Personagens esteriótipados disfarçados de forma codificada para não percebemos de inicio é mais comum do que imaginamos e está em várias esferas artísticas.
@@FoxyGamesBR a personagem dela tem vários esteriótipos negros dos estados unidos, tem um vídeo muito bom de um cara discutindo isso (infelizmente está em inglês, você pode usar as legendas automáticas, mas se precisar eu posso traduzir para você) ua-cam.com/video/vv5uZZuvlMY/v-deo.htmlsi=K7SRpt32CNkqCWXm (Ele começa a discutir ela apartir da minutagem 20:42, mas é bem legal a análise que ele trás de outras personagens antes disso)
Um pouco equivocado demais, José ou Joe Carioca de fato teve um toque de malandro, porém é um personagem alegre, que adora dançar samba e fumar charuto, no material que assisti ele não era marginalizado e aplicava golpes como você falou, até porque o personagem foi criado com o intuito de aproximação dos EUA com o Brasil durante a Segunda Guerra. Nas últimas aparições sua feição de malandro e seu charuto foram retirados e ele se tornou um personagem muito mais leve, porém muito alegre.
No Cartoon Network tem um desenho muito maneiro chamado O Mundo de Craig cujo personagem central é negro e eu achei muito legal um episódio em que a avó dele relembrava fatos da vida dela, tipo, quando, na juventude, ela participou do movimento pelos direitos civis, fora que a série também aborda diversos temas como romance interracial, a questão do meio ambiente, representatividade etc.
Simmm e não é nada forçado é tudo contado naturalmente Algumas series e filmes com discurso no meio sem contexto acabam afastando as pessoas invés de acolher mais
@@enzofreitas3147N, eles são só amigos, em questão da Kelsey (garota pássaro) tem um episódio sobre a ela e sobre a amiga dela q elas formam um clube do livro e fazem um livro juntas, elas só n tinham escrito o final ainda, mas msm assim leram pras outras crianças, muitas delas acharam as protagonistas da história parecidas com a Kelsey e a amiga dela, fazendo com q a Kelsey fica-se com vergonha, basicamente é um episódio sobre a Kelsey estar desenvolvendo sentimentos pela amiga dela, mas como ela n sabe disso ela evita a amiga, até q ela tem uma conversa com a irmã do JP (o outro amigo do Greg e da Kelsey), ela é escritora e tem uma namoradA, então a Kelsey conversou com ela (muito fofa a conversa delas) e ela percebeu q tava td bem, e q oq ela sentia n era errado nem nd, no final do episódio elas terminam a história juntas e todos aplaudem elas, elas dão as mão discretamente e ficam coradinhas e acaba o ep. (Só dei uma resumida no ep mas é muito bom, recomendo)
As Tartarugas Ninjas são Adolescentes Negros; Eles foram o Primeiro Exemplo de Race Coding que Eu tive alguma Noção disso, além do Picollo... Valeu Sóciocrônica pelo Excelente Vídeo!
Na animação de 1987 das Tartarugas Ninjas, episódio "The Gang's All Here" (S03E40), Michelangelo sofre metamorfose para sua forma humana. Ele é branco com cabelo alaranjado.
Quebrei o código ! Uaaau! Não sabia e não tinha noção. No final do vídeo o exemplo das Tartarugas Ninjas me remeteu também "A Família Dinossauros" , ainda mais que aqui no Brasil, ganharam o sobrenome "Silva". Abriram minha mente.Agora vou analisar e relembrar os desenhos!
Tem também o caso classico da "Princesa e o sapo", em que finalmente temos uma protagonista negra e humana, mas que... Vira um sapo durante a maior parte do filme.
Eu achei q era apenas uma coincidência, até ver outros personagens negros de transformando em seres não-humanos. Depois desse vídeo também tudo ficou mais claro.
Mudar a cor de personagens europeus famosos não diminui o eurocentrismo, pois a origem continua sendo europeia. Seria melhor se fizessem um filme sobre a RAINHA AMANIRENAS, do império Kush (atual Sudão do Sul), mulher 100% negra que derrotou simplesmente Ô império romano quando esse tentou invadir seu reino. Do mesmo jeito, tenho certeza que há lendas lindas pelas civilizações africanas que dariam ótimos filmes. Moana, linda lenda polinésia, é um bom exemplo não-europeu.
Concordo não é que eu diga que não deve (afinal muitas vezes isso não muda nada no personagem em si, só o design óbvio), mas realmente eurocentrismo não acaba só por causa disso, deveria investir mais e contar histórias de pessoas de outros continentes, principalmente os africanos (mas se o caso da falta de vontade e achar que ninguém vai ter hipe nessas histórias eles ignoram).
@@GabrielSaggi Eu realmente concordo, me incomoda um pouco que quase tudo que é europeu ou até mais recentemente estadunidense é considerado o padrão(não só na mídia), eu também acho meio meh que a representação africana seja não muito presente ou conhecida, com o pior de tudo mesmo sendo a imagem homogeneizada deste continente.
Verdade, não é legal descaracterizar personagens, é sempre melhor criar um do zero, originalidade e identidade própria pro personagem torna ele especial e evita que as pessoas sintam menos simpatia por conta da descaracterização. Eu prefiro mil vezes um super choque do que um Miles Morales por exemplo.
Eu juro que me arrepio toda vez que vcs terminam o vídeo com uma frase impactante, essa foi de doer "tiverem que se contentar por décadas por visibilidades distorcidas, cômicas, exageradas, onde eram aliens, animais, coisas, tudo menos pessoas reais" 😢
Meninos, esse vídeo deu nome e estrutura para algo que eu apenas sentia quando assistia a essas animações! Vocês me ajudaram a quebrar o código! 🎉 É por isso que é impossível não amar esse canal ❤️
Durante muitos seculos desde a antiguidade em muitas culturas não existia uma distinção para cor azul, preta ou verde o que serve de muitas analógias, ate mesmo dizer que africanos subsaarianos tem a pele "azulada".
entendo seu ponto. mesmo assim me parece estranho e inadequado chamar uma pessoa negra de azul. exemplo: conheci uma pessoa não-branca (mas de pele clara), que uma vez quando viu um homem negro bem retinto, chamou ele de "azul fechado". achei aquilo mó estranho pra não dizer aquela palavra com r. tentei dar um toque nela depois, mas ela foi homofóbica comigo em resposta. até se afastou de mim rs
@@anabastos9175 Sim, um exemplo perfeito que você colocou, em sânscrito e até mesmo em algumas línguas da índia atual, existe mesma palavra pra preto, azul ou escuro. Vishnu e Krishna tem a pele preta ou azul, abre para várias discussões, sendo que as representações mais antigas desses deuses eles tema pele preta mesmo, mas aí é outra discussão.
A respeito da mudança de nome do corvo de _Dumbo_ : seria válido destacar que _"dandy"_ é uma palavra que surgiu na Inglaterra do século XVIII para definir o que seria um "cavalheiro excêntrico" e aristocrático. Mas foi no início do século XX que esse conceito ganhou ainda mais força ao denominar uma tendência de moda masculina negra, baseada na mesclagem de um visual afro-europeu presente em artistas negros dos EUA, principalmente os músicos que se vê retratados nos corvos da animação. Atualmente, celebridades como Lewis Hamilton e ASAP Rocky trazem ao dandismo uma nova roupagem, baseada na ostentação de jóias e em uma estética mais próxima às origens africanas e jamaicanas.
Pois é. E acredito que sejam. Eles são alegoria para luta dos direitos civis, MLK (Prof. Xavier) e Malcolm X (Magneto) nos anos 60. A personagem Vampira e o próprio Spike também são bons exemplos.
X-Men é sobre a forma como são tratados os adolescentes na sociedade, e não sobre negros ou outras esferas da sociedade. O próprio autor já falou sobre isso
Gente, que incrível! o trabalho de vocês é muito necessário! Nunca entenderei essa "histeria" branca que se cria quando personagens são enegrecidos, mas é desbundante perceber como eles sempre mascararam nossa raça em diferentes cores, apenas para sermos aceitos... Enfim, doideira demais, mas assunto pertinente
É pq as vezes forçam a barra mesmo como no caso da marceline kkkkk não tem nada a ver vei, já no caso da garnet sempre foi explícito que a representação dela é próxima a de uma mulher negra, principalmente nos primeiros eps antes de ficar claro que ela era uma fusão alienígena sem sexo kkkk
@@Gnomo_Felino a Mãe da Marceline é negra e na série Fiona e Cake o Marshall Lee tbm, não é forçar a barra, os criadores tão deixando isso bem claro, só não vê quem não quer A parte de alienígenas sem sexo, todo mundo sabe q foi só uma desculpa que Rebecca usou pros produtores, mas elas em sua grade maioria são mulheres (tirando raríssimas exceções)
Eu me acho uma pessoa muito ignorante, achei muito elucidativo o conteúdo! Dia desses falei pra um amigo que acho que não deveriam mudar histórias, mas criarem novas histórias representando as pessoas negras, gostei muito do conteúdo porque acredito que sempre vou aprender! Assisti a muitas das animações na infância e só agora pude perceber as referências!
Um outro exemplo de race-coding que eu vi foi no desenho My Little Pony, onde a empresa dona do desenho, a Hasbro, criou um spin-off chamado Equestria Girls, onde a protagonista, uma pônei roxa chamada Twilight Sparkle, atravessa um portal para um mundo paralelo onde todos que ela conhece são humanos, e uma das pessoas que estava trabalhando no filme, acho que era uma artista, não lembro, confirmou em seu Twitter que originalmente os humanos desse universo teriam peles normais e não peles coloridas como sua contrapartes pôneis, e que a própria Twilight seria negra, mas na época o fandom adulto do desenho era muito racista então eles deixaram todos os humanos coloridos e até hoje há brigas online se a Twilight é de fato uma personagem negra ou não.
Nunca percebi isso da codificação racial, na infância eu sempre me perguntei porque o skeeter, amido do Doug era azul, achava curioso a Paty Maionese ter a pele escura e os cabelos loiros, Doug Funnnie foi o desenho da minha infância, foi o meu consolo em tempos difíceis, eu amo esse desenho.
Geniaal! Não tinha visto esse termo até então, obrigado pela informação, muito importante saber disso e que as próximas produções tragam protagonismo para todos.
Vi e li todo Dragon Ball até o fim da fase Z. Só porque é de cor diferente não quer necessariamente que é representação de negro. O Picolo original era o mal puro por ser a separação do alienígena que criou as Dragon Ball, esferas que realizam 1 desejo. E esse alienígena se tornou um ser puro sem a parte má que virou Kami- Sama, cuja tradução é Deus! Tá vendo a complexidade? Mesmo rosto mas com duas personalidades opostas. Ao ser derrotado por Goku, Picolo num último ato expeliu um ovo (meio de reprodução desses aliens unissexs) que originou o Picolo que aparece na fase Z. Essa animação é bem longa e teve essa primeira metade do protagonista Goku pirralho, que ficou adulto (teve passagem de tempo) cuja última luta ele derrotou Picolo Jr, mas o poupou. Depois disso que virou Dragon Ball Z, que passou no mundo todo a partir desse ponto inclusive no Brasil. Esse autor do livro só deve ter visto essa fase da animação e por isso fez essa generalização simplista.
Então mano, parce que eles querem ficar forçando coisa onde não tem. Até agr não tô entendendo como que a Marceline pode ser negra, beleza, a mãe dela é negra, mas ela é uma vampira filha de um demônio governante do submundo e que é PALIDO
Em relação ao skeeter, TODOS os personagens do Doug são coloridos. Apenas o Doug é branco porque ele é uma caricatura do próprio autor. Mas o skeeter sim, tem trejeitos e formas de falar que lembram os rappers dos anos 80
Parabéns pelo canal e pelo trabalho, camaradinhas! Quanto mais vcs estudarem e se radicalizarem mais afiados e melhores serão seus conteúdos. Fica a dica de leitura e expansão de conhecimento: Frantz Fanon.
É muito doído como isso internaliza na gente. Até mesmo no Brasil nos distanciamos da América latina, enxergando de forma extereotipada as nações vizinhas
Quebrei o código Foi muito bom que vcs trouxeram esse tema. Eu não sabia o nome do termo;mas já tinha ouvido falar do tema. É muito triste e irritante quando se tem uma personagem não branco e os conservadores já começam chorar dizendo que é lacração.
Assistindo esse vídeo lembrei da história de quando saiu o primeiro filme da turma da Mônica e reclamaram do ator branco escolhido para o Cascão, que muitos identificam como um personagem negro.
@@Cristiano-jz6co Cabelo crespo, bom em esportes, muito ligado com trabalhos manuais, sabe ser mais malandro que o Cebolinha. Esses são o que eu penso de cara
Esse canal me prendeu de verdade. Comecei por esse vídeo pq me apareceu nas recomendações, e acabei assistindo mais 6, e posso dizer que todos são maravilhosos! O estilo de vídeo, os assuntos sendo tratados com respeito, o roteiro bem feito e bem rico de informações é simplesmente fascinante. Por favor, continuem com esse canal!
A intencionalidade problemática está na lupa de quem enxerga e/ou fomenta esse tipo de viés. A renda total da chamada população afroamericana nos EUA (eles são só 13% da população) equivale ao PIB da Itália e do Canadá. É uma gente muito rica porém os mitos negativos parecem cismar em persistir.
Escrevi o primeiro capítulo da minha dissertação sobre os problemas colonialistas de Avatar: "A Avatarização dos Corpos e a Digitalização das Sexualidades em Live Actions" (2023). Está disponível online no repositório da Universidade do Porto - FPCEUP.
No Castelo Rá-Tim-Bum, apesar de, por exemplo, uma das protagonistas ser negra, o episódio em que se aborda o racismo é "Zula, a menina azul" (o título dispensa maiores explicações, né?). Não acho que tenha sido uma escolha ruim, até porque, na minha opinião, é muito lúdico representar, por meio de uma cor de pele que nem ao menos existe, os inúmeros preconceitos raciais que, esses sim, existem, mas não deixo de achar uma escolha curiosa. Será que era nessa abrangência que estavam pensando ou era outra coisa?
15:40 - No canal Quadrinhos da Sarjeta teve uma parte do vídeo falando sobre esse assunto, recomendo principalmente pra quem quer saber a origem das tartarugas ninja
Certa vez dizem, que questionado Mick Jagger disse ( Falem de mim, mesmo que falem mal. Mais falem.) Ele quis dizer que seja como ele lembra criticado ou não pelo menos estavam falando sobre ele. O mesmo é em relação a essas animações mesmo de forma camuflada não deixam de falar sobre os negros e outras etnias. Para mim não importa se tratam o assunto de maneira camuflada o q importa é falar passar a mensagem.
Importa pois é justamente assim que querem as minorias: camufladas. E tudo que é camuflado, que é escondido não é discutido. Então precisa sim ter diversidade nas obras.
socis, sou estudante de design gráfico e ilustradora/animadora e vocês não sabem o quão empolgante é consumir o conteúdo de vocês, a cada vídeo me sinto sob uma chuva de referênciaaaa!!! Amoooo ❤❤❤
Só um detalhe: no último episódio de Dragon Ball Daima foi revelado que os Namekuseijins, além de sempre terem sido oprimidos por outras raças, também foram por muitos anos escravos, reforçando ainda mais essa ideia de que o Piccolo é "black coded"
Não que escravidão de espécies aliens seja algo novo né, até o sayadin forma escravizados pelo freezar mesmo fazendo que gostavam que era cometer massacres galaticos
@@maisumcomentarioqualquer não era escravidão, era mais um emprego mesmo. Eles eram pagos e tinham uma boa qualidade de vida. O Freeza sempre foi um ser horrivel, mas não necessariamente um mal patrão kkkkkk
@@EdivaniaBeserra-b4woutros povos já foram escravizados, mas nenhum foi igual os africanos, pesquisa aí pra tú ver, a escravidão que mais durou e mas brutal foi a escravização dos Africanos, cerca de 12 a 13 milhões de africanos foi escravizados, e sem falar do genocídio que o "rei" Leopoldo fez na África, mantando cerca de 20 milhões de africanos no congo
Meus caros do Sociocrônica, meus parabéns pelo video e eu espero que vocês consigam fazer mais videos dentro desta tematica tão importante pros tempos que estamos vivendo hoje. Muito obrigado.
Quebrei o código! A Marceline de Hora de Aventura tem os números musicais na versão original cantados pela Willow Smith. No meu imaginário, depois de descobrir isso, ela sempre foi negra. E sobre o Darwin, de O Incrível Mundo de Gumball, é dublado por um ator mirim negro. Adoro os vídeos do canal, parabéns!
Acho que o desenho é mais complexo que isso, a Paty maionese é negra e não é codificada, personagens de cores como verde e roxo em Doug normalmente são mais ricos, acho que é tipo a representação de uma classe diferente
@@bizarre7806 Roxo é cor da nobreza, antes dos corantes sintéticos atuais tingir um tecido de roxo era muito caro e só os mais ricos tinham tecidos dessa cor. E o verde é a cor do dinheiro nos EUA. Pode ser que essas referências tenham sido usadas em Doug, mesmo que não seja intencional. Mas é só um hipótese baseada no seu comentário
Acho engraçado que hoje as pessoas chamam de lacração quando um elenco, por exemplo, não é 100% branco ou tem um mínimo de diversidade. Essas pessoas não vivem no mundo real? Ainda mais morando no BR? Nunca andou na rua, onde se vê todos os tipos de pessoas? A verdade é que quem reclama de lacração se utiliza desse termo para não assumir que é racista!
@@Eva-Mina O problema nem é ter pessoas negras nos filmes e séries, tem vários heróis negros f0das como o pantera negra, super choque, ciborgue, Miles Morales (homem aranha), john Stewart (lanterna verde) e por ai vai, tem várias princesas f0das tbm como a Moana, Tiana, Pocahontas e etc, o problema é forçar a barra e mudar a etnia dos personagens igual fizeram com a Ariel por exemplo.
@@ropato1812 Concordo em parte com você mas, a Ariel não tem etnia definida, mesmo porque ela é uma personagem ficcional. Estranho seria fazer uma cinebiografia do Ayrton Senna e colocar um ator negro ou um asiático para interpretar o Senna. Outra coisa é exigir que seja fidedigno, a história de uma sereia!
@@Eva-Mina ok, mas o live action era pra ser voltado para a versão DA DISNEY, os live actions que eles fazem n são dos contos de fadas originais, são das versões que eles mesmos criaram, das versões do Walt Disney. Eles criaram a Ariel de uma determinada forma no passado, logo é inegável que houve uma descaracterização visual.
@@ropato1812o problema é que a maioria desses nerds esquisitos clamam que tal obra é lacracao justamente por ter algum resquicio de minoria dentro, mesmo sendo algo original sem descaracterizar ninguem, um exemplo disso é o anuncio recente do jogo Intergalatic, que a protagonista é uma mulher de cabelo raspado, que obviamente foi inundado por comentarios de “cultura woke” “lacrate” “DEI” nunca vou entender isso.
Não sei não, hein. Depois daquele leve desentendimento do Akira Toryama com um fã, a qual ele disse que o DBZ foi feito para japoneses, acho difícil que o Piccolo seja uma representação de um homem negro
Compreendo que o Piccolo representa um imigrante, mas especificar isso no contexto branco/preto não faz sentido para os japoneses, muito menos na época que ele foi criado... O Akira sempre foi debochado. Se ele quisesse fazer isso seria muito mais estereotipado. E temos muitos exemplos no DB. O Piccolo não lembra nada com um negro para um japonês... O Goku é um caipira sem educação mas o Piccolo é muito mais sofisticado, sempre chama o Goku pelo sobrenome um traço muito forte de japonês.
Personagens esteriótipados disfarçados de forma codificada para não percebemos de inicio é mais comum do que imaginamos e está em várias esferas artísticas.
A Sam de iCarly é uma.
@@marcusviniciussanttos sem dúvidas, Marcus 🫥
@@rafacat777 o que tem ela?
@@FoxyGamesBR a personagem dela tem vários esteriótipos negros dos estados unidos, tem um vídeo muito bom de um cara discutindo isso (infelizmente está em inglês, você pode usar as legendas automáticas, mas se precisar eu posso traduzir para você)
ua-cam.com/video/vv5uZZuvlMY/v-deo.htmlsi=K7SRpt32CNkqCWXm
(Ele começa a discutir ela apartir da minutagem 20:42, mas é bem legal a análise que ele trás de outras personagens antes disso)
@@rafacat777 como assim ???
Sou estudante de Cinema e deixo aqui os meus Parabéns pelo inigualável trabalho.
Eu também quero fazer cinema ❤❤❤❤❤❤
Que bacana! Eu sou formado em cinema, trabalho como diretor.
A Família Adams tem uma referência a como os estadunienses veem os latinos!
Achava que eram do leste europeu
@@antoniolima6621 o nome do pai é GOMEZ amigo KKKKKKKK
Simmmm!!! Latinos e católicos 🩶
@@vitoriacamila9586 e interpretado por um ator porto-riquenho: Raul Julia.
@@sociocronica Vocês poderiam fazer um vídeo falando sobre a Família Addams! 🥺
Zé Carioca é um personagem brasileiro que é retratado como um malandro que não gostava de trabalhar e vivia dando golpes
Carioca né
Cadê o erro kkkkk
literalmente eu
Um pouco equivocado demais, José ou Joe Carioca de fato teve um toque de malandro, porém é um personagem alegre, que adora dançar samba e fumar charuto, no material que assisti ele não era marginalizado e aplicava golpes como você falou, até porque o personagem foi criado com o intuito de aproximação dos EUA com o Brasil durante a Segunda Guerra. Nas últimas aparições sua feição de malandro e seu charuto foram retirados e ele se tornou um personagem muito mais leve, porém muito alegre.
E tá errado?
No Cartoon Network tem um desenho muito maneiro chamado O Mundo de Craig cujo personagem central é negro e eu achei muito legal um episódio em que a avó dele relembrava fatos da vida dela, tipo, quando, na juventude, ela participou do movimento pelos direitos civis, fora que a série também aborda diversos temas como romance interracial, a questão do meio ambiente, representatividade etc.
Simmm e não é nada forçado é tudo contado naturalmente
Algumas series e filmes com discurso no meio sem contexto acabam afastando as pessoas invés de acolher mais
Esse episódio é tão incrível
o craig fica com a garota passaro ou não, poderia me dar um spoiler kkkk.
@@enzofreitas3147N, eles são só amigos, em questão da Kelsey (garota pássaro) tem um episódio sobre a ela e sobre a amiga dela q elas formam um clube do livro e fazem um livro juntas, elas só n tinham escrito o final ainda, mas msm assim leram pras outras crianças, muitas delas acharam as protagonistas da história parecidas com a Kelsey e a amiga dela, fazendo com q a Kelsey fica-se com vergonha, basicamente é um episódio sobre a Kelsey estar desenvolvendo sentimentos pela amiga dela, mas como ela n sabe disso ela evita a amiga, até q ela tem uma conversa com a irmã do JP (o outro amigo do Greg e da Kelsey), ela é escritora e tem uma namoradA, então a Kelsey conversou com ela (muito fofa a conversa delas) e ela percebeu q tava td bem, e q oq ela sentia n era errado nem nd, no final do episódio elas terminam a história juntas e todos aplaudem elas, elas dão as mão discretamente e ficam coradinhas e acaba o ep. (Só dei uma resumida no ep mas é muito bom, recomendo)
É excelente. Eu já vi
As Tartarugas Ninjas são Adolescentes Negros; Eles foram o Primeiro Exemplo de Race Coding que Eu tive alguma Noção disso, além do Picollo... Valeu Sóciocrônica pelo Excelente Vídeo!
O canal Quadrinhos na Sarjeta tem um vídeo ótimo sobre esse assunto em especial sobre As Tartarugas Ninja
@alexandregomes6284 Já vi e Comentei o Excelente Vídeo do QNS.
Acho que vocês deveriam parar fumar maconha
@lucassoares8485 acho que você deveria achar um jeito melhor pra chamar atenção ou puxar conversa com alguém.
Na animação de 1987 das Tartarugas Ninjas, episódio "The Gang's All Here" (S03E40), Michelangelo sofre metamorfose para sua forma humana. Ele é branco com cabelo alaranjado.
Que vídeo incrível! A mensagem final deveria ser propagada por aí pra todo mundo ler/ouvir.
Aahhhh muito obrigado mesmo ❣️❣️❤️🩹❤️🩹
Quebrei o código ! Uaaau! Não sabia e não tinha noção. No final do vídeo o exemplo das Tartarugas Ninjas me remeteu também "A Família Dinossauros" , ainda mais que aqui no Brasil, ganharam o sobrenome "Silva". Abriram minha mente.Agora vou analisar e relembrar os desenhos!
Tem também o caso classico da "Princesa e o sapo", em que finalmente temos uma protagonista negra e humana, mas que... Vira um sapo durante a maior parte do filme.
Eu achei q era apenas uma coincidência, até ver outros personagens negros de transformando em seres não-humanos. Depois desse vídeo também tudo ficou mais claro.
A mesma coisa acontece em Irmão Urso, os irmãos são indígenas @@coeline
Isso acontece na maioria dls filmes com protagonistas não brancos: A Nova Onda Do Imperador, Irmão Urso, Red: Crescer é uma fera, Espião Animal, etc.
Vc alugou um prédio todo na minha mente
Soul da Pixar também
Lembrei do gibi da turma da Mônica "Os Azuis" Mauricio de Souza ja tinha falado sobre isso em 1971. Meninos vocês são demais 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤❤❤
Nossa, não sabia!!! Indo pesquisar mais! 🙆🏽♂️ brigadão! 💙
Verdade, tem um episódio em animação dessa história também, eu assisti e sempre vi que era crítica aos racis
@@sociocronica faz um vídeo sobre a turma da mônica tem temas super bacanas dis gibis
sim… é uma historinha muito marcante🥺
Mudar a cor de personagens europeus famosos não diminui o eurocentrismo, pois a origem continua sendo europeia. Seria melhor se fizessem um filme sobre a RAINHA AMANIRENAS, do império Kush (atual Sudão do Sul), mulher 100% negra que derrotou simplesmente Ô império romano quando esse tentou invadir seu reino. Do mesmo jeito, tenho certeza que há lendas lindas pelas civilizações africanas que dariam ótimos filmes. Moana, linda lenda polinésia, é um bom exemplo não-europeu.
Concordo não é que eu diga que não deve (afinal muitas vezes isso não muda nada no personagem em si, só o design óbvio), mas realmente eurocentrismo não acaba só por causa disso, deveria investir mais e contar histórias de pessoas de outros continentes, principalmente os africanos (mas se o caso da falta de vontade e achar que ninguém vai ter hipe nessas histórias eles ignoram).
@@GabrielSaggi Eu realmente concordo, me incomoda um pouco que quase tudo que é europeu ou até mais recentemente estadunidense é considerado o padrão(não só na mídia), eu também acho meio meh que a representação africana seja não muito presente ou conhecida, com o pior de tudo mesmo sendo a imagem homogeneizada deste continente.
Exatamente. Porque eles apenas ficam tentando adaptar as histórias europeias? Quero conhecer mais a cultura africana indígena@@GabrielSaggi
Verdade, não é legal descaracterizar personagens, é sempre melhor criar um do zero, originalidade e identidade própria pro personagem torna ele especial e evita que as pessoas sintam menos simpatia por conta da descaracterização. Eu prefiro mil vezes um super choque do que um Miles Morales por exemplo.
Tem a Lenda de Kiriku que foi feito na França
Meninos, eu sou fã do trabalho de vocês! Meus parabéns pelo vídeo. Muito bem fundamentado. Este é o meu canal favorito.
Brigadão, querido!!! Do coração ❤️🩹❤️🩹❤️🩹
Eu juro que me arrepio toda vez que vcs terminam o vídeo com uma frase impactante, essa foi de doer "tiverem que se contentar por décadas por visibilidades distorcidas, cômicas, exageradas, onde eram aliens, animais, coisas, tudo menos pessoas reais" 😢
Meninos, esse vídeo deu nome e estrutura para algo que eu apenas sentia quando assistia a essas animações! Vocês me ajudaram a quebrar o código! 🎉
É por isso que é impossível não amar esse canal ❤️
Aahhhh ❣️❣️🙆🏽♂️🙆🏽♂️
A gente lendo isso ❤️🩹❤️🩹❤️🩹❤️🩹
@sociocronica 🥰🥰
Durante muitos seculos desde a antiguidade em muitas culturas não existia uma distinção para cor azul, preta ou verde o que serve de muitas analógias, ate mesmo dizer que africanos subsaarianos tem a pele "azulada".
entendo seu ponto. mesmo assim me parece estranho e inadequado chamar uma pessoa negra de azul. exemplo: conheci uma pessoa não-branca (mas de pele clara), que uma vez quando viu um homem negro bem retinto, chamou ele de "azul fechado". achei aquilo mó estranho pra não dizer aquela palavra com r. tentei dar um toque nela depois, mas ela foi homofóbica comigo em resposta. até se afastou de mim rs
@anniel1 Sim é estranho e inadequado ainda mais com o entendimento que temos hoje.
@@leinnaoEntão essa pessoa é realmente preconceituosa, ela foi criticada por você e já jogou preconceito em cima.
lembrei da discussão em torno da cor de pele do deus hindu Krishna
@@anabastos9175 Sim, um exemplo perfeito que você colocou, em sânscrito e até mesmo em algumas línguas da índia atual, existe mesma palavra pra preto, azul ou escuro. Vishnu e Krishna tem a pele preta ou azul, abre para várias discussões, sendo que as representações mais antigas desses deuses eles tema pele preta mesmo, mas aí é outra discussão.
A respeito da mudança de nome do corvo de _Dumbo_ : seria válido destacar que _"dandy"_ é uma palavra que surgiu na Inglaterra do século XVIII para definir o que seria um "cavalheiro excêntrico" e aristocrático. Mas foi no início do século XX que esse conceito ganhou ainda mais força ao denominar uma tendência de moda masculina negra, baseada na mesclagem de um visual afro-europeu presente em artistas negros dos EUA, principalmente os músicos que se vê retratados nos corvos da animação.
Atualmente, celebridades como Lewis Hamilton e ASAP Rocky trazem ao dandismo uma nova roupagem, baseada na ostentação de jóias e em uma estética mais próxima às origens africanas e jamaicanas.
Eu jogo Dandy calvo
Acredito que X-Men seja mais um exemplo.
Parabéns pelo vídeo!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Pois é. E acredito que sejam. Eles são alegoria para luta dos direitos civis, MLK (Prof. Xavier) e Malcolm X (Magneto) nos anos 60. A personagem Vampira e o próprio Spike também são bons exemplos.
X-Men é a junção de tds os excluidos isso sim!
Eu sempre achei que eles tinham um coding de neurodiversidade
X-Men é sobre a forma como são tratados os adolescentes na sociedade, e não sobre negros ou outras esferas da sociedade. O próprio autor já falou sobre isso
@@jorgehenriquemelgaco4858adolescentes são minorias, ainda mais se forem não-brancos e queer.
Gente, que incrível! o trabalho de vocês é muito necessário! Nunca entenderei essa "histeria" branca que se cria quando personagens são enegrecidos, mas é desbundante perceber como eles sempre mascararam nossa raça em diferentes cores, apenas para sermos aceitos... Enfim, doideira demais, mas assunto pertinente
É pq as vezes forçam a barra mesmo como no caso da marceline kkkkk não tem nada a ver vei, já no caso da garnet sempre foi explícito que a representação dela é próxima a de uma mulher negra, principalmente nos primeiros eps antes de ficar claro que ela era uma fusão alienígena sem sexo kkkk
@@Gnomo_Felino a Mãe da Marceline é negra e na série Fiona e Cake o Marshall Lee tbm, não é forçar a barra, os criadores tão deixando isso bem claro, só não vê quem não quer
A parte de alienígenas sem sexo, todo mundo sabe q foi só uma desculpa que Rebecca usou pros produtores, mas elas em sua grade maioria são mulheres (tirando raríssimas exceções)
COOOOORRRE QUE LÁ VEM O MIMIZENTO!!!!!@@Gnomo_Felino
Esse se finge de besta só pode.
gratidão ❤
Eu me acho uma pessoa muito ignorante, achei muito elucidativo o conteúdo! Dia desses falei pra um amigo que acho que não deveriam mudar histórias, mas criarem novas histórias representando as pessoas negras, gostei muito do conteúdo porque acredito que sempre vou aprender! Assisti a muitas das animações na infância e só agora pude perceber as referências!
Valeu!
Brigadão, querido 💙 💙
Um outro exemplo de race-coding que eu vi foi no desenho My Little Pony, onde a empresa dona do desenho, a Hasbro, criou um spin-off chamado Equestria Girls, onde a protagonista, uma pônei roxa chamada Twilight Sparkle, atravessa um portal para um mundo paralelo onde todos que ela conhece são humanos, e uma das pessoas que estava trabalhando no filme, acho que era uma artista, não lembro, confirmou em seu Twitter que originalmente os humanos desse universo teriam peles normais e não peles coloridas como sua contrapartes pôneis, e que a própria Twilight seria negra, mas na época o fandom adulto do desenho era muito racista então eles deixaram todos os humanos coloridos e até hoje há brigas online se a Twilight é de fato uma personagem negra ou não.
" o fandom adulto de my little pony '" nenhuma dessas palavras está na Bíblia
O bizarro e espantoso sempre são os adultos se incomodarem mesmo com isso, quando as crianças nem ligariam 🫥
Como vcs viajam kkkkkk
@@ropato1812Achamos um brony
São apenas personagens, ninguém chama os personagens de white coded kkkkkkkkkk.
Nunca percebi isso da codificação racial, na infância eu sempre me perguntei porque o skeeter, amido do Doug era azul, achava curioso a Paty Maionese ter a pele escura e os cabelos loiros, Doug Funnnie foi o desenho da minha infância, foi o meu consolo em tempos difíceis, eu amo esse desenho.
Bahh eu tb, o skeeter eu meio que entendia mas a Maionese sla, eu só não entendia na época.
Nossa!!!! O texto no final me arrepiei todo, vou assistir o vídeo de novo, obg .
Brigado duas vezes então 🙆🏽♂️❣️
1:34 "COMO DESCOBRIRAM ALGUNS USUARIOS DO TWITTER" KKKKKKKKKKKKK intankavel
Geniaal! Não tinha visto esse termo até então, obrigado pela informação, muito importante saber disso e que as próximas produções tragam protagonismo para todos.
Vcs me surpreendem a cada vídeo de vcs!!!
Vou ver aqui o que posso comentar diante da magnitude desse trabalho maravilhoso de vcs.😱😱😱
Vi e li todo Dragon Ball até o fim da fase Z. Só porque é de cor diferente não quer necessariamente que é representação de negro. O Picolo original era o mal puro por ser a separação do alienígena que criou as Dragon Ball, esferas que realizam 1 desejo. E esse alienígena se tornou um ser puro sem a parte má que virou Kami- Sama, cuja tradução é Deus! Tá vendo a complexidade? Mesmo rosto mas com duas personalidades opostas. Ao ser derrotado por Goku, Picolo num último ato expeliu um ovo (meio de reprodução desses aliens unissexs) que originou o Picolo que aparece na fase Z. Essa animação é bem longa e teve essa primeira metade do protagonista Goku pirralho, que ficou adulto (teve passagem de tempo) cuja última luta ele derrotou Picolo Jr, mas o poupou. Depois disso que virou Dragon Ball Z, que passou no mundo todo a partir desse ponto inclusive no Brasil. Esse autor do livro só deve ter visto essa fase da animação e por isso fez essa generalização simplista.
Perfeito, exatamente isso!
Então mano, parce que eles querem ficar forçando coisa onde não tem. Até agr não tô entendendo como que a Marceline pode ser negra, beleza, a mãe dela é negra, mas ela é uma vampira filha de um demônio governante do submundo e que é PALIDO
Em relação ao skeeter, TODOS os personagens do Doug são coloridos. Apenas o Doug é branco porque ele é uma caricatura do próprio autor. Mas o skeeter sim, tem trejeitos e formas de falar que lembram os rappers dos anos 80
Parabéns pelo canal e pelo trabalho, camaradinhas!
Quanto mais vcs estudarem e se radicalizarem mais afiados e melhores serão seus conteúdos.
Fica a dica de leitura e expansão de conhecimento: Frantz Fanon.
Que vídeo incrível!!! Parabéns pelo excelente trabalho de sempre
Eu estava pensando muito nisso ultimamente, esse vídeo foi certeiro
É muito doído como isso internaliza na gente. Até mesmo no Brasil nos distanciamos da América latina, enxergando de forma extereotipada as nações vizinhas
Quebrei o código
Foi muito bom que vcs trouxeram esse tema. Eu não sabia o nome do termo;mas já tinha ouvido falar do tema. É muito triste e irritante quando se tem uma personagem não branco e os conservadores já começam chorar dizendo que é lacração.
Meninos, não tenho mais palavras novas para tecer elogios ao trabalho de vcs
Qualidade, qualidade, qualidade e muita qualidade
Aahhh você sempre maravilhosa ❣️❣️❣️❣️ brigadão de verdade e sempre, Celi 💙
A melhor parte do meu sábado ❤
@@RobertoGabrielCamargo-nt1uw awn 💘💘💘💘 brigado demais ❣️
um dos melhores canais que existe no UA-cam!
Quebrei o código
Canal maravilhoso!
Também já ouvi dizer que os personagens do Backyardigans são crianças negras
Simmmm!! Mais outro famoso também!! Bem lembrado 💙
A criadora do desenho é negra, e a personagem Uniqua é inspirada nela mesma quando criança
Quebrei o código!! Amo vcs!
Brigadoooo, Célia ❣️❣️❣️💘💘
excelente vídeo nota 1000 pro sociocronica
@@fernandoropelato4700 brigadão ❣️❣️
É impressionante, sigo achando os vídeos cada vez melhores!
Brigadão, Rafa!! 🙆🏽♂️💖🫶
Algoritmo me recomendou isso do nada, excelente vídeo. Ótimo o trabalho de vocês.
Ganhou um novo inscrito, amigo! Desejo muito sucesso! Jesus te ama!
Nsa eu amo os vídeos de vcs! Smp mt necessários!
Muito obrigado, querido 💙💙💙
Vim pelo Choco, vídeo Baum demais! Parabéns ❤
Entretenimento de qualidade com aprendizado, obrigada meninos ❤👏🏼👏🏼🫶🏼🫂
A gente que agradece, Vera 🙆🏽♂️🫶
Quebrei o código! Vídeo muito bom! parabéns demais! O roteiro é sensacional!
Olha... Achei esse vídeo por acaso no Bluesky. Não pensei que gostaria tanto. Curti bastante. Inscrito, espero ver mais
Meu deus esse vídeo foi incrível. Amei o vídeo e meus parabéns pelo trabalho ❤ já me tornei inscrito
Quebrei o código. Que vídeo MARAVILHOSO!!!
😍😍😍 brigadoooo 💙
Assistindo esse vídeo lembrei da história de quando saiu o primeiro filme da turma da Mônica e reclamaram do ator branco escolhido para o Cascão, que muitos identificam como um personagem negro.
@@Cristiano-jz6co Cabelo crespo, bom em esportes, muito ligado com trabalhos manuais, sabe ser mais malandro que o Cebolinha. Esses são o que eu penso de cara
KKKKKKkkKK, mas o cascão nunca foi negro, o problema está nos olhos da galera do identitárismo, cascão não tem nada a ver com isso.
amei essa abordagem, muito esclarecedora.
Eu não conhecia esse canal, mas, QUE VÍDEO MARAVILHOSO! Quase chorei aqui 🥹❤
Maravilhoso o vídeo e a pesquisa! Conteúdo de alto nível ❤
"Se contentar com 'visibilidade distorcida' " 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Steven Universe é meu preferido ❤ Pati maionese foi minha primeira crush hahahahaha bom demais! Canal show
Mona me arrepiei com a última frase do vídeo,vou mandar pra todos!
quebrei o código e a minha cabeça jekekejjekeekekek nunca tinha me atentado pra essas questóes em animações antes, vocês sempre me ensinando ihuuu
Esse canal me prendeu de verdade. Comecei por esse vídeo pq me apareceu nas recomendações, e acabei assistindo mais 6, e posso dizer que todos são maravilhosos! O estilo de vídeo, os assuntos sendo tratados com respeito, o roteiro bem feito e bem rico de informações é simplesmente fascinante. Por favor, continuem com esse canal!
Amo o fato de que vocês sempre apresentam referências
Que trabalho impecável o de vocês 👏👏👏❤️
Brigadão sempre, Lívia 💙💙💙
Um tema muito interessante. Voces sempre nos trazem mais conhecimento com seus videos. Continuem com esse otimo trabalho, meninos. ❤❤❤
Muito obrigado, Isa!!! ❣️❣️ continuaremos 🙆🏽♂️🫶
Quebrei o código. Vocês são fofos e muito parecidos. Adorei o vídeo. Obrigada.
Sempre entendi esses personagens como negros, só não conhecia a intencionalidade e as problemáticas envolvidas. Obrigado.
A intencionalidade problemática está na lupa de quem enxerga e/ou fomenta esse tipo de viés. A renda total da chamada população afroamericana nos EUA (eles são só 13% da população) equivale ao PIB da Itália e do Canadá. É uma gente muito rica porém os mitos negativos parecem cismar em persistir.
Nossa que video incrível!!! Me inscrevendo agora. ❤ continue produzindo bons conteúdos assim!!
Escrevi o primeiro capítulo da minha dissertação sobre os problemas colonialistas de Avatar: "A Avatarização dos Corpos e a Digitalização das Sexualidades em Live Actions" (2023). Está disponível online no repositório da Universidade do Porto - FPCEUP.
quando eu penso que já vi de tudo no sociocronica vcs me surpreendem com esse vídeo. Parabéns!!!
Quebrei o código!
Vocês são ótimos em todos os temas, amo!
Qualidade!!! É o que já sei que vou encontrar em seus vídeos!! Parabéns e Feliz Natal!!🎉🎉🎉❤❤
No Castelo Rá-Tim-Bum, apesar de, por exemplo, uma das protagonistas ser negra, o episódio em que se aborda o racismo é "Zula, a menina azul" (o título dispensa maiores explicações, né?). Não acho que tenha sido uma escolha ruim, até porque, na minha opinião, é muito lúdico representar, por meio de uma cor de pele que nem ao menos existe, os inúmeros preconceitos raciais que, esses sim, existem, mas não deixo de achar uma escolha curiosa. Será que era nessa abrangência que estavam pensando ou era outra coisa?
Boa tarde,os vídeos sempre instigantes com temas excelentes,parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Aahhhhh brigadão sempre, Maria 💙💙💙💙💖💖💖💖💖
15:40 - No canal Quadrinhos da Sarjeta teve uma parte do vídeo falando sobre esse assunto, recomendo principalmente pra quem quer saber a origem das tartarugas ninja
Nunca entendi o desenho doug por que era "colorido "
Agora entendi
QUEBREI O CÓDIGO, É COM GORGULHO!!!😁👍
É por isso que vocês são um dos melhores canais desse UA-cam. Sempre com informações relevantes, embasadas. Obrigada pelo excelente trabalho. ❤
0:18meu deus é tao absourdo que eu ri
Talvez aqui não seja pra você.
Quebrei o código. Vocês tem um texto incrível! Gostaria muito de um dia os ver falar sobre O Principe do Egito
Eu adoro aprender com vocês! Que vídeo sensacional, meninos!
Brigadão, Denise 🙆🏽♂️🙆🏽♂️❣️❣️
Quebrei o código, amo os vídeos de vocês são tão informativos e a estética é tão boa, parabéns!!!
Muito obrigado mesmo ❣️❣️
O heroi Pantera Negra antecede o partido dos Panteras Negras. O personagem estreou em julho de 1966, e o partido foi fundado em outubro de 1966.
O Stan Lee retrata os movimentos com os X-Men. Xavier representa o Luther King e o Magneto, o Malcolm X.
@@mariocesarsilva656 Na verdade isso é só uma teoria famosa. Nada confirmado pelo Stan Lee até onde eu sei.
@@mariocesarsilva656teoria da galera do identitárismo, delírio da lacração..
Vc acabou de pegar toda a mensagem do video e tacar no lixo
O paetido pode ter sido criado antes mas o movimento já existia @@giganto72
@@guilhermeferreiraleardini9150 esse vídeo é um lixo por si só, puro delírio identitário.
Obrigado por nos trazer essa perspectiva! Vídeo muito bom!
Certa vez dizem, que questionado Mick Jagger disse ( Falem de mim, mesmo que falem mal. Mais falem.)
Ele quis dizer que seja como ele lembra criticado ou não pelo menos estavam falando sobre ele.
O mesmo é em relação a essas animações mesmo de forma camuflada não deixam de falar sobre os negros e outras etnias.
Para mim não importa se tratam o assunto de maneira camuflada o q importa é falar passar a mensagem.
Importa pois é justamente assim que querem as minorias: camufladas. E tudo que é camuflado, que é escondido não é discutido. Então precisa sim ter diversidade nas obras.
@@adilson5632 Que viagem kkkkkk
socis, sou estudante de design gráfico e ilustradora/animadora e vocês não sabem o quão empolgante é consumir o conteúdo de vocês, a cada vídeo me sinto sob uma chuva de referênciaaaa!!! Amoooo ❤❤❤
Aaahhh que tudooo!!! Muito obrigado!!! 🤩🤩🤩 felizes em ler isso 🥺❤️🩹🫶
Só um detalhe: no último episódio de Dragon Ball Daima foi revelado que os Namekuseijins, além de sempre terem sido oprimidos por outras raças, também foram por muitos anos escravos, reforçando ainda mais essa ideia de que o Piccolo é "black coded"
Não que escravidão de espécies aliens seja algo novo né, até o sayadin forma escravizados pelo freezar mesmo fazendo que gostavam que era cometer massacres galaticos
@@maisumcomentarioqualquer não era escravidão, era mais um emprego mesmo. Eles eram pagos e tinham uma boa qualidade de vida. O Freeza sempre foi um ser horrivel, mas não necessariamente um mal patrão kkkkkk
Outros povos já foram escravos, força não
@@EdivaniaBeserra-b4w larga de choro por causa de metáfora de desenho e vai arrumar o que fazer
@@EdivaniaBeserra-b4woutros povos já foram escravizados, mas nenhum foi igual os africanos, pesquisa aí pra tú ver, a escravidão que mais durou e mas brutal foi a escravização dos Africanos, cerca de 12 a 13 milhões de africanos foi escravizados, e sem falar do genocídio que o "rei" Leopoldo fez na África, mantando cerca de 20 milhões de africanos no congo
Meus caros do Sociocrônica, meus parabéns pelo video e eu espero que vocês consigam fazer mais videos dentro desta tematica tão importante pros tempos que estamos vivendo hoje. Muito obrigado.
Mais um vídeo maravilhoso!!
Esse vídeo é sensacional e extremamente necessário!
Quebrei o código! A Marceline de Hora de Aventura tem os números musicais na versão original cantados pela Willow Smith. No meu imaginário, depois de descobrir isso, ela sempre foi negra. E sobre o Darwin, de O Incrível Mundo de Gumball, é dublado por um ator mirim negro. Adoro os vídeos do canal, parabéns!
Vídeo de muita qualidade e impecável como sempre. Parabéns gente! 👏🏼😁
Vídeo bem explicadinho, gostei
Video incrível, muito completo e bem trabalhado, parabéns
O skiter de Doug era negro mas eles colocaram de outra cor
Acho que o desenho é mais complexo que isso, a Paty maionese é negra e não é codificada, personagens de cores como verde e roxo em Doug normalmente são mais ricos, acho que é tipo a representação de uma classe diferente
@@bizarre7806 Roxo é cor da nobreza, antes dos corantes sintéticos atuais tingir um tecido de roxo era muito caro e só os mais ricos tinham tecidos dessa cor. E o verde é a cor do dinheiro nos EUA. Pode ser que essas referências tenham sido usadas em Doug, mesmo que não seja intencional. Mas é só um hipótese baseada no seu comentário
Quebrei o código demais! Melhor recomendação que o youtube faz em muito tempo! Valeu! 😊
Pateta passava na TV Cruj, Doug na TV Cultura e DBZ no SBT, Band Kids e TV Globinho. Muito bom relembrar!
Que tempo magnífico né tchê, na época queria muito “trabalhar” na TV Cruj Hauahaha
DBZ nunca passou no SBT. Só DB.
Que vídeo sensacional, parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Arrasaram meninos!!! Conteúdo de primeira
Aí você está usando de estereótipos para confirmar estereótipos 😂😂😂😂
Cara, que vídeo bom de assistir
Trabalho incrível que vcs fazem. Amo a forma como abordam com leveza qualquer assunto. Obrigada!❤
Aahhh essa é a ideia! Gratidão 💘❤️🩹
Acho engraçado que hoje as pessoas chamam de lacração quando um elenco, por exemplo, não é 100% branco ou tem um mínimo de diversidade.
Essas pessoas não vivem no mundo real? Ainda mais morando no BR? Nunca andou na rua, onde se vê todos os tipos de pessoas?
A verdade é que quem reclama de lacração se utiliza desse termo para não assumir que é racista!
Tem gente que usa a lacração como escudo pra disfarçar o preconceito
@@Eva-Mina O problema nem é ter pessoas negras nos filmes e séries, tem vários heróis negros f0das como o pantera negra, super choque, ciborgue, Miles Morales (homem aranha), john Stewart (lanterna verde) e por ai vai, tem várias princesas f0das tbm como a Moana, Tiana, Pocahontas e etc, o problema é forçar a barra e mudar a etnia dos personagens igual fizeram com a Ariel por exemplo.
@@ropato1812 Concordo em parte com você mas, a Ariel não tem etnia definida, mesmo porque ela é uma personagem ficcional.
Estranho seria fazer uma cinebiografia do Ayrton Senna e colocar um ator negro ou um asiático para interpretar o Senna.
Outra coisa é exigir que seja fidedigno, a história de uma sereia!
@@Eva-Mina ok, mas o live action era pra ser voltado para a versão DA DISNEY, os live actions que eles fazem n são dos contos de fadas originais, são das versões que eles mesmos criaram, das versões do Walt Disney.
Eles criaram a Ariel de uma determinada forma no passado, logo é inegável que houve uma descaracterização visual.
@@ropato1812o problema é que a maioria desses nerds esquisitos clamam que tal obra é lacracao justamente por ter algum resquicio de minoria dentro, mesmo sendo algo original sem descaracterizar ninguem, um exemplo disso é o anuncio recente do jogo Intergalatic, que a protagonista é uma mulher de cabelo raspado, que obviamente foi inundado por comentarios de “cultura woke” “lacrate” “DEI”
nunca vou entender isso.
Não sei não, hein. Depois daquele leve desentendimento do Akira Toryama com um fã, a qual ele disse que o DBZ foi feito para japoneses, acho difícil que o Piccolo seja uma representação de um homem negro
Compreendo que o Piccolo representa um imigrante, mas especificar isso no contexto branco/preto não faz sentido para os japoneses, muito menos na época que ele foi criado... O Akira sempre foi debochado. Se ele quisesse fazer isso seria muito mais estereotipado. E temos muitos exemplos no DB. O Piccolo não lembra nada com um negro para um japonês... O Goku é um caipira sem educação mas o Piccolo é muito mais sofisticado, sempre chama o Goku pelo sobrenome um traço muito forte de japonês.
Sr popo que é o negro de DBZ