📜 Referências na descrição. 👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoriaDiaCliente2024 Use o cupom ESTRANHA15 para 15% desconto na loja. (Até 22/09!)
Prezado, Herodes não era Judeu. Os Macabeus (eram da Tribo de Levi) e "reintegraram" os afastados, ou Vermelhos, povo ao Sul do Mar Morto. Jesus deixa de ser Palestino, sua etnia é Judaica como Sol a pino, da tribo do Leão Azul. Os Vermelhos afastados vivem no anonimato e eles tomaram para si, via dominância política e econômica a responsabilidade de cuidar do templo como Levitas fossem, substituindo os Saduceus. Parte-se da Divisão das terras entre 12 tribos que eram 13, quando iam com suas tendas para o deserto.
Deu pra notar na fala do Henrique durante todo o vídeo a 'delicadeza' com que se deve tratar de assuntos que podem ferir sentimentos de uma imensa torcida organizada. Que se contorçam à vontade, o vídeo ficou excelente!
A única coisa estranha aqui é que seu texto, com ironiazinha adolescente, sugere fortemente que você faz parte da torcida organizada contrária à citada por você. Vocês são todos iguais (espero que entenda isso da forma mais cruel e ofensiva possível), não deveriam se provocar.
@@beatrizelizabethnunes4011 E você disse que o império romano jamais gostaria de acabar com a identidade judaica, durante todas as três revoltas judaicas os imperadores romanos não só mudaram o nome para Palestina sob todas as terras israelitas como também a proibição da circuncisão que Isso foi visto como uma tentativa de apagar a identidade judaica, além da Construção de uma cidade romana em Jerusalém, Além disso era planejado construir um templo dedicado ao deus romano no local onde o segundo templo judaico havia sido destruído, para os judeus jerusalém era o centra de sua cultura, e a transformação da cidade em um local romano foi vista como um grande problema.
O erro dos comentários que estão discordando é que eles estão tomando Palestina como o termo que se refere a uma nação ou povo, mas é apenas o nome dado a uma região por determinados povos. Dentro da Palestina existiu diversos povos, tribos, culturas e reinos diferentes. Eu sou sul-americano, mas não existe um país chamado América do Sul, é apenas como chamamos essa região cheia de povos diferentes.
No tempo de Jesus não havia muçulmanos. A palestina era habitada por judeus, era chamada de Judeia, a terra dos judeus. Muitos dos palestinianos de hoje são descendentes de Judeus. Dizer que Jesus era Palestino é como dizer que Viriato era Português.
@@Cobalt1520Se você nasce no Brasil você é brasileiro, apenas por questões geográficas. Jesus nasceu na região geográfica denominada Palestina, logo, obviamente ele é palestino. Ele possuía ascendência judaica pela sua genealogia. Seguindo o mesmo exemplo, quem nasce no Brasil e é descendente de português, é brasileiro ou português?
@@raphaelsouza4685 Ele não possuia ascendencia judaica, ele ERA JUDEU. Na altura a palestina não era a mesma de hoje. Era habitada por pessoas diferentes. Palestina foi o nome que os Romanos deram à região, nem sequer era o nome que os locais lhe davam, que era Judeia. Quanto ao exemplo, não tem nada a ver com o meu. Eu estou a dizer que alguém no passado não pode mudar a sua identidade para algo que só existe no presente. Você está a dizer que alguém do presente não pode mudar a sua identidade para algo do passado (por acaso pode). Claro que quem nasce no Brasil é Brasileiro. Mas quem nasceu na judeia há 2000 anos não pode mudar a sua identidade para algo que só existe hoje (2000 anos depois).
@@Cobalt1520 Mano, parece que você nem assistiu o vídeo. Não foi Roma quem colocou o nome, esse nome é mais antigo do que o próprio Jesus, séculos de citações antes de Cristo. Inclusive, os próprios judeus chamavam a região de Palestina (vide o Josefo, possivelmente maior historiador em termos de povo hebreu e antiga era). Agora, um erro grotesco é dizer que alguém estaria mudando a identidade, e não, as pessoas podem pedir a dupla nacionalidade. No caso de Jesus, mesmo seguindo a sua lógica, não seria judeu, pois ele não nasceu na Judéia. Isso faz sentido? Definitivamente NÃO! Precisa considerar outros aspectos, cara...
Henrique, também sou pesquisador. Fico feliz e ver como as pessoas adoram os seus vídeos e as vezes nem sabem que ele nada mais é que uma apresentação científica. É uma maravilha ver as pessoas gostando de ciência sem nem perceber. Você é muito talentoso, muito habilidoso. Imagino o prazer em fazer parte da sua banca de doutorado. Parabéns!
Porque ele não puxou pro seu lado? Pfv ne cara! O rapaz ai e acadêmico da área faz anos, traz sempre varias referências nos videos, faz toda uma produção com cuidado prestando atenção nos detalhes justamente para não ser ou parecer tendencioso e vem lá você que ninguém sabe o que é e nem o que lê ou ao menos se lê ne?! Desqualificar o trabalho do historiador, o mínimo e ter bom senso ne!@@NeoSamp
@@NeoSampessa sua frase não diz absolutamente nada, "trollagem" pura, se vc vai criticar o trabalho de alguém, o mínimo é embasar o seu argumento pontuando as passagens em que ele o fez.
Sou numismata, muito bacana usar moedas pra ilustrar partes do seu texto... de fato as moedas contam a história do mundo, por isso gosto tanto dessa área!
É incrível como todos os vídeos desse canal são perfeitos. O roteiro, as pesquisas, a edição e as imagens. E tudo feito com muito capricho ❤❤❤ é melhor canal de história do UA-cam.
@@fabimad7 O termo Palestina deriva de Filístia, que se referia à terra dos filisteus, um povo que habitava a costa sudoeste da atual Israel e da Faixa de Gaza, Os filisteus eram conhecidos por seus conflitos com os israelitas, conforme narrado na Bíblia, O nome Palestina começou a ser utilizado pelos romanos após a conquista da região no século II d.C., como uma forma de se referir a toda a área da Judeia, Samaria e da costa filisteia, como parte de um esforço para desestabilizar a identidade judaica local após a revolta judaica, deixando notavel que então Jesus Cristo seria um judeu israelense.
Desde que conheci seu canal há uns 2 meses, depois de uma indicação do próprio UA-cam, nao perdi um video e ainda maratono os antigos. Excelente conteúdo!
Obrigada por esse vídeo, Henrique!! Queria muito que o povo do qual eu sou uma deles (crentes, cristãos, evangélicos) ouvissem tudo isso. Tenho certeza que vai ajudar muita gente a entender, assim como me ajudou. Vou compartilhar 🙏🏽
Esse povo não engole fácil esses enganos. Não é porque Belém da Judéia está sob ocupação palestina significa que Jesus era um palestino, aliás, naquela época, nem mesmo o termo Palestina existia na bíblia. Cuidado com esses vídeos, pois nesse mesmo canal, o rapaz tentou negar a realidade da passagem da mulher adúltera. Talvez pessoas como ele, tenham problemas com a fé cristã, ou com a veracidade dos fatos bíblicos.
@@claytonsp08 Não é pq o termo não consta na bíblia que ele não existia. Não tem testemunho maior da verdade do que historiadores JUDEUS DA ANTIGUIDADE confirmando o que eles viam e ouviram na época, e vc que tem ZERO estudo de verdade e acredita na propaganda ideológica moderna nega a realidade e quer saber mais do que os caras só pq o paxtô falou o contrário... E se vc não sabe, os palestinos "atuais" são geneticamente judeus, eles simplesmente não fizeram parte da diáspora e assimilaram a nova religião que se impôs, não foram todos os judeus que fugiram de lá na época do domínio romano ou do cerco de jerusalém, muita gente FICOU e seus descendentes estão lá desde então. São filhos de Abraão do mesmo modo .
@caomunistadoggo4129 Quem está falando bobagem é você cara. Jesus era judeu, pois nasceu em Belém da Judéia. Se fosse hoje, Ele seria um palestino, porque hoje Belém está sob ocupação palestina, mas em geral, aquela terra é de Israel.
Feliz por vc não fazer parte da massa de manobra que engole goela abaixo o que qualquer um que supostamente por ter “autoridade espiritual” diz que é verdade. história se aprende com historiadores, assim como medicina com médicos etc. isso é conhecimento.
É incrível que todos os vídeos do Estranha História são magníficos. Tudo é feito maravilhosamente bem, da narração ao roteiro, das imagens à edição. Não perco nenhum vídeo desse canal, porque sei será uma obra prima.
Imagens CORENTES!! Desde que acompanho o Henrique frequentemente é de longa data acabou que criei até um “filtro” pra imagens que as pessoas põe graças a ele, pq tem tanta coisa que usam pra mostrar que não faz sentido nenhum com o roteiro…. Gosto muito do canal A MODISTA DO DESTERRO também, ela fala de história de como as roupas tiveram um papel importantíssimo ao longo dos séculos, mas um papel que tem sua documentação diferente de como eram documentadas guerras e assuntos políticos, por mais que em moda, também seja feita MUITA política
A coerência do Henrique é impecável, sempre falando fatos e muito bem embasados, e quando da uma opinião avisa que é apenas uma opinião. Excelente como sempre.
Uma questão que não entendo: por que essa é uma pergunta controversa? Eu não consigo enxergar absolutamente nenhum problema em dizer que Jesus era palestino.
Sinto que hoje em dia Israel seria uma "Palestina judia" e Palestina seria uma "Palestina muçulmana". Então dizer que Jesus era Palestino soa, para algumas pessoas, como dizer que Jesus era muçulmano.
Vários cristãos fundamentalistas acreditam que eles têm alguma conexão com o estado de Israel, ao ponto de acreditarem que judeus são proto-cristãos, ou até mesmo cristãos, dependendo do grau de alienação e burrice. Alguns grupos vêem conexões escatológicas com a existência de um estado de Israel judeu. Como tudo isso se alia à falta de conhecimento histórico e a questões identitárias atuais, em que os árabes palestinos são inimigos inumanos, falar que Jesus seria palestino, soa profundamente ofensivo a eles.
Isso ocorre porque vários cristãos fundamentalistas acreditam que eles têm alguma conexão com o estado de Israel, que judeus seriam proto-cristãos, ou até mesmo cristãos, a depender do grau de alienação e burrice. Vários grupos vêem conexões escatológicas com a existência de um estado de Israel judeu. Assim, por questões identitárias atuais e por falta de conhecimento histórico, associam o termo "Jesus palestino" com muçulmanos, e dado que tratam árabes palestinos como inumanos, isso soaria ofensivo a eles.
Se existe distorções históricas(muito comum, aliás) a única culpa são dos marxistas, que tomaram controle das instituições de ensino ocidental. Para cumprir agenda da revoluçã0.
Perfeitas as suas aulas, o cuidado com as referências. Assisto com meu filho, que gosta de geografia e história, assim como eu. Parabéns pelo trabalho, e muito grata!
@juan9090yo qual era o Nome do Brazil quando antes de SER Brasil? Pindorama, esse era o Nome usado pelos que MORAVAM aki antes dos Portugueses estabelecerem completo controle, quando eles estabeleceram completo controle, passou a ser conhecido por Colonia Portuguesa. E em 1815 mudou denovo e passou aser conhecido como "Estados Unidos de Portugal, Brazil e Algarves". Pra finalmente virar Emperio do Brazil. E depois apenas Brazil. Qual era o Nome da região da Syria Palestina? Canaan, depois Israel, depois Judea, esses Nomes eram os Nome usado pelos NATIVOS e até mesmo pelos romanos. O Nome Syria-palestina so veio a existir DEPOIS da revolta Judaica de Kokhba. E esse mesmo Nome veio a mudar várias vezes depois disso até finalmente virar "Mandatory Palestine" que depois viria a ser oque é Hoje Palestina. Alguma dúvida?
Muito bem explicado, acho que muitos não assistem até o final e ja saem falando besteira. Obviamente o sentido do termo Palestina hoje é diferente do passado, hoje é um estado Palestino não se usa mais o termo para a região toda como era antes da criação do estado de Israel, portanto Jesus era cidadão da Judeia que estava na região da palestina, era Judeu tanto na religião como na cidadania, mas também palestino, como somos Brasileiros mas também Sulamericanos ou Latino-americanos. Hoje o palestinos é o cidadão do estado ou equivalente a um estado da Palestina. Não confundir Território, Nação e Religião, pois há pouquíssimos cristãos e judeus palestinos pois vivem na atual palestina bem como há muitos muçulmanos Israelenses pois vivem em Israel.
Não existia árabes na Judeia/Palestina na época de Jesus... Islã é fenômeno do século VIII DC em diante. Professores estão fazendo confusão em sala de aula para justificar ódi0 contra os judeus. Ali sempre foi território de Israel.
Meu caro, isso está simples. Acho que faltou ao historiador ter mais objetividade em deixar esses pontos epistemológicos mais esclarecidos antes de pormenorizar sobre os "fatos" históricos em sua apresentação. Um lugar ser denominado por um determinado nome pode ter n significados. Basta citar a região amazônica com seu nome tendo origem em uma mitologia grega devido a crença equivocada de um explorador europeu sobre indígenas masculinos. O nome está lá, mas...! Acho que faltou um pouco de humildade ao rapaz em reconhecer que não preparou o público ao tema através de uma visão epistemológica sobre o cuidado com a interpretação dos termos. Acabou que ele passou a focar muito mais em apresentar "provas" documentais que, veladamente, parecem mostrar sua própria negação ideológica. O reforço com essas provas, sem apresentar os cuidados epistemológicos, acabou alimentando um dragão que, na real, é um moinho de vento. Percebe-se isso pelos comentários antissemitas e anti cristão generalistas que pipocaram logo depois. Houve falha no processo de contextualização do assunto. Foi o que percebi.
Excelentíssimo trabalho! Esses temas são fáceis de se embolar por ter tantas datas, nomes e referências distintas... Mas no fim, você conseguiu fazer um vídeo muito claro e fácil de acompanhar 😊❤
Se você veio até aqui, assistiu o vídeo inteiro, abriu a descrição e viu que tem fontes consultáveis (se nao fez, faça, pois essa parte é típica do trabalho do historiador, nada é oculto, as fontes devem ser apresentadas) e MESMO ASSIM fica escrevendo absurdos e tentando defender um ponto de vista alicerçado em disputas contemporâneas (provavelmente sob influência da religião) de duas, uma: 1 - você não consegue superar a limitação ideológica que te nega o exercício da razão, te mantendo numa direcao de ceticismo irracional; ou 2 - você não sabe de história, nem de historiografia e tem que aprimorar sua capacidade de interpretação de texto, de fontes históricas etc. Francamente. É a expressão da crise do pensamento brasileiro...
Você está "pedindo demais" a essas pessoas. A maioria sequer assistiu ao vídeo, imagina consultar as fontes? Apenas pelos argumentos percebe-se que não assistiram sequer 10 minutos, pois é comum ver comentários com argumentos que são contrapostos no vídeo.
@@duardaalvesx não deixa de ser uma provocação né kkkkk sempre pego como exemplo pessoas como o prof Henrique pra que sejamos impulsionados a estudar mesmo os temas que não temos tanto domínio pra fazer o mínimo de diferença, mas é difícil mesmo...
Vocês viram a explicação no vídeo sobre o conceito de Palestina apresentado? Ele não estava falando do conceito atual de Palestina. Além disso, ele não disse que Jesus era palestino e não judeu, mas que Jesus era da Palestina, o que não exclui o fato de ele ser judeu, da terra onde havia estado o antigo Reino de Israel, ou, mais especificamente, ser da Judeia (pois nasceu em Belém) ou ser da Galileia (pois viveu a maior parte da vida em Nazaré). Eu sou potiguar, pois o meu estado é o Rio Grande do Norte, mas também sou nordestino, pois sou da região Nordeste, não são coisas excludentes. O que ele mostrou (e que é verdade), é que aquela região geográfica era conhecida como Palestina, mas também eram usados outros nomes. Além do mais, ele também não falou de um "povo palestino" como nação ou etnia (como os palestinos atuais, que são árabes), pois, na verdade, havia diferentes povos vivendo naquela região conhecida como Palestina. Diferentes autores usavam esses termos de diferentes maneiras. Alguns tratavam a Palestina como uma macrorregião, dentro da qual estava a Judeia, enquanto havia autores que usavam esses termos de outras formas, porque não havia regras muito claras e estabelecidas de nomenclatura. Inclusive, autores judeus também usavam o termo Palestina para falar daquela região, pois não havia uma posição ideológica no uso do termo. Jesus ser palestino não tem a ver com a Palestina atual, que é árabe, só quer dizer que ele era daquela região geográfica, chamada de Palestina por diversas pessoas antes de Cristo e depois de Cristo, incluindo judeus. Da mesma forma, Alexandre Magno era macedônio, mas o povo atual da Macedônia do Norte é um povo eslavo. Dizer que Alexandre Magno era macedônio não quer dizer que ele era eslavo, só faz referência ao seu local geográfico de origem. O que Henrique explicou no vídeo dele não deveria levantar nenhuma polêmica, são fatos históricos bem simples e não entram em contradição com o fato de Jesus ser judeu e galileu. Só há polêmica se a pessoa assistir ao vídeo na defensiva, com uma "barreira ideológica" levantada, entendem? Abraço! :)
O termo Palestina tem uma longa e complexa história, Há cerca de 2 mil anos, ele não era usado para descrever o território como entendemos hoje, A origem do nome Palestina" remonta aos filisteus, um povo que habitava a região costeira do atual Israel e Gaza no século 12 a.C. Eles eram inimigos dos antigos israelitas e são mencionados na Bíblia, Durante o período do Império Romano, especialmente após a revolta judaica contra o domínio romano em 70 d.C. e a destruição de Jerusalém, o imperador Adriano, em 135 d.C., renomeou a província de Judéia como Syria Palaestina Síria Palestina após suprimir a revolta de Bar Kokhba. Esse ato foi visto como uma forma de apagar a identidade judaica da região e associá-la aos antigos inimigos dos judeus, os filisteus, Assim, o nome Palestina passou a ser utilizado para descrever a região correspondente ao que hoje é Israel e os territórios palestinos.
@@ApenasVideogames Apesar de essa informação ser repetida às vezes (que Adriano renomeou aquela região para apagar a identidade do povo judeu), não há nenhum documento que afirme isso. Esse tema é bem apresentado e explicado por Henrique no vídeo, não sei se você chegou a assistir o vídeo todo. Dê uma olhada se puder.
@@glossonauta O termo Palestina deriva de Filístia, que se referia à terra dos filisteus, um povo que habitava a costa sudoeste da atual Israel e da Faixa de Gaza, Os filisteus eram conhecidos por seus conflitos com os israelitas, conforme narrado na Bíblia, O nome Palestina começou a ser utilizado pelos romanos após a conquista da região no século II d.C., como uma forma de se referir a toda a área da Judeia, Samaria e da costa filisteia, como parte de um esforço para desestabilizar a identidade judaica local após a revolta judaica, deixando notavel que então Jesus Cristo seria um judeu israelense.
Comecei a assistir o vídeo despretensiosamente e acabei me impressionando com o apanhado de fontes, a riqueza de mapas e figuras e seu encadeamento lógico para explicar. Parabéns. Meu canal é sobre geologia e geografia, mas sou um curioso e entusiasta de história. Ótimo conteúdo.
Os cristãos nos comentários dizendo que não tem nada a ver Jesus ser palestino, apenas pelo nome. Mas quando falamos que Israel de hj tbm não tem nada a ver com Israel do AT aí não aceitam. Sempre coerentes. SQN.
Na verdade Israel atual è a mesma que Israel do AT,pois se fosse assim o povo que siu do Egito não è o mesmo povo que vivia na época de Jesus. Mesma o Egito,o povo Egípcio è o mesmo povo que viveu a 2 mil anos antes de Cristo,então não faz sentido separar os povos Jesus è sim um Judeu Palestino .
@@HeliusGabriel De onde tirou isso? Do seu Cu ? Abraão fundou a religião Judaica Cristã e o povo que segue essa religião se chama Judeus entendeu agora? Nada ve com política e sim região.
@@JoaoAlceudeSouzaJr.-nc4lp Israel Moderno ocupa territórios que Israem antigo nunca houve, Israel antigo tem regiões que eles não possuem ancestralidade, sua heranca politica e social é de outro período sendo baseada do sionismo e não na herança ortodoxa (que negam o Estado)
E quando falar que a maioria dos judeus daquela região são descendentes de judeus Europeus e não Judeus semitas? É complicado, as pessoas querem apagar os fatos pra se adequar a sua visão de mundo. "Nearly half of all Israeli Jews are descended from immigrants from the European Jewish diaspora. Approximately the same number are descended from immigrants from Arab countries, Iran, Turkey and Central Asia. Over 200,000 are of Ethiopian and Indian-Jewish descent."
Que vídeo maravilhoso , 50 anos buscando informações compatível , com os livros bíblicos ,e você Henrique é uma biblioteca ambulante ,repetindo maravilhosa ,Gratidão por sua disposição de compartilhar ,com os insignificantes
a ideia de Palestina é muito ampla, e o que constitui um "palestino" vem mudando ao longo do rempo. Kant descrevia os judeus como "os palestinos entre nós", termo aue hoje não seria bem utilizado. que beleza há na história!
Excelente. Este vídeo é um exemplo do porquê um agnóstico apaixonado por leitura e História é inscrito aqui, meu único canal de temas teológicos. A seriedade e razoabilidade faz toda a diferença. ❤❤❤
Outro excelente video, fico grato que este tema foi analisado acerca da região da Palestina. Para quem quiser ou tiver curiosidade, tem um artigo acerca da identidade de Jesus como palestino na pagina história islâmica que aborda pontos como o que foi abordado no video.
Nossa, henrique, um dos melhores vídeos que já assisti no canal (e olha que todos são muito bons!) A edição e a explicação ficaram ótimas, muito sucesso!!
Não sabia que além de ser um grande jogador de futebol Adriano Imperador também era uma figura altamente polítizada, a gente aprende uma coisa nova todo dia.
@@alyssonsantos1154 não Jesus Cristo é judeu Decende de Abraão Isaque e Jacó. Os palestino atuais são árabes a mistura dos povos ismaelita, edonitas, moabitas, amonitas, amalequitas, medianitas etc
Dupla? A mãe era palestina. O pai de criação era estrangeiro. Foram pra casa de parentes no Egito pra fugir do maluco querendo matar criança, o pai verdadeiro é celestial. Esse se fosse hoje teria um passaporte mais forte que o passaporte de Singapura
Boa noite, Henrique. O que você diz sobre a historicidade dos povos descendentes de Noé (semitas, camitas, jafetitas)? Como influenciaram a história e até que ponto são historicamente confiáveis? Faria um vídeo sobre o assunto?
@@lucasdobrowniecreio que o Caio queira, seja um vídeo específico sobre a relação dos povos decente de Noé, a que ponto as histórias sobre eles são verdadeiras, etc.
@@allanvictorvictor6732 Imagino que a análise sobre a veracidade da história do dilúvio também contribui pra análise da veracidade da história de Noé e seus descendentes. Já que ambos estão ligados
Tudo mito cara.. são mitos copiados dos babilonicos, que por sua vez, copiaram de outros. Nada tem de historico na Biblia. Só o local dos exilios.. o resto é tudo LENDA
Parabéns ao canal por trazer uma discussão tão instigante sobre a questão histórica da Palestina e a identidade de Jesus! O vídeo oferece uma análise rica sobre a evolução do termo "Palestina" e sua relação com os antigos reinos de Judá e Israel, contextualizando a posse romana sobre a região. Ao esclarecer que Jesus pode ser considerado palestino geograficamente, mas com uma identidade judaica, o conteúdo nos faz refletir sobre as complexidades históricas da região. Uma abordagem informativa e esclarecedora sobre um tema amplamente debatido. ❤
Sou professor de História da rede pública, parabéns pelo trabalho! Fortalecendo nossa classe tão desacreditada, graças aos picaretas dessas redes sociais espalhando desonestidade intelectual...
Prevejo que haverá muitos israelenses sugerindo que a Palestina não existe ou que os palestinos só começaram em 1968 como resposta a essa pergunta. Acredito que isso seja semântica. Se você definir palestino como alguém nascido na região de Israel/Palestina antes da formação do Estado de Israel, então Jesus era definitivamente um palestino. As pessoas da região eram de etnias mistas. Alguns judeus, alguns romanos, alguns gregos, alguns egípcios, algumas etnias não mais reconhecidas como samaritanos, nazarenos e sumérios. O idioma comum falado era o aramaico, um precursor do árabe.
Seu comentário está parcialmente certo, porém no final peca no quesito histórico, pois contém anacronismo histórico. Sim. Jesus realmente era um palestino, porém essa designação era geográfica, não étnica (como nos dias de hoje). As pessoas da Palestina histórica eram "mistas", mas a etnia majoritária eram judeus. Os "romanos e gregos" que lá haviam, ou eram judeus helenizados, ou uma minoria muito parcelada de greco-romanos na sociedade judaica. Não há indícios históricos e arqueológicos que egípcios (em sua essência mais pura do gentílico) viviam na Palestina nestes períodos, se sim, eram provavelmente de maioria judaica, só que oriundos de Alexandria, ou seja, eram judeus helenizados. Os samaritanos eram basicamente judeus mestiços com assírios, babilônicos, persas e os povos indo-europeus após a queda de Judá por Nabucodonosor, ou seja, embora ainda fossem miscigenados, eram judeus - mas os "verdadeiros" judeus enxergavam eles [samaritanos] com maus olhos, tanto pelo sincretismo religioso quanto pela miscigenação. Os nazarenos eram judeus, mas faziam parte de um grupo específico com práticas religiosas e culturais distintas. O termo "nazareno" tem diferentes conotações, dependendo do contexto histórico e religioso. Eram judeus, mas só recebem este gentílico porquê são oriundos de Nazaré/Galiléia. Sumérios? Os sumérios basicamente desapareceram como um povo/etnia em meados de 2300-2500 a.C., se você quer dizer povos fragmentados que surgiram da Suméria, como os assírios e os babilônios, não. O povo sumério foi, com o passar dos milênios, foram assimilados a outros povos da Mesopotâmia. Se houveram outros povos na Palestina histórica no tempo de Jesus por exemplo (33 d.C.), eram nativos do mediterrâneo. Por exemplo, no Novo Testamento, Jesus curou a filha de uma mulher Siro-Fenícia, porém ela estava fora dos limites da região geográfica da Palestina. Jesus muito provavelmente encontrou-se com ela na Síria.
Palestina na época de Jesus em sua maioria era composta por judeus. Professor comunista tá trazendo confusão em sala de aula só para justificar ód1o contra jud3us.
O reino de Israel, enquanto existiu na antiguidade correspondia apenas uma parte da região da palestina. Não pode ser usado como sinônimo, territorialmente falando, naquele contexto.
Desde criança eu sonhava em traduzir a bíblia do zero, pois sabia que tinha muita coisa errada ali... O professor Osvaldo, na TENDA DO NECROMANTE aqui no UA-cam tá fazendo esse trabalho. Bora lá dar uma força! Queria muito ver a comunidade de ateus e desigrejados bombar o canal dele este mês se inscrevendo e maratonando!! 👍😉😎🤙
Vídeo muito bom, didático e necessário ! Não existe contradição alguma em dizer que Jesus era judeu e palestino, pois é necessário entender oque era Palestina e oque significava ser palestino naquele contexto histórico. Acredito que muito dessa confusão surgiu com ascenção dos nacionalismos e consequentimente do surgimento dos estados nacionais com fronteiras delimitadas e poder centralizado como temos hoje. Um exemplo muito interessante é a disputa que existe na reivindicação entre gregos e macedônios atualmente sobre a ''nacionalidade'' de Alexandre o Grande.
Muito obrigado por compartilhar teu conhecimento! Cada vídeo que assisto percebo a dedicação e a seriedade na forma como você produz o conteúdo! Mais uma vez, muito obrigado!
Por que a colônia judaica em Jerusalém ficava na Judéia. Simples. não há um texto antigo sequer dizendo que Jerusalém ficava na Palestina, mas ficava na antiga terra dos Jebuseus.
@@rafaelvilas4230 tem mais documentos falando de Jesus do que de Aristóteles. Tem mais documentos citando Jesus do que César. Tem mais documentos sobre Jesus do que Alexandre o Grande. Não temos nada concreto sobre Eratóstenes e até hoje é usado como referência em medir o tamanho da terra na Grécia. Se for usar sua régua para determinar o que existiu e o que não existiu então volte a todos personagens históricos e aplique a mesma regra. Se fossem analisar a história como procuram erros na bíblia teriam de negar a história toda. A começar por Negro estar ou não em Roma quando a mesma pegou fogo, pois há 3 relatos distintos e nenhum concorda com o outro.
Cara, até agora esse canal é o melhor de história daqui do UA-cam. Cheguei aqui por conta do canal Epifania Experiência. Parabéns pela sua paciência em responder pessoas que só vomitam a primeira coisa que elas enxergam na internet
Tem que ter paciência e coragem para tocar nesse assunto. As pessoas costumam buscar as "evidências" que favoreçam o que elas querem acreditar. É difícil pra muitos abrir a mente para novos fatos, principalmente quando o assunto é complexo e nebuloso.
A verdade é somente uma e muito simples: Jesus é um mito romano, uma copia e mistura de varios deuses. Nunca houve tal homem e se houvesse, seria ADORADO EM VIDA COMO O MAIOR DE TODOS e não morto como um mendigo
@@rafaelvilas4230tem tantas evidências históricas de Jesus quanto Sócrates ou Platão, negar a existência de Jesus sem negar a existência de ambos os filósofos e sem sentido
Na verdade ele só pontuou sobre a origem do nome da região. Ele sequer mencionou qualquer povo “palestino”. O ponto é que tentam apagar a identidade judaica de Jesus pra de alguma forma tentar invalidar a presença judaica naquela região, que é milenar, como comprova história e arqueologia. Os filisteus do Sec VII AC não tem nada a ver com os árabes palestinos de hoje em dia.
@@eddiecampelo Não ficou claro o suficiente que os judeus pertenciam à aquela região também ? Você não conseguiu assistir o vídeo ? Sinto muito se a existência de Israel te irrita tanto. O Estado judaico é histórico, e tem o direito de existir e só não existe em paz, porque os terroristas não permitem. Por isso há guerra. Enfim, preguiça desse papo.
Bacana demais o vídeo. É importante demais divulgar esse conhecimento que ajuda a mitigar a falta de informação e despolarizar algumas cabecinhas desinformadas.
Caramba! Eu já tinha ouvido falar que esse termo foi usado por Heródoto, mas não sabia que ele era tão difundido assim, muito obrigado pelas informações!
Palestina se refere à Terra dos Filisteus, que é mais ou menos onde é a Faixa de Gaza hoje. O termo é muito antigo, mas falar que toda a região que englobava o Reino da Judeia era chamada de Palestina é forçar demais.
12:48 Aristóteles usa o termo "palestina" ao se referir ao local onde está o mar morto, fica relativamente longe de Gaza. É como o Pomponius escreveu, a região é chamada por diferentes nomes em diferentes lugares
Parabéns professor, nada melhor que uma boa pesquisa histórica para derrubar os mitos religiosos que continuam a separar os povos até hoje. Pena que os obtusos fundamentalistas careçam de capacidade intelectual para entenderem um fato tão bem explicado.
Henrique, você conhece o canal UsefulCharts? É um canal gringo que fala muito sobre história das religiões, principalmente as abraamicas. É uma historicidade numa pegada mais acadêmica também. Tem um vídeo dele muito interessante sobre Gaza e quem dominou a região por mais tempo.
Devia passar mesmo, já escutei vindo de conhecidos essa fake de que Roma mudou o nome. Essas pessoas acham que a história começou na época de Jesus... E esquecem que o nome Palestina está ligado a Filístia, não tem nada a ver com o islã. Querem projetar conflitos contemporâneos para milênios no passado.
Você já fez um vídeo sobre o que exatamente os romanos pensavam dos povos que conquistavam? Superficialmente, parecia haver um pouco de tribalismo e segregacionismo em certas regiões, enquanto em outras as relações eram mais híbridas e multiculturais. Como os romanos lidavam com essas interações étnicas?
@@antonioamaral3896 , os romanos, acima de tudo, eram uma etnia. Até o fim do Império Romano do Ocidente, eles d3sc0nf1av4m de soldados e generais sem essa ascendência, mesmo com a cristianização crescente. A parte Oriental do Império continuou a falar grego e manter influência helênica de Alexandre. Por mais que eles absorvessem os deuses no seu panteão, havia remanescentes de elite local, costumes a depender da região (uso de maquiagem por homens, menor s3gr3g4cã0 espacial de gênero), verem antepassados como protetores do seu lar, a própria linhagem que os faziam ter 4nt1p4t1a e até 0j3r1z4, mesmo tendo aparência parecida. A época sempre varia num fator pra 8 ou 80
HERÓI DE TODA UMA NAÇÃO. muito obrigado por trazer elucidações tao precisas referente a um assunto tão barulhento quanto esse... sempre muito cirúrgico, professor. grato
Incrível como tem um pessoal q faz críticas q não são construtivas, julgando o Henrique e ainda assim no final conseguem estar erradas no próprio argumento que utilizam
Você é um professor incrível !!! Gosto muito dos conteúdos e do seu jeito respeitoso. Para mim é : Jesus era Judeu, porque nasceu de baixo da cultura judaica, seguiu a religião judaica e tinha pais judeus. Ele ter nascido na Palestina, não exclui isso.
Ninguém disse que exclui... É simples, se você é Cristão/Judeu/Adventista seja lá qual for sua religião, estado que nasceu, cidade, não importa, não muda o fato que você nasceu no Brasil e portanto é brasileiro(a). Portando não irá mudar o fato de que Jesus era Palestino. Entendeu? Era só ter visto até o final, que ele diz exatamente isso.
Perfeito, ficou muito claro, mesmo com tantas observações. Jesus era um Judeu que nasceu na região da Palestina, que dentro dessa mesma região se localizava a Judeia.
Uma pergunta sincera: mesmo considerando todo o histórico relacionado à nomenclatura da região, faz sentido dizer que Jesus era palestino? Esse tipo de "gentílico" relacionado meramente à localização geográfica do nascimento da pessoa não é um conceito moderno? Nesse sentido, daria pra também chamar Jesus de "romano", por exemplo, já que nasceu na região do Império, mas penso que a nacionalidade dele depende do povo ao qual pertence e não dessas questões geográficas.
@@xavierleo2265 na verdade não responde não. Sua suposição está errada. Eu vi o vídeo inteiro sim e nem foi acelerado nem nada. Agora, se o amigo tem certeza de que minha pergunta já está respondida no vídeo, ficaria grato se pudesse me falar a respeito ou pelo menos marcar aqui em qual momento do vídeo é falado sobre esse ponto.
Chamar ele de romano não seria correto, ser cidadão romano não é simplesmente uma questão geográfica igual a essa questão da Palestina. Romano era um status dado a algumas pessoas de Roma (e de algumas outra regiões e contextos). Sou professor de História.
📜 Referências na descrição.
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoriaDiaCliente2024
Use o cupom ESTRANHA15 para 15% desconto na loja. (Até 22/09!)
O criador de Jesus era, já que foi expulso de lá. Flavius Josephos. Ele criou tudo.
Video excelente, mas me permita uma pequena correção, em 5:11 Pompeu teria vivido de 106 A.C. a 48 também A.C., no video está D.C.
Pergunta; porque o senhor não referiu o nome canaã??
Faz um vídeo sobre filósofos que não sabemos se existiram de verdade.
Prezado, Herodes não era Judeu. Os Macabeus (eram da Tribo de Levi) e "reintegraram" os afastados, ou Vermelhos, povo ao Sul do Mar Morto. Jesus deixa de ser Palestino, sua etnia é Judaica como Sol a pino, da tribo do Leão Azul. Os Vermelhos afastados vivem no anonimato e eles tomaram para si, via dominância política e econômica a responsabilidade de cuidar do templo como Levitas fossem, substituindo os Saduceus. Parte-se da Divisão das terras entre 12 tribos que eram 13, quando iam com suas tendas para o deserto.
O melhor do Henrique que ele "bate nos haters" com uma classe.
o Henrique é ALTO nível
Deu pra notar na fala do Henrique durante todo o vídeo a 'delicadeza' com que se deve tratar de assuntos que podem ferir sentimentos de uma imensa torcida organizada.
Que se contorçam à vontade, o vídeo ficou excelente!
A única coisa estranha aqui é que seu texto, com ironiazinha adolescente, sugere fortemente que você faz parte da torcida organizada contrária à citada por você. Vocês são todos iguais (espero que entenda isso da forma mais cruel e ofensiva possível), não deveriam se provocar.
KKKKKKKKKKKK@@g.vitor4063
@@g.vitor4063Que tolice!
@@g.vitor4063 , vc se contorce muito bem, um dos melhores desempenhos que já vi, parabéns!
@@g.vitor4063kkkkk sentiu aí né
Henrique, quanta coragem para abordar esse tema tão importante nessa época tão difícil!
Coragem porque? É sense comum todos conhecem napoleão mas ninguém sabe do império Otomano ou do Binzatino. Israel biblicos deaapareceu faz teeeeempo
@@beatrizelizabethnunes4011 E você disse que o império romano jamais gostaria de acabar com a identidade judaica, durante todas as três revoltas judaicas os imperadores romanos não só mudaram o nome para Palestina sob todas as terras israelitas como também a proibição da circuncisão que Isso foi visto como uma tentativa de apagar a identidade judaica, além da Construção de uma cidade romana em Jerusalém, Além disso era planejado construir um templo dedicado ao deus romano no local onde o segundo templo judaico havia sido destruído, para os judeus jerusalém era o centra de sua cultura, e a transformação da cidade em um local romano foi vista como um grande problema.
Tema importante?
hahahahahahahaahh povo ta desocupado mesmo
@@user-rv9um5xc3r Então pq ta aqui?
@@user-rv9um5xc3r ? você acha q um tema que chega num genocídio acontecendo ao vivo na internet n é importante ?
O erro dos comentários que estão discordando é que eles estão tomando Palestina como o termo que se refere a uma nação ou povo, mas é apenas o nome dado a uma região por determinados povos. Dentro da Palestina existiu diversos povos, tribos, culturas e reinos diferentes. Eu sou sul-americano, mas não existe um país chamado América do Sul, é apenas como chamamos essa região cheia de povos diferentes.
No tempo de Jesus não havia muçulmanos. A palestina era habitada por judeus, era chamada de Judeia, a terra dos judeus. Muitos dos palestinianos de hoje são descendentes de Judeus. Dizer que Jesus era Palestino é como dizer que Viriato era Português.
@@Cobalt1520Se você nasce no Brasil você é brasileiro, apenas por questões geográficas. Jesus nasceu na região geográfica denominada Palestina, logo, obviamente ele é palestino.
Ele possuía ascendência judaica pela sua genealogia. Seguindo o mesmo exemplo, quem nasce no Brasil e é descendente de português, é brasileiro ou português?
@@Cobalt1520muitos são descendentes de judeus e mesmo assim os fariseus os assassinam. Judeus mataram jesus também
@@raphaelsouza4685 Ele não possuia ascendencia judaica, ele ERA JUDEU.
Na altura a palestina não era a mesma de hoje. Era habitada por pessoas diferentes. Palestina foi o nome que os Romanos deram à região, nem sequer era o nome que os locais lhe davam, que era Judeia. Quanto ao exemplo, não tem nada a ver com o meu. Eu estou a dizer que alguém no passado não pode mudar a sua identidade para algo que só existe no presente. Você está a dizer que alguém do presente não pode mudar a sua identidade para algo do passado (por acaso pode). Claro que quem nasce no Brasil é Brasileiro. Mas quem nasceu na judeia há 2000 anos não pode mudar a sua identidade para algo que só existe hoje (2000 anos depois).
@@Cobalt1520 Mano, parece que você nem assistiu o vídeo. Não foi Roma quem colocou o nome, esse nome é mais antigo do que o próprio Jesus, séculos de citações antes de Cristo. Inclusive, os próprios judeus chamavam a região de Palestina (vide o Josefo, possivelmente maior historiador em termos de povo hebreu e antiga era). Agora, um erro grotesco é dizer que alguém estaria mudando a identidade, e não, as pessoas podem pedir a dupla nacionalidade. No caso de Jesus, mesmo seguindo a sua lógica, não seria judeu, pois ele não nasceu na Judéia. Isso faz sentido? Definitivamente NÃO! Precisa considerar outros aspectos, cara...
Henrique, também sou pesquisador. Fico feliz e ver como as pessoas adoram os seus vídeos e as vezes nem sabem que ele nada mais é que uma apresentação científica. É uma maravilha ver as pessoas gostando de ciência sem nem perceber. Você é muito talentoso, muito habilidoso. Imagino o prazer em fazer parte da sua banca de doutorado. Parabéns!
Concordo. Sou doutor em História, já com uma longa carreira, e corroboro o que vc escreveu acima.
ele é um ótimo comunicador!!!
Eh mas neste vídeo em específico ele foi tendencioso….
Porque ele não puxou pro seu lado? Pfv ne cara! O rapaz ai e acadêmico da área faz anos, traz sempre varias referências nos videos, faz toda uma produção com cuidado prestando atenção nos detalhes justamente para não ser ou parecer tendencioso e vem lá você que ninguém sabe o que é e nem o que lê ou ao menos se lê ne?! Desqualificar o trabalho do historiador, o mínimo e ter bom senso ne!@@NeoSamp
@@NeoSampessa sua frase não diz absolutamente nada, "trollagem" pura, se vc vai criticar o trabalho de alguém, o mínimo é embasar o seu argumento pontuando as passagens em que ele o fez.
Sou numismata, muito bacana usar moedas pra ilustrar partes do seu texto... de fato as moedas contam a história do mundo, por isso gosto tanto dessa área!
como eu faço para me tornar um numismata ?
OK, agora quero saber se posso fazer especialização nisso em História da Economia kkk
É incrível como todos os vídeos desse canal são perfeitos. O roteiro, as pesquisas, a edição e as imagens. E tudo feito com muito capricho ❤❤❤ é melhor canal de história do UA-cam.
O canal é muito bom mesmo! Mas este vídeo em específico ele pisou no tomate… o único vídeo com imprecisões do canal … o único que não gostei
@@NeoSamp pisou mesmo. E talvez tenha sido proposital
Vcs q discordam dele, teriam algum contraponto embasado em alguma fonte q não seja o Antigo Testamento? Pergunta sincera
@@fabimad7 O termo Palestina deriva de Filístia, que se referia à terra dos filisteus, um povo que habitava a costa sudoeste da atual Israel e da Faixa de Gaza, Os filisteus eram conhecidos por seus conflitos com os israelitas, conforme narrado na Bíblia, O nome Palestina começou a ser utilizado pelos romanos após a conquista da região no século II d.C., como uma forma de se referir a toda a área da Judeia, Samaria e da costa filisteia, como parte de um esforço para desestabilizar a identidade judaica local após a revolta judaica, deixando notavel que então Jesus Cristo seria um judeu israelense.
@@ApenasVideogames E as suas referências imparcias? Cadê?
Desde que conheci seu canal há uns 2 meses, depois de uma indicação do próprio UA-cam, nao perdi um video e ainda maratono os antigos. Excelente conteúdo!
Vrdd tu sabes Q aluguei um lugar por aqui estou no caminho de apoiadora do canal, me representa tua tua declaração, abraço!
mto bom mesmo
@@avaentrepáginas?
Toda vez que eu ouvia a a frase Adriano Imperador minha mente automaticamente lembrava do jogador de futebol kkkkkkkkkkkkk
Che confusione sara perche tifiamo
@@caxaoriginal eu tbm 😅
Nossaaaa , que bosta de comentário 😂😂
@@patrukj un giocatore che tira bombe a mano
"E dai ? Cadê minha felicidade ?"
Obrigada por esse vídeo, Henrique!! Queria muito que o povo do qual eu sou uma deles (crentes, cristãos, evangélicos) ouvissem tudo isso. Tenho certeza que vai ajudar muita gente a entender, assim como me ajudou. Vou compartilhar 🙏🏽
Esse povo não engole fácil esses enganos. Não é porque Belém da Judéia está sob ocupação palestina significa que Jesus era um palestino, aliás, naquela época, nem mesmo o termo Palestina existia na bíblia. Cuidado com esses vídeos, pois nesse mesmo canal, o rapaz tentou negar a realidade da passagem da mulher adúltera. Talvez pessoas como ele, tenham problemas com a fé cristã, ou com a veracidade dos fatos bíblicos.
@@claytonsp08 mano, Jesus era palestino tanto quanto você é SULAMERICANO. Para de bobagem
@@claytonsp08 Não é pq o termo não consta na bíblia que ele não existia. Não tem testemunho maior da verdade do que historiadores JUDEUS DA ANTIGUIDADE confirmando o que eles viam e ouviram na época, e vc que tem ZERO estudo de verdade e acredita na propaganda ideológica moderna nega a realidade e quer saber mais do que os caras só pq o paxtô falou o contrário... E se vc não sabe, os palestinos "atuais" são geneticamente judeus, eles simplesmente não fizeram parte da diáspora e assimilaram a nova religião que se impôs, não foram todos os judeus que fugiram de lá na época do domínio romano ou do cerco de jerusalém, muita gente FICOU e seus descendentes estão lá desde então. São filhos de Abraão do mesmo modo .
@caomunistadoggo4129 Quem está falando bobagem é você cara. Jesus era judeu, pois nasceu em Belém da Judéia. Se fosse hoje, Ele seria um palestino, porque hoje Belém está sob ocupação palestina, mas em geral, aquela terra é de Israel.
Feliz por vc não fazer parte da massa de manobra que engole goela abaixo o que qualquer um que supostamente por ter “autoridade espiritual” diz que é verdade. história se aprende com historiadores, assim como medicina com médicos etc. isso é conhecimento.
É incrível que todos os vídeos do Estranha História são magníficos. Tudo é feito maravilhosamente bem, da narração ao roteiro, das imagens à edição. Não perco nenhum vídeo desse canal, porque sei será uma obra prima.
Imagens CORENTES!! Desde que acompanho o Henrique frequentemente é de longa data acabou que criei até um “filtro” pra imagens que as pessoas põe graças a ele, pq tem tanta coisa que usam pra mostrar que não faz sentido nenhum com o roteiro…. Gosto muito do canal A MODISTA DO DESTERRO também, ela fala de história de como as roupas tiveram um papel importantíssimo ao longo dos séculos, mas um papel que tem sua documentação diferente de como eram documentadas guerras e assuntos políticos, por mais que em moda, também seja feita MUITA política
A coerência do Henrique é impecável, sempre falando fatos e muito bem embasados, e quando da uma opinião avisa que é apenas uma opinião. Excelente como sempre.
Uma questão que não entendo: por que essa é uma pergunta controversa? Eu não consigo enxergar absolutamente nenhum problema em dizer que Jesus era palestino.
É controversa pq o lobby si0nista tenta por anos apagar a história da Palestina pra tentar legitimar a colonização da região.
Sinto que hoje em dia Israel seria uma "Palestina judia" e Palestina seria uma "Palestina muçulmana".
Então dizer que Jesus era Palestino soa, para algumas pessoas, como dizer que Jesus era muçulmano.
Pq hoje em dia, por causa da repartição entre Israel (Judeus) e Palestina (Mulçumanos), ser palestino significa ser mulçumano.
Vários cristãos fundamentalistas acreditam que eles têm alguma conexão com o estado de Israel, ao ponto de acreditarem que judeus são proto-cristãos, ou até mesmo cristãos, dependendo do grau de alienação e burrice. Alguns grupos vêem conexões escatológicas com a existência de um estado de Israel judeu. Como tudo isso se alia à falta de conhecimento histórico e a questões identitárias atuais, em que os árabes palestinos são inimigos inumanos, falar que Jesus seria palestino, soa profundamente ofensivo a eles.
Isso ocorre porque vários cristãos fundamentalistas acreditam que eles têm alguma conexão com o estado de Israel, que judeus seriam proto-cristãos, ou até mesmo cristãos, a depender do grau de alienação e burrice. Vários grupos vêem conexões escatológicas com a existência de um estado de Israel judeu. Assim, por questões identitárias atuais e por falta de conhecimento histórico, associam o termo "Jesus palestino" com muçulmanos, e dado que tratam árabes palestinos como inumanos, isso soaria ofensivo a eles.
Fascinante. Incrível como a história não nos deixa mentir. E mesmo qdo ela não é conclusiva ainda assim desmente as narrativas distorcidas de hoje
Se existe distorções históricas(muito comum, aliás) a única culpa são dos marxistas, que tomaram controle das instituições de ensino ocidental. Para cumprir agenda da revoluçã0.
Perfeitas as suas aulas, o cuidado com as referências. Assisto com meu filho, que gosta de geografia e história, assim como eu. Parabéns pelo trabalho, e muito grata!
Fontes das pessoas que estão "Refutando" o Henrique : Brasil Paralelo e Silas Malafaia.
Vc é Brasileiro ou Colono Português amigo?
@@FireFire-ow4coq essa pergunta tem a ver
@juan9090yo se vc não entendeu a analogia eu não sei oque te falar.
@@FireFire-ow4co não faz nenhum sentido com o tema. Palestina era a região, que tem a ver com a colonização portuguesa?
@juan9090yo qual era o Nome do Brazil quando antes de SER Brasil?
Pindorama, esse era o Nome usado pelos que MORAVAM aki antes dos Portugueses estabelecerem completo controle, quando eles estabeleceram completo controle, passou a ser conhecido por Colonia Portuguesa.
E em 1815 mudou denovo e passou aser conhecido como "Estados Unidos de Portugal, Brazil e Algarves".
Pra finalmente virar Emperio do Brazil.
E depois apenas Brazil.
Qual era o Nome da região da Syria Palestina?
Canaan, depois Israel, depois Judea,
esses Nomes eram os Nome usado pelos NATIVOS e até mesmo pelos romanos.
O Nome Syria-palestina so veio a existir DEPOIS da revolta Judaica de Kokhba.
E esse mesmo Nome veio a mudar várias vezes depois disso até finalmente virar "Mandatory Palestine" que depois viria a ser oque é Hoje Palestina.
Alguma dúvida?
Muito bem explicado, acho que muitos não assistem até o final e ja saem falando besteira. Obviamente o sentido do termo Palestina hoje é diferente do passado, hoje é um estado Palestino não se usa mais o termo para a região toda como era antes da criação do estado de Israel, portanto Jesus era cidadão da Judeia que estava na região da palestina, era Judeu tanto na religião como na cidadania, mas também palestino, como somos Brasileiros mas também Sulamericanos ou Latino-americanos. Hoje o palestinos é o cidadão do estado ou equivalente a um estado da Palestina. Não confundir Território, Nação e Religião, pois há pouquíssimos cristãos e judeus palestinos pois vivem na atual palestina bem como há muitos muçulmanos Israelenses pois vivem em Israel.
@@henriquecordeirodemacedo1982 O pessoal não tem QI para entender isso...
Não existia árabes na Judeia/Palestina na época de Jesus... Islã é fenômeno do século VIII DC em diante. Professores estão fazendo confusão em sala de aula para justificar ódi0 contra os judeus. Ali sempre foi território de Israel.
Excelente!!!
Então porque o Israel antigo não pode ser diferente do atual? Os atuais são mais europeus
Meu caro, isso está simples. Acho que faltou ao historiador ter mais objetividade em deixar esses pontos epistemológicos mais esclarecidos antes de pormenorizar sobre os "fatos" históricos em sua apresentação. Um lugar ser denominado por um determinado nome pode ter n significados. Basta citar a região amazônica com seu nome tendo origem em uma mitologia grega devido a crença equivocada de um explorador europeu sobre indígenas masculinos. O nome está lá, mas...! Acho que faltou um pouco de humildade ao rapaz em reconhecer que não preparou o público ao tema através de uma visão epistemológica sobre o cuidado com a interpretação dos termos. Acabou que ele passou a focar muito mais em apresentar "provas" documentais que, veladamente, parecem mostrar sua própria negação ideológica. O reforço com essas provas, sem apresentar os cuidados epistemológicos, acabou alimentando um dragão que, na real, é um moinho de vento. Percebe-se isso pelos comentários antissemitas e anti cristão generalistas que pipocaram logo depois. Houve falha no processo de contextualização do assunto. Foi o que percebi.
Essa é uma longa história! Parabéns pelo excelente vídeo. Muito bom mesmo.
Amei o video, as referências e todos os mapas e demais documentações históricas.Muito obrigada Dr. ESTRANHA.
Excelentíssimo trabalho! Esses temas são fáceis de se embolar por ter tantas datas, nomes e referências distintas... Mas no fim, você conseguiu fazer um vídeo muito claro e fácil de acompanhar 😊❤
Se você veio até aqui, assistiu o vídeo inteiro, abriu a descrição e viu que tem fontes consultáveis (se nao fez, faça, pois essa parte é típica do trabalho do historiador, nada é oculto, as fontes devem ser apresentadas) e MESMO ASSIM fica escrevendo absurdos e tentando defender um ponto de vista alicerçado em disputas contemporâneas (provavelmente sob influência da religião) de duas, uma:
1 - você não consegue superar a limitação ideológica que te nega o exercício da razão, te mantendo numa direcao de ceticismo irracional; ou
2 - você não sabe de história, nem de historiografia e tem que aprimorar sua capacidade de interpretação de texto, de fontes históricas etc.
Francamente. É a expressão da crise do pensamento brasileiro...
Você está "pedindo demais" a essas pessoas. A maioria sequer assistiu ao vídeo, imagina consultar as fontes? Apenas pelos argumentos percebe-se que não assistiram sequer 10 minutos, pois é comum ver comentários com argumentos que são contrapostos no vídeo.
@@duardaalvesx não deixa de ser uma provocação né kkkkk sempre pego como exemplo pessoas como o prof Henrique pra que sejamos impulsionados a estudar mesmo os temas que não temos tanto domínio pra fazer o mínimo de diferença, mas é difícil mesmo...
Acho uma falácia dizer que o Imperador Adriano mudou o nome da região. Ele nunca se preocupou com estas questões. Ele só queria jogar bola.
😂😂😂😂😂
Vocês viram a explicação no vídeo sobre o conceito de Palestina apresentado? Ele não estava falando do conceito atual de Palestina.
Além disso, ele não disse que Jesus era palestino e não judeu, mas que Jesus era da Palestina, o que não exclui o fato de ele ser judeu, da terra onde havia estado o antigo Reino de Israel, ou, mais especificamente, ser da Judeia (pois nasceu em Belém) ou ser da Galileia (pois viveu a maior parte da vida em Nazaré).
Eu sou potiguar, pois o meu estado é o Rio Grande do Norte, mas também sou nordestino, pois sou da região Nordeste, não são coisas excludentes.
O que ele mostrou (e que é verdade), é que aquela região geográfica era conhecida como Palestina, mas também eram usados outros nomes.
Além do mais, ele também não falou de um "povo palestino" como nação ou etnia (como os palestinos atuais, que são árabes), pois, na verdade, havia diferentes povos vivendo naquela região conhecida como Palestina.
Diferentes autores usavam esses termos de diferentes maneiras. Alguns tratavam a Palestina como uma macrorregião, dentro da qual estava a Judeia, enquanto havia autores que usavam esses termos de outras formas, porque não havia regras muito claras e estabelecidas de nomenclatura.
Inclusive, autores judeus também usavam o termo Palestina para falar daquela região, pois não havia uma posição ideológica no uso do termo.
Jesus ser palestino não tem a ver com a Palestina atual, que é árabe, só quer dizer que ele era daquela região geográfica, chamada de Palestina por diversas pessoas antes de Cristo e depois de Cristo, incluindo judeus.
Da mesma forma, Alexandre Magno era macedônio, mas o povo atual da Macedônia do Norte é um povo eslavo. Dizer que Alexandre Magno era macedônio não quer dizer que ele era eslavo, só faz referência ao seu local geográfico de origem.
O que Henrique explicou no vídeo dele não deveria levantar nenhuma polêmica, são fatos históricos bem simples e não entram em contradição com o fato de Jesus ser judeu e galileu.
Só há polêmica se a pessoa assistir ao vídeo na defensiva, com uma "barreira ideológica" levantada, entendem?
Abraço! :)
up
O termo Palestina tem uma longa e complexa história, Há cerca de 2 mil anos, ele não era usado para descrever o território como entendemos hoje, A origem do nome Palestina" remonta aos filisteus, um povo que habitava a região costeira do atual Israel e Gaza no século 12 a.C. Eles eram inimigos dos antigos israelitas e são mencionados na Bíblia, Durante o período do Império Romano, especialmente após a revolta judaica contra o domínio romano em 70 d.C. e a destruição de Jerusalém, o imperador Adriano, em 135 d.C., renomeou a província de Judéia como Syria Palaestina Síria Palestina após suprimir a revolta de Bar Kokhba. Esse ato foi visto como uma forma de apagar a identidade judaica da região e associá-la aos antigos inimigos dos judeus, os filisteus, Assim, o nome Palestina passou a ser utilizado para descrever a região correspondente ao que hoje é Israel e os territórios palestinos.
@@ApenasVideogames Apesar de essa informação ser repetida às vezes (que Adriano renomeou aquela região para apagar a identidade do povo judeu), não há nenhum documento que afirme isso. Esse tema é bem apresentado e explicado por Henrique no vídeo, não sei se você chegou a assistir o vídeo todo. Dê uma olhada se puder.
@@glossonauta Mas não é só porque não esta documentado que signinifica que não tenha ocorrido, é só ligar os pontos
@@glossonauta O termo Palestina deriva de Filístia, que se referia à terra dos filisteus, um povo que habitava a costa sudoeste da atual Israel e da Faixa de Gaza, Os filisteus eram conhecidos por seus conflitos com os israelitas, conforme narrado na Bíblia, O nome Palestina começou a ser utilizado pelos romanos após a conquista da região no século II d.C., como uma forma de se referir a toda a área da Judeia, Samaria e da costa filisteia, como parte de um esforço para desestabilizar a identidade judaica local após a revolta judaica, deixando notavel que então Jesus Cristo seria um judeu israelense.
Comecei a assistir o vídeo despretensiosamente e acabei me impressionando com o apanhado de fontes, a riqueza de mapas e figuras e seu encadeamento lógico para explicar. Parabéns. Meu canal é sobre geologia e geografia, mas sou um curioso e entusiasta de história. Ótimo conteúdo.
Os cristãos nos comentários dizendo que não tem nada a ver Jesus ser palestino, apenas pelo nome.
Mas quando falamos que Israel de hj tbm não tem nada a ver com Israel do AT aí não aceitam.
Sempre coerentes. SQN.
Na verdade Israel atual è a mesma que Israel do AT,pois se fosse assim o povo que siu do Egito não è o mesmo povo que vivia na época de Jesus. Mesma o Egito,o povo Egípcio è o mesmo povo que viveu a 2 mil anos antes de Cristo,então não faz sentido separar os povos Jesus è sim um Judeu Palestino .
"Judeu" é uma construção político-social.
@@HeliusGabriel De onde tirou isso? Do seu Cu ? Abraão fundou a religião Judaica Cristã e o povo que segue essa religião se chama Judeus entendeu agora? Nada ve com política e sim região.
@@JoaoAlceudeSouzaJr.-nc4lp Israel Moderno ocupa territórios que Israem antigo nunca houve, Israel antigo tem regiões que eles não possuem ancestralidade, sua heranca politica e social é de outro período sendo baseada do sionismo e não na herança ortodoxa (que negam o Estado)
E quando falar que a maioria dos judeus daquela região são descendentes de judeus Europeus e não Judeus semitas? É complicado, as pessoas querem apagar os fatos pra se adequar a sua visão de mundo. "Nearly half of all Israeli Jews are descended from immigrants from the European Jewish diaspora. Approximately the same number are descended from immigrants from Arab countries, Iran, Turkey and Central Asia. Over 200,000 are of Ethiopian and Indian-Jewish descent."
Que vídeo maravilhoso , 50 anos buscando informações compatível , com os livros bíblicos ,e você Henrique é uma biblioteca ambulante ,repetindo maravilhosa ,Gratidão por sua disposição de compartilhar ,com os insignificantes
lembrando que tu n precisa acreditar em nada que ele diz, a descrição está com as fontes para quem quiser ler mais profundamente.
@@tsarmond Obrigado por sua gentileza
a ideia de Palestina é muito ampla, e o que constitui um "palestino" vem mudando ao longo do rempo. Kant descrevia os judeus como "os palestinos entre nós", termo aue hoje não seria bem utilizado. que beleza há na história!
A história da tora está escrito isso? Se não tiver não é,
"Estás a pagar pedágio ideológico" disse o cara pagando pedágio ideológico 😂😂😂😂
melhor parte do video!! ahaha... (zuera, a parte que nos informa eh melhor, mas aquela tb foi muito boa!)
Um pedágio caro numa estrada esburacada e de pista simples, mas quem reclama é comunista e satanista.
Excelente. Este vídeo é um exemplo do porquê um agnóstico apaixonado por leitura e História é inscrito aqui, meu único canal de temas teológicos. A seriedade e razoabilidade faz toda a diferença. ❤❤❤
❤ Vídeo especial de 500 k prof
Meio milhão de apaixonados por história e arqueologia
Outro excelente video, fico grato que este tema foi analisado acerca da região da Palestina.
Para quem quiser ou tiver curiosidade, tem um artigo acerca da identidade de Jesus como palestino na pagina história islâmica que aborda pontos como o que foi abordado no video.
Mas os judeus são iguais nesse sentido aí kkk inclusive até crucificaram jesus kkkk@MichaelMayor-i5x
combatendo ignorância com conhecimento amo esse canal
A mais bem fundamentada explicação sobre a origem do nome Palestina.
Que aula magna, Henrique!
Seu vídeo e análise são, simplesmente, perfeitos!
O importante é que Jesus veio ao mundo e sou muito feliz em seguir ele eternamente.
Belíssimo trabalho, professor, como sempre! Você já é um dos grandes nomes da história pública brasileira no UA-cam! Abraço
Nossa, henrique, um dos melhores vídeos que já assisti no canal (e olha que todos são muito bons!)
A edição e a explicação ficaram ótimas, muito sucesso!!
Não sabia que além de ser um grande jogador de futebol Adriano Imperador também era uma figura altamente polítizada, a gente aprende uma coisa nova todo dia.
Assistir os vídeos do Estranha História virou um hábito. Parabéns Henrique!
Tá, pra acabar com a confusão, vamos supor que Jesus tinha dupla nacionalidade
É quase isso, apesar de que não existia esse conceito na época
@@alyssonsantos1154 não Jesus Cristo é judeu Decende de Abraão Isaque e Jacó. Os palestino atuais são árabes a mistura dos povos ismaelita, edonitas, moabitas, amonitas, amalequitas, medianitas etc
Dupla? A mãe era palestina. O pai de criação era estrangeiro. Foram pra casa de parentes no Egito pra fugir do maluco querendo matar criança, o pai verdadeiro é celestial. Esse se fosse hoje teria um passaporte mais forte que o passaporte de Singapura
O vídeo ficou impecável! Parabéns pelo canal ❤
Boa noite, Henrique. O que você diz sobre a historicidade dos povos descendentes de Noé (semitas, camitas, jafetitas)? Como influenciaram a história e até que ponto são historicamente confiáveis? Faria um vídeo sobre o assunto?
Ele já fez um vídeo sobre os mitos de grandes inundações, não se encaixa?
@@lucasdobrowniecreio que o Caio queira, seja um vídeo específico sobre a relação dos povos decente de Noé, a que ponto as histórias sobre eles são verdadeiras, etc.
@@allanvictorvictor6732 Imagino que a análise sobre a veracidade da história do dilúvio também contribui pra análise da veracidade da história de Noé e seus descendentes. Já que ambos estão ligados
noé nem existiu qm dirá seus descendentes
Tudo mito cara.. são mitos copiados dos babilonicos, que por sua vez, copiaram de outros. Nada tem de historico na Biblia. Só o local dos exilios.. o resto é tudo LENDA
Parabéns ao canal por trazer uma discussão tão instigante sobre a questão histórica da Palestina e a identidade de Jesus! O vídeo oferece uma análise rica sobre a evolução do termo "Palestina" e sua relação com os antigos reinos de Judá e Israel, contextualizando a posse romana sobre a região. Ao esclarecer que Jesus pode ser considerado palestino geograficamente, mas com uma identidade judaica, o conteúdo nos faz refletir sobre as complexidades históricas da região. Uma abordagem informativa e esclarecedora sobre um tema amplamente debatido.
❤
Que vídeo incrível, que canal maravilhoso!
Parabéns Henrique, e obrigado por compartilhar seu conhecimento com tanta dedicação e respeito!
Passei a amar esse canal ! Muito bom os conteúdos! Não perco nada parabéns mesmo ! Nível hard
Palestina livre!!!✊🇵🇸
Excelente video.❤
Sou professor de História da rede pública, parabéns pelo trabalho! Fortalecendo nossa classe tão desacreditada, graças aos picaretas dessas redes sociais espalhando desonestidade intelectual...
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. 🙏
Excelente, como sempre. Obrigado por compartilhar.
Prevejo que haverá muitos israelenses sugerindo que a Palestina não existe ou que os palestinos só começaram em 1968 como resposta a essa pergunta. Acredito que isso seja semântica.
Se você definir palestino como alguém nascido na região de Israel/Palestina antes da formação do Estado de Israel, então Jesus era definitivamente um palestino.
As pessoas da região eram de etnias mistas. Alguns judeus, alguns romanos, alguns gregos, alguns egípcios, algumas etnias não mais reconhecidas como samaritanos, nazarenos e sumérios. O idioma comum falado era o aramaico, um precursor do árabe.
Seu comentário está parcialmente certo, porém no final peca no quesito histórico, pois contém anacronismo histórico. Sim. Jesus realmente era um palestino, porém essa designação era geográfica, não étnica (como nos dias de hoje). As pessoas da Palestina histórica eram "mistas", mas a etnia majoritária eram judeus. Os "romanos e gregos" que lá haviam, ou eram judeus helenizados, ou uma minoria muito parcelada de greco-romanos na sociedade judaica. Não há indícios históricos e arqueológicos que egípcios (em sua essência mais pura do gentílico) viviam na Palestina nestes períodos, se sim, eram provavelmente de maioria judaica, só que oriundos de Alexandria, ou seja, eram judeus helenizados. Os samaritanos eram basicamente judeus mestiços com assírios, babilônicos, persas e os povos indo-europeus após a queda de Judá por Nabucodonosor, ou seja, embora ainda fossem miscigenados, eram judeus - mas os "verdadeiros" judeus enxergavam eles [samaritanos] com maus olhos, tanto pelo sincretismo religioso quanto pela miscigenação. Os nazarenos eram judeus, mas faziam parte de um grupo específico com práticas religiosas e culturais distintas. O termo "nazareno" tem diferentes conotações, dependendo do contexto histórico e religioso. Eram judeus, mas só recebem este gentílico porquê são oriundos de Nazaré/Galiléia. Sumérios? Os sumérios basicamente desapareceram como um povo/etnia em meados de 2300-2500 a.C., se você quer dizer povos fragmentados que surgiram da Suméria, como os assírios e os babilônios, não. O povo sumério foi, com o passar dos milênios, foram assimilados a outros povos da Mesopotâmia. Se houveram outros povos na Palestina histórica no tempo de Jesus por exemplo (33 d.C.), eram nativos do mediterrâneo. Por exemplo, no Novo Testamento, Jesus curou a filha de uma mulher Siro-Fenícia, porém ela estava fora dos limites da região geográfica da Palestina. Jesus muito provavelmente encontrou-se com ela na Síria.
sim, mas o maior parte do grupo ainda era indígena e o é até hoje.
@@filósofo-messiânicopalestino hoje é uma designação étnica?🤔 Achei que eles fossem árabes.
Palestina na época de Jesus em sua maioria era composta por judeus. Professor comunista tá trazendo confusão em sala de aula só para justificar ód1o contra jud3us.
O reino de Israel, enquanto existiu na antiguidade correspondia apenas uma parte da região da palestina. Não pode ser usado como sinônimo, territorialmente falando, naquele contexto.
Vc traz temas fascinantes...valew a aula. Abçs
Desde criança eu sonhava em traduzir a bíblia do zero, pois sabia que tinha muita coisa errada ali... O professor Osvaldo, na TENDA DO NECROMANTE aqui no UA-cam tá fazendo esse trabalho. Bora lá dar uma força! Queria muito ver a comunidade de ateus e desigrejados bombar o canal dele este mês se inscrevendo e maratonando!! 👍😉😎🤙
Vídeo muito bom, didático e necessário ! Não existe contradição alguma em dizer que Jesus era judeu e palestino, pois é necessário entender oque era Palestina e oque significava ser palestino naquele contexto histórico. Acredito que muito dessa confusão surgiu com ascenção dos nacionalismos e consequentimente do surgimento dos estados nacionais com fronteiras delimitadas e poder centralizado como temos hoje.
Um exemplo muito interessante é a disputa que existe na reivindicação entre gregos e macedônios atualmente sobre a ''nacionalidade'' de Alexandre o Grande.
Muito obrigado por compartilhar teu conhecimento! Cada vídeo que assisto percebo a dedicação e a seriedade na forma como você produz o conteúdo! Mais uma vez, muito obrigado!
Obrigado pela aula.
Etnicamente judeu. Geograficamente palestino. Não entendo qual o problema.
Não seria eticamente semita? Os Palestinos também são um povo eticamente semita.
Por que a colônia judaica em Jerusalém ficava na Judéia. Simples. não há um texto antigo sequer dizendo que Jerusalém ficava na Palestina, mas ficava na antiga terra dos Jebuseus.
O problema é a inexistencia do mesmo
@@rafaelvilas4230 tem mais documentos falando de Jesus do que de Aristóteles. Tem mais documentos citando Jesus do que César. Tem mais documentos sobre Jesus do que Alexandre o Grande. Não temos nada concreto sobre Eratóstenes e até hoje é usado como referência em medir o tamanho da terra na Grécia. Se for usar sua régua para determinar o que existiu e o que não existiu então volte a todos personagens históricos e aplique a mesma regra. Se fossem analisar a história como procuram erros na bíblia teriam de negar a história toda. A começar por Negro estar ou não em Roma quando a mesma pegou fogo, pois há 3 relatos distintos e nenhum concorda com o outro.
O problema, como vc pode ver pelas respostas ao seu comentário, é o fundamentalismo religioso crentelho, pró-sionista.
*Vivendo e aprendendo 😊*
eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Cara, até agora esse canal é o melhor de história daqui do UA-cam. Cheguei aqui por conta do canal Epifania Experiência. Parabéns pela sua paciência em responder pessoas que só vomitam a primeira coisa que elas enxergam na internet
Henrique é de BH, que legal. Eu estou curtindo demais seu canal. Parabéns pelo conteúdo. Abraço
Ele é de BH? 👁️👄👁️
Parabéns! grata pela explicação
Eu tô aqui só pra saber o que o Adriano e o Flamengo tem a ver com Palestina. 😅
A Jovem Fla é fundamental na defesa na Palestina, pode pesquisar as bandeiras e atos de apoio ai kkkkk (pior que é verdade)
@@pedrosilva7708 O Mengudo é gigante demais não tem como
@@rafał_soares a maior expressão sociocultural do Brasil é o Flamengo irmão
Tem que ter paciência e coragem para tocar nesse assunto. As pessoas costumam buscar as "evidências" que favoreçam o que elas querem acreditar. É difícil pra muitos abrir a mente para novos fatos, principalmente quando o assunto é complexo e nebuloso.
A verdade é somente uma e muito simples: Jesus é um mito romano, uma copia e mistura de varios deuses. Nunca houve tal homem e se houvesse, seria ADORADO EM VIDA COMO O MAIOR DE TODOS e não morto como um mendigo
@@rafaelvilas4230sua opinião não tem base nem evidências históricas nenhuma, estude. (Na ciência histórica é pouco usado "e se", novamente, estude)
@@rafaelvilas4230tem tantas evidências históricas de Jesus quanto Sócrates ou Platão, negar a existência de Jesus sem negar a existência de ambos os filósofos e sem sentido
Seu trabalho é muito bem feito, ótima narração, falas respeitosas e estudo a fundo dos temas parabéns
Respondeu amplamente como historiador pesquisador
Nossa! Uma simples pergunta virou uma aula maravilhosa. Obrigada 😊
Muito bom, Henrique! Obrigado por esclarecer essa questão. O colonizador sempre tentará apagar a história do povo colonizado. Abs
Na verdade ele só pontuou sobre a origem do nome da região. Ele sequer mencionou qualquer povo “palestino”. O ponto é que tentam apagar a identidade judaica de Jesus pra de alguma forma tentar invalidar a presença judaica naquela região, que é milenar, como comprova história e arqueologia.
Os filisteus do Sec VII AC não tem nada a ver com os árabes palestinos de hoje em dia.
@@eddiecampelo Não ficou claro o suficiente que os judeus pertenciam à aquela região também ? Você não conseguiu assistir o vídeo ?
Sinto muito se a existência de Israel te irrita tanto. O Estado judaico é histórico, e tem o direito de existir e só não existe em paz, porque os terroristas não permitem. Por isso há guerra.
Enfim, preguiça desse papo.
Os philisteus da philistina / filistia foram apagados pelos babilonios, não por judá ou israel
Bacana demais o vídeo. É importante demais divulgar esse conhecimento que ajuda a mitigar a falta de informação e despolarizar algumas cabecinhas desinformadas.
Meu Deus esse é um dos vídeos mais incríveis do canal
Caramba! Eu já tinha ouvido falar que esse termo foi usado por Heródoto, mas não sabia que ele era tão difundido assim, muito obrigado pelas informações!
Palestina se refere à Terra dos Filisteus, que é mais ou menos onde é a Faixa de Gaza hoje. O termo é muito antigo, mas falar que toda a região que englobava o Reino da Judeia era chamada de Palestina é forçar demais.
12:48 Aristóteles usa o termo "palestina" ao se referir ao local onde está o mar morto, fica relativamente longe de Gaza. É como o Pomponius escreveu, a região é chamada por diferentes nomes em diferentes lugares
Parabéns professor, nada melhor que uma boa pesquisa histórica para derrubar os mitos religiosos que continuam a separar os povos até hoje. Pena que os obtusos fundamentalistas careçam de capacidade intelectual para entenderem um fato tão bem explicado.
falou tudo e pouco amais...abçs
O mais brabo do UA-cam! Parabéns. Grato por mais uma aula, mestre.
Que vídeo! Obrigada por compartilhar conhecimento 😊
Muito boa aula. Profícua em apresentar os dados sem polêmica e vitoriosa na reunião de fontes.
Henrique, você conhece o canal UsefulCharts? É um canal gringo que fala muito sobre história das religiões, principalmente as abraamicas. É uma historicidade numa pegada mais acadêmica também.
Tem um vídeo dele muito interessante sobre Gaza e quem dominou a região por mais tempo.
Conheço! Gosto bastante. :)
Tem outro vídeo sobre quantas vezes Jerusalém foi criada, muito bom
Esse video deveria passar nas escolas de todo Brasil (e nas igrejas tbm)
Não nas escolas, nas igrejas sim. Religião não tem que estar dentro das escolas
@@Cervo_Astronauta mas o vídeo não é religioso, é História, embasado em pesquisa científica.
História da Religião é disciplina escolar. Tem até Curso Superior na UFPB @@Cervo_Astronauta
@@Cervo_Astronauta Ah, cala a boca.
Devia passar mesmo, já escutei vindo de conhecidos essa fake de que Roma mudou o nome. Essas pessoas acham que a história começou na época de Jesus... E esquecem que o nome Palestina está ligado a Filístia, não tem nada a ver com o islã. Querem projetar conflitos contemporâneos para milênios no passado.
Seus vídeos são sempre maravilhosos, trabalho impecável!!
Que pesquisa incrível e que didática na explicação, vídeo muito bem editado e roteirizado, parabéns pelo trabalho!
Obrigado professor, esclarecedora aula, a partir dela poderemos nos aprofundar ainda mais, obrigado mesmo!
Informações de qualidade! Excelente! 👏👏
Como já cantava Ninha, Sua Majestade Gogó de Ouro, Jesus desde menino é palestino.
Eu vim aqui exatamente atrás de um comentário a respeito disso kkkk
Amoo seus vídeos 🥰
Gratidão por seus ensinamentos, e admiração por sua ética e paciência!
Conheci esse canal recentemente e estou maratonando. Muito bom o seu trabalho ☺️
Henrique, tá na hora de começar a movimentar o instagram do canal para que os inscritos possam divulgar seus vídeos.
Você já fez um vídeo sobre o que exatamente os romanos pensavam dos povos que conquistavam? Superficialmente, parecia haver um pouco de tribalismo e segregacionismo em certas regiões, enquanto em outras as relações eram mais híbridas e multiculturais. Como os romanos lidavam com essas interações étnicas?
Up
Romanos não tinha uma boa relação com judeus por conta da religião deles serem bem diferentes, os romanos eram politeístas e os judeus monoteístas.
Povos que eram politeístas como os romanos foram até bem absorvidos pela cultura Romana
@@antonioamaral3896 , os romanos, acima de tudo, eram uma etnia. Até o fim do Império Romano do Ocidente, eles d3sc0nf1av4m de soldados e generais sem essa ascendência, mesmo com a cristianização crescente. A parte Oriental do Império continuou a falar grego e manter influência helênica de Alexandre. Por mais que eles absorvessem os deuses no seu panteão, havia remanescentes de elite local, costumes a depender da região (uso de maquiagem por homens, menor s3gr3g4cã0 espacial de gênero), verem antepassados como protetores do seu lar, a própria linhagem que os faziam ter 4nt1p4t1a e até 0j3r1z4, mesmo tendo aparência parecida. A época sempre varia num fator pra 8 ou 80
@@antonioamaral3896 o judaismo começou sendo henoteismo***
HERÓI DE TODA UMA NAÇÃO.
muito obrigado por trazer elucidações tao precisas referente a um assunto tão barulhento quanto esse... sempre muito cirúrgico, professor.
grato
Excelente vídeo, Dr. Henrique!
Que explicação espetacular! Excelente vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Incrível como tem um pessoal q faz críticas q não são construtivas, julgando o Henrique e ainda assim no final conseguem estar erradas no próprio argumento que utilizam
Fico feliz de ter conhecido este canal. Muito obrigado, Henrique.
Você é um professor incrível !!! Gosto muito dos conteúdos e do seu jeito respeitoso.
Para mim é :
Jesus era Judeu, porque nasceu de baixo da cultura judaica, seguiu a religião judaica e tinha pais judeus. Ele ter nascido na Palestina, não exclui isso.
Assim como brasileiro não é uma etnia. Não entendo a controvérsia em dizer que Jesus era palestino.
@@davisantos3431dizer que Jesus é palestino se tornou algo político
Ninguém disse que exclui... É simples, se você é Cristão/Judeu/Adventista seja lá qual for sua religião, estado que nasceu, cidade, não importa, não muda o fato que você nasceu no Brasil e portanto é brasileiro(a). Portando não irá mudar o fato de que Jesus era Palestino. Entendeu? Era só ter visto até o final, que ele diz exatamente isso.
@@HistoriadorDesocupado Mas Judaísmo não é apenas uma religião. Judaísmo é uma uma etnia também.
@@HistoriadorDesocupadoVc tá comparando o Brasil um país nacional com uma região dominada pelo império romano, o correto seria chamar Jesus de romano.
Vídeo sensacional na riqueza de detalhes e informações históricas. Parabéns pelo conteúdo
Perfeito, ficou muito claro, mesmo com tantas observações. Jesus era um Judeu que nasceu na região da Palestina, que dentro dessa mesma região se localizava a Judeia.
Excelente vídeo, assunto nebuloso por causa de disputas políticas e religiosas.
Fazem o oposto do que pregam, chega a ser cômico.
Uma pergunta sincera: mesmo considerando todo o histórico relacionado à nomenclatura da região, faz sentido dizer que Jesus era palestino?
Esse tipo de "gentílico" relacionado meramente à localização geográfica do nascimento da pessoa não é um conceito moderno?
Nesse sentido, daria pra também chamar Jesus de "romano", por exemplo, já que nasceu na região do Império, mas penso que a nacionalidade dele depende do povo ao qual pertence e não dessas questões geográficas.
boa reflexão
Acho q vc não assistiu o video porque ele responde a essa pergunta
@@xavierleo2265 na verdade não responde não. Sua suposição está errada. Eu vi o vídeo inteiro sim e nem foi acelerado nem nada.
Agora, se o amigo tem certeza de que minha pergunta já está respondida no vídeo, ficaria grato se pudesse me falar a respeito ou pelo menos marcar aqui em qual momento do vídeo é falado sobre esse ponto.
Chamar ele de romano não seria correto, ser cidadão romano não é simplesmente uma questão geográfica igual a essa questão da Palestina. Romano era um status dado a algumas pessoas de Roma (e de algumas outra regiões e contextos). Sou professor de História.
Boa noite Henrique e seguidores do canal.
Obrigado por mais uma obra de arte em formato de vídeo.
Putz! Se lutam por estas terras desde mais de 700 anos AC, não tem mais como saber a quem de fato pertencem estas terras. É um litígio infinito.
Exatamente kkkkkk. Se for assim, então a Europa tem que fazer um outro tipo de consolidação para tais povos nativos de lá 😂
Resumindo: Sim, e sabe oq eu isso significa? nada. De qualquer forma, obrigado professor por mais uma aula.