A bancada está diversificada, bem brasileira. ● TODAVIA POR QUE VOCÊS NÃO CONVIDAM REPÓRTERES (E ENTREVISTADORES) NEGROS EM DIAS NOS QUAIS O TEMA NÃO É RACISMO? Queremos ver mais negros falando sobre política, sobre os mais diversos assuntos!!
Perfeito, é só mais uma reprodução do racismo estrutural que coloca preto só pra falar de coisas de pretos como se só tivéssemos conhecimento sobre e competência para falar sobre essa temática.
"Os meios de comunicação são absolutamente CONIVENTE com a construção do imaginário social do negro neste lugar subalterno. Não existiria a possibilidade de se ter racismo estrutural no Brasil, se não houvesse diuturnamente a reprodução nos meios de comunicação dos estereótipos de pessoas negras. Se não houvesse programas de televisão que, toda hora, naturaliza o assassinato, a morte e a condição do negro como bandido, veja que isto vai reproduzir no imaginário social esta figura."
LUDMILLA VOCÊ PODE AJUDAR........PEGANDO TEXTOS DELE .....ARTIGOS........LIVROS.......E COMPARTILHAR......OLHE SE FIZER ISSO ME ADICIONE.........MAIS FILÓSOFOS........MAIS LIVROS......MAIS PESQUISAS..........MAIS HENRY BUGALHO.........PROFESSOR JOSÉ AMBOS FILÓSOFOS.......COM SITES MUITO ESCLARECEDORES.........
Silvio, como sempre, dando uma aula e mostrando como deixar todos os raciocínios bem fechadinhos mesmo sendo interrompido a todo momento. Entrevista ótima, não por quem entrevista, sim pelo entrevistado.
É sempre bom e necessário ouvir Silvio Almeida. Infelizmente, as interrupções, que ao meu ver foram propositais, não deixaram que ele enriquecesse ainda mais o programa de hoje.
Se tu acompanhasse as edições do Roda Viva, saberia que eles fazem isso com todos os entrevistados. Semana passada com o Luís Roberto Barroso foi a mesma coisa.
@@J--10 Eu acompanho semanalmente, achei que cortaram mais o professor Silvio sim. Mas o roda viva caiu muito a qualidade. Não é de hoje. Porém o Silvio administrou com maestria essa entrevista.
Sim. E percebi que os cortes se deram principalmente quando ele queria tratar de fatos embutidos na nossa realidade, como as mortes dos meninos negros. Lamentável.
Conheço Silvio desde mi há infância em São Paulo, éramos vizinhos. Garoto espetacular, estudioso, grande filho, amigo e exemplo para os meninos mais novos na época!! Meu grande abraço Silvio , do seu amigo Rafael Terribilli!!!
Puxa, eu não tive um amigo desses, que mudou o mundo. Meu sonho é formar ao menos uma geração de inspiradores. Só dar so good, mas eles só tem 7 anos. Tomara que sigam brilhantes. "Tomara meu deus".
Gente é um debate, não é uma palestra. Incomoda as vezes mas o formato do programa é esse, e o que o Silvio fala vale para horas e horas de palestra de tão bom e impossível de resumir em um debate de apenas 1 hora
"Nós temos que criar as condições para que as pessoas que vierem depois de nós possam ter um mundo melhor do que foi entregue pra gente!". Olha a potência dessa frase! Parabéns Silvio! TV Cultura, queremos mais vozes pretas ecoando nas mídias, mais vozes pretas explorando suas potências, não somente na fala racial, mas em todos os campos!
Não, vocês querem vozes negras que propaguem o VITIMISMO. O atual presidente da Fundação Palmares nunca terá espaço, pois é voz dissonante ao movimento negro de esquerda.
Pegando carona na sua brilhante fala professor Silvio Almeida, um ledo engano sim, eu por exemplo, sou uma empregada doméstica e acompanho sempre que posso pelo meu celular suas palestras e outros tão brilhantes, quanto o Senhor. No meu entender, conhecimento e aprendizado é algo que ninguém nos tira, pelo contrário se doa. E agradeço ao senhor por nos doar tudo isso! Muito obrigada professor!
Sim. Insuportável os cortes. Que aprendam que isso é também racismo...porque se ele está falando é porque ele considera que é importante falar. Cortar no meio do pensamento. Affff.
Particularmente, eu acho isso legal. No debate político, o conflito ferrenho é uma exigência. As contradições não se acariciam, elas se enfrentam, mesmo nas palavras. Quem fala menos, sofre mais.
Silvio Almeida, já caiu na bibliografia de dois grandes concursos do país (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo). Grande intelectual! Orgulho.
Se tu acompanhasse as edições do Roda Viva, saberia que eles fazem isso com todos os entrevistados. Na semana passada com o Luiz Roberto Barroso também foi assim.
Exato! O Roda Viva está se tornando um amontoado de pensamentos "podados", pois ninguém com mais bagagem consegue falar por mais de três ou quatro minutos sem ser interrompido agressivamente pelos jornalistas (as interrupções com ele foram deselegantes, sequer falavam "desculpe, conclua seu pensamento e na sequência você poderia falar de x?", parecia quase um "ok, não quero te ouvir sobre isso, vamos à minha pergunta". Eu sequer consegui assistir ao programa até o final.
É de pessoas como o Professor Sílvio que precisamos na liderança do nosso país, com alto grau de instrução e que simultaneamnete lutem pela justiça e igualdade racial e social. Parabéns Roda Viva por essa iniciativa, especialmente por apresentar um contraponto à esse momento obscurantista onde discursos negacionistas e de ódio estão recebendo tanto apoio.
@@claudiobereano8900 Concordo com vc. Mas para aquelas pessoas que estão mais fragilizadas, o estado tem a obrigação de oferecer proteção (é pra isso que pagamos impostos), pois elas não possuem (de forma imediata) qualquer possibilidade de competirem por um cargo mais bem remunerado proveniente de formação superior, por exemplo. Somente a classe mais abastada tem acesso ao ensino de qualidade, pois já conta com formação de qualidade das escolas particulares, que em sua maioria as crianças são brancas. Isso é um fato observável, não há como negar. E até agora não foi possivel observar nenhuma melhora na questão da criação de empregos...
Exatamente, achei que tiveram muitas interrupções nos momentos em que o Silvio nem tinha acabado de responder aos questionamentos. Isso é bem desrespeitoso!
Gosto muito do professor Paulo Cruz, e ele traz um excelente ponto de vista que faz muita falta no debate da questão do racismo. Parabéns, professor, precisamos de mais pensadores como o senhor, que não se deixa levar por modismos ideológicos.
Exatamente, mto bem explanado, nós pretos temos mtos assuntos tbm relevantes, além desta pauta racismo, que precisam ser abordados e explanados na íntegra. Nós pretos por exemplo temos projetos e pesquisas resultantes de mtos estudos específicos que precisam ser abordados no âmbito de nossa sociedade e que vão contribuir e colaborar para o progresso de uma sociedade melhor.
@@viniciossouza1807 concordo que temos outra pautas,projetos etc...PORÉM temos que bater de FRENTE com chamado racismo aka ÓDIO ESTRUTURAL, pergunto de que adianta temos alguns dos nossos irmãos e irmãs médicos, engenheiros, artesão etc...se temos que ir bater na porta dos chamados brancos,depois da faculdade doutorado ETC?.... temos que por abaixo esse sistema ODIOSO, chamado racismo.
@@danyahpereira1006 Aí é que está o x da questão, porque eu como médico, engenheiro, advogado , artesã ou qlqr outra profissão preciso bater na porta de um empregador e branco ainda, porque ñ posso ter meu próprio consultório, escritório , empresa, ateliê, sala etc....., porque o próprio negro ñ pode ser um empreendedor, porque o preto tem que se limitar a condição de empregado de alguém, o racismo faz justamente isso limita a capacidade de liderança e empreendedorismo que nós pretos precisamos internalizar. Para eliminar o racismo ñ é preciso só usar a pauta racismo, é tbm explanar nossa capacidade, nossos projetos, pesquisas resultantes de mtos estudos específicos que precisam ser abordados em várias pautas diversificadas.
@@viniciossouza1807 bom dia meu irmão...o chamado racismo LIMITA como você claramente falou...não apenas isso, NAO DÁ CHANCE ,porta FECHADA,E como dizemos por aqui, quando tem um irmão ou irmã em posição " alta", nós chamamos de TOKEN, como por exemplo aqui o Clarence Thomas, ou ai Joaquim Barbosa. TEMOS QUE MATAR O dragão, para entram no Castelo.
Gente, PELO AMOR DE DEUS, parem de interromper o entrevistado! Eu literalmente parei de assistir ao programa ontem, pois fui ficando nervoso com as interrupções ininterruptas das jornalistas! Está na hora do Roda Viva rever seu formato, quando vocês interrompem o entrevistado acabam colocando o entrevistador em foco, parece que é muito mais importante que cada jornalista faça uma pergunta por rodada, do que simplesmente que o entrevistado aborde os temas em profundidade. Como espectador pouco importa se a jornalista fez ou não fez suas três ou quatro perguntas "de direito", eu quero ouvir o entrevistado falar, pois é o nome dele anunciado nas chamadas. Lembrem-se: o entrevistado é a estrela, as jornalistas ou "personalidades" convidadas são apenas coadjuvantes neste caso! Por favor, revejam esta postura com carinho, pois o Roda Viva está se tornando um amontoado de pensamentos cortados e isso é péssimo.
"Por que o movimento negro não consegue levantar liderança de massa no Brasil?' Porque geralmente a liderança morre de tiro dentro do próprio carro com o motorista e ninguém sequer é preso é por isso
Realmente, muitas lideranças vem sido assassinadas. Mas o fato de não enxergarem as lideranças negras, como o Silvio de Almeida, Conceição Evaristo, Mãe Stella de Oxóssi, e a lista é longa, se dá pelo racismo estrutural, onde o negro não pode estar nas páginas da História que ajudou a tecer.
E também porque no Brasil não se investe na educação pública, brasileiro de modo geral não tem consciência de classe. Por isso que a maioria da da esquerda "caviar" é branca de classe média.
@@elieburel8620 Minha mãe me gerou com meu pai fruto de um casamento estável diferente do sua mãe que te gerou depois do teu pai ter pago 10 conto a ela pelo programa e a camisinha ter estourado 😂😂😂😂😂😂
Ver acadêmicos abertos a referências não acadêmicas-elitistas= TUDO PRA MIM. E com certeza teria sido importante se o fizessem quando eu fazia história e os mestres/doutores brancos da PUC se baseavam somente no "cânone" excludente da história. Fico muito muito feliz em saber que as próximas gerações terão esse tipo de intelectuais para aprender e se espelhar.
toda hora que o Silvio falava algo relacionado a esquerda a Vera dava um jeito de interromper, isso me incomodou um pouco... porém esse cara deu uma Aula, espero que ganhe cada vez mais voz, eu não conhecia,agora virei fã.
Obvio, vcs adoram misturar, lado ideologico como anti racista, e outro lado ideologico como racista... vergonhoso, essa seletividade, demagogia.. gostam do ciclo repetindo, nao filtram o problema, e tentar resolver.....
@@mariadasgracasgalvao9465 nao gosto nem um pouco dela, mas com certeza a primeira impressao e nao gostar de vc tambem... ''provavelmente racista'' sorte que vc e uma ze ninguem, adorario receber processo por insinuar crime.
O formato do programa é inadequato. Todos querem perguntar, mas o raciocínio do professor é muito complexo para uma reposta curta. Daí interrompem pra poderem fazer mais perguntas. Eu achei mais construtivo a palestra que ele deu na Escola da Villa, com começo, meio e fim.
O sujeito groselhou a entrevista inteira, assim como groselhou em todas as suas outras manifestações que assisti pelo YT. Trata-se literalmente de um groselhador profissional, pois ganha dinheiro para groselhar.
Achei extremamente desrespeitosa a forma e as diversas vezes em que o entrevistado foi interrompido na sua reflexão. E ele, educadamente, "respeitou" todas as grosseiras interrupções sendo forçado a nos privar das necessárias conclusões de suas pontuações filosóficas.
Silvio Almeida e Paulo Cruz são pessoas incríveis em relação ao pensamento e na formação antirracista... Cada um com sua linha de pensamento e atuação.
Eu vejo o Roda Viva e observei que, especificamente neste programa, tem mais entrevistadores negros.Negros podem falar sobre outros assuntos que não seja o racismo. Assim, gostaria de ver em outros programas entrevistadores negros. Representatividade importa.
Esse é o "lugar de fala" na prática, negros devem falar de racismo, mulheres devem falar machismo e LGBTS de homofóbia. Se afasta de outros temas de igual relevância por não terem "lugar de fala".
@@andradejaco7253 o lugar de fala é importante sim, a objeção do colega aqui é sobre vermos vários programas com uma bancada sempre majoritariamente branca e só nesse não. Poderia ser assim mais vezes, isso que ele quis dizer.
Na Minha opinião ele não é apenas um Ministro do Direitos Humanos ele é mestre do direito humanos também, Deus abençoe sua vida grandemente Ministro Silvio
Maravilhosa referência !! Porém precisamos pontuar as interrupções d@s entrevistadores em muitos momentos no processo de elaboração das respostas do professor Silvio. No mais...ouvir esse intelectual é sempre um privilégio
Trabalho com meus alunos do fundamental e médio, sobre racismo estrutural, institucional, a participação do negro na construção histórica do Brasil, identidade etc.. Mesmo sendo Lei, são poucos professores que abordam essa temática em sala de aula.
sim, infelizmente ficam enfiando guela abaixo machado de assis entre outros, ok que é um classico da literatura, porém é um texto muito denso e que assusta para quem esta iniciando a leitura, eu mesmo não seria viciado em ler se tivesse começado por eles,enquanto outros livros mais atuais, mais importantes não são nem indicados.
Sem dúvidas. Esse discurso deve descer as escadas do entendimento, no diálogo e acesso amplo em todas as instituições sociais...e principalmente, avançar para muito além do "lugar de fala" nas pautas/políticas públicas e econômicas.
Pessoal, vocês precisam esperar que o entrevistado, ao menos, encerre a frase que está dizendo. Por favor! Essa postura dos entrevistadores até irrita. Compartilhei o vídeo, pois, apesar disso, Silvio conseguiu colocar suas ideias com muita lucidez e didática! 👏
@@opinionated6293 bando de boçais? Ele tá falando pra mim e pra vc, mas se vc estiver falando da bancada, tenha em mente que metade da bancada é da folha e FGV, assim como ele. Uma bancada bem camarada
Todo programa de tv os entrevistadores interrompem ou pq o diretor do programa pede pelo ponto ou pra seguir as pautas no tempo que geralmente é curto. Outros interrompem para serem desagradáveis como o Faustão 😂😂😂😂
"Então a pergunta é a seguinte: o que nós vamos, enquanto sociedade, entregar para o jovem. O quê a gente vai entregar para os seus filhos, para os meus filhos, para os nossos netos? Isso vai depender de um projeto político, e ele passa necessariamente por uma luta contra todas as formas de degradação da vida humana. (..) Porque pode ser que nenhum de nós veja o mundo como a gente espera que ele seja. Mas isso não pode importar, sabe por quê? Nós temos que criar as condições para que as pessoas que vêm depois de nós possam ter um mundo melhor do que foi entregue pra gente." Professor Sílvio, parabéns e obrigada pela aula.
Conversando com uma amiga negra ela me falou uma coisa que eu nunca pensei: ela falou, "Lila, quando vou ao supermercado, antes de entrar, eu fecho a minha bolsa e mantenho sempre à vista as minhas mãos porque meus movimentos serão sempre suspeitos para as câmeras e posso sofrer um assédio racista a qualquer momento." Isso é uma forma de minha amiga se defender do racismo estrutural.
O Dr. Silvio falou bem claramente sobre isso. O povo negro vem se defendendo desde sempre e inclusive o combatendo mas o racismo estrutural só pode ser dissolvido de forma eficaz com combate. Tanto com bombardeios constantes que já acontecem com lideranças negras atuais mas também, e principalmente com o reconhecimento da existência do racismo pelo branco e a adoção de atitudes antiracistas por estes.
A gente cresce assim e nem se dá conta. Aí o tema "racismo estrutural" explode e entendemos que nossos traumas são efeitos da causa - racismo. Tempo desses o guarda da livraria me viu entrar com meus livros, me viu sair com os mesmos livros. Não me parou na loja, mas veio me parar no meio da rua pra me revistar. O canalha planejou a minha vergonha. O trauma dessa perseguição de toda uma vida me subiu a cabeça e me vi com a mão na cintura mandando ele sair com a sua incompetência de perto de mim ou eu iria denunciá-lo. Não sei de onde saiu aquela ativista sufocada, mas coloquei aquele cidadão pra correr.
@@ANDRENEVERDIE21 Resumindo: o "racismo estrutural" só será dissolvido pela descendência de quem o construiu e o vem mantendo. Mas destes nem mesmo um pedido de perdão está disponível.
Silvio Almeida e Joel Rufino dos Santos... Os dois grandes intelectuais que me fizeram refletir sobre os meus privilégios de branco. Admiro muito o trabalho dos intelectuais negros que, infelizmente, ainda não são reconhecidos em uma academia colonizada pelo pensamento europeu!
@@Infornografista Vou lhe dar alguns exemplos de privilégios de branco a qual eu pessoalmente vivenciei. Na época da faculdade eu tinha um amigo negro mestiço ("mulato"), fui eu e ele tentar um estágio numa determinada instituição. Eu passei, ele não. A razão, segundo a selecionadora, é que eu tinha "boa aparência". Costumávamos, eu e ele, pegar o mesmo ônibus, e porque ficávamos conversando, sentávamos no fundão. Houve uma revista policial. Todos os rapazes que estavam lá no fundão tiveram de descer para ser revistados. Meu amigo foi. Quando me levantei para também ser revistado, o policial disse que eu não precisava. Eu era o único branco lá atrás. Podia citar tantas outras coisas como, por exemplo, poder sair de casa de bermuda e chinelo, sem me preocupar em levar documentos, e nunca por isso ser revistado. Nunca ter sido seguido numa loja ou supermercado, enquanto colegas ou conhecidos negros o são. De ser escolhido na escola, quando pequeno, para representar os santos ou médico nos desfiles escolares, enquanto meus coleguinhas negros nunca o foram...de crescer tendo a certeza que eu poderia ser advogado, médico, professor...isso tudo são privilégios que como branco eu vivenciei.
@@Infornografista Descolonizar, é um tema mais complexo, porém é dar espaço para outras vozes, não ocidentais, que construíram os vários conhecimentos. Não é obviamente negar o pensamento europeu ou ocidental, que é sem dúvidas fundamental, todavia é entender que ele não é exclusivo.
Não ser alvo de filtragem racial, por exemplo, é um privilégio de branco! O nosso passado colonial e escravista nos deixou marcas, essas marcas são tão fortes quanto o pecado original descrito na Bíblia. Estudar o pensamento não europeu, por exemplo, já é um bom começo!
@@ander10001000 Quando vocês falam em estudar o pensamento não-europeu e que a academia é colonizada, isso inclui parar de interpretar o mundo através do marxismo? Pois a própria ideia de racismo estrutural deriva da ideia de que a sociedade se divide numa luta de classes entre opressores e oprimidos. O próprio Silvio citou no programa Foucault e Agamben. Quem acredita que o racismo é algo estrutural ao invés de algo episódico, está necessariamente reproduzindo pensamento acadêmico europeu.
pq preto? se fosse um intelectual branco vc diria "maior intelectual branco deste país"? Apenas um apontamento. Acho que ele é um dos maiores intelectuais do país e queria, inclusive, que fosse candidato à presidência.
@@GiovanaFagundes com essa pergunta "pq preto?? e se fosse branco", acho que você não entendeu nada da entrevista e nem do que é racismo estrutural....
@@GiovanaFagundes porque o desespero em racializar os indivíduos é tremendamente enorme e isso é tão naturalizado que a pessoa faz isso e nem percebe. Engraçado que o Prof. Silvio citou vários intelectuais durante a entrevista mas em nenhum momento ele racializou os mesmos. Sigam o exemplo e parem de racializar os outros!
James Cristofher James Cristofher reconhecer como preto ???? a meu ver, não fez nem sentido a sua fala. Estou falando sobre segregar raças. Estou falando pq trabalho com comédia e vejo quase sempre comentários tipo “melhor comediante mulher da atualidade”. Mas pq a qualidade do meu trabalho é medida de acordo com o meu gênero? Acredito que eu posso ser ou não uma boa comediante. E ponto. Porque o melhor comediante homem recebe o título de “melhor comediante” e a melhor comediante mulher recebe o título de “melhor comediante mulher”? Esse é meu ponto. Acredito que estamos falando da inteligência do entrevistado. E não da inteligência do entrevistado dentro do leque de “inteligências negras”
Assistindo e adorando Silvio Ameida no Roda Viva em junho de 2023 porque é uma das atividades do Curso autoformativo Introdução à Educação Antirracista. Alguém mais?❤
@@guihoffmannctba vergonha alheia por que? Com certeza ele seria um milhão de vezes melhor do que o Bolsonaro que é um analfabeto funcional, disso eu tenho certeza
@@anaquinins Bolsonaro é capitão do exército e formado nas agulhas negras, quer falar de respeito a negro blá, blá, blá, mas xinga sem dó uma pessoa. Viu, Bolsonaro é uma pessoa também. Hipócrita!
Fui professora de culturas indígenas e afro-brasileira na escola pública. A tentativa de controlar conteúdos e ações foi permanente, intensa, com censura geral aos estudos da espiritualidade dessas populações, mesmo com o caráter antropológico que fiz questão de fritar. Muitas vezes, sofremos ataques da direção da escola, de professores e dos próprios alunos, em grande maioria negros e pardos.
Cansei de ouvir gente fazendo pouco caso dos estudos raciais. Sempre viam como "mimimi" ou "coisa do passado". Muito triste mesmo, só demonstra a necessidade urgente de termos esse debate.
@@thiagoklock5064 O problema é que "estudos raciais", no sentido que tange ao discurso do entrevistado, não ajuda a construir a riqueza que garantirá um país melhor para brancos, pardos e negros nele viverem. Enquanto os alunos da escola pública estiverem saindo da escola sem saber trigonometria básica, e sem saber a diferença entre Física e Educação Física; e enquanto a subcultura na qual estes alunos estão envolvidos promover o crime, o funk, o quicar da novinha e tudo o que há de mais primitivo e pouco promissor, o país será uma porcaria - a pouca tecnologia aqui produzida será pelas mãos da minoria oriunda das classes média e superiores, os poucos negócio de sucesso aqui produzidos serão pelas mãos dos mesmos, a miséria nacional continuará sendo passada de geração a geração como um vírus de transmissão vertical, o Brasil continuará a ser um país subdesenvolvido e implementador daquilo que lhe é imposto pelas potências do hemisfério norte, e tudo continuará igual e esta discussão continuará a mesma, sem qualquer efeito na vida prática. E portanto, a não ser que você queira resolver na base da porrada - isto é, fazendo uma revolução aos moldes africanos, objetivando a expulsão de todos os eurodescendentes do país, e então forçando uma república negra que provavelmente iria à falência instantaneamente porque o capital intelectual, atualmente nas mãos das classes média e superiores, compostas por eurodescendentes, desapareceria - é melhor não perder tempo lavando o cérebro dos jovens periféricos com Klassenkampf tupiniquim, porque se não houver quem construa a riqueza, não haverá riqueza para ser distribuída.
A senhora sabe o porquê que os professores, alunos e a direção da escola criticam? Provavelmente por causa do modo como se quer ensinar, como se fosse a nossa cultura, lhes são estranhos; a cultura do ocidente, não adianta negar, e ela transcende a cor da pele é o encontro de três pilares:A filosofia grega, o direito romano e o judaísmo-cristianismo.Essas culturas, esse encontro desses três pilares quando se encontraram, se fundiram, se transformaram e compuseram o Brasil quando trazidos pra cá mais o restante do continente americano; houve toda uma expressão tipicamente brasileira por causa dos povos originários que aqui se encontravam e que contribuíram com sua cultura mas mais em questões menores, como a vestimenta, a comida, hábitos,etc. Em se tratando de religião, uma coisa é ensinar, falar sobre a religião de outros povos, falar da religião dos povos originários sob um caráter mais pedagógico e antropológico, falar sobre os povos com a mesma etnia dos que foram vendidos como escravos mas que já assimilaram a cultura brasileira, os negros; outra coisa é querer ensinar no sentido de dar equivalência ou a mesma importância que tem para nós, brasileiros, o cristianismo, por causa da cor da pele.É isso que uma militância arrogante quer fazer, infelizmente.Não nos esqueçamos que a grande maioria do povo brasileiro é mulato ou mestiço.
Precisamos viralizar nas redes personalidades como Silvio de Almeida. Brilhante, culto e que restaura o orgulho de ser brasileiro. Quanto à Vera, um vexame...
Silvio Almeida; E uma pessoa extremamente importante no debate contra o racismo e marginalização do povo negro. Que venha cada vez mais pessoas qualificadas para este debate com o Silvio.
Obrigada Silvio de Almeida, mestre!!!! Obrigada por esse solavanco na sociedade brasileira. É urgente a necessidade de repensar essa estrutura que nos coloca (nós negros) nos não lugares de ser e estar. Enquanto houver racismo não poderá haver democracia!!!!! Que noite histórica!!!!
@@Infornografista veja as explicações do entrevistado. Exercite sua escuta pois todo comentário q vc faz tem resposta no vídeo. Se está com dificuldade para entender o q o Silvio Almeida disse vc tem sérios problemas cognitivos pois ele foi mto didático
@@Infornografista poderá até te dar alguma resposta, mas já passei da fase de ficar discutindo com racista. Pega o conselho da Cleide Silva aqui. Passar bem.
Silvio Almeida, simplesmente maravilhoso!!! Parabéns ao Roda Viva por mais essa bela escolha. Este é um homem que merece todo o nosso respeito, admiração e orgulho. Por tudo que representa, por todo o conhecimento que tem, por tudo o que transmite e, agora, por tudo que ele fará pelos Direitos Humanos no nosso país.
Excelente a participação do Dr. Silvio Almeida. Diálogo necessário e urgente. Agora, precisam ensinar a jornalista Vera Magalhães a chamar as pessoas pelo que elas são e por respeito e profissionalismo ao entrevistado. Só faltou isso para ser espetacular a entrevista, faltou a Vera apresentar e e despedir do convidado como ele deve ser tratado: Dr. Silvio Almeida. Fica para a próxima Vera, um dia aprende.
Parabéns ao Roda Viva por esse programa histórico!As palavras do brilhante Professor Silvio Almeida são uma luz que brilha incansavelmente no final do túnel.Um show de consciência em meio a tanta ignorância que pulsa nos tempos atuais 🙏
Gratidão Silvio Almeida.. uma aula que não se aprende apenas do ponto de vista teórico, mas se traduz nas nossas ações de repensar essa sociedade.. com urgência..
Excelente entrevista. Professor Silvio Almeida obrigada pela aula. O Senhor nos ajuda a compreender que Racismo não é questão comportamental. É um câncer absolutamente entranhado emitidos os setores da sociedade.
44:12 "Eu não hesitaria em dizer o seguinte: Os meios de comunicação são absolutamente coniventes com a construção do imaginário social do negro nesse lugar subalterno." 53:50 "Se não fosse o movimento negro, eu não tava aqui." 🗣🗣🗣🗣
Com certeza. Basta ver quando um negro e preso mesmo sem provas do suposto crime, a mídia mostra a cara, chama de bandido e não da direito de se defender, quando e um branco, a mídia chama de adolescente e deixa se defender e não expõe nome ou a fisionomia da pessoa.
@@josenorberto5041 troca branco por rico e preto por pobre e veja a magica acontecer... é a mesma coisa filhão, a narrativa poltica faz vc pensar assim
PQ quando um negro tem a razão, o branco sempre vai tentar barrá-lo e como ele disse. A questão é estrutural.. Se ver que o "concorrente" esta sobressaindo, há de se fazer algo para impedi-lo. Pois seu império será abalado.. Simples a resposta.
aproveita os descontos www.parceiromagalu.com.br/magazinejoselopesfilho/p/smart-tv-4k-led-75-samsung-un75ru7100-wi-fi-bluetooth-hdr-3-hdmi-2-usb/4532308/?
@@augustopolegatto, você não entendeu. "Todo discurso é prática" significa que você só pode discursar a prática. Se o cara é pilantra e ele quer enganar a população, ele vai praticar.
Muito bom, que voz forte sensata e lúcida do professor Silvio. O conheci pela Boitempo, queria ter conhecido antes e que mais vozes como a do professor sejam ouvidas.
A bancada está diversificada, bem brasileira.
● TODAVIA POR QUE VOCÊS NÃO CONVIDAM REPÓRTERES (E ENTREVISTADORES) NEGROS EM DIAS NOS QUAIS O TEMA NÃO É RACISMO?
Queremos ver mais negros falando sobre política, sobre os mais diversos assuntos!!
Ter uma bancada tão brasileira, com mais negros, chamou minha atenção de imediato. Precisa ser sempre, pra não causar o "estranhamento".
Exatamente
boa.
Perfeito, é só mais uma reprodução do racismo estrutural que coloca preto só pra falar de coisas de pretos como se só tivéssemos conhecimento sobre e competência para falar sobre essa temática.
"Os meios de comunicação são absolutamente CONIVENTE com a construção do imaginário social do negro neste lugar subalterno. Não existiria a possibilidade de se ter racismo estrutural no Brasil, se não houvesse diuturnamente a reprodução nos meios de comunicação dos estereótipos de pessoas negras. Se não houvesse programas de televisão que, toda hora, naturaliza o assassinato, a morte e a condição do negro como bandido, veja que isto vai reproduzir no imaginário social esta figura."
Fizeram três perguntas ao mesmo tempo e, no fim, ele foi impedido de concluir a resposta
Foi meu orientador na graduação. Grande ser humano. Orgulho!
Olokoooo!
Quem me dera.
Arrasou!
Que honra em Airton.👏👏👏👏👏
brabo
@Frank Del Lago tinha que ter um idiota
Uma honra ter sido aluna do professor Silvio no Mackenzie. Pra sempre me lembrarei de suas aulas e torço para que sua voz seja cada vez mais ouvida.
Uma distopia social, eu morei do lado quase do Makenzie o area de brancos etilistas racistas, sem se preocupar em esconder a violência que praticam.
LUDMILLA VOCÊ PODE AJUDAR........PEGANDO TEXTOS DELE .....ARTIGOS........LIVROS.......E COMPARTILHAR......OLHE SE FIZER ISSO ME ADICIONE.........MAIS FILÓSOFOS........MAIS LIVROS......MAIS PESQUISAS..........MAIS HENRY BUGALHO.........PROFESSOR JOSÉ AMBOS FILÓSOFOS.......COM SITES MUITO ESCLARECEDORES.........
Te assediou?
Passou a mão em vc?
Ele já era taradão nessa época?
Silvio, como sempre, dando uma aula e mostrando como deixar todos os raciocínios bem fechadinhos mesmo sendo interrompido a todo momento. Entrevista ótima, não por quem entrevista, sim pelo entrevistado.
Imaginei!
Ele é top mesmo, fiquei de boca aberta.
Senhoras e Senhores, que homem incrível! Que intelecto invejável.
Precisamos de mais Silvios com voz nesse país
Muito triste e lamentável!... 😓
Tem certeza?
abusador.................
Incrível mêsmo heim?
Um tarad0 incrível?
É sempre bom e necessário ouvir Silvio Almeida. Infelizmente, as interrupções, que ao meu ver foram propositais, não deixaram que ele enriquecesse ainda mais o programa de hoje.
Se tu acompanhasse as edições do Roda Viva, saberia que eles fazem isso com todos os entrevistados. Semana passada com o Luís Roberto Barroso foi a mesma coisa.
@@J--10 Eu acompanho semanalmente, achei que cortaram mais o professor Silvio sim. Mas o roda viva caiu muito a qualidade. Não é de hoje. Porém o Silvio administrou com maestria essa entrevista.
Tbm senti isso. E não gostei.
Para quem quiser ouvir mais o Silvio sem tantas interrupções estratégicas:
ua-cam.com/video/Pyn40G76kBI/v-deo.html
Sim. E percebi que os cortes se deram principalmente quando ele queria tratar de fatos embutidos na nossa realidade, como as mortes dos meninos negros. Lamentável.
Conheço Silvio desde mi há infância em São Paulo, éramos vizinhos.
Garoto espetacular, estudioso, grande filho, amigo e exemplo para os meninos mais novos na época!! Meu grande abraço Silvio , do seu amigo Rafael Terribilli!!!
Puxa, eu não tive um amigo desses, que mudou o mundo. Meu sonho é formar ao menos uma geração de inspiradores. Só dar so good, mas eles só tem 7 anos. Tomara que sigam brilhantes. "Tomara meu deus".
Que os outros meninos não tenham seguido o exemplo desse sujeito
Professor Paulo Cruz é gigante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tirando as interrupções frequentes e extremamente incômodas por parte dos entrevistadores, Silvio Almeida foi brilhante como sempre.
Tbm me incomodou muito isso!
Perfeito ! Pena não ter tido oportunidade de conhece-lo !
Gente é um debate, não é uma palestra. Incomoda as vezes mas o formato do programa é esse, e o que o Silvio fala vale para horas e horas de palestra de tão bom e impossível de resumir em um debate de apenas 1 hora
"Nós temos que criar as condições para que as pessoas que vierem depois de nós possam ter um mundo melhor do que foi entregue pra gente!". Olha a potência dessa frase!
Parabéns Silvio!
TV Cultura, queremos mais vozes pretas ecoando nas mídias, mais vozes pretas explorando suas potências, não somente na fala racial, mas em todos os campos!
Essa frase me marcou também.
Muito motivador, atribuí sentido em várias aspectos da vida!
Parabéns professor Silvio. ✊🏾
Não, vocês querem vozes negras que propaguem o VITIMISMO. O atual presidente da Fundação Palmares nunca terá espaço, pois é voz dissonante ao movimento negro de esquerda.
@@prof.kasusclay - disse, o branco.
Pegando carona na sua brilhante fala professor Silvio Almeida, um ledo engano sim, eu por exemplo, sou uma empregada doméstica e acompanho sempre que posso pelo meu celular suas palestras e outros tão brilhantes, quanto o Senhor. No meu entender, conhecimento e aprendizado é algo que ninguém nos tira, pelo contrário se doa. E agradeço ao senhor por nos doar tudo isso! Muito obrigada professor!
E ele deu o recado " Os negros tem um projeto há muito tempo e a gente só tem que parar para ouvir!" Ouçam, entrevistadores, ouçam!
Qual Projeto?
Projeto tem os negros americanos olha onde eles chegaram aqui o negro que esperar direita caviar e a esquerda caviar branca fazer algo por ele
O projeto dele era ir pra cima das mulheres
INSUPORTÁVEL AS INTERRUPÇÕES CONSTANTES AO ENTREVISTADO.
RODA VIVA, MELHOREM!
E só demonstra o desrespeito por quem discute o tema. Não vi interrupções ao Barroso. Mas...é Vera Magalhães, a mais tacanha de todas.
O interrompem mas não o calam.
Sim. Insuportável os cortes. Que aprendam que isso é também racismo...porque se ele está falando é porque ele considera que é importante falar. Cortar no meio do pensamento. Affff.
Particularmente, eu acho isso legal. No debate político, o conflito ferrenho é uma exigência. As contradições não se acariciam, elas se enfrentam, mesmo nas palavras. Quem fala menos, sofre mais.
@@alancosta4760 AQUILO É UM PROGRAMA DE ENTREVISTA E NÃO DE DEBATES ONDE VOCÊ COLOCA UM PRO E OUTRO CONTRA.
Silvio Almeida, já caiu na bibliografia de dois grandes concursos do país (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo). Grande intelectual! Orgulho.
Desgraça, deixa o cara falar inferno. Abre espaço e quando ele começa abordar por uma visão crítica, começa a interrupção.
Se tu acompanhasse as edições do Roda Viva, saberia que eles fazem isso com todos os entrevistados. Na semana passada com o Luiz Roberto Barroso também foi assim.
@@J--10 mas que irrita, irrita né?! O assunto tá bom todo mundo quer perguntar e o tempo é curto, infelizmente
Exato! O Roda Viva está se tornando um amontoado de pensamentos "podados", pois ninguém com mais bagagem consegue falar por mais de três ou quatro minutos sem ser interrompido agressivamente pelos jornalistas (as interrupções com ele foram deselegantes, sequer falavam "desculpe, conclua seu pensamento e na sequência você poderia falar de x?", parecia quase um "ok, não quero te ouvir sobre isso, vamos à minha pergunta". Eu sequer consegui assistir ao programa até o final.
Papel desta reacionária
Acho que é ansiedade.
É de pessoas como o Professor Sílvio que precisamos na liderança do nosso país, com alto grau de instrução e que simultaneamnete lutem pela justiça e igualdade racial e social. Parabéns Roda Viva por essa iniciativa, especialmente por apresentar um contraponto à esse momento obscurantista onde discursos negacionistas e de ódio estão recebendo tanto apoio.
Seria um sonho realizado ❤️
Finalmente alguém com juízo
A população negra vota em branco e opressor, o que precisa mudar é a consciência e pertencimento do povo negro
O MELHOR PROGRAMA DE IGUALDADE SOCIAL SE CHAMA EMPREGO, E RACIAL SE CHAMA TRABALHO.
@@claudiobereano8900 Concordo com vc. Mas para aquelas pessoas que estão mais fragilizadas, o estado tem a obrigação de oferecer proteção (é pra isso que pagamos impostos), pois elas não possuem (de forma imediata) qualquer possibilidade de competirem por um cargo mais bem remunerado proveniente de formação superior, por exemplo. Somente a classe mais abastada tem acesso ao ensino de qualidade, pois já conta com formação de qualidade das escolas particulares, que em sua maioria as crianças são brancas. Isso é um fato observável, não há como negar. E até agora não foi possivel observar nenhuma melhora na questão da criação de empregos...
Revejam essas interrupções, além de desrespeitosas, são ilógicas. O foco é a fala dele ou são as perguntas?
também não gostei...ele estava falando...ser interrompido sem concluir...que falta de respeito.
Exatamente, achei que tiveram muitas interrupções nos momentos em que o Silvio nem tinha acabado de responder aos questionamentos. Isso é bem desrespeitoso!
ESSA VERA É MUITO RUIM
Verdade, Ilmar. Uma falta de educação!
Essa é a práxis do programa quando alguém fala algo que vai contra a linha editorial.
Entrevista muito boa, banho de sabedoria, único ponto negativo foram as interrupções no meio do raciocínio do DR. SILVIO Almeida
Obra de arte racista, tem que ser revista!
tem momentos que ele nem concluiu o assunto devido as interrupções
@@andreiamafassioli4530q
Eu não tenho palavras pra descrever a felicidade desse programa que o Twitter fez ser possível.
Professor Silvio: mestre, genial, necessário.
Gosto muito do professor Paulo Cruz, e ele traz um excelente ponto de vista que faz muita falta no debate da questão do racismo. Parabéns, professor, precisamos de mais pensadores como o senhor, que não se deixa levar por modismos ideológicos.
Como negro,fico extremamente realizado quando vejo outro negro , bem sucedido , pelo estudo. Parabéns Dr Silvio.
Nós temos uma mistura e não há que apontar e sim ser realizado sim pois és pessoa de boa indole !
Bagagem desse professor Silvio. Que orgulho nacional. Lucidez, facilidade de explicação. Que massa
Nem sequer se desculpam ao interromper, mas a grandeza do Silvio preenche todos os espaços. Dá orgulho! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Vou dormir com o coração aquecido. Obrigada Sílvio Almeida pela representatividade
Por mais negros no roda viva em dias sem que a pauta seja racismo....
jersica pinheiro perfeito!
Exatamente, mto bem explanado, nós pretos temos mtos assuntos tbm relevantes, além desta pauta racismo, que precisam ser abordados e explanados na íntegra. Nós pretos por exemplo temos projetos e pesquisas resultantes de mtos estudos específicos que precisam ser abordados no âmbito de nossa sociedade e que vão contribuir e colaborar para o progresso de uma sociedade melhor.
@@viniciossouza1807 concordo que temos outra pautas,projetos etc...PORÉM temos que bater de FRENTE com chamado racismo aka ÓDIO ESTRUTURAL, pergunto de que adianta temos alguns dos nossos irmãos e irmãs médicos, engenheiros, artesão etc...se temos que ir bater na porta dos chamados brancos,depois da faculdade doutorado ETC?.... temos que por abaixo esse sistema ODIOSO, chamado racismo.
@@danyahpereira1006 Aí é que está o x da questão, porque eu como médico, engenheiro, advogado , artesã ou qlqr outra profissão preciso bater na porta de um empregador e branco ainda, porque ñ posso ter meu próprio consultório, escritório , empresa, ateliê, sala etc....., porque o próprio negro ñ pode ser um empreendedor, porque o preto tem que se limitar a condição de empregado de alguém, o racismo faz justamente isso limita a capacidade de liderança e empreendedorismo que nós pretos precisamos internalizar. Para eliminar o racismo ñ é preciso só usar a pauta racismo, é tbm explanar nossa capacidade, nossos projetos, pesquisas resultantes de mtos estudos específicos que precisam ser abordados em várias pautas diversificadas.
@@viniciossouza1807 bom dia meu irmão...o chamado racismo LIMITA como você claramente falou...não apenas isso, NAO DÁ CHANCE ,porta FECHADA,E como dizemos por aqui, quando tem um irmão ou irmã em posição " alta", nós chamamos de TOKEN, como por exemplo aqui o Clarence Thomas, ou ai Joaquim Barbosa. TEMOS QUE MATAR O dragão, para entram no Castelo.
O Silvio é mto inteligente, da gosto de ouvir alguém assim falando. Excelente entrevista, super, hiper importante e atual.
No meu país Silvio Almeida é presidente
Lembrando que ele é marxista 🤙
Se querer ter um mundo melhor e mais igualitário tem esse nome, acho ótimo. (rs)
Somente se fizermos a revolução
@@jonazagloriadossantos6141 O nome é socialismo para todo contexto.
no país dos analfabetos funcionais talvez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gente, PELO AMOR DE DEUS, parem de interromper o entrevistado!
Eu literalmente parei de assistir ao programa ontem, pois fui ficando nervoso com as interrupções ininterruptas das jornalistas! Está na hora do Roda Viva rever seu formato, quando vocês interrompem o entrevistado acabam colocando o entrevistador em foco, parece que é muito mais importante que cada jornalista faça uma pergunta por rodada, do que simplesmente que o entrevistado aborde os temas em profundidade. Como espectador pouco importa se a jornalista fez ou não fez suas três ou quatro perguntas "de direito", eu quero ouvir o entrevistado falar, pois é o nome dele anunciado nas chamadas. Lembrem-se: o entrevistado é a estrela, as jornalistas ou "personalidades" convidadas são apenas coadjuvantes neste caso!
Por favor, revejam esta postura com carinho, pois o Roda Viva está se tornando um amontoado de pensamentos cortados e isso é péssimo.
Olá ,Gustavo!
Também achei muito indelicadas as interrupções.
UP!
Olha que hoje foi light. Geralmente, a Vera Magalhaes interrompe gritando
Eu quase parei também me irritei com as interrupçoes...
Sim. Saudades do Heródoto Barbeiro e das antigas bancadas. Muito desrespeito. É preciso ouvir, é preciso ouvir.
"Se a pessoa sabe que o racismo é estrutural a responsabilidade dela aumenta "
"Por que o movimento negro não consegue levantar liderança de massa no Brasil?'
Porque geralmente a liderança morre de tiro dentro do próprio carro com o motorista e ninguém sequer é preso é por isso
Realmente, muitas lideranças vem sido assassinadas. Mas o fato de não enxergarem as lideranças negras, como o Silvio de Almeida, Conceição Evaristo, Mãe Stella de Oxóssi, e a lista é longa, se dá pelo racismo estrutural, onde o negro não pode estar nas páginas da História que ajudou a tecer.
pensei que o professor daria essa resposta!
Muito legal essa crítica. O movimento negro é expurgado antes mesmo de conseguir alcance
E também porque no Brasil não se investe na educação pública, brasileiro de modo geral não tem consciência de classe. Por isso que a maioria da da esquerda "caviar" é branca de classe média.
@@jenniali8760 ''racismo estrutural'' eu digo ''estrutura da pobreza''.. pobreza tira liberdade! estado abusivo, inchado, tira liberdade!!!
Por mais Mestres como Silvio Almeida, por favor!
Concordo completamente, quanto mais marxistas com voz melhor!
😂😂😂😂😂😂😂
Que lixo
@@antonioivan5719 vc e seus familiares ???👍🏿
@@elieburel8620
Minha mãe me gerou com meu pai fruto de um casamento estável diferente do sua mãe que te gerou depois do teu pai ter pago 10 conto a ela pelo programa e a camisinha ter estourado 😂😂😂😂😂😂
Mencionar "funkeiroscults": Silvio você tem todo meu coração! ❤️
😂😂😂😂😂🤣😂😂😂😂
@@Joselopespereira520 kkkkkkkk
Ver acadêmicos abertos a referências não acadêmicas-elitistas= TUDO PRA MIM. E com certeza teria sido importante se o fizessem quando eu fazia história e os mestres/doutores brancos da PUC se baseavam somente no "cânone" excludente da história. Fico muito muito feliz em saber que as próximas gerações terão esse tipo de intelectuais para aprender e se espelhar.
Excelente entrevista. Esse tema deveria pautar a educação básica 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente entrevista!
Um assunto obrigatório em nossas grades escolares. Parabéns ao professor Sílvio de Almeida e a todos debatores.
toda hora que o Silvio falava algo relacionado a esquerda a Vera dava um jeito de interromper, isso me incomodou um pouco... porém esse cara deu uma Aula, espero que ganhe cada vez mais voz, eu não conhecia,agora virei fã.
Para quem quiser ouvir mais Silvio sem as interrupções estratégicas:
ua-cam.com/video/Pyn40G76kBI/v-deo.html
A Vera é um lixo como jornalista, comprova isso dia sim outro também.
Essa mulher é um horror. Dissimulada, elitista, provavelmente racista também
Obvio, vcs adoram misturar, lado ideologico como anti racista, e outro lado ideologico como racista... vergonhoso, essa seletividade, demagogia.. gostam do ciclo repetindo, nao filtram o problema, e tentar resolver.....
@@mariadasgracasgalvao9465 nao gosto nem um pouco dela, mas com certeza a primeira impressao e nao gostar de vc tambem... ''provavelmente racista'' sorte que vc e uma ze ninguem, adorario receber processo por insinuar crime.
A entrevista foi ótima, as interrupções foram lamentáveis.
verdade .
lamentável de mais. Eu fiquei constrangido com a falta de respeito com o entrevistado e com o público que esta na linha de reciocinio do Professor.
O formato do programa é inadequato. Todos querem perguntar, mas o raciocínio do professor é muito complexo para uma reposta curta. Daí interrompem pra poderem fazer mais perguntas. Eu achei mais construtivo a palestra que ele deu na Escola da Villa, com começo, meio e fim.
Não reconhecer esse homem como uma referência histórica do movimento negro, é um equívoco !!
vergonha alheia
Concordo com você, mas ele deve ser reconhecido como uma referência para todos os brasileiros.
Pois é no mundo real é diferente, todos somos diferentes com pensamentos divergentes, portanto.....
O sujeito groselhou a entrevista inteira, assim como groselhou em todas as suas outras manifestações que assisti pelo YT. Trata-se literalmente de um groselhador profissional, pois ganha dinheiro para groselhar.
@@Infornografista Isso diz mais sobre vc do que sobre ele...
Achei extremamente desrespeitosa a forma e as diversas vezes em que o entrevistado foi interrompido na sua reflexão. E ele, educadamente, "respeitou" todas as grosseiras interrupções sendo forçado a nos privar das necessárias conclusões de suas pontuações filosóficas.
O que aconteceria se o Sol desaparecesse de repente? Veja amiga => ua-cam.com/video/l3UuIjXcMQ8/v-deo.html
Super concordo! Entrevistadores mal preparados, perguntas muitas vezes idiotas, comentário desnecessário... Roda Viva já foi melhor.
@@omeganewss ???
@@suzanautube tá reclamando de interrupção? Se vc assistir a entrevista da Manuela Dávila.
@@suzanautube é um vídeo de curiosidades -Suzana Bispo-
Silvio Almeida e Paulo Cruz são pessoas incríveis em relação ao pensamento e na formação antirracista... Cada um com sua linha de pensamento e atuação.
As interrupções foram desgastantes, impediram algumas sínteses.. Mas foi muito bom ouvir o Professor Silvio! 👏🏻👏🏻
Eu vejo o Roda Viva e observei que, especificamente neste programa, tem mais entrevistadores negros.Negros podem falar sobre outros assuntos que não seja o racismo. Assim, gostaria de ver em outros programas entrevistadores negros. Representatividade importa.
Parabéns pela percepção e manifestação. Eu como negra pensei a mesma coisa.
Foi a primeira coisa notada, opa! dia do negro! (Menção ao dia do negro nos EUA nas décadas antigas, 50, 60)
Excelente observação e que deve ser notada pela equipe de redação do programa.
Esse é o "lugar de fala" na prática, negros devem falar de racismo, mulheres devem falar machismo e LGBTS de homofóbia. Se afasta de outros temas de igual relevância por não terem "lugar de fala".
@@andradejaco7253 o lugar de fala é importante sim, a objeção do colega aqui é sobre vermos vários programas com uma bancada sempre majoritariamente branca e só nesse não. Poderia ser assim mais vezes, isso que ele quis dizer.
Na Minha opinião ele não é apenas um Ministro do Direitos Humanos ele é mestre do direito humanos também, Deus abençoe sua vida grandemente Ministro Silvio
Essa é uma das melhores entrevistas da história do Roda Viva.
Maravilhosa referência !! Porém precisamos pontuar as interrupções d@s entrevistadores em muitos momentos no processo de elaboração das respostas do professor Silvio.
No mais...ouvir esse intelectual é sempre um privilégio
Que bom saber que pessoas iluminadas nascem no Brasil para nós dá esperança de uma sociedade melhor. Obrigada Sílvio, você é uma estrela!
Racismo Estrutural deveria ser leitura básica do ensino médio.
Jusnaturalismo e PNA, também..
Trabalho com meus alunos do fundamental e médio, sobre racismo estrutural, institucional, a participação do negro na construção histórica do Brasil, identidade etc.. Mesmo sendo Lei, são poucos professores que abordam essa temática em sala de aula.
sim, infelizmente ficam enfiando guela abaixo machado de assis entre outros, ok que é um classico da literatura, porém é um texto muito denso e que assusta para quem esta iniciando a leitura, eu mesmo não seria viciado em ler se tivesse começado por eles,enquanto outros livros mais atuais, mais importantes não são nem indicados.
Verdade! Só teremos avanço civilizatório se houver responsabilidade sobre o temas como esses.
Sem dúvidas. Esse discurso deve descer as escadas do entendimento, no diálogo e acesso amplo em todas as instituições sociais...e principalmente, avançar para muito além do "lugar de fala" nas pautas/políticas públicas e econômicas.
Sílvio é incrível, eu me sinto privilegiada e feliz de poder escuta-lo. Que vozes como a dele tenham cada vez mais espaço!
Pessoal, vocês precisam esperar que o entrevistado, ao menos, encerre a frase que está dizendo. Por favor!
Essa postura dos entrevistadores até irrita.
Compartilhei o vídeo, pois, apesar disso, Silvio conseguiu colocar suas ideias com muita lucidez e didática! 👏
"Vamos ouvir e estamos ouvindo".
Você contou quantas vezes ele foi interrompido?
Ele tá falando pra um bando de boçais
Perdi as contas de quantas vezes a Vera Magalhães interrompeu o raciocínio do Silvio Almeida... Isso foi realmente chato...
@@opinionated6293 bando de boçais? Ele tá falando pra mim e pra vc, mas se vc estiver falando da bancada, tenha em mente que metade da bancada é da folha e FGV, assim como ele. Uma bancada bem camarada
Notei essas interrupções bruscas também por parte das entrevistadoras brancas.
Todo programa de tv os entrevistadores interrompem ou pq o diretor do programa pede pelo ponto ou pra seguir as pautas no tempo que geralmente é curto. Outros interrompem para serem desagradáveis como o Faustão 😂😂😂😂
Quem nos dera tê-lo como nosso ministro da educação. 👏👏👏👏👏
DA JUSTIÇA.
🤣😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣😂😂
Nesse governo não. Ele não merece.
Como presidente.
@@coriolano84 🤣😂😂🤣🤣🤣
"Então a pergunta é a seguinte: o que nós vamos, enquanto sociedade, entregar para o jovem. O quê a gente vai entregar para os seus filhos, para os meus filhos, para os nossos netos? Isso vai depender de um projeto político, e ele passa necessariamente por uma luta contra todas as formas de degradação da vida humana. (..) Porque pode ser que nenhum de nós veja o mundo como a gente espera que ele seja. Mas isso não pode importar, sabe por quê? Nós temos que criar as condições para que as pessoas que vêm depois de nós possam ter um mundo melhor do que foi entregue pra gente." Professor Sílvio, parabéns e obrigada pela aula.
Enquanto se esperar pelo Estado NUNCA se conseguirá nada, o Estado se alimenta da luta de classes.
Conversando com uma amiga negra ela me falou uma coisa que eu nunca pensei: ela falou, "Lila, quando vou ao supermercado, antes de entrar, eu fecho a minha bolsa e mantenho sempre à vista as minhas mãos porque meus movimentos serão sempre suspeitos para as câmeras e posso sofrer um assédio racista a qualquer momento." Isso é uma forma de minha amiga se defender do racismo estrutural.
O Dr. Silvio falou bem claramente sobre isso. O povo negro vem se defendendo desde sempre e inclusive o combatendo mas o racismo estrutural só pode ser dissolvido de forma eficaz com combate. Tanto com bombardeios constantes que já acontecem com lideranças negras atuais mas também, e principalmente com o reconhecimento da existência do racismo pelo branco e a adoção de atitudes antiracistas por estes.
Lila Rosa, não estaria ela, involuntariamente, incentivando.
A gente cresce assim e nem se dá conta. Aí o tema "racismo estrutural" explode e entendemos que nossos traumas são efeitos da causa - racismo. Tempo desses o guarda da livraria me viu entrar com meus livros, me viu sair com os mesmos livros. Não me parou na loja, mas veio me parar no meio da rua pra me revistar. O canalha planejou a minha vergonha. O trauma dessa perseguição de toda uma vida me subiu a cabeça e me vi com a mão na cintura mandando ele sair com a sua incompetência de perto de mim ou eu iria denunciá-lo. Não sei de onde saiu aquela ativista sufocada, mas coloquei aquele cidadão pra correr.
@@ANDRENEVERDIE21 Resumindo: o "racismo estrutural" só será dissolvido pela descendência de quem o construiu e o vem mantendo. Mas destes nem mesmo um pedido de perdão está disponível.
@@jenniali8760 infelizmente essa é a realidade. Não há desculpas, só a audácia de continuar negando o inegável.
Silvio Almeida e Joel Rufino dos Santos... Os dois grandes intelectuais que me fizeram refletir sobre os meus privilégios de branco. Admiro muito o trabalho dos intelectuais negros que, infelizmente, ainda não são reconhecidos em uma academia colonizada pelo pensamento europeu!
Quais são teus privilégios de branco? E como farias para descolonizar a academia?
@@Infornografista Vou lhe dar alguns exemplos de privilégios de branco a qual eu pessoalmente vivenciei.
Na época da faculdade eu tinha um amigo negro mestiço ("mulato"), fui eu e ele tentar um estágio numa determinada instituição. Eu passei, ele não. A razão, segundo a selecionadora, é que eu tinha "boa aparência".
Costumávamos, eu e ele, pegar o mesmo ônibus, e porque ficávamos conversando, sentávamos no fundão.
Houve uma revista policial. Todos os rapazes que estavam lá no fundão tiveram de descer para ser revistados.
Meu amigo foi. Quando me levantei para também ser revistado, o policial disse que eu não precisava. Eu era o único branco lá atrás.
Podia citar tantas outras coisas como, por exemplo, poder sair de casa de bermuda e chinelo, sem me preocupar em levar documentos, e nunca por isso ser revistado. Nunca ter sido seguido numa loja ou supermercado, enquanto colegas ou conhecidos negros o são.
De ser escolhido na escola, quando pequeno, para representar os santos ou médico nos desfiles escolares, enquanto meus coleguinhas negros nunca o foram...de crescer tendo a certeza que eu poderia ser advogado, médico, professor...isso tudo são privilégios que como branco eu vivenciei.
@@Infornografista Descolonizar, é um tema mais complexo, porém é dar espaço para outras vozes, não ocidentais, que construíram os vários conhecimentos.
Não é obviamente negar o pensamento europeu ou ocidental, que é sem dúvidas fundamental, todavia é entender que ele não é exclusivo.
Não ser alvo de filtragem racial, por exemplo, é um privilégio de branco! O nosso passado colonial e escravista nos deixou marcas, essas marcas são tão fortes quanto o pecado original descrito na Bíblia. Estudar o pensamento não europeu, por exemplo, já é um bom começo!
@@ander10001000 Quando vocês falam em estudar o pensamento não-europeu e que a academia é colonizada, isso inclui parar de interpretar o mundo através do marxismo? Pois a própria ideia de racismo estrutural deriva da ideia de que a sociedade se divide numa luta de classes entre opressores e oprimidos. O próprio Silvio citou no programa Foucault e Agamben.
Quem acredita que o racismo é algo estrutural ao invés de algo episódico, está necessariamente reproduzindo pensamento acadêmico europeu.
Silvio Almeida é simplesmente uma inspiração para nós negros.
O Maior intelectual preto deste país. Uma autoridade no combate ao racismo. Hoje o roda viva fez um gol de placa.
pq preto? se fosse um intelectual branco vc diria "maior intelectual branco deste país"? Apenas um apontamento.
Acho que ele é um dos maiores intelectuais do país e queria, inclusive, que fosse candidato à presidência.
@@GiovanaFagundes com essa pergunta "pq preto?? e se fosse branco", acho que você não entendeu nada da entrevista e nem do que é racismo estrutural....
@@GiovanaFagundes porque o desespero em racializar os indivíduos é tremendamente enorme e isso é tão naturalizado que a pessoa faz isso e nem percebe. Engraçado que o Prof. Silvio citou vários intelectuais durante a entrevista mas em nenhum momento ele racializou os mesmos. Sigam o exemplo e parem de racializar os outros!
@@GiovanaFagundes o cara fala de racismo, combate o mesmo, milita pela causa negra e a branca não quer q a gente reconheça ele como preto.
James Cristofher James Cristofher reconhecer como preto ???? a meu ver, não fez nem sentido a sua fala. Estou falando sobre segregar raças. Estou falando pq trabalho com comédia e vejo quase sempre comentários tipo “melhor comediante mulher da atualidade”. Mas pq a qualidade do meu trabalho é medida de acordo com o meu gênero? Acredito que eu posso ser ou não uma boa comediante. E ponto. Porque o melhor comediante homem recebe o título de “melhor comediante” e a melhor comediante mulher recebe o título de “melhor comediante mulher”? Esse é meu ponto. Acredito que estamos falando da inteligência do entrevistado. E não da inteligência do entrevistado dentro do leque de “inteligências negras”
Obrigado Professor Silvio pela grande aula maravilhosa 🙏🏿
Assistindo e adorando Silvio Ameida no Roda Viva em junho de 2023 porque é uma das atividades do Curso autoformativo Introdução à Educação Antirracista. Alguém mais?❤
Almeida é parte das políticas afirmativas, como cotas.
Sonhando com um presidente desse quilate! O Brasil merece Almeida!
vergonha alheia
Aqueles que o conhece, sim, sabe que o Brasil merece!
@@guihoffmannctba vergonha alheia por que? Com certeza ele seria um milhão de vezes melhor do que o Bolsonaro que é um analfabeto funcional, disso eu tenho certeza
@@anaquinins Bolsonaro é capitão do exército e formado nas agulhas negras, quer falar de respeito a negro blá, blá, blá, mas xinga sem dó uma pessoa. Viu, Bolsonaro é uma pessoa também. Hipócrita!
@@gtvo6156 eu xingei o Bolsonaro onde? Ele é analfabeto funcional mesmo, isso não é um xingamento é apenas uma constatação.
Melhor entrevista de 2020! Intelectual impecável. Aprendemos muito. Parabéns aos envolvidos, parabéns professor.
É LUXO CULTURAL, O MINISTRO SÍLVIO ALMEIDA.
GRANDE INTELECTUAL.HUMANISTA.
Fui professora de culturas indígenas e afro-brasileira na escola pública. A tentativa de controlar conteúdos e ações foi permanente, intensa, com censura geral aos estudos da espiritualidade dessas populações, mesmo com o caráter antropológico que fiz questão de fritar. Muitas vezes, sofremos ataques da direção da escola, de professores e dos próprios alunos, em grande maioria negros e pardos.
Cansei de ouvir gente fazendo pouco caso dos estudos raciais. Sempre viam como "mimimi" ou "coisa do passado". Muito triste mesmo, só demonstra a necessidade urgente de termos esse debate.
@@thiagoklock5064 O problema é que "estudos raciais", no sentido que tange ao discurso do entrevistado, não ajuda a construir a riqueza que garantirá um país melhor para brancos, pardos e negros nele viverem. Enquanto os alunos da escola pública estiverem saindo da escola sem saber trigonometria básica, e sem saber a diferença entre Física e Educação Física; e enquanto a subcultura na qual estes alunos estão envolvidos promover o crime, o funk, o quicar da novinha e tudo o que há de mais primitivo e pouco promissor, o país será uma porcaria - a pouca tecnologia aqui produzida será pelas mãos da minoria oriunda das classes média e superiores, os poucos negócio de sucesso aqui produzidos serão pelas mãos dos mesmos, a miséria nacional continuará sendo passada de geração a geração como um vírus de transmissão vertical, o Brasil continuará a ser um país subdesenvolvido e implementador daquilo que lhe é imposto pelas potências do hemisfério norte, e tudo continuará igual e esta discussão continuará a mesma, sem qualquer efeito na vida prática. E portanto, a não ser que você queira resolver na base da porrada - isto é, fazendo uma revolução aos moldes africanos, objetivando a expulsão de todos os eurodescendentes do país, e então forçando uma república negra que provavelmente iria à falência instantaneamente porque o capital intelectual, atualmente nas mãos das classes média e superiores, compostas por eurodescendentes, desapareceria - é melhor não perder tempo lavando o cérebro dos jovens periféricos com Klassenkampf tupiniquim, porque se não houver quem construa a riqueza, não haverá riqueza para ser distribuída.
Gratidão por seu trabalho!
A senhora sabe o porquê que os professores, alunos e a direção da escola criticam? Provavelmente por causa do modo como se quer ensinar, como se fosse a nossa cultura, lhes são estranhos; a cultura do ocidente, não adianta negar, e ela transcende a cor da pele é o encontro de três pilares:A filosofia grega, o direito romano e o judaísmo-cristianismo.Essas culturas, esse encontro desses três pilares quando se encontraram, se fundiram, se transformaram e compuseram o Brasil quando trazidos pra cá mais o restante do continente americano; houve toda uma expressão tipicamente brasileira por causa dos povos originários que aqui se encontravam e que contribuíram com sua cultura mas mais em questões menores, como a vestimenta, a comida, hábitos,etc. Em se tratando de religião, uma coisa é ensinar, falar sobre a religião de outros povos, falar da religião dos povos originários sob um caráter mais pedagógico e antropológico, falar sobre os povos com a mesma etnia dos que foram vendidos como escravos mas que já assimilaram a cultura brasileira, os negros; outra coisa é querer ensinar no sentido de dar equivalência ou a mesma importância que tem para nós, brasileiros, o cristianismo, por causa da cor da pele.É isso que uma militância arrogante quer fazer, infelizmente.Não nos esqueçamos que a grande maioria do povo brasileiro é mulato ou mestiço.
Precisamos viralizar nas redes personalidades como Silvio de Almeida. Brilhante, culto e que restaura o orgulho de ser brasileiro.
Quanto à Vera, um vexame...
Silvio Almeida; E uma pessoa extremamente importante no debate contra o racismo e marginalização do povo negro.
Que venha cada vez mais pessoas qualificadas para este debate com o Silvio.
Silvio Almeida é FUNDAMENTAL para a sociedade brasileira!!!
Obrigada Silvio de Almeida, mestre!!!! Obrigada por esse solavanco na sociedade brasileira. É urgente a necessidade de repensar essa estrutura que nos coloca (nós negros) nos não lugares de ser e estar. Enquanto houver racismo não poderá haver democracia!!!!! Que noite histórica!!!!
Qual é o significado de democracia para você, e como o racismo impede o exercício da democracia no Brasil atualmente?
@@Infornografista veja as explicações do entrevistado. Exercite sua escuta pois todo comentário q vc faz tem resposta no vídeo. Se está com dificuldade para entender o q o Silvio Almeida disse vc tem sérios problemas cognitivos pois ele foi mto didático
@@Infornografista poderá até te dar alguma resposta, mas já passei da fase de ficar discutindo com racista. Pega o conselho da Cleide Silva aqui. Passar bem.
Silvio Almeida, simplesmente maravilhoso!!! Parabéns ao Roda Viva por mais essa bela escolha. Este é um homem que merece todo o nosso respeito, admiração e orgulho. Por tudo que representa, por todo o conhecimento que tem, por tudo o que transmite e, agora, por tudo que ele fará pelos Direitos Humanos no nosso país.
Pessoas como o professor Silvio alimentam a esperança do Brasil. Parabéns
Excelente a participação do Dr. Silvio Almeida. Diálogo necessário e urgente.
Agora, precisam ensinar a jornalista Vera Magalhães a chamar as pessoas pelo que elas são e por respeito e profissionalismo ao entrevistado.
Só faltou isso para ser espetacular a entrevista, faltou a Vera apresentar e e despedir do convidado como ele deve ser tratado: Dr. Silvio Almeida.
Fica para a próxima Vera, um dia aprende.
Se fosse um médico recém formado sem produção intelectual nenhuma, ela passava o programa inteiro chamando de Dr.
Logo essa esquina vai ser dobrada :COM LUTA E SABEDORIA 🙏🙏🙏👏👏👏👏PROGRAMA10
Professor Silvio Almeida, seja nosso presidente!
Parabéns ao Roda Viva por esse programa histórico!As palavras do brilhante Professor Silvio Almeida são uma luz que brilha incansavelmente no final do túnel.Um show de consciência em meio a tanta ignorância que pulsa nos tempos atuais 🙏
AE MANO BRANCO!! ISSO AE MANO!! VALEU PELA FORMA SANGUE BOM
pessoal mudando de assunto qd o prof Silvio vai fundo na economia e suas contradições no neoliberalismo. impressionante.
Maravilhoso, didático, perfeito. Obrigado professor. É uma honra viver na mesma época que o senhor.
Abraço gigantesco.
Gratidão Silvio Almeida.. uma aula que não se aprende apenas do ponto de vista teórico, mas se traduz nas nossas ações de repensar essa sociedade.. com urgência..
Uma aula de cidadania . Grande homem Silvio Almeida quero mais cidadãos Sílvio Almeida que orgulho.
Silvio Almeida é incrível, muito coerente, completo e preciso. Uma pena que foi interrompido diversas vezes.
Programa perfeito, no momento perfeito com a personalidade perfeita. Televisão aberta no Brasil pode ser incrível, sim!!! Se quiser!
Professor Silvio,viver em um país tão rico e a população tão pobre.Parabéns a Roda Viva...
Sempre muito bom ouvir o brilhante Silvio Almeida. Que aula!
Grande!!!...Precisamos de mais pessoas como você para melhorar a vida de todos, não apenas dos negros. Parabéns!
Excelente entrevista. Professor Silvio Almeida obrigada pela aula. O Senhor nos ajuda a compreender que Racismo não é questão comportamental. É um câncer absolutamente entranhado emitidos os setores da sociedade.
Fantástica participação! Parabéns ao Prof. Silvio e Vera Magalhães e TV Cultura pela escolha da pauta e entrevistado!
Perfeito, um intelectual importante para nossa construção, grande contribuição em nossa educação!
Parabéns a Paulo Cruz 👏👏👏👏 sua pergunta resume tudo!!!
Concordooo
44:12 "Eu não hesitaria em dizer o seguinte: Os meios de comunicação são absolutamente coniventes com a construção do imaginário social do negro nesse lugar subalterno."
53:50 "Se não fosse o movimento negro, eu não tava aqui." 🗣🗣🗣🗣
Com certeza. Basta ver quando um negro e preso mesmo sem provas do suposto crime, a mídia mostra a cara, chama de bandido e não da direito de se defender, quando e um branco, a mídia chama de adolescente e deixa se defender e não expõe nome ou a fisionomia da pessoa.
Concordo. Acontece sempre.
@@josenorberto5041 troca branco por rico e preto por pobre e veja a magica acontecer... é a mesma coisa filhão, a narrativa poltica faz vc pensar assim
Sílvio Almeida é realmente incrível! Parabéns!!!
Parabéns Professor Silvio Almeida, aula maravilhosa sobre racismo.👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Entrevista ótima, mas seria melhor ainda se deixassem ele concluir o raciocínio!
Verdade. Foi muito chata as interrupções.
PQ quando um negro tem a razão, o branco sempre vai tentar barrá-lo e como ele disse. A questão é estrutural..
Se ver que o "concorrente" esta sobressaindo, há de se fazer algo para impedi-lo. Pois seu império será abalado.. Simples a resposta.
Paulo Cruz fez apenas três perguntas. Não conseguiu responder nenhuma.
o melhor pensador contemporâneo do Brasil!
Obrigado Fábio Almeida, vc faz a diferença.
Silvo de Almeida, obrigada por tantas informações precisas sobre o racismo. Sua fala é esclarecedora. 🌷
"Todo discurso é prática", "A história não transita em julgado".
aproveita os descontos www.parceiromagalu.com.br/magazinejoselopesfilho/p/smart-tv-4k-led-75-samsung-un75ru7100-wi-fi-bluetooth-hdr-3-hdmi-2-usb/4532308/?
"Todo discurso é prática?" Acho que não. Os discursos de promessas políticas não cumpridas são ausência de prática.
@@augustopolegatto kkkk
@@augustopolegatto, você não entendeu. "Todo discurso é prática" significa que você só pode discursar a prática. Se o cara é pilantra e ele quer enganar a população, ele vai praticar.
@@diegomatos1992 Entendi. Obrigado pelo esclarecimento.
Fazer-se executar nossa Constituição e em tudo que puder ser melhorada no decorrer dos acontecimentos históricos! Obrigada, Silvio Almeida. Brilhante.
Silvio, realmente vc me representa, obrigada!
50:40 "não podemos contemporizar com o rebaixamento de ideias em nome do didatismo".
Silvio de Almeida é um nome que dá alento e esperança. Inteligente, articulado, humano. A voz dele precisa ser ouvida!
Esse programa foi histórico! Quero que essa bancada diversa esteja em TODOS os programas! Parabéns aos organizadores desse programa!
Boaaaa professor Paulo Cruz,colocou ótimos pontos
Necessario para a gente continuar viva no Brasil
Muito bom, que voz forte sensata e lúcida do professor Silvio.
O conheci pela Boitempo, queria ter conhecido antes e que mais vozes como a do professor sejam ouvidas.