Aqui vai a minha dica Sai de casa e pare com estes falsos medos percorri pela Patagônia até o final do mundo com uma Sprinter 310d com peso bruto 4ton Andei à 60 km / horas em 4 marcha , ahh e com 60libras dianteiro e 65 traseiro O único cuidado maior são nos mata burro Ótima reportagem Um abraço à todos
Sou apaixonado por esse lugar. Já passei algumas vezes na ruta 40 e Carreteira Austral de Moto. Se der volto em março de 23 para mais uma Odisséia. Cada passeio é uma história bem diferente. Parece que quando vamos descendo sentido Ushuaia, as pedras parecem ficar mais arredondadas como mencionado no vídeo. Para as motos, o primeiro risco é que forma-se um corredor ( o rastro ) por onde os pneus dos carros passam e sair deles pode custar caro. É comum chegar um carro mais rápido, inclusive de grupos de expedições, e querer que a gente abra caminho para eles, indo mais ao canto da estrada, mas isso é difícil e muito perigoso para o motociclista. Algumas vezes já fiquei sufocado por carros atrás andando a 30...40km/h sem ter para onde ir, pois a moto literalmente surfa em cima das pedras. E olha que tento gerar o menor conflito possível com carros, caminhões e onibus nas estradas. O segundo problema do ripio acontece na curvas, onde forma-se áreas mais fofas e sem muita visão. Várias partes, como nos 73 malditos, a pista é bem larga, e forma-se muitos pequenos trilhos ou áreas onde eles não são bem definidos. Nesses lugares, a sugestão é planejamento e se possível passar pela manhã, onde existe a tendência de menos vento. Outro detalhe importante é que somos insignificantes frente ao tamanho e clima na cordilheira, ou seja, o fato da estrada estar tranquila hoje não significa que estará amanha. Elas parecem ter vida própria e mudam muito com o clima. As xs escuto alguem falando que foi muito fácil nesses videos de UA-cam assim como outros vendem que é algo dificil e fantastico. Não é nem um e nem outro. É necessário ter respeito só por essa região. Mais um video bacana Pocholo....só falto o cazé pra ser 100%.
Muito legal sua msg, Marcelo! Realmente o rípio afofa e a as pedras ficam mais redondas ao quanto mais ao Sul. Cara, esse negócio de 4x4 empurrar moto é revoltante!!! Eu sempre digo nos briefings das expedições que moto tem preferência e ainda chamo no rádio para dar passagem e facilitarem quando as motos estão próximas do comboio. Abração e obrigado pela mensagem!
No Atacama, pegamos a estrada que leva às Lagunas Escondidas de Batinache, onde a estrada de 76 km é toda com pedra brita pontiagudas. Testemunhamos dois acidentes provocados por pneu cortado (sendo um tombamento) e um outro carro que cortou 3 pneus.
Esse trecho de quebrada de las flechas é muito massa! Fiz em 2016, na volta do Atacama chileno. A viagem toda de i30 2.0 com rodas aro 17 e pneus originais de perfil baixo. 8000km e sem problemas em pneus por todo esse ripio, mesmo indo a Valle de la Luna, gêiseres Del tatio, lagunas altiplanicas, etc. Quem tem receio, mas tem um carro mecanicamente confiável, só pega e vai. Parabéns pelo video e trilha sonora!
Top demais o passeio! A SW4 é maravilhosa e acredito que sofra bem menos que a Defender, mas a presença da Defender nesse cenário traz o espírito do ícone! O guanaco manda bem demais!
Oi Xará! Neste video, deu para ver perfeitamente o resultado do pneu com baixa calibragem com o de calibragem normal (34Lbs). No outro, que colocou a imagem dividida, não deu para percer, devido a resolução da Imagem. Como sempre, seus videos são muito bons e ajudam os novatos. Dezembro estarei eu e a esposa pelas altitudes deserticas de Rioja e Catamarca. Planejando com todas as suas dicas!
Aqui no RS é assim: - dizemos estrada de chão (estrada de terra); - dizemos asfalto (rodovia); - passando por outro carro cravamos não uma, mas sim a ponta dos 5 dedos no parabrisa; Quanto aos costumes dos antigos lembrei os do meu avô ao volante: - ele dirigia a F-100 V8 1960 dele com os pneus tão cheios que pareciam rodas de carreta; - tirava o chapéu ao passar por cemitérios e igrejas, o que muitos fazem; - tropeiro que foi, não podia enxergar um "passo" (cursinho d'água que atravessa a estrada) que não parasse para dar uma "água pra tropa" (água no radiador).
Hahahah. Me criei em estradas de chão e não chuva virava o inferno. Eu como criança, só me divertia. Mas estrada de chão se tu não sabe dirigir, não corra mesmo pq pode virar o carro ou sair da estrada, e de camionete, a traseira delas dança muito. Eu respeito. Essa dica de chegar bem baixo na calibragem foi ótimo. Guriiii e essa dica de colocar a mão nos vidros? 😂 Bah, era assim que os antigos faziam. As estradas eram praticamente todas de cascalho. Rsrsr. Grande!!!
Os caminhoneiros das antigas usam muito essa técnica de colocar os dedos no para-brisa quando cruzam com outro caminhão em estradas de terra e esse veículo joga de encontro a gente algumas pedras soltas do caminho, sempre funcionou.
As Pikhups e subs tem na traseira amortecedores muito moles, e bom colocar unos rancho ou similares doble acción. Eu tenía ese problema nas curvas de ripio que tem como serras no piso, e a camioneta ela se iba de lado. Logo que eu cambie os amortecdedeores nunca mais.
Campeão não chegou a minha vez ainda pode ter certeza muito próximo vou nessa aventura Argentina a Chile,obrigado por compartilhar bons momentos e grande abraço.
Oi Ricardo. Que paisagem linda. Estou me programando fazer uma viagem dessa em 2024. Até lá vou acompanhando seus vídeos. Tenho uma SW4 2017 e coloquei película no parabrisa. Ajuda muito para diminuir o calor e protege de pancadas como pedras. Recentemente, numa viagem um pássaro enorme bateu no canto superior direito a 80 Km/h e não aconteceu nada no parabrisa. Aquele abraço.
Na primeira vez que fui ao Chile em 2004, aluguei um Nissan Sedã, não faço idéia de qual modelo, rodei por Puerto Varas, subi o vulção Osorno, dei a volta no lago Llanquihue e depois fui para Pucon e explorei a região. Muito ripio e todo mundo andando de carro "normal", como na época não tinha UA-cam, Maps, meu guia era um mapa de papel só fui.
Estou na região de Torres del Paine com um carro sedan e pela primeira vez “encaro” o ripio. Tem nada demais mesmo. Tanto é , que a minha esposa comentou comigo: é só isso o tal do ripio?! Pois é, nada demais. E ela ficou mais tranquila pra gente fazer Ushuaia com nosso carro desde o Brasil. Gostei da dica de baixar calibragem.
Pressionar o parabrisa com a mão funciona mesmo de verdade, já passei por situações e colocando a mão no vidro evitou sim a quebra do parabrisa, todo mundo que mora em cidades interioranas onde existe muitas estradas vicinais sabe disso.
Essa dica da pedrada no para-brisa é muito importante. Viajando uma vez com uma sw4 do meu pai, um caminhão carregado de soja vindo contra, isso no asfalto mesmo. Caiu alguns grãos da caçamba e um pegou no para-brisa, e só precisou disso, perdi o para-brisa.
Parabéns também pelas respostas às perguntas recebidas! Elas são uma outra aula, fora o fato de demonstrar quanto vc se preocupa pelos seus seguidores !! Grande abraço e muito obrigado!
Excelentes dicas Brother. Sou motociclista e tenho uma moto custom e é isso "mermo" que vc falou. A gente anda com o "C..." na mão...kkkkk. Eu sou adepto do Dark Side, uso pneu de carro na minha custom na roda traseira, o que facilita para estes trechos e ainda baixo a calibragem dos pneus. Ah!, ganhou mais um inscrito e curti o vídeo e compartilhei com a minha mana que tá saindo agora dia 21/12 de SUV até Ushuaia. Um abraço desde Canoas/RS.
Show esse vídeo, bateu um aperto no coração de saudade pra voltar a Cafayate. Estivemos de moto no início de 2020 antes da pandemia. Rípio de moto é prudência e respeito, sem heoísmos e obviamente também baixar a pressão dos pneus. No nosso 4x4 adoto o padrão de 18 libras sempre e é um alívio e drástica mudança de comportamento ao conduzir. Costumo não passar de 60km/h.
Então, tio, o pessoal deve ter medo de murchar os pneus porque depois precisa de um compressor de ar eficiente quando voltar para o asfalto, e é aí que pega. Agora é que eu vou comprar um compressor mais confiável nos EUA, o ARB High Performance Portable Compressor, liga direto na bateria... Quanto ao “camino de ripio”, que é a boa e velha estrada de cascalho ou o “gravel road”, é geralmente muito mais fácil que essas estradas de chão lá de Minas ou que uma Transpantaneira da vida com aquelas 5.000 pontes e sem comparação com o Jalapão. Rodamos Salta e Jujuy inteiras, minha mulher dirigindo, eu navegando e mais três amigas num carro 4x2 alugado no aeroporto de Salta. Meu medo era só furar um pneu ou amassar a roda, mas não deu nada, tudo de boaça. Três semanas só nessas duas províncias, chegamos até o Cono de Arita e também fomos à Serranía de Hornocal, que eram as minhas duas prioridades, mas fizemos barba, cabelo e bigode ali. Só não passei por Abra del Acay porque as informações que tinha da Ruta 40 por ali eram péssimas e aí ficar quebrado no meio do nada com coisa nenhuma numa altitude maior que a do pico Mont Blanc, o ponto mais alto dos Alpes, com um monte de mulheres pra falar no meu ouvido, já achei que era abuso. E achar posto com calibrador de pneu funcionando em Salta e Jujuy foi osso, hem? Só na teoria, o que volta ao 1º parágrafo.
Quando você faz esses comentários no meio do vídeo sobre risco de trinca no parabrisa e calibragem dos pneus, mas certeza eu tenho sobre minha visão sobre carros de overland, existe um "vidro" por assim dizer que é dito como alumínio transparente, um apelido para um derivado de poliuretânio e policarbonato e pasmem tem versões fotocrômicas que exclui a adição de películas, fora que nem um rifle 556 atravessa, sobre pneus eles devem estar com uma roda específica para a descalibragem para não correr o risco do pneu se soltar do aro da roda, espero que a general tire disponibilize para o nosso mercado um pneu que vi da concorrência que em calibragem altas como 36 a 38psi a banda do pneu fica exatamente como um pneu ATR e em calibragem abaixo de 22psi os sulcos ficam maiores aumentando o espaço entre os cravos fazendo parecer um pneu para mud, não é uma diferença gritante entre os dois estágios mas ajuda muito por que o comportamento do pneu muda! Sobre trincas no para brisa a única opção barata é a película anti-trincas que é semelhante a película anti vandalismo. Abraços meu nobre!!!!
Prezado Ricardo. Acabei de chegar da Ruta 40, em 35 dias de viagem (07/02/24). Amei a viagem. Minha Hilux 2016, em perfeito estado, dirigi 16 mil KM. O único problema que tive foi com muita entrada de poeira dentro do carro, pelo difusor de ar, por trás dos bancos dos passageiros. Coisa que não sabia que existia. Então, deixo um alerta aos amigos de Hilux cabine dupla. Existe uma saida de ar da cabine, que é um escape de ar para quando se fecha as portas. Esse escape fica constantemente aberto pelo ressecamendo das borrachas de vedação (suponho), que permite a entrada de muitaaaaaa poeira dentro do carro. Estraga sua viagem pelo rípio. A solução que já estou providenciando é fazer esta vedação completa e ver como ficarão os fechamentos das portas. Abraço a todos. Obrigado Ricardo, pelas suas dicas. OBS: Não precisei usar galão de combustível reserva.
Dicas importantes, de manutenção do veículos e direção defensiva, belas imagens, musica boa... Como sempre sucesso total, Parabéns!!! Ah!!! Passa protetor solar nos braços.
Perdi um pneu bem novo em punta tombo, Mas acho que o problema começou em puerto madryn. Minha dica é dar uma olhada de vez em quando nos pneus. Eu acabei andando rápido por muito tempo pq tava chovendo, muito frio e minhas filhas estavam cansadas, aí não senti que teve um problema no pneu e que no fim acabou propagando.
Ola Ricardo vc como sempre arrasando com imagens maravilhosas , e nós aqui curtindo tudo isso , na.realidade só por Deus conhecer esses lugares , então vou conhecendo através de vc ....muito obrigado . Abraços ao casal
Aprendi muito com você na prática, durante a nossa viagem para a Puna Altiplanica. Melhor aventura que já vivenciamos com o nosso "Xodó", e em ótima companhia. Valeu meu amigo 👊🤗👍
É uma viagem espetacular, mas tem que ter o espírito certo. O clima, a altitude vão minando o psicológico de algumas pessoas. Mas o cenário e as pessoas fazem valer a pena. Abração!
Fantástico vídeo . Cheguei a Santo Antônio de Los Cobres mas não cheguei a Tolar Grande . Sempre viajei sozinho com minha esposa para a Argentina mas depois da pandemia fiquei inseguro . Quem sabe a próxima será com vocês????
Esse trajeto , já vi vários fazer de kombi, uno , Van, motos baixa cilindradas ou alta. E mais fácil ir de 4x4? com certeza e .mas com carro comum faz o mesmo trajeto . Só que mais lento .
Esses dias comentou sobre a película de proteção de vidro no parabrisa, essa tb ajuda a evitar acidentes com as pedrinhas. Outra coisa massa foi pneus poderem ser usados com essa calibragem tão baixa.
Uma pergunta básica: uma Toyota igual a sua roda quantos anos ainda com confiabilidade em expedições pesadas tanto em distâncias e dificuldades de terreno?
Conteúdo foda! Vou usar as dicas. Sobre fazer a pressão no vidro, os véio sempre fizeram então tem alguma lógica. Continuo fazendo, nem que seja só uma superstição ou pra lembrar deles na estrada. Abração!
Farsa é precisar de 4x4 para fazer a ruta 40. Fiz a carretera austral em 2004 com uma Scènic, 2500km de rípio, depois de ver o relato de um argentino que fez tudo com um Fiat Uno. Agora está quase tudo asfaltado.
Muito bacana as informações. Se puderem dar umas dicas e falar para o mundo das campers... Este tipo de estrada e rota, é viável de fazer com uma campervan 4x2??
Pocholo, outra dúvida...: você comentou que chegou a usar uma pressão baixíssima nos pneus para andar na neve. Você usa "beadlock"? Pois, como faz para o pneu não destalar da roda com tão baixa pressão?
Excelente vídeo e dicas, como sempre, Ricardo. Pegamos a nossa Gorda e passamos por Jaraguá enquanto você estava lá na expedição - não deu para se encontrar dessa vez. Em breve vamos testar o mini trailer e voltar para a linda Argentina com ele. Quem sabe a gente não se cruza por lá ou no caminho. Grande abraço!
Matou a charada! Esse mito vem sim do motociclismo e o vento é o grande vilão dos 73 malditos. Vento lateral que empurra a moto para fora do trilho feito pelos carros, onde é mais fofo e que causa vários sustos. Fica bem pior quando a manutenção refaz o rípio, mas ao passar dos dias, vai compactando e facilitando o controle. Agora quando chove, o que é bem raro mas acontece, o bicho pega!
@@SerialTrippers , no Rio, já estou a 51 anos e nunca fui roubado, SP, não conheço por isso tenho medo, e quando tenho que atravessar SP, não vejo Cidade alerta e Datena por 6 meses rsrs Mas, na vdd o Brasil todo tá na merda nessa questão de violência. A diferença é que a mídia dá atenção mais a alguns lugares.. 🤔 Mudando de assunto, você tem o link do seu desinflador de pneus ?
Top o passeio, mas o engraçado foi fazer vídeo explicativo de um veiculo 4x4 com vários acessórios e baixar a calibragem dos pneus..., e vem o tiozão com um Citroen C4 Pallas andando na mesma estrada e passa moendo do lado, praticamente chamou de aventureiro Nutella por tabela kkkkkkkkkk
Olá Ricardo. Gosto de viajar com vocês. Curto junto e aprendo um pouco. Massssss... Me diz uma coisa. Toyota SW4 diesel 4x4 ano 98, aguenta o tranco ? Ajuda aí. Kkkk Sucesso e abraços.
Faaaala Pocholo, excelentes dicas de como andar no ripio! Eu já tive diversos para-brisas e faróis trincados por conta das pedradas. Recentemente descobri que fazendo um film shild no para-brisas e nos faróis, diminui bastante a possibilidade de trincos. Isso seria possível com a aplicação de um PPF (Paint Protection Film), inclusive na lataria toda. Achei interessante e vou ver se aplico na minha viatura. Abraços!
Boa Noite!!! Excelente vídeo.. ja viajamos diversas vezes pela Argentina e pegamos rípios de todos os tipos… sempre fiquei com um pé atrás de baixar muito a calibragem dos pneus pois acreditava que aumentaria muito a chance de perder um pneu por corte lateral, devido a ele ficar “barrigudo” pela baixa pressão…nas duas viagens para Ushuaia e Atacama com uma Hilux, usamos pneus BF all terrain… hoje temos uma sprinter com pneus originais oque aumenta meu receio de baixar a pressão uma vez que não tem as garradeiras laterais… gostaria da tua opinião sobre isso .. grande abraço
Tudo bem, Fabio? Cara, com certeza o BF permite baixar mais a pressão dos que o que você tem na Sprinter hoje. Essa é a diferença de um bom pneu de offroad para um pneu comum. Você está certo no seu receio, sim. Abração!
Muito bom os ensinamentos. Acredito que esses tipos de estradas podem prejudicar bastante a suspensão a ar que certos carros tem, como as Discoverys e as novas Defenders.
Cara vc deveria fazer um roteiro desses para fazer com carro comum. Sem tração. Esses pseudo aventureiro. Sandero stepway. Onix action, hb20 x , duster, palio adventure e etc. Tenho muita vontade de fazer esses passeio. Mas eles são apenas para a elite. Pq um carro 4x4 não é para qualquer um . Infelizmente 😪😪😪😪 Acretido que tenha muitos lugares que seja possível ir com esses carros citados. Eu mesmo já fui na serra da canastra com um stepway a única vantagem é um altura do chão nada mas . Mas é possível. Claro em algum lugares nem pensa. O legal que vc organizar um passeio assim agente sabe até aonde pode ir. Valeu
Quer viajar com a gente? envie e-mail para serialtrippers@gmail.com
Instagram: instagram.com/serial_trippers/?hl=pt-br
9:38 Tem quem goste, mas eu dispenso.
@@wagnerlana 🤣🤣🤣🤣
Opa, Patagônia Full TMJ!🚙🌬🏔🧉☕🍷🥐🦀🐧🦙🥩
Meu sonho
Aqui vai a minha dica
Sai de casa e pare com estes falsos medos percorri pela Patagônia até o final do mundo com uma Sprinter 310d com peso bruto 4ton
Andei à 60 km / horas em 4 marcha , ahh e com 60libras dianteiro e 65 traseiro
O único cuidado maior são nos mata burro
Ótima reportagem
Um abraço à todos
Sou apaixonado por esse lugar. Já passei algumas vezes na ruta 40 e Carreteira Austral de Moto. Se der volto em março de 23 para mais uma Odisséia. Cada passeio é uma história bem diferente. Parece que quando vamos descendo sentido Ushuaia, as pedras parecem ficar mais arredondadas como mencionado no vídeo. Para as motos, o primeiro risco é que forma-se um corredor ( o rastro ) por onde os pneus dos carros passam e sair deles pode custar caro. É comum chegar um carro mais rápido, inclusive de grupos de expedições, e querer que a gente abra caminho para eles, indo mais ao canto da estrada, mas isso é difícil e muito perigoso para o motociclista. Algumas vezes já fiquei sufocado por carros atrás andando a 30...40km/h sem ter para onde ir, pois a moto literalmente surfa em cima das pedras. E olha que tento gerar o menor conflito possível com carros, caminhões e onibus nas estradas. O segundo problema do ripio acontece na curvas, onde forma-se áreas mais fofas e sem muita visão. Várias partes, como nos 73 malditos, a pista é bem larga, e forma-se muitos pequenos trilhos ou áreas onde eles não são bem definidos. Nesses lugares, a sugestão é planejamento e se possível passar pela manhã, onde existe a tendência de menos vento. Outro detalhe importante é que somos insignificantes frente ao tamanho e clima na cordilheira, ou seja, o fato da estrada estar tranquila hoje não significa que estará amanha. Elas parecem ter vida própria e mudam muito com o clima. As xs escuto alguem falando que foi muito fácil nesses videos de UA-cam assim como outros vendem que é algo dificil e fantastico. Não é nem um e nem outro. É necessário ter respeito só por essa região. Mais um video bacana Pocholo....só falto o cazé pra ser 100%.
Muito legal sua msg, Marcelo! Realmente o rípio afofa e a as pedras ficam mais redondas ao quanto mais ao Sul. Cara, esse negócio de 4x4 empurrar moto é revoltante!!! Eu sempre digo nos briefings das expedições que moto tem preferência e ainda chamo no rádio para dar passagem e facilitarem quando as motos estão próximas do comboio. Abração e obrigado pela mensagem!
No Atacama, pegamos a estrada que leva às Lagunas Escondidas de Batinache, onde a estrada de 76 km é toda com pedra brita pontiagudas. Testemunhamos dois acidentes provocados por pneu cortado (sendo um tombamento) e um outro carro que cortou 3 pneus.
Tem que ter um penu muito bom
Esse trecho de quebrada de las flechas é muito massa! Fiz em 2016, na volta do Atacama chileno. A viagem toda de i30 2.0 com rodas aro 17 e pneus originais de perfil baixo. 8000km e sem problemas em pneus por todo esse ripio, mesmo indo a Valle de la Luna, gêiseres Del tatio, lagunas altiplanicas, etc. Quem tem receio, mas tem um carro mecanicamente confiável, só pega e vai.
Parabéns pelo video e trilha sonora!
É isso aí! E é como em toda e qualquer estrada do mundo: não corra. Abração!
Top demais o passeio! A SW4 é maravilhosa e acredito que sofra bem menos que a Defender, mas a presença da Defender nesse cenário traz o espírito do ícone!
O guanaco manda bem demais!
Nada se compara a um Defender para imagens em fotos e vídeos. heheheheh! Abração, Amauri!
Oi Xará! Neste video, deu para ver perfeitamente o resultado do pneu com baixa calibragem com o de calibragem normal (34Lbs). No outro, que colocou a imagem dividida, não deu para percer, devido a resolução da Imagem. Como sempre, seus videos são muito bons e ajudam os novatos. Dezembro estarei eu e a esposa pelas altitudes deserticas de Rioja e Catamarca. Planejando com todas as suas dicas!
Sensacional ! Que vibe! Imagens lindas . Abraços
Muito obrigado 😊
Fiz um trecho da 40, entre Salinas Grandes e Cafayate num Nissan March 1.6, sem problemas.
Vai que vai!
Mas pretendo voltar no próximo ano, num Renegade Trailhawk. Será bem mais confortável naquelas estradas.
Irado a filmagem dos pneus !!!
😉👊🏼
A calibragem dos pneus ajuda muito na estabilidade do carro.
Ajuda muito mesmo!
Aqui no RS é assim:
- dizemos estrada de chão (estrada de terra);
- dizemos asfalto (rodovia);
- passando por outro carro cravamos não uma, mas sim a ponta dos 5 dedos no parabrisa;
Quanto aos costumes dos antigos lembrei os do meu avô ao volante:
- ele dirigia a F-100 V8 1960 dele com os pneus tão cheios que pareciam rodas de carreta;
- tirava o chapéu ao passar por cemitérios e igrejas, o que muitos fazem;
- tropeiro que foi, não podia enxergar um "passo" (cursinho d'água que atravessa a estrada) que não parasse para dar uma "água pra tropa" (água no radiador).
Akakakkakaka! Que legal isso tudo! Gosto de ouvir essas coisas. Valeu, Daniel!!!!
@@SerialTrippers regionalismo raiz, meu amigo, apenas isso hehe.
Hahahah. Me criei em estradas de chão e não chuva virava o inferno. Eu como criança, só me divertia. Mas estrada de chão se tu não sabe dirigir, não corra mesmo pq pode virar o carro ou sair da estrada, e de camionete, a traseira delas dança muito. Eu respeito. Essa dica de chegar bem baixo na calibragem foi ótimo.
Guriiii e essa dica de colocar a mão nos vidros? 😂 Bah, era assim que os antigos faziam. As estradas eram praticamente todas de cascalho. Rsrsr. Grande!!!
Os caminhoneiros das antigas usam muito essa técnica de colocar os dedos no para-brisa quando cruzam com outro caminhão em estradas de terra e esse veículo joga de encontro a gente algumas pedras soltas do caminho, sempre funcionou.
As Pikhups e subs tem na traseira amortecedores muito moles, e bom colocar unos rancho ou similares doble acción. Eu tenía ese problema nas curvas de ripio que tem como serras no piso, e a camioneta ela se iba de lado. Logo que eu cambie os amortecdedeores nunca mais.
Seus vídeos além de ótimo conteúdo, tem uma edição espetacular. Belíssimas imagens e trilha sonora excelente. Parabéns
Campeão não chegou a minha vez ainda pode ter certeza muito próximo vou nessa aventura Argentina a Chile,obrigado por compartilhar bons momentos e grande abraço.
GRande, William! Tamo junto!
Dica top. Parabens pelo canal 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeeeeeeu!!!
Hola Ricardo, eu fiz esse recorrido con uma Sorento 4x2, sem problemas. Um bom ripio é de San Antonio de los Cobres a Purmamarca, uns 100 km de ripio.
Tudo bem? Já fiz essa caminho tbm. É lindo! Fiz há uns 10 anos de Defender e fiz mês passado de SW4. E quero fazer de novo! Eheheheh! Abração!
@@SerialTrippers a vontade é fazer desde La Quiaca até Ushuaia
Oi Ricardo. Que paisagem linda. Estou me programando fazer uma viagem dessa em 2024. Até lá vou acompanhando seus vídeos. Tenho uma SW4 2017 e coloquei película no parabrisa. Ajuda muito para diminuir o calor e protege de pancadas como pedras. Recentemente, numa viagem um pássaro enorme bateu no canto superior direito a 80 Km/h e não aconteceu nada no parabrisa. Aquele abraço.
Na primeira vez que fui ao Chile em 2004, aluguei um Nissan Sedã, não faço idéia de qual modelo, rodei por Puerto Varas, subi o vulção Osorno, dei a volta no lago Llanquihue e depois fui para Pucon e explorei a região. Muito ripio e todo mundo andando de carro "normal", como na época não tinha UA-cam, Maps, meu guia era um mapa de papel só fui.
Estou na região de Torres del Paine com um carro sedan e pela primeira vez “encaro” o ripio. Tem nada demais mesmo.
Tanto é , que a minha esposa comentou comigo: é só isso o tal do ripio?!
Pois é, nada demais. E ela ficou mais tranquila pra gente fazer Ushuaia com nosso carro desde o Brasil.
Gostei da dica de baixar calibragem.
Boa! Aproveitem a viagem! Mas fica esperto pq o rípio instiga a correr e é aí que mora o perigo. Abração!
Pressionar o parabrisa com a mão funciona mesmo de verdade, já passei por situações e colocando a mão no vidro evitou sim a quebra do parabrisa, todo mundo que mora em cidades interioranas onde existe muitas estradas vicinais sabe disso.
Essa dica da pedrada no para-brisa é muito importante. Viajando uma vez com uma sw4 do meu pai, um caminhão carregado de soja vindo contra, isso no asfalto mesmo. Caiu alguns grãos da caçamba e um pegou no para-brisa, e só precisou disso, perdi o para-brisa.
Que imagens e trilha sonora...! Além de despertar o desejo pelo overland...
Sw4 em projeto....
Congratulações e obrigado pelos vídeos.
Muito obrigado, cara! Abração!
No rípio de cascalho solto é importante ir devagar para "no danar los tubo de freno." Acontece muito com quem anda acelerado no rípio.
Não correr no rípio é bom por esse e por outros motivos. Abração, Luizinho!
Parabéns também pelas respostas às perguntas recebidas! Elas são uma outra aula, fora o fato de demonstrar quanto vc se preocupa pelos seus seguidores !! Grande abraço e muito obrigado!
Que bom que você curtiu! Abração, cara!
Mto bomm conteúdo como sempre, valeu as dicas 👋🏼👋🏼👋🏼
👊🏼👊🏼👊🏼
Viagem top show parabéns pelas belas imagens dos senário que Deus abençoe sua longa viagem pelo mundo.
Obrigado 🙌
Curti o novo formato de cenas do canal
Valeu, Claudio! Abração!
Muito bom e GRATO
😉👊🏼👊🏼👊🏼
Excelentes dicas Brother. Sou motociclista e tenho uma moto custom e é isso "mermo" que vc falou. A gente anda com o "C..." na mão...kkkkk. Eu sou adepto do Dark Side, uso pneu de carro na minha custom na roda traseira, o que facilita para estes trechos e ainda baixo a calibragem dos pneus.
Ah!, ganhou mais um inscrito e curti o vídeo e compartilhei com a minha mana que tá saindo agora dia 21/12 de SUV até Ushuaia.
Um abraço desde Canoas/RS.
Top, em breve vou te está experiência
Bom dia!
Desmistificando com clareza e "sem frescura" o que muitos problematizam com relação à caminhos e locais de viagens. Parabéns e forte abraço!
Siiiim! A ideia é estimular a galera a viajar e usando a técnica correta. Abração!
Boa noite a todos!
Alguém sabe o nome da música 0:50 do vídeo?
Bom demais esse vídeo!
Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Dicas bem legais e um belíssimo lugar. Marcelo Confraria de Antigos de São Miguel Paulista SP
adoro qd tem informação útil q eu vou usar com certeza
Olá Ricardo!
Belas imagens e ótimas dicas!
Obrigado por nos mostrar...
Explorando à patroa, né?!
Grande abraço
Deus nos abençoe e proteja 🙏🏻
akakakaakaak! Ela gosta de dirigir. E ainda botei ela para filmar. heheheheeh! Abração e obrigado pela mensagem!
Eu me cago de medo é quando ando na avenida Brasil, Arco Metropolitano etc, no Rio.
Eu também! akakakakaak!
Eu também! Ano passado sai de Paraty para Búzios e o tensão lascada passar na Brasil
Se fosse só tu 😅😅😅😅😅
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Ah!!! av Brasil é um luxo! Rsrs
Morria e não sabia disso, beleza de dica Ricardo... Abraço 👍
Tamo junto!
Show esse vídeo, bateu um aperto no coração de saudade pra voltar a Cafayate. Estivemos de moto no início de 2020 antes da pandemia. Rípio de moto é prudência e respeito, sem heoísmos e obviamente também baixar a pressão dos pneus. No nosso 4x4 adoto o padrão de 18 libras sempre e é um alívio e drástica mudança de comportamento ao conduzir. Costumo não passar de 60km/h.
Então, tio, o pessoal deve ter medo de murchar os pneus porque depois precisa de um compressor de ar eficiente quando voltar para o asfalto, e é aí que pega. Agora é que eu vou comprar um compressor mais confiável nos EUA, o ARB High Performance Portable Compressor, liga direto na bateria...
Quanto ao “camino de ripio”, que é a boa e velha estrada de cascalho ou o “gravel road”, é geralmente muito mais fácil que essas estradas de chão lá de Minas ou que uma Transpantaneira da vida com aquelas 5.000 pontes e sem comparação com o Jalapão. Rodamos Salta e Jujuy inteiras, minha mulher dirigindo, eu navegando e mais três amigas num carro 4x2 alugado no aeroporto de Salta. Meu medo era só furar um pneu ou amassar a roda, mas não deu nada, tudo de boaça. Três semanas só nessas duas províncias, chegamos até o Cono de Arita e também fomos à Serranía de Hornocal, que eram as minhas duas prioridades, mas fizemos barba, cabelo e bigode ali.
Só não passei por Abra del Acay porque as informações que tinha da Ruta 40 por ali eram péssimas e aí ficar quebrado no meio do nada com coisa nenhuma numa altitude maior que a do pico Mont Blanc, o ponto mais alto dos Alpes, com um monte de mulheres pra falar no meu ouvido, já achei que era abuso.
E achar posto com calibrador de pneu funcionando em Salta e Jujuy foi osso, hem? Só na teoria, o que volta ao 1º parágrafo.
Simply fantastic and marvelous spot
😉👊🏼
Quando você faz esses comentários no meio do vídeo sobre risco de trinca no parabrisa e calibragem dos pneus, mas certeza eu tenho sobre minha visão sobre carros de overland, existe um "vidro" por assim dizer que é dito como alumínio transparente, um apelido para um derivado de poliuretânio e policarbonato e pasmem tem versões fotocrômicas que exclui a adição de películas, fora que nem um rifle 556 atravessa, sobre pneus eles devem estar com uma roda específica para a descalibragem para não correr o risco do pneu se soltar do aro da roda, espero que a general tire disponibilize para o nosso mercado um pneu que vi da concorrência que em calibragem altas como 36 a 38psi a banda do pneu fica exatamente como um pneu ATR e em calibragem abaixo de 22psi os sulcos ficam maiores aumentando o espaço entre os cravos fazendo parecer um pneu para mud, não é uma diferença gritante entre os dois estágios mas ajuda muito por que o comportamento do pneu muda! Sobre trincas no para brisa a única opção barata é a película anti-trincas que é semelhante a película anti vandalismo. Abraços meu nobre!!!!
Show.. baita vídeo e que belas imagens! Obrigado pela explicação sobre o "Rípio" hehe..
Que bom que curtiu! Valeu, cara!
Ótimas dicas, roteiro espetacular !!!!!! Parabéns !!!!!!!!!!
Muito obrigado! Abração!
Bom dia !!! Que excelente seu vídeo!! Muito obrigado pelas dicas 🙏😃👏👏👏
Tamo junto, Rodolfo!!
Graannnnnde Pocholo! Grande conteúdo! Dica da calibragem preciosa. Cenário espetacular! Forte abraço! Parabéns.
Valeu, Leandro!
Em 4:20, enquanto um prepara o carro, o citroen passa deixando as peças pelo caminho
Cara, é muito louco como tem carro completamente destruído rodando ali. É a região mais pobre da Argentina. Abração!
Prezado Ricardo.
Acabei de chegar da Ruta 40, em 35 dias de viagem (07/02/24). Amei a viagem. Minha Hilux 2016, em perfeito estado, dirigi 16 mil KM. O único problema que tive foi com muita entrada de poeira dentro do carro, pelo difusor de ar, por trás dos bancos dos passageiros. Coisa que não sabia que existia. Então, deixo um alerta aos amigos de Hilux cabine dupla. Existe uma saida de ar da cabine, que é um escape de ar para quando se fecha as portas. Esse escape fica constantemente aberto pelo ressecamendo das borrachas de vedação (suponho), que permite a entrada de muitaaaaaa poeira dentro do carro. Estraga sua viagem pelo rípio. A solução que já estou providenciando é fazer esta vedação completa e ver como ficarão os fechamentos das portas. Abraço a todos. Obrigado Ricardo, pelas suas dicas. OBS: Não precisei usar galão de combustível reserva.
Defeito muito conhecido da Hilux, houve até caso no “reclame aqui” da quatro rodas. Deve ter algum procedimento na Toyota para solução do problema.
Dicas importantes, de manutenção do veículos e direção defensiva, belas imagens, musica boa... Como sempre sucesso total, Parabéns!!! Ah!!! Passa protetor solar nos braços.
Perdi um pneu bem novo em punta tombo,
Mas acho que o problema começou em puerto madryn. Minha dica é dar uma olhada de vez em quando nos pneus. Eu acabei andando rápido por muito tempo pq tava chovendo, muito frio e minhas filhas estavam cansadas, aí não senti que teve um problema no pneu e que no fim acabou propagando.
Que lugar doido!!!!!!!!!!!Massa demais!!!!!
É um lugar incrível mesmo! 👊🏼
Ola Ricardo vc como sempre arrasando com imagens maravilhosas , e nós aqui curtindo tudo isso , na.realidade só por Deus conhecer esses lugares , então vou conhecendo através de vc ....muito obrigado .
Abraços ao casal
Muito obrigado pelo apoio de sempre, Alguides!! Tem muita coisa bonita no mundo. 🙏🙏🙏
@@SerialTrippers ... Vdd Ricardo , a gente nem imagina como a lugares que a natureza desenha com perfeição.
Olá Ricardo, sensacional as suas dicas!! Quero colocar logo a minha bruta nesse ambiente! Se tudo correr bem Ago/23! Grande abraço!
Vai dar certo!!! Abração!
vista bacana, belas imagens, parabéns! carro Top
Valeu, Jorge!!!
Aprendi muito com você na prática, durante a nossa viagem para a Puna Altiplanica. Melhor aventura que já vivenciamos com o nosso "Xodó", e em ótima companhia. Valeu meu amigo 👊🤗👍
.... meu amigo !!!
Que aventura hein ?
É o meu sonho !!!
É uma viagem espetacular, mas tem que ter o espírito certo. O clima, a altitude vão minando o psicológico de algumas pessoas. Mas o cenário e as pessoas fazem valer a pena. Abração!
Fantástico vídeo . Cheguei a Santo Antônio de Los Cobres mas não cheguei a Tolar Grande . Sempre viajei sozinho com minha esposa para a Argentina mas depois da pandemia fiquei inseguro . Quem sabe a próxima será com vocês????
Pode voltar para a estrada que tá tranquilo! Abração, Antonio Cesar!
Valeu pelas informações. Dicas de ouro.
Parabéns por dar atenção aos seus leitores, caso raríssimo no UA-cam. Abraços a partir de Águas de Lindóia, SP.
É um prazer, Otavio! Muito obrigado pelo apoio!
@@SerialTrippers Parabéns mesmo. Totalmente diferente dos "f.dões" da internet
Esse trajeto , já vi vários fazer de kombi, uno , Van, motos baixa cilindradas ou alta. E mais fácil ir de 4x4? com certeza e .mas com carro comum faz o mesmo trajeto . Só que mais lento .
Sim. Tem muita gente que mora lá e tem carro normal.
Esses dias comentou sobre a película de proteção de vidro no parabrisa, essa tb ajuda a evitar acidentes com as pedrinhas. Outra coisa massa foi pneus poderem ser usados com essa calibragem tão baixa.
Uma pergunta básica: uma Toyota igual a sua roda quantos anos ainda com confiabilidade em expedições pesadas tanto em distâncias e dificuldades de terreno?
Impossível estimar, pois as variáveis são quase infinitas. chutar um número seria só um chute mesmo. Abração, Aderbal!
@@SerialTrippers beleza e parabéns pelo vídeo.
Gostaria de um dia gravar um vídeo com você para o meu canal.
Quando a gente vai para Jericoara, num carrinho popular, a dica é baixar o pneu para 13 libras.
É baixar a pressão e manter o ritmo para flutuar na areia. Heehheehehe! Abração, Adson!
Muito bacana vc compartilhar dicas e sugestões, valeu mesmo 👍🇦🇷
Tamo junto, João! Abraço!
Tem que respeitar principalmente de moto. Depois de rodar 1000 km achei que os 73 malditos estava muito fácil, tomei um capote de cinema
è isso aí mesmo, Brito! E com carro o problema tbm está na confiança, cara. Começa a correr e quando vê está com as rodas no ar. heeheheh! Abração!
@@SerialTrippers imagine a moto dando duas cambalhotas a 80km/h e 5000km longe de casa kkkk
Excelente 👏👏
As dicas já peguei... Só falta a viagem kkkk
Só fazer as malas! heheheheh!
Excelente conteúdo!
Parabéns pelo vídeo!
Valeeeeeu!
Conteúdo foda! Vou usar as dicas.
Sobre fazer a pressão no vidro, os véio sempre fizeram então tem alguma lógica.
Continuo fazendo, nem que seja só uma superstição ou pra lembrar deles na estrada.
Abração!
Eu adoro essas dicas dos mais antigos. heheheheheh!
vivendo apreendendo, valeu.
Tamo junto, Rodrigo!!!
Já andei no rípio de corsa, é bem tranquilo e um mito da galera.
Exato
Rsrsrsrsr... Amazonas aí sim, aguardando o calendário
Boraaaa!
Farsa é precisar de 4x4 para fazer a ruta 40.
Fiz a carretera austral em 2004 com uma Scènic, 2500km de rípio, depois de ver o relato de um argentino que fez tudo com um Fiat Uno.
Agora está quase tudo asfaltado.
Mas alguém disse que precisa de 4x4?
Fala, Pocholo! Outro baita vídeo, brother! Cara, estamos na região de Cafayate. Se ainda estiver por aqui, avisa pra gente se encontrar! Abração!
Mais um vídeo incrível!
Valeu! 😉👊🏼
Sabias palavras
😉👊🏼👊🏼👊🏼
Não sabia que a SW4 é 4X4 permanente e ainda possibilita o bloqueio do diferencial...grata surpresa.
9:39 LÁ ELE!
Essa dica dos dedos no para-brisa, eu já vi várias vezes, fazerem na Transamazônica. A propósito, já estou curioso pra ver sobre a Amazônia!
Muito bacana as informações. Se puderem dar umas dicas e falar para o mundo das campers... Este tipo de estrada e rota, é viável de fazer com uma campervan 4x2??
A mão no parabrisas faz muita diferença, sem dúvidas.
😉👊🏼👊🏼👊🏼
@@SerialTrippers ✌️✌️✌️
Pocholo, outra dúvida...: você comentou que chegou a usar uma pressão baixíssima nos pneus para andar na neve. Você usa "beadlock"? Pois, como faz para o pneu não destalar da roda com tão baixa pressão?
Excelente vídeo e dicas, como sempre, Ricardo. Pegamos a nossa Gorda e passamos por Jaraguá enquanto você estava lá na expedição - não deu para se encontrar dessa vez. Em breve vamos testar o mini trailer e voltar para a linda Argentina com ele. Quem sabe a gente não se cruza por lá ou no caminho. Grande abraço!
Matou a charada! Esse mito vem sim do motociclismo e o vento é o grande vilão dos 73 malditos. Vento lateral que empurra a moto para fora do trilho feito pelos carros, onde é mais fofo e que causa vários sustos. Fica bem pior quando a manutenção refaz o rípio, mas ao passar dos dias, vai compactando e facilitando o controle. Agora quando chove, o que é bem raro mas acontece, o bicho pega!
Olha a Toy em ação.. hehhe Sucesso..
😁😁😁
Medo eu tenho é quando sou obrigado a atravessar São Paulo.....pra ir pro Sul, Argentina, Uruguai, etc....
Caraca, eu estava pensando nosso nesse exato momento. Tenho que ir com meu carro num evento e tô cabrero. 😬
@@SerialTrippers , no Rio, já estou a 51 anos e nunca fui roubado, SP, não conheço por isso tenho medo, e quando tenho que atravessar SP, não vejo Cidade alerta e Datena por 6 meses rsrs
Mas, na vdd o Brasil todo tá na merda nessa questão de violência. A diferença é que a mídia dá atenção mais a alguns lugares.. 🤔
Mudando de assunto, você tem o link do seu desinflador de pneus ?
Top o passeio, mas o engraçado foi fazer vídeo explicativo de um veiculo 4x4 com vários acessórios e baixar a calibragem dos pneus..., e vem o tiozão com um Citroen C4 Pallas andando na mesma estrada e passa moendo do lado, praticamente chamou de aventureiro Nutella por tabela kkkkkkkkkk
Vc não entendeu o vídeo?
@@SerialTrippers Perfeitamente, mas vc não entendeu a ironia, q o C4 foi o adverso do vídeo !
Por texto às vezes é complicado de saber se é ironia ou não. Eheheheeh! Abração!
@@SerialTrippers tranquilo por texto é tenso mesmo kkk seus vídeos são top d + parabéns !!!
Excelente vídeo!! Paisagens sensacionais.
Obrigado 👍
Olá Ricardo.
Gosto de viajar com vocês.
Curto junto e aprendo um pouco.
Massssss... Me diz uma coisa.
Toyota SW4 diesel 4x4 ano 98, aguenta o tranco ?
Ajuda aí. Kkkk
Sucesso e abraços.
Já estiveram no Paso Pircas negras em La Rioja? Laguna Brava e o roteiro mais incrível da puna Corona del Inca?
Show estás quebradas chefe
Sim, são lindíssimas!! Chega a dar tilt na cabeça de ver tanta beleza o tempo inteiro. heheheeheh!
Eu acrescentaria mais uma dica para estradas poeirentas...."farol acesso "...É importante ver e ser visto "...
Boa! Além do que, é lei andar com faróis acesos na Argentina.
Faaaala Pocholo, excelentes dicas de como andar no ripio! Eu já tive diversos para-brisas e faróis trincados por conta das pedradas. Recentemente descobri que fazendo um film shild no para-brisas e nos faróis, diminui bastante a possibilidade de trincos. Isso seria possível com a aplicação de um PPF (Paint Protection Film), inclusive na lataria toda. Achei interessante e vou ver se aplico na minha viatura. Abraços!
Fala, cara! Tudo bem? PPF ajuda muito pouco nesse caso. Dá uma olhada em Clearplex. Esse aguenta pedrada mesmo. Abração!
Boa Noite!!! Excelente vídeo.. ja viajamos diversas vezes pela Argentina e pegamos rípios de todos os tipos… sempre fiquei com um pé atrás de baixar muito a calibragem dos pneus pois acreditava que aumentaria muito a chance de perder um pneu por corte lateral, devido a ele ficar “barrigudo” pela baixa pressão…nas duas viagens para Ushuaia e Atacama com uma Hilux, usamos pneus BF all terrain… hoje temos uma sprinter com pneus originais oque aumenta meu receio de baixar a pressão uma vez que não tem as garradeiras laterais… gostaria da tua opinião sobre isso .. grande abraço
Tudo bem, Fabio? Cara, com certeza o BF permite baixar mais a pressão dos que o que você tem na Sprinter hoje. Essa é a diferença de um bom pneu de offroad para um pneu comum. Você está certo no seu receio, sim. Abração!
Muito bom os ensinamentos. Acredito que esses tipos de estradas podem prejudicar bastante a suspensão a ar que certos carros tem, como as Discoverys e as novas Defenders.
Show.
Valeeeu, manow!
Cara vc deveria fazer um roteiro desses para fazer com carro comum. Sem tração. Esses pseudo aventureiro. Sandero stepway. Onix action, hb20 x , duster, palio adventure e etc.
Tenho muita vontade de fazer esses passeio. Mas eles são apenas para a elite. Pq um carro 4x4 não é para qualquer um . Infelizmente 😪😪😪😪
Acretido que tenha muitos lugares que seja possível ir com esses carros citados.
Eu mesmo já fui na serra da canastra com um stepway a única vantagem é um altura do chão nada mas . Mas é possível. Claro em algum lugares nem pensa. O legal que vc organizar um passeio assim agente sabe até aonde pode ir.
Valeu
Cara, é uma boa ideia, viu? Vou pensar nisso... Abração!
Que lugar lindo, Ricardo! Uma dúvida: qual terreno tem mais costela de vaca, Jalapão ou as estradas de Rípio?
Depende do lugar. A pior estrada de rípio que já vi em termos de costela de vaca na Ruta de las Lagunas na Bolivia. Abração!