Faço parte das fileiras da frente, e hoje penso que se eu tivesse assistido esse vídeo quando criança certamente me faria repensar muitas das minhas atitudes e teria crescido olhando mais para as pessoas ao meu redor, com espírito de fraternidade.
Esse video me inspirou a criar um projeto social voltado para educação tecnologica, levando um pouco de educação de qualidade para grupos sub representados, o programa tem como objetivo capacitar, qualificar e ajudar estudantes, conectando com o mercado de trabalho, essa é a minha contribuição para o meu país, não foco no problema, crio possibilidades e oportunidades para solução. A questão é que esse video nos ensina muito, eu assito ele pelo menos um vez por mês, simplesmente para lembrar de quem eu sou, de todas as dificuldades que tive de enfrentar na vida por não ter tido nenhum privilégio. No entanto, isso não me faz ser melhor que ninguém, eu tive muita determinação, estudei nas piores escolas publicas, e paguei para fazer uma faculdade, pq, eu nunca fui o mais inteligente da sala, mas me esforçava para tirar as melhores notas, resumindo a vida é dura, porém, ela é muito mais dura para quem não tem a oportunidade de ter uma educação de qualidade, acesso a saúde básica, acesso a uma moradia "razoavel", acesso a saneamento básico, essas coisas que citei são BÁSICAS, não é pedir MUITO, isso é o que TODOS nós deveríamos ter, simples assim! Porém, a desigualdade é tanta no Brasil que o Fantastico retratou muito bem com a reportagem no dia 8 de novembro de 2020, sobre os ricos e pobres e como a pandemia afetou muito mais os pobres e a classe média do que os ricos que rapidamente se recuperaram com o retorno da economia. As pessoas deveriam enteder isso, que um país mais pobre, aumenta a insegurança, aumenta o desemprego, diminui as oportunidades de crescimento da nossa industria, as pessoas ficam mais doentes, é um país fadado ao caos. Quando diminuimos a pobreza com politicas públicas, ações conjunta com a iniciativa privada para gerações de emprego, com mais oportunidades de educação de qualidade pra todos é muito obvio que teremos uma melhoria em todos os niveis sociais! A pergunta que fica é os nossos politicos querem essa mudança? A nossa sociedade quer ver negros, pessoas pobres, sentarem na mesma mesa que eles, ocuparem o mesmo espaço? O ponto está nessas duas perguntas, enquanto a nossa sociedade for mesquinha, não ter empatia com o próximo, não ter compaixão, continuar preconceituosa, nada vai mudar! Precisamos é de um reinicio cultural, o que chamo de "ACULTURAMENTO" da nossa sociedade e o caminho para esse reinicio, começa da educação familiar e passa pelas escolas, esses dois pilares familia e escola, precisam andar sincronizados!
Amei seu raciocínio, colaria na testa esse comentário. Mas é uma pena que parte da população só se preocupa com o próprio umbigo. E sustenta o discurso de que pessoas em situações de vulnerabilidade social só se preocupa com projetos sociais e bolsa família, que por conta dessa iniciativa, grande parte não quer trabalhar e por aí só ladeira a baixo. Como se 100 reais ou 200, desse p sustentar uma família ou viver uma vida de luxo, né? Mas enfim, perfeito seu posicionamento.
@@lauraoliveira2492 a única coisa que nós temos é a esperança e temos que continuar tentando. Então, uso um pouco da força que Deus me deu para ajudar o próximo. Eu não posso desistir e não vou. Antes eu pensava que era os governantes que precisavam investir na educação, saúde e segurança, pq isso é o mínimo que eles deveriam fazer, mas TODOS eles sem exceção estão pouco se lixando para nós. Eles não se importam. Eles não conhecem o Brasil como deveriam conhecer, nenhum deles.
Cara eu tô chorando aqui, meu Deus do céu assistir esse vídeo foi como voltar ao passado, a uma infância sem a presença de uma mãe, sem a presença afetiva de um pai, um pai que não se reponsabilizava materialmente e só aparecia de vez em quando pra bater, só de lembrar que eu mesmo trabalhando entrei na adolescência usando roupas usadas de amigos quando ia em algum lugar importante, que parei de estudar com doze anos e que meu avô dizia que na casa dele ele não negava um prato de comida pra ninguém mais que ele não tinha filho na putaria que eu que me virasse pra comprar minhas coisas pessoais, eu acho que eu ainda tô superando as dificuldades do passado, mais não tem sido fácil não, emocionalmente eu me sinto meio abalado quando o assunto é vida pessoal, esse vídeo foi capaz de fazer eu sentir uma dor enorme por lembrar do meu passado, mais foi tbm capaz de me aliviar o coração.
@@uruburetsam obrigado meu amigo, tenho encontrado esse alívio sim, a verdade que eu tenho dado amor e recebido em troca esse amor, gostar de parentes e amigos é mais fácil que gostar de estranhos, mais é aí que tá o x da questão, essa experiência de aprender a gostar de "estranhos" é uma experiência engrandecedora e cativante, muito obrigado pela atenção muita luz e paz pra você 🙏🙏
Caro Robson, O seu relato sem dúvida mostra uma vida difícil, mas não é muito diferente da maioria dos brasileiros e brasileiras. O amor com certeza é o caminho para você poder desenvolver os seus potenciais e adquirir mais autoconfiança e se conhecer melhor. Você também pode ser auxiliado por meio da psicanálise ou da psicoterapia. São múltiplas as instituições que as oferecem sem custo ou a um custo mais simbólico do que concreto. Não faço ideia da localidade em que você vive, mas talvez a internet possa ajudá-lo a encontrar instituições. Onde houver faculdades de medicina e de psicologia com certeza você encontrará auxílio. Abraços democráticos solidários, 📖 Sônia 🕊
Muito legal mesmo. Fiz parte das últimas fileiras. Meu marido que é cadeirante e teve que morar em cabine de caminhão para fazer o colegial, talvez esteve na última fileira. Mas corremos e corremos e corremos. Não por dinheiro. Mas por sobrevivência. Tivemos quem nos desse rasteiras. Mas corremos, corremos e corremos. E nos arrastaríamos se fosse preciso.
Vim da fileira intermediária e tenho orgulho da minha trajetória de vida e o que me tornei. A dificuldade me forjou para me tornar melhor e capaz de vencer , mesmo com todas as dificuldades.
Todos as pessoas do mundo deveriam ver esse vídeo... e aprender a sermos humanos , aprendermos de alguma forma que não estamos todos no mesmo barco, que pra uns, a vida desde o início foi bem mais difícil, sem cuidado e proteção, sem alimentação, sem abraço, sem amor... só quem vive a situação parece entender como dói "valer menos" pela simples cor da sua pele, pelo tipo cabelo, classe social, gênero... é muito injusto e triste, mas é o racismo, é a ignorância estrutural.... precisamos mudar isso, e faremos isso educando nossas crianças, conscientizando adultos.... parabéns por esse vídeo, maravilhoso!
Faço parte da última fileira como provavelmente a maioria dos brasileiros mas desistir não é uma opção, ainda não sou capaz mas no futuro quero dar uma vida melhor para minha família.
@@fduartepedra Não entendeu nada do vídeo, lamento. Espero que depois de 3 anos tenha aprendido alguma coisa. E talvez seja melhor não constituir família mesmo
@@fduartepedrase você assistiu o vídeo todo, e não entendeu a diferença, provavelmente o seu acesso a educação privilegiada não serviu de nada. Tenho pena dos seus pais que pagaram pra você estudar, ou eles até te incentivem a ter uma visão de que não existe desigualdade social
Já estive nas últimas posições e Graças a Deus e o meu esforço, estou em uma situação privilegiada e meus filhos não estão no final da fileira. Para não esquecer de onde eu vim, trabalho voluntariamente na minha hora de almoço e alguns finais de semana no meu projeto esportivo para os alunos.
Realmente, todo apoio e estrutura te coloca a frente de outros, mesmo não sendo nenhum feito seu, é um previlegio e a melhor coisa é agradecer e correr sua corrida
@@fabiolamoreira1958 Meritocracia entendida como mérito individual existe e sempre existiu, não se trata de uma falácia. Oportunidades iguais é que é uma falácia, não existe, nunca existiu e jamais vai existir.
Inevitavelmente me imaginei na corrida. Eu não estaria dentre os da frente, nem dentre os que ficaram bem atrás, estaria ao meio. Apesar de ter nascido numa família bem pobre, com dificuldades para conciliar estudo e trabalho desde cedo, nunca me faltou cuidado e amor do pai e da mãe. Isso faz muita diferença. Para vencer na vida, pessoas que nem eu sempre precisei da ajuda de outras pessoas e mais tempo do que os privilegiados que sempre tiveram tudo de mão beijada (embora alguns sequer aproveitassem essa condição). Adorei o vídeo.
Este vídeo é incrível mostra a realidade cruel q vivemos,um mundo desigual pra todos quando deveria ser igualdade pra todos.Mas se vc por mais miserável q pareça ser se olhar para traz irá ver q sempre terá alguem menos previlegiado q vc e nunca use a frase eu não tenho nada quem ñ tem nada ja esta morto.Seja grato sempre,muitos pode ñ ter a oportunidade q vc tem,a caminhos pra todos mas nem todos podem percorrer,uns ñ tem pernas outros ñ tem tempo outros ñ tem força e nesta estrada da vida é cada um por si e Deus por nós e se vc esta lendo isso vc é um previlegiado então agradeça a Deus por sua vida,coloca ele na frente e siga o seu caminho porq ele esta contigo vc será um vencedor 😚Deus te abençoe.
É a frase que diz: " Se a vida te der um limão, faça uma limonada", ou seja, não lamente o que não tem, mas agradeça pelo que recebeu e faça o melhor com ele! Deus sempre nos ajudará! 👍🏾😊
@@maquirsantos7459 as pessoas falam isso,até o momento que perdem sua casa,sua familia,seu dinheiro,sua comida e são obrigas a morar em guetos,ai eu quero ver você falando isso.
Sempre me emociono quando vejo esse exercício. Para mim ele claramente esfarela a perversa ideia de meritocracia e que todo mundo tem as mesmas oportunidades e capacidade (é só tu te esforçar que chegarás lá também). Algumas pessoas tem muito mais obstáculos que as outras na vida
Vi este vídeo através do meu curso superior de Recursos Humanos, e cara, é pra aplaudir de pé. 👏 Não está sendo fácil trilhar esse caminho, porém, devo me manter de pé e prosseguir. Não fui privilegiada, como muitas outras pessoas não foram. Tive pais casados, porém com um pai que deixou muito a desejar, minha mãe sofreu muito, mas mesmo vou conseguir!!! Vamooos conseguir galera!!!! ❤ Emocionante 😭
Eu vim, e agradeço! Organizou e materializou em video idéias que eu ruminava a tempos. E melhor, estão discutindo isso no centro do capitalismo mundial. Bom para mostrar para o Brasil que isso não é discurso de esquerda ou direita, mas uma necessidade social urgente
Privilegios advem de acoes afirmativas malignas por negligemciam a natureza diferente de cada ser. Todos somos diferentes e temos diferentes limitacoes. O privilegio que todos necessitam eh a liberdade, nao acoes forcadas que coibem uns em favor de outros.
@@AtomikGeistSim somos diferentes e individuais, Porem para uma competitivade de mercado, A corrida até o fim, tem que ser justa. Pois se não for, Quem saiu na frente é um trapaçeiro. E não é uma corrida.
@@AtomikGeistSe todos terem direitos basicos e essencias para a corrida, Como educação, Saúde, Segurança. A corrida será mais competitivo. Ai sim seria uma corrida.
É um belo vídeo, com uma boa proposta. E fonte de muita reflexão. Mas, e a solução para o problema apresentado? Para praticamente todos os privilégios citados no vídeo não existe uma solução plausível, possível ou alcançável. Os que estão na frente reconheceram que são privilegiados e admitiram que iniciam a corrida em posição de vantagem, e agora? Alguns estudaram em escola privada e outros não. Qual a solução? Fechar todas as escolas privadas, pra que ninguém tenha acesso? Ou colocar toda a população em escolas privadas? Quem vai pagar a conta? Alguns tem os dois pais em casa, outros não. Qual a solução pra conseguir igualdade? Proibir os pais de se separar ou obrigar todos os pais a se separar? E assim podemos continuar citando todos os demais privilégios. Esse vídeo é certamente bem intencionado e é admirável a proposta do autor. Mas, ele esbarra na mesma falha de tantos outros: Focar exclusivamente no reconhecimento da existência de um problema, sem propor nenhuma mínima ideia de como, pelo menos, começar uma tentativa de solução pra esse problema. Acredito que temos que pensar na solução dos problemas e não focar no mero debate sobre a existência do problema como alvo final a ser atingido. Caso contrário, será apenas perda de tempo e demagogia. Pois, trará atenção e despertará agitação, frustração e até algum pânico em torno de uma situação que não vai mudar.
Pura verdade! Filhos de pais casados, unidos, centrados tem uma estrutura psicológica bem melhor! Os que estudam em escola particular irão para as melhores faculdades! Por aí vai!
@@Sowhat-lm4lo é só você ir em qualquer favela depois em um condomínio caro do Brasil. Observar quem são as pessoas abastadas e as pessoas miseráveis que vc vai entender 😉
Ninguém tem que se culpar por isso. Pelo contrário, tem que levantar a cabeça e agradecer as oportunidades. E, e principalmente ajudar aqueles que estão na fileira atrás de você.
@@ArThur_Xyn Mas mostra como as pessoas partem de pontos diferentes para alcançar o mesmo ponto. Se você tem de partir mais de tras, seu esforço tem de ser dez vezes maior para chegar ao mesmo ponto de seu concorrente, que largou bem na frente.
@@ArThur_Xyn se vc sai, e diz para o seu pai que transou com 3 mulheres no fim de semana, o que ele dirá? Agora, se uma mulher, sai o fds e transa com 3 homens, e vai falar isso para o Pai, a resposta será a mesma?
É muito difícil, mas na minha equipe tenho procurado contratar apenas negros, lgbt e minorias. Mas é difícil, muito mais difícil do que contratar alguem que não seja de minorias, eles realmente "ficam atrás" na comparação. Mas seguimos firmes, 50% da equipe é composta por minorias. Estou fazendo minha parte pra ajudar. Um desafio.
Realmente , este vídeo nos choca ,ao demostra que a corrida da vida e operada em condições de desigualdaes e oportunidades diferentes para o conjunto da sociedade
Quem sai na frente tem obrigação de vencer para honrar todo esforço dos que vieram antes. Não ganhar para ficar de mimimi pelos outros é ser um tolo e uma desonra.
Os ricos nascem com mais privilégios em relação aos pobres, porém o vídeo deixa claro que nunca e tarde para começar ou recomeçar uma integração social, o importante é nunca parar de lutar para conquistar os seus objetivos.
Allan Jhones Claro, essa é a única maneira de manter os privilégios daqueles que receberam tais privilégios, fazendo acreditar que chegarão lá, também.
O vídeo começa com uma frase muito correta... "Quando você já esta acostumado com os privilégios...Igualdade de direitos soa como opressão"... Essa é a meritocracia que a elite defende... que todos corram a corrida, apesar dos abastados saírem quilômetros a frente...
@@ltgrmi me diz aí então, se tu tivesse um filho e tivesse condições de dar uma escola boa, um médico bom pra ele você daria ou deixaria ele num hospital e numa escola pública para que ele consiga as coisas por mérito próprio?
Tive acesso a este excelente e emocionante vídeo, como parte (em pandemia de 2021) de aula em curso universitário de História e Filosofia. Respondi ao professor que acredito que a corrida tem que um dia ter largada igualitária a todos. Sem distinção social. Vejam, nem vamos entrar nas questões raciais ou pessoais, mas sim, nas diferenças sociais de acesso à educação e cultura. Temos que (enquanto pobres) ter direito a sair do "lugar comum de origem". Precisamos (que os mais ricos) nos espere alcancá los e JUNTOS poder continuar a corrida da vida.
Se diminuisse o salário em pelos menos 20% de cada jogador de futebol e também de cada político, não iria existir crianças morrendo de fome, pode ter certeza, mas a desigualdade social é estrondoso, e o mais estrondoso é que muitos pobres ainda é a favor disso.
Não tive nada disso e luto com minhas forças, cada um é responsavel por suas atitudes então diga para os pobre como eu a importancia de uma familia, de suas escolhas de parceiros e que isso vai influenciar a vida de seus filhos. Meus pais não puderam me dar nada e nem por isso acho que alguem me deve algo, coloca uma corrida de longa distancia, pois nem sempre quem sai na frente vai ate o fim e a vida é sobre isso.
vim aquo dizer que Jesus me mostrou que eu tenho que amar a todos e ser humilde a ponto de me colocar no lugar so outro ❤ só Jesus pra nos dar força no caminho ❤
Existe uma Necropolitica no Brasil, por diversas vezes a os problemas raciais se encontram com a deficiência social. Isto é muito sensível e difícil de ser distinguido em sua totalidade.
Tô vendo esse vídeo em 2020 emocionada no contexto de protestos raciais em todo mundo frente a Pandemia.. e ainda tem gente que acha que isso não existe.
@@fakenew6228 KSKSKSKSKSKSKSK, NÃO TEM NADA HAVER COM COR MANO... TU É MUITO BURRO VEY... E MESMO ASSIM, DUVIDO QUE TU JÁ FOI JULGADO POR SER BRANCO, MAS TEU PRIMOS EU TENHO CERTEZA QUE FORSM...
Também não sairia do lugar com muitas perguntas que foram feitas mas fui a luta... nunca desisti. Tive uma mãe guerreira e seis irmãos matavilhosos e todos batalhadores. Passamos muitas necessidades, jamais do mais importante....amor, respeito, orgulho por ser quem eramos e o maior incentivo sempre foram nossas pequenas conquistas. Isto para mim é inclusão pessoal. Todos temos que entender que se nascemos é pq temos o direito de ser e ter o que quisermos se nos empenharmos em buscar. saber
Admiro a sua luta, mas, tem pessoas que não conseguem superar os obstáculos, acabam ficando doentes, sem apoio... O discurso de ser guerreira (o) diante das dificuldades é delicado, uma vez que depende de cada um, não podemos desprezar aquelas pessoas que não conseguem... devemos apoiar.
Por que não mostram quem ganhou? O que eu vi foi que muitos que estavam na ultima fila, chegaram a frente de pessoas que estavam mais a frente, o mundo nunca foi justo, como a prova mostra não há primeiro lugar "100 dólares "para todos, o que eu observo neste experimento é que apesar da largada ser diferente a chegada ainda era a mesma para todos, observo também, que pessoas que estavam em desvantagem ultrapassaram pessoas que tinham vantagem e não souberam aproveitar, concordo que quem estava em desvantagem teve que se esforçar mais, só que ainda assim a chegada estava disponível, e a única pessoa que se caso existisse neste experimento e realmente mereceria um auxilio seria um cadeirante, todos os outros tinham pernas para correr.
Eu assisto toda vez esse vídeo e ele me ensina tanto!!! Que triste , ver que os privilégios vem e tem sim .. da mesma forma que o sofrimento vem dos negros lá do passado e das famílias, não quer dizer que eles foram escravos agora ou os pais foram escravos , mas seus bisavós, tio avós, seus antepassados foram e sofreram e isso reflete até hoje 😔 eu sou sim branca e privilegiada e agradeço por ter oque muitos não tiveram .. mas precisamos ter ciência que os negros não tiveram o mesmo que nós e merecem estar no mesmo ponto de partida que nós. Pois como disse no vídeo as vezes se eles não estivessem lá atrás eles ganharia de boa dos brancos que estavam na frente 😔 É tão triste e injusto , só um tolo que não vê e não aprende com esse vídeo.
O vídeo retrata, de forma simplificada, a realidade da desigualdade. Quer a direita aceite ou não. Agora dizer que a solução para isso é o socialismo/comunismo, já é uma questão totalmente diferente.
@@jezreelgonzalez8786 A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica para promover uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa. É uma ideologia política de centro-esquerda surgida no fim do século XIX por partidários de Ferdinand Lassalle que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista deveria ocorrer sem uma revolução, mas sim por meio de uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário em oposição à ortodoxia marxista
@@RiberScienceNeves sou um pouco leigo nessa área mas acredito que o capitalismo não é capaz de se auto regular, haja vista o abismo entre ricos e pobres no mundo. Tenho como exemplo a Nigéria, país rico em recursos, que segue regras capitalistas e com a população desgraçadamente miserável.
Uma pena que aqui neste país as pessoas não entenderiam o exemplo da corrida. Justamente o segundo país mais desigual do mundo. Aonde a chamada meritocracia não passa de uma piada vil e de péssimo gosto.
Faço parte das fileiras da frente, e hoje penso que se eu tivesse assistido esse vídeo quando criança certamente me faria repensar muitas das minhas atitudes e teria crescido olhando mais para as pessoas ao meu redor, com espírito de fraternidade.
Mas nunca eh tarde pra mudar
parabéns pela reflexão, ainda há tempo ?
Não fez nada la atrás pelo visto não fez nada depois só bla bla bla e esquece desse video logo que acaba, pena. Pnc
O que lhe impede hoje de dar todos os seus bens para pessoas carentes? Dê tudo.
Emocionante. Nenhuma das perguntas eu sairia do lugar. Mas não posso desistir.
Isso é uma sociedade darwiniana
@@RiberScienceNeves Como assim dawiniana?
pesquise !
Não podemos desistir, Muito pelo contrário isso foi uma reflexão da vida
Você, alguma vez, esperou beneficios do governo?
Esse video me inspirou a criar um projeto social voltado para educação tecnologica, levando um pouco de educação de qualidade para grupos sub representados, o programa tem como objetivo capacitar, qualificar e ajudar estudantes, conectando com o mercado de trabalho, essa é a minha contribuição para o meu país, não foco no problema, crio possibilidades e oportunidades para solução. A questão é que esse video nos ensina muito, eu assito ele pelo menos um vez por mês, simplesmente para lembrar de quem eu sou, de todas as dificuldades que tive de enfrentar na vida por não ter tido nenhum privilégio. No entanto, isso não me faz ser melhor que ninguém, eu tive muita determinação, estudei nas piores escolas publicas, e paguei para fazer uma faculdade, pq, eu nunca fui o mais inteligente da sala, mas me esforçava para tirar as melhores notas, resumindo a vida é dura, porém, ela é muito mais dura para quem não tem a oportunidade de ter uma educação de qualidade, acesso a saúde básica, acesso a uma moradia "razoavel", acesso a saneamento básico, essas coisas que citei são BÁSICAS, não é pedir MUITO, isso é o que TODOS nós deveríamos ter, simples assim! Porém, a desigualdade é tanta no Brasil que o Fantastico retratou muito bem com a reportagem no dia 8 de novembro de 2020, sobre os ricos e pobres e como a pandemia afetou muito mais os pobres e a classe média do que os ricos que rapidamente se recuperaram com o retorno da economia. As pessoas deveriam enteder isso, que um país mais pobre, aumenta a insegurança, aumenta o desemprego, diminui as oportunidades de crescimento da nossa industria, as pessoas ficam mais doentes, é um país fadado ao caos. Quando diminuimos a pobreza com politicas públicas, ações conjunta com a iniciativa privada para gerações de emprego, com mais oportunidades de educação de qualidade pra todos é muito obvio que teremos uma melhoria em todos os niveis sociais! A pergunta que fica é os nossos politicos querem essa mudança? A nossa sociedade quer ver negros, pessoas pobres, sentarem na mesma mesa que eles, ocuparem o mesmo espaço? O ponto está nessas duas perguntas, enquanto a nossa sociedade for mesquinha, não ter empatia com o próximo, não ter compaixão, continuar preconceituosa, nada vai mudar! Precisamos é de um reinicio cultural, o que chamo de "ACULTURAMENTO" da nossa sociedade e o caminho para esse reinicio, começa da educação familiar e passa pelas escolas, esses dois pilares familia e escola, precisam andar sincronizados!
Acabei de ler o que você escreveu e concordo plenamente...
Além do vídeo ter sido importante para mim o seu comentário também foi .
Muito bom! Parabéns! Acho que a ideia é essa!
Amei seu raciocínio, colaria na testa esse comentário. Mas é uma pena que parte da população só se preocupa com o próprio umbigo. E sustenta o discurso de que pessoas em situações de vulnerabilidade social só se preocupa com projetos sociais e bolsa família, que por conta dessa iniciativa, grande parte não quer trabalhar e por aí só ladeira a baixo. Como se 100 reais ou 200, desse p sustentar uma família ou viver uma vida de luxo, né? Mas enfim, perfeito seu posicionamento.
Renato, estou projetando algo semelhante ao que vc fez
Ajude-me com maiores informações É uma comunidade grande é muito carente.
@@lauraoliveira2492 a única coisa que nós temos é a esperança e temos que continuar tentando. Então, uso um pouco da força que Deus me deu para ajudar o próximo. Eu não posso desistir e não vou. Antes eu pensava que era os governantes que precisavam investir na educação, saúde e segurança, pq isso é o mínimo que eles deveriam fazer, mas TODOS eles sem exceção estão pouco se lixando para nós. Eles não se importam. Eles não conhecem o Brasil como deveriam conhecer, nenhum deles.
Cara eu tô chorando aqui, meu Deus do céu assistir esse vídeo foi como voltar ao passado, a uma infância sem a presença de uma mãe, sem a presença afetiva de um pai, um pai que não se reponsabilizava materialmente e só aparecia de vez em quando pra bater, só de lembrar que eu mesmo trabalhando entrei na adolescência usando roupas usadas de amigos quando ia em algum lugar importante, que parei de estudar com doze anos e que meu avô dizia que na casa dele ele não negava um prato de comida pra ninguém mais que ele não tinha filho na putaria que eu que me virasse pra comprar minhas coisas pessoais, eu acho que eu ainda tô superando as dificuldades do passado, mais não tem sido fácil não, emocionalmente eu me sinto meio abalado quando o assunto é vida pessoal, esse vídeo foi capaz de fazer eu sentir uma dor enorme por lembrar do meu passado, mais foi tbm capaz de me aliviar o coração.
:(
Espero que um dia vc ache o conforto que seu coração necessita.
@@uruburetsam obrigado meu amigo, tenho encontrado esse alívio sim, a verdade que eu tenho dado amor e recebido em troca esse amor, gostar de parentes e amigos é mais fácil que gostar de estranhos, mais é aí que tá o x da questão, essa experiência de aprender a gostar de "estranhos" é uma experiência engrandecedora e cativante, muito obrigado pela atenção muita luz e paz pra você 🙏🙏
Caro Robson,
O seu relato sem dúvida mostra uma vida difícil, mas não é muito diferente da maioria dos brasileiros e brasileiras.
O amor com certeza é o caminho para você poder desenvolver os seus potenciais e adquirir mais autoconfiança e se conhecer melhor.
Você também pode ser auxiliado por meio da psicanálise ou da psicoterapia. São múltiplas as instituições que as oferecem sem custo ou a um custo mais simbólico do que concreto.
Não faço ideia da localidade em que você vive, mas talvez a internet possa ajudá-lo a encontrar instituições. Onde houver faculdades de medicina e de psicologia com certeza você encontrará auxílio.
Abraços democráticos solidários,
📖 Sônia 🕊
Força guerreiro, vc já superou muitas coisas, não desista nem olhe pra trás, o salário do perseverante é o sucesso! Abraços 🙌😘👊🏻
Muito legal mesmo. Fiz parte das últimas fileiras. Meu marido que é cadeirante e teve que morar em cabine de caminhão para fazer o colegial, talvez esteve na última fileira. Mas corremos e corremos e corremos. Não por dinheiro. Mas por sobrevivência. Tivemos quem nos desse rasteiras. Mas corremos, corremos e corremos. E nos arrastaríamos se fosse preciso.
como seu marido tomou uma rasteira se ele era cadeirante?
@@ledstyle2120 É uma metáfora.
@@ledstyle2120 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@ledstyle2120
sempre aparece o FDP pra fazer gracinha com coisa séria, tipo "não sou coveiro...".
Vim da fileira intermediária e tenho orgulho da minha trajetória de vida e o que me tornei. A dificuldade me forjou para me tornar melhor e capaz de vencer , mesmo com todas as dificuldades.
Todos as pessoas do mundo deveriam ver esse vídeo... e aprender a sermos humanos , aprendermos de alguma forma que não estamos todos no mesmo barco, que pra uns, a vida desde o início foi bem mais difícil, sem cuidado e proteção, sem alimentação, sem abraço, sem amor... só quem vive a situação parece entender como dói "valer menos" pela simples cor da sua pele, pelo tipo cabelo, classe social, gênero... é muito injusto e triste, mas é o racismo, é a ignorância estrutural.... precisamos mudar isso, e faremos isso educando nossas crianças, conscientizando adultos.... parabéns por esse vídeo, maravilhoso!
Este vídeo é exepcional , mostrando a realidade social , adiversidade , as condições de vida e oportunidas desiguais . nos choca !
Faço parte da última fileira como provavelmente a maioria dos brasileiros mas desistir não é uma opção, ainda não sou capaz mas no futuro quero dar uma vida melhor para minha família.
faço parte da fileira que avançou em todas as perguntas qual a diferença ? E acho que nao quero ter familia
@@guppadilhaofc Na corrida da imbecilidade e da falta de noção, você é um campeão.
@@fduartepedra
parabéns, acabou de aprender o que é DESIGUALDADE, e que exigir MERITOCRACIA na DESIGUALDADE, é canalhice ou burrice!
@@fduartepedra Não entendeu nada do vídeo, lamento. Espero que depois de 3 anos tenha aprendido alguma coisa. E talvez seja melhor não constituir família mesmo
@@fduartepedrase você assistiu o vídeo todo, e não entendeu a diferença, provavelmente o seu acesso a educação privilegiada não serviu de nada. Tenho pena dos seus pais que pagaram pra você estudar, ou eles até te incentivem a ter uma visão de que não existe desigualdade social
Vim assistir a este vídeo por uma sugestão do livro de Projeto de vida. Achei sensacional a reflexão 👏👏👏
Já estive nas últimas posições e Graças a Deus e o meu esforço, estou em uma situação privilegiada e meus filhos não estão no final da fileira. Para não esquecer de onde eu vim, trabalho voluntariamente na minha hora de almoço e alguns finais de semana no meu projeto esportivo para os alunos.
Realmente, todo apoio e estrutura te coloca a frente de outros, mesmo não sendo nenhum feito seu, é um previlegio e a melhor coisa é agradecer e correr sua corrida
Nem todos entenderam, nem lá nem aqui. Essa é a tragédia humana. Falta de empatia.
Sueli Ribeiro meritrocracia é um mito
@auiy uyau socialista? kkk
@auiy uyau vc quis dizer fantasia neoliberal né?
@auiy uyau defendo capitalismo, odeio o socialismo... mas tu viajou
@@fabiolamoreira1958 Meritocracia entendida como mérito individual existe e sempre existiu, não se trata de uma falácia. Oportunidades iguais é que é uma falácia, não existe, nunca existiu e jamais vai existir.
Simplesmente fantástico todos deveriam ter mais chance para que no futuro todos pudessem ajudar todos novamente.
Inevitavelmente me imaginei na corrida. Eu não estaria dentre os da frente, nem dentre os que ficaram bem atrás, estaria ao meio. Apesar de ter nascido numa família bem pobre, com dificuldades para conciliar estudo e trabalho desde cedo, nunca me faltou cuidado e amor do pai e da mãe. Isso faz muita diferença. Para vencer na vida, pessoas que nem eu sempre precisei da ajuda de outras pessoas e mais tempo do que os privilegiados que sempre tiveram tudo de mão beijada (embora alguns sequer aproveitassem essa condição). Adorei o vídeo.
Eu vim por indicação da Rita. Ela é maravilhosa!
Este vídeo é incrível mostra a realidade cruel q vivemos,um mundo desigual pra todos quando deveria ser igualdade pra todos.Mas se vc por mais miserável q pareça ser se olhar para traz irá ver q sempre terá alguem menos previlegiado q vc e nunca use a frase eu não tenho nada quem ñ tem nada ja esta morto.Seja grato sempre,muitos pode ñ ter a oportunidade q vc tem,a caminhos pra todos mas nem todos podem percorrer,uns ñ tem pernas outros ñ tem tempo outros ñ tem força e nesta estrada da vida é cada um por si e Deus por nós e se vc esta lendo isso vc é um previlegiado então agradeça a Deus por sua vida,coloca ele na frente e siga o seu caminho porq ele esta contigo vc será um vencedor 😚Deus te abençoe.
Simplesmente incrível.
É a frase que diz: " Se a vida te der um limão, faça uma limonada", ou seja, não lamente o que não tem, mas agradeça pelo que recebeu e faça o melhor com ele! Deus sempre nos ajudará! 👍🏾😊
@@maquirsantos7459 as pessoas falam isso,até o momento que perdem sua casa,sua familia,seu dinheiro,sua comida e são obrigas a morar em guetos,ai eu quero ver você falando isso.
@@lexkimthompson3677 a vida é dura para a maioria rapaz, seja mais duro q ela!
Quanta reflexão em um único vídeo que contempla tantas questões importantes.
Emocionante, eu ja vi esse video a muito tempo atrás, e continua um grande aprendizado, se eu estivesse na corrida não sairia do lugar 😕
Forte demais! Destrói a falácia da meritocracia.
Difícil haver resistência de compreensão, e dizer que é mimimi ou preguiça, após essa aula de vida.
Nos meus 50 anos de idade eu já vivenciais vários desses fatores ...Excelente o vídeo...ótima reflexão
Sempre fico emocionada quando vejo isso, pois fui uma das pessoas que não se moviam do lugar, para ter o mínimo na vida foi muito difícil.
Excelente vídeo.
Sempre me emociono quando vejo esse exercício. Para mim ele claramente esfarela a perversa ideia de meritocracia e que todo mundo tem as mesmas oportunidades e capacidade (é só tu te esforçar que chegarás lá também). Algumas pessoas tem muito mais obstáculos que as outras na vida
Vi este vídeo através do meu curso superior de Recursos Humanos, e cara, é pra aplaudir de pé. 👏 Não está sendo fácil trilhar esse caminho, porém, devo me manter de pé e prosseguir. Não fui privilegiada, como muitas outras pessoas não foram. Tive pais casados, porém com um pai que deixou muito a desejar, minha mãe sofreu muito, mas mesmo vou conseguir!!! Vamooos conseguir galera!!!! ❤ Emocionante 😭
Assisti esse vídeo numa postagem numa rede social. Excelente analogia.
Que Vídeo explendido!
Quem veio pelo Tempero drag?
Tava procurando esse comentário kk
Vim de lá e pelos comentários do vídeo daqui, o povo não entendeu nada do que foi passado 😰😱
Eu vim, e agradeço! Organizou e materializou em video idéias que eu ruminava a tempos. E melhor, estão discutindo isso no centro do capitalismo mundial. Bom para mostrar para o Brasil que isso não é discurso de esquerda ou direita, mas uma necessidade social urgente
@@magnusps Concordo com vc.
Eu! Mas já tinha assistido o video a algum tempo.
Meu Deus, que vídeo chocante!! Ensinamento para vida toda.
Parabéns. Linda reflexão. Show
Este vídeo mostra exatamente a desigualdade desse mundo que deveria oferecer o mesmo privilégio a todos e todas.
Privilegios advem de acoes afirmativas malignas por negligemciam a natureza diferente de cada ser. Todos somos diferentes e temos diferentes limitacoes. O privilegio que todos necessitam eh a liberdade, nao acoes forcadas que coibem uns em favor de outros.
@@AtomikGeistSim somos diferentes e individuais, Porem para uma competitivade de mercado, A corrida até o fim, tem que ser justa. Pois se não for, Quem saiu na frente é um trapaçeiro. E não é uma corrida.
@@AtomikGeistSe todos terem direitos basicos e essencias para a corrida, Como educação, Saúde, Segurança. A corrida será mais competitivo. Ai sim seria uma corrida.
great video. Reconhecer nosso privilégios é o mínimo.
É um belo vídeo, com uma boa proposta. E fonte de muita reflexão. Mas, e a solução para o problema apresentado? Para praticamente todos os privilégios citados no vídeo não existe uma solução plausível, possível ou alcançável.
Os que estão na frente reconheceram que são privilegiados e admitiram que iniciam a corrida em posição de vantagem, e agora?
Alguns estudaram em escola privada e outros não. Qual a solução? Fechar todas as escolas privadas, pra que ninguém tenha acesso? Ou colocar toda a população em escolas privadas? Quem vai pagar a conta?
Alguns tem os dois pais em casa, outros não. Qual a solução pra conseguir igualdade? Proibir os pais de se separar ou obrigar todos os pais a se separar?
E assim podemos continuar citando todos os demais privilégios.
Esse vídeo é certamente bem intencionado e é admirável a proposta do autor. Mas, ele esbarra na mesma falha de tantos outros: Focar exclusivamente no reconhecimento da existência de um problema, sem propor nenhuma mínima ideia de como, pelo menos, começar uma tentativa de solução pra esse problema.
Acredito que temos que pensar na solução dos problemas e não focar no mero debate sobre a existência do problema como alvo final a ser atingido. Caso contrário, será apenas perda de tempo e demagogia. Pois, trará atenção e despertará agitação, frustração e até algum pânico em torno de uma situação que não vai mudar.
Vdd... Excelente exemplo de apologia a vida...
Pura verdade! Filhos de pais casados, unidos, centrados tem uma estrutura psicológica bem melhor! Os que estudam em escola particular irão para as melhores faculdades! Por aí vai!
E o que isso tem a ver com cor? Talvez no estados unidos mas no brasil não
@@Sowhat-lm4lo é só você ir em qualquer favela depois em um condomínio caro do Brasil. Observar quem são as pessoas abastadas e as pessoas miseráveis que vc vai entender 😉
@@Miguelpinheirocbm Eu perguntei o qu tem a ver com cor
@@Sowhat-lm4lo presta atenção na cor de quem mora em cada lugar que eu falei 🤷🏾♂️
@@Miguelpinheirocbm Então quer dizer que negros tem mais tendencia a engravidar mulheres e não assumir os filhos, fiquei chocada
Ninguém tem que se culpar por isso. Pelo contrário, tem que levantar a cabeça e agradecer as oportunidades. E, e principalmente ajudar aqueles que estão na fileira atrás de você.
Muito foda esse vídeo. Alusão perfeita.
Hahahaha, tão ridículo ver pessoas privilegiadas nos comentários ficarem na defensiva ao invés de serem gratas!!
Ridículo ver pessoas que acredita ainda em privilégio social, só por causa da cor ou da sexualidade,
Isso é imbecil, tinha que tee menos pessoas assim
@@ArThur_Xyn Em nenhum momento no vídeo foi falado sobre privilégio por causa de raça ou sexualidade.
@@ArThur_Xyn Mas mostra como as pessoas partem de pontos diferentes para alcançar o mesmo ponto. Se você tem de partir mais de tras, seu esforço tem de ser dez vezes maior para chegar ao mesmo ponto de seu concorrente, que largou bem na frente.
@@ArThur_Xyn se vc sai, e diz para o seu pai que transou com 3 mulheres no fim de semana, o que ele dirá? Agora, se uma mulher, sai o fds e transa com 3 homens, e vai falar isso para o Pai, a resposta será a mesma?
@@rodrigolaurenzano3664 em nenhum momento no vídeo foi falado de privilégio por conta da sexualidade.
excelente reflexão
Emocionante! Licão de vida para todos
É muito difícil, mas na minha equipe tenho procurado contratar apenas negros, lgbt e minorias. Mas é difícil, muito mais difícil do que contratar alguem que não seja de minorias, eles realmente "ficam atrás" na comparação. Mas seguimos firmes, 50% da equipe é composta por minorias. Estou fazendo minha parte pra ajudar. Um desafio.
uma otima aprendendizagem de vida
Realmente , este vídeo
nos choca ,ao demostra que a corrida da vida e operada em condições de desigualdaes e oportunidades diferentes para o conjunto da sociedade
Muito lindo este video
Vim pela Cruzeiro do Sul
Quem sai na frente tem obrigação de vencer para honrar todo esforço dos que vieram antes.
Não ganhar para ficar de mimimi pelos outros é ser um tolo e uma desonra.
Os ricos nascem com mais privilégios em relação aos pobres, porém o vídeo deixa claro que nunca e tarde para começar ou recomeçar uma integração social, o importante é nunca parar de lutar para conquistar os seus objetivos.
Allan Jhones
Claro, essa é a única maneira de manter os privilégios daqueles que receberam tais privilégios, fazendo acreditar que chegarão lá, também.
O vídeo começa com uma frase muito correta... "Quando você já esta acostumado com os privilégios...Igualdade de direitos soa como opressão"... Essa é a meritocracia que a elite defende... que todos corram a corrida, apesar dos abastados saírem quilômetros a frente...
@@andresobrak4517 Você pode me dizer por que "receberam" tais privilégios?
@@ltgrmi me diz aí então, se tu tivesse um filho e tivesse condições de dar uma escola boa, um médico bom pra ele você daria ou deixaria ele num hospital e numa escola pública para que ele consiga as coisas por mérito próprio?
ou seja,Ngm pode nascer rico.
Sensacional. Nenhuma das perguntas me fariam sair do lugar.
Atividade de projeto de vida me levando para cantos obscuros
Ótima reflexão.
Q vídeo f****!!! Caracas... Obrigada por compartilhar!!
Em nenhuma pergunta eu sairia do lugar, porém hoje eu ajudo quem posso, é melhor ajudar que ser ajudado.
Amei o vídeo! E à percepção, e que todos nós temos a oportunidade de chegar, independente das suas raizes, e nunca desistir!!!
Emocionante, sai do lugar em todas as perguntas 🙏
Tão simples de entender. E como tem gente que ainda não abriu os olhos.
Emocionante!👏🙌🙏✌
Vim pelo canal da tia Rita, tempero drag.
Nenhuma das perguntas eu sairia do lugar! Top o video emocionante
Sensacional...
Tive acesso a este excelente e emocionante vídeo, como parte (em pandemia de 2021) de aula em curso universitário de História e Filosofia. Respondi ao professor que acredito que a corrida tem que um dia ter largada igualitária a todos. Sem distinção social. Vejam, nem vamos entrar nas questões raciais ou pessoais, mas sim, nas diferenças sociais de acesso à educação e cultura. Temos que (enquanto pobres) ter direito a sair do "lugar comum de origem". Precisamos (que os mais ricos) nos espere alcancá los e JUNTOS poder continuar a corrida da vida.
Pra o rico ser rico ele precisa q agente seje pobre.
E porque eles fariam isso? Porque os ricos que dependem da existencia de pessoas pobres para trabalhar para eles, abririam mão dos privilegios deles?
eu choro toda vez que vejo esse vídeo, não tem como...
Aí oque triunfa fala: "tá vendo? é só se esforçar"
Se diminuisse o salário em pelos menos 20% de cada jogador de futebol
e também de cada político, não iria existir crianças morrendo de fome, pode ter certeza,
mas a desigualdade social é estrondoso, e o mais estrondoso
é que muitos pobres ainda é a favor disso.
Não tive nada disso e luto com minhas forças, cada um é responsavel por suas atitudes então diga para os pobre como eu a importancia de uma familia, de suas escolhas de parceiros e que isso vai influenciar a vida de seus filhos. Meus pais não puderam me dar nada e nem por isso acho que alguem me deve algo, coloca uma corrida de longa distancia, pois nem sempre quem sai na frente vai ate o fim e a vida é sobre isso.
muito emocionante, cada um com uma realidade diferente, com medos dificeis de conviver.
Esse vídeo é super necessário.👏🏾👏🏾🤎✊🏾
Muito incrível 😃
Eu me vi, no grupo dos sem privilégios. Mas não fiquei no mesmo lugar fui atrás e hoje tudo que conquistei foi buscando meus próprios privilégios.
que coisa muito bom esse vídeo
Esse professor disse o que eu sempre soube!
Isso é verdade 👏
Emocionante! Muito legal! Parabéns excelente video! 👍
que bela lição de vida
Ao vc vencer, independente de ter ou não privilégios na vida, quando olhar para atrás o que ira fazer ou pensar sobre os que não conseguiram?
Segundo alguns (muitos) foi que não se esforçaram direito.
vim aquo dizer que Jesus me mostrou que eu tenho que amar a todos e ser humilde a ponto de me colocar no lugar so outro ❤ só Jesus pra nos dar força no caminho ❤
O que falta muitas vezes é união dos professores as vezes deixa a desejar ,e ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ,e politicos que invistam a Educação ..
Esse vídeo é sensacional e muito necessário ♡
Existe uma Necropolitica no Brasil, por diversas vezes a os problemas raciais se encontram com a deficiência social. Isto é muito sensível e difícil de ser distinguido em sua totalidade.
Tô vendo esse vídeo em 2020 emocionada no contexto de protestos raciais em todo mundo frente a Pandemia.. e ainda tem gente que acha que isso não existe.
Não foi racial e sim social, os meus primos que são preto andariam metade da corrida e eu não sairia do lugar
@@fakenew6228 KSKSKSKSKSKSKSK, NÃO TEM NADA HAVER COM COR MANO... TU É MUITO BURRO VEY... E MESMO ASSIM, DUVIDO QUE TU JÁ FOI JULGADO POR SER BRANCO, MAS TEU PRIMOS EU TENHO CERTEZA QUE FORSM...
Também não sairia do lugar com muitas perguntas que foram feitas mas fui a luta... nunca desisti. Tive uma mãe guerreira e seis irmãos matavilhosos e todos batalhadores. Passamos muitas necessidades, jamais do mais importante....amor, respeito, orgulho por ser quem eramos e o maior incentivo sempre foram nossas pequenas conquistas. Isto para mim é inclusão pessoal. Todos temos que entender que se nascemos é pq temos o direito de ser e ter o que quisermos se nos empenharmos em buscar. saber
Admiro a sua luta, mas, tem pessoas que não conseguem superar os obstáculos, acabam ficando doentes, sem apoio... O discurso de ser guerreira (o) diante das dificuldades é delicado, uma vez que depende de cada um, não podemos desprezar aquelas pessoas que não conseguem... devemos apoiar.
Este vídeo mostra a realidade nua e crua
Nenhuma das perguntas me faria dar ao menos 1 passo. Agradeço a Deus por tudo, embora que difícil.
Muito bom...very good !!!!
Exatoo....justica social e ameaça pra mt gente que HJ DESFRUTA DO Q O BRASIL FAZENDAO TEM DE MELHOR
A natureza é desigual por si msm. E vai ser sempre assim. Somos todos da raça humana.
Perfeito.
Belo vídeo, que lição de vida, mas eu queria mesmo essa melodia, alguém sabe qual é?
E se a vida não fosse corrida, competição, mas trilha, cooperação?
Não sei pq mais eu chorei com esse vídeo! Vim pela faculdade unicsul
Por que não mostram quem ganhou? O que eu vi foi que muitos que estavam na ultima fila, chegaram a frente de pessoas que estavam mais a frente, o mundo nunca foi justo, como a prova mostra não há primeiro lugar "100 dólares "para todos, o que eu observo neste experimento é que apesar da largada ser diferente a chegada ainda era a mesma para todos, observo também, que pessoas que estavam em desvantagem ultrapassaram pessoas que tinham vantagem e não souberam aproveitar, concordo que quem estava em desvantagem teve que se esforçar mais, só que ainda assim a chegada estava disponível, e a única pessoa que se caso existisse neste experimento e realmente mereceria um auxilio seria um cadeirante, todos os outros tinham pernas para correr.
Eu assisto toda vez esse vídeo e ele me ensina tanto!!! Que triste , ver que os privilégios vem e tem sim .. da mesma forma que o sofrimento vem dos negros lá do passado e das famílias, não quer dizer que eles foram escravos agora ou os pais foram escravos , mas seus bisavós, tio avós, seus antepassados foram e sofreram e isso reflete até hoje 😔 eu sou sim branca e privilegiada e agradeço por ter oque muitos não tiveram .. mas precisamos ter ciência que os negros não tiveram o mesmo que nós e merecem estar no mesmo ponto de partida que nós. Pois como disse no vídeo as vezes se eles não estivessem lá atrás eles ganharia de boa dos brancos que estavam na frente 😔 É tão triste e injusto , só um tolo que não vê e não aprende com esse vídeo.
"Mais e o PT?", contem ironia. infelismente pra quem deveria esse video talvez nunca chegue, ou talvez ate quando chegar possa nao ser compreendido.
O vídeo retrata, de forma simplificada, a realidade da desigualdade. Quer a direita aceite ou não.
Agora dizer que a solução para isso é o socialismo/comunismo, já é uma questão totalmente diferente.
Perfeita colocacão!
países social democratas são bons veja os países escandinavos
@@RiberScienceNeves estado é mínimo la
@@jezreelgonzalez8786 A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica para promover uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa.
É uma ideologia política de centro-esquerda surgida no fim do século XIX por partidários de Ferdinand Lassalle que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista deveria ocorrer sem uma revolução, mas sim por meio de uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário em oposição à ortodoxia marxista
@@RiberScienceNeves sou um pouco leigo nessa área mas acredito que o capitalismo não é capaz de se auto regular, haja vista o abismo entre ricos e pobres no mundo. Tenho como exemplo a Nigéria, país rico em recursos, que segue regras capitalistas e com a população desgraçadamente miserável.
que lição de vida
Que vídeo meus amigos , que vídeo 🙏🏿😭‼️
VIDEO MT BOM
O trabalho é sinônimo de mérito, quer algo vai lá e faça, não espere ganhar porque a vida não é justa com ninguém.
A vida não é justa, reclamar é pior.
@@MrSilva-wj8lb isso é verdade kkk
Todo mundo vai ter de correr sua própria corrida!
Uma pena que aqui neste país as pessoas não entenderiam o exemplo da corrida. Justamente o segundo país mais desigual do mundo. Aonde a chamada meritocracia não passa de uma piada vil e de péssimo gosto.
Eu sequer sairia do lugar nessa corrida!
Aprendam com a HISTORIA DO OUTRO. Acordem. Excelente jogo.
Pobre não quer esmola; quer as mesmas oportunidades que os donos da casa grande dão àqueles que lhes são caros.
Impactante.
Essa é a famosa meritocracia brasileira
ou seja, inexistente