Como empreendedor me coloco no lugar dos trabalhadores que tem pouco tempo para família, estudo , lazer, final de semana em geral. Na minha empresa o pessoal nunca fez essa escala e tem tempo para lazer, família, finais de semana e nunca tive problema. Estou de acordo com a reforma , mesmo porque pessoas não são máquinas e quando felizes trabalham melhor
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
A coisa mais inteligente para um empresário é ter funcionário feliz com o emprego... ele se entrega, garante resultados e é leal ao negócio. Tem mto empresário tonto que não consegue sacar o básico, não é uma questão de moral, de ser bonzinho, se ele for justo, há uma grande chance de conseguir manter bons trabalhadores que vão entregar o serviço na qualidade esperada.
É horrível. Espero que o assunto prospere e encontrem uma solução. Pra empresas maiores, não existirá problema nenhum, pois eles só precisam organizar as escalas. O problema são empresas muito pequenas com poucos funcionários. Talvez teria que ter algum tipo de solução que permitisse o 6x1 para empresas menores.
Com o fim do trabalho aos sábados, as 4 horas de hoje, aos sábados , serão horas extras. Isso é custo adicional. Claro que terá impacto nos preços. Mas, se o governo Lula parasse de dar aumento real ao salário mínimo, compensaria.
@@renatoritter1546 eita, acho que temos um ex-pecialista aqui, mostrar dados históricos realmente não tem valor para quem vive em Nárnia né, certamente nunca trabalhou em 6x1, certamente não possui empatia, e certamente não sabe o que é um debate publico, onde as partes possam chegar a um consenso. fazer o que né, nem sei porque estou digitando uma resposta aqui
@@joseCOSTA-ki1xt chefe historicamente a exploração é protegida com um clássico "a economia vai quebrar" e nunca tem impacto significativo e isso por que o excedente de lucro é suficiente pra manter produção com menos trabalho a nossa produtividade nunca foi tão alta..
Ele não é economista e ta falando baboseira. Cadê os dados? Como ele diz que toda essa burocracia trabalhista no Brasil não impactou negativamente? Você vê o trabalhador brasileiro com qualidade de vida hoje em dia? O Brasil continua andando de lado há 3 décadas, enquanto países que adotaram flexibilidade e liberdade econômica ascenderam, como a Coreia do Sul que na década de 90 era mais pobre que o Brasil e hoje mais rica que a Inglaterra. Cadê o efeito dessas políticas trabalhistas? Nenhum país fica rico do nada, não existe melhorar qualidade de vida do trabalhador na canetada... A escala 6x1 é uma necessidade econômica horrível mas uma PEC não vai fazer isso deixar de existir, ou a pessoa vai ser demitida, e ai terá ainda mais problemas, ou vai pro informal que gera todo um problema jurídico.
Como médico, sinto minhas mãos atadas quando recomendo mudanças de estilo de vida para os pacientes que trabalham nesse regime e tambem em uber e similares. Não há tempo para cuidar do mínimo, que é a saúde e a familia
Trabalhei 17 anos em supermercado...aprendi muito, conheci pessoas...mas vivi pro mercado. Meus filhos até hj tem problemas psicologicos pela falta que fiz na infância deles...me esforçava muita para ser presente nas reuniões e comemorações na escola pois sempre exigia meu direito como mãe.
Compreendo perfeitamente o seu relato pois minha mãe trabalhou muitos anos em supermercado e drogaria na minha infância. E realmente vivia para trabalhar. De certa forma tive que saber me virar sozinho desde novo, pois ia para escola sozinho, mercado, resolvia as coisas em casa e fazia pequenos trabalhos para ganhar dinheiro. Essa foi a única coisa boa pois vejo jovens adultos hoje em dia que não sabem fazer 1/10 do que eu sabia na adolescência. Mas foi a única coisa boa, pois ela estava sempre trabalhando e sugou muito a vida da minha mãe. Para quem não sabe supermercados só fecham dois dias no ano: dia do trabalhador e 1° de janeiro. Alguns mercados nem isso respeitam.
Tenho 23 anos e trabalho 6x1 há 3 anos e pouco. Desde os meus 20 anos eu: Passo 3 horas totais em condução. Saio 12:00 e chego 00:00 e pouca em casa. Tenho 1 domingo de folga para "lazer" passando o dia pensando que quando eu acordar será segunda feira novamente. Ainda não consegui engrenar numa faculdade pois sempre fraquejo, hoje faço EAD mas mesmo assim ainda é complicado. 6x1 é desumano SIM e precisamos mudar.
Vão tentar dizer que o fim da 6X1 será ruim pra você, trabalhador mas lembre-se que são os mesmos que disseram que a reforma trabalhista seria benéfica, então nem ligue, apoie a proposta que te deixa ter um mínimo de vida social.
Apoie a proposta que o permite expandir seu intelecto no seu tempo livre; apoie a proposta que o permite viver e viver com a família; apoie a proposta que traz protagonismo para o Brasil na América do Sul; apoie a proposta que será a porta para outras propostas. Lembre-se: você precisa de tempo para estudar, você precisa de tempo para acompanhar os estudos do seu filho, você precisa de tempo para ter tempo. Uma população ocupada é uma população que não vê absurdos debaixo do nariz, como o aumento de 37% do que os vereadores de SP recebem aprovado em menos de 30 segundos ontem.
São ótimos empregos para quem está fora do mercado de trabalho. O cara consegue um trabalho 6x1 e pode ficar lá 6 meses ou 1 ano. Neste período, o ideal é que procurasse aprender outra profissão dentro da escala 5x2.
Professor, eu trabalho em uma escala 6 x 1, já cheguei a trabalhar várias vezes 12 dias consecutivos e folguei 1. Quando chega a folga ainda tenho as tarefas de casa para executar. Seu vídeo excelente nos ajuda a divulgar melhor a ideia. Compartilhando 😁👍👏👏👏
Cara, nem imagino o quão desgastante seja isso! Eu particularmente trabalho 5 dias na semana e confesso que o sábado geralmente serve só para recuperar a energia. É só no domingo que resolvo fazer algo mais efetivo com a família. Precisamos mostrar e espalhar para todo mundo o quanto a escala 6x1 é desumana para o trabalhador!
2 місяці тому+6
Fico feliz que tenha gostado do vídeo, obrigado por compartilhar! Forte abraço!
@@Vanzell1989é simplesmente isso, até quem trabalha em condição melhor entende, quem defende a escala 6x1 simplesmente nunca deu um dia de trabalho na vida, só os mamateiros (nicolas e kim kataguiri)
@@Vanzell1989 imagina a mãe de família e dona de casa que tem que chegar e faxinar a casa pq só bra apenas um dia pra fazer tudo? Vivi isso por dez anos é muito cansaço, trabalhei em shopping e em supermercado
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
SIM! As elites parlamentar ParasiTária e a do judiciário mercenário, têm escala 3X4 - Ter/Qua/Qui - e DESCONHECIDA, respectivamente - o impacto econômico é Incomensurável - já que a transparência que deveria existir, é MAQUIADA pela corja lulapetista e congêneres!
Trabalho na escala 5x2 e 30h semanais e ja trabalhei 6x1 no comércio e digo que 6x1 nao é vida, e mais que escravidão. Pelo fim da escala 6x1, por 30h semanais para todos e por salário digni para o trabalhador porque ninguém quer dar o sangue pelo explorador. Paz entre nos, guerra aos senhores. Venceremos!!!!
Não teve aula nenhuma, ele não apresentou nada, nenhum dado. Tudo que ele disse, não comprovou nada. Ele fez papel de uma propaganda. Também acho que tem que acabar o 6x1 mas o discurso dele é raso e chega ser infantil.
RBtutorial falou merda. O professor trouxe o dado histórico e pontuou a solução, tudo em 8 minitos. Obviamente ele não fez contas, porquê isso é feito quando a PEC for aprovada e o governo ter a responsabilidade de implementar a solução.
2 місяці тому+1
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo carinho! Forte abraço!
@@JoséZe-da-casa-do-Ze quais dados? Minha crítica é justamente essa. Ele jogou ao vento o " não dá nada" e ficou por isso mesmo, baseado no confia que eu tô falando.
trabalhei muito na escala 6x1. Em 2021 eu trabalhava como vendedor em uma loja de shopping. No mês de Dezembro eu folguei só na primeira semana e trabalhei o resto do mês dobrando sem folga. Na última semana eu já estava esgotado de tanto fazer hora extra sem folgar, pos foi necessário bater metas e ganhar uma mixaria a mais, e a gerência fez um acordo(impôs) pra trabalhar direto e folgar em Janeiro. Então juntou o cansaço, noites mal dormidas, a má alimentação ao longo do mês, na última semana uma gripe me pegou de imunidade baixa, super exausto e me derrubou. No dia 31/12 fiquei muito mal, com dor no corpo e febre. Passei a virada do ano passando mal na cama com os fortes sintomas citados, com medo de ser сф.v!d e ir de arrasta pra cima. Foi a pior virada de ano da minha vida. Fiz o teste depois e deu negativo. Passei por isso tudo pra no final das contas, só ganhar 1000 Reais a mais. Essa é a qualidade de vida de quem trabalha na escala 6x1
Relato importantíssimo, @natan9810! Espero que estejas em uma situação melhor agora.. A escala 6x1 não se sustenta de pé, pois destrói física e psicologicamente o trabalhador, que consequentemente vai render muito menos e acabar se ausentando mais vezes por problemas de saúde.
Olha que você recebeu horas extras, tem locais que a pessoa trabalha a mais do que é acordado e é isso é compensado no banco de horas, a pessoa não recebe nada a mais, só tem direito a 1 folga depois.
Esse vídeo foi o melhor que assisti sobre o tema, colocações lúcidas, sempre colocando o ser humano no centro do debate, a economia serve a humanidade, não o contrário, parabéns pelo conteúdo professor!
Quem dera tivéssemos essas discussões com outros assuntos, como independência do banco central, reforma da previdência, trabalhista e tributária e auditoria da dívida pública.
@@Jamhael1 Auditoria pode ocorrer a qualquer momento, orçamentos são anuais e até plurianuais, fora o serviço da dívida, 7 bilhões de reais por dia de juros indexados ao Tesouro Nacional...
Já tinha visto alguns vídeos seus no canal do Humberto Matos. E agora vim me inscrever por indicação do Pedro Ivo do Ateu informa. Conteúdo muito bom do canal!
Quando eu trabalhava no comércio, para abrir aos domingos argumentaram que aumentaria a oferta de emprego, na verdade não foi o que aconteceu, quem ainda trabalha no comércio sabem o quanto trabalham.
Professor, obrigado por ser intelectualmente honesto e defender o trabalhador! Conheci seu trabalho por meio do Humberto Matos e do canal Ateuinforma. 6x1 não é vida!
Realmente o professor deu uma resposta boa e coerente. Não adianta proibir sem colocar uma contra medida, como desoneração da Folha de Pagamento para os pequenos e médios empreendedores para viabilizar uma maior contratação sem implicar num aumento de custos
Perfeito Kobori... Faço minha as suas palavras!! A exemplificação em momentos oportunos do passado, descrevem realmente um fantasma que só se repete no tempo e cria uma imagem irreal das proposições que mudam a vida das pessoas pra uma qualidade melhor!! Esperemos que a maioria do plenário em Brasília vá por esse mesmo caminho e presenteie os brasileiros, com maior dificuldade a um salário justo e de qualidade, para pelo menos terem mais tempo para passar com a família!!
Mais um bom vídeo, o professor apresentou o contexto histórico sobre os direitos dos trabalhadores e a tecnologia que permitiram que a economia num todo tenha ganhos sustentáveis. O que não é sustentável é a exploração da mão de obra com salários baixos.
É uma causa justíssima e urgente. Trabalhei já nessa escala e é simplesmente estafante. Ótimo conteúdo! Ainda bem que tem gente como você participando do debate.
Professor, o senhor é um intelectual. Intelectuais possuem uma visão de mundo além de questões simplistas e necessidades básicas de sobrevivência. Por isso, para um intelectual, debates que são resumidos em um paixão vazia e um propósito raso por objetivos mundanos, comparados ao que é a vida (ou o que se espera dessa dádiva), se voltam para um campo mais filosófico. Eu acho que esse debate não deve se perder em meio a abordagens simplistas que vemos na internet. Parabéns pelo seu trabalho.
Bela abordagem de um tema tão importante. Prof José Kobori você usou o termo correto "terrorismo econômico ". Infelizmente alguns empresários e empreendedores utilizam deste terrorismo pra fazer os trabalhadores reféns. Nós da classe trabalhadora temos que nos unir e apoiar esta PEC. Temos que ter consciência de classe.
Como um ser humano pode ser contra o outro ter um pouco de vida? Com esta PEC é chegada a hora da verdade para os políticos ludibriadores de mentes. Parabéns pelos vídeos, Kobori.
Obrigado pela aula Professor, sai da clt em 2021, graças a Deus nunca trabalhei 6x1, abri uma empresa e a meta até os 40 anos é estar aposentado, a escala 5x2 e até a 4x3 é necessária para o bem-estar, é desumano ainda estarmos discutindo a escala 6x1 com toda a tecnologia que temos hoje ninguém deveria ser exposto a isso, te acompanhando sempre!
Análise sensata, é uma mudança mundial, as pessoas também querem viver com suas famílias, participarem da sociedade, e esta mudança não deixará os patrões mais pobres.
Infelizmente quem trabalha 6x1 não tem Natal, Ano Novo, dia dos Pais, dia das Mães....salário decente e principalmente representantes que tem poder de mudar essa situação . Afinal "quem pode mais chora menos ", e isso não tem a ver com sistema de governo ou questão de ideologias.
e infelizmente votam errado ainda, pois não sabem o que realmente é importante, espero que esses assuntos venham a elucidar melhor o povo, para que tenhamos um futuro melhor, o povo ainda cai no papo de que a economia vai quebrar e talz, e esquece que quem move a economia e o povo, e economia que não promove qualidade de vida não serve para nada
Errado, isso tem haver sim com questão ideológica! Pois a ideologia que está aí prega a escravidão dos pobres em detrimento do conforto de alguns. Seu erro é pensar que as pessoas pensam no bem comum. Os políticos que votaram em aumentar o próprio salário em 41% e o grande empresário que lucra bilhões e paga salário mínimo, você acha que eles pensam no seu bem estar pleno?
@@JoséZe-da-casa-do-Ze Mais aí o cara vai votar no determinado politico, porquê ele é conservador, não apoia o aborto pautas de minorias, e acaba ganhando de brinde uma política contra sua própria situação trabalhista.
Num mundo capitalista onde vários economista estão mais preocupados com o capital do que com o trabalhador, é uma dádiva ver e ouvir o senhor falar. Obrigado. Pelo fim da escala 6x1!
Tenho uma pequena empresa (Estúdio de Treinamento Funcional) e já adotei a escala 5x2 para a minha colaboradora há mais de 4 anos. Zero impacto no faturamento. Excelente vídeo José Kobori, parabéns pelo posicionamento!
Concordo plenamente; afinal, toda pessoa que tem seu s descanso é laser merecidos trabalha contente, valoriza se esforça e produz mais. Parabéns para quem apoia essa mudança
Esses dias parei no posto para abastecer, a caixa está com uma má vontade para me atender… Fiquei ouvindo a conversa dela com a outra colega… Fazia dois meses que não ficava com o filho, pq a folga dela é na segunda… Negociando com o empregador, ela pediu o domingo, ele ofereceu a semana inteira pra ela… Mas sem remuneração… Fui embora pensando sobre quanto ódio e revolta havia na fala dela, sobre quanto tempo ainda levaria até que tudo explodisse em revolta… Quem é contra esse projeto, corre o risco de ver daqui uns anos uma explosão de ódio nas ruas do país…
Professor, caso ainda não tenha lido, recomendo a leitura de dois clássicos: o Capítulo "O sentido da Colonização" de Caio Prado Jr em Formação do Brasil Contemporâneo. E a "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Didaticamente fica explícito como a formação social do Brasil, valor das pessoas e jeito de "empreender" está ligada com a visão mercantilista. Por exemplo, a escr4vidã0 não foi uma questão de moral, mas a maneira que os grandes feitores usaram para viabilizar economicamente a extração/produção de materiais exóticos para atender o comércio exterior, ou seja, as mazelas como escravidão foram aceitas e formaram a nossa sociedade, devido a necessidade da relação de trabalho. E inclusive isso explica o nosso atual lugar na Divisão Internacional do Trabalho na exportação de commodities.
o brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, e também o maior produtor e maior exportador de café do mundo. na safra 23/24 quase 90% do café foi exportado. o melhor vai pra fora e temos que aceitar o péssimo café que é vendido pra nós nos mercados. fonte: vídeo "a fraude do café brasileiro" - canal elementare
O argumento contra a PEC se veste como econômico, mas é majoritariamente moral, como o professor explicou, não há provas que isso causará qualquer impacto econômico, e mesmo que cause algo, isso não é desculpa para sacrificar os trabalhadores em nome de indicadores e platitudes que só agradam as elites (que em sua maioria não são nem brasileiras pra começo de conversa).
Ele basicamente disse, para ter o fim da escala 6x1 precisamos da exoneração do consumo, traduzindo só se consegue o fim da escala se diminuir as altas cargas tributárias, caso contrário é só cortina de fumaça, dinheiro não cai do céu.
e digo mais, ele lista eventos históricos que se mostram contrario a qualquer argumentação pro-economia, onde no decorrer do tempo, nenhuma das argumentações foram verificadas, se levarmos isso para estatística fica comprovado que a economia se fortalecera com o fina dessa escala desumana
@@vivarap1267 Pois é. Eu já fui ME, a complexidade dos impostos é bizarra. Tem vezes que nem o contador sabe. Tem que se pensar no lado do pequeno e médio empreendedor, pq ambos não são a mesma coisa que o grande empresário. Meu pai já teve comercio, era MUITO dificil manter funcionário, pois realmente saia muito caro ( imagina um comercio que tem faturamento de 3 a 4 mil ( o que é muito pra comercio pequeno ) e precisa de pelo menos 1 funcionario, pagando 1 salário mínimo, pro dono do comércio sai 2 salários mínimos. Acabava que o funcionário trabalhava demais e meus pais sequer tinham folga, era domingo a domingo, 16h por dia. Tanto que meu pai e meu tio, que eram socios, adoeceram muito nessa época e meu tio veio a falecer. Acho que a discussão não pode ficar no funcionario x patrão, pq é muito simplista. Com certeza, qdo se trata de corporações, grande industria, a coisa é diferente. Mas vejo muito nessa discussão a confusão entre a industria e o patrão, dono do comercio do bairro, mesmo que seja aquele mercado maior, mais bem sucedido. Não há comparação com grandes redes. Vejo tb que o micro, pequeno e médio empreendedor, tb não pode se confundir com o mega empresário. Muitos caem nessa ladaínha, que as empresas se utilizam pra se beneficiar e no fim os pequenos e médios continuam chupando dedo, já que as grandes fazem de tudo pra quebrar as pequenas e médias.
Pq se veste de economico? Vc tira mais de 18% da mao de obra, como isso nao vai ter nenhum impacto nas receitas do mercado? Que milagre é isso? O mercado vai ficar aberto sem ninguem pra trabalhar dentro dele??
Ótimo vídeo professor, tenho uma empresa média e compreendo a situação mesmo sendo comercial, como você bem disse é uma necessidade do trabalhador ter seu tempo de descanso e é totalmente compreensível, acho interessante aproveitar o gancho e comentar sobre a estratégia de empresas que contratam como pj para exonerar a responsabilidade de contratar como clt visto que na visão da empresa, o pj trabalhará mais pra receber apenas a diferença do imposto pago sobre seu salário, enfim, acharia interessante um vídeo seu sobre. Obrigado e ótimo trabalho!
Na democracia burguesa funciona assim. O capitalista explora a força de trabalho do proletariado o máximo possível. Dessa forma mantém-se no topo da pirâmide com o mínimo esforço. Se essa lógica não for invertida logo teremos uma revolução!
Temos dois colaboradores que tem dois dias de folga. Trabalhando 8 horas diárias. Decidimos optar por mais tempo de descanso quando percebemos os mesmos cansados e improdutivos. O resultado da mudança foram pessoas mais equilibradas, felizes e a empresa melhorou a produção.
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
Negocia com tem empregador que ele te faz trabalhar igual na época da escravidão, nesse papo de negociar com empregador o seu lado nunca é ouvido e adoece para vc ver se não é rua!@@consubr
Obrigado pelo video. O brasil precisa passar essa pec, isso e o minimo pro trabalhador ter uma vida digna. Agora o que eu sonho e o dia que teremos uma reforma agraria.
2 місяці тому
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal. Forte abraço!
Achei sua explicação muito simples, professor! De fato, precisamos repensar os modelos de jornada de trabalho, mas não podemos ignorar alguns problemas relacionados a uma redução sem levar em conta certos aspectos: i) Formação e capacitação da mão de obra inserida nos setores que dependem da escala 6x1 (comércio, serviços, hospitais etc.); ii) A automação ocorre justamente em atividades repetitivas, que já estão substituindo boa parte da mão de obra inserida na escala 6x1. Nada impede que, com a justificativa de redução de custos, o empresário opte por mais demissões; iii) A produtividade: não podemos negar que ela é baixa. Nos países que reduziram a jornada de trabalho, a produtividade já era alta, e, em boa parte deles, os serviços realizados na escala 6x1 já haviam sido substituídos. Devemos, na verdade, começar a falar em RENDA BÁSICA UNIVERSAL. A proposta de redução da jornada é boa e deve ser considerada, mas precisamos ir além e ponderar outros pontos que podem fazer com que uma ideia positiva como essa acabe sendo usada contra o próprio trabalhador. Você pode até negar a realidade, mas nunca as consequências dela
Vdd mano ! E ainda exigir que eles sejam gratos por o empresário dar empregos pra eles ! Pessoa e meio burro mano , eles acha que o cara abre uma empresa pensando em gera emprego kkk o cara que e ter lucro ! Isso e normal ! E quanto menos custo ele tiver com mão de obra mais sobra pra ele no final ! Se ele pudesse não pagava nada assim o lucro ia ser muito maior , fora que trabalhar 7x7 12 hrs seria ótimo !
É simples, trabalhou menos, mais tempo para consumir. Sou tatuador e meus clientes a maioria só podem 1 dia na semana e eles preferem está com a família do que ir se tatuar...
Eu o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Há, me explica como aquele pequeno comércio da sua cidade por exemplo lojinhas ou restaurantes que tem de pagar encargos pesados para ter aquele trabalhador dentro dos conformes irá fazer para contratar mais pessoas se não vier nenhum incentivo na redução desses mesmo encargos? Irão é aumentar os preços de tudo pra cobrir esse gasto caso esse incentivo não venha , e sinceramente essa conversa é antiga só puxar ai desde meados dos anos 80 até recentemente sempre surge essa história. Geralmente ela vem como cortina de fumaça pra mudar o foco do povão pão e circo. Acha mesmo que deputados , senadores e toda corja de políticos , judiciário e etc que nos custam seus pesos em ouro está pensando no povo lá da ponta de lança? Continuem sonhando, pois eu vejo essa conversa desde 1987
Tenho uma lojinha de informática e emprego 3 pessoas. Lucro bem pequeno. Aprovando 4x3 não terei como, apenas organizar para fechar. 5x2 talvez seja possível, terei que observar as vendas e tentar crescer de outras formas. Eu entendo plenamente os anseios e concordo que 6x1 é ruim, já trabalhei assim. Na verdade só tenho ainda essa loja porque não quero deixar ninguém desempregado e pelo altíssimo custo de mandar embora. Recapitulando, acho ruim o 6x1. Com o fim dele, alguns negócios terão que ser revistos, como o meu. Não tenho certeza exatamente do resultado. Tenho a impressão que terei que fechar se for 4x3 e repensarei se vale a pena se for 5x2 se as vendas caírem.
@@jorginholuis vc na vdd está superestimando o problema. Parte do comércio mal fatura dias de segunda e terça, mas aos finais de semana fazem muito. Vc provavelmente não precisa ter 3 pessoas simultâneas, e perfeitamente possível organizar a escala de modo a ter funcionários disponíveis nos dias de maior demanda
@@jorginholuis a sua lojinha não precisa de 3 pessoas! Se vc tem um lucro pequeno deveria dispensar uma delas. Ou fechar a loja porque seus produtos ou serviços não tem diferencial algum para te garantir um lucro robusto. Para de explorar essa gente. Pode mandar um embora se o 4x3 passar porque vai chover emprego para que a oferta se mantenha. Aliás a economia vai crescer com o aumento do emprego. Além do mais olha o quanto a tecnologia avançou desde Getúlio vargas e continuamos com 8 horas por dia. Ridículo.
Curioso, pois posso falar com propriedade sobre as domésticas. Em meu universo de amigos e familiares, sempre tivemos empregada doméstica, pagando transporte quando necessário, e salário superior ao mínimo. Desde a PEC, a qual nos adaptamos inicialmente, foi ficando cada vez pior, na pandemia precisei demití-la. Hoje não sei de nenhum amigo ou parente que tenha empregada em casa, apenas faxineiras esporadicamente. Por vezes o Kobori parece alienado da realidade.
Boa pergunta...fica de sugestão pra um próximo vídeo do Kobori. Mas, tirando apenas percepções pessoais, pra não ficar somente no senso comum, há algum estudo/levantamento sobre a situação das domesticas após essa lei?
Baseado em porr@ nenhuma só penso, as pessoas com mais tempo livre vão ter lazer, e lazer é consumo. Eu trabalho na escala 5x2, tenho 2 filhas e hoje mal tenho tempo de ir na lojinha do bairro e compra alguma coisa para a casa, ir na ferragem pegar umas ferramentas etcc.. Minha esposa então, adora ir no centro comprar roupa, mas já fica tão exausta que nossa opção hoje é mais ou menos ver o que precisa para a casa, vestuário e etc... e pegar da internet, shiein, ali, shopee. Até algumas compras do mercado estamos fazendo no app pois quando temos tempo de ir, é quando é horário de rush. Isso que nossa escala é boa, 5x2 e de casa até o trabalho juntos gastamos 25min.
Bom dia Prof Kobori, a pec das domésticas n reduziu o numero de contratações? Ficou mais barato contratar diaristas, acredito que mt gente perdeu o emprego. Foi feita da maneira certa?
Pelo que ví, acabou profissionalizando o serviço de trabalhadora doméstica, e no caso de diaristas, surgiram até empresas que são organizadas e formadas por diaristas, mas a maioria ainda é "independente".
O que aconteceu na verdade é que depois da PEC das domésticas, o que houve foi uma enorme migração desse pessoal para o trabalho informal, e não uma verdadeira valorização do profissional.
Muito bom o vídeo, é impressionante a falta de empatia de alguns que não tem ideia de como esses trabalhadores doam suas vidas para empresas que os mandam embora se ficam doentes.
O fim da escravidão realmente não trouxe impacto? A falta de políticas compensatórias naquela época pode ter contribuído para a desigualdade que vemos hoje? Se, em vez de apenas decretar a abolição, houvesse um plano de políticas sociais, será que veríamos tantas favelas nas cidades hoje? Já trabalhei no regime 6x1 e, atualmente, estou no 5x2. A ideia de uma jornada 4x3, mantendo o salário, parece um sonho para muitos. No entanto, o que está sendo proposto para mudar o 6x1 parece similar ao modo como aboliram a escravidão - sem diálogo aprofundado e sem o suporte necessário. Não há discussão concreta sobre reforma tributária, e a PEC apresentada, com suas limitadas "duas linhas", não menciona essas questões essenciais. Assim como seu comentário, que em 8 minutos mencionou apenas brevemente o que realmente viabilizaria essa redução de jornada, a PEC nem chega perto de abordar esses aspectos. Além disso, parece demagogia apresentar essa PEC agora. Em primeiro lugar, foi feita mais para engajar a população do que para implementar mudanças reais, uma vez que estamos no fim do ano e o recesso legislativo se aproxima, o que vai suspender a discussão. Em segundo lugar, uma PEC não seria necessária para essa mudança, pois não se trata de aumentar o teto de jornada, mas sim de reduzi-lo. Bastaria um projeto de lei (PL). Já existe uma PEC semelhante pronta, que poderia ser retomada pela CCJ com a designação de um relator. E, por fim, a experiência com a PEC das domésticas mostra que, sem uma estrutura de suporte, essas mudanças podem acabar aumentando a informalidade. Cálculo utilizado no texto da PEC: 4*8=36
Você tirou do contexto o que ele disse, ficou bem claro o que ele queria dizer com "não houve impacto com o fim da escravidão" é obvio que ele se referia aos grandes produtores, que usavam o argumento de quebrariam com o fim da escravidão e por ter que pagar salário, não quebraram....
Parabéns pela análise. O pessoal é emocionado demais pra ver o básico... é tudo na base do sentimentalismo barato... inclusive esse professor q se vendeu pra esquerda!
Ótima análise. Existia até uma reforma rural sendo planejada, que inclua os escravos libertos. Mas foi detonada com o golpe de 15 de novembro de 1989, atendo os interesses da elite escravagista.
Seguindo a recomendação do camarada @ateuinforma Ótimo canal, excelente vídeo. A escala 6x1 impacta diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo o tempo de descanso e recuperação, o que afeta a saúde física e mental e prejudica o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A abolição dessa escala, substituindo-a por modelos mais flexíveis e humanizados, poderia melhorar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, reduzindo também o risco de burnout e o número de afastamentos por motivos de saúde. É lógico perceber que o fim da escala 6x1 traria ganhos significativos em produtividade e estímulo econômico. Com a necessidade de contratar mais pessoas, as empresas ampliariam o quadro de funcionários, gerando mais empregos e fortalecendo o poder de compra da população. Esse aumento no consumo criaria uma cadeia positiva de demanda e oferta, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as próprias empresas e a economia em geral.
Eu sou muito favorável a promoverem maior qualidade de vida. Mas esse projeto precisa ser melhor estudado. Alterar na canetada só irá piorar a situação. Pequenos comércios, shoppings e pequenas empresas podem simplesmente não existir mais, uma por não conseguir arcar os espaços da escala contratando novos funcionários, e outra que haverá menos dias para faturar, dificultando ainda mais pra pagar as contas. Grandes empresas e outros setores talvez tenham possibilidade de se mexer. Mas no fim é só uma cortina de fumaça pro governo ocultar os erros bizarros da economia e inflação cada vez mais difícil de controlar. Quanto à questão das domésticas, piorou bastante a empregabilidade e salário médio. No fim das contas, o maior receio é o povo ter que pagar a conta de tanta inflação que pode ocorrer pra suprir novas contratações.
Professor, mais uma vez um prazer ouvir a sua opinião. Sempre clara e honesta com a realidade. Uma boa referência a este tipo de assunto é o livro, antigo mas ainda atual, acho que nunca deixará de ser atual, é a lógica da ação coletiva do mancur Olson. Creio que já seja do seu conhecimento, mas é sempre bom revisitar.
Como empreendedor me coloco no lugar dos trabalhadores que tem pouco tempo para família, estudo , lazer, final de semana em geral. Na minha empresa o pessoal nunca fez essa escala e tem tempo para lazer, família, finais de semana e nunca tive problema. Estou de acordo com a reforma , mesmo porque pessoas não são máquinas e quando felizes trabalham melhor
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
Que prazer é ler isso. Deus lhe abençoe
Parabéns Edgard, por ser solidário com seus funcionários!!!
@@consubr nao existe negociar com o empregador, nao existe
A coisa mais inteligente para um empresário é ter funcionário feliz com o emprego... ele se entrega, garante resultados e é leal ao negócio. Tem mto empresário tonto que não consegue sacar o básico, não é uma questão de moral, de ser bonzinho, se ele for justo, há uma grande chance de conseguir manter bons trabalhadores que vão entregar o serviço na qualidade esperada.
6x1 não se vive, seu tempo só fica entregue ao trabalho, dentro de condução, a dormir, comer e nada mais. Pura escravidão.
É horrível. Espero que o assunto prospere e encontrem uma solução. Pra empresas maiores, não existirá problema nenhum, pois eles só precisam organizar as escalas. O problema são empresas muito pequenas com poucos funcionários. Talvez teria que ter algum tipo de solução que permitisse o 6x1 para empresas menores.
Verdade amigo eu trabalhei assim uma vez por uns 10 meses, to traumatizado até hoje 😢
@@blog8020Se o "empresário" mal consegue se sustentar, acredito q ele deveria repensar em qual classe social ele pertence
é sofrido de mais.
Esse debate não pode ser só emocional, tem que levar em consideração os impactos econômicos
Finalmente um economista intelectualmente honesto para explicar.
Esse papo de economia não faz sentido pra quem realmente entende,na vdd pode ajudar a economia girar mais dinheiro uma escala melhor
Com o fim do trabalho aos sábados, as 4 horas de hoje, aos sábados , serão horas extras. Isso é custo adicional. Claro que terá impacto nos preços. Mas, se o governo Lula parasse de dar aumento real ao salário mínimo, compensaria.
@@renatoritter1546 eita, acho que temos um ex-pecialista aqui, mostrar dados históricos realmente não tem valor para quem vive em Nárnia né, certamente nunca trabalhou em 6x1, certamente não possui empatia, e certamente não sabe o que é um debate publico, onde as partes possam chegar a um consenso. fazer o que né, nem sei porque estou digitando uma resposta aqui
@@joseCOSTA-ki1xt chefe historicamente a exploração é protegida com um clássico "a economia vai quebrar" e nunca tem impacto significativo e isso por que o excedente de lucro é suficiente pra manter produção com menos trabalho a nossa produtividade nunca foi tão alta..
Ele não é economista e ta falando baboseira. Cadê os dados? Como ele diz que toda essa burocracia trabalhista no Brasil não impactou negativamente? Você vê o trabalhador brasileiro com qualidade de vida hoje em dia?
O Brasil continua andando de lado há 3 décadas, enquanto países que adotaram flexibilidade e liberdade econômica ascenderam, como a Coreia do Sul que na década de 90 era mais pobre que o Brasil e hoje mais rica que a Inglaterra. Cadê o efeito dessas políticas trabalhistas?
Nenhum país fica rico do nada, não existe melhorar qualidade de vida do trabalhador na canetada...
A escala 6x1 é uma necessidade econômica horrível mas uma PEC não vai fazer isso deixar de existir, ou a pessoa vai ser demitida, e ai terá ainda mais problemas, ou vai pro informal que gera todo um problema jurídico.
é raro pessoa na posição social como a sua ter visão real dos fatos e necessidade da classe trabalhadora , parabéns.
Na real não é raro não, eles sabem, mas como precisam rever os próprios conceitos eles se fingem de cegos, melhor q admitir q tava errsdo
Não é raro não, assim como não é raro pobre e trabalhador que defende pautas da elite
@@V-ty9unmandou a real, todos eles sabem, mas ignoram pq quem banca a campanha deles nao quer o fim dessa escala desumana
Ele tem origem oriental, eles.tem um outro tipo de visão, são muito inteligentes.
@@chronos5457 Vc que é inteligente
Como médico, sinto minhas mãos atadas quando recomendo mudanças de estilo de vida para os pacientes que trabalham nesse regime e tambem em uber e similares. Não há tempo para cuidar do mínimo, que é a saúde e a familia
Trabalhei 17 anos em supermercado...aprendi muito, conheci pessoas...mas vivi pro mercado. Meus filhos até hj tem problemas psicologicos pela falta que fiz na infância deles...me esforçava muita para ser presente nas reuniões e comemorações na escola pois sempre exigia meu direito como mãe.
Que triste.. as vezes nos dedicamos demais para o trabalho (pois precisamos, não há outra alternativa) e acabamos abdicando do mais importante..
muito obrigado por seu relato! é muito importante para que as pessoas tomem consciência do que acontece fora da bolha!
A saúde mental d filhos fica prejudicada com certeza
Não se culpe! Você fez o possível.
Compreendo perfeitamente o seu relato pois minha mãe trabalhou muitos anos em supermercado e drogaria na minha infância. E realmente vivia para trabalhar. De certa forma tive que saber me virar sozinho desde novo, pois ia para escola sozinho, mercado, resolvia as coisas em casa e fazia pequenos trabalhos para ganhar dinheiro. Essa foi a única coisa boa pois vejo jovens adultos hoje em dia que não sabem fazer 1/10 do que eu sabia na adolescência. Mas foi a única coisa boa, pois ela estava sempre trabalhando e sugou muito a vida da minha mãe. Para quem não sabe supermercados só fecham dois dias no ano: dia do trabalhador e 1° de janeiro. Alguns mercados nem isso respeitam.
Tenho 23 anos e trabalho 6x1 há 3 anos e pouco.
Desde os meus 20 anos eu:
Passo 3 horas totais em condução.
Saio 12:00 e chego 00:00 e pouca em casa.
Tenho 1 domingo de folga para "lazer" passando o dia pensando que quando eu acordar será segunda feira novamente.
Ainda não consegui engrenar numa faculdade pois sempre fraquejo, hoje faço EAD mas mesmo assim ainda é complicado. 6x1 é desumano SIM e precisamos mudar.
Vão tentar dizer que o fim da 6X1 será ruim pra você, trabalhador mas lembre-se que são os mesmos que disseram que a reforma trabalhista seria benéfica, então nem ligue, apoie a proposta que te deixa ter um mínimo de vida social.
Apoie a proposta que o permite expandir seu intelecto no seu tempo livre; apoie a proposta que o permite viver e viver com a família; apoie a proposta que traz protagonismo para o Brasil na América do Sul; apoie a proposta que será a porta para outras propostas.
Lembre-se: você precisa de tempo para estudar, você precisa de tempo para acompanhar os estudos do seu filho, você precisa de tempo para ter tempo. Uma população ocupada é uma população que não vê absurdos debaixo do nariz, como o aumento de 37% do que os vereadores de SP recebem aprovado em menos de 30 segundos ontem.
Não são os mesmo não, é só ver quem votou contra a reforma e quem votou a favor.
Não aceite argumentos desonestos. Muitos dos contrários ao fim da jornada 6x1 só estão pensando em si próprios.
@@caiopoggerscom o tempo ou sem tempo,a maioria do povo, não liga
Tem que acabar mesmo, acho incrível como os empregos 6x1 são os mais desgastantes e os que tem piores salários
São ótimos empregos para quem está fora do mercado de trabalho. O cara consegue um trabalho 6x1 e pode ficar lá 6 meses ou 1 ano. Neste período, o ideal é que procurasse aprender outra profissão dentro da escala 5x2.
@@blog8020 burro
@@blog8020. Na vdd são sub empregos , ganham menos de um salário mínimo com os descontos . Mas no seu Mundo Lúdico e do Terraplanismo ......😮
@@blog8020 O foda é aprender, bagulho suga até sua alma
@@blog8020Aprender o que se mal pode estudar nele.
Professor, eu trabalho em uma escala 6 x 1, já cheguei a trabalhar várias vezes 12 dias consecutivos e folguei 1. Quando chega a folga ainda tenho as tarefas de casa para executar. Seu vídeo excelente nos ajuda a divulgar melhor a ideia. Compartilhando 😁👍👏👏👏
Cara, nem imagino o quão desgastante seja isso! Eu particularmente trabalho 5 dias na semana e confesso que o sábado geralmente serve só para recuperar a energia. É só no domingo que resolvo fazer algo mais efetivo com a família. Precisamos mostrar e espalhar para todo mundo o quanto a escala 6x1 é desumana para o trabalhador!
Fico feliz que tenha gostado do vídeo, obrigado por compartilhar!
Forte abraço!
@@Vanzell1989é simplesmente isso, até quem trabalha em condição melhor entende, quem defende a escala 6x1 simplesmente nunca deu um dia de trabalho na vida, só os mamateiros (nicolas e kim kataguiri)
@@Vanzell1989 imagina a mãe de família e dona de casa que tem que chegar e faxinar a casa pq só bra apenas um dia pra fazer tudo? Vivi isso por dez anos é muito cansaço, trabalhei em shopping e em supermercado
ESTÁ PREPARADO PARA PERDER PODER DE COMPRA ??
Obrigado pela aula professor! A elite Brasileira, mesmo na hora de explorar o trabalho é atrasada
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
SIM! As elites parlamentar ParasiTária e a do judiciário mercenário, têm escala 3X4 - Ter/Qua/Qui - e DESCONHECIDA, respectivamente - o impacto econômico é Incomensurável - já que a transparência que deveria existir, é MAQUIADA pela corja lulapetista e congêneres!
@@consubr, que ideia imbecil... Mais um lunático chapéu-de-aluminio na área.
@@consubrse vc é o empresário isso faz sentido, nós que somos trabalhadores sabemos que não é assim kkkk, vai com tuas mentiras pra lá
@@consubrNegociar com o empregador. Que piada. Ta parecendo o Zema.
O rendimento aumenta quando se tem saúde. A sociedade está doente, ansiosa, triste e sem esperança.
Vim pela recomendação do Ateuinforma.
Excelente video, bem explicativo, parabéns
Tb. Bom vídeo, camarada Kobori
Também conheci o professor pelo Pedro Ivo. Por mais dias como esses em que expandimos a nossa rede de conhecimento libertador iluminista.
Kobori é ótimo e o Pedro também
ateurecomenda
Salve Kobori e Salve Ivo. Honestidade sempre.
Trabalho na escala 5x2 e 30h semanais e ja trabalhei 6x1 no comércio e digo que 6x1 nao é vida, e mais que escravidão.
Pelo fim da escala 6x1, por 30h semanais para todos e por salário digni para o trabalhador porque ninguém quer dar o sangue pelo explorador. Paz entre nos, guerra aos senhores. Venceremos!!!!
30h??? aqui era p ser igual EUA. sem nenhum direito trabalhista e receber por hora trabalhada
@@gkp7443vai lá trabalhar no eua então, só não fica doente tá amigão
@@gkp7443 Comece por você então...
Vim por indicação do canal do Pedro Ivo chamado Ateu Informa.
Excelente Video , muito didatico e bem embasado.
embasado em que?
@@lorenzomaia3080na realidade. Próximo!
Seja bem-vindo! Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Que aula espetacular! Você junta o lado social com o mundo dos negócios. Me indentifico muito com você. Parabéns! Pelo fim da escala 6x1! ✊🏽
Não teve aula nenhuma, ele não apresentou nada, nenhum dado. Tudo que ele disse, não comprovou nada. Ele fez papel de uma propaganda. Também acho que tem que acabar o 6x1 mas o discurso dele é raso e chega ser infantil.
RBtutorial falou merda. O professor trouxe o dado histórico e pontuou a solução, tudo em 8 minitos. Obviamente ele não fez contas, porquê isso é feito quando a PEC for aprovada e o governo ter a responsabilidade de implementar a solução.
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo carinho!
Forte abraço!
@@JoséZe-da-casa-do-Ze quais dados? Minha crítica é justamente essa. Ele jogou ao vento o " não dá nada" e ficou por isso mesmo, baseado no confia que eu tô falando.
@@RBtutoriaisboa ... Pelos comentários, achei q só eu tinha percebido isso
trabalhei muito na escala 6x1.
Em 2021 eu trabalhava como vendedor em uma loja de shopping. No mês de Dezembro eu folguei só na primeira semana e trabalhei o resto do mês dobrando sem folga. Na última semana eu já estava esgotado de tanto fazer hora extra sem folgar, pos foi necessário bater metas e ganhar uma mixaria a mais, e a gerência fez um acordo(impôs) pra trabalhar direto e folgar em Janeiro. Então juntou o cansaço, noites mal dormidas, a má alimentação ao longo do mês, na última semana uma gripe me pegou de imunidade baixa, super exausto e me derrubou. No dia 31/12 fiquei muito mal, com dor no corpo e febre. Passei a virada do ano passando mal na cama com os fortes sintomas citados, com medo de ser сф.v!d e ir de arrasta pra cima. Foi a pior virada de ano da minha vida. Fiz o teste depois e deu negativo. Passei por isso tudo pra no final das contas, só ganhar 1000 Reais a mais.
Essa é a qualidade de vida de quem trabalha na escala 6x1
Relato importantíssimo, @natan9810! Espero que estejas em uma situação melhor agora..
A escala 6x1 não se sustenta de pé, pois destrói física e psicologicamente o trabalhador, que consequentemente vai render muito menos e acabar se ausentando mais vezes por problemas de saúde.
Olha que você recebeu horas extras, tem locais que a pessoa trabalha a mais do que é acordado e é isso é compensado no banco de horas, a pessoa não recebe nada a mais, só tem direito a 1 folga depois.
Pragmatismo que leva em consideração o POVO e as necessidades SOCIAIS, parabéns pelo video! A PEC é essencial para DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo apoio!
Forte abraço!
O deputados que trambalham 0x7 votando contra e uma piada.
😂😂😂😂😂😂
Quem votou nos deputados né!!!
Os deputados são votados, escolhidos pelo povo. Não pode reclamar muito
E os que votaram a favor, também,0x7
um economista que seja honesto é mais difícil de achar do que peixe saudável no rio tietê. Muito bem ter feito esse conteúdo Kiburi.
tem que reduzir a jornada de trabalho mesmo, isso não deveria nem ser polêmico
Eu traria essas idéias:
Caso queira trabalhar 4x3, recebe o salário atual.
5x2? Acréscimo de 25% no salário.
6x1? Acréscimo de 50% no salário.
A jornada de trabalho será a mesma, só vai alterar a escala.
@@Jamhael1 nada disso, se quiser 4x3 mantem o atual. Se quiser a pessoa por mais tempo pague-se hora extra
pessoal quer trabalhar igual cachorro e quer que todo mundo embarque nessa loucura, independente das especificidades dessa pessoa
@@semphissophiscore6513 jornada de oito horas você diz, isso??
Esse vídeo foi o melhor que assisti sobre o tema, colocações lúcidas, sempre colocando o ser humano no centro do debate, a economia serve a humanidade, não o contrário, parabéns pelo conteúdo professor!
Quem dera tivéssemos essas discussões com outros assuntos, como independência do banco central, reforma da previdência, trabalhista e tributária e auditoria da dívida pública.
O Banco Central independente é alvo fácil do empresariado.
A Reforma tem que ter o foco na tributação.
A Auditoria teria que ter ocorrido HÁ DÉCADAS!
Vai acontecer. Só precisamos esperar o limite, como aconteceu com a escala
@@Jamhael1 Concordo, os impostos podem até mesmo explorar mais a classe baixa do que a escala 6x1
Reforma política também..... mas eles não reduziriam seus privilégios.... colocar a raposa pra tomar conta do galinheiro, é o que acontece aqui.
@@Jamhael1 Auditoria pode ocorrer a qualquer momento, orçamentos são anuais e até plurianuais, fora o serviço da dívida, 7 bilhões de reais por dia de juros indexados ao Tesouro Nacional...
Já tinha visto alguns vídeos seus no canal do Humberto Matos. E agora vim me inscrever por indicação do Pedro Ivo do Ateu informa. Conteúdo muito bom do canal!
Tamo junto, camarada!!
Obrigado por acompanhar o conteúdo do canal, seja bem-vindo!
Forte abraço!
Obrigado!
Quando eu trabalhava no comércio, para abrir aos domingos argumentaram que aumentaria a oferta de emprego, na verdade não foi o que aconteceu, quem ainda trabalha no comércio sabem o quanto trabalham.
Sempre aumentam apenas o trabalho, emprego nao.
Professor, obrigado por ser intelectualmente honesto e defender o trabalhador! Conheci seu trabalho por meio do Humberto Matos e do canal Ateuinforma.
6x1 não é vida!
Muito lúcida sua avaliação! A maioria dos economistas estão a favor do mercado! Parabéns, Prof. Kobori!
Obrigado pelo carinho!!
Forte abraço!
Ganhou um inscrito pela honestidade que vejo com constância nos poucos vídeos que assisti. Parabéns pela lucidez!
Realmente o professor deu uma resposta boa e coerente. Não adianta proibir sem colocar uma contra medida, como desoneração da Folha de Pagamento para os pequenos e médios empreendedores para viabilizar uma maior contratação sem implicar num aumento de custos
Boa noite Professor Obrigado por falar a Real para nós Trabalhadores!
Perfeito Kobori... Faço minha as suas palavras!! A exemplificação em momentos oportunos do passado, descrevem realmente um fantasma que só se repete no tempo e cria uma imagem irreal das proposições que mudam a vida das pessoas pra uma qualidade melhor!! Esperemos que a maioria do plenário em Brasília vá por esse mesmo caminho e presenteie os brasileiros, com maior dificuldade a um salário justo e de qualidade, para pelo menos terem mais tempo para passar com a família!!
Mais um bom vídeo, o professor apresentou o contexto histórico sobre os direitos dos trabalhadores e a tecnologia que permitiram que a economia num todo tenha ganhos sustentáveis.
O que não é sustentável é a exploração da mão de obra com salários baixos.
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Mais uma vez, a melhor explicação que já ouvi sobre um assunto importante, com precisão cirúrgica, em menos de 10 minutos!!! Sensacional professor!!!
É uma causa justíssima e urgente. Trabalhei já nessa escala e é simplesmente estafante. Ótimo conteúdo! Ainda bem que tem gente como você participando do debate.
Professor, o senhor é um intelectual. Intelectuais possuem uma visão de mundo além de questões simplistas e necessidades básicas de sobrevivência. Por isso, para um intelectual, debates que são resumidos em um paixão vazia e um propósito raso por objetivos mundanos, comparados ao que é a vida (ou o que se espera dessa dádiva), se voltam para um campo mais filosófico. Eu acho que esse debate não deve se perder em meio a abordagens simplistas que vemos na internet. Parabéns pelo seu trabalho.
O idealizador dessa PEC tem todo o meu apoio.
Bela abordagem de um tema tão importante. Prof José Kobori você usou o termo correto "terrorismo econômico ". Infelizmente alguns empresários e empreendedores utilizam deste terrorismo pra fazer os trabalhadores reféns. Nós da classe trabalhadora temos que nos unir e apoiar esta PEC. Temos que ter consciência de classe.
Como um ser humano pode ser contra o outro ter um pouco de vida? Com esta PEC é chegada a hora da verdade para os políticos ludibriadores de mentes.
Parabéns pelos vídeos, Kobori.
Fim da Jornada 6X1 já.
Concordo, queremos jornada 7x0, coloca todo mundo pra trabalhar semana inteira !!
2x5
Não vai mudar, deixa de ilusão
Parabéns professor!
Muito sensato e honesto.
Parabéns pelo vídeo, Bem explicativo. Pelo Fim da Jornada 6X1 já!
Obrigado pela aula Professor, sai da clt em 2021, graças a Deus nunca trabalhei 6x1, abri uma empresa e a meta até os 40 anos é estar aposentado, a escala 5x2 e até a 4x3 é necessária para o bem-estar, é desumano ainda estarmos discutindo a escala 6x1 com toda a tecnologia que temos hoje ninguém deveria ser exposto a isso, te acompanhando sempre!
O professor como sempre, com um tapa na cara de realidade 🙏
Análise sensata, é uma mudança mundial, as pessoas também querem viver com suas famílias, participarem da sociedade, e esta mudança não deixará os patrões mais pobres.
Bom dia professor Kobori! Grato pela aula.
Obrigado por assistir, fico feliz que tenha gostado!
Forte abraço!
Vim aqui pelo canal do Jean Luca; muito obrigada pelas informações, finalmente um especialista 👍
Infelizmente quem trabalha 6x1 não tem Natal, Ano Novo, dia dos Pais, dia das Mães....salário decente e principalmente representantes que tem poder de mudar essa situação .
Afinal "quem pode mais chora menos ", e isso não tem a ver com sistema de governo ou questão de ideologias.
e infelizmente votam errado ainda, pois não sabem o que realmente é importante, espero que esses assuntos venham a elucidar melhor o povo, para que tenhamos um futuro melhor, o povo ainda cai no papo de que a economia vai quebrar e talz, e esquece que quem move a economia e o povo, e economia que não promove qualidade de vida não serve para nada
trabalha até no aniversário
Errado, isso tem haver sim com questão ideológica! Pois a ideologia que está aí prega a escravidão dos pobres em detrimento do conforto de alguns. Seu erro é pensar que as pessoas pensam no bem comum. Os políticos que votaram em aumentar o próprio salário em 41% e o grande empresário que lucra bilhões e paga salário mínimo, você acha que eles pensam no seu bem estar pleno?
@@JoséZe-da-casa-do-Ze
Mais aí o cara vai votar no determinado politico, porquê ele é conservador, não apoia o aborto pautas de minorias, e acaba ganhando de brinde uma política contra sua própria situação trabalhista.
Até o presente momento a sua explanação foi a mais completa e melhor no momento. Avaliação histórica e avaliação conjuntural. Parabéns.
Excelente vídeo, em uma economia de mercado atual, as melhores práticas para o trabalhador, todos ganham
Muito coerente, como sempre. Obrigado por dividir sua opinião mestre kobori!
Num mundo capitalista onde vários economista estão mais preocupados com o capital do que com o trabalhador, é uma dádiva ver e ouvir o senhor falar. Obrigado. Pelo fim da escala 6x1!
gratidão pelo esclarecimento e posicionamento especialista.
Como é bom ver uma pessoa sensata falar sobre o assunto🎉🎉
Tenho uma pequena empresa (Estúdio de Treinamento Funcional) e já adotei a escala 5x2 para a minha colaboradora há mais de 4 anos. Zero impacto no faturamento. Excelente vídeo José Kobori, parabéns pelo posicionamento!
Sempre muito sensato, professor
Obrigado Professor por contribuir com o debate do fim da escala 6X1. Sem duvida quem é contra a redução da jornada não trabalha na escala 6X1.
Cada dia gosto mais desse canal
Obrigado pelo conteúdo professor. graazie sempre
Concordo plenamente; afinal, toda pessoa que tem seu s descanso é laser merecidos trabalha contente, valoriza se esforça e produz mais. Parabéns para quem apoia essa mudança
Que clareza parabéns pela colocação sem discurso de ódio
Esses dias parei no posto para abastecer, a caixa está com uma má vontade para me atender… Fiquei ouvindo a conversa dela com a outra colega… Fazia dois meses que não ficava com o filho, pq a folga dela é na segunda… Negociando com o empregador, ela pediu o domingo, ele ofereceu a semana inteira pra ela… Mas sem remuneração…
Fui embora pensando sobre quanto ódio e revolta havia na fala dela, sobre quanto tempo ainda levaria até que tudo explodisse em revolta…
Quem é contra esse projeto, corre o risco de ver daqui uns anos uma explosão de ódio nas ruas do país…
Excelente vídeo, um dos melhores economistas que acompanho.
Professor, caso ainda não tenha lido, recomendo a leitura de dois clássicos: o Capítulo "O sentido da Colonização" de Caio Prado Jr em Formação do Brasil Contemporâneo. E a "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Didaticamente fica explícito como a formação social do Brasil, valor das pessoas e jeito de "empreender" está ligada com a visão mercantilista. Por exemplo, a escr4vidã0 não foi uma questão de moral, mas a maneira que os grandes feitores usaram para viabilizar economicamente a extração/produção de materiais exóticos para atender o comércio exterior, ou seja, as mazelas como escravidão foram aceitas e formaram a nossa sociedade, devido a necessidade da relação de trabalho. E inclusive isso explica o nosso atual lugar na Divisão Internacional do Trabalho na exportação de commodities.
o brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, e também o maior produtor e maior exportador de café do mundo. na safra 23/24 quase 90% do café foi exportado. o melhor vai pra fora e temos que aceitar o péssimo café que é vendido pra nós nos mercados. fonte: vídeo "a fraude do café brasileiro" - canal elementare
Ótimo vídeo. Linguagem bem acessível e conteúdo esclarecedor.
Geralmente quem defende com unhas e dentes a escala 6X1 não trabalha nesta jornada como foi observado.
Sensato, como sempre!! Parabéns pela análise, professor!!!
O argumento contra a PEC se veste como econômico, mas é majoritariamente moral, como o professor explicou, não há provas que isso causará qualquer impacto econômico, e mesmo que cause algo, isso não é desculpa para sacrificar os trabalhadores em nome de indicadores e platitudes que só agradam as elites (que em sua maioria não são nem brasileiras pra começo de conversa).
Ele basicamente disse, para ter o fim da escala 6x1 precisamos da exoneração do consumo, traduzindo só se consegue o fim da escala se diminuir as altas cargas tributárias, caso contrário é só cortina de fumaça, dinheiro não cai do céu.
Exatamente, os maiores beneficiados não devem ser nem 200 pessoas no país. Porém muita gnt acha que está no seleto grupo da elite
e digo mais, ele lista eventos históricos que se mostram contrario a qualquer argumentação pro-economia, onde no decorrer do tempo, nenhuma das argumentações foram verificadas, se levarmos isso para estatística fica comprovado que a economia se fortalecera com o fina dessa escala desumana
@@vivarap1267 Pois é. Eu já fui ME, a complexidade dos impostos é bizarra. Tem vezes que nem o contador sabe. Tem que se pensar no lado do pequeno e médio empreendedor, pq ambos não são a mesma coisa que o grande empresário. Meu pai já teve comercio, era MUITO dificil manter funcionário, pois realmente saia muito caro ( imagina um comercio que tem faturamento de 3 a 4 mil ( o que é muito pra comercio pequeno ) e precisa de pelo menos 1 funcionario, pagando 1 salário mínimo, pro dono do comércio sai 2 salários mínimos. Acabava que o funcionário trabalhava demais e meus pais sequer tinham folga, era domingo a domingo, 16h por dia. Tanto que meu pai e meu tio, que eram socios, adoeceram muito nessa época e meu tio veio a falecer.
Acho que a discussão não pode ficar no funcionario x patrão, pq é muito simplista. Com certeza, qdo se trata de corporações, grande industria, a coisa é diferente. Mas vejo muito nessa discussão a confusão entre a industria e o patrão, dono do comercio do bairro, mesmo que seja aquele mercado maior, mais bem sucedido. Não há comparação com grandes redes. Vejo tb que o micro, pequeno e médio empreendedor, tb não pode se confundir com o mega empresário. Muitos caem nessa ladaínha, que as empresas se utilizam pra se beneficiar e no fim os pequenos e médios continuam chupando dedo, já que as grandes fazem de tudo pra quebrar as pequenas e médias.
Pq se veste de economico? Vc tira mais de 18% da mao de obra, como isso nao vai ter nenhum impacto nas receitas do mercado? Que milagre é isso? O mercado vai ficar aberto sem ninguem pra trabalhar dentro dele??
Ótimo vídeo professor, tenho uma empresa média e compreendo a situação mesmo sendo comercial, como você bem disse é uma necessidade do trabalhador ter seu tempo de descanso e é totalmente compreensível, acho interessante aproveitar o gancho e comentar sobre a estratégia de empresas que contratam como pj para exonerar a responsabilidade de contratar como clt visto que na visão da empresa, o pj trabalhará mais pra receber apenas a diferença do imposto pago sobre seu salário, enfim, acharia interessante um vídeo seu sobre. Obrigado e ótimo trabalho!
Na democracia burguesa funciona assim. O capitalista explora a força de trabalho do proletariado o máximo possível. Dessa forma mantém-se no topo da pirâmide com o mínimo esforço. Se essa lógica não for invertida logo teremos uma revolução!
Temos dois colaboradores que tem dois dias de folga. Trabalhando 8 horas diárias. Decidimos optar por mais tempo de descanso quando percebemos os mesmos cansados e improdutivos. O resultado da mudança foram pessoas mais equilibradas, felizes e a empresa melhorou a produção.
Desemprego no cenário brasileiro é 99% ciclo econômico, o argumento falacioso de que geraria desemprego é futurismo sem embasamento estatístico
não consigo nem ver algum sentido nisso do desemprego, tentei e não consegui ver lógica
Pagamento por hora sendo no mínimo 20h por semana e no máximo 40h por semana permite flexibilidade e tbm permite negociar com o empregador , o governo precisa parar de atrapalhar tbm ⛽️
Faz um vídeo chorando e manda o link
Pode gerar informalidade, mas desemprego não
Negocia com tem empregador que ele te faz trabalhar igual na época da escravidão, nesse papo de negociar com empregador o seu lado nunca é ouvido e adoece para vc ver se não é rua!@@consubr
Obrigado pelo video. O brasil precisa passar essa pec, isso e o minimo pro trabalhador ter uma vida digna. Agora o que eu sonho e o dia que teremos uma reforma agraria.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Achei sua explicação muito simples, professor! De fato, precisamos repensar os modelos de jornada de trabalho, mas não podemos ignorar alguns problemas relacionados a uma redução sem levar em conta certos aspectos:
i) Formação e capacitação da mão de obra inserida nos setores que dependem da escala 6x1 (comércio, serviços, hospitais etc.);
ii) A automação ocorre justamente em atividades repetitivas, que já estão substituindo boa parte da mão de obra inserida na escala 6x1. Nada impede que, com a justificativa de redução de custos, o empresário opte por mais demissões;
iii) A produtividade: não podemos negar que ela é baixa. Nos países que reduziram a jornada de trabalho, a produtividade já era alta, e, em boa parte deles, os serviços realizados na escala 6x1 já haviam sido substituídos.
Devemos, na verdade, começar a falar em RENDA BÁSICA UNIVERSAL. A proposta de redução da jornada é boa e deve ser considerada, mas precisamos ir além e ponderar outros pontos que podem fazer com que uma ideia positiva como essa acabe sendo usada contra o próprio trabalhador. Você pode até negar a realidade, mas nunca as consequências dela
Conheço empresas em minha cidade que utilizam a escala 15x1
E eu que trabalhei 13x 1
Eita....
Oloco sério?
Já cheguei a fazer 7x0 por uma necessidade muito extrema, fora a faculdade de noite. Extremamente desgastante
Excelente! E olha que o cara é empresário e economista!
Será que ele faz isso?
O sonho dos ricos é ter trabalhadores que, trabalham de graça,sem direitos e nem direito ao descanso.Isso tem nome: ESCRAVIDÃO!!!
Vdd mano ! E ainda exigir que eles sejam gratos por o empresário dar empregos pra eles ! Pessoa e meio burro mano , eles acha que o cara abre uma empresa pensando em gera emprego kkk o cara que e ter lucro ! Isso e normal ! E quanto menos custo ele tiver com mão de obra mais sobra pra ele no final ! Se ele pudesse não pagava nada assim o lucro ia ser muito maior , fora que trabalhar 7x7 12 hrs seria ótimo !
Parabéns! Finalmente alguém sensato!🎉
É simples, trabalhou menos, mais tempo para consumir. Sou tatuador e meus clientes a maioria só podem 1 dia na semana e eles preferem está com a família do que ir se tatuar...
Consumo não gera riqueza, produção sim.
@Mateus.007 vai produzir para que?
Eu o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Se tornar a escala 4x3 o que podemos esperar: vão ter que ou contratar mais gente, ou pagar horas extra, enormes vantagens
Há, me explica como aquele pequeno comércio da sua cidade por exemplo lojinhas ou restaurantes que tem de pagar encargos pesados para ter aquele trabalhador dentro dos conformes irá fazer para contratar mais pessoas se não vier nenhum incentivo na redução desses mesmo encargos?
Irão é aumentar os preços de tudo pra cobrir esse gasto caso esse incentivo não venha , e sinceramente essa conversa é antiga só puxar ai desde meados dos anos 80 até recentemente sempre surge essa história.
Geralmente ela vem como cortina de fumaça pra mudar o foco do povão pão e circo.
Acha mesmo que deputados , senadores e toda corja de políticos , judiciário e etc que nos custam seus pesos em ouro está pensando no povo lá da ponta de lança? Continuem sonhando, pois eu vejo essa conversa desde 1987
Tenho uma lojinha de informática e emprego 3 pessoas. Lucro bem pequeno. Aprovando 4x3 não terei como, apenas organizar para fechar. 5x2 talvez seja possível, terei que observar as vendas e tentar crescer de outras formas. Eu entendo plenamente os anseios e concordo que 6x1 é ruim, já trabalhei assim. Na verdade só tenho ainda essa loja porque não quero deixar ninguém desempregado e pelo altíssimo custo de mandar embora.
Recapitulando, acho ruim o 6x1. Com o fim dele, alguns negócios terão que ser revistos, como o meu. Não tenho certeza exatamente do resultado. Tenho a impressão que terei que fechar se for 4x3 e repensarei se vale a pena se for 5x2 se as vendas caírem.
@@jorginholuis vc na vdd está superestimando o problema. Parte do comércio mal fatura dias de segunda e terça, mas aos finais de semana fazem muito. Vc provavelmente não precisa ter 3 pessoas simultâneas, e perfeitamente possível organizar a escala de modo a ter funcionários disponíveis nos dias de maior demanda
@@jorginholuis Isso, esses caras não tem neurônios. Todas as empresas agora vão ter que contratar gente para cobrir sexta feira e sábado? Como fica?
@@jorginholuis a sua lojinha não precisa de 3 pessoas! Se vc tem um lucro pequeno deveria dispensar uma delas. Ou fechar a loja porque seus produtos ou serviços não tem diferencial algum para te garantir um lucro robusto. Para de explorar essa gente. Pode mandar um embora se o 4x3 passar porque vai chover emprego para que a oferta se mantenha. Aliás a economia vai crescer com o aumento do emprego. Além do mais olha o quanto a tecnologia avançou desde Getúlio vargas e continuamos com 8 horas por dia. Ridículo.
Muito obrigado Professor.
Conteúdo sempre de grande valor..
3:21 -> Pq não explicou o impacto que teve a regulamentação das domestícas?
Curioso, pois posso falar com propriedade sobre as domésticas. Em meu universo de amigos e familiares, sempre tivemos empregada doméstica, pagando transporte quando necessário, e salário superior ao mínimo. Desde a PEC, a qual nos adaptamos inicialmente, foi ficando cada vez pior, na pandemia precisei demití-la. Hoje não sei de nenhum amigo ou parente que tenha empregada em casa, apenas faxineiras esporadicamente.
Por vezes o Kobori parece alienado da realidade.
Boa pergunta...fica de sugestão pra um próximo vídeo do Kobori. Mas, tirando apenas percepções pessoais, pra não ficar somente no senso comum, há algum estudo/levantamento sobre a situação das domesticas após essa lei?
Minha mãe tambem perdeu o emprego como doméstica kkk Passou a ser diarista 2x na semana depois dessa lei
@@paulonm2097depende do estrato dessa pesquisa pode ser tendenciosa
Muitíssimo agradecido pelos seus vídeos, Professor, são de uma clareza e argumentação impecáveis! Grande abraço.
Baseado em porr@ nenhuma só penso, as pessoas com mais tempo livre vão ter lazer, e lazer é consumo. Eu trabalho na escala 5x2, tenho 2 filhas e hoje mal tenho tempo de ir na lojinha do bairro e compra alguma coisa para a casa, ir na ferragem pegar umas ferramentas etcc..
Minha esposa então, adora ir no centro comprar roupa, mas já fica tão exausta que nossa opção hoje é mais ou menos ver o que precisa para a casa, vestuário e etc... e pegar da internet, shiein, ali, shopee. Até algumas compras do mercado estamos fazendo no app pois quando temos tempo de ir, é quando é horário de rush.
Isso que nossa escala é boa, 5x2 e de casa até o trabalho juntos gastamos 25min.
Parabéns, aí sim um Economista , falando verdade e trazendo esclarecimentos!
Bom dia Prof Kobori, a pec das domésticas n reduziu o numero de contratações? Ficou mais barato contratar diaristas, acredito que mt gente perdeu o emprego. Foi feita da maneira certa?
Fonte: vozes da minha cabeça
Pelo que ví, acabou profissionalizando o serviço de trabalhadora doméstica, e no caso de diaristas, surgiram até empresas que são organizadas e formadas por diaristas, mas a maioria ainda é "independente".
O que aconteceu na verdade é que depois da PEC das domésticas, o que houve foi uma enorme migração desse pessoal para o trabalho informal, e não uma verdadeira valorização do profissional.
Parece que a flexibilização do trabalho e redução da carga tributária foi mais aderida. Que coisa hein
Que aula incrível caro professor Kobori
É pra ser 4x3.
E será barrada por quem faz 3x4
Eu até acrescentaria essas regras:
Trabalha 4x3? Salário atual.
5x2? Acréscimo de 25% no salário.
6x1? Acréscimo de 50% no salário.
@@Jamhael1 ridiculo. As empresas que contratem mais gente
2x5..
Muito bom o vídeo, é impressionante a falta de empatia de alguns que não tem ideia de como esses trabalhadores doam suas vidas para empresas que os mandam embora se ficam doentes.
Eu apoio o fim da escala 6x1
Parabéns Professor, excelente didática.
O fim da escravidão realmente não trouxe impacto? A falta de políticas compensatórias naquela época pode ter contribuído para a desigualdade que vemos hoje? Se, em vez de apenas decretar a abolição, houvesse um plano de políticas sociais, será que veríamos tantas favelas nas cidades hoje?
Já trabalhei no regime 6x1 e, atualmente, estou no 5x2. A ideia de uma jornada 4x3, mantendo o salário, parece um sonho para muitos. No entanto, o que está sendo proposto para mudar o 6x1 parece similar ao modo como aboliram a escravidão - sem diálogo aprofundado e sem o suporte necessário. Não há discussão concreta sobre reforma tributária, e a PEC apresentada, com suas limitadas "duas linhas", não menciona essas questões essenciais. Assim como seu comentário, que em 8 minutos mencionou apenas brevemente o que realmente viabilizaria essa redução de jornada, a PEC nem chega perto de abordar esses aspectos.
Além disso, parece demagogia apresentar essa PEC agora. Em primeiro lugar, foi feita mais para engajar a população do que para implementar mudanças reais, uma vez que estamos no fim do ano e o recesso legislativo se aproxima, o que vai suspender a discussão. Em segundo lugar, uma PEC não seria necessária para essa mudança, pois não se trata de aumentar o teto de jornada, mas sim de reduzi-lo. Bastaria um projeto de lei (PL). Já existe uma PEC semelhante pronta, que poderia ser retomada pela CCJ com a designação de um relator. E, por fim, a experiência com a PEC das domésticas mostra que, sem uma estrutura de suporte, essas mudanças podem acabar aumentando a informalidade.
Cálculo utilizado no texto da PEC: 4*8=36
Você tirou do contexto o que ele disse, ficou bem claro o que ele queria dizer com "não houve impacto com o fim da escravidão" é obvio que ele se referia aos grandes produtores, que usavam o argumento de quebrariam com o fim da escravidão e por ter que pagar salário, não quebraram....
Parabéns pela análise. O pessoal é emocionado demais pra ver o básico... é tudo na base do sentimentalismo barato... inclusive esse professor q se vendeu pra esquerda!
@@arentaiss falou falou em sentimentalismo barato e finalizou com frase populista "se vendeu para esquerda". Aí fica osso.
Ótima análise. Existia até uma reforma rural sendo planejada, que inclua os escravos libertos. Mas foi detonada com o golpe de 15 de novembro de 1989, atendo os interesses da elite escravagista.
@@douglasnobre8558 também é tirar de contexto o fim das domésticas?
O senhor é incrível, vi o seu vídeo no canal de cortes do Jean Luca e amei! 🤩😍
Seguindo a recomendação do camarada @ateuinforma
Ótimo canal, excelente vídeo.
A escala 6x1 impacta diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo o tempo de descanso e recuperação, o que afeta a saúde física e mental e prejudica o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A abolição dessa escala, substituindo-a por modelos mais flexíveis e humanizados, poderia melhorar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, reduzindo também o risco de burnout e o número de afastamentos por motivos de saúde.
É lógico perceber que o fim da escala 6x1 traria ganhos significativos em produtividade e estímulo econômico. Com a necessidade de contratar mais pessoas, as empresas ampliariam o quadro de funcionários, gerando mais empregos e fortalecendo o poder de compra da população. Esse aumento no consumo criaria uma cadeia positiva de demanda e oferta, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as próprias empresas e a economia em geral.
Fantástico professor vc sempre muito sensato nas opiniões!
Eu sou muito favorável a promoverem maior qualidade de vida. Mas esse projeto precisa ser melhor estudado. Alterar na canetada só irá piorar a situação. Pequenos comércios, shoppings e pequenas empresas podem simplesmente não existir mais, uma por não conseguir arcar os espaços da escala contratando novos funcionários, e outra que haverá menos dias para faturar, dificultando ainda mais pra pagar as contas. Grandes empresas e outros setores talvez tenham possibilidade de se mexer. Mas no fim é só uma cortina de fumaça pro governo ocultar os erros bizarros da economia e inflação cada vez mais difícil de controlar. Quanto à questão das domésticas, piorou bastante a empregabilidade e salário médio. No fim das contas, o maior receio é o povo ter que pagar a conta de tanta inflação que pode ocorrer pra suprir novas contratações.
A proposta não veio da base governista, podes explicar melhor a relação da PEC com a ideia de essa "canetada" servir para encobrir erros do governo?
@@artursilva7444 Canetada seria forçar algo por lei, não tem a ver com legislativo ou executivo.
Valeu professor, muito bem contextualizado o seu comentário e perfeitamente adequado.
👏👏👏. Pronto. Agora não falta mais nada. Eu só estava esperando o posicionamento do Koburi. Portanto, ajudou a formar a minha opinião..😊
Fico feliz em ser útil!!
Forte abraço!
Professor, mais uma vez um prazer ouvir a sua opinião. Sempre clara e honesta com a realidade. Uma boa referência a este tipo de assunto é o livro, antigo mas ainda atual, acho que nunca deixará de ser atual, é a lógica da ação coletiva do mancur Olson. Creio que já seja do seu conhecimento, mas é sempre bom revisitar.
Parabéns pela aula, Professor!
Fico feliz que tenha gostado, Pedro.
Forte abraço!