Acabo de perder minha mãe.... Ela foi fazer uma cirurgia simples e não voltou. Já terminei relacionamentos, já fui trocado, abandonado inesperadamente, e posso garantir, a dor de amor é no fundo egoísmo de querer a qualquer preço... Já a morte de uma mãe é a sentença de viver eternamente abandonado.
Mais importante que ganhar é saber perder....Não se aflija, há muito para perder ainda....Fique feliz quando você acorda, pois há mais um dia para viver fracassos...
Se algo foi atingido pela manifestacao altruista de si proprio, nao se engane, pois ha males que vem para o bem. Palavras Aleatorias Facilmente Agrupadas Que Nao Possuem O Menor Sentido Porem Havera Pessoas Que Lerao E Acharao Algum Sentido Particular
@@leticiajacintho Eu sei Letícia. Mas não fácil. É aquilo que o filósofo Boécio, em sua obra; a consolação da filosofia chama de sorte ou imprevistos da vida. Às vezes estamos por cima, outras vezes por baixo.
??? Bem, isso se a pessoa nao for completa o suficiente para si mesma. Acredito que a maioria das pessoas tem vida mediocre, e necessite de alguem para lhes dar o sentido que falta. Existem ate animais que sao mais "inteligentes" nesse aspecto, pois so procuram companhias para procriar, porem continuam suas vidas individualmente. Cientistas e outras pessoas intelectualmente ricas tendem a viver sozinhas, pois uma companhia geralmente eh vista como um estorvo `as suas atividades.
Perdi meu esposo. Fazem dois anos e dois meses. Por enquanto o tempo não mudou nada na minha dor. Tem dias melhores, outros como hj, a gente fica sem rumo. Li muito, muito sobre o luto. Mas não compreendi ainda. E dói demais. Porque a gente se dava muito bem. Não sei como estou aqui. É que tenho minha filha para cuidar. Mas a minha metade tá faltando. Eu perdi um pouco da fé. Eu não sei mais nada. Sei que todos passamos por isso. Mas é difícil demais. O luto é o inferno dentro da cabeça da gente. Desejo forças pra mim e para todos que estão enfrentando isso.
Eu também perdi meu esposo que eu amava pras drogas ele estava doído da cabeça e tentou me matar com um punhal grande 😢 tive que deixar lo isso me deixou muito triste e não passa
Exato ! Acho que se desapegar de uma pessoa no sentindo amoroso requer muito da visão que você tem sobre a situação. Se eu olho e me sinto triste automaticamente eu não aceito a situação. Mas se eu aceito ,eu passo a ver aquilo como algo positivo , foi bom enquanto durou mas eu mereço mais , eu quero mais. Eu não perdi nada , eu só ganhei. Tem até uma frase que diz que atrás do medo sempre está uma grande oportunidade.
"Jamais a incongruencia intrinsicamente adquirida em rasos pensamentos puerilmente antagonicos resistem 'a misericordiosa obviedade latente dos respectivos instrumentos nao mais usados por tais atitudes manifestamente desiguais, ainda que frugalmente expostas, podem se materializar em sentidos originais ao derradeiro estado da existencia da psique humana" (zeze das quebrada)
A cena O apaixonado sofre menos com a morte da pessoa amada que com a sua partida para um novo amor. A morte torna eterno o amor. Ela fixa, para sempre, a bela cena. A partida, ao contrário, a destrói. (Rubem Alves)
Deus manda te dizer: Filho, não se desespere, eu estou contigo. Não pense que esqueci de você. Eu vejo sua luta. Conheço sua aflição, os seus medos. Te vejo chorar. No meu tempo tudo isso irá mudar. Minha prova não é para ver em ti um perdedor, mas para te fazer forte. Sei que está doendo, mas confia em MIM, eu nunca iria te abandonar. Vocé é o meu filho amado! Tudo vai acabar bem, apenas creia e converse mais comigo. Diga-me o quanto me ama e o quanto espera pela minha provisão. Eu não falho, não me atraso... EU SOU O QUE TUDO PODE... SOU O DEUS DO IMPOSSÍVEL... SOU AQUELE QUE TE AMA.
Eu questiono muitas vezes o seu amor mesmo sabendo que você existe , pois tem sofrimentos que beiram a loucura , onde está a felicidade ? Que leva o que amamos Jo que tudo teve e tudo perdeu não parou de crer , mas porque tirar tudo dele se você o ama ? E teste ? Cadê você ?
@@silviagaya5937 infelizmente é assim que alguns pensam até passar por um momento de extrema dificuldade. Já vi muitas pessoas que enchiam a boca para dizer o mesmo que vc, mas num leito de hospital, na hora da morte, clamavam e choravam pedindo por Deus. É seu direito não acreditar, mas é minha obrigação te avisar: Deus existe, reina para todo sempre e em breve voltará. E meu desejo é que vc esteja preparada para recebê-lo. Vc pode não crer, mas Ele te ama.
Pondé, obrigado por ser tão direto e nos poupar de: "Bom dia amiguinhos, hoje vamos falar sobre x, deixe seu like e não esqueça de inscrever-se. Solta a vinheta!"
Minha mãe tem 72 anos teve 10 filhos o primeiro morreu no parto quando eu tinha 5 anos ,minha irmãzinha com 12 anos morreu queimada dentro de casa um acidente aconteceu quando eu tinha 8 anos meu pai o provedor da familia morreu em um acidente na rodovia quando eu estava com 35 minha irmã mais velha faleceu ela tinha 3 cirurgias no coração sabe quem sustenteu confortou o coração da minha mãe e também dos filhos que ficaram vocês imaginam quanto sofrimento passamos mas todos estão bem graças a Deus quando você perder alguém em um relacionamento se apegue a Deus ele ajudará você a suportar a dor que você sente, nunca tome decisões permanentes baseado em sentimentos temporários!
A vivência da perda chama-se luto, mesmo que seja a perda de alguém que continua vivo. É preciso ter paciência, embora seja difícil e doloroso, com o tempo a dor vai ficando mais suportável. É realmente um grande sofrimento.
É um processo rígido, ainda mais quando você perde alguém por amor e essa pessoa não dá motivos pra abandonar você, é o que atualmente ando passando, e te digo eu não desejo isso pra ngm
Fazem mais de dois anos que perdi meu pai e toda vida que lembro passo o dia inteiro arrasado, acho estranho esse sentimento ainda tão presente, será que existe um propósito pra gente sentir tanta saudades por aquilo que nunca mais vai ter? será que a natureza errou nesse atributo do ser humano? é como um apendicite ambos pode lhe matar se não forem tratados. Desejo à todos que perderam alguém uma vida clara de entendimento, paciência e paz.
As tuas perguntas são intrigantes. Qual é o propósito de sofrermos tanto com a morte dos entes queridos? Será que a natureza errou nesse atributo do ser humano?
Na minha experiência (perder alguém que vai embora da sua vida), posso dizer que o Pondé está certo: difícil de saber como lidar. Tem que ser bem forte pra aguentar tudo que estará por vir. Realmente não é fácil se os sentimentos forem os mais puros e honestos que você venha a sentir. Sofri horrores, mudou minha vida completamente, tive consequências patológicas, ainda é algo que assola de certa forma, mas consegui aguentar e estamos aí, na luta, deixando o que ficou pra trás de fato lá atrás e indo em frente. Foi depois de tanto sofrimento que percebi o quanto a amava. Talvez a amarei pra sempre, mas sei conviver com isso, não atrapalha minha vida mais como antes, apesar das saudades circunstanciais. Posso dizer que isso me ajudou bastante, apesar do terrível sofrimento, porque amadureci. Hoje possuo valores que outrora eram impensáveis na minha vida. Como cristão, posso dizer que Jesus me ajudou e continua me ajudando nessas horas terríveis. Me senti por muitas vezes consolado, ele olha por nós e nos traz um lugar seguro... e até um sentido maior para tais coisas acontecerem. Confesso que me tornei cristão devido à dor. Hoje, sou por reconhecer a podridão que existe em mim e na humanidade como um todo. E isso me faz viver melhor, me ajudando a aceitar tais fatos tristes da vida
Vc tem que se livrar do ideal que vc criou, se fosse pra amar essa mulher pelo resto da sua vida, ela estaria com vc, e se for o caso de ama la o resto da vida, não se cadê, não namore ninguém
Luiz Felipe Ponde eu ja sofri muito com terminos de relacionamentos. E atualmente aprendi a controlar meus sentimentos. Nao crio mais expectativas, procuro nao me apegar mais. Quando percebo que vou me entregar ao outro. Ou seja comeco a sair de mim mesma. Logo volto para meu equilíbrio, meu interior. Lembro de tudo que passei e piso no freio. Tempos atras os relacionamentos duravam a vida inteira. Hoje ja nao sabemos. Entao procuro preservar meu coracao. A unica certeza que tenho, ame a vc mesmo, pense em vc. Porque ninguem vai pensar. Nao espere nada do outro. Vc so tem controle de si mesmo.
Desesperada foi a palavra chave para procurar por um vídeo que me ajudasse na superação do término de um casamento de 27 anos. É tão desesperador a ponto de pensar só em suicídio. Não ter família perto( ou alguém na família que ajude) é ter muita dor. O medo vem com tudo. Acredito que esse é o tão banalizado pânico. Eu já tinha depressão e aí a vida virou algo que não consigo nomear. Não desejo pra ninguém a dor que eu e muitos estão tendo. Eu particularmente já tinha medo do abandono. Acho a palavra luto, leve demais pra tudo isso. Eu já me humilhei várias vezes pedindo a volta, mas não fico seguindo em redes sociais. Aliás nunca nenhum dos dois esteve na rede social do outro. Pensando nisso eu acho que foi um casamento meio estranho. Penso que podíamos aprender o que é um casamento antes de se casar para podermos pelo menos ter a chance de não errar tanto. A culpa também é um sentimento que vem rasgando por dentro. Que Deus abençõe quem estiver nessa jornada. Vivemos numa selva de pedra. Sobrevive quem é mais forte. Agradeço pelo vídeo. Agradeço também por falar em tempo, e paciência. To respirando um pouco agora. E com certeza eu também me apeguei no mundo espiritual. Só ele talvez explique isso. Acho que cada um de nós estamos numa evolução diferente aqui.
Nossa parece que vc falou tudo que estou passando exatamente pela mesma coisa! É um dor que é pior que O luto! Nem sei se sou forte pra aguentar! Estou sobrevivendo. Quase ninguém consegue entender essa dor que passamos, para quem não passa é tão fácil sair dessa.
Estou neste momento vivendo o medo do abandono, dps de 30 anos de casados vejo meu marido com a mão na maçaneta da porta, louco por paz e felicidade, e eu quase enlouquecendo… vivendo um desprezo que dói demais
O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece. -Charles Bukowski
No caso de morte, o tempo. Já o caso de abandono, o amor próprio. Às vezes não é amor, apenas apego. Infelizmente a maioria das pessoas coloca o outro com o centro de sua vida, isso é sobrecarga para quem é tão falho e imperfeito como nós.
@Sami C. curar não é esquecer. O tempo em si mesmo é eterno. Você pode optar em ressignificar a sua dor, afinal todos nós temos prazo de validade. No entanto, o legado e a herança que deixamos ou nos foi deixado auxiliará na condução de nossas vidas. A morte e a vida faz parte da nossa trajetória. Tenho certeza que sua mãe gostaria que você fosse feliz seguindo adiante. Desejo-te paz em teu coração!
@Sami C. ! Lí seu relato, passei por isso perdi minha mãe em 2014 e vou te contar foi um vasio muito grande , passei uns 3 anos sofrendo mas com muita consciência q reclamar de mais não é bom nem prá vc nem pró espírito de quem partiu, e tenha a certeza q o tempo é senhor de tudo acredite .abraços 👍
Amadurecimento? Caiu totalmente em desuso. Já que implica em responsabilidade, suportar consequências e por tabela, um quinhão de sofrimento e privação. Daí precisamos cada dia mais da Inteligência Artificial para nos guiar...
De fato, o que esse pessoal entende de tecnologia na mesma proporção desentende de relacionamentos e o sistema quer isso mesmo, pois fica fácil manipular essas pessoas.
As avós têm razão, o tempo cura tudo. A fase to ódio já passou, agora sinto um vazio imenso que preencho com a natureza e longas caminhadas escutando música ou o silêncio. Na volta da caminhada passo por uma igreja que tem um jardim com uma linda imagem de Nossa Senhora. Ali choro, rezo e espero a cura chegar.
Por observação eu digo que isto do tempo curar quase tudo é apenas um dito popular, uma expressão muito simplória que esconde uma realidade muito mais complexa. Arrisco dizer que é uma inverdade passada de geração em geração. Há casos em que você muitas vezes tem que mudar aspectos há muito inerentes a sua personalidade (No caso de adultos) e isto é uma tarefa árdua, difícil e talvez até impossível dependendo da pessoa e do contexto da perda pela qual passou. Dependerá das suas muitas ações e não somente delas mas também da sua sorte em vários aspectos da sua vida. Caso isso não ocorra, o passar do tempo geralmente resulta em um ser mais velho, não necessariamente mais maduro, tentando lidar e sobretudo sofrento com questões antigas; ou um ser completamente diferente do "original" e não necessariamente "melhor". O tempo por si só não altera nada!
Concordo plenamente. Não adianta o tempo passar e não acontecer uma reflexão dos fatos. É preciso chegar numa conclusão de tudo, para que a mudança interna aconteça! Claro, é um processo demorado (por isso envolve o tempo) mas ele sozinho não resolve nada! Por isso não podemos só lamentar, mas sim encontrar os erros para não repeti-los novamente. Isso é ganho de experiência
Ninguem perde ninguem. O que é nosso, a gente nao perde. Se vai, o que nunca foi. A vida não joga para perder. Tudo que tem verdade tem força, tem poder, tem conecção e elo, tem reciprocidade, é natural, é benção. E benção nao se perde.!! Basta pensar bem. Vc perde o que realmente é seu??? Reflete sobre isso. O que é considerado seu de verdade?? No dia que o ser humano entender isso de fato, ele vai viver com mais qualidade, entendimento. Paz e luz 🙇♂️🙏
A verdade é, que existe um buraco de tamanhos diferentes em muitas pessoas hj em dia. E a gente nunca para pra sentir essa dor, senti-la para poder superá-la. Eu mesmo sempre que tô triste, e sinto esses sentimentos não tão bons, corro logo para minha válvula de escape, que no caso é a tecnologia. Rede sociais, Netflix, propagandas modernas, que servem como distração, mais que tão bem longe de ser solução.
Amadurecimento 👏👏👏 aprendizagem , silêncio ,dor, solidão , autoconhecimento ... grandes ferramentas quais todos deveriam provar , aí verás o tamanho da força natural que existe dentro de nós .
Eu acho que o pior de tudo... Não é a pessoa morrer, porque a morte é uma bênção. A pessoa deixa de sofrer. Também não é a pessoa te abandonar por outra, ou porque não te ama mais... Pra mim, o pior é você deixar de amar a pessoa porque vê que ela não é nada daquilo que você estava imaginando. A desilusão, a decepção, é o que dói mais, na minha opinião. Você se sente enganado, traído, ludibriado, feito de trouxa, de idiota. A dor é lancinante, é terrível.
Fala sobre relacionamentos Tóxicos, amigos que tem inveja, quando muito próximo, que não tem como cortar o vinculo, como se comportar diante das invejas dos amigos próximos? E tambem, sobre quando ficamos mais velhos, o círculo de amizades perde um pouco a graça e tendemos a solidão? Duas divagações aí.
Penso que no caso de uma perda afetiva, a prática do Amor Próprio é uma grande lição ! Já a perda de entes queridos por morte , digo por minha experiência, que a aprendemos a viver com uma ferida que não cicatriza, muitas vezes a religião não explica, mas de certa forma, o crescimento espiritual nos fortalece !
Passei pela dor de enterrar minha única filha, ele iria fazer 2 anos, é algo tão horrível que não dá para explicar. Mas aprendi que a dor o sofrimento ele te mata ou te fortalece, e graça a Deus me fortaleceu , acho que me tornei uma pessoa melhor, aprendi até às coisas mais valorosas e incríveis são as coisas mais simples, e quando mais cedo você aprende isso melhor é sua vida. Não tem um dia que não me lembro dela, a saudade só aumenta, mais em vez de ficar me lamentando e me entregar a essa dor, eu preferi ter um sentimento de gratidão, porque fui mãe da menininha mais incrível que já conheci, ela me fez mãe, me revelou o amor , transformou meu mundo. Então resolvi viver e ser grata porque não a perdi eu na verdade ganhei ela, não é fácil viver sem, mais pior seria não tê-la tido. Hoje sou mãe de 2 meninos incríveis e sou feliz apesar da dor. Obs: sou Cristã "evangélica" e te amo Pondé você e o Karnal são dois ateus incríveis. 😊❤️
Oi.. vc poderia me ajudar... Conversar comigo. Sua história é linda. Oq estou passando não chega aos pés do que vc passou. Mas preciso de ajuda. Se e vc puder eu te passo meu whatsapp. Obrigada
O desespero advém do fato da pessoa achar que tem a POSSE do objeto amado. Amar é um sentimento que nutrimos por algo ou alguém, e se deveras amamos, queremos a sua felicidade, que pode não ser ao nosso lado.
O comentário foi há um ano, mas identifiquei o que aconteceu com minha família. Hoje foi o pior dia da minha vida, minha prima recém-nascida, nasceu com problema no coração e nos dois pulmões, não respirava por conta própria. Os médicos já a consideraram prematura, apesar de ter nascida 23 dias antes. Passou um tempo a enviamos para uma cidade do nosso estado, Londrina-PR, porque tem os recursos tecnológicos para descobrir o que ela tinha, pois não haviam descoberto na cidade onde moramos, Maringá. Ela foi evoluindo e melhorando cada vez mais, tiraram o aparelho respiratório, já estava super bem. Um dia ela teve uma piora, no outro, infelizmente, nossa princesa perdeu as forças, faleceu. Os médicos disseram que se ela ficasse, teria muitas sequelas, não andar, não falar, limitação intelectual etc. Essa é a segunda da minha tia, o primeiro tem 13 anos.
Eu podia ter visto esse vídeo um ano e meio atrás. Hoje, já sei bem lidar com a perda inominável da minha mãe. A gente não supera, apenas suporta. Só por Deus.
Não tem como ter ajuda externa. É uma dor que rasga o coração e é uma sensação de agonia e tem o tempo certo de luto, para cada pessoa. Isso no caso de perder por morte. Tenho medo de sentir de novo, por ter sofrido tanto‼️MEDO...
Se for por abandono, aí é se dar amor próprio. Lembremos que muitas pessoas são felizes sozinhas. No caso de morte, aí é luto por um tempo e recomeçar.
Amei muito uma mulher intensamente algo que não foi reciproco. Essa certa feita me contou algo que leu em um livro, coisa da qual concordei de imediato: "Mundo não é uma maquina pessoal de fazer sonhos".
"Não é quando eu respiro, mas sim quando amo que realmente vivo. " Eu diria então que não "morro" quando paro de respirar, mas sim quando o alvo do meu amor não me ama mais.
Como é bom ouvir toda essa sabedoria. Você fala com os sensatos. Porém, os maluquinhos, imaturos, inconformadose impacientesda era digital estão cometendo feminicídio porque preferem a morte da parceira, que enfrentar a frustração e talvez não precisar encarar a própria incapacidade de relacionamento. A morte zera tudo dentro dele. Mesmo que tenha que passar 30 anos na cadeia. Muito louco isso.
Abandono voluntário tem explicação lógica, sabemos que não estava tão bom assim e que vamos sofrer pq não sentimos a mesma indiferença que nos é dada. Já por morte sentimos pena de quem se foi e de nós.O tempo realmente é necessário para reorganizar nosso cotidiano e neutralizar o ambiente que aos poucos vai perdendo os cheiros e as lembranças marcantes vão se repetindo menos na nossa mente.
Vi esse vídeo quando perdi um filho pet em 2020. Estou aqui novamente vendo, pelo término do meu casamento de 5 anos. Como dói, angustia, é desesperador. Mas não tem como não passar por isso sem sofrer. Seguimos na esperança que dias melhores virão!
O amor desconhece o tempo (que não cura absolutamente nada). Uma perda que ocorreu há décadas pode doer como se tivesse sido ontem. E continuar doendo pelo resto da vida
Pessoas q perderam o amor, smp com essa vitimização. Ninguém é obrigado a te amar, quando vc colocar isso na sua consciência a vida fica mais leve. Um dia vc vai abandonar alguém e, um outro alguém vai te abandonar...essa é a vida.
@@yuribezerra823, eu sei o que sentimentos, mas não é essa a questão, a questão é : como vc pode superar um abandono de um amor? Talvez vc nunca supere, mas deva aceitar a situação, se vc tiver esse ponto de vista que coloquei no meu comentário...a final de contas quem nunca levou um pé na bunda.
Levar um pé na bunda é uma coisa, levar um pé na bunda de quem você ama é outra totalmente diferente; talvez vc nunca tenha passado pela segunda situação, ou nunca ter amado alguém . O amor é um sentimento extremamente complexo que não se resolve com soluções simplistas.
Perder alguem p morte é a pior dor, aquele sentimento de nunca mais ver a pessoa. “A dor não vai embora, vc so se acostuma com ela” serie the walking dead, a frase mais coerente na minha opinião, o tempo não é a solução, mas tudo na vida é questao de habito, rotina, costume, a filo/sociologia explica isso, vc vai se acostumando com a falta da pessoa, mas encarar a perda e tentar entende-la é a melhor opção, não fugir da sua realidade, cm ja dizia Freud...
Cuidei 5 anos da minha linda mãe querida com doença degenerativa. Curti muitos momentos alegres e tristes nessa caminhada. Mas o melhor remédio era dizer que a amava e levaria a colher com comida na boca dela até o último dia da minha vida ou dela. Ao perder pra morte, não tente entender ou achar culpados. Apenas aceite, o que vc fez de bom para e tempo vai curar sua dor.
Pondé, quando perdi meu Pai, não procurei religião, mas venho me resignando desde então. O vazio continua. Quanto ao tempo, “ o tempo não cura tudo, o tempo não cura nada, o tempo afasta o incurável do centro das atenções.”
Parabéns, professor Pondé! Julgo que é a primeira vez que o vejo falar com sensibilidade e respeito em relação ao tema que apresenta. Deve ter perdido alguém, por abandono ou morte. De facto, quando passamos pelas coisas, vemos o mundo e as pessoas com um olhar mais compreensivo e dócil. Abraço 🤗
Vivemos num tempo onde as pessoas querem resultados rápidos, e no mínimo pra ontem. Essa pandemia trouxe isso ainda mais à tona, e também essa agonia de querer tudo depressa, é preciso praticar uma coisa que não é muito discutida, a paciência, é preciso ter em mente que as coisas levam tempo pra acontecer, com um passo de cada vez é que se chega lá.
Respeito e tempo, são as palavras chaves , tanto para quem sofre, como para quem convive, com alguém que esteja passando por esse momento. Belas palavras, Pondé .
Ser abandonada pela pessoa que ama tudo bem.Mas sobreviver a quem ama,vivi essa experiência é inexplicável.E procurei mil assuntos sobre a morte.E pessoalmente não se tem ninguém para conversar. Encontrei conforto no canal "Afinal que somos nós".Gratidão!
chorei por ter perdido meus pais, também amigos e amores. mas me preparei por terapias e a espiritualidade que busquei e ainda busco com bons resultados.
Infelizmente estou passando pelas duas situações ao mesmo tempo e não é fácil. Tem hora que dá vontade de jogar tudo pra cima e tacar o fodasse pois percebemos que não valemos nada.
Putz! Quando se perde um namorado, tantos sonhos, tantos planos, tanto amor , tanta vida pra viver... Pior que não tenho um parâmetro! Em uma semana meu amor se foi pra Covid. Não consigo encontrar consolo espiritual. Sim, o tempo cura tudo e sei que vou superar, mas dói muito!!!
Como você está? Já se passou um ano desde que escreveu isso. Estou passando por isso agora, perdi o homem que amava há dois dias atrás, ele foi fazer uma cirurgia e não resistiu. :( Quero que alguém que passou por algo parecido me diga como foi com o tempo
@@kahentrenosporkarentavares4672 Sinto muito por sua perda mas somente o tempo pode curar essa dor. Ficam as lembranças boas, a imaginação do que teria adiante, os sonhos, e a gente até sorri das brincadeiras mas o tempo é o remédio para tudo.
@@lualuvtsuki1409 Desculpa, eu não tinha visto sua mensagem. Imagino que você já esteja mais conformada pois já se passou 1 mês. É um processo particular de cada pessoa, mas o tempo vai curar essa dor. Hoje estou bem, penso nele com muito carinho e saudade, mas o pior já passou. "O que não pode ser curado, tem que ser bem suportado"
@@renilda2222 já eu perdi minha namorada dia 19 pra um câncer, dói de mais, todo dia tô chorando, não tem um dia que eu passe sem chorar ao menos uma vez com saudades dela.
As fases devem ser respeitadas,primeiro vem a negação, depois a raiva,aceitação e no final a esperança de um novo recomeço ou de reencontro em outra dimensão, por isso a religião é um alicerce importante para superar essa fase tão delicada.
Particularmente eu achei linda essa explicação, porque de fato a dor do sentimento não é curada com palavras, ele falou tudo e um pouco Mais, parabéns para sua colocação.
Eu perdi meus pais e tenho muito medo de perder a minha esposa que tem problemas de saúde e é uma pessoa maravilhosa. Não sei se ao perdê-la eu continuaria a acreditar em Deus.
Então para superar a perda de alguém devemos ser amigo do tempo! Fico imaginando quase todos os dias quando meus pais partirem dessa pra melhor, não sei como vou reagir, mas essa é a vida, né. Como já dizia Steve Jobs: ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca consegui escapar. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo.
Já gostei de cara da sua resposta em dizer que não tem um conselho para o desespero, é também quando você diz em outras palavras que precisávamos respeitar o sentimento alheio de desespero e também a respeitar quem busca refúgio na espiritualidade. Muito bom seu vídeo, nada de mercantilismo em cima de sentimentos ou vã filosofia de cura rápida da dor.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ótimo tema. Eu estou tentando inventar alguma coisa nova para fazer. Choro todos os dias, faz 2 meses que enfrento o luto. E medito. Não tem muito o que fazer; estou tentando entender. A gente só quer falar e desabafar! Uma hora ameniza. O tempo é tudo.
Não só a falta de água ou a desigualdade social são problemas crônicos da humanidade atual. A saúde mental, ou no caso, a falta dela, também acarreta problemas em magnitude mundial. É uma tendência da modernidade, que está assolando o psicológico das pessoas, corroendo a estabilidade emocional da sociedade. Adolescentes e jovens parecem ser as principais vítimas, mas isso se espalha de forma pandêmica através das faixas etárias. Preservar a saúde mental hoje tem uma importância copiosa para o bem estar pessoal. É necessário ensinar as pessoas a fazerem isso, ensinar como se valorizar, como procurar o próprio caminho sem pestanejar, sem esperar nada em troca, um tapinha nas costas do outro, e fazer por si. Aprender a desenvolver a independência emocional, a "despatologizar" o amor romântico, e conservar a própria lucidez emocional.
Ter o privilégio de ouví-lo discorrer sabiamente sobre tantos assuntos relevantes sem ter que pagar um tostão, chega a ser um crime. Seu canal é uma das grandes alegrias da Internet. Obrigado Pondé!
Perdi pai, depois de 1 ano perdi mãe e a dor da perda precisa ser vivida, mas lidei bem (sem religiao e outros, mas maturidade), e respeito que cada um tem seu tempo, que o tempo é o melhor remédio, e já se passaram 18 anos...
m.castro Castro , que grandeza da sua parte! Eu morreria se perdesse os dois em tão pouco tempo. Mas quase enlouqueci quando enterrei dois bebês recém-nascidos e meu pai em um intervalo de 4 meses. 😳
Sempre temos a religião, sempre temos poucos, más grandes amigos, e o tempo que não apaga, más nos amadurece e nos faz entender, seguir em frente, e voltar a ter momentos de felicidade!
O desespero da perda na minha percepção só o tempo ou um novo amor para curar a dor do desespero... O desespero deve ser compreendido, não é facíl, mas o desespero não pode se tornar um alimento para a vitimização, caso exista alguma possibilidade de retorno, a vitimização só intensifica o fim. Concordo com o respeito a quem sofre. Bom dia, Pondé.
Já fui trocada. Tive raiva e isso foi bom, no sentido de superar. Mas lidar com a morte de pessoas queridas foi bem doloroso e mesmo hoje eu sinto, após anos.
Acabo de perder minha mãe.... Ela foi fazer uma cirurgia simples e não voltou. Já terminei relacionamentos, já fui trocado, abandonado inesperadamente, e posso garantir, a dor de amor é no fundo egoísmo de querer a qualquer preço... Já a morte de uma mãe é a sentença de viver eternamente abandonado.
Meus sentimentos meu companheiro , Nem sei como me sentiria em tamanho desatino
apocalipse 21:4
Poxa, cara. Meus pêsames
Sinto muito
Sinto muito 😔
Se algum desejo seu não for atendido, não se surpreenda. Nós chamamos isso de vida.
Anna Freud
Vdd
Mais importante que ganhar é saber perder....Não se aflija, há muito para perder ainda....Fique feliz quando você acorda, pois há mais um dia para viver fracassos...
João Victor Filgueira PERFEITA Reflexao
Muito boa frase
Se algo foi atingido pela manifestacao altruista de si proprio, nao se engane, pois ha males que vem para o bem.
Palavras Aleatorias Facilmente Agrupadas Que Nao Possuem O Menor Sentido Porem Havera Pessoas Que Lerao E Acharao Algum Sentido Particular
Caríssimo professor Pondé, é duro perder quem amamos. É como se um pedaço de nós, desaparecesse. É uma angústia inexplicável.
Viver esse inexplicável é essencial... Acho que essa é a ideia..
@@leticiajacintho Eu sei Letícia. Mas não fácil. É aquilo que o filósofo Boécio, em sua obra; a consolação da filosofia chama de sorte ou imprevistos da vida. Às vezes estamos por cima, outras vezes por baixo.
Alex Silva ! Se você estiver falando de sua mãe concordo, agora se estiver falando de romance te digo que isso é amor próprio, é bobo quem sofre. 👍
Verdade, é como se houvesse um vazio
@@claertonarcoverde7053 sim, mas acontece que 99 por cento dos humanos se relacionam entre si
O duro é perder quem nós amamos para a morte, isso sim é duro
AS VEZES OS COMENTÁRIOS AJUDAM MAIS QUE O CONTEÚDO DO VÍDEO. BOA SORTE A TODOS(A) NÓS AMÉM..
Também acho amigo! 😄
Verdade kk
A pior perda é a da morte. Não há nada que possa ser feito. A dor é terrível.
Perdi minha esposa 3 dias 😢
@@BrunoHenrique-xr2sh Forças amigo, Deus conforte seu coração!
@@BrunoHenrique-xr2sh e meu esposo morreu faz um mês 😞
@@BrunoHenrique-xr2shQue sorte grande você teve, teve uma esposa, algo que parece que nunca vou ter e vô morrer na solidão!
"Coração partido" é uma dor que não desejo aos meus inimigos, caso os tivesse.
Estou sofrendo muito não suporto mais
@@emersonmaximo7968 tmb, é muito doloroso.
@@Larissahnn VCS esquecerammm
"Se amas sofre, se não amas adoece" (Freud)
??? Bem, isso se a pessoa nao for completa o suficiente para si mesma. Acredito que a maioria das pessoas tem vida mediocre, e necessite de alguem para lhes dar o sentido que falta. Existem ate animais que sao mais "inteligentes" nesse aspecto, pois so procuram companhias para procriar, porem continuam suas vidas individualmente. Cientistas e outras pessoas intelectualmente ricas tendem a viver sozinhas, pois uma companhia geralmente eh vista como um estorvo `as suas atividades.
@@webgpu! Falou tudo , o problema é que tem gente que é doente por vida .😂
Durões dizem que não amam pois é sinal de fragilidade, mais eles são mais frágeis porque não tem essa metade
@@webgpu ele quis dizer que por mais que você seja autossuficiente, não podemos negar que o amor é uma necessidade humana.
@@webgpu tu és celibatário pra dizer isso? Porque a maioria fala isso mas não vive sem um relacionamento isso é hipocrisia...
Perdi meu esposo. Fazem dois anos e dois meses. Por enquanto o tempo não mudou nada na minha dor. Tem dias melhores, outros como hj, a gente fica sem rumo. Li muito, muito sobre o luto. Mas não compreendi ainda. E dói demais. Porque a gente se dava muito bem. Não sei como estou aqui. É que tenho minha filha para cuidar. Mas a minha metade tá faltando. Eu perdi um pouco da fé. Eu não sei mais nada. Sei que todos passamos por isso. Mas é difícil demais. O luto é o inferno dentro da cabeça da gente. Desejo forças pra mim e para todos que estão enfrentando isso.
Eu também perdi meu esposo que eu amava pras drogas ele estava doído da cabeça e tentou me matar com um punhal grande 😢 tive que deixar lo isso me deixou muito triste e não passa
Também perdi meu esposo tem 5 días...é uma dor absurda, muito difícil 😔😭❤️🩹💔
@@lavenderflower7 meus sentimentos! Amanhã completa 02 anos e meio que o meu se foi e te garanto, cada dia parece que é pior a dor 😢
Hoje fazem 2 anos e 7 meses que meu esposo se foi... pra mim é como o mundo tivesse parado, perdi minha metade e a outra que sobrou, só sobrou😢
Perdi meu esposo a pouco tempo,tb perdi o pouco de fé.
No caso de abandono depende muito do ponto de vista de cada um. As vezes as pessoas ñ nos deixam ou trocam; elas apenas nos LIBERTAM.
Exato ! Acho que se desapegar de uma pessoa no sentindo amoroso requer muito da visão que você tem sobre a situação. Se eu olho e me sinto triste automaticamente eu não aceito a situação. Mas se eu aceito ,eu passo a ver aquilo como algo positivo , foi bom enquanto durou mas eu mereço mais , eu quero mais. Eu não perdi nada , eu só ganhei. Tem até uma frase que diz que atrás do medo sempre está uma grande oportunidade.
Puxa, esse pensamento é literalmente libertador!🙏
Perfeito. ❣️
😊😅😅 vai 😅😊😅😅😅😮😊😊😊😊😊
@@edvaldojosevitorio1541😅
"Nunca somos tão desamparadamente infelizes como quando perdemos um amor" (Freud)
Devias me ter visto quando era virgem e com uma depressão de uns dois ou três anos.
@@brain0nfire sei que é foda 😦😦😦
"Jamais a incongruencia intrinsicamente adquirida em rasos pensamentos puerilmente antagonicos resistem 'a misericordiosa obviedade latente dos respectivos instrumentos nao mais usados por tais atitudes manifestamente desiguais, ainda que frugalmente expostas, podem se materializar em sentidos originais ao derradeiro estado da existencia da psique humana" (zeze das quebrada)
@@webgpu pode traduzir?🤔
EXATAMENTE Ferreira!
A cena
O apaixonado sofre menos com a morte da pessoa amada que com a sua partida para um novo amor. A morte torna eterno o amor. Ela fixa, para sempre, a bela cena. A partida, ao contrário, a destrói.
(Rubem Alves)
O apaixonado é um louco
É por ai mesmo 👍
Lindo!😄
Entrei aqui pra itender o siguinificado dessa mesagem de cima! Acabei me perdendo em todas!
Isso PASTOR
É igual furar onda, só prender a respiração, afundar e esperar passar
Ou se afogar...
Pr0fitt3R gostei da metáfora ♥️
Gostaria que fosse tão simples assim
Anão é limão.
sensacional
Deus manda te dizer:
Filho, não se desespere, eu estou contigo. Não pense que esqueci de você. Eu vejo sua luta. Conheço sua aflição, os seus medos. Te vejo chorar. No meu tempo tudo isso irá mudar. Minha prova não é para ver em ti um perdedor, mas para te fazer forte. Sei que está doendo, mas confia em MIM, eu nunca iria te abandonar. Vocé é o meu filho amado! Tudo vai acabar bem, apenas creia e converse mais comigo. Diga-me o quanto me ama e o quanto espera pela minha provisão. Eu não falho, não me atraso...
EU SOU O QUE TUDO PODE...
SOU O DEUS DO IMPOSSÍVEL...
SOU AQUELE QUE TE AMA.
Eu questiono muitas vezes o seu amor mesmo sabendo que você existe , pois tem sofrimentos que beiram a loucura , onde está a felicidade ? Que leva o que amamos
Jo que tudo teve e tudo perdeu não parou de crer , mas porque tirar tudo dele se você o ama ? E teste ? Cadê você ?
Deus não existe.
@@silviagaya5937 infelizmente é assim que alguns pensam até passar por um momento de extrema dificuldade. Já vi muitas pessoas que enchiam a boca para dizer o mesmo que vc, mas num leito de hospital, na hora da morte, clamavam e choravam pedindo por Deus.
É seu direito não acreditar, mas é minha obrigação te avisar: Deus existe, reina para todo sempre e em breve voltará. E meu desejo é que vc esteja preparada para recebê-lo. Vc pode não crer, mas Ele te ama.
Só Deus, para preencher um grande grande vazio.pois, ele, é o nosso unico consolador.)
AMÉM
Pondé, obrigado por ser tão direto e nos poupar de:
"Bom dia amiguinhos, hoje vamos falar sobre x, deixe seu like e não esqueça de inscrever-se. Solta a vinheta!"
E o canal do professor só cresce...
Ahahahaha verdade ! ✅🙏🏼
Minha mãe tem 72 anos teve 10 filhos o primeiro morreu no parto quando eu tinha 5 anos ,minha irmãzinha com 12 anos morreu queimada dentro de casa um acidente aconteceu quando eu tinha 8 anos meu pai o provedor da familia morreu em um acidente na rodovia quando eu estava com 35 minha irmã mais velha faleceu ela tinha 3 cirurgias no coração sabe quem sustenteu confortou o coração da minha mãe e também dos filhos que ficaram vocês imaginam quanto sofrimento passamos mas todos estão bem graças a Deus quando você perder alguém em um relacionamento se apegue a Deus ele ajudará você a suportar a dor que você sente, nunca tome decisões permanentes baseado em sentimentos temporários!
A vivência da perda chama-se luto, mesmo que seja a perda de alguém que continua vivo. É preciso ter paciência, embora seja difícil e doloroso, com o tempo a dor vai ficando mais suportável. É realmente um grande sofrimento.
Oi nossa e como doi isso viu n aguento mais
Vou morrer de amor
vivo esses 2 luto, e sim ter paciência mesmo que saibamos que não passa, e se a pessoa esta feliz cabe a nos aceitar quem sabe numa próxima vida.
@@leoalmeida5730 Também estou pensando assim. Porque parece que esses sentimento e pensamentos insistem em se perpetuar.
É um processo rígido, ainda mais quando você perde alguém por amor e essa pessoa não dá motivos pra abandonar você, é o que atualmente ando passando, e te digo eu não desejo isso pra ngm
Fazem mais de dois anos que perdi meu pai e toda vida que lembro passo o dia inteiro arrasado, acho estranho esse sentimento ainda tão presente, será que existe um propósito pra gente sentir tanta saudades por aquilo que nunca mais vai ter? será que a natureza errou nesse atributo do ser humano? é como um apendicite ambos pode lhe matar se não forem tratados. Desejo à todos que perderam alguém uma vida clara de entendimento, paciência e paz.
As tuas perguntas são intrigantes. Qual é o propósito de sofrermos tanto com a morte dos entes queridos? Será que a natureza errou nesse atributo do ser humano?
Na minha experiência (perder alguém que vai embora da sua vida), posso dizer que o Pondé está certo: difícil de saber como lidar. Tem que ser bem forte pra aguentar tudo que estará por vir. Realmente não é fácil se os sentimentos forem os mais puros e honestos que você venha a sentir.
Sofri horrores, mudou minha vida completamente, tive consequências patológicas, ainda é algo que assola de certa forma, mas consegui aguentar e estamos aí, na luta, deixando o que ficou pra trás de fato lá atrás e indo em frente. Foi depois de tanto sofrimento que percebi o quanto a amava. Talvez a amarei pra sempre, mas sei conviver com isso, não atrapalha minha vida mais como antes, apesar das saudades circunstanciais. Posso dizer que isso me ajudou bastante, apesar do terrível sofrimento, porque amadureci. Hoje possuo valores que outrora eram impensáveis na minha vida.
Como cristão, posso dizer que Jesus me ajudou e continua me ajudando nessas horas terríveis. Me senti por muitas vezes consolado, ele olha por nós e nos traz um lugar seguro... e até um sentido maior para tais coisas acontecerem. Confesso que me tornei cristão devido à dor. Hoje, sou por reconhecer a podridão que existe em mim e na humanidade como um todo. E isso me faz viver melhor, me ajudando a aceitar tais fatos tristes da vida
Vc tem que se livrar do ideal que vc criou, se fosse pra amar essa mulher pelo resto da sua vida, ela estaria com vc, e se for o caso de ama la o resto da vida, não se cadê, não namore ninguém
demora mto pra passar?
Isso foi bem Dostoiévski ano, cara!
Isso é muito triste sei q em breve o mesmo vai acontecer comigo é sei tbm q só o tempo pode curar
Que Deus te fortaleça amigo. Eu conheço essa dor suprema. Só Deus para consolar e aliviar o coração. Seja feliz meu irmão. Muita paz.
Luiz Felipe Ponde eu ja sofri muito com terminos de relacionamentos. E atualmente aprendi a controlar meus sentimentos. Nao crio mais expectativas, procuro nao me apegar mais. Quando percebo que vou me entregar ao outro. Ou seja comeco a sair de mim mesma. Logo volto para meu equilíbrio, meu interior. Lembro de tudo que passei e piso no freio. Tempos atras os relacionamentos duravam a vida inteira. Hoje ja nao sabemos. Entao procuro preservar meu coracao. A unica certeza que tenho, ame a vc mesmo, pense em vc. Porque ninguem vai pensar. Nao espere nada do outro. Vc so tem controle de si mesmo.
Emilia Aparecida Dos Santos Nery perfeito!! Preciso fazer isso
O tempo não cura, só nos acostumamos com a dor! Lembranças e momentos ficam com a gente pra onde formos.
Pondé, nunca te vi tão empático.
Desesperada foi a palavra chave para procurar por um vídeo que me ajudasse na superação do término de um casamento de 27 anos. É tão desesperador a ponto de pensar só em suicídio. Não ter família perto( ou alguém na família que ajude) é ter muita dor. O medo vem com tudo. Acredito que esse é o tão banalizado pânico. Eu já tinha depressão e aí a vida virou algo que não consigo nomear. Não desejo pra ninguém a dor que eu e muitos estão tendo. Eu particularmente já tinha medo do abandono. Acho a palavra luto, leve demais pra tudo isso. Eu já me humilhei várias vezes pedindo a volta, mas não fico seguindo em redes sociais. Aliás nunca nenhum dos dois esteve na rede social do outro. Pensando nisso eu acho que foi um casamento meio estranho. Penso que podíamos aprender o que é um casamento antes de se casar para podermos pelo menos ter a chance de não errar tanto. A culpa também é um sentimento que vem rasgando por dentro. Que Deus abençõe quem estiver nessa jornada. Vivemos numa selva de pedra. Sobrevive quem é mais forte.
Agradeço pelo vídeo. Agradeço também por falar em tempo, e paciência. To respirando um pouco agora. E com certeza eu também me apeguei no mundo espiritual. Só ele talvez explique isso. Acho que cada um de nós estamos numa evolução diferente aqui.
Vai passar. Lhe garanto.
Estou passando pelo mesmo, espero que esteja melhor 🌹
Nossa parece que vc falou tudo que estou passando exatamente pela mesma coisa! É um dor que é pior que O luto! Nem sei se sou forte pra aguentar! Estou sobrevivendo. Quase ninguém consegue entender essa dor que passamos, para quem não passa é tão fácil sair dessa.
Espero que esteja melhor ❣
Estou neste momento vivendo o medo do abandono, dps de 30 anos de casados vejo meu marido com a mão na maçaneta da porta, louco por paz e felicidade, e eu quase enlouquecendo… vivendo um desprezo que dói demais
Perder pessoas queridas faz parte da vida, tudo nesse mundo passa e se acaba, o Tumulo e o fim de todo o orgulho e a arrogância do ser Humano.
Atualmente vejo a morte como umas das perfeições, por mais que ela leva quem amamos.
O bom é qdo a gente chega no túmulo sem esse orgulho. Sem o Ego. Tô na luta.
Mas é muito doloroso. Só quem já perdeu que sabe.
Só é foda no suicídio
Reencarnação é extraordinário
O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece. -Charles Bukowski
No caso de morte, o tempo. Já o caso de abandono, o amor próprio. Às vezes não é amor, apenas apego. Infelizmente a maioria das pessoas coloca o outro com o centro de sua vida, isso é sobrecarga para quem é tão falho e imperfeito como nós.
O que é amor?
@Sami C. curar não é esquecer. O tempo em si mesmo é eterno. Você pode optar em ressignificar a sua dor, afinal todos nós temos prazo de validade. No entanto, o legado e a herança que deixamos ou nos foi deixado auxiliará na condução de nossas vidas. A morte e a vida faz parte da nossa trajetória. Tenho certeza que sua mãe gostaria que você fosse feliz seguindo adiante. Desejo-te paz em teu coração!
@Sami C. ! Lí seu relato, passei por isso perdi minha mãe em 2014 e vou te contar foi um vasio muito grande , passei uns 3 anos sofrendo mas com muita consciência q reclamar de mais não é bom nem prá vc nem pró espírito de quem partiu, e tenha a certeza q o tempo é senhor de tudo acredite .abraços 👍
Concordo...
Amadurecimento? Caiu totalmente em desuso. Já que implica em responsabilidade, suportar consequências e por tabela, um quinhão de sofrimento e privação. Daí precisamos cada dia mais da Inteligência Artificial para nos guiar...
De fato, o que esse pessoal entende de tecnologia na mesma proporção desentende de relacionamentos e o sistema quer isso mesmo, pois fica fácil manipular essas pessoas.
Bela Analise , Reflexoes
Isso vai dizimar a humanidade essa inteligência artificial
Coisas do humano nao cai em desuso, sao realidade em si, incontestaveis.
Perder alguém que se ama muito para a morte é triste demais.
As avós têm razão, o tempo cura tudo. A fase to ódio já passou, agora sinto um vazio imenso que preencho com a natureza e longas caminhadas escutando música ou o silêncio. Na volta da caminhada passo por uma igreja que tem um jardim com uma linda imagem de Nossa Senhora. Ali choro, rezo e espero a cura chegar.
Ninguém é de ninguém. Tudo passa. Seguir em frente e o melhor e viver a vida o jardim e lindo.
Por observação eu digo que isto do tempo curar quase tudo é apenas um dito popular, uma expressão muito simplória que esconde uma realidade muito mais complexa. Arrisco dizer que é uma inverdade passada de geração em geração. Há casos em que você muitas vezes tem que mudar aspectos há muito inerentes a sua personalidade (No caso de adultos) e isto é uma tarefa árdua, difícil e talvez até impossível dependendo da pessoa e do contexto da perda pela qual passou. Dependerá das suas muitas ações e não somente delas mas também da sua sorte em vários aspectos da sua vida. Caso isso não ocorra, o passar do tempo geralmente resulta em um ser mais velho, não necessariamente mais maduro, tentando lidar e sobretudo sofrento com questões antigas; ou um ser completamente diferente do "original" e não necessariamente "melhor". O tempo por si só não altera nada!
O tempo tem que ser bem aproveitado.
Concordo plenamente. Não adianta o tempo passar e não acontecer uma reflexão dos fatos. É preciso chegar numa conclusão de tudo, para que a mudança interna aconteça! Claro, é um processo demorado (por isso envolve o tempo) mas ele sozinho não resolve nada! Por isso não podemos só lamentar, mas sim encontrar os erros para não repeti-los novamente. Isso é ganho de experiência
Escrever me ajuda a lidar com as perdas.
Nossa! Escreve muito bem! Parabéns! 😄
@@beatrizsouza2344 Obrigado!
Amadurecimento é produto que está ficando escasso. 😂😂 Amo o Pondé.
Pois é... quem sofre por amor é trouxa! Te largou? Arruma outro!!
Ninguem perde ninguem. O que é nosso, a gente nao perde.
Se vai, o que nunca foi.
A vida não joga para perder.
Tudo que tem verdade tem força, tem poder, tem conecção e elo, tem reciprocidade, é natural, é benção. E benção nao se perde.!!
Basta pensar bem.
Vc perde o que realmente é seu??? Reflete sobre isso.
O que é considerado seu de verdade??
No dia que o ser humano entender isso de fato, ele vai viver com mais qualidade, entendimento. Paz e luz 🙇♂️🙏
A verdade é, que existe um buraco de tamanhos diferentes em muitas pessoas hj em dia. E a gente nunca para pra sentir essa dor, senti-la para poder superá-la. Eu mesmo sempre que tô triste, e sinto esses sentimentos não tão bons, corro logo para minha válvula de escape, que no caso é a tecnologia. Rede sociais, Netflix, propagandas modernas, que servem como distração, mais que tão bem longe de ser solução.
Amadurecimento 👏👏👏 aprendizagem , silêncio ,dor, solidão , autoconhecimento ... grandes ferramentas quais todos deveriam provar , aí verás o tamanho da força natural que existe dentro de nós .
Perfeito 👋🏽👋🏽👋🏽
Eu acho que o pior de tudo... Não é a pessoa morrer, porque a morte é uma bênção. A pessoa deixa de sofrer. Também não é a pessoa te abandonar por outra, ou porque não te ama mais... Pra mim, o pior é você deixar de amar a pessoa porque vê que ela não é nada daquilo que você estava imaginando. A desilusão, a decepção, é o que dói mais, na minha opinião. Você se sente enganado, traído, ludibriado, feito de trouxa, de idiota. A dor é lancinante, é terrível.
Fala sobre relacionamentos Tóxicos, amigos que tem inveja, quando muito próximo, que não tem como cortar o vinculo, como se comportar diante das invejas dos amigos próximos?
E tambem, sobre quando ficamos mais velhos, o círculo de amizades perde um pouco a graça e tendemos a solidão?
Duas divagações aí.
Penso que no caso de uma perda afetiva, a prática do Amor Próprio é uma grande lição ! Já a perda de entes queridos por morte , digo por minha experiência, que a aprendemos a viver com uma ferida que não cicatriza, muitas vezes a religião não explica, mas de certa forma, o crescimento espiritual nos fortalece !
Passei pela dor de enterrar minha única filha, ele iria fazer 2 anos, é algo tão horrível que não dá para explicar. Mas aprendi que a dor o sofrimento ele te mata ou te fortalece, e graça a Deus me fortaleceu , acho que me tornei uma pessoa melhor, aprendi até às coisas mais valorosas e incríveis são as coisas mais simples, e quando mais cedo você aprende isso melhor é sua vida. Não tem um dia que não me lembro dela, a saudade só aumenta, mais em vez de ficar me lamentando e me entregar a essa dor, eu preferi ter um sentimento de gratidão, porque fui mãe da menininha mais incrível que já conheci, ela me fez mãe, me revelou o amor , transformou meu mundo. Então resolvi viver e ser grata porque não a perdi eu na verdade ganhei ela, não é fácil viver sem, mais pior seria não tê-la tido. Hoje sou mãe de 2 meninos incríveis e sou feliz apesar da dor. Obs: sou Cristã "evangélica" e te amo Pondé você e o Karnal são dois ateus incríveis. 😊❤️
Oi.. vc poderia me ajudar... Conversar comigo. Sua história é linda. Oq estou passando não chega aos pés do que vc passou. Mas preciso de ajuda. Se e vc puder eu te passo meu whatsapp. Obrigada
Essa é uma questão difícil , pouca coisa há o que se fazer , e dizer .
Por isso a Bíblia recomenda ."chorai com os que choram " um forte abraço 😎
O desespero advém do fato da pessoa achar que tem a POSSE do objeto amado. Amar é um sentimento que nutrimos por algo ou alguém, e se deveras amamos, queremos a sua felicidade, que pode não ser ao nosso lado.
Mas não estamos preparados para a morte, o que mais dói e a falta que sentiremos da pessoa em questão.
Muito bonito, mas nada praticavel, a realidade é implacável.
Minha irmã perdeu o marido em 2012 e o filho esse ano para o suicídio... O amor entre nós da família e a fé nos sustentam sim...
O comentário foi há um ano, mas identifiquei o que aconteceu com minha família. Hoje foi o pior dia da minha vida, minha prima recém-nascida, nasceu com problema no coração e nos dois pulmões, não respirava por conta própria. Os médicos já a consideraram prematura, apesar de ter nascida 23 dias antes. Passou um tempo a enviamos para uma cidade do nosso estado, Londrina-PR, porque tem os recursos tecnológicos para descobrir o que ela tinha, pois não haviam descoberto na cidade onde moramos, Maringá. Ela foi evoluindo e melhorando cada vez mais, tiraram o aparelho respiratório, já estava super bem. Um dia ela teve uma piora, no outro, infelizmente, nossa princesa perdeu as forças, faleceu. Os médicos disseram que se ela ficasse, teria muitas sequelas, não andar, não falar, limitação intelectual etc. Essa é a segunda da minha tia, o primeiro tem 13 anos.
Eu podia ter visto esse vídeo um ano e meio atrás. Hoje, já sei bem lidar com a perda inominável da minha mãe. A gente não supera, apenas suporta. Só por Deus.
@Samira C. tente continuar algo que sua mãe fazia quem sabe isso alivia a dor ou a torna viva dentro da sua vida, fica com deus
@Samira C. A minha mãe e tudo que tenho mesmo ela sendo um pouco narcisista mas a vida é a nossa criação e adaptação
Não tem como ter ajuda externa. É uma dor que rasga o coração e é uma sensação de agonia e tem o tempo certo de luto, para cada pessoa. Isso no caso de perder por morte. Tenho medo de sentir de novo, por ter sofrido tanto‼️MEDO...
Se for por abandono, aí é se dar amor próprio. Lembremos que muitas pessoas são felizes sozinhas.
No caso de morte, aí é luto por um tempo e recomeçar.
Tempo.... ah! O tempo... sempre ele. Passei pelas duas situações e nas duas, só o tempo me amparou.
"o tempo ensina mas te mata. a fome engana mas convém."
Medulla
Já perdi quem eu amava, para a morte e para a vida. Mas tudo passa, não se pode é permanecer na dor.
Pior que a dor não passa, ela não perde a força, a gente é que tem que se fortalecer. Sinto na pele isso.
Amei muito uma mulher intensamente algo que não foi reciproco. Essa certa feita me contou algo que leu em um livro, coisa da qual concordei de imediato:
"Mundo não é uma maquina pessoal de fazer sonhos".
Meu Deus .. muito obrigado.
Você me deu um rumo na minha tristeza.
O desespero por perder alguem que a gente ama é um luto incontrolável.
"Não é quando eu respiro, mas sim quando amo que realmente vivo. "
Eu diria então que não "morro" quando paro de respirar, mas sim quando o alvo do meu amor não me ama mais.
Está ficando ótimo Pondé esses vídeos com 2, 3 minutinhos a mais.
Como é bom ouvir toda essa sabedoria. Você fala com os sensatos. Porém, os maluquinhos, imaturos, inconformadose impacientesda era digital estão cometendo feminicídio porque preferem a morte da parceira, que enfrentar a frustração e talvez não precisar encarar a própria incapacidade de relacionamento. A morte zera tudo dentro dele. Mesmo que tenha que passar 30 anos na cadeia. Muito louco isso.
Abandono voluntário tem explicação lógica, sabemos que não estava tão bom assim e que vamos sofrer pq não sentimos a mesma indiferença que nos é dada. Já por morte sentimos pena de quem se foi e de nós.O tempo realmente é necessário para reorganizar nosso cotidiano e neutralizar o ambiente que aos poucos vai perdendo os cheiros e as lembranças marcantes vão se repetindo menos na nossa mente.
Tem gente que se enjoa
Vi esse vídeo quando perdi um filho pet em 2020. Estou aqui novamente vendo, pelo término do meu casamento de 5 anos. Como dói, angustia, é desesperador. Mas não tem como não passar por isso sem sofrer. Seguimos na esperança que dias melhores virão!
O amor desconhece o tempo (que não cura absolutamente nada). Uma perda que ocorreu há décadas pode doer como se tivesse sido ontem. E continuar doendo pelo resto da vida
Já deixei de ser amada já faz tempo, hoje tô vivendo e evoluindo para melhor ser exemplo para minha filha. Amor só o de *DEUS*.
Tanta sabedoria na mente de um só homem... O maior filósofo brasileiro da atualidade, fato!
Pessoas q perderam o amor, smp com essa vitimização. Ninguém é obrigado a te amar, quando vc colocar isso na sua consciência a vida fica mais leve. Um dia vc vai abandonar alguém e, um outro alguém vai te abandonar...essa é a vida.
não é bem isso que é o sentimento de perder o amor, vc tá sendo simplista.
@@yuribezerra823, eu sei o que sentimentos, mas não é essa a questão, a questão é : como vc pode superar um abandono de um amor? Talvez vc nunca supere, mas deva aceitar a situação, se vc tiver esse ponto de vista que coloquei no meu comentário...a final de contas quem nunca levou um pé na bunda.
Fato!Coisas da vida.Se vitimizar é pior .Bem pior.
Levar um pé na bunda é uma coisa, levar um pé na bunda de quem você ama é outra totalmente diferente; talvez vc nunca tenha passado pela segunda situação, ou nunca ter amado alguém . O amor é um sentimento extremamente complexo que não se resolve com soluções simplistas.
Pois é
Porque infelizmente só há aprendizado e amadurecimento no sofrimento....É a vida !!!
Perder alguem p morte é a pior dor, aquele sentimento de nunca mais ver a pessoa. “A dor não vai embora, vc so se acostuma com ela” serie the walking dead, a frase mais coerente na minha opinião, o tempo não é a solução, mas tudo na vida é questao de habito, rotina, costume, a filo/sociologia explica isso, vc vai se acostumando com a falta da pessoa, mas encarar a perda e tentar entende-la é a melhor opção, não fugir da sua realidade, cm ja dizia Freud...
Cuidei 5 anos da minha linda mãe querida com doença degenerativa. Curti muitos momentos alegres e tristes nessa caminhada. Mas o melhor remédio era dizer que a amava e levaria a colher com comida na boca dela até o último dia da minha vida ou dela.
Ao perder pra morte, não tente entender ou achar culpados. Apenas aceite, o que vc fez de bom para e tempo vai curar sua dor.
Pondé, quando perdi meu Pai, não procurei religião, mas venho me resignando desde então. O vazio continua. Quanto ao tempo, “ o tempo não cura tudo, o tempo não cura nada, o tempo afasta o incurável do centro das atenções.”
Parabéns, professor Pondé! Julgo que é a primeira vez que o vejo falar com sensibilidade e respeito em relação ao tema que apresenta.
Deve ter perdido alguém, por abandono ou morte. De facto, quando passamos pelas coisas, vemos o mundo e as pessoas com um olhar mais compreensivo e dócil.
Abraço 🤗
Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.
Kkkkkkkkkkkkk
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
É isso que chamam de golden shower ?
❤️❤️❤️
Nossa me lembrei da Dilma.
Ser abandonado remete à mais primária das emoções: rejeição. Para mim, essa palavra resume/explica tudo.
Resta saber se quem vc ama,amava vc,pq daí na verdade vc nem perdeu...vc ganhou!
Custei a perceber que eu ganhei.
E como saber isso
Vivemos num tempo onde as pessoas querem resultados rápidos, e no mínimo pra ontem. Essa pandemia trouxe isso ainda mais à tona, e também essa agonia de querer tudo depressa, é preciso praticar uma coisa que não é muito discutida, a paciência, é preciso ter em mente que as coisas levam tempo pra acontecer, com um passo de cada vez é que se chega lá.
Realidade é realidade e vc pode escolher ou virar vitima ou seguir.
Respeito e tempo, são as palavras chaves , tanto para quem sofre, como para quem convive, com alguém que esteja passando por esse momento. Belas palavras, Pondé .
Basta voltar a fazer o que fazia antes de dá atenção a pessoas que vc amou. Preencher o dia é a melhor maneira de se conformar
Ser abandonada pela pessoa que ama tudo bem.Mas sobreviver a quem ama,vivi essa experiência é inexplicável.E procurei mil assuntos sobre a morte.E pessoalmente não se tem ninguém para conversar. Encontrei conforto no canal "Afinal que somos nós".Gratidão!
Alguém um dia já disse...."O tempo sempre será o melhor remédio...mas seus efeitos nem sempre são imediatos!"...Luz a todos!
😄😄😄
chorei por ter perdido meus pais, também amigos e amores. mas me preparei por terapias e a espiritualidade que busquei e ainda busco com bons resultados.
Infelizmente estou passando pelas duas situações ao mesmo tempo e não é fácil. Tem hora que dá vontade de jogar tudo pra cima e tacar o fodasse pois percebemos que não valemos nada.
Eu tnbm to assim é terrivel
Te desejo luz e paz.
O tempo cura e mata.
Nem sempre...
😄😄😄
@@tatianamoura2701 sim sempre, pode nem sempre curar, mas se existe uma certeza nessa vida, essa certeza e que o tempo um dia vai te matar.
Putz! Quando se perde um namorado, tantos sonhos, tantos planos, tanto amor , tanta vida pra viver... Pior que não tenho um parâmetro! Em uma semana meu amor se foi pra Covid. Não consigo encontrar consolo espiritual. Sim, o tempo cura tudo e sei que vou superar, mas dói muito!!!
Como você está? Já se passou um ano desde que escreveu isso. Estou passando por isso agora, perdi o homem que amava há dois dias atrás, ele foi fazer uma cirurgia e não resistiu. :(
Quero que alguém que passou por algo parecido me diga como foi com o tempo
Espero que esteja melhor agr. Perdi meu amor há 6 dias. É uma dor insuportável 😢
@@kahentrenosporkarentavares4672 Sinto muito por sua perda mas somente o tempo pode curar essa dor. Ficam as lembranças boas, a imaginação do que teria adiante, os sonhos, e a gente até sorri das brincadeiras mas o tempo é o remédio para tudo.
@@lualuvtsuki1409 Desculpa, eu não tinha visto sua mensagem. Imagino que você já esteja mais conformada pois já se passou 1 mês. É um processo particular de cada pessoa, mas o tempo vai curar essa dor. Hoje estou bem, penso nele com muito carinho e saudade, mas o pior já passou. "O que não pode ser curado, tem que ser bem suportado"
@@renilda2222 já eu perdi minha namorada dia 19 pra um câncer, dói de mais, todo dia tô chorando, não tem um dia que eu passe sem chorar ao menos uma vez com saudades dela.
As fases devem ser respeitadas,primeiro vem a negação, depois a raiva,aceitação e no final a esperança de um novo recomeço ou de reencontro em outra dimensão, por isso a religião é um alicerce importante para superar essa fase tão delicada.
Fórmula:Tempo + distância. Juntos, curam qualquer coisa.
Simples assim 😉
Particularmente eu achei linda essa explicação, porque de fato a dor do sentimento não é curada com palavras, ele falou tudo e um pouco Mais, parabéns para sua colocação.
Eu perdi meus pais e tenho muito medo de perder a minha esposa que tem problemas de saúde e é uma pessoa maravilhosa. Não sei se ao perdê-la eu continuaria a acreditar em Deus.
O pondé é tão sofisticado que atinge jovens, adultos e idosos. Parabens pela tua inteligência coroa.
Então para superar a perda de alguém devemos ser amigo do tempo! Fico imaginando quase todos os dias quando meus pais partirem dessa pra melhor, não sei como vou reagir, mas essa é a vida, né.
Como já dizia Steve Jobs: ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca consegui escapar. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo.
Já gostei de cara da sua resposta em dizer que não tem um conselho para o desespero, é também quando você diz em outras palavras que precisávamos respeitar o sentimento alheio de desespero e também a respeitar quem busca refúgio na espiritualidade. Muito bom seu vídeo, nada de mercantilismo em cima de sentimentos ou vã filosofia de cura rápida da dor.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ótimo tema. Eu estou tentando inventar alguma coisa nova para fazer. Choro todos os dias, faz 2 meses que enfrento o luto. E medito. Não tem muito o que fazer; estou tentando entender. A gente só quer falar e desabafar! Uma hora ameniza. O tempo é tudo.
Para mim, melhor forma de lidar com o desespero da separação é pela fé confiar no cumprimento de Apocalipse 21:4
Perdi Mãe e Irmã, há 32 anos, é sempre Ontem.........
Não só a falta de água ou a desigualdade social são problemas crônicos da humanidade atual. A saúde mental, ou no caso, a falta dela, também acarreta problemas em magnitude mundial. É uma tendência da modernidade, que está assolando o psicológico das pessoas, corroendo a estabilidade emocional da sociedade. Adolescentes e jovens parecem ser as principais vítimas, mas isso se espalha de forma pandêmica através das faixas etárias. Preservar a saúde mental hoje tem uma importância copiosa para o bem estar pessoal. É necessário ensinar as pessoas a fazerem isso, ensinar como se valorizar, como procurar o próprio caminho sem pestanejar, sem esperar nada em troca, um tapinha nas costas do outro, e fazer por si. Aprender a desenvolver a independência emocional, a "despatologizar" o amor romântico, e conservar a própria lucidez emocional.
Como diz a cantora Joelma, filósofa contemporânea, "tem coisa que a gente não perde, a gente se livra".
Só quem crê levanta a mão e dá um glória.✋👐
O tempo ameniza tudo.
O tempo é o senhor da razão.
Perdi, más com o passar do tempo, entendi que foi melhor para todos...
Ter o privilégio de ouví-lo discorrer sabiamente sobre tantos assuntos relevantes sem ter que pagar um tostão, chega a ser um crime. Seu canal é uma das grandes alegrias da Internet. Obrigado Pondé!
Perdi pai, depois de 1 ano perdi mãe e a dor da perda precisa ser vivida, mas lidei bem (sem religiao e outros, mas maturidade), e respeito que cada um tem seu tempo, que o tempo é o melhor remédio, e já se passaram 18 anos...
m.castro Castro , que grandeza da sua parte!
Eu morreria se perdesse os dois em tão pouco tempo.
Mas quase enlouqueci quando enterrei dois bebês recém-nascidos e meu pai em um intervalo de 4 meses. 😳
@@larissacollardnassif6558 você tá bem agora , muita paz pra ti
Sempre temos a religião, sempre temos poucos, más grandes amigos, e o tempo que não apaga, más nos amadurece e nos faz entender, seguir em frente, e voltar a ter momentos de felicidade!
O desespero da perda na minha percepção só o tempo ou um novo amor para curar a dor do desespero... O desespero deve ser compreendido, não é facíl, mas o desespero não pode se tornar um alimento para a vitimização, caso exista alguma possibilidade de retorno, a vitimização só intensifica o fim.
Concordo com o respeito a quem sofre.
Bom dia, Pondé.
Parabéns pela coragem de abordar a Religião mesmo sendo Ateu.Foi a minha tábua de salvação qd perdi meus pais.Corajoso como sempre.
O problema não é saber que ela está feliz em outro lugar, o problema é ela estar em outro lugar!
Esse vídeo me ajudou muito 👇 www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/paz-felicidade/como-lidar-com-dor-da-morte/
Amei. Que terno. Gostaria de ter ouvido exatamente essas palavras há 26 anos, me transportei no tempo e fui tocada. Grata.
Já fui trocada. Tive raiva e isso foi bom, no sentido de superar. Mas lidar com a morte de pessoas queridas foi bem doloroso e mesmo hoje eu sinto, após anos.
Pondé MARAVILHOSO!!!! Como sempre!! O amadurecimento nos livra de muita coisa!!