O controle de tração era para fazer curvas principalmente as de alta, para que as rodas de dentro minimamente não patinassem, como se fosse um diferencial de deslizamento limitado mas perfeito, creio que em entrevista, Senna disse que percebeu Schumi fazendo as curvas de alta super redondas, só possível com controle de tração.
sim se ele não sofresse sequelas em imola ia ficar 30 a 0 pro shuma....mas em monaco canada inglaterra alemanha belgica italia portugal jerez na espanha suzuka e adelaide era pista que o senna sabia cada centímetro do asfalto....e ia correr com o novo traçado e novo carro também modificado pra segurança....sem chances....acho que shuma só derrotaria senna depois de 2000.....senna com 40 anos e shuma com 31.....
Estou revendo algumas disputas de 1993 entre Schumacher e Sena; percebi como se cria aos "idiotas úteis". Por mais absurdo, e até bizarro, até hoje ainda há, são muitos, doentes que acreditam que "Schumacher só ganhou porque a Benetton estava 'irregular' ".
O carro era arisco mas era rápido, mas não acho q teria sido campeão de 94, a fia puniu muito o schumacher pra dar uma equilibrada no campeonato, sem as punições ele teria aberto coisa de 30-40 pontos... E considerando que o Hill ficou 30 pontos do prost em 93 e o mesmo aconreceria com o Senna em 94... Entao como conclusão o schumacher seria campeão por muito pouco sobre o Senna. Infelizmente é tudo especulação pq q gente realmente nunca vai saber oq teria acontecido
@@tigergxs Eu tb sou dessa ideia, ahh se tivesse vivo ganharia, Senna era uma pessoa dificil de se trabalhar, ja tinha perdido em 92 e 93, em 94 o alemão estava voando e pra piorar Deamon Hill estava pontuando e ele não, eu imagino que o carro do Senna iria quebrar bater algo assim e a cabeça dele nao sei se iria aguentar sem pontuar já que naquele ano, era o maior salário da F1
Vídeo muito bom, valeu pelo trabalho e pelas explicações, e é sempre bom ver um fã declarado que não precisa se render ao fanatismo cego pra defender os ídolos ou atacar adversários.
Kkkkkk, desde de quando um piloto, qualquer piloto, que saísse à frente de Schumacher o "assombrava"!? Então você não assistiu a estes gps: Bélgica França Silverstone Canadá 93, assistiu ?
Lembro de ter lido em algum lugar uma entrevista do Schumacher por volta de 2000-2001 onde lhe perguntaram qual o melhor carro que já tinha guiado. A resposta : Benetton B194. A Mclaren usava o motor derivado dos Peugeots 905 vencedores de Le mans em 1992 e 1993.
pior que o motor peugeout era muito bom em potência, só a confiabilidade era horrível, abandonavam quase metade das corridas, mas quando terminavam era no pódio, ao menos com o hakkinen foi
O grande engodo de 1994 foi a Benetton soltar na imprensa que o Zetec V8 bebiam menos que o Renault V10. Que os reabastecimento deles seria mais rápido do que da Williams. Na verdade divide em 2 partes: 1) Ford bebia pra kct então precisaria de mais gasolina. Mais gasolina = mais tempo nos boxes 2) Já no GP Brasil Senna entra nos pits na frente e sai "estranhamente" atrás do Schumacher. ( Acredito que ali já não tinha filtros nas mangueiras de reabastecimento). Vídeo Laikado 👍👍
O Ford bebia menos que o Renault e Ferrari Algo entre 2.9 km/L em ritmo de corrida contra 2.3 km/L A própria Ford ficou orgulhosa e fez maior promoção desse motor pela Europa, foi a última vez que um motor Ford foi campeão da f1. No Canadá o Schumacher usou quase 30kg de combustível a menos que a concorrência. Em 1995 quem se beneficiou com isso foi a Sauber, porém sem o chassi e pilotos certo ela apenas fazia uma parada por corrida mas não imprimia o ritmo pra tirar vantagem disso. A partir de 97 a Ford fez seu primeiro V10.
O próprio site do Ayrton diz que o motor Renault da Williams consumia mais combustível que os demais, e, que, por isso, o reabastecimento era mais demorado que os demais: www.ayrtonsenna.com.br/piloto/formula-1/temporada-1994/grande-premio-do-brasil-1994/
@@paulo17087 exato o Renault e a Ferrari não tava 100% adequados para a realidade reabastecimento e isso ajudou a Jordan e a Bennetton a colarem. Enquanto a McLaren explodia kkkk
Era legal o controlo de tração mecânico. A FIA baniu o controlo de tração eletrónico. Não sei se a FIA deixou escapar a lei, mas deve ter pensado que seria impossível desenvolver algo semelhante mecanicamente.
Prezado, parabéns pelos excelentes vídeos e retrospectivas!! Um comentário adicional sobre a Benetton: no "livro entrevista" do Adan Parr com o Ross Brown, o Ross comenta que passou o ano de 93 trabalhando neste carro de 94 por conta das mudanças de regras. Muito legal os detalhes que ele passa e depois repetiu a dose com a Honda de 2008 pra 2009.
Cara monto carros de F1 em paper, o pchamado papermodel. Quando estou montando coloco fone e vejo vídeos de corrida, e até mesmo as 24 horas de Lemans 2021, e na quarta-feira durante a uma montagem do Lotus T99 entrou vídeo. Só temas e explicações bacanas, tema de fundo para minhas montagens pois cada carro leva até 3 semanas para ser finalizado. Obrigado por existir amigo. Live dado é inscrição garantida.
Roda com Roda, todos os carros de F1 tem seu equipamento no limite do regulamento, ou seja, um com um pézinho na ilegalidade, por isso, não digo que só a Benetton fazia jogo ilegal na história da f1, mas no sistema eletrônico do carro tinha o programa de controle de tração ilegal que a equipe disse que estava desabilitado. O Schumacher pegou uma punição muito severa aquele ano por bater e por ultrapassar na volta de apresentação, não cabia 4 corridas só por isso. Agora pergunto será que a FIA não puniu o Schumi pelo equipamento ilegal e disse que era por condução ilegal? E a mangueira de reabastecimento sem filtro você lembra também? Pra mim esse carro foi punido de forma branca pra não tirar a credibilidade do campeonato.
Boa tarde!!! Até hoje não tinha entendido o sistema de controle de tração da Benetton!!! Agora entendi!!! Meus parabéns pela explicação,e muito obrigado!!!
Parabéns pela série, Delvas... Muito boa mesmo! Mas minha opinião o melhor canal de f1. Essa semana comentei com o Valesi no Twitter, saudade dos programas com vocês dois.
Muito bom comentário, conheço estas matérias da Google, porém na minha opinião mesmo com toda estas informações, a Benetton se beneficiou destas manobras sim, apesar de dribles no regulamento mesmo que de forma inteligente,é isso.
Qual drible... Drible fazem todas as equipas... Então o que não falta é casos... Claro que se beneficiou! Se fosse para prejudicar nem se tinham dado ao trabalho. Mas beneficiou-se legalmente, pois a fia baniu o CTE(Eletrónico) e não o CTM(Mecânico) Faz algum sentido se LEGALMENTE não tirar proveito? Esse é o espirito da F1.
Vídeo muito bom , o fato de ter existido um controle de tração para carros tão nervosos como os da época da a uma vantagem a mais para a beneton, mas mesmo assim creio que o campeonato teria sido pau a pau se não tivesse acontecido o acidente de Senna , provavelmente tivéssemos um brasileiro, com 5 ou mais títulos , lembrando que os pilotos antigamente chegavam mais velhos na f1 e tinham bem menos tempo de carreira que os de hoje no caso Alonso completando 350 largadas na f1
O câmbio da Jordan 194 q foi o problema, o Rubens ia arrebentar a boca do balão!!!teria conquistado ótimos resultados se não tivesse um câmbio tão ruim e se não tivesse sofrido com toa a pressão por conta da tragédia em Imola!!! Pena que alguns brasileiros não enxergam o talento do Rubens!!!
O polêmico carro da Benneton B194 com motor Ford V8 que deu o 1° título de Schumacher na carreira. Temporada mais complicada da história da F1 e o início da era Schumacher na categoria indo até 2006.
No livro Não sou um Anjo , do Bernie Eclestone , ele diz que o carro da Benetton era totalmente irregular , e continua , era para ter mais uma equipe grande (Benetton) brigando com Mclarem e Principalmente a Ferrari .
Parabéns vc foi preciso e independente de torcida deu detalhes importantes que prova que Schumacher mereceu ganhar 94. E ao contrário do que dizem foi perseguido para perder o campeonato e não favorecido
@@richardjesus1055,eu vi o campeonato. A maioria aqui é modinha, tifosis tupiniquins. Aquilo foi absurdo, um campeonato sujo e se vangloriam disso. Não sou Sennista mas é a verdade.
E o sensor de largada era Legal? Os próprios fiscais da F1, fala que é difícil descobrir maracutaias nos carros. O Senna falou que tinha algo errado com essa Benetton!
Todo mundo burlou o regulamento nessa temporada, mas a Benetton levou mais pancada por estar na frente, sendo que na temporada anterior brigava por pódios.
Mano Senna morreu e não aprendeu a ser um piloto inteligente como o Prost era, naquele gp de Interlagos 94, um segundo lugar não tava feio, tava pontuando, colado no primeiro, Senna na sua cegueira de só enxergar o primeiro lugar, acabou ficando sem nada e jogando ainda mais pressão pra cima de si mesmo, Senna era muito veloz mas essa característica boa do Prost, ele nunca aprendeu a agregar pra si !!
Não é bem assim cara, depois que o Senna roda na curva ele pede reboque do pessoal da pista pra continuar, só que o carro apagou devido ele tentar retomar e sair na terceira marcha por engano. Com o carro "morto" ali até a chegada dos equipamentos para ligar o carro ele já estaria em ultimo. Lembre-se que na época não tinha essa tecnologia de hoje.
O regulamento não permitia controle de tração, tanto mecânico quanto eletrônico. O artigo não era específico e sim generalista. O carro de 1994 levando o regulamento letra por letra era ilegal.
Vc está certo, eu li em un site o regulamento e lá estava escrito que não era permitido controle de tração, não dizia nada sobre eletrônica e sim que era proibido controle de tração. Agora analisando letra por letra o sistema que a Benetton desenvolveu pra 94 também não era controle de tração, esse nome foi usado pura e simplesmente para dar nome ao projeto. Willem Toet em várias ocasiões colocava as palavras controle de tração entre aspas na matéria que publicou na likid in. O carro era legal e todos ja sabem disso, o que resta são boatos e fofocas.
Não existe controle de tração legal para esse regulamento de 1994. O regulamento é bastante claro no artigo 9.5 quando diz que "Traction control is forbidden." (Controle de tração é proibido). É contraditório dizer que a Benetton usa controle de tração, mas que esse controle de tração não era proibido pelo regulamento da época. Não tem como dar a volta no regulamento, não tem brecha na normal, é simples e claro.
É bom lembrar que o regulamento sobre controle de tração ainda foi mudado ao longo dos anos, pra prevenir esse tipo de "brecha" (que na verdade é uma infração ao regulamento à qual a FIA faz vista grossa). No regulamento de 2013 lê-se 9.3 "No car may be equipped with a system or device which is capable of preventing the driven wheels from spinning under power or of compensating for excessive throttle demand by the driver. Any device or system which notifies the driver of the onset of wheel spin is not permitted." (Nenhum carro poderá ser equipado com um sistema ou dispositivo capaz de prevenir as rodas de patinarem sob propulsão ou de compensar a demanda de aceleração excessiva pelo piloto. Qualquer dispositivo ou sistema que informe ao piloto sobre o início do giro das rodas é proibido) o que é uma forma extremamente redundante de se dizer que "Controle de tração é proibido".
não sabia desse artigo, muitos fans do shumi sempre falaram que era legal por não ser eletronico, mas mecanico, mas posto como voce colocou, realmente era ilegal.
@@marcel-nu6rl A FIA nunca gostou de brasileiros. Ela só quer saber de coisas dos EUA (como a Ford) e as coisas que vêm da Inglaterra ou da Alemanha. O resto, p- eles não vale coisa alguma. Na verdade a FIA foi branda com a Benetton e com o Schummy. se fosse o Senna a usar essas coisas...
Fale do controle de direção da williams .. não é porque não deu certo que não tem que ser falado ou punida ..., Senna morreu provavelmente com alguma gambiarra no carro da williams mas a maior relevância para os sennistas é discutir a benetton do Schumacher e questionar seu título
Olha não sou na época do Senna mas vendo como o Senna era correndo em Mônaco era muito bom e acho que ele ia ganhar em Mônaco e ia começar a engrenar no campeonato pra lutar contra o Shumacher
Em Mônaco, com aquela Williams não ía dar. O brasileiro ía só fazer um 2º lugar. Penso que Senna ganharia em San-Marino, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Monza, Portugal, Japão e Austrália. De resto, ía sempre tirar 2º lugar a partir de Mônaco. Isso daria o título a ele.
Em Mônaco acho difícil ele ganhar por causa do carro, mas era o Senna né. Se tinha alguém que tirasse leite de pedra era esse fdm. Até o carro melhorar, ele teria maiores chances nas pistas de alta. Eu tenho certeza que ele ganharia o campeonato, o Hill chegou com um ponto de diferença, cara... certeza que Senna levaria
história pra boi dormir... se o regulamento tá dizendo pra não ter tecnologia nenhuma.. como Beneton cheio de tecnologia no carro!! Flávio briatore safado ..
Em condições iguais nunca o Ford V8 seria campeão contra o V10 Renault, mesmo o carro da Williams não tendo o mesmo desempenho de 92 e 93. Durante a temporada o carro da Williams até melhorou muito. O Hill ganharia o campeonato até por poucos pontos, mas não perderia. Onde está o Briatore hoje mesmo??
@@ricardomarinho7372 Se com um carro pior a FIA teve que tirar quatro corridas e ainda dar algumas vitórias para o Hill para haver alguma disputa, em condições iguais, o Schumacher ganharia com muuuuuita antecedência. Ademais, se com carros teoricamente iguais o Senna era em média 0.5s mais rápido que o Hill por volta e o alemão com carro pior era cerca de 1.0s cheio, em condições iguais as vitórias de Michael seriam muito mais folgadas.
@@ricardomarinho7372 o Ford V8 desse B194 foi a primeira arquitetura Zetec-R era mais eficiente que o V10 da Renault... nem preciso dizer em relação à carroça da Ferrari.
@@Mateus-ib2sf, a Ford não tinha condições naquela época de fazer um motor superior ao Renault. Só levaram o título pelas vitórias com irregularidades, quando na verdade deveriam perder os pontos. A FIA foi conivente. O Schumacher poderia até vencer no braço, mas motor por motor o da Williams era superior, tanto que sem as irregularidades a Bennetton caiu e muito. Ainda teve que jogar o carro em cima da Williams para levar o campeonato na Austrália. Foi o campeonato mais sujo da história da F1. Em 95 foram campeões com a Renault, sem sujeira, e notou-se a superioridade monstruosa da Renault. A Ford era fornecedora de equipes pequenas, nem pensava em campeonato mais. Nem eles acreditavam em título e tiveram que apelar para conseguir vitórias. Eu teria vergonha de defender aquilo.
Esquecendo o regulamento. O carro benetton tinha um controle de tração mecânico, ou seja, tinha um vantagem absurda com relação aos demais. Isso confirma a tese de Senna. E joga pro lixo da história essa superioridade que Schumacher cantarolou de bater Senna. E torna mais fantástica as polés de Senna na temporada.
A Willians era melhor que a Benneton. Schumacher nadou de braçada porque Senna morreu no início. Piquet disse várias vezes que Airton não era um bom "acertador" de carros, mas que sempre teve bons companheiros de equipe neste sentido (Prost, Berger, etc), mas em 1994 ele teria que ser o acertador e a demora em achar o equilíbrio o fez perder pontos importantes. Acho que se não tivesse ocorrido a morte, teríamos um campeonato equilibrado, mas Schumacher venceria, pois estava 30 a 0 naquele ponto e sem a perda do brasileiro a FIA não perseguiria Michael de maneira tão descarada. O alemão foi um grande campeão e muitas vezes ficou claro que andava mais que o carro. Em 94 foi assim, mas nós brasileiros guardamos certo ranço por causa da tragédia.
E onde tá escrito no regulamento que não é permitido o controle mecânico ???? Confirma a tese de Senna, porém não era irregular.. Senna sempre foi chorão mesmo quando não tinha o melhor equipamento
@@sokomindsokoban6155 Eu acho que senna era sim um bom acertador de carro. O que eu nao acredito é que ele era um cara para criar soluções criatiavas para problemas que o carro poderia ter. Mas entender de mecânica, identificar problemas. Saber o funcionamento do carro, identificar problemas. Senna nao era idiota. Acho que senna não pontuou por impaciência. Senna era um cara que segundo colocado em uma corrida nao valia de nada. Senna era um cara que deixava de pontuar varias vezes por querer a vitoria a todo custo. Acredito que senna morreu por ser impaciente. Em imola, hill percebeu que o carro era inguiavel naquela pista e hill nao Chegava proximo na velocidade do senna. Para nao forçar o carro e perder corrida(nem no podio ele chegou nessa corrida e imola era a pista onde o motor renault tinha vantagem sobre os demais). Acredito que a impaciência do senna, pressão, "trapaças" do alemão e "regulamento" deixou ele cego pela vitoria. Pagou com a vida...... Opinião impopular? É. Mas tem total sentido.
A sensação que deu, principalmente para os brasileiros, era que era impossível uma equipe que brigava por pódios até a temporada passada, dominar o ano de 94. Mas como Dell Valle mostrou nessa série, a Benneton estava sempre aprendendo e evoluindo para criar um super carro. Na minha opinião, a genialidade dos projetistas da Benetton fez os rivais criarem justificativas para prejudicar e tentar acompanhá-la.
@@sviniciusbraga Os dois foram disputa de curva... o Prost pagou para ver nas duas, na primeira ele tinha vantagem e na segunda não. Agora a do Schumacher para cima do Hill e do Villeneuve, ele simplesmente jogou o carro na direção, para nao deixar passar mesmo. Na primeira, deixaram passar, agora na segunda ele foi punido. Então é sem comparação disputar curva com jogar na cara larga.
@@sviniciusbraga É só vem em 1989 que Prost chega a olhar p- a direita e joga o carro em cima de Senna em Suzuka. E em 1990 foi o Prost que bateu no Senna DE NOVO (e Senna sabia que os caras não iriam punir ele pq se não ía ficar na cara). Sobre 1989 já foram feitas N pesquisas e debates oficias e TUDO SEMPRE DEMONSTROU QUE SACANEARAM SENNA - COMO É OQ QUE ACONTECE QSE SEMPRE COM OS BRASILEIROS NESSA CATEGORIA DE AUTOMOBILISMO.
@@sviniciusbraga ua-cam.com/video/mbN-HqK8Wwk/v-deo.html a culpa foi do Senna? Tem certeza? Se o Senna não tá alí e o Prost faz esse movimento aí ele ia parar na grama kkkkkkk, maluco vira pra direita muito antes da chicane, tá doido
Esse regulamento novo da proibição do controle de tração, era em consequência ao controle eletrônico da Williams anteriormente, não falava que o mecânico era incluído, então a culpa é da FIA que fez o regulamento pensando na Williams do Prost, se for assim todo carro que acha brechas no regulamento é ilegal, o regulamento da FIA funciona igual leis constitucionais, cada juiz/advogados interpreta do seu jeito pra pior ou pra melhor, Brabham BT46B e tantos outros acharam brechas, então a Benetton é regular, e ganhou o título, tá na história.
O campeonato de 94 é um desastre completo. Schumacher mereceu tanto o título que a despeito de toda a perseguição, quando deveria punir e conceder o título para o Hill, a FIA arregou. Fora isto, observações perfeitas. Se era ou não regulamento, é só pegar as Ferraris mais conservadoras para ver o que é ler a letra da lei e veja se alguém ganhou. E a maior tristeza foi a F1 ter tido apenas um gostinho muito breve da briga entre Senna e Schumacher. Como fã do alemão, e respeitando quem prefere o Senna, acho que SE não tivesse ocorrido, o alemão levaria. Porque ele tinha tudo para abrir uma boa diferença, começaria o campeonato por 30 a 0. E eu sempre tive que o Senna começava muito bem temporadas, não sei como ele lidaria em estar numa situação oposta, e o Schumacher só esperando por um eventual erro.
Penso que se Senna ganhasse em San-Marino, ele reverteria toda aquela diferença (pois colocaria na cabeça que nunca deveria tirar algo diferente de 2º lugar qdo não pudesse vencer). A partir do GP da Inglaterra, só ía dar Senna. Agora, caso Senna tivesse sobrevivido naquele acidente, tendo no máximo ferimentos leves ou médios (que não comprometesse nenhuma funcionalidade p- pilotar), ía dar Schummy. Creio que o brasileiro e a Williams iriam trabalhar p- 1995 (preparando o carro) e começar a lutarem pelo campeonato de construtores e pelo 2º lugar.
Para mim a Fórmula 1 andou para trás 1994 e Senna assinou embaixo, mas não sabia que estava assinando contra seu próprio 🚗 carro. E mais o acidente de Senna foi o problema do fluxo de ar por de baixo do carro que entrou em Stoll e o carro ficou sem controle, tanto que alteração foi a placa de madeira skidblock debaixo do carro e na coluna de direção não foram feitas mudanças. Carro de Senna infelizmente passou num pedaço mal recuperado, entrou em Stoll.
Apesar de não acreditar nessa história do CT "mecânico", pra mim é uma explicação pra lá de esfarrapada ( Briatore estava lá!), concordo com quase tudo que o Carlos falou. Uma retificação na informação Schumacher meteu 1.9s do Verstappen e Senna meteu 1,6s no Hill no GP Brasil 94.
@Matt Insett Amigo, desculpe... Vc não entende ABSOLUTANENTE NADA, de fórmula 1, e com certeza não sabe dos feitos do Senna quando tinha os carros ruins, e com a vasta Gama de excelentes pilotos que tinham na Época! Schumacher campeão com Ferrari absoluta e sem pilotos na concorrência . Aí, é mole! Quero ver ganhar corrida guiando carro sem 1,2,3,4 Marcha em um câmbio manual e faltando várias voltas para o fim. Senna não deveria ser desse planeta!
@@claytonoliveiradasilva6030 Pra mostrar que entende de formula 1 tem que concordar com as viuvas do senna por que senão, não entende kkkkkkkkkk. Em 88 embora o senna teve com o prost como rival, se juntar as vitórias dele com as do Prost dariam 15 em 16. Ou seja, dominio total da Mclaren. Todo grande campeão tem sempre uma grande equipe e um grande carro por trás, embora o talento do piloto seja importante, Senna e Schumacher jamais teriam ganho o que ganharam com uma tranqueira de carro. Me ajuda aí né? kkkkkkkkkkk
@@claytonoliveiradasilva6030 Outro argumento falso, é de o Schumacher supostamente não ter tido rival. Em 2000 ele derrotou Mika Hakkinen que é sim um dos melhores da história e em 2003 derrotou Kimi Raikkonen que mesmo vencendo apenas 1 corrida lá no inicio da temporada na Malásia, e com um carro que quebrava pra cacete ainda ficou a 2 pontos de impedir o Hexa do Schumi e a quebra do recorde de titulos do Fangio( 93 pontos a 91),e o carro da Ferrari em 2003 não era lá aquelas coisas hein??? vai me dizer mesmo que dois caras como MIKA HAKKINEN e KIMI RAIKKONEN não são rivais a altura??? Pra mim eles são, não apenas do Schumacher como de qualquer outro piloto, o negócio é que as Sennetes tem uma dorzinha de cotovelo pelo Schumi ter SETE titulos(o maior campeão da história da formula 1 até o momento, queira você ou não) kkkkkkkkk então sei que a inveja é demais, mas baixa a bola aí amigo kkkkkkkkkkkk
@@claytonoliveiradasilva6030 Terceiro, não me lembro qual jornalista foi mas ele fez uma ótima pontuação sobre essa corrida que o Senna ganhou guiando com 1 marcha a menos. Ele só venceu porque quando o problema começou ele estava 40 segundos de vantagem para o Patrese, e quando a chapa começou a esquentar, o patrese começou a tirar a diferença e quando Senna venceu, Patrese estava a 2 segundos dele. Ou seja, a vitória do Senna foi muito foda, porém seria bom vc dizer também o que não lhe é conveniente kkkkkkkk pois se a corrida tivesse mais umas 5 voltas, Patrese teria vencido comcerteza kkkkkkk.
@@gabriellucas1211 Sem uma marcha?? Cara, já li vários relatos que ele havia terminado a corrida com apenas 1 ou 2 marchas... Você fazer curva sem as marchas lentas, 1,2,3,4.... Fica praticamente impossivel, e o proprio Senna disse que teve dificuldade em manter o RPM o suficiente para o motor não parar.... Cara , Senna pra mim será pra sempre! Adoro automobilismo, mas depois de Senna , acabou. Só me testou uma réplica em miniatura que montei da McLaren MP-4/4 de 1988. Carro em que nenhuma equipe até hoje da F1 conseguiu bater sua performance. Legítimo conceito " LOW LINE"! Valeu.
Corrija-me se eu estiver errado. A determinação era: Não pode ter controle de tração. (NÃO DIZ QUAL), PORTANTO, qualquer forma de controle de tração ERA SIM, ILEGAL.
Lembrei do caso Heverton da Portuguesa, em que o time perdeu 4 pontos (e foi rebaixado) por usar o jogador faltando 5 minutos pra acabar o jogo. Pelo raciocínio do vídeo quanto ao controle de tração, a Lusa não deveria ter sido punida: "o Heverton não é essas coisas, entrou no final do jogo, nem pegou na bola, não teve nenhuma influência no resultado". O problema que Schumacher é alemão e Alemanha nunca havia ganhado um título de pilotos. E o Brasil era o país com mais títulos de F1 (8), depois de Schumacher e Vetel, colocaram a Alemanha no topo (11) em 20 anos. Agora, com os títulos de Hamilton, a Inglaterra voltou ao topo.
Carlos desculpa o video é antigo. Mas acha mesmo que o Williams era 2 segundos por volta mais rápido que a Benetton? Digo a partir do GP da França? Convenhamos... Quanto ao Ferrari 412 T1 só foi carro a partir do Canadá, quando o Gustav Brunner o mudou de cabo a rabo, e ficou uma máquina demolidora mas só nas pistas rápidas como Spa e Monza, como aliás se viu. Andou bem em Portugal, com Berger a fazer a pole com o motor V12 versão 043 de uns 870 bhp, e também andaram rápido no Japão e Austrália. De realçar que o Hill, na sua opinião dois segundos por volta mais lento que o Schumy (!) fez uma corrida de antologia em Suzuka à chuva com vitória tranquila. De qualquer forma excelente canal e parabéns pelo trabalho de recolha e estudo da história da F1.
Diferença era o Schumacher ... campeonato de construtores é muito importante para as equipes ... uma equipe não tem interesse nenhum em fazer um carro só bom e outro ruim
@@LoomisGameplays em favor da minha opinião há a opinião de vários PILOTOS, entre eles: Mika Hakkinem, David Coulthard, Ricciardo, Patrese, Lewis Hamilton, Gugelmin, Mansell, Massa, Barrichello, Berger, Alesi, Cesaris (ufa), entre outros. Mas opinião é de cada um e respeito a sua! Abraços
@@paulobueno6120 e daí? kkkkkkk problema deles, se junta um monte de gente dizendo que o céu é rosa ele não vira rosa pra mim Schumacher foi melhor do que o Senna e pronto.
Era um controle camuflado, o que era proibido, e não era só isso. Ele não tinha o controlador de filtro de combustível no taque. Então abastecia muito mais rápido do que os outros carros.
como foi dito no video acima a ferrari de 94 era muito boa so que com pilotos bons apenas e nao otimos, tinha um motorzao e a aerodinamica era boa, com o bico tubarao como o da benetton, faltou piloto mesmo, mas, estranhamente, em 1995 eles voltaram(regrediram) para o bico antigo, como a do williams de Senna, alguem saberia me explicar?
Excelente Delvas Dois comentários: O Berger falou que ele ficou abismado com a capacidade do Schumacher quando ele guiou o B195, ele afirmou que a Benetton era muito pior que a Ferrari dele de 95,corroborando com a sua informação. A outra observação é que no documentário da Season with Mclaren o Senna testou o MP4/8 passivo e o carro se comportava muito parecido com o ativo. Então o chassi do MP4/8 era muito equilibrado sim.
Rubinho sempre falou que o acerto do carro do Schumy era diferente. Rubinho guiou o carro dele e viu que ele gostava de acertar o carro saindo muito de traseira... e que outros pilotos iriam ter dificuldades em guiar. Isso pode ter contribuído..
10 місяців тому
no final senna não estava muito errado, pois foi descoberta uma tramoia na bomba de gasolina que a benneton tinha feito e quase matou um piloto deles nos boxes com um incêndio.
Pra ganhar do melhor, só com trapaças. Com aquele carro orroroso, Senna fez 3 poles seguidas , mas aquele carro melhorou de tal forma que o Hill quase foi campeão. Senna ganharia em 94 sem sombra de dúvidas, em 95 os dois carros, William e benneton eram pau a pau. Senna não perde pra ninguém com carros na mesma condição.
Senna perdeu em 1989 para Prost e só nao perdeu em 1988 pq tinha a regra dos descartes, pq se contassem todos os pontos, Prost seria campeao. Nao estou querendo desmerecer Senna, que era um piloto extraordinário, muito melhor que Prost, diga-se de passagem... mas precisamos relembrar esses fatos.
@@duhmelo123 falo "neto, kkkkkk, só que tem um porém nisso aí, se a regra valoriza a vitória, quando o cara tá atrás ele é obrigado a arriscar tudo, é tudo ou nada, ou seja, o regulamento regula a ação dos pilotos, com toda certeza se a regra fosse do somatório total de pontos, alguém na equipe, amigos, conselheiros ia falar assim pra ele, "meu agora qualquer ponto é válido , se vc vê que o carro não tá legal, vai se arrastando pra somar qualquer coisa melhor que zero ". Diga se de passagem que piquet também era melhor que Prost.
@@pedroh9063 com certeza, no começo da temporada, a decepção de Senna era tão grande que até cogitava sair da equipe, o próprio dono da Ferrari quem disse, tanto é que batizaram o novo carro no mesmo ano de FW12B.
A Willians e Renault usaram esse mesmo sistema em 1994 e 1995 depois de saberem,e sim em 1994 todas as equipes estavam burlando de alguma forma o regulamento,prlo fato dos carros estarem muitos ariscos,principalmente por caso da eletrônica e quem mais sofreu com isso foi exatamente a Willians por já vir desde 1988 trabalhando esses iténs eletrônicos já a Benetton tinha já um Chassi que era muito bom e não tinha suspenssões ativas então lógico que começaria o ano na frente,na minha visão quem foi roubado foi o Schumacher mas para os fãs brasileiro é aquele negócio de jeitinho brasileiro,se é para passar os outros para trás vale,mas se é com você não vale 🤷🤷🤷🤷se parar e olhar friamente tanto Senna quanto Schumacher chegaram a F1 abalando as estruturas,não vejo o Schumacher perdendo o título de 1994 estava no ápice de sua forma física e juventude,e psicológicamente sempre foi muito forte ja o Senna vimos depois da rodada no GP do Brasil que saiu do Carro acabado físicamente e a idade já começava a pesar no físico,não dá para ficar desmerecendo a carreira de Schumacher só para enaltecer a do Senna,quem curte F1 sabe que teve esses fenômenos na F1 que aparecem de vez quando 🤷🤷🤷
O UA-cam não tá notificando. Discordo quando diz que faltou piloto ora Ferrari em 94. Mas no mais concordo que Senna levaria em 94, mas em 95 acho que seria do alemão. Like.
Hernan Lucas com as punições equilibraria cara.. hilll chegou na última corrida com chances de título tendo até a 3ª corrida se não me engano só 6 pontos a mais que o Senna
@@thiagoalves3379 se o Senna o não bate, não teria punições, pq teria campeonato, teria audiência sem a morte do Senna, não teria necessidade fazer nada artificial.
Tio Delvas, talvez O motor Ford era melhor para a temporada do que o Renault ou Ferrari. Se vc tivesse o chassi o engenheiro e o piloto certo. Eu tinha um professor de física no colegial que era a pessoa mais viciada em f1 que já ouvi falar. Ele tinha um livro sobre motores de competição da Ford do seculo 20 de várias categorias, livro em inglês. E tinha um grande destaque para o da Bennetton 94.( a Bennetton era a equipe da Ford de fábrica) A Ford tinha o conhecimento das categorias americanas de reabastecimento e o motor Ford tinha o melhor equilíbrio de combustivel/potencial. Ele conseguia largar mais leve e Precisava de menos combustível em cada parada, sem perder taaanta força para Ferrari e Renault. Ferrari e Renault no começo da corrida sempre estavam pesados e com os pneus estreitos daquele ano o Shumacher mais leve abria muito e deixava a galera para trás.
Mas é fato que eles tb testaram sistema de rodas traseiras esterçantes, em teste durante a temporada mas não lembro se foi o Herbert ou Verstapen que disseram que em corridas não eram usados... Mas e aí será?
@@thorkisser esse da roda traseira foi usado em 1993 em corrida pela Bennetton Nem o Patrese nem o Schumacher gostaram, mas ganhava tempo, depois procura sobe eo B193. Dps foi proibido.
Piquet disse que Senna chorava demais, tinha um carro que precisava se adaptar mas não era tão ruim pois tinha feito as três poles seguidas e quase sempre era mais rápido.
Magina amigo vc está totalmente equivocado, no carro da benneton tinha oculto 1994 a função 13 que já havia em 1993 e na willians também em uso em ambas, procure e veja, que poderia ser acessado por um comando do carro e ser acessado por um computador 💻
Alguem tem duvida? Veja o video de 7 minutos obs: role a pagina ate em baixo para ver o video sobre Rubinho, Briatore e Benetton. motorsport.uol.com.br/f1/news/f1-ex-mulher-de-briatore-diz-que-schumacher-so-se-comunica-com-os-olhos/4881483/?fbclid=IwAR1tRWhkPEzVHaGp3ChMo_ABAEt0BwGCAM_s-1v0VYi5WkGhIPER37tIPRg
Certeza que esse carro da Benetton era ilegal. Só uma constatação com a mudança de regulamento de 1993 para 1994 todos os carros ficaram mais lento, apenas uma equipe ficou bem mais rápida? advinha quem? A Benetton, como foi que mesmo com o banimento da suspensão ativa eles ficaram bem, bem mais rápido, todas as outras equipes ficaram bem mais lentas?
O controle de tração era para fazer curvas principalmente as de alta, para que as rodas de dentro minimamente não patinassem, como se fosse um diferencial de deslizamento limitado mas perfeito, creio que em entrevista, Senna disse que percebeu Schumi fazendo as curvas de alta super redondas, só possível com controle de tração.
Até a Willians tem “coisinhas ilegais” também
Incrível que mesmo com um carro arisco na mão, o Senna ainda fez 3 poles. Eu também acho que ele teria sido campeão em 94.
sim se ele não sofresse sequelas em imola ia ficar 30 a 0 pro shuma....mas em monaco canada inglaterra alemanha belgica italia portugal jerez na espanha suzuka e adelaide era pista que o senna sabia cada centímetro do asfalto....e ia correr com o novo traçado e novo carro também modificado pra segurança....sem chances....acho que shuma só derrotaria senna depois de 2000.....senna com 40 anos e shuma com 31.....
@@phrc06 Isso mesmo. Que pena por essa infeliz coincidência, o carro novo já estava chegando.
Estou revendo algumas disputas de 1993 entre Schumacher e Sena; percebi como se cria aos "idiotas úteis". Por mais absurdo, e até bizarro, até hoje ainda há, são muitos, doentes que acreditam que "Schumacher só ganhou porque a Benetton estava 'irregular' ".
O carro era arisco mas era rápido, mas não acho q teria sido campeão de 94, a fia puniu muito o schumacher pra dar uma equilibrada no campeonato, sem as punições ele teria aberto coisa de 30-40 pontos... E considerando que o Hill ficou 30 pontos do prost em 93 e o mesmo aconreceria com o Senna em 94... Entao como conclusão o schumacher seria campeão por muito pouco sobre o Senna. Infelizmente é tudo especulação pq q gente realmente nunca vai saber oq teria acontecido
@@tigergxs Eu tb sou dessa ideia, ahh se tivesse vivo ganharia, Senna era uma pessoa dificil de se trabalhar, ja tinha perdido em 92 e 93, em 94 o alemão estava voando e pra piorar Deamon Hill estava pontuando e ele não, eu imagino que o carro do Senna iria quebrar bater algo assim e a cabeça dele nao sei se iria aguentar sem pontuar já que naquele ano, era o maior salário da F1
Vídeo muito bom, valeu pelo trabalho e pelas explicações, e é sempre bom ver um fã declarado que não precisa se render ao fanatismo cego pra defender os ídolos ou atacar adversários.
Boa man
Lembro que Senna assombrou Schumacher e Breatore com as 3 poles positions em 1994, lembro da cara do breatore vendo Senna VOAR NOS TREINOS.
SIM É MESMO, SENNA ÉRA FORA DO COMUM O MAIOR PILOTO QUE JÁ EXISTIU 👑
Voou na Tamburello.
Era ilegal sim ... O BRAÇO de Schumacher!...
Kkkkkk, desde de quando um piloto, qualquer piloto, que saísse à frente de Schumacher o "assombrava"!? Então você não assistiu a estes gps: Bélgica França Silverstone Canadá 93, assistiu ?
Sim, super assombrado com suas 2 vitórias em 2 corridas. 😂
Lembro de ter lido em algum lugar uma entrevista do Schumacher por volta de 2000-2001 onde lhe perguntaram qual o melhor carro que já tinha guiado. A resposta : Benetton B194.
A Mclaren usava o motor derivado dos Peugeots 905 vencedores de Le mans em 1992 e 1993.
pior que o motor peugeout era muito bom em potência, só a confiabilidade era horrível, abandonavam quase metade das corridas, mas quando terminavam era no pódio, ao menos com o hakkinen foi
@@thiagosalles8225 Martin Brundle
O grande engodo de 1994 foi a Benetton soltar na imprensa que o Zetec V8 bebiam menos que o Renault V10. Que os reabastecimento deles seria mais rápido do que da Williams. Na verdade divide em 2 partes:
1) Ford bebia pra kct então precisaria de mais gasolina. Mais gasolina = mais tempo nos boxes
2) Já no GP Brasil Senna entra nos pits na frente e sai "estranhamente" atrás do Schumacher. ( Acredito que ali já não tinha filtros nas mangueiras de reabastecimento).
Vídeo Laikado 👍👍
O Ford bebia menos que o Renault e Ferrari
Algo entre 2.9 km/L em ritmo de corrida contra 2.3 km/L
A própria Ford ficou orgulhosa e fez maior promoção desse motor pela Europa, foi a última vez que um motor Ford foi campeão da f1.
No Canadá o Schumacher usou quase 30kg de combustível a menos que a concorrência.
Em 1995 quem se beneficiou com isso foi a Sauber, porém sem o chassi e pilotos certo ela apenas fazia uma parada por corrida mas não imprimia o ritmo pra tirar vantagem disso. A partir de 97 a Ford fez seu primeiro V10.
O próprio site do Ayrton diz que o motor Renault da Williams consumia mais combustível que os demais, e, que, por isso, o reabastecimento era mais demorado que os demais:
www.ayrtonsenna.com.br/piloto/formula-1/temporada-1994/grande-premio-do-brasil-1994/
@@paulo17087 exato o Renault e a Ferrari não tava 100% adequados para a realidade reabastecimento e isso ajudou a Jordan e a Bennetton a colarem. Enquanto a McLaren explodia kkkk
Essa Benetton 94 era linda, o controle de tração era na rotação do motor, que baita engenharia!!
Era legal o controlo de tração mecânico. A FIA baniu o controlo de tração eletrónico. Não sei se a FIA deixou escapar a lei, mas deve ter pensado que seria impossível desenvolver algo semelhante mecanicamente.
Motor V8 da ford era bom mas bem mais fraco do que o Renault V10, porém, estava muito bem equilibrado para curvas.
primeira arquitetura Zetec-R muito mais eficiente que os V10
Prezado, parabéns pelos excelentes vídeos e retrospectivas!! Um comentário adicional sobre a Benetton: no "livro entrevista" do Adan Parr com o Ross Brown, o Ross comenta que passou o ano de 93 trabalhando neste carro de 94 por conta das mudanças de regras. Muito legal os detalhes que ele passa e depois repetiu a dose com a Honda de 2008 pra 2009.
Total Competition é o nome do livro
Mas pra pessoas desinformadas é mais fácil falar que os caras são vigaristas é que havia sabotagem
Preciso fazer uma maratona dos seus vídeos, provavelmente eu vou achar o que eu mais gosto, que é ver resumos dos meus anos preferidos de F-1
Cara monto carros de F1 em paper, o pchamado papermodel. Quando estou montando coloco fone e vejo vídeos de corrida, e até mesmo as 24 horas de Lemans 2021, e na quarta-feira durante a uma montagem do Lotus T99 entrou vídeo. Só temas e explicações bacanas, tema de fundo para minhas montagens pois cada carro leva até 3 semanas para ser finalizado. Obrigado por existir amigo. Live dado é inscrição garantida.
Parabéns, vamos compartilhar sim, aliás não tava recebendo notificações e vou maratonar estas séries que vc está fazendo
Roda com Roda, todos os carros de F1 tem seu equipamento no limite do regulamento, ou seja, um com um pézinho na ilegalidade, por isso, não digo que só a Benetton fazia jogo ilegal na história da f1, mas no sistema eletrônico do carro tinha o programa de controle de tração ilegal que a equipe disse que estava desabilitado. O Schumacher pegou uma punição muito severa aquele ano por bater e por ultrapassar na volta de apresentação, não cabia 4 corridas só por isso. Agora pergunto será que a FIA não puniu o Schumi pelo equipamento ilegal e disse que era por condução ilegal? E a mangueira de reabastecimento sem filtro você lembra também? Pra mim esse carro foi punido de forma branca pra não tirar a credibilidade do campeonato.
Boa tarde!!! Até hoje não tinha entendido o sistema de controle de tração da Benetton!!! Agora entendi!!! Meus parabéns pela explicação,e muito obrigado!!!
O briatore no time kkk é óbvio que era ilegal
kkkkkkk boa boa
É incrível como o Briatore tem fama de mal caráter
Bruno Dutra *mau caráter...
COM CERTEZA
Kkkkkk boa 😆
Parabéns pela série, Delvas... Muito boa mesmo! Mas minha opinião o melhor canal de f1.
Essa semana comentei com o Valesi no Twitter, saudade dos programas com vocês dois.
#VoltaValesi
O valesi tá fazendo podcast de ciências, o scicast.
Belíssimo canal, descobri recentemente. Boas análises, coisa que falta muito nós brasileiros que “analisam” F1.
Ter esses vídeos com frequência é o único motivo pra quarentena continuar hehehehe
Mais um vídeo sensacional! Amando essa série! Vida longa, amigão! Abraço!!!
Muito bom comentário, conheço estas matérias da Google, porém na minha opinião mesmo com toda estas informações, a Benetton se beneficiou destas manobras sim, apesar de dribles no regulamento mesmo que de forma inteligente,é isso.
Qual drible... Drible fazem todas as equipas... Então o que não falta é casos... Claro que se beneficiou! Se fosse para prejudicar nem se tinham dado ao trabalho. Mas beneficiou-se legalmente, pois a fia baniu o CTE(Eletrónico) e não o CTM(Mecânico) Faz algum sentido se LEGALMENTE não tirar proveito? Esse é o espirito da F1.
Vídeo muito bom , o fato de ter existido um controle de tração para carros tão nervosos como os da época da a uma vantagem a mais para a beneton, mas mesmo assim creio que o campeonato teria sido pau a pau se não tivesse acontecido o acidente de Senna , provavelmente tivéssemos um brasileiro, com 5 ou mais títulos , lembrando que os pilotos antigamente chegavam mais velhos na f1 e tinham bem menos tempo de carreira que os de hoje no caso Alonso completando 350 largadas na f1
O câmbio da Jordan 194 q foi o problema, o Rubens ia arrebentar a boca do balão!!!teria conquistado ótimos resultados se não tivesse um câmbio tão ruim e se não tivesse sofrido com toa a pressão por conta da tragédia em Imola!!!
Pena que alguns brasileiros não enxergam o talento do Rubens!!!
o motor também era o grande problema
Parabéns pelas suas palavras sinceras sem fanatismo sobre 1994 e
Schumacher comprimentos de Portugal 😉
O polêmico carro da Benneton B194 com motor Ford V8 que deu o 1° título de Schumacher na carreira. Temporada mais complicada da história da F1 e o início da era Schumacher na categoria indo até 2006.
*2012
@@quemleueviado4894 A era foi até 2006. (Dinastia) Mais precisamente 2004.
2010 ele voltou da aposentadoria e aposentou de vez em 2012.
No livro Não sou um Anjo , do Bernie Eclestone , ele diz que o carro da Benetton era totalmente irregular , e continua , era para ter mais uma equipe grande (Benetton) brigando com Mclarem e Principalmente a Ferrari .
Parabéns vc foi preciso e independente de torcida deu detalhes importantes que prova que Schumacher mereceu ganhar 94. E ao contrário do que dizem foi perseguido para perder o campeonato e não favorecido
Tem certeza?
Vc acompanhou o campeonato ?
Acho que não...
@@richardjesus1055 minha opinião. Vai se fuder!!!
@@diasall1978 sua opinião diga-se de passagem é ridícula, só prova que vc não intende porra nenhuma de F1
@@richardjesus1055 Não é intende e sim entende. E no mais..vai se fuder!!
@@richardjesus1055,eu vi o campeonato. A maioria aqui é modinha, tifosis tupiniquins. Aquilo foi absurdo, um campeonato sujo e se vangloriam disso. Não sou Sennista mas é a verdade.
E o sensor de largada era Legal?
Os próprios fiscais da F1, fala que é difícil descobrir maracutaias nos carros.
O Senna falou que tinha algo errado com essa Benetton!
Era gritante como a Bennetton se beneficiava na largada. Ninguém fala sobre isso.
@@ricardomarinho7372 Uma palavra: men-ti-ra.
"Agricultural" imagino que seja o equivalente a "rústico".
de fato, é um termo bem próximo, mas o "agricultural" seria um misto de rústico e tosco... algo mais intenso.
agrícola né
Todo mundo burlou o regulamento nessa temporada, mas a Benetton levou mais pancada por estar na frente, sendo que na temporada anterior brigava por pódios.
Isso, inclusive a williams em uma gambiarra que pode ter custado a vida de Senna
Excelente vídeo. Tô maratonando, gostando muito dessa série.
Controle de tração secreto ???? Uai , então tinha controle de tração, então estava ilegal...
Cara, se você tiver novidades sobre a versão português do livro do newey, por favor, nos avise
Essa Beneton 94 eu acho o carro mais bonito da fórmula 1.
Olá amigão tudo bem?
A meses não tem nenhuma atualização no seu canal 😞
A última foi no episódio do último GP de 2021.
Espero que esteja tudo bem.
Cara está muito boa esta série !
Mano Senna morreu e não aprendeu a ser um piloto inteligente como o Prost era, naquele gp de Interlagos 94, um segundo lugar não tava feio, tava pontuando, colado no primeiro, Senna na sua cegueira de só enxergar o primeiro lugar, acabou ficando sem nada e jogando ainda mais pressão pra cima de si mesmo, Senna era muito veloz mas essa característica boa do Prost, ele nunca aprendeu a agregar pra si !!
Não é bem assim cara, depois que o Senna roda na curva ele pede reboque do pessoal da pista pra continuar, só que o carro apagou devido ele tentar retomar e sair na terceira marcha por engano. Com o carro "morto" ali até a chegada dos equipamentos para ligar o carro ele já estaria em ultimo. Lembre-se que na época não tinha essa tecnologia de hoje.
O regulamento não permitia controle de tração, tanto mecânico quanto eletrônico. O artigo não era específico e sim generalista. O carro de 1994 levando o regulamento letra por letra era ilegal.
Vc está certo, eu li em un site o regulamento e lá estava escrito que não era permitido controle de tração, não dizia nada sobre eletrônica e sim que era proibido controle de tração. Agora analisando letra por letra o sistema que a Benetton desenvolveu pra 94 também não era controle de tração, esse nome foi usado pura e simplesmente para dar nome ao projeto. Willem Toet em várias ocasiões colocava as palavras controle de tração entre aspas na matéria que publicou na likid in.
O carro era legal e todos ja sabem disso, o que resta são boatos e fofocas.
Não existe controle de tração legal para esse regulamento de 1994. O regulamento é bastante claro no artigo 9.5 quando diz que "Traction control is forbidden." (Controle de tração é proibido). É contraditório dizer que a Benetton usa controle de tração, mas que esse controle de tração não era proibido pelo regulamento da época. Não tem como dar a volta no regulamento, não tem brecha na normal, é simples e claro.
É bom lembrar que o regulamento sobre controle de tração ainda foi mudado ao longo dos anos, pra prevenir esse tipo de "brecha" (que na verdade é uma infração ao regulamento à qual a FIA faz vista grossa). No regulamento de 2013 lê-se 9.3 "No car may be equipped with a system or device which is capable of preventing the driven wheels from spinning under power or of compensating for excessive throttle demand by the driver. Any device or system which notifies the driver of the onset of wheel spin is not permitted." (Nenhum carro poderá ser equipado com um sistema ou dispositivo capaz de prevenir as rodas de patinarem sob propulsão ou de compensar a demanda de aceleração excessiva pelo piloto. Qualquer dispositivo ou sistema que informe ao piloto sobre o início do giro das rodas é proibido) o que é uma forma extremamente redundante de se dizer que "Controle de tração é proibido".
não sabia desse artigo, muitos fans do shumi sempre falaram que era legal por não ser eletronico, mas mecanico, mas posto como voce colocou, realmente era ilegal.
uma duvida me ocorreu, a FIA não descobriu esse controle de tração mecanico na epoca?
@@marcel-nu6rl A FIA nunca gostou de brasileiros. Ela só quer saber de coisas dos EUA (como a Ford) e as coisas que vêm da Inglaterra ou da Alemanha.
O resto, p- eles não vale coisa alguma.
Na verdade a FIA foi branda com a Benetton e com o Schummy. se fosse o Senna a usar essas coisas...
Fale do controle de direção da williams .. não é porque não deu certo que não tem que ser falado ou punida ..., Senna morreu provavelmente com alguma gambiarra no carro da williams mas a maior relevância para os sennistas é discutir a benetton do Schumacher e questionar seu título
Olha não sou na época do Senna mas vendo como o Senna era correndo em Mônaco era muito bom e acho que ele ia ganhar em Mônaco e ia começar a engrenar no campeonato pra lutar contra o Shumacher
Ali só restava o schumi administrar,já estaria 30-0 mesmo
Em Mônaco, com aquela Williams não ía dar. O brasileiro ía só fazer um 2º lugar.
Penso que Senna ganharia em San-Marino, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Monza, Portugal, Japão e Austrália. De resto, ía sempre tirar 2º lugar a partir de Mônaco. Isso daria o título a ele.
Acho que ele ganharia o campeonato mas não desmereço o schummacher
Em Mônaco acho difícil ele ganhar por causa do carro, mas era o Senna né. Se tinha alguém que tirasse leite de pedra era esse fdm. Até o carro melhorar, ele teria maiores chances nas pistas de alta. Eu tenho certeza que ele ganharia o campeonato, o Hill chegou com um ponto de diferença, cara... certeza que Senna levaria
Parabéns, muito bom o vídeo, excelente série
história pra boi dormir... se o regulamento tá dizendo pra não ter tecnologia nenhuma.. como Beneton cheio de tecnologia no carro!! Flávio briatore safado ..
Em condições iguais nunca o Ford V8 seria campeão contra o V10 Renault, mesmo o carro da Williams não tendo o mesmo desempenho de 92 e 93. Durante a temporada o carro da Williams até melhorou muito. O Hill ganharia o campeonato até por poucos pontos, mas não perderia. Onde está o Briatore hoje mesmo??
Esperando vc falar das traquinagens da williams, aliás foi a primeira equipe a ser advertida
@@ricardomarinho7372 Se com um carro pior a FIA teve que tirar quatro corridas e ainda dar algumas vitórias para o Hill para haver alguma disputa, em condições iguais, o Schumacher ganharia com muuuuuita antecedência.
Ademais, se com carros teoricamente iguais o Senna era em média 0.5s mais rápido que o Hill por volta e o alemão com carro pior era cerca de 1.0s cheio, em condições iguais as vitórias de Michael seriam muito mais folgadas.
@@ricardomarinho7372 o Ford V8 desse B194 foi a primeira arquitetura Zetec-R era mais eficiente que o V10 da Renault... nem preciso dizer em relação à carroça da Ferrari.
@@Mateus-ib2sf, a Ford não tinha condições naquela época de fazer um motor superior ao Renault. Só levaram o título pelas vitórias com irregularidades, quando na verdade deveriam perder os pontos. A FIA foi conivente. O Schumacher poderia até vencer no braço, mas motor por motor o da Williams era superior, tanto que sem as irregularidades a Bennetton caiu e muito. Ainda teve que jogar o carro em cima da Williams para levar o campeonato na Austrália. Foi o campeonato mais sujo da história da F1. Em 95 foram campeões com a Renault, sem sujeira, e notou-se a superioridade monstruosa da Renault. A Ford era fornecedora de equipes pequenas, nem pensava em campeonato mais. Nem eles acreditavam em título e tiveram que apelar para conseguir vitórias. Eu teria vergonha de defender aquilo.
Esquecendo o regulamento. O carro benetton tinha um controle de tração mecânico, ou seja, tinha um vantagem absurda com relação aos demais.
Isso confirma a tese de Senna.
E joga pro lixo da história essa superioridade que Schumacher cantarolou de bater Senna. E torna mais fantástica as polés de Senna na temporada.
A Willians era melhor que a Benneton. Schumacher nadou de braçada porque Senna morreu no início. Piquet disse várias vezes que Airton não era um bom "acertador" de carros, mas que sempre teve bons companheiros de equipe neste sentido (Prost, Berger, etc), mas em 1994 ele teria que ser o acertador e a demora em achar o equilíbrio o fez perder pontos importantes. Acho que se não tivesse ocorrido a morte, teríamos um campeonato equilibrado, mas Schumacher venceria, pois estava 30 a 0 naquele ponto e sem a perda do brasileiro a FIA não perseguiria Michael de maneira tão descarada. O alemão foi um grande campeão e muitas vezes ficou claro que andava mais que o carro. Em 94 foi assim, mas nós brasileiros guardamos certo ranço por causa da tragédia.
E onde tá escrito no regulamento que não é permitido o controle mecânico ????
Confirma a tese de Senna, porém não era irregular.. Senna sempre foi chorão mesmo quando não tinha o melhor equipamento
@@sokomindsokoban6155 Eu acho que senna era sim um bom acertador de carro. O que eu nao acredito é que ele era um cara para criar soluções criatiavas para problemas que o carro poderia ter. Mas entender de mecânica, identificar problemas. Saber o funcionamento do carro, identificar problemas. Senna nao era idiota. Acho que senna não pontuou por impaciência. Senna era um cara que segundo colocado em uma corrida nao valia de nada. Senna era um cara que deixava de pontuar varias vezes por querer a vitoria a todo custo. Acredito que senna morreu por ser impaciente. Em imola, hill percebeu que o carro era inguiavel naquela pista e hill nao Chegava proximo na velocidade do senna. Para nao forçar o carro e perder corrida(nem no podio ele chegou nessa corrida e imola era a pista onde o motor renault tinha vantagem sobre os demais). Acredito que a impaciência do senna, pressão, "trapaças" do alemão e "regulamento" deixou ele cego pela vitoria. Pagou com a vida......
Opinião impopular? É.
Mas tem total sentido.
Top dos top!!! Parabéns pelo Canal! E Sou Senista também! Muito bom mesmo👏👏👏👏
A sensação que deu, principalmente para os brasileiros, era que era impossível uma equipe que brigava por pódios até a temporada passada, dominar o ano de 94. Mas como Dell Valle mostrou nessa série, a Benneton estava sempre aprendendo e evoluindo para criar um super carro. Na minha opinião, a genialidade dos projetistas da Benetton fez os rivais criarem justificativas para prejudicar e tentar acompanhá-la.
@@sviniciusbraga Quem jogou o carro no Hill ? Quem jogou o carro no Villeneuve ?
@@sviniciusbraga Os dois foram disputa de curva... o Prost pagou para ver nas duas, na primeira ele tinha vantagem e na segunda não. Agora a do Schumacher para cima do Hill e do Villeneuve, ele simplesmente jogou o carro na direção, para nao deixar passar mesmo. Na primeira, deixaram passar, agora na segunda ele foi punido. Então é sem comparação disputar curva com jogar na cara larga.
@@sviniciusbraga O próprio Del Vale falou que o motor da Mc Laren era a segunda versão da ford.
@@sviniciusbraga É só vem em 1989 que Prost chega a olhar p- a direita e joga o carro em cima de Senna em Suzuka. E em 1990 foi o Prost que bateu no Senna DE NOVO (e Senna sabia que os caras não iriam punir ele pq se não ía ficar na cara).
Sobre 1989 já foram feitas N pesquisas e debates oficias e TUDO SEMPRE DEMONSTROU QUE SACANEARAM SENNA - COMO É OQ QUE ACONTECE QSE SEMPRE COM OS BRASILEIROS NESSA CATEGORIA DE AUTOMOBILISMO.
@@sviniciusbraga ua-cam.com/video/mbN-HqK8Wwk/v-deo.html a culpa foi do Senna? Tem certeza? Se o Senna não tá alí e o Prost faz esse movimento aí ele ia parar na grama kkkkkkk, maluco vira pra direita muito antes da chicane, tá doido
Muito bom o conteúdo dos seus vídeos, parabéns, ganhou um inscrito no vídeo da williams do Senna
O Flávio do canal GP as 10 também já fez análise dos principais carros da F1 em 1994 .
Gosto dele, mas se fizer uma radiografia do culhão do Schumacher você vê os dentes dele lá.
Esse regulamento novo da proibição do controle de tração, era em consequência ao controle eletrônico da Williams anteriormente, não falava que o mecânico era incluído, então a culpa é da FIA que fez o regulamento pensando na Williams do Prost, se for assim todo carro que acha brechas no regulamento é ilegal, o regulamento da FIA funciona igual leis constitucionais, cada juiz/advogados interpreta do seu jeito pra pior ou pra melhor, Brabham BT46B e tantos outros acharam brechas, então a Benetton é regular, e ganhou o título, tá na história.
O campeonato de 94 é um desastre completo. Schumacher mereceu tanto o título que a despeito de toda a perseguição, quando deveria punir e conceder o título para o Hill, a FIA arregou. Fora isto, observações perfeitas. Se era ou não regulamento, é só pegar as Ferraris mais conservadoras para ver o que é ler a letra da lei e veja se alguém ganhou. E a maior tristeza foi a F1 ter tido apenas um gostinho muito breve da briga entre Senna e Schumacher. Como fã do alemão, e respeitando quem prefere o Senna, acho que SE não tivesse ocorrido, o alemão levaria. Porque ele tinha tudo para abrir uma boa diferença, começaria o campeonato por 30 a 0. E eu sempre tive que o Senna começava muito bem temporadas, não sei como ele lidaria em estar numa situação oposta, e o Schumacher só esperando por um eventual erro.
Penso que se Senna ganhasse em San-Marino, ele reverteria toda aquela diferença (pois colocaria na cabeça que nunca deveria tirar algo diferente de 2º lugar qdo não pudesse vencer).
A partir do GP da Inglaterra, só ía dar Senna.
Agora, caso Senna tivesse sobrevivido naquele acidente, tendo no máximo ferimentos leves ou médios (que não comprometesse nenhuma funcionalidade p- pilotar), ía dar Schummy. Creio que o brasileiro e a Williams iriam trabalhar p- 1995 (preparando o carro) e começar a lutarem pelo campeonato de construtores e pelo 2º lugar.
Para mim a Fórmula 1 andou para trás 1994 e Senna assinou embaixo, mas não sabia que estava assinando contra seu próprio 🚗 carro.
E mais o acidente de Senna foi o problema do fluxo de ar por de baixo do carro que entrou em Stoll e o carro ficou sem controle, tanto que alteração foi a placa de madeira skidblock debaixo do carro e na coluna de direção não foram feitas mudanças.
Carro de Senna infelizmente passou num pedaço mal recuperado, entrou em Stoll.
Apesar de não acreditar nessa história do CT "mecânico", pra mim é uma explicação pra lá de esfarrapada ( Briatore estava lá!), concordo com quase tudo que o Carlos falou. Uma retificação na informação Schumacher meteu 1.9s do Verstappen e Senna meteu 1,6s no Hill no GP Brasil 94.
Senna na classificação do GP Brasil 94 meteu 1,5s no Hill.
Em 94 se o Senna não tivesse sofrido o tragico acidente em Ímola, seria campeão!
@Matt Insett Amigo, desculpe... Vc não entende ABSOLUTANENTE NADA, de fórmula 1, e com certeza não sabe dos feitos do Senna quando tinha os carros ruins, e com a vasta Gama de excelentes pilotos que tinham na Época! Schumacher campeão com Ferrari absoluta e sem pilotos na concorrência . Aí, é mole! Quero ver ganhar corrida guiando carro sem 1,2,3,4 Marcha em um câmbio manual e faltando várias voltas para o fim. Senna não deveria ser desse planeta!
@@claytonoliveiradasilva6030 Pra mostrar que entende de formula 1 tem que concordar com as viuvas do senna por que senão, não entende kkkkkkkkkk. Em 88 embora o senna teve com o prost como rival, se juntar as vitórias dele com as do Prost dariam 15 em 16. Ou seja, dominio total da Mclaren. Todo grande campeão tem sempre uma grande equipe e um grande carro por trás, embora o talento do piloto seja importante, Senna e Schumacher jamais teriam ganho o que ganharam com uma tranqueira de carro. Me ajuda aí né? kkkkkkkkkkk
@@claytonoliveiradasilva6030 Outro argumento falso, é de o Schumacher supostamente não ter tido rival. Em 2000 ele derrotou Mika Hakkinen que é sim um dos melhores da história e em 2003 derrotou Kimi Raikkonen que mesmo vencendo apenas 1 corrida lá no inicio da temporada na Malásia, e com um carro que quebrava pra cacete ainda ficou a 2 pontos de impedir o Hexa do Schumi e a quebra do recorde de titulos do Fangio( 93 pontos a 91),e o carro da Ferrari em 2003 não era lá aquelas coisas hein??? vai me dizer mesmo que dois caras como MIKA HAKKINEN e KIMI RAIKKONEN não são rivais a altura??? Pra mim eles são, não apenas do Schumacher como de qualquer outro piloto, o negócio é que as Sennetes tem uma dorzinha de cotovelo pelo Schumi ter SETE titulos(o maior campeão da história da formula 1 até o momento, queira você ou não) kkkkkkkkk então sei que a inveja é demais, mas baixa a bola aí amigo kkkkkkkkkkkk
@@claytonoliveiradasilva6030 Terceiro, não me lembro qual jornalista foi mas ele fez uma ótima pontuação sobre essa corrida que o Senna ganhou guiando com 1 marcha a menos. Ele só venceu porque quando o problema começou ele estava 40 segundos de vantagem para o Patrese, e quando a chapa começou a esquentar, o patrese começou a tirar a diferença e quando Senna venceu, Patrese estava a 2 segundos dele. Ou seja, a vitória do Senna foi muito foda, porém seria bom vc dizer também o que não lhe é conveniente kkkkkkkk pois se a corrida tivesse mais umas 5 voltas, Patrese teria vencido comcerteza kkkkkkk.
@@gabriellucas1211 Sem uma marcha?? Cara, já li vários relatos que ele havia terminado a corrida com apenas 1 ou 2 marchas...
Você fazer curva sem as marchas lentas, 1,2,3,4.... Fica praticamente impossivel, e o proprio Senna disse que teve dificuldade em manter o RPM o suficiente para o motor não parar.... Cara , Senna pra mim será pra sempre! Adoro automobilismo, mas depois de Senna , acabou. Só me testou uma réplica em miniatura que montei da McLaren MP-4/4 de 1988. Carro em que nenhuma equipe até hoje da F1 conseguiu bater sua performance. Legítimo conceito " LOW LINE"! Valeu.
Corrija-me se eu estiver errado.
A determinação era:
Não pode ter controle de tração.
(NÃO DIZ QUAL), PORTANTO, qualquer forma de controle de tração ERA SIM, ILEGAL.
Lembrei do caso Heverton da Portuguesa, em que o time perdeu 4 pontos (e foi rebaixado) por usar o jogador faltando 5 minutos pra acabar o jogo. Pelo raciocínio do vídeo quanto ao controle de tração, a Lusa não deveria ter sido punida: "o Heverton não é essas coisas, entrou no final do jogo, nem pegou na bola, não teve nenhuma influência no resultado". O problema que Schumacher é alemão e Alemanha nunca havia ganhado um título de pilotos. E o Brasil era o país com mais títulos de F1 (8), depois de Schumacher e Vetel, colocaram a Alemanha no topo (11) em 20 anos. Agora, com os títulos de Hamilton, a Inglaterra voltou ao topo.
Carlos desculpa o video é antigo. Mas acha mesmo que o Williams era 2 segundos por volta mais rápido que a Benetton? Digo a partir do GP da França? Convenhamos...
Quanto ao Ferrari 412 T1 só foi carro a partir do Canadá, quando o Gustav Brunner o mudou de cabo a rabo, e ficou uma máquina demolidora mas só nas pistas rápidas como Spa e Monza, como aliás se viu. Andou bem em Portugal, com Berger a fazer a pole com o motor V12 versão 043 de uns 870 bhp, e também andaram rápido no Japão e Austrália. De realçar que o Hill, na sua opinião dois segundos por volta mais lento que o Schumy (!) fez uma corrida de antologia em Suzuka à chuva com vitória tranquila.
De qualquer forma excelente canal e parabéns pelo trabalho de recolha e estudo da história da F1.
me explica uma coisa porque era tão grande a diferencia do carro do Schumacher para o seu companheiro em 94 faça um video
Diferença era o Schumacher ... campeonato de construtores é muito importante para as equipes ... uma equipe não tem interesse nenhum em fazer um carro só bom e outro ruim
Só uma correção, não foi a Ligier quem recebeu autorização para retirar o filtro, foi a Lorrousse.
Cara, não sei... por tudo que vi e acompanhei entre Senna e Shumi, Senna era mais piloto...
por tudo o que vi e acompanhei, Schumi foi mais piloto
@@LoomisGameplays em favor da minha opinião há a opinião de vários PILOTOS, entre eles: Mika Hakkinem, David Coulthard, Ricciardo, Patrese, Lewis Hamilton, Gugelmin, Mansell, Massa, Barrichello, Berger, Alesi, Cesaris (ufa), entre outros. Mas opinião é de cada um e respeito a sua! Abraços
@@paulobueno6120 e daí? kkkkkkk problema deles, se junta um monte de gente dizendo que o céu é rosa ele não vira rosa
pra mim Schumacher foi melhor do que o Senna e pronto.
@@LoomisGameplays ok, falow 🤙
Concordo vi o Ayrton no Auge e também o Schumi, o Senna é bem mais talentoso !!
O controle de tração era uma gambiarra sem mexer na Central eletronica. Tipo uma ligação direta entre o sistema de injeção e a rotação do motor.
Excelente, Delvas!
Era um controle camuflado, o que era proibido, e não era só isso. Ele não tinha o controlador de filtro de combustível no taque. Então abastecia muito mais rápido do que os outros carros.
E tinha um dispositivo usado na largada. O carro pulava na frente dos outros, mesmo estando em segundo. Era absurdo.
Parabéns pela matéria 👏🏽👏🏽👍🏽
Schumacher pra mim é o melhor piloto da história da fórmula 1, diferente da personalidade, nisso Senna era mais midiático...
Acho que no GP de mônaco senna começaria a ganhar após o problema da Willians ter sido resolvido
Em Mônaco que ele não ia ganhar mesmo. Circuito travado, carro bebia mais, isso favorecia a Beneton.
Esse carro tinha algo muito estranho e só v as curvas que esse carro vazia sem patinar em se tratando de Fábio briatore acho difícil confiar
A benetton era fora do regulamento
como foi dito no video acima a ferrari de 94 era muito boa so que com pilotos bons apenas e nao otimos, tinha um motorzao e a aerodinamica era boa, com o bico tubarao como o da benetton, faltou piloto mesmo, mas, estranhamente, em 1995 eles voltaram(regrediram) para o bico antigo, como a do williams de Senna, alguem saberia me explicar?
Airton Senna percebeu essa gambiarra imediatamente. Mas os pobres mortais levaram 40 anos pra perceber
Excelente Delvas
Dois comentários:
O Berger falou que ele ficou abismado com a capacidade do Schumacher quando ele guiou o B195, ele afirmou que a Benetton era muito pior que a Ferrari dele de 95,corroborando com a sua informação. A outra observação é que no documentário da Season with Mclaren o Senna testou o MP4/8 passivo e o carro se comportava muito parecido com o ativo. Então o chassi do MP4/8 era muito equilibrado sim.
Rubinho sempre falou que o acerto do carro do Schumy era diferente. Rubinho guiou o carro dele e viu que ele gostava de acertar o carro saindo muito de traseira... e que outros pilotos iriam ter dificuldades em guiar. Isso pode ter contribuído..
no final senna não estava muito errado, pois foi descoberta uma tramoia na bomba de gasolina que a benneton tinha feito e quase matou um piloto deles nos boxes com um incêndio.
Você não comentou sobre o aparato ilegal de largadas da benetton
E nem vai comentar, são lambe saco do Schumacher.
Pra ganhar do melhor, só com trapaças. Com aquele carro orroroso, Senna fez 3 poles seguidas , mas aquele carro melhorou de tal forma que o Hill quase foi campeão. Senna ganharia em 94 sem sombra de dúvidas, em 95 os dois carros, William e benneton eram pau a pau. Senna não perde pra ninguém com carros na mesma condição.
Senna perdeu em 1989 para Prost e só nao perdeu em 1988 pq tinha a regra dos descartes, pq se contassem todos os pontos, Prost seria campeao. Nao estou querendo desmerecer Senna, que era um piloto extraordinário, muito melhor que Prost, diga-se de passagem... mas precisamos relembrar esses fatos.
@@duhmelo123 falo "neto, kkkkkk, só que tem um porém nisso aí, se a regra valoriza a vitória, quando o cara tá atrás ele é obrigado a arriscar tudo, é tudo ou nada, ou seja, o regulamento regula a ação dos pilotos, com toda certeza se a regra fosse do somatório total de pontos, alguém na equipe, amigos, conselheiros ia falar assim pra ele, "meu agora qualquer ponto é válido , se vc vê que o carro não tá legal, vai se arrastando pra somar qualquer coisa melhor que zero ". Diga se de passagem que piquet também era melhor que Prost.
Willians era um carro "Horroroso"?
@@pedroh9063 com certeza, no começo da temporada, a decepção de Senna era tão grande que até cogitava sair da equipe, o próprio dono da Ferrari quem disse, tanto é que batizaram o novo carro no mesmo ano de FW12B.
Parabéns, excelentes vídeos.
A Willians e Renault usaram esse mesmo sistema em 1994 e 1995 depois de saberem,e sim em 1994 todas as equipes estavam burlando de alguma forma o regulamento,prlo fato dos carros estarem muitos ariscos,principalmente por caso da eletrônica e quem mais sofreu com isso foi exatamente a Willians por já vir desde 1988 trabalhando esses iténs eletrônicos já a Benetton tinha já um Chassi que era muito bom e não tinha suspenssões ativas então lógico que começaria o ano na frente,na minha visão quem foi roubado foi o Schumacher mas para os fãs brasileiro é aquele negócio de jeitinho brasileiro,se é para passar os outros para trás vale,mas se é com você não vale 🤷🤷🤷🤷se parar e olhar friamente tanto Senna quanto Schumacher chegaram a F1 abalando as estruturas,não vejo o Schumacher perdendo o título de 1994 estava no ápice de sua forma física e juventude,e psicológicamente sempre foi muito forte ja o Senna vimos depois da rodada no GP do Brasil que saiu do Carro acabado físicamente e a idade já começava a pesar no físico,não dá para ficar desmerecendo a carreira de Schumacher só para enaltecer a do Senna,quem curte F1 sabe que teve esses fenômenos na F1 que aparecem de vez quando 🤷🤷🤷
A de 95 então, era "um carro de outro mundo"
Todas as equipas tinham os seus esquemas. Williams incluída. Schumacher era o melhor piloto e isso causava muita azia na F1.
Não.
Dono da verdade
Só gostaria de saber uma coisa, por que Senna no GP do Brasil 94, conseguiu colocar toda aquela distância em seu companheiro de equipe Damon Hill?
Simplesmente por mérito próprio , ou seja pelo seu talento !
@@alexvieira4602 Acho que D. Hill inventou aquela "Teoria dos Pneus Frios" só porque TOMOU UM VOLTAÇO DO SENNA NO BRASIL COM O MESMO CARRO!
@@pauladapowers-x4104 verdade .
Pois é se fosse o Schumacher no lugar do Senna o carro dele estaria ilegal aiai cadê as viuvinhas do Senna anti schumi kkk
Quando a F1 era F1.
E ainda precisou jogar o carro pra cima do Hill na final
O UA-cam não tá notificando.
Discordo quando diz que faltou piloto ora Ferrari em 94. Mas no mais concordo que Senna levaria em 94, mas em 95 acho que seria do alemão.
Like.
Em 95 o alemão já tava calejado
O pega ia ser sensacional demais entre os dois.
Acho que 94 o Senna levava na experiência
A turma esquece que nas 3 primeiras corridas já estava 30-
@@hernanlucas4710 eu acjo que ficava umas 8x7 vitórias pro senna
Ainda. Haveria corridas onde a combinação Bennetton e alemão mandaria melhor
Hernan Lucas com as punições equilibraria cara.. hilll chegou na última corrida com chances de título tendo até a 3ª corrida se não me engano só 6 pontos a mais que o Senna
@@thiagoalves3379 se o Senna o não bate, não teria punições, pq teria campeonato, teria audiência sem a morte do Senna, não teria necessidade fazer nada artificial.
As viúvas piram!! Primeira nave do mito Schumacher em estado de arte!!
Dizer que a FIA tinha má vontade com o Schumacher é uma PIADA! Pior que ele, só o Alonso...
Soma o Briatore "gate" com o Dick vigarista e terá sua resposta!!!
23:13 quase se matou em san marino kkkk
Em 1993 foi o duelo Senna× schumacher.
E porque não em 92?
Cadê vc tio delvas?????
A interpretação da lei depende do ponto d vista. Era proibido o controle de tração, mas n importa como. Poderia ser considerado ilegal tbm.
O CONTROLE DE TRAÇÃO É SECRETO MAS NAO ÉRA ILEGAL ESSA É BOA KKKKKK
Na Ferrari de 1994, faltou o Piquet,
Tio Delvas, talvez O motor Ford era melhor para a temporada do que o Renault ou Ferrari. Se vc tivesse o chassi o engenheiro e o piloto certo.
Eu tinha um professor de física no colegial que era a pessoa mais viciada em f1 que já ouvi falar.
Ele tinha um livro sobre motores de competição da Ford do seculo 20 de várias categorias, livro em inglês.
E tinha um grande destaque para o da Bennetton 94.( a Bennetton era a equipe da Ford de fábrica)
A Ford tinha o conhecimento das categorias americanas de reabastecimento e o motor Ford tinha o melhor equilíbrio de combustivel/potencial. Ele conseguia largar mais leve e Precisava de menos combustível em cada parada, sem perder taaanta força para Ferrari e Renault. Ferrari e Renault no começo da corrida sempre estavam pesados e com os pneus estreitos daquele ano o Shumacher mais leve abria muito e deixava a galera para trás.
Mas é fato que eles tb testaram sistema de rodas traseiras esterçantes, em teste durante a temporada mas não lembro se foi o Herbert ou Verstapen que disseram que em corridas não eram usados... Mas e aí será?
@@thorkisser esse da roda traseira foi usado em 1993 em corrida pela Bennetton
Nem o Patrese nem o Schumacher gostaram, mas ganhava tempo, depois procura sobe eo B193.
Dps foi proibido.
@@pauloluciomachadodebrito8107 valeu me confundi os anos 👍
@@thorkisser 92/93 tinha muita coisa inovadora, me espanta ninguém ter feito uma asa móvel
A FIA proibiu controlo de tração ELETRONICO e não MECANICO como a Benetton ENGENHOSAMENTE construiu. Logo onde está a ilegalidade?
Senna ganharia 94, com a melhora do carro, 95 no braço, 96, e 97 passeando.
Piquet disse que Senna chorava demais, tinha um carro que precisava se adaptar mas não era tão ruim pois tinha feito as três poles seguidas e quase sempre era mais rápido.
só não conseguiu bater a McLaren mp/13 1998
A Benneton foi esperta ao adotar a suspensão ativa mecanicamente e não eletronicamente
12:34
s🅱️innala
KKKKKKKKKKk
Barrichello seria o companheiro de Schumacher na Ferrari se o Irveni não fosse.
Irvine*
Magina amigo vc está totalmente equivocado, no carro da benneton tinha oculto 1994 a função 13 que já havia em 1993 e na willians também em uso em ambas, procure e veja, que poderia ser acessado por um comando do carro e ser acessado por um computador 💻
Alguem tem duvida? Veja o video de 7 minutos obs: role a pagina ate em baixo para ver o video sobre Rubinho, Briatore e Benetton. motorsport.uol.com.br/f1/news/f1-ex-mulher-de-briatore-diz-que-schumacher-so-se-comunica-com-os-olhos/4881483/?fbclid=IwAR1tRWhkPEzVHaGp3ChMo_ABAEt0BwGCAM_s-1v0VYi5WkGhIPER37tIPRg
Certeza que esse carro da Benetton era ilegal. Só uma constatação com a mudança de regulamento de 1993 para 1994 todos os carros ficaram mais lento, apenas uma equipe ficou bem mais rápida? advinha quem? A Benetton, como foi que mesmo com o banimento da suspensão ativa eles ficaram bem, bem mais rápido, todas as outras equipes ficaram bem mais lentas?