Fla-Flu: Universidade pública deve ter mensalidade?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 472

  • @joaomarcos386
    @joaomarcos386 4 роки тому +5

    39:10 "A Sociedade aceita pagar por isso". A Sociedade não aceita, ela é obrigada querida

  • @bourbonbourbon8549
    @bourbonbourbon8549 8 років тому +7

    Por que nao cobrar mensalidade de pessoas que tem condicoes? Nao interessa se é publico! Entao eu pago para nego filho de empresario fazer medicina na USP e quando eu preciso consultar eu tenho q ir no consultorio PRIVADO desse cara e tenho q pagar pra ele (de novo). Leandro Tessler ta certissimo: uso de bens publicos devem ter retorno pra populacao e nao pro individuo. Se esse cara tem ganho pessoal, ele deve fazer a contribuicao pessoalmente tambem.

  • @ernestmach3
    @ernestmach3 8 років тому +21

    Os mais pobres pagam a graduação dos ricos nesse país. O povo financia os filhinhos de papai.

    • @AlanSouzaAranha
      @AlanSouzaAranha 4 роки тому +1

      Isso é mentira. A maioria das pessoas da faculdade pública são de classe baixa.

  • @AnaDeCesaro
    @AnaDeCesaro 8 років тому +15

    Leandro traduziu o que o governo interino espalhou em outdoors "não pense, trabalhe"

    • @LuizHenrique-go6bw
      @LuizHenrique-go6bw 8 років тому

      Reproduziu, melhor dizendo. Pois sequer estava preparado para o debate...

    • @pedroesthevaosantos
      @pedroesthevaosantos 8 років тому +30

      Corrigindo: "Não pense em CRISE, trabalhe." Vamos colocar as palavras no devido lugar para não haver enganos desonestos.

    • @lucaspimentel7965
      @lucaspimentel7965 8 років тому +1

      Exclui isso

  • @tropadogole1
    @tropadogole1 8 років тому +16

    resumindo a população paga impostos para um pequeno grupo fazer gradução, pós-gradução e até doutorado as custa do suor do trabalhador. Em um país onde pessoas passam fome, ao meu ver tudo depois do ensino fundamental e médio deve ter uma cobrança nem q seja em trabalho comunitario a própria sociedade que pagou com imposto a sua graduaçãao>

    • @piplup84770
      @piplup84770 6 років тому +1

      O que tem que acontecer é tirar o estado completamebte do setor de educação, para que nem o pobre seja obrigado a pagar a faculdade pública do rico e nem o rico seja obrigado a pagar os 15 anos de escola,o Prouni e as 50% de vagas destinadas a oriundos de escolas públicas do pobre.

  • @arielhenrique9180
    @arielhenrique9180 8 років тому +9

    O debate deveria ser simples, ao vez de faculdades de qualidade gratuitas, ampliação de escolas nível: médio e fundamental de qualidade e faculdades (todas) pagas.

    • @fleisbester612
      @fleisbester612 7 років тому

      Não pois o riquinho que esta se formando em univesidade publica, paga muito menos impostos que o assalariado, sendo assim ele acaba recebendo o curso de graça, enquanto o filho do pobre que não teria reais condições de estudar em universidade privadas fica sem direito a universidade publica, esse pais é uma imundice em todos os aspectos

  • @KlebersonJohn
    @KlebersonJohn 8 років тому +3

    Primeira vez que os entrevistados realmente conversaram...

  • @ramaldes
    @ramaldes 8 років тому +17

    Sou professor de artes visuais, formado na Universidade Federal do Espirito Santo. Não sou de esquerda, passo longe, mas não sou a favor da cobrança de mensalidade no ensino superior público. O que também não sou a favor é de pessoas enrolando 7 ou 8 anos para se formarem em cursos de 4 ou 5 anos. Na minha concepção deveria ser gratuito o curso de 4 ou 5 anos (6 no caso de medicina), passou disso, não importa a desculpa, é dinheiro público sendo gasto a MAIS. É ai que a galerinha de esquerda das federais e estaduais se aproveita, matando aula no DCE, cagando e andando literalmente para o dinheiro público, para o dinheiro dos pobres, só se mobilizando para greves, pra estudar enrolam ao máximo.
    Meu pensamento é simples e claro, passou em um curso superior de 4 anos? Você tem esses 8 semestres gratuitos, bancados pelo estado, por mérito do seu estudo. Enrolou? Reprovou? Essas matérias a mais que irá fazer TEM que ser pagas. O contribuinte, principalmente o pobre, não tem que arcar com sua enrolação acadêmica, não importa o motivo.

    • @dogusky
      @dogusky 7 років тому +4

      Melhor solução parabéns...

    • @joaquimsegundo9236
      @joaquimsegundo9236 5 років тому

      Concordo em parte, mas deixo meu agradecimento por proposta mais consistentes do que as (infelizmente) apresentadas pelo Prof. Dr. da Unicamp

  • @brunorosi
    @brunorosi 8 років тому +23

    não existe almoço grátis

  • @peboguxX
    @peboguxX 8 років тому +1

    Já que o cara foi pro nível da experiência pessoal, vou compartilhar a minha: cursei dois anos uma universidade privada, que tive muita dificuldade pra pagar. Ser reprovado era inimaginável, já que isso encareceria a mensalidade, resultado: me tornei um expert em cola. Larguei, troquei de curso e fui pra uma universidade pública. Nunca mais colei na vida e me formei com media 8,5 sem nenhuma reprovação. É besta, eu sei. Mas é no nível do exemplo do cara.

  • @alanmuraski3042
    @alanmuraski3042 8 років тому +1

    Gostaria de perguntar a Tamara Naiz, no caso de cobrança de auxilio para a pós-graduação pela universidade publica, como uma pessoa que esta cursando sua pós não tem dinheiro para custear sua pós? Na teoria alguém que busca a pós de uma graduação já indica que ela já é formada e esta se especializando, ai pergunto, uma pessoa formada em uma universidade publica, graduado e com todos os precedentes criados pelo curso não consegue gerar renda para pagar um auxilio que de certa forma pode ajudar alguém que esta se graduando?

  • @daimon00000
    @daimon00000 8 років тому +7

    Esse professor vive no mundo fantástico de Havard. Quem vai pagar? Ele não sabe responder.

    • @DMaia-kf5kb
      @DMaia-kf5kb 8 років тому +2

      É simples assim como em uma faculdade privada, alunos com maiores condições financeiras pagariam as mensalidades e outra parte ficaria com bolsas de acordo com a renda familiar, acredito que a GRANDE QUESTÃO é o benefício que essa renda "extra", traria para as melhorias na universidade, já que o governo não é capaz de subsidiar tudo, além disso o aluno precisa compreender que este valor é um investimento pessoal (carreira) e que ele tem muito mais a ganhar futuramento do que perder.

  • @EstevaoEspindola
    @EstevaoEspindola 8 років тому +3

    Espera aí. Pós-graduação se trata de uma educação fornecida para pessoas COM ENSINO SUPERIOR. Ora, não se trata de um serviço destinado a uma população carente e com analfabetismo, mas sim a um público qualificado. O que a moça quer é que a população arque com os custos de alguém graduado e, por conseguinte, intelectualizado, cuja necessidade de "custeamento" é desnecessária em virtude do seu potencial mercadológico.

  • @danielsantana07
    @danielsantana07 8 років тому +1

    Eu me pergunto, como alguns pós-graduandos, em um período de 1 ou 2 anos de pós graduação, têm tempo pra criar uma Associação Nacional dos Pós-Graduandos? E, pior, presidir a associação? É incrível. Eu já ficava impressionado com a "classe estudantil". Agora temos uma nova classe: pós-graduandos. Êeee... Brasil. Todo mundo buscando sua boquinha.

  • @viniciuscvj
    @viniciuscvj 8 років тому +29

    A USP te exclui, te chama de burro e envia a conta.

    • @MAIAPONTOMIL
      @MAIAPONTOMIL 8 років тому +6

      Estuda, deixa de ser burro e passa no vestibular que ela não vai te excluir...

    • @viniciuscvj
      @viniciuscvj 8 років тому +5

      MAIAPONTOMIL Eu passei em outra estadual, tenho plenas condições e vontade de pagar pelo ensino que recebo "gratuitamente".

    • @MAIAPONTOMIL
      @MAIAPONTOMIL 8 років тому +1

      Marcus Tarriga Gomes Vai estudar, vagabundo, e deixe de mimimi....

    • @fbbtt
      @fbbtt 8 років тому +1

      MAIAPONTOMIL ela vai excluir de qualquer forma, seja eu, seja voce ou seja ela, nada mais justo para retificar isso do que aqueles que estiverem la dentro pagar uma parcela maior do seu proprio ensino do que os "excluidos".

    • @MAIAPONTOMIL
      @MAIAPONTOMIL 8 років тому +2

      Fernando Bonetti Só exclui os derrotados...
      Isso faz parte da vida, meu caro! Todo mundo é excluído em alguma coisa na vida, ou em várias coisas, e tem que aprender desde cedo a conviver com isso.
      Aprender que nem todo mundo vai conseguir ser o campeão de formula 1, ou campeão de futebol, ou milionário, ou namorar com a ultima capa da playboy...etc
      Bem vindo à realidade.

  • @jonatasdecarvalhoferreira7389
    @jonatasdecarvalhoferreira7389 7 років тому +3

    quando eu estava de fora eu apoiava até a privatização da USP como eu sou um trabalhador comum que ganha 1000 ReIs por mês agora eu estou dentro do foco por um simples motivo minha filha esta na USP então cobrar mensalidade quem está de fora é fácil apoiar concluo o meu raciocínio que você pode ser pobre ou rico a possibilidade é real de entrar na USP desde que você tenha personalidade inteligência e esforço sem as quais não há possibilidade de ingresso cobrar mensalidade já não sei responder mas cobrar de pobre ai não dá reportagem foi muito legal! !!!

  • @marciooliveira1297
    @marciooliveira1297 8 років тому +1

    Até hoje tem gente acreditando que o Estado tem que "dar" tudo, mas ele, o Estado, acaba "dando" muito pouco e o que "dá" é de baixa qualidade. No caso das universidades publicas, pagamos caro para poucos estudarem, e esses poucos em geral, tem condições de pagar.

  • @bielfbativismoambiental4737
    @bielfbativismoambiental4737 Рік тому +1

    A moça está totalmente certa. Universidade Pública e GRATUITA é um direito conquistado!!

  • @robertospantoja
    @robertospantoja 8 років тому +75

    Debate entre um homem com razão e uma mulher sem informação usando a emoção, ou seja, direita vs esquerda. kkkk coitada desta moça.

    • @soniamariaalonso5907
      @soniamariaalonso5907 8 років тому

      sem contar que o argumento dela é a entrada de quem não pode pagar

    • @SabbathMalmsteen
      @SabbathMalmsteen 8 років тому +1

      Isso pra você é direita vs esquerda?

    • @robertospantoja
      @robertospantoja 8 років тому

      +winter l para você é esquerda vs o resto do mundo, argumento do PT e seud braços: PSOL, Rede e cia.

    • @SabbathMalmsteen
      @SabbathMalmsteen 8 років тому +2

      Roberto Pantoja Quê? Sua resposta não tem nexo com a pergunta que foi feita. Aonde você viu argumento petista em uma indagação simples? Eu perguntei o que VOCÊ pensa e você me respondeu o que eu NÃO penso, parabéns.

    • @robertospantoja
      @robertospantoja 8 років тому

      +winter l a esquerda tenta enganar o interlocutor o tempo todo.

  • @andersonaraujo4270
    @andersonaraujo4270 8 років тому +1

    Para a galera que apoia mensalidades no ensino público. Me conte como foi não passar numa faculdade federal.

  • @FrankCastiglione
    @FrankCastiglione 8 років тому

    "O Brasil precisa crescer". Prefiro o termo "desenvolver" (progredir), acho que traduz melhor o que queremos para o país.
    23:00 - 6 em cada 10 estudantes que entram na USP fizeram Ensino Médio Particular (Pago).
    23:27 - O professor pergunta "por quê" toparam pagar o Ensino Fundamental e Médio e não topariam pagar o Ensino Superior? Uma das respostas é: Porque, mesmo que tenham condições de pagar, preferem não pagar. Desta forma, veem o ato de pagar por Ensino Fundamental Médio como um Investimento, no qual o retorno é não ter que pagar por uma boa Universidade no futuro. Em suma: por que vou "quebrar" 3 cofrinhos (Fundamental/Médio/Superior) de Dinheiro, quando passo "quebrar" apenas 2 (Fundamental/Médio)?
    36:20 - Sobre o Ensino Profissionalizante x Ensino mais "Abstrato", concordo com o professor que, para empregabilidade, é mais eficiente. E, obviamente, é importante que as pessoas estejam empregadas e ganhando seu salário. Por outro lado, acho que uma pessoa com formação técnica pode ficar com uma visão mais estreita de mundo. Sem contar, é claro, que o que o Brasil realmente precisa para se desenvolver é de mais pesquisa e criação. A fim de não ficar dependendo tanto de inovações de fora.
    38:13 - Ponto delicado. No ensino público gratuito, o estudante tem sua vaga garantida e só precisa fazer sua parte indo bem nos estudos. Uma vez que seja paga, sua vaga sempre estará em "xeque", vez que sua permanência depende de "Assistência Estudantil".
    No meu atual pensamento, sou desfavorável à cobrança no ensino público. Hoje, uma graduação numa Universidade Particular "popular" e de qualidade razoável, vai de R$ 700,00 a R$ 1.500,00. Já numa Universidade de "Elite", como a citada pela jornalista... vão de R$ 2.200,00 a mais de R$ 4.000,00.
    Quanto ao interesse e esforço do aluno quando paga ou não mensalidade, acho que é bem relativo. Não acredito que alguém (pobre) que consiga passar numa "USP" não vai se esforçar nos estudos (claro que há casos de drogas, desvio de conduta etc.).
    Já no âmbito privado, vejo muitos alunos pobres, que entraram pelo PROUNI, bolsa integral e que são desleixados, não valorizam a oportunidade. Para estes, com certeza, faria diferença a cobrança de um valor, mesmo que simbólico. Claro que tem alunos bolsistas do Prouni dedicados também.

  • @DrGabrielPavani
    @DrGabrielPavani 8 років тому +3

    Por qual motivo as universidades publicas não gravam suas aulas e disponibilizam para a população ? Será que é tão necessário o ritual de ingresso , principalmente para as cadeiras que não envolvem parte eminentemente prática ?

    • @joselunazzi2287
      @joselunazzi2287 7 років тому

      Pois é. Não há muita vontade de se fazer isso, para fazer bem feito é um trabalho grande. Entendo que nos EUA o MIT faz algo assim. Mas existe a UNIVESP (universidade virtual do Estado de São Paulo) que estaria fazendo isso com grande número de vagas, eu não vi mas não gostei, duvido que seja de qualidade. Nos EUA, o curso a distância é bem mais caro que o presencial, justamente pela dificuldade de implementar bem.

    • @maiconbezerra68
      @maiconbezerra68 6 років тому

      Mas isso já acontece, dar uma pesquisada!

  • @hericoprado6661
    @hericoprado6661 8 років тому +2

    O Brasil está perdendo seu propósito. Ver o próprio povo a favor da cobrança do ensino público é lamentável. É ser a favor de quem é contra seus direitos. Um usufruto comum a todos pode vir a ser cobrado e o cidadão que pode usufruir do ensino é a favor de torná-lo pago. Perfeito, vamos elitizar a pós. Como se tivéssemos um milhão de mestres e doutores por aí...

    • @MrFelipesjc17
      @MrFelipesjc17 8 років тому

      você deve achar que tudo de graça, que o dinheiro simplesmente aparece né? Sabe que tem gente que está passando fome para pessoas com renda alta fazer faculdade "grátis"

    • @hericoprado6661
      @hericoprado6661 8 років тому

      Você nem sabe minha realidade, rapaz. De onde eu vim e onde estou. Educação, Segurança e saúde são direitos constitucionais. A educação pública tem que ser melhorada e AMPLIADA de acesso global, não o contrário.

    • @MrFelipesjc17
      @MrFelipesjc17 8 років тому

      ensino médio e fundamental sim, graduação para quem não tem condições de pagar sim. Mas pagar graduação para quem tem condições de pagar? acha justo uma pessoa que mal consegue sustentar sua família bancar playboy na faculdade? Que mundo vc vive?

    • @hericoprado6661
      @hericoprado6661 8 років тому +1

      Sou de família pobre, BEM pobre e sou Mestrando. Trabalho e sou mestrando. Não tenho bolsa no Mestrado. Se tu pensas assim é por duas questões: ou nunca pisou o pé numa pós graduação nem pra visita ou realmente acredita no que fala por desconhecer às diretrizes. Se a pós passar a ser paga, aí sim que você elitiza pois só quem tiver muita grana pode pagar.
      Amigo, playboy não se fode 4 anos de faculdade, 2 de mestrado e 4 de doutorado pra ganhar salário de professor, querido. Tocar a empresa do pai dá mais dinheiro.
      Diminuir o número de mestres e doutores é ir à contramão do avanço educacional. Se você é a favor da cobrança, indiretamente é favor da elitização da pós graduação e diminuição da classe intelectual de professores pesquisadores. É uma lógica simples de ser entendida.

    • @bielfbativismoambiental4737
      @bielfbativismoambiental4737 Рік тому

      Poisé. Universidade Pública e GRATUITA é um direito conquistado.

  • @avelinodapaz309
    @avelinodapaz309 8 років тому +1

    Em meu ponto de vista, o ensino superior Deve Ser pago por aquele que cursaram o ensino médio ou fundamental em escola particular, e investir esse dinheiro em ensino fundamental e médio. Então em pouco tempo o ensino público se igualaria ao particular, acabaria a desigualdade nos vestibulares e o número de pessoas de nível superior aumentaria muito, logo, todos poderiam pagar o ensino superior.

  • @paraalemdobemedomal8742
    @paraalemdobemedomal8742 8 років тому

    A Folha de São Paulo está de parabéns por essa iniciativa de trazer debates sobre assuntos do nosso país . Levem o Bolsonaro pro próximo debate .

  • @RafaelGFilgueira
    @RafaelGFilgueira 8 років тому +3

    Ela acha que se continuar exatamente como está, ou seja, aumentando Universidades Públicas sem nenhum tipo de "cobrança", o cidadão estará capaz de pagar mais impostos por isso. Não há pecado e nenhum tipo de prejuízo educacional para quem pode pagar uma taxa e isentar realmente àqueles que não podem. Perfeita colocação do professor quando disse que essa contribuição poderia aumentar as atividades sociais. Portanto, o modelo atual é insustentável e é possível haver esse tipo de implementação. Estudos mostram isso, e foi bem esmiuçados na entrevista.

  • @ZidaneVecchia
    @ZidaneVecchia 8 років тому +35

    Coitada, ela ainda acredita q existe almoço gratis. Tem que privatizar tudo, deixar só o ensino básico com o estado e quem não tiver condições use os vouchers.

    • @robertospantoja
      @robertospantoja 8 років тому +2

      moça ignorante demais, não sabe nada de nada.

    • @HildeniAntonioGomesJunior
      @HildeniAntonioGomesJunior 8 років тому

      Repetindo frase de um economista e nem sabendo o significado. Pare de repetir frases de efeitos e vamos tentar entender o que ele quis dizer?

    • @HildeniAntonioGomesJunior
      @HildeniAntonioGomesJunior 8 років тому

      +Jose Carlos se a pessoa fazer sem receber nada em troca. existe almoço grátis?

    • @HildeniAntonioGomesJunior
      @HildeniAntonioGomesJunior 8 років тому

      ***** Não precisa ser religioso pra fazer isso.

    • @HildeniAntonioGomesJunior
      @HildeniAntonioGomesJunior 8 років тому

      +Jose Carlos o que é realidade pra você que o mundo é justo? O mundo nunca vai ser justo para suas necessidades egoístas. Compre uma ilha e viva isolado. Só assim, você vai ver o que sonha.

  • @fredymoraes8005
    @fredymoraes8005 8 років тому +1

    O Brasil precisa é construir mais universidades públicas, um estado do tamanho de SP por exemplo possuir apenas 6 universidades, tinha que ter no minimo umas 13!!!
    Portanto, UMA OPÇÃO UTÓPICA SERIA, construir mais Universidade no Brasil TODO ampliando o números de vagas,
    Acaba-se com o vestibular, somente entraria para universidade pública quem não tivesse renda para pagar uma particular, os que tem vâo para a particular!!!

    • @RamonArmaniP
      @RamonArmaniP 8 років тому

      Universidade não é escola pública para abrir uma a cada esquina, precisa de bons profissionais, não adianta construir por construir uma universidade pública.

    • @fredymoraes8005
      @fredymoraes8005 8 років тому

      tem q abrir uma em cada esquina se for preciso, tá com medo de que? qual é o problema?
      precisa de bons profissionais? então que se contrate esses profissionais

    • @RamonArmaniP
      @RamonArmaniP 8 років тому

      A questão não é construir uma estrutura física, isso é fácil, a questão é ter um bom corpo docente.

  • @mmsegundo
    @mmsegundo 8 років тому

    Parabéns à Folha pela iniciativa e pela escolha dos convidados. Parabéns aos convidados pelo alto nível de argumentos e pela cordialidade ao defendê-las. E parabéns aos comentaristas por estragar um debate tão bonito.

  • @tinho448
    @tinho448 8 років тому +1

    "A sociedade paga impostos pois acredita no serviço publico" filha, se imposto não fosse obrigatório ninguém ia pagar!

  • @snaptc
    @snaptc 8 років тому +3

    A moça primeiro fala que a evasão de cerebros se dá pelo o mercado local não absorve-los. Depois fala que a Universidade não tem que se submeter aos interesses do mercado, depois fala novamente que não temos tradição de empreendedorismo. Wtf?

    • @joselunazzi2287
      @joselunazzi2287 7 років тому

      Pois é, não é fácil ela ter uma boa visão disso tudo. Acrescento que, depois do Plano Collor, de entrega mor do pais, agravado pelas privatizações de FHC, o pouco que tinha de empresas pensando em inovar acabou, tem de viver com o mais imediato: comprar Know-how (tecnologia como receita, saida de máquinas caixa-preta, sem conhecimento). Dai a necessidade real de uma universidade comprometida com a inovação caiu a praticamente zero na maioria das áreas.

  • @felipev1ctor
    @felipev1ctor 8 років тому +6

    sou aluno de universidade pública. eu tenho condições de pagar uma mensalidade. Se a universidade é pública, não deve ser cobrado , ponto. Agora, se a maior parte dos alunos das universidades públicas possuem condições de pagar a mensalidade, é porque as universidades públicas brasileiras são geralmente melhores, isso se deve por um motivo já estabelecido por motivos históricos, já que eram exclusivamente para as elites, que por sua vez já possuiam melhor educação. A universidade pública possui o objetivo principal, mais até do que uma univesidade privada, de realizar pesquisas, e isso requer qualidade. acredito que a disseminação da ensino superior deve ser feita por universidades privadas, com um pouco de auxílio do próprio governo, por meio de insenção de impostos para aqueles que entram no ensino privado, por exemplo. O governo deveria focar somente na educação básica, e deixar poucas universidades públicas, assim a população, principalmente aqueles com menores condições financeiras, já teria uma educação básica de qualidade e se quisesse entrar na universidade pública seria por seu próprio mérito. É uma questão complicada e que nao deveria ser tomadas medidas em época de crise financeira, simplesmente para cortar gastos públicos.

  • @joaojhb
    @joaojhb 8 років тому +1

    Não conheci sequer UMA pessoa que ingressou na faculdade pública que o aluno / família que não tivesse condições de arcar com uma particular. A imensa maioria tem dinheiro. A discussão é, esses recursos (que não são poucos e são limitados) deveriam ser melhores aproveitados em atividades mais includentes dentro ou fora da área de educação.
    O SUS é a mesma coisa, muita coisa lá dentro poderia ser cobrado, pois novamente, muita gente que utiliza o SUS tem plenas condições de pagar, e com isso expandir e melhorar o sistema de forma a atender mais e melhor justamente aqueles mais pobres que realmente não podem pagar nem mesmo uma seringa.

  • @peboguxX
    @peboguxX 8 років тому +1

    O cara fica repetindo esse mantra de "melhores universidades públicas do mundo" sem apresentar nenhum dado concreto. As reformas educacionais feitas na Europa na última década foram e são extremamente criticadas e o nível das universidades europeias têm caído nos últimos anos. Parece que porque os outros fizeram nós temos que fazer também, mas porque não analisar com cuidado o resultado dessas reformas nos países que fizeram? É mais fácil ficar repetindo a lógica da modinha: "se foi feito na Europa, só pode ser bom."

  • @LuizHenrique-go6bw
    @LuizHenrique-go6bw 8 років тому +21

    De um lado, uma pessoa POLITIZADA; presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos. De outro lado, um professor de física... ¯\_(ツ)_/¯

    • @Mr-Thou
      @Mr-Thou 8 років тому +7

      Pois é, totalmente politizada. Só repetindo frases de efeito com interesses políticos por trás.

    • @ronaldo53603
      @ronaldo53603 8 років тому +1

      ele é doutor em Fisica

  • @SarahFrozen
    @SarahFrozen 8 років тому +1

    O pobre levanta às 04:30 da manhã para pagar o pós-doc do professor Dr. em Paris.

  • @RicardoAlves-qe9ks
    @RicardoAlves-qe9ks 8 років тому +2

    Sou a favor da privatização das coisas...mas se vc pensar direito cobrar mensalidade acaba que excluindo mais o pobres....cai na regra hereditária que pobre sempre será pobre e rico sempre será rico. existe um termo historico sobre isso que eu ñ lembro o termo... Se o Governo resolver cobrar mensalidade eu quero que abata do imposto que já pagamos....é muito imposto. Essa privatização da universidade é coisa de F D P...pq vc privatiza a universidade, e a ideia de privatizar é o Estado Menor...só que os imposto continuam do mesmo jeito...então o Estado ta ficando maior.

  • @TheSearch7CorpoFechado
    @TheSearch7CorpoFechado 6 років тому

    Excelente debate, dois pontos de vista distintos e bem argumentado com muito respeito. Ninguém aguenta mais a polarização. Direita e esquerda já está ultrapassado.

  • @juliocesar8664
    @juliocesar8664 2 роки тому

    Tamara deu um show no debate, existem interesses deturpados e ocultos em cobrar a educação de ensino superior. O investimento no ensino superior é visto com um gasto indesejado pelos governos, mesmo as universidades públicas sendo exemplos no ensino superior. O ensino superior poderia ser pago pelos ricos, mas a maioria da população não poderia pagar por esse estudo. Quem estudou em universidade pública sabe que a dedicação é integral o que impede aluno de trabalhar no período, assim, somente a sobrevivência já representa um custo para os alunos que somado ao custo da faculdade impossibilitaria os pobres de estudar em universidades públicas. Essas mudanças são muito sensíveis e começam com uma mudança aparentemente pequena e no final significará na privatização do ensino superior. Enquanto isso, a pauta na melhora da qualidade do ensino público fundamental, médio e mesmo superior privado fica esquecido.

  • @leahsilva3167
    @leahsilva3167 8 років тому

    Não me surpreenderia se chegasse um boleto na minha casa me informando o valor que devo pagar pela quantidade de oxigênio que eu utilizei no mês!!!

  • @elvmn
    @elvmn 8 років тому

    Cobrar pode ser um risco, sabe por quê? Quando os alunos pagantes começam a desistir e a evadir por causa de reprovação, muitas instituições privadas passam a facilitar e a distribuir notas para não perder clientes.

  • @kdoo86
    @kdoo86 8 років тому +1

    Esse Leandro Tessler cometeu um erro crasso aos 7 minutos e pouco, quando vai dizer que trabalha em uma universidade pública e todo mês cai um salário na sua conta. Isso é equívoco de pessoas completamente ignorantes, pois está confundindo o serviço público com trabalho voluntário. Serviço público esse, por exemplo, que no início das escolas era feito pelas igrejas. Há uma diferença do estatal para a filantropia. Cobrar por um serviço básico, essencial à nação é privatização desses serviços, desobrigando o Estado de sua parte. Isso é inadmissível.

  • @cleversonmoberst5326
    @cleversonmoberst5326 7 років тому +1

    Nossa já pagamos impostos demais e ainda querem cobrar mensalidade , então vamos parar de pagar impostos ...

  • @LuisSantos-lb6jw
    @LuisSantos-lb6jw 5 років тому +1

    Gostaria de ver o debate entre a Tamara com o Kim Kataguiri, o professor está muito na defensiva!

  • @gileadeferreira1573
    @gileadeferreira1573 8 років тому

    Para entrar em faculdades privadas basta vc fazer a prova que eles te empurram pro curso, vc paga e está tudo certo. Nas universidades federais ou você estuda de verdade para conseguir passar ou não passa...

  • @ojamak
    @ojamak 8 років тому

    Levando em consideração os 25% do dinheiro ganha pago pela pessoal, a pessoa pagaria 200-300 reais por mes pra estudar em uma USP/UFMG e isso é muito pouco, e mesmo quem n tem condição poderia se criar um sistema tipo o Fies porem independente do governo, vinculado apenas a universidade

  • @Pedro.M.F
    @Pedro.M.F 8 років тому

    Não entendi a lógica da Tamara: Uma Universidade Pública mantém 100% dos alunos subsidiados, mas não poderia manter hipoteticamente 50% subsidiado e cobrar daqueles que possuem condições de arcar com o pagamento da mensalidade?
    Quer dizer a universidade pode pagar R$ 100 mas não conseguira pagar R$ 50????

  • @lauran.carvalho
    @lauran.carvalho 8 років тому +5

    Esse debate é engraçado... um professor q ganha uma salário altíssimo, q estudou DE GRAÇA em duas universidades públicas, q foi pra fora com bolsa do Brasil, e q agora q ta empregado, qr q os alunos paguem para estudar... e ainda tem gente BURRA que acha q ele é um homem sério....

    • @gabrieldasilva5068
      @gabrieldasilva5068 8 років тому

      Serio que vc prestou atenção no debate ? o cara deu inúmeros exemplos que publica as maiorias são excludentes, ou seja, excluem oportunidades. Então, vc é a favor disso né ?

    • @lauran.carvalho
      @lauran.carvalho 8 років тому +1

      Olha, se não tem nome e foto parece fake ou hater... Qr debater, coloca a cara! E desde qd eu critiquei o debate????? Sério q vc não sabe ler? Eu falei da IRONIA de um professor q estudou a vida toda em universidades públicas, AGORA, q ta EMPREGADO, defender o fim da gratuidade...

    • @gabrieldasilva5068
      @gabrieldasilva5068 8 років тому +1

      Minha critica não é pq vc criticou o debate ou deixou de criticar. Minha critica, é critica a sua opinião. Não é má fé dele ter estudado em universidade pública e agora estar falando mal do sistema. Ele viu que está incluso nesse sistema e percebe que o mesmo é falho p/ com os mais pobres, justamente, esses, que, estudaram a vida toda em colégios públicos. Por isso, ele diz que o sistema é excludente.
      Sobre fake, não vejo problemas. A partir do momento em que eu não esteja te ofendo ou atacando de qualquer forma que seja. Não há necessidade de identificação como pedes. Só manter um dialogo respeitoso ;)

    • @lauran.carvalho
      @lauran.carvalho 8 років тому +1

      A remuneração bruta desse professor é de 26 mil reais.... Sabe qtas pessoas tem acesso a uma remuneração dessas? Depois dele ter passado por todo o processo de formação de forma gratuita, estar empregado em uma universidade publica recebendo esse salário se torna fácil reclamar da desigualdade . O sistema é falho com os mais pobres, mas sabemos q este problema é estrutural. O mesmo professor que qr privatizar o ensino superior não participa de campanhas por melhoria no ensino de base. Não se resolve o problema do acesso ao ensino superior privatizando e sim melhorando a qualidade de ensino desde a base, até mesmo para que o aluno possa ter conhecimento para escolher que tipo de formação ele qr receber. Deixando o ensino de base precário mantemos a estrutura como está. Os pobres ingressaram em pqno numero e os ricos em maior, pagando mensalidade, q será para aumentar o salario desses professores. Não se iluda. Ali existe uma falácia oportunista de quem está mt feliz com suas 20 horinhas de sala de aula, pesquisas e férias garantidas. O que é mt diferente do resto da população. Se ele se preocupasse com igualdade, primeiro de td questionario os super salarios da UNICAMP, problema discutido hj durante as greves.

    • @gabrieldasilva5068
      @gabrieldasilva5068 8 років тому

      Vamos lá. Acho que tem algumas problemáticas. Vou tentar responder por ordem do seu texto.
      Sobre o salario alto do professor. Ainda tenho que ponderar, pois tenho vários pensamentos. Acho justo um professor ganhar bem, afinal, essa é umas das mazelas do Brasil, a falta de reconhecimento do docente. Pessoas essas que são de extrema importância em nossas vidas. No país, que um mero politico ganha R$ 40 mil bruto, fora os auxílios infinitos, acho justo. Tendo achar justo por causa disso e pq tbm pretendo ser professor, acredito que discordando estaria sendo hipócrita.
      Esse professor participa sim de campanhas p/ resolver esse problema. Leia a chamada do vídeo, acho que não prestou atenção. Ele é autor de uma ação afirmativa visando os mais pobres.
      Caso não acredite, achei uma reportagem sobre ele:
      www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju254pag02.pdf
      Concordo quando dizes que não se resolve visando somente o ensino superior(pulei a parte do privatizando pq discordo.). É claro, basta ver qualquer país desenvolvido. Eles investem muito mais na base, isto é, fundamental/médio que o superior. É questão de lógica, não precisa ser erudito para isso. O cara tem uma puta base na sua infância e adolescência, logo no inicio de sua fase adulta, que seria o ensino superior, ele estará mais bem preparado, maduro e consciente. Naturalmente, seria (e é) a fase que se gasta menos(qualquer lugar desenvolvido é assim, ponto).
      Não é os pobres entrando e ter que pagar mensalidade. É os que tem condições de pagar, justamente pagarem. Sabia que metade dos alunos da USP, representa os 20% mais ricos do país? Assim é com todas as públicas, em sua grande maioria de matriculados. E o dinheiro que entrar seria mais um acréscimo para estrutura da instituição, e não pagar o salario dele. Pois o professor é concursado, seu salario é proveniente dos cofres públicos. Esse dinheiro entrando, daria um folego p/ tempos como que vivemos atualmente. Por exemplo, a UERJ ainda nem começou o 2016.1 pq é pública, logo se sustenta pelo Estado, mas o Estado está quebrado. Fora as greves de inúmeras publicas.
      20 horas de aula, divididos durante a semana, logo sobra mais tempo p/ dar outras aulas. Preenchendo essa vacância(ministrando mais aulas, assim, instruindo outras pessoas) ele aumenta sua renda. De novo, é professor, acho justo. Férias, é ferias huahua. Todos necessitam.
      Sobre o salario dele para com da população, isso é outra discussão :)
      E se vc acha o salario desse mesmo professor "super salario". Veja os da USP rsrsrs.
      Ficou grande, tbm não esperava desse tamanho, enfim, espero que leia.

  • @MatheusHenrique-iy1fj
    @MatheusHenrique-iy1fj 8 років тому

    Desviando do foco, a respeito da graduação pública a realidade é que aqueles que tiverem melhores oportunidades continuaram assumindo as vagas das Universidades Federais. Não me frustrei para passar em Universidade Pública, sou filho de pobre e n vi vantagem nem uma naquelas vagas que dizem propiciar a colocação dos menos favorecidos. Minha saída foi recorrer a uma privada. Estou desesperado por isso? Não! Diferente de outros que estão por aí até com depressão por causa da não aprovação nelas.

  • @pu5epx
    @pu5epx 8 років тому

    Prima facie sou a favor de univ. gratuita (paguei minha faculdade, mas não pela pós). Mas seria melhor que o grosso dos recursos fosse para educação básica de qualidade,

  • @MrRicardojs85
    @MrRicardojs85 8 років тому +3

    Parabéns Tamara bons argumentos, demonstro conhecimento sobre o assunto deu um banho no debate. Leandro você deveria lecionar fora do Brasil porque ficou claro o seu apreço por outros países, querer comparar nossa educação com EUA, Alemanha países com cultura educacional totalmente diferente fica inviável.

  • @gabriel.ferreira
    @gabriel.ferreira 8 років тому

    Bom debate, bons debatedores.

  • @robsongobbi6713
    @robsongobbi6713 8 років тому

    Faça um Fla-Flu com o tema sobre a reforma agrária.

  • @brunopenner8390
    @brunopenner8390 8 років тому

    Li em um comentário ai em baixo: "De um lado, uma pessoa politizada... de outro, um professor de física". Realmente, desde o começo achei desigual, difícil discutir em alto nível com alguém que conhece a realidade da Universidade e leciona nela há anos. Precisa de mais umas décadas ai pra poder discutir de igual pra igual com o professor.

  • @demmentrius
    @demmentrius 8 років тому

    Quem não pode pagar pelo estudo, já está se virando para pagar a anos. É importante a revisão de como funciona os investimentos nas pesquisas acadêmicas pois tem um gargalo e muitos problemas para os pesquisadores.

  • @Xdih7845
    @Xdih7845 5 років тому

    Sou contra a cobrança, mas infelizmente a defensora se perdeu completamente no próprio argumento e foi rasa em alguns aspectos. Se esse for o nível dos defensores da universidade pública, infelizmente pagaremos em um futuro não muito distante.

  • @marciogomes1715
    @marciogomes1715 8 років тому

    cobrar mensalidade de universidade pública para ela passar a CONCORRER no mercado com as facilidades da universidade privada de hoje em dia? GÊNIO!

  • @hbhataka
    @hbhataka 8 років тому

    Eu não tenho opinião formada sobre o tema... E a Folha escolheu uma moça bem perdida pra defender a manutenção da gratuidade.. Ela ta mais preocupada em se olhar na tela, do que rebater os discursos.... Tomara que tenha mais debates, com pessoas mais preparadas...

  • @YanGSX1340R
    @YanGSX1340R 8 років тому +8

    http:/ /www.ilisp.org/artigos/matematica-explica-e-impossivel-existir-universidade-publica-gratuita-e-para-todos/

  • @ronaldojunior5336
    @ronaldojunior5336 8 років тому +1

    39:16 NÃO ACEITO NÃO! NÃO! NÃO! NÃO! Fale por você! NÃO ACEITO MESMO!

  • @hezael
    @hezael 8 років тому

    Debate de alto nível com duas visões opostas mas extremamente importantes que precisam ser analisadas com cuidado. Mas aí você lê os comentários e parece briga de criança de 12 anos

  • @FermatFerpol
    @FermatFerpol 3 роки тому

    Tá aí um boa discussão que até hoje ainda faz a pergunta... Olha que se produz na pós graduação das universidades públicas...
    O que poderia ter sido um diferencial é comentar sobre responsabilidade em relação peso no sistema... Ou seja, aluno entra na instituição e não sabe quanto sai do bolso dele não sente quando pessoa tão se fudendo por ele está ali... Existe caso que pessoas que reingressa por que pegou múltiplas do ... Combrando um valor mínimo seria extremamente valorizado o suor de todo brasileiro e coloca uma responsabilidade no aluno...
    Infelizmente, a menina não sabe quanto custa um Kilo de Arroz...
    20.000 alunos * 300 = 6 milhões a mais por mês... Já ajudava pagar manutenção dos prédios.
    Tem mais uma coisa fazer pesquisa em algo que gera desenvolvimento não adianta fazer pesquisa em relações sociais Brasil, que o mundo pouco importa com nois... Portanto ou Tecnologia ou cortar tudo...

  • @JonasAJr
    @JonasAJr 8 років тому

    com certeza!

  • @camaradastalin68
    @camaradastalin68 8 років тому +1

    Fazer comparações da Universidade brasileira com a americana é desonesto.
    É ignorar que a Universidade pública brasileira se desenvolveu através do Estado e se tornou excelente através dos recursos deste. Se uma lógica empresarial e de lucratividade passar a comandar a Universidade ela vai se transformar em uma fábrica de diplomas, pagos com o suor do rosto daqueles que precisam conciliar o trabalho com o "estudo", como já acontece nas universidades particulares aqui.
    É só observar o mecanismo dos exemplos público e privado. Privatizar é sucatear a pesquisa, a docência e a capacidade intelectual dos alunos.
    É desastroso transformar uma USP em uma Uniesquina.

    • @fleisbester612
      @fleisbester612 7 років тому

      As universidades americanas mesmo privadas são instituições sem fins lucrativos, e a pesquisa é toda financiada pelo governo americano, foram entregues mais de 280 bilhões de dólares para pesquisas em universidades nos EUA no ano passado. Só demonstra que o assistencialismo americano é grande

  • @lucasbatista6969
    @lucasbatista6969 8 років тому

    Faltou Imponência por parte do professor. Gostaria de ouvir mais os seus argumentos.

  • @joaoguilhermygodoy9906
    @joaoguilhermygodoy9906 8 років тому +15

    ou é pública ou tem mensalidade,os dois não dá

    • @xDearGoux
      @xDearGoux 8 років тому +27

      O Correios é público ou privado?

    • @viniciuscvj
      @viniciuscvj 8 років тому +7

      Rodrigo Gomes headshot João guilermy

    • @athaydesilva
      @athaydesilva 8 років тому +1

      O fato de ser público não quer dizer que seja de graça. O contribuinte está pagando. Se podemos individualizar o serviço, deve ser cobrado para cada usuário que se beneficie.

    • @ZidaneVecchia
      @ZidaneVecchia 8 років тому +2

      +Rodrigo Gomes Fatality... Kkkkkk

    • @viniciuscvj
      @viniciuscvj 8 років тому +1

      Rodrigo Gomes Finish him

  • @joaquimsegundo9236
    @joaquimsegundo9236 5 років тому

    Parabéns a representante de pesquisa e pós-graduação, apresentou bem o debate em defesa dos estudantes e da pesquisa brasileira.

  • @quezialinz9407
    @quezialinz9407 8 років тому

    educação é para todos! tanto como particular ou pública. tantos para ricos ou pobres. mas, o que acontece é que a maioria dos ricos é que entram, (e se for pensar dessa maneira, só quem poderá pagar uma taxa seria eles, mesmo assim não teria sentido) então, o certo é reforçar o ensino básico, com educação de qualidade desde o jardim da infância, até ao ensino médio com medidas equilibradas tanto no colégio particular, mas principalmente na pública!

  • @rixsilveira
    @rixsilveira 8 років тому +2

    Essa menina manda muito bem!

  • @hugosouza735
    @hugosouza735 8 років тому

    Coitado desse pai iludido. A filha da faculdade particular não reprova não apenas por em geral as aulas desse tipo de universidade serem muito mais fáceis mas tb pelo fato de que se um professor reprovar um grande número de alunos de uma turma, ele com certeza terá problemas com seus superiores. Entratanto, nas faculdades públicas um professor reprovar mais de 50% de uma turma, não representa absolutamente nada de negativo para com seus superiores. Para finalizar, vale ressaltar que o nível de dificuldade das aulas são absurdamente diferentes.

  • @NatanaelSilva30
    @NatanaelSilva30 8 років тому

    Gente, em debate temos que ter dados para fundamentar nosso argumento, não se pode ficar no discurso tão amplo, eu entendo o argumento da ANPG, mas é preciso melhorar o argumento

  • @maiaradeproenca5080
    @maiaradeproenca5080 6 років тому

    Alguém me responde, se todo mundo paga impostos e uma parte desses impostos arrecadados vão para a educação (incluí universidades), pq querer pagar os estudos em instituições de ensino superior sendo que todos já estamos pagando-a através de impostos?

  •  8 років тому

    Na minha opinião poderia se cobra mensalidades e as pessoas que não tem condição e fazer como hoje se faz, utilizar financiamento ou bolsa por sua vez haverá mais responsabilidade dos dois lados assim se ambos serem éticos com certeza as instituições tanto governo e universidade ficam ciente e apto a progredir e evoluir sendo assim o mercado observara melhor esses alunos como melhor responsavelmente e socialmente para o mercado e suas ambição pessoais.

  • @marcosantoniolacerdadealen4330
    @marcosantoniolacerdadealen4330 8 років тому

    Não é só porque eu seja simpático a idéia de cobrar nas universidades públicas, inclusive na graduação, mas a moça que debate com o Tessler, é muito fraca

  • @bielfbativismoambiental4737
    @bielfbativismoambiental4737 Рік тому +1

    Universidade pública tem que permanecer gratuita é um direito conquistado!!!

  • @HildeniAntonioGomesJunior
    @HildeniAntonioGomesJunior 8 років тому

    Para mim falta de investimentos filantropicas do mercado nas universidades. Falta união neste sentido. O professor tem uma visão só do Estado de São Paulo, porque usa a USP como referência de universidade no Brasil. Mas cadê ele falar das outras universidades do Brasil?

  • @alexandravanriel9472
    @alexandravanriel9472 8 років тому

    "a sociedade aceita pagar por isso pq a sociedade acredita que pagando impostos ela pode ter serviços públicos de qualidade" Não acredito que a fofa teve a ousadia de falar em nome de toda a sociedade! Não, querida! A sociedade aceita pagar por isso porque se você não pagar seus impostos você vai preso!

  • @leandrosilva8203
    @leandrosilva8203 8 років тому +10

    A faculdade é pública!?, acho que já fala tudo!😠

    • @viniciuscvj
      @viniciuscvj 8 років тому +4

      Concordo, Correios é público e olha aí as tarifas: www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos

    • @leandrosilva8203
      @leandrosilva8203 8 років тому

      ***** Em certa parte vc está certo.... Acho que não está certo totalmente quando fala que deveria ser para todos! Não digo selecionar quem entra, mais sim ter um ensino mais forte desde o começo, no primário até o segundo grau, daí quando chegasse para"disputa" vaga seria ótimo.... Pois eles não teriam oq falar com os pobres como nóis... é oq acho...

  • @ArllanAquino1
    @ArllanAquino1 8 років тому

    folha parabéns, esse programa FlaxFlu e ótimo, estou tirando muitas dúvidas

  • @pedropereira9096
    @pedropereira9096 6 років тому

    caro e inocuo, pois um médico para ser formado é meio milhão e depois não tem nenhum compromisso com o pais, quer só ganhar o seu, que é muito bem remunerado e não se preocupa com a saude do povo.

  • @soniamariaalonso5907
    @soniamariaalonso5907 8 років тому +1

    Nesse debate pelo menos a impressão que tive é que nem essa moça acredita em si mesma e nos seus argumentos

  • @ErickQueirozSNIPES
    @ErickQueirozSNIPES 8 років тому

    Essa pós e extensão no Brasil seve mesmo para algo?
    Eu acho mesmo que essa galera não quer mesmo é ser avaliado, eles querem mesmo é bolsa!

  • @Bruno-om4ui
    @Bruno-om4ui 8 років тому

    esse programa é importante!

  • @michelpassos2008
    @michelpassos2008 8 років тому +4

    Leandro Tessler foi muito educado, a todo tempo foi interrompido. Menina com argumentos fracos e mal educada.

  • @cadusan5835
    @cadusan5835 8 років тому

    inclusão social não é sinônimo de melhora do ensino superior.Universidade é como uma seleção de futebol, a Alemanha tem seus jogadores todos loiros de olhos azuis e ganhou de 7 a 1 do Brasil tão diversificado, ou seja, no final o importante é o talento no campo de atuação, não características físicas.

  • @jujuba2099
    @jujuba2099 8 років тому

    Por que as vagas precisam ser públicas? Porque educação é um DIREITO nesse país!!!
    Ao menos no papel.
    Essa é a defesa fundamental nesse debate.
    Ficar olhando para os modelos internacionais é reprodução da síndrome de cachorro vira lata que sucateou tantas das nossas instituições. Quem vai poder pagar para entrar nessas instituições? A população pobre será prejudicada novamente? As pessoas que acredita que privatizar é a solução: baixem o vidro blindado do seu carro, olhem o pais em que vc vive (se é que vive aqui) e tente pensar a realidade e problemas estruturais daqui.

  • @leomoreno3458
    @leomoreno3458 8 років тому +4

    pós-graduação não deveria ser cobrado? o cara se forma tem renda graças ao diploma e ainda faz pós de graça? pfv né

    • @bielfbativismoambiental4737
      @bielfbativismoambiental4737 Рік тому

      A universidade pública tem que ser de graça pois é um direito conquistado independente se é graduação, pós, mestrado ou doutorado!

  • @ojamak
    @ojamak 8 років тому

    A questao é simples, hj ocorre fuga de cérebro ( fato ), investimento da sociedade para um ganho individual ( fato ) e muitas universidades quebrando, mal se mantendo de pe... poderia sim ter uma cobrança com base na renda familiar e mesmo que ela seja singela... Pq n cobrar pra quem tem total capacidade de pagar? so iria beneficiar a universidade, criando ate mais vagas e infraestrutura

  • @aacoimbra
    @aacoimbra 8 років тому

    O debate foi injusto! Emoção vs Razão. Isso não é debate.

  • @tinho448
    @tinho448 8 років тому

    10:45 "Educação é um Direito" ah é ? então ela acha que todos devem se sacrificar em prol desse direito ???? tenha dó...

  • @eununcavouteperdoar4554
    @eununcavouteperdoar4554 4 роки тому

    Sim!

  • @Rorther
    @Rorther 8 років тому

    Cobrando uma quantidade minima, você conseguiria dar acesso há muito mais pessoas, e ter uma qualidade de ensino melhor. Mas não, vamos dar a poucos sortudos (que geralmente nem precisam do beneficio gratuito) a educação, e deixa-los mamando e levando a faculdade na barriga, afinal nem estão pagando não é mesmo?
    Agora, sobre pós graduação, acho um absurdo ser gratuita.

  • @matheusfarias13
    @matheusfarias13 8 років тому

    Estes americanos que estão formando-se nas community colleges estão enforcados em dívidas por financiamente estudantil, este senhor não está muito antenado à realidade social e política americanas.

  • @jorgesantiagol
    @jorgesantiagol 8 років тому +1

    "Educaçao é um direito universal". Educaçao é um serviço, nao existe almoço gratis!

  • @wellingtonrobertoalves
    @wellingtonrobertoalves 8 років тому +1

    1-Ele pesquisa Física ou Educação? 2- O que pensa os professores da Faculdade de Educação da Unicamp? 3- Entendi porque minhas aulas com ele foram bosta o invés de dedicar para a didática estava meteno bedelho alheiro!

  • @12345678983984
    @12345678983984 6 років тому

    omo é um intelectual de direita: Vamos tirar a Dilma! Por quê? Porque o preço do tomate está caro, a gasolina aumentou vinte centavos e existe muito desvio de serviço público. Como melhorar? Exigindo mensalidades nas universidades públicas, exigindo que todas as estradas paguem pedágio que o SUS seja novamente cobrado pela população pra a gente continuar pagando a mesma quantidade de impostos. E eu pergunto: Se vocês odiavam tanto o desvio de dinheiro público, por que então vocês querem pagar impostos pra não receber retorno nenhum? Pra onde vai esse dinheiro agora? Por que reclamavam tanto por causa de 30 centavos a mais no preço do tomate se o que vocês propõem é piorar a vida da população inteira?

  • @danilo8267
    @danilo8267 8 років тому +1

    A aluna deu um show de retórica e conhecimento da sociedade e Universidade.... Nestas horas q a gente vê que até mesmo dentro das melhores Universidades há tanta gente mal formada

  • @pedroffline
    @pedroffline 8 років тому

    Primeiro gostaria de parabenizar a moça por ser bem preparada, inteligente e saber argumentar. CONTUDO, a sua ideia está, no cerne, errada. Sua visao de mundo focada num estado forte, provedor e seguro dos interesses da sociedade, fugindo do mercado é algo que nunca deu e nunca dará certo porque viola leis básicas da economia.

  • @matheusfarias13
    @matheusfarias13 8 років тому +1

    Ele fica completamente descontrolado e não conseguem fechar nenhum raciocínio.

  • @dadinhoschannel4003
    @dadinhoschannel4003 8 років тому

    Então, nesse debate acho que a folha foi infeliz em convidar a menina para debater. O professor "ganhou" o debate, se posso me colocar assim. Digo isso não necessariamente porque o a defesa da não cobrança em mensalidades seja um caso perdido, mas pela desproporção na habilidade dos debatedores. A menina - talvez por nervosismo - se perde muitas vezes durante o processo e ela percebe isso. Enquanto isso, o professor, que parece relaxado e até mesmo brincalhão, fala de forma concisa e objetiva - sem falar que ele não corta a menina a todo momento...
    Diria até mesmo que se o professor ficasse calado da metade do debate pra frente, a menina, da mesma forma, cavaria a própria cova.
    Não acho que o a folha errou feio em chama-la porque a menina ocupa uma posição de destaque. O problema foi que faltou idade para ela; um pouco mais de experiencia.
    (não é escolha de debatedores jovens que a folha trairá mais jovens interessados, mas é pelo alto nível do debate. O debate do Kim contra a Carina Vitral, por exemplo, foi uma bosta. De um lado era o kim jogando memes de facebook e do outro uma comunista mudando de assunto pra caralho e jamais respondendo uma pergunta[...]. O do Vila basicamente só ele falou e o Sakamoto se contentou em dar uns adendos. Já em outro, o Tico destrói o carioca - e eu discordo de TUDO que o Tico disse-, mas mesmo assim sei que ele ganhou aquele debate.)