuito, na distância que quiser.
pensando nesse quesito. vamos supor um padrão de entrada e saída aéreos.
precisa se ligar digamos um refletor nesse poste, podemos derivar um cabo do ramal de saída para um disjuntor e após o refletor. porém sempre achei que a derivação tinha que manter a bitola do cabo original, mas pela explicação parece que fica permitido derivar com jm condutor menor desde que seja até 3m. poderia esclerecer o tema?
Sim, 3 metros ou que o disjuntor geral proteja o trecho.
Parabéns, muito bom esclarecimento.
Gostaria de ver um vídeo com passo a passo da instalação de sensor de nível da eixos em caixa d'água.
Digo: eicos.
Mais uma aula sensacional!!!
Parabéns professor SHOW de bola
Cara, acabei de fazer um serviço desse tipo, valeu pelas dicas.
Parabéns mestre
*Valeu pela dica!* 🙏🙏🙏
Dicas de suma importância!
Daria de puxar o fio de uma linha ja existente com disjuntor, tipo de uma linha de tomada/lampada/chuveiro e colocar um disjuntor pra proteger o aparelho final ?
Excelente video! Eu posso trazer a fiação direto da minha rede e colocar essa caixinha para ligar um ar condicionado?
Posso colocar um DR a 50 cm do chuveiro eletrico que fica a 6 metros do interruptor geral. Usando o DR só para o chuveiro?
De acordo com a norma não. Nem DR, nem interruptor, nem tomada...
Pois é, também estou com um problema desses, colocar IDR para chuveiros, sem espaço no Quadro. Também estou pensando em colocar os IDR fora do QDC, um em cada circuito dos chuveiros, após cada um dos Disjuntores "NEMA", que estão dentro do QDC.
Professor o quadro está completo , tenho que instalar um aquecedor para lavatório de cabelo que está a 2 MT do quadro, minha pergunta é poderia usar a tomada do lavatório para instalar o disjuntor?
Muito boa a dica 👍👏👏
Olá Professor! Excelente explicação. Usei essa caixa para instalar individualmente o IDR para máquina de lavar roupas e chuveiros, segui conforma a norma, a corrente dos IDR, são iguais ou maiores do que os disjuntores. Obs.: QDC, não comporta mais nada. Pergunta: A norma 5410 diz alguma coisa sobre esse dispositivo de segurança. NO seu entendimento, o nível de proteção seria o mesmo que fosse instalado no QDC?
Excelente vídeo
Olá! Por favor, precisa ou deve ser instalado um IDR para ar condicionado (um alimentado pela condensadora. Obrigado!
Show de aula top 👍🏽⚡⚡⚡⚡💡🔌🏡📝📚
Essas caixas de proteção podem ser usadas em extensões para usos de equipamentos com disjuntor e DPS? Como aquela extensão com IDR já feita aqui no canal…
Valeuu Professor!
Fiquei com a dúvida, no caso de utilizar o disjuntor para desligar o transformador, o disjuntor não estará sendo utilizado como "interruptor"?
Algo semelhante a utilizar o disjuntor para ligar lâmpadas, por exemplo.
Olá meu caro. Não é proibido usar. O que acontece é que a vida util do disjuntor é medida em manobras. Se preferir basta usar uma chave liga desliga em conjunto com o disjuntor.
Fizemos um vídeo sobre isso.
@@eletricityeletrica obrigado por responder.
É bom para acionar várias lâmpadas potentes
Olá boa noite! Moro em uma casa antiga onde não tem QDC, somente uma rede mestra, meu chuveiro é 5500w 220v, seria legal instalar uma caixa externa com um disjuntor bipolar do lado externo do banheiro para a carga do chuveiro ficar nesse disjuntor e ajudar na proteção da casa como um todo ? .. pois atualmente o unico disjuntor da casa toda é o disjuntor geral
Muito bom
Maravilha
Gostei
Professor, já vi o senhor usando wattimetro desses que encontramos no mercado livre etc...
Eles funcionam mesmo?
Tem um grau de precisão aceitável?
Não são de última geração, mas você escreveu a definição certa. São aceitáveis.
Obrigado professor 🙏
Muito bom.
Uso frequentemente essas caixas com disjuntores para ar condicionado,mas essa distância não é atendida pelo fato de que a máquina sempre fica na área externa
Fantástico
É necessário trocar os disjuntores de tempos em tempos. Em quanto tempo e porquê?
Troca quando estragar
Será que alguém pode me esclarecer esta dúvida? Seguinte, nas caixas de passagem das instalações dentro da residência, posso derivar para outros pontos por meio de algum tipo de barramento? Se sim, como organizar os barramentos de neutro, terra e fase?
E aqueles casos onde de um mesmo circuito (chamada rede geral), à partir de eletrocalha, se derivam alimentadores para várias máquinas abaixo? As vezes com altura de 5 ou mais metros. Quem não se deparou com algo assim já existente, te pedindo pra ampliar e longe do QD?
Não, desde que o disjuntor geral consiga proteger este trecho.
Eu só queria saber como fazer a ligação dessa fiação do quadro de energia para o djuntor. Não consegui compreender a explicação!
Na minha casa precisamos usar bomba dentro do posso. No quadro não tem mais espaço. O eletricista conectou direto no fio de 10m antes do djuntor geral. Hoje fomos fazer a troca do do djuntor e acabei descobrindo essa arte. Tive que desligar o djuntor que do padrão (poste da rua) e fiquei com sem luz na casa inteira. Isso está errado na minha na visão. Como resolver?
Quase impossível respeitar 3 metros.
👏👏👏
👍👍👍
Resumindo, na necessidade de um disjuntor extra, coloque-o na alimentação de onde for e esqueça os 3 metros
Muito bom. A distância mínima foi uma ótima informação.
Agora tenho uma dúvida que poderia ser mais uma aula pro canal.
Assisti um vídeo do Josias da construção, ele fez um vídeo mostrando que não havia neutro vindo da concessionária, ele usou DPS E DR na instalação e provavelmente aterramento TT. Como agiria o DPS nessa situação sem o neutro?
Ajuda nós aí professor... Obrigado desde já!
ua-cam.com/video/6zY-LJXP1Kw/v-deo.htmlsi=ThxWNsAZ2maVmh4z
Primeiro a comentar
...
Faltou marcar o vídeo como ☆Convertido Patrocinado☆
Mantenha o foco na aula e agradeça ao "patrocinador* que a proporcionou.
@@eletricityeletrica
Cuidado. Não indicar é contra as regras da plataforma. Se o algoritmo pega pode dar problema ao canal.
👍👍