@@evandrobosRSNão seja tão simplista. Subsídios devem ser usados provisoriamente como instrumento de arrimo/incentivo financeiro para setores específicos da economia, ou seja, os mais vulneráveis e de produção em pequena escala.
Parece que os trabalhadores nem fazem parte da economia, né? Quando os empresários dizem que a economia vai quebrar, o que eles realmente querem dizer é: "não vamos reduzir o nosso lucro pra dar dignidade e descanso pros trabalhadores". No fim das contas, quem quebra é só o trabalhador, o lucro deles, não pode.
Se eu te falar que muitos empresários estão operando com prejuízo você não acredita né 😂... Muitos já quebraram com a retração do mercado, e muitos vão quebrar com essa nova mudança... É óbvio isso
Nesse momento sou faxineiro em um condomínio 6x1, estou tentando estudar para concurso e pasmem, ainda trocaram meu horário para 10:00 as 18:20, detalhe, moro a 2 horas de distância do trabalho. Tenso, sem falar que a lei do descanco semanal pra mim não existe pois minha folga é saindo 6 da manhã e pegando no outro dia, resumo, trabalho todo dia, e não tenho tempo de evoluir. Sim, essa praga tem que acabar, isso sim está acabando com quem deseja crescer.
Que Deus abençoe sua vida e que recompense seu esforço. Espero que em breve você volte aqui no canal para compartilhar a melhora em sua vida e sua mudança profissional . Fico na torcida . Obs : Eu trabalhava com até atendimento ( popularmente conhecido como telemarketing , era um inferno !). Durante o processo iniciei a faculdade e com ajuda da família me formei agora em julho deste ano em psicologia . Por isso compreendo sua luta e por isso sei o seu valor . Estou na torcida por você!
Que economia é essa que está a todo momento prestes a quebrar? Está alicerçada sobre o quê? Frágil hein? Gigante em pés de barro. O problema é como se estruturou.
A economia capitalista está sempre em crise, mas o problema é da ameaça da revolução do trabalhador.. Kkkk Só um piadista para botar fé na ideologia econômica majoritária dos EUA.. kkkk
@@herculescorrea4876 resumo da ideologia liberal: se recusa a admitr a mudanca qualitativa que a escala proporciona, entao tudo é um moralismo infantil
De fato eles não trabalham. A maioria de lá é PJ e trabalham 6x1 informalmente - é regra em escritórios o trabalho até o burnout. Mas isso falando da classe média alta, se você for um sócio ai é o 0x365.
Mercado financeiro a média de trabalho é 12 horas dia e 6 dias semana, trabalham 65-80 horas por semana, qm fala q mercado financeiro ñ trabalham recomendo fazer um estágio em um banco de investimentos
Cara, o pior é trabalhador pobre fã de empresário. Eu entendo o empresário querer lucrar o máximo com o mínimo gasto possível. Faz parte do capitalismo. O que eu não entendo é quem tá sendo explorado, não querer equilibrar essa relação empresário/empregado.
@@Marcio50001 pq nem todo pobre e burro igual vc, como vai diminuir dias trabalhados sem aumenta na produção? vai aumentar a demanda se contratar mais gente, depois sobe a inflação e vc vai ter que ter 2 empregos pra poder sobreviver.
@@Marcio50001 o pior trabalhador é o fã de político, esses são piores do que qualquer um pois vendem a liberdade do povo pra quem paga mais, esses sim mantém o povo em um regime de escravidão, olha só agora o que o governo está fazendo aumentando cada vez mais os gastos e querendo tirar até msm o fgts do trabalhador, fora essa proposta de 4x3 que claramente não vai passar e só serve pra destacar um político, o problema não é só a redução da jornada mas sim o trabalhador conseguir viver com o salário que hj está quase impossível.
@@rifiguesantos É a vida, está na hora de começar a estudar (não precisa de faculdade, só pesquisar e aplicar formas diferentes) e tentar otimizar a eficiência dos funcionários. Não dá para viver a vida inteira no 7x0 e 6x1 também.
Parabéns para a imprensa do Brasil, o país poderia ter sido um dos primeiros a acabar com a escravidão mas a imprensa foi lá e fez a parte dela pra ajudar com que o Brasil virasse o último a fazer isso, assim como defendem até hoje.
Lembrando que a “imprensa” nada mais é que a voz do dono do capital. Vide as 6 famílias brasileiras que dominam os principais meios de comunicação do país. Não confunda achando que a imprensa é o Reinaldo Azevedo ou a Natuza Nery. Esses são meros comunicadores dos interesses do Capital.
Um dos melhores canais aqui no YT para aprendizado. O que o senhor apresenta pra nós é algo indescritível, usar o que eles escreveram contra o que eles mesmos refutam. Clássico.
Deveria ter uma lei para que todo esse povo tivesse a carga horária igual ao máximo permitido, de modo que a única saída para eles reduzirem a carga horária fosse reduzir para todos.
os escravocratas não aguentam 1 minuto de debate, para o azar deles os trabalhadores atuais são conscientes das suas condições desumanas de 44h semanais.
Só os que estão inseridos nessa escala, o resto acha que está isentos de consequências sócias e defendem o direito do patrão alheio de explorar os outros.
um vídeo difícil de engolir, porém, extremamente necessário! Muito obrigado mestre Kobori, por elucidar de forma tão clara a real discussão que temos hoje em nosso país!
Eu já vi muitas análises comparando o fim da escala 6X1 com o período do início da industrialização, quando se utilizava não de obra infantil e a carga horária de 16h.
O certo seria para todos, limite para trabalho apenas 38hs por semana, e se cobrar hóras extras seria o dobro pago ao funcionário, e não como fazem, que é uma mixaria. O certo é proibir horas extras, e a empresa que precisar de mais mão de obra é só contratar mais gente.
@@edilsonlima5985 Hora extra deveria ser pagp apenas em dinheiro e nao em banco de hora, quando trabalhamos geramos dinheiro e nao trabalhamos para "receber" em horas... se eu quiser horas eu fico em casa q tenho 24 horas todo dia...
As lojas Havan lucraram R$ 1,24 bilhão de reais nos primeiros 6 meses de 2024. Estou falando de lucro, não faturamento. Mas o fim da escala 6x1 vai quebrar o Brasil.
Mas o PIOR é que tem ESCRAVO DE DIREITA que trabalha lá e que a favor disso AINDA... Vai entender essa gente.. ***PARECE SÍNDROME DE ESTOCOLMO** EU HEIN...
@@herculescorrea4876Primeiramente alta carga tributária é lenda, a carga brasileira está abaixo da média da OCDE e incide sobre o consumo, portanto não é o empresário que paga, mas o consumidor. Em segundo lugar, ainda que fosse verdade, esse elemento, já foi condenado por SONEGACAO.
Grande Professor!!! Como tudo se revela de tempos em tempos! Vejo nisso, por outro lado, oportunidades de reacender o senso crítico da população explorada!!! Parabéns Professor!!!
Excelente vídeo. Só um complemento. A lei do Ventre Livre não libertava os nascidos. Eles continuavam na fazenda e, com a idade de oito anos, o fazendeiro podia entregá-los a uma instituição e ser indenizado ou ficava com ele na fazenda. Nos dois casos a criança tinha seu trabalho explorado até os 21 anos, nas mesmas condições dos demais escravizados. A lei é de 1871 e a escravidão acabou em 1888, 17 anos depois, ou seja: ninguém foi liberto por ela.
Comecei a trabalhar em 1966.Sempre trabalhei de segunda a sexta, 5 dias na semana. Nem sabia que essa escala de 6x1 ainda existia. Essa escala é absurda e esta discussão está mais para o século XIX que para o século XXI.
Você provavelmente trabalha 44 horas semanais, isso é 6x1 também. Segunda a sábado (06 dias na semana) na jornada de 7h20 por dia ou segunda a sexta (05 dias na semana) na jornada de 8h48. Só muda a forma de apresentação, a carga horária é a mesma.
Vamos lá coração. A pessoa vai ter 3 dias de folga, ótimo. Você acha que: Opção 1: a pessoa vai ficar feliz em receber o mesmo e ficar 3 dias em casa. Opção 2: a pessoa vai arrumar um bico pra complementar renda. Se sua resposta for opção 2, você percebe que o problema maior não é a escala, e sim o salário defasado que temos. Políticos ganham um caminhão de dinheiro, e não vejo a população se revoltar quanto a isso, e ir às ruas cobrar.
@@evertonbarreto2976Mas aí a pessoa tem opção de escolher, talvez o bico pode ser uma vez por mês, ou todas as folgas ou nem acontecer, mas a opção fica com o trabalhador
@@evertonbarreto2976sim vdd ,mas essa pessoa que trabalhar nesses 3 dias ,não vai poder reclamar que não tem tempo pra fazer as coisas dela! Aliás tem um monte de gente que faz isso já kkkk as deixe eles ,pra eu fazer isso é só se estiver precisando pagar contas!
@@evertonbarreto2976eu sou 5x2 e adoraria trabalhar 4x3. Como estou mudando meus padrões de consumo, não iria procurar renda extra. Hoje eu compreendi que não adianta ter um burnout e quase morrer tentando ganhar mais. Mas eu entendi seu ponto, faz todo sentido.
O melhor vídeo sobre o tema do fim da escala 6x1, parabéns pelo vídeo Kobori. E lembrando aos trabalhadores que não é única e exclusivamente o fim da escala 6x1 e também a redução da jornada de trabalho, isso não podemos deixar de lembrar e lutar.
José Kobori é contra a escravidão, apoia o trabalhador, é um humanista. Isso tudo nos deixa apenas um adjetivo para ele COMUNISTA. Muito obrigado professor. Estamos juntos e a humanidade vai mudar sim, ainda há esperança quando os expropriadores e exploradores forem superados por humanos justos, racionais e com respeito e solidariedade entre eles resumindo evoluidos, cooperadores e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna. Você é um desses iluminados. Parabéns pela sua luz chega a ser irritante.
aham...senta lá Cláudia, tens quantos anos? 😂 Acorda.. Até o feriado de hoje é dia de piada pra maioria das pessoas fazendo chacota.. achas que o mundo vai mudar? Acorda meu querido, acorda
Mesmo eu sendo comunista posso dizer, a pauta do fim da escala 6x1 NUNCA foi e NUNCA será da ossada comunista e sim do TRABALHADOR tanto que existem pessoas de direita apoiando a causa, ele não é comunista por apoiar uma causa do trabalhador ele é um ser humano com emoções e empatia.
curiosidade: muitas regras e as leis publicadas no periodo que antecedeu a abolicao da escravidao foram conhecidas como leis pra "ingles ver", dai nasceu a expressao. como o imperio brasileiro estava sendo pressionado pelos ingleses, varias regras demagogas foram criadas para agrada-los, sendo que na pratica tais regras nao favoreciam o fim da escravidao pois nao eram cumpridas.
Ótimas comparações Professor! É muito bom ter alguém vindo de um setor que é o que é os enfrentando, e colocando estas visões em prol do trabalhador da base. Grande abraço!
Місяць тому+2
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo carinho! Forte abraço!
Professor, não existe um limite para a diminuição da escala de trabalho do trabalhador? Porque se trabalhar menos significar a manutenção da produtividade e das empresas, é só mudar a escala para 2x5, então! Qual seria a escala ideal que a economia sustentaria?
Tem vários problemas estruturais, como transporte, teriamos que melhorar a mobilidade (trem bala), infraestrutura também. Porque hoje, a maioria dos trabalhadores precisa se deslocar 1-3 horas para trabalhar, só nisso, já se perde muito tempo. Fora que as vezes falta refinar a técnica no trabalho para aumentar a produtividade.
Bom dia prof. Kobori. O Sr. Poderia, por gentileza, fazer mais vídeos nessa linha, respondendo às criticas, ou como no episódio "Quem pode criticar o capitalismo?". Achei bastante esclarecedora e didática a forma como respondeu. Desde já, muito obrigado.
Місяць тому+2
Obrigado pelo feedback, Gilberto! Vou levar a sua sugestão em consideração! Forte abraço!
Quando a lei Áurea foi criada muita gente reclamou. Só quem ja trabalhou 6x1 numa usina de fundição sabe como é. Bom é a escala dos deputados 3x4 trabalha 3 e folga 4.
Como consumidor, é claro que aprecio a comodidade dos horários comerciais estendidos e percebo a conveniência que isso traz para a sociedade. Como pessoa, fico com pena de quem precisa se sujeitar a trabalhar durante finais de semana ou em horários estendidos para garantir essa conveniência para a sociedade. E como já passei dos meus 50, sou velho o suficiente para ter passado por uma época em que, ao menos em algumas cidades do interior de SP, o comércio não abria aos finais de semana e nem durante a hora de almoço (por um período de 2 horas, inclusive). E todo mundo conseguia se virar com isso, embora de forma menos conveniente. Seja lá qual for a solução encontrada para a jornada de trabalho, espero que consiga um equilíbrio melhor do que o atual, que infelizmente pende mais para o lado dos empresários do que dos empregados.
Ainda vai ter gente trabalhando no fim de semana mesmo com o fim da escala 6x1, se vigorar a escala 5x2, as 2 folgas poderiam ser em quaisquer dias da semana.
As empresas simplesmente vão refazer as escalas. Negócios em que a rentabilidade já era ruim (possivelmente que nem deveriam existir) deverão rodar menos um dia na semana, e assim por diante. Porém, a massa de trabalhadores que antes não tinha energia para trabalhar vai sair mais e consumir mais, e a economia vai se ajustar. Negócios que entendam a nova realidade vão se beneficiar e a média será melhor porque as pessoas estarão melhor. Os trabalhadores com mais tempo poderão se qualificar mais e teremos mais mão de obra qualificada na média, também aumentando a produtividade porque pessoas com mais tempo vão querer participar mais na sociedade. A mudança no microcosmo pode parecer pequena (empresa pode ter de contratar mais uma pessoa) mas no macro você tem uma mudança social importante que pode ajudar a amadurecer a economia e formar novos e mais qualificados mercados. Dito isso, lembremos que os extrativistas odeiam mao de obra qualificada porque é mais difícil de trocar. Por isso existe o interesse em manter a economia baseada em aluguel - assim, eles podem trocar cada engrenagem que se rebele a qualquer momento.
Caramba, professor! Sinceramante me surpreendeu positivamente com seus textos comparativos. Muito obrigado pelas suas explicações e didatica facil para leigos como eu! sempre recomendo o seu canal a pessoas que desejam aprender sobre economia!!!
Admiráveis, sobre todos os aspectos, seus argumentos lúcidos e amplamente esclarecedores, notável Mestre! Passa o tempo e a elite predadora e seus "capitães do mato" continuam vorazes.
Infelizmente a mídia atual não da voz para o professor e seus argumentos. Acredito que se o senhor pudesse palestrar para os deputados conseguiria mudar a opinião de muita gente que é contra
A questão não é essa, mesmo se ele fosse palestrar não iria mudar muito... Exemplo disso é a PEC 45/19, que deu origem a reforma tributária. Ele foi criada por especialistas da FGV e apresentada pelo Deputado Baleia rossi (MDB). Quando a reforma foi para votação em 2023 no congresso, os deputados modificaram quase tudo do texto original. Eu sou a favor da flexibilização da jornada de trabalho, contudo o Estado irá ter que abrir mão, o motivo é simples, a maioria das empresas brasileiras é pequenas e médias empresas, as S/A de capital fechado ou aberto, são menorias. O sistema tributário do nosso país é o mais complexo, os encarregos trabalhistas são pesados, além de outros fatores, e isso afeta diretamente as pequenas e médias empresas que são a maiores responsáveis por contratar o empregado, uma parte significativa começa a falir entre 2 a 5 anos e poucas delas sobrevivem 10 anos. Se isso ocorrer sem uma avaliação e um período de transição, com o Estado observando ambos os lados, tanto do em pregado como o do empregador, pode sim ocorrer um colapso econômico e uma evasão para o mercado ilegal.
Vai quebrar a cara de quem é contra, quando estivermos vivendo um novo regime de trabalho, e a economia voar. Eles estão preocupados apenas com o lucro.
@@rsonic510Exatamente, isso aqui é pra diminuir menos o sofrimento de quem trabalha muito e se ganhar pouco, se não dá pra mudar o salário então que se trabalhe menos.
Caros senhores patroes, detentores dos meios de produção e acionistas de grandes corporações, os trabalhadores sabem o que é a mais-valia, e eles tem conhecimento dos seus lucros e dividendos multibilionários.
Deixo aqui meu reconhecimento ao trabalho hercúleo que o prof vem fazendo em dar respostas fundamentadas à enxurrada de críticas rasas (padrão na internet) a este e a tantos outros temas explorados no canal. Imagino o trabalho que deu a pesquisa de todo o material apresentado neste vídeo, sem dúvidas necessário para o nível de profundidade que o tema exige. As informações apresentadas neste canal são instrumentos de utilidade pública, que venho utilizando sempre que preciso lidar com os "minions" da sedutora "fábrica de soluções simples para problemas complexos", que parece ter tomado toda a sociedade.
Presidente ultra liberal na Argentina, inflação e pobreza em queda e todos índices econômicos do país melhorando como nunca, mas tem que ter o brasileiro esquerdista trouxa pagando 50% do salário em impostos para querer tirar onda hahahaha
Bom dia professor ,o brasileiro precisa de uma nova abolição, o seu trabalho é magnífico porque ilumina nossa condição, esse é o primeiro passo para uma reação, toda essa desigualdade só é possível porque justamente não temos noção do que realmente acontece ,muito obrigado, sua contribuição é muito valiosa.
Місяць тому+1
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pela participação e pelas palavras, Ana! Forte abraço!
Esta é uma ferramenta da burguesia: fazer com que seus interesses sejam também interesses da classe trabalhadora. Mídia, influenciadores e think tanks são utilizados para diluir essa luta tão necessária.
Gostei muito da sua frase no outro vídeo "Se sua empresa depende da escravidão não deveria existir".
Se sua empresa depende de subsídio do governo não deveria existir.
@@evandrobosRS O problema que toda grande empresa depende desses subsidios.
@@evandrobosRSNão seja tão simplista. Subsídios devem ser usados provisoriamente como instrumento de arrimo/incentivo financeiro para setores específicos da economia, ou seja, os mais vulneráveis e de produção em pequena escala.
Resumindo, 90% das empresas não deveriam existir 😂
"VOCÊ VAI FECHAR ESTA MERDA" -Ian Ferreira Shayib Neves
Parece que os trabalhadores nem fazem parte da economia, né? Quando os empresários dizem que a economia vai quebrar, o que eles realmente querem dizer é: "não vamos reduzir o nosso lucro pra dar dignidade e descanso pros trabalhadores". No fim das contas, quem quebra é só o trabalhador, o lucro deles, não pode.
exatamente
Se eu te falar que muitos empresários estão operando com prejuízo você não acredita né 😂... Muitos já quebraram com a retração do mercado, e muitos vão quebrar com essa nova mudança... É óbvio isso
@@EnDIREITAndo.A.Canhotaque bom empresas mais eficientes ocuparão seus lugares
@@EnDIREITAndo.A.Canhota Tadinhos, dá até pena
Ou seja, quem gera riqueza são os trabalhadores!
Nesse momento sou faxineiro em um condomínio 6x1, estou tentando estudar para concurso e pasmem, ainda trocaram meu horário para 10:00 as 18:20, detalhe, moro a 2 horas de distância do trabalho. Tenso, sem falar que a lei do descanco semanal pra mim não existe pois minha folga é saindo 6 da manhã e pegando no outro dia, resumo, trabalho todo dia, e não tenho tempo de evoluir. Sim, essa praga tem que acabar, isso sim está acabando com quem deseja crescer.
MEU DEUS, Boa sorte irmão, espero que Tu consiga sair desse inferno
Triste mesmo. E ter que aguentar condômino com rei na barriga não deve ser fácil. Torço por vc no concurso, meu caro
Sai disso aí e depois bota no judiciário.
Aí vc tá completamente errado, virou faxineiro pois não estudou durante a infância e agora qr estudar? ... pensasse nisso antes, não agora
Que Deus abençoe sua vida e que recompense seu esforço. Espero que em breve você volte aqui no canal para compartilhar a melhora em sua vida e sua mudança profissional . Fico na torcida . Obs : Eu trabalhava com até atendimento ( popularmente conhecido como telemarketing , era um inferno !). Durante o processo iniciei a faculdade e com ajuda da família me formei agora em julho deste ano em psicologia . Por isso compreendo sua luta e por isso sei o seu valor . Estou na torcida por você!
Que economia é essa que está a todo momento prestes a quebrar? Está alicerçada sobre o quê? Frágil hein? Gigante em pés de barro. O problema é como se estruturou.
Né kkkkk
Quem vê de fora acha que o Brasil tá em constante estado de calamidade
A economia capitalista está sempre em crise, mas o problema é da ameaça da revolução do trabalhador.. Kkkk Só um piadista para botar fé na ideologia econômica majoritária dos EUA.. kkkk
Né isso kkkkkkkkkkkk
Pois é. E argila úmida uma vez que seca não recalca mais. De repente os poderosos estão sempre aguando a terra.
@@Arth0901mano do que sacada,puta que pariuuuuuuuuuuuuu
Kobori meteu o famoso _“Entendeu Ou Quer Que Eu Desenhe?”_
kk
💵💵💵
sua mae me fala isso toda vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@lsdarkface Uai, ela é sua professora?
como que vc deixou a font maior? o.0
Professor, obrigada por esclarecer. Sou empresária e favorável ao fim da escala 6X1 aprovado como lei.
Aleluia 🙏🙏🙏🙏🙏
Então não espera sua aprovação, vc já pode coloca-la em vigor! Saia na frente!
@@herculescorrea4876 resumo da ideologia liberal: se recusa a admitr a mudanca qualitativa que a escala proporciona, entao tudo é um moralismo infantil
Não precisa esperar pela lei, se quer esperar pela lei, vc só quer aplicar a escala se for praticamente obrigada e isso não é ser a favor.
Então coloca em prática! Comunicação sem ação é mentira.
duvido que alguém na faria lima trabalhe 6x1, exceto as trabalhadoras da limpeza e serviços gerais
De fato eles não trabalham. A maioria de lá é PJ e trabalham 6x1 informalmente - é regra em escritórios o trabalho até o burnout. Mas isso falando da classe média alta, se você for um sócio ai é o 0x365.
Não tem mesmo, mas lá tem analista que trabalha 14 horas por dia, 5 dias na semana.
Eles trabalham
Mercado financeiro a média de trabalho é 12 horas dia e 6 dias semana, trabalham 65-80 horas por semana, qm fala q mercado financeiro ñ trabalham recomendo fazer um estágio em um banco de investimentos
@@Tudoimportantee1 ou seja...não trabalham só ficam brincando de especulação
Me divirto com cada lapada seca que o Kobori dar nesses fanboys de empresário
Cara, o pior é trabalhador pobre fã de empresário. Eu entendo o empresário querer lucrar o máximo com o mínimo gasto possível. Faz parte do capitalismo. O que eu não entendo é quem tá sendo explorado, não querer equilibrar essa relação empresário/empregado.
@@Marcio50001 pq nem todo pobre e burro igual vc, como vai diminuir dias trabalhados sem aumenta na produção? vai aumentar a demanda se contratar mais gente, depois sobe a inflação e vc vai ter que ter 2 empregos pra poder sobreviver.
Ele só esqueceu que tem muitos negócios familiares, em que o dono trabalha 7x0 e tem dois ou três funcionários no 6x1. Esse quebraria com o fim da 6x1
@@Marcio50001 o pior trabalhador é o fã de político, esses são piores do que qualquer um pois vendem a liberdade do povo pra quem paga mais, esses sim mantém o povo em um regime de escravidão, olha só agora o que o governo está fazendo aumentando cada vez mais os gastos e querendo tirar até msm o fgts do trabalhador, fora essa proposta de 4x3 que claramente não vai passar e só serve pra destacar um político, o problema não é só a redução da jornada mas sim o trabalhador conseguir viver com o salário que hj está quase impossível.
@@rifiguesantos É a vida, está na hora de começar a estudar (não precisa de faculdade, só pesquisar e aplicar formas diferentes) e tentar otimizar a eficiência dos funcionários. Não dá para viver a vida inteira no 7x0 e 6x1 também.
Incrível o vídeo, Kobori.
A sanha escravagista do capital nunca cessou na nossa sociedade.
Parabéns para a imprensa do Brasil, o país poderia ter sido um dos primeiros a acabar com a escravidão mas a imprensa foi lá e fez a parte dela pra ajudar com que o Brasil virasse o último a fazer isso, assim como defendem até hoje.
Que comparação...
Quem nos dera fosse a imprensa o principal fator de prorrogação da escravidão.
Lembrando que a “imprensa” nada mais é que a voz do dono do capital. Vide as 6 famílias brasileiras que dominam os principais meios de comunicação do país. Não confunda achando que a imprensa é o Reinaldo Azevedo ou a Natuza Nery. Esses são meros comunicadores dos interesses do Capital.
De alguem que vive essa escala de esgotamento, muito obrigada!
Um dos melhores canais aqui no YT para aprendizado. O que o senhor apresenta pra nós é algo indescritível, usar o que eles escreveram contra o que eles mesmos refutam. Clássico.
Vereadores de São Paulo, aumentaram em 37% seus próprios salários, e a suas escalas de trabalho deve ser 1x6 políticos assim que quebram o Brasil !
Simplesmente só posso parabenizá-lo Prof Kobori.
Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento, Antonio.
Forte abraço!
Muito importante sua voz pro debate contra a escala 6x1.
Não é uma luta fácil, mas necessária!
#fimdaescala6x1
Kobori, há muito tempo não vejo um vídeo tão lúcido sobre a questão do contrato social de trabalho. Fantástico.
Sou a favor da escala 6x1 para Executivo, Legislativo e Judiciário
😂😂😂😂 eu também
Servidores do judiciário fazem 6x1 em home office, mas quem ganha pela produtividade são os magistrados, que possuem escala 3x4.
Deveria ter uma lei para que todo esse povo tivesse a carga horária igual ao máximo permitido, de modo que a única saída para eles reduzirem a carga horária fosse reduzir para todos.
exatamente
tambem.kkkkk.vai vendo...
os escravocratas não aguentam 1 minuto de debate, para o azar deles os trabalhadores atuais são conscientes das suas condições desumanas de 44h semanais.
Só os que estão inseridos nessa escala, o resto acha que está isentos de consequências sócias e defendem o direito do patrão alheio de explorar os outros.
@@zakurn1086 Isso me deixar puto também. Conheço pessoas que trabalham 6x1 e estão exaustas disso.
um vídeo difícil de engolir, porém, extremamente necessário! Muito obrigado mestre Kobori, por elucidar de forma tão clara a real discussão que temos hoje em nosso país!
Eu já vi muitas análises comparando o fim da escala 6X1 com o período do início da industrialização, quando se utilizava não de obra infantil e a carga horária de 16h.
O Brasil vai comecar a respeitar o trabalhador com o fim da escala 6x1
só isso n basta... mas se a classe se organizar para conseguir esse direito e continuar lutando, aí sim pode ser
O certo seria para todos, limite para trabalho apenas 38hs por semana, e se cobrar hóras extras seria o dobro pago ao funcionário, e não como fazem, que é uma mixaria. O certo é proibir horas extras, e a empresa que precisar de mais mão de obra é só contratar mais gente.
O Brasil odeia trabalhadores infelizmente.
@@edilsonlima5985 Hora extra deveria ser pagp apenas em dinheiro e nao em banco de hora, quando trabalhamos geramos dinheiro e nao trabalhamos para "receber" em horas... se eu quiser horas eu fico em casa q tenho 24 horas todo dia...
@@edilsonlima5985 nem ferrando, 30 horas pra baixo.
Grande José Kobori, uma das melhores coisas que me aconteceu em 2024 foi conhecer seu canal 👏🏾🤓
Rapaz, me senti no filme o "Sexto Sentindo". Excelente a abordagem.
Excelente vídeo. É sempre legal ter alguém inteligente que kobori com essas pautas do trabalho
Eu devia estar chapado, mas na minha cabeça eu confundi "colabore ou corrobore" com "combore", daí surgiu esse trocadinho "hilário".
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pela participação!
Forte abraço!
As lojas Havan lucraram R$ 1,24 bilhão de reais nos primeiros 6 meses de 2024. Estou falando de lucro, não faturamento. Mas o fim da escala 6x1 vai quebrar o Brasil.
Mas o PIOR é que tem ESCRAVO DE DIREITA que trabalha lá e que a favor disso AINDA...
Vai entender essa gente..
***PARECE SÍNDROME DE ESTOCOLMO**
EU HEIN...
Não, não vai! Mas a alta carga tributária sim!
@@herculescorrea4876Primeiramente alta carga tributária é lenda, a carga brasileira está abaixo da média da OCDE e incide sobre o consumo, portanto não é o empresário que paga, mas o consumidor. Em segundo lugar, ainda que fosse verdade, esse elemento, já foi condenado por SONEGACAO.
20,7 milhões de CNPJ no Brasil, 94% são micro
@@herculescorrea4876bilionário não paga imposto no Brasil.
20 de novembro , data perfeita para publicar seu sobre este tema ... parabéns e obrigado .
Grande Professor!!! Como tudo se revela de tempos em tempos! Vejo nisso, por outro lado, oportunidades de reacender o senso crítico da população explorada!!! Parabéns Professor!!!
Mais um vídeo incrível, parabéns professor
Excelente vídeo. Só um complemento. A lei do Ventre Livre não libertava os nascidos. Eles continuavam na fazenda e, com a idade de oito anos, o fazendeiro podia entregá-los a uma instituição e ser indenizado ou ficava com ele na fazenda. Nos dois casos a criança tinha seu trabalho explorado até os 21 anos, nas mesmas condições dos demais escravizados. A lei é de 1871 e a escravidão acabou em 1888, 17 anos depois, ou seja: ninguém foi liberto por ela.
Comecei a trabalhar em 1966.Sempre trabalhei de segunda a sexta, 5 dias na semana.
Nem sabia que essa escala de 6x1 ainda existia.
Essa escala é absurda e esta discussão está mais para o século XIX que para o século XXI.
Você provavelmente trabalha 44 horas semanais, isso é 6x1 também. Segunda a sábado (06 dias na semana) na jornada de 7h20 por dia ou segunda a sexta (05 dias na semana) na jornada de 8h48. Só muda a forma de apresentação, a carga horária é a mesma.
Que aula, se o salto ainda pode ser grande do 4x3 , o 5x2 é necessidade imediata...
Vamos lá coração.
A pessoa vai ter 3 dias de folga, ótimo.
Você acha que:
Opção 1: a pessoa vai ficar feliz em receber o mesmo e ficar 3 dias em casa.
Opção 2: a pessoa vai arrumar um bico pra complementar renda.
Se sua resposta for opção 2, você percebe que o problema maior não é a escala, e sim o salário defasado que temos.
Políticos ganham um caminhão de dinheiro, e não vejo a população se revoltar quanto a isso, e ir às ruas cobrar.
@@evertonbarreto2976Mas aí a pessoa tem opção de escolher, talvez o bico pode ser uma vez por mês, ou todas as folgas ou nem acontecer, mas a opção fica com o trabalhador
@@evertonbarreto2976é só aumentar o salario minimo em 5 mil reais
@@evertonbarreto2976sim vdd ,mas essa pessoa que trabalhar nesses 3 dias ,não vai poder reclamar que não tem tempo pra fazer as coisas dela! Aliás tem um monte de gente que faz isso já kkkk as deixe eles ,pra eu fazer isso é só se estiver precisando pagar contas!
@@evertonbarreto2976eu sou 5x2 e adoraria trabalhar 4x3. Como estou mudando meus padrões de consumo, não iria procurar renda extra. Hoje eu compreendi que não adianta ter um burnout e quase morrer tentando ganhar mais.
Mas eu entendi seu ponto, faz todo sentido.
O melhor vídeo sobre o tema do fim da escala 6x1, parabéns pelo vídeo Kobori. E lembrando aos trabalhadores que não é única e exclusivamente o fim da escala 6x1 e também a redução da jornada de trabalho, isso não podemos deixar de lembrar e lutar.
Parabéns professor pela literatura que nos trouxe. Isso vai fundamentar ainda mais nossa luta pelo 6x1!
José Kobori é contra a escravidão, apoia o trabalhador, é um humanista. Isso tudo nos deixa apenas um adjetivo para ele COMUNISTA. Muito obrigado professor. Estamos juntos e a humanidade vai mudar sim, ainda há esperança quando os expropriadores e exploradores forem superados por humanos justos, racionais e com respeito e solidariedade entre eles resumindo evoluidos, cooperadores e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna. Você é um desses iluminados. Parabéns pela sua luz chega a ser irritante.
aham...senta lá Cláudia, tens quantos anos? 😂 Acorda.. Até o feriado de hoje é dia de piada pra maioria das pessoas fazendo chacota.. achas que o mundo vai mudar? Acorda meu querido, acorda
besteira essa historia de 'comunismo'! isso eh bom senso, empatia!
Mesmo eu sendo comunista posso dizer, a pauta do fim da escala 6x1 NUNCA foi e NUNCA será da ossada comunista e sim do TRABALHADOR tanto que existem pessoas de direita apoiando a causa, ele não é comunista por apoiar uma causa do trabalhador ele é um ser humano com emoções e empatia.
Vamos compartilhar ao máximo esse video aos demais!
Q golaço do professor kobori 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente link entre os argumentos da epoca da escravidao e agora! Otimo video!
O fim da escala 6X1 incomoda os empresários. Assim como o fim da escravidão incomoda os Capitães.
Vídeo necessário e importantíssimo!! Compartilhando para ajudar.
Que paulada hein Prof. Kobori.
Top demais suas críticas, continue nessa linha de conteúdo, professor.
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Parabéns pela sensatez, Kobori 👏🏽👏🏽👏🏽... sucesso sempre!
curiosidade: muitas regras e as leis publicadas no periodo que antecedeu a abolicao da escravidao foram conhecidas como leis pra "ingles ver", dai nasceu a expressao. como o imperio brasileiro estava sendo pressionado pelos ingleses, varias regras demagogas foram criadas para agrada-los, sendo que na pratica tais regras nao favoreciam o fim da escravidao pois nao eram cumpridas.
Já compartilhei, espero que muitos leiam, pois é de utilidade pública
Bom dia professor e a todos! Muito bom vídeo e excelente ideia de trocar as palavras nos textos.
excelente análise histórica! Parabéns, professor.
Obrigado pelas informações. Obrigado por contribuir com o seu ponto de vista. Abraço fraterno.
Com certeza, esse vídeo é de utilidade pública, e merece/deve ser compartilhado com a máxima urgência e com o maior número depessoas possível. 👏👏👏👏
Ótimas comparações Professor! É muito bom ter alguém vindo de um setor que é o que é os enfrentando, e colocando estas visões em prol do trabalhador da base. Grande abraço!
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo carinho!
Forte abraço!
Professor, não existe um limite para a diminuição da escala de trabalho do trabalhador? Porque se trabalhar menos significar a manutenção da produtividade e das empresas, é só mudar a escala para 2x5, então!
Qual seria a escala ideal que a economia sustentaria?
Tem vários problemas estruturais, como transporte, teriamos que melhorar a mobilidade (trem bala), infraestrutura também. Porque hoje, a maioria dos trabalhadores precisa se deslocar 1-3 horas para trabalhar, só nisso, já se perde muito tempo. Fora que as vezes falta refinar a técnica no trabalho para aumentar a produtividade.
A gente precisa lembrar também que é uma questão de caráter...
Que vídeo maravilhoso! Grato por termos pessoas que estudam e divulgam conteúdos desse tipo!
Bom dia prof. Kobori. O Sr. Poderia, por gentileza, fazer mais vídeos nessa linha, respondendo às criticas, ou como no episódio "Quem pode criticar o capitalismo?". Achei bastante esclarecedora e didática a forma como respondeu. Desde já, muito obrigado.
Obrigado pelo feedback, Gilberto! Vou levar a sua sugestão em consideração! Forte abraço!
Muito obrigado Prof. 🙏
Meu respeito e admiração 👏🏾 Sempre respeitoso e argumentativo para justificar seu ponto de vista e empatia.
Quando a lei Áurea foi criada muita gente reclamou. Só quem ja trabalhou 6x1 numa usina de fundição sabe como é. Bom é a escala dos deputados 3x4 trabalha 3 e folga 4.
Boa tarde prof kobori, muito bom seus comentários sobre esse assunto da escala 6x1 Obrigado!
Como consumidor, é claro que aprecio a comodidade dos horários comerciais estendidos e percebo a conveniência que isso traz para a sociedade. Como pessoa, fico com pena de quem precisa se sujeitar a trabalhar durante finais de semana ou em horários estendidos para garantir essa conveniência para a sociedade. E como já passei dos meus 50, sou velho o suficiente para ter passado por uma época em que, ao menos em algumas cidades do interior de SP, o comércio não abria aos finais de semana e nem durante a hora de almoço (por um período de 2 horas, inclusive). E todo mundo conseguia se virar com isso, embora de forma menos conveniente. Seja lá qual for a solução encontrada para a jornada de trabalho, espero que consiga um equilíbrio melhor do que o atual, que infelizmente pende mais para o lado dos empresários do que dos empregados.
Ainda vai ter gente trabalhando no fim de semana mesmo com o fim da escala 6x1, se vigorar a escala 5x2, as 2 folgas poderiam ser em quaisquer dias da semana.
As empresas simplesmente vão refazer as escalas. Negócios em que a rentabilidade já era ruim (possivelmente que nem deveriam existir) deverão rodar menos um dia na semana, e assim por diante.
Porém, a massa de trabalhadores que antes não tinha energia para trabalhar vai sair mais e consumir mais, e a economia vai se ajustar. Negócios que entendam a nova realidade vão se beneficiar e a média será melhor porque as pessoas estarão melhor.
Os trabalhadores com mais tempo poderão se qualificar mais e teremos mais mão de obra qualificada na média, também aumentando a produtividade porque pessoas com mais tempo vão querer participar mais na sociedade.
A mudança no microcosmo pode parecer pequena (empresa pode ter de contratar mais uma pessoa) mas no macro você tem uma mudança social importante que pode ajudar a amadurecer a economia e formar novos e mais qualificados mercados.
Dito isso, lembremos que os extrativistas odeiam mao de obra qualificada porque é mais difícil de trocar. Por isso existe o interesse em manter a economia baseada em aluguel - assim, eles podem trocar cada engrenagem que se rebele a qualquer momento.
imensamente grata por a recomendação deste canal, gratidão também ao senhor por esclarecer de forma lógica essa situação atual!
Quem assiste tem que curtir o vídeo pra engajar o trabalho do professor.
Obrigado pelo apoio, Patrick.
Forte abraço!
Caramba, professor! Sinceramante me surpreendeu positivamente com seus textos comparativos. Muito obrigado pelas suas explicações e didatica facil para leigos como eu!
sempre recomendo o seu canal a pessoas que desejam aprender sobre economia!!!
Sempre cirúrgico professor Kobori 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelo carinho, Caio.
Forte abraço!
Sempre uma excelente análise!!! Parabéns!
Fico feliz que tenha gostado!
Forte abraço!
Como sempre, uma excelente explanação, repleta de argumentos sólidos e muito bem fundamentados. Parabéns pelo trabalho!
Interessante essa paralelo entre a época da escravidão e hoje. Vemos que muito pouco mudou!
Sempre muito lúcido, Professor!
Analogia brilhante, professor!
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Incrivel trabalho. Parabens Kobori e equipe!
o @ateuinforma mandou eu vir dizer que te amo❤
A Elite sempre coloca a propriedade acima da vida e da liberdade.
A propriedade privada para eles é tudo
Parabéns pelo excelente trabalho professor!
Muito obrigado.
Aula incrível!
Vc é ótimo
Bela análise mestre
Muito obrigado, Jairo.
Forte abraço!
Sempre brilhante e cirúrgico mestre de maneira que mesmo não economistas entenderão odeio economes
Prof. Kobori, excelente vídeo, parabéns pelo trabalho.
Fico feliz que tenha gostado, Jose.
Forte abraço!
Perfeito Kobori, perfeito! 👏👏👏👏
👋👋👋Fantástico vídeo! Muito esclarecedor! Parabéns e obrigado Prof. Kobori!
Admiráveis, sobre todos os aspectos, seus argumentos lúcidos e amplamente esclarecedores, notável Mestre!
Passa o tempo e a elite predadora e seus "capitães do mato" continuam vorazes.
Parabéns professor, sensacional sua comparação, o povo tem que entende nossa luta!
Infelizmente a mídia atual não da voz para o professor e seus argumentos. Acredito que se o senhor pudesse palestrar para os deputados conseguiria mudar a opinião de muita gente que é contra
A questão não é essa, mesmo se ele fosse palestrar não iria mudar muito... Exemplo disso é a PEC 45/19, que deu origem a reforma tributária. Ele foi criada por especialistas da FGV e apresentada pelo Deputado Baleia rossi (MDB). Quando a reforma foi para votação em 2023 no congresso, os deputados modificaram quase tudo do texto original.
Eu sou a favor da flexibilização da jornada de trabalho, contudo o Estado irá ter que abrir mão, o motivo é simples, a maioria das empresas brasileiras é pequenas e médias empresas, as S/A de capital fechado ou aberto, são menorias. O sistema tributário do nosso país é o mais complexo, os encarregos trabalhistas são pesados, além de outros fatores, e isso afeta diretamente as pequenas e médias empresas que são a maiores responsáveis por contratar o empregado, uma parte significativa começa a falir entre 2 a 5 anos e poucas delas sobrevivem 10 anos.
Se isso ocorrer sem uma avaliação e um período de transição, com o Estado observando ambos os lados, tanto do em pregado como o do empregador, pode sim ocorrer um colapso econômico e uma evasão para o mercado ilegal.
Rapaz , essa leitura, trocando os termos me deixou boquiaberto, que aula senhor Kobori MT obg
Vai quebrar a cara de quem é contra, quando estivermos vivendo um novo regime de trabalho, e a economia voar. Eles estão preocupados apenas com o lucro.
Vai voar nada, porque nunca voa.
Mas pelo meno vamos continuar na lama com com duas folgas, ao invés de na lama com uma.
Economia não vai voar não 😂
Mas pelo menos a cabeça vai dar uma aliviada
@@rsonic510Exatamente, isso aqui é pra diminuir menos o sofrimento de quem trabalha muito e se ganhar pouco, se não dá pra mudar o salário então que se trabalhe menos.
Quantas varejeiras em um só lugar kkkkk
Esse José é foda mesmo, argumentação extremamente impecável, simples, didática e bem forte.
se o trabalhador nao consegue ter lazer e tempo pra ele. a diferença entre o regime de trabalho e a escravidão é só a violência física.
Mais uma vez Parabéns pelo trabalho, adorei a troca de palavras.
São sempre os mesmos com as mesmas desculpas.
Caros senhores patroes, detentores dos meios de produção e acionistas de grandes corporações, os trabalhadores sabem o que é a mais-valia, e eles tem conhecimento dos seus lucros e dividendos multibilionários.
e? kkk falou falou falou e faltou faltou faltou utilidade 😂
@@Fernando-v1r5ukkkk, fica quieto, chefinho aspirante de patrão pequeno burguês😂😂
@@Fernando-v1r5u vc usou todos os seus neurônios só pra escrever esse teu comentário😂
Deixo aqui meu reconhecimento ao trabalho hercúleo que o prof vem fazendo em dar respostas fundamentadas à enxurrada de críticas rasas (padrão na internet) a este e a tantos outros temas explorados no canal. Imagino o trabalho que deu a pesquisa de todo o material apresentado neste vídeo, sem dúvidas necessário para o nível de profundidade que o tema exige. As informações apresentadas neste canal são instrumentos de utilidade pública, que venho utilizando sempre que preciso lidar com os "minions" da sedutora "fábrica de soluções simples para problemas complexos", que parece ter tomado toda a sociedade.
Simplesmente Brilhante!!! 👏👏👏👏👏👏💯🆙😎
Muito obrigado pelo carinho, Eduardo.
Forte abraço!
Nota 10 Kobori, parabéns professor !
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Bom demais, professor Kobori!
Fala tambem sobre o milei ter criado agora a cedula de 20 mil pesos. Fala mais um pouco sobre a economia da Argentina
Up
Vale 20 diletas 😂
up
É pra facilitar a compra de pão francês 😂
Presidente ultra liberal na Argentina, inflação e pobreza em queda e todos índices econômicos do país melhorando como nunca, mas tem que ter o brasileiro esquerdista trouxa pagando 50% do salário em impostos para querer tirar onda hahahaha
Brilhante análise, professor!!! Me inspirou para meu artigo de TCC na pós em Direito do Trabalho. Obrigada!!!
😮😮😮😮
Que doideira. Nunca havia feito essas comparações.
Sou simpatizante de muitas de suas ideologias, acho que sou marxista no fim de tudo
ridiculo! o professor nao eh marxista! eh sensato, apenas isso!
@@joshsilva6450 Marx concordaria com muita coisa que o professor fala. Não adianta se iludir!
Muito obrigado Professor José Kobori pelos esclarecimentos econômicos que destroem a narrativa de manter a escala 6x1.
Seria realmente maravilhoso ver o sr no ICL
Instituto Coitado do Lula kkkkkkkkkkkkk
Aquele cara do icl é um falso e sanguessuga igual os políticos.
@@Suzana-f6iquem é verdadeiro ?
Tu leva ICL a sério cara? Eduardo é oportunista e os repórteres sensacionalistas.
Caramba, que baita análise, Kobori! Parabéns!
Bom dia professor ,o brasileiro precisa de uma nova abolição, o seu trabalho é magnífico porque ilumina nossa condição, esse é o primeiro passo para uma reação, toda essa desigualdade só é possível porque justamente não temos noção do que realmente acontece ,muito obrigado, sua contribuição é muito valiosa.
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pela participação e pelas palavras, Ana! Forte abraço!
Sensacional. Parabéns, professor
6x1 *escravidão moderna*
Vídeo forte e o texto trocado de empregado por escravo foi muito bem bolado. Parabéns! Excelente conteúdo.
Esta é uma ferramenta da burguesia: fazer com que seus interesses sejam também interesses da classe trabalhadora. Mídia, influenciadores e think tanks são utilizados para diluir essa luta tão necessária.
"a ideologia de um tempo é a ideologia da classe dominante..."
Grato por suas aulas, professor.