Obrigado. Fiz o mais simples possível pra tentar fazer o pessoal J tender. Depois vou ver se faço um mais elaborado, e mostrando as diferenças no caso de atenuacões!
Sou leigo no assunto porém recebi informação de que bons divisores precisam ter indutores para a correta filtragem e observei que vc informa corretamente quando fala que em outras palavras '' mais é menos e menos é mais''! 6:54
@@SilvaneSPSOM Show. Esse aí é qual? Quero trocar os divisores de umas caixas que ganhei do meu tio. Elas foram feitas por eles em 87 com itens Selenium. Um dos divisores abriu o bico nos mid e high.
@@jotatec7881 indicar divisor é algo mto, mas mto complexo. Por isso eu não faço indicações... procure algum fabricante, e explique a ele a caixa q vc tem, ai é melhor q ele te indique. Sem ver e analizar uma caixa, nem sugestao eu faço... fiz no passado, a pessoa nao gostou, e eu q sai ainda como o errado!
@@SilvaneSPSOM No caso, eu só quero o modelo que você mesmo mostrou no seu vídeo pra eu ver as especificações. Eu mesmo vou fazer os cálculos e atualizar o existente na minha caixa.
Boa tarde! Amigo estou com um projeto aqui bem simplório que resolvi montar, sem experiência técnica. Alguma noção teórica apenas. Comprei um divisor de frequências chinês (genérico), 3 vias e com umas "aparentes" opções de ajustes em nos cortes através de chaves seletoras. Na minha região não tem mão de obra especializada pra montar um dimensionado para tal, então resolvi dar o tiro no escuro. Todos são 8ohms. O projeto é o seguinte: caixa tipo Bookshelf com 1 tweeter selenium modelo T-60. 1 mini cornetinha selenium modelo T-100. 1 falante bravox 8 polegadas antigo modificado para trabalhar graves secos, médio agudos, etc. Modelo do crossover genérico: WEAH 3509a 350W CROSSOVER Desses falantes, o único que tem especificação técnica é a cornetinha selenium que diz o seguinte na embalagem: Resposta de Frequência: 8.000 a 21.000hz. Crossover recomendado: 3.500hz Meu objetivo é aumentar, clarear, detalhar as médias e altas frequências. Se as fotos dos falantes ajudarem em alguma coisa eu envio, no messenger por exemplo. Qualquer luz que puder jogar, eu agradeço desde já!
Tem varios videos aqui no canal. De calculo de caixa a correcao passiva dos divisores. Nao existe formula pronta! Sugiro que dê uma olhada nesses video sobre volume e sintonia de caixa acústica, e no outro de atenuacao e correcao em divisores! Todos aqui no canal!
Ganhei uma cx acustica antiga de 1967 GOLDSOM ind de moveis acusticos, com pes inclinados como as tvs antigas de chão. ele tem um autofalante 12" bravox de 16 ohms e um divisor que nao tenho espwcificação e esta tudo desligado. testei continuidade das duas bobinas e esta ok e tem dois capacitores um com a inscrição AM aluminio o corpo e o outro com as inscrição reversible type EAR e nas outras duas inscrições 25 WVD8 EE wv a6 meio apagado dourado. os dois com polos em cada lado. o autofalante testei continuidade e esta ok e resist esta 17 ohms. obs não sou eletronico mas quero restaurar ele colocando um mid range que não tem e tem furo para tal no movel e quero colocar tweeter retangular que tem 2 furos no movel. posso colocar ribon tweeter ou outro bom. que circuito posso construir para ter um bom som e aproveitar esse woofer de 16 ohm ? posso usar esse divisor trocando os capacitores que provaelmente devem estar ruins? \Desculpe meu nome Helvécio estou no comp da minha esposa.
Procure trocar os capacitores por outros de valores exatos, ou o mais proximo possível dos originais! Qnto a qual mid, ou tweeter caso queira usar algo q de certo, sugiro levar pra algum tecnico q possa calcular seus divisores pra saber em qual frequencias de corte eles trabalham pra ai sim vc saber o q usar. Precisa medir... pra fazer direito nao tem outro jeito! Qnto mais se for 16 ohms as vias. O q vai usar de mid e tweeter tem q ser relacionado ao woofer e ao divisor! E tem q ser calculado isso!
@@ricardodealmeida5900 não é simples assim. Procure alguem que fabrique pra vc. Tem q calcular, enrolar indutores específicos. É um circuito complexo. Nao existe receita de bolo!
Interessante. Sabia disso na teoria, mas fazendo esquema, fica mais claro. Fazendo todos os cortes pelos passivos, para o grave o ideal é realizar um corte band pass, ou seja, o corte subsônico e na faixa superior, de modo que realize a transição entre graves e médios. Na faixa de médios, eu não gosto de realizar atenuação, porém se os médios vão atuar com Subwoofer, eu já irei dimensionar ou nelhor, escolher médios que não tenham alta sensibilidades e eficiência, sendo que recebendo pouca potência. Atenuação apenas nos agudos, em função das altas sensibilidades. De um modo geral, eu escolho o divisor, visando o Equilíbrio Tonal e Equilíbrio Espectral. Como tenho uma certa ideia da quantidade de potência a ser aplicada, apesar de não ser exato, uso a fórmula do SPL Previsível.
Em 99% dos casos atenuo medios e nunca uso bandpass nos graves... eu nunca corto tweeter em 4khz por ex... sempre acima de 6khz... meu foco não são csixas Hi fi... e sim SQ, gosto de caixas com medios definidos porem comportados... caixa de som é algo mto pessoal mesmo... aqui faço mto diferente do q vc descreveu! Bem diferente!
@@SilvaneSPSOM É pessoal mesmo. Eu já não uso Supertweeter a anos e até onde usei, sempre foram por volta dos 6.5KHz, assim como driver fenolicos acima dos 1KHz, mesmo os de 2", que permite descer mais. Driver Ti, sempre acima dos 2KHz, para não coincidir com a frequência de ressonância ao ar livre, que é esse valor, o que causaria ganhos de SPL e à indesejada estridência. Apesar de medidas distintas, meus sistemas sempre são bastante equilibrados e não há nenhuma faixa que se destaque, até porque preservo a minha audição e para poder permanecer curtindo músicas por um período mais longo possível. No uso de driver ti, nunca ai o mais do que 60w RMS. O fato de não usar tweeter, porque a idade nos proporciona perda de audição nas faixas mais altas e mesmo com diferenças, eu não sinto falta. Talvez não tenha sido claro quando falei em corte band pass no grave, mas os cortes nos limite inferior e limite superior do grave, principalmente no inferior, a ser estipulado pelo projeto de caixa e potência admissível, evita excesso de excursionamento e por consequência danos ao mesmo. Evita também perda de energia e quando é um sistema automotivo, que é auxiliado pelo uso de baterias, isso é primordial.
@@fernandocoelho1334 entao... no caso de uso domestico fazer filtro bandpass em grave, com hpf e lpf é bem dificil e pouco usual, ate pq as potências q usamos são mto baixas, e raramente causa dano por isso. Mas no uso profissional e automotivo q tbm trabalho, mas hj não é meu fico, ai sim (23 anos no profissional e automotivo, cansei). Eu hj no meu pequeno PA q tenho so por gosto, corto TI em 3.4khz... uso Over 4630, mid bass Eros 412mg q chega mto bem a 4k... e 18" de 36hz a 200hz... ai sim, filtros bandpass em grave e mid. Eu raramente uso driver e super tweeter. E nessas caixas q uso TI, as de home, corto em 7khz... eu deprezo todo o medio dos drivers, só uso como tweeter por sua eficiencia e pq suporta potência. São aplicações mto diferentes e com isso o processamento passivo tbm mto diferente... esses TI q uso, acima de 6k tem SPL por volta de 96 db e sao bem lineares nessa faixa acima... a alta eficiencia deles é abaixo disso, ai eu desprezo, nao qro som estridente... em mtos divisores pra linha profissional pra TI usa recurso CDHORN acima de 9k... justamente reforcar a eneficiencia nos agudos, onde aqui, não preciso... e com isso tbm nao preciso atenuar a via de agudos. Caixas diferentes, aplicacoes diferentes, e pra uso prolongado sem ser agressivo. Anda dando certo, e clientes pedindo novos pares pra seus sistemas... automotivo e profissional ai ja mudo tudo... é tudo diferente!!!
@@SilvaneSPSOM Entendi. Vendo a imagens dos vídeos, as aplicações são bem distintas, porque o que eu pensei foi apenas em certo nicho e você atua em outro, portanto não vou divergir e nem posso divergir, porque a diversidade de alto-falantes que você trata, dá para ter um padrão de cortes, mesmo que um ou outro caso, um alto-falante possa ter um comportamento diferente, timbre diferenciado, faixa de resposta diferente e eficiência diferente. Com relação à atenuar as vias de agudos, quase sempre é quando forem driver e tweeter profissionais. Tweeter de como de seda não. As nominais delas são muito baixas.
Qual diferenca mesmo de equalizar , e crosover? Crosove corta frequencia, equalizador aumenta intensidade e isso? Na hora vou equalizar o que acontece na pratica?
Lucas... todas... crossover vc corrige na caixa, onde é q o som é "gerado" até chegar a seus ouvidos. Os equalizador, por menos q isso gere discussão, e não qro entrar nessa pq é terra sem fim pode!!! Um EQ pode gerar cancelamentos... distorções, e um mau EQ então... bom nem comentar.. vc pode fazer um corte num crossover e corrigir tudo, até faze mais fácil q num EQ... isso como eu disse é terra sem fim... e sem lei... nem qro entrar nela 👍🏽
Isso no video é só o básico. Existem diversos tipos de filtro. Ex só no high pass de agudo tem filtros de 6, 12,18 e 24db/8... só em uma via, não é tão simples!
Vc tem q montar a caixa, tirar a curva de resposta e assim ver o q tá sobrando... se vc tiver simulado tudo em software, tiver a curva dos graves e o SPL médio de cada componente superior, dá pra calcular os resistores... fora isso pra ter certeza do ajuste só tirando a curva com o RTA. Assim vc verá onde sobra e aí atenuar... de ouvido será uma luta... um eterno testa, modifica, testa, modifica... até acertar!
@@lucianomicelligarcia3920 uma coisa q havia esquecido. Se vc quiser simplificar o cálculo. Tem um PDF do Homero Sette, acha fácil no Google, Filtro capacitivo com atenuação. Tem uma tabelinha de resistores vs db/8 nele... ajuda bem!
Então... resistor... gera resistência... aumenta a resistência elétrica e diminui a potência na via. O cálculo dele vai de qntos db/8 vc quer atenuar na via!
@@SilvaneSPSOM ver se eu entendi. Esse resistor ele serve como resistência potencia das vias e isso? Quando potencia aumentar ele serve abaixar tipo isso???
@@lucasjosel4802 não exatamente. Qndo vc usa resistor em série, dependendo do filtro, e da posição que vc usa ele, ele aumenta a "impedancia" com o transdutor com isso o transdutor recebe menos potência e altera a i.pedancia e com isso o corte do filtro, se vc usa antes do filtro ele é resistivo, segura potência q vai entrar na via. E dependendo dessa posição a redução em db muda. Aqueles potenciometros resistivos são um grande problema, ligados em série, eles alteram de 0 a 30 ohms, 50 ohms... o valor de corte do filtro já era... muda drasticamente. Procura no Google filtro capacitivo resistivo. Tem um PDF do prof Homero sette q explica bem isso.
@@SilvaneSPSOM entendi, essas atenuacao seria para aumentar impedancia, ou seja uma resistência. Aí usa esse resistor de fio para aumentar impedancia essa seria sua funcionalidade?
Amigo me tira uma duvida por favor ! ... (exemplo),oque acontece se eu usar um divisor de frequência de 120w em uma caixa com 2 graves de 15 de 350 w rms e 1 ti de 150 w rms ? A dúvida é a seguinte o divisor tem apenas 120w e a caixa ao total 850w !
@@EstevaoCarvalho-el7of o divisor vai queimar. Se ele entrar em curto, um indutor por ex, vai queimar a potência! Se o divisor for de 120w maximo. Ele suporta 120w, aplicou mais é 🔥... se precisa aplicar 850w, compre 1 de 800w pelo menos. É casado a coisa! Divisor o ideal é sobrar, suportar mais potencia que o ampli envia. Não faltar! Eu uso divisores de 300w em caixas de 150w, de 500w em caixas de 200w... de 800w em caixas de 300, 400w.
Amigo, quero montar uma caixa de sub grave, estou pensando em comprar um gabinete, um alto falante de 12" e montar. Será necessário o divisor de frequência? Abraço e obrigado!
@@brunobarreto8224 é mto mais complexo q isso. Pesquise o q é parametros T&S de alto falantes e software winisd q é basico. Pra construir caixas precisa dessas duas coisas no minimo.
Bom dia amigo ! Se eu ligar dois alto falante em paralelo e depois ligar em um divisor de frequência ,corro o risco de queimar o divisor de frequência???
Sim. Pq a potencia vai aumentar, o amplificador vai fornecer mais potencia, pode ser q o divisor não suporte! Tudo tem q ser calculado pra nao haver problemas. E um divisor que feito pra 1 via de tantos ohms, se vc altera a via, altera a potencia aplicada nela e a frequencia de corte.
Não fabrico. Eu só faço pras caixas q eu monto ou reformo. E geralmente compro algum de linha e modifico. Sai mais barato, fazer um exclusivo fica mto caro!
Não vendo divisores. Só caixas completas. Vc vai ter q procurar em lojas de som. Mas vc vai ter q explicar pra qual uso, qntas vias, pra quais componentes.
Só uma pergunta, esses indutores para grave, eles diminuí a potência total do som o simplesmente tira frequências altas, tem alguma diferença alem de reduzir as frequências?
Não diminui potência. Esse video foi bem simples. Cálculo de filtro é mais complicado. Vai depender do circuito, tipos de filtro. Explicar isso é bem mais complexo. A ideia do video foi simplificar e explicar o q eu faço nos divisores das caixas q eu fabrico!
Silvane boa noite. Me ajuda por favor. Tenho uma Master 100. E a caixa está com o divisor original dela. Que acho que além de fraco deve estar bem estourado também. Aí te pergunto, se tecnicamente eu substituir o original por um mais novo e mais potente, vai melhorar meu som? Ou seja, equilibrar e melhorar um pouco????
Boa tarde! Não. E pra piorar perderá valor se alterar a caixa. Sugiro só reformar o original. Pra alterar resposta teria q usar outros componentes. Sugiro que faça uma caixa nova. Mas pra acertar esse projeto não é simples! É o q sugiro em vários dos vídeos q faço! Eu particularmente detesto a master 100. Divisor não fará milagre!
@@bruno.farrel mas entra mesmo. Não tem filtro no falante, é direto. As caixas Master são assim. Todas elas. Se vc quiser fazer um divisor, dá até pra fazer. Mas sugiro q não mexa no original. Aí qndo quiser vendê-las vc volta com os originais. Mas terá q encontrar alguém que faça isso, não será tão simples modificar. Se quiser usar os atenuadores 👍🏽
@@SilvaneSPSOM Bom dia eu troquei o divisor por um novo. Mas deixei o original lá dentro. Desliguei aquelas regulagens do médio e agudo. E com o divisor novo ficou perfeito. Tirou o som ruim do alto falante e ainda tirou o agudo que entrava. E desembolou o som....ou seja, ficou muito melhor o som. Tem que trocar os divisores de milhares de caixas mais antigas.....kkkk
Excelente Silvane ...muito explicativo.
Vlw Brandinarte 😉
Show!! Agora dá para fazer cometários. Parabéns pelo vídeo!! Abraço!!
Consegui rsss
Parabéns você entende de divisor de frequência
Ainda estou aprendendo. Só sei o básico!
Muito bom Silvane !! Rodrigo carvalho
Obrigado ✌🏽
Achei seu canal. Top as explicações sobre divisores.
Obrigado!
Informações precisas! Show!
Vlw Alexandre! Tô tentando passar isso de um jeito simples ✌🏽
Simples, objetivo e informativo...
Obrigado. Fiz o mais simples possível pra tentar fazer o pessoal J tender. Depois vou ver se faço um mais elaborado, e mostrando as diferenças no caso de atenuacões!
muito bom.
Obrigado!
Show meu caro…
Obrigado Wagner ✌🏽👍🏽
Sou leigo no assunto porém recebi informação de que bons divisores precisam ter indutores para a correta filtragem e observei que vc informa corretamente quando fala que em outras palavras '' mais é menos e menos é mais''! 6:54
@@MarcosBeatles sim... depende dos filtros q quer usar... nao tem formula pronta. Vai mto de cada projeto!
Excelente explicação! Poderia compartilhar qual é esse divisor que você usa como base?
Uso vários, esse ai foi só um exemplo!
@@SilvaneSPSOM Show. Esse aí é qual? Quero trocar os divisores de umas caixas que ganhei do meu tio. Elas foram feitas por eles em 87 com itens Selenium. Um dos divisores abriu o bico nos mid e high.
@@jotatec7881 indicar divisor é algo mto, mas mto complexo. Por isso eu não faço indicações... procure algum fabricante, e explique a ele a caixa q vc tem, ai é melhor q ele te indique. Sem ver e analizar uma caixa, nem sugestao eu faço... fiz no passado, a pessoa nao gostou, e eu q sai ainda como o errado!
@@SilvaneSPSOM No caso, eu só quero o modelo que você mesmo mostrou no seu vídeo pra eu ver as especificações. Eu mesmo vou fazer os cálculos e atualizar o existente na minha caixa.
Boa tarde!
Amigo estou com um projeto aqui bem simplório que resolvi montar, sem experiência técnica.
Alguma noção teórica apenas.
Comprei um divisor de frequências chinês (genérico), 3 vias e com umas "aparentes" opções de ajustes em nos cortes através de chaves seletoras.
Na minha região não tem mão de obra especializada pra montar um dimensionado para tal, então resolvi dar o tiro no escuro.
Todos são 8ohms.
O projeto é o seguinte: caixa tipo Bookshelf com 1 tweeter selenium modelo T-60.
1 mini cornetinha selenium modelo T-100.
1 falante bravox 8 polegadas antigo modificado para trabalhar graves secos, médio agudos, etc.
Modelo do crossover genérico: WEAH 3509a 350W CROSSOVER
Desses falantes, o único que tem especificação técnica é a cornetinha selenium que diz o seguinte na embalagem:
Resposta de Frequência: 8.000 a 21.000hz.
Crossover recomendado: 3.500hz
Meu objetivo é aumentar, clarear, detalhar as médias e altas frequências.
Se as fotos dos falantes ajudarem em alguma coisa eu envio, no messenger por exemplo.
Qualquer luz que puder jogar, eu agradeço desde já!
Tem varios videos aqui no canal. De calculo de caixa a correcao passiva dos divisores. Nao existe formula pronta!
Sugiro que dê uma olhada nesses video sobre volume e sintonia de caixa acústica, e no outro de atenuacao e correcao em divisores! Todos aqui no canal!
Ganhei uma cx acustica antiga de 1967 GOLDSOM ind de moveis acusticos, com pes inclinados como as tvs antigas de chão. ele tem um autofalante 12" bravox de 16 ohms e um divisor que nao tenho espwcificação e esta tudo desligado. testei continuidade das duas bobinas e esta ok e tem dois capacitores um com a inscrição AM aluminio o corpo e o outro com as inscrição reversible type EAR e nas outras duas inscrições 25 WVD8 EE wv a6 meio apagado dourado. os dois com polos em cada lado. o autofalante testei continuidade e esta ok e resist esta 17 ohms. obs não sou eletronico mas quero restaurar ele colocando um mid range que não tem e tem furo para tal no movel e quero colocar tweeter retangular que tem 2 furos no movel. posso colocar ribon tweeter ou outro bom. que circuito posso construir para ter um bom som e aproveitar esse woofer de 16 ohm ? posso usar esse divisor trocando os capacitores que provaelmente devem estar ruins? \Desculpe meu nome Helvécio estou no comp da minha esposa.
Procure trocar os capacitores por outros de valores exatos, ou o mais proximo possível dos originais! Qnto a qual mid, ou tweeter caso queira usar algo q de certo, sugiro levar pra algum tecnico q possa calcular seus divisores pra saber em qual frequencias de corte eles trabalham pra ai sim vc saber o q usar. Precisa medir... pra fazer direito nao tem outro jeito! Qnto mais se for 16 ohms as vias. O q vai usar de mid e tweeter tem q ser relacionado ao woofer e ao divisor! E tem q ser calculado isso!
O senhor poder mostrar como montar,um divisor de frequência de 3 vias,6 ohms de 140 watts
@@ricardodealmeida5900 não é simples assim. Procure alguem que fabrique pra vc. Tem q calcular, enrolar indutores específicos. É um circuito complexo. Nao existe receita de bolo!
@SilvaneSPSOM muito obrigado pela atenção, ajudou bastante 👍
na sua opinião qual seria mais viável passivo ou os crossovee ativo tipo stetsom desde já grato
@@brincandocomacordesepalavr1280 os dois. Cada caso um caso. Cada sistema um uso. E sao duas coisas absurdamente diferentes ativo e passivo!
Interessante.
Sabia disso na teoria, mas fazendo esquema, fica mais claro.
Fazendo todos os cortes pelos passivos, para o grave o ideal é realizar um corte band pass, ou seja, o corte subsônico e na faixa superior, de modo que realize a transição entre graves e médios.
Na faixa de médios, eu não gosto de realizar atenuação, porém se os médios vão atuar com Subwoofer, eu já irei dimensionar ou nelhor, escolher médios que não tenham alta sensibilidades e eficiência, sendo que recebendo pouca potência.
Atenuação apenas nos agudos, em função das altas sensibilidades.
De um modo geral, eu escolho o divisor, visando o Equilíbrio Tonal e Equilíbrio Espectral.
Como tenho uma certa ideia da quantidade de potência a ser aplicada, apesar de não ser exato, uso a fórmula do SPL Previsível.
Em 99% dos casos atenuo medios e nunca uso bandpass nos graves... eu nunca corto tweeter em 4khz por ex... sempre acima de 6khz... meu foco não são csixas Hi fi... e sim SQ, gosto de caixas com medios definidos porem comportados... caixa de som é algo mto pessoal mesmo... aqui faço mto diferente do q vc descreveu! Bem diferente!
@@SilvaneSPSOM
É pessoal mesmo.
Eu já não uso Supertweeter a anos e até onde usei, sempre foram por volta dos 6.5KHz, assim como driver fenolicos acima dos 1KHz, mesmo os de 2", que permite descer mais.
Driver Ti, sempre acima dos 2KHz, para não coincidir com a frequência de ressonância ao ar livre, que é esse valor, o que causaria ganhos de SPL e à indesejada estridência.
Apesar de medidas distintas, meus sistemas sempre são bastante equilibrados e não há nenhuma faixa que se destaque, até porque preservo a minha audição e para poder permanecer curtindo músicas por um período mais longo possível.
No uso de driver ti, nunca ai o mais do que 60w RMS.
O fato de não usar tweeter, porque a idade nos proporciona perda de audição nas faixas mais altas e mesmo com diferenças, eu não sinto falta.
Talvez não tenha sido claro quando falei em corte band pass no grave, mas os cortes nos limite inferior e limite superior do grave, principalmente no inferior, a ser estipulado pelo projeto de caixa e potência admissível, evita excesso de excursionamento e por consequência danos ao mesmo.
Evita também perda de energia e quando é um sistema automotivo, que é auxiliado pelo uso de baterias, isso é primordial.
@@fernandocoelho1334 entao... no caso de uso domestico fazer filtro bandpass em grave, com hpf e lpf é bem dificil e pouco usual, ate pq as potências q usamos são mto baixas, e raramente causa dano por isso.
Mas no uso profissional e automotivo q tbm trabalho, mas hj não é meu fico, ai sim (23 anos no profissional e automotivo, cansei). Eu hj no meu pequeno PA q tenho so por gosto, corto TI em 3.4khz... uso Over 4630, mid bass Eros 412mg q chega mto bem a 4k... e 18" de 36hz a 200hz... ai sim, filtros bandpass em grave e mid. Eu raramente uso driver e super tweeter. E nessas caixas q uso TI, as de home, corto em 7khz... eu deprezo todo o medio dos drivers, só uso como tweeter por sua eficiencia e pq suporta potência. São aplicações mto diferentes e com isso o processamento passivo tbm mto diferente... esses TI q uso, acima de 6k tem SPL por volta de 96 db e sao bem lineares nessa faixa acima... a alta eficiencia deles é abaixo disso, ai eu desprezo, nao qro som estridente... em mtos divisores pra linha profissional pra TI usa recurso CDHORN acima de 9k... justamente reforcar a eneficiencia nos agudos, onde aqui, não preciso... e com isso tbm nao preciso atenuar a via de agudos.
Caixas diferentes, aplicacoes diferentes, e pra uso prolongado sem ser agressivo. Anda dando certo, e clientes pedindo novos pares pra seus sistemas... automotivo e profissional ai ja mudo tudo... é tudo diferente!!!
@@SilvaneSPSOM
Entendi. Vendo a imagens dos vídeos, as aplicações são bem distintas, porque o que eu pensei foi apenas em certo nicho e você atua em outro, portanto não vou divergir e nem posso divergir, porque a diversidade de alto-falantes que você trata, dá para ter um padrão de cortes, mesmo que um ou outro caso, um alto-falante possa ter um comportamento diferente, timbre diferenciado, faixa de resposta diferente e eficiência diferente.
Com relação à atenuar as vias de agudos, quase sempre é quando forem driver e tweeter profissionais.
Tweeter de como de seda não.
As nominais delas são muito baixas.
Qual diferenca mesmo de equalizar , e crosover? Crosove corta frequencia, equalizador aumenta intensidade e isso? Na hora vou equalizar o que acontece na pratica?
Lucas... todas... crossover vc corrige na caixa, onde é q o som é "gerado" até chegar a seus ouvidos. Os equalizador, por menos q isso gere discussão, e não qro entrar nessa pq é terra sem fim pode!!! Um EQ pode gerar cancelamentos... distorções, e um mau EQ então... bom nem comentar.. vc pode fazer um corte num crossover e corrigir tudo, até faze mais fácil q num EQ... isso como eu disse é terra sem fim... e sem lei... nem qro entrar nela 👍🏽
Todos esses componentes indutor, resistor, capacitor, são ligados em serie ou paralelo?
Isso no video é só o básico. Existem diversos tipos de filtro. Ex só no high pass de agudo tem filtros de 6, 12,18 e 24db/8... só em uma via, não é tão simples!
A minha principal dúvida é em relação ao resistor, como saber qual usar? Qual o valor...essas coisas?
Parabéns pelo canal Silvane!!! Show mesmo.
Vc tem q montar a caixa, tirar a curva de resposta e assim ver o q tá sobrando... se vc tiver simulado tudo em software, tiver a curva dos graves e o SPL médio de cada componente superior, dá pra calcular os resistores... fora isso pra ter certeza do ajuste só tirando a curva com o RTA. Assim vc verá onde sobra e aí atenuar... de ouvido será uma luta... um eterno testa, modifica, testa, modifica... até acertar!
Luciano... ontem postei um vídeo falando um pouco disso!
@@SilvaneSPSOM valeu meu velho, vou assistir cm atenção!!! Muito obrigado pela ajuda!!!!
@@lucianomicelligarcia3920 uma coisa q havia esquecido. Se vc quiser simplificar o cálculo. Tem um PDF do Homero Sette, acha fácil no Google, Filtro capacitivo com atenuação. Tem uma tabelinha de resistores vs db/8 nele... ajuda bem!
@@SilvaneSPSOM muito obrigado pelas dicas!! Sem palavras!!!
Esse resistor branco potencia serve como atenuacao, como funciona?
Então... resistor... gera resistência... aumenta a resistência elétrica e diminui a potência na via. O cálculo dele vai de qntos db/8 vc quer atenuar na via!
@@SilvaneSPSOM ver se eu entendi. Esse resistor ele serve como resistência potencia das vias e isso? Quando potencia aumentar ele serve abaixar tipo isso???
@@lucasjosel4802 não exatamente. Qndo vc usa resistor em série, dependendo do filtro, e da posição que vc usa ele, ele aumenta a "impedancia" com o transdutor com isso o transdutor recebe menos potência e altera a i.pedancia e com isso o corte do filtro, se vc usa antes do filtro ele é resistivo, segura potência q vai entrar na via. E dependendo dessa posição a redução em db muda.
Aqueles potenciometros resistivos são um grande problema, ligados em série, eles alteram de 0 a 30 ohms, 50 ohms... o valor de corte do filtro já era... muda drasticamente. Procura no Google filtro capacitivo resistivo. Tem um PDF do prof Homero sette q explica bem isso.
@@SilvaneSPSOM entendi, essas atenuacao seria para aumentar impedancia, ou seja uma resistência. Aí usa esse resistor de fio para aumentar impedancia essa seria sua funcionalidade?
Só mais uma coisa, ele será passivo, ligado em uma potência.
Amigo me tira uma duvida por favor ! ... (exemplo),oque acontece se eu usar um divisor de frequência de 120w em uma caixa com 2 graves de 15 de 350 w rms e 1 ti de 150 w rms ?
A dúvida é a seguinte o divisor tem apenas 120w e a caixa ao total 850w !
@@EstevaoCarvalho-el7of o divisor vai queimar. Se ele entrar em curto, um indutor por ex, vai queimar a potência! Se o divisor for de 120w maximo. Ele suporta 120w, aplicou mais é 🔥... se precisa aplicar 850w, compre 1 de 800w pelo menos. É casado a coisa!
Divisor o ideal é sobrar, suportar mais potencia que o ampli envia. Não faltar!
Eu uso divisores de 300w em caixas de 150w, de 500w em caixas de 200w... de 800w em caixas de 300, 400w.
Amigo, quero montar uma caixa de sub grave, estou pensando em comprar um gabinete, um alto falante de 12" e montar. Será necessário o divisor de frequência? Abraço e obrigado!
@@brunobarreto8224 é mto mais complexo q isso. Pesquise o q é parametros T&S de alto falantes e software winisd q é basico. Pra construir caixas precisa dessas duas coisas no minimo.
Bom dia amigo ! Se eu ligar dois alto falante em paralelo e depois ligar em um divisor de frequência ,corro o risco de queimar o divisor de frequência???
Sim. Pq a potencia vai aumentar, o amplificador vai fornecer mais potencia, pode ser q o divisor não suporte! Tudo tem q ser calculado pra nao haver problemas. E um divisor que feito pra 1 via de tantos ohms, se vc altera a via, altera a potencia aplicada nela e a frequencia de corte.
@@SilvaneSPSOM entendi obrigado
O problema q cada caso 1 caso. É difícil falar sem ver e medir.
Vc fabrica? Se sim, é possivel fazer um de 600w 2 vias que mande 120hz a 2k no woofer e o resto p o drive com atenuacao de 12db?
Não fabrico. Eu só faço pras caixas q eu monto ou reformo. E geralmente compro algum de linha e modifico. Sai mais barato, fazer um exclusivo fica mto caro!
opa...eu quero uma placa dessa pra ligar numa caixa passiva de 18pol
Não vendo divisores. Só caixas completas. Vc vai ter q procurar em lojas de som. Mas vc vai ter q explicar pra qual uso, qntas vias, pra quais componentes.
obrigado pela dica!!!
Só uma pergunta, esses indutores para grave, eles diminuí a potência total do som o simplesmente tira frequências altas, tem alguma diferença alem de reduzir as frequências?
Não diminui potência. Esse video foi bem simples. Cálculo de filtro é mais complicado. Vai depender do circuito, tipos de filtro. Explicar isso é bem mais complexo. A ideia do video foi simplificar e explicar o q eu faço nos divisores das caixas q eu fabrico!
O amplificador tem q ser de quantos rms ?
Só espliquei os tipos de divisores! Não é o divisor q determina o amplificador! É o contrario!
Em duas vias, a vias de agudo gira fase em 180°
Tem q medir. Geralmente não... acontece mais nas 3 vias.
Silvane boa noite. Me ajuda por favor. Tenho uma Master 100. E a caixa está com o divisor original dela. Que acho que além de fraco deve estar bem estourado também. Aí te pergunto, se tecnicamente eu substituir o original por um mais novo e mais potente, vai melhorar meu som? Ou seja, equilibrar e melhorar um pouco????
Boa tarde! Não. E pra piorar perderá valor se alterar a caixa. Sugiro só reformar o original. Pra alterar resposta teria q usar outros componentes. Sugiro que faça uma caixa nova. Mas pra acertar esse projeto não é simples!
É o q sugiro em vários dos vídeos q faço! Eu particularmente detesto a master 100. Divisor não fará milagre!
@@SilvaneSPSOM Boa tarde obrigado pela ajuda. É que parece que tá entrando agudo no alto-falante
@@bruno.farrel mas entra mesmo. Não tem filtro no falante, é direto. As caixas Master são assim. Todas elas. Se vc quiser fazer um divisor, dá até pra fazer. Mas sugiro q não mexa no original. Aí qndo quiser vendê-las vc volta com os originais. Mas terá q encontrar alguém que faça isso, não será tão simples modificar. Se quiser usar os atenuadores 👍🏽
@@SilvaneSPSOM Bom dia eu troquei o divisor por um novo. Mas deixei o original lá dentro. Desliguei aquelas regulagens do médio e agudo. E com o divisor novo ficou perfeito. Tirou o som ruim do alto falante e ainda tirou o agudo que entrava. E desembolou o som....ou seja, ficou muito melhor o som. Tem que trocar os divisores de milhares de caixas mais antigas.....kkkk
qual seu contato ?
3199232-0550
O alto falante será de 8 ohms.
Sou um leigo e a cada vídeo que eu assisto sobre esse assunto mais confuso eu fico.
@@Wes.contatos procure arquivo tecnico. Talvez seja nelhor q videos.
Como ligar no aplicado
???