@@C54rlo no que diz respeito ao cartão, ele certamente ia querer um e eu também. O que provavelmente dispensaríamos seria a parte da hipocrisia, de fazer gênero fingindo condenar aquilo que estamos usufruindo. Muito melhor que ser rico é ter pai rico!
LUCIANA RIBEIRO Exatamente, povo hoje em dia tem umas ideias meio metafisicas e conceito meio transcendentais de onde não condiz com a natureza humana ou é um conto de fadas bem loco. E o pior é que vira moda uma merda dessas e o povo se acha superior...
Ah, meu, da vaidade é impossível, chuto que quem não tem vaidade não faz a menor ideia de que não tem, nem liga pra quem tem e nem ao menos percebe ela nos outros...
entra em qualquer musica do chico buarque ou na pagina do karnal no facebook...é cada um tentando se mostrar mais intelectual que o outro nos comentarios kkkkkk
A mudança anula vaidades ! Faz anos que vou para festa com roupa de casa ou de festa nem enxergava vaidade ,quando roubaram algumas roupas ( fardas do dia dia ) no varal da varanda e , deixaram as piores . Este dia fôra louco ¡i
"Se tornar" um desapegado porque está todo mundo fazendo isso, já mostra a fraqueza mental de quem toma decisões pelas dos outros. Viver verdadeiramente no minimalismo e com pouco mesmo podendo ter muito, ainda está muito longe da nossa sociedade que te ver pelo que você tem.
Mais uma vez, Pondé coloca-se como profundamente sensato. O verdadeiro desapego é uma tomada de consciência a respeito da natureza do eu, cuja subjetividade prescinde de todas as muletas psicológicas, compensações fúteis e exibicionismo exterior.
Esse Pondé é sensacional. Didático. Me ajuda muito a sair dessa confusão e poluição de redes sociais e modinhas em que hoje vivemos. Como sempre, o mercado pegando todas as necessidades humanas, não só as materiais básicas, mas até as intelectuais e espirituais e mercantilizando-as. Acho isso assustador e nauseante. Quase nada mais é autêntico, genuíno. E pior, é assistir seus contemporâneos, tais como zumbis, desligados do que realmente importa, sendo frios e indiferentes uns com os outros para consumir essas porcarias que o mercado vende como a alegria, felicidade, realização... etc. A pergunta é: Como sair desse redemoinho, sem se isolar ou ficar amargo? Como tolerar conviver em sociedade, sem ficar intolerante e pessimista, e, consequentemente solitário, coisa que eu considero não ser boa também para a saúde mental? Qual o caminho do equilíbrio?
A reflexão final desse vídeo foi uma das melhores que você fez nos últimos vídeos. Tudo vira produto. O problema não é necessariamente a virtude do Desapego ser comercializada, a questão é COMO nós vamos consumir esse produto.
Entrei num grupo de Minimalismo no face achando q seria sobre discussão do movimento artistico, chegando la vi um monte de gente que se acha superior porq decora a casa de um jeito diferente... Não sabia nem q existia essa modinha kkkkk
Matheus Bessa Gostei da colocação! Primeiro pq também gosto do movimento artístico, segundo, pq esta história de decoração minimalista é estranha, muito estranha. Desde que tive meu primeiro quarto sozinha, minha mãe dizia que era minimalista. Hoje tenho certeza. E por poucos motivos: não gosto de bagunça e sujeira e não tenho faxineira. Também não tenho dinheiro para gastar com um abat-jour de marca, só o da loja Bandeirantes mesmo. Velha história "keep tide, keep clean"
Referente a decoração só me incomodo com sujeira, se a bagunça foi feita por mim normalmente me sinto mais avonts e até mais criativo, mas tem q ser bagunça nova tbm, eu gosto de arrumar mas ja bagunçar em seguida huehuehue
Acho a fala de Pondé, além de túrgida de inteligência, clínica. Pondé, talvez sem querer, é profundamente terapêutico. Aprendi muitas coisas e melhorei muitas coisas em minha vida ouvindo esse sujeito. Valeu Pondé!
Tudo que é moda fica chato demais. Só de se tornar moda já se torna ridículo. Pessoas que não seriam nunca veganas virando porque acham que é cool ou então qualquer outra coisa...a pessoa é x coisa porque está na moda mas no resto da vida é absurdamente contrária. O que adianta ser minimalista porque leu um livro mas viver sugando dos outros? Não gosto de nada de moda. Eu compro bem pouco, tenho poucas roupas porque não gosto de ficar me apegando a bens mas não me digo minimalista.
Mas as pessoas tem que dizer que é tal para se encaixar em grupos ou bolhas sociais... é tipo um grupo de iguais que se dizem "diferente"...no mais, é apenas o mais do mesmo.
Nem todas as formas religiosas: no Candomblé, o foco é a todo o custo, com amplas provas e comprovações, conquistar o parceiro, mesmo que do outro, conquistar o bem, o carro, a casa etc. Ou mesmo a vingança contra um desafeto. A "divindidade" ou entidade é usada como mero "gênio da lâmpada" provedor dos mimos mais íntimos e narcísicos. Não tão no mesmo nível, mas em seitas neo-pentecostais, há incrível clamor ao "deus gênio da lâmpada" para atendimento de mimos mundanos.
Desapego seria um "high society" deixar sua vida de pluma e vir dar aula numa zona rural, no sol rachante do Cariri paraibano, tomando poeira, ensinando a adolescentes que ainda não sabem a diferença entre "mais" e "mas" e, ainda por cima, ganhar pouco e viver numa luta infinda...!
mister PH , conheço bem essa realidade que você descreve, já lecionei nessas condições, aqui no agreste pernambucano. Mas não tinha vida de "high society". Fiquei curiosa, mas você é paraibano mesmo?
mister PH , ah, tá! Eu estava imaginando você como um Rockefeller tupiniquim, morador dos Jardins. Que cansado dos verões na Europa, tivesse resolvido encontrar sentido na vida, lecionando para adolescentes semi-analfabetos no Cariri paraibano.
Powww Pondé! sempre te perguntei se vc gostava do Walden (pois suas ideias iam em encontro dele)!!! Esse livro mudou a minha vida e me abriu as portas para um saber filosófico! Thoreau é Vida!
Ótimo vídeo! Faz dois anos que mudei para uma cidade grande, e quando cheguei aqui tive essa leve epifania do 'desapego'. Estou sem sofá e sem TV desde lá, tenho só meu PC, minha cama, uma geladeira e um fogão, mais nada. Em um AP bem pequeno. Não sei nem descrever para as pessoas como minha vida ficou melhor e mais simples desde lá. Hoje trabalho e invisto meu dinheiro pela simples vontade de ir morar no campo em uma terra de subsistência, porque vi que a tecnologia é boa até certo ponto. Lembro de uma entrevista que vi, lá dos anos 80, onde um cara ponderava sobre os problemas que a tecnologia resolvia, e todas as vezes que uma nova fosse criada, as pessoas deveriam se perguntar justamente isso: "Que problema isso resolve?" Hoje fica fácil perceber que as tecnologias estão criando mais problemas do que resolvendo, diferente do que ocorria no começo dos anos 2000.
vc tem de desapegar disso ..adorar/felicidade em relação a terceiros desapegue de notificações dele e se apegue a ti mesmo por um tempo para vc ver ...
ai é problema de sua mae ser apegada a vc e não sua... toda mae é apegada aos filhos por isso toda mae é limitada em relação aos filhos ..mas uma hora ela morre por ser mais velha e o que resta e vc ter feito sua parte de boa filha e não adianta chorar no pé do defunto com remorso depois
Carolina Brisa tá é ruim, hein?! A pessoa não pode nem dizer que gosta de uma coisa que já vem um monge budista dar lição sobre desapego e nhenhenhem kkkkk Militância virtual de "gente evoluída" é chata, viu, mas por outro podem estar querendo ajudar (ou só expressar conhecimento e assim se sentir bem, né?!)
o sistema está aí para facilitar os desejos e as necessidades de cada um. O desapego deve ter ser mais o espiritual, respeitando sempre o que acreditamos ser melhor para nós mesmos.. cada um se apegando ou se afiliando a certa tendencia. que lhe convêm. O mais importante é tentar conhecer a si mesmo e ficar bem atento em tudo o que pode fazer a diferença. .
Sensacional! Um vídeo agradável e voltado a um público mais amplo tanto pela duração quanto pela linguagem adotada ( sem abrir mão da correção terminológica ).
Sobre "desapego" (e não a moda), vejo como grande exemplo as ordens religiosas como os franciscanos (os mais famosos nesse sentido), os cartaxos (a ordem dos padres ermitãos do deserto.), os carmelitas, os passionistas, os jesuítas...eu acho lindo o que fazem essas pessoas.
Deve ser "eu dou o direito de vc ser concordável, ter a sua opinião, mas ainda tenho duvidas a respeito, estou aberta a outros ponto de vista" isso me faz pensar num ... Moderador britânico, sempre aberto ao novo.
Olá pessoal; sou estudante de filosofia e comecei esse canal afim de melhorar meus estudos e colocar a minha opinião sobre alguns assuntos, todos estão convidados e são bem vindos.
Perfeito. Muito grata por ter abordado esse tema professor. E impressionante como conseguem engessar e distorcer tudo e transformar em produto e tendência. Suas ponderações e críticas lúcidas são sempre um alívio. Toda força.
Caro Felipe Pondé,suas ponderações nos fazem pensar sobre vários assuntos,sob vários aspectos."Pensar é o que nos liberta das amarras de nós mesmos". Fraterno Abraço 🙏🌹😘🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O problema e às pessoas as vezes não entende que as coisas estão apenas para nós servi. E não para as pessoas servirem as coisas. Será que aquilo que queremos e realmente aquilo que precisamos? O que te faz feliz? O que te dar prazer?
7 років тому+36
Tenho um pensamento que diz: "Estamos chegando ao ponto de transformar a futilidade em necessidade básica." Assim, entendo como é difícil a compreensão do desapego.
Hoje em dia tem muito drama, muita "youtuberzinha" se livrando de tudo e fazendo o maior drama do mundo, mas vivem de capitalismo. Se virou modinha como esse lance de ser vegan, já perdeu o propósito #JulianaGoes
Achei sensacional. Eu já pensei na linha do desapego, quando conheci o budismo, e tinha intenção do aprendizado do desapego (ninguém se desapega da noite pro dia). Chya conclusão em que eu poderia mudar minha vida de forma a diminuir meu apego material, de forma equilibrada (no que achei bom para mim). Continuo tendo os bens que considero bons pra mim, seguindo meu ritmo de vida, mas sem ter tanto tesão material ou expositivo. Consegui fazer várias mudanças que foram boas pra mim. Outras não consegui. Outras nem tentei. O desapego, na medida certa, sem cinismo é bom.
Kozuskoo Schopenhauer dizia que a única fonte de felicidade se encontra dentro de nós, não ao nosso lado. Em um de seus livros ele deixou claro a fraca influência dos bens (e pessoas) na nossa felicidade (assim ele explica o sofrimento dos reis e burgueses). Se a unica verdadeira fonte de felicidade é interna, logo podemos concluir que um indivíduo que não consegue aproveitar a solidão é um indivíduo de coração vazio, do tipo que ele despreza. Todos nós possuímos uma fonte de alívio interno, o problema é que ela é quase sempre ofuscada pelos sentimentos mundanos (ansiedade, amor, ganância, ódio, etc...). Quanto mais nós controlarmos esses sentimentos, mais autônomos (livres) nós seremos, dizia Spinoza.
Eu nem me lembro pq escrevi isso. Provavelmente quis dizer que devemos nos desapegar de alguém ou algo com um propósito de melhorar nossa vida, n por mera raiva ou indiferença. Quanto a Schopenhauer, ele dizia muitas coisas boas, mas nem todas. Essa filosofia dele muito intimista e pessimista (e machista!) não é de todo verdadeira. Nietzsche, amante de Schopenhauer, aperfeiçoou o pensamento deste.
Ponde, Boa tarde. Estive pensando, precisamos ter dinheiro guardado para o porvir, a fim de não faltar no amanhã. Também é importante o indivíduo não acumular objetos desnecessários em casa. Para que fazemos isso? E precisamos aprender a perdoar. Todos nós cometemos erros e precisamos ter o dom do perdão. Abraço Pondé.
Eu não sou desapegado, e também não sou uma pessoa boazinha, gosto de limpeza e de ficar sozinho as vezes, sou viciado em muita coisa. Meu objetivo no momento é ter bens materiais, pode ser que no futuro eu venha a não ligar pra isso (provavelmente porque que já tem conquistado), acredito que só se desapega daquilo que se tem, como no momento não tenho muita coisa, não posso me dar esse luxo. Gostei do vídeo!
A questão não é gostar de uma vida boa e confortável que isso só se consegue com dinheiro. O dinheiro é bom, necessário, todo mundo quer, todo mundo gosta. A questão do desapego, é o lugar que o dinheiro ocupa na vida da pessoa. É a escala de valores que cada um tem!
Pondé, poderia falar mais sobre "você é tão educado pra achar que você é o máximo" em 2:56 do vídeo. Sou universitário em uma federal conceituada e vejo Muito disso nos colegas. Essas pessoas também te irritam?
Cara eu se eu vi isso em universidade particular, só imagino como deve ser essa situação. O sujeito tem dinheiro pra pagar uma faculdade de medicina e engenharia, e já sente Deus...
Devemos desapegar do que nos irrita, maltrata, incomoda, causa pavor, enjoou, insatisfação... Isso inclui coisas e pessoas. Viver com o que te faz bem e com tudo que é útil, sem excessos. Ex: o relacionamento não te agrada e vc insiste em mantê-lo. Horrível, desapegue... Enfrente o problema....e desapegue, desapegue... Seja por questões financeiras, emocionais, amorosas... desapegue. Tudo na paz!
Quando se cai no apregoamento constante de um desapego em tudo, já se forma um tipo de apego. Apego ao desapego! As avessas! e todo o conceito vai por água a baixo nessa subversão da compreensão.
Gostaria de ver o Pondé falar sobre a Lei Natural. Percebi o quanto ela é importante no cabo de guerra entre ateus e crente. Vide o debate entre Ratzinger e o filósofo Paolo Flores d’Arcais.
7 років тому
Obrigado ,fazia tempo que estava pedindo por esse tema
Rsss..ótimos exemplos! Por isso sou apegada mesmo em alguns livros ...uns velhos cds..meus filhos e minha cama que compartilho com meu marido há 25 anos...
Desapego é um estado (espiritual, mental. Como preferir) que a pessoa encontra, ou seja, ela consegue enxergar o devido valor de cada coisa e situação, sabendo que aquilo faz parte da vida e que é necessário. Mas hoje colocamos valor demasiado em tudo, menos no viver.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Adorei :). Fora que a maioria acaba optando pelo minimalismo pois encontra aí uma plataforma para legitimar pensamentos obsessivos, já que muitos possuem extremo controle de quantidade, qualidade e até mesmo cores dos objetos, entāo o sintoma acaba ganhando status de padrāo a ser seguido, por uma multidāo que nāo sabe onde canalizar o desconforto com aquilo que nāo dá para controlar, sendo que aquilo que desconhecemos é a maior parte de nossas existência.
O desapego meu foi deixar as incertezas,tais como..de onde eu vim,o que estou fazendo aqui e para onde eu vou.. Isso Só foi possível quando aceitei a Jesus!!
Certamente! Percebo uma moda do desapego e da gratidão que me incomoda, isso acontece quando o indivíduo que não assume um compromisso com uma única pessoa sob o discurso: "pratique o desapego, vamos curtir o aqui agora, como também farei o mesmo com outros seres e por ti tenho uma profunda gratidão!
A Ana Maria Braga disse na época que o neto recém nascido só usava fralda de pano. No programa dela havia a própria Ana vendendo as fraldas descartáveis da moda. Façam o que digo, não o que eu faço hahaha
Desapago se faz necessário quando este apego estar te fazendo mau.Temos que ter consciência viva do momento que temos devemos fazer pouco caso daquilo que não nós traz neum benefício. Ai é exatamente a hora de recuar e mudar i foco. Do trajeto. Um abraço lhe considero exageradamente inteligente .Porém traga os fatos pra nossas realidades e conflitos e ajude muita gente sair do buraco escuro.
Desapegar é desconstruir a si mesmo é o caminho perigoso da aniquilação do eu a ponto de chegar em um limite em que você questiona tudo ao redor e todas a vontades desaparecem os problemas você deixar de ser o que você acreditava ser nada mais te dar entusiasmo é algo maravilhoso mas também misterioso
Ser desapegado à força não é ser desapegado. Isso que você fala é o mesmo que falar que está de jejum morando no Iêmen, nada a ver. O desapego se relaciona em ter algo, mas não tornar aquilo o centro da sua vida, sua necessidade vital. Tipo, tenho um carro, mas posso muito bem ir à pé para o trabalho se me der na telha... O problema é que às vezes o senso comum parece adorar fazer vista grossa que certas simplicidades são possíveis ainda que você tenha tudo na sua vida e também quem critica o desapego como como comportamento de quem se acha espiritualmente superior, isto que também não deixa de ser verdade.
Interessante e muito boa reflexão. De minha parte eu aprecio o "desapego cristão" aonde chegamos ao ponto de 'negarmos a nós mesmos, pegarmos nossa cruz e seguirmos o Cristo'.
Temos que nos apegar nos afetos (Deus, família e amigos) e nos desapegar do dinheiro e do materialismo. O que importa na vida é Deus,a família e os amigos verdadeiros, o resto é apenas detalhe.
muito bom. eu acho que vc pode perfeitamente gostar de alguma coisa ou alguém, mas não estar apegada a estes. E essas modinhas bestas são sempre câncro mesmo.
Estou com vários desapegos no OLX, a quem interessar. Isso porque não consigo me desapegar do condomínio, da luz, água, gás e dessa mania de ter que comer todos os dias 😝
Desapeguei das redes sociais desde julho do ano passado mas me apeguei com força ao UA-cam! Hahahahha Confesso que estou tentando minimalismo material e isso tem Me dado muito prazer e ter menos coisas significa menos coisas pra arrumar e se estressar. roupas e sapatos e bolsas etc vão sem problemas. Tb pode te ajudar financeiramente. Mas não consigo desapegar dos livros. Na verdade nem quero. Sou consciente de que há limites. Tem muitos youtbers quem pra venderem produtos vem com títulos 10 coisas que todo minimalista precisa ter 🤔 hmmmm a próprio definição de minimalismo vai contra o excesso de consumismo. Na maioria das vezes já temos as “coisas” em casa. E só saber aproveitar o que já tem. Tb tem que ter consciência de não doar/jogar fora/vender algo que poderá precisar e terá que comprar um novo.
Cara na minha opinião (humilde tentei), tudo no mundo é MERCADO. Desde o mercado convencional de qualquer setor, mercado negro, mercado "estatal", igrejas e outras religiões (a liderança sempre está bem $), ONGs (mercado da caridade, sempre a liderança está $ bem, faturando), criança esperança da vida (só 10% do $ vai para as crianças pobres d algum lugar), doenças (indústria farmacêutica), até a morte (tem que pagar p morrer, caixao, cemitério etc), tudo é NICHO de MERCADO, se tem alguém com tempo de sobra rodando o mundo dando uma de monge andarilho, pode ter certeza, alguém PAGA A CONTA.
Seguir algo porque é moda já demonstra alto nível de apego!
vdd
Verdade viu kk
É fácil encontrar alguém eclético musical ¡i
E qual o problema de haver ecléticos músicais? 🤔
O problema está enfatizado no sentido quê apenas quero ser o único eclético no mundo passando para o guines book i¡
Para quem não entendeu o nome do livro: WALDEN, Henry David Thoreau.
salvo´ kk valeu mago.
Obrigada!
Don Juan valeu mesmo!
Um livro mt bom por sinal!
Conhecido como Vida nos Bosques em PTBR, mas nao deve nem chegar perto da qualidade do original
Essa foi pra galerinha hippie que frequenta lugares caros e viajam o mundo com o cartão de crédito da mamãe.
Acho que isso é inveja da vossa parte. Eu sei que bem lá no fundo você queria ser igual a eles kkkkk
Carlos, o colega está equivocado. Tanto minha profissão quanto estilo de vida são bem diferentes do que geralmente a galera "hippie" prega como legal.
@@C54rlo no que diz respeito ao cartão, ele certamente ia querer um e eu também. O que provavelmente dispensaríamos seria a parte da hipocrisia, de fazer gênero fingindo condenar aquilo que estamos usufruindo. Muito melhor que ser rico é ter pai rico!
Geralmente e esquerdista
Vc acabou de descrever meu primo kakakakkakakaakkakka
Quero ver na prática os "evoluídos" aplicarem o desapego do orgulho e da vaidade...
LUCIANA RIBEIRO Exatamente, povo hoje em dia tem umas ideias meio metafisicas e conceito meio transcendentais de onde não condiz com a natureza humana ou é um conto de fadas bem loco. E o pior é que vira moda uma merda dessas e o povo se acha superior...
Ah, meu, da vaidade é impossível, chuto que quem não tem vaidade não faz a menor ideia de que não tem, nem liga pra quem tem e nem ao menos percebe ela nos outros...
Leonardo Mito exato!
entra em qualquer musica do chico buarque ou na pagina do karnal no facebook...é cada um tentando se mostrar mais intelectual que o outro nos comentarios kkkkkk
A mudança anula vaidades ! Faz anos que vou para festa com roupa de casa ou de festa nem enxergava vaidade ,quando roubaram algumas roupas ( fardas do dia dia ) no varal da varanda e , deixaram as piores . Este dia fôra louco ¡i
Pondé arrasou com os ditos "desapegados" que vão até a Amazônia para dançar com índio em volta da fogueira. kkkkk
Como esse careca melhora meu dia 😊
donanfer 777, Melhora? Ele nos revela a decadência humana.
Ele consegue nos fazer perceber a realidade e ao mesmo tempo a ver que não somos os únicos a pensar assim, isso nos conforta. Melhora meu dia tb!
Camila Karine mila, ode ao pessismo.
ESSE é o meu tipo de filósofo careca.
Sei qual "careca" melhora seu dia. KKKKK
"Se tornar" um desapegado porque está todo mundo fazendo isso, já mostra a fraqueza mental de quem toma decisões pelas dos outros. Viver verdadeiramente no minimalismo e com pouco mesmo podendo ter muito, ainda está muito longe da nossa sociedade que te ver pelo que você tem.
O mercado abraça tudo, até o desapego.
O verdadeiro desapego é quando vc não faz questão nem do "bom dia" dos outros....
Eu já não fazia
ua-cam.com/video/tdoZ2qnyzuY/v-deo.html
Perfeito! não muda em absolutamente nada
é por aí....e não cobrar realmente certas coisas...desde que o outro não começe a te sacanear
Isso é educação.
Mais uma vez, Pondé coloca-se como profundamente sensato. O verdadeiro desapego é uma tomada de consciência a respeito da natureza do eu, cuja subjetividade prescinde de todas as muletas psicológicas, compensações fúteis e exibicionismo exterior.
Esse Pondé é sensacional. Didático. Me ajuda muito a sair dessa confusão e poluição de redes sociais e modinhas em que hoje vivemos. Como sempre, o mercado pegando todas as necessidades humanas, não só as materiais básicas, mas até as intelectuais e espirituais e mercantilizando-as. Acho isso assustador e nauseante. Quase nada mais é autêntico, genuíno. E pior, é assistir seus contemporâneos, tais como zumbis, desligados do que realmente importa, sendo frios e indiferentes uns com os outros para consumir essas porcarias que o mercado vende como a alegria, felicidade, realização... etc. A pergunta é: Como sair desse redemoinho, sem se isolar ou ficar amargo? Como tolerar conviver em sociedade, sem ficar intolerante e pessimista, e, consequentemente solitário, coisa que eu considero não ser boa também para a saúde mental? Qual o caminho do equilíbrio?
A reflexão final desse vídeo foi uma das melhores que você fez nos últimos vídeos. Tudo vira produto. O problema não é necessariamente a virtude do Desapego ser comercializada, a questão é COMO nós vamos consumir esse produto.
Desapegar para mim é livrar-se de coisas que você fica juntando sem necessidade.
Entrei num grupo de Minimalismo no face achando q seria sobre discussão do movimento artistico, chegando la vi um monte de gente que se acha superior porq decora a casa de um jeito diferente... Não sabia nem q existia essa modinha kkkkk
Matheus Bessa Gostei da colocação! Primeiro pq também gosto do movimento artístico, segundo, pq esta história de decoração minimalista é estranha, muito estranha. Desde que tive meu primeiro quarto sozinha, minha mãe dizia que era minimalista. Hoje tenho certeza. E por poucos motivos: não gosto de bagunça e sujeira e não tenho faxineira. Também não tenho dinheiro para gastar com um abat-jour de marca, só o da loja Bandeirantes mesmo. Velha história "keep tide, keep clean"
Referente a decoração só me incomodo com sujeira, se a bagunça foi feita por mim normalmente me sinto mais avonts e até mais criativo, mas tem q ser bagunça nova tbm, eu gosto de arrumar mas ja bagunçar em seguida huehuehue
Matheus Bessa Hahahahahahaha!!!Face colega?Desapega....
sou inferior por usar face?
hahaha bem isso mesmo
Acho a fala de Pondé, além de túrgida de inteligência, clínica. Pondé, talvez sem querer, é profundamente terapêutico. Aprendi muitas coisas e melhorei muitas coisas em minha vida ouvindo esse sujeito. Valeu Pondé!
Sempre fiel a realidade e a sensatez...
Boa semana professor Pondé.
Tudo que é moda fica chato demais. Só de se tornar moda já se torna ridículo. Pessoas que não seriam nunca veganas virando porque acham que é cool ou então qualquer outra coisa...a pessoa é x coisa porque está na moda mas no resto da vida é absurdamente contrária. O que adianta ser minimalista porque leu um livro mas viver sugando dos outros? Não gosto de nada de moda. Eu compro bem pouco, tenho poucas roupas porque não gosto de ficar me apegando a bens mas não me digo minimalista.
Mariana B. Uma xará entendida de marketing comportamental dessas, bicho
Concordo com você Mariana.
Mas as pessoas tem que dizer que é tal para se encaixar em grupos ou bolhas sociais... é tipo um grupo de iguais que se dizem "diferente"...no mais, é apenas o mais do mesmo.
Nem todas as formas religiosas: no Candomblé, o foco é a todo o custo, com amplas provas e comprovações, conquistar o parceiro, mesmo que do outro, conquistar o bem, o carro, a casa etc. Ou mesmo a vingança contra um desafeto. A "divindidade" ou entidade é usada como mero "gênio da lâmpada" provedor dos mimos mais íntimos e narcísicos. Não tão no mesmo nível, mas em seitas neo-pentecostais, há incrível clamor ao "deus gênio da lâmpada" para atendimento de mimos mundanos.
Me identifico com vc. =)
Desapego seria um "high society" deixar sua vida de pluma e vir dar aula numa zona rural, no sol rachante do Cariri paraibano, tomando poeira, ensinando a adolescentes que ainda não sabem a diferença entre "mais" e "mas" e, ainda por cima, ganhar pouco e viver numa luta infinda...!
mister PH , você fez isso?
Flavia Cruz Sim
mister PH , conheço bem essa realidade que você descreve, já lecionei nessas condições, aqui no agreste pernambucano. Mas não tinha vida de "high society". Fiquei curiosa, mas você é paraibano mesmo?
Flavia Cruz Mas eu não tenho vida de high society. Eu sou trabalhador brasileiro mesmo! Rsrsrs
Sou paraibano da gema
mister PH , ah, tá! Eu estava imaginando você como um Rockefeller tupiniquim, morador dos Jardins. Que cansado dos verões na Europa, tivesse resolvido encontrar sentido na vida, lecionando para adolescentes semi-analfabetos no Cariri paraibano.
Como já disse, um grande sábio:
Nada é novo embaixo do sol. E tudo é vaidade e aflição de espírito.
Powww Pondé! sempre te perguntei se vc gostava do Walden (pois suas ideias iam em encontro dele)!!! Esse livro mudou a minha vida e me abriu as portas para um saber filosófico! Thoreau é Vida!
Ótimo vídeo!
Faz dois anos que mudei para uma cidade grande, e quando cheguei aqui tive essa leve epifania do 'desapego'. Estou sem sofá e sem TV desde lá, tenho só meu PC, minha cama, uma geladeira e um fogão, mais nada. Em um AP bem pequeno.
Não sei nem descrever para as pessoas como minha vida ficou melhor e mais simples desde lá. Hoje trabalho e invisto meu dinheiro pela simples vontade de ir morar no campo em uma terra de subsistência, porque vi que a tecnologia é boa até certo ponto.
Lembro de uma entrevista que vi, lá dos anos 80, onde um cara ponderava sobre os problemas que a tecnologia resolvia, e todas as vezes que uma nova fosse criada, as pessoas deveriam se perguntar justamente isso: "Que problema isso resolve?"
Hoje fica fácil perceber que as tecnologias estão criando mais problemas do que resolvendo, diferente do que ocorria no começo dos anos 2000.
Adoro acordar com a notificação de um vídeo Novo do Pondé. Melhor pessoa pra tomar um café. até rimou! 😄☕🍞
vc tem de desapegar disso ..adorar/felicidade em relação a terceiros desapegue de notificações dele e se apegue a ti mesmo por um tempo para vc ver ...
roberson souza hahahaha tá doido! Eu tenho que desapegar é do amor da minha mãe. Husahushshuaa olha o drama! 😄😙
ai é problema de sua mae ser apegada a vc e não sua... toda mae é apegada aos filhos por isso toda mae é limitada em relação aos filhos ..mas uma hora ela morre por ser mais velha e o que resta e vc ter feito sua parte de boa filha e não adianta chorar no pé do defunto com remorso depois
Carolina Brisa tá é ruim, hein?! A pessoa não pode nem dizer que gosta de uma coisa que já vem um monge budista dar lição sobre desapego e nhenhenhem kkkkk
Militância virtual de "gente evoluída" é chata, viu, mas por outro podem estar querendo ajudar (ou só expressar conhecimento e assim se sentir bem, né?!)
e a brisa piora quando um monge budista manda vc ir tomar no seu cu...kkkkkkkk
o sistema está aí para facilitar os desejos e as necessidades de cada um. O desapego deve ter ser mais o espiritual, respeitando sempre o que acreditamos ser melhor para nós mesmos.. cada um se apegando ou se afiliando a certa tendencia. que lhe convêm. O mais importante é tentar conhecer a si mesmo e ficar bem atento em tudo o que pode fazer a diferença. .
Sensacional! Um vídeo agradável e voltado a um público mais amplo tanto pela duração quanto pela linguagem adotada ( sem abrir mão da correção terminológica ).
Pondé como sempre muito pertinente em suas falas... Genial.
Nossa..... o melhor dos vídeos!! Perfeito
Sobre "desapego" (e não a moda), vejo como grande exemplo as ordens religiosas como os franciscanos (os mais famosos nesse sentido), os cartaxos (a ordem dos padres ermitãos do deserto.), os carmelitas, os passionistas, os jesuítas...eu acho lindo o que fazem essas pessoas.
Eu Concordo BRITANICAMENTE!
primeira vez que ouvi dizer de alguém concordar à moda britânica hahaha o que significa exatamente?
ac
Esse enzu é louco de crack, ele disse que o Raphael Lima é iluminati, satanico e esss besteiras kkkkkk
Essas piadas sobre britânica mente são muito boas, é que o Pondé se identifica no Liberal Conservative, o Conservador no sentido Britânico.
Deve ser "eu dou o direito de vc ser concordável, ter a sua opinião, mas ainda tenho duvidas a respeito, estou aberta a outros ponto de vista" isso me faz pensar num ... Moderador britânico, sempre aberto ao novo.
Olá pessoal; sou estudante de filosofia e comecei esse canal afim de melhorar meus estudos e colocar a minha opinião sobre alguns assuntos, todos estão convidados e são bem vindos.
Pondé sempre pontual! Valeu professor!
Perfeito. Muito grata por ter abordado esse tema professor. E impressionante como conseguem engessar e distorcer tudo e transformar em produto e tendência. Suas ponderações e críticas lúcidas são sempre um alívio. Toda força.
Perfeito, como sempre.
Nossa, 3 minutos que eu tenho que passar um mês ouvindo para captar tudo. Fantástico!!!
"Menas", bem "menas".
Caro Felipe Pondé,suas ponderações nos fazem pensar sobre vários assuntos,sob vários aspectos."Pensar é o que nos liberta das amarras de nós mesmos". Fraterno Abraço 🙏🌹😘🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Quero ver na prática os"evoluídos"
O desapego do orgulho e da vaidade!!
Acidamente direto ao ponto! SEMPRE muito bom!
Perfeita colocação!
O problema e às pessoas as vezes não entende que as coisas estão apenas para nós servi.
E não para as pessoas servirem as coisas.
Será que aquilo que queremos e realmente aquilo que precisamos?
O que te faz feliz?
O que te dar prazer?
Tenho um pensamento que diz: "Estamos chegando ao ponto de transformar a futilidade em necessidade básica." Assim, entendo como é difícil a compreensão do desapego.
Escritos do dia a dia opaaaaa!!!!
Obrigado Ângela!!!
Hoje em dia tem muito drama, muita "youtuberzinha" se livrando de tudo e fazendo o maior drama do mundo, mas vivem de capitalismo. Se virou modinha como esse lance de ser vegan, já perdeu o propósito #JulianaGoes
Alice Olivia quero ver elas(youtbers)desapegarem das redes sociaiskkkk
Achei sensacional. Eu já pensei na linha do desapego, quando conheci o budismo, e tinha intenção do aprendizado do desapego (ninguém se desapega da noite pro dia). Chya conclusão em que eu poderia mudar minha vida de forma a diminuir meu apego material, de forma equilibrada (no que achei bom para mim). Continuo tendo os bens que considero bons pra mim, seguindo meu ritmo de vida, mas sem ter tanto tesão material ou expositivo. Consegui fazer várias mudanças que foram boas pra mim. Outras não consegui. Outras nem tentei. O desapego, na medida certa, sem cinismo é bom.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Você é fera!
Desapego é bom e nos traz crescimento pessoal. Agora, se desapego transformar-se em indiferença, aí a coisa tá errada.
Samuel Rw, defina 'errada'
Por quê?
Você deve se desapegar, mas amar o que tem e quem tem ao seu lado. Desapego/indiferença sendo o antônimo de amor, nos trás uma vida vazia.
Kozuskoo Schopenhauer dizia que a única fonte de felicidade se encontra dentro de nós, não ao nosso lado. Em um de seus livros ele deixou claro a fraca influência dos bens (e pessoas) na nossa felicidade (assim ele explica o sofrimento dos reis e burgueses). Se a unica verdadeira fonte de felicidade é interna, logo podemos concluir que um indivíduo que não consegue aproveitar a solidão é um indivíduo de coração vazio, do tipo que ele despreza.
Todos nós possuímos uma fonte de alívio interno, o problema é que ela é quase sempre ofuscada pelos sentimentos mundanos (ansiedade, amor, ganância, ódio, etc...). Quanto mais nós controlarmos esses sentimentos, mais autônomos (livres) nós seremos, dizia Spinoza.
Eu nem me lembro pq escrevi isso. Provavelmente quis dizer que devemos nos desapegar de alguém ou algo com um propósito de melhorar nossa vida, n por mera raiva ou indiferença. Quanto a Schopenhauer, ele dizia muitas coisas boas, mas nem todas. Essa filosofia dele muito intimista e pessimista (e machista!) não é de todo verdadeira. Nietzsche, amante de Schopenhauer, aperfeiçoou o pensamento deste.
A moda do "desapego" é mais praticado por essa geração por ser mais individualista.
Ponde, Boa tarde. Estive pensando, precisamos ter dinheiro guardado para o porvir, a fim de não faltar no amanhã. Também é importante o indivíduo não acumular objetos desnecessários em casa. Para que fazemos isso? E precisamos aprender a perdoar. Todos nós cometemos erros e precisamos ter o dom do perdão. Abraço Pondé.
Eu não sou desapegado, e também não sou uma pessoa boazinha, gosto de limpeza e de ficar sozinho as vezes, sou viciado em muita coisa. Meu objetivo no momento é ter bens materiais, pode ser que no futuro eu venha a não ligar pra isso (provavelmente porque que já tem conquistado), acredito que só se desapega daquilo que se tem, como no momento não tenho muita coisa, não posso me dar esse luxo.
Gostei do vídeo!
A questão não é gostar de uma vida boa e confortável que isso só se consegue com dinheiro. O dinheiro é bom, necessário, todo mundo quer, todo mundo gosta. A questão do desapego, é o lugar que o dinheiro ocupa na vida da pessoa. É a escala de valores que cada um tem!
Acho bacana sua forma de pensar, esse mimi das pessoas... muito bom seus vídeos.
Perfeito
Pondé, poderia falar mais sobre "você é tão educado pra achar que você é o máximo" em 2:56 do vídeo. Sou universitário em uma federal conceituada e vejo Muito disso nos colegas. Essas pessoas também te irritam?
Cara eu se eu vi isso em universidade particular, só imagino como deve ser essa situação. O sujeito tem dinheiro pra pagar uma faculdade de medicina e engenharia, e já sente Deus...
Tem muita gente que confunde desapego com falta de interesse...
Devemos desapegar do que nos irrita, maltrata, incomoda, causa pavor, enjoou, insatisfação... Isso inclui coisas e pessoas. Viver com o que te faz bem e com tudo que é útil, sem excessos.
Ex: o relacionamento não te agrada e vc insiste em mantê-lo.
Horrível, desapegue... Enfrente o problema....e
desapegue,
desapegue...
Seja por questões financeiras, emocionais, amorosas... desapegue.
Tudo na paz!
Walden amei esse livro.
Já estou com Walden em mãos. Já tenho o que ter para fazer no feriado.
Apego ou Desapego vocês nunca vão deixar de ser vocês mesmo.
Quando se cai no apregoamento constante de um desapego em tudo, já se forma um tipo de apego. Apego ao desapego! As avessas! e todo o conceito vai por água a baixo nessa subversão da compreensão.
sou fã..
Gostaria de ver o Pondé falar sobre a Lei Natural. Percebi o quanto ela é importante no cabo de guerra entre ateus e crente. Vide o debate entre Ratzinger e o filósofo Paolo Flores d’Arcais.
Obrigado ,fazia tempo que estava pedindo por esse tema
Adoro ouvir e ver!Sempre algo que desbloqueia a mente...
Pondé, você falou tudo.
Antes de colocar play eu já dou like nos vídeos do Pondé.
Rsss..ótimos exemplos! Por isso sou apegada mesmo em alguns livros ...uns velhos cds..meus filhos e minha cama que compartilho com meu marido há 25 anos...
Desapego é um estado (espiritual, mental. Como preferir) que a pessoa encontra, ou seja, ela consegue enxergar o devido valor de cada coisa e situação, sabendo que aquilo faz parte da vida e que é necessário. Mas hoje colocamos valor demasiado em tudo, menos no viver.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Adorei :).
Fora que a maioria acaba optando pelo minimalismo pois encontra aí uma plataforma para legitimar pensamentos obsessivos, já que muitos possuem extremo controle de quantidade, qualidade e até mesmo cores dos objetos, entāo o sintoma acaba ganhando status de padrāo a ser seguido, por uma multidāo que nāo sabe onde canalizar o desconforto com aquilo que nāo dá para controlar, sendo que aquilo que desconhecemos é a maior parte de nossas existência.
Mais um excelente vídeo e reflexões
Gratidão! 😊
Mesmo sendo moda, é melhor do que nada, mestre.
O desapego meu foi deixar as incertezas,tais como..de onde eu vim,o que estou fazendo aqui e para onde eu vou..
Isso Só foi possível quando aceitei a Jesus!!
Ou se apegou à ideia.
Certamente! Percebo uma moda do desapego e da gratidão que me incomoda, isso acontece quando o indivíduo que não assume um compromisso com uma única pessoa sob o discurso: "pratique o desapego, vamos curtir o aqui agora, como também farei o mesmo com outros seres e por ti tenho uma profunda gratidão!
A Ana Maria Braga disse na época que o neto recém nascido só usava fralda de pano. No programa dela havia a própria Ana vendendo as fraldas descartáveis da moda. Façam o que digo, não o que eu faço hahaha
Nem todo mundo é monogâmico e tem compromisso com uma única pessoa. Você se incomodar com isso diz sobre você, não sobre mim.
Desapago se faz necessário quando este apego estar te fazendo mau.Temos que ter consciência viva do momento que temos devemos fazer pouco caso daquilo que não nós traz neum benefício. Ai é exatamente a hora de recuar e mudar i foco. Do trajeto. Um abraço lhe considero exageradamente inteligente .Porém traga os fatos pra nossas realidades e conflitos e ajude muita gente sair do buraco escuro.
Livro "Na Natureza Selvagem". Isso é desapego!
Rafael de Souza sabe o autor?
Isso é modinha
+Don Juan hahah tudo que é popular também me irrita
Don Juan O que é modinha pra vc?
ASSIS O que é populismo pra vc?
Boa, Pondé!
Desapegar do apartamento e ir morar num motorhome de 500 mil, isto chama-se minimalista Nutella, rsss
Lecio Xavier Kkkkk é Verdade kkk só torna a vida da pessoa uma pegada diferente mas com os mesmos "valores".
O cara sabe pontuar viu👏👏👏
Quero ver desapegar do charuto! 😎
David Benther hahahah boa
Kkkkkkkk
E se for cubano $$$ kkkk... brincadeira, Pondé. Vc é "o cara".
Desapega do charuto!
David Benther Hahahahahahaha!!!! Zuado!!!!!
Desapegar é desconstruir a si mesmo é o caminho perigoso da aniquilação do eu a ponto de chegar em um limite em que você questiona tudo ao redor e todas a vontades desaparecem os problemas você deixar de ser o que você acreditava ser nada mais te dar entusiasmo é algo maravilhoso mas também misterioso
Como sou sua fã, Pondé!
Sempre sensacional!!! Abraço, Pondé
Pondé, fala sobre o impacto das redes sociais em nossos relacionamentos
Leia Bauman se você quer entender um pouco mais sobre esse impacto, se você gosta do Pondé você provavelmente vai gostar dele.
Aqui no Brasil não temos essa opção, somos a grande maioria desapegados, pobre não tem essa opção de apegar a nada.
Ser desapegado à força não é ser desapegado. Isso que você fala é o mesmo que falar que está de jejum morando no Iêmen, nada a ver. O desapego se relaciona em ter algo, mas não tornar aquilo o centro da sua vida, sua necessidade vital. Tipo, tenho um carro, mas posso muito bem ir à pé para o trabalho se me der na telha...
O problema é que às vezes o senso comum parece adorar fazer vista grossa que certas simplicidades são possíveis ainda que você tenha tudo na sua vida e também quem critica o desapego como como comportamento de quem se acha espiritualmente superior, isto que também não deixa de ser verdade.
Pois é quero ver esse povo dando tudo aos.pobres e sair das redes sociais kkkkkk
Adorei! Eu mesma estava indo pra essa linha de "desapego chique", rsrs
Interessante e muito boa reflexão. De minha parte eu aprecio o "desapego cristão" aonde chegamos ao ponto de 'negarmos a nós mesmos, pegarmos nossa cruz e seguirmos o Cristo'.
Pondé quando discute sobre esse tema é ótimo.
Não existe o "desapego" de fato! Só o que muda é o foco do que "se apega".
Temos que nos apegar nos afetos (Deus, família e amigos) e nos desapegar do dinheiro e do materialismo. O que importa na vida é Deus,a família e os amigos verdadeiros, o resto é apenas detalhe.
Arrasou
Amo você
Parabéns professor!
Muito bom! Você é incrível
Um mito.
Me ajudou a dar mais vários paços em uma reflexão que eu tenho já a alguns meses.
desapego é uma ótima ideia para ter uma vida MELHOR
muito bom. eu acho que vc pode perfeitamente gostar de alguma coisa ou alguém, mas não estar apegada a estes. E essas modinhas bestas são sempre câncro mesmo.
Estou com vários desapegos no OLX, a quem interessar. Isso porque não consigo me desapegar do condomínio, da luz, água, gás e dessa mania de ter que comer todos os dias 😝
Você falou tudo.
Desapeguei das redes sociais desde julho do ano passado mas me apeguei com força ao UA-cam! Hahahahha
Confesso que estou tentando minimalismo material e isso tem
Me dado muito prazer e ter menos coisas significa menos coisas pra arrumar e se estressar. roupas e sapatos e bolsas etc vão sem problemas. Tb pode te ajudar financeiramente. Mas não consigo desapegar dos livros. Na verdade nem quero. Sou consciente de que há limites.
Tem muitos youtbers quem pra venderem produtos vem com títulos 10 coisas que todo minimalista precisa ter 🤔 hmmmm a próprio definição de minimalismo vai contra o excesso de consumismo. Na maioria das vezes já temos as “coisas” em casa. E só saber aproveitar o que já tem. Tb tem que ter consciência de não doar/jogar fora/vender algo que poderá precisar e terá que comprar um novo.
Video muito bom. Fiquei curioso pra estudar mais sobre o desapego do eu.
Cara na minha opinião (humilde tentei), tudo no mundo é MERCADO. Desde o mercado convencional de qualquer setor, mercado negro, mercado "estatal", igrejas e outras religiões (a liderança sempre está bem $), ONGs (mercado da caridade, sempre a liderança está $ bem, faturando), criança esperança da vida (só 10% do $ vai para as crianças pobres d algum lugar), doenças (indústria farmacêutica), até a morte (tem que pagar p morrer, caixao, cemitério etc), tudo é NICHO de MERCADO, se tem alguém com tempo de sobra rodando o mundo dando uma de monge andarilho, pode ter certeza, alguém PAGA A CONTA.
Irado.... Obrigada pela dica de leitura!