Eu tenho 70 anos. Sempre gostei de ler, quando descobri o audio livro fiquei encantada porque podia fazer as duas coisas que gosto muito ao mesmo tempo .Fico ouvindo o livro e costurando ao mesmo tempo. Logo que comecei a me valer dos audiolivros, percebi dificuldade de me concentrar para ouvir, então comecei a ler e ouvir ao mesmo tempo, isso me fez desenvolver a capacidade de me lembrar de onde guardava as coisas , habilidade que me percebia perdendo. Foi melhor do que qualquer exercício mental. Hoje uso tudo! Estou comprando livros, lendo ,anotando coisas e ficarão para as minhas netas. Sempre digo que velas não serão obrigadas a ler nenhum dos livros que estou deixando, mas se algum dia tiverem curiosidade de saber mais sobre a avó, estarei ali,em cada um deles .
Marilene, sabe que esse sempre foi meu sonho? Herdar uma biblioteca de uma avó. Se os móveis de alguém querido já contam histórias, imagina livros! Tomara que elas desenvolvam o gosto pela leitura. Eu aprendi a gostar de ler graças a minha avó, que comprava livros de viajantes e ao meu pai, que entrou na faculdade de medicina quando eu nasci, ou seja, passei minha infância inteira vendo meu pai estudar.
Aumente sua concentração para a leitura. 1. Crie rotina 2. Crie metas fáceis. / pequenas etapas. 3. Encontre seu estilo de leitura. ( ficção, desenvolvimento social, filosofia, história, romance, religioso). 4.Prepare o ambiente. 5. Procure os acessórios corretos (abaju, fones anti ruídos, marca textos) 6. Coloque músicas instrumentais. 7. Coloque o celular no modo avião. 8. Leia e ouça audiobook. Eu vim até o final. Isa, gratidão pelas dicas.
Ótimas dicas! O que me "destravou" para a leitura foi diminuir drasticamente o uso de redes sociais. Eu percebi que o uso de redes sociais me condicionava a sempre querer uma recompensa rápida e se não tivesse, me sentia entendiado e buscava outra coisa para ocupar o lugar. Deixei as redes sociais de lado por algumas semanas e busquei ler diariamente, minha capacidade de foco aumentou rapidamente e em poucos meses comecei a ler livros de 400 páginas em uma semana, o que antes eu levaria no mínimo um mês. Depois dessa experiência, criei até uma aversão as redes sociais.
Tive que "forçar" o hábito da leitura. Não fluiu naturalmente. Mas era algo que queria e sabia que me faria bem. Booktubers me ajudaram neste processo! Obrigada
Eu também! Me custou uns 7 ou 8 anos, vou te falar que não foi fácil de forma alguma. Mas hoje em dia, em compensação, não consigo dormir sem ter lido e leio uma média de 9 livros por mês, as vezes mais e as vezes menos.
@@jokafofinha1867 Ler no ônibus é de lei! Kkkkkk eu leio bastante no ônibus tambêm, principalmente por conta da demora, que chega aos 40 min pra 1 hora fácil dependendo do horário do dia.
Lei da física: corpo em movimento tende a ficar em movimento. Por isso, vale quebrar a barreira inicial do hábito que depois tudo fica natural, pois entra em movimento.
Isa, aqui em casa o hábito de leitura é compartilhado. Eu faço as vezes de "audiobook" para minha mãe. Lendo em voz alta para ela, tive a oportunidade de viver sensações diferentes em obras há muito visitadas. É prazer dobrado.
O importante é insistir. Falo por mim: eu me distraio MUITO e, ao mesmo tempo, leio MUITO. Perdeu a concentração, vida que segue: volta a ler, troca de livro, lê um conto e vambora 💚. Delfos 😉
O general lá do filme Apocalipse Now dizia: "adoro o cheiro de napalm pela manhã; cheira a vitória". Sou como ele, mas leio livros em vez de napalms. É uma delícia ler de manhã, puta merda. Acordar, pegar um café, e já mandar uns 15 min de leitura. Começa o dia bem, centrado e mais leve.
Pra momentos que me distraem mais (filas, esperando alguma aula começar, esperando o ônibus), eu escolho livros de leitura mais fácil e fluida; funciona super bem! Os livros mais '''cabeça'' leio em casa, no momento propício mesmo.
nos dias que estou com dificuldade pra me concentrar leio em voz alta pelo menos no início até a leitura fluir e depois continuo lendo mentalmente...ouvir minha própria voz e até ler de um jeito enfático e encenado ajuda bastante a minha concentração!
Eu trabalho das 14h às 22h e costumo ler todos os dias quando chego do trabalho. Nesse horário minha família está dormindo e eu estou em total silêncio. Como não tem distração e ninguém me chamando ou conversando ajuda muito na concentração. Leio cerca de 2h por dia. Aconselho fazer isso!
Graças a Deus eu também faço parte deste time: eu também mantenho o hábito diário de leitura. A minha profissão exige bastante isso de mim, pois trabalho diretamente com a tecnologia da informação. Leio muito no meu dia a dia, e quando chego em casa, mais à noite, leio mais ainda. Ler, é libertador! Por isso eu amo a liberdade! Um grande abraço.
Leiam logo pela manhã. Conforme o dia passa, temos menos energia e a vontade de procrastinar cresce bastante. Durma mais cedo para acordar mais cedo e use esse tempo de sobra para ler
Boas dicas! Eu tenho déficit de atenção e uma capacidade de concentração horrível (pra qualquer coisa, não só pra leitura). Uma coisa que me ajuda muito durante a leitura é escutar sons da natureza (barulho de chuva, de ondas do mar, de vento, etc) num fone que seja confortável. Escutar música pra mim tb não funciona, pq 100% das vezes minha tendência é prestar atenção exclusivamente na música rsrs. A natureza, ao contrário, não me dispersa. Talvez pq os sons da natureza sejam aqueles que estejamos evolutivamente "programados" pra conviver e escutar. É triste passar o dia só escutando bipes, buzinas, cliques, alarmes... fica mesmo bem mais difícil se concentrar assim.
Pra mim isso tb ajuda a criar o ambiente, estimula minha memória afetiva. Mtas vzs eu leio em voz alta só qdo a concentração cai e dps volto ao normal. Antes me achava uma leitora ruim por fazer isso. Agora só de continuar lendo eu sei q já venci 😂
@@bubbleofbooks pra quem ler online tem uma opção do Microsoft Edge que você pode adicionar comentários em partes grifadas. Isso tbm estimula você a comentar aquilo que está lendo, trazer sua visão. Faz da leitura um diálogo. Isso me ajudou muito no início e uso até hoje !
Tbm me ajuda qdo os problemas estão muito urgentes e tentam me impedir. Posso imaginar como é difícil para algumas pessoas pq leio desde muito menina e os livros sempre foram meus melhores e maiores amigos. Entt, qdo trata-se de um texto muito denso, teoria em geral, caso eu esteja 'assombrada" pelos meus fantasmas, a voz alta ajuda demais.
Ao "Conhece-te a ti mesmo" grego, acrescento um pouco de Kant: "Sapere aude!", ousa saber! Livros são uma das melhores (se não a melhor) formas de conhecer a si mesmo; é, como disse alguém certa vez, viver mil vidas em uma.
Isa, comprei um fone de ouvido bluetooth que cancela ruido e mudou minha vida, criei até uma dependencia emocional. Fiz uma playlist de musicas de piano pra concentração, além de ter pegos algumas playlists de ruido do spotify , e uso o meu fonezinho com elas. Pra estudar, trabalhar, ler, me ajuda muito! (Uso o galaxy buds 2, se alguem quiser a recomendação) Eu tenho um futton no canto do quarto, e coloco um abajur de luz amarela perto (é bom pra relaxar), ai coloco o meu fone e fico no meu cantinho de leitura. (Outra recomendação, tenho uma lampada inteligente da i2go com modo pra trabalho e pra leitura. esses modos ajudam muito pra cada momento do dia)
Eu comprei um fone de isolar o som para tentar dormir no barulho. Não consigo dormir bem com o fone, pois é muito desconfortável, porém foi a melhor aquisição dos últimos tempos. Eu uso basicamente só para a leitura. Meu nível de concentração aumentou assustadoramente! Eu fico no meu mundo, zero barulho. Eu também usava playlist, música instrumental, sons da natureza.. tudo isso me ajudava sim.. mas nada se compara com a ausência do som. Quem tiver a oportunidade de comprar um fone desses, que não é muito barato, façam uma tentativa.
Mesmo eu sendo um leitor mediano (cerca de um livro a cada dois meses) tenho problemas de concentração, uma maneira que encontrei de melhorar foi ler em voz alta. Tem momentos que tu ta lendo algo e pensando em outra coisa, ler em voz alta meio que elimina esse pensamento em segundo plano. E bem interessante a frase final, tem ela no filme Matrix, justamente quando neo vai conhecer o oráculo'
Indicação para quem está começando: Ouça os audiobooks do Canal da Fantasia. São leituras dramatizadas com trilhas sonoras, cada personagem tem sua voz e é extremamente maravilhoso e mágico ter a experiência de ler e ouvir ao mesmo tempo. Recentemente tive essa experiência com Harry Potter e foi emocionante! Vocês podem encontrar aqui mesmo no UA-cam, Spotify ou no site deles. ❣️
Eu moro junto com os meus pais, e minha casa vive cheia de gente, meus parentes e vizinhos estão sempre aqui em casa, durante muito tempo eu dividi meu quarto com meus irmãos, eu tentava focar somente no livro, e esquecer as coisas ao meu redor, bom, funciou comigo, eu consigo ler em um ambiente com muitas pessoas, mas entendo quem não consegue
“Livros são objetozinhos mágicos”. Amei essa sua frase. Sintetiza a ideia que você costuma transmitir de que os livros não são coisas sacras, intocáveis e ao mesmo tempo consegue expressar a amplitude da importância deles.
Que vídeo maravilhoso. A concentração vai aumentando mesmo com o hábito. Antes era impossível para mim ler por mais de 15 minutos. Hoje, depois de 10 anos lendo TODOS OS DIAS, eu facilmente me perco em um livro por muitas horas
Leio antes de dormir (as vezes com a lanterna do celular).onde vou levo um livro e quando dá vou lendo Ex:fila do banco,postinho de saúde, ônibus...etc (No momento estou lendo são Bernardo de Graciliano Ramos) graças a nossa Isa ❤️
Ler antes de dormir (daria um bom nome pra um canal de booktuber aqui😂), é o meu momento favorito do dia pra leitura. É muito bom. Fora isso só consigo ler nos intervalos do trab, filas, etc. Mas antes de dormir é um momento de tanta tranquilidade que eu aMoooo pra leitura! Leio até o Kindle escorregar da minha mão.
Cheguei até o Oráculo de Delfos e posso dizer que essa faceta da leitura que nos aproxima de nós mesmos é uma das coisas mais recompensadoras e bonitas de se ver. É tão singelo lembrar de algumas histórias e, em especial, de alguns personagens, e com isso ter acesso à tantos conteúdos internos e subjetivos que nos perpassam e que foram despertados enquanto líamos... Assistir você falando isso me emociona bastante porque lhe acompanho há um bom tempo, e estive em leituras coletivas feitas por você que me marcaram profundamente, livros que me tocaram de formas muito avassaladoras, sabe? Grande Sertão Veredas, Montanha Mágica, Torto Arado, Cem Anos de Solidão... e no momento leio com você Os Miseráveis. Muito obrigada por esse primoroso e muito bem exercido trabalho. O vídeo começou de uma forma e acabou num tom de muito amor e carinho pelos livros, como se você tivesse externalizando algo que, pra quem lhe acompanha, é muito nítido: pra você, e pra sua subjetividade, essas histórias são inestimáveis, valiosas. Compartilho disso, com muita alegria.
Adorei e adoro seu trabalho. Hoje cedo falei na terapia que a leitura, os personagens, ajudam-nos no autoconhecimento. Tenho 74 anos e ainda continuo me procurando. Saudações literarias
Uma das habilidades que mais me orgulho por ter adquirido é o hábito de leitura. Eu era um adolescente muito sozinho e encontrava nos livros refúgio e companhia. Com o passar dos anos, essa habilidade foi se desenvolvendo e me ajudou a ser um pouco autodidata. Isso refletiu em quase todas as áreas da minha vida. Mas, acima de tudo, acho que o maior benefício que a leitura me trouxe foi o autoconhecimento. Ao ler diferentes livros vc é exposto a diversas situações que te obrigam a pensar e refletir sobre aquilo. Com isso, vc passa a se questionar sobre o que vc faria no lugar das personagens. É incrível.
Uma dica, e uma coisa que funciona muito bem comigo, é ler e escutando o áudiobook pra ir acompanhando a leitura, e detalhe dou uma acelerada na velocidade do áudio pra forçar a concentração, além de focar na leitura, me ajuda a terminar os livros com mais eficiência e seguir nas minhas metas literárias. Façam isso aí tbm, experimentem e vejam se dar certo com vcs tbm. 😉✌️📖☕😊👋📚🌻😌
Ehhh ISA!! Cheguei até o Oráculo de Delfos!!! Tenho orgulho de ser madrinha do canal!!! É conteúdo estudado, importante e que faz toda a diferença para o desenvolvimento de cada um dos leitores que buscam o crescimento !! Parabéns Isa!!
Olá Isabela, eu realmente uso seu canal para treinamento auditivo para aprendizado do mundo real sobre a pronúncia de palavras brasileiras de uma jovem profissional nativa como você, isso realmente me ajuda a melhorar meu aprendizado da bela linguagem sonora como a maneira como você está falando. A língua portuguesa é a língua que soa mais bonita do mundo O francês só vem em segundo lugar. De um americano aposentado aprendendo a se tornar fluente em português brasileiro tanto na escrita quanto na fala. Obrigado por todos os seus vídeos e livros pedagógicos que você compartilha, posso ver sua paixão e motivação compartilhando tudo o que você fala. Muito Obrigado, Isabela. Da Califórnia, Estados Unidos.
Ótimas dicas para melhorar a concentração, obrigado. Eu acrescentaria também: procurar ler sempre assentado(a) com a coluna ereta, seja em cadeira, sofá ou poltrona, principalmente se existe a intenção ou a necessidade de ler por muito tempo. Evitar ler deitado(a) na cama ou "afundado(a)" na poltrona pois o corpo cansa rapidamente e a concentração diminui.
Tem um vídeo no UA-cam, maaaravilhoso, onde o professor comenta que para termos uma boa leitura; e diga se de passagem para mim , foi a melhor dica que já ouvi; faça perguntas para o autor, questione, tente participar da leitura, marcar colorido, fazer dobras na página , etc é muito bom; mas a partir do momento que você dialoga com o autor , ai sim! você consegue memorizar. Para mim foi a melhor explicação que já achei em todos os vídeos que assisti. Deixo a dica, talvez possa ser comentado futuramente. Obrigada
Meu melhor momento é quando estou regando as plantas é nessa hora que esqueço de tudo é meu momento com a natureza cuidando conversando com todas elas e só escuto o som do vento. Depois que termino vou lê sempre faço isso todas as manhãs prático a leitura pela manhã e depois no final da tarde. Um abraço a todos vcs 😘
Quando realmente quero ler, sento em uma poltrona em meu quarto e me concentro de tal forma que não ouço nada, nenhum barulho. Outro dia, meu marido me chamou e não ouvi nada... ele precisou chegar perto e tocar em meu braço, aí saí da minha concentração da leitura. Era um daqueles livros que nos empolgam e não queremos parar de ler.... Sempre fui assim... desenvolvi mais a cocentração depois de uma crise de estresse que me obrigou a para e fui fazer yoga.
MARAVILHOSA DOUTORA ISABELLA LUBRANO! QUE PERFEIÇÃO ESSA SUA ORIENTAÇÃO; *DICAS DE DOUTORA ISABELLA LUBRANO* Precisamos fazer "academia cerebral"... 1. Crie rotinas para leitura 2. Crie metas fáceis (no início...) 3. Encontre o seu estilo preferido 4. Prepare o ambiente (local e hora) >> Luminosidade, silêncio etc.. 5. Procure os acessórios corretos >> Abajur, mesa, apoio, protetores auriculares, fone abafador de ruído, marca-texto etc.. 6. Use a tecnologia a seu favor >> Ouvir músicas apropriadas (fundos musicais ambientais...), modo avião no celular etc.. 7. Combine ler e ouvir o livro juntos.
Maravilhosas observações e dicas! ❤ Ler o que gosta e não o que os outros indicam porque é bom, é bem importante. Você que vai saber o seu estilo e gosto próprio. Nunca tive redes sociais, exceto essa mídia aqui, e aqui aprendo muito e o youtube me desperta muitos interesses bacanas. Seu canal é um deles, sempre gostei de ler e você só potencializou meu gosto por livros, adoro suas resenhas. Acrescento a esse oráculo um outro, ambos estão como minhas frases pra vida: " Conhece-te a ti mesmo" e " Torna-te quem tu és " 😘😘
Adorei as dicas , já uso muitas delas. Lembro que um dos meus maiores problemas era esquecer a linha na qual tinha parado a leitura, então acabava lendo o mesmo parágrafo inúmeras vezes. Resolvi essa questão utilizando um lápis, tanto para guiar meus olhos durante a leitura, quanto para fazer um pequeno risco no final do parágrafo, para sinalizar que eu já li aquela parte. Essa técnica me ajuda muito .
Muito obrigada pelas dicas! Eu perdi o hábito de leitura e estou tentando retomá-lo faz teeeempo, mas sempre surgia alguma coisa que me fazia deixar pra depois, abandonar os livros... Mas esse ano estou tendo progresso! Outra dica que funcionou comigo foi ler quadrinhos. A leitura flui mais rápido e pode ajudar, a estimular pq dá um resultado mais rápido (o livro geralmente acaba mais rápido, né). Mas riscar ou marcar o livro é algo que eu 100% nunca consegui nem nunca conseguirei hahahahahaha
Concordo com suas observações, muito pertinentes. É uma loucura mesmo este nosso mundão, tem que ter muita saúde mental. Os livros e o seu canal são um alento nestes tempos e ajudam muito, servem como válvula de escape. Estou lendo uns 10 livros ao mesmo tempo, mas esta valendo, rs. Grande abraço!
Deus é mais ler 10 livros ao mesmo tempo! Misericórdia!😮. Eu não consigo nem ler 2 ao mesmo tempo. Por isso leio um por semana, ou até 10 dias. Mas sempre um por vez.
Comecei a rabiscar com lápis minhas leituras recentemente e que diferença! Comecei a me sentir realmente mais inserida no conteúdo, recomendo. Na minha casa, quando o ambiente está barulhento, costumo colocar uma playlist de sons da natureza (ironia pois moro no meio do mato) para me ajudar. Parabéns pelo livro e obrigada pelas dicas, Isa.
Faço isso tbm...e tem funcionado muito... Ja ouvi criticas por riscar o livro, mas são meus e quando preciso lembro, grifei sobre isso em tal livro e fico muito feliz, nossa...rrssr E o audio intensifica o foco mesmo, escuto música classica suave baixo com fone q evita ruídos externos.
Assisti até o fim, hahahah. Já aplico as dicas mencionadas e sim, funcionam mesmo. Esse vídeo vai ajudar muita gente, com certeza! Obs: As LCs da Isa também me ajudaram bastante a retomar o meu gosto e ritmo de leitura. As leituras ao vivo dos primeiros capítulos dos livros, as metas acessíveis, as lives de discussão... pra mim dá super certo.
Assistir até o final, cheguei até o Oráculo de Delfos. Parabéns pelo trabalho. Seria bom um vídeo sobre os apoios para leituras. Aquelas pequenas armações de madeira ou plástico que permitem apoiar os livros. Tenho um em plástico, mas não é muito bom. Taciano Minervino, Jabaotão, PE. Obrigado pelo vídeo sobre literatura nordestina. Estou neste exato momento relendo o Romance da Pedra do Reino / E o Príncipe do sangue do Vai-e-volta. Continue.
Eu leio no ônibus indo trabalhar, no horário do intervalo do meu trabalho são horários que consigo sem interrupção. Na minha casa é muita interrupção incrível 😒😂😂. Tem livros que pedem muito da sua atenção. Agora mesmo estou lendo Divina Comédia que se não prestar atenção não com atenção já é muito difícil.
Assisti tudo rsrs “Conhece-te a ti mesmo” Eu não consigo fazer anotações…. Fico com lápis na mão esquecido rsrs Mas gostaria muito de ter esse hábito. Adorei as dicas e vou seguir algumas, principalmente a do abajur pq aqui em casa a iluminação convida a um soninho 🥱🥱
Ontem, “por acaso”, o UA-cam me mostrou um vídeo seu. Desde então, estou, quando consigo tempo, emendando um no outro…..são sensacionais!!! Irradiam sua inteligência e sua percepção aguçadas! Virei fã! Parabéns! 🎉
Isa, que vídeo necessáaaariooooo!!!! Tenho algumas dicas também que me ajudam a concentrar e relaxar....gosto de colocar na tv uns vídeos de jazz e lareira, ou músicas de cafeteria sem letra, encho uma caneca de café, e me transporto pra lá. Depende da leitura, tenho as músicas favoritas, Tolkien, leio ouvindo Concerning Hobbit, suspense ouço Hans Zimmer, e por aí vai......Amo velas e chás, que também estimulam os sentidos e me ajudam com a concentração. E mesmo assim, dependendo da leitura, que simplesmente as vezes não vai, tenho no kindle e peço para a Alexa ler junto comigo. Fica mais fácil e a leitura flui, sinto que o aproveitamento melhora, principalmente os calhamaços. Amo seu canal!!! bjs mil
Ótimas dicas, Isa!! 👏🏽👏🏽 uso muito playlist de “música para ler” disponível no UA-cam e ainda escolho as imagens de “ambiente“ cafeteira, sala com poltronas aconchegantes e por aí vai 😹😹xeros
Muito me identifico com suas reflexões.... E sim... Cheguei ao oráculo de Delfos...."Conhece-te a ti mesmo" esse é o grande objetivo de todos nós, no tempo de cada um...
Ouvir música que combine com o livro é muito legal pois além de ajudar com os barulhos externos, pode acontecer de quando vc ouvir aquela música de novo vai trazer a memória do livro. Quando eu era mais nova e estava lendo 20 mil léguas submarinas, conheci uma música chamada "Nemo" do Nightwish e eu ouvia muito enquanto lia (repetidas vezes) e até hoje quando escuto essa música, lembro de algum trecho diferente do livro. O vídeo foi ótimo, Isa. Como sempre ❤️
Assino embaixo em tudo que a Isa disse! Agora falando da minha experiência, porque acredito que saber como foi com outras pessoas e conhecer que todo mundo possui as mesmas dificuldades nos ajudam a ter forças para mudar as nossas. Eu estava com muita dificuldade de concentração no segundo ano da faculdade por inúmeros problemas, então eu resolvi procurar mudar o meu 'estado' e melhorar minha mente e consequentemente meu desempenho nos estudos. E isso é um aprendizado para toda a vida, não paramos de aprender a como aprender kkkk Nessa época eu tinha parado de ler por causa do foco no vestibular e também depois que a gente entra na faculdade temos um choque com a nova rotina e acabamos nos perdendo nesse meio. Então, chegou um dia que eu estava exausta de tudo e quis sair desse desânimo. Então, voltei a lembrar das coisas que eu gostava de fazer e uma delas era LER. Foi aí que comecei lendo os livros que tinha em casa e que ainda não tinha lido, depois emprestei livros de outras pessoas e com o dinheiro da minha bolsa de iniciação científica comprei um kindle e foi de longe a melhor compra que fiz na vida kkk Mas logo no início quando voltei a ler esses livros eu não conseguia prestar atenção no texto, lia uma coisa e já nem lembrava o que tinha lido e nem entendia o que estava acontecendo no texto. Toda vez que isso acontecia eu LIA TUDO DE NOVO até entender e até conseguir me concentrar no texto. Gente, foi treino e treino e treino, ler diversas vezes, treinar a mente para focar no texto, e assim com o tempo eu consegui melhorar e muito minha atenção. Nessa época eu separei (até hoje faço assim) uma hora do meu dia para ler, eu chegava na faculdade 1 horas antes da minha aula e lia durante uma hora o livro, procurava um lugar onde eu ficava sozinha e lia, também desligava a internet pra não me distrair. E assim no final desses anos cheguei a mais de 30 livros lidos, dentre eles Guerra e Paz, Crime e Castigo, Os miseráveis, Os irmãos karamázov, todos os contos de Tolstói e etc... Quando a gente percebe o tempo gasto nas redes sociais e NENHUM retorno benéfico pra nossa saúde, a nossa vida muda, e esse treinamento da atenção de reler e reler e reler o mesmo parágrafo ou capítulo não é sobre o TEMPO "perdido" mas sobre o ENTENDIMENTO e o "ganho" com isso.
Me sinto sortuda e previlegiada por gostar e ler muito desde criança. Ajuda tmbm, não ter problema nenhum em ficar na minha própria companhia. Então não tenho problema de concentração com livros :)
Olá, Isabella, Bela!!! Adorei este seu vídeo! Sou professora de Língua Portuguesa (claro que de Literatura também!) . Muito do que vc falou, eu venho falando para meus alunos. Mesmo sabendo que preciso cobrar deles leituras obrigatórias de vestibular, procuro sempre incentivá-los a ler todo tipo de obra. Já usei vídeo seu em sala de aula, porque creio que seu entusiasmo (além da sua ótima dicção) pode incentivá-los. Por isso, peço, se for possível, que vc considere a possibilidade de fazer um pequeno vídeo dirigido a esse público juvenil . Talvez contando um pouco da sua experiência quando estudante pré-universitária e de como foi se apaixonando pela leitura( e que é possível começar com qualquer idade). Sempre digo que a leitura é um ato solitário, mas, depois que o hábito e gosto se instalam em nós, nunca mais sentiremos solidão! Beijos!🥰😍
Leitura é um hábito que vicia e quando você encontra o que gosta, de tanto ler o que gosta, acaba tentando ler coisas que não gosta e acaba gostando. No meu caso eu li os miseráveis, e por incrível que pareça me interessei pela parte do livro que a maioria que ler pula ou não gosta que é waterloo. Depois de uns meses que fiz a leitura fui na Bienal e conversando com o vendedor sobre os gostos litérario ele me indicou um livro exatamente sobre Waterloo do autor Bernard Cornwell. Não conhecia ate então as obras desse autor, mas comprei o livro so por conta da história de Waterloo para aprender mais. Só para concluir, nunca me imaginei gostando dessa guerra que deteve Napoleão, ou seja, so lendo para saber se vai gostar ou não
Esse vídeo tem um “que” de reboot daquele mais antigo sobre como ler mais - o que me traz a sensação de que é um trabalho voltado para os seguidores novos do canal. Mas ainda assim, um ótimo vídeo, com novas dicas. Keep up with the good work, Isa! Parabéns à melhor booktuber!
Depois da pandemia, a minha mente ficou dispersa. Não consigo me concentrar. Até pra ler um texto curto. Pra muitas pessoas a pandemia foi até um incentivo, já que tinham que ficar em casa. Agora pra mim sinto que minha concentração foi embora.
Vou fazer um detox de redes socisis.... sou aposentado, 63 anos... nem esperei o vídeo terminar. Tô indo ao shopping, comprar um livro. Preciso mudar minha vida. E olha que continue trabalhando. O celular está atrapalhando, a higiene do meu sono. Muito obrigado de coração...
Assisti até o final porque foi muito interessante mesmo. Tenho um bom poder de concentração na leitura adquirido desde criança. Hoje aos 60, tento ler o máximo possível, é um momento delicioso do dia!
Para mim, a leitura não vem por acaso e não chega de "mão beijada". Os ingredientes principais para se ter uma leitura satisfatória é hábito e muita disciplina. Fácil? De forma alguma, mas posso dizer que não é impossível. Parabéns Isabella pelo seu canal rico e esclarecedor.
Eu tinha perdido o hábito de leitura, mas olha só a contradição (para muitos)... tornar-me mãe me fez voltar a ler!!! rsrsrs Querer pesquisar mais a respeito da educação infantil, o desenvolvimento do cérebro, a maternidade, a criança, etc! rsrsrs Mergulhei tão profundamente nesses estudos e leituras, criando esse vínculo e hábito de ler, que voltei a ler basicamente todos os meus gêneros favoritos ♥ Adorei as dicas!!! Somente ressaltando uma observação: tem pessoas que já lêem bastante, já tem o hábito, mas de repente não conseguem mais ler por terem entrado na tal "ressaca literária". Como se fosse um bloqueio mental para a leitura, após ler um livro muito impactante, ou que gostou demais etc. Acontece...
Assisti até o fim, costumo ler no ônibus, indo ou voltando do trabalho, porque não tenho tido muito tempo. Vou experimentar a questão da playlist de leitura pra me ajudar na concentração, já que as vezes me distraio nas conversas alheias kkk.
Enquanto “ação “ a leitura é uma experiência solitária realmente. Por outro lado, há um profundo encontro com o escritor, os lugares, personagens, tempo…quando nossa concentração é 100%!
Não apenas assisti até o fim...tive o prazer de ouvir uma verdadeira amante dos livros. Pessoas como vc só faz nos acreditar que é possível fazer aquilo que parecia ser impossível. Parabéns e meu obrigado pelas sugestões.
Ler no ônibus se tornou meu momento principal de leitura, longe das distrações eletrônicas de casa, onde estou usando música binaural e outras para me concentrar. Além das lives de sprint.
Hoje em dia é difícil mesmo, a internet deixou a gente pilhado, viciado nas pequenas doses de dopamina que a variedade da internet propicia. Porém eu vejo a leitura como uma saída a isso, quase como uma "terapia", ela te força a parar e pensar um pouco. É uma delícia e muda a gente. Recomendo de verdade, desligar tudo e pegar um livro (de papel mesmo, de preferência). Valeu Isabela
Muito bom esse vídeo, adorei Isabella, assisti até o fim. Acho que leio desde que nasci, meu pai era Professor de Matemática, tínhamos uma estante cheia de livros em casa, e meu pai todo dia falava para mim: "o que está fazendo? Nada! - Vai ler um livro!", meu pai assinava jornais também, e o contato das crianças com jornais infantis como tinha na minha época de infância, Folhinha, Estadinho, eram super importantes para despertar o gosto pela leitura; ler gibis também ajuda, os livros que mais me recordo quando criança eram de Erico Verissimo, Clarissa e Música ao Longe, não entendo porque esse escritor maravilhoso é tão esquecido no Brasil. Para mim virou moda dizer que gosta de Machado de Assis, acho ele muito chato, os livros de Erico Verissimo são maravilhosos, quem lê "Incidente em Antares", jamais se esquece, acho até que desperta a paixão pela leitura. Leitura começa no berço. (Antes de minha filha nascer eu já tinha comprado livros de plástico para ela "ler" na banheirinha, a partir dos 3 meses de vida, hoje é uma grande leitora) Pais, comprem livros para seus filhos!
Oi, Super Estrela Linda! Só Estou Vendo o Vídeo agora! Mas, AMEI o Papo e Todas as Dicas suas e de Seus Seguidores!👏🏼👏🏽👏🏼👏🏽👏🏼👏🏽👏🏽 E Cheguei Sim até o Horáculo de Délfos! Sou Sua Fã, já Há Algum Tempo!😘😍✨
Gosto e pratico tudo isso. E funciona. Excetuo a música. Não ouço música de jeito nenhum, nem sem letra ou puramente instrumental. Entenda que qualquer música que tenha letra pode ser tocada apenas com instrumentos sem ser cantada por voz humana ou robótica e se vc conhece a letra vai me desconcentrar. Então não ouço música porque começo a pensar no arranjo, nas progressões harmonicas, nos modos, trillos, hammer on, bends etc. Logo, música não. Mas as suas dicas são de ouro. Obgdo.
Eu me distraia muito lendo, entao comecei a ler em voz alta e mudando o timbre de voz para cada personagem, como se fosse uma leitura dramatica. Eu gosto e acho divertido, como geralmente nao leio perto de outras pessoas nao tem problema. A unica pessoa que me escuta é o meu priminho, que acha engraçado e começou a se interessar mais pelos livros por causa disso.
Eu leio todos os dias por questão de hábito mesmo e sou grata por isso. Faço uso de todas as dicas sugeridas pela Isa e prefiro ler com silêncio total. Tenho 4 abajures em casa, um em casa canto onde possa ler diariamente. Acho abajur essencial para todos os leitores.
Eu tenho 70 anos. Sempre gostei de ler, quando descobri o audio livro fiquei encantada porque podia fazer as duas coisas que gosto muito ao mesmo tempo .Fico ouvindo o livro e costurando ao mesmo tempo. Logo que comecei a me valer dos audiolivros, percebi dificuldade de me concentrar para ouvir, então comecei a ler e ouvir ao mesmo tempo, isso me fez desenvolver a capacidade de me lembrar de onde guardava as coisas , habilidade que me percebia perdendo. Foi melhor do que qualquer exercício mental. Hoje uso tudo! Estou comprando livros, lendo ,anotando coisas e ficarão para as minhas netas. Sempre digo que velas não serão obrigadas a ler nenhum dos livros que estou deixando, mas se algum dia tiverem curiosidade de saber mais sobre a avó, estarei ali,em cada um deles .
Gostei.
Você é uma pessoa incrível Vó, suas netas tem muita sorte.
Que lindo... Tomara que elas aproveitem essa avó maravilhosa 🙏
Marilene, sabe que esse sempre foi meu sonho? Herdar uma biblioteca de uma avó. Se os móveis de alguém querido já contam histórias, imagina livros! Tomara que elas desenvolvam o gosto pela leitura. Eu aprendi a gostar de ler graças a minha avó, que comprava livros de viajantes e ao meu pai, que entrou na faculdade de medicina quando eu nasci, ou seja, passei minha infância inteira vendo meu pai estudar.
Que relato!!
Aumente sua concentração para a leitura.
1. Crie rotina
2. Crie metas fáceis. / pequenas etapas.
3. Encontre seu estilo de leitura. ( ficção, desenvolvimento social, filosofia, história, romance, religioso).
4.Prepare o ambiente.
5. Procure os acessórios corretos (abaju, fones anti ruídos, marca textos)
6. Coloque músicas instrumentais.
7. Coloque o celular no modo avião.
8. Leia e ouça audiobook.
Eu vim até o final.
Isa, gratidão pelas dicas.
Sua dica foi melhor que o vídeo.
"Eu vivi mil vidas e amei mil amores. Andei por mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque eu li" - George R. R. Martin
Perfeito!
Posso roubartilhar? Vou por numa moldura e por na parede.
Ótimas dicas! O que me "destravou" para a leitura foi diminuir drasticamente o uso de redes sociais. Eu percebi que o uso de redes sociais me condicionava a sempre querer uma recompensa rápida e se não tivesse, me sentia entendiado e buscava outra coisa para ocupar o lugar. Deixei as redes sociais de lado por algumas semanas e busquei ler diariamente, minha capacidade de foco aumentou rapidamente e em poucos meses comecei a ler livros de 400 páginas em uma semana, o que antes eu levaria no mínimo um mês. Depois dessa experiência, criei até uma aversão as redes sociais.
Tive que "forçar" o hábito da leitura. Não fluiu naturalmente. Mas era algo que queria e sabia que me faria bem. Booktubers me ajudaram neste processo! Obrigada
Eu também! Me custou uns 7 ou 8 anos, vou te falar que não foi fácil de forma alguma.
Mas hoje em dia, em compensação, não consigo dormir sem ter lido e leio uma média de 9 livros por mês, as vezes mais e as vezes menos.
@@NUCLEARDASH me custou uns 3 ou 4 anos... Hoje leio 3 ou 4 livros no mês. Neste momento, LCs estão me ajudando... e sprints de leitura.
Ahh... leio, principalmente, no ônibus. 20min pra ir pro trabalho e 20min na volta ;-)
@@jokafofinha1867 Ler no ônibus é de lei! Kkkkkk eu leio bastante no ônibus tambêm, principalmente por conta da demora, que chega aos 40 min pra 1 hora fácil dependendo do horário do dia.
Lei da física: corpo em movimento tende a ficar em movimento. Por isso, vale quebrar a barreira inicial do hábito que depois tudo fica natural, pois entra em movimento.
Isa, aqui em casa o hábito de leitura é compartilhado. Eu faço as vezes de "audiobook" para minha mãe. Lendo em voz alta para ela, tive a oportunidade de viver sensações diferentes em obras há muito visitadas. É prazer dobrado.
Isto me recorda minha infância e minha adolescência. Líamos em voz alta. Era muito bom.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@taisbaldon verdade!
Nossa infância tem sabor!
Joyce, entra no canal PARTILHAS LITERÁRIAS. Isabela, também te indico. Leiam a descrição que traz a missão da Adélia com esse trabalho.
Que eu me recorde foi Sócrates quem disse a frase por ti citada, Isabela. Tenho apreciado bastante teu magnífico trabalho.
O importante é insistir. Falo por mim: eu me distraio MUITO e, ao mesmo tempo, leio MUITO. Perdeu a concentração, vida que segue: volta a ler, troca de livro, lê um conto e vambora 💚. Delfos 😉
É sobre isso
O general lá do filme Apocalipse Now dizia: "adoro o cheiro de napalm pela manhã; cheira a vitória". Sou como ele, mas leio livros em vez de napalms. É uma delícia ler de manhã, puta merda. Acordar, pegar um café, e já mandar uns 15 min de leitura. Começa o dia bem, centrado e mais leve.
Pra momentos que me distraem mais (filas, esperando alguma aula começar, esperando o ônibus), eu escolho livros de leitura mais fácil e fluida; funciona super bem! Os livros mais '''cabeça'' leio em casa, no momento propício mesmo.
nos dias que estou com dificuldade pra me concentrar leio em voz alta pelo menos no início até a leitura fluir e depois continuo lendo mentalmente...ouvir minha própria voz e até ler de um jeito enfático e encenado ajuda bastante a minha concentração!
sim!!!!
Tbm faço isso,funciona bem..
É interessante ler assim, eu também tenho esse costume kkk
Eu trabalho das 14h às 22h e costumo ler todos os dias quando chego do trabalho. Nesse horário minha família está dormindo e eu estou em total silêncio. Como não tem distração e ninguém me chamando ou conversando ajuda muito na concentração. Leio cerca de 2h por dia. Aconselho fazer isso!
Eu tbm faço essa rotina , apesar de chegar cansado , mais nao deixo por nada meus livros!! boa leitura para voce!
Graças a Deus eu também faço parte deste time: eu também mantenho o hábito diário de leitura. A minha profissão exige bastante isso de mim, pois trabalho diretamente com a tecnologia da informação. Leio muito no meu dia a dia, e quando chego em casa, mais à noite, leio mais ainda. Ler, é libertador! Por isso eu amo a liberdade! Um grande abraço.
Leiam logo pela manhã. Conforme o dia passa, temos menos energia e a vontade de procrastinar cresce bastante. Durma mais cedo para acordar mais cedo e use esse tempo de sobra para ler
Também prefiro ler cedo.
Acho que me daria sono, sinto muito sono de manhã... mas é uma dica interessante.
Minha neta criou uma meta de 15 livros por ano. Já leu 4, maravilha!!!
🤗
Excelente!!! 👏👏👏
Parabéns!!
Grandes resultados vêm de esforços ❤❤📖
Boas dicas! Eu tenho déficit de atenção e uma capacidade de concentração horrível (pra qualquer coisa, não só pra leitura). Uma coisa que me ajuda muito durante a leitura é escutar sons da natureza (barulho de chuva, de ondas do mar, de vento, etc) num fone que seja confortável. Escutar música pra mim tb não funciona, pq 100% das vezes minha tendência é prestar atenção exclusivamente na música rsrs. A natureza, ao contrário, não me dispersa. Talvez pq os sons da natureza sejam aqueles que estejamos evolutivamente "programados" pra conviver e escutar. É triste passar o dia só escutando bipes, buzinas, cliques, alarmes... fica mesmo bem mais difícil se concentrar assim.
Pra quem se distrai facil, recomendo ler em voz alta. Isso me ajudou muito. O ruim é q na rua eh impossivel kkkk mas em casa eh otimo
Eu amo ler em voz alta, mas quando são romances e não contos por exemplo, eu fico muito rouca🤡🤣🤣🤣
Também leio em voz alta (não tão alta rsrs). Ajuda na absorção do conteúdo
Pra mim isso tb ajuda a criar o ambiente, estimula minha memória afetiva. Mtas vzs eu leio em voz alta só qdo a concentração cai e dps volto ao normal. Antes me achava uma leitora ruim por fazer isso. Agora só de continuar lendo eu sei q já venci 😂
@@bubbleofbooks pra quem ler online tem uma opção do Microsoft Edge que você pode adicionar comentários em partes grifadas. Isso tbm estimula você a comentar aquilo que está lendo, trazer sua visão. Faz da leitura um diálogo. Isso me ajudou muito no início e uso até hoje !
Tbm me ajuda qdo os problemas estão muito urgentes e tentam me impedir. Posso imaginar como é difícil para algumas pessoas pq leio desde muito menina e os livros sempre foram meus melhores e maiores amigos. Entt, qdo trata-se de um texto muito denso, teoria em geral, caso eu esteja 'assombrada" pelos meus fantasmas, a voz alta ajuda demais.
Ao "Conhece-te a ti mesmo" grego, acrescento um pouco de Kant: "Sapere aude!", ousa saber! Livros são uma das melhores (se não a melhor) formas de conhecer a si mesmo; é, como disse alguém certa vez, viver mil vidas em uma.
Isa, comprei um fone de ouvido bluetooth que cancela ruido e mudou minha vida, criei até uma dependencia emocional. Fiz uma playlist de musicas de piano pra concentração, além de ter pegos algumas playlists de ruido do spotify , e uso o meu fonezinho com elas. Pra estudar, trabalhar, ler, me ajuda muito! (Uso o galaxy buds 2, se alguem quiser a recomendação)
Eu tenho um futton no canto do quarto, e coloco um abajur de luz amarela perto (é bom pra relaxar), ai coloco o meu fone e fico no meu cantinho de leitura. (Outra recomendação, tenho uma lampada inteligente da i2go com modo pra trabalho e pra leitura. esses modos ajudam muito pra cada momento do dia)
Tenho 75 anos descobri o canal à pouco tempo estou lendo Um cavalheiro em Moscou. Excelente.
isso que é leitora tecnologica... :-)
Eu comprei um fone de isolar o som para tentar dormir no barulho. Não consigo dormir bem com o fone, pois é muito desconfortável, porém foi a melhor aquisição dos últimos tempos. Eu uso basicamente só para a leitura. Meu nível de concentração aumentou assustadoramente! Eu fico no meu mundo, zero barulho. Eu também usava playlist, música instrumental, sons da natureza.. tudo isso me ajudava sim.. mas nada se compara com a ausência do som. Quem tiver a oportunidade de comprar um fone desses, que não é muito barato, façam uma tentativa.
Mesmo eu sendo um leitor mediano (cerca de um livro a cada dois meses) tenho problemas de concentração, uma maneira que encontrei de melhorar foi ler em voz alta. Tem momentos que tu ta lendo algo e pensando em outra coisa, ler em voz alta meio que elimina esse pensamento em segundo plano.
E bem interessante a frase final, tem ela no filme Matrix, justamente quando neo vai conhecer o oráculo'
Indicação para quem está começando: Ouça os audiobooks do Canal da Fantasia. São leituras dramatizadas com trilhas sonoras, cada personagem tem sua voz e é extremamente maravilhoso e mágico ter a experiência de ler e ouvir ao mesmo tempo. Recentemente tive essa experiência com Harry Potter e foi emocionante! Vocês podem encontrar aqui mesmo no UA-cam, Spotify ou no site deles. ❣️
Adoro o Canal da Fantasia, muito bacana ver alguém falando sobre o trabalho deles
@@marciocarvalho9374 Sim sim, falo justamente pra ser reconhecido. É um trabalho muito lindo.
Up
Eu moro junto com os meus pais, e minha casa vive cheia de gente, meus parentes e vizinhos estão sempre aqui em casa, durante muito tempo eu dividi meu quarto com meus irmãos, eu tentava focar somente no livro, e esquecer as coisas ao meu redor, bom, funciou comigo, eu consigo ler em um ambiente com muitas pessoas, mas entendo quem não consegue
É muito difícil parabéns pra você que consegue 😂😂😂
“Livros são objetozinhos mágicos”. Amei essa sua frase. Sintetiza a ideia que você costuma transmitir de que os livros não são coisas sacras, intocáveis e ao mesmo tempo consegue expressar a amplitude da importância deles.
Seus vídeos são irresistíveis, inteligentes, ótimo exercício para reflexão que desde de 2017 assisto todos até o final...parabéns.
vídeo maravilhoso!
Que vídeo maravilhoso. A concentração vai aumentando mesmo com o hábito. Antes era impossível para mim ler por mais de 15 minutos. Hoje, depois de 10 anos lendo TODOS OS DIAS, eu facilmente me perco em um livro por muitas horas
Leio antes de dormir (as vezes com a lanterna do celular).onde vou levo um livro e quando dá vou lendo
Ex:fila do banco,postinho de saúde, ônibus...etc
(No momento estou lendo são Bernardo de Graciliano Ramos) graças a nossa Isa ❤️
Ler antes de dormir (daria um bom nome pra um canal de booktuber aqui😂), é o meu momento favorito do dia pra leitura. É muito bom. Fora isso só consigo ler nos intervalos do trab, filas, etc. Mas antes de dormir é um momento de tanta tranquilidade que eu aMoooo pra leitura! Leio até o Kindle escorregar da minha mão.
@@polly9429 😄😄
Cheguei até o Oráculo de Delfos e posso dizer que essa faceta da leitura que nos aproxima de nós mesmos é uma das coisas mais recompensadoras e bonitas de se ver. É tão singelo lembrar de algumas histórias e, em especial, de alguns personagens, e com isso ter acesso à tantos conteúdos internos e subjetivos que nos perpassam e que foram despertados enquanto líamos... Assistir você falando isso me emociona bastante porque lhe acompanho há um bom tempo, e estive em leituras coletivas feitas por você que me marcaram profundamente, livros que me tocaram de formas muito avassaladoras, sabe? Grande Sertão Veredas, Montanha Mágica, Torto Arado, Cem Anos de Solidão... e no momento leio com você Os Miseráveis. Muito obrigada por esse primoroso e muito bem exercido trabalho.
O vídeo começou de uma forma e acabou num tom de muito amor e carinho pelos livros, como se você tivesse externalizando algo que, pra quem lhe acompanha, é muito nítido: pra você, e pra sua subjetividade, essas histórias são inestimáveis, valiosas. Compartilho disso, com muita alegria.
Também cheguei ao oráculo de Delfos. Parabéns pelo vídeo, Isa.
Adorei e adoro seu trabalho. Hoje cedo falei na terapia que a leitura, os personagens, ajudam-nos no autoconhecimento. Tenho 74 anos e ainda continuo me procurando. Saudações literarias
Cheguei na parte do Oráculo de Delfos ❤Ajudou bastante, Isa.
Uma das habilidades que mais me orgulho por ter adquirido é o hábito de leitura. Eu era um adolescente muito sozinho e encontrava nos livros refúgio e companhia. Com o passar dos anos, essa habilidade foi se desenvolvendo e me ajudou a ser um pouco autodidata. Isso refletiu em quase todas as áreas da minha vida. Mas, acima de tudo, acho que o maior benefício que a leitura me trouxe foi o autoconhecimento. Ao ler diferentes livros vc é exposto a diversas situações que te obrigam a pensar e refletir sobre aquilo. Com isso, vc passa a se questionar sobre o que vc faria no lugar das personagens. É incrível.
Uma dica, e uma coisa que funciona muito bem comigo, é ler e escutando o áudiobook pra ir acompanhando a leitura, e detalhe dou uma acelerada na velocidade do áudio pra forçar a concentração, além de focar na leitura, me ajuda a terminar os livros com mais eficiência e seguir nas minhas metas literárias. Façam isso aí tbm, experimentem e vejam se dar certo com vcs tbm. 😉✌️📖☕😊👋📚🌻😌
Consegui chegar ao final! Tambem com essa quantidade de dicas nao tem quem resista.
Ehhh ISA!! Cheguei até o Oráculo de Delfos!!!
Tenho orgulho de ser madrinha do canal!!! É conteúdo estudado, importante e que faz toda a diferença para o desenvolvimento de cada um dos leitores que buscam o crescimento !! Parabéns Isa!!
Olá Isabela, eu realmente uso seu canal para treinamento auditivo para aprendizado do mundo real sobre a pronúncia de palavras brasileiras de uma jovem profissional nativa como você, isso realmente me ajuda a melhorar meu aprendizado da bela linguagem sonora como a maneira como você está falando. A língua portuguesa é a língua que soa mais bonita do mundo O francês só vem em segundo lugar. De um americano aposentado aprendendo a se tornar fluente em português brasileiro tanto na escrita quanto na fala. Obrigado por todos os seus vídeos e livros pedagógicos que você compartilha, posso ver sua paixão e motivação compartilhando tudo o que você fala. Muito Obrigado, Isabela.
Da Califórnia, Estados Unidos.
Começar lendo livros "mais fáceis" tbm é uma dica, livros muito complexos tendem a fazer vc desistir mais rápido a leitura...
Ótimas dicas para melhorar a concentração, obrigado. Eu acrescentaria também: procurar ler sempre assentado(a) com a coluna ereta, seja em cadeira, sofá ou poltrona, principalmente se existe a intenção ou a necessidade de ler por muito tempo. Evitar ler deitado(a) na cama ou "afundado(a)" na poltrona pois o corpo cansa rapidamente e a concentração diminui.
Concordo
Ler sempre em ambientes inusitados é muito surpreendente porque o conteúdo fixa mais com o reforço do subconsciente que está alheio ao local novo.
@@vanessarbsk sim, se o ambiente não está impregnado de poluição sonora ou de poluição do ar, dentre outras poluições.
@@josejuliaojunior4819 Totalmente de acordo!!
@@vanessarbsk ué, não sou o dono da verdade não.
Tem um vídeo no UA-cam, maaaravilhoso, onde o professor comenta que para termos uma boa leitura; e diga se de passagem para mim , foi a melhor dica que já ouvi; faça perguntas para o autor, questione, tente participar da leitura, marcar colorido, fazer dobras na página , etc é muito bom; mas a partir do momento que você dialoga com o autor , ai sim! você consegue memorizar. Para mim foi a melhor explicação que já achei em todos os vídeos que assisti. Deixo a dica, talvez possa ser comentado futuramente. Obrigada
Meu melhor momento é quando estou regando as plantas é nessa hora que esqueço de tudo é meu momento com a natureza cuidando conversando com todas elas e só escuto o som do vento.
Depois que termino vou lê sempre faço isso todas as manhãs prático a leitura pela manhã e depois no final da tarde.
Um abraço a todos vcs 😘
Quando realmente quero ler, sento em uma poltrona em meu quarto e me concentro de tal forma que não ouço nada, nenhum barulho. Outro dia, meu marido me chamou e não ouvi nada... ele precisou chegar perto e tocar em meu braço, aí saí da minha concentração da leitura. Era um daqueles livros que nos empolgam e não queremos parar de ler.... Sempre fui assim... desenvolvi mais a cocentração depois de uma crise de estresse que me obrigou a para e fui fazer yoga.
Qual era o livro? :)
MARAVILHOSA DOUTORA ISABELLA LUBRANO!
QUE PERFEIÇÃO ESSA SUA ORIENTAÇÃO;
*DICAS DE DOUTORA ISABELLA LUBRANO*
Precisamos fazer "academia cerebral"...
1. Crie rotinas para leitura
2. Crie metas fáceis (no início...)
3. Encontre o seu estilo preferido
4. Prepare o ambiente (local e hora)
>> Luminosidade, silêncio etc..
5. Procure os acessórios corretos
>> Abajur, mesa, apoio, protetores auriculares, fone abafador de ruído, marca-texto etc..
6. Use a tecnologia a seu favor
>> Ouvir músicas apropriadas (fundos musicais ambientais...), modo avião no celular etc..
7. Combine ler e ouvir o livro juntos.
Maravilhosas observações e dicas! ❤
Ler o que gosta e não o que os outros indicam porque é bom, é bem importante. Você que vai saber o seu estilo e gosto próprio.
Nunca tive redes sociais, exceto essa mídia aqui, e aqui aprendo muito e o youtube me desperta muitos interesses bacanas.
Seu canal é um deles, sempre gostei de ler e você só potencializou meu gosto por livros, adoro suas resenhas.
Acrescento a esse oráculo um outro, ambos estão como minhas frases pra vida:
" Conhece-te a ti mesmo" e
" Torna-te quem tu és "
😘😘
Conhecer a si mesmo lendo as estorias dos outros. Um exercício de empatia.
Adorei as dicas , já uso muitas delas. Lembro que um dos meus maiores problemas era esquecer a linha na qual tinha parado a leitura, então acabava lendo o mesmo parágrafo inúmeras vezes. Resolvi essa questão utilizando um lápis, tanto para guiar meus olhos durante a leitura, quanto para fazer um pequeno risco no final do parágrafo, para sinalizar que eu já li aquela parte. Essa técnica me ajuda muito .
Muito obrigada pelas dicas! Eu perdi o hábito de leitura e estou tentando retomá-lo faz teeeempo, mas sempre surgia alguma coisa que me fazia deixar pra depois, abandonar os livros... Mas esse ano estou tendo progresso!
Outra dica que funcionou comigo foi ler quadrinhos. A leitura flui mais rápido e pode ajudar, a estimular pq dá um resultado mais rápido (o livro geralmente acaba mais rápido, né).
Mas riscar ou marcar o livro é algo que eu 100% nunca consegui nem nunca conseguirei hahahahahaha
Concordo com suas observações, muito pertinentes. É uma loucura mesmo este nosso mundão, tem que ter muita saúde mental. Os livros e o seu canal são um alento nestes tempos e ajudam muito, servem como válvula de escape. Estou lendo uns 10 livros ao mesmo tempo, mas esta valendo, rs. Grande abraço!
Como você consegue ? Eu me perco na história e acabo não fazendo uma análise pertinente da obra. Prefiro um de cada vez rsrs
@@matheusmesquita17 na verdade não consigo, é que não resisto, vai surgindo novos para ler e a curiosidade é maior kk
@@augusto1976 e termina algum dos 10? Kkk
@@matheusmesquita17siim, metade hehe
Deus é mais ler 10 livros ao mesmo tempo! Misericórdia!😮. Eu não consigo nem ler 2 ao mesmo tempo. Por isso leio um por semana, ou até 10 dias. Mas sempre um por vez.
Comecei a rabiscar com lápis minhas leituras recentemente e que diferença! Comecei a me sentir realmente mais inserida no conteúdo, recomendo. Na minha casa, quando o ambiente está barulhento, costumo colocar uma playlist de sons da natureza (ironia pois moro no meio do mato) para me ajudar. Parabéns pelo livro e obrigada pelas dicas, Isa.
Faço isso tbm...e tem funcionado muito... Ja ouvi criticas por riscar o livro, mas são meus e quando preciso lembro, grifei sobre isso em tal livro e fico muito feliz, nossa...rrssr E o audio intensifica o foco mesmo, escuto música classica suave baixo com fone q evita ruídos externos.
Assisti até o fim, hahahah. Já aplico as dicas mencionadas e sim, funcionam mesmo. Esse vídeo vai ajudar muita gente, com certeza!
Obs: As LCs da Isa também me ajudaram bastante a retomar o meu gosto e ritmo de leitura. As leituras ao vivo dos primeiros capítulos dos livros, as metas acessíveis, as lives de discussão... pra mim dá super certo.
Trabalho em uma linha de montagem de uma montadora e leio livro entre um carro e outro.
É a melhor parte do trabalho .
Mano, nós precisamos de você em algum podcast. Por favor fanzinhos, vamos divulgar essa deusa cheia de conteúdo por aí. ❤️🛐
Assistir até o final, cheguei até o Oráculo de Delfos. Parabéns pelo trabalho. Seria bom um vídeo sobre os apoios para leituras. Aquelas pequenas armações de madeira ou plástico que permitem apoiar os livros. Tenho um em plástico, mas não é muito bom. Taciano Minervino, Jabaotão, PE. Obrigado pelo vídeo sobre literatura nordestina. Estou neste exato momento relendo o Romance da Pedra do Reino / E o Príncipe do sangue do Vai-e-volta. Continue.
Eu leio no ônibus indo trabalhar, no horário do intervalo do meu trabalho são horários que consigo sem interrupção. Na minha casa é muita interrupção incrível 😒😂😂. Tem livros que pedem muito da sua atenção. Agora mesmo estou lendo Divina Comédia que se não prestar atenção não com atenção já é muito difícil.
Eu estava sem ler e depois de muitos anos estou voltando com os contos de Machado de Assis,e está sendo MA-RA-Vi-LHO-SO
Assisti tudo rsrs
“Conhece-te a ti mesmo”
Eu não consigo fazer anotações…. Fico com lápis na mão esquecido rsrs
Mas gostaria muito de ter esse hábito.
Adorei as dicas e vou seguir algumas, principalmente a do abajur pq aqui em casa a iluminação convida a um soninho 🥱🥱
Eu tenho 4 abajures em casa, um em cada canto onde possa parar para ler diariamente. Eu acho abajur um objeto essencial para todos os leitores.
Ontem, “por acaso”, o UA-cam me mostrou um vídeo seu. Desde então, estou, quando consigo tempo, emendando um no outro…..são sensacionais!!! Irradiam sua inteligência e sua percepção aguçadas! Virei fã! Parabéns! 🎉
Como não ouvir tudo o que vc diz? Impossível! Amo ler e seus vídeos ajudam muito mesmo.
Eu assisti até ao final. Eu acompanhei sobre o "Oráculo de Delfos ".
Adoro seguir o canal.
😘🤜🏽🤛🏽
Isa, que vídeo necessáaaariooooo!!!! Tenho algumas dicas também que me ajudam a concentrar e relaxar....gosto de colocar na tv uns vídeos de jazz e lareira, ou músicas de cafeteria sem letra, encho uma caneca de café, e me transporto pra lá. Depende da leitura, tenho as músicas favoritas, Tolkien, leio ouvindo Concerning Hobbit, suspense ouço Hans Zimmer, e por aí vai......Amo velas e chás, que também estimulam os sentidos e me ajudam com a concentração. E mesmo assim, dependendo da leitura, que simplesmente as vezes não vai, tenho no kindle e peço para a Alexa ler junto comigo. Fica mais fácil e a leitura flui, sinto que o aproveitamento melhora, principalmente os calhamaços. Amo seu canal!!! bjs mil
Como não chegar até o fim, Bebel? Jamais abandonei um vídeo seu pela metade, simplesmente porque isso é impossível. Obrigado!❤
Ótimas dicas, Isa!! 👏🏽👏🏽 uso muito playlist de “música para ler” disponível no UA-cam e ainda escolho as imagens de “ambiente“ cafeteira, sala com poltronas aconchegantes e por aí vai 😹😹xeros
Acompanho seu canal sempre que possível.
Ótimas dicas. Parabéns!!!!!
Cheguei ao oráculo de Delfos e adorei todas as dicas! Beijinhos Isa💋
Muito me identifico com suas reflexões.... E sim... Cheguei ao oráculo de Delfos...."Conhece-te a ti mesmo" esse é o grande objetivo de todos nós, no tempo de cada um...
Ouvir música que combine com o livro é muito legal pois além de ajudar com os barulhos externos, pode acontecer de quando vc ouvir aquela música de novo vai trazer a memória do livro. Quando eu era mais nova e estava lendo 20 mil léguas submarinas, conheci uma música chamada "Nemo" do Nightwish e eu ouvia muito enquanto lia (repetidas vezes) e até hoje quando escuto essa música, lembro de algum trecho diferente do livro.
O vídeo foi ótimo, Isa. Como sempre ❤️
Foi Deus mesmo, não desista vá ate o fim.
Assino embaixo em tudo que a Isa disse!
Agora falando da minha experiência, porque acredito que saber como foi com outras pessoas e conhecer que todo mundo possui as mesmas dificuldades nos ajudam a ter forças para mudar as nossas.
Eu estava com muita dificuldade de concentração no segundo ano da faculdade por inúmeros problemas, então eu resolvi procurar mudar o meu 'estado' e melhorar minha mente e consequentemente meu desempenho nos estudos. E isso é um aprendizado para toda a vida, não paramos de aprender a como aprender kkkk
Nessa época eu tinha parado de ler por causa do foco no vestibular e também depois que a gente entra na faculdade temos um choque com a nova rotina e acabamos nos perdendo nesse meio. Então, chegou um dia que eu estava exausta de tudo e quis sair desse desânimo. Então, voltei a lembrar das coisas que eu gostava de fazer e uma delas era LER. Foi aí que comecei lendo os livros que tinha em casa e que ainda não tinha lido, depois emprestei livros de outras pessoas e com o dinheiro da minha bolsa de iniciação científica comprei um kindle e foi de longe a melhor compra que fiz na vida kkk
Mas logo no início quando voltei a ler esses livros eu não conseguia prestar atenção no texto, lia uma coisa e já nem lembrava o que tinha lido e nem entendia o que estava acontecendo no texto. Toda vez que isso acontecia eu LIA TUDO DE NOVO até entender e até conseguir me concentrar no texto. Gente, foi treino e treino e treino, ler diversas vezes, treinar a mente para focar no texto, e assim com o tempo eu consegui melhorar e muito minha atenção. Nessa época eu separei (até hoje faço assim) uma hora do meu dia para ler, eu chegava na faculdade 1 horas antes da minha aula e lia durante uma hora o livro, procurava um lugar onde eu ficava sozinha e lia, também desligava a internet pra não me distrair. E assim no final desses anos cheguei a mais de 30 livros lidos, dentre eles Guerra e Paz, Crime e Castigo, Os miseráveis, Os irmãos karamázov, todos os contos de Tolstói e etc...
Quando a gente percebe o tempo gasto nas redes sociais e NENHUM retorno benéfico pra nossa saúde, a nossa vida muda, e esse treinamento da atenção de reler e reler e reler o mesmo parágrafo ou capítulo não é sobre o TEMPO "perdido" mas sobre o ENTENDIMENTO e o "ganho" com isso.
Me sinto sortuda e previlegiada por gostar e ler muito desde criança.
Ajuda tmbm, não ter problema nenhum em ficar na minha própria companhia. Então não tenho problema de concentração com livros :)
Olá, Isabella, Bela!!! Adorei este seu vídeo! Sou professora de Língua Portuguesa (claro que de Literatura também!) . Muito do que vc falou, eu venho falando para meus alunos. Mesmo sabendo que preciso cobrar deles leituras obrigatórias de vestibular, procuro sempre incentivá-los a ler todo tipo de obra. Já usei vídeo seu em sala de aula, porque creio que seu entusiasmo (além da sua ótima dicção) pode incentivá-los. Por isso, peço, se for possível, que vc considere a possibilidade de fazer um pequeno vídeo dirigido a esse público juvenil . Talvez contando um pouco da sua experiência quando estudante pré-universitária e de como foi se apaixonando pela leitura( e que é possível começar com qualquer idade). Sempre digo que a leitura é um ato solitário, mas, depois que o hábito e gosto se instalam em nós, nunca mais sentiremos solidão! Beijos!🥰😍
Leitura é um hábito que vicia e quando você encontra o que gosta, de tanto ler o que gosta, acaba tentando ler coisas que não gosta e acaba gostando. No meu caso eu li os miseráveis, e por incrível que pareça me interessei pela parte do livro que a maioria que ler pula ou não gosta que é waterloo. Depois de uns meses que fiz a leitura fui na Bienal e conversando com o vendedor sobre os gostos litérario ele me indicou um livro exatamente sobre Waterloo do autor Bernard Cornwell. Não conhecia ate então as obras desse autor, mas comprei o livro so por conta da história de Waterloo para aprender mais. Só para concluir, nunca me imaginei gostando dessa guerra que deteve Napoleão, ou seja, so lendo para saber se vai gostar ou não
Esse vídeo tem um “que” de reboot daquele mais antigo sobre como ler mais - o que me traz a sensação de que é um trabalho voltado para os seguidores novos do canal. Mas ainda assim, um ótimo vídeo, com novas dicas. Keep up with the good work, Isa! Parabéns à melhor booktuber!
Ficar sozinha, para mim, é a melhor coisa do mundo. Ler é minha paixão.
Seus vídeos são sempre uma luz para nós.
Parabéns pelo seu trabalho.
Gratidão❤
Depois da pandemia, a minha mente ficou dispersa. Não consigo me concentrar. Até pra ler um texto curto. Pra muitas pessoas a pandemia foi até um incentivo, já que tinham que ficar em casa. Agora pra mim sinto que minha concentração foi embora.
Yo tengo problemas de concentración, cuando empieza este canal😂😂😍😍👍👍🇨🇴🇨🇴
Assistir suas resenhas tbm me faz concentrar!!! Ótimo conteúdo como sempre, Isa!
Vou fazer um detox de redes socisis.... sou aposentado, 63 anos... nem esperei o vídeo terminar. Tô indo ao shopping, comprar um livro. Preciso mudar minha vida. E olha que continue trabalhando.
O celular está atrapalhando, a higiene do meu sono.
Muito obrigado de coração...
Iniciei na leitura ano passado e foi amor a primeira vista ❤️ e realmente quando vc foca em ler oque gosta tudo se torna interessante🥰
Oi...assistir este vídeo ontem e hoje!!...amo ler deste pequena!🥰👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Perdi o ritmo de leitura e vou usar suas dicas pra retomar o hábito. Obrigada!
😜
E dos seus inscritos.
Assisti até o final porque foi muito interessante mesmo. Tenho um bom poder de concentração na leitura adquirido desde criança. Hoje aos 60, tento ler o máximo possível, é um momento delicioso do dia!
Melhor canal♡
Para mim, a leitura não vem por acaso e não chega de "mão beijada". Os ingredientes principais para se ter uma leitura satisfatória é hábito e muita disciplina. Fácil? De forma alguma, mas posso dizer que não é impossível. Parabéns Isabella pelo seu canal rico e esclarecedor.
Meu maior problema é imaginar aquilo que o autor descreve, em especial os personagens. Teria alguma dica ?
Eu tinha perdido o hábito de leitura, mas olha só a contradição (para muitos)... tornar-me mãe me fez voltar a ler!!! rsrsrs
Querer pesquisar mais a respeito da educação infantil, o desenvolvimento do cérebro, a maternidade, a criança, etc! rsrsrs
Mergulhei tão profundamente nesses estudos e leituras, criando esse vínculo e hábito de ler, que voltei a ler basicamente todos os meus gêneros favoritos ♥ Adorei as dicas!!!
Somente ressaltando uma observação: tem pessoas que já lêem bastante, já tem o hábito, mas de repente não conseguem mais ler por terem entrado na tal "ressaca literária". Como se fosse um bloqueio mental para a leitura, após ler um livro muito impactante, ou que gostou demais etc. Acontece...
De 10 em 10 páginas diárias consegui ler 10 livros ano passado! O segredo é não desistir!
Ler no modo avião deve ajudar muito na concentração, concordo .👏⌛⭐⭐⭐⭐⭐
Assisti até o fim, costumo ler no ônibus, indo ou voltando do trabalho, porque não tenho tido muito tempo. Vou experimentar a questão da playlist de leitura pra me ajudar na concentração, já que as vezes me distraio nas conversas alheias kkk.
Enquanto “ação “ a leitura é uma experiência solitária realmente. Por outro lado, há um profundo encontro com o escritor, os lugares, personagens, tempo…quando nossa concentração é 100%!
Com um bom livro nas mãos, nunca estamos sozinhos.
Não apenas assisti até o fim...tive o prazer de ouvir uma verdadeira amante dos livros. Pessoas como vc só faz nos acreditar que é possível fazer aquilo que parecia ser impossível. Parabéns e meu obrigado pelas sugestões.
Ler no ônibus se tornou meu momento principal de leitura, longe das distrações eletrônicas de casa, onde estou usando música binaural e outras para me concentrar. Além das lives de sprint.
Excelente a atuação da isabela Lubrano no programa"Entrelinhas".
Eu cheguei até o oráculo e achei um dos vídeos mais relevantes do YT quando o assunto é leitura.
Hoje em dia é difícil mesmo, a internet deixou a gente pilhado, viciado nas pequenas doses de dopamina que a variedade da internet propicia. Porém eu vejo a leitura como uma saída a isso, quase como uma "terapia", ela te força a parar e pensar um pouco. É uma delícia e muda a gente. Recomendo de verdade, desligar tudo e pegar um livro (de papel mesmo, de preferência). Valeu Isabela
Fui até o fim ...no oráculo de Delfos! Gosto muito do seu canal! Parabéns, pelo trabalho!
Muito bom esse vídeo, adorei Isabella, assisti até o fim. Acho que leio desde que nasci, meu pai era Professor de Matemática, tínhamos uma estante cheia de livros em casa, e meu pai todo dia falava para mim: "o que está fazendo? Nada! - Vai ler um livro!", meu pai assinava jornais também, e o contato das crianças com jornais infantis como tinha na minha época de infância, Folhinha, Estadinho, eram super importantes para despertar o gosto pela leitura; ler gibis também ajuda, os livros que mais me recordo quando criança eram de Erico Verissimo, Clarissa e Música ao Longe, não entendo porque esse escritor maravilhoso é tão esquecido no Brasil. Para mim virou moda dizer que gosta de Machado de Assis, acho ele muito chato, os livros de Erico Verissimo são maravilhosos, quem lê "Incidente em Antares", jamais se esquece, acho até que desperta a paixão pela leitura. Leitura começa no berço. (Antes de minha filha nascer eu já tinha comprado livros de plástico para ela "ler" na banheirinha, a partir dos 3 meses de vida, hoje é uma grande leitora) Pais, comprem livros para seus filhos!
Concordo com seu posicionamento. Continuidade dando seu.
Oi, Super Estrela Linda!
Só Estou Vendo o Vídeo agora!
Mas, AMEI o Papo e Todas as Dicas suas e de Seus Seguidores!👏🏼👏🏽👏🏼👏🏽👏🏼👏🏽👏🏽
E Cheguei Sim até o Horáculo de Délfos!
Sou Sua Fã, já Há Algum Tempo!😘😍✨
Excelentes pontos, todos os comentados...Ler mais e melhor. com o passar do tempo.
Vídeo de utilidade pública. Parabéns.
Por isso essa mulher e suas opiniões são imprescindíveis,não gosto do tik tok também, ela ao afirma isso ganhou mais vigor da minha admiração.
Gosto e pratico tudo isso. E funciona. Excetuo a música. Não ouço música de jeito nenhum, nem sem letra ou puramente instrumental. Entenda que qualquer música que tenha letra pode ser tocada apenas com instrumentos sem ser cantada por voz humana ou robótica e se vc conhece a letra vai me desconcentrar. Então não ouço música porque começo a pensar no arranjo, nas progressões harmonicas, nos modos, trillos, hammer on, bends etc. Logo, música não.
Mas as suas dicas são de ouro.
Obgdo.
Para me concentrar coloco sempre música bem baixinho e me ajuda bastante, mas são músicas calmas que relaxa
Eu me distraia muito lendo, entao comecei a ler em voz alta e mudando o timbre de voz para cada personagem, como se fosse uma leitura dramatica.
Eu gosto e acho divertido, como geralmente nao leio perto de outras pessoas nao tem problema.
A unica pessoa que me escuta é o meu priminho, que acha engraçado e começou a se interessar mais pelos livros por causa disso.
Sai no vídeo ÊÊÊÊ!! e com uma mensagem bem antiga, sempre estou por aqui. Sempre com vídeos maravilhosos.
Eu leio todos os dias por questão de hábito mesmo e sou grata por isso. Faço uso de todas as dicas sugeridas pela Isa e prefiro ler com silêncio total. Tenho 4 abajures em casa, um em casa canto onde possa ler diariamente. Acho abajur essencial para todos os leitores.