Estes altofalantes vendidos por aquele vendedor, com toda a certeza foram condenados o lote numa linha de montagem e arrematados em leilão e colocados à venda.
Não tinha pensado nesta situação, mas é bem possível que seja isso mesmo. Talvez seja por esse motivo que o vendedor preferiu que cancelasse a compra e não comprasse mais, isto é, todos os falantes que ele tem devem estar com defeito ou com suspeita de estarem defeituosos. Boa lembrança!
Famoso ditado mexer com quem tá quieto agente só aprende com quem sabe parabéns pelo seu conhecimento e nos ensinando comprar o que realmente está anunciado
Gostaria de deixar a minha reclamação aqui. Depois que descobri este canal e principalmente depois que assisti este video, nao vou comprar alto falantes da mesma maneira mais. Se estão perdendo clientes, é porque estamos aprendendo demais com o Sr. Azar dos vendedores. Obrigado por todo o conhecimento que o Sr. Está dividindo com a gente . Parabéns!!!
Puxa vida, agradeço muito seu comentário tão gentil. Contudo, a intenção do canal é esta mesma, ou seja, explicar para as novas gerações velhas lições do mundo da alta-fidelidade e, principalmente, explicar a diferença entre equipamentos (e músicas...) de alta-fidelidade e os outros "mundos" do som, como por exemplo o som automotivo e o som profissional. Fico feliz por estar gostando e mando aqui um forte abraço.
Parabéns pelo vídeo mas a respeito do acontecido, a culpa, ou melhor dizendo, o fato é que os vendedores estão acostumados com o cliente que nada entende e nao tem os conhecimentos para verificar. Assim como hoje o cliente do açougue nao sabe o que é uma carne limpa, na maioria dos clientes, pois tem os que sabem, os açougues deitam e rolam pois antigamente maioria das pessoas de origem humilde tinham vivido na zona rural e estava acostumada a desossar um boi. Obrigado pelo vídeo e pelo conhecimento, e só aprendo mais e mais com seus conhecimentos e seus ensinamentos.
Acho que é isso mesmo, ou seja, acabei encontrando um vendedor que não liga para seu cliente. Mas é uma pena, pois os alto-falantes são de boa qualidade. Pena que cada falante vem de um jeito, então acaba sendo uma loteria. Em breve teremos no canal um vídeo sobre as caixas que foram feitas com os falantes que foram selecionados, ficou bem interessante. Abs.
É mestre! Que coisa hein! Não é fácil! Consumidor não gosta de ser enganado! o Sr. fez muito bem em alertar e mostrar nessa vídeo aula, que apesar de existir a famosa lei do consumidor ( o Sr. até poderia exercer se quisesse!), não o fez acreditando que poderia ter por parte do vendedor um reconhecimento de que o cliente não gosta de ser enganado!, claramente faltou o bom senso por parte do vendedor! acredito que no fundo no fundo pessoas com esse perfil acabam se queimando no mercado e não sobrevivem, não há mais espaços para vendedores como esse, não é verdade?! Parabéns mais uma vez pela aula!!! Abs,
Pois é, preferi não prejudicar o vendedor, mas achei que seria obrigação explicar publicamente o que aconteceu para que outras pessoas não sejam prejudicados. No meu caso o prejuízo foi pequeno e não vai afetar coisa alguma, mas tenho pena de quem gasta um dinheiro que vai lhe fazer falta para depois ser atendido desta forma... Mas pelo menos ganhei uma oportunidade para mostrar um procedimento técnico que pode ajudar aos amigos que me acompanham pelo UA-cam, não é mesmo? Grande abraço!
Parabéns . Penso igual! Quando não tinha internet e compra online eu passava em frente a loja e via que ela fechou! Agora online , pode ter certeza que esse não dura muito também! Abraço
Provavelmente será isto mesmo, mas é uma pena porque os falantes em si são bons (quando funcionam) para usar em som vintage ou para construir caixinhas ativas para celular. Vamos assistir e ver o que acontece...
Boas, como sempre mais uma grandiosa aula para todos nós! Tempos atrás comprei um par de woofers da keybass modelo k10 102 para substituir os antigos em um par de caixas vintage e achei que tem boa qualidade sonora. Mas não sou especialista no assunto, apenas verifiquei as especificações das caixas e comparei com as da keybass e achei que estavam bem próximas. E no fim meus ouvidos aceitaram bem o som das caixas, portanto fiquei feliz com o resultado. Grande abraço!
No fundo, o que interessa numa caixa de som é que nossos ouvidos gostem... Mas eu queria neste vídeo explicar como fazer o pareamento de maneira técnica, pois se não for assim perderia muito tempo em projetos como este em que estamos trabalhando, com 2 woofers por caixa, tentando fazer a sintonia da caixa. Grande abraço!
Mais uma análise de auto-falante muito bem feita! É de suma importância ver a avaliação do vendedor, para que a princípio não cairmos em vendas duvidosas! A questão da avaliação do comprador, é vital que se faça, para evitar esse tipo de atitude de quem está vendendo o produto! Meu prezado NÃO SE PODE TER PENA 😠! Você já pensou em fazer um projeto das caixas MASTER 200? Grande abraço e parabéns! 👍
Estava comprando desse vendedor há mais de um ano. Sem qualquer problema. Foi uma pena o que aconteceu, porque os falantes eram bons (parece que não são mais). Não quis devolver os produtos ou comentar no ML para não prejudicar a empresa. Não ficou claro se a atitude que eles tomaram é uma política da empresa ou se foi algum funcionário de mau humor que me atendeu. Então achei melhor relatar publicamente o que aconteceu e cada um que tome os devidos cuidados... Temos agendada uma manutenção num par de Master 200, daí então teremos a oportunidade de conhecer o projeto a fundo e fornecer os dados para quem quiser tentar fazer uma réplica. Abração!
Interessante estas medições de frequência de ressonância🖒: neste tema seria interessante. (se puder é claro) fazer a seguinte experiência: fazer um teste de ressonância com um woofer de graves que não tem suspensão e depois colocar suspensão neste mesmo woofer medir a frequência para ver a diferença , seria muito interessante ver.
Muito bom. Me permita mais uma dica muito importante, a avaliação do vendedor no Mercado Livre. É fundamental consultá-la antes da compra e principalmente avaliá-lo após a compra. É evidente que quase ninguém perde tempo com isso, e para piorar, o Mercado Livre sistematicamente exclui as poucas avaliações publicadas pelos compradores. Se os compradores entendessem a vital importância dessas avaliações vendedores sem credibilidade talvez mudassem de atitude, afinal, muitos deles só aprendem quando dói no bolso... . Abração.
É verdade, faltou falar sobre isto no vídeo. Mas é assim: não comentei nada no ML e nem avaliei mal o vendedor porque não quis prejudicar a empresa no Mercado Livre. Achei melhor assim pois não estou certo se é uma política da empresa ou se é simplesmente algum atendente que estava num mau dia e tomou as atitudes que relatei. O mais chato é que o alto-falante é bom e barato, mas por falha no contato com o cliente eles podem se queimar com muita gente que vai assistir este vídeo e pode ficar receoso de comprar.
Olá amigo. Sou o dono daquele Deck Technics RS-B965 que lhe procurou. Depois de todo esse tempo consegui finalizar o serviço, e quero lhe agradecer pelas informações que me passou. Seus vídeos me ajudaram muito a entender algumas práticas de calibragem. Fiz uma menção a seu canal para que meus inscritos conheçam seu trabalho nesse vídeo: ua-cam.com/video/9ckFR3Qi7Uw/v-deo.html Enfim, muito obrigado pelo conhecimento que vc divide através dos seus vídeo. Deus o abençoe.
Olá colega, que bom que deu tudo certo com seu Technics! Tenho assistido seu canal e posso dizer que é bem interessante. Vou ver o vídeo mas já deixo aqui meu agradecimento. Grande abraço!
Ganhou um inscrito❤. Muito bom conteúdo Gostaria de saber se é possivel fazer um video ensinando como agente pode medir de forma mais aproximada como agente aprende a mensurar qual potencia de alto falante é ideal para seu aparelho. Ex: tenho um pré amplificador Gradiente esotech e uma caixa acústica com alto falante de 15' 350 wats de potencia pmpo. Eu nao posso colocar mais doque 40% da potencia do aparelho que som distorce nos graves. Dai vejo a potencia do receiver por canal e é muito próximo da potência dos falantes.
A potência dos alto-falantes deveria ser um caso de polícia, de tanta mentira que é contada nas especificações. A tal de "potência PMPO" é uma grande farsa, cada fabricante tem suas próprias "especificações" e são números praticamente inúteis. No caso da distorção, pode ser no alto-falante, no amplificador ou em ambos. Considerando-se o baixo rendimento dos falantes atuais, é bem provável que o amplificador é que não esteja dando conta. Mais especificamente, a fonte dele que foi projetada para as caixas da época, e não para esses alto-falantes consumidores de potência que existem atualmente. A idéia do vídeo é interessante, vou deixar anotada para ser feita oportunamente. Grande abraço!
Esses falantes são feitos para outro tipo de sistema de som. Até hoje não encontrei um modelo desses que servisse para som vintage, que é o nosso foco. Mas se aparecer algum a gente fala sim. Abs.
No caso desse vídeo foi usado um aparelho específico, que é gerador de áudio que eu mesmo construí e que, aliás, tem um vídeo sobre ele aqui no canal. Mas pode-se usar um PC ou celular com softwares especificos. No caso do PC, costumo usar o Audacity para gerar as frequencias de teste, mas existem muitos outros.
Caríssimo, estes dias fui na rua dos Andradas lá em São Paulo, e vi na loja de um profissional restaurador e em outro número na mesma rua uma caixa JBL antiga de altíssimo valor. Infelizmente não sei o modelo. Um deles que a possuía disse que não a venderia “por nada” já que a usava para testes. Outro proprietário disse que estava à venda por R$ 20.000,00. Eu gostaria muito de conhecer esta caixa, já que infelizmente senti-me acanhado para fazer mais perguntas sobre a dita cuja. Hoje é possível reconstruir com extrema qualidade esta caixa JBL? Em fim, muito grato por sua qualidade sobre os alto-falantes. Continue sempre, grande abraço.
O dono pode pedir o valor que quiser, mas entre pedir e vender tem uma grande distância... Mas, enfim, nem sei se seria o caso de gastar tanto num par de caixas. Existem muitas opções no mercado e todas elas custam bem menos que este valor... Em relação à reconstruir, eu não sou partidário deste procedimento. É impossível recriar hoje em dia exatamente os mesmos materiais que se usava antigamente, ainda mais em outro país. Além do mais tem o seguinte: Toda caixa é construída ao redor do falante de graves. Qualquer parâmetro que seja diferente no woofer vai exigir uma mudança corresponde na caixa. Como é impossível recriar exatamente um mesmo falante antigo, daí então estaríamos construindo uma nova caixa. Oras, se vamos então fazer uma nova caixa, então que seja assim, ou seja,, vamos esquecer a caixa antiga e partir para um novo projeto... Claro que este é meu ponto de vista, outros colegas podem pensar diferente. Grande abraço!
Esse vídeo foi uma aula de eletrônica e de cidadania. Muito pertinente no país em que vivemos. Seguindo a tua lógica o mesmo problema ocorre quando em um par de caixas onde um dos falantes foi recondicionado e outro é original. Estou correto? Abraço
Fico feliz por ter entendido a situação relatada no video. Em relação á sua pergunta, acontece o seguinte: quando se conserta um par de caixas os falantes devem ser recondicionados aos pares, porque o recondicionado nunca fica exatamente igual ao original. Não é nem questão de ser melhor ou pior, mas sim de ser diferente. Veja, se até mesmo numa linha de produção nenhum falante é exatamente igual ao outro, imagine-se então depois que um falante tem anos de uso e o outro foi feito com materiais novos e que muito provavelmente são diferentes dos originais. Abs.
Acredito que esteja se referindo à potência da caixa, e não do falante em si. O Gradiente Model 360 tem 80 Watts RMS por canal e uma grande capacidade de fornecer corrente, ou seja, ele pode alimentar uma caixa com bons graves. Ficando na mesma linha da Gradiente, pode ser uma Master 100, ou uma Concert 3, por exemplo. Recomendaria uma caixa capaz de suportar pelo menos 100 watts RMS.
Boa noite Amigo! Gente que gnorante não falta nesse mundo....além de comprar do dito cujo .....ainda disse o q disse.....ara.....manda as favas.....um forte abraço uma boa noite fique na PAZ D E DEUS.❤
Pois é... Decididamente, não é a melhor forma de tratar um cliente... Dá a impressão de que está fazendo um favor ao vender seus produtos. É aquele velho ditado do marketing, ou seja, "um cliente bem atendido pode falar bem da loja para mais um ou dois amigos, mas em compensação um cliente mal atendido vai falar mal da loja para todo mundo que tiver a oportunidade"....
Tinha q falar qual e o vendedor. Porq eu estava pra comprar esse falante pra montar duas caixinhas pra pc. Ia usar esse de 25w como wofer acompanhado de um menor para os agudos
Não sei se existe mais de um vendedor deste falante, mas o que nos atendeu é ruim. Ao invés de resolver o problema, sugeriu que a gente não comprasse mais com ele porque o produto dele não tinha a qualidade que a gente queria. Só que nós queríamos apenas receber falantes que funcionasse, não estávamos pedindo nada de mais. Mas acho que o vendedor estava certo, ou seja, esses falantes não possuem um nível de qualidade aceitável. Cada lote que compramos vinha de um jeito, os falantes não são uniformes. Cada um deles tem um comportamento diferente, se o amigo comprar esses falantes não é garantido que vá receber falantes iguais aos que usamos nos nossos projetos. Sugiro tomar cuidado.
Hoje quase não há fabricantes nacionais de alto-falantes, sobretudo de alta fidelidade. Até mesmo a Bravox e a Pioneer hoje só focam nos "boom-box" automotivos, com pouca sensibilidade/baixo rendimento, exigindo "caminhões" de potência do amplificador, para "berrar" por volta dos 70 Hz, fazendo vibrar a carcaça do automóvel e o que mais houver no entorno. Fabricantes mais sérios e profissionais - como eram a Selenium, a Novik, A Snake e a Bravox até a década de 1990 - tinham como prática fazer os testes básicos em toda as unidades que saíam da fábrica. Nunca ouvi falar que um alto-falante desses fabricantes tenha chegado ao comércio com a bobina interrompida ou que um lote deles com a suspensão ou cone defeituosos a olho nu tenham sido liberados para as lojas. Se o fabricante for fazer todos os testes e medições, é claro que vai haver um percentual de produtos rejeitados ali mesmo, haverá um custo operacional (de equipamentos e HH), tudo isso implicando em aumento do custo por unidade, o qual será repasado ao revendedor, por fim ao comprador final. A Selenium, por exemplo, fornecia todos os parâmetros Thiele Small, além mais de uma dezena de parâmetros não lineares, sem contar os geométricos, do conjunto magnético, de RF e SPL. Portanto um alto-falante para custar muito barato terá de ser produzido em enorme escala e o fabricante não submeterá todas as unidades nem mesmo aos testes elétricos básicos. Com isso, se a linha de produção não for completamente automatizada ou muito competentes os montadores e soldadores, são grandes as chances de sair um percentual significativo de peças defeituosas. Mas a completa automação ou bons montadores e soldadores têm um um custo significativo... Como este e outro canal já mostraram, equipamentos e/ou componentes elétricos e eletrônicos, mesmo produzidos dentro da melhor técnica e no mais rigoroso padrão de qualidade, podem apresentar grande variabilidade nos seus parâmetros. No caso de semicondutores (como os transistores, sejam eles FET ou BJT) há variabilidade significativa até mesmo em componentes do mesmo lote. O bom vendedor é aquele que, reconhecendo o vício do produto, faz a troca do mesmo, atendendo ao pedido cliente, tomando, em seguida, a iniciativa de comunicar o problema ao fabricante, para que sejam tomadas as providências e corrigidas as falhas no processo de produção.
Opinião bem colocada e com muitas verdades. O que provavelmente aconteceu é que o vendedor está repassando um lote de falantes ruins ou com defeito. Ele tem ciência desta situação e foi por isso que se recusou a trocar e/ou a fornecer novamente. Grande abraço e obrigado pela participação!
O que pensas sobre falantes premium de alto rendimento e baixo qts voltados para médios da linha automotiva? Sei que nao é o foco do canal, mas vejo que tens bastante conhecimento sobre sistemas de som.
O valor do QTS em si não indica se um falante é ruim ou bom, indica apenas o tipo de caixa onde ele vai dar o melhor resultado. Quando a ser de alto rendimento, posso dizer que tudo é relativo, ou seja, esses falantes devem ser considerados de alto rendimento em relação aos demais que estão sendo fabricados hoje, mas certamente não se compara aos falantes das caixas vintage, aqueles sim eram capazes de falar alto mesmo com amplificadores fracos. Pessoalmente, acho que os falantes automotivos servem apenas para esta finalidade, nada têm a ver com caixas de alta fidelidade, que é o foco deste canal.
@@audioclassico Alguns anos atrás ainda se achava no mercado auto falantes voltados aos sistemas diy, hoje ja é raro encontrar algo que nao seja na linha automotiva ou profissional, seria possível montar um sistema hi fi de alto spl com o que temos hj no mercado?
Bom vídeo, tens meu like e inscrição. Gostaria de sua opinião para uma situação aqui em meu home theater, em um dos 7.1 canais, especificamente na saída stereo com o canal voz e grave ( voz no canal esquerdo e grave no direito desta mesma saída), irei ligar um amplificador classe D infineon de 80w e 4ohms por canal stereo, o canal de voz irei ligar somente em uma caixa com alto falante full range e twiter, atras desta caixa consta especificação na etiqueta de 25w RMS - 4 ohms. E a dúvida agora ... seria em relação ao grave, tenho 2 caixas de sub da sony de 50W cada a 6ohms, e tenho tbem 4 caixas da jbl de 5W cada a 4 ohms onde a principio não queria usa-las neste projeto, queria usar somente as da sony mas se for necessário casar as impedâncias poderia usá-las por isso as mencionei, ocorre que meu amplificador o minimo é 4ohms por canal, se eu ligar as duas sony em paralelo terei 3ohms, nao vai rolar em paralelo, se eu ligar em série terei 12ohms, será que fica bom 12ohms no grave em um canal e 4ohms na voz em outro canal? Outra forma que pensei seria ligar as 4 jbl em paralelo resultando em 1ohm, ligar as duas sony em paralelo resultando em 3ohms , ligar esses 3ohms com 1ohm em série, resultando em 4ohm, sendo que as sony ficariam com 75% da potencia do canal do amplificador e as jbl somente com 25% (suficientes). Gostaria de sua opnião a respeito ... por favor ... Outra maneira de ligar dentro das possibilidades de equipamentos que possuo é ligar um canal de voz do amp na caixa de 25w sozinha conforme dito acima e ao inves de ligar o canal de grave direto nas caixas combinadas ... ligar este canal em outro amplificador que aceita entrada amplificada, este amplificador trabalha a 2ohm minimo, eh um amp mono que tem entrada stereo e sai mono, desta forma eu poderia ligar as duas sony em paralelo a 3ohms neste amp sem problemas ... e as jbl ficaria fora do projeto, atualmente eu uso as sony ligadas neste amp mono e soa muito bem ....
Não ficou muito clara a situação, mas vou tentar ajudar. Se tem um receiver de Home theater 7.1 você precisaria ligar um subwoofer ativo na saída correspondente, sendo que as demais 7 saídas são para caixas passivas Não precisa (e nem deve) ligar outros amplificadores, não vão ajudar em nada e podem até piorar a qualidade do som. No caso, 1 saída é para o canal central, mas não é preciso utilizar. Em relação às outras 6 saídas, o mais importante é colocar boas caixas nas 2 frontais, elas é que vão dar a imagem estéreo e também a reprodução principal de médios e agudos. As demais podem ser caixas simples, só para fornecer o som surround, sendo que este som surround só vai aparecer quando estiver escutando um DVD ou Bluray gravado em 7.1.
Sera que seria possível fazer um par de caixas acusticas de boa qualidade com alto falantes de caixa de guitarra? Apesar de terem medito a alguns anos atrás que não daria certo, eu tenho minhas duvidas ainda...! Se puder nos dizer algo a repeito agradeço muito. Gostei muito do seu trabalho!
É possível, mas o resultado é incerto. Alto-falantes para instrumentos musicais são feitos com outros parâmetros, eles devem tocar bem em uma faixa mais restrita de frequencias e suportar picos que não existem nas caixas para alta-fidelidade. Para obter os melhores resultados, o correto é utilizar falantes desenhados para essa finalidade (alta-fidelidade) com respostas mais planas, maior rendimento, cones mais macios e bobinas menores, que proporcionam maior rapidez na resposta aos transientes, sem preocupar-se tanto com a sobrecarga que é comum acontecer nos falatnes para instrumentos.
Ja tive um problema parecido, comprei 2 novik de 76, um veio com 3.5ohms e o outro com 7.6ohms, com a indutância muito diferente também, aparentemente exatamente iguais mas tocam completamente diferente....
Fatos assim podem acontecer numa linha de montagem, ou seja, nenhum produto sai exatamente igual a outro. Então o que se faz é estabelecer uma margem de tolerância e comercializar apenas os que ficarem dentro dela. Mas os testes geralmente são feitos por amostragem, então pode acontecer de algum falante alterado chegar na mão do consumidor. Daí vai cair na situação que expliquei no vídeo, ou seja, se isto acontecer, o lojista deveria atender o cliente e trocar o falante, depois mandaria o falante para o fabricante e este deveria trocar o falante para o lojista. Isto, claro, num mundo ideal. No mundo real podem acontecer várias distorções, conforme relatado no vídeo......
Bom dia, Iberê! É o típico caso da falta de bom senso e de pouco caso com o consumidor, o melhor a ser feito, simplesmente fazer uso no sentido figurado e defenestrar o produto e a pessoa.
Foi uma situação chata mesmo. Num primeiro momento pensei em partir para a briga, mas depois pensei melhor e resolvi que não devia prejudicar a empresa, porque ambos podemos ter sido vítimas de algum atendente mal treinado ou que estava num mal dia. Em todo caso, achei que devia deixar registrado o que aconteceu e manter a discussão num nível técnico. Acho que pode ser útil para os amigos que me acompanham no UA-cam. Grande abraço!
Não sei o que aconteceu com eles, porque já compramos muitos destes alto-falantes sem problemas. Mas nos últimos meses começaram a apresentar os problemas que mostramos neste vídeo.
Tem que explanar mesmo esses vendedores que não agem de forma ética. Tem os que não dão suporte pós venda e tem os que são mal intencionados e induzem o cliente ao erro. Esses dias comprei no Mercado Livre um kit de correias anunciado como para gradiente MS77 que veio com 3 correias e depois de montar descobri que o correto são 4. Ao reportar o erro o vendedor não admitiu e ainda disse que o duplo deck pode funcionar com 2, 3 ou 4 correias. Se não tem certeza da aplicação correta do próprio produto não faça anúncio engonoso. E pior, não tente solucionar indicando ao cliente fazer gambiarra.
Todo mundo pode errar, mas o vendedor deveria colocar seu cliente em primeiro lugar. Deveria analisar cada ocorrência e procurar melhorar seu atendimento. Uma coisa que me espanta é como existem firmas que investem muito em publicidade, mas quando encontram problemas numa venda preferem se retraem, colocam a culpa no cliente ou então simplesmente não dão a mínima atenção. Com isto, um cliente que poderia retornar e indicar a empresa, acaba na verdade falando mal dela para todo mundo que conhece, fazendo uma propaganda negativa que influencia muito mais do que as propagandas pagas que a empresa possa fazer. O caso das correias que você relatou ilustra bem isto, ou seja, o vendedor poderia ter procurado entender o caso, apresentar uma solução ou então se oferecer para desfazer a compra e devolver o dinheiro. Ainda bem que você tinha tempo e conhecimento para entender a situação e encontrou a solução. Grande abraço!
@@audioclassico Sem dúvida. A resolução era muito simples mas o "especialista" não reconheceu o erro. Uma pena o pouco caso. E pior, continua com mesmo anúncio ativo. Um princípio básico de qq treinamento de venda ou marketing é que a propaganda negativa tem ao menos 10 vezes mais alcance que a positiva. A minha parte estou fazendo. Um abc Iberê
Vou arriscar comprar 3 por 120,00 no ml pra montar duas caixinhas pra pc. Quero esse falante para os graves e outro menor ligado com capacitor, para os mais agudos. Duas caixa pequenas. Sera q daria certo? Vou usar esses amplificadores bluetooth da china. Tenho 3 vindo. 50w, 160w e 200w.
Esses falantes não vão dar um grave profundo, mas reproduzem bem os graves altos, os médios e os agudos. Se o amigo deseja graves fortes deve partir para outro tipo de falante.
@@audioclassico eu quero montar umas caixas que me sirvam pra ouvir músicas, assistir filmes, etc. Q tenham um áudio legal, com graves limpos etc, mas sem exagerar na potência. Creio que 20rms cada canal já daria. Ou 30rms com um twitter. Saberia de algum modelo que me serviria? 5pol máximo. Tá difícil achar. Pensando já em ver no aliexpress kk
Infelizmente o cliente se não comprar em loja séria e testar na hora, tem que arcar, eu comprei uma ev1sport voltz, Só esta com mais de 230 dias Parada sem a menor cara do "fabricante" em me ressacir, ele prefere pagar a advogados do que dar respeito e o direito do consumidor.
É complicado testar os falantes na hora, mas a loja poderia pelo menos ter tido mais respeito ao seu cliente e tentar resolver a situação. Ou então, conforme lembrou o colega @PU1JHA , pode ser que ele esteja vendendo um lote de falantes que foi recusado no controle de qualidade da fábrica, e todos os falantes que ele tem podem estar com defeito. Grande abraço!
Obrigado por compartilhar seu trabalho, espero que ajude aos colegas. Mas devo ressaltar que esse alto-falante tem qualidade irregular, até mesmo dentro de um mesmo lote existem grandes variações principalmente no FS (frequencia de ressonância) e também no rendimento (SPL), conforme ficou demonstrado aqui neste vídeo.
"Eu tenho observado aparelhos com alto falantes com impedância de 2,4,6,8,16 etc.. impedância mais alta precisa de fonte de alimentação mais alta, quando é mais alta tem som mais limpo e livre de ruídos ou não existe uma impedância com som melhor?"
Não existe mágica nesta coisa de impedância de alto-falante. Os alto-falantes (ou conjunto de alto-falantes) devem ser compatíveis com o amplificador que estiver em uso. Agora, se um amplificador pode trabalhar, digamos, com caixas de 4 ou 8 Ohms, obviamente ele vai "falar" um pouco mais alto com caixas (ou conjunto de caixas) de 4 Ohms. Mas a diferença é pequena, não é algo que vá fazer tanta diferença assim. Obviamente, quanto mais baixa for a impedãncia dos falantes, mais energia vai drenar da fonte do amplificador. Se esta não der conta do recado, daí então não vai conseguir tocar tão alto quando poderia.
Olá! Obrigado! Desculpe! Qual é o seu nome? O assalariado que tem família e deseja comprar um par caixa de som que presa qualidade é quase impossível, estou nesse barco remando e quase morrendo afogado. Desculpe pela ignorância, par de caixa de som que ultrapasse o valor do receiver na minha concepção não faz sentido. Tenho intenção de comprar um receiver (home theater) entre 75 a 100 watts por canal, mas comprar a caixa de som para ouvir os clássicos de Pink Floyd está sendo impossível! Se tiver alguma dica de woofers, tweeters, crossover e puder me indicar para atender meu propósito, agradeço imensamente, caso contrário, mesmo que ter ajudo. Deus ponha a benção...
Acho que o amigo está confundindo tipos diferentes de equipamento, vou tentar esclarecer. Não existe relação direta entre preço do amplificador/receiver e as caixas. São equipamentos diferentes, com componentes absolutamente diferentes e construções idem. Caixas requerem mão-de-obra direta e muito mais espaço, e estes são itens preciosos numa produção industrial. Fora isto existe a questão da geração dos equipamentos. Receivers de home theater são típicos dos anos 90 em diante, quando se popularizou o uso do sub-woofer para os graves e caixas menores para os médios/agudos. São caixas bem diferentes das caixas para os aparelhos das gerações anteriores, que usavam caixas do tipo "full range", ou seja, que pegam numa só peça os graves, médios e agudos. Não faz sentido usar um receiver de home-theater numa caixa full range. Até porque o som não vai tirar o máximo nem do receiver e nem das caixas. Receivers de home theater usados são baratos, porque quando estragam em geral são condenados à sucata porque a mão-de-obra para arrumar é alta, fica mais barato comprar outro receiver. Já os receivers dos anos 80 para trás são perfeitamente consertáveis. Assim, já que o amigo está querendo comprar um receiver de home theater, que é barato, sugiroque invista num sub-woofer ativo, com falante de pelo menos 8 polegadas. Para as caixas satélite, existem ótimas opções no mercado livre por valores a partir de algo como 200 o par. Pode também fazer suas próprias caixas satélite, usando kits de 2 vias de falantes automotivos, como nós mesmos fizemos em nossa sede. Enfim, espero ter ajudado em alguma coisa, e desejo boa sorte com o Pink Floyd! Grande abraço.
Obrigado pela informação, pois sou leigo no assunto, ou seja, não entendo muito, outra coisa ajudou e foi muito... mesmo... , pois agora tenho um norte... Estou pensando em um denon avr s760h, esperando uma oportunidade de preço, ou algo similar. Boas festas, saúde e muita paz. Obrigado...
Pois é, coincidiu que eu tenho algum conhecimento técnico para explicar para o vendedor qual era o problema... Isso me faz pensar em como fica o consumidor leigo, que quer simplesmente comprar um alto-falante para usar no seu projeto.... Depois as coisas não saem como deveriam ser, e ele vai ficar sem saber onde está o problema. Foi por isso que fiz o vídeo, a intenção não é prejudicar o fabricante do falante, mas sim aqueles que ele nomeia para representá-lo.
O vendedor não tem obrigação de testar alto-falantes. Ele é apenas um intermediário entre o consumidor e o fabricante. Os testes precisam ser feitos pelo fabricante, que é quem deve responder pela qualidade dos produtos que coloca a venda.
Puxa vida, que pena... Mas será que não foi excesso de potência? Aqui para nós, os que chegaram em bom estado estão funcionando até hoje. Por enquanto ainda não tivemos este problema de baixa durabilidade. Abração.
O pior não foi o dinheiro, mas sim o atendimento. .. Onde já se viu um vendedor falar para um cliente que era para nunca mais comprar deles, sendo que fiz de tudo para que eles, simplesmente, me entregassem um falante funcionando? Alegaram que não tinham produtos da qualidade que eu estava procurando, sendo que já tinha comprado dezenas de vezes com eles. Vai se entender... Mas pelo menos, como o amigo disse, ganhei uma história pra contar para os amigos do canal. Forte abraço.
O vendedor não tem obrigação de testar os alto-falantes que vende. Ele é apenas um comerciante, ou seja, compra daqui e vende ali. Mas deve se responsabilizar pelo atendimento ao cliente quando este encontra problemas, e não simplesmente pedir que devolva os produtos e não compre mais nada com ele. No mínimo, foi falta de respeito com quem o prestigiou.
Tem toda razão.No caso, não quis ser injusto com o fabricante dos falantes, pois já fiz várias caixas com eles e o resultado foi bom. Achei melhor deixar como estava, terminar o projeto que estava em andamento mas, por outro lado, alertar aos amigos do canal e ao mesmo tempo procurar outro fornecedor deste tipo de falantes. Dei sorte, porque encontrei um que é melhor e mais confiável. Futuramente vou mostrar aqui no canal. Grande abraço.
Estes altofalantes vendidos por aquele vendedor, com toda a certeza foram condenados o lote numa linha de montagem e arrematados em leilão e colocados à venda.
Não tinha pensado nesta situação, mas é bem possível que seja isso mesmo.
Talvez seja por esse motivo que o vendedor preferiu que cancelasse a compra e não comprasse mais, isto é, todos os falantes que ele tem devem estar com defeito ou com suspeita de estarem defeituosos. Boa lembrança!
Famoso ditado mexer com quem tá quieto agente só aprende com quem sabe parabéns pelo seu conhecimento e nos ensinando comprar o que realmente está anunciado
Acho que esse vendedor se queimou à toa. O produto é bom, mas com este atendimento.......
Gostaria de deixar a minha reclamação aqui. Depois que descobri este canal e principalmente depois que assisti este video, nao vou comprar alto falantes da mesma maneira mais. Se estão perdendo clientes, é porque estamos aprendendo demais com o Sr. Azar dos vendedores. Obrigado por todo o conhecimento que o Sr. Está dividindo com a gente . Parabéns!!!
Puxa vida, agradeço muito seu comentário tão gentil.
Contudo, a intenção do canal é esta mesma, ou seja, explicar para as novas gerações velhas lições do mundo da alta-fidelidade e, principalmente, explicar a diferença entre equipamentos (e músicas...) de alta-fidelidade e os outros "mundos" do som, como por exemplo o som automotivo e o som profissional.
Fico feliz por estar gostando e mando aqui um forte abraço.
Parabéns pelo vídeo mas a respeito do acontecido, a culpa, ou melhor dizendo, o fato é que os vendedores estão acostumados com o cliente que nada entende e nao tem os conhecimentos para verificar. Assim como hoje o cliente do açougue nao sabe o que é uma carne limpa, na maioria dos clientes, pois tem os que sabem, os açougues deitam e rolam pois antigamente maioria das pessoas de origem humilde tinham vivido na zona rural e estava acostumada a desossar um boi. Obrigado pelo vídeo e pelo conhecimento, e só aprendo mais e mais com seus conhecimentos e seus ensinamentos.
Acho que é isso mesmo, ou seja, acabei encontrando um vendedor que não liga para seu cliente. Mas é uma pena, pois os alto-falantes são de boa qualidade. Pena que cada falante vem de um jeito, então acaba sendo uma loteria. Em breve teremos no canal um vídeo sobre as caixas que foram feitas com os falantes que foram selecionados, ficou bem interessante. Abs.
Bom dia.
Muito bom, suas avaliações, e comentários.
Muito obrigado, espero que sejam informações úteis e que contribua para melhorarmos a qualidade do som que a gente ouve. Grande abraço.
É mestre! Que coisa hein! Não é fácil!
Consumidor não gosta de ser enganado! o Sr. fez muito bem em alertar e mostrar nessa vídeo aula, que apesar de existir a famosa lei do consumidor ( o Sr. até poderia exercer se quisesse!), não o fez acreditando que poderia ter por parte do vendedor um reconhecimento de que o cliente não gosta de ser enganado!, claramente faltou o bom senso por parte do vendedor! acredito que no fundo no fundo pessoas com esse perfil acabam se queimando no mercado e não sobrevivem, não há mais espaços para vendedores como esse, não é verdade?!
Parabéns mais uma vez pela aula!!!
Abs,
Pois é, preferi não prejudicar o vendedor, mas achei que seria obrigação explicar publicamente o que aconteceu para que outras pessoas não sejam prejudicados.
No meu caso o prejuízo foi pequeno e não vai afetar coisa alguma, mas tenho pena de quem gasta um dinheiro que vai lhe fazer falta para depois ser atendido desta forma...
Mas pelo menos ganhei uma oportunidade para mostrar um procedimento técnico que pode ajudar aos amigos que me acompanham pelo UA-cam, não é mesmo?
Grande abraço!
Que aula! Muito bem ilustrado.
Fico feliz que tenha gostado! Mando daqui um abraço.
Parabéns . Penso igual! Quando não tinha internet e compra online eu passava em frente a loja e via que ela fechou! Agora online , pode ter certeza que esse não dura muito também! Abraço
Provavelmente será isto mesmo, mas é uma pena porque os falantes em si são bons (quando funcionam) para usar em som vintage ou para construir caixinhas ativas para celular. Vamos assistir e ver o que acontece...
Boas, como sempre mais uma grandiosa aula para todos nós!
Tempos atrás comprei um par de woofers da keybass modelo k10 102 para substituir os antigos em um par de caixas vintage e achei que tem boa qualidade sonora.
Mas não sou especialista no assunto, apenas verifiquei as especificações das caixas e comparei com as da keybass e achei que estavam bem próximas. E no fim meus ouvidos aceitaram bem o som das caixas, portanto fiquei feliz com o resultado.
Grande abraço!
No fundo, o que interessa numa caixa de som é que nossos ouvidos gostem... Mas eu queria neste vídeo explicar como fazer o pareamento de maneira técnica, pois se não for assim perderia muito tempo em projetos como este em que estamos trabalhando, com 2 woofers por caixa, tentando fazer a sintonia da caixa. Grande abraço!
Mais uma análise de auto-falante muito bem feita! É de suma importância ver a avaliação do vendedor, para que a princípio não cairmos em vendas duvidosas!
A questão da avaliação do comprador, é vital que se faça, para evitar esse tipo de atitude de quem está vendendo o produto! Meu prezado NÃO SE PODE TER PENA 😠! Você já pensou em fazer um projeto das caixas MASTER 200? Grande abraço e parabéns! 👍
Estava comprando desse vendedor há mais de um ano. Sem qualquer problema.
Foi uma pena o que aconteceu, porque os falantes eram bons (parece que não são mais).
Não quis devolver os produtos ou comentar no ML para não prejudicar a empresa.
Não ficou claro se a atitude que eles tomaram é uma política da empresa ou se foi algum funcionário de mau humor que me atendeu. Então achei melhor relatar publicamente o que aconteceu e cada um que tome os devidos cuidados...
Temos agendada uma manutenção num par de Master 200, daí então teremos a oportunidade de conhecer o projeto a fundo e fornecer os dados para quem quiser tentar fazer uma réplica.
Abração!
@@audioclassico já estou ansioso, aguardando o vídeo! Grande abraço! 👍
Interessante estas medições de frequência de ressonância🖒: neste tema seria interessante. (se puder é claro) fazer a seguinte experiência: fazer um teste de ressonância com um woofer de graves que não tem suspensão e depois colocar suspensão neste mesmo woofer medir a frequência para ver a diferença , seria muito interessante ver.
É uma boa idéia fazer diversas medições com um alto-falante à medida que ele vai sendo modificado. Vamos deixar agendado para o futuro. Grande abraço!
Muito bom. Me permita mais uma dica muito importante, a avaliação do vendedor no Mercado Livre. É fundamental consultá-la antes da compra e principalmente avaliá-lo após a compra. É evidente que quase ninguém perde tempo com isso, e para piorar, o Mercado Livre sistematicamente exclui as poucas avaliações publicadas pelos compradores. Se os compradores entendessem a vital importância dessas avaliações vendedores sem credibilidade talvez mudassem de atitude, afinal, muitos deles só aprendem quando dói no bolso... . Abração.
É verdade, faltou falar sobre isto no vídeo. Mas é assim: não comentei nada no ML e nem avaliei mal o vendedor porque não quis prejudicar a empresa no Mercado Livre. Achei melhor assim pois não estou certo se é uma política da empresa ou se é simplesmente algum atendente que estava num mau dia e tomou as atitudes que relatei. O mais chato é que o alto-falante é bom e barato, mas por falha no contato com o cliente eles podem se queimar com muita gente que vai assistir este vídeo e pode ficar receoso de comprar.
Olá amigo. Sou o dono daquele Deck Technics RS-B965 que lhe procurou. Depois de todo esse tempo consegui finalizar o serviço, e quero lhe agradecer pelas informações que me passou. Seus vídeos me ajudaram muito a entender algumas práticas de calibragem. Fiz uma menção a seu canal para que meus inscritos conheçam seu trabalho nesse vídeo:
ua-cam.com/video/9ckFR3Qi7Uw/v-deo.html
Enfim, muito obrigado pelo conhecimento que vc divide através dos seus vídeo. Deus o abençoe.
Olá colega, que bom que deu tudo certo com seu Technics! Tenho assistido seu canal e posso dizer que é bem interessante. Vou ver o vídeo mas já deixo aqui meu agradecimento. Grande abraço!
É isso aí, sempre ficar de olho aberto com certos vendedores
Minha dúvida é se esta é uma política da empresa ou se fui atendido por algum atendente que não estava num bom dia. Abs.
Muito boa dica, valeu 👍👍👍
Tomara que seja útil!
Meu querido. boa Noite!!! Obrigado pelo vídeo. um abraço.
Grande abraço!
Ganhou um inscrito❤. Muito bom conteúdo
Gostaria de saber se é possivel fazer um video ensinando como agente pode medir de forma mais aproximada como agente aprende a mensurar qual potencia de alto falante é ideal para seu aparelho.
Ex: tenho um pré amplificador Gradiente esotech e uma caixa acústica com alto falante de 15' 350 wats de potencia pmpo. Eu nao posso colocar mais doque 40% da potencia do aparelho que som distorce nos graves. Dai vejo a potencia do receiver por canal e é muito próximo da potência dos falantes.
A potência dos alto-falantes deveria ser um caso de polícia, de tanta mentira que é contada nas especificações. A tal de "potência PMPO" é uma grande farsa, cada fabricante tem suas próprias "especificações" e são números praticamente inúteis. No caso da distorção, pode ser no alto-falante, no amplificador ou em ambos. Considerando-se o baixo rendimento dos falantes atuais, é bem provável que o amplificador é que não esteja dando conta. Mais especificamente, a fonte dele que foi projetada para as caixas da época, e não para esses alto-falantes consumidores de potência que existem atualmente.
A idéia do vídeo é interessante, vou deixar anotada para ser feita oportunamente.
Grande abraço!
Gostaria que vocês fizessem uma análise dos falantes da bomber one se possível abraço
Esses falantes são feitos para outro tipo de sistema de som. Até hoje não encontrei um modelo desses que servisse para som vintage, que é o nosso foco. Mas se aparecer algum a gente fala sim. Abs.
Excelente vídeo professor, parabéns
Valeu!
Bom dia.Obrigado por compartilhar vosso conhecimento.Aproveitando, qual software gerador de frequencia o sr utiliza?
No caso desse vídeo foi usado um aparelho específico, que é gerador de áudio que eu mesmo construí e que, aliás, tem um vídeo sobre ele aqui no canal. Mas pode-se usar um PC ou celular com softwares especificos. No caso do PC, costumo usar o Audacity para gerar as frequencias de teste, mas existem muitos outros.
Caríssimo, estes dias fui na rua dos Andradas lá em São Paulo, e vi na loja de um profissional restaurador e em outro número na mesma rua uma caixa JBL antiga de altíssimo valor.
Infelizmente não sei o modelo.
Um deles que a possuía disse que não a venderia “por nada” já que a usava para testes.
Outro proprietário disse que estava à venda por R$ 20.000,00.
Eu gostaria muito de conhecer esta caixa, já que infelizmente senti-me acanhado para fazer mais perguntas sobre a dita cuja.
Hoje é possível reconstruir com extrema qualidade esta caixa JBL?
Em fim, muito grato por sua qualidade sobre os alto-falantes.
Continue sempre, grande abraço.
O dono pode pedir o valor que quiser, mas entre pedir e vender tem uma grande distância...
Mas, enfim, nem sei se seria o caso de gastar tanto num par de caixas. Existem muitas opções no mercado e todas elas custam bem menos que este valor...
Em relação à reconstruir, eu não sou partidário deste procedimento. É impossível recriar hoje em dia exatamente os mesmos materiais que se usava antigamente, ainda mais em outro país.
Além do mais tem o seguinte:
Toda caixa é construída ao redor do falante de graves. Qualquer parâmetro que seja diferente no woofer vai exigir uma mudança corresponde na caixa. Como é impossível recriar exatamente um mesmo falante antigo, daí então estaríamos construindo uma nova caixa. Oras, se vamos então fazer uma nova caixa, então que seja assim, ou seja,, vamos esquecer a caixa antiga e partir para um novo projeto...
Claro que este é meu ponto de vista, outros colegas podem pensar diferente.
Grande abraço!
Esse vídeo foi uma aula de eletrônica e de cidadania. Muito pertinente no país em que vivemos. Seguindo a tua lógica o mesmo problema ocorre quando em um par de caixas onde um dos falantes foi recondicionado e outro é original. Estou correto? Abraço
Fico feliz por ter entendido a situação relatada no video.
Em relação á sua pergunta, acontece o seguinte: quando se conserta um par de caixas os falantes devem ser recondicionados aos pares, porque o recondicionado nunca fica exatamente igual ao original.
Não é nem questão de ser melhor ou pior, mas sim de ser diferente.
Veja, se até mesmo numa linha de produção nenhum falante é exatamente igual ao outro, imagine-se então depois que um falante tem anos de uso e o outro foi feito com materiais novos e que muito provavelmente são diferentes dos originais.
Abs.
MEU APAREĹHO E UM GRADIENTE 360 QUAL ALTO FALANTEEU DEVO USAR QUANTOS WATES
Acredito que esteja se referindo à potência da caixa, e não do falante em si. O Gradiente Model 360 tem 80 Watts RMS por canal e uma grande capacidade de fornecer corrente, ou seja, ele pode alimentar uma caixa com bons graves. Ficando na mesma linha da Gradiente, pode ser uma Master 100, ou uma Concert 3, por exemplo. Recomendaria uma caixa capaz de suportar pelo menos 100 watts RMS.
Boa noite Amigo! Gente que gnorante não falta nesse mundo....além de comprar do dito cujo .....ainda disse o q disse.....ara.....manda as favas.....um forte abraço uma boa noite fique na PAZ D E DEUS.❤
Pois é... Decididamente, não é a melhor forma de tratar um cliente... Dá a impressão de que está fazendo um favor ao vender seus produtos. É aquele velho ditado do marketing, ou seja, "um cliente bem atendido pode falar bem da loja para mais um ou dois amigos, mas em compensação um cliente mal atendido vai falar mal da loja para todo mundo que tiver a oportunidade"....
Tinha q falar qual e o vendedor. Porq eu estava pra comprar esse falante pra montar duas caixinhas pra pc. Ia usar esse de 25w como wofer acompanhado de um menor para os agudos
Não sei se existe mais de um vendedor deste falante, mas o que nos atendeu é ruim. Ao invés de resolver o problema, sugeriu que a gente não comprasse mais com ele porque o produto dele não tinha a qualidade que a gente queria. Só que nós queríamos apenas receber falantes que funcionasse, não estávamos pedindo nada de mais. Mas acho que o vendedor estava certo, ou seja, esses falantes não possuem um nível de qualidade aceitável. Cada lote que compramos vinha de um jeito, os falantes não são uniformes. Cada um deles tem um comportamento diferente, se o amigo comprar esses falantes não é garantido que vá receber falantes iguais aos que usamos nos nossos projetos. Sugiro tomar cuidado.
Hoje quase não há fabricantes nacionais de alto-falantes, sobretudo de alta fidelidade. Até mesmo a Bravox e a Pioneer hoje só focam nos "boom-box" automotivos, com pouca sensibilidade/baixo rendimento, exigindo "caminhões" de potência do amplificador, para "berrar" por volta dos 70 Hz, fazendo vibrar a carcaça do automóvel e o que mais houver no entorno.
Fabricantes mais sérios e profissionais - como eram a Selenium, a Novik, A Snake e a Bravox até a década de 1990 - tinham como prática fazer os testes básicos em toda as unidades que saíam da fábrica. Nunca ouvi falar que um alto-falante desses fabricantes tenha chegado ao comércio com a bobina interrompida ou que um lote deles com a suspensão ou cone defeituosos a olho nu tenham sido liberados para as lojas.
Se o fabricante for fazer todos os testes e medições, é claro que vai haver um percentual de produtos rejeitados ali mesmo, haverá um custo operacional (de equipamentos e HH), tudo isso implicando em aumento do custo por unidade, o qual será repasado ao revendedor, por fim ao comprador final.
A Selenium, por exemplo, fornecia todos os parâmetros Thiele Small, além mais de uma dezena de parâmetros não lineares, sem contar os geométricos, do conjunto magnético, de RF e SPL.
Portanto um alto-falante para custar muito barato terá de ser produzido em enorme escala e o fabricante não submeterá todas as unidades nem mesmo aos testes elétricos básicos. Com isso, se a linha de produção não for completamente automatizada ou muito competentes os montadores e soldadores, são grandes as chances de sair um percentual significativo de peças defeituosas. Mas a completa automação ou bons montadores e soldadores têm um um custo significativo...
Como este e outro canal já mostraram, equipamentos e/ou componentes elétricos e eletrônicos, mesmo produzidos dentro da melhor técnica e no mais rigoroso padrão de qualidade, podem apresentar grande variabilidade nos seus parâmetros. No caso de semicondutores (como os transistores, sejam eles FET ou BJT) há variabilidade significativa até mesmo em componentes do mesmo lote.
O bom vendedor é aquele que, reconhecendo o vício do produto, faz a troca do mesmo, atendendo ao pedido cliente, tomando, em seguida, a iniciativa de comunicar o problema ao fabricante, para que sejam tomadas as providências e corrigidas as falhas no processo de produção.
Opinião bem colocada e com muitas verdades.
O que provavelmente aconteceu é que o vendedor está repassando um lote de falantes ruins ou com defeito. Ele tem ciência desta situação e foi por isso que se recusou a trocar e/ou a fornecer novamente.
Grande abraço e obrigado pela participação!
O que pensas sobre falantes premium de alto rendimento e baixo qts voltados para médios da linha automotiva? Sei que nao é o foco do canal, mas vejo que tens bastante conhecimento sobre sistemas de som.
O valor do QTS em si não indica se um falante é ruim ou bom, indica apenas o tipo de caixa onde ele vai dar o melhor resultado. Quando a ser de alto rendimento, posso dizer que tudo é relativo, ou seja, esses falantes devem ser considerados de alto rendimento em relação aos demais que estão sendo fabricados hoje, mas certamente não se compara aos falantes das caixas vintage, aqueles sim eram capazes de falar alto mesmo com amplificadores fracos. Pessoalmente, acho que os falantes automotivos servem apenas para esta finalidade, nada têm a ver com caixas de alta fidelidade, que é o foco deste canal.
@@audioclassico Alguns anos atrás ainda se achava no mercado auto falantes voltados aos sistemas diy, hoje ja é raro encontrar algo que nao seja na linha automotiva ou profissional, seria possível montar um sistema hi fi de alto spl com o que temos hj no mercado?
Bom vídeo, tens meu like e inscrição. Gostaria de sua opinião para uma situação aqui em meu home theater, em um dos 7.1 canais, especificamente na saída stereo com o canal voz e grave ( voz no canal esquerdo e grave no direito desta mesma saída), irei ligar um amplificador classe D infineon de 80w e 4ohms por canal stereo, o canal de voz irei ligar somente em uma caixa com alto falante full range e twiter, atras desta caixa consta especificação na etiqueta de 25w RMS - 4 ohms. E a dúvida agora ... seria em relação ao grave, tenho 2 caixas de sub da sony de 50W cada a 6ohms, e tenho tbem 4 caixas da jbl de 5W cada a 4 ohms onde a principio não queria usa-las neste projeto, queria usar somente as da sony mas se for necessário casar as impedâncias poderia usá-las por isso as mencionei, ocorre que meu amplificador o minimo é 4ohms por canal, se eu ligar as duas sony em paralelo terei 3ohms, nao vai rolar em paralelo, se eu ligar em série terei 12ohms, será que fica bom 12ohms no grave em um canal e 4ohms na voz em outro canal? Outra forma que pensei seria ligar as 4 jbl em paralelo resultando em 1ohm, ligar as duas sony em paralelo resultando em 3ohms , ligar esses 3ohms com 1ohm em série, resultando em 4ohm, sendo que as sony ficariam com 75% da potencia do canal do amplificador e as jbl somente com 25% (suficientes). Gostaria de sua opnião a respeito ... por favor ... Outra maneira de ligar dentro das possibilidades de equipamentos que possuo é ligar um canal de voz do amp na caixa de 25w sozinha conforme dito acima e ao inves de ligar o canal de grave direto nas caixas combinadas ... ligar este canal em outro amplificador que aceita entrada amplificada, este amplificador trabalha a 2ohm minimo, eh um amp mono que tem entrada stereo e sai mono, desta forma eu poderia ligar as duas sony em paralelo a 3ohms neste amp sem problemas ... e as jbl ficaria fora do projeto, atualmente eu uso as sony ligadas neste amp mono e soa muito bem ....
Não ficou muito clara a situação, mas vou tentar ajudar.
Se tem um receiver de Home theater 7.1 você precisaria ligar um subwoofer ativo na saída correspondente, sendo que as demais 7 saídas são para caixas passivas Não precisa (e nem deve) ligar outros amplificadores, não vão ajudar em nada e podem até piorar a qualidade do som. No caso, 1 saída é para o canal central, mas não é preciso utilizar. Em relação às outras 6 saídas, o mais importante é colocar boas caixas nas 2 frontais, elas é que vão dar a imagem estéreo e também a reprodução principal de médios e agudos. As demais podem ser caixas simples, só para fornecer o som surround, sendo que este som surround só vai aparecer quando estiver escutando um DVD ou Bluray gravado em 7.1.
Obrigado pela resposta, acho que nao ficou claro a minha pergunta, depois eu envio ela de forma mais clara. obrigado.
Sera que seria possível fazer um par de caixas acusticas de boa qualidade com alto falantes de caixa de guitarra? Apesar de terem medito a alguns anos atrás que não daria certo, eu tenho minhas duvidas ainda...! Se puder nos dizer algo a repeito agradeço muito. Gostei muito do seu trabalho!
É possível, mas o resultado é incerto. Alto-falantes para instrumentos musicais são feitos com outros parâmetros, eles devem tocar bem em uma faixa mais restrita de frequencias e suportar picos que não existem nas caixas para alta-fidelidade. Para obter os melhores resultados, o correto é utilizar falantes desenhados para essa finalidade (alta-fidelidade) com respostas mais planas, maior rendimento, cones mais macios e bobinas menores, que proporcionam maior rapidez na resposta aos transientes, sem preocupar-se tanto com a sobrecarga que é comum acontecer nos falatnes para instrumentos.
@@audioclassico Entendi. Obrigado pela atenção!
Ja tive um problema parecido, comprei 2 novik de 76, um veio com 3.5ohms e o outro com 7.6ohms, com a indutância muito diferente também, aparentemente exatamente iguais mas tocam completamente diferente....
Fatos assim podem acontecer numa linha de montagem, ou seja, nenhum produto sai exatamente igual a outro. Então o que se faz é estabelecer uma margem de tolerância e comercializar apenas os que ficarem dentro dela.
Mas os testes geralmente são feitos por amostragem, então pode acontecer de algum falante alterado chegar na mão do consumidor. Daí vai cair na situação que expliquei no vídeo, ou seja, se isto acontecer, o lojista deveria atender o cliente e trocar o falante, depois mandaria o falante para o fabricante e este deveria trocar o falante para o lojista. Isto, claro, num mundo ideal. No mundo real podem acontecer várias distorções, conforme relatado no vídeo......
Bom dia, Iberê!
É o típico caso da falta de bom senso e de pouco caso com o consumidor, o melhor a ser feito, simplesmente fazer uso no sentido figurado e defenestrar o produto e a pessoa.
Foi uma situação chata mesmo. Num primeiro momento pensei em partir para a briga, mas depois pensei melhor e resolvi que não devia prejudicar a empresa, porque ambos podemos ter sido vítimas de algum atendente mal treinado ou que estava num mal dia. Em todo caso, achei que devia deixar registrado o que aconteceu e manter a discussão num nível técnico. Acho que pode ser útil para os amigos que me acompanham no UA-cam. Grande abraço!
Ótimas orientações 🖒
Espero que sejam úteis!
@@audioclassico Sim são muito uteis continue fazendo ested videos otimos acompanho todos .
Muito bom, algum tempo atras comprei dois desse vendedor, que decepção. Nunca mais.
Não sei o que aconteceu com eles, porque já compramos muitos destes alto-falantes sem problemas. Mas nos últimos meses começaram a apresentar os problemas que mostramos neste vídeo.
Tem que explanar mesmo esses vendedores que não agem de forma ética. Tem os que não dão suporte pós venda e tem os que são mal intencionados e induzem o cliente ao erro. Esses dias comprei no Mercado Livre um kit de correias anunciado como para gradiente MS77 que veio com 3 correias e depois de montar descobri que o correto são 4. Ao reportar o erro o vendedor não admitiu e ainda disse que o duplo deck pode funcionar com 2, 3 ou 4 correias. Se não tem certeza da aplicação correta do próprio produto não faça anúncio engonoso. E pior, não tente solucionar indicando ao cliente fazer gambiarra.
Todo mundo pode errar, mas o vendedor deveria colocar seu cliente em primeiro lugar. Deveria analisar cada ocorrência e procurar melhorar seu atendimento. Uma coisa que me espanta é como existem firmas que investem muito em publicidade, mas quando encontram problemas numa venda preferem se retraem, colocam a culpa no cliente ou então simplesmente não dão a mínima atenção. Com isto, um cliente que poderia retornar e indicar a empresa, acaba na verdade falando mal dela para todo mundo que conhece, fazendo uma propaganda negativa que influencia muito mais do que as propagandas pagas que a empresa possa fazer.
O caso das correias que você relatou ilustra bem isto, ou seja, o vendedor poderia ter procurado entender o caso, apresentar uma solução ou então se oferecer para desfazer a compra e devolver o dinheiro. Ainda bem que você tinha tempo e conhecimento para entender a situação e encontrou a solução.
Grande abraço!
@@audioclassico Sem dúvida. A resolução era muito simples mas o "especialista" não reconheceu o erro. Uma pena o pouco caso. E pior, continua com mesmo anúncio ativo. Um princípio básico de qq treinamento de venda ou marketing é que a propaganda negativa tem ao menos 10 vezes mais alcance que a positiva. A minha parte estou fazendo. Um abc Iberê
Sou seu fã
Muito obrigado! Tomara que sejam informações úteis.
Vou arriscar comprar 3 por 120,00 no ml pra montar duas caixinhas pra pc. Quero esse falante para os graves e outro menor ligado com capacitor, para os mais agudos. Duas caixa pequenas. Sera q daria certo? Vou usar esses amplificadores bluetooth da china. Tenho 3 vindo. 50w, 160w e 200w.
Esses falantes não vão dar um grave profundo, mas reproduzem bem os graves altos, os médios e os agudos. Se o amigo deseja graves fortes deve partir para outro tipo de falante.
@@audioclassico eu quero montar umas caixas que me sirvam pra ouvir músicas, assistir filmes, etc. Q tenham um áudio legal, com graves limpos etc, mas sem exagerar na potência. Creio que 20rms cada canal já daria. Ou 30rms com um twitter. Saberia de algum modelo que me serviria? 5pol máximo. Tá difícil achar. Pensando já em ver no aliexpress kk
Infelizmente o cliente se não comprar em loja séria e testar na hora, tem que arcar, eu comprei uma ev1sport voltz, Só esta com mais de 230 dias Parada sem a menor cara do "fabricante" em me ressacir, ele prefere pagar a advogados do que dar respeito e o direito do consumidor.
É complicado testar os falantes na hora, mas a loja poderia pelo menos ter tido mais respeito ao seu cliente e tentar resolver a situação.
Ou então, conforme lembrou o colega @PU1JHA , pode ser que ele esteja vendendo um lote de falantes que foi recusado no controle de qualidade da fábrica, e todos os falantes que ele tem podem estar com defeito. Grande abraço!
Acabei de tirar os parametros TS do YD120w82D
TS Parameters file
Room EQ V5.30.2
Dated: 03/01/2024 22:40:58
From measurement L jan 3
Zmin 7.69 ohm
fmin 386 Hz
f3 3724 Hz
Le(f3) 0.219 mH
Motional impedance parameters
R0 27.40 ohm
CMES 310.0 uF
L0 8.846 mH
beta 0.0479
omega0 892.0
Blocked impedance parameters
RDC 7.40 ohm
dR 0.05 ohm
Re 7.45 ohm
Leb 63.7 uH
Le 0.360 mH
Rss 24.7 ohm
Ke 0.0630 S-H
Thiele-Small parameters
fs 94.7 Hz
Qms 4.105
Qes 1.374
Qts 1.030
Fts 92.0
Mms 4.74 g
Cms 0.596 mm/N
Rms 0.687 kg/s
Vas 2.99 litres
Bl 3.911 Tm
Eta 0.18 %
Lp (1W/1m) 84.59 dB
Dd 8.70 cm
Sd 59.4 cm^2
Added mass measurement: L jan 3
Added mass 7.320 g
Air temperature 25.0 C
Air pressure 1015.25 mB
Air density 1.1862 kg/m^3
Speed of sound 346.2 m/s
Obrigado por compartilhar seu trabalho, espero que ajude aos colegas. Mas devo ressaltar que esse alto-falante tem qualidade irregular, até mesmo dentro de um mesmo lote existem grandes variações principalmente no FS (frequencia de ressonância) e também no rendimento (SPL), conforme ficou demonstrado aqui neste vídeo.
"Eu tenho observado aparelhos com alto falantes com impedância de 2,4,6,8,16 etc.. impedância mais alta precisa de fonte de alimentação mais alta, quando é mais alta tem som mais limpo e livre de ruídos ou não existe uma impedância com som melhor?"
Não existe mágica nesta coisa de impedância de alto-falante. Os alto-falantes (ou conjunto de alto-falantes) devem ser compatíveis com o amplificador que estiver em uso. Agora, se um amplificador pode trabalhar, digamos, com caixas de 4 ou 8 Ohms, obviamente ele vai "falar" um pouco mais alto com caixas (ou conjunto de caixas) de 4 Ohms. Mas a diferença é pequena, não é algo que vá fazer tanta diferença assim. Obviamente, quanto mais baixa for a impedãncia dos falantes, mais energia vai drenar da fonte do amplificador. Se esta não der conta do recado, daí então não vai conseguir tocar tão alto quando poderia.
Olá!
Obrigado!
Desculpe! Qual é o seu nome?
O assalariado que tem família e deseja comprar um par caixa de som que presa qualidade é quase impossível, estou nesse barco remando e quase morrendo afogado.
Desculpe pela ignorância, par de caixa de som que ultrapasse o valor do receiver na minha concepção não faz sentido.
Tenho intenção de comprar um receiver (home theater) entre 75 a 100 watts por canal, mas comprar a caixa de som para ouvir os clássicos de Pink Floyd está sendo impossível!
Se tiver alguma dica de woofers, tweeters, crossover e puder me indicar para atender meu propósito, agradeço imensamente, caso contrário, mesmo que ter ajudo.
Deus ponha a benção...
Acho que o amigo está confundindo tipos diferentes de equipamento, vou tentar esclarecer.
Não existe relação direta entre preço do amplificador/receiver e as caixas. São equipamentos diferentes, com componentes absolutamente diferentes e construções idem. Caixas requerem mão-de-obra direta e muito mais espaço, e estes são itens preciosos numa produção industrial.
Fora isto existe a questão da geração dos equipamentos. Receivers de home theater são típicos dos anos 90 em diante, quando se popularizou o uso do sub-woofer para os graves e caixas menores para os médios/agudos. São caixas bem diferentes das caixas para os aparelhos das gerações anteriores, que usavam caixas do tipo "full range", ou seja, que pegam numa só peça os graves, médios e agudos.
Não faz sentido usar um receiver de home-theater numa caixa full range. Até porque o som não vai tirar o máximo nem do receiver e nem das caixas.
Receivers de home theater usados são baratos, porque quando estragam em geral são condenados à sucata porque a mão-de-obra para arrumar é alta, fica mais barato comprar outro receiver. Já os receivers dos anos 80 para trás são perfeitamente consertáveis.
Assim, já que o amigo está querendo comprar um receiver de home theater, que é barato, sugiroque invista num sub-woofer ativo, com falante de pelo menos 8 polegadas. Para as caixas satélite, existem ótimas opções no mercado livre por valores a partir de algo como 200 o par. Pode também fazer suas próprias caixas satélite, usando kits de 2 vias de falantes automotivos, como nós mesmos fizemos em nossa sede.
Enfim, espero ter ajudado em alguma coisa, e desejo boa sorte com o Pink Floyd!
Grande abraço.
Obrigado pela informação, pois sou leigo no assunto, ou seja, não entendo muito, outra coisa ajudou e foi muito... mesmo... , pois agora tenho um norte...
Estou pensando em um denon avr s760h, esperando uma oportunidade de preço, ou algo similar.
Boas festas, saúde e muita paz.
Obrigado...
Logo pra quem ele quis vender faltantes ruins! 😂
Pois é, coincidiu que eu tenho algum conhecimento técnico para explicar para o vendedor qual era o problema... Isso me faz pensar em como fica o consumidor leigo, que quer simplesmente comprar um alto-falante para usar no seu projeto.... Depois as coisas não saem como deveriam ser, e ele vai ficar sem saber onde está o problema. Foi por isso que fiz o vídeo, a intenção não é prejudicar o fabricante do falante, mas sim aqueles que ele nomeia para representá-lo.
se o vendedor fizesse todos esses testes o preço seria o dobro e metade do estoque dele não passaria.
O vendedor não tem obrigação de testar alto-falantes. Ele é apenas um intermediário entre o consumidor e o fabricante.
Os testes precisam ser feitos pelo fabricante, que é quem deve responder pela qualidade dos produtos que coloca a venda.
Comprei um e funcionou um mês,depois começou arranhar
Puxa vida, que pena... Mas será que não foi excesso de potência? Aqui para nós, os que chegaram em bom estado estão funcionando até hoje. Por enquanto ainda não tivemos este problema de baixa durabilidade. Abração.
Não foi amigo,usava no máximo quarenta por cento do volume,pra mim ele foi mal montado
O senhor perdeu dinheiro (infelizmente), mas nós ganhamos conhecimento.
O pior não foi o dinheiro, mas sim o atendimento. ..
Onde já se viu um vendedor falar para um cliente que era para nunca mais comprar deles, sendo que fiz de tudo para que eles, simplesmente, me entregassem um falante funcionando?
Alegaram que não tinham produtos da qualidade que eu estava procurando, sendo que já tinha comprado dezenas de vezes com eles.
Vai se entender...
Mas pelo menos, como o amigo disse, ganhei uma história pra contar para os amigos do canal.
Forte abraço.
🙋✨👍✨
Valeu!
Like 22 TMJ
Valeu!
É frustrante.
A gente fica mesmo frustrado quando compra algo que não funciona direito, e a situação só piora quando o vendedor não liga a mínima...
isso de testar os produtos é mentira, o foco é vender , vender , vender,
O vendedor não tem obrigação de testar os alto-falantes que vende. Ele é apenas um comerciante, ou seja, compra daqui e vende ali. Mas deve se responsabilizar pelo atendimento ao cliente quando este encontra problemas, e não simplesmente pedir que devolva os produtos e não compre mais nada com ele. No mínimo, foi falta de respeito com quem o prestigiou.
Vendedor passou vergonha
Ás vezes a pessoa está num dia ruim...
Só porque o dia dele foi ruim...tem o direito de deixar os dos outros péssimo? Para pensar......
Tem toda razão.No caso, não quis ser injusto com o fabricante dos falantes, pois já fiz várias caixas com eles e o resultado foi bom. Achei melhor deixar como estava, terminar o projeto que estava em andamento mas, por outro lado, alertar aos amigos do canal e ao mesmo tempo procurar outro fornecedor deste tipo de falantes. Dei sorte, porque encontrei um que é melhor e mais confiável. Futuramente vou mostrar aqui no canal. Grande abraço.