CORRIDA POR $100 FEITA DE PRIVILÉGIO E DESIGUALDADE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 626

  • @thiagovieiradacosta3672
    @thiagovieiradacosta3672 2 роки тому +156

    Faço parte das fileiras da frente, e hoje penso que se eu tivesse assistido esse vídeo quando criança certamente me faria repensar muitas das minhas atitudes e teria crescido olhando mais para as pessoas ao meu redor, com espírito de fraternidade.

    • @marip682
      @marip682 Рік тому +5

      Mas nunca eh tarde pra mudar

    • @micheleferreirasilva403
      @micheleferreirasilva403 Рік тому

      parabéns pela reflexão, ainda há tempo ?

    • @germanohemkemaier6596
      @germanohemkemaier6596 Рік тому

      Não fez nada la atrás pelo visto não fez nada depois só bla bla bla e esquece desse video logo que acaba, pena. Pnc

    • @leonribeiro6975
      @leonribeiro6975 2 місяці тому

      O que lhe impede hoje de dar todos os seus bens para pessoas carentes? Dê tudo.

  • @samukarts
    @samukarts 6 років тому +531

    Emocionante. Nenhuma das perguntas eu sairia do lugar. Mas não posso desistir.

  • @RenatoOliveira-pf4og
    @RenatoOliveira-pf4og 4 роки тому +220

    Esse video me inspirou a criar um projeto social voltado para educação tecnologica, levando um pouco de educação de qualidade para grupos sub representados, o programa tem como objetivo capacitar, qualificar e ajudar estudantes, conectando com o mercado de trabalho, essa é a minha contribuição para o meu país, não foco no problema, crio possibilidades e oportunidades para solução. A questão é que esse video nos ensina muito, eu assito ele pelo menos um vez por mês, simplesmente para lembrar de quem eu sou, de todas as dificuldades que tive de enfrentar na vida por não ter tido nenhum privilégio. No entanto, isso não me faz ser melhor que ninguém, eu tive muita determinação, estudei nas piores escolas publicas, e paguei para fazer uma faculdade, pq, eu nunca fui o mais inteligente da sala, mas me esforçava para tirar as melhores notas, resumindo a vida é dura, porém, ela é muito mais dura para quem não tem a oportunidade de ter uma educação de qualidade, acesso a saúde básica, acesso a uma moradia "razoavel", acesso a saneamento básico, essas coisas que citei são BÁSICAS, não é pedir MUITO, isso é o que TODOS nós deveríamos ter, simples assim! Porém, a desigualdade é tanta no Brasil que o Fantastico retratou muito bem com a reportagem no dia 8 de novembro de 2020, sobre os ricos e pobres e como a pandemia afetou muito mais os pobres e a classe média do que os ricos que rapidamente se recuperaram com o retorno da economia. As pessoas deveriam enteder isso, que um país mais pobre, aumenta a insegurança, aumenta o desemprego, diminui as oportunidades de crescimento da nossa industria, as pessoas ficam mais doentes, é um país fadado ao caos. Quando diminuimos a pobreza com politicas públicas, ações conjunta com a iniciativa privada para gerações de emprego, com mais oportunidades de educação de qualidade pra todos é muito obvio que teremos uma melhoria em todos os niveis sociais! A pergunta que fica é os nossos politicos querem essa mudança? A nossa sociedade quer ver negros, pessoas pobres, sentarem na mesma mesa que eles, ocuparem o mesmo espaço? O ponto está nessas duas perguntas, enquanto a nossa sociedade for mesquinha, não ter empatia com o próximo, não ter compaixão, continuar preconceituosa, nada vai mudar! Precisamos é de um reinicio cultural, o que chamo de "ACULTURAMENTO" da nossa sociedade e o caminho para esse reinicio, começa da educação familiar e passa pelas escolas, esses dois pilares familia e escola, precisam andar sincronizados!

    • @rafaelfarias2745
      @rafaelfarias2745 3 роки тому +6

      Acabei de ler o que você escreveu e concordo plenamente...
      Além do vídeo ter sido importante para mim o seu comentário também foi .

    • @MrRobinsonDantas
      @MrRobinsonDantas 3 роки тому +5

      Muito bom! Parabéns! Acho que a ideia é essa!

    • @lauraoliveira2492
      @lauraoliveira2492 3 роки тому +3

      Amei seu raciocínio, colaria na testa esse comentário. Mas é uma pena que parte da população só se preocupa com o próprio umbigo. E sustenta o discurso de que pessoas em situações de vulnerabilidade social só se preocupa com projetos sociais e bolsa família, que por conta dessa iniciativa, grande parte não quer trabalhar e por aí só ladeira a baixo. Como se 100 reais ou 200, desse p sustentar uma família ou viver uma vida de luxo, né? Mas enfim, perfeito seu posicionamento.

    • @mariadasgracasmaiamoriasdo2105
      @mariadasgracasmaiamoriasdo2105 2 роки тому +2

      Renato, estou projetando algo semelhante ao que vc fez
      Ajude-me com maiores informações É uma comunidade grande é muito carente.

    • @RenatoOliveira-pf4og
      @RenatoOliveira-pf4og 2 роки тому

      @@lauraoliveira2492 a única coisa que nós temos é a esperança e temos que continuar tentando. Então, uso um pouco da força que Deus me deu para ajudar o próximo. Eu não posso desistir e não vou. Antes eu pensava que era os governantes que precisavam investir na educação, saúde e segurança, pq isso é o mínimo que eles deveriam fazer, mas TODOS eles sem exceção estão pouco se lixando para nós. Eles não se importam. Eles não conhecem o Brasil como deveriam conhecer, nenhum deles.

  • @robsonferreiradasilva3658
    @robsonferreiradasilva3658 6 років тому +276

    Cara eu tô chorando aqui, meu Deus do céu assistir esse vídeo foi como voltar ao passado, a uma infância sem a presença de uma mãe, sem a presença afetiva de um pai, um pai que não se reponsabilizava materialmente e só aparecia de vez em quando pra bater, só de lembrar que eu mesmo trabalhando entrei na adolescência usando roupas usadas de amigos quando ia em algum lugar importante, que parei de estudar com doze anos e que meu avô dizia que na casa dele ele não negava um prato de comida pra ninguém mais que ele não tinha filho na putaria que eu que me virasse pra comprar minhas coisas pessoais, eu acho que eu ainda tô superando as dificuldades do passado, mais não tem sido fácil não, emocionalmente eu me sinto meio abalado quando o assunto é vida pessoal, esse vídeo foi capaz de fazer eu sentir uma dor enorme por lembrar do meu passado, mais foi tbm capaz de me aliviar o coração.

    • @leotkd86
      @leotkd86 6 років тому +1

      :(

    • @uruburetsam
      @uruburetsam 6 років тому +19

      Espero que um dia vc ache o conforto que seu coração necessita.

    • @robsonferreiradasilva3658
      @robsonferreiradasilva3658 6 років тому +15

      @@uruburetsam obrigado meu amigo, tenho encontrado esse alívio sim, a verdade que eu tenho dado amor e recebido em troca esse amor, gostar de parentes e amigos é mais fácil que gostar de estranhos, mais é aí que tá o x da questão, essa experiência de aprender a gostar de "estranhos" é uma experiência engrandecedora e cativante, muito obrigado pela atenção muita luz e paz pra você 🙏🙏

    • @soniamf8223
      @soniamf8223 6 років тому +7

      Caro Robson,
      O seu relato sem dúvida mostra uma vida difícil, mas não é muito diferente da maioria dos brasileiros e brasileiras.
      O amor com certeza é o caminho para você poder desenvolver os seus potenciais e adquirir mais autoconfiança e se conhecer melhor.
      Você também pode ser auxiliado por meio da psicanálise ou da psicoterapia. São múltiplas as instituições que as oferecem sem custo ou a um custo mais simbólico do que concreto.
      Não faço ideia da localidade em que você vive, mas talvez a internet possa ajudá-lo a encontrar instituições. Onde houver faculdades de medicina e de psicologia com certeza você encontrará auxílio.
      Abraços democráticos solidários,
      📖 Sônia 🕊

    • @marianabarreto416
      @marianabarreto416 5 років тому +2

      Força guerreiro, vc já superou muitas coisas, não desista nem olhe pra trás, o salário do perseverante é o sucesso! Abraços 🙌😘👊🏻

  • @elianesaboto
    @elianesaboto 6 років тому +171

    Muito legal mesmo. Fiz parte das últimas fileiras. Meu marido que é cadeirante e teve que morar em cabine de caminhão para fazer o colegial, talvez esteve na última fileira. Mas corremos e corremos e corremos. Não por dinheiro. Mas por sobrevivência. Tivemos quem nos desse rasteiras. Mas corremos, corremos e corremos. E nos arrastaríamos se fosse preciso.

    • @ledstyle2120
      @ledstyle2120 2 роки тому

      como seu marido tomou uma rasteira se ele era cadeirante?

    • @felipemaiakimurabendinelli9956
      @felipemaiakimurabendinelli9956 2 роки тому +1

      @@ledstyle2120 É uma metáfora.

    • @biancaliriel7187
      @biancaliriel7187 2 роки тому +1

      @@ledstyle2120 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Рік тому

      @@ledstyle2120
      sempre aparece o FDP pra fazer gracinha com coisa séria, tipo "não sou coveiro...".

  • @TheRodrioliver
    @TheRodrioliver 7 місяців тому +5

    Vim da fileira intermediária e tenho orgulho da minha trajetória de vida e o que me tornei. A dificuldade me forjou para me tornar melhor e capaz de vencer , mesmo com todas as dificuldades.

  • @EspiritismoeArte123
    @EspiritismoeArte123 5 місяців тому +4

    Todos as pessoas do mundo deveriam ver esse vídeo... e aprender a sermos humanos , aprendermos de alguma forma que não estamos todos no mesmo barco, que pra uns, a vida desde o início foi bem mais difícil, sem cuidado e proteção, sem alimentação, sem abraço, sem amor... só quem vive a situação parece entender como dói "valer menos" pela simples cor da sua pele, pelo tipo cabelo, classe social, gênero... é muito injusto e triste, mas é o racismo, é a ignorância estrutural.... precisamos mudar isso, e faremos isso educando nossas crianças, conscientizando adultos.... parabéns por esse vídeo, maravilhoso!

  • @paulosanto8892
    @paulosanto8892 Рік тому +4

    Este vídeo é exepcional , mostrando a realidade social , adiversidade , as condições de vida e oportunidas desiguais . nos choca !

  • @fillipesampaio9425
    @fillipesampaio9425 4 роки тому +84

    Faço parte da última fileira como provavelmente a maioria dos brasileiros mas desistir não é uma opção, ainda não sou capaz mas no futuro quero dar uma vida melhor para minha família.

    • @fduartepedra
      @fduartepedra 3 роки тому

      faço parte da fileira que avançou em todas as perguntas qual a diferença ? E acho que nao quero ter familia

    • @Magrafo_
      @Magrafo_ 3 роки тому +1

      @@guppadilhaofc Na corrida da imbecilidade e da falta de noção, você é um campeão.

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Рік тому

      @@fduartepedra
      parabéns, acabou de aprender o que é DESIGUALDADE, e que exigir MERITOCRACIA na DESIGUALDADE, é canalhice ou burrice!

    • @gabrielbrum5545
      @gabrielbrum5545 3 місяці тому +1

      ​@@fduartepedra Não entendeu nada do vídeo, lamento. Espero que depois de 3 anos tenha aprendido alguma coisa. E talvez seja melhor não constituir família mesmo

    • @CWBCrossbow
      @CWBCrossbow 15 днів тому

      ​@@fduartepedrase você assistiu o vídeo todo, e não entendeu a diferença, provavelmente o seu acesso a educação privilegiada não serviu de nada. Tenho pena dos seus pais que pagaram pra você estudar, ou eles até te incentivem a ter uma visão de que não existe desigualdade social

  • @nicolecoutinho124
    @nicolecoutinho124 2 роки тому +7

    Vim assistir a este vídeo por uma sugestão do livro de Projeto de vida. Achei sensacional a reflexão 👏👏👏

  • @rosamangia2515
    @rosamangia2515 6 днів тому

    Já estive nas últimas posições e Graças a Deus e o meu esforço, estou em uma situação privilegiada e meus filhos não estão no final da fileira. Para não esquecer de onde eu vim, trabalho voluntariamente na minha hora de almoço e alguns finais de semana no meu projeto esportivo para os alunos.

  • @LucasAlves-rl9kl
    @LucasAlves-rl9kl 3 роки тому +12

    Realmente, todo apoio e estrutura te coloca a frente de outros, mesmo não sendo nenhum feito seu, é um previlegio e a melhor coisa é agradecer e correr sua corrida

  • @sueliribeiro3401
    @sueliribeiro3401 6 років тому +236

    Nem todos entenderam, nem lá nem aqui. Essa é a tragédia humana. Falta de empatia.

    • @fabiolamoreira1958
      @fabiolamoreira1958 6 років тому +15

      Sueli Ribeiro meritrocracia é um mito

    • @thaypellegrine2
      @thaypellegrine2 4 роки тому +15

      @auiy uyau socialista? kkk

    • @sarafantucci8792
      @sarafantucci8792 4 роки тому +9

      @auiy uyau vc quis dizer fantasia neoliberal né?

    • @paulovictorcosta8757
      @paulovictorcosta8757 3 роки тому

      @auiy uyau defendo capitalismo, odeio o socialismo... mas tu viajou

    • @TheFelipeqxd
      @TheFelipeqxd 3 роки тому +7

      @@fabiolamoreira1958 Meritocracia entendida como mérito individual existe e sempre existiu, não se trata de uma falácia. Oportunidades iguais é que é uma falácia, não existe, nunca existiu e jamais vai existir.

  • @edsonsilverio8858
    @edsonsilverio8858 6 місяців тому +1

    Simplesmente fantástico todos deveriam ter mais chance para que no futuro todos pudessem ajudar todos novamente.

  • @JefersonFernandes-gz9eq
    @JefersonFernandes-gz9eq Рік тому +5

    Inevitavelmente me imaginei na corrida. Eu não estaria dentre os da frente, nem dentre os que ficaram bem atrás, estaria ao meio. Apesar de ter nascido numa família bem pobre, com dificuldades para conciliar estudo e trabalho desde cedo, nunca me faltou cuidado e amor do pai e da mãe. Isso faz muita diferença. Para vencer na vida, pessoas que nem eu sempre precisei da ajuda de outras pessoas e mais tempo do que os privilegiados que sempre tiveram tudo de mão beijada (embora alguns sequer aproveitassem essa condição). Adorei o vídeo.

  • @rosmalach
    @rosmalach 3 роки тому +11

    Eu vim por indicação da Rita. Ela é maravilhosa!

  • @lorenafigueiredo8869
    @lorenafigueiredo8869 6 років тому +53

    Este vídeo é incrível mostra a realidade cruel q vivemos,um mundo desigual pra todos quando deveria ser igualdade pra todos.Mas se vc por mais miserável q pareça ser se olhar para traz irá ver q sempre terá alguem menos previlegiado q vc e nunca use a frase eu não tenho nada quem ñ tem nada ja esta morto.Seja grato sempre,muitos pode ñ ter a oportunidade q vc tem,a caminhos pra todos mas nem todos podem percorrer,uns ñ tem pernas outros ñ tem tempo outros ñ tem força e nesta estrada da vida é cada um por si e Deus por nós e se vc esta lendo isso vc é um previlegiado então agradeça a Deus por sua vida,coloca ele na frente e siga o seu caminho porq ele esta contigo vc será um vencedor 😚Deus te abençoe.

    • @vitormanoel910
      @vitormanoel910 5 років тому

      Simplesmente incrível.

    • @maquirsantos7459
      @maquirsantos7459 4 роки тому +2

      É a frase que diz: " Se a vida te der um limão, faça uma limonada", ou seja, não lamente o que não tem, mas agradeça pelo que recebeu e faça o melhor com ele! Deus sempre nos ajudará! 👍🏾😊

    • @lexkimthompson3677
      @lexkimthompson3677 3 роки тому

      @@maquirsantos7459 as pessoas falam isso,até o momento que perdem sua casa,sua familia,seu dinheiro,sua comida e são obrigas a morar em guetos,ai eu quero ver você falando isso.

    • @MarcosVinicius-ee9iq
      @MarcosVinicius-ee9iq 2 роки тому

      @@lexkimthompson3677 a vida é dura para a maioria rapaz, seja mais duro q ela!

  • @leidianetenorio3771
    @leidianetenorio3771 7 місяців тому +1

    Quanta reflexão em um único vídeo que contempla tantas questões importantes.

  • @grazyelesilva3265
    @grazyelesilva3265 3 роки тому +8

    Emocionante, eu ja vi esse video a muito tempo atrás, e continua um grande aprendizado, se eu estivesse na corrida não sairia do lugar 😕

  • @SirRazler
    @SirRazler 2 місяці тому

    Forte demais! Destrói a falácia da meritocracia.
    Difícil haver resistência de compreensão, e dizer que é mimimi ou preguiça, após essa aula de vida.

  • @wcwendell
    @wcwendell 3 роки тому +6

    Nos meus 50 anos de idade eu já vivenciais vários desses fatores ...Excelente o vídeo...ótima reflexão

  • @lurdeszanon7184
    @lurdeszanon7184 3 роки тому +7

    Sempre fico emocionada quando vejo isso, pois fui uma das pessoas que não se moviam do lugar, para ter o mínimo na vida foi muito difícil.

  • @marialuciamoreiradesouza5752
    @marialuciamoreiradesouza5752 Рік тому +1

    Excelente vídeo.

  • @deisirohsig-moeser3026
    @deisirohsig-moeser3026 4 місяці тому

    Sempre me emociono quando vejo esse exercício. Para mim ele claramente esfarela a perversa ideia de meritocracia e que todo mundo tem as mesmas oportunidades e capacidade (é só tu te esforçar que chegarás lá também). Algumas pessoas tem muito mais obstáculos que as outras na vida

  • @elizama.oliveira
    @elizama.oliveira 2 роки тому +4

    Vi este vídeo através do meu curso superior de Recursos Humanos, e cara, é pra aplaudir de pé. 👏 Não está sendo fácil trilhar esse caminho, porém, devo me manter de pé e prosseguir. Não fui privilegiada, como muitas outras pessoas não foram. Tive pais casados, porém com um pai que deixou muito a desejar, minha mãe sofreu muito, mas mesmo vou conseguir!!! Vamooos conseguir galera!!!! ❤ Emocionante 😭

  • @aandmail
    @aandmail 5 років тому +8

    Assisti esse vídeo numa postagem numa rede social. Excelente analogia.

  • @JoyceFortaleza
    @JoyceFortaleza Рік тому

    Que Vídeo explendido!

  • @gabriellacarvalho1643
    @gabriellacarvalho1643 3 роки тому +646

    Quem veio pelo Tempero drag?

    • @filpo8074
      @filpo8074 3 роки тому +5

      Tava procurando esse comentário kk

    • @kyrawanessa
      @kyrawanessa 3 роки тому +12

      Vim de lá e pelos comentários do vídeo daqui, o povo não entendeu nada do que foi passado 😰😱

    • @magnusps
      @magnusps 3 роки тому +11

      Eu vim, e agradeço! Organizou e materializou em video idéias que eu ruminava a tempos. E melhor, estão discutindo isso no centro do capitalismo mundial. Bom para mostrar para o Brasil que isso não é discurso de esquerda ou direita, mas uma necessidade social urgente

    • @gabriellacarvalho1643
      @gabriellacarvalho1643 3 роки тому +2

      @@magnusps Concordo com vc.

    • @sheevamnb
      @sheevamnb 3 роки тому +2

      Eu! Mas já tinha assistido o video a algum tempo.

  • @liaizidorio5918
    @liaizidorio5918 Рік тому

    Meu Deus, que vídeo chocante!! Ensinamento para vida toda.

  • @msbagno52
    @msbagno52 11 місяців тому

    Parabéns. Linda reflexão. Show

  • @claudiadasilvacosta4888
    @claudiadasilvacosta4888 4 роки тому +20

    Este vídeo mostra exatamente a desigualdade desse mundo que deveria oferecer o mesmo privilégio a todos e todas.

    • @AtomikGeist
      @AtomikGeist 2 роки тому

      Privilegios advem de acoes afirmativas malignas por negligemciam a natureza diferente de cada ser. Todos somos diferentes e temos diferentes limitacoes. O privilegio que todos necessitam eh a liberdade, nao acoes forcadas que coibem uns em favor de outros.

    • @HenryGostoso
      @HenryGostoso Рік тому

      ​​@@AtomikGeistSim somos diferentes e individuais, Porem para uma competitivade de mercado, A corrida até o fim, tem que ser justa. Pois se não for, Quem saiu na frente é um trapaçeiro. E não é uma corrida.

    • @HenryGostoso
      @HenryGostoso Рік тому

      ​@@AtomikGeistSe todos terem direitos basicos e essencias para a corrida, Como educação, Saúde, Segurança. A corrida será mais competitivo. Ai sim seria uma corrida.

  • @CarlaPavãoPsicologia
    @CarlaPavãoPsicologia Рік тому +2

    great video. Reconhecer nosso privilégios é o mínimo.

  • @JCZRP
    @JCZRP Рік тому +2

    É um belo vídeo, com uma boa proposta. E fonte de muita reflexão. Mas, e a solução para o problema apresentado? Para praticamente todos os privilégios citados no vídeo não existe uma solução plausível, possível ou alcançável.
    Os que estão na frente reconheceram que são privilegiados e admitiram que iniciam a corrida em posição de vantagem, e agora?
    Alguns estudaram em escola privada e outros não. Qual a solução? Fechar todas as escolas privadas, pra que ninguém tenha acesso? Ou colocar toda a população em escolas privadas? Quem vai pagar a conta?
    Alguns tem os dois pais em casa, outros não. Qual a solução pra conseguir igualdade? Proibir os pais de se separar ou obrigar todos os pais a se separar?
    E assim podemos continuar citando todos os demais privilégios.
    Esse vídeo é certamente bem intencionado e é admirável a proposta do autor. Mas, ele esbarra na mesma falha de tantos outros: Focar exclusivamente no reconhecimento da existência de um problema, sem propor nenhuma mínima ideia de como, pelo menos, começar uma tentativa de solução pra esse problema.
    Acredito que temos que pensar na solução dos problemas e não focar no mero debate sobre a existência do problema como alvo final a ser atingido. Caso contrário, será apenas perda de tempo e demagogia. Pois, trará atenção e despertará agitação, frustração e até algum pânico em torno de uma situação que não vai mudar.

  • @andersonmedeiros9827
    @andersonmedeiros9827 2 роки тому +1

    Vdd... Excelente exemplo de apologia a vida...

  • @jordana601
    @jordana601 3 роки тому +12

    Pura verdade! Filhos de pais casados, unidos, centrados tem uma estrutura psicológica bem melhor! Os que estudam em escola particular irão para as melhores faculdades! Por aí vai!

    • @Sowhat-lm4lo
      @Sowhat-lm4lo 2 роки тому

      E o que isso tem a ver com cor? Talvez no estados unidos mas no brasil não

    • @Miguelpinheirocbm
      @Miguelpinheirocbm 2 роки тому +1

      @@Sowhat-lm4lo é só você ir em qualquer favela depois em um condomínio caro do Brasil. Observar quem são as pessoas abastadas e as pessoas miseráveis que vc vai entender 😉

    • @Sowhat-lm4lo
      @Sowhat-lm4lo 2 роки тому

      @@Miguelpinheirocbm Eu perguntei o qu tem a ver com cor

    • @Miguelpinheirocbm
      @Miguelpinheirocbm 2 роки тому +1

      @@Sowhat-lm4lo presta atenção na cor de quem mora em cada lugar que eu falei 🤷🏾‍♂️

    • @Sowhat-lm4lo
      @Sowhat-lm4lo 2 роки тому

      @@Miguelpinheirocbm Então quer dizer que negros tem mais tendencia a engravidar mulheres e não assumir os filhos, fiquei chocada

  • @MarcosOliveira-nt5vy
    @MarcosOliveira-nt5vy 23 дні тому

    Ninguém tem que se culpar por isso. Pelo contrário, tem que levantar a cabeça e agradecer as oportunidades. E, e principalmente ajudar aqueles que estão na fileira atrás de você.

  • @JaksonAdlermeAraújoSilva
    @JaksonAdlermeAraújoSilva 6 місяців тому

    Muito foda esse vídeo. Alusão perfeita.

  • @InfinityLightBringer
    @InfinityLightBringer 5 років тому +243

    Hahahaha, tão ridículo ver pessoas privilegiadas nos comentários ficarem na defensiva ao invés de serem gratas!!

    • @ArThur_Xyn
      @ArThur_Xyn 4 роки тому +11

      Ridículo ver pessoas que acredita ainda em privilégio social, só por causa da cor ou da sexualidade,
      Isso é imbecil, tinha que tee menos pessoas assim

    • @InfinityLightBringer
      @InfinityLightBringer 4 роки тому +34

      @@ArThur_Xyn Em nenhum momento no vídeo foi falado sobre privilégio por causa de raça ou sexualidade.

    • @nilsonazambuja3461
      @nilsonazambuja3461 4 роки тому +11

      @@ArThur_Xyn Mas mostra como as pessoas partem de pontos diferentes para alcançar o mesmo ponto. Se você tem de partir mais de tras, seu esforço tem de ser dez vezes maior para chegar ao mesmo ponto de seu concorrente, que largou bem na frente.

    • @rodrigolaurenzano3664
      @rodrigolaurenzano3664 4 роки тому +16

      @@ArThur_Xyn se vc sai, e diz para o seu pai que transou com 3 mulheres no fim de semana, o que ele dirá? Agora, se uma mulher, sai o fds e transa com 3 homens, e vai falar isso para o Pai, a resposta será a mesma?

    • @Joseantonio655
      @Joseantonio655 4 роки тому +4

      @@rodrigolaurenzano3664 em nenhum momento no vídeo foi falado de privilégio por conta da sexualidade.

  • @rosinesvianna5619
    @rosinesvianna5619 6 місяців тому

    excelente reflexão

  • @juceliafrocha5765
    @juceliafrocha5765 Рік тому +1

    Emocionante! Licão de vida para todos

  • @hugoaz6623
    @hugoaz6623 2 роки тому +5

    É muito difícil, mas na minha equipe tenho procurado contratar apenas negros, lgbt e minorias. Mas é difícil, muito mais difícil do que contratar alguem que não seja de minorias, eles realmente "ficam atrás" na comparação. Mas seguimos firmes, 50% da equipe é composta por minorias. Estou fazendo minha parte pra ajudar. Um desafio.

  • @JMDesigneoDesenhista
    @JMDesigneoDesenhista 2 роки тому

    uma otima aprendendizagem de vida

  • @paulosanto8892
    @paulosanto8892 Рік тому

    Realmente , este vídeo
    nos choca ,ao demostra que a corrida da vida e operada em condições de desigualdaes e oportunidades diferentes para o conjunto da sociedade

  • @luanacarvalho6696
    @luanacarvalho6696 2 роки тому

    Muito lindo este video

  • @gabrielesouza3466
    @gabrielesouza3466 Рік тому +1

    Vim pela Cruzeiro do Sul

  • @amadeususkar
    @amadeususkar 3 роки тому +2

    Quem sai na frente tem obrigação de vencer para honrar todo esforço dos que vieram antes.
    Não ganhar para ficar de mimimi pelos outros é ser um tolo e uma desonra.

  • @zjhones
    @zjhones 7 років тому +113

    Os ricos nascem com mais privilégios em relação aos pobres, porém o vídeo deixa claro que nunca e tarde para começar ou recomeçar uma integração social, o importante é nunca parar de lutar para conquistar os seus objetivos.

    • @andresobrak4517
      @andresobrak4517 6 років тому +27

      Allan Jhones
      Claro, essa é a única maneira de manter os privilégios daqueles que receberam tais privilégios, fazendo acreditar que chegarão lá, também.

    • @ltgrmi
      @ltgrmi 6 років тому +25

      O vídeo começa com uma frase muito correta... "Quando você já esta acostumado com os privilégios...Igualdade de direitos soa como opressão"... Essa é a meritocracia que a elite defende... que todos corram a corrida, apesar dos abastados saírem quilômetros a frente...

    • @claudia310796
      @claudia310796 5 років тому +1

      @@andresobrak4517 Você pode me dizer por que "receberam" tais privilégios?

    • @ha20anos56
      @ha20anos56 4 роки тому +1

      @@ltgrmi me diz aí então, se tu tivesse um filho e tivesse condições de dar uma escola boa, um médico bom pra ele você daria ou deixaria ele num hospital e numa escola pública para que ele consiga as coisas por mérito próprio?

    • @gabrieldefatimabernardesfa7864
      @gabrieldefatimabernardesfa7864 3 роки тому

      ou seja,Ngm pode nascer rico.

  • @Vini011
    @Vini011 Рік тому

    Sensacional. Nenhuma das perguntas me fariam sair do lugar.

  • @froppaboe
    @froppaboe 3 місяці тому

    Atividade de projeto de vida me levando para cantos obscuros

  • @CLAUDIACORREANOGUEIRA
    @CLAUDIACORREANOGUEIRA 8 місяців тому

    Ótima reflexão.

  • @dellamaravegan7085
    @dellamaravegan7085 Рік тому

    Q vídeo f****!!! Caracas... Obrigada por compartilhar!!

  • @meirellesmeirelles6885
    @meirellesmeirelles6885 3 роки тому

    Em nenhuma pergunta eu sairia do lugar, porém hoje eu ajudo quem posso, é melhor ajudar que ser ajudado.

  • @vaniceramosesteticista3056
    @vaniceramosesteticista3056 2 роки тому

    Amei o vídeo! E à percepção, e que todos nós temos a oportunidade de chegar, independente das suas raizes, e nunca desistir!!!

  • @the0w0tainha50
    @the0w0tainha50 3 роки тому +8

    Emocionante, sai do lugar em todas as perguntas 🙏

  • @fabioemerim
    @fabioemerim Рік тому

    Tão simples de entender. E como tem gente que ainda não abriu os olhos.

  • @Gustavo-of8zq
    @Gustavo-of8zq 3 роки тому +1

    Emocionante!👏🙌🙏✌

  • @dialetoartesvisuais504
    @dialetoartesvisuais504 3 роки тому +1

    Vim pelo canal da tia Rita, tempero drag.

  • @aghatabatista2546
    @aghatabatista2546 2 роки тому

    Nenhuma das perguntas eu sairia do lugar! Top o video emocionante

  • @cleversonsilva2850
    @cleversonsilva2850 2 роки тому

    Sensacional...

  • @celsopaes4401
    @celsopaes4401 3 роки тому +4

    Tive acesso a este excelente e emocionante vídeo, como parte (em pandemia de 2021) de aula em curso universitário de História e Filosofia. Respondi ao professor que acredito que a corrida tem que um dia ter largada igualitária a todos. Sem distinção social. Vejam, nem vamos entrar nas questões raciais ou pessoais, mas sim, nas diferenças sociais de acesso à educação e cultura. Temos que (enquanto pobres) ter direito a sair do "lugar comum de origem". Precisamos (que os mais ricos) nos espere alcancá los e JUNTOS poder continuar a corrida da vida.

    • @leonardoribeiro9966
      @leonardoribeiro9966 2 роки тому

      Pra o rico ser rico ele precisa q agente seje pobre.

    • @GabrielaCatharineAndreatta
      @GabrielaCatharineAndreatta 4 місяці тому

      E porque eles fariam isso? Porque os ricos que dependem da existencia de pessoas pobres para trabalhar para eles, abririam mão dos privilegios deles?

  • @nathaliaguimaraes7390
    @nathaliaguimaraes7390 2 роки тому +1

    eu choro toda vez que vejo esse vídeo, não tem como...

  • @GabrielFerreira-ob3bq
    @GabrielFerreira-ob3bq 2 роки тому +5

    Aí oque triunfa fala: "tá vendo? é só se esforçar"

  • @marceliooliveira
    @marceliooliveira 2 роки тому +1

    Se diminuisse o salário em pelos menos 20% de cada jogador de futebol
    e também de cada político, não iria existir crianças morrendo de fome, pode ter certeza,
    mas a desigualdade social é estrondoso, e o mais estrondoso
    é que muitos pobres ainda é a favor disso.

  • @tonyjonesvasconceloscruz362

    Não tive nada disso e luto com minhas forças, cada um é responsavel por suas atitudes então diga para os pobre como eu a importancia de uma familia, de suas escolhas de parceiros e que isso vai influenciar a vida de seus filhos. Meus pais não puderam me dar nada e nem por isso acho que alguem me deve algo, coloca uma corrida de longa distancia, pois nem sempre quem sai na frente vai ate o fim e a vida é sobre isso.

  • @expeditaconceicao9234
    @expeditaconceicao9234 2 роки тому

    muito emocionante, cada um com uma realidade diferente, com medos dificeis de conviver.

  • @najlalima4087
    @najlalima4087 2 роки тому

    Esse vídeo é super necessário.👏🏾👏🏾🤎✊🏾

  • @Leo.Albuquerque02
    @Leo.Albuquerque02 2 роки тому

    Muito incrível 😃

  • @elisangelapereiradossantos3005
    @elisangelapereiradossantos3005 3 місяці тому

    Eu me vi, no grupo dos sem privilégios. Mas não fiquei no mesmo lugar fui atrás e hoje tudo que conquistei foi buscando meus próprios privilégios.

  • @gamermm2369
    @gamermm2369 3 роки тому

    que coisa muito bom esse vídeo

  • @Marad120
    @Marad120 2 роки тому

    Esse professor disse o que eu sempre soube!
    Isso é verdade 👏

  • @paulinhoboapessoaoficial9172
    @paulinhoboapessoaoficial9172 3 роки тому

    Emocionante! Muito legal! Parabéns excelente video! 👍

  • @celiareginajesus3792
    @celiareginajesus3792 Рік тому

    que bela lição de vida

  • @palhetahead
    @palhetahead 7 років тому +32

    Ao vc vencer, independente de ter ou não privilégios na vida, quando olhar para atrás o que ira fazer ou pensar sobre os que não conseguiram?

    • @sinsterm
      @sinsterm 4 роки тому +1

      Segundo alguns (muitos) foi que não se esforçaram direito.

  • @juniojhonatan3327
    @juniojhonatan3327 Рік тому +1

    vim aquo dizer que Jesus me mostrou que eu tenho que amar a todos e ser humilde a ponto de me colocar no lugar so outro ❤ só Jesus pra nos dar força no caminho ❤

    • @airtondasilva1757
      @airtondasilva1757 Рік тому

      O que falta muitas vezes é união dos professores as vezes deixa a desejar ,e ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ,e politicos que invistam a Educação ..

  • @nataliaramosdemiranda2489
    @nataliaramosdemiranda2489 2 роки тому +1

    Esse vídeo é sensacional e muito necessário ♡

  • @erickdejesus7704
    @erickdejesus7704 3 роки тому +1

    Existe uma Necropolitica no Brasil, por diversas vezes a os problemas raciais se encontram com a deficiência social. Isto é muito sensível e difícil de ser distinguido em sua totalidade.

  • @miriamfernandes6352
    @miriamfernandes6352 4 роки тому +11

    Tô vendo esse vídeo em 2020 emocionada no contexto de protestos raciais em todo mundo frente a Pandemia.. e ainda tem gente que acha que isso não existe.

    • @fakenew6228
      @fakenew6228 4 роки тому +2

      Não foi racial e sim social, os meus primos que são preto andariam metade da corrida e eu não sairia do lugar

    • @paulovictorcosta8757
      @paulovictorcosta8757 3 роки тому

      @@fakenew6228 KSKSKSKSKSKSKSK, NÃO TEM NADA HAVER COM COR MANO... TU É MUITO BURRO VEY... E MESMO ASSIM, DUVIDO QUE TU JÁ FOI JULGADO POR SER BRANCO, MAS TEU PRIMOS EU TENHO CERTEZA QUE FORSM...

  • @marelusdequadros7700
    @marelusdequadros7700 6 років тому +2

    Também não sairia do lugar com muitas perguntas que foram feitas mas fui a luta... nunca desisti. Tive uma mãe guerreira e seis irmãos matavilhosos e todos batalhadores. Passamos muitas necessidades, jamais do mais importante....amor, respeito, orgulho por ser quem eramos e o maior incentivo sempre foram nossas pequenas conquistas. Isto para mim é inclusão pessoal. Todos temos que entender que se nascemos é pq temos o direito de ser e ter o que quisermos se nos empenharmos em buscar. saber

    • @monicaeloi6107
      @monicaeloi6107 2 роки тому

      Admiro a sua luta, mas, tem pessoas que não conseguem superar os obstáculos, acabam ficando doentes, sem apoio... O discurso de ser guerreira (o) diante das dificuldades é delicado, uma vez que depende de cada um, não podemos desprezar aquelas pessoas que não conseguem... devemos apoiar.

    • @tulioCampos-gw1he
      @tulioCampos-gw1he 4 місяці тому

      Este vídeo mostra a realidade nua e crua

  • @leticiadaconceicaofarias9314
    @leticiadaconceicaofarias9314 10 місяців тому

    Nenhuma das perguntas me faria dar ao menos 1 passo. Agradeço a Deus por tudo, embora que difícil.

  • @MP-jb4dg
    @MP-jb4dg 7 років тому +4

    Muito bom...very good !!!!

  • @pedromoraes2404
    @pedromoraes2404 Рік тому

    Exatoo....justica social e ameaça pra mt gente que HJ DESFRUTA DO Q O BRASIL FAZENDAO TEM DE MELHOR

  • @augustomoreira7403
    @augustomoreira7403 4 роки тому +6

    A natureza é desigual por si msm. E vai ser sempre assim. Somos todos da raça humana.

  • @cidinhaaraujo4429
    @cidinhaaraujo4429 3 роки тому +1

    Perfeito.

  • @S.Mariano
    @S.Mariano 2 роки тому +1

    Belo vídeo, que lição de vida, mas eu queria mesmo essa melodia, alguém sabe qual é?

  • @nos_a_sos
    @nos_a_sos 8 місяців тому +1

    E se a vida não fosse corrida, competição, mas trilha, cooperação?

  • @PapelariaCerejaDoce
    @PapelariaCerejaDoce Рік тому

    Não sei pq mais eu chorei com esse vídeo! Vim pela faculdade unicsul

  • @henriquepiocoppi7341
    @henriquepiocoppi7341 2 роки тому +2

    Por que não mostram quem ganhou? O que eu vi foi que muitos que estavam na ultima fila, chegaram a frente de pessoas que estavam mais a frente, o mundo nunca foi justo, como a prova mostra não há primeiro lugar "100 dólares "para todos, o que eu observo neste experimento é que apesar da largada ser diferente a chegada ainda era a mesma para todos, observo também, que pessoas que estavam em desvantagem ultrapassaram pessoas que tinham vantagem e não souberam aproveitar, concordo que quem estava em desvantagem teve que se esforçar mais, só que ainda assim a chegada estava disponível, e a única pessoa que se caso existisse neste experimento e realmente mereceria um auxilio seria um cadeirante, todos os outros tinham pernas para correr.

  • @leticiagabellini4228
    @leticiagabellini4228 2 роки тому +1

    Eu assisto toda vez esse vídeo e ele me ensina tanto!!! Que triste , ver que os privilégios vem e tem sim .. da mesma forma que o sofrimento vem dos negros lá do passado e das famílias, não quer dizer que eles foram escravos agora ou os pais foram escravos , mas seus bisavós, tio avós, seus antepassados foram e sofreram e isso reflete até hoje 😔 eu sou sim branca e privilegiada e agradeço por ter oque muitos não tiveram .. mas precisamos ter ciência que os negros não tiveram o mesmo que nós e merecem estar no mesmo ponto de partida que nós. Pois como disse no vídeo as vezes se eles não estivessem lá atrás eles ganharia de boa dos brancos que estavam na frente 😔 É tão triste e injusto , só um tolo que não vê e não aprende com esse vídeo.

    • @danielcouto9592
      @danielcouto9592 2 роки тому

      "Mais e o PT?", contem ironia. infelismente pra quem deveria esse video talvez nunca chegue, ou talvez ate quando chegar possa nao ser compreendido.

  • @izzy_q
    @izzy_q 6 років тому +133

    O vídeo retrata, de forma simplificada, a realidade da desigualdade. Quer a direita aceite ou não.
    Agora dizer que a solução para isso é o socialismo/comunismo, já é uma questão totalmente diferente.

    • @polianajohansson6943
      @polianajohansson6943 6 років тому +1

      Perfeita colocacão!

    • @RiberScienceNeves
      @RiberScienceNeves 6 років тому +3

      países social democratas são bons veja os países escandinavos

    • @jezreelgonzalez8786
      @jezreelgonzalez8786 6 років тому +2

      @@RiberScienceNeves estado é mínimo la

    • @RiberScienceNeves
      @RiberScienceNeves 6 років тому +9

      @@jezreelgonzalez8786 A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica para promover uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa.
      É uma ideologia política de centro-esquerda surgida no fim do século XIX por partidários de Ferdinand Lassalle que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista deveria ocorrer sem uma revolução, mas sim por meio de uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário em oposição à ortodoxia marxista

    • @MrJotaesse
      @MrJotaesse 6 років тому +9

      @@RiberScienceNeves sou um pouco leigo nessa área mas acredito que o capitalismo não é capaz de se auto regular, haja vista o abismo entre ricos e pobres no mundo. Tenho como exemplo a Nigéria, país rico em recursos, que segue regras capitalistas e com a população desgraçadamente miserável.

  • @regindias77
    @regindias77 Рік тому

    que lição de vida

  • @marcelosantosvidadeatleta
    @marcelosantosvidadeatleta 2 роки тому

    Que vídeo meus amigos , que vídeo 🙏🏿😭‼️

  • @thekingump7949
    @thekingump7949 2 роки тому +1

    VIDEO MT BOM

  • @P3L1ZZ4R0
    @P3L1ZZ4R0 2 роки тому +5

    O trabalho é sinônimo de mérito, quer algo vai lá e faça, não espere ganhar porque a vida não é justa com ninguém.

  • @nixest
    @nixest 7 років тому +17

    Todo mundo vai ter de correr sua própria corrida!

  • @ateismohumanista6374
    @ateismohumanista6374 3 роки тому +3

    Uma pena que aqui neste país as pessoas não entenderiam o exemplo da corrida. Justamente o segundo país mais desigual do mundo. Aonde a chamada meritocracia não passa de uma piada vil e de péssimo gosto.

  • @yurigreenwood3522
    @yurigreenwood3522 3 роки тому +3

    Eu sequer sairia do lugar nessa corrida!

  • @fabeetube
    @fabeetube 4 роки тому +16

    Aprendam com a HISTORIA DO OUTRO. Acordem. Excelente jogo.

  • @romildoalmeida6630
    @romildoalmeida6630 6 місяців тому

    Pobre não quer esmola; quer as mesmas oportunidades que os donos da casa grande dão àqueles que lhes são caros.

  • @elizianejunckes2968
    @elizianejunckes2968 Рік тому

    Impactante.

  • @gabrielszalay2487
    @gabrielszalay2487 5 років тому +22

    Essa é a famosa meritocracia brasileira