CLEÓPATRA ERA NEGRA? (A polêmica da Netflix)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 2,1 тис.

  • @henriquecaldeira
    @henriquecaldeira  Рік тому +177

    As referências, como sempre, estão na descrição do vídeo. Se você gosta do conteúdo do canal e quer apoiá-lo, considere juntar-se à nossa comunidade de membros, a Guilda: ua-cam.com/channels/DjzWHhTShC59KtduL-jeig.htmljoin 🙂

    • @Nique-dy1zd
      @Nique-dy1zd Рік тому +1

      l.

    • @albertomanangabifica7423
      @albertomanangabifica7423 Рік тому

      Senhor apresentador, deixa-me te dizer que a escravidão não faz parte da história África, a escravidão faz parte da vossa história como brancos. A escravidão é um acto desumano cometido por vós para tentar reduzir e roubar a história Africana.
      Antes da escravatura, antes dos Europeus existirem e de qualquer outra raça, os negros já aqui estavam no planeta com grandes reinos como a Etiópia e Sudão desenvolvidos em termos de conhecimentos em todas vertentes e que a junção destes, deu origem ao Kemet (homens/Reis de preto) que hoje vocês chamem de Egipto
      Os brancos só existem porque negro existe, pois está comprovado cientificamente que somos primeiros a existir em relação a qualquer outra raça.
      Então senhor apresentador se você não tem conhecimento ou se te limitaste em ter o que te ensinaram o problema é teu, mas nós os Africanos temos muita história de sobre que juntando todos brancos nem igualaria na nossa história.

    • @DI_STHML
      @DI_STHML Рік тому +3

      Basta a gente saber as cores dos historiadores...

    • @kevinian669
      @kevinian669 Рік тому

      @@DI_STHML Ué

    • @mikkaelcosta1736
      @mikkaelcosta1736 Рік тому

      É É

  • @thaty1042
    @thaty1042 Рік тому +367

    Mas o que me deixa mais triste sobre essa série da Netflix é que eles deixaram claro que não vão contar a história verdadeira dessas mulheres, e sim uma série de fanfics só com a intenção de ganhar dinheiro em cima dos movimentos feminista e antirracista

    • @priscillastephanie3312
      @priscillastephanie3312 Рік тому +25

      Por isso nem perderei meu tempo vendo

    • @coreanismo
      @coreanismo Рік тому +32

      Esse, sim, é um motivo plausível para crítica. Mas quantas pessoas estão pensando nisso, não é mesmo?
      A galera prefere sofrer porque "ela não tá branca".

    • @marilandiaferreiracolacodo9079
      @marilandiaferreiracolacodo9079 Рік тому +5

      Vc falou tudo. E o povo fica preocupado de onde vem Cleópatra e qual sua cor.😂

    • @Br.2921
      @Br.2921 Рік тому +11

      ​@@coreanismotá ganhando quanto pra lacrar ?

    • @coreanismo
      @coreanismo Рік тому +16

      @@Br.2921 Faço de graça. Mas ninguém fala "lacrar" depois de 2010, amigo. Pelo menos, não quem quer ser levado a sério. Fica uma dica aí, e de graça também. Igual o "lacre". huauhahuauha "Lacre", meu Deus...

  • @antonysantiago2874
    @antonysantiago2874 Рік тому +236

    Vc fez o melhor resumo que eu vi dessa polêmica em um canal brasileiro. Eu assisti o trailer e fiquei fascinado como tudo é diferente. Roupas e penteados não batem com as imagens que a gente conhece. O elenco escolhido para representar a corte egípcia lembram mais as pessoas na África Ocidental do que a região do Nilo.
    O mais chocante daquele trailer é a senhora falando que a avó dela dizia que não importa o que as outras pessoas digam, Cleópatra era negra. Eu fiquei imaginando, como alguém chega nessa conclusão. Eu sempre achei muita viagem, mas parece que essas ideias existem em algum americanos negros.
    Só assim que eu entendi a motivação desse documentário.

    • @antonysantiago2874
      @antonysantiago2874 Рік тому

      Eu estou vendo alguns brasileiros comprando esse papo de brancos x negros, mas a revolta dos egípcios é com essa teoria de que a população atual é descendente de invasores e que os antigos egípcios eram negros, logo, o Egito atual estaria usurpando uma cultura que não é deles. Só piora o fato que os produtores dessa série são americanos, e nesse país algumas pessoas acreditam na teoria do afro centrismo, que reclama diversas figuras históricas eram negras. Logo, faz todo sentido alguns negros americanos acharem que os antepassados deles construíram as pirâmides, afinal o Egito está na África.

    • @caiolucas8257
      @caiolucas8257 Рік тому

      É o tal Afrocentrismo, mas ao meu ver vai além. A noção que as pessoas (não só afroamericanos) tem de história da áfrica é escravidão e Egito pq não se é ensinado nem difundido a história de outras culturas então pra muitos que não tem muito conhecimento acabam sendo vítimas dessa retórica. Muita gente sequer sabe que Cleopatra era basicamente uma estrangeira, era tipo o que a Princesa Isabel era pro Brasil.

    • @cecilianovais212
      @cecilianovais212 Рік тому +76

      Isso acaba sendo uma estereotipação do continente africano, como se fosse tudo uma coisa só. Não é porque é na África que é negro, o norte do continente está mais próximo dos árabes. Me soa romantização, sabe? É muita ânsia por reparação histórica que acaba ultrapassando o bom senso. Tipo dizer que Jesus era negro; ele provavelmente não era, provavelmente ele tinha mais perfil dos habitantes do oriente médio

    • @antonysantiago2874
      @antonysantiago2874 Рік тому +17

      @@cecilianovais212 pois é, eu lamento pq a gente perde a chance de conhecer estórias de outras partes do mundo. Mas no caso específico de cultura grego romana, antigo Egito e Israel, eu nunca vou entender qual a dificuldade de encontrar alguns atores mediterrâneos para representar povos mediterrâneos. Por exemplo, o filme Troia tinha quantos atores gregos?

    • @Nhará1471
      @Nhará1471 Рік тому +1

      ​@@antonysantiago2874 na série de Tróia da Netflix eles colocaram bastante negros.

  • @flavialutterbach2803
    @flavialutterbach2803 Рік тому +35

    Suas considerações foram excelentes. Não assisto nada de Netflix ou tv mas gosto destas “polêmicas”

  • @kaissasangiorgi9295
    @kaissasangiorgi9295 Рік тому +56

    A Soraia Zaied q mora há 20 anos no Egito, explicou q a Cleópatra não era egípcia, e não era negra. Só acho q a questão não é cor, e sim a autonomia e conhecimento do Egito sobre esse assunto q foi ignorada. Vale a pena ver o q ela fala, pois está lá e traduziu pra nós a confusão toda.

    • @elytheconqueror
      @elytheconqueror Рік тому +5

      Ela é historiadora? Pergunta séria

    • @aryvaladares2526
      @aryvaladares2526 Рік тому +17

      ela é egipicia por ter nascido no egito fato, mas nao era de uma linhagem natural do egito e sim da grecia/ macedonia

    • @hannaborges3868
      @hannaborges3868 25 днів тому

      ​@@elytheconqueror não. Acho que ela traduziu apenas as notícias sobre o fato, pois mora lá há muitos anos. Mas que eu saiba, ela não tem embasamento histórico.

    • @josenelsongarcia2806
      @josenelsongarcia2806 2 дні тому

      Temos a Rainha Charlotte de linhagem negra !

  • @CarlosAlberto-ed5sl
    @CarlosAlberto-ed5sl Рік тому +77

    Há uma pintura na tumba de Set I onde mostra uma procissão em que há diversas pessoas de diversas etnias. Talvez isso retrate o que era o Egito.

    • @HelvecioPereira
      @HelvecioPereira 25 днів тому +4

      Cleópata, era grega!

    • @arthurmvandrade
      @arthurmvandrade 23 дні тому +12

      @@HelvecioPereira Cleópatra era egípcia! 300 anos, a SÉTIMA de uma geração. É a mesma coisa que você falar que você é portuguesa porque os portugueses vieram para o Brasil 300 anos atrás. Não fode.

    • @HelvecioPereira
      @HelvecioPereira 23 дні тому +3

      @@arthurmvandrade Estamos falando de etnia, não de nacionalidade. Poucos e nós somos realmente "brasileiros". Viemos de vários cantos do mundo. Os Buarques e Holanda ( família do Chico ) estão no Brasil há 450 anos. O sobrenome já indicam a sua origem. Culturalmente são brasileiros há muito tempo, porém geneticamente nunca foram. Entendeu?

    • @arthurmvandrade
      @arthurmvandrade 23 дні тому +10

      @@HelvecioPereira não existe etnia grega nem genética grega, meu querido. Nem na biologia nem na sociologia. Geneticamente sempre fomos mistura, desde que o homo sapiens é homo sapiens. Não dá para saber a etnia da cleópatra com certeza, se era branca ou não, mas não mistura conceitos. Chico Buarque é brasileiro.

    • @Gabriel-qq5ji
      @Gabriel-qq5ji 20 днів тому +4

      Minha professora falava que o Egito era diverso e se for parar pra pensar o Egito foi invadido e conquistado por diversos povos ao longos de séculos, geograficamente o Egito está entre a África e Ásia e muito próximo da Europa, então com certeza eles não tinham uma única etnia... Mas a maioria deles tbm não tinham uma aparência "nórdica" do norte da Europa como alguns filmes retratam

  • @yuriboyka30
    @yuriboyka30 Рік тому +2001

    A questão é que essa é uma série DOCUMENTAL, ou seja, não é pura ficção, mas sim "baseada" na história, o que é preocupante, pois no próprio vídeo eles deixam claro que colocaram a Cleópatra negra por puro indentitarismo e não por precisão histórica. Eles simplesmente falam que IMAGINAM que ela era negra e que não importam se digam o contrario ela continuará sendo negra. Que tipo de série documental é essa que apela pra imaginação e não pra história???

    • @JohnnyWM3
      @JohnnyWM3 Рік тому +347

      Exatamente. É série doku-mental. A diretora tirou os fatos da imaginação dela, ou doku mesmo, e que se explodam os fatos históricos.

    • @JohnnyWM3
      @JohnnyWM3 Рік тому +46

      seu nick me fez lembrar com saudade dos filmes do Boyka.

    • @MariaSilva-ij5qx
      @MariaSilva-ij5qx Рік тому +119

      Por este fato, por ser documentário não poderia ser alterado a realidade, por simples ideologia.

    • @MariaSilva-ij5qx
      @MariaSilva-ij5qx Рік тому +16

      ​@@JohnnyWM3 perfeito

    • @simonefelicio353
      @simonefelicio353 Рік тому +10

      ​@@MariaSilva-ij5qx corretíssimo

  • @renato7999
    @renato7999 Рік тому +323

    Seu vídeo expressou aquilo que penso e são poucos que tratam o assunto sem pender para um "time", o que é absolutamente ridículo. Como você disse, o Egito estava geograficamente em uma posição central no chamado "mundo civilizado" e recebeu influências de todos os lados. Apesar de origem grega, provavelmente nesses 300 anos que separam o general de Alexandre e Cleópatra, pessoas de outras raças/etnias se misturaram à família. Então, o mais provável era que Cleópatra fosse uma mulher de pele morena, mas de traços não "negroides". Talvez uma mulher que lembrasse mais uma mulher do Oriente Médio do que propriamente uma negra subsaariana ou branca europeia. Há o que chamamos também de mediterrâneos, que é exatamente o tipo de branco do sul da europa que tem boas diferenças com povos das regiões mais ao norte e mais frias.
    O Egito já teve suas dinastias negras, povos núbios, mas também os hicsos que eram da Ásia e tinham pele mais clara. Não dá para resumir os egípcios antigos com uma única aparência, assim como o brasileiro não tem uma única cara e cor.

    • @felipeoliveira3414
      @felipeoliveira3414 Рік тому +62

      Eles poderiam ter escalado uma atriz egipicia ou com traços Árabes. Os Árabes daquela região tem pele morena.

    • @danielbalasamiguel6788
      @danielbalasamiguel6788 Рік тому +36

      Apenas se esqueceram que a praxe era a manutenção de relacionamentos endogamicos. Isso era um traço muito forte em diversas culturas, e nada tinha a ver com a cor da pele, mas com a manutenção do poder dentro dos limites sanguíneo-familiares

    • @yasminfarias2731
      @yasminfarias2731 Рік тому +21

      Ninguém se misturou nessa família não 😂 Era tudo de sangue grego mesmo... Uma familia muito unida eles eram ;)

    • @Lolg4665
      @Lolg4665 Рік тому +2

      Comentario excelente

    • @Lolg4665
      @Lolg4665 Рік тому +10

      @Cauã a milhares de anos provavelmente uns 8 mil, os ancestrais dos egípcios vieram do sul, provavelmente do que viria a ser o reino de Kush, eles foram subindo o Nilo, por isso a origem dos egípicios eram povos com pele preta. Nos entanto ao longo dos milênios sofreram diversas miscigenações, apesar de que nas próprias representações que faziam os egípcios se mostravam com diversos tons de pele, sendo os mais escuros mais comuns. Portanto geneticamente os egípcios tinham DNA de origem de africanos pretos, e miscigenado com povos arábicos e uma parcela com europeus.

  • @Fellicite
    @Fellicite Рік тому +121

    Nem parei para ler nenhuma notícia, esperando seu vídeo hahaha foi o mais explicativo e didático que vi sobre o assunto. Pessoal faz uma salada nessas coisas. Melhor então falar que não retrata Cleópatra, mas que é uma ficção do diretor, o que ele gostaria que tivesse sido na história ao invés de vender algo como uma mais nova investigação histórica.

    • @LamunesADV
      @LamunesADV Рік тому +5

      Mas ai que ta, a diretora sabia exatamente oq tava fazendo. Teve entrevistas dela já que ela queria gerar essa agenda politica e queria que causasse um boom.

    • @samuelsantos7394
      @samuelsantos7394 7 місяців тому +5

      Vc não assistiu o documentário para saber sobre o que foi investigado. Vc entrou na salada e está falando que era melhor eles terem falado que era “ficção” simplesmente pq colocaram a atriz negra. O vídeo é claro ao dizer que NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR CIENTIFICAMENTE A APARÊNCIA DELA nem mesmo na época dela ela era representada de forma unânime, ou seja, tanto faz a aparência dela, mas, se não conseguem provar que ela é preta, automaticamente ela deveria ser branca, isso sim é ridículo.

  • @tatianaoliveira2191
    @tatianaoliveira2191 Рік тому +1003

    Existem vários Reis e Rainhas negros que mereciam ser representados como:
    ▪︎ Yaa Asantewaa (Rainha do Império
    Ashanti)
    ▪︎ Makeda da Etiópia (a.k.a. Rainha de
    Sheba)
    ▪︎ Amina de Zaria (Rainha de Zaria, Nigéria)
    ▪︎ Kandake Amanirenas (Rainha do Império
    de Cuxe [Sudão])
    ▪︎ Nzinga Mbande (Rainha de Angola)
    ▪︎ Rainha Nandi (Rainha do Reino Zulu)
    ▪︎ Rainha Ranavalona I de Madagáscar
    ▪︎ Mansa Musa (a.k.a. ''o homem mais rico
    da história'' / Governante do
    Império do Mali)
    ▪︎ Oba Sunni Ali Beer (Governante do
    Império Songhai)
    ▪︎ Shaka Zulu (Rei do Reino Zulu)
    ▪︎ Cetshwayo kaMpande (Rei do
    Reino Zulu)
    ▪︎ Taharqa (Faraó Cuxita / de Cuxe, Sudão)
    ▪︎ Tenkamenin (Rei do Império do Gana)
    ▪︎ Endubis (a.k.a. Endybis / Rei de Axum
    [Etiópia])
    -----------
    Isto que fizeram com a Cleopatra VII é pura estupidez. Ela era Grega etnicamente.
    Como os Egípcios dizem, isto da Netflix é uma fraude e um ''reescrever'' da história

    • @mp-1015
      @mp-1015 Рік тому +68

      Acho que vou tirar print do comentário pra pesquisar mais sobre essas personalidades 👀

    • @app1e15
      @app1e15 Рік тому +53

      @@mp-1015 pesquise, tem muita história bonita que poderia virar serie cara.

    • @regianealmeida3436
      @regianealmeida3436 Рік тому +24

      Mansa Musa foi fantástico

    • @Tobias-Noob
      @Tobias-Noob Рік тому +28

      tinha que fazer do rei do congo que criou a escravidao para portugual

    • @urubutingaz5898
      @urubutingaz5898 Рік тому +50

      ​​@@Tobias-Noob COITADOS DOS PORTUGAS, TIvERAm QuE CoMPRaR EsCrAVOS!!!!😭😫😭😫
      Andou assistindo impérios ad?

  • @paulocezardemello1958
    @paulocezardemello1958 Рік тому +104

    A dinastia ptolomaica do Egito tinha a sua capital em Alexandria, cidade fundada e batizada em homenagem a Alexandre. O grego era o idioma oficial e, além de ser usado nos documentos escritos, era falado pela nobreza e pela elite em torno da capital. Essa elite (como toda elite) com certeza procurava viver isolada da população que realmente descendia dos egípcios antigos. Não dá, claro, pra saber como eram os tipos físicos e quanto houve de mistura entre etnias naquele ambiente, mas apresentar atrizes e atores especificamente negros representando a corte de Cleópatra e ela própria, pela simples razão de que a história se passa na África, é meio forçado - considero até preconceito daqueles tantos que pensam na África como uma coisa só, sem nuances. A história do continente africano traz uma infinidade de grandes figuras que merecem ter suas histórias contadas, a grande maioria sendo negra com certeza. Pra que insistir tanto em usar Cleópatra para simbolizar algo que talvez pouco ou nada tem a ver com ela?

    • @donaleilacabeleleila
      @donaleilacabeleleila Рік тому +7

      Resposta à sua indagação: para lacrar! Isso rende muito hoje. 💰💶💰💶

    • @Bellatrix-top
      @Bellatrix-top Рік тому +1

      @@donaleilacabeleleila Vdd. É isso que a mídia quer, lucrar com tudo e todos.

    • @Francisco_Alves_Junior
      @Francisco_Alves_Junior 25 днів тому +2

      Porquê não fizeram um documentário sobre a rainha de Sabá? Balkis era etíope e negra.

    • @giselelopes1058
      @giselelopes1058 22 дні тому +1

      A dinastia ptolomaica era de origem grega!!!!

    • @mr.silvas7012
      @mr.silvas7012 16 днів тому

      Hatsepsut seria mais representativa.

  • @TheBalladOfMatt
    @TheBalladOfMatt Рік тому +1365

    Triste priorizarem a Cleópatra e ignorarem outras rainhas egípcias africanas como a Hatshepsut.

    • @celsomaleangelus
      @celsomaleangelus Рік тому +60

      Qual é a relevância dela para o mundo?

    • @ArtesMatt
      @ArtesMatt Рік тому +101

      @@celsomaleangelus "Ela é negra"

    • @celsomaleangelus
      @celsomaleangelus Рік тому +86

      @@ArtesMatt, se for só isso, então devem ficar com a Cleópatra mesmo, que foi importante.

    • @ArtesMatt
      @ArtesMatt Рік тому +38

      ​@@celsomaleangelus contém ironia*

    • @celsomaleangelus
      @celsomaleangelus Рік тому +114

      @@ArtesMatt, eu sei. Mas hoje tem gente que dirá exatamente o que você falou e achará que melanina é relevância.

  • @lerevivenciar7296
    @lerevivenciar7296 Рік тому +146

    Uma questão não colocada é que Cleópatra foi a primeira faraó ptolomaica a falar a língua egípcia, o que demonstra o quão fechada era a dinastia ptolomaica em sua própria cultura e costumes. Isso me leva a crer que Cleópatra conservava características Macedônicas. Ser bronzeada ou não também geraria uma discussão, pois o bronzeamento dependeria do quanto Cleópatra se exporia ou não à radiação solar. Na China, se vai principalmente de noite à praia, pois as chinesas dão grande valor à pele o mais clara possível... já vi inclusive chinesas na praia de dia, usando sombrinhas... Mas que certeza podemos ter com tantas incógnitas?

    • @carloseduardo5138
      @carloseduardo5138 Рік тому +49

      Cara duvido muito que a Cleópatra ou qualquer mulher da nobreza da época eram bronzeadas, elas deveriam passar no mínimo 80% do tempo dentro dos palácios e tal.
      E a Cleópatra era inteligente para caramba, falava vários idiomas e dominava vários assuntos e tal, então duvido muito que ela saia passeando há céu aberto por aí. Aquela mulher deve ter sido criada em uma espécie de biblioteca e rodeada de professores e instrutores.

    • @lerevivenciar7296
      @lerevivenciar7296 Рік тому +27

      @@carloseduardo5138 , concordo contigo. Já até coloquei a questão das chinesas para ilustrar que nem todo mundo curte ficar fritando no sol...

    • @kora4185
      @kora4185 Рік тому +18

      Tem um milhões de moedas e estátuas mostrando que ela tinha os traços tipicamente gregos. E todos que a descreveram confirmavam os traços bem como era retratado. Florus à descreveu uma vez como ‘so fair’ e em Pompeii eles pintavam ela com cabelos ruivos (embora parece que pintar o cabelo com henna era bem comum)

    • @wadson990
      @wadson990 Рік тому

      Cleópatra não era um título também?

    • @lerevivenciar7296
      @lerevivenciar7296 Рік тому +1

      @@wadson990 , assim como em Portugal, onde tivemos Dom João I a Dom João VI, A nobreza Egípcia já usava esse sistema. A tão famosa Cleópatra da qual todos falam é Cleópatra VII. Nenhuma outra Cleópatra foi tão significativa quanto ela e por isso, usar a numeração é desnecessário. Antes da dinastia ptolomaica, já era comum se repetir o nome de governantes anteriores, assim, nós temos Seth I e Seth II, Ramsés I, II, III , somando 11 os que usaram esse nome.

  • @Lucas_Mascena
    @Lucas_Mascena Рік тому +10

    Não sabia que o tema era tão profundo, ótimo vídeo.
    Eles mudarem a cor de pele dela em uma série documental, possivelmente quer dizer que ela não vai ser nem um pouco precisa.

  • @cleudesmonegatto1868
    @cleudesmonegatto1868 9 місяців тому +4

    Cleópatra era Negra...duvido
    Casei em 1977 c/ um descendente de Italianos
    E senti muito Racismo por todos
    Por eu ser morena ( cor de jambo ), do sul da Bahia
    E eu ser descendente de indígenas do sul da Bahia.
    Casei , fui feliz, sou Viúva, sou Feliz tenho Sobrenome Italianíssima
    Todos Somos um
    Sempre fui Rainha ou Princesa
    Gratidão 🎉

  • @insanidadevirtual
    @insanidadevirtual Рік тому +484

    Na minha opinião o que essa polêmica evidência é a soberba de alguns, que em prol de um discurso subscrevem a história de uma cultura.
    Transportar a dicotomia americana de branco/negro pra um contexto tão multiplo de culturas como a vasta africa é problemático, e nem somente pela cor da pele, a direção da série basicamente ignora a identidade e história egípcia. Em uma entrevista recente a diretora da série disse que "sente e tem certeza que Cleópatra foi negra" talvez por ser difícil pra uma americana imaginar uma africana nao negra, e por fim não acho que os egípcios se revoltaram por " serem representados como africanos" como a responsável pela série falou ( fala raci.... problemática de diversas formas) e sim pelo descaso que a produção teve por um símbolo importante pra identidade nacional deles.
    Mas temas como esses sempre vao ser polemicos.

    • @cacildacerqueira3091
      @cacildacerqueira3091 Рік тому +35

      Justo isso. A desconstrução de valores sagrados por "novos" valores sem afirmar conhecimentos históricos. Fica ao sabor do vento, solto para verificação e entendimento de nada.

    • @MinhaOpiniaoDoMundo
      @MinhaOpiniaoDoMundo Рік тому

      Olha eu acredito que isso é mais lacração do que realmente é a cor da Cleópatra. Isso acontece com a Mulher Rei. Que o próprio historiadores do pais em que elas vivam diz que eles eram buscadores de escravo ao em vez de lutar contra a escravidão.

    • @felipeoliveira3414
      @felipeoliveira3414 Рік тому +56

      Eles poderiam ter escalado uma pessoa do Egito mesmo. Pelo menos estariam contratando uma pessoa da região.

    • @eumesmo6921
      @eumesmo6921 Рік тому +30

      O problema da história é que sempre foi distorcida para atender a interesses políticos e os filmes, séries, desenhos, livros...nem sempre, retratatam a realidade.

    • @saraheloisi
      @saraheloisi Рік тому +44

      Sinceramente, eu achei um tremendo desrespeito! Justamente por se tratar de uma série documental, deveriam ao menos, ter escolhi uma egípcia para interpretar o papel... Deixaria as coisas MUITO mais interessantes.

  • @nathanesm
    @nathanesm Рік тому +109

    Deveria ter a cor morena clara/cor de oliva (pele do mediterrâneo). Olho grande, lábios mais grossos, Cabelos pretos e volumosos e o narigão dos gregos mesmo. Nem negra como na Netflix, nem branca como Elizabeth Taylor. Pelo menos é como eu imagino hehe

    • @MrsEmJay
      @MrsEmJay Рік тому +28

      Concordo contigo. As pessoas não se interessam pela Real aparência da Cleópatra, na verdade eles querem que ela seja a cara da Elizabeth Taylor. se descobrissem que ela não é como eles estão a pensar provavelmente se decepcionariam.

    • @penelopemorais8075
      @penelopemorais8075 7 місяців тому

      @@MrsEmJay MENOS OS EGIPCIOS! ELES QUEREM ELA MESTIÇA..NÃO NEGRA!!

    • @milisprado
      @milisprado 7 місяців тому +9

      Na verdade é o mais provável, principalmente pelos os traços nas moedas, se não me engano.

    • @TheNandagc
      @TheNandagc 6 місяців тому +1

      Exatamente

    • @JHViana
      @JHViana Місяць тому +1

      Galera, pele cor de oliva é a pele preta, tá bom? Quando vocês estiverem lendo um romance e o autor descrever o personagem com a pele cor de oliva, ele está querendo dizer que a pessoa é negra rs... Vocês já viram uma azeitona preta, suponho? É isso...

  • @gabrielaribeiro4805
    @gabrielaribeiro4805 Рік тому +390

    Se ela era branca ou negra não sei, mas com certeza essas maquiagens cheias de purpurina ela nao usava 😂

    • @vanderleiaoliveira4015
      @vanderleiaoliveira4015 Рік тому +28

      Eu acho que era ouro com algum tipo de tinta.

    • @laripcunha
      @laripcunha Рік тому +17

      😂😂😂 pensei isso aí quando comecei a ver a série

    • @Bellatrix-top
      @Bellatrix-top Рік тому +6

      Excelente observção rs.

    • @gabrielaribeiro4805
      @gabrielaribeiro4805 Рік тому +52

      @@vanderleiaoliveira4015 na vdd historicamente eles usavam kohl, que era um pigmento preto rico em chumbo e protegia os olhos contra bacterias e demais patogenos. Nas maçãs do rosto era utilizado ocre-vermelho, mas praticamente so isso hahah

    • @stelaortiz12
      @stelaortiz12 9 місяців тому

      Psé assim que eu vi achei bem tosco kkkk

  • @kamillahervillyn1718
    @kamillahervillyn1718 Рік тому +13

    Cleópatra não era branca mas também não era preta . Ela tinha a famosa " cor de Olivia " tipo pardo.

  • @Silvinhasantos-ju3tw
    @Silvinhasantos-ju3tw Рік тому +46

    Eu fui no Egito em Outubro e conheci a Vila Núbia e eles tem uma pele tão linda,negros e uma pele igual seda, e realmente os povos são diversos

    • @nefersphinx3682
      @nefersphinx3682 7 місяців тому +1

      Já as pessoas no Cairo são multirraciais, diferentes das pessoas do sul do Egito. Lembrando que o norte do Egito é limite com o Mediterrâneo, Líbia, região atual de Israel. Muito diverso.

    • @leospencer2077
      @leospencer2077 7 місяців тому +3

      Os antigos egípcios nunca ligaram para a cor da pele, assim como os muçulmanos também não ligam por isto a diversidade, nas pinturas antigas já havia um povo heterogêneo que era diverso, mas bem vaidoso, tanto os homens quanto as mulheres e não havia diferenças entre os reis, sacerdotes e o povo, a única coisa que os dividia eram os estrangeiros e o chamado povo do mar. Mas cor da pele é um conceito ocidental preconceituoso criado pelos ingleses e apregoado pelos norte-americanos, se não fosse por eles e pelos nazistas não haveria este problema.

    • @Sukhoii35
      @Sukhoii35 Місяць тому +1

      ​@@leospencer2077 muçulmanos com o comércio de escravos do transaariano e escravizando os ibéricos, simplesmente não existiram? Multi étnicos é meu khuuu.

    • @LucasMartins-wq8mp
      @LucasMartins-wq8mp Місяць тому +1

      Queria muito ir lá 😢

    • @Silvinhasantos-ju3tw
      @Silvinhasantos-ju3tw Місяць тому

      @@LucasMartins-wq8mp acredite e realizará esse sonho, dorme imaginando que está lá, e logo chega esse momento 🙌

  • @pamelasilto3355
    @pamelasilto3355 24 дні тому +12

    Em minha humilde opinião, não acredito que ela fosse branca de olhos claros como geralmente é retratado. Mas também não acredito que ela seja negra retinta. Justamente por causa dessa "mistura" de povos.

    • @anaalicec3182
      @anaalicec3182 13 днів тому +1

      Concordo, como não temos certeza da aparencia da Cleópatra não devemos julgar a escolha da atriz que vai representá-la.

  • @tiagomirve1
    @tiagomirve1 Рік тому +50

    É como tentar descrever um típico brasileiro, é impossível.

    • @desideologia
      @desideologia Рік тому

      é plenamente possível descrever um típico brasileiro. Fraco, mesquinho, covarde, mentiroso e desonesto. O típico brasileiro sempre culpará os outros pelas suas mazelas ao mesmo tempo que criticará a todos se apresentando como "reserva moral".
      Eu sou brasileiro, fiz um monte de merda na vida que hoje não faço porque apesar de não ter resistido às forças externas na época admito que a decisão final de cada ato meu sempre me pertenceu e que me caberia ter sido mais forte. Esse questionamento e essa autocrítica tornam a minha existência muito difícil, porém mais difícil pra mim é deixar de me questionar porque depois de aberta essa caixa não pode ser mais fechada. Meu alento é saber que morrerei e deixarei de ser brasileiro quando ocorrer.
      Me é particularmente torturante assistir as pessoas vivendo tão cheias de certezas enquanto agem de forma tão rudimentar como os chimpanzés, apenas fingindo vestir uma leve camada de civilização.
      Resumindo: O típico brasileiro é uma criaturinha rudimentar que vê um Deus em si mesmo.

    • @SMadalena
      @SMadalena 5 місяців тому +1

      É possível.

    • @luescorpion2965
      @luescorpion2965 26 днів тому +1

      Nosso país não é tão diversificado assim como as pessoas falam

  • @GuilhermeHeggendorn
    @GuilhermeHeggendorn Рік тому +20

    Pessoas que nunca se interessaram minimamente pelo assunto vão rapidamente se tornar os experts sobre a quetão, os famosos especialistas das questões do momento. Só o que eu tenho a dizer sobre isso é que não sei nada sobre o assunto, embora me parece bem interessante a questão, mas fica evidente que é muito menos uma divergência historica e muito mais uma questão ideologica, reflexo dos nossos tempos como você colocou.

  • @LilianeAssis-sk7ud
    @LilianeAssis-sk7ud 7 місяців тому +3

    Querido caro estranho esse canal é top, você é 🧠 cabeçudo, tem um bom senso gosto disso! Poderia por favor fazer um vídeo explicando a passagem de Êxodo analisando a história por essa lógica, quero entender qual o sentido disso tudo! 😢

  • @fernoliveira2170
    @fernoliveira2170 Рік тому +1

    Canal incrível ♥️ ganhou uma inscrita! Realmente não importa como vão representá-la fisicamente o importante é contar a história dela.

  • @tiagoribeiro3270
    @tiagoribeiro3270 19 днів тому +1

    A mulher ainda sendo lembrada apenas pela aparência e esquecendo que ela foi uma governante incrível e inteligente.

  • @victordemoraesamorim535
    @victordemoraesamorim535 Рік тому +163

    a verdade é que pras pessoas da época, a aparência dela era irrelevante, ela foi cultuada por seu intelecto e não pela beleza, é triste que hoje o que se debate seja justamente algo irrelevante
    mas certamente a Netflix fez isso de propósito, sabia que geraria marketing pelo hate

    • @JonGSalvatore
      @JonGSalvatore Рік тому +34

      fora que há relatos que ela nem tão bonita ela era. Essa visão quase sensual que a Cleópatra tem é bizarra, na época era cultuada por ser intelectual, hoje a cor importa mais que tudo hahaha e ainda ambos os grupos que defendem e atacam se dizem antirracistas.

    • @Tobias-Noob
      @Tobias-Noob Рік тому +3

      era nada, era chamada de feia.... pelo contrário

    • @ofelipeleone
      @ofelipeleone Рік тому

      Exatamente isso! Acho hipocrisia dá parte da Netflix, e da própria Jada em querer afirmar a cor dela. Porque isso é relevante? Porque isso delimita algo maior do que a inteligência e poder dela em sua época? Para mim, é a MESMÍSSIMA COISA de quem só fala de Cleópatra dizendo de sedução. São coisas muito simplórias e nada interessantes como tudo que ela pode fazer.

    • @Neoblades
      @Neoblades Рік тому +3

      Besteira, tanto importava que eles apenas podiam casar com parentes pra não afetar a etnia...ou seja, se manterem brancos e com traços características da linhagem da família.

    • @jlo-d6j
      @jlo-d6j Рік тому +20

      O Egito é um dos países mais antigos do mundo. Tiveram seus deuses postos de lado pela interferência Cristã, Hollywood usa e abusa da cultura deles em filmes de aventura, e agora produzem um documentário sobre a figura feminina mais famosa deles e vc acha que eles não tem razão de reclamar da falta de fidelidade?

  • @09saraiva
    @09saraiva Рік тому +278

    Cleópatra viveu em Roma ao lado de Júlio César por algum tempo e até teve um filho com ele - um possível herdeiro. Acho impossível que nenhum escritor romano fizesse alguma referência à pele negra de uma mulher tão polêmica como ela. Esse documentário, inclusive, não se limita a escalar uma atriz negra para o papel de Cleópatra, mas sustenta textualmente essa sua identidade negra - algo que esse vídeo deixa claro que não se sustenta.

    • @crazyonmyblock5956
      @crazyonmyblock5956 Рік тому +24

      Me pergunto se na época do seriado da Xena, teve tanto murmúrio quando a Cleópatra foi interpretada por uma mulher negra. Ademais, romanos praticavam e muito; embranquecimento.

    • @TraderManga
      @TraderManga Рік тому +41

      @@crazyonmyblock5956 Sim é verdade, mas isso era só maquiagem porque era muito valorizada a pele branca na nobreza romana e as mulheres usavam um pó branco na cara. Mas eram brancos sim, não como os nórdicos e germânicos mas eram sim.

    • @alangomes1417
      @alangomes1417 Рік тому +50

      No caso da Europa é até em países asiáticos muito antes de teorias raciais. A pele clara era um sinal de nobreza porque, os camponeses e trabalhadores em geral tinham a pele bronzeada pelo sol, e quem não precisa trabalhar tinha a pele mais clara por pegar pouco sol. Não era uma questão racial.

    • @deusvult9335
      @deusvult9335 Рік тому +9

      Na Época Não Mencionavam Padrões De Cor De Pele Diferente Da Hatualidade os Romanos Viam um Negro Como Núbio..Um Moreno Com Pardo Líbio ou Arabe E Um Branco Ruivo ou Loiro Como Germânico então por isso e difícil afirmar a cor dela

    • @deusvult9335
      @deusvult9335 Рік тому +3

      ​@@alangomes1417Sim Esses Padrões Se Basearam no final da idade média

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues Рік тому +43

    Se se tratasse de ficção, acho que a cor da pele da atriz não deveria importar. Porém, tratando-se de um documentário, seria mais verdadeiro seguir as evidências baseadas em pesquisas.

    • @kellypaulino369
      @kellypaulino369 Рік тому +3

      Exatamente, concordo 100%👏👏👏.

    • @JonGSalvatore
      @JonGSalvatore Рік тому +2

      realidade : fizeram um escarcéu devido a fábula ficcional da pequena sereia pelo mesmo motivo ; atriz ser negra e não branquíssima.

    • @kellypaulino369
      @kellypaulino369 Рік тому

      @@JonGSalvatore Fábula ficcional baseada em um conto de Hans Christian Andersen, que é inspirada totalmente no folclore dinamarquês, ou seja, cultura NÓRDICA, o blackwashing tem que está em tudo, até mesmo na cultura indígena brasileira, a Iara na série Cidade Invisível é um exemplo disso, APROPRIAÇÃO CULTURAL do bem.

    • @mateusmartins9893
      @mateusmartins9893 Місяць тому +2

      Exatamente, daqui a pouco vão fazer um Mandela asiático 😂

    • @eric45005
      @eric45005 23 дні тому

      Mas a mafia woke iria atacar

  • @R0dka
    @R0dka Рік тому +20

    Então mesmo que Cleópatra não seja branca/grega, ainda é precisamente errado retratá-la como etnia cuxita, uma vez que a parte do Egito o qual ela viveu era composta por povos étnicos não-negros como semitas, berberes e coptas. Esse documentário tem claramente intencionalidade identitária óbvia.

    • @mateusmartins9893
      @mateusmartins9893 Місяць тому

      Lembrando q tem 99% de chance da Cleópatra ser Branca já q ela é de origem da Macedônia

  • @kellyfreymann
    @kellyfreymann Рік тому +11

    Essa lacração virou insanidade. Cansa ver que o ser humano está tão imbecil. Vitimismo, mimimi e muita insanidade. Que coisa desagradável. Tanta Questão de tantas besteiras. Somos todos seres humanos e estamos cada vez mais longe de se desenvolver espiritualmente.

  • @juniorcaos1
    @juniorcaos1 Рік тому +6

    Mano quando a Netflix transforma um guerreiro viking em uma mulher negra vc deixa de acreditar no que ela argumentar 😅

  • @VagnerCastro
    @VagnerCastro Рік тому +231

    Americanos nem sabem onde fica Nebraska ou Iowa, quanto mais se Cleópatra era azul ou não.
    E entendam, eles não ligam, ligam pra demonstrar virtudes em frente as câmeras.
    Desligou as câmeras eles voltam ao modo redneck ultra centrados no próprio umbigo.

    • @marinafogaca9052
      @marinafogaca9052 Рік тому

      Eles se acham mesmo se apropriam de várias culturas e vivem em uma bolha aonde eles são o centro do mundo

    • @country1943
      @country1943 Рік тому +8

      obvio que sabem, a geografia do pais deles é muito importante lá

    • @ammygamer
      @ammygamer Рік тому +15

      @@country1943 Ah... Gostaria de voltar aos meus 10 aninhos (que é mais ou menos a época em que sinto que tirei os óculos de lente cor-de-rosa e comecei a enxergar um pouco mais o mundo como ele é) e acreditar nisso também. Mas a internet não deixa. Vai nessa não amigo, uma quantidade significativa dos Americanos sabe pouquíssimo da geografia do próprio país. E eu digo POUQUÍSSIMO, de fazer criança formada em educação fundamental aqui no Brasil que prestou alguma atenção nas aulas parecer um gênio. Inclusive, em algumas regiões a matéria de Geografia nas escolas é optativa após um determinado número de anos de educação básica.
      Essa informação inclusive me foi passada pra mim por gente que nasceu e mora lá, falando dos problemas dos EUA que ninguém comenta por que muita gente de lá sequer percebe que é um "problema"... A propaganda nacionalista por lá faz muita gente nascida nos EUA crescer pensando que os EUA é, de fato, o melhor país do mundo. E daí eles nem se preocupam em estudar os outros. Porque afinal, pq aprender coisas de outros países se LÁ é o melhor lugar da terra? Não temos nada que melhorar, os **outros** que tem que aprender conosco. Crescem com o rei na barriga. E sem estudar outros lugares, sem ter outra visão de como as coisas são feitas por outras pessoas, como você percebe que está numa cilada?
      Pondo em perspectiva, se você nascesse e crescesse em um culto, quão velho você teria que ser para perceber que há algo de errado na maneira em que você vive (se é que você iria perceber)? Se os seus pais fossem extremamente abusivos, você perceberia que há algo de errado na maneira que você foi criado se você nunca descobrisse como outras famílias funcionam? Se você nunca tivesse contado com mais ninguém exceto seus pais? Mesma lógica. Diabos, eu assisti uma entrevista com uma fugitiva da Coréia do Norte que foi morar nos EUA não apenas dizendo, mas **mostrando** com exemplos, que certas coisas que a mídia está fazendo por lá está lembrando muito o mesmo tipo de lógica de manipulação de propaganda do país que ela fugiu, só que mais sutil pra parecer que tudo é "em prol do bem de todos/da humaninade/dos lgbt/insira seu sabor favorito de política social aqui que você vai tentar encontrar alguém tentando te vender que eles estão do seu lado". Está **feio**.
      Sem falar que, é bom pro governo também. Pare para pensar: se as pessoas não sabem que existem soluções melhores para certos problemas em outros países elas não se unem para protestar contra o governo ferrando com elas. Vira uma multidão inteira perdendo tempo tentando achar às cegas de quem é a culpa, o que é potencializado pela falta de educação e discernimento. E é muito mais fácil para um político controlar e prever o que uma multidão desinformada e sem rumo vai fazer, especialmente quando você pode perfeitamente legalmente influenciar o que é mostrado na televisão, no rádio e nas mídias sosciais. É só apontar alguém ou algo como o "culpado" com uma estória suficientemente convincente e emocionante e você tem uma multidão infurecida fazendo o caos em quem você quiser. E você nem precisa pagar um salário militar para eles! Ha.
      Ao invés disso, ficam brigando entre si, fazendo passeata nas ruas que não dá em nada nem inicia nenhum processo governamental para. de fato , mudar algo usando o próprio sistema em nosso benefício. Se eu te perguntasse agora como legalmente fazer para protestar/parar uma lei de ser aprovada aqui no Brasil como um cidadão, não um político, você saberia me dizer que medidas legais você e outras pessoas podem tomar para impedir um potencial desastre sem violência? Provavelmente não. E fica a pergunta, quem é que se beneficia de você não saber esse tipo de coisa?
      Acho que um dos cúmulos que vi online foi um norte-americano (casado, com família, casa grande, emprego bem pago, viajando pelo mundo e todo o escarcéu que o pessoal se mata tentando juntar dinheiro pra ter por aqui) reclamando que viajou pra Sydney e que lá tinha "muita gente com sotaque Australiano". O maluco achava que Sydney ficava nos EUA, só porque a língua oficial de lá é o Inglês também, vê se pode... Chegou a deixar um review de uma estrela na companhia de viagens reclamando exatamente disso. Em detalhes, escrevendo parágrafos inteiros e se achando o certo da estória. Agora está lá, pra internet inteira ver com o nome e sobrenome dele, e a gente não sabe se ri ou chora...

    • @country1943
      @country1943 Рік тому +2

      @@ammygamer não entendi seu ponto... quis dizer que o comentário dos caras sobre os estados não foi um exemplo muito bom, já que os americanos dão mais valor a geografia do que seu próprio país do que de outros

    • @andreabraganca6225
      @andreabraganca6225 Рік тому +17

      Eu estudei no fundamental nos anos 80 e sempre que vinha um Norte Americano em reuniões com o meu pai, na Abril Cultural, eles se surpreendiam e diziam: what? The Brazil's capital is not Buenos Aires??? 😂... realmente não estudam geografia, triste. Isso porque nem existia a internet e Google pra disfarçar e dar uma olhada básica. Hoje em dia não há desculpa pra tamanha ignorância.

  • @thatuska5103
    @thatuska5103 Рік тому +34

    Ufa, que alívio...a Cleópatra era da espécie humana, quase pensei que não fosse.

    • @lucaslima9792
      @lucaslima9792 Рік тому +12

      Tem gente que acha que as pirâmides foram feitas pelos aliens então kkkkk

    • @TraderManga
      @TraderManga Рік тому +3

      @@lucaslima9792 Sim pelos annunakis, você acha que aquelas estruturas que tem blocos cortados perfeitamente que pesam milhares de toneladas e só tem pedreiras a milhares de kms dalí foram trazidos por escravos empurando no deserto? Sabe de nada inocente kkkkkk.

    • @petrickbatalha5452
      @petrickbatalha5452 Рік тому +1

      ​@@TraderMangaalguém: Mas os Annunnakes eram brancos de pele clara.. eles eram descendentes de gregos affe"

  • @elisoares4670
    @elisoares4670 Рік тому +3

    Engraçado... Que eu saiba ela nasceu em Alexandria. Tem estátuas , representações do rosto dela em moedas, mas a falta de vergonha na cara é maior que qualquer evidência.

  • @MrsEmJay
    @MrsEmJay Рік тому +3

    Muito interessante o seu vídeo. Já tinha tempos que eu estava a pensar nisso, tipo parece que a imagem da tal Cleópatra mudava conforme os interesses das pessoas da época. Para os gregos antigos, ela tinha que ser retratada como uma grega, mais para os egípcios antigos ela era egípcia.

  • @lucianapompei7830
    @lucianapompei7830 Рік тому +8

    exatamente como o Matt disse. porque tem que ser a Cleópatra. traz algo novo, rainhas fortes que existiram, histórias não contadas. ia ser sucesso e muito apreciado

  • @desenvolvedorgorpa2975
    @desenvolvedorgorpa2975 9 місяців тому +4

    Netflix: lança um documentário sobre ursos polares
    Os ursos polares: 🐻🐻🐻🐻🐻

  • @IldoStorerNetto
    @IldoStorerNetto Рік тому +3

    Netflix também querendo lacrar. A Cleópatra contemporânea de Júlio César era grega

  • @felipeborgescunha4854
    @felipeborgescunha4854 4 дні тому +1

    06:13 - Para que não haja confusão entre "alto" e "baixo" Egito, é só observar o fluxo do rio Nilo. Quando se diz "alto", são terras mais altas, de onde o rio flui para terras mais baixas. Como o rio corre para o norte para desaguar no Mediterrâneo, o Baixo Egito está ao Norte. A projeção cartográfica eurocêntrica de Mercator é que nos induz erradamente a pensar que o Norte está acima no "alto".

  • @kellypereira1402
    @kellypereira1402 Рік тому +21

    Cleópatra era descendente de gregos , até hoje em dia as famílias reais árabes casam-se com parentes, por isso são todos parecidos, a rainha de sabá, que teve um caso com Salomão é que era negra, governava a nubia

    • @JonGSalvatore
      @JonGSalvatore Рік тому

      ela tinha descendência mestiça ...

    • @ne0nmancer
      @ne0nmancer Рік тому +17

      @@JonGSalvatore Macedônia e possívelmente Persa, nenhuma desssas duas etnias tem característica de pele escura subsaarianas.

    • @ne0nmancer
      @ne0nmancer Рік тому +5

      @♡lucas♡ A pele dos persas pode variar de bem clara pra mais escura. (DNA Indo-Europeu).
      Com certeza pessoas da realeza tinham a pele mais clara por não precisar trabalhar no sol.

    • @petrickbatalha5452
      @petrickbatalha5452 Рік тому

      ​@@ne0nmancerno norte do Saara também tem pessoas negras amigo, mesmo que não seja dominante

    • @ne0nmancer
      @ne0nmancer Рік тому +3

      ​@@petrickbatalha5452 Sim, porém é fato que a barreira natural do Saara sempre bloqueou grande expansão do norte pro sul e vice-versa.
      A Africa do Norte sempre foi alvo migratório bem maior à partir do Levante e da Península Ibérica. O DNA dos egípcios antigos é formado em sua maioria por povos berberes e levantinos da Líbia, Tunísia e Síria.

  • @valeriadalsantos3423
    @valeriadalsantos3423 Рік тому +6

    O erro foi definir essa série como documentário.

  • @Mary_mrtt
    @Mary_mrtt Рік тому +4

    Eu vi um vídeo de historiadores egípcios sobre esse assunto e falavam historicamente exatamente o que vc está dizendo, inclusive mostraram essa mesma moeda. Segundo a própria história dos Ptolomeus, que casavam-se entre si, resumindo, apesar do Egito ter um pézinho na Africa, possivelmente a cor da pele de Cleopatra não era exatamente negra ou tão escura.
    Mas os egípcios estão muito bravos pela Netflix denegrir a história e identidade do Egito e não exatamente por causa da cor da pele de Cleopatra.

  • @agirlinthevoid4067
    @agirlinthevoid4067 Рік тому +4

    Interessante notar que a colonização que alguns países estão fazendo com outros é diferente de centenas de anos atrás, agora retirando a identidade de um povo e agindo como se sua cultura e história fosse deles. O Egito é dos egípcios e não cabe a nenhum norte-americano decidir o que é e o que deixou de ser naquele povo!

  • @poeticadosmuseus
    @poeticadosmuseus Рік тому +1

    Sempre ótimo!

  • @alandegemeos3905
    @alandegemeos3905 Рік тому +2

    A discussão acaba quando o próprio Egito se posiciona com intenção de bloquear a exibição da série em seu território.

  • @lucasnunes6659
    @lucasnunes6659 Рік тому +106

    Esse é um problema sério de identidade racial que existe nos Estados Unidos, desde a regra da "única gota de sangue" que bastava para uma pessoa não ser branca, é um problema típico de colônias inglesas. Essa maluquice surge da multiplicidade de classificações raciais em que apenas uma delas é chamada de branca: o americano descendente de direto exclusivamente de europeus, primordialmente de aparência nórdica. É bizarro que nos EUA uma pessoa com ancestralidade totalmente europeia, aparência totalmente europeia, mas com alguma origem na américa latina seja classificado como "not white", e dessa noção absolutamente arbitrária surge outra, a de que todo "not white" é negro. Outra coisa importantíssima é que é simplesmente mentira que os antigos egípcios eram negros e que a população atual descende de imigrantes árabes. Nunca houve descontinuidade genética no Egito, o Vale do Nilo sempre foi, desde o início da humanidade, uma das regiões mais povoadas do mundo. Testes genéticos de DNA de múmias do Baixo Império, Período Ptolomaico e Romano mostraram que quanto mais antigo menos evidência de vestígios de DNA de negros subsaarianos, que só surge com alguma relevância nos últimos 700 anos, em razão do tráfico de escravos pelos árabes. Ou seja, os egípcios de hoje tem mais DNA negro do que os antes, mas mesmo assim mais de 80% do DNA dos egípcios atuais é idêntico ao dos antigos. Portanto, para saber como era a aparência dos egípcios antigos basta ir a alguma cidade do Nilo e ver o povo passando na rua.

    • @BFloppa
      @BFloppa Рік тому +42

      Pior que isso são as pessoas deixando os EUA decidir quem é branco e quem não é, aqui no Brasil é bem comum um cara branco ser chamado de pardo, e usarem esse argumento estúpido de Americano.

    • @guilhermebahia6050
      @guilhermebahia6050 Рік тому +25

      @@BFloppa O foda é que isso é coisa de 5 anos pra cá, até pouco tempo atrás isso não existia por aqui. Na mesma veia tem a questão que sempre se falou no Brasil como termo apropriado "negro", mas de uma hora pra outra tentam rescreever a história do Brasil pra emular a americana e usar o termo "preto" (como "Black") como correto, sendo que sempre foi pejorativo por aqui, e qualquer um que não se adeque aos "novos termos" é achincalhado. Claro que existe muito exagero e discursos errados e aproveitadores nessa questão, mas o "discurso woke" existe e é um problema muito real para a identidade brasileira e para a história de um modo geral.
      Como sempre cá estamos nós importando tudo que não presta dos EUA e transformando em algo ainda mais bizarro aqui.

    • @willsil2893
      @willsil2893 Рік тому +1

      Viajou demais...

    • @KanzlerOttoVonBismarck
      @KanzlerOttoVonBismarck Рік тому +10

      Com certeza, mas o identitarismo racial não é problema só dos estados unidos, aqui no brasil a gente importou a mesma coisa e agora quer aplicar aqui
      E esse caso do egito inclusive é exemplo de como os afro-americanos adotaram essa mesma mentalidade identitaria dos brancos americanos e decidiram que os egipcios eram negros e que sao os ancestrais deles, ou que o judeus da primeira israel eram negros, ou mesmo que os primeiros reis na europa medieval eram negros. Ja tem ate representação de senhor feudal da noruega, que era um homem noruegues, como uma mulher negra
      Sinceramente, esse tipo de fantasia racial nao é muito diferente das ideias do tio do bigodinho

    • @KanzlerOttoVonBismarck
      @KanzlerOttoVonBismarck Рік тому +16

      ​@@BFloppa eu pessoalmente odeio o termo "latino" exatamente por isso. É uma invençao americana pra descrever "esses povos vira latas do sul"
      Sendo que os latinos originais eram uma tribo de europeus que fundaram roma
      Pra mim virou um termo pejorativo, e é so ver a reaçao de um espanhol ou portugues quando tu chama um deles de latino pra demonstrar isso

  • @camilessan
    @camilessan Рік тому +10

    amei essa reflexão... simples e direta!!! 👏👏👏

  • @anraphel
    @anraphel 6 місяців тому +10

    O que mais me impressiona é a quantidade de comentários metendo o pau no documentário só porque no vídeo se falou que a cor dela era incerta, como se a cor negra fosse um erro por falta de sustentação histórica. Será que não entenderam que a cor branca também não se sustenta com os indícios que temos? Então o que importa é que foi uma mulher que protagonizou sua própria história, e que na incerteza de sua cor pode ser interpretada por qualquer etnia. O que importa é seu valor histórico, não sua cor. Então o que dirá se a escolha da atriz foi acertada será seu desempenho, sua atuação, no decorrer do projeto.

    • @mamapuk
      @mamapuk 8 днів тому +1

      Pensei a mesma coisa e não me choquei com a cor representada, fiquei bem empolgada por ter mais um material da cleopatra para poder estudar.

  • @amandalinhares6313
    @amandalinhares6313 Рік тому +1

    Amando seu canal e maratonando seus vídeos e compartilhando tambm. Mais uma inscrita. Sucesso e chuvas de bençãos e inscritos. 🌷

  • @MrRcmatos
    @MrRcmatos 2 дні тому

    O professor sempre com sua paciência e educação para explicar "por que as pedras não falam"! Contornou de forma simples a finalidade do personagem, não quis explicar porque e de onde criaram uma série com uma personagem que não retrata a realidade.

  • @aline2467
    @aline2467 Рік тому +6

    Acredito que como ela era da dinastia ptolomaica onde eles se casavam somente entre eles mesmo portanto ela se casou com 2 irmãos dela, eles faziam isso para preservar a pureza da raça em todas as suas características sanguíneas e físicas.. por tanto ela corresponde mais a uma característica do Mediterrâneo do que africano, pelas moedas da época o formato dos olhos e nariz deixa claro que está longe de ser características africanas. A série sendo um documentário não pode passar a visão que querem e sim relatar veracidade!

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani Рік тому +3

    Você explicou muito bem, obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.

  • @julianaveloso2351
    @julianaveloso2351 Рік тому +4

    Gente, independente da pele, podiam ter seguido a estética com base no busto da Cleópatra ou da imagem dela nas moedas antigas, não é muito difícil.

  • @Chris_cigana
    @Chris_cigana Рік тому +18

    Eu assusti ha varios anos atrás q a Cleopatra na verdade era grega de nascença e foi criada no Egito. Inclusive, ela aprendeu o idioma egipicio, adotou os costumes e os deuses. Já fizeram a reconstiruiçao do rosto dela e o nariz era com aspecto grego. Então, segundo os histiriadores ela tinha a pele clara. A rainha Nefertite, ela sim era negra.

    • @loboguara5712
      @loboguara5712 Рік тому +2

      Reconstrução é do rosto da irmã dela , o corpo dela não foi encontrado ainda

    • @nagel6955
      @nagel6955 Рік тому +1

      não era grega de nascença, ela nasceu no Egito, mas a familia dela era grega e vivia no Egito a alguamas gerações

    • @petrickbatalha5452
      @petrickbatalha5452 Рік тому

      ​@@loboguara5712e a reconstrução que vi da irmã dela é de uma mulher negra

    • @loboguara5712
      @loboguara5712 Рік тому

      @@petrickbatalha5452 a q eu vi era de uma mulher nem preta e nem branca ( tipo a jasmim do Alladin .... cabelo preto e liso , pele marrom e olhos negros )

  • @duardomon
    @duardomon Рік тому +2

    seus videos sao mto legais!!

  • @ArtesMatt
    @ArtesMatt Рік тому +21

    No futuro o grande Historiador Brasileiro, Henrique Caldeira, será retratado na Netflix como um homem cafuzo, de pele escura e olhos negros.

    • @murilosousa1110
      @murilosousa1110 7 місяців тому +2

      Espero que sim. Vivemos até hoje uma cultura extrema de embranquecimento e apagamento da história e cultura do povo preto, que uma tentativa de "empretamento", como forma de dar mais dignidade as pessoas pretas frente a séculos de ataques, não me cairia mal.

    • @ArtesMatt
      @ArtesMatt 7 місяців тому +4

      @@murilosousa1110 Quanta ignorância, Deus te ilumine.

    • @Konnen-l9h
      @Konnen-l9h 6 місяців тому +2

      ​@@murilosousa1110 Eu quando passo o dia no twitter

  • @jwilson4163
    @jwilson4163 8 місяців тому +5

    Por essas e outras, cancelei minha assinatura da Netflix há uns dois anos já.

  • @andreyramos5346
    @andreyramos5346 Рік тому +4

    Triste é não darem poder de fala para os egípcio, ainda com a desculpa de que eles e os especialistas estão errados.

  • @hyeblonissony
    @hyeblonissony Рік тому +10

    0:56 só uma curiosidade, porém tem um pedacinho do Egito que fica no continente asiático, Sendo assim o Egito é tanto do continente africano (sua esmagadora maioria) quanto do asiático, tipo a Rússia ou a Turquia.

  • @Minha_Voz
    @Minha_Voz Рік тому +5

    Lembrando , a falamilia dela casavam entre si , e a questão é que o busto feito na época ( dela) e mais alguns itens , mostram que ela tinha traços gregos bem definidos. E a briga do Egito é que o primeiro filme ( décadas atrás) era uma ficção, já o que a Netflix está se propondo agora seria um documentário, e o Egito alega que se modicaram dessa forma por conta dessa agenda , o que mais vão mudar? E que no Egito não tem essa diferença entre cores , lá eles veem todos como igual, e eles tiveram grandes reis negros ( porém menos conhecidos ), mas ao invés de fazerem um documentário desses reis negros escolheram a Cleópatra pois isso faria eles ganhar mais dinheiro com a história de outro povo mas sem respeitar o este povo

  • @kaykysoares9152
    @kaykysoares9152 Рік тому +29

    Eu já vi que a Faraó Cleópatra foi retratada num mosaico na Itália (no período romano) como branca, com um cabelo castanho avermelhado.
    Acho que essa é uma grande evidência, do tempo dela, de como ela era. Aliás, no mosaico, ela é muito semelhante aos bustos de Berlim e do Vaticano, assim como às moedas também.

    • @IsabellaCoelho
      @IsabellaCoelho Рік тому +4

      Dos mesmos criadores de Jesus dos Olhos azuis?? 😅

    • @kaykysoares9152
      @kaykysoares9152 Рік тому

      @@IsabellaCoelho Não. Esse aí foi criado na Idade Média, o Jesus andrógeno, loiro, com olhos de gato. É bom de vez em quando saber distinguir o povo romano do povo italiano medieval... São pessoas bem diferentes, que foram criadas em contextos diferentes, apesar de ser no mesmo lugar. O Brasil daqui a mil anos, ou melhor, daqui a quinhentos anos, não terá a mesma população de hoje em dia, só um tolo pra achar isso. Guerras vão, guerras vem, migrações populacionais vão e vem, miscigenações vão e vem... Assim foi na Roma antiga até chegar à Itália medieval.

    • @pequenasempresasgrandesneg8656
      @pequenasempresasgrandesneg8656 Рік тому +9

      ​@@IsabellaCoelho moço, ela era descendente de gregos e teve um momento que passou um tempo em Roma, se ela fosse negra era bem obv que teria registro sobre (pq querendo ou não, existia o racismo)...
      Ela provavelmente é mestiça de pele clara

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Рік тому +1

      ​@@pequenasempresasgrandesneg8656"querendo ou não, tinha racismo".... ehhh, talvez. Mas não era como o nosso, atual. "Racismo" naquela época era mais como uma xenofobia. Não era relacionado à cor da pele.

    • @pequenasempresasgrandesneg8656
      @pequenasempresasgrandesneg8656 Рік тому

      @@victorpetrarca2471 E mesmo assim devia ser falado por alguém na época.....Já que sim, a xenofobia era maior se a pessoa fosse negra :|

  • @alexsababa
    @alexsababa Рік тому +28

    Cleópatra era de etnia grega (macedônica), cuja disnastia era grega. Ela só era egípcia por nascimento, etnicamente grega.

    • @JonGSalvatore
      @JonGSalvatore Рік тому +5

      Ela tinha ancestrais da mesopotâmia também. Ela era miscigenada não ariana.

    • @bayekdesiwa7274
      @bayekdesiwa7274 Рік тому +3

      ​@@Kaahvrodreele tá certo, faça uma pesquisa....antigamente pessoas dessas regioes eram chamadas assim

  • @alangama9202
    @alangama9202 Рік тому +2

    Obrigado mais uma vez em colocar pontuações nessa situação tão polémicos para uns

  • @fabvz5436
    @fabvz5436 8 місяців тому +2

    E nem foi só escalar uma atriz negra, em vários pontos do "documentário" eles abordam a etnia dela e a referem como sendo negra por pura opinião

  • @silviasil5675
    @silviasil5675 16 днів тому

    ❤ amo seus vídeos 🌹👏👏👏👏

  • @patriciasantoloni6180
    @patriciasantoloni6180 Рік тому +3

    Jamais assistirei uma série documental q já começa inventando a cor da protagonista

  • @johnny8363
    @johnny8363 Рік тому +5

    Honestamente, quando se trata de uma obra de ficção tipo um filme de heróis, mudar a etnia de um personagem é completamente aceitável, não tem valor histórico máximo que pode acontecer é irritar a fanbase, mas quando se trata de um fato histórico a ser documentado tudo tem que ser levado em consideração, existem diversos reis e rainhas na África que nunca foram bem representados ou sequer são conhecidos, mas sempre batem na tecla de fazer algo sobre a Cleopatra já que ela é a mais famosa e muitas vezes desconsideram todo o passado da mesma na hora de fazer uma adaptação, certamente a atriz que escolheram para a Cleopatra se daria muito melhor no papel de outra rainha africana, dessa vez sendo ela legitimamente africana com características africanas, é muito mais historicamente preciso e respeitoso já que daria reconhecimento pra outra figura histórica que a minoria conhece

  • @joselinaferreiradealmeida1317
    @joselinaferreiradealmeida1317 Рік тому +4

    As moedas da época da para a gente ver que é bem característica grega!
    As artes feita pelos romanos são feitas em homenagens por ela ter sido mulher de Júlio César.
    E no meu ver, as do templos egípcios, ela quis reencarnar se ou representa-se como a deusa Ísis mostrando força e poder, então é lógico que os artesãos contratados vão fazer o que é pedido para o momento.
    Agora estão querendo fazer ela negra somente porque as mulheres negras estão em alta!
    Eu não tenho nada contra, por exemplo vai estrear a sereia negra ( que é a Ariel ) e eu estou louca para assistir e sereia não existe só uma em só uma região oceânica. 🧜‍♂️🧜‍♀️🧞‍♂️🧞‍♀️🧜‍♀️

  • @ArielCaique
    @ArielCaique 7 місяців тому +1

    A confusão que tinha sobre Cleópatra ser "assim ou assada", é a mesma confusão que se há hoje no Brasil sobre existência ou não dos "pardos".

  • @CaduchoCledjoMatoco
    @CaduchoCledjoMatoco 26 днів тому +2

    O vídeo provou algo, a cor é puramente irrelevante tendo em conta a insuficiência de
    materiais para determinar o tom de pele da Rainha, o que torna o processo do antigo ministro completamente infundado.

  • @patriciabarbosa4668
    @patriciabarbosa4668 Рік тому +44

    Arqueólogos encontraram uma moeda com a figura do rosto da Cleópatra, e nitidamente é uma figura de uma mulher grega, o nariz é de uma pessoa grega, não entendi essa polêmica, com certeza negra ela não era.

    • @dolydoly5679
      @dolydoly5679 Рік тому

      porque a militância negra tá carente de representatividade, daí resolveram roubar a cultura dos outros... Mas pelo visto não colou com os Egipícios

    • @princesasarteirasvtm
      @princesasarteirasvtm 8 місяців тому +4

      Intere que a tempos, séculos que se vem retratando , faraós , e outras histórias antiga de glórias , com personagens brancos, na realidade na verdadeira historias eram negros, e ninguém falam nada .. ou polinizavam....agora por colocar negra , e que realmente era negra , tá aí essa briga...

    • @lkjs-si2sr
      @lkjs-si2sr 6 місяців тому

      Todas as figuras e representações de Cleópatra são as de uma mulher eticamente branca. A indústria cultural americana está causando esse tipo de polêmica desenfreadamente, nenhum público vai escapar. O objetivo é político: pautas de costumes estão sendo usadas como propaganda política e legitimando ditadores em vários lugares do mundo.

  • @171dmx
    @171dmx Рік тому +60

    seria engraçado se fizessem um filme do Martin Luther king, e colocassem um asiático para representa-lo kkkkk

    • @87leafar
      @87leafar Рік тому +9

      ou o Mandela por um branco.....Seria bem feito e ai calavam a boca para sempre.

    • @marcionakamura3236
      @marcionakamura3236 Рік тому +6

      Serei Martin Luther King na Netflix

    • @aquelerecap
      @aquelerecap Рік тому +13

      Meu, essa comparação n faz nem sentido. A Cleópatra era egípcia, veio de uma família grega sim, mas já tinha havido miscigenação na família dela com outros povos há muito tempo. Existe todo um debate em torno da cor da pele dela pq n se sabe realmente qual a cor dela. É possível que ela fosse branca, mas tbm possível que ela fosse pelo menos parda. Enquanto o Martin Luther King tem inúmeras fotos dele, todo mundo sabe a cor da pele dele, e além do mais a cor da pele dele é super importante para a biografia dele, para a luta que ele travou durante a sua vida. Vcs reclamam de lacração, mas nem pensam antes de fzr com comparações q nem fazem sentido só pra fzr uma piadinha lacradora, eu hein

    • @camucamu4776
      @camucamu4776 11 місяців тому +6

      engraçado k no brasil ja fizerao machado de assis branco e ninguem protestou. muito curioso

    • @tetrabr
      @tetrabr 9 місяців тому +4

      Ao contrário de Cleópatra, esses tem o corpo, tem imagens, vídeos e são nossos contemporâneos.

  • @n-silvabts9178
    @n-silvabts9178 Рік тому +20

    Estou de saco cheio da mania americana de impor a visão deles sobre o mundo todo. Arrogancia absurda. Os egipcios tem todo o direito de protestar.

  • @artesa_aline
    @artesa_aline Рік тому +1

    Em se tratando de documentário, Netflix comeu mosca...

  • @ninihilll
    @ninihilll 19 днів тому +2

    9:03 se o racismo chega forte na pequena sereia que nunca existiu, imagina em uma personalidade tão famosa quanto Cleópatra! como bem explicado no vídeo, difícil precisar a real aparência dela, mas é triste uma representação de pele um pouco mais escura ainda incomodar tanto enquanto uma representação de pele super clara e olho azul que dificilmente está mais próxima das reais características passar sem qualquer discussão

  • @fatimajunqueira5472
    @fatimajunqueira5472 Рік тому +6

    Gostaria mesmo que achassem o túmulo dela. Assim saberíamos como ela era!!!!

    • @guilhermefedrigo-d6e
      @guilhermefedrigo-d6e 3 місяці тому

      Mesmo que encontrássemos, seria difícil, visto que as duas prováveis localizações de seu túmulo são Taposiris Magna ou o próprio palácio de Alexandria. Enquanto Alexandria está submersa entre 5 e 8 metros abaixo d'água, a rede de túneis subterrâneos de Taposiris Magna, que poderiam levar à tumba de Cleópatra, foi encontrada inundada. Portanto, em ambos os casos, o corpo de Cleópatra estaria destruído.
      Ainda assim, algumas fontes sugerem que Otaviano, o futuro Augusto, primeiro imperador de Roma, teria mandado destruir o corpo de Cleópatra. Caso ela tenha sido cremada, o que era costume dos romanos, seu corpo estaria completamente erradicado.

  • @brendovski
    @brendovski Рік тому +15

    Imagina uma região que é tão fica em cultura, e que foi invadida diversas vezes, tendo seu idioma, crenças, cultura subjulgada por povos dominantes ver que sua história continua sendo apagada e diluída, né? A nova mídia tem sim que contar as histórias, mas num futuro próximo, pode ser que essas reescrituras da história por conta de um viés acabem mudando a visão da história pras gerações seguintes. Um exemplo aqui no Brasil é como a história dos povos originários foi e continua sendo apagada. Muito triste.

  • @elizabetholiveira2452
    @elizabetholiveira2452 Рік тому +39

    TÁTICA comercial ou de marketing, é uma arma para criar polêmicas e gerar bilheteria. Queremos qualidade, coisa rara em produções hj em dia. Precisamos melhorar nosso nível, nossa consciência! 👆

    • @moranMB
      @moranMB Рік тому

      Eu acho q tbm tem muito dos movimentos progressistas, algo de política.

    • @antoniocarlossilva2675
      @antoniocarlossilva2675 Рік тому

      Cleópatra, verdadeiramente, era africana. Nasceu n Egito, país africano.

    • @dolydoly5679
      @dolydoly5679 6 місяців тому

      @@moranMB eles querem alterar a história...

    • @Konnen-l9h
      @Konnen-l9h 6 місяців тому

      ​@@antoniocarlossilva2675ser africano não significa ser subsaariano

  • @Matheuszappa
    @Matheuszappa Рік тому +1

    Bom, eu acho o seguinte: esses videos curtos e mais "improvisados" que você tem lançado "no calor do momento" estão ótimos! Me refiro a este e àquele em que você fala sobre ter levado strike do youtube e do tico e teco. Este, inclusive, por abordar uma polêmica do momento com informação de alta confiabilidade e muito bem sintetizada, eu acho que tem um grande potencial de contribuir positivamente com o debate! Parabens pelo trabalho!

  • @MATEUSGENTE
    @MATEUSGENTE 10 місяців тому +1

    Simples: não dá pra saber e cada um que "tenha" a Cleópatra que imagina.

  • @carmenreginacarvalhopinto5071
    @carmenreginacarvalhopinto5071 Рік тому +3

    Eu sempre gostei da nossa história mundial são triste mas ao mesmo sao fantástica cheia de querra poder pelo trono poder q só conheciam pelas armas q tinham lutavam p ter seus objetivos

  • @joaovincenzopaulino3285
    @joaovincenzopaulino3285 Рік тому +37

    Parabéns! Pela 1⁰ vez vejo um vídeo com explicações à luz do bom senso.
    Ps: Não estou afirmando que e ela era branca ou negra, apenas ressaltando, que sem material genético para análise, não podemos afirmar corretamente. Se alegra ao leitor imagina-la branca, está tudo bem e caso contrário, também não há problema. Sejam livres pra imaginar da forma que lhes agrade, mas, mantenha a cordialidade e educação nos comentários.

    • @prisilabonifacio7722
      @prisilabonifacio7722 Рік тому +10

      Tem moedas egípcias com o rosto de Cleopatra e ela parece uma mulher grega. Nas estátuas em algumas ela parece uma mulher com traços afro... Nunca saberemos. Concordo com vc ela talvez fosse parda, dependendo da época do ano tinha a pele mais escura, em outras mais clara e quem a representava se valia das próprias referências artísticas e não tanto do conjunto de características fisicas verdadeiras da própria Cleopatra.. sendo assim jamais saberemos como ela realmente era.

    • @brendamaiarapereira638
      @brendamaiarapereira638 Рік тому

      Concordo

    • @ariellelucena5127
      @ariellelucena5127 Рік тому +4

      Mas sua família não vive em dinastia fechada, onde os familiares tem sexo entre si pra não “sujar o sangue” azul deles

    • @patriksantos3289
      @patriksantos3289 Рік тому +2

      Desculpa mas sua anatomia entregaria tudo.

    • @joaovincenzopaulino3285
      @joaovincenzopaulino3285 Рік тому +3

      @@ariellelucena5127 todas as concubinas reais eram consideraadas parte da família e esposas reais. O faraó Tutankamon era filho do faraó Akenaton que era casado com Nefertite. Porém, a mãe de Tutankamon não era a rainha Nefertite e sim uma das esposas reais que viviam no harem. Esse harem era composto de mulheres de vários lugares e etnias.

  • @bruh1812
    @bruh1812 Рік тому +5

    Quiseram lacrar e se deram mal, não dá pra reescrever a História.

  • @caiocoelho4560
    @caiocoelho4560 29 днів тому

    Você é tão articulado e inteligente que fica ainda mais bonito, cara 😊

  • @EvandroGM1988
    @EvandroGM1988 7 місяців тому +2

    A discussão sobre Cleopatra transcende a questão histórica, é parte da militância na guerra cultural.

  • @diegotm4365
    @diegotm4365 Рік тому +3

    To lembrando dos argumentos "E o que importa ? É um personagem fictício"

  • @cintiareginascofano8457
    @cintiareginascofano8457 Рік тому +22

    Até o Egito tá reclamando, mas povo tá forçando a barra
    Existiram um monte de reis, rainhas e faraós realmente negros, mas povo tem fetiche por aquela q vem de uma família invasora e europeia 🙄

    • @cristinamoutinho8922
      @cristinamoutinho8922 Рік тому

      Exatamente igual a você, descendente de uma família invasora europeia

    • @87leafar
      @87leafar Рік тому

      Tu não sabe do que fala e acha que tem de comentar a sua ignorância..... se o Egito reclama é porque tem razão, os Americanos tem de parar de meter o nariz onde não são chamados, isto é uma afronta e uma violação á historia da humanidade, guerra de cores vem dos Estados unidos e por la pode ficar o resto do mundo esta cagando para eles.

    • @EDNACRISTINADEJESUS
      @EDNACRISTINADEJESUS 23 дні тому

      Até parece que reis africanos não foram invasores ,os reinos não se
      Expandiram com invasões somente da parte europeia

  • @joaoguilhermedossantosnogu280
    @joaoguilhermedossantosnogu280 Рік тому +3

    Esse povo acha que tudo o que vem da África precisa ser negro... fala isso pro Elon Musk.
    Parabéns pelo vídeo, muito bom ver um profissional íntegro, que fala sobre a realidade, e não se vende por ideologias 👏

    • @petrickbatalha5452
      @petrickbatalha5452 Рік тому

      Mas aí tem gente que vai inventar desculpa e falar que ele não é Africano e sim asiático porque não sei oq.. kkkk pessoas não gostam de falar que nada é africano

  • @lucasrinaldi9909
    @lucasrinaldi9909 Рік тому +1

    A noção de "africana" que temos hoje não tem absolutamente nenhuma relação com a antiga noção originada no Mediterrâneo. Só isso já é um anacronismo gigantesco. E a própria noção moderna de "África" já é eminentemente européia.

  • @andresouza3732
    @andresouza3732 11 місяців тому +1

    Assisti Alexandre ontem, achei fantástico. Sabendo sobre a linhagem se pitolomel e sobre o identitarismo fiquei extremamente decepcionado.

  • @marciak.4066
    @marciak.4066 Рік тому +10

    Até onde se sabe, conforme a História fala, Cleópatra era uma mulher extremamente feia, com traços gregos e um nariz enorme, mas mesmo assim tinha um grande poder de sedução. Nesse caso nem Liz Taylor poderia ter feito. Agora discutir se Cleópatra, Wendy, a pequena sereia pode ser representada por mulheres pretas em pleno 2023? Já é meio demais né? Embora as polêmicas, acho q vídeos como esse, q sei serem feitos para o bem, disseminam ainda mais o racismo q ainda existe e que tristemente vemos estendido às artes. Espero um dia ninguém ter q fazer um.vídeo perguntando o q as pessoas acham de uma personagem ter sido "mudada" para preta, amarela, vermelha...triste isso!

    • @marciak.4066
      @marciak.4066 Рік тому +1

      @Cauã concordo, mas mesmo como documentário, vc acha que colocariam uma mulher branca feia? Vc acha que isso não influencia na audiência? Concordo totalmente contigo no q se refere a ficção, porém não sejamos hipócritas, ninguém quer ver uma personagem principal bastante feia (conforme estudos do rosto), mas que mesmo assim tinha muita sedução, manipulação, etc..acredito q mesmo como documentário não seguirão fiel à história, infelizmente. Obrigada pelo comentário 😉

    • @bayekdesiwa7274
      @bayekdesiwa7274 Рік тому

      FEIA PQ? SO PQ TINHA NARIZ GRANDE? TEM INUMERAS PESSOAS Q SAO ATRAENTES MESMO CM NARIZ GRANDE.

    • @MatheusCostta07
      @MatheusCostta07 2 місяці тому

      Provavelmente ela não era uma das 7 maravilhas do mundo antigo, mas feia acredito que ela não era...

  • @GatoMiador
    @GatoMiador Рік тому +7

    Muito bom o video. Se não temos na atualizade uma certeza de como a Cleopatra era na sua época, não deveria ser um problema se ela fosse representada como uma pessoa negra, branca, ou alguma uma mistura racial. Outra questão que ouvi de outros historiadores foi que naquela época as pessoas não ligavam tanto assim para a cor da pele dos outros, isso só ficou relevante de uns séculos para o presente, talvez isso explique as variações em sua representação.

  • @jorgedeichmann4456
    @jorgedeichmann4456 Рік тому +3

    Está bem claro no cinema e produções artísticas das grandes mídias o viés ideológico. É muito triste essa constatação para quem gosta de um bom filme ou uma boa série. Embora seja praticamente impossível não tanger temas polêmicos em uma boa obra, mesmo que totalmente fictícia, seria muito mais justo fazê-lo de forma imparcial e que se fundisse com a trama. Mas o que vemos hoje é o contrário, se cria uma trama básica, muitas vezes superficial, com os ingredientes rotineiros do tipo perseguição de carros e combates mirabolantes, e se torce tudo isso a serviço da causa ideológica.
    O Espião Que Sabia Demais é um filme excelente, no entanto há claramente um esforço de enfocar os agentes britânico de modo pejorativo enquanto a sombra de Carla, o espião soviético que não aparece, surge como o portador das grandes virtudes. A direção do filme chega a mudar sem necessidade alguma a orientação sexual de um dos personagens, divergindo completamente do original.
    Estraga o filme? Não, mas você se vê obrigado a ignorar ou superar uma desonestidade intelectual clara que lhe é oferecida.
    Na questão dos negros, certamente há um imenso manancial de mitologia africana que renderia obras fantásticas. Mas se comete essa injustiça de, ao invés de explorar essas possibilidades, apenas trocar o biotipo dos personagens para negros.
    Sabiam que o imperio mais rico de toda a história não foi o Romano, nem o Britânico? Foi africano e constituído por gente negra. Pesquisem. Dali sairia um filme ou uma série tremenda.
    Abraço

  • @robertacordeiro2437
    @robertacordeiro2437 Рік тому +1

    A série já inicia afirmando que Cleópatra era negra. Prefiro acreditar no povo Egipicio do que na Jada Pinkett Smith.

  • @tiberiodamascenocarneiro6011
    @tiberiodamascenocarneiro6011 15 днів тому

    Acho interessante ver várias pessoas que nunca foram para o Egito ou África, dizem como eram as pessoas na antiguidade, contra a vontade dos próprios historiadores e arqueólogos do Egito

  • @khatemel2968
    @khatemel2968 Рік тому +18

    Parabéns pela explicação. Mas eu acredito que se tem distorções históricas e, é um documentário, que é vendido como uma verdade, que não deveria ir ao ar.

    • @Nap2814
      @Nap2814 Рік тому +3

      Não sei se dá pra chamar isso de distorção histórica. Não existe consenso sobre ela ser branca ou negra, então qualquer uma das duas opções seria condizente com as informações que temos hoje.

    • @khatemel2968
      @khatemel2968 Рік тому +6

      @@Nap2814 existem pesquisas históricas sobre a origem dela sim, o suficiente para validar as hipóteses. Se fosse um filme não veria problema algum, mas documentário eu sou contra.

    • @Nap2814
      @Nap2814 Рік тому +2

      @@khatemel2968 pra validar que hipótese??? O vídeo inteiro deixa claro que as duas hipóteses são possíveis, a maioria dos historiadores diz que não dá pra saber com certeza a etnia da Cleópatra.

    • @khatemel2968
      @khatemel2968 Рік тому +5

      @@Nap2814 friend, busca os artigos a respeito, deve existir vários. É praticamente um consenso entre os historiadores ela não era negra.

    • @crazyonmyblock5956
      @crazyonmyblock5956 Рік тому +1

      Isso não é uma distorção histórica, não tem como afirmar se ela era negra ou não.

  • @JohnnyWM3
    @JohnnyWM3 Рік тому +22

    Aguardando aqui a próxima série dokú-mental da Netflix falando do Mandela sueco.

    • @hannabiie
      @hannabiie Рік тому +4

      Kkkkkkkkk

    • @user-pg5bb3rb1f
      @user-pg5bb3rb1f Рік тому +1

      Jesus cristo branco tmb e engraçado kkkkkkk

    • @Mypianoanme
      @Mypianoanme Рік тому +3

      ​@@user-pg5bb3rb1f na verdade se fizessem um documentário com a verdadeira aparência de Jesus com certeza também seria bem polêmico.

    • @JohnnyWM3
      @JohnnyWM3 Рік тому +4

      @@Mypianoanme Não seria polêmico não. A aparência de Jesus já foi descrita ainda durante a vida dele, na carta que o senador romano Publio Lentulus entregou ao Imperador romano Tibério César, que descrevia que Jesus tinha a aparência física de uma pessoa com cor moderada, de cabelos castanhos divididos ao meio, barba castanha, e olhos claros. Já está lá registrado na história, para todo mundo ver. Portanto, não tem nada de polêmico. Ele tinha a aparência de uma pessoa daquela região.

    • @JohnnyWM3
      @JohnnyWM3 Рік тому +1

      @@Mypianoanme O que NÃO o impedia de assumir a forma e a cor que Ele quisesse, afinal com a evolução crística dele, Ele poderia se desmaterializar e se re-materializar novamente com a aparência que Ele bem quisesse.

  • @anselmodonizete3619
    @anselmodonizete3619 6 місяців тому +4

    Acredito que a Cleópatra seria branca por ser de família Grega.
    Agora, na Décima oitava dinastia, os faraós eram de família Parda, como muitos brasileiros. Também houve a época dos cuxitas, como seu povo era chamado, eram africanos negros que reinaram uma certa época o Egito.
    O velho nome do Egito era , Kemet, significa “terra negra”. Ou povo de pele escura. Mas vai depender da época dos reinados.

  • @joaoferreiraneto6641
    @joaoferreiraneto6641 15 днів тому

    Quando eu era mais novo, eu tinha visto um documentário que mostrava justamente a forma como seria o povo egípcio nessa época. Lembro até que discordava das cleopatras brancas que eram interpretadas no cinema, e colocavam como exemplo mulheres iranianas, iraquianas... Já procurei novamente, mas não encontrei. Mas de fato é complicado afirmar a cor nessa época.