Entrevista muito boa. Foi emocionante ver ele se emocionando no fim da entrevista. Viva a arte, a cultura, a filosofia, os professores, os livros. Abaixo os negacionistas.
No Brasil, o cidadão tem que aprender como utilizar sua cidadania. Me casei com um dinamarquês e, quando me mudei para o país escandinavo, passei por um processo de aprendizado da língua e conhecimento da sociedade. Fui para a escola de línguas para aprender dinamarquês e lá, estudei como o país e sua sociedade funcionavam. Aprendi sobre os sistemas de impostos, saúde, educação, eleições, direitos e deveres e mercado de trabalho. Todos no país sabem exatamente como tudo isso funciona e exercem a cidadania de forma plena.
Parabéns ao programa Roda Viva, Brilhante iniciativa de trazer um grande pensador como o Sandel. Conteúdo riquíssimo e relevante, que precisamos muito abordar em nossa sociedade.
Assistir o filósofo Michael Sandel é um prazer. E um desafio, pois tudo que diz, se sabe, mas a prática... Um desafio para a Filosofia Prática, ir para a Comunidade e se desencastelar dos "muros" acadêmicos. E penso: "Onde o humano se perdeu?" (...)
"O que significa ter uma sociedade justa? O q devemos fazer contra a desigualdade crescente? Qual deveria ser o papel do dinheiro e dos mercados numa boa sociedade? O q devemos uns aos outros como concidadãos?" Assim com essas perguntas que iniciarei minha aula amanhã (ainda q não sejam alunos do ensino superior estou curiosa para saber as resposta ainda mais sendo uma escola pública)
Excelente participação. Inteligência única. Pena que a tolerância do próprio programa não é tão elástica quando alguém pensa diferente da apresentadora e dos entrevistadores. Quem pensa diferente nem sequer é convidado. Precisou vir alguém de fora do país para que debatessem e discordassem com respeito. Que aprendam com essa entrevista.
Joel Pinheiro está muito inspirado nessa entrevista . Ele perguntou sobre se seria possível ensinar a virtude , levando em conta que , num país como o Brasil ( no mundo de modo geral , na verdade ) os rumos e as decisões saem de cima , dos governantes , para baixo sem que a população se interesse em ter participação política ou se mobilize para ganhar participação política . O professor reconhece que não é possível que as pessoas se tornem virtuosas através de pregações . De modo que é preciso que haja meios para que a participação popular aconteça através de ações de facilitação em comunidades , nos municípios , nos sindicatos . Ele coloca da forte tradição que existe nos Estados Unidos de organização da sociedade civil e que , ainda assim , tem se enfraquecido
Sensacional !!! Maravilhoso !!! Amei o entrevistado !!! Amei o tema como ele abordou e o relato final. Vou correndo comprar o livro dele. Obrigada, Roda Viva. Obrigada, Vera Magalhães.
Foi ótimo! Tanto o entrevistado, como os entrevistadores, e a Vera Magalhães, que além de coordenar muito bem fez uma linda e importante declaração de princípios ao final. Parabéns a todos! :)
Amei. Notei que ele foi neutro em algumas perguntas e que não entendeu uma pergunta( penúltima pergunta, se não me engano, mas acredito que esteja relacionado com a tradução visto a complexidade do português comparado ao inglês). De qualquer forma foi uma excelente entrevista e que traz luz a algumas questões...
Excelente pergunta da Gabriela prioli; 🤔porque é preciso expandir conhecimentos, pra que difato um indivíduo possa toma pé de situações que dizem respeito se ...e ao coletivo.
Meu Deus , que história surreal e espetacular é essa de um rapaz de 25 anos que era catador de lixo sem saber ler e encontrou um livro de Filosofia rasgado ? Como ele encontrou o professor que tinha jogado fora esse livro e que teve a iniciativa de ensinar a leitura -- esse rapaz , depois de ter aprendido a ler , estudou o livro Diálogos de Sócrates , escrito por Platão , junto com esse professor . Nunca tinha ouvido falar desse rapaz de nome Reginaldo que vive numa favela do Complexo do Alemão . O professor o conheceu há 7 anos atrás e , na ocasião , conversaram muito . A Filosofia mudou a vida de Reginaldo . O professor Michael Sandel esteve por agora aqui no Brasil pra participar do evento Fronteiras do Pensamento e Reginaldo estava na platéia de posse de um livro escrito por ele próprio . O professor Michael Sandel diz que ele e Reginaldo já discutiram muito sobre como aplicar o conceito de Justiça para a vida nas favelas . Michael Sandel disse que Reginaldo é a prova de que a Filosofia pode se fazer presente nas cidades e até mesmo no cotidiano das favelas . Não lembro de já ter visto algo sobre Reginaldo na mídia
Grande Sandel. Pena que os convidados da roda não representam a pluralidade necessária no debate público, inclusive de valores religiosos, que o próprio filósofo convidado tanto defende. Ficou claro até nas perguntas que o queriam colocar mais como um validador de defesas, como em Joel e Priori, que um pensador. Ele se saiu muito bem.
Priori e o Joel são muito inteligentes mas as perguntas enviesadas pelas crenças liberais foram educadamente respondidas sem cair nas armadilhas que a própria Priori e o Joel caem ao não se auto analisarem. Essas perguntas enviesadas não tem como foco perguntar ao entrevistador, mas sim produzir afirmações individuais. Os dois entrevistadores são educados e preparados, mas talvez a maturidade possa levar eles a uma posição de menos poder e magistrado e talvez uma posição mais analítica e aprendiz.
Infelizmente, Vera sendo Vera, ao tentar impor suas ideias, crenças e palavras ao entrevistado. Ele se saiu muito bem. Também triste que Vera e Juliana só pensem ou ajam no viés ideológico. Continuamos com sérios problemas, continuamos divididos e essas posições não ajudam nem colaboram a vencermos nossa apatia. Ninguém perguntou sobre conflito filosófico entre Aristóteles (privilegia a “Polis”), e a ideia de focar e priorizar minorias, mesmo que possam afetar ou prejudicar a maioria.
Juliana Wallauer ( roteirista e apresentadora ) fez uma pergunta crucial que tem sido uma das maiores polêmicas aqui e , pelo que sei , também nos EUA : como discutir e incitar reflexão nas escolas sobre temas como racismo , machismo , homofobia sem que esse debate resvale em ideologia . O professor Michael Sandel defende que os temas polêmicos devam estar presentes na educação de crianças e adolescentes dentro de um pacote que envolve o que seja Justiça , o que seja Bem-comum , o que seja Virtude . No entanto , Juliana Wallauer coloca o problema de que as crianças e adolescentes chegam às escolas com toda uma bagagem transmitida por pai e mãe , com valores morais trazidos de casa , que podem conflitar com o debate de temas polêmicos . Michael Sandel argumenta que se pode conseguir evitar o confronto entre escola e família através de toda uma atenção com o nível de desenvolvimento e com a idade dos alunos , tendo uma sensibilidade sobre quais perguntas devem ser apresentadas . Lembrei de uma das ótimas letras de músicas de Renato Russo que tem o verso : " O mundo anda tão complicado ... "
A entrevista está tão boa , tanto por conta da qualidade das perguntas pelos entrevistadores quanto por conta da qualidade do entrevistado que eu já devo estar quase no décimo comentário kkklllkkk . A pergunta de Juliana Wallauer sobre o valor do trabalho em meio à uma sociedade de mercado é uma das questões que mais me indignam na realidade de um planeta de expiações e provas . Numa economia e sociedade de mercado , um publicitário pode se tornar multi-milionário trabalhando com o lixo que é a área de propaganda e marketing ou um profissional de televisão que apareça na tela , ainda que seja um jornalista ou artista medíocre , ganha salários fabulosos ( especialmente se for apresentador de programa de entretenimento ) . Enquanto isso , médicos e enfermeiros assim como bombeiros e policiais , profissões radicalmente essenciais , têm salários ultra vergonhosos . Toda a explicação está na economia de mercado . Ainda que haja nada que possa ser feito sobre isso e , mesmo sabendo que o publicitário ou o apresentador de televisão ou o artista de sucesso vai retornar ao mundo espiritual com crédito zero na conta enquanto os médicos , enfermeiros , policiais e bombeiros vão retornar ao mundo espiritual com um crédito polpudo , essa é uma questão que me irrita muito
Eu penso que qualquer pessoa que já estudou alguma coisa de filosofia não confundi radical com extremista. Radical tem um lugar central na filosofia alemã e não significa o que esse pessoal afirma, embora eu penso que não seja à toa.
Joel Pinheiro fez uma boa pergunta acerca de qual deveria ser a posição das Cortes , dos Tribunais judiciários para julgar questões que envolvem valores morais diante de uma sociedade que se baseia em valores religiosos ou cristãos para definir o que deve ser a moral . Michael Sandel diz mais uma vez que ele não acredita e nem considera possível que alguém entre no debate público de forma neutra ou vazia de valores religiosos e espirituais . E chama atenção de que , uma vez que isso acontecesse , o resultado seria que o debate fosse dominado por idéias radicais de moralismo rígido , tacanho , intolerante . Ou seja , como coloca o dito popular aqui no Brasil , a emenda iria sair pior do que o soneto
Minha nossa , menos de 4% dos estudantes que se candidatam para entrar em Harvard conseguem ser aceitos , conseguem ser selecionados , conseguem passar nas avaliações ? A disputa então é hiper rigorosa , pra bastante além do que eu imaginava
Ninguém leva em consideração que por exemplo o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes e somente este ano arrecadou de impostos mais de 3 trilhões de reais, logo se o governo quisesse poderia fazer cada cidadão do país milionário e ainda sobraria muito dinheiro....e ao invés de distribuir esmolas distribuir milhões.
O professor americano da escola de Direito da Universidade Harvard Michael Sandel , professor de Filosofia política e moral , ao comentar um debate que teve com o juiz do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso ( em função de uma pergunta da jornalista Vera Magalhães à respeito desse debate ) , explica a divergência que tiveram sobre os direitos individuais -- Luiz Roberto Barroso considera que se deve buscar uma neutralidade na análise das garantias aos direitos individuais e Michael Sandel considera que essa neutralidade não tem como existir porque , ainda que apenas implícitamente , todo juízo legal está amparado num juízo moral . Eu acrescentaria chamando atenção de que a moral vai estar sempre em jogo tanto para o Mal quanto para o Bem , na medida em que a humanidade terrena está aprendendo o bê-a-bá da conduta moral , está na fase do Jardim-de-infância da conduta moral . Além do que , em matéria de conduta moral , os brasileiros de modo geral ( do povão às elites ) são pura barbárie
Para mim revanche é diferença de vingança , mas não tão saboroso quanto diferenciar vermelho e azul . Como uma luta de UFC mal resolvida , tipo quebrar a perna na hora certa
Para mim revanche é diferença de vingança , mas não tão saboroso quanto diferenciar vermelho e azul . Como uma luta de UFC mal resolvida , tipo quebrar a perna na hora certa.Acho que dá para resolver os problemas de preto , tecnologia , e pão e circo no âmbito de costumes , tipo um jogo de futebol sem ansiedade.Não que roubar ideias não seja divertido.Tenta ler , alta qualidade nesse debate.
O professor Michael Sandel falando sobre o ressentimento que se criou e se estabeleceu no mundo , e particularmente nos EUA , por conta do aprofundamento de desigualdades econômicas em função das políticas neoliberais que favoreceram exclusivamente uma pequena minoria . No caso dos EUA , ele exemplifica a manipulação feita por Donald Trump em cima do ressentimento dos excluídos : quando ele ganhou as primárias , disse a frase " Eu amo aqueles que têm pouco estudo . " . Meu Deus , quanta sordidez
Só faltou uma honestidade dos entrevistadores de darem o contexto no qual as favelas brasileiras vivem: Fora do estado de direito, da constituição e sob domínio do trafico, crime organizado e que só políticos cúmplices do tráfico entram lá sem escolta pesadamente armada; que dirá políticos que trabalham ativamente contra o crime organizado e seu tráfico de drogas, armas, roubos de carga e tráfico de pessoas, bem como as punições à margem da lei como queimar pessoas em tonéis e enroladas em colchões.
Filosofo faz perguntas sobre a História da Filosofia. Ele pode ser, no máximo professor de filosofia. Está muito longe de Platão, Sócrates, Aristóteles e todos os poucos outros filósofos. Talvez um sofista.
A resposta sobre o Trump surpreendeu a Verinha, pois traduz o absurdo que temos hoje no Brasil, ou seja, um ex-presidiário governando! Para os Pais Fundadores, isso era impensável e, por isto, nem pensaram em evitar um condenado na Presidência! Que tapaço de luva!
Tomara a apresentadora ouça suas palavras finais ao fazer seus posicionamentos políticos sobre a política brasileira. Ou é só discurso para americano ver?
Entrevista muito boa.
Foi emocionante ver ele se emocionando no fim da entrevista.
Viva a arte, a cultura, a filosofia, os professores, os livros.
Abaixo os negacionistas.
Cachorro Louco
No Brasil, o cidadão tem que aprender como utilizar sua cidadania. Me casei com um dinamarquês e, quando me mudei para o país escandinavo, passei por um processo de aprendizado da língua e conhecimento da sociedade. Fui para a escola de línguas para aprender dinamarquês e lá, estudei como o país e sua sociedade funcionavam. Aprendi sobre os sistemas de impostos, saúde, educação, eleições, direitos e deveres e mercado de trabalho. Todos no país sabem exatamente como tudo isso funciona e exercem a cidadania de forma plena.
Parabéns ao programa Roda Viva, Brilhante iniciativa de trazer um grande pensador como o Sandel. Conteúdo riquíssimo e relevante, que precisamos muito abordar em nossa sociedade.
Cachorro Doido
@@denilson71
Sugestões de convidados?
Obrigado.
Maravilhoso!!!!!! Parabéns Roda viva. Pela oportunidade de ouvir Sandel e pela qualidade dos entrevistadores. Show!!!!!
Finalmente Michael Sandel no Roda Viva. Que bom que dessa vez ele pode participar do Roda.
Verdade . Concordo com você Cachorro Doido
Assistir o filósofo Michael Sandel é um prazer. E um desafio, pois tudo que diz, se sabe, mas a prática... Um desafio para a Filosofia Prática, ir para a Comunidade e se desencastelar dos "muros" acadêmicos. E penso: "Onde o humano se perdeu?" (...)
Que entrevista maravilhosa! Um privilégio poder ouvir Michael Sander no Roda Viva!
"O que significa ter uma sociedade justa? O q devemos fazer contra a desigualdade crescente? Qual deveria ser o papel do dinheiro e dos mercados numa boa sociedade? O q devemos uns aos outros como concidadãos?" Assim com essas perguntas que iniciarei minha aula amanhã (ainda q não sejam alunos do ensino superior estou curiosa para saber as resposta ainda mais sendo uma escola pública)
Excelente participação. Inteligência única.
Pena que a tolerância do próprio programa não é tão elástica quando alguém pensa diferente da apresentadora e dos entrevistadores. Quem pensa diferente nem sequer é convidado. Precisou vir alguém de fora do país para que debatessem e discordassem com respeito. Que aprendam com essa entrevista.
Cachorro Louco
Joel Pinheiro está muito inspirado nessa entrevista . Ele perguntou sobre se seria possível ensinar a virtude , levando em conta que , num país como o Brasil ( no mundo de modo geral , na verdade ) os rumos e as decisões saem de cima , dos governantes , para baixo sem que a população se interesse em ter participação política ou se mobilize para ganhar participação política . O professor reconhece que não é possível que as pessoas se tornem virtuosas através de pregações . De modo que é preciso que haja meios para que a participação popular aconteça através de ações de facilitação em comunidades , nos municípios , nos sindicatos . Ele coloca da forte tradição que existe nos Estados Unidos de organização da sociedade civil e que , ainda assim , tem se enfraquecido
Minha mãe AMA o professor Sandel!!!!!!
Maravilhoso! Parabéns TV Cultura 👏👏👏
Sensacional essa roda viva! Obrigada pelo conteúdo!
Melhor bancada apresentada até hoje. Questões excelentes e o professor brilhante. Parabens!
Grande entrevista. Incrível.
Gabriela ficou linda de franja heim 😊
Excelente. Ele é maravilhoso. Pensador ímpar. Muito obrigado.
Excelente! Parabéns
Sensacional !!! Maravilhoso !!! Amei o entrevistado !!! Amei o tema como ele abordou e o relato final. Vou correndo comprar o livro dele. Obrigada, Roda Viva. Obrigada, Vera Magalhães.
Foi ótimo! Tanto o entrevistado, como os entrevistadores, e a Vera Magalhães, que além de coordenar muito bem fez uma linda e importante declaração de princípios ao final. Parabéns a todos! :)
O homem se garante!
“O lugar da filosofia é nas cidades e nas favelas…”
-Michael Sandel👏🏻
TV Cultura, a única que ainda vale a pena assistir.
Ver prof sendel defende muito que sigo na visão filosofia praticamente da escola grega e utilitarista perfeito melhor roda viva da história.
Amei. Notei que ele foi neutro em algumas perguntas e que não entendeu uma pergunta( penúltima pergunta, se não me engano, mas acredito que esteja relacionado com a tradução visto a complexidade do português comparado ao inglês). De qualquer forma foi uma excelente entrevista e que traz luz a algumas questões...
Excelente pergunta da Gabriela prioli; 🤔porque é preciso expandir conhecimentos, pra que difato um indivíduo possa toma pé de situações que dizem respeito se ...e ao coletivo.
“IMPORTANTE NÃO É VER O QUE NINGUÉM NUNCA VIU, MAS PENSAR O QUE NINGUÉM NUNCA PENSOU SOBRE ALGO QUE TODO MUNDO VÊ.”
- Arthur Schopenhauer
Cachorro Doido
@@denilson71 🙄🤔
Meu Deus , que história surreal e espetacular é essa de um rapaz de 25 anos que era catador de lixo sem saber ler e encontrou um livro de Filosofia rasgado ? Como ele encontrou o professor que tinha jogado fora esse livro e que teve a iniciativa de ensinar a leitura -- esse rapaz , depois de ter aprendido a ler , estudou o livro Diálogos de Sócrates , escrito por Platão , junto com esse professor . Nunca tinha ouvido falar desse rapaz de nome Reginaldo que vive numa favela do Complexo do Alemão . O professor o conheceu há 7 anos atrás e , na ocasião , conversaram muito . A Filosofia mudou a vida de Reginaldo . O professor Michael Sandel esteve por agora aqui no Brasil pra participar do evento Fronteiras do Pensamento e Reginaldo estava na platéia de posse de um livro escrito por ele próprio . O professor Michael Sandel diz que ele e Reginaldo já discutiram muito sobre como aplicar o conceito de Justiça para a vida nas favelas . Michael Sandel disse que Reginaldo é a prova de que a Filosofia pode se fazer presente nas cidades e até mesmo no cotidiano das favelas . Não lembro de já ter visto algo sobre Reginaldo na mídia
bom programa. boas questões contemporâneas para reflexão.
belo desenho❤
Grande Sandel. Pena que os convidados da roda não representam a pluralidade necessária no debate público, inclusive de valores religiosos, que o próprio filósofo convidado tanto defende. Ficou claro até nas perguntas que o queriam colocar mais como um validador de defesas, como em Joel e Priori, que um pensador. Ele se saiu muito bem.
Cachorro Doido
Priori e o Joel são muito inteligentes mas as perguntas enviesadas pelas crenças liberais foram educadamente respondidas sem cair nas armadilhas que a própria Priori e o Joel caem ao não se auto analisarem. Essas perguntas enviesadas não tem como foco perguntar ao entrevistador, mas sim produzir afirmações individuais. Os dois entrevistadores são educados e preparados, mas talvez a maturidade possa levar eles a uma posição de menos poder e magistrado e talvez uma posição mais analítica e aprendiz.
Sim! Ficava muito claro que não era pergunta. Mas afirmação de suas convicções pessoais esperando um “sim” de Sandel…
Infelizmente, Vera sendo Vera, ao tentar impor suas ideias, crenças e palavras ao entrevistado. Ele se saiu muito bem.
Também triste que Vera e Juliana só pensem ou ajam no viés ideológico. Continuamos com sérios problemas, continuamos divididos e essas posições não ajudam nem colaboram a vencermos nossa apatia.
Ninguém perguntou sobre conflito filosófico entre Aristóteles (privilegia a “Polis”), e a ideia de focar e priorizar minorias, mesmo que possam afetar ou prejudicar a maioria.
Traz Aristóteles verdadeira visão da polis está correto Fernando uma ligação aplicação.
Juliana Wallauer ( roteirista e apresentadora ) fez uma pergunta crucial que tem sido uma das maiores polêmicas aqui e , pelo que sei , também nos EUA : como discutir e incitar reflexão nas escolas sobre temas como racismo , machismo , homofobia sem que esse debate resvale em ideologia . O professor Michael Sandel defende que os temas polêmicos devam estar presentes na educação de crianças e adolescentes dentro de um pacote que envolve o que seja Justiça , o que seja Bem-comum , o que seja Virtude . No entanto , Juliana Wallauer coloca o problema de que as crianças e adolescentes chegam às escolas com toda uma bagagem transmitida por pai e mãe , com valores morais trazidos de casa , que podem conflitar com o debate de temas polêmicos . Michael Sandel argumenta que se pode conseguir evitar o confronto entre escola e família através de toda uma atenção com o nível de desenvolvimento e com a idade dos alunos , tendo uma sensibilidade sobre quais perguntas devem ser apresentadas . Lembrei de uma das ótimas letras de músicas de Renato Russo que tem o verso : " O mundo anda tão complicado ... "
Joel Pinheiro é a prova de que há pessoas inteligentes em todas as esferas politico-ideológicas.
Ata, sarcasmo
Alan Carlos . Concordo com você , Cachorro Doido
Aristotélico, kantiano e humano. Abraço prof.
A entrevista está tão boa , tanto por conta da qualidade das perguntas pelos entrevistadores quanto por conta da qualidade do entrevistado que eu já devo estar quase no décimo comentário kkklllkkk . A pergunta de Juliana Wallauer sobre o valor do trabalho em meio à uma sociedade de mercado é uma das questões que mais me indignam na realidade de um planeta de expiações e provas . Numa economia e sociedade de mercado , um publicitário pode se tornar multi-milionário trabalhando com o lixo que é a área de propaganda e marketing ou um profissional de televisão que apareça na tela , ainda que seja um jornalista ou artista medíocre , ganha salários fabulosos ( especialmente se for apresentador de programa de entretenimento ) . Enquanto isso , médicos e enfermeiros assim como bombeiros e policiais , profissões radicalmente essenciais , têm salários ultra vergonhosos . Toda a explicação está na economia de mercado . Ainda que haja nada que possa ser feito sobre isso e , mesmo sabendo que o publicitário ou o apresentador de televisão ou o artista de sucesso vai retornar ao mundo espiritual com crédito zero na conta enquanto os médicos , enfermeiros , policiais e bombeiros vão retornar ao mundo espiritual com um crédito polpudo , essa é uma questão que me irrita muito
A imagem e as legendas estão extremamente ruins .
Eu penso que qualquer pessoa que já estudou alguma coisa de filosofia não confundi radical com extremista. Radical tem um lugar central na filosofia alemã e não significa o que esse pessoal afirma, embora eu penso que não seja à toa.
Joel Pinheiro fez uma boa pergunta acerca de qual deveria ser a posição das Cortes , dos Tribunais judiciários para julgar questões que envolvem valores morais diante de uma sociedade que se baseia em valores religiosos ou cristãos para definir o que deve ser a moral . Michael Sandel diz mais uma vez que ele não acredita e nem considera possível que alguém entre no debate público de forma neutra ou vazia de valores religiosos e espirituais . E chama atenção de que , uma vez que isso acontecesse , o resultado seria que o debate fosse dominado por idéias radicais de moralismo rígido , tacanho , intolerante . Ou seja , como coloca o dito popular aqui no Brasil , a emenda iria sair pior do que o soneto
Filosofia faz perguntas. Quem doutrina é técnico.
Minha nossa , menos de 4% dos estudantes que se candidatam para entrar em Harvard conseguem ser aceitos , conseguem ser selecionados , conseguem passar nas avaliações ? A disputa então é hiper rigorosa , pra bastante além do que eu imaginava
gente , è sério que não tem um zè mane ai para falar um inglês nível b1?
Prioli ❤
Ninguém leva em consideração que por exemplo o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes e somente este ano arrecadou de impostos mais de 3 trilhões de reais, logo se o governo quisesse poderia fazer cada cidadão do país milionário e ainda sobraria muito dinheiro....e ao invés de distribuir esmolas distribuir milhões.
Senti falta de perguntas sobre meritocracia, a moral e sobretodo Ética nos diversos poderes de.nuestra democracia e judiciário
Não existe meritocracia
@@gairplaneexiste o Lula o professor de Deus
Nada disso existe na ideologia esquerdistas
O professor americano da escola de Direito da Universidade Harvard Michael Sandel , professor de Filosofia política e moral , ao comentar um debate que teve com o juiz do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso ( em função de uma pergunta da jornalista Vera Magalhães à respeito desse debate ) , explica a divergência que tiveram sobre os direitos individuais -- Luiz Roberto Barroso considera que se deve buscar uma neutralidade na análise das garantias aos direitos individuais e Michael Sandel considera que essa neutralidade não tem como existir porque , ainda que apenas implícitamente , todo juízo legal está amparado num juízo moral . Eu acrescentaria chamando atenção de que a moral vai estar sempre em jogo tanto para o Mal quanto para o Bem , na medida em que a humanidade terrena está aprendendo o bê-a-bá da conduta moral , está na fase do Jardim-de-infância da conduta moral . Além do que , em matéria de conduta moral , os brasileiros de modo geral ( do povão às elites ) são pura barbárie
juliana tem filosofo em cuba??????
Para mim revanche é diferença de vingança , mas não tão saboroso quanto diferenciar vermelho e azul . Como uma luta de UFC mal resolvida , tipo quebrar a perna na hora certa
O Barroso tem um discurso infantil baseado no privilégio. Lamentável alguém tão sem experiência de vida tenha um cargo tão importante.
Para mim revanche é diferença de vingança , mas não tão saboroso quanto diferenciar vermelho e azul . Como uma luta de UFC mal resolvida , tipo quebrar a perna na hora certa.Acho que dá para resolver os problemas de preto , tecnologia , e pão e circo no âmbito de costumes , tipo um jogo de futebol sem ansiedade.Não que roubar ideias não seja divertido.Tenta ler , alta qualidade nesse debate.
O professor Michael Sandel falando sobre o ressentimento que se criou e se estabeleceu no mundo , e particularmente nos EUA , por conta do aprofundamento de desigualdades econômicas em função das políticas neoliberais que favoreceram exclusivamente uma pequena minoria . No caso dos EUA , ele exemplifica a manipulação feita por Donald Trump em cima do ressentimento dos excluídos : quando ele ganhou as primárias , disse a frase " Eu amo aqueles que têm pouco estudo . " . Meu Deus , quanta sordidez
Filosofia é uma disciplina difícil. Dogmatismo não é filosofia.
o cara e realmente bom mas as peguntas foram muito fracas.
mas quem tem acesso a filosofia seria??????
kkkkkkkkkkk.gabriela tomou uma paulada.
Só faltou uma honestidade dos entrevistadores de darem o contexto no qual as favelas brasileiras vivem:
Fora do estado de direito, da constituição e sob domínio do trafico, crime organizado e que só políticos cúmplices do tráfico entram lá sem escolta pesadamente armada; que dirá políticos que trabalham ativamente contra o crime organizado e seu tráfico de drogas, armas, roubos de carga e tráfico de pessoas, bem como as punições à margem da lei como queimar pessoas em tonéis e enroladas em colchões.
Filosofo faz perguntas sobre a História da Filosofia. Ele pode ser, no máximo professor de filosofia. Está muito longe de Platão, Sócrates, Aristóteles e todos os poucos outros filósofos. Talvez um sofista.
Fenômeno pop? É entrevista sobre filosofia ou "revista contigo"?
Esse tal de Barroso não é aquele juiz que foi comemorar com uma das torcidas? Fala sério!
A resposta sobre o Trump surpreendeu a Verinha, pois traduz o absurdo que temos hoje no Brasil, ou seja, um ex-presidiário governando! Para os Pais Fundadores, isso era impensável e, por isto, nem pensaram em evitar um condenado na Presidência! Que tapaço de luva!
ideologia e pessoal nao e imposta.
estreladas kkkkkkk
acho que os esquerdista deram um tiro no proprio pe.o michael nao se deixou levar por peguntas tendenciosas😅😅😅
esse programa era muito bom antigamente, quando não estava a serviço da esquerda e da censura
Tomara a apresentadora ouça suas palavras finais ao fazer seus posicionamentos políticos sobre a política brasileira. Ou é só discurso para americano ver?
Um deficiente visual consegue ouvir a entrevista dublada?
Filósofos liberais????? Adjetivando filósofos? Parece doutrinação. Acho que ele nunca leu Descartes. Ou Platão.