⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?EWdUERNAd4
era melhor ter 2 barramento neutro, um antes do IDR para aterrar o neutro no barramento do terra (TT ) e outro barramento neutro adjacente do IDR para os circuito que iram passar pelo IDR, mesmo asim precisava de um DPS para o neutro?
Aprendi mais uma hoje top Master. Aqui na casa container o aterramento não pode ser equipotencializado com o neutro, as experiências perigosas exige um aterramento individual , no meu aterramento topmaster vou seguir esses conselhos.
Fiz esse seu sistema a 1 ano atrás e hoje vim aqui dizer que realmente é top ,pois caiu raio aqui queimou tudo de umas 5 casa próxima ,as dos meu 2 vizinho queimou do meu lado pois raio caiu aqui em casa e não queimou nada valeu 🙏 obrigado
Gostaria muito que você fizesse um vídeo falando sobre elétrica de Datacenter, qual disjuntores utilizar, qual o modo correto para montar a caixa de distribuição elétrica.
Dúvida: - Na minha residência, o aterramento é do tipo TT. SITUAÇÃO VIVENCIADA: O Técnico de instalação elétrica fez a Instalação do Sistema Fotovoltaico na minha residência. Ocorre que ele pegou o cabo de aterramento do sistema fotovoltaico e plugou / conectou no Neutro da minha residência. (Observação: o Cabo Neutro que passa dentro de um Quadro de disjuntores dentro da residência). Questão: Na eventualidade de uma descarga devido a queda de raio na minha residência... a descarga elétrica irá danificar potencialmente os eletrônicos / eletrodomésticos fa residência ??? (Sendo que na minha residência não tem DPS / DR instalado em nenhum dos pontos de distribuição da rede elétrica).
Não sou eletricista profissional!Tenho curso, mas atuo em outra área. E faço apenas para mim instalações! Fico com a opinião da Engehall! Mais fácil e supostamente mais segura.
Boa Noite. Sou Júnior de Brasília. André seus vídeos são excelentes aprendi muito com eles. Nesse vídeo sobre o esquema dos Dps e do Dr no aterramento TT. Só faltou um detalhe no final. Eu segui esse vídeo e fiz a instalação do meu QDC só que no final faltou vc falar que na saída do Neutro do DR tem que sair p/ outro barramento exclusivo de neutro. Pois eu saí do Dr e liguei no mesmo barramento que vem da alimentação e o Dr fica desarmando a todo momento porque quando liga alguma carga o Neutro e fase se juntam devido o Fase do Dps ir p/ o Neutro e não p/ o aterramento. Aí vi em outro vídeo falando sobre esse detalhe aí fiz no meu quadro colocando outro barramento de Neutro na saída do DR. Ligando o Neutro de todos os circuitos alí e o Dr parou de atuar. Só um feedback ok.
Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul que aparece no esquema é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros. Precisa corrigir o vídeo.
Você tem razão, o neutro da alimentação deve primeiramente passar pelo DPS de neutro e depois derivar para o IDR, porque aí o neutro vai para o IDR já sob proteção do DPS.
Ainda sinto um pouco de insegurança, para fazer serviço para cliente, mais com o tempo ,a cada serviço vou ficando mais tranquilo, obrigado prof , sua aulas é muito importante para quem está, iniciando !
Importante Observar também!!! Que não se recomenda nenhum esquema de ligações TN(...)com bitola inferior a 10mm de fase e neutro(antigas instalacoes).Tendo assim o TT ,obrigatorio colocar sempre DPS junto com o DR e acompanhar o esquema no video.Valeu!!!Mt Obrigado pelo Video.Sou Tecnico de Eletronica/Eletrotecnia nivel III em Portugal.Aprendo mt com Engehall.Bençãos do Céu para todos.Sigo sempre acompanhando o Canal.
Se não entender com essa aula, não entende nunca mais!!!! Excelente!!!! Explicar coisas difíceis de forma simples ( ou seja ensinar) é uma arte. Parabéns
Fala André, rapaz estava tudo meio estranho no aterramento de casa, então o meu Aterramento é TT e estava com DPS ligado totalmente errado, já corrigido aqui com sua aula, valeu mestre me ajudou demais, outra situação que já realizei instalação de DR.
Olá Cassio, boa tarde! Gostei muito da explicação do André, não sabia desses detalhes nesse esquema, na minha residencia o meu esquema é TT, agora vou instalar o DR e DPS pra garantir maior segurança pra família (em primeiro lugar) e pros equipamentos! Só fiquei com uma dúvida: as fases depois do DR entendo que vão pros "circuitos finais", mas e a saída do "Neutro no DR" volta pro mesmo barramento de neutro ou é necessário colocar outro barramento de neutro, esse sim que servirá pra conectar todos os circuitos de tomadas, etc? Pq no vídeo não tem a saída do Neutro no DPS!
@@filipeinacio1988 Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no esquema apresentado no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros.
Puts cara o André tem um jeitinho muito educado e humilde de contestar normas e conceitos errados de alguns profissionais além de ensinar, esclarecer, sugerir com muita clareza e profissionalismo. Muito carisma, abç
Confeço que nasci no mundo da elecrtica nasci hoje e sinto-me orgulhoso disso.Pois nunca é tarde para aprender. Muito Obrigado á todos que contribuem com o vosso conhercimento ensinando os que não possuem dinheiro para frequentar um centro de formação.
Eu não sabia, agora sei professor, só tenho que agradecer seus vídeos são muito bons sou só um curioso, mas, vendo seus vídeos eu fiz toda elétrica de uma casa com DR e DPS e ficou show !
Sou um curioso aprendi muito com suas aulas , refiz o quadro da minha casa com mais de 50 anos com cabos rígidos é mole , abraço suas aulas me ajudaram muito.
Olá, pessoal não descordando das normas mas tenho uma experiência com uma montagem já 12 anos em uma casa onde eu montei em um painel trifásico em 220/380 Volts para evitar a falta de neutro é reforçado com aterramento e mais um aterramento separado de proteção para o sistema, mas porem os DPS's (4) estão todos ligados ao aterramento separa e por sua vez após o DR assim o sistema além de descarregar a descarga elétrica para o aterramento o DR irá interromper a rede elétrica. posso afirmar a casa já escapou de alguns prejuízos, sem contar que nem os DPD's são danificado, este tipo de ligação que eu vi é que mais dá proteção, (mas acredito que os fabricantes de DPS's não querem). Um detalhe é que na região a muita trovoada seca (cai relâmpagos antes da chuva) quando escuta o som do relâmpago o dispositivo DR já desligou.
Trabalhei em estúdios de áudio e vídeo de grande porte, e adotavamos os sistemas TT (chamado de terra limpo) para os aterramentos dos equipamentos, e o esquema TN para os aterramentos das tomadas administrativas (uso geral) e sistemas de iluminação. Apesar de um pouco complicado, garantia um aterramento livre de ruídos vindos pelo terra. Parabéns pelos seus tutoriais e pelo cuidado com os procedimentos indicados pelas Normas!! Grã abraço, Alberto
Não basta apenas ser TT, é preciso que o eletrodo de aterramento seja eficiente, e não é fincando hastes e colocando salitre que vai melhorar. Em sistemas de sonorização para shows ao vivo, com montagem temporária, o aterramento do tipo TT é inviável. Usamos sempre TN com BEP.
@@kalangorex Olá Amigo, desculpe a ignorância, mas o que aconteceria se num esquema TT e com DR geral fossem feitas as saidas dos DPS todas para o terra?
Boa noite André Valeu a dica sou eletricista predial há 25 anos mais nunca sabemos tudo e muito bom acompanhar suas dicas parabéns eu ia ligar os dps errado kkk valeu
Boa tarde André, não sou eletricista proficional, porém sou um amante da elétrica. Estou contruindo minha segunda casa com minha esposa e estou montando planta da eletrica conforme vc ensinou, estou aprendendo muito com seus cursos, parabéns, muitas duvidas q tinha ão tenho mais, fazia as coisas, mas não sabía na teoria. obs: adorei os conectores q vc usa pra fazer as variações, agora só usu fita isolante pra poder passar fios. kkkkk
Consegui através do seu vídeo solucionar um problema com desarme do Dr nesse tipo de aterramento TT depois fiz dessa forma e deu certo toop seu vídeo muito obrigada 😊
As lições repassadas nós vídeos aqui são excelentes.... Mas o difícil mesmo é convencer alguns clientes a gastar mais para colocar a instalação elétrica de acordo com a norma. Aqui na minha cidade um único DR bipolar custa mais de duzentos reais, quase ninguém que colocar no qdc. É triste.
Boa noite ! Suas aulas e comentários são de grande importância e aproveitamento para nós eletricistas! Muito obrigado por sua dedicação aos profissionais aos colegas de profissão. Deus te abençoe.
Boa noite. Você estar certo. Pois é mais fácil ser um bom eletricista, do que entender essas normas loucas de aterramentos, ( da NBR ) Qualquer leigo sabe que o aterramento por mais simples que seja, ele tem centenas vezes mais capacidade de conduzir, do que o corpo humano. Sem comentários. Um abraço.
André, faltou mencionar que se fizer esse esquema de ligação, é necessário 2 barramentos de Neutro. 1 para o fechamento do DPS e outro para a saída do DR para os circuitos. Abraço.
Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul que aparece no esquema é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros. Precisa corrigir o vídeo.
Grande professor Andre, parabéns pelo teu trabalho de estar sempre orientando outros profissionais eletricista no dia a dia de trabalho referente a esses esquemas eletricos de ligações, Gosto muito dos seus videos, são de grande importancia, Sucesso com Deus
Trabalhei por muito tempo com instalações elétricas, sempre usei o TT e somente nesse seu vídeo que me foi apresentado esse esquema, mesmo passando por varios cursos e treinamentos, parabéns pelo conteúdo. Quando a instalação é monofásica - 127v (Fase + Neutro) não há retorno para o terra se ele for TN?
Que pena. Não respondeu a sua dúvida que também é a minha. Vamos vasculhar os vídeos do professor. Deve ter alguma gravação sobre o assunto. Sucesso aí!
Não sabia dessa maneira de ligar DPS no sistema TT. Antigamente nós Estados Unidos só usava aterramento TT, depois de muitos estudos chegaram em uma conclusão que se deveria usar aterramento TN-S. Então hoje em dia nós Estados Unidos só aterramento TN-S
@@fasetres412 @Daniel Batista Boa noite. Porque os DPS tão ligado na saida do disjuntir e na entrda do DPS? Os DPS não tem que ser ligados na parte de cima do disjuntor de entrada?
@@melowmeu643 Melhor ligar os DPS na parte de baixo do disjuntor, caso tenha um curto circuito no DPS o disjuntor faz sua atuação. Melhor coisa é colocar disjuntor de proteção prós DPS individual.
@@acdcenergy1355 boa noite, se vc puder evitar esse tipo de aterramento será bom, pois o melhor e mais indicado é o TN-S e em alguns casos o TNC-S mas vai de cada um, um abraço
@@TempodaEletrica Amigo,se instalar um motor monofásico de portão em residência que tem dps e no motor tem o fio de aterramento,pode mesmo assim ligar esse fio numa haste no chão? Porque no motor só vai os dois fios para a rede para alimentar a central do motor e não tem o terra pra sair com os dois que liga na rede,e na carcaça do motor tem o fio pra essa finalidade então pergunto se é necessário aterrar a carcaça do motor numa haste no chão?
Pode mas não precisa, é só derivar o neutro antes do Dr direto para o barramento de terra e o neutro que saí do Dr vai para o barramento de neutro, depois disso não se misturam mais neutro e terra para o perfeito funcionamento do IDR.
Deveria ter um segundo vídeo explicando que é necessário mais um barramento para a saída de neutro do IDR ou seja um complemento muita gente ficou na dúvida
Aterramento tt mais seguro pra estalação aterramento tn protege a rede da prestadora de energia ou seja você paga energia ainda ajuda a prestadora aumentar teu consumo
Muito legal em nunca nem ouvi falar e um amigo meu pediu pra mim fazer a instalação pra ele e eu pesquisei e assisti esse vídeo e agora vou fazer a instalação valeu em.
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ eletr.co/comentario?EWdUERNAd4
era melhor ter 2 barramento neutro, um antes do IDR para aterrar o neutro no barramento do terra (TT ) e outro barramento neutro adjacente do IDR para os circuito que iram passar pelo IDR, mesmo asim precisava de um DPS para o neutro?
Posso adicionar outra arte de aterramento com a da concessionária do padrão de entrada
Sou de governador Valadares MG
@@ronaldomiranda9155 9
Muito bom esta aulas
Aprendi mais uma hoje top Master.
Aqui na casa container o aterramento não pode ser equipotencializado com o neutro, as experiências perigosas exige um aterramento individual , no meu aterramento topmaster vou seguir esses conselhos.
Eita, até o leandro aqui hehehe
tmj JOTA
@Leandro, porquê sua casa container não pode ser equipotencializado com o Neutro?
Vc aqui, mestre?
@@ozeasassuncao2015 creio que seja por conta de se o neutro virar fase irá energizar o container , se for tt não tem esse problema por ser separado.
Fiz esse seu sistema a 1 ano atrás e hoje vim aqui dizer que realmente é top ,pois caiu raio aqui queimou tudo de umas 5 casa próxima ,as dos meu 2 vizinho queimou do meu lado pois raio caiu aqui em casa e não queimou nada valeu 🙏 obrigado
Gostaria muito que você fizesse um vídeo falando sobre elétrica de Datacenter, qual disjuntores utilizar, qual o modo correto para montar a caixa de distribuição elétrica.
Só dá uma conferida se os DPS não queimaram depois do evento…
@@paulomonteiro2272era oque eu tava pensando...
@@paulomonteiro2272tive a mesma impressão quando vi o vídeo!
Dúvida:
- Na minha residência, o aterramento é do tipo TT.
SITUAÇÃO VIVENCIADA:
O Técnico de instalação elétrica fez a Instalação do Sistema Fotovoltaico na minha residência.
Ocorre que ele pegou o cabo de aterramento do sistema fotovoltaico e plugou / conectou no Neutro da minha residência. (Observação: o Cabo Neutro que passa dentro de um Quadro de disjuntores dentro da residência).
Questão: Na eventualidade de uma descarga devido a queda de raio na minha residência... a descarga elétrica irá danificar potencialmente os eletrônicos / eletrodomésticos fa residência ???
(Sendo que na minha residência não tem DPS / DR instalado em nenhum dos pontos de distribuição da rede elétrica).
Com essa explicação, só falta o diploma.! Parabéns.
Não sou eletricista profissional!Tenho curso, mas atuo em outra área. E faço apenas para mim instalações!
Fico com a opinião da Engehall!
Mais fácil e supostamente mais segura.
Pessoal a DP ELÉTRICA tem instruções bem claras, aquilo sim é show de bola.
Sou médico, mas me amarro na elétrica e aprendo muito neste canal.
Já sabia, e prefiro aterramento TNS. Mas a aula foi show de bola.
Boa Noite. Sou Júnior de Brasília. André seus vídeos são excelentes aprendi muito com eles. Nesse vídeo sobre o esquema dos Dps e do Dr no aterramento TT. Só faltou um detalhe no final. Eu segui esse vídeo e fiz a instalação do meu QDC só que no final faltou vc falar que na saída do Neutro do DR tem que sair p/ outro barramento exclusivo de neutro. Pois eu saí do Dr e liguei no mesmo barramento que vem da alimentação e o Dr fica desarmando a todo momento porque quando liga alguma carga o Neutro e fase se juntam devido o Fase do Dps ir p/ o Neutro e não p/ o aterramento. Aí vi em outro vídeo falando sobre esse detalhe aí fiz no meu quadro colocando outro barramento de Neutro na saída do DR. Ligando o Neutro de todos os circuitos alí e o Dr parou de atuar. Só um feedback ok.
mano eu fiquei olando aquele diagrama e me perguntando o que fazer em seguida, mas é exatamente o que vc falou. SHow amigo.
Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul que aparece no esquema é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros. Precisa corrigir o vídeo.
Você tem razão, o neutro da alimentação deve primeiramente passar pelo DPS de neutro e depois derivar para o IDR, porque aí o neutro vai para o IDR já sob proteção do DPS.
Posso ligar a saídas dos 2 dps fase no aterramento ao invés de ligar no Neutro?
No final, acaba que tem um "barramento de equipotencializacão" pois tem que ter outro barramento exclusivo para neutro
Esse canal é top! Não sou eletricista profissional e através deste canal fiz a instalação elétrica completa da minha casa. Show!
Ainda sinto um pouco de insegurança, para fazer serviço para cliente, mais com o tempo ,a cada serviço vou ficando mais tranquilo, obrigado prof , sua aulas é muito importante para quem está, iniciando !
Mesmo para quem já trabalha com instalações elétricas, é sempre bom relembrar e/ou reforçar conhecimentos.
TOP. Esta aula merece 10 likes de cada um que assistiu.
Importante Observar também!!! Que não se recomenda nenhum esquema de ligações TN(...)com bitola inferior a 10mm de fase e neutro(antigas instalacoes).Tendo assim o TT ,obrigatorio colocar sempre DPS junto com o DR e acompanhar o esquema no video.Valeu!!!Mt Obrigado pelo Video.Sou Tecnico de Eletronica/Eletrotecnia nivel III em Portugal.Aprendo mt com Engehall.Bençãos do Céu para todos.Sigo sempre acompanhando o Canal.
Você ensina muito bem, aprendi muito
Se não entender com essa aula, não entende nunca mais!!!! Excelente!!!! Explicar coisas difíceis de forma simples ( ou seja ensinar) é uma arte. Parabéns
Fala André, rapaz estava tudo meio estranho no aterramento de casa, então o meu Aterramento é TT e estava com DPS ligado totalmente errado, já corrigido aqui com sua aula, valeu mestre me ajudou demais, outra situação que já realizei instalação de DR.
Acabei de ver aqui que na minha casa também está errado.
Pior que eu havia ligado incorretamente, e realizei a correção no meu QDC, não havia me atentado a esse detalhe da norma, obrigado pelo vídeo.
Olá Cassio, boa tarde! Gostei muito da explicação do André, não sabia desses detalhes nesse esquema, na minha residencia o meu esquema é TT, agora vou instalar o DR e DPS pra garantir maior segurança pra família (em primeiro lugar) e pros equipamentos! Só fiquei com uma dúvida: as fases depois do DR entendo que vão pros "circuitos finais", mas e a saída do "Neutro no DR" volta pro mesmo barramento de neutro ou é necessário colocar outro barramento de neutro, esse sim que servirá pra conectar todos os circuitos de tomadas, etc? Pq no vídeo não tem a saída do Neutro no DPS!
@@filipeinacio1988 Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no esquema apresentado no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros.
Valeu André, sempre nos salvando nas instalações 😊
Não André eu aprendi vendo o vídeo aqui no canal, muito bom excelente as explicações.
Puts cara o André tem um jeitinho muito educado e humilde de contestar normas e conceitos errados de alguns profissionais além de ensinar, esclarecer, sugerir com muita clareza e profissionalismo. Muito carisma, abç
Ficou muito bacana! Quando fizerem um aterramento TT em uma obra gravem e façam um vídeo explicando!
Top não sou da Área mais apaixonado por eletricidade . parabéns estou aprendendo muito .
André, nunca tinha nem ouvido que e assim que faz a ligação !!
Sabia sim. Mas é sempre bom reqembrar em uma aula incrivel e instrutiva como essa. Obrigado André.
Olá boa noite não sou eletricista mas sou um curioso que estou aprendendo e pretendo fazer a estalaçao completa de minha casa .
Não sou profissional da área mas gosto e aprendo muito com suas verdadeiras AULAS, parabéns
Confeço que nasci no mundo da elecrtica nasci hoje e sinto-me orgulhoso disso.Pois nunca é tarde para aprender. Muito Obrigado á todos que contribuem com o vosso conhercimento ensinando os que não possuem dinheiro para frequentar um centro de formação.
Eu não sabia, agora sei professor, só tenho que agradecer seus vídeos são muito bons sou só um curioso, mas, vendo seus vídeos eu fiz toda elétrica de uma casa com DR e DPS e ficou show !
Sou um curioso aprendi muito com suas aulas , refiz o quadro da minha casa com mais de 50 anos com cabos rígidos é mole , abraço suas aulas me ajudaram muito.
Show de bola professor André mais um show de aula
Pra mim é novidade mas é muito instrutivo
Olá, pessoal não descordando das normas mas tenho uma experiência com uma montagem já 12 anos em uma casa onde eu montei em um painel trifásico em 220/380 Volts para evitar a falta de neutro é reforçado com aterramento e mais um aterramento separado de proteção para o sistema, mas porem os DPS's (4) estão todos ligados ao aterramento separa e por sua vez após o DR assim o sistema além de descarregar a descarga elétrica para o aterramento o DR irá interromper a rede elétrica. posso afirmar a casa já escapou de alguns prejuízos, sem contar que nem os DPD's são danificado, este tipo de ligação que eu vi é que mais dá proteção, (mas acredito que os fabricantes de DPS's não querem).
Um detalhe é que na região a muita trovoada seca (cai relâmpagos antes da chuva) quando escuta o som do relâmpago o dispositivo DR já desligou.
Oi, deste modo a saída dos DPS tem que ir direto no aterramento TT?
Trabalhei em estúdios de áudio e vídeo de grande porte, e adotavamos os sistemas TT (chamado de terra limpo) para os aterramentos dos equipamentos, e o esquema TN para os aterramentos das tomadas administrativas (uso geral) e sistemas de iluminação. Apesar de um pouco complicado, garantia um aterramento livre de ruídos vindos pelo terra. Parabéns pelos seus tutoriais e pelo cuidado com os procedimentos indicados pelas Normas!! Grã abraço, Alberto
Não basta apenas ser TT, é preciso que o eletrodo de aterramento seja eficiente, e não é fincando hastes e colocando salitre que vai melhorar.
Em sistemas de sonorização para shows ao vivo, com montagem temporária, o aterramento do tipo TT é inviável. Usamos sempre TN com BEP.
Saída das fases do Dps pro neutro!!? Parabéns👏👏👏 acabou de buga meus neurônios🤪
No sistema TT tem que ser assim...
@@kalangorex Olá Amigo, desculpe a ignorância, mas o que aconteceria se num esquema TT e com DR geral fossem feitas as saidas dos DPS todas para o terra?
concordo tn e melhor mesmo mais seguranca de fuga de corrente tambem gostei do video
No exemplo foram duas fases, sou iniciante e o a mais breve possível farei um curso com vc.
Muito bom seu trabalho foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração obrigado VALEU mesmo de verdade ficou show
Conteúdo poderoso, estava em um momento Y desta tomada de decisão e sua aula mudou tudo, top de mais.
Bom dia eu sinceramente não sabia , más agora já sei.aula top parabéns André .
Rosivaldo,.
Novidade pra mim.
Muito obrigado.
Gostei mais da sua opinião. Do mais, por ser um professor que conhece demais.
MUITO bom mestre, Hoje mesmo fiz inscrição pra mr tornar um aluno de vcs !🙏🏽🙏🏽
Que bacana Paulo, Seja bem vindo ao nosso curso. Obrigado pelo comentário.
Boa noite André Valeu a dica sou eletricista predial há 25 anos mais nunca sabemos tudo e muito bom acompanhar suas dicas parabéns eu ia ligar os dps errado kkk valeu
Mais 25 anos pra concertar todos seus erros kkkkkk
Boa tarde André, não sou eletricista proficional, porém sou um amante da elétrica.
Estou contruindo minha segunda casa com minha esposa e estou montando planta da eletrica conforme vc ensinou, estou aprendendo muito com seus cursos, parabéns, muitas duvidas q tinha ão tenho mais, fazia as coisas, mas não sabía na teoria.
obs: adorei os conectores q vc usa pra fazer as variações, agora só usu fita isolante pra poder passar fios. kkkkk
ABNT, SEMPRE FOI COMPLICADA! SEU LIKE ESTÁ GARANTIDO! BRIGADÃO PELO COMENTÁRIO TÉCNICO!
TT: O PIOR É TER QUE ESPERAR QUE O ATERRAMENTO ESTEJA EM CONDIÇÕES! OUTRO RISCO!
Consegui através do seu vídeo solucionar um problema com desarme do Dr nesse tipo de aterramento TT depois fiz dessa forma e deu certo toop seu vídeo muito obrigada 😊
Sempre uso TN, e sempre funcionou muito bem!
Vc é o melhor em passar as informações para nós eletricistas, abraços
As lições repassadas nós vídeos aqui são excelentes....
Mas o difícil mesmo é convencer alguns clientes a gastar mais para colocar a instalação elétrica de acordo com a norma.
Aqui na minha cidade um único DR bipolar custa mais de duzentos reais, quase ninguém que colocar no qdc. É triste.
Foi novidade para mim ligação DPS com aterramento TT
eu não sabia e aprendi agora, voce fez uma abordagem muito objetiva e com grande competência, muito obrigado.
Cara ! Vc é top. Seus vídeos são preciosos pra quem deseja trabalhar de forma correta e segura.
Grd abraço DEUS abençoe !
Estou acompanhando seus vídeos,estou gostando. Sou técnico em telefonia,q atuo há 22 anos,estou aprendendo muito com os vídeos postados! Parabéns.
Boa noite ! Suas aulas e comentários são de grande importância e aproveitamento para nós eletricistas! Muito obrigado por sua dedicação aos profissionais aos colegas de profissão. Deus te abençoe.
Boa tarde André éu sinseriamente aprender com você OK
Obrigado
Não André eu não sabia.
Muito esclarecedor esse vídeo.
Parabéns mas uma vez
André aprendo muito com vc !
Suas explicações é top!
Parabéns
Tem que contestar a norma sim, pois é assim que ela evolui, com confrontos de ideias.
com certeza amigo , nem sempre eles acertam ou melhor erram e não tem a hombridade de assumir , prefere continuar no erro que concertar
Boa noite. Você estar certo. Pois é mais fácil ser um bom eletricista, do que entender essas normas loucas de aterramentos, ( da NBR ) Qualquer leigo sabe que o aterramento por mais simples que seja, ele tem centenas vezes mais capacidade de conduzir, do que o corpo humano. Sem comentários. Um abraço.
A norma é muito contraditória.
PAPEL ACEITA TUDO NA PRATICA E DIFERENTE
Nem em faculdade eu vejo algo tão bem explicado.
Nada have nada se compara a uma aula presencial
A maioria dos professores de faculdade só sabe a teoria e mau
Eu não sabia, valeu ,foi muito bom grato
Esse ano vou fazer o curso.
André, faltou mencionar que se fizer esse esquema de ligação, é necessário 2 barramentos de Neutro. 1 para o fechamento do DPS e outro para a saída do DR para os circuitos. Abraço.
Fiquei confuso nessa parte, o outro lado do neutro no dr ligo onde? Nas redes os neutros saem de onde ?
Existe um erro no vídeo. O barramento azul que aparece no vídeo não pode ser o barramento de neutros da instalação. O barramento azul que aparece no esquema é somente um barramento para conexão do neutro aos DPS e ao IDR. Está faltando no esquema o barramento de neutros. A saída de neutro do IDR é que seria conectada ao barramento de neutros. Precisa corrigir o vídeo.
Grande professor Andre, parabéns pelo teu trabalho
de estar sempre orientando outros profissionais eletricista no dia a dia de trabalho referente a esses esquemas eletricos de ligações,
Gosto muito dos seus videos, são de grande importancia,
Sucesso com Deus
Cara, seus vídeos são perfeitos, é uma verdadeira aula!! Vc tem me ajudado muito, e só tenho agradecer.
Boa explicação mestre...Não sabia que tinha que passar primeiro pelos barramentos.
Quero apreder mais sobre aterramento na pratica
🇧🇷Parabéns meu amigo, muito top essas informações. Família Global Tec Brasil Presente 🤝👍👍
Fernando NoGEuiRa DeSouza
Bom dia professor posso ligar um disjuntor independente só pra o DPS
Trabalhei por muito tempo com instalações elétricas, sempre usei o TT e somente nesse seu vídeo que me foi apresentado esse esquema, mesmo passando por varios cursos e treinamentos, parabéns pelo conteúdo.
Quando a instalação é monofásica - 127v (Fase + Neutro) não há retorno para o terra se ele for TN?
Que pena. Não respondeu a sua dúvida que também é a minha. Vamos vasculhar os vídeos do professor. Deve ter alguma gravação sobre o assunto.
Sucesso aí!
Não sabia dessa maneira de ligar DPS no sistema TT. Antigamente nós Estados Unidos só usava aterramento TT, depois de muitos estudos chegaram em uma conclusão que se deveria usar aterramento TN-S. Então hoje em dia nós Estados Unidos só aterramento TN-S
Essa mudança aconteceu pq muitos aparelhos queimavam principalmente computadores no aterramento TT
@@filipefelix6780 computador é o alvo principal do aterramento TT
@@filipefelix6780 por isso que há muitos anos atrás queimou um computador meu, fiz um aterramento só pro computador e não demorou muito deu PT
@@fasetres412 @Daniel Batista Boa noite. Porque os DPS tão ligado na saida do disjuntir e na entrda do DPS? Os DPS não tem que ser ligados na parte de cima do disjuntor de entrada?
@@melowmeu643 Melhor ligar os DPS na parte de baixo do disjuntor, caso tenha um curto circuito no DPS o disjuntor faz sua atuação.
Melhor coisa é colocar disjuntor de proteção prós DPS individual.
Booomm diiiaaa André eu tô aprendendo vendo seus vídeos sou iniciantes na área da Elétrica
Cara parabéns eu curto muito os seus vídeos e procuro fazer o meu melhor
Parabéns a Engehall
Ainda tenho duvidas sobre esse tipo de aterramento. Apesar que sempre usei o tipo TT.
@@acdcenergy1355 boa noite, se vc puder evitar esse tipo de aterramento será bom, pois o melhor e mais indicado é o TN-S e em alguns casos o TNC-S mas vai de cada um, um abraço
@@TempodaEletrica Amigo,se instalar um motor monofásico de portão em residência que tem dps e no motor tem o fio de aterramento,pode mesmo assim ligar esse fio numa haste no chão? Porque no motor só vai os dois fios para a rede para alimentar a central do motor e não tem o terra pra sair com os dois que liga na rede,e na carcaça do motor tem o fio pra essa finalidade então pergunto se é necessário aterrar a carcaça do motor numa haste no chão?
André!
Então na próxima vez, mostra pra gente um diagrama do aterramento TN!!
Por favor 🙏🙏🙏🙏
André boa noite, fiquei com dúvida,as saídas do dr fases sai para os disjuntores, e a saída do neutro do dr?
Boa noite.
Não estava atento a este ponto.
Muito boa sua aula.
Eu errei mas vou corrigir, pra mim foi novidade , e concordo com você soube o aterramento tt e Tn valeu a aula , tudo de bom pra você.
Quem assiste aos vídeos da Engehall , não entra em curto.....😜
Aló André. Sou Argentino e aqui e obrigatorio usar so TT nas casas. aterramento so em caso especifico. Sou eletricista .
Só que as instalações lá na nossa terra cada circuito leva um dr, por isso lá é tt, Saludos de Brasil
Posso instalar um barramento no quadro, separado, ligando o aterramento e o neutro, formando assim um esquema TN-S?
Pode mas não precisa, é só derivar o neutro antes do Dr direto para o barramento de terra e o neutro que saí do Dr vai para o barramento de neutro, depois disso não se misturam mais neutro e terra para o perfeito funcionamento do IDR.
@@edersonrossa863 topzera, levo o neutro direto pro barramento de terra, saio com ele pra entrada do DR e a saída no barramento de neutro, certo?
@@otaviobitencourt3189 isso mesmo, assim vc resolve o QDC com apenas dois barramentos um neutro e um terra.
Eu não sabia, aprendi agora!!
Olá ,André essa explicação é uma novidade para mim
Viva o TT SEMPRE
Neste caso, tem-se aí a morte da equipotencializsção sempre... Não é questão de gosto, mas de funcionalidade, eficácia e eficiência.
Deveria ter um segundo vídeo explicando que é necessário mais um barramento para a saída de neutro do IDR ou seja um complemento muita gente ficou na dúvida
Vdd, eu tbm fiquei com dúvidas
Eu também fiquei com essa dúvida
Eu concordo eu também fiquei com duvida nessa questão
Aterramento tt mais seguro pra estalação aterramento tn protege a rede da prestadora de energia ou seja você paga energia ainda ajuda a prestadora aumentar teu consumo
Quanta asneira, pqp
Meu amigo André éu aprendi agora com você obrigado pela está aula
Eu não sabia Aprendi com você
Parabéns tudo muito bem espricado!!
Nesse caso o DR vai precisar de mais um barramento de neutro para atender a sua saída!
Pode me explicar?
@@elielcastro4685 Olá, você tem que colocar um barramento de neutro após a saída do DR para alimentar os circuitos.
Foi exatamente oq fiquei na dúvida, já q ele não falou onde seria ligado o neutro q sai do IDR.
@@eduardoramos5409 se o idr for geral nao precisa
Não, aprendi agora.
Tinha uma pequena noção sua esplicaçao e perfeita me esclareceu bem!
Obrigado pelo esclarecimento quanto ao aterramento TT .
Muito legal em nunca nem ouvi falar e um amigo meu pediu pra mim fazer a instalação pra ele e eu pesquisei e assisti esse vídeo e agora vou fazer a instalação valeu em.
Eu já sabia; mas estou contigo, pois eu creio que na "TN" é mais seguro !
A melhor aula online q já vi
Não André eu não sabia. Excelente aula.
Melhor aula q já vi
Boa André, tô com você, acho também a segurança bem maior com o sistema tn.
Aprendi aqui no vídeo da Engehall
Valeu aprendi agora não é tão complicado
Nao sabia andre aprendie aqui com sua explicaçao
gostei muito da explanação sempre pesquiso suas explicaçoes
Aprendi a ligação agora.