Sobre a pergunta dos filtros Melitta acho que ele quis dizer dos filtros de papel não dos porta-filtros. Filtros de papel de outras marcas usados no método melitta. Acho que vale um vídeo sobre diferentes filtros no mesmo método.
Sugiro focar naquilo que o Brasil faz de certo. O selo de denominação de origem do café do cerrado mineiro endereça a questão da sustentabilidade. Parabéns pelo QA.
A experiência que tive com prensa mais barata r mais cara foi q tela de metal dela, as mais baratas tendem a ser mais trossas, o que consequentemente passa mais "po" para a xícara
MiiCoffee DF 54 resolveu a minha vida (por enquanto, hehehehe). Já consigo fazer, em sequência rápida, de maneira competente, vários espressos com receitas diferentes, mediante ajustes simples na moagem. Exemplo: 13g/50ml, 17g/34ml, 15g/30ml. Antes de comprar o DF54, isso era impossível para mim. Não devemos desconsiderar, entretanto, ao tempo que investi praticando espressos na minha máquina atual (Rancilio Silvia versão 3 com PID), mas é verdade que foi bem rápida a adaptação ao DF 54. Meus outros moedores são: Nuova Simonelli stepless, 1Zpresso Q2, Mimoso 02 (o moedor "de fazenda", que evidentemente não uso para espressos).
Bom demais meu irmão!! Esse com certeza é um dos melhores quadro do canal… Ainda mais com a presença da Rafa!! A parada da super-automática me pegou kkkkkk Tamo junto irmão
11:50 eu comprei o jaffe j1 e não me arrependo, como minha primeira referencia esta ótimo, tenho medo de gastar muito e um moedor e não sentir diferença, vou manter meu jaffe por um bom tempo e buscar evoluir e expandir meus métodos, ai sim eu pensaria em comprar outro
Eu acho q a diferença dos vidros das prensas é a resistencia as diferenças de temperatura. Como aqueles vidros de laboratorio q sao boro alguma coisa, q podem ate ir direto no fogo e suportam mais choq termico. A minha da loja de 1,99 trincou quando joguei a agua quente mesmo nem tando tao quente…
Bom dia Thales, Rafa e pet. Thales estou testando todos os dias o grão do café Orfeu Japy,sou fã do orfeu e o meu preferido é o bourbon amarelo , e cara a depender do clik do meu k1, esse café fica tão compacto que demora muito para coar o café no melitta, ai claro já consegui ajustar o clik do meu k1 e agora esta ótimo, mas o pior de tudo é que eu ainda não tirei um expresso dele,kkkk. E confesso um terei todos os moedores da Timemor, cada um com o seu. Abraços.
Sobre as máquinas de espresso de entrada com filtro de 58mm, tem a opção da Ariete moderna, acredito que seja a opção mais barata disponível, é mais em conta ainda do que as que o Thales citou no vídeo, inclusive, tem vídeo dela no canal.
Thales e Rafa, entendi a pergunta do 12:12 Diferença filtros Melitta , porque já tive experiência ruim kkk, o filtro de papel tem diferença na passagem (tempo) do café entre o Melitta e outros, por exemplo, uso apenas Melitta, porque quando usei da marca Brigitta, na mesma moagem e com apenas a pré infusão e depois inserindo o restante da água em 1 despejo, demorava passar até 1 min e 30 segundos a mais, amargando o café. Isso no método Melitta também.
Percebo muita diferença entre os filtros de papéis. A espessura deles e gramatura parede mudar e isso interfere no meu tempo de extração. Acabei por optar pelos filtros da DAISO, que são relativamente "baratos" e de qualidade superior a esses de mercado
Po, essa eu respondo, sobre as diferenças de filtros de papel. Eu vi um video do Hofman q ele testava 3 filtros originais v60 2 fabricados no japao e um na alemanha. Os resultados eram diferentes e o da alemanha muito diferente. Fiz isso com melita, brigita e 3 corações. O melita original pra mim é o melhor e o 3 corações o pior. Nao vou me delongar em detalhes aqui mas recomendo q façam seus testes e cheguem as suas conclusões. Café é aventura.
Sim. Tb achei q a pergunta era sobre o filtro. Vi o vídeo do Hoffman tb e a partir dele comecei a prestar atenção nesse detalhe. Comprei um filtro pra v60 nacional e a diferença é bem grande. Pra constatar isso é só passar água sem café mesmo e ver q dependendo a marca muda o tempo de passagem.
Sobre moedor rústico. Fiz cerveja muitos anos e vim para o café. No início de café, comprando grão no mercado, usei bastante. Moedor GUZZO de disco. Moagem consegue ficar bem bacana mas a retenção é grande (2-3g).
Oie Thales, Rafa e quem mais quiser ajudar. Atualmente o meu setup de café é uma prensa francesa. Como estou começando a entender o mundo dos cafés especiais e vocês já me recomendaram o K-utra como o melhor moedor. Gostaria de saber se ele é o mais adequado para fazer o café na prensa? Desde já agradeço a atenção de todos. 🐞
Thales, obrigado por esclarecer minhas dúvidas sobre os moedores. Agora, gostaria de saber qual método de preparo se aproxima mais do perfil sensorial do espresso: a cafeteira moka ou a AeroPress? Além disso, o uso do filtro Prisma na AeroPress contribui para uma extração mais similar à do espresso? Agradeço pela ajuda!
Thales e Rafa (vou ganhar pontinhos por incluí-la rs), parabéns pelo quadro! Ele é excelente, pois além de instrutivo, é divertidíssimo! Eu pretendo montar meu setup de espresso até o final do ano, e tenho algumas dúvidas, as quais acredito que vocês poderão me ajudar (só Thales vai responder tecnicamente, mas teoricamente a Rafa ajuda também! rs). Estou pensando em pegar a Gaggia Classic, por conta do boiler, de ser uma plataforma de fácil customização e de utilizar filtros de (58mm). Recentemente, vi que algumas Gaggia Classic Evo Pro estão soltando o revestimento interno em teflon nas xícaras, e fiquei preocupado com isso. 1) Algum dos parceiros do canal já tem previsão para trazerem a Gaggia Classic E24, com boiler de latão e filtro em aço inoxidável? Eu tenho um C3s Pro, com Silver Clix, mas já sei que vou passar nervoso tentando regular o expresso com ele, devido ao salto muito grande entre os cliques. Sendo assim, penso em investir também em um moedor dedicado ao espresso. Me conhecendo (bem nerd rs), acredito que eu vá testar o espresso com diversos grãos diferentes, inclusive para saber se com o surf de temperatura eu consigo extrair boas xícaras com torras mais claras, o que me obrigaria a frequentemente ter que regular novamente o espresso. 2) Seria muito trabalhoso moagens seguidas com um J-Ultra ou J-Max? 3) Valeria à pena eu me abdicar um pouco da qualidade em prol da facilidade de ter um moedor elétrico (Tramontina Breville)? Ansioso pelo review do Micoffee DF54, que pode ser uma alternativa ao Tramontina Breville, caso tenha mais qualidade (sensorial/construção). PS.: Desculpe-me pelo texto longo e as várias perguntas juntas!
Dá pra usar moedor até quebrar? Já viu algum caso assim? Será que tem algo na especificação deles tipo: até 10.000 giros, 20.000 giros? Ou metade disso se for torra nórdica hahah Bonus: Já provou café de barril whisky? É meio roubado, mas eu curti. Inclusive nao sei se faria a sentido o feat mas acharia maneira uma parceria com o Jornada do Whisky. Ia juntar duas das minhas bebidas favoritas.
Talvez eu tenha a resposta da pergunta sobre oque e uma maquina automática, ela ser automatica deve ter relação com a praticidade de você extrair o cafe apertando 1 botão, diferente das maquinas manuais tipo alavanca, que voce tem quer abaixar a alavanca pra extrair, pode ser isso
Fala thales, tudo baum, vi uma maquina que seria otimo ver um review no seu canal futuramente, é a Miicoffee Apex. vem com porta filtro de 58mm, pid, ajuste de pressão e temperatura, é boiler e tem um termobloco só pra vaporização.
Olá Thales e Rafa!!! Não perco um vídeo do canal. É a primeira vez que faço uma pergunta para o quadro Q&A e gostaria de saber com que frequência e pra qual tipo de espresso vc usa o filtro simples da sua máquina de espresso? E outra coisa: o ideal seria usar sempre a quantidade máxima que cada filtro suporta para fazer seu espresso (como numa moka) ou a marcação seria somente para sabermos o limite mesmo? Digo isso pois quando comecei nos espressos, as vezes eu usava uma quantidade menor do que o máximo (no duplo) e quando verificava a borra, estava toda encharcada. Teria como fazer um teste com a quantidade máxima e metade do que o filtro suporta? Um beijo... pra vcs!!!!! 😉
Thales, tenho muita vontade de comprar uma máquina de expresso, vale a pena juntar mais e pegar uma gaggia Classic? ou a oster compacta ja faz um bom café? tenho um 1zpresso jx
Fala Thales e oi Rafa! Primeiro parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade sempre, acho que você não faz idéia (ou faz) o quanto é importante pra muitas pessoas...espalhando a palavra do café especial, convertendo muitas pessoas (rsrsr) me incuo Mais me diga o que acha dos moedores portáteis Groove compact e MiiCoffee P1 ( ja q comentou dessa marca) será que são ótimo custo beneficios e principalmente servem para expresso?
Bom dia, tarde ou noite (não sei quando será o próximo Q&A). Minha pergunta é: por que não incluir repetição nos testes? O Thales sempre menciona "comprovado cientificamente" nos vídeos, então por que não adotar um pouco da metodologia científica? No teste com o Marcos sobre o efeito da LOTUS, por exemplo, repetir cada condição (totalizando 6 cafés em vez de 3, como A1, A2, B1, B2, C1, C2) poderia trazer conclusões mais precisas. Mesmo sendo um teste cego, saber que há 3 cafés distintos influencia. Se no final os pares fossem agrupados corretamente, isso indicaria uma diferença real, não apenas um viés. O mesmo vale para comparar moedores e identificar onde está a diferença. Se os resultados das repetições ficarem misturados, isso sugere que não há diferença significativa.
Parabéns pelo canal. Estou iniciando no café especial e tenho aprendido muito com você. Vi você fazendo modificações na Philco 15 Bar. Qual a vantagem em reduzir a pressão? Você aconselha fazer essa modificação? Tenho uma Britânia BCF 33, que nada mais é que uma Philco com uma carinha mais bonita. Obrigado
Oi Thales, boa tarde! Não tenho espaço para acomodar uma máquina elétrica de espresso então montei meu setup com a Picopresso+ stand e tenho dois moedores (Breville e Kingrinder K6). Gosto do espresso , mas tem aquele trabalho de aquecer o equipamento. O sonho era ter aquela flair elétrica, mas não consigo importar por enquanto. Daí das elétricas no Brasil acredito que a Oster Compacta seria a única que cabe aqui. Você acha que vale a pena fazer a troca? O café da Oster Compacta (no máximo trocando cestinha) fica tão bom quanto a Picopresso quando bem aquecida?
A ironia das ironias, né?! Hoje ele que é o (não) barista! 😂. O Thales contou essa história com mais detalhes no vídeo das cafeterias obrigatórias de Buenos Aires!
E aí, Thales. De boa? 😁 Tenho uma Moka. Sempre a mantenho limpa. No entanto, tem algumas partes que não dá para limpar, por exemplo, dentro do funil superior. Nesse caso, vale a pena usar Cafisa para limpar? Já tenho essa Moka há +/- 4 anos. Continua funcionando de boa 😁 Abraços.
Welcome back, Q&A! Eu andei quebrando "umas" prensas francesas, e vi que tem no mercado uma prensa Timemore com capa na jarra e uma genérica com jarra em inox de parede dupla. Eu já perdi o prazer visual de descer o êmbolo depois que adotei a receita do James Hoffmann, e não me arrependo. Então penso na durabilidade e na estabilidade térmica, já que a receita é bem mais demorada e o café esfria um pouco mesmo escaldando a jarra (tudo bem, meu marido deixa esfriar pra beber ...). Para a prensa de 350 ml tenho usado um porta latas de refri/cerveja em isopor para manter a temperatura, mas quando quero fazer na de 1 litro, o café fica mais frio. Com preços semelhantes, qual a melhor na sua opinião: a Timemore ou a de inox? Obrigada!
Meu v60 sempre empoça e demora pra passar (extrações de 4-5 minutos). Já engrossei a moagem, e mesmo assim não resolve. Seria problema dos despejos? Abraços e valeu pelo canal 😄
Muito bom o vídeo, Thales! Cada dia melhor! Quanto àquela pergunta sobre os moedores Jaffee J2 e o Kingrinder P2, se não me engano o Pedro comentou que dá pra fazer espresso com ele, que seria um diferencial em relação ao J1. Abraços
Q&A - Fala Thales, demorei mas consegui ajustar meu expresso (1:2) na minha Philco15bar com porta filtro naked e Kingrinder K2, porém, estou vendo um efeito estranho: a extração começa pingando, depois centraliza o fluxo de forma fina até tomar boa forma, aí do meio para o final por alguns segundos o fluxo (cone com a crema) aumenta consideravelmente com uma grande quantidade de crema, depois diminui novamente. Isso é problema de temperatura ou é assim mesmo? * Tô perguntando se é temperatura porque um dia eu super aqueci a máquina e deu um efeito parecido, quase que saiu só espuma. Nesse dia eu resolvi dando flush longo antes de iniciar a extração.
Valeu pelas respostas!! Ajudou demais com minhas dúvidas. E Realmente faz sentido sobre estar com medo de virar o leite do pitcher. Na próxima vou tentar a dica! Aproveitando que falou sobre os compactadores com mola, qual é a maneira correta de utiliza-los para sempre compactar usando a pressão constante da mola? Compactar até ouvir o click ou sempre antes de ouvir o click? Eu tenho um 3bomber de 30lbs e sempre tive essa dúvida. As 30lbs são atingidas e então mantidas constantes ao fazer o click ou o inverso, 30lbs constantes até o click ?
Dá pra medir a pressão na compactação colocando o porta filtro em cima da balança e compactando. Defina um peso e faça sempre igual. Eu coloco semrpe 2kg pra compactar.
Fala meu querido! Queria saber um pouco mais sobre os cafés colombianos... Confesso que quando me serviram um pela primeira vez achei extraodinário, porém não consigo achar de jeito nenhum em grãos online... Vc tem alguma sugestão de como encontrar? Te desafio tb a fazer um vídeo sobre esse tema... Acharia bacana demais, pois encontrei poucos vídeos sobre esse assunto
Tenho um Timemore C3. Meu sonho de consumo é um ZP6, mas não sai menos de R$ 2.200,00. Existe algum upgrade realmente interessante até mil reais pensando unicamente em coados?
Fala Thales e Rafa, espero que estajam bem!! Estou tendo uma dificuldade ao fazer café no V60: Tanto usando a receita do Tetsu Kasuya quanto a do James Hoffman não consigo fazer a água passar em menos de 4min; Estou utilizando uma moagem que considero relativamente grossa (click 17 do Timemore C3) e uso a água fervendo; o que pode ser que eu esteja fazendo de errado? Pode ser que seja um problema com o filtro de papel que estou usando ou a água do filtro de casa? Faz sentido eu usar a água mais fria (uns 90°C), e deixar demorar pra passar mesmo? Normalmente interrompo a extração em 3min-3min30s pra não amargar. Obs: tenho utilizado o filtro da Coffee++
é normal o tempo de passagem mudar bastante dependendo do café na v60 usando a mesma moagem? comprei cafés que passam em 2 minutos (William and sons) e o café da encantos (Raro) em quase 3 minutos. O ideal seria moer mais fino no café que passa mais rápido? Valeu
Boa noite Thales e Rafa! Tenho uma Philco 20 bar e notei que, ao liberar o vaporizador enquanto aciono o chuveiro, há uma diminuição na pressão, ainda que no olhômetro, da extração. Isso pode danificar a máquina de alguma maneira ou pode ser uma maneira de "contornar" a pressão demasiadamente alta da máquina? Enfatizo o contornar entre áspas por não ter nenhum indicador de pressão
Também tenho uma philco, porém a 15 bar e você pode facilmente contornar isso com um dimmer, é o mod mais simples que tem dela e super barato, vale muito a pena
Pela minha experiência, o café especial não é algo com tanta entrega sensorial assim. Às vezes você lê no rótulo altas coisas, mas as notas são aquela coisa beeem no fundo, super discreto. Claro que sempre dá pra melhorar o sensorial, mas depois de alguns anos veio essa 'frustração'. Lógico que sempre tem aquele café fora da curva, tipo da Etiópia, que é uma porrada na sua cara. Eu duvidava do café floral e tomei um fantástico de lavanda numa viagem. Talvez seja uma coisa mais do café brasileiro, sei lá. Ou talvez eu tô mal acostumado por causa de whisky, que tem sido uma experiência sensorial bizarra. A entrega é MUITO forte.
Fala Thales! Tudo certo ? Me tira uma dúvida. Você mesmo já disse que o Origami é bem parecido com o V60, eu tenho V60 e gostaria de comprar um origami pois acho muito bonito, porém também acho muito caro. Você acha que vale a pena o investimento ? Não tenho nenhum flat bottom, e pensei em talvez pegar um no lugar do Origami, mas também da para usar o filtro do kalita no Origami. Pode dar uma esclarecida para eu me decidir ? Valeu
Thales eu tenho uma oster compacta e quero comprar uma maquina de 9 bar para ter um resultado MELHOR na xicara só tomo espressos puros mas é dificil tirar 1:2 com 15 bar fora q preciso ficar esquentando o prota filtro o que seria idealm, gaggia classic? uma outra mais cara valeria a pena? algo ocmo uma definitiva o que valeria a pena para extrair o "espresso perfeito"?
Thales, você gosta mais da clever ou do hario switch? Não conheço nenhuma das duas, mas seus vídeos tem mostrado que seus gostos são similares aos meus
Hahahahahaha Não nesse canal. O UA-cam meio que te "penaliza" quando vídeos de outros assuntos são lançados. Mas vira e mexe coloco umas tocadas dele dentro dos vídeo.
Boa tarde Thales, gostaria de fazer um curso para me especializar meu hobby no mundo dos cafes. Voce acha uma boa fazer um curso para metodos coados ? Vi tambem sobre cursos sobre notas sensoriais, acha uma boa ? Se sim, vale fazer os 2 ?
Acompanho o canal faz um tempo ja, uns dois anos talvez, e não sabia q a rafa era barista, muito menos q era barista do thales kkkkk Que legal saber É sério isso ou eu entendi errado? Ksksks
Hahahahaha é sério isso!! Nos conhecemos em uma cafeteria - eu era a barista e ele o cliente! Não fiquei muito tempo trabalhando no ramo e já saí tem tempo! O Thales conta essa história com detalhes no vídeo das cafeterias obrigatórias de Buenos Aires. Você já assistiu esse? No final ele conta como nos conhecemos!
Thales e Rafa, sobre o comentário da hipocrisia dos torrefadores gringos, não acho que seja por aí. Claro que todo país produtor, especialmente se foge dos lotes focados em qualidade (café especial), também peca em sustentabilidade e exploração de trabalho, mas o Brasil, como vocês disseram, é O maior produtor e assim um dos maiores locais de agricultura extensiva e exploratória de café do mundo. Nós criamos o modelo, a própria história do nosso café é indissociável desse padrão de exploração da terra e dos cultivadores. A atitude desses estrangeiros (dependendo do que disseram, não estava lá pra saber) não é hipócrita: eles enaltecem parcerias com fazendas certificadas por eles mesmos, que atendem padrões de sustantabilidade e dignidade no trabalho, justamente porque o café de mass brasileiro é produzido no que se chama internacionalmente de "sun fields", com sobre-exploração, cultivo intensivo com várias safras e muitas vezes sem respeitar as linhas de relevo. Me considero patriota, mas não dá para passar pano para o nosso modelo de cultivo e exportação. O café especial, principalmente lá fora, se caracteriza por e é sinônimo desse cuidado com origem e equidade distributiva, coisa que passa muito longe da lógica de commodity. Se for pra criticá-los, entendo que tem que ser na linha da industrialização deles (no passado destruíram tudo e agora querem cobrar da gente?), não no mérito do nosso café em si. Sobre essa história, recomendo a entrevista do Átila Iamarino sobre a história do café com um professor especializado. É fácil de encontrar no UA-cam.
Nos dias de hoje, na França, é importante que o alimento consumido seja "Bio", isto é, social e ecologicamente sustentável. Buscam não comprar de parceiros que destroem o meio ambiente e/ou usam trabalho escravo. Eles estão certos em relação ao Brasil. Aqui há uma devastação massiva do meio ambiente e muita exploração do trabalhador. O nacionalismo, o amor do brasileiro pelo seu país, que aumenta em quem mora fora, não me parece uma coisa bem-vinda. Essa ideia de coisas "Bio" deveria vir para cá também. O brasileiro copia tudo , mas não copia o que é bom. Benditos europeus que criticam a empresa agrícola brasileira que está destruindo o planeta, Creio que deviam ser radicais: não comprar mais do Brasil até que essa destruição cessasse
Fala! Queria muito saber se existe uma diferença sensorial grande para coados quando se faz a moagem com o Timemore C3 e o elétrico famooso Hamilton Beach?
Opa! Na minha experiência tem bastante diferença. Mas se você quiser uma opinião mais geralzona, leia os comentários do vídeo do Hamilton Beach. Lá tem pessoas que falam que estão super satisfeitas e pessoas que comentaram que quando mudaram de moedor, o café mudou pra melhor.
Thales, belezinha, brother? Sabia que "Thales" significa "aquele que é verdejante"? Então pelo seu nome quer dizer que logo menos teremos mais vídeos de cafés ainda verdes ou que se fosse de São Paulo torceria pro Palmeiras? ahahahahhahaahah Brincadeiras a parte, grande, só um comentário: esses dias fui atrás de uma Aeropress Go e pasme, achei o preço mais barato -- com impostos inclusos -- na Amazon, bem melhor que as outras alternativas e cheguei a ver que tem até aquele moedor genérico da Momentum lá também por um preço ok; com a questão de Remersa Conforme vou começar a ficar de olho na Amazon e na Shopee. Tirando essas que comentei eu gostaria de sugerir uma coisa que os gringos fazem muito na parte de tech de fazer um vídeo de "Montei meu Setup na Shein" ou coisa do tipo. Abraços e parabéns pelo conteúdo que você disponibiliza pra galera -- na real seria muito bom se seu canal tivesse legenda em Inglês porque seu conteúdo, pra mim, é melhor do que muito gringo e isso poderia auxiliar a galera de fora a achar ele :)
Opa pessoal, tudo beleza? Tenho um setup com chaleira bico de ganso de fogão e um timemore c2 com silver clix. Estou pensando em comprar uma chaleira elétrica na Aliexpress chamada KT90 pro pois me pareceu mt boa e está custando por volta de R$260,00 (sem imposto), e o moedor blade r3 da 3bomber que já vi por R$420,00 (e no Brasil inclusive) para fazer um up no setup (já tenho philco 15 bar com mods, mellita, v60, prensa e agora chegou minha yuro press). Considera ser um passo correto para um futuro upgrade ou tem alguma outra sugestão, tendo em vista que vou usar o moedor para todos o métodos? (Ps: curto um sensorial mais encorpado e doce, e talvez eu venda o timemore c2 se realmente comprar outro melhor)
Na verdade o P2 só tem uma versão, a série P é que tem 3 versões que vão dá P0 a P2. Sendo a P0 exclusiva para coados e a P2 voltada para espresso. Quanto a questão da França eu acho que não é tanta hipocrisia hipocrisia a reclamação. Eles estão certos quanto a teclamar do sistema de cultura, como vocês mesmos falaram o Brasil é o maior produtor de café do mundo, então já era para o sistema de cultivo ser mais atualizado de cultivo. O fato deles negociarem com o Brasil mesmo reclamando é simples de entender, eles estão comprando do maior produtor mundial. Isso também se assemelha ao seu vídeo do comandante, você você fez questionamentos sobre o moedor e ao mesmo tempo deixou claro que ama esse moedor. Eles são consumidores de café brasileiro, necessitam dessa matéria prima para seu negócio, mas não é por isso que não podem questionar ou reclamar. Como consumir qualquer um pode e deve reclamar de qualquer coisa que não ache correto mesmo que continue consumindo. Penso que isso é válido para tudo, tudo que consumimos. Apesar de gostarmos de algo devemos criticar e até mesmo cobramos mudanças para uma mudança em relação ao que não está correto.
A França tem interesse em maldizer a agricultura brasileira como agressiva por causa da Guiana Francesa. Não tem muito tempo que o Macron disse que a Amazônia era francesa, tudo pelo avanço da causa(leia-se: açambarcamento)
O cara da Agricultura Brasileira se perdeu por que é claro que no nosso pais temos dois tipos de agricultores, os que botam comida na mesa e fazem o café e os que plantam soja/eucalipto e demais pragas só pra exportar e acabam com o solo do pais. No mesmo lugar temos os dois tipos de agricultura, e a segunda sempre merece ser criticada por que toma todo tipo de incentivo fiscal e devolve muito pouco ao pais. Enquanto quem produz leite, carne e alimento tá sempre sofrendo pra poder manter o próprio negócio e quase sempre vive numa estrutura de cooperativa ou agricultura familiar. O erro é tratar a agricultura brasileira como algo homogêneo, quando na realidade existe um abismo entre a demografia que compreende esse termo.
A agricultura latifundiaria no Brasil é sim bastante destrutiva. A maior parte é monocultura pra exportação, destroi a terra, nao alimenta a população e todo o PIB que tanto orgulham fica na mao de poucos produtores. A comida de fato do brasileiro vem 70% da agricultura familiar, das pessoas que realmente trabalham. Tem que se orgulhar sim de pessoas que trabalham com agricultores mais sustentáveis.
Mas se fosse VOCÊ o agricultor, você preferiria trabalhar numa colhedeira moderna ou com uma enxada e um chapéu de palha furado? Essa imagem do cafeicultor africano miserável e sorridente só é bonita pra agradar europeu. E essa fake news PTista q 70% do alimento vem da agricultura familiar e q a agricultura de grande escala só exporta? Grande parte do q se produz aqui é usado internamente por outros setores. Como o milho q produz etanol e a sobra vira ração pra animais. Ninguém ia conseguir andar de carro nem comer carne se não tivesse um grande produtor plantando milho.
Francês é o último que tem que dar pitaco sobre qualquer país do mundo. Quando pararem de cobrar imposto das "ex" colônias africanas a gente pensa em dar ouvido pra eles
Palmas para o Q&A 👏👏👏
Sobre a pergunta dos filtros Melitta acho que ele quis dizer dos filtros de papel não dos porta-filtros. Filtros de papel de outras marcas usados no método melitta. Acho que vale um vídeo sobre diferentes filtros no mesmo método.
Sugiro focar naquilo que o Brasil faz de certo. O selo de denominação de origem do café do cerrado mineiro endereça a questão da sustentabilidade. Parabéns pelo QA.
Terminando nessa última pergunta, vou agora fazer um espresso com meu k1 e a philco 15 bar. Parabéns pelo vídeo!
A experiência que tive com prensa mais barata r mais cara foi q tela de metal dela, as mais baratas tendem a ser mais trossas, o que consequentemente passa mais "po" para a xícara
MiiCoffee DF 54 resolveu a minha vida (por enquanto, hehehehe). Já consigo fazer, em sequência rápida, de maneira competente, vários espressos com receitas diferentes, mediante ajustes simples na moagem. Exemplo: 13g/50ml, 17g/34ml, 15g/30ml. Antes de comprar o DF54, isso era impossível para mim. Não devemos desconsiderar, entretanto, ao tempo que investi praticando espressos na minha máquina atual (Rancilio Silvia versão 3 com PID), mas é verdade que foi bem rápida a adaptação ao DF 54. Meus outros moedores são: Nuova Simonelli stepless, 1Zpresso Q2, Mimoso 02 (o moedor "de fazenda", que evidentemente não uso para espressos).
Bom demais meu irmão!! Esse com certeza é um dos melhores quadro do canal… Ainda mais com a presença da Rafa!! A parada da super-automática me pegou kkkkkk Tamo junto irmão
A parada da "super" automática me pegou hahaha muito bom
😂😂
11:50 eu comprei o jaffe j1 e não me arrependo, como minha primeira referencia esta ótimo, tenho medo de gastar muito e um moedor e não sentir diferença, vou manter meu jaffe por um bom tempo e buscar evoluir e expandir meus métodos, ai sim eu pensaria em comprar outro
Uma ideia : grava o vídeo do moedor na própria fazenda.. bem rústico, vai ser legal haha
observação sobre o Jaffee J1 e Kingrinder P2, que o P2 é de plástico, então se for pensa em portabilidade, iria com Kingrinder P2 ou 1Zpresso Q-Air
Que legal, não sabia que a Rafa era barista! Vale um vídeo contando essa história de amor e café 😂❤
Tá aí uma coisa que poucos sabiam, eu tmb não sabia
Eles contam um pouco no vídeo de pedido de noivado hahaha
Eu acho q a diferença dos vidros das prensas é a resistencia as diferenças de temperatura. Como aqueles vidros de laboratorio q sao boro alguma coisa, q podem ate ir direto no fogo e suportam mais choq termico. A minha da loja de 1,99 trincou quando joguei a agua quente mesmo nem tando tao quente…
Bom dia Thales, Rafa e pet. Thales estou testando todos os dias o grão do café Orfeu Japy,sou fã do orfeu e o meu preferido é o bourbon amarelo , e cara a depender do clik do meu k1, esse café fica tão compacto que demora muito para coar o café no melitta, ai claro já consegui ajustar o clik do meu k1 e agora esta ótimo, mas o pior de tudo é que eu ainda não tirei um expresso dele,kkkk. E confesso um terei todos os moedores da Timemor, cada um com o seu. Abraços.
Sobre as máquinas de espresso de entrada com filtro de 58mm, tem a opção da Ariete moderna, acredito que seja a opção mais barata disponível, é mais em conta ainda do que as que o Thales citou no vídeo, inclusive, tem vídeo dela no canal.
Thales e Rafa, entendi a pergunta do 12:12 Diferença filtros Melitta , porque já tive experiência ruim kkk, o filtro de papel tem diferença na passagem (tempo) do café entre o Melitta e outros, por exemplo, uso apenas Melitta, porque quando usei da marca Brigitta, na mesma moagem e com apenas a pré infusão e depois inserindo o restante da água em 1 despejo, demorava passar até 1 min e 30 segundos a mais, amargando o café. Isso no método Melitta também.
Percebo muita diferença entre os filtros de papéis. A espessura deles e gramatura parede mudar e isso interfere no meu tempo de extração. Acabei por optar pelos filtros da DAISO, que são relativamente "baratos" e de qualidade superior a esses de mercado
Seria legal um vídeo pra quem está chegando agora sobre esses moedores com custo benefício 6:50. Abraço!
Po, essa eu respondo, sobre as diferenças de filtros de papel. Eu vi um video do Hofman q ele testava 3 filtros originais v60 2 fabricados no japao e um na alemanha. Os resultados eram diferentes e o da alemanha muito diferente. Fiz isso com melita, brigita e 3 corações. O melita original pra mim é o melhor e o 3 corações o pior. Nao vou me delongar em detalhes aqui mas recomendo q façam seus testes e cheguem as suas conclusões. Café é aventura.
Sim. Tb achei q a pergunta era sobre o filtro. Vi o vídeo do Hoffman tb e a partir dele comecei a prestar atenção nesse detalhe. Comprei um filtro pra v60 nacional e a diferença é bem grande. Pra constatar isso é só passar água sem café mesmo e ver q dependendo a marca muda o tempo de passagem.
Sobre moedor rústico.
Fiz cerveja muitos anos e vim para o café. No início de café, comprando grão no mercado, usei bastante. Moedor GUZZO de disco. Moagem consegue ficar bem bacana mas a retenção é grande (2-3g).
Oie Thales, Rafa e quem mais quiser ajudar. Atualmente o meu setup de café é uma prensa francesa. Como estou começando a entender o mundo dos cafés especiais e vocês já me recomendaram o K-utra como o melhor moedor. Gostaria de saber se ele é o mais adequado para fazer o café na prensa? Desde já agradeço a atenção de todos. 🐞
Review da nova máquina da Oster: Cafeteira Perfect Brew Máxima Oster
Thales, obrigado por esclarecer minhas dúvidas sobre os moedores. Agora, gostaria de saber qual método de preparo se aproxima mais do perfil sensorial do espresso: a cafeteira moka ou a AeroPress? Além disso, o uso do filtro Prisma na AeroPress contribui para uma extração mais similar à do espresso? Agradeço pela ajuda!
Esse moedor de fazendo eu uso pra moer graos de cevada pra fazer cerveja. Ele eh beeeem rustico
Thales e Rafa (vou ganhar pontinhos por incluí-la rs), parabéns pelo quadro! Ele é excelente, pois além de instrutivo, é divertidíssimo!
Eu pretendo montar meu setup de espresso até o final do ano, e tenho algumas dúvidas, as quais acredito que vocês poderão me ajudar (só Thales vai responder tecnicamente, mas teoricamente a Rafa ajuda também! rs).
Estou pensando em pegar a Gaggia Classic, por conta do boiler, de ser uma plataforma de fácil customização e de utilizar filtros de (58mm). Recentemente, vi que algumas Gaggia Classic Evo Pro estão soltando o revestimento interno em teflon nas xícaras, e fiquei preocupado com isso.
1) Algum dos parceiros do canal já tem previsão para trazerem a Gaggia Classic E24, com boiler de latão e filtro em aço inoxidável?
Eu tenho um C3s Pro, com Silver Clix, mas já sei que vou passar nervoso tentando regular o expresso com ele, devido ao salto muito grande entre os cliques. Sendo assim, penso em investir também em um moedor dedicado ao espresso. Me conhecendo (bem nerd rs), acredito que eu vá testar o espresso com diversos grãos diferentes, inclusive para saber se com o surf de temperatura eu consigo extrair boas xícaras com torras mais claras, o que me obrigaria a frequentemente ter que regular novamente o espresso.
2) Seria muito trabalhoso moagens seguidas com um J-Ultra ou J-Max?
3) Valeria à pena eu me abdicar um pouco da qualidade em prol da facilidade de ter um moedor elétrico (Tramontina Breville)?
Ansioso pelo review do Micoffee DF54, que pode ser uma alternativa ao Tramontina Breville, caso tenha mais qualidade (sensorial/construção).
PS.: Desculpe-me pelo texto longo e as várias perguntas juntas!
Dá pra usar moedor até quebrar? Já viu algum caso assim? Será que tem algo na especificação deles tipo: até 10.000 giros, 20.000 giros? Ou metade disso se for torra nórdica hahah
Bonus: Já provou café de barril whisky? É meio roubado, mas eu curti. Inclusive nao sei se faria a sentido o feat mas acharia maneira uma parceria com o Jornada do Whisky. Ia juntar duas das minhas bebidas favoritas.
Qual diferença entre a cafeteira italiana de inox e o de aluminio? Faço da mesma forma? Qual o nome do cachorrinho e a historia dele?
Pergunta: Puck Screen tem lado certo pra usar? Qual? Puck screen da 3bomber, por exemplo, tem diferenças nos lados, não é só uma tela.
Para o rapaz que comentou no vídeo sobre a oster compacta, estou vendendo a minha se interessar 😅 com filtro naked, wdt incluso ja
Thales, a Electrolux descontinuou uma máquina de entrada com porta filtro de 58mm, a chef crema silver. Dá pra encontrar usada no Olx baratinho.
Meus sogros têm um modelo bem velho e enferrujado no depósito
Talvez eu tenha a resposta da pergunta sobre oque e uma maquina automática, ela ser automatica deve ter relação com a praticidade de você extrair o cafe apertando 1 botão, diferente das maquinas manuais tipo alavanca, que voce tem quer abaixar a alavanca pra extrair, pode ser isso
Fala thales, tudo baum, vi uma maquina que seria otimo ver um review no seu canal futuramente, é a Miicoffee Apex. vem com porta filtro de 58mm, pid, ajuste de pressão e temperatura, é boiler e tem um termobloco só pra vaporização.
Eu estou doido para testar essa máquina.
Olá Thales e Rafa!!! Não perco um vídeo do canal. É a primeira vez que faço uma pergunta para o quadro Q&A e gostaria de saber com que frequência e pra qual tipo de espresso vc usa o filtro simples da sua máquina de espresso? E outra coisa: o ideal seria usar sempre a quantidade máxima que cada filtro suporta para fazer seu espresso (como numa moka) ou a marcação seria somente para sabermos o limite mesmo? Digo isso pois quando comecei nos espressos, as vezes eu usava uma quantidade menor do que o máximo (no duplo) e quando verificava a borra, estava toda encharcada. Teria como fazer um teste com a quantidade máxima e metade do que o filtro suporta? Um beijo... pra vcs!!!!! 😉
Qual a tua máquina de espresso?
@@viniciuslima27 Oster Double Digital modelo (OCAF900).
Thales, tenho muita vontade de comprar uma máquina de expresso, vale a pena juntar mais e pegar uma gaggia Classic? ou a oster compacta ja faz um bom café? tenho um 1zpresso jx
O francês trouxe só verdades heuhuehue.
Fala Thales e oi Rafa! Primeiro parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade sempre, acho que você não faz idéia (ou faz) o quanto é importante pra muitas pessoas...espalhando a palavra do café especial, convertendo muitas pessoas (rsrsr) me incuo
Mais me diga o que acha dos moedores portáteis Groove compact e MiiCoffee P1 ( ja q comentou dessa marca) será que são ótimo custo beneficios e principalmente servem para expresso?
Bom dia, tarde ou noite (não sei quando será o próximo Q&A). Minha pergunta é: por que não incluir repetição nos testes?
O Thales sempre menciona "comprovado cientificamente" nos vídeos, então por que não adotar um pouco da metodologia científica? No teste com o Marcos sobre o efeito da LOTUS, por exemplo, repetir cada condição (totalizando 6 cafés em vez de 3, como A1, A2, B1, B2, C1, C2) poderia trazer conclusões mais precisas. Mesmo sendo um teste cego, saber que há 3 cafés distintos influencia. Se no final os pares fossem agrupados corretamente, isso indicaria uma diferença real, não apenas um viés. O mesmo vale para comparar moedores e identificar onde está a diferença. Se os resultados das repetições ficarem misturados, isso sugere que não há diferença significativa.
Excelente ideia!
Parabéns pelo canal.
Estou iniciando no café especial e tenho aprendido muito com você.
Vi você fazendo modificações na Philco 15 Bar. Qual a vantagem em reduzir a pressão? Você aconselha fazer essa modificação? Tenho uma Britânia BCF 33, que nada mais é que uma Philco com uma carinha mais bonita. Obrigado
Oi Thales, boa tarde! Não tenho espaço para acomodar uma máquina elétrica de espresso então montei meu setup com a Picopresso+ stand e tenho dois moedores (Breville e Kingrinder K6). Gosto do espresso , mas tem aquele trabalho de aquecer o equipamento. O sonho era ter aquela flair elétrica, mas não consigo importar por enquanto. Daí das elétricas no Brasil acredito que a Oster Compacta seria a única que cabe aqui. Você acha que vale a pena fazer a troca? O café da Oster Compacta (no máximo trocando cestinha) fica tão bom quanto a Picopresso quando bem aquecida?
Bom demais! Estava com saudade de um Q&A (segundo melhor quadro do canal - o primeiro são os vídeos técnicos sobre extração 😅)
Aeeew!! Que bom que vcs voltaram =) . Nao sabia que a Rafa era Barista, bem legal a história de vcs... abração
A ironia das ironias, né?! Hoje ele que é o (não) barista! 😂. O Thales contou essa história com mais detalhes no vídeo das cafeterias obrigatórias de Buenos Aires!
@@psicologarafaelaparnes kkkk pois eh..uma barista pegando dica de um não barista! Mas no final deu certo 🙏🏼
E aí, Thales. De boa? 😁
Tenho uma Moka. Sempre a mantenho limpa. No entanto, tem algumas partes que não dá para limpar, por exemplo, dentro do funil superior.
Nesse caso, vale a pena usar Cafisa para limpar?
Já tenho essa Moka há +/- 4 anos. Continua funcionando de boa 😁
Abraços.
Welcome back, Q&A! Eu andei quebrando "umas" prensas francesas, e vi que tem no mercado uma prensa Timemore com capa na jarra e uma genérica com jarra em inox de parede dupla. Eu já perdi o prazer visual de descer o êmbolo depois que adotei a receita do James Hoffmann, e não me arrependo. Então penso na durabilidade e na estabilidade térmica, já que a receita é bem mais demorada e o café esfria um pouco mesmo escaldando a jarra (tudo bem, meu marido deixa esfriar pra beber ...). Para a prensa de 350 ml tenho usado um porta latas de refri/cerveja em isopor para manter a temperatura, mas quando quero fazer na de 1 litro, o café fica mais frio. Com preços semelhantes, qual a melhor na sua opinião: a Timemore ou a de inox? Obrigada!
Acho que no próximo Q&A poderiam contar essa história de quando se conheceram que a Rafa era Barista. kkk
Meu v60 sempre empoça e demora pra passar (extrações de 4-5 minutos). Já engrossei a moagem, e mesmo assim não resolve. Seria problema dos despejos?
Abraços e valeu pelo canal 😄
Gostaria de saber se dá muita diferença a temperatura do expresso da oster xpert para Gaggia Classic?
Minha receita de aeropress pra cafe super torrado eh agua 85 graos, 1:15 e 30 segundos de infusao
Muito bom o vídeo, Thales! Cada dia melhor! Quanto àquela pergunta sobre os moedores Jaffee J2 e o Kingrinder P2, se não me engano o Pedro comentou que dá pra fazer espresso com ele, que seria um diferencial em relação ao J1. Abraços
Q&A - Fala Thales, demorei mas consegui ajustar meu expresso (1:2) na minha Philco15bar com porta filtro naked e Kingrinder K2, porém, estou vendo um efeito estranho: a extração começa pingando, depois centraliza o fluxo de forma fina até tomar boa forma, aí do meio para o final por alguns segundos o fluxo (cone com a crema) aumenta consideravelmente com uma grande quantidade de crema, depois diminui novamente. Isso é problema de temperatura ou é assim mesmo?
* Tô perguntando se é temperatura porque um dia eu super aqueci a máquina e deu um efeito parecido, quase que saiu só espuma. Nesse dia eu resolvi dando flush longo antes de iniciar a extração.
Fala, Felipe! É possível. A Philco tem um boiler muito pequeno. Então a temperatura pode variar bastante. É uma teoria sim.
Valeu pelas respostas!! Ajudou demais com minhas dúvidas. E Realmente faz sentido sobre estar com medo de virar o leite do pitcher. Na próxima vou tentar a dica!
Aproveitando que falou sobre os compactadores com mola, qual é a maneira correta de utiliza-los para sempre compactar usando a pressão constante da mola? Compactar até ouvir o click ou sempre antes de ouvir o click?
Eu tenho um 3bomber de 30lbs e sempre tive essa dúvida. As 30lbs são atingidas e então mantidas constantes ao fazer o click ou o inverso, 30lbs constantes até o click ?
Gostaria de saber se dá muita diferença a temperatura do expresso da oster xpert para Gaggia Classic?
Tendo um moedor 1zpresso JE vale mais a Gaggia?
Dá pra medir a pressão na compactação colocando o porta filtro em cima da balança e compactando. Defina um peso e faça sempre igual. Eu coloco semrpe 2kg pra compactar.
Perfeito!
Fala meu querido! Queria saber um pouco mais sobre os cafés colombianos...
Confesso que quando me serviram um pela primeira vez achei extraodinário, porém não consigo achar de jeito nenhum em grãos online... Vc tem alguma sugestão de como encontrar?
Te desafio tb a fazer um vídeo sobre esse tema... Acharia bacana demais, pois encontrei poucos vídeos sobre esse assunto
Tenho um Timemore C3. Meu sonho de consumo é um ZP6, mas não sai menos de R$ 2.200,00. Existe algum upgrade realmente interessante até mil reais pensando unicamente em coados?
Poxa, essa de milimetragem das maquinas espresso eh fogo mesmo. Eu tenho uma breville e adoro, mas ela ser 54 da a certa irritada as vezes
Adoro Q&A! Estava com saudades!
Fala Thales e Rafa, espero que estajam bem!!
Estou tendo uma dificuldade ao fazer café no V60:
Tanto usando a receita do Tetsu Kasuya quanto a do James Hoffman não consigo fazer a água passar em menos de 4min; Estou utilizando uma moagem que considero relativamente grossa (click 17 do Timemore C3) e uso a água fervendo; o que pode ser que eu esteja fazendo de errado? Pode ser que seja um problema com o filtro de papel que estou usando ou a água do filtro de casa? Faz sentido eu usar a água mais fria (uns 90°C), e deixar demorar pra passar mesmo? Normalmente interrompo a extração em 3min-3min30s pra não amargar.
Obs: tenho utilizado o filtro da Coffee++
é normal o tempo de passagem mudar bastante dependendo do café na v60 usando a mesma moagem? comprei cafés que passam em 2 minutos (William and sons) e o café da encantos (Raro) em quase 3 minutos. O ideal seria moer mais fino no café que passa mais rápido? Valeu
Boa noite Thales e Rafa! Tenho uma Philco 20 bar e notei que, ao liberar o vaporizador enquanto aciono o chuveiro, há uma diminuição na pressão, ainda que no olhômetro, da extração. Isso pode danificar a máquina de alguma maneira ou pode ser uma maneira de "contornar" a pressão demasiadamente alta da máquina? Enfatizo o contornar entre áspas por não ter nenhum indicador de pressão
Também tenho uma philco, porém a 15 bar e você pode facilmente contornar isso com um dimmer, é o mod mais simples que tem dela e super barato, vale muito a pena
Pela minha experiência, o café especial não é algo com tanta entrega sensorial assim. Às vezes você lê no rótulo altas coisas, mas as notas são aquela coisa beeem no fundo, super discreto. Claro que sempre dá pra melhorar o sensorial, mas depois de alguns anos veio essa 'frustração'. Lógico que sempre tem aquele café fora da curva, tipo da Etiópia, que é uma porrada na sua cara. Eu duvidava do café floral e tomei um fantástico de lavanda numa viagem. Talvez seja uma coisa mais do café brasileiro, sei lá.
Ou talvez eu tô mal acostumado por causa de whisky, que tem sido uma experiência sensorial bizarra. A entrega é MUITO forte.
Fala Thales! Tudo certo ? Me tira uma dúvida. Você mesmo já disse que o Origami é bem parecido com o V60, eu tenho V60 e gostaria de comprar um origami pois acho muito bonito, porém também acho muito caro. Você acha que vale a pena o investimento ? Não tenho nenhum flat bottom, e pensei em talvez pegar um no lugar do Origami, mas também da para usar o filtro do kalita no Origami. Pode dar uma esclarecida para eu me decidir ? Valeu
Tenho um moedor de fazenda bem antigo em casa. Fica na parede da sala como enfeite. Nunca tentei moer café nele.
Eu ainda uso o meu às vezes. Mas agora ficou relegado a quando preparo café na Aeropress, que aceita qualquer tipo de moagem.
Thales eu tenho uma oster compacta e quero comprar uma maquina de 9 bar para ter um resultado MELHOR na xicara só tomo espressos puros mas é dificil tirar 1:2 com 15 bar fora q preciso ficar esquentando o prota filtro o que seria idealm, gaggia classic? uma outra mais cara valeria a pena? algo ocmo uma definitiva o que valeria a pena para extrair o "espresso perfeito"?
Thales, você gosta mais da clever ou do hario switch? Não conheço nenhuma das duas, mas seus vídeos tem mostrado que seus gostos são similares aos meus
Acredito que o Hario Swit seja um pouco mais versátil. Mas os dois entregam excelentes cafés.
Aeeee voltamos
Thales, comprei um moedor r3blade da 3bomber, que tal fazer uma análise?
Tenho vontade! Vi na casa do Pedro e curti!
Alguma chance de rolar um Review desse carvin maravilhoso aí?
Hahahahahaha Não nesse canal. O UA-cam meio que te "penaliza" quando vídeos de outros assuntos são lançados. Mas vira e mexe coloco umas tocadas dele dentro dos vídeo.
Thales vou ser chato ... não é manômetro e sim dinamômetro que mediria a pressão mecânica 😊.
@@cafe.especialsp Boa! Valeu pela correção! Falei besteira mesmo.
Boa tarde Thales, gostaria de fazer um curso para me especializar meu hobby no mundo dos cafes. Voce acha uma boa fazer um curso para metodos coados ? Vi tambem sobre cursos sobre notas sensoriais, acha uma boa ? Se sim, vale fazer os 2 ?
Quando vai sair o Review do AirScape? Esperando pra ver se vale a pena investir em um.
Deve ser um dos vídeos dessa semana ou da próxima.
Acompanho o canal faz um tempo ja, uns dois anos talvez, e não sabia q a rafa era barista, muito menos q era barista do thales kkkkk
Que legal saber
É sério isso ou eu entendi errado? Ksksks
Hahahahaha é sério isso!! Nos conhecemos em uma cafeteria - eu era a barista e ele o cliente! Não fiquei muito tempo trabalhando no ramo e já saí tem tempo! O Thales conta essa história com detalhes no vídeo das cafeterias obrigatórias de Buenos Aires. Você já assistiu esse? No final ele conta como nos conhecemos!
@@psicologarafaelaparnes ainda não assisti esse, os vlogs e tals estão na fila da minha playlist kkkkk, ainda chego lá
@@psicologarafaelaparnes mas muito interessante saber, vocês São demais! 👏
Thales e Rafa, sobre o comentário da hipocrisia dos torrefadores gringos, não acho que seja por aí. Claro que todo país produtor, especialmente se foge dos lotes focados em qualidade (café especial), também peca em sustentabilidade e exploração de trabalho, mas o Brasil, como vocês disseram, é O maior produtor e assim um dos maiores locais de agricultura extensiva e exploratória de café do mundo. Nós criamos o modelo, a própria história do nosso café é indissociável desse padrão de exploração da terra e dos cultivadores.
A atitude desses estrangeiros (dependendo do que disseram, não estava lá pra saber) não é hipócrita: eles enaltecem parcerias com fazendas certificadas por eles mesmos, que atendem padrões de sustantabilidade e dignidade no trabalho, justamente porque o café de mass brasileiro é produzido no que se chama internacionalmente de "sun fields", com sobre-exploração, cultivo intensivo com várias safras e muitas vezes sem respeitar as linhas de relevo.
Me considero patriota, mas não dá para passar pano para o nosso modelo de cultivo e exportação. O café especial, principalmente lá fora, se caracteriza por e é sinônimo desse cuidado com origem e equidade distributiva, coisa que passa muito longe da lógica de commodity. Se for pra criticá-los, entendo que tem que ser na linha da industrialização deles (no passado destruíram tudo e agora querem cobrar da gente?), não no mérito do nosso café em si.
Sobre essa história, recomendo a entrevista do Átila Iamarino sobre a história do café com um professor especializado. É fácil de encontrar no UA-cam.
Nos dias de hoje, na França, é importante que o alimento consumido seja "Bio", isto é, social e ecologicamente sustentável. Buscam não comprar de parceiros que destroem o meio ambiente e/ou usam trabalho escravo. Eles estão certos em relação ao Brasil. Aqui há uma devastação massiva do meio ambiente e muita exploração do trabalhador. O nacionalismo, o amor do brasileiro pelo seu país, que aumenta em quem mora fora, não me parece uma coisa bem-vinda. Essa ideia de coisas "Bio" deveria vir para cá também. O brasileiro copia tudo , mas não copia o que é bom. Benditos europeus que criticam a empresa agrícola brasileira que está destruindo o planeta, Creio que deviam ser radicais: não comprar mais do Brasil até que essa destruição cessasse
Fala! Queria muito saber se existe uma diferença sensorial grande para coados quando se faz a moagem com o Timemore C3 e o elétrico famooso Hamilton Beach?
Opa! Na minha experiência tem bastante diferença. Mas se você quiser uma opinião mais geralzona, leia os comentários do vídeo do Hamilton Beach. Lá tem pessoas que falam que estão super satisfeitas e pessoas que comentaram que quando mudaram de moedor, o café mudou pra melhor.
Qual a trilha sonora do vídeo?
@@hugoqueiroz7648 Putz, são várias trilhas. Deixa eu ver aqui.
Hoje ce tava comedia kkkk Bom demais
@@eduardobprimo 😂😂😂😂 Valeu!!!
Estou em busca de um moedor para coados com bom custo benefício. Me ajuda?
Jaffee J1! É uma boa opção. Tem vídeo desse aqui no canal.
Cara, tu mora em apartamento... Como que tu consegue fazer tocar esse Calvin Legacy nessa caixa Blackstar com 4 de 12" sem seus vizinhos te matarem?!
Acho que uma máquina automatica seria uma nespresso de capsula huauahua
Thales, belezinha, brother?
Sabia que "Thales" significa "aquele que é verdejante"? Então pelo seu nome quer dizer que logo menos teremos mais vídeos de cafés ainda verdes ou que se fosse de São Paulo torceria pro Palmeiras? ahahahahhahaahah
Brincadeiras a parte, grande, só um comentário: esses dias fui atrás de uma Aeropress Go e pasme, achei o preço mais barato -- com impostos inclusos -- na Amazon, bem melhor que as outras alternativas e cheguei a ver que tem até aquele moedor genérico da Momentum lá também por um preço ok; com a questão de Remersa Conforme vou começar a ficar de olho na Amazon e na Shopee. Tirando essas que comentei eu gostaria de sugerir uma coisa que os gringos fazem muito na parte de tech de fazer um vídeo de "Montei meu Setup na Shein" ou coisa do tipo.
Abraços e parabéns pelo conteúdo que você disponibiliza pra galera -- na real seria muito bom se seu canal tivesse legenda em Inglês porque seu conteúdo, pra mim, é melhor do que muito gringo e isso poderia auxiliar a galera de fora a achar ele :)
Opa pessoal, tudo beleza?
Tenho um setup com chaleira bico de ganso de fogão e um timemore c2 com silver clix. Estou pensando em comprar uma chaleira elétrica na Aliexpress chamada KT90 pro pois me pareceu mt boa e está custando por volta de R$260,00 (sem imposto), e o moedor blade r3 da 3bomber que já vi por R$420,00 (e no Brasil inclusive) para fazer um up no setup (já tenho philco 15 bar com mods, mellita, v60, prensa e agora chegou minha yuro press). Considera ser um passo correto para um futuro upgrade ou tem alguma outra sugestão, tendo em vista que vou usar o moedor para todos o métodos? (Ps: curto um sensorial mais encorpado e doce, e talvez eu venda o timemore c2 se realmente comprar outro melhor)
Na verdade o P2 só tem uma versão, a série P é que tem 3 versões que vão dá P0 a P2.
Sendo a P0 exclusiva para coados e a P2 voltada para espresso.
Quanto a questão da França eu acho que não é tanta hipocrisia hipocrisia a reclamação.
Eles estão certos quanto a teclamar do sistema de cultura, como vocês mesmos falaram o Brasil é o maior produtor de café do mundo, então já era para o sistema de cultivo ser mais atualizado de cultivo.
O fato deles negociarem com o Brasil mesmo reclamando é simples de entender, eles estão comprando do maior produtor mundial. Isso também se assemelha ao seu vídeo do comandante, você você fez questionamentos sobre o moedor e ao mesmo tempo deixou claro que ama esse moedor.
Eles são consumidores de café brasileiro, necessitam dessa matéria prima para seu negócio, mas não é por isso que não podem questionar ou reclamar.
Como consumir qualquer um pode e deve reclamar de qualquer coisa que não ache correto mesmo que continue consumindo.
Penso que isso é válido para tudo, tudo que consumimos.
Apesar de gostarmos de algo devemos criticar e até mesmo cobramos mudanças para uma mudança em relação ao que não está correto.
A França tem interesse em maldizer a agricultura brasileira como agressiva por causa da Guiana Francesa. Não tem muito tempo que o Macron disse que a Amazônia era francesa, tudo pelo avanço da causa(leia-se: açambarcamento)
O cara da Agricultura Brasileira se perdeu por que é claro que no nosso pais temos dois tipos de agricultores, os que botam comida na mesa e fazem o café e os que plantam soja/eucalipto e demais pragas só pra exportar e acabam com o solo do pais. No mesmo lugar temos os dois tipos de agricultura, e a segunda sempre merece ser criticada por que toma todo tipo de incentivo fiscal e devolve muito pouco ao pais. Enquanto quem produz leite, carne e alimento tá sempre sofrendo pra poder manter o próprio negócio e quase sempre vive numa estrutura de cooperativa ou agricultura familiar.
O erro é tratar a agricultura brasileira como algo homogêneo, quando na realidade existe um abismo entre a demografia que compreende esse termo.
A agricultura latifundiaria no Brasil é sim bastante destrutiva. A maior parte é monocultura pra exportação, destroi a terra, nao alimenta a população e todo o PIB que tanto orgulham fica na mao de poucos produtores. A comida de fato do brasileiro vem 70% da agricultura familiar, das pessoas que realmente trabalham. Tem que se orgulhar sim de pessoas que trabalham com agricultores mais sustentáveis.
Mas se fosse VOCÊ o agricultor, você preferiria trabalhar numa colhedeira moderna ou com uma enxada e um chapéu de palha furado?
Essa imagem do cafeicultor africano miserável e sorridente só é bonita pra agradar europeu.
E essa fake news PTista q 70% do alimento vem da agricultura familiar e q a agricultura de grande escala só exporta? Grande parte do q se produz aqui é usado internamente por outros setores. Como o milho q produz etanol e a sobra vira ração pra animais. Ninguém ia conseguir andar de carro nem comer carne se não tivesse um grande produtor plantando milho.
Ha perai, frances falando mal do brasil? Nem a pau. So a gente pode falar mal do brasil. O resto nao tem esse direito
Francês é o último que tem que dar pitaco sobre qualquer país do mundo. Quando pararem de cobrar imposto das "ex" colônias africanas a gente pensa em dar ouvido pra eles
Minha receita de aeropress pra cafe super torrado eh agua 85 graos, 1:15 e 30 segundos de infusao