📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo! 👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Fui de 1985 e 2020 membro de um Instituto de Eguptologia . Você é uma das pouquíssimas ( mesmo!!!) Pessoas na rede, com uma compreensão verdadeira do Egito. Absolutamente tudo certo ! Parabéns! Ja te acompanho, mas vou ver especificamente todo seu conteúdo egípcio. Os outros todos se perdem em paradigmas judaico cristãos, ou conspiracionismo barato. Bravo. E muito obrigado.
Olá, poderia falar um pouco sobre a cruz de anhk? Acredito que tenha conhecimento sobre isso, já que é um símbolo egípcio. Se puder compartilhar seu conhecimento sobre isso, ficarei grata. Eu sou gótica, e a cruz de anhk tem um significado pra mim, e na subcultura também tem.
Bom dia Senhor Marcelo. por gentileza, eu gostaria de seu email 📩 se fosse possível, estou na Itália e estou precisando de algumas orientações desse assunto. Moro na Itália. Grazie .
Descobri seu canal pq a série de jogos do Assassin's Creed é a minha favorita, e dentre eles o AC Origins é o meu preferido, justamente por mostrar a cultura egípcia e poder explorar esses lugares magníficos. Enquanto eu estava jogando, eu decidi procurar mais sobre a cultura do Egito e caí justamente naquele seu outro vídeo sobre o livro dos mortos, e desde então não saí mais do seu canal, o conteúdo é bom demais. Desejo todo sucesso pra você, professor!
Vou mandar esse Valeu com um pedido de vídeo: fale mais sobre os materiais usados! Por exemplo, como se faziam esses papiros aí? Mais de 20 metros? Eram colados como? Conheço a planta e tudo mais, mas como isso se transformava numa peça desse tamanho? Além disso, que tintas usavam? Do que eram feitas? Fica o valeu e o pedido :) obrigado pelas aulas!
Livro riquíssimo em vários conceitos. Não conhecia o seu contexto, apenas o nome. Grande sugestão de leitura, obrigado pelo conteúdo de qualidade, como sempre.
Obrigado pelo conteudo, Professor! Estou esperando o resultado da minha aprovação em História na federal, muito por influencia tua. Obrigado por ser uma referência.
Desculpe, professor, mas aos 4:37 você menciona o alaúde como sinônimo de caixão. Alaúde, na verdade, é um instrumento de cordas, o sinônimo de caixão é ataúde. Perdoe-me a insolência. Seu canal é um dos meus top 3. Um abraço.
A história do egito, as pirâmides, ok, sensacional. Mas a cultura é degradante, imundos, golpistas, sem respeito algum por turistas e principalmente por mulheres, pobreza, sujeira. Não tem nada que presta.
10 годин тому
Excelente explicação incrível Dr. Estranho, parabéns. Amo história.
Boa noite professor, gostaria de agradecer por vc ter reascendido meu amor pelo estudo de historia e teologia, principalmente de historia antiga, por sua causa comprei e estou lendo o civilizações pré colombianas, voltar a ler depois de 4 anos é muito bom. Muito obrigado e todo sucesso do mundo para vc ❤
Professor, sou cristão protestante e gosto muito do conteúdo teológico que você faz no canal. Posso te pedir uma coisa? Poderia explicar a questão de que o Cristianismo seria apenas um plágio de outras religiões como o Zoroastrismo, por exemplo? Grande abraço.
ele tem alguns vídeos e lives em que ele comenta sobre o assunto, mas, basicamente, o conceito de "plágio" em religioes nao tem como existir. O que é "religião" pra nós era parte intrínseca da cultura dos povos antigos, e por intercâmbios culturais a "religião" acaba se formando e se modificando (seja o cristianismo ou qualquer outra)
Aqui já tem alguns videos sobre o assunto. No canal "a tenda do necromante " onde é feita uma exegese bem detalhada dos textos bíblicos no original também tem vários videos bons sobre o assunto. Bons estudos e coragem 😊
O conceito de "plágio" é anacrônico. Eu diria "influência". O conceito de monoteísmo, espíritos malignos, luta do bem contra o mal, céu e inferno, “espírito santo”, tudo isso vem de lá.
Dúvida legítima: No antigo Egito, existe algum registro de sacerdote(s) que, assim como alguns pastores evangélicos, vendiam uma passagem tranquila para o mundo dos mortos?
Henrique, pequeno toque, para o caso de querer retocar (acrescentar a correção em texto, nos frames da passagem, por exemplo) e repostar: em 4min36, o áudio saiu "alaúde", mas é "ataúde'.
Professor, boa noite, duas perguntas: o deus lider do panteão normalmente tinha os poderes mais valorizado pelas pessoas e por isso era o lider? E das religiões/ mitologias que o senhor conhece quais os seus personagens favoritos?
3 години тому
Professor, fale sobre LIVRE-ARBÍTRIO. Quais são os filósofos mais antigos que falam sobre livre-arbítrio?
Duas perguntas para valer minha discrição: 1. por que se mumificavam os corpos, colocavam comida nas tumbas e outros objetos do dia a dia; Os egípcios acreditavam que as múmias se levantavam do sarcófago para usufruir de todas essas oferendas? 2. Qual o cheiro das múmias? Elas fedem ou cheiram a especiarias? Muito obrigado.
Não vejo como ameaça ao coração. Me pareceu um alerta com veemência para precaução, para que ambos não perdessem a ressurreição para o submundo, pois ninguém gostaria de morrer definitivamente.
É interessante estudar os símbolos maravilhosos do Egito. Anubis, por exemplo. Para os Egípcios o leito do Nilo representa a vida, a organização (Maat) do universo, o cosmos. Já o deserto que os circundava representavam as sobras, o caos. Tratava-se da dualidade universal tão compreendida por eles. Quando alguém se perdia numa travessia pelo deserto do Saara a morte era quase certa. Entretanto, se a pessoa fosse agraciada pela sorte de avistar um Chacal bastava segui-lo para regressar ao Nilo - regressar à vida. O animal representava, no mundo manifestado, aquele que conduzia do caos do deserto para o cosmos do Nilo, da morte para a vida. O Arcanjo Miguel, por exemplo, é um sincretismo de Anubis - carregando uma balança e conduzindo aqueles perdidos nas sombras para a luz. Ou melhor: o entendimento de uma mesma verdade cósmica sob uma perspectiva étnica, artística e cultural diversa. O objetivo da existência do ser humano para os Egípcios era sair das sombras para a luz, do caos para o cosmos, da morte para a vida, de Seth para Osiris. É o mesmo contido nos Upanishads hindus. O Egito era profundo conhecedor dos ciclos da vida, para eles o tempo e a morte tinham outros significados. A morte não carregava o significado da cessação do movimento (força Ki) no corpo físico. Tratava-se apenas outro ciclo da existência sempre continua. Na “morte” verificava-se a vida, e na vida verificava-se a morte. Como aquela personalidade conduziu sua etapa, quanto de caos trouxemos ao cosmos por meio das suas ações? Seu coração (abrigo da alma) foi leve como uma pena de Maat - a ordenação do caos do universo em cosmos - ou pesada e densa como o caos (a verdadeira “morte” ou “fatalismo” do ser)? Quantas vezes fazemos o mal e ficamos com o coração pesado? Esse simbolismo continua até os dias de hoje. Assim como dizer que algo está pesado, ruim, carregado. Ou mesmo que nossa consciência faz o balanço da nossa vida, que arcamos com o peso das nossas escolhas. Não dá para dizer que os Egípcios inventaram isso, apenas que descreveram simbolicamente algo inerente da existência enquanto ser humano. A morte tal como compreendemos hoje, para os Egípcios, tratava-se de uma mera etapa do ciclo. O que se registra no livro é a busca do sujeito pela luz! A ascensão espiritual, o nirvana para os budistas, a iluminação para os cristãos.
Kkkkkk é foda assistir a live inteira assistir os cortes aí quando chega conteúdo todo redondo roteirizado etc a sensação que já foi abordado pois temos o conhecimento kkkk faz parte, hoje a notícia fica velha em menos de 3 dias.
Os egipcios de hj em dia nem são "egípcios" de verdade, são muçulmanos. Por isso que falamos antigo Egito/ antiga Grécia, pq são civilizações que não existem mais.
📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Fui de 1985 e 2020 membro de um Instituto de Eguptologia . Você é uma das pouquíssimas ( mesmo!!!) Pessoas na rede, com uma compreensão verdadeira do Egito. Absolutamente tudo certo ! Parabéns! Ja te acompanho, mas vou ver especificamente todo seu conteúdo egípcio. Os outros todos se perdem em paradigmas judaico cristãos, ou conspiracionismo barato. Bravo. E muito obrigado.
recomendo que veja todos os vídeos do canal, ele é (na minha opinião) o melhor historiador da internet hoje em dia
Olá, poderia falar um pouco sobre a cruz de anhk? Acredito que tenha conhecimento sobre isso, já que é um símbolo egípcio. Se puder compartilhar seu conhecimento sobre isso, ficarei grata. Eu sou gótica, e a cruz de anhk tem um significado pra mim, e na subcultura também tem.
Bom dia Senhor Marcelo. por gentileza, eu gostaria de seu email 📩 se fosse possível, estou na Itália e estou precisando de algumas orientações desse assunto. Moro na Itália. Grazie .
Nossa podia ser uma live inteira sobre esse assunto, gosto demais não canso de aprender sobre o Egito antigo. Obrigada querido professor
Mas foi! Esse vídeo é uma versão trabalhada de uma live que rolou só pra membros. Aí ele retrabalho o vídeo e sobe o conteúdo
Estou comentando so porque sou feliz agora como membro.
assustador você comer membros 😨 (bem-vindo à seita 😅)
Professor, tu é uma inspiração pra mim. Seu canal é um dos meus favoritos aqui no UA-cam. Conteúdo de qualidade de verdade.
Melhor vídeo sobre o Livro dos Mortos que já pude assistir por aqui. Parabéns!
Descobri seu canal pq a série de jogos do Assassin's Creed é a minha favorita, e dentre eles o AC Origins é o meu preferido, justamente por mostrar a cultura egípcia e poder explorar esses lugares magníficos. Enquanto eu estava jogando, eu decidi procurar mais sobre a cultura do Egito e caí justamente naquele seu outro vídeo sobre o livro dos mortos, e desde então não saí mais do seu canal, o conteúdo é bom demais. Desejo todo sucesso pra você, professor!
Vou mandar esse Valeu com um pedido de vídeo: fale mais sobre os materiais usados! Por exemplo, como se faziam esses papiros aí? Mais de 20 metros? Eram colados como? Conheço a planta e tudo mais, mas como isso se transformava numa peça desse tamanho? Além disso, que tintas usavam? Do que eram feitas? Fica o valeu e o pedido :) obrigado pelas aulas!
Esse tema sempre chama muito a atenção. Ótimo vídeo.
Livro riquíssimo em vários conceitos. Não conhecia o seu contexto, apenas o nome. Grande sugestão de leitura, obrigado pelo conteúdo de qualidade, como sempre.
Muito interessante 🤔! Quanta informação interessante! Obrigada por compartilhar conhecimento 😊
MUITO INTERESSANTE RELIGIÃO E CULTURA EGÍPCIA GRATO PELO CONHECIMENTO...
Esse moço é muito bonito, com todo respeito 😮
Ele é casado, 😂 apaga o fogo 🔥 da periquita😂
@@urso3000 Pode-se fazer um elogio à beleza da pessoa sem se pretender qualquer romance com ela, não?
Ai Dr. Estranho, você é uma figura! Tive que pausar o vídeo e vir comentar isso, "o livro dos mortos não é um livro e nem é dos mortos" HAHAHAHAH
Obrigado pelo conteudo, Professor! Estou esperando o resultado da minha aprovação em História na federal, muito por influencia tua. Obrigado por ser uma referência.
Desculpe, professor, mas aos 4:37 você menciona o alaúde como sinônimo de caixão. Alaúde, na verdade, é um instrumento de cordas, o sinônimo de caixão é ataúde.
Perdoe-me a insolência.
Seu canal é um dos meus top 3.
Um abraço.
Fala professor! Tema muito bacana, Show de bola!
Professor Henrique, seus vídeos são irretocáveis e a sua voz é muito agradável. Sucesso!
Excelente! como sempre! muito grata
Sou apaixonado pela cultura egípcia. Um dia quero fazer uma viagem pra la .
Coisa linda de mais 🤩
A história do egito, as pirâmides, ok, sensacional. Mas a cultura é degradante, imundos, golpistas, sem respeito algum por turistas e principalmente por mulheres, pobreza, sujeira. Não tem nada que presta.
Excelente explicação
incrível Dr. Estranho, parabéns.
Amo história.
Boa noite professor, gostaria de agradecer por vc ter reascendido meu amor pelo estudo de historia e teologia, principalmente de historia antiga, por sua causa comprei e estou lendo o civilizações pré colombianas, voltar a ler depois de 4 anos é muito bom. Muito obrigado e todo sucesso do mundo para vc ❤
Video incrível como sempre, Henrique! Mto interessante a questão das mulheres contratadas para chorar a morte, nunca tinha ouvido falar sobre
mas isso é algo que até no Brasil já foi feito (talvez ainda role). São as carpideiras
Muito obrigado pela aula!
Professor, sou cristão protestante e gosto muito do conteúdo teológico que você faz no canal. Posso te pedir uma coisa? Poderia explicar a questão de que o Cristianismo seria apenas um plágio de outras religiões como o Zoroastrismo, por exemplo? Grande abraço.
ele tem alguns vídeos e lives em que ele comenta sobre o assunto, mas, basicamente, o conceito de "plágio" em religioes nao tem como existir. O que é "religião" pra nós era parte intrínseca da cultura dos povos antigos, e por intercâmbios culturais a "religião" acaba se formando e se modificando (seja o cristianismo ou qualquer outra)
@vdzitoz Entendi, vou dar uma conferida. Muito obrigado.
@@RafaelSouza0015 um vídeo legal que toca um pouco nisso que o @vdzitoz falou é o vídeo sobre Zeus vs. Deus
Aqui já tem alguns videos sobre o assunto. No canal "a tenda do necromante " onde é feita uma exegese bem detalhada dos textos bíblicos no original também tem vários videos bons sobre o assunto. Bons estudos e coragem 😊
O conceito de "plágio" é anacrônico. Eu diria "influência".
O conceito de monoteísmo, espíritos malignos, luta do bem contra o mal, céu e inferno, “espírito santo”, tudo isso vem de lá.
Olá professor seu trabalho é impecável grato
Henrique sua voz é um ASMR pra mim
Boa noite Henrique, poderia falar um pouco sobre os Mórmons?
Bora pra mais um vídeo saindo quentinho ! boa noite um bom professor faz um bom aluno hahah, vídeo curtido é hypado.😎👍🏽
Excelente!!!
Otimo video, hypado pra ajudar
❤❤❤ lindo d +
Bom trabalho
Vídeo excelente
Dúvida legítima:
No antigo Egito, existe algum registro de sacerdote(s) que, assim como alguns pastores evangélicos, vendiam uma passagem tranquila para o mundo dos mortos?
Quanto simbologia, o Egito antigo é maravilhoso!
Henrique, pequeno toque, para o caso de querer retocar (acrescentar a correção em texto, nos frames da passagem, por exemplo) e repostar: em 4min36, o áudio saiu "alaúde", mas é "ataúde'.
"...de Bastet era parceiro, no Egito conhecido, é um bicho tão ligeiro que na arca deu perdido!" FELIS CATUS
muito informativo
Onde consigo baixar esse arquivo do papiro em qualidade alta?
Video incrível ❤
Professor, boa noite, duas perguntas: o deus lider do panteão normalmente tinha os poderes mais valorizado pelas pessoas e por isso era o lider? E das religiões/ mitologias que o senhor conhece quais os seus personagens favoritos?
Professor, fale sobre LIVRE-ARBÍTRIO. Quais são os filósofos mais antigos que falam sobre livre-arbítrio?
Duas perguntas para valer minha discrição:
1. por que se mumificavam os corpos, colocavam comida nas tumbas e outros objetos do dia a dia; Os egípcios acreditavam que as múmias se levantavam do sarcófago para usufruir de todas essas oferendas?
2. Qual o cheiro das múmias? Elas fedem ou cheiram a especiarias?
Muito obrigado.
eh bem legal tbm a semelhança do livro dos mortos egipicos com o livro dos mortos budista tibetano o q fala do bardo thodol
O Livro dos Mortos é um "manual" para o morto no além, para ele se livrar dos inúmeros "perigos" e da condenação...
Ouvindo a História professor
Não vejo como ameaça ao coração. Me pareceu um alerta com veemência para precaução, para que ambos não perdessem a ressurreição para o submundo, pois ninguém gostaria de morrer definitivamente.
Vc não já tem um vídeo antigo no canal de mais de uma hora sobre o livro dos mortos?
quentinho o vídeo
A palavra tinha certo poder mágico nos povos antigos em diversos lugares.
É interessante estudar os símbolos maravilhosos do Egito. Anubis, por exemplo. Para os Egípcios o leito do Nilo representa a vida, a organização (Maat) do universo, o cosmos. Já o deserto que os circundava representavam as sobras, o caos. Tratava-se da dualidade universal tão compreendida por eles.
Quando alguém se perdia numa travessia pelo deserto do Saara a morte era quase certa. Entretanto, se a pessoa fosse agraciada pela sorte de avistar um Chacal bastava segui-lo para regressar ao Nilo - regressar à vida. O animal representava, no mundo manifestado, aquele que conduzia do caos do deserto para o cosmos do Nilo, da morte para a vida. O Arcanjo Miguel, por exemplo, é um sincretismo de Anubis - carregando uma balança e conduzindo aqueles perdidos nas sombras para a luz. Ou melhor: o entendimento de uma mesma verdade cósmica sob uma perspectiva étnica, artística e cultural diversa.
O objetivo da existência do ser humano para os Egípcios era sair das sombras para a luz, do caos para o cosmos, da morte para a vida, de Seth para Osiris. É o mesmo contido nos Upanishads hindus.
O Egito era profundo conhecedor dos ciclos da vida, para eles o tempo e a morte tinham outros significados. A morte não carregava o significado da cessação do movimento (força Ki) no corpo físico. Tratava-se apenas outro ciclo da existência sempre continua. Na “morte” verificava-se a vida, e na vida verificava-se a morte. Como aquela personalidade conduziu sua etapa, quanto de caos trouxemos ao cosmos por meio das suas ações? Seu coração (abrigo da alma) foi leve como uma pena de Maat - a ordenação do caos do universo em cosmos - ou pesada e densa como o caos (a verdadeira “morte” ou “fatalismo” do ser)?
Quantas vezes fazemos o mal e ficamos com o coração pesado? Esse simbolismo continua até os dias de hoje. Assim como dizer que algo está pesado, ruim, carregado. Ou mesmo que nossa consciência faz o balanço da nossa vida, que arcamos com o peso das nossas escolhas.
Não dá para dizer que os Egípcios inventaram isso, apenas que descreveram simbolicamente algo inerente da existência enquanto ser humano.
A morte tal como compreendemos hoje, para os Egípcios, tratava-se de uma mera etapa do ciclo. O que se registra no livro é a busca do sujeito pela luz! A ascensão espiritual, o nirvana para os budistas, a iluminação para os cristãos.
0:32 tem que tirar pelo menos pra tomar banho e lavar po
😂
Ou lavar no banho. Opções...
@henriquecaldeira brabo kkkk
O cara morre e ganha cerveja, super valendo esse "céu egípcio"!!
*E o 📙 livro 📒 dos MORMOMS ???*
Seria uma boa ele falar
@@tulsajesusfreakk Verdade
Up
Olá! Queres um presente? Eu sou missionária de Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias🤣
@EunucoDeFaraoOficial Puts
12:20 o deus favorito de muito Furry por aí haha
O Acervo dos vivos
😊🎉
Sera que os egípcios temiam que o morto voltassem e vagassem sem os ritos ?
👏🏻❤️❤️❤️🇵🇹
O mundo dos mortos seria aaru? E seria igual hyrule no a link to the past? 😂
Cartão recusado ... Carpideira: " haahahahaah😂😆😁😄😄🤣🤣🤣"
🖖🏼🖖🏼🖖🏼🖖🏼🖖🏼
Engraçado, o professor falou alaúde querendo dizer ataúde.
Já num foi postado esse vídeo?
Está repetindo
Acho que ele quis refazer já que o outro era muito antigo, ele disse que pensava em refazer alguns vídeos em alguma live
Não. Fiz uma live sobre o tema há uns 2 ou 3 anos. Este vídeo é novo. :)
Há uma "live" sobre "O livro dos mortos" aqui no canal, mas foi ao ar há mais de 1 ano. Vídeo mesmo, esse é o primeiro.
Kkkkkk é foda assistir a live inteira assistir os cortes aí quando chega conteúdo todo redondo roteirizado etc a sensação que já foi abordado pois temos o conhecimento kkkk faz parte, hoje a notícia fica velha em menos de 3 dias.
Deixando esse comentário caso eu morra e pare no submundo egípcio
🤙
Gosto muito de vosso conteúdo. Porém, não posso nem ouvir falar da Insider (uma mentira dita várias vezes...).
14:05 temos que fazer isso com o Trump o Bolsonaro e o Elon Musk
se sobrar tempo pros amigos deles
Em resumo: o livro dos mortos é para pobres, os ricos vão de limusine 😂
Foram 3 mil anos de religião egípcia e não teve nenhuma ramificação como o cristianismo
Os egipcios de hj em dia nem são "egípcios" de verdade, são muçulmanos. Por isso que falamos antigo Egito/ antiga Grécia, pq são civilizações que não existem mais.
Ka e Ha. Alguém jogou Death Stranding?
primeirooooo
Ser o primeiro é fácil eu quero ver é ser o último